Artigo atualizado em 23/07/2014

INFECÇÃO RENAL | Pielonefrite

Infecção urinária é qualquer quadro infeccioso que acometa uma ou mais partes do trato urinário, composto pelos rins, ureteres, bexiga e uretra. As infecções urinárias baixas são aquelas que acometem a bexiga e/ou a uretra. As infecções urinárias altas ocorrem quando há comprometimento de pelo menos um dos rins.

- A infecção da bexiga recebe o nome de cistite.
- A infecção da uretra é conhecida como uretrite.
- A infecção renal é chamada de pielonefrite.

Neste artigo iremos focar apenas a infecção dos rins, ou seja, a pielonefrite.

O que é pielonefrite

A pielonefrite é uma infecção bacteriana de um ou ambos os rins. A infecção renal é um caso potencialmente grave, já que estamos falando da infecção de um órgão vital. É um quadro que pode ter gravidade semelhante a uma pneumonia. Se não tratada a tempo e corretamente, pode levar à sepse (leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO?) e falência de múltiplos órgãos. Felizmente, a imensa maioria dos casos responde bem ao arsenal de antibióticos disponível no mercado. Os casos que evoluem de forma negativa são aqueles que demoram para receber tratamento ou quando o paciente já se encontra muito debilitado por outras doenças.

A pielonefrite é uma frequente causa de formação de cicatrizes nos rins, podendo levar à perda parcial da função renal, principalmente nos pacientes que têm infecções recorrentes.

Causas da pielonefrite

A infecção dos rins acontece de duas maneiras. A principal via é a ascendente, quando bactérias da bexiga alcançam os ureteres e conseguem subir até os rins. Isto ocorre normalmente nas cistites não tratadas ou tratadas de forma inadequada.

Menos frequentemente, a colonização assintomática da bexiga por bactérias também pode ser a fonte de uma infecção renal. Nestes casos, o paciente tem bactérias em sua bexiga, mas não apresenta sintomas, pois os germes estão apenas colonizando-a, sem atacá-la. Portanto, nem todas as pessoas relatam sintomas de cistite antes do surgimento da pielonefrite.

Pielonefrite - Bactérias da bexiga subindo para os rins

O segundo modo de infecção dos rins é pelo sangue, quando uma bactéria que está provocando infecção em algum local do corpo viaja pela corrente sanguínea e se aloja no rim. Esta via é bem menos frequente do que a via ascendente.

Além da cistite, que é o principal fator de risco, existem outras situações que podem aumentar o risco de infecção dos rins. Podemos citar o uso de cateteres vesicais (algália), cirurgias urológicas, cálculo renal, anormalidades anatômicas do trato urinário e doenças da próstata que causam obstrução do fluxo da urina (leia: CÂNCER DE PRÓSTATA E HIPERPLASIA BENIGNA DA PRÓSTATA).

Pacientes com sistema imunológico fraco, como nos casos de diabéticos, insuficientes renais, cirróticos, portadores do vírus HIV ou pacientes em uso de medicamentos imunossupressores apresentam maior risco de apresentarem uma cistite que evolua para pielonefrite.

Sintomas da pielonefrite

Os sintomas típicos da pielonefrite são febre, dor lombar, náuseas, vômitos e queda do estado geral. Podem haver também sintomas de cistite, como dor ao urinar e vontade de ir ao banheiro com frequência, mesmo quando a bexiga está vazia. Outro sinal comum é a presença de sangue na urina (hematúria), que se apresenta normalmente como uma urina cor de Coca-Cola (leia: HEMATÚRIA – URINA COM SANGUE).

A pielonefrite é clinicamente dividida em 3 categorias:

- Pielonefrite aguda não complicada.
- Pielonefrite aguda complicada.
- Pielonefrite crônica.

1) Pielonefrite aguda não complicada

Ocorre normalmente em mulheres jovens, sem antecedentes de doenças ou alterações na anatomia do sistema urinário.

O quadro clínico é de febre alta, calafrios, náuseas, vômitos e dor lombar. Os sintomas de cistite, como ardência ao urinar, podem ou não estar presentes.

Assim como nas cistites, a principal bactéria causadora de pielonefrite é a Escherichia coli (leia: BACTÉRIA Escherichia coli | E.coli).

Só há necessidade de internação em casos mais graves. Se o paciente tiver bom estado geral e for capaz de tomar antibióticos por via oral, o tratamento pode ser feito em casa.

2) Pielonefrite aguda complicada

A pielonefrite complicada é aquela que evolui com abscesso dentro ou ao redor dos rins,  necrose da papila renal ou produção de gases dentro do rim, um quadro chamado pielonefrite enfisematosa.

A pielonefrite complicada normalmente ocorre em pessoas com obstrução do trato urinário, bactérias resistentes aos antibióticos ou em diabéticos.

O quadro clínico é igual ao da pielonefrite não complicada, porém apresenta pouca resposta aos antibióticos. O paciente pode apresentar uma resposta apenas parcial, com uma pequena melhora do quadro, mas com fadiga, mal estar, falta de apetite e náuseas que persistem por vários dias.

Uma pielonefrite que não melhora completamente após antibioticoterapia apropriada deve ser estudadas com exames de imagens, como tomografia computadorizada e ultra-som (ecografia), para investigação de anormalidades que possam estar perpetuando a infecção.

3) Pielonefrite crônica

A pielonefrite crônica é um quadro de infecção urinária recorrente, habitualmente associada a má-formações urinárias, obstruções por cálculo renal ou refluxo vesico-ureteral (refluxo da urina da bexiga de volta para o ureter e rins). Costuma levar à cicatrização do rim e à insuficiência renal crônica, principalmente em crianças com refluxo urinário.

Complicações da pielonefrite

Como já referido, se a pielonefrite não for tratada corretamente com antibióticos, existe um risco grande de evolução para sepse grave. As bactérias presentes nos rins conseguem facilmente alcançar a corrente sanguínea, espalhando-se por todo o organismo, podendo levar à falência de múltiplos órgãos.

Outro problema da pielonefrite, principalmente se recorrente, é a lesão permanente do rim. Pacientes com pielonefrite crônica podem evoluir com insuficiência renal terminal e necessitar de hemodiálise (leia: O QUE É HEMODIÁLISE?).

Diagnóstico da pielonefrite

O diagnóstico da infecção renal é geralmente feito apenas com os sintomas clínicos. Exames laboratoriais ajudam a confirmar o diagnóstico. O hemograma tipicamente apresenta uma elevação da contagem de leucócitos e a PCR encontra-se elevada. No exame de urina são comuns os achados de pus (leucócitos na urina) e sangue (hemácias na urina).

A urocultura deve ser sempre solicitada, pois ela é capaz de identificar a bactéria que está provocando a pielonefrite, ajudando na escolha de antibióticos adequados. Porém, como a urocultura demora pelo menos 48 horas para ficar pronta, não devemos esperar o seu resultado para começar o tratamento com antibióticos. Após o resultado sair, o médico decide se mantém o esquema antibiótico inicial ou muda para um mais efetivo.

Tratamento da pielonefrite

Em geral, o tratamento da pielonefrite é feito de forma intra-hospitalar com antibióticos intravenosos. Se o paciente tiver boa saúde e ainda estiver com bom estado geral, ele pode receber a primeira dose por via intravenosa e depois completar o resto do tratamento em casa com antibióticos por via oral. Na maioria dos casos, porém, o paciente encontra-se bem debilitado, e dois ou três  dias de internação acabam sendo necessários para controlar a infecção.

Nos pacientes com pielonefrite crônica, a avaliação do urologista é necessária. Muitas vezes, o paciente precisa ser submetido a uma cirurgia para correção de anormalidades anatômicas do sistema urinário que estejam perpetuando uma infecção dos rins.

A pielonefrite não é uma doença contagiosa, portanto, não há risco de contaminação de familiares ou pessoas próximas.

A pielonefrite deve ser sempre tratada com antibióticos. Medicamentos ditos “naturais” podem proporcionar alívio temporário, porém, apenas postergam o tratamento correto da infecção, acarretando em riscos para o paciente.

Publicidade
  • Anonymous

    Doutor PEdro,
    Toda cistite não tratada causa pielonefrite ? E quanto tempo temos para tratar a cistite antes de virar pielonefrite ?
    obrigada

    Célia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Célia,
    Nem toda cistite vira pielonefrite. Mesmo quando não tratada. A cistite não tratada é um fator de risco grande para o desenvolvimento da pielonefrite, mas nem todas as vezes a bactéria consegue alcançar os rins. O problema é que nunca se sabe quando e com quem isso vai ou não ocorrer.
    Algumas pessoas tem 3 ou 4 episódios de cistite não tratadas que não dão em nada antes de desenvolverem uma cistite que evoluiu para pielonefrite.
    Não existe um tempo exato entre as 2 doenças. Quanto mais tempo de infecção sem tratamento maior é o risco.
    O certo é tratar toda cistite, sempre o mais rápido possível.

  • Anonymous

    Boa noite
    minha mãe esta com pielonefrite,esta no segundo dia de tratamento com cloridrato de ciprofloxacino de 12 em 12 horas,mas os sintomas persistem e ela urina involuntariamente,sem sentir,como esta no segundo dia de tratamento não era para estar melhor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Calma, dê mais algumas horas para o antibiótico fazer efeito. O que importa nesta fese ñ é a resoluçao completa dos sintomas, mas sinais de melhora do quadro como reduçao da febre e melhora do estado geral.Espere pelo menos mais 24 horas.
    Abraços

  • Elen Barbalho

    estou com uma infecção urinaria dolorida o medico me disse que era cistite porem tomei os antibiotico s(cystex) e não fez efeito pelo contrario me causou mais ardencia eu interropi o tratamento pois não fez efeito.Não me da febre nunca então pensei que fosse algo relacionado com fungos,comecei a tomar chá de quebra pedra e a ardencia parou um pouco mais estou com muita dor lombar não sei oq fazer e o médico nem me examina direito me ajude!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Elen,

    O cystex não é minha opção favorita para infecções urinárias.

    Acho que você deveria procurar novo atendimento para ser reavaliada, uma vez que mantém sintomas.

    Se você não está satisfeita com seu médico atual é legitimo que procure outro que na sua opinião te dê mais atenção.

    Abraços e melhoras.

  • Vinicius

    Bom dia Dr.Pedro,

    Gostaria de uma informação.Minha namorada está com infecção no rim.Gostaria de saber se dor no abdomen é normal deste problema ou poderia ser algo diferente?

    As dores antes eram nas laterais do abdomen,agora passou e a dor está concentrada algumas vezes no meio na barriga.

    No começo ela estava com calafrios,febre,dor de cabeça,dores no abdomen.Agora como disse apenas as dores no meio do abdomen continuam..é normal?…ela foi a 3 dias no medico aonde disseram que ela estava com este problema.

    Agradeço a atenção.

    Obrigado.

  • Carolina

    Bom dia Dr,

    Tive uma pielonefrite ha 10 anos (tenho 31 anos atualmente). Nao se tratou de uma pielonefrite aguda, talvez moderada (fiquei 10 dias no Hospital, pois tive repulsao ao tratamento – ciproflo – nao lembro direiro).

    Minha pergunta seria: Toda pessoa que teve pielonefrite moderada 1 vez na vida, tera problemas nos rins mais tarde? Como remediar essa situaçao? Quais sintomas, exames ou tratamentos?

    Grata desde ja,

    Carolina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Vinícius,

    A infecção urinária pode sim dar dor abdominal.
    Se o diagnóstico dela foi esse, é importante estar tomando antibióticos.

    Se o estado dela melhorou e a febre cedeu, fique tranquilo que a princípio ela está em processo de cura. O resto desaparecerá com o tempo.

    abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Carolina,
    O fato de vc ter tido uma pielonefrite não significa que vc tenha ficado ou terá algum problema renal.

    Na dúvida você pode dosar sua creatinina (tenho um texto sobre o assunto) e realizar um exame simples de urina.

    abraços

  • Carolina

    Obrigada pela resposta Dr Pedro,

    O “problema” é que estou na França, e me sinto mais segura com os médicos no Brasil; ainda que o sistema de saude daqui seja muito bom!

    Peguei os resultados ontem. A taxa de creatinina esta normal. Em compensação a “Clairance de la créatinine” deu 67 ml, e o normal esta escrito entre 72 ou 74 até 150. A médica me disse para refazer as analises dentro de 6 meses, mas nao me pareceu preocupada…

    O que faço Dr? Tenho uma alimantação saudavel e faço esportes.

    Muito obrigada pela atenção,

    Carolina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carolina,
    Como é que foi feito esse clearance de creatinina ? Foi aferido por urina de 24h ? Ou foi calculado a partir da sua creatinina sanguínea ?

  • Anonymous

    Através de exame de sangue…

    Grata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carolina,
    O que acontece é o seguinte: nós usamos uma fórmula matemática para a partir da sua idade, sexo e nível de creatinina no sangue estimar seu clearance de creatinina, que é a taxa de filtração do rim.

    O problema é qe essa fórmula só é precisa em pessoas com insuficiência renal, ou seja, com clearance menor que 60 ml/min. Em pessoas com função normal, ela não consegue ser tão precisa e pode dar valores subestimados. Você pode ter 80 ml/min de clearance, mas a fórmula sugere que vocÊ tem apenas 67 ml/min. Ou seja, este cálculo não serve para quem não é renal crônico.

    Sugere-se que nas pessoas com clearance acima de 60 ml/min pela fórmula, o laboratória emita o resultado escrito apenas que é acima de 60 ml/min, e não o valor exato da conta. Isto evita confusões como no seu caso.

    Abraços

  • Carolina

    Dr Pedro,

    Valeu pelas explicaçoes. O que me deixa na duvida, é o VR – valor referência – aqui na França.
    Enfim, irei refazer os exames no mês de setembro. Acredito que nao seja nada grave, vou tentar me cuidar de maneira homeopatica…

    Obrigada mais 1 vez,

    Carolina.

  • Daniella

    Dr. Pedro, bom dia!

    Tenho cistites reincidentes. Ja usei de diversas vezes (no passado) ciprofloxacino e de um ano pra ca tenho usado cefalexina.
    Na semana passada estava fora do pais e tive ardencia ao urinar, e tendo a cefalexina em minha necesarie tomei, por 7 dias de 12 em 12 horas – 500mg.
    Vale a pena pedir um exame de urina para constatar se a cistite esta realmente curada? Ainda tenho algumas dores no ventre…
    Obrigada,
    Daniella

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Daniella,
    Se você mantém sintomas, acho que vale a pena repetir a cultura para saber se realmente negativou

    Abraços

  • Anonymous

    Dr. Pedro, bom dia!

    Estou no momento com infecção nos rins,aguardo o resultado de outro exame de urina que fiz,para saber que tipo de bacteria que estamos lidando…
    Tenho 20 e ja tive algumas complicações no utero depois de ter tido minha filha(hoje com 4 anos).Tive a bacteria gardinerela,na parede do utero,me conte um pouco sobre essa bacteria,que aliás,ate hoje eu trato.E se possivel comente meu caso atual.A dor dessa infecção nos rins,é a pior de todas.
    Uma ótima semana!Obrigada,
    Paolla

  • Paolla

    Dr. Pedro, bom dia!

    Estou no momento com infecção nos rins,aguardo o resultado de outro exame de urina que fiz,para saber que tipo de bacteria que estamos lidando…
    Tenho 20 e ja tive algumas complicações no utero depois de ter tido minha filha(hoje com 4 anos).Tive a bacteria gardinerela,na parede do utero,me conte um pouco sobre essa bacteria,que aliás,ate hoje eu trato.E se possivel comente meu caso atual.A dor dessa infecção nos rins,é a pior de todas.
    Uma ótima semana!Obrigada,
    Paolla

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paolla,
    vou escrever sobre Gardnerella e vaginose em geral.

    Sobre o seu caso atual o que exatamente vc quer que eu comente que não está no texto?

    Naõ sei se é uma dúvida sua, mas adianto que a Gardnerella nada tem a ver com sua infecção urinária. Ela não causa esse tipo de infecção.

    Abraços

  • Paolla

    Olá,Dr.Pedro,
    Muito obrigada pelo retorno;aguardo você escrever sobre essa tal bacteria chamada gardnerella.Era uma duvida minha sim,quando referiu que não tem nada aver com a minha infecção nos rins.Pois como fiz o tratamento por mais de 2 anos,pra tratar a gardnerella e entre outras coisas que surgiam,tenho receio de que volte.Tem essa chance de voltar essa bacteria,Dr?
    E sobre a infecção nos rins,vou retirar hoje o outro exame,depois comento como foi,ok?!
    Bom dia,obrigada,
    Paolla

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paolla,
    Uma pessoa pode sim, ter Gardnerella mais de uma vez.

    abraços

  • Patrícia

    Olá Dr. Pedro!
    Há duas semanas uma tia minha foi internada por conta de infecção urinária, chegou a desmaiar por conta da febre alta…depois do tratamento com antitermico e antibiotico ela voltou p/ casa mas voltou a sentir dores e febre alta voltando essa semana ao hospital. Ela está em coma e os medicos pediram apenas o leucograma e sumário de urina. Ela tem 45 anos e desde a adolescencia apresenta infecção urinária mais de uma vez ao ano!
    Ela está em um hospital ppublico e estou muito preocupada. Gostaria se a conduta dos médicos está correta, se eles n deveriam pedir mais exames e qual pode ser o problema dela!
    Ela agora está na UTI, no sumário de urina dela deu: aspecto turvo, proteinúria(++++), numerosos piócitos, numerosas bactérias, presença de alguns cilindros leucocitários.E o leucograma: 25400 leucócitos, neutrofilia absoluta e relativa(82%), desvio a esquerda até promielócito.
    Ela está tomando antibioticos e antitermicos mas não apresenta melhora!

    Desde já, muito obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    PAtrícia,
    Eu não comento condutas tomadas por terceiros. Primeiro porque é impossível eu fazer qualquer avaliação de uma paciente que nunca vi na vida, ainda mais com os dados sendo fornecido por leigos. Segundo porque isso fere o código de ética médico.

    Sua tia pelo o que vocÊ está contando tem uma sepse grave. Como ela tem história de várias infecções e vários tratamentos, é possível que tenha uma bactéria multi-resistente.

    Infelizmente nem todos os pacientes respondem ao tratamento como nós desejamos.

    Abraços e boa sorte para sua tia

  • Anonymous

    Dr. Pedro estou com um caso complicado, o diagnostico final foi Pilonefrite.Tive fortes dores abdominais, que se apresentavam de forma espaça,havia uma contração forte insuportável, dei entrada na emergência a contagem de leucocitos 13.900/mm3 Segmentados 83 (Relativo) e 11.537 (absoluto) parecia uma infecção intestinal o restante do hemograma estava apresentando taxas normais. As dores evoluíram para o abdome e a região lombar (depois de 4 dias) as dores lombares estavam insuportaveis voltei para emergencia fiquei em observação, não apresentei febre em nenhum momento, fisicamente estava muito bem, só as dores eram insuportáveis, na observação fiz diversos hemogramas, a taxa de Ureia e Creatinina que estavam normais até então em todos os exames estão altas, o diagnóstico foi Pilonefrite. Foi feito a UROCULTURA o resultado sairá apenas daqui a três dias mas já estou fazendo uso de antibiótico CIPROFLOXACINO 500 mg e as dores lombares continuam. E sim, o 2º sumario de urina agora apresenta alterações. Continuo sem febre, não tenho vômitos. O Dr. á observou algum caso parecido. O que me preocupa é que em alguns artigos vejo que a Pilonefrite é uma inflamação grave que pode se tornar irreversível. Corro este risco? Obs:Os médicos permanecem com dúvida em relação ao meu caso.

    Sds.

    MS

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    MS,
    Difícil avaliar casos a distÂncia, mas o fato é que se for pielonefrite, à princípio ela já esta sendo tratada com a cipro. Em geral pielonfrite não aumenta ureia e creatinina. VocÊ fez ultra-sol dos rins ou qualquer outro exame de imagem?

    A história está muito incompleta. É o que eu sempre digo, não tenho como fazer avaliações a distância baseado em dados fornecido por leigos. Fica difícil até entender o que está acontencendo.

    Abraços e melhoras

  • Bárbara

    Boa noite,
    Minha filha completa 4 anos em Julho e foi diagnosticado um refluxo de urina até o rim. Isso gerou uma atrofia no mesmo. Ele funciona 43%. Houve uma lesão nas duas extremidades. Além de tudo isso, ainda temos um problema com relação a rotina de fazer xixi. Ela ainda faz xixi na cama quase todos os dias,mas existem alguns períodos em que ela passa uma semana sem fazer. Durante o dia ela não faz mais na calça. Mas, muitas vezes vai ao banheiro somente quando não aguenta mais nem andar. Não sei me comportar diante dessa situação. Por favor me oriente. Ela corre risco de perder o rim? Corre risco de vida? É um caso irreversível? Quando ela toma antibiotico por outro motivo,fica com manchas vermelhas na pele. Tem alguma associação com o problema do rim? Hoje faz uso de Wintomilon para evitar infecção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Barbara,

    O refluxo vesicoureteral costuma ser auto-limitado e na maioria das crianças melhora espontaneamente a partir dos 5 anos. Isto depende da gravidade do refluxo.

    O antibiótico é importante porque as lesões renais parecem ser causadas por refluxo de urina contaminada.

    Se o refluxo é bilateral, existe sim o risco de insuficiência renal no futuro.

    Se houver alergia ao antibiótico, existem outras opções de antibiótiocs para a profilaxia das infecções.

    Sugiro que ela seja acompnhada por um nefro-pediatra

    abs

  • Monique

    Estou com infecção há 7 meses já fiz 6 exames de urina e todos constataram infecção.No começo só tinha vontade de ir no banheiro a toda hora,mas agora sinto dores fortes na região da bexiga e dos rins ardencia ao urinar e a frequência de urinar aumentou tanto q já ñ consigo nem sair de casa!O útimo exame q fiz apontou(Leucocitos-96.000),vou passar no urologista,mas preciso só de uma opinião!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Monique,
    Muito difícl qualquer avaliação de longe. Principalmente porque a história que vc me passou, além de um pouco confusa, está muito pobre em dados. Aliás, esse resultado de 96000 leucócitos provavelemnte está errado. Não seriam 9600?

    aguarde a consulta com o urologista.

  • Monique

    o exame q te falei é de urina e aponta (eritrocitos 3.000 e leucocitos 96.000)sendo q nesse último o normal é até 10.000.Já fiz vários exames desse tipo (ROTINA DE URINA)e nehum remédio indicado ajudou!!

  • Bruna B.

    Olá Dr. Pedro
    Há 4 dias,comecei a sentir vontade de urinar toda hora,e sempre quando terminava de urinar eu ainda sentia minha bexiga cheia como se tivesse há muito tempo sem urinar.Sentia tbm uma certa ardencia ao urinar,e a vontade constante,mas quando ia ao banheiro saia muito pouco, e muita ardencia.
    Comecei então a tomar Cystex,tomei as 24 drageas neste periodo,senti uma certa melhora mas não a total cura.Não sinto mais a mesma necessidade de urinar,a bexiga ainda parece estar cheia mas nem tanto como antes,e a ardencia tbm diminuiu muito.
    Devo apelar pra um antibiotico agora?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bruna,
    o que vc tem é infecção urinária, e infecção urinaria deve SEMPRE ser tratada com antibióticos.
    Vá ao médico para ele prescrever a medicação adequada.
    abs e melhoras

  • Anonymous

    Boa tarde. Tive no inico do mes de abril uma pielonefrite. como nao consigo ingerir comprimidos tive que ficar no hospital 5 dias para receber o antibiotico. ja acabei de fazer o tratamento todo e encontro-me bem. Gostaria de saber se a ingestao de alcool, passado um mes do acontecimento, ira provocar algum mal estar em mim? o que acontece se ingerir? agradecia resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Se for feito moderadamente, à princípio não há problema em tomar uma cervejinha.

    abs

  • Anonymous

    Bom dia, estive internado durante dois dias e fiz exames de tumografia computadorizada que revelaram uma pielonefrite, pois eu estava sentindo uma forte dor na região dos rins. Meus exames de urina e sangue não revelaram infecção, não tenho ardencia quando vou urinar, e tive febre quando me internei na segunda-feira dia 20/04/2009. Tomei antibióticos na veia e estes estavam resolvendo o problema, restava apenas uma leve ‘sensação’ do lado direito que também estava passando quando então tive alta no dia 23, o médico me receitou Lisador pra tomar de 12 em 12h e Beserol(que não é um antibiótico, mas um anti inflamatório)… não tenho febre, mas continuo com a sensação de dor que parece aumentar muito lentamente. Esse tratamento de pielonefrite não deveria continuar com os antibióticos adminstrados por via oral em casa?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Normalmente o tempo de tratamento com antibiótiocs para pielonefrite é de 7 dias.

    Provavelmente o tratamento deve ter sido interrompido pelo fato dos exames não terem mostrado se tratar de infecção urinária.

    Precisaria ter mais dados para poder falar qualquer coisa com mais certeza. Entre em contato com o seu médico e tire suas dúvidas

    abs

  • Karla

    Olá Dr. Pedro tive infecção urinária e fiz um tratamento com norflaxino receitado pelo médico por 3 dias que não deu resultado algum, continuei com cólicas fortes no pé da barriga, ardência na vagina, sem ardência para urinar, e dor nos rins e inicio de enjoo, cheguei a ficar internada por apenas um dia no qual fiz mais exames e liberada, desde então estou tomando Cefalexina e Pyrisept ja a 3 dias mas continuo sentindo ardência e dores abdominais, foi receitado para 7 dias, estou com medo porque a dor não para e não queria ter que ficar internada novamente. É normal as dores ainda não terem parado e a ardência constante na vagina, mas não na hora de urinar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Karla,
    Na infecção urinária, a gente espera melhora do quadro nas primeiras 72 horas.

    Alçuém pensou em infecção ginecológica em vez de infecção urinária ? Se vc tiver corrimento acho que deve procurar seu ginecologista

    abs

  • Raiza

    Estou com sintomas de infecção urinária (dores na bexiga, vontade muito grande de urinar e em pouca quantidade), não tenho dores ao fazer xixi. Já fiz dois exame de urina I e ambos deram normal. O médico pediu para eu tomar buscopan até achar a causa, pois ainda tenho que fazer uma ultrassonografia de abdomen total (já marcada), mas estou preocupada, pois passo o dia inteiro com a sensação de bexiga cheia e vontade de ir ao banheiro toda hora. Sinto minha barriga endurecida e dores nas pernas, tenho a impressão de ter tonturas tbm. O que devo fazer?
    Agradeço a atenção.
    abs.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Raiza,

    pergunte ao seu médico se ele também não acha interessante pedir uma urinocultura.

    De resto é esperar a investigação ficar completa.

    abs

  • Claudinha

    Dr.
    Acabei de me curar de uma infecção urinária,mas continuo fazendo muito xixi… é normal? não tem mais cheiro, é clarinha e não arde mais…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Claudunha,
    Uma necessidade constante de esvaziar a bexiga mesmo quando esta não se encontra cheia pode indicar irritação. Fazer xixi várias vezes sempre em pequenas quantidades é sinal de infecção urinária.

    Essa irritação pode ser residual da infecção tratada, mas se estes sintomas continuarem seria interessante repetir o exame de urina.

    Se o seu caso não é esse e vocÊ apenas urina quando a bexiga está realmente cheia, a principio não deve ser nada de mais.

    abs

  • Anonymous

    Dr,
    Minha esposa passou uns 4 dias com muita febre,dores nas costas, abdomen, cabeca e muito mal estar,e mesmo com paracetamol nao baixava. Como a febre e a dor nao passava ela foi internada e exames de urina e sangue foram feitos. Estavamos na Italia em nossa lua de mel, e nao tinhamos a minima ideia desta doenca, nem os medicos pareciam entender oq estava acontendo. Minha esposa ficou internada no hospital por mais de 24 horas em observacao, recebendo soro e antibiotico por via venosa. apos isso fomos para casa e o tratamento recomendado pelos medicos foi 10 dias tomando Ciproxin 500mgr duas vezes ao dia.
    Seguimos o tratamento ate o ultimo dia, logo apos o segundo dia a febre nao voltou, mas o mau estar e a moleza no corpo ainda eram bem visiveis. Apos o termino do tratamento ela parece bem melhor, mas normalmente esta sentindo mau estar, as vezes dores na regiao do estomago/bexiga e nausea. Agora estamos na Inglaterra e nao sei bem oq fazer, ja fomos ao medico, mas a consulta sera daqui alguns dias. Estou muito preocupado com a situacao da minha esposa. Oq podemos fazer? quanto tempo ela deve ficar de repouso? quais medidas devemos tomar ate a consulta??? Desde ja agradeco pela ajuda.

    Leandro Disconzi

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    LEandro,
    Teoricamente ela já foi tratada para pielonefrite. Se não há mais febre, o caso é menos preocupante e o problema agora deve ser outro.

    Pode ser uma gastrite.

    De longe é difícil avaliar. Vc vão ter que esperar pela consulta mesmo. Se ela está realmente bem melhor como vc descreve, não acredito que haja motivos para grandes preocupações.

    abs

  • Marisa

    Dr. Pedro boa noite!

    Meu nome é Marisa e estive internada durante 4 dias para tratamento de pielonefrite, após um mês, renovei os exames e estava tudo certo. Porém voltei a ter uma pequena ardencia à urinar e refiz os exames e constatou nova infecção urinária. Estou tratando com noprofloxacina e estou me sentindo bem, porém, estou estremamente preocupada. Tive uma filha à seis meses e coloquei DIU mutiloud à três meses tem alguma relação? Estou correndo algum risco de morte? O tratamento parece adequado? Sei que não é possível dar um diagnótico sem ver os exames, mas pelo menos me dê uma Luz. Já marquei consulta com um nefro.

    Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Marisa,
    O DIU não tem nada a ver.
    A norfloxacina é uma boa opção para infecções urinárias.
    O risco de morte ocorre naquelas que tem infecção e não são tratadas a tempo

    abs

  • Mauro César

    ola Dr. pedro ,conheci minha namorada a 3 meses e agora descobri que ela esta com pielonefrite cronica ,e o unico sintoma dela é ficar inchada qdo se da a crise ,seu rim direito mede 9.7x52cm3 e o esquerdo 9.4x53cm3, quais os cuidados especiais que ela deve tomar até obtermos ajuda , pois ela abandonou o tratamento por falta de recursos,ela toma garamicina qdo tem essa crise de inchasso , até melhora mas depois reincide , ja teve 3 dessas crises , isso pode ser fatal , por favor me ajude , talvez tendo alguns cuidados eu consigua ajuda-la , grato pela atenção, conto com sua ajuda, abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Mauro,
    A prmeira coisa é parar de tomar garamicina por conta própria, pois este antibiótico é nefrotóxico.

    Ela não pode ficar sem médico. Se não há recursos, procure a rede pública. Ela precisa ser acompanhada por um nefrologista senão corre o risco de terminar na hemodiálise.

    Não há outra opção.

    abs

  • vanessa

    Dr Pedro

    Eu fui ao médico com dor na região do rim esquerdo, febre, nauseas, mas não sinto desconforto ao urinar, antes de tomar o antibiótico que o médico me passou chamado Ciprofloxatrin 500 mg eu estava urinando em boa quantidade pois estou bebendo bastante água, depois do antibiótico eu percebi que houve uma redução da urina, porém sem desconforto ao urinar… isso é normal depois de tomar o antibiótoco e paracetamol para febre o médico passou também! ele passou uma ultrasonografia dos rins, Hemograma e exame de urina que eu só vou fazer após o tratamento com antibiótico…a infecção foi no rim esquerdo, o direito eu não sinto dor alguma, mesmo assim é normal uma redução na urina mesmo eu bebendo bastante água? a febre vai e volta o tratamento é recente só um dia que eu comecei a me tratar mais os sintomas eu já sentia a dois dias anteriores de eu começar o tratamento com muita febre e dor no rim esquerdo, a dor no rim passou um pouco mais, mas observei que houve uma redução na urina mesmo se tratando de uma infecção urinária que acometeu o rim esquerdo. isso é normal? eu não estou inchada sinto dores na lombar, nas pernas também!
    Ele passou uma dosagem bastante forte, os sintomas quando li o Sr. explicando sobre infecção urinária que eu sinto é o de Pielonefrite aguda não complicada os sintomas são exatamente aqueles.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, primeiramente gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa do blog, visto que muitas pessoas não tem acesso a informações de qualidade na internet e não comum, fora dela também. É um belo trabalho pelo qual somos todos muito gratos.
    A questão que venho trazer se relaciona a uma pessoa com Leucemia Mielóide Aguda. Infelizmente apesar de todos esforços foi acometida por uma Pielonefrite, a qual está causando retenção de líquidos (inchaço) e febre alta, mas não constante. Isso se dá há aproximadamente 1 semana. Os antibióticos parecem não surtir os efeitos esperados até o momento. Minha dúvida seria se isso pode ser considerado normal pela imunosupressão e quais seriam os fatores complicadores, caso o quadro se mantenha. Existiria um período limite para a resposta aos antibióticos? Quais devem ser os próximos passos adotados? Não sei se os dados são suficientes, mas gostaria que o Dr. comentasse o caso.

    Muito agradecido, Paulo Roberto

  • Yolanda

    Dr. Pedro,

    Estou bastante assustada com minha situação. No dia 18/04/09, estive no pronto socorro, com fortes dores lombares, ardência ao urinar, sangue e mau cheiro na urina, fiz exames de sangue e urina e foi detectado uma infecção urinária e o médico me receitou buscopam para dor e norfloxacin. Tomei os sete dias estabelecidos, e houve uma melhora significante, porém passado pouco mais de 15 dias, iniciou os mesmos sintomas, e fui ao mesmo médico que disse que eu estava novamente com infecção urinária e me passou o mesmo antibiótico. Comecei a tomar, mas 3 dias depois fui a outra médica que me pediu pra interromper o antibiótico e fazer novos exames de urina (inclusive a urocultura) e um ultra som das vias urinárias. O exame de urina não deu infecção urinária (acredito que pelo fato de ter tomado o antibiótico por 3 dias tenha alterado o exame, mas o ultra som mostrou um cálculo no rim direito (o lado em que eu sentia as dores). Após uma semana que realizei esses exames, mais uma vez, voltei a sentir os mesmos sintomas, colhi hoje urina para um novo exame de urocultura por conta própria, mas estou desesperada, não sei o que fazer, nenhum médico consegue resolver esse meu problema. A médica que fui pela última vez me encaminhou para um urologista para ver o cálculo, mas o que me preocupa mais são essas 3 infecções seguidas, que não melhora. Gostaria de saber o que faço, qual médico devo ir, o que devo falar com ele, preciso de ajuda.

    Desde já agradeço. Yolanda

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vanessa,
    A dose da cipro tá correta.

    Se a febre e outros sintomas melhoraram, isso é sinal que a infecção está sendo controlada.

    Acho que o volume de urina não preocupa. Na verdade, não faz muito sentido ele ter reduzido.

    O mais importante agora e não voltar a ter febre.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Paulo,
    A imunossupressão favorece infecções e as torna mais graves.

    De uma maneira geral, se em 3-4 dias não houver sinais evidentes de melhora, deve-se substituir os antibióticos baseado nos resultados das culturas de urina e sangue.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Yolanda,
    Provavelmente esse cálculo deve ser um fator de perpetuação da infecção.

    Talvez vc não consiga se ver livre da infecção enquanto tiver esse calculo nos seu sistema urinário.

    Vá ao urologista ouvir a opinião dele

  • Alê

    Boa noite,

    Segunda feira passada,acordei do nada com forte vontade de urinar.Quando isso aconteceu imeidatamente senti ardência e dores na altura do lombar ( uma pressão).Como tenho cistite desde crianca tomei Perydium e aguardei.Como na terca não melhorei liguei p meu médico que de imediato me mandou tomar Respexil de 12/12, e manter o perydiun.Na quarta-feira não apresentei melhoras e fui para uma maternidade p atendimento,pois meu medico questionou que as dores nas cotas deviam ter diminuido,e poderia ser um caso de pedra nos rins.Fiz o atendimento e nada de pedra nos rinas.Ai ele me receitou mais um antibiotico Cloridrato de doxicilina e pediu uma eco trans. p ver utero,etc..MAs não apresentei nada.Estou a 4 dias do Respexil e 48 horas do Cloridrato,tive uma leve melhora.MAs ainda tenho ardência,pressão nas costas que diminui cerca de 30% após inicio do Cloridrato e agora estou com enjoo e queda de pressão.Estou preoucupada com essas dores nas costas.Todos os sintomas da infecção ja nçaod everiam ter parado?Será que é somente uma infecção urinaria?Nçao tive febre em momento algum,doutor.Confio muito nomeu médico que cuida de mim a 16 anos e fez meus dois partos.MAs fico aqui muito preocupada,sem entender porque não melhoro 100%.É a proimeira vez na minha vida 34 anos,que apresento um quadro como esse.
    Ficarei imensamente grata com sua resposta.
    Obrigada,

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Alê,
    OS dados que vc me forneceu estão muito soltos. Fica difícil dar qualquer orietação.

    Me faltam várias informações: não sei se vc tem febre, se tem sangue na urina, não sei que exames de imagem e sangue vc fez, o que que deu no exame de urina etc…

    Assim de longe fica muito difícil dizer qualquer coisa.

  • Alê

    Olá,

    VAmos ver se ajudo o Sr. com mais detalhes.
    Febre: não tenho
    exames: nã fiz
    ultrasonografia: transvaginal p verificar se o probelma não seria no utero,por tantas dores nas costas
    ardência:tive e ainda estou
    dores nas costas:sim, região lombar forte pressão

    Exame de ruina não foi solicitado pois meu médico achou que deveriamos entrar com o antibiotico rapidamente para evitar uma infeccao alta.Nesse caso Respexil

    3 dias se passaram e não ouve melhore: então entrou com o segundo antibiotico,além de analgéiscos e antiflamatorios

    Hoje: 5 dias de Respexil e 6 comprimidos do Cloridrato de doxicilina

    Mudanãs: a dor nas costas diminuiram

    incomodo: ardência ao urinar,enjoo e tontura ( até acredito que sejam reaçoes do novo antib.)

    Minha pergunta:

    Com tanto medicamento eu jã não deveria ter melhorado?

    Se conseguir me responder algo fico grata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bom, teoricametne deveria ter melhorado sim.

    Acho que seria o momento de fazer mais exames, nomeadamente analises de sangue e urina, um rx e ultrasongrafia dos rins e abdomen.

    Converse com o seu médico sobre essas possibilidades.

    abs

  • Suellen

    Dr.
    Tenhu apenas 18 anos e estou enfrentando um problema terrivel…ñ consigo mais sair de casa,pois é só eu sair,q sinto uma enorme vontade de ir ao banheiro..mal uso o banheiro e já vontade de urinar novamente..já fiz vários exames de urina e indicaram infecção,mas meu urologista desconfia que é BEXIGA NERVOSA!
    Ah cirurgias para esse problema?Pois já faz meses q estou assim..e sinto dores na área da bexiga ñ aguentaria uma recuperação demorada!
    e uma ultima coisa..o aumento dos meus corrimentos vaginais pode estar relacionado?

    Antecipademente agradeço a atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Suellen,
    Antes de pensar em um tratamento é preciso estabelecer o diagnóstico. È infecção ? É incontinência urinária ? É bexiga hiperativa ? É poliuria ?

    Continue a investigação com o seu urologista porque cada doença tem seu tratamento específico.

    abs

  • Olá Dr. Pedro,

    Hoje tive o diangóstico de pielonefrite (com duas manchas no rim direito), depois de dois dias de dor intensa na região lombar(que dificultava a respiração e aumentava quando eu tentava falar), fadiga e dor de cabeça. Estou tomando há dois dias o ciprofloxacino, buscopan composto e desde ontem, junto com o buscopan, estou tomando ibuprofeno por orientação médica já que o buscopan, sozinho, não foi suficiente pra cessar a dor lombar.

    Hoje – FELIZMENTE – senti um pouco de dor, mas suportável e logo após ministrar a medicação, cessou.

    A minha dúvida (pq esqueci de perguntar ao médico) refere-se aos cuidados que devemos tomar como repouso, dieta alimentar e se é possível a prática de exercícios físicos (pratico yoga sem desconforto e dores).
    A única coisa que recordo de ter ouvido é que devo ingerir bastante líquido.
    Como o médico é em outra cidade e tenho retorno em 30 dias para repetir a ultrossonagrafia de abdomem completo etc, gostaria de receber orientações, caso seja possível.

    Grata,

    Juliana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Juliana,
    Evite exercicios durante 5-7 dias. Alimentação balanceada e muito liquidos.

    Já, já vc estará curada
    abs

  • Renata

    Boa tarde Dr. Pedro.

    Sábado passado, comecei a sentir dores abdmonais e tive diarréia por dois dias. Como a dor não melhorou, procurei um PS na quarta, e fiz exame de urina e um hemograma. O hemograma estava ok, mas o de urina apresentou bactéria++ e o número de leucócitos deu 170.000. Passei por dois médicos, um deles disse para e repetir o exame em jejum, no dia seguinte, já que o simples fato de coletar urina no final do dia, pode dar alguma interferência no resultado. O outro, apenas me receitou antibiótico (ciproflaxino 500mg) e pediu para eu repetir o teste após o tratamento com o antibiótico. Eu estou com dúvida, pois achei o valor dos leucócitos muito alto. Não tive nem febre nem dificuldades para urinar, apenas dor lombar e abdominal, e um pouco de náusea, nos primeiros dias, mas já passou.

    Será que é melhor esperar o tratamento com antibioticos para repetir o exame, ou devo procurar urgente um médico, por causa do valor alto dos leucócitos ?

    Obrigada,
    Renata

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Renata,
    Se vc se encontra bem e sem sintomas no momento, acho que antes de tomar o antibiótico deve procurar uma nova avaliação médica.

    Talvez não seja necessário tomar nada.

    abs

  • Soraia

    Dr.Pedro…Bom Dia!!

    Há varios meses, sinto uma dor horrivel na lombar.Exatamente 20 dias atras, fiz exames e foi constatado infecção urinaria. Tomei Norfloxacino 400mg POR 07 DIAS, mas as dores não cessaram…Voltei a outro medico onde fiz outros exames e ele me disse q estou com começo de Pelionefrite .No exame deu alteração nas celulas epiteliais 17.500 onde o normal é ate 10.000 e eritrocitos 8.750 onde o normal é 5.000.Estou tomando novamente o Norfloxacino 400mg, mas não estou vendo melhoras…a dor esta insuportavel…não consigo dormir…
    De 02 anos pra cá…tenho repetidas infecções de urina, logo após ter retirado meu utero…

    é normal Dr, estou tomando o antibiotico ha 05 dias e as dores estarem tão fortes????
    O q devo fazer??? por favor me oriente

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Soraia,
    A bactéria pode ser resistente ao norfloxacino.

    Vc precisa fazer uma cultura de urina p identificar a bactéria e saber quais antibioticos não são resistentes.

    Com 5 dias já era para ter alguma melhora, volte ao seu médico.

  • Camila

    Á três dias estou com muita dor do lado esquerdo inferior nas costas, porém só é muito difícil sentir ardência ao urinar. Fui ao médico e ele passou ultra som e também exame de urina, além de Buscopam para tirar a dor e um antibiótico chamado Dormelox.
    Porém, não havia percebido que faz quase uma semana que não defeco…..será que o problema é realmente nos rins ou esta dor pode ser devido a minha prisão de ventre???
    Obs; A dor as vezes se estende para as costas na parte de baixo, mais na maioria do tempo fica do lado esquerdo na parte do rim!

  • Suelenn

    Bom dia Dtr Pedro!
    Estou muito preocupada pois,eu estava sentindo ardência ao urinar,
    terríveis dores nas costas,minha urina tinha um cheiro forte como se fosse cheiro de urina com remedio.
    Fui ao médico ele pediu exames de sangue e urina,ele disse que era infecção urinária.Me receitou diclofenaco para dor e ciproflaxino(500mg) por 14 dias esse último.
    Tomei tudo direitinho,não sinto mais ardência ao urinar,nem dor nas costas,mas estou sentindo umas dores no ventre(como se fossem leves agulhadas;parei tbm de ir no banheiro toda hora,mas ás vezes vou e sai bastante urina e ás vezes sai pouco(mas quando sai pouco NÃO fico com a sensação de não ter esvaziado).Ás vezes ela sai clarinha,mas ás vezes sai meio escura,não como antes mas um pouco escura…
    Será que eu sarei realmente da infecção urinária,esses sintomas são normais depois do tratamento? ou pode ser outra coisa?

    **Não sei se influencia mas no exame de urina deu 100.000 colonias.

    Desde já lhe agradeço muito doutor se puder me ajudar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Camila,
    Dormelox é antiinflatório e não antibiótico.

    Eu não percebi se vc tem ou não ardência ao urinar.

    É preciso saber o que deu no seu exame de urina, porque infecção urinária se trata com antibióticos.

    A prisão de ventre pode ser secundária ao seu quadro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Suelenn,
    Não vejo nada de mais nestes sintomas que vc descreve.

    Em princípio a infecção está tratada.

    abs

  • caroline

    Olá, Bom Dia;

    Percebi já alguns dias que tenho tido muita vontade de ir fazer xixi, dá aquela vontade de ficar apertada e de não aguentar segura e qdo vou fazer sai pouca quantidade, e isso, diversas vezes ao dia, e também notei meu xixi com um odor um pouco mais forte. E vale lembrar que as vezes quando vou fazer o xixi,sinto uma coceirinha misurada com ardência, nao sei dizer direito, e sinto um arrepio pelo corpo, o que pode ser?
    atenciosamente;
    Caroline Bignardi

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Caroline,
    Isto tem toda a cara de cistite (infecção urinária.

    Procure um médico que o tratamento é simples e rápido. Em 24h os sintomas somem.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá gabriela,
    Normal nunca é. Pode-se dizer não é algo de todo incomum.

    Vc precisa de um nefrologista, pois já indicação de investigação e tratamento profilático.

  • Gabriela

    Dr Pedro, gostaria que excluísse meu comentário, é o último/penúltimo. Fica aparecendo meu e-mail no Google. Obrigada.

  • Maria

    Olá Dr Pedro.

    Há um tempo atrás(mais ou menos 9 meses) eu tive uma infecção urinária (dores,febre,ardencia), o medico me recomendou um remedio que acabou me causando gastrite, então parei . De junho pra cá comecei a ter muita vontade de fazer xixi e quando faço não é pouco. Ao dormir levanto 3 ou 4 vezes pra ir ao banheiro. Não estou gravida ,nem diabetica- Pois não sinto muita sede – E tambem não bebo muita agua (pouquissima) por dia , mas quando vou ao banheiro parece que passei o dia inteiro bebendo agua.
    Não sinto dor alguma ao fazer xixi. Não faço a minima ideia do que seja. Pode me ajudar , me responda se isso é normal ou é uma infecção ou ate outra coisa .

    Me responda por favor .

    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Maria,
    tenho um texto sobre excesso de urina. Vc já o leu?
    http://www.mdsaude.com/2009/01/urina-em-excesso-o-que-pode-significar.html

    Veja se ajuda. Se não ajudar, procure um nefrologista que é o especialista neste caso.

    abs

  • Carolina

    Boa noite Dr. Pedro, gostaria de tirar uma dúvida com o Sr.

    Sinto dores nas costas, na região dos rins, nada muito forte a 10 dias, não é uma dor constante.

    Essa dor que sinto nas costas, pode ter alguma coisa a ver com infecção dos rins? O que o senhor me orienta a fazer?

    Há um mÊs atrás meu clínico pediu uma exame de rotina de urina e urocultura com antibiograma, que não acusaram nada, só que agora tem essa dor nas costas que está me deixando muito preocupada. No hemograma deu uma leve anemia que estou tratando.

    Desde já, obrigada pela atenção.

    Carolina
    Belo Horizonte

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carolina,
    Infecção nos rins sem febre e sem alterações no exame de urina não existe.

    É importante ver se essa dor não é coluna ou até mesmo um pedra nos rins.

    abs

  • Carolina

    Dr. Pedro, muito obrigada pela orientação.
    Só mais uma pergunta, em 28 de abril, meu clínico realizou um ultra som abdominal por causa de algumas dores que eu sinto, mais este tbm não acusou nada, vc acha que nesse intervalo, pode ter aparecido alguma pedra nos rins ou eu deveria fazer um ultra som específico dos rins? Muito obrigada por tudo!!!!

    Carolina
    Belo Horizonte

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carolina,
    O ultra-som é um bom exame mas não é 100% sensível. Se as pedras forem pequenas e tiverem no ureter, podem passar despercebidas.

    Se a suspeita de cálculo for forte, o melhor exame é a tomografia.

    abs

  • cris

    Dr° Pedro,
    Sou mãe de 5 filhos nunca tive problemas de bexiga,mas depois dos partos normais fui obrigada a fazer levantamento de bexiga, antes não tivesse feito, pois a partir dai tenho infecção urinaria direto já fazem 5 anos isto mesmo, todo este tempo já fiz urudinamica deu normal,fiz ultrassom deu normal, exame de urina sempres dá infecção de urina com pús e sangue, já tomei varios tipos de antibioticos fico boa por no maxímo 2 meses depois volta tudo de novo, sinto muita dor no rim do lado direito ao urinar sai grumos de sangue as vezes cor de figado ou alguns parece figado cozido, sinto mal estar mas ao urinar não tenho dôr, urino normalmente na quantidade normal,já fui no generalista no posto de saúde e me mandaram para o urologista mas até agora nada adiantou por favor me ajude???

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cris,
    Talvez melhor do que urologista seja um nefrologista.

    Vc já leu o texto sobre cistite ? O link está no final deste texto.

    Talvez seja necessário uso prolongado de antibióticos. Vc precisa mesmo de atendimento especializado.

    abs

  • cris

    Dr. Pedro
    Boa madrugada

    Já li tanto sobre o assunto que vou acabar me formando afinal vai fazer 5 anos que estou neste dilema, os remédios que já tomei os que eu lembro são norfloxacin 500mg de 8/8 ciprofloxacina 500mg 8/8 e tantos outros que me deram não solução mas uma ulcera danada tomei por 14 dias, mas como não resolveu o Dr. em questão mandou que eu usasse macrodantina uso continuo não ataca tanto o estomago mas não posso deixar de tomar pois os sintomas voltam com força total, quanto ao nefro tudo bem mas não adianta pedir pois cada médico tem conduta diferente e a ética é fogo…..e o meu médico quer ver se resolve e já fazem 5 anos hein quem sabe o dia que ele resolver me dar um encaminhamento já seja tarde e sem este papel não consigo nem mudar de Dr. não é mesmo, é o SUS/UBS é o Brasil, e é a ética Muito obrigada e boa madrugada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Cris,
    Vc tem um problema urinário que o médico generalista não consegue resolver. Está na hora de procurar um especialista. E o especialista é o nefrologista.

    Isso não tem nada a ver com ética nem com conduta particular de cada médico.

  • Josiane

    Bom Dia,
    Estava com todos esse sintomas,febre,calafrios,dor lombar,dor abdominal,ao redor do umbigo,dor de cabeça e estava sem urinar,quando urinava era em grande quantidade e o cheiro também muito forte.
    Procurei o medico,fiz uma injeção na veia pra baixar a febre,e iniciei o tratamento com antibiotico,porém isso já faz 2 dias e as dores lombares estão do mesmo jeito e a dor abdominal também,até mais forte.O que devo fazer?

  • Anonymous

    DR. Pedro,
    Sinto muita dor do lado direito, mas é uma dor que intensifica mais a noite, onde pertuba meu sono, ao amanhecer, depois que urino várias vezes ela diminui bem. Não tenho febres, vomitos, nauseas, somente a dor. Quando alimento algo como pimenta, aí que não durmo direito pois a dor é mais intensa. Isso ocorre a um ano mais ou menos, mas umas noites por ultimo foi piores, onde ao levantar tive um pequeno bloqueio urinário, pois tinha a vontade e não conseguia , fiquei umas oito horas assim, até o fluxo urinário voltar ao normal.Para terminar informo que a dor é mais intensa á noite e pela manha, mas que fica dolorido o dia todo, é mais do lado direito(no local do rins, e nao abdominal).Aguardo a resposta e desde já agradeço.
    Meiriene

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Josiane,
    Volte ao médico.
    Com 72 horas eu já esperaria alguma melhora.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Meiriene,
    Esses sintomas estão muito estranhos. Não batem com nada.

    Não conheço nenhuma doença renal que piore com consumo de pimenta. Nem que cause bloqueio urinário temporário.

    Vc precisa ir a um médico para que ele possa colher uma história clínica mais confiável e te examine.

    Do jeito que vc conta não consigo criar hipóteses diagnósticas

    abs

  • Leonardo

    Dr. Pedro

    Minha esposa ficou internada uma semana em abril para tratar uma pielonefrite aguda tendo inclusive de usar o duplo-J por mais de 15 dias para melhorar e durante o procedimento foi retirada uma pequena pedra que estava no canal. Essa semana novamente ela apresentou os mesmos sintomas, fomos a uma emergência urológica e ela foi medicada “na veia” o que aliviou as dores por algumas horas e foram feitos a urina rotina (presença de leucocitos e eritrocitos), gram (presença de cocos gram-positivos isolados e aos pares) hemograma (normal), urina cultura (aguardando resultado) e ultrasom indicando que há um outro cálculo de tamnaho considerável que provavelmente ñ foi visto a 3 meses atrás. O médico falou que precisa ter o resultado de todos os exames mas ela visivelmente ñ esta aguentando a dor e ñ foi receitado nada para a mesma. Ela já utilizou a ciprofloxaxina ao sair do hospital junto com buscopan. Ela poderia utilizar esses medicamentos para aliviar as dores até o resultado da cultura? Seria o caso de ir ao hospital e pedir a internação novamente? Ela só apresentou febre um dia e tratamos com paracetamol, apresenta dores muito fortes e vômito constante.
    desde já obrigado.
    Leonardo.

  • Anonymous

    Olá, Dr. Pedro!
    Tenho 24 anos, e há mais ou menos 2 semanas tive infecção urinária, que foi tratada por 7 dias com norfloxacino. Já terminei o tratamento há 6 dias, mas sinto ainda um certo desconforto na bexiga (não chega a ser dor, e também não sinto ardência ao urinar), e também um desconforto e uma dor leve nas costas, na região dos rins.

    Eu já tive pielonefrite por 2 vezes (as 2 vezes fiquei internada, e estava fora do país), sendo a última em 2007, mas morro de medo de ter isso novamente. Já há algum tempo que não tinha qualquer infecção urinária – se não me engano a última foi essa pielonefrite de 2007.

    Como eu viajo ao exterior em poucos dias, não terei tempo de retornar ao médico, mas ele me indicou os exames, que devo fazer amanhã, para ter certeza de que tudo está normal (urina tipo 1, cultura de urina, creatinina, hemograma). Já havia feito também ultrassom, que indicava tudo normal.

    Eu gostaria de saber se esses exames são mesmo suficientes para detectar qualquer problema nos rins. E é normal sentir esse desconforto nos rins e na bexiga?

    Muito obrigada! E parabéns pelo site!
    Sara

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Leonardo,
    Não posso indicar tratamentos a distência e sem ver o paciente.

    Agora, se ela continua com dores e vômitos acho que deveria voltar ao hospital, sim.

    Pelo o que vc conta parece um infecção urinária associada a um cálculo renal

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sara,
    O mais importante é a cultura de urina. Se ela estiver negativa, significa que não há mais bactérias e seu desconforto pode ser residual da inflamação.

    Se vier tudo normal, pode viajar traquilamente.

  • Anonymous

    olá dr. Pedro estou com sintomas de pielonefrite pois tenho febre cerca de 39°C, dor na lombar e dor de cabeça. Tenho 20 anos, e já tive algumas infeccçoes urinárias que talvez eu nao tenha tratado direito, não sinto ardencia ao urinar e minha urina só tem uma cor alaranjada. Estou por enquanto tomando antitérmicos para a febre baixar, uma vez que os sintomas começaram ontem.(28/7) acredito que meu caso não seja tão grave pois não tenho nauseas nem vômitos. gostaria de saber se posso tomar o antibiótico “Azi” ou se deve ser algum específico para o trato da urina.

    Obrigada.

    Francine

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Francine,
    Pielonefrite é uma infecção potencialmente gave. Procure atendimento médico. Não se auto-medique. Azitromicina não é bom para infecção urinária.

  • claudia

    Dr. Pedro, Fiz um sumário de Urina na quinta feira passada e peguei o resultado hoje e deu tudo normal. Só que Hoje Pela manhã acordei com muita ardência na urina, estou indo várias vezes ao banheiro e dor na lombar. É possível q de um dia pra o outro tenha desenvolvido uma infecção urinária?? e na segunda feira vou fazer(por outros motivos), uma ultrasson de abdome total e será que daria pra ver se meus rins estão ou não com cálculos? tenho medo porque minha mãe tinha cálculo renal, chegou a ser operada 2 vezes e tenho muito medo disso.
    Não sei se vai dar tempo de aguardar minha consulta q é só a terça feira e dai estou pensando em comprar o REspexil ou o ciprofloxaxino pra tomar , pois usei ele antes. O que o Sr. Acha?

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Claudia,
    pelo que eu entendi o exame foi feito há uma semana e os sintomas começaram agora, por isso não seria uma infecção “de um dia para o outro”. A ultrassonografia de abdome consegue visualizar os rins sim, mas só detecta cálculos a partir de 0,5cm. O ideal na sua situação seria fazer uma urinocultura e um exame simples de urina antes de começar o antibiótico. O Respexil é uma boa escolha para o tratamento de cistites, mas não aconselho que você tome nenhuma medicação sem conhecimento do seu médico.
    Abraços.

  • claudia

    Dra.REnata, obrigada pela resposta rápida.
    Na verdade não faz nem uma semana esse exame, pois fiz ele quinta feira dia 30/07 e peguei o resultado no Sabádo dia 1º e no sábado mesmo comecei com esses sintomas. Não aguentei esperar até amanhã terça feira pra fazer outro exame, pois a ardência era muito forte e acabei tomando o norfloxaxino de 12 em 12 horas. Estou me sentindo melhor.
    Hoje pela manhã fiz a ultrasson de abdome total e graças a Deus não deu nada (aparente), se tiver algum cálculo nos rins deve ser muito pequeno.
    Amanhã irei ao meu médico pedir um urinocultura pra ver o que há.
    MAs, me diga o que mais poderia provocar essa ardência toda ao urinar se naõ for uma infecção urinária??
    Agradeço sua atenção

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Claudia,
    Com esses sintomas e com a melhora após o norfloxacino, é porque era mesmo uma cistite. Nem precisa pensar em diagnóstico diferencial.

    Agora, essa urinocultura não terá valor, pois será feita após o antibiótico. Vai ser negativa com certeza.

    Se vc não costuma ter cistites, relaxa. Caso encerrado. Se vc tem infecções de repetição, vale a pena fazer a cultura de urina 7 dias depois do fim do antibiótico.

  • claudia

    Dr. Pedro Estou muito feliz em descobrir esse blog. Vcs são super atenciosos e repondem muito rápido a todas as perguntas. Confeço q no início não acreditei muito.
    Nós , leigos, nem sempre temos a facilidade e nem a rapidez de conversarmos pessoalmente com um médico e esse blog acaba ajudando e muito aa tirar nossas dúvidas.
    Obrigada!! Deus abençõe vcs

  • Juliana

    Boa tarde,
    Meu pai está c/ pielonefrite, primeiro iniciu o tratamanto c/ ciprofloxacino (5 dias) e não resolveu, fez uma tomografia, ultrasson de vias urinárias onde foram verificados vários cálculos no rim esquerdo que está c/ 20% de capacidade funcional (o rim direito não apresenta problema algum),então foi prescrito garamicina por 5 dias que reduziu um pouco a infecção (antes da garamicina o exame de urina I apresentou leucócitos <100000000,depois baixou p/ 135.900),mas a febe e dores no abdômem persistiam. Fez um urocultura e um antibiograma que deram negativos, porém devido a dor e febre ficou internado 3 dias e após sua alta foi prescrito Rocefin 2G, por 5 dias intramuscular. Hj foi a última aplicação e sua temperatura permanece em 37,8ºC (essa temperatura ele so apresenta no fim do dia e na maioria das vezes ela abaixa sozinha s/ antitérmico só que pela primeira fez começou a sentir calafrios.Iss é normal? Gostaria de uma opinião, estou começando a ficar c/ medo uma vez que leio sobre essa doença e pelo que parece é grave.
    Grata,
    Juliana

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Juliana,
    é difícil de dar uma opinião sobre o caso a distância, mas um doente que fez 3 cursos de antibióticos diferentes e continua com febre deve ser estudado para se identificar a causa dessa febre. A urocultura negativa indica que ele foi tratado adequadamente da pielonefrite, mas pode ter tido uma recidiva, uma nova infecção, uma complicação como um abscesso, ou uma infecção em outro local. Abraços.

  • Joao

    Olá,
    Nao estou no Brasil, e preciso muito de uma orientacao de vcs.
    Há 8 meses atrás comecei a ter uma vontade imensa d ir ao banheiro toda hora, e mesmo depois de ter ido parecia que a bexiga nao estava vazia, sempre com uma dor abaixo da barriga, aquele tipo de dor que se tem quando se segura muito tempo pra ir ao banheiro. Bem, fui ao medico, ela fez um exame no consultorio e constatou resquicios de sangue na urina, minha urina foi enacaminhada pro laboratorio e ela por precaucao me receitou um antibiotico e um antiinflamatorio. O exame deu negativo para bacterias, fiz ultrasom pra poder ver se era pedra nos rins ou na bexiga, tudo negativo. Com os remedios, tive uma melhora, mas apos tres meses os sintomas voltaram. Minha barriga agora esta bem inchada, sinto dor, ja fiz outros examas de sangue, de urina, dst todos deram negativo para qualquer doenca. E a vontade de urinar toda hora e a dor e o inchasso na barriga nao passam, alem disso percebo algum vazamento de urina durante o dia quando estou sentado trabalhando. Ja fiz tbm exame de toque (2 vezes) e as duas medicas falaram que estava normal.
    Ha uns tres meses quando comecei a perceber o vazamento de urina, retornei ao medico e foi me receitado detrusitol, que eu tomei durante um mes e uns dias, parei de tomar porque as dores na barriga aumentaram muito, comecei a sentir dificuladades para respirar, cansaço, e meu rosto parececia inchado. Esta semana retornei ao medico e ele agora me receitou um antidepressivo (?!?!) para minha dor e para poder dormir melhor o nome eh Amitriptyline 5mg. Nenhum medico aqui da Irlanda parece saber o que tenho e cada exame que tenho que marcar leva em media 6 semanas para poder ser realizado, gostaria de uma opniao do que poderia ser. Comeco a pensar na possibilidade de retornar ao Brasil visto que aqui as coisas sao muito devagar.
    Muito obrigado.
    Joao B.

  • Joao

    Esqueci dizer de algumas informacoes que talvez sejam importantes:
    - Quando levanto da cama, ou seja, quando forco o abdomen, sinto uma leve dor (tipo fisgada) nos musculos do anus e em algum lugar pra dentro do penis.
    - Tenho uma leve dor nos testiculos.
    - Ja fiz ultrasom nos testiculos e nao foi verificado nenhuma anomalia.
    - Algumas vezes quando a barriga esta mais unchada, sinto meu rosto vermelho e quente.
    - QUando passo muito tempo sentado, no fim do dia sinto uma leve dor e calor na regiao da virilha, dos testiculos e do anus.
    - Um dos efeitos colaterais que o detrusitol me provocou foi ter dificultado minha ida ao banheiro para evacuar, antes eu ia duas vezes ao dia, agora vou uma a cada dois dias.
    - Minhas fezes parecem mais estreitas que o normal.
    - Semana passada tive uma estranha sencacao de que tinha algo dentro do meu anus, isso durou uns dois dias depois passou.

    Acho que eh isso, por favor estou muito assustado com meus sintomas, me deem uma luz. Obrigado novamente,

    Joao B.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    João,
    Nem sempre o processo de inestigação é rápido. Alguns quadros são mais difíceis mesmo e É preciso descartar várias patologias antes até se chegar ao diagnóstico correto.

    Pelo o que vc descreveu, o processo de investigação parece estar muito bem feio. Teria solicitado praticamente tudo o que já foi solicitado.

    A única coisa que me chamaou a atenção foi essea fezes mais finas. Algum processo intestinal poderia estar comprimindo a bexiga e causando a sua vontade frequente de urinar. Justifica as fezes finas e a constipação

    Pergunte ao seu médico se alguma lesão no intestino/reto não poderia justificar seu quadro.

  • Simone

    Olá Dr(s).,

    Senti fortes e repentinas dores na região da bexiga. Também apresentei tonturas, vômito e calafrios. Fui à emergência, fiz hemograma e uma ultrasom pélvica. O hemograma está com taxas normais. A ultrasom apresentou um acúmulo de líquido na bexiga. O hemograma estando normal descarta a possibilidade de cáculo renal? O que me recomendariam agora? Fui medicada, mas ainda tenho dificuldades em urinar.

    Grata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simone,
    No caso de cálculo renal, o hemograma não serve para nada. Ele é útil para avaliar infecções.

    Não entendi essa história de acúmulo de líquido na bexiga. É lá que fica a urina, vai sempre haver líquido nela.

    E o exame urina? Vc não fez?

  • Anonymous

    Boa Tarde Dr.
    Em um exame de urina rotina, qual o valor normal de Piocitos por campo? Gostaria de saber também se um valor de celulas epiteliais de 15 é normal?
    Obrigada.
    Maria.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria,
    5 piócitos por campo e células epiteliais não são nada.
    Leia esse texto sobre exame de urina
    http://www.mdsaude.com/2009/08/exame-de-urina.html

  • Célia de Fátima

    Olá. Recentemente fiz um US do abdômen e como resultado obteve-se “ectasia da pelve de ambos os rins” (direito: 19 mm e esquerdo: 17 mm). O médico explicou muito rapidamente e eu não consegui entender, gostaria de saber se o senhor pode me explicar do que se trata e se seria alguma coisa grave. Agradeço antecipadamente a atenção!

    PS: Parabéns pelo trabalho diferenciado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Célia,
    Ectasia significa dilatação.

    A pelve renal é a região onde se inicia o ureter. É uma espécie de funil onde a urina produzida pelo rim é lançada. Essa dilatação normalmente ocorre por defeito congênito ou por obstruções ao fluxo da urina com em cálculos renais.

    A questão agora é saber porque suas pelves renais estão dilatadas.

  • Célia de Fátima

    Bem… algumas ultimas duvidas: em geral tenho uma vida bastante saudável as únicas coisas atípicas que faço é fumar e uso medicalização de ansioliticos e antidepressivos a bastante tempo, isso teria alguma relação com essa dilatação? E o ardor ao urinar é por conta da ectasia?

    Novamente agradeço a atenção!

  • Cinderela

    OLA DOUTORES TENHO 25 ANOS E TENHO UM FILHO, E NESTE EXATO MOMENTO ESTOU COM DORES NAS COSTAS NA ALTURA DOS RINS E ESTA JÁ É A SEGUNDA VEZ QUE SINTO ISSO, ME FOI RECEITADO O CIPROFLOXATRIN, E MEU RESULTADO DA URINA DEU O SEGUINTE: PH 6,5 – DENS 1020 – CELULAS NUMEROSAS – PIOCITOS 15 A 20 – F.MUCO ALGUNS, O QUE ISTO QUER DIZER, QUANDO URINO APÓS SINTO COMO SE MINHA BARRIGA ENCHESSE DE GASES E ENTÃO ELA FICA DOENDO, DEVO CONTINUAR A TOMAR O CIPROFLOXATRIN QUANDO ME OCORREREM ESTES SINTOMAS.
    AGUARDO RESPOSTA, DARLENE

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Célia,
    Não.

    O ardor costuma indicar irritação na bexiga ou na uretra, provalvmente não tem a ver com as dilatações.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Darlene,
    Esse exame de urina isoladamente não fecha diagnóstico nenhum. Indica apenas que há algum tipo d inflação na sua via urinária. Pode ser infecção urinária mas só um médico te examinando é que pode fechar o diagnóstico.

    Não tome antibióticos por conta própria.

  • cassiandra.oliveira

    Dr estou muito preocupada com minha mãe ela já está no 10º dia de tratamento da pielonefrite mas ainda senti muita dor área da barriga/lombar…os sintomas ainda persistem tenho receio que o antibiotico Cloridrato Ciprofloxacino não está combatendo a bactéria .

    Obrigada pela atenção

    Cassiandra

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cassiandra,
    Se ela está no 10º dia e até agora não melhorou é pq o tratamento não está surtindo efeito. Ela precisa voltar no médico que a examinou para ser reavaliada.

  • Simone

    Bom dia Dr. Pedro

    Eu qd criança tive infecção urinaria e fiquei com as pernas cheia de feridas, fiz o tratamento e não voltou mais, com 25 anos engravidei do meu primeiro filho e foi tudo bem, ja no segundo eu tive infecção novamente e depois disso constantemente estou tendo infecção urinária, faço o tratamento correto,mas passam 6 meses +ou- e essa infecção volta, ja perdi até as contas de quantas vezes tive infecção urinaria em 5 anos no momento estou novamente e fui ao medico e ele me passou o mesmo antibiotico ciprofloxacino, estou tomando, mas eu gostaria de saber pq essa infecção é tão percistente? estou ficando muito preocupada.

  • Anonymous

    Dr Pedro, a um mes atras tomei norfloxacino por conta propria pois estava com sintomas de infecçao de urina….quando estava terminando o 14° dia do remedio a maioria dos sintomas acabou porem continuava dandos umas fincadas na regiao final da uretra(depois que urinava). Fui ao medico semana passada pois tinha voltado a arder ao urinar. Ele me pediu exame de urinocultura e eas. Fiz o exames que deram negativos na urinocultura e piocitos numerosos no eas,sendo essa a unica alteraçao. Ele me mandou que tomasse ciprofloxacin por 10 dias. to no primeiro dia de remedio e a ardencia ja diminuiu porem as fincadas ainda vem de vez enquando.Isso é normal?
    Obrigado.. Giselli

  • Marco

    Dr. Pedro ,sou anônimo do sexo masculino,fiz um ultrasom com sugestão de pielonefrite,com simtomas de febre alta , e dor no abdome ,lombar ,nas pernas e cabeça. Apesar da urinicúltura e hemograma,cpk, creatinina etc. anda não ter ficado pronto já estou recebendo tratamento (ciprofloxacin 500mg 2xdia 15dias).Existe alguma restrição alimentar? alguma sugestão que benefifie no sussesso do tratamento? TODAS AS INFORMAÇÕES OBTIDAS FORAM ÚTEIS ,POR FAVOR RESPONDA ,OBRIGADO!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Simone,
    De longe não tenho como saber pq vc tem infecções de repetição. O que sugiro é que vc procure um nefrologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Giselli,
    Pode acontecer.
    O importante é que ao final do tratamento vc não tenha mais nenhuma queixa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    Nenhuma restrição alimentar em especial.
    Também não há nenhuma dica. Não é preciso. O antibiótico vai fazer o seu trabalho. Ele não precisa de ajuda.

  • Eloise

    Dr.Pedro, boa noite.
    Me chamo Eloise, na infância tive Nefrite, fui tratada e passei anos sem qualquer sintoma. À 6 anos comecei a sentir fortes dores lombares, unidas de febre e calafrios. Através de Exames foi diagnostica infecção Urinária, e através de Cintilografia Renal detectou-se uma Atrofia do meu Rim Direito, possuindo sua função renal de apenas 16%, onde o bilateral tem uma função de 84%.

    Tenho infecção Urinária pelo menos 6 vezes ao Ano, este ano estive internada devida a uma pielonefrite.

    Gostaria de esclarecer uma dúvida, se possivel… A minha Nefrite da infância pode ter ocasionado esta atrofia renal direita ? E este rim atrofiado poderia ser a causa de tantas infecções urinárias repetitivas ?

    Por favor, se puder poderia me passar alguma informação à este respeito ? Sinto-me muito confusa…

    Muito Obrigada, desde já.
    Eloise

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eloise,
    Nefrite é um termo genérico. ignifica inflamaçõ dos rins. Era preciso saber que exatamente que nefrite foi essa. Foi pielonefrite? foi nefrite intersticial? glomerulonefrite?

    Infecções urinárias de repetição causam atrofia renal, que por sua vez, podem facilitar novas infecções

  • Lilian Fonseca

    Olá Dr

    A infecção urinária pode causar falha(falso resultado) no teste de gravidez de farmácia?

    Obrigada desde já.

  • Lisiane A.A.

    Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos

    O meu caso é de Pielonefrite aguda não complicada, hoje é o terceiro dia que estou injetando o medicamento GENTAMICINA 80mg (3 ampolas 50 gotas ix ao dia durante 9 dias. Estou respondendo muito bem ao tratamento! Gostaria de saber o nome do exame que devo fazer após o tratamento …
    A letra do médico é péssima, ele escreveu alguma coisa como: UZACULTINA TSA ´
    Por favor preciso saber o nome correto para ir ao UBES de meu bairro para pedir esse exame.

    Aguardo anciosa pela resposta, mas desde já agradeço a atenção….

    Lisiane A.A.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lilian,
    Não

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lisiane,
    UROCULTURA + TSA

  • Anonymous

    Dr.Pedro estou muito preocupada apos fazer um ultrason abdomem total constatou uum cisto simples no rim direito, meu exame de urina deu grande quantidade de leucocitos estou sentindo dores no rim que tem o cisto, estou tomando norfloxacino.Meu exame de ureia e creatina estão normal.
    O medico é clinico geral do centro de saude devo procurar um urologista ou devo esperar o final do tratamento?
    obrigada
    Sandra

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sandra, se não houver melhora, procure um nefrologista e não um urologista

  • Priscila Gouveia

    Dr.
    Minha filha foi diagnosticada com pielonefrite.Ficou internada por 4 dias no hospital, e foi receitado a ela cefalexina 250mg de 6 em 6 hrs, estamos no terceiro dia de tratamento com a cefalexina, esta sera administrada por 12 dias, so que ela continua a ter febre de 37,6 a 38,6 estou dando dipirona. Ela tem 3 anos e 9 meses. Estou muito preocupada. Seria o caso de encaminhar para um nefrologista pediatrico.Pois os procedimentos foram feitos somente na emergencia do hospital.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Priscila,
    Depis de 72h se ainda houver febre é necessário uma realvaliação. Ser avaliada por um nefrologista não seria nada mau.

  • Cris

    Dr. Tive epsódios recorrentes de infecção urinária que foram tratados, no ultimo epsódio que tive o médico me pediu uma ultra das vias urinárias e uma urocultura. A ultra deu uma acentuação dos ecos das pirâmides bilateralmente, mais evidente no rim direito sugestivo de processo infecciso e a urocultura deu negativo.O clínico me encaminhou para um urologista ainda não consegui marcar a consulta e o clinico não soube me explicar o pq minha urina deu mormal e os rins apresentaram alterações…quando fiz a ultra tinha pouco dias que havia feito o tratamento medicamentoso para a infecção, será que o rim ainda não tinha se normalizado?Ainda sinto um certo desconforto urinário, sensação de bexiga cheia após ir ao banheiro que passa após alguns minutos.
    Outra pergunta a mulher pode passar uma infecção urinária na relação sexualpara o parceiro e vice versa???
    Desde já agradeço.

  • Kattye

    Infecção urinária pode atrasar a menstruação?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cris,
    Essa acentuação deveria ser resquício da última infecção.

    Não, infecção urinária não se transmite pelo sexo

    Acho que o melhor especialista para vc é o nefrologista e não o urologista

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kattye,
    pode sim.

  • josine

    Ola doutor…td bem???
    essa semana levei um susto quando pequei meu resultado de clearence de creatinina no laboratorio…
    Nunca tive problemas mais após uma infecção de urina fui ao nefrologista e ele me pediu alguns exaes.Uma usg das vias urinaria que apresentou um cálculo de 0.6mm e no restante tudo normal.Mais meu exame de creatinina deu bastante alterado,minha creatinina no sangue deu 1,16 mais a da urian deu 47,no total:clearence 51,mais meu peso estava errado peso 72,50kg mais la estava 62,50 ai voltei e eles arrumaram ñ alterando o valor final,minha superficie corporal esta em 1,66 e fiz os cálculos e deu 1,83 ja que tenho 1,70 de altura.Fiquei apavorado fui em 2 médicos e eles me garantiram erro do laboratório pelo fato da urina estar ruim mais no angue estar bom.Gostaria de sua opinião pois estou muuuuuuuito apavorada.
    desde ja agradeçoo!!!

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Josine,
    os exames de urina de 24horas são muito falhos por erros de coleta e outros fatores. Teriam que ser levados em conta outros dados do exame para saber se ele foi feito como deveria e provavelmente isso foi visto pelos médicos que a consultaram.
    Se você tem muita dúvida o ideal é repetir o exame.
    Abraços.

  • val_art

    Dr., gostaria de saber se é possível um quadro de pielonefrite sem febre, sem qualquer dor, apenas com um pouco de ardencia e vontade de urinar toda hora no primeiro dia. A contagem de colônias foi de 1.200.000/ml (escherichia coli).

    Obrigada,

    Vanessa