Maconha (cannabis): efeitos no organismo

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 95 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 7 minutos

Introdução

A marijuana ou maconha é uma droga produzida a partir da planta da espécie Cannabis sativa. A substância psicoativa presente na maconha e no haxixe é o delta-9-tetrahidrocanabinol (THC). O THC pode ser consumido através do fumo, da inalação, por via oral ou até intravenoso. A biodisponibilidade do THC quando fumado é de cerca de 20%, ou seja, se cada cigarro de maconha possui algo em torno de 30mg de THC, apenas algo em torno de 6mg serão absorvidos.

Além da maconha existem outras 2 formas comuns de se processar a cannabis: o haxixe que também é fumado e apresenta maiores concentrações de THC, e o Hashoil ou óleo de cannabis, que é a forma líquida e mais potente da droga.

Existe muita emoção e pouca informação no debate sobre a legalização da maconha. Se por um lado existe o falso mito da sua relativa inocuidade, também faz pouco sentido aceitar o uso indiscriminado de álcool e cigarro e demonizar apenas a maconha.

As informações que darei serão principalmente sobre os efeitos deletérios da maconha sobre o organismo.

Desde já deixo registrado que sou contra o uso da maconha, mas não contra a descriminalização da mesma. Assim como também não indico o uso de álcool a nenhum paciente, mas não sou contra a sua comercialização.

Tenho minhas dúvidas sobre a eficácia da proibição da maconha sobre o seu consumo. Qualquer pessoa que tenha contato com jovens sabe que o seu consumo é altíssimo em qualquer classe social. Talvez a legalização transformasse um problema policial em um problema médico, com os recursos dos impostos cobrados sobre sua venda voltados para a saúde e esclarecimento do público.

Existem estimativas no Rio de Janeiro que para cada morte diretamente associada ao uso de drogas, existem 40 mortes pela criminalidade gerada pela tráfico. Quer dizer, a proibição é muito mais danosa que a própria droga.

Em vários países da Europa o porte da maconha já foi descriminalizado, criando-se serviços de acompanhamento dos usuários. Trata-se a droga como caso de saúde e não exclusivamente de polícia. O crime caiu e não houve aumento no número de usuários.

Mas esse texto não sobre a liberação ou não da maconha. É sobre os seus efeitos no organismo. A partir de agora, todos as minhas opiniões serão deixadas de lado e as afirmações que seguem abaixo serão todas baseadas em resultados de trabalhos científicos publicados nas mais conceituadas revistas médicas do mundo.

Maconha causa dependência?

O termo dependência em psiquiatria é aplicado quando:

  • Há consumo repetido de uma substância mesmo sabendo que ela está trazendo consequências físicas ou psicológicas.
  • Um indivíduo consome grandes quantidades de uma substância durante longos períodos de tempo.
  • Quando o usuário tem dificuldades em reduzir a quantidade ou a frequência do consumo desta substância.
  • Começa a surgir tolerância ao princípio ativo, sendo necessárias maiores doses para se atingir os efeitos desejados.
  • O usuário despende grande parte do dia tentando obter a droga, usando-a, e/ou se recuperando dos seus efeitos.
  • O tempo de lazer e de atividade física é substituído pelo tempo de uso da droga.
  • O paciente sente sintomas físicos ou psicológicos se ficar muito tempo sem usar a droga.

Ao contrário do que algumas correntes divulgam, a maconha pode causar dependência, sim. Cerca de 30% das pessoas que experimentam a droga tornam-se usuários regulares e 10% criam dependência. Portanto, 1 em 10 cada usuários se tornará dependente, uma taxa semelhante ao que ocorre com o álcool, mas bem menor do que com o cigarro.

Usuários pesados podem apresentar síndrome de abstinência quando interrompem o seu uso crônico. Os sintomas podem durar semanas e incluem insônia, depressão, náuseas, agressividade, anorexia e tremores.

A maconha apresenta cerca de 60 derivados canabinóides diferentes sendo o tetrahidrocanabinol (THC) a substância mais psicoativa. Ao longo dos últimos 50 anos as concentrações de THC na maconha vêm aumentando progressivamente, saindo de cerca de 5% na década de 1960 para até 15% nos dias de hoje, o que justifica uma maior taxa de pacientes dependentes atualmente, apesar do pico de consumo ter ocorrido no final da década de 70, época em que mais 60% dos jovens admitiam usar a droga.

Também há clara relação entre o uso de maconha e uma maior chance de consumo de outras drogas. A maconha é a chamada porta de entrada para drogas mais pesadas. Um trabalho realizado na Alemanha em 2001 com jovens entre 14 e 24 anos consumidores regulares de maconha evidenciou que os mesmo também consumiam outras drogas em taxas percentuais mais altas do que na população geral:

  • Álcool – 90%
  • Nicotina – 68%
  • Cocaína – 12%
  • Estimulantes – 9%
  • Alucinógenos – 6%
  • Opióides – 3%
  • Sedativos – 1%

Quanto mais cedo se começa a fumar maconha, maior é o risco do consumo de outras drogas. Este raciocínio vale também para o cigarro e o álcool.

Efeitos agudos

A chamada “onda” que o consumo de maconha causa recebe em medicina o nome de intoxicação aguda pelo THC. Quando fumado, o THC é rapidamente absorvido pelos pulmões, chegando ao cérebro em poucos minutos. O pico de euforia costuma acontecer em 10 a 30 minutos e a intoxicação pode durar por até 4 horas.

A maconha é uma das drogas que causam intoxicação mais branda, não havendo relatos de mortes induzidas unicamente pelo seu consumo. Porém, é muito comum encontrar níveis de THC sanguíneos naqueles que chegam aos hospitais com overdose por outras drogas.

Logo após o seu consumo, surge a sensação de estar “alto”, com euforia, sensação de prazer, diminuição da ansiedade, relaxamento e aumento da sociabilidade. Porém, em pessoas que a usam pela primeira vez ou naquelas com predisposição para distúrbios psiquiátricos, como ansiedade e depressão, os sintomas podem não ser tão prazerosos, ocorrendo ataques de pânicos, profunda sensação de tristeza, crises de ansiedade e isolamento do grupo.

Outros sinais psicológicos que podem ocorrer durante a intoxicação são:

  • Distorções do tempo.
  • Perda da memória recente.
  • Diminuição da atenção e concentração.
  • Paranoia.
  • Pensamentos míticos.
  • Sentimento de grandiosidade.
  • Despersonalização.

Além dos efeitos psicológicos, o consumo de maconha também desencadeia uma série de efeitos físicos que incluem:

  • Taquicardia (aceleração dos batimentos cardíacos).
  • Aumento de pressão arterial (em doses muito elevadas pode causar queda da pressão).
  • Aumento da frequência respiratória.
  • Hiperemia conjuntival (olhos vermelhos).
  • Boca seca.
  • Aumento do apetite.
  • Letargia e redução dos reflexos.

O mais importante é saber que alterações da concentração, dos reflexos e da performance motora podem durar até 24h, muito tempo depois do fim da sensação de estar “alto”. Os efeitos da maconha consumida na noite anterior podem estar presentes nos usuários que vão dirigir ou trabalhar no dia seguinte, apesar dos mesmos, muitas vezes, não terem consciência disto. Este fato pode ser especialmente perigoso em profissionais como pilotos, cirurgiões, motoristas e pessoas que manuseiam maquinaria pesada.

Efeitos da maconha na pressão arterial e no coração

A maconha apesar de agir diretamente nos vasos sanguíneos causando relaxamento do mesmos e, consequentemente, diminuição da pressão arterial, também age aumentando a liberação de adrenalina, aumentando a frequência cardíaca e do volume de sangue bombeado pelo coração a cada batimento, ações que colaboram para a elevação da pressão arterial.

Quanto maior for a dose, maior será o efeito de vasodilatação. Em doses baixas a tendência é a pressão subir. Em doses elevadas pode ocorrer até mesmo hipotensão. O problema é que este efeito vasodilatador da maconha tende a ficar menos evidente com o uso crônico, fazendo com que os efeitos que elevam a pressão sejam mais efetivos a longo prazo.

A liberação de adrenalina, o aumento da frequência cardíaca e a vasodilatação aumentam o consumo de oxigênio pelo coração podendo desencadear eventos isquêmicos em pessoas com doença cardíaca prévia. Estes pacientes podem ter seu quadro agravado pela maconha e o risco de infarto é 5x maior nos primeiros 60 minutos após o seu consumo. O consumo da maconha também pode desencadear arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial (leia: FIBRILAÇÃO ATRIAL).

Efeitos da maconha no sistema respiratório

Outro dado pouco divulgado é que a fumaça da maconha possui 4x mais alcatrão e 50% mais substâncias carcinogênicas que o cigarro, além de ser fumado sem filtro e ser muito mais tragado, o que causa uma maior inalação de partículas irritativas para as vias aéreas e pulmões. O consumo de 3 cigarros de maconha parece equivaler ao de 20 cigarros comuns. A grande diferença é que a maioria das pessoas usa a maconha em menores quantidades e normalmente abandona o hábito com a idade.

Pessoas que fumam mais de 3 cigarros de maconha por dia costumam apresentar problemas respiratórios semelhantes aos fumantes comuns, incluindo tosse, catarro e diminuição da capacidade para exercícios. O uso crônico de maconha esta relacionado a um maior risco de DPOC (enfisema pulmonar/bronquite crônica) (leia: DPOC – ENFISEMA E BRONQUITE CRÔNICA).

Fumar maconha também aumenta o risco de pneumotórax espontâneo (leia: O QUE É UM PNEUMOTÓRAX?).

Maconha causa câncer?

Como o consumo concomitante de cigarro é extremamente comum, é muito difícil de se estabelecer a magnitude dos riscos do uso da maconha isoladamente. É difícil encontrar pessoas que fumem apenas maconha durante um período de tempo suficiente para o desenvolvimento de um câncer.

O consumo de cigarro está relacionado a inúmeros cânceres (leia: CONSEQUÊNCIAS DO CIGARRO), mas o uso de maconha, baseado nos atuais trabalhos científicos, só pode ser atribuído aos cânceres de pulmão e bexiga. Isto não significa que a maconha isoladamente não cause outros cânceres, como os de cabeça e pescoço. Significa apenas que este fato ainda não foi 100% comprovado, apesar de haver fortes indícios para tal.

Um exemplo destes fortes indícios está no fato de que usuários apenas de maconha apresentam alterações moleculares nas vias respiratórias semelhantes às lesões pré-cancerígenas que os fumantes comuns desenvolvem antes do aparecimento do câncer de pulmão, sendo, portanto, altamente provável que a maconha também seja causa deste tipo de câncer.

Outro dado importante é que indivíduos que fumam cigarro e maconha comprovadamente apresentam um risco ainda maior de câncer de pulmão quando comparados com fumantes apenas de cigarro. Logo, se por um lado o risco de câncer com o uso isolado de maconha é difícil de ser quantificado, por outro, já se sabe que o seu consumo regular potencializa os riscos de câncer do cigarro.

Uso na gravidez

Devido a falsa crença da inocuidade da maconha, esta é a droga ilícita mais usada durante a gravidez.

Até o momento não há evidências de que o consumo de maconha aumente o risco de má formações, abortos ou partos prematuros. Porém, em gestantes que fumam mais de 6 cigarros de maconha por semana, os filhos apresentam, a partir dos 2 anos de idade, menor aptidão verbal e menor capacidade de memória que outras crianças. Estas crianças também apresentam maior risco de hiperatividade e depressão. Existe também trabalhos que mostram um maior risco de leucemias em crianças cuja mães fumaram cigarros comuns e maconha durante a gravidez (LEUCEMIA | Sintomas e Tratamento).

Outros problemas de saúde causados pelo uso crônico de maconha

Pacientes portadores de hepatite C que fumam maconha apresentam maior risco de evoluírem para cirrose e câncer de fígado (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA e ENTENDA A HEPATITE C).

O uso crônico de maconha também aumenta os riscos de se desenvolver doenças psiquiátricas como esquizofrenia e depressão (leia: O QUE É DEPRESSÃO?).

Existe hoje uma síndrome chamada em inglês de “chronic cannabis syndrome”. Descreve usuários pesados de longa data que apresentam dificuldades cognitivas e menores conquistas profissionais e acadêmicas. Normalmente, são pessoas com menos ambições profissionais e que acabam em empregos que exigem menor capacidade de raciocínio e concentração.

Uso medicinal

Apesar de todos esses problemas, a maconha também pode ser usada com agente medicinal. O THC e derivados podem ser encontrados em comprimidos, inaladores e adesivos para pele. Seu uso inclui:

Quanto tempo depois de consumida, a maconha ainda pode ser detectada por exames?

Esta é uma pergunta que tem me sido feita com frequência, principalmente por aqueles que vão realizar exames admissionais em empresas.

Normalmente o doseamento do THC é feito através de uma análise de urina, mas também pode ser feito pelo sangue. A metabolização do THC é muito individual, e portanto, não existe um número de dias de intervalo que seja seguro para todos os usuários. A pesquisa é feita pelo principal metabólito do THC, o delta-9-tetrahidrocanabinol (D9THC).

Em média 90% do D9THC é eliminado do organismo nos primeiros 5 dias após o uso, porém seus níveis podem ser detectados por mais de 1 mês em caso de usuários assíduos. Usuários esporádicos podem ficar livres do THC em apenas 3 dias.

É preciso saber que análises simples de urina e sangue não costumam investigar a presença de THC. O laboratório só fará essa pesquisa se na solicitação médica houver um pedido específico para tal.


Referências

  • Compton, WM, Grant, BF, Colliver, JD, et al. Prevalence of marijuana use disorders in the United States: 1991-1992 and 2001-2002. JAMA 2004; 291:2114.
  • Stinson, FS, Ruan, WJ, Pickering, R, Grant, BF. Cannabis use disorders in the USA: prevalence, correlates and co-morbidity. Psychol Med 2006; 36:1447.
  • Agrawal, A, Neale, MC, Prescott, CA, Kendler, KS. Cannabis and other illicit drugs: comorbid use and abuse/dependence in males and females. Behav Genet 2004; 34:217
  • Tarter, RE, Vanyukov, M, Kirisci, L, et al. Predictors of marijuana use in adolescents before and after licit drug use: examination of the gateway hypothesis. Am J Psychiatry 2006; 163:2134.
  • Guxens, M, Nebot, M, Ariza, C. Age and sex differences in factors associated with the onset of cannabis use: a cohort study. Drug Alcohol Depend 2007; 88:234.
  • Gold, MS, Tullis, M. Cannabis. In Galanter, M and Kleber, HE (Eds) Textbook of Substance Abuse Treatment, 2nd Ed. Washington, DC: American Psychiatric Association, 1999
  • Naditch, MP. Acute adverse reactions to psychoactive drugs, drug usage, and psychopathology. J Abnorm Psychol 1974; 83:394.
  • Tomaszewski, C, Kirk, M, Bingham, E, et al. Urine toxicology screens in drivers suspected of driving while impaired from drugs. J Toxicol Clin Toxicol 1996; 34:37.
  • Marquet, P, Delpla, PA, Kerguelen, S, et al. Prevalence of drugs of abuse in urine of drivers involved in road accidents in France: a collaborative study. J Forensic Sci 1998; 43:806
  • Brookoff, D. Testing reckless drivers for cocaine and marijuana. N Engl J Med 1994; 331:518
  • Wu, TC, Tashkin, DP, Djahed, B, Rose, JE. Pulmonary hazards of smoking marijuana as compared with tobacco. N Engl J Med 1988; 318:347.
  • Henry, JA, Oldfield, WL, Kon, OM. Comparing cannabis with tobacco. BMJ 2003; 326:942
  • Ferguson, RP, Hasson, J, Walker, S. Metastatic lung cancer in a young marijuana smoker (letter). JAMA 1989; 261:41.
  • Sridhar, KS, Raub, WA Jr, Weatherby, NL, et al. Possible role of marijuana smoking as a carcinogen in the development of lung cancer at a young age. J Psychoactive Drugs 1994; 26:285
  • Fligiel, SE, Roth, MD, Kleerup, EC, et al. Tracheobronchial histopathology in habitual smokers of cocaine, marijuana, and/or tobacco. Chest 1997; 112:319.
  • Barsky, SH, Roth, MD, Kleerup, EC, et al. Histopathologic and molecular alterations in bronchial epithelium in habitual smokers of marijuana, cocaine, and/or tobacco. J Natl Cancer Inst 1998; 90:1198.
  • Mehra, R, Moore, BA, Crothers, K, et al. The association between marijuana smoking and lung cancer: a systematic review. Arch Intern Med 2006; 166:1359.
  • Firth, NA. Marijuana use and oral cancer: A review. Oral Oncol 1997; 33:398
  • Zhang, ZF, Morgenstern, H, Spitz, MR, et al. Marijuana use and increased risk of squamous cell carcinoma of the head and neck. Cancer Epidemiol Biomarkers Prev 1999; 8:1071.
  • Kolodny, RC, Masters, WH, Kolodner, RM, Toro, G. Depression of plasma testosterone levels after chronic intensive marihuana use. N Engl J Med 1974; 290:872
  • Hembree, WC, Nahas, GG, Zeidenberg, P, et al. Changes in human spermatozoa associated with high-dose marijuana smoking. In: Nahas, GG (ed) Marijuana and Medicine, Humana Press, Totowa, NJ, 2001.
  • Tetrault, JM, Crothers, K, Moore, BA, et al. Effects of marijuana smoking on pulmonary function and respiratory complications: a systematic review. Arch Intern Med 2007; 167:221.
  • Beshay, M, Kaiser, H, Niedhart, D, et al. Emphysema and secondary pneumothorax in young adults smoking cannabis. Eur J Cardiothorac Surg 2007; 32:834.
  • Tashkin, DP, Coulson, AH, Clark, VA, et al. Respiratory symptoms and lung function in habitual heavy smokers of marijuana alone, smokers of marijuana and tobacco, smokers of tobacco alone, and nonsmokers. Am Rev Respir Dis 1987; 135:209
  • Herning, RI, Better, WE, Tate, K, Cadet, JL. Cerebrovascular perfusion in marijuana users during a month of monitored abstinence. Neurology 2005; 64:488.
  • Bolla, KI, Brown, K, Eldreth, D, et al. Dose-related neurocognitive effects of marijuana use. Neurology 2002; 59:1337.
  • Davies, SN, Pertwee, RG, Riedel, G. Functions of cannabinoid receptors in the hippocampus. Neuropharmacology 2002; 42:993.
  • Andreasson, S, Allebeck, P, Engstrom, A, Rydberg, U. Cannabis and schizophrenia. A longitudinal study of Swedish conscripts. Lancet 1987; 2:1483.
  • Bovasso, GB. Cannabis abuse as a risk factor for depressive symptoms. Am J Psychiatry 2001; 158:2033.
  • Patton, GC, Coffey, C, Carlin, JB, et al. Cannabis use and mental health in young people: cohort study. BMJ 2002; 325:1195.
  • Henquet, C, Krabbendam, L, Spauwen, J, et al. Prospective cohort study of cannabis use, predisposition for psychosis, and psychotic symptoms in young people. BMJ 2005; 330:11.
  • Beaconsfield, P, Ginsburg, J, Rainsbury, R. Marihuana smoking. Cardiovascular effects in man and possible mechanisms. N Engl J Med 1972; 287:209.
  • Mittleman, MA, Lewis, RA, Maclure, M, et al. Triggering myocardial infarction by marijuana. Circulation 2001; 103:2805.
  • Aharonovich, E, Liu, X, Samet, S, et al. Postdischarge cannabis use and its relationship to cocaine, alcohol, and heroin use: a prospective study. Am J Psychiatry 2005; 162:1507
  • Haney, M. The marijuana withdrawal syndrome: diagnosis and treatment. Curr Psychiatry Rep 2005; 7:360.
  • Gurley, RJ, Aranow, R, Katz, M. Medicinal marijuana: A comprehensive review. J Psychoactive Drugs 1998; 30:137.
  • Tramer, MR, Carroll, D, Campbell, FA, et al. Cannabinoids for control of chemotherapy induced nausea and vomiting: quantitative systematic review. BMJ 2001; 323:16
  • Nelson, K, Walsh, D, Deeter, P, Sheehan, F. A phase II study of delta-9-tetrahydrocannabinol for appetite stimulation in cancer-associated anorexia. J Palliat Care 1994; 10:14
  • Green, K. Marijuana smoking vs cannabinoids for glaucoma therapy. Arch Ophthalmol 1998; 116:1433.
  • Campbell, FA, Tramer, MR, Carroll, D, et al. Are cannabinoids an effective and safe treatment option in the management of pain? A qualitative systematic review. BMJ 2001; 323:13.
  • Jones, RT. Human effects in marijuana research findings: 1976. NIDA Research Monograph 14. Rockville, MD: National Institute on Drug Abuse, 1977; 128.
  • Mendelson, JH, Babor, TF, Kuehnle, JC, et al. Behavioral and biologic aspects of marijuana use. Ann N Y Acad Sci 1976; 282:186.
  • Nocon, A, Wittchen, HU, Pfister, H, et al. Dependence symptoms in young cannabis users? A prospective epidemiological study. J Psychiatr Res 2006; 40:394.
  • Von Sydow K; Lieb R; Pfister H; Hofler M; Sonntag H; Wittchen H. The natural course of cannabis use, abuse and dependence over four years: a longitudinal community study of adolescents and young adults. Drug Alcohol Depend. 2001 Nov 1;64(3):347-61

Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


95 respostas para “Maconha (cannabis): efeitos no organismo”

  1. Erick

    Dr., bom dia!

    Consumo cannabis há cerca de 15 anos. Sendo que, desse tempo, ao menos por 9 anos consumo diariamente uma quantia de 1g. É relevante ressaltar que nunca tive nenhum problema relacionado ao uso, assim como já interrompi o consumo algumas vezes, por cerca de uma semana, como forma de auto análise, e apenas senti insônia nos primeiros dias, e baixo apetite. De resto, sem quaisquer complicações adicionais. Contudo, realizarei, provavelmente, exames laboratoriais de sangue no próximo mês. Exames que correspondem a tipagem sanguínea, fator rh, tgo, tgp, triglicérides, creatinina, etc.

    Portanto, gostaria de saber, encarecidamente, se há possibilidade desses exames constatarem o uso da cannabis, por gentileza.

    Desde já, agradeço pela atenção!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, só se tivesse algum exame específico para detectar algum componente da cannabis, tipo THC. Exames de sangue comuns mão fazem pesquisa toxicológica.

  2. William Batista

    Por favor, continuem a atualizar com base em novos estudos

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, estou fazendo uma revisão da bibliografia. Há muito estudos novos. Pretendo reescrever esse artigo ainda esse ano.

  3. Brenda

    Eu fumei ontem só que minha boca tá coçando muito formigando e parece que eu não sinto a língua e sinto a boca muito seca é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, principalmente tanto tempo depois.

  4. Ramon

    Fumei maconha durante 10 anos, fumava cerca de 10 baseados por dia minha memória e capacidade de concentração nunca mais voltarão ao normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende do quanto eles foram acometidos, se é que foram realmente acometidos. Se você está notando uma diferença grande, procure um neurologista para ele fazer uma avaliação.

  5. fernando

    Meu irmão fuma maconha descaradamente e as vezes a fumaça chega a entrar em contato com terceiros (eu muitas vezes) caso eu faça o exame toxicológico (tipo o de cabelo), posso apresentar o uso da substância no exame?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o fumo passivo for muito frequente, sim.

  6. Prof. Elias

    Já li tanto sobre o assunto, já fiz pesquisas no campus onde dou aula, me desculpe mas tem bastante informação ai que não condiz, a maioria delas e sobre malefícios que eu nunca tinha visto em artigo nem um, sem embasamento e nem uma explicação mais técnicas… Toma cuidado com sua credibilidade.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      As fontes estão todas listadas ao final do texto. Se você nunca viu artigos científicos sobre os malefícios da maconha, acho que você está procurando no lugar errado, pois existem centenas deles.

      1. Adriano

        Ele deve ser analfabeto funcional Assim sendo, não pesquisa fontes. E ainda diz que dá aula. Kkkkkkkkkkkkkk

  7. raul

    boa noite, fumo maconha todos os dias , tem uns 15 anos. não sinto quase nenhum desses efeitos , acabei de ter uma filha, uso pra relaxar, não seria igual a uma pessoa que bebe pra relaxar?? o libido eu perdi com as mulheres da rua, pq com a minha mulher é so chegar perto que a ferramenta ja arma. Tem lago a mais que pode acontecer com quem usa com frequencia durante anos??, uma medica me falou que pode causar alzheimer!!
    abc
    legalize jah

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O problema é que o seu consumo é elevado. Beber todos os dias “pra relaxar” também não é nada saudável. O uso ocasional e recreativo provavelmente faz pouco mal, mas uso diário por décadas com certeza traz consequências. Infelizmente, como a maconha é proibida, nós não temos a mesma facilidade para estudar os seus efeitos a longo prazo tal como conseguimos fazer com cigarro e o álcool.

      1. raul

        eu me canditato para ser estudado. hehehehe em prol da maioria.

  8. Tony Castellamare

    boa noite. eu fumei apenas uma vez um cigarro de maconha no mês de junho. Sendo assim, eu queria saber se eu serei pego pelo teste toxicologico de THC de cabelo, sendo que o fiz uma vez, e foi a minha primeira vez.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Qualquer droga consumida dentro do período de 90 dias pode ser identificada no cabelo.

  9. Machado

    Boa noite. Dr. Pedro, gostaria de saber se a maconha corta os efeitos do antibiótico? Pq fiz uma cirurgia e o corte é pequeno, mas não que fechar de jeito nenhum, fica inflamando e enchendo de pus o tempo todo, eu fui no médico e ele passou um antibiótico, mas nada ainda. Já operei faz 4 meses quase….

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não me lembro de já ter lido alguma coisa sobre maconha retardar cicatrização. Há alguns estudos que mostram alteração do sistema imunológico em usuários crônicos, mas se isso é suficiente para aumentar o risco de infecções ainda não está provado.

  10. Marcelo R.

    Olá Doutor. Muito bacana seu texto.
    Sou usuário cônico e viciado em maconha. Acredito que desenvolvi ginecomastia pelo uso prolongado. Não fui diagnosticado pois além de vergonha, não sei qual médico procurar. Fumo faz uns 20 anos.
    Quero parar e não sei onde procurar ajuda. Que profissional pode me ajudar? Se eu parar de usar a maconha, a ginecomastia pode regredir?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- psiquiatra é o médico indicado para tratar dependências químicas.
      2- Se a maconha tiver relação, sim, deve melhorar.

      1. Acalien

        Nunca tive problemas suando maconha, o.que ocorreu durante uns sete anos de.minha vida. Me ajudou a finalizar o Colégio, passar.pema.faculdades, concluindo o curso com notas excelentes.
        Os problemas de cognição e ansiedade que existiam antes do início da utilização da maconha voltaram com o.fim do.uso. Fui orientado por um psiquiatra a fazer uso de.antidepressivos e ansiolíticos que nunca me ajudaram. Se passaram mais de 20 anos e hoje percebo que os males destes medicamentos são infinitamente maiores que os ocasionados pelo uso da.maconha e, pior, sequer cumprem o.seu papel de antidepressivo.
        Seria interessante que tivessemos pesquisas que fossem não encomendadas pela indústria farmacêutica para dizer o que.estes medicamentos realmente fazem com seus usuários, visto que drogas o são, porém lícitas. Causam dependência, problemas metabólicos, problemas sexuais, imunológicos, psicológicos, hormonais, tão ou.mais prejudiciais que a erva amaldiçoada.
        Bom texto, mas como bem explicitado pelo.próprio autor:pelo fato de ser uma droga ilícita não temos como.obter dados científicos comprovando seus reais efeitos.
        Não sou a favor da erva, não sou a favor de antidepressivo e demais drogas lícitas que destroem o ser humano (como uma simples sinvastatina), mas sim.a favor da verdade e do esduto.sério e com a devida neutralidade axiológica descontaminante.
        Complicado fazer meras conjecturas.

    2. Ana Cristina Deschapelles

      Olá, desculpe invadir essa conversa. Minha intenção é somar. A indicação de procurar um psiquiatra muito positiva, entretanto será completa com a entrada de psicoterapia, por um psicólogo.

  11. lISBOA

    Bom dia, Fumei menos de um cigarro de maconha ontem umas 20h, e hoje de manha as 10h repeti um exame de sangue chamado CA 125, tem risco de souberem da maconha? Como explicar ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem nada a ver uma coisa com a outra.

  12. dfrt

    bom dia DR. fumei faz
    uns 2 meses mas ainda sinto o efeito da maconha fortes dores de cabeça me sinto
    estranho ao caminhar desvio a minha atenção facilmente me cinto estranho ao
    ficar parado na sala de aula e enxergo as coisas diferentes ou muito
    claras ou com manchas brancas no meio da pessoa ou do objeto que eu fico
    olhando por que ta me acontecendo isto
    ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso já não é mais efeito da maconha em si. Provavelmente é uma reação psicológica. O que às vezes acontece é um quadro de ansiedade ou pânico ser desencadeado após o uso da maconha.

      1. dfrt

        eu perdi meu pai a pouco tempo sera que tem alguma ligação ?
        como fasso pra isso passar ?
        sera que e permanente ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          É bem provável que tenha ligação. A maconha foi apenas um gatilho. O ideal é você procurar ajuda psicológica para lidar melhor com a perda do seu pai.

  13. mkkkl

    olá antes fumava muito mas faz 4 meses q não fumava e há 5 dias atras dei 3 bafos num charro, e ha dois dias atras dei um so bafo, qual é a probabilidade de ser detectado num exame toxicologico á urina se fizer daqui a 2 dias ? e daqui 6?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Existe um alto risco, principalmente no de dois dias.

  14. lucas

    ola dr. ja faz mais de um mes que fiz o uso de maconha por umas 3 vezes e continuo com distorçao do tempo,diminuição de concentração e atenção,e perda da memoria recente.isso é normal

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você for usuário crônico há muito anos, pode ter alguns desses problemas.

  15. Rodrigo

    Boa noite doutor, fumei direto 12 anos, parei de fumar 3 anos, agora retornei a fumar apenas nos fins de semana, porem descobri que minha pressão arterial esta alta, mas não queria parar de fumar, fumo em média 2 baseados por final de semana, sera que devo parar de vez? abraços!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O consumo regular pode atrapalhar no controle da pressão arterial.

  16. Joana

    Ola, eu consumi há cerca de um mes, mas fiz um exame para ver se posso doar sangue, especifico, sera que aparece dr ?
    Mas nao consumia diariamente era um por semana e nao o fumava sozinha, aguardo resposta

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o uso é esporádico, um mês é um intervalo suficiente para a droga já ter saído do organismo.

  17. Jessica

    Olá dr. gostaria de saber se em um exame de sangue ou urina que todas as gestantes devem fazer, consta o uso da maconha? Fumei faz um mês e fiz o exame semana passada, gostaria de saber se vai aparecer. E deixando claro, não estou fumando constantemente, fumo só de vez em quando!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não aparece. Mas se você está grávida, qualquer tipo de fumo é prejudicial ao seu bebê.

  18. Murilo Matos

    Olá doutor eu ingeri maconha ontem, mais ja tinha ingerido umas 6 vezes antes em algumas festas, so que ontem foi totalmente diferente, eu passei muito mal, meu corpo tremia e pensei que ia morrer, foi horrivel, depois melhorei so que agora estou totalmente nervoso, inquieto e ansioso, isso é normal?! Oq devo fazer?!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Algumas pessoas podem ter esse tipo de reação à maconha. Geralmente é auto-limitado, mas se isso persistir por vários dias, procure um psiquiatra.

  19. Orlando Cardoso

    Mais um maconheiro postando mentiras, contradizendo as últimas pesquisas, e ainda se diz doutor e usa nom de clínica. Voce é um grande irresponsável!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O irônico da história é que meu texto não é nem um pouco pró-maconha. Pelo contrário. Mas você não deve ter nem sequer lido-o por completo. Já tem a opinião formada na sua cabecinha e não vai deixar ninguém mudá-la, não é mesmo? Aposto que quando chegou na parte que eu disse ser a favor da descriminalização, você achou que já tinha lido o suficiente.

      Que tal elevarmos o nível e criarmos um debate no qual você me mostra quais são as tais “últimas pesquisas” que contradizem as minhas 44 fontes bibliográficas? Sairemos todos ganhando. Na verdade, existe o risco de você ficar meio confuso, pois se as suas pesquisas contradizem o meu texto, então elas só podem afirmar que a maconha não faz mal algum, pois eu passo boa parte do artigo listando os efeitos adversos da droga.

      Debata os argumentos em vez de querer bater no argumentador. Procure entender aquilo que vai criticar. Para quem usa a bíblia como referência de vida, fica muito feio sair atacando os outros só por conta de divergências de opinião.

      1. Orlando Cardoso

        O crack misturado à maconhaqui, 15/07/2010 – 17:07 – Atualizado em 08/02/2013 – 20:07NeyLimaDo Jornal do BrasilTraficantes adicionam crack à maconha para viciar mais genteCaio de Menezes, Jornal do BrasilRIO – […]

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Orlando, editei o seu texto porque ele era gigantesco.

          Eu não entendi o que tem a ver notícias que saem no jornal sobre de crack sendo misturado com a maconha com o fato de você ter me chamado de “maconheiro que posta mentiras”.

          Aliás, essas notícias de que traficantes misturam crack à maconha só reforçam o meu ponto de vista de que é mais seguro liberar a venda de maconha para que esta possa ser controlada pelo estado e seus impostos possam ser revertidos para a saúde.

  20. Eduardo Matos

    Doutor, fumo maconha há menos de um ano, fazendo só o uso da mesma, mais nenhuma droga (lícita ou não). Faço o seu uso de maneira bastante eventual: às vezes, fico meses sem fumar, depois fumo dois baseados na mesma semana. Acontece que quando fumo, passado a “onda”, ou intoxicação, tenho dores de cabeça (algumas, fortes). Gostaria de saber do que se trata e se eu deveria me consultar com um medico.

    Desde já, agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não acho que isso seja um sinal de doença. Parece ser somente uma reação ao uso da maconha.

  21. Azevedo

    Dr. Pinheiro…. fiz uso da substância e estou sentindo parte dos efeitos 3 dias após o uso. Isso é normal?? Será que meu organismo é frágil mediante Cannabis?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ocorrer alterações psicológicas após o uso da maconha, como crises de ansiedade. O que você está sentindo não é necessariamente a presença da droga no organismo.

      1. Azevedo

        Sinto perda de memória recente, estou sem noção do tempo, e as vezes sem noção de espaço. Não uso constantemente, uma vez por mês. Tenho medo de isso ser sequela irreversível. Não quero procurar um médico ainda, mas estou com medo.

        Isso também é ansiedade?? Essas sintomas vão passar??

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Provavelmente é ansiedade. A maconha pode piorar os seus sintomas neste caso.

  22. Guest

    Fumo maconha todos os dias e no momento estou tomando o antibiótico benzetacil injetável para tratar sífilis e gostaria de saber se a maconha diminui a eficácia ou corta o efeito do referido remédio…pode me informar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  23. Lucas

    Dr. Boa Noite primeiramente parabéns pelo conteúdo
    No meu caso tenho 21 anos pratico musculação a 4 anos tenho os meus momentos de 1 ou 2 meses sem ir treinar mais muito raro então me considero como uma pessoa que pratica exercício regularmente e a cerca de 2 anos vinha fumando maconha em grandes quantidades cerca de 3 a 4 cigarros de maconha por dia estou a 2 meses sem fumar umzinho mais não gostaria de parar porque assim como as pessoas que curtem um happy hour eu acho bem menos prejudicial tentar fumar aos finais de semana porem meu trabalho tem exames periódicos então será que se eu fumar em pequenas quantidades não serei pego nos exames? ( é claro que vou fazer um estudo sobre o cronograma de quando vão ser os exames ) mas o medo é o tempo que a toxina fica no organismo será que existe alguma hipótese da toxina ser liberada mais rápido por eu malhar regularmente e enjerir uma quantidade menos? ( todos os dias )

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você fumar com alguma frequência, cedo ou tarde vai acabar sendo pego nos exames. O que eu não sei é se legalmente a empresa pode te obrigar a realizar exames toxicológicos regulares. Malhar não muda nada. Ingerir menos, sim.

  24. renato

    ola bom dia gostaria de saber se eu fumar maconha de finais de semana quando tomo uma cerverjinha faz mal pois eu tomo remedio de pressao e ja fui viciado mas hoje consigo fumar e nao me viciar so que tenho medo da pressao subir e infartar tenho 31 anos pode acontecer isso ? as vezes passo mal ate sem ela sera que e abstinencia sem eu saber ?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se você sente falta da maconha, se sente-se mal sem ela, isso já é um sinal de dependência. Não dá para dizer que você não é viciado. Se eu fosse você, procuraria parar com a droga.

  25. Joana

    Olá, experimentei maconha há uns 5 anos e depois nunca mais usei. No dia 9 de agosto de 2013 acabei dando 2 tragos (só isso mesmo) em um cigarro de maconha. Estava passando por problemas e esqueci totalmente que tenho um exame toxicológico pra fazer até o fim de outubro. O exame exige uma janela mínima de 60 dias, neste caso já estarão passados os 60 dias, mas esses exames normalmente pegam 90 a 180 dias, né?. Com essa quantidade, o exame pelos cabelos pode detectar o uso? Gostaria de fazer o exame o quanto antes, mas estou com medo. O que devo fazer? Grata.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Depois de 60 dias não vai aparecer nada no exame, ainda mais 2 tragos isolados.

  26. Antony Anschau Barcelos

    Bom dia Dr. eu tenho uma duvida, minha mãe tem reumatismo e sente muita dor o uso do thc seria analgésico, mas por acaso cortaria o efeito dos remédios que ela utiliza?
    Obs: Ela faz um tratamento para estacionar o reumatismo, mas até agora ainda nao funcionou e só se agrava =/

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Dependendo do reumatismo o THC poderia até piorar.

  27. DBG4

    Vou fazer uma cirurgia dia 20 de dezembro agora, e dei 3 tragadas em um baseado, foi a primeira vez que eu fiz isso e acredito que nem tenha dado efeito direito, porém li em algum lugar que pode ser perigoso misturar anestesia com o THC. Isso é verdade? Obs.: Fumei no dia 1 de dezembro, ou seja, são 20 dias e já li que a substância sai do organismo com cerca de 4 a 5 dias.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Assim não tem problema. No dia da cirurgia o THC já não estará mais no seu organismo.

  28. D AMS

    Esta porcaria não será legalizada ou descriminada como os usuarios preferem. Quem usa quer que se legalize, contudo, quem usa não entende o problema estrutural, social e profissional que pode ocorrer. Não vou muito longe, imaginam este bando de usuarios no trânsito, do jeito que está, ja não está bom, os efeitos para o Brasil a longo prazo será pior da atual situação no que tange o cigarro, com varios gastos. E com muita morte no trânsito e no momento da abstinência, por que vai haver quantidade, e para passar esta angustia, vai correr atras dos traficantes para comprar, ou seja, só piorará o que ta ruím. O Brasil não tem estrutura para fiscalizar. E tem outra, nos países de primeiro mundo, a população é educada, e o Estado tem o controle, diferentemente do Brasil. Prisão mais severa para os usuários, pois se não estivesse procura não haveria oferta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Eu não sou usuário e sou a favor da legalização. Essa sua visão da questão é simplista e estereotipada. Você está fazendo várias afirmações baseadas apenas em opinião sem embasamento. Você tem algum estudo que comprove que a liberação da maconha será pior que o cigarro? Que haverá mais mortes no trânsito? Que os gastos se elevarão? Que o consumo será maior?

      Aqui em Portugal eles fizeram o oposto do que você sugere. Aliviaram o lado do usuário e permitiram o porte da droga, apesar de toda gritaria dos setores mais conservadores da sociedade. Resultado após 5 anos: o consumo e a criminalidade caíram, e o número de pessoas procurando apoio médico dobrou. Deixaram de ver a maconha como um problema de polícia e passaram a tratá-la como uma questão de saúde, o que realmente ela é. E aqui diziam a mesma coisa, que o povo é mal educado, que o Estado não tem condições de controlar, que isso só funciona na Holanda, etc.

      O assunto é muito complexo pra ser discutido na base o “eu acho”.

  29. Douglasferreirarocha

    Quais sao os beneficios da maconha ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Possíveis uso do THC.

      – Tratamento de vômitos incoercíveis
      – Tratamento de soluços de difícil controle
      – Tratamento da caquexia em SIDA (AIDS) e cânceres
      – Tratamento do Glaucoma
      – Redução dos sintomas da esclerose múltipla
      – Tratamento da dor crônica

  30. Alexsandro Remanso

    Boa tarde, sou hipertenso, dei um tempo no consumo da maconha por conta deste problema, mas os estresses do cotidiano me “obrigam” a querer fumar, e aí o que eu faço?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Combata o estresse com atividade física regular. É saudável, ajuda no controle da hipertensão, glicose e colesterol, e diminui os risco de doenças cardiovasculares. Uma opção infinitamente melhor que jogar fumaça para dentro dos pulmões.

  31. pedro henrique

    O uso cotidiano de maconha, pode desenvolver hepatite, ou inflamação renal? como esse uso prejudica o sistema excretor e endócrino?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é comum.

  32. diego

    Doutor
    cm o passar do tmpo fumando maconha a paranoia e a aceleração vai diminuindo ou vai ficando pior podendo levar a morte ou até ter problemas de saúde logo a frente?
    abraços.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A resposta é muito individual, mas naquelas que ficam com alterações psiquiátricas o uso prolongado só piora. Quanto mais se fuma, maior o risco de doenças no futuro.

  33. Convidadiegodo

    ola!

    qria saber se amaconha pode levara uma parada cardiaca e logo após levar a morte?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em pessoas saudáveis, não.

  34. Cudlt

    gostaria e saber quem fuma maconh a muitos anos, altera o resultado o exame de urina 24 hraa, se o consumo diário faz com que a proteína seja elevada por exemplo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não conheço casos descritos de maconha causando perda de proteína urinária.

  35. Douglas

    a maconha atrapalha na cicatrização?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tanto a maconha quanto o cigarro atrapalham no processo de cicatrização.

  36. Matheus

    uso maconha a 3 meses sozinho !! tenho 16 anos estou afim d parar d usar mas não consigo toda hora eu quero fumar mais e mais !! doutor será q eu já fiquei viciado com 3 meses ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você deseja parar, mas não consegue, isso já é um dos sinais de vício. Você pode ser uma pessoa com grande predisposição a ficar viciado. O ideal é procurar ajuda.

  37. Deividporfirio

    Doutor tenho osteomielite causada pela bacteria estafilococos aureus.E estou tratando com tecoplamina IM uma vez ao dia.Gostaria de saber se o uso da maconha pode interferir no tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, nesta fase sugiro abstinência.

  38. Celsolima026

    Doutor, gostaria de saber se o consumo de maconha altera TGO e TGP mesmo se o paciente não tiver histórico de infecção por hepatite.
    Att.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é habitual lesão hepática pela maconha. Isto é mais comum com álcool.

  39. Juliana Salvador

    o uso da maconha pode causar resistência do organismo a anestesia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Qualquer droga pode interferir nos efeitos dos anestésicos. É impostante relatar o uso da maconha para o anestesista.

  40. Surf

    e se eu tiver com  a garganta inflamada , se eu fumar maconha vai me prejudicar ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A fumaça pode irritar mais.

  41. Lucas

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Dr. Muito bom esse seu artigo aee…
    ele fala por tudo que eu ja passei xD

    Obrigado, é muito bom saber!
    Mas.. ainda tem aquela duvida..
    quem é pior, maconha ou cigarro ?
    E se maconha fosse fumada com filtro, éla seria menos prejudicial ?
    espero respostas.. obrigado !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não há estudos que comparem diretamente a maconha com o cigarro para se ter certeza de quem é pior. Atualmente a impressão que se tem é de que o cigarro é pior, porém isso pode ser somente pelo fato deste ser usado em muito maior escala e já ter mais de 50 anos de estudos apontando todos os seus malefícios.

  42. Rafafek

    Dr. Pedro. Tenho pressao alta e sou usuario de maconha a mais de 10 anos. Gostaria de saber se talvez eu tenha desenvolvido esta doença pelo uso continuo? E se eu continuar a usar o que pode vir a acontecer? 

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1. Pode ser que sim, mas é difícil afirmar.
      2. Pode tornar o controle da pressão arterial mais difícil.

  43. Calebe

    Parabéns pelo seu artigo, ficou ótimo. Pude tirar muitas informações daqui, obrigado!