AMOXICILINA + CLAVULANATO – Indicações, como tomar e efeitos adversos

Amoxicilina
A amoxicilina e a amoxicilina com clavulanato (também chamada de amoxicilina com ácido clavulânico) são antibióticos que pertencem à família das penicilinas, sendo muito utilizados para o tratamento de infecções bacterianas das vias respiratórias ou como parte do esquema de antibióticos contra a bactéria H.pylori.

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a amoxicilina:

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD
  • Diferenças entre amoxicilina e amoxicilina com clavulanato.
  • Para que serve a amoxicilina.
  • Nomes comerciais.
  • Como tomar.
  • Efeitos colaterais.
  • Contra-indicações.
  • Interações medicamentosas.

Atenção: este texto não pretende ser uma bula da amoxicilina. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este medicamento.

Diferenças entre amoxicilina e amoxicilina com clavulanato

A amoxicilina, assim como todos os antibióticos da família da penicilina, é um antibiótico que contém em sua estrutura molecular um anel chamado beta-lactâmico. Algumas bactérias desenvolvem resistência à amoxicilina por produzirem uma enzima, chamada beta-lactamase, que é capaz de destruir esse anel, desarranjando a estrutura molecular do antibiótico, o que o torna ineficaz.

O ácido clavulânico, ou clavulanato, é uma substância que inibe a beta-lactamase, impedindo que as bactérias produtoras desta enzima inativem a amoxicilina. Portanto, a adição do clavulanato à amoxicilina aumenta o seu espectro de ação, tornado-o eficaz contra uma diversidade maior de bactérias.

Você deve estar se perguntando, se a amoxicilina com clavulanato possui um espectro de atividade maior que a amoxicilina, por que, então, o meu médico me prescreveu apenas a amoxicilina pura?

A resposta é simples, para evitar o desenvolvimento de mais resistência, prescrevemos sempre o antibiótico com o menor espectro possível. Se uma bactéria é sensível à amoxicilina não há por que usarmos uma formulação mais potente à toa. A associação com o clavulanato só está indicada quando suspeitamos que infecção possa ser resistente à amoxicilina pura.

Para que serve a amoxicilina

A amoxicilina é um antibiótico com atividade contra as bactérias Streptococcus, Enterococcus, Haemophilus, Helicobacter, Moraxella, N. gonorrhoea , Salmonella, Shigellae e E. coli. Todavia, muitas destas bactérias já desenvolveram capacidade de produzir beta-lactamase, o que torna a amoxicilina pura insuficiente para o seu tratamento. Em geral, a prescrição deste antibiótico sem ácido clavulânico só deve ser feita se o médico conhecer o perfil de sensibilidade das bactérias em sua comunidade.

Habitualmente, a prescrição de amoxicilina sem clavulanato pode ser feita nas seguintes doenças:

– Gastrite por Helicobacter pylori (leia: H.PYLORI (Helicobacter pylori) | Sintomas e tratamento).
– Faringites em pacientes que não costumam ter faringites de repetição (leia: DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE).
– Sinusite em pacientes que não costumam ter sinusites de repetição (leia: SINUSITE | Sintomas e tratamento).
– Otite média (leia: OTITE MÉDIA | Dor de ouvido).
– Profilaxia da endocardite em pré-operatórios (leia: ENDOCARDITE BACTERIANA | ENDOCARDITE INFECCIOSA).
– Cistite (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE).
– Clamídia na gravidez (leia: CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento).

Já a prescrição da amoxicilina com ácido clavulânico pode ser utilizada em todas as situações acima, principalmente nos casos de faringite, sinusite ou otite, onde a ocorrência de resistência à amoxicilina pura é elevada em algumas comunidades.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Além desses casos, a formulação com clavulanato deve ser usada preferencialmente nas seguintes situações:

– Pneumonia (leia: PNEUMONIA | Sintomas e tratamento).
– Infecções da pele por mordidas humanas ou de animais.
– Erisipela ou celulite (leia: ERISIPELA | CELULITE | Sintomas e tratamento).
– Diverticulite (leia: DIVERTICULITE | DIVERTICULOSE | Sintomas e tratamento).
– Pielonefrite (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | Pielonefrite).
– Pé diabético (leia: PÉ DIABÉTICO | Causas e sintomas).

Nomes comerciais da amoxicilina e da amoxicilina com clavulanato

A amoxicilina pode ser encontrada sob a forma genérica ou através dos seguintes nomes comerciais:

– Amoxil.
– Amoxina.
– Camoxin.
– Hiconcil.
– Moxiplus.
– Novocilin .
– Novoxil.
– Penvicilin.
– Probenil.
– Velamox.

A amoxicilina também pode ser encontrada em comprimidos para o tratamento da bactéria H.pylori, habitualmente com a seguinte composição: omeprazol, amoxicilina e claritromicina

A forma associada ao ácido clavulânico pode ser encontrada como medicamento genérico ou através dos seguintes nomes comerciais:

– Amplamox Ac.
– Augmentin.
– Clavamox.
– Clavoxil.
– Clavulin.
– Novamox.

Como tomar a amoxicilina ou amoxicilina com clavulanato

A amoxicilina é habitualmente vendida em comprimidos de 250 mg, 500 mg ou 875 mg. A forma em xarope pode ser encontrada nas formulações: 125 mg/5 mL, 200 mg/5 mL, 250 mg/5 mL ou 400 mg/5 mL

Já a forma com clavulanato pode ser encontrada em comprimidos de:
– 250 mg de amoxicilina + 62,5 mg de clavulanato de potássio.
– 500 mg de amoxicilina + 125 mg de clavulanato de potássio.
– 875 mg de amoxicilina + 125 mg de clavulanato de potássio.

A amoxicilina é habitualmente prescrita na posologia de 500 mg de 8/8 horas ou 875 mg de 12/12h. O mesmo se aplica à forma com clavulanato de potássio. Em casos mais graves, a dose pode ser aumentada para 1000 mg de 8/8h. Em geral, o tratamento é prescrito por 7 a 14 dias.

A amoxicilina pode ser tomada junto com a comida ou com o estômago vazio.

Efeitos colaterais da amoxicilina

A amoxicilina é um antibiótico com baixa taxa de efeitos colaterais. Em geral, menos de 3% dos pacientes precisam suspender o tratamento devido a efeitos adversos. Entre os efeitos colaterais mais comuns  estão a diarreia, cólicas, náuseas, rash de pele, candidíase vaginal e urticária.

Nos paciente com mononucleose, que são confundidos com casos de faringites bacterianas, o uso de amoxicilina costuma causar um rash por todo o corpo.

Contra-indicações da amoxicilina

Por ser um antibiótico da família das penicilinas, a amoxicilina, com ou sem clavulanato, é contra-indicada para os pacientes com história de alergia à penicilina (leia: ALERGIA À PENICILINA).

A Amoxicilina pode ser usada durante a gravidez. Em relação à amamentação, o antibiótico é parcialmente excretado pelo leite, podendo haver absorção de pequenas quantidades do mesmo pelo bebê. Não é contra-indicada, mas seu uso de ser criterioso. A amoxicilina não provoca diminuição da produz de leite.

A Amoxicilina pode ser administrada em mulheres que fazem uso de anticoncepcional hormonal. Não há estudos que comprovem redução do efeito da pílula.

Nos pacientes com insuficiência renal, a amoxicilina pode ser usada, mas sua dose deve ajustada de acordo com a taxa de filtração glomerular para evitar intoxicação pela droga.

Interações medicamentosas da amoxicilina

Os pacientes que fazem uso de anticoagulantes, como a Varfarina, devem tomar cuidado com a associação, pois a amoxicilina aumenta o efeito anticoagulante, podendo causar elevação do INR (leia: VARFARINA (Marevan,Varfine, Coumadin) | Controle do INR).

A associação com o alopurinol aumenta o risco de rash na pele.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Não deixe de ler também:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

73 Comentários

  1. Rosana lopes

    Bom dia,
    gostaria de saber se a medicação em questão influencia em alguma coisa para o exame toxicológico que é exigido para a carteira de habilitação?

    1. Pedro Pinheiro

      Não.

  2. Rafael Amorim

    Boa tarde,
    estou com sinusite e o medico recomendou clavulin ou novamox, dizendo para evitar os genericos. Entretanto, na farmacia vi que o Laboratorio Biosintetica pertence ao grupo Ache (fabricante do novamox), inclusive as caixas são iguais. Acabei comprando o genérico, devido a grande diferença de preço. Qual a sua opinião sobre os genericos? Corro o risco do tratamento ser prejudicado?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Eu não tenho nenhum problema com genéricos.

  3. Mariano Wetdog

    Boa tarde,
    Iniciei o tratamento ontem com Novamox, 875 mg de amoxicilina + 125 mg de clavulanato de potássio, 2 vezes ao dia, por causa de uma sinusite, porem desde que comecei o tratamento nenhum alimento fica em meu estômago, e normal devo consultar meu medico ou continuar… estou pensando em suspender o tratamento pois sinto meu corpo mole por causa dos vômitos e sem alimento no estômago.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Efeitos gastrointestinais são relativamente comuns com a amoxicilina. Se você realmente não consegue se alimentar, o ideal é entrar em contato com o seu médico para que ele avalie uma troca de antibiótico.

  4. Jessyca

    O uso da amoxicilina aumenta o nivel de monócitos? Fiz um hemograma e os monócitos estão elevados

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O mais provável é que a infecção que você está tratando seja a causa.

  5. Carl Mir

    Olá, qual o tempo que demora para agir a amoxicilina+clavulanato, pois meu filho de 2 anos esta tomando a dois dias e ainda tem febre.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Os efeitos dos antibióticos devem ser notados entre 24 e 72 horas. Se não houver nenhuma melhora após 3 dias, o ideal é reavaliar o tratamento.

  6. luca

    A amoxilina tem o potencial de interagir com o anticoncepcional seja ele pílula, injetável ou adesivo diminuindo o seu efeito ou até mesmo cortando ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não interfere.

  7. Paula Gomes

    Boa tarde… Fiz um tratamento com amoxicilina+clavulanato pra sinusite por 10 dias… Estava me sentindo ótima… Após uma semana do término do tratamentos bebi cerveja e parece q voltou a sinusite de novo… Quanto tempo o remédio ainda faz efeito após terminar de tomalo? Cortou o efeito pq ingerir álcool? Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Após uma semana do fim, o antibiótico já não está mais agindo.

  8. Leide Santos

    Bom dia, estou desesperada meu filho tem 11 meses e a pediatra receitou 2, 5 duas vezes ao dia de amoxilina+clavulanato de potassio durante 10 dias,mas acabei me confundindo e dando 5 duas vezes por dias so depois de três dias fui reaparar meu erro, e agora o que faço? Vou prejudicar meu bebe? Me ajude. Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O problema é um maior risco de efeitos colaterais, tipo diarreia ou vômitos. Agora, passe a dar a dose correta.

  9. Aline Chaves Mattos

    Estou gestante e estou tomando clavulin, passei mal e fui ao upa o medico me receitou amoxicilina, tem algum problema trocar de antibiótico assim ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, mas eu não entendi por que ele trocou.

  10. Eline Naiare

    Meu bebê tem 1 ano e 1 mês e o médico prescreveu 5 ml de 8/8 amoxicilina + clavulanato. Tem algum problema eu dar esse medicamento por causa da idade?
    Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a criança tem uma infecção bacteriana, não tem problema usar antibióticos.

  11. Augusto Douglas

    Tem algum perigo de amamentar e usando este medicamento??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pequenas quantidades do antibiótico podem passar para o bebê. Porém, isso não costuma causar efeitos colaterais. Em geral, os benefícios para mãe são maiores que os riscos para o bebê.

  12. Josiane

    Minha filha esta tomando amoxicilina agora o médico passou amoxicilina com clavulanato de potássio pode trocar no meio do tratamento?
    Obrigada!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  13. Douglas Júnior Aracnídeo

    O amoxicilina cápsula 500mg e o amoxicilina líquido 500mg/5mL tem o mesmo efeito? Tenho dificuldades em tomar comprimidos, principalmente cápsula.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é igual.

  14. edilaine

    ola doutor,fiz tratamento com amoxicilina com acido clavulanico no dia 08-03-2015 durante 7 dias,mas onten fui no hospital com dor no dente siso e a dentista receitou amoxicilina de 500 mg,para combater uma infecçao,minha duvida e,posso repetir antibiotico dentre de 2 meses,nao tem perigo de ocorrer bacteria generalizada por causa da mendicaçao repetida em pouco tempo

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema.

  15. Slack

    Doutor,estou a tomar amoxicilina 875mg com ácido clavulânico 125 mg devido a um dente do siso infetado. Posso juntar omeprazol para proteger o estomago ou o omeprazol vai fazer com que o antibiotico nao de efeito na infecao?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O omeprazol não atrapalha o efeito, mas ele também não protege contra os efeitos colaterais gastrointestinais da amoxicilina.

  16. vanda

    Bom tarde meu filho estava tomando azitromicina só q a febre não estava passando o médico passou agora a amoxilina com clavulanato de 400mg 5ml de 8 em 8horas só q esta dando diarreia

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Diarreia é um efeito colateral muito comum, tanto da azitromicina quanto da amoxicilina com clavulanato. Tem que conversar com o pediatra. Se for uma diarreia leve, pode não ter problema continuar.

  17. Barcelona Lima

    Boa noite!

    comecei o tratamento da amoxicilina 875+ clavulanato de potássio 125, vi que foi dito que tem que ser pelo menos por 7 dias, mas o doutor passou 6 de 2 em 2 hs, e a embalagem vem só com 12 tbm…Será que está certo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Amoxicilina + clavulanato de 2 em 2 horas? Nunca ouvi falar dessa posologia.

  18. Claudia

    Boa Noite
    Meu cão está a tomar Augmentin Forte de 250mg e quem passou foi a veterinaria ela diz que ele tem infeçao urinaria mas já fez 5 dias e não vejo que ele esteja melhor. É normal? Ou já devia estar melhor? Obrigada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Claudia, lamento, mas eu não sou veterinário, não tenho a menor ideia de como os cães respondem aos antibióticos. Se fosse um humano, já deveria ter melhorado nas primeiras 48 horas.

  19. Charlin César

    Dr. Pedro. O que o Senhor quis dizer na frase “ou como parte do esquema de antibióticos contra a bactéria H.pylori.”? Quer dizer que essa medicação necessita de algum complemento para matar o H.pylori?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Exatamente.

      1. Charlin César

        Que tipo de complemento seria?

  20. Charlin César

    Dr. Pedro. Meu médico prescreveu amoxilina 875 + clavulanato de potássio 125, 2 vezes ao dia, por 10 dias, após ter diagnosticado faringite. Estou sentindo muitas cólicas intestinais durante todo o dia, e estou apenas no terceiro dia ainda. Será que preciso ir mesmo até o 10.º dia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim. Outra opção é entrar em contato com o seu médico, relatar os efeitos colaterais e solicitar um antibiótico alternativo. O que não pode é fazer o tratamento pela metade.

  21. Carminda

    Bom dia, na semana passada estiva com uma amigdalite, tomei amoxicilina+ acido clavulânico 875mg/125mg, tomei a dose prescrita pelo médico durante 8 dias e o ultimo comprimido hoje de manhã. Ontem final do dia senti que tinha umas 2 ou 3 borbulhas a nascer nas costas, mas nada de especial e um pouco de comichão. Hoje acordei com pequenos vermelhões pelo corpo todo, mas quase não tenho comichão, nem febre. Poderá ser efeito secundário da medicação que só tenha aparececido após uma semana? Se não melhorar amanhã pretendo ir ao médico. Mas gostava de tirar a dúvida nunca tive uma reação deste género. Obrigada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode ser efeito da droga.

  22. Edésio Vasconcelos

    Estou tomando amoxicilina 500mg receitado pelo médico, faltam quatro comprimidos para terminar o tratamento, posso continuar o tratamento com a amoxicilina com clavulanato de potássio pois já tenho em casa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. São antibióticos com espectros de ação diferentes.

  23. Vitor Farias

    Dr, bom dia. Estava com a garganta muito inflamada, apresentando pûs. Fui na emergência e o médico receitou amoxilina com clavulanato de 12 em 12h por 7 dias. Tomei por 3 dias e resolvi parar pois achava q estava curado. 3 dias após, a inflamação retornou e voltei a tomar o restante da caixa. Admito que errei e agora não sei como devo proceder para corrigir. A caixa está acabando, estou novamente aparentemente bem mas estou com dúvidas se devo comprar mais uma caixa ou se devo parar novamente. Aqui aonde eu moro tenho dificuldades de voltar ao médico e por isso estou procurando esta informação. Agradeço antecipadamente!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que completar pelo menos 7 dias ininterruptos de tratamento.

  24. rafaela tavares

    Olá, estou grávida de provavelmente um mês e meio(não fiz uma ultra ainda pra saber direito).Estou com infecção urinária e a médica me deu a receita de amoxicilina+clavulanato de potássio 500mg+125mg.Li na bula que grávida até o terceiro trimestre de gestação não pode tomar!Estou com medo de fazer mal para o meu bebê.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A amoxicilina com clavulanato pode ser usada na gravidez. Ela é considerada uma droga classe B. Não tem problema.

      Fui procurar algumas bulas na Internet e, em pelo menos 3 delas, não há nada escrito em relação ao antibiótico ser proibido na gravidez.

  25. Cassio Bastos

    Ola,
    Estou com sinusite, comecei a tomar Clavulim BD no dia 01/11, tenho que tomar por 14 dias a cada 12 hs, mas estou sentindo mal estar, pés e mãos dormentes, dor de cabeça e um pouco de tontura, gostaria de saber se é melhor parar o remedio e tentar trocar por outro no medico.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não acho que esses sintomas sejam necessariamente por causa da amoxicilina, até porque não são estes os efeitos colaterais habitualmente descritos do medicamento.

      1. Cassio Bastos

        Mas depois que comecei a tomar e que veio estes problemas.

  26. Miguel

    Boa noite, estou a tomar 875 mg de amoxicilina + 125 mg de acido clavulanico ha 4 dias (o tratamento que o medico mandou fazer foi de 8 dias) e estou com diarreia desde entao, sendo que n é aquela diarreia com necessidade de ir a correr para a casa de banho, mas sempre que vou evacuar, sai diarreia. Sera que posso continuar a tomar o medicamento ate ao fim como foi prescrito? Atentamente e muito agradecido.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a diarreia não está incomodando, não precisa suspender.

  27. Jéssica

    Olá,
    Extrai um dos meus sisos superiores hoje. O dentista recomendou que tu tomasse 4 comprimidos de amoxicilina de 500 mg uma hora antes da cirurgia. Tive diarreia uns 20 minutos depois. Há chance de os comprimidos não terem feito efeito?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, com 20 minutos os comprimidos ainda não chegaram nos intestinos.

  28. Pablo Muniz

    Bom, eu e minha namorada fizemos sexo, e eu e ela a gente tem muito medo, por isso a gente sempre se protege, fizemos de camisinha, tudo seguro, mas ai percebi que um pouco de esperma vazou, bom, ai comprei a pilula do dia seguinte pra garantir, chamado Hora H uno levonorgestrel, bom ela tomou, mas ela estava doente, então ela estava tomando um antibiótico chamado amoxicilina, e muita gente diz que antibióticos cortam o efeito de pilulas anticoncepcionais, bom fiquei logo com medo, pesquisei em vários sites e todos diziam que amoxicilina corta o efeito de pilulas anticoncepcionais, e até agora ainda estou com medo, bom quero saber da palavra do Sr Doutor, amoxicilina corta ou não corta o efeito de pilulas anticoncepcionais, estou com bastante medo, Obrigado !

      1. Pablo Muniz

        Muito bom trabalho doutor, obrigado pela dúvida !

  29. lucio

    O CLAVULIN do lab. Gsk pode tambem ser usado no tratamento da gonorreia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O clavulin não costuma ser indicado para tratar gonorreia.

      1. lucio

        Obrigado Dr. ,Percebi esta madrugada tenho o medicamento e por conta do descaso com a area da saude publica aqui em meu municipio, pensei em administra-lo, infelizmente terei que procurar um profissional particular, mesmo sem tantas condições, meio que me encontro em desespero e se puder saber se posso me tranquilizar pois so poderei me consultar no inicio do proximo mês.
        Mas uma vez agradeco a atenção disposta ao meu caso Boa Tarde!

  30. Marco

    Bom trabalho

    tomei amixicilina por causa de infeção polmunar e polipos nazais durante 8 dias de 12 em 12 horas mas está a voltar acha que devo voltar a ir ao medico ? para ele receitar mais ?

    Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, mas se não curou de vez ele provavelmente vai trocar o antibiótico.

  31. Randerson Lobato

    Olá, tomei amoxicilina durante 8 dias (de 8 em 8 horas), há 4 semanas atrás, por conta de uma bactéria na garganta. De lá pra cá, percebi que estão aparecendo uns sinais vermelho nos meus braços e peito, parecem pequenos pontos de sangue. Isso pode ter algo a ver com a Amoxicilina? Sendo que já havia tomado o remédio no início do ano por conta de uma bronquite. Obrigado pela atenção.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não deve ter relação com o antibiótico, ainda mais depois de 4 semanas.

  32. Daniela

    Boa noite, estou na pausa do anticoncepcional e como tive uma infecção urinária, foi-me recomendado tomar a Amoxicilina+Acido Clavulanico. Contudo, tive relações durante estes dias. Perguntei ao medico se este medicamento corta o efeito da pilula e ele respondeu que não. Também li aqui o que o Senhor escreveu e vi que tambem falava que nao cortava. Contudo, fiz tantas pesquisas e todaa elas falam que a Amoxicilina corta o efeito da pilula. Agora estou com muito medo de estar gravida. Este medicamento corta ou nao corta o efeito?
    Obrigada pela atençao.

  33. Fábio

    Estou com amigdalite bacteriana e comecei, devido isso, a tomar amoxilina pura. Depois de 3 dias, vi que nao houve efeito satisfatório e hoje comecei a tomar a amoxilina com o ácido. Existe algum problema?

      1. Ana

        Estou tomando amoxilina com clavulanato de potássio 875 +125 mas não to respeitando os horários devido a correria faz algum mal terá o mesmo efeito no caso e de 12 em 12 estou no 5 dia houve melhora corro algum risco de resistência??

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sim, corre risco de criar resistência.