7 de fevereiro de 2014

DOR NA GARGANTA | Perguntas e respostas

 
141 COMPARTILHAMENTOS

Esta seção de perguntas e respostas sobre dor de garganta (faringites e amigdalites) é um complemento do texto DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE

Publicidade

Estas são as perguntas mais frequentemente feitas aqui no blog e em outros fóruns da internet.

1.)  Qual o melhor remédio para dor na garganta?

R: Depende. Se estivermos falando de sintomas, os anti-inflamatórios são bastante efetivos (leia: ANTI-INFLAMATÓRIOS | AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS). Mas estes apenas melhoram a inflamação, não agindo diretamente sobre a causa. Se a pergunta se refere a cura, então, não existe uma resposta única. Dor de garganta pode ter várias causas diferentes, sendo que cada uma possui um tratamento específico. Não existe um remédio único que cure todos os tipos de dor de garganta.

faringite+bacteria

2.) Quais são as principais causas de dor de garganta?

R: Infecções bacterianas, principalmente do grupo estreptococos; infecções virais, como mononucleose (leia: MONONUCLEOSE – DOENÇA DO BEIJO), influenza (vírus da gripe) (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO), HIV (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)) e enterovírus; irritações da mucosa da faringe de origem não infecciosa, doenças auto-imunes como doença de Kawasaki ou síndrome de Behçet, entre outros.

3.) Toda dor de garganta precisa de antibiótico?

R: Não, somente aquelas causadas por bactérias.

4.) Faringite e amigdalite são a mesma coisa?

R: Não. Faringite é inflamação da faringe; amigdalite da amígdalas. Como ambas estão anatomicamente próximas e são susceptíveis às mesmas causas inflamatórias, é comum inflamarem juntas, em um quadro chamado de faringoamigdalite. O tratamento também é o mesmo, mas faringite e amigdalite não são a mesma coisa.

5.) Não tratar corretamente uma faringite, esperando que ela melhore sozinha, ou tratá-la apenas com remédios caseiros pode causar alguma complicação?

R: Sim, principalmente se for uma infecção de origem bacteriana. Estas devem sempre ser tratadas com antibióticos. Quando se trata de doenças, evite sempre o caminho mais fácil, que são a automedicação e o uso de remédios caseiros sem comprovação científica.

6.) Quais são as complicações mais comuns de uma faringite/amigdalite bacteriana não tratada?

R: Escarlatina (leia: ESCARLATINA | Sintomas, causas e tratamento), febre reumática (leia: FEBRE REUMÁTICA | Sintomas e tratamento), Glomerulonefrite pós-estreptocócica (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE ?) e abcessos de garganta.

7.) Por que algumas pessoas tomam injeção de Benzetacil para infecções de garganta?

R: Para prevenir contra a febre reumática. Este tratamento é especialmente indicado para crianças.

8.) Pode-se substituir o Benzetacil por antibióticos orais?

R: Sim, porém, o tratamento por via oral pode demorar até 10 dias, dependendo do antibiótico. Como a melhora clínica costuma vir em 72 horas, muitos pacientes abandonam o tratamento antes do fim, favorecendo a ocorrência de bactérias resistentes e correndo o risco de desenvolverem febre reumática. O benzetacil é feito em dose única e permanece agindo no corpo por vários dias, garantindo assim o tratamento completo.

9.) Se eu retirar as amígdalas, vou ficar livre das dores de garganta para sempre?

R: Provavelmente não. Muitas das pessoas que operam as amígdalas deixam de ter amigdalites e passam a ter crises de faringites. A infecção só muda de sítio. Atualmente a retirada das amígdalas é indicada apenas em crianças e, mesmo assim, em casos selecionados.

10.) Mel com própolis ajuda a curar dor na garganta?

R: A clássica receita popular não apresenta suporte científico e funciona tanto quanto um placebo. O mel não ajuda e o efeito anti-inflamatório do própolis é muito menor do que qualquer anti-inflamatório vendido em farmácias.

11.) Beber líquidos gelados ou comer sorvete pode piorar minha minha dor na garganta?

R: Não, mas algumas pessoas obtêm alívio sintomático com alimentos quentes. Alguns pacientes não toleram alimentos gelados durante as crises, mas isso é individual.

12.) É normal aparecerem gânglios no pescoço durante uma crise de faringite/amigdalite?

R: Sim, perfeitamente normal e esperado.

13.) Dor de garganta é transmissível?

R: Sim, principalmente as de origem viral. No caso das amigdalites bacterianas, sugerimos evitar contato por por até 24 horas após o inicio do tratamento com antibióticos, período em que o risco de transmissão cai bastante.

14.) Como diminuir o risco de transmissão da dor de garganta?

R: Lavar as mãos com frequência é o melhor meio de evitar a transmissão de vírus e bactérias. Evite, também, contato próximo com pessoas doentes, principalmente nos primeiros dias.

15.) É preciso fazer algum exame complementar antes de se fechar o diagnóstico de faringite bacteriana e iniciar o tratamento com antibióticos?

R: Não, o diagnóstico é clínico e não requer outros exames. Estes podem ser solicitados em casos especias, como em amigdalites de repetição.

Para tirar dúvidas e saber mais informações sobre dor de garganta, leia: DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE

Publicidade
  • Martins

    Faringite pode inflamar a gengiva? Mesmo tratada ela pode voltar depois de um período de 15 dias? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, a gengivite e diferente da faringite.

  • Lili Araújo

    Tive um incômodo na garganta, como se fosse no fundo da garganta. Sem tosse, sem febre, sem dor, sem vermelhidão? Isso é faringite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se não há sinais de inflamação da faringe não pode ser considerado faringite.

  • Danieli

    Existe algum tratamento,para evitar que as amidalas e a faringe inflame?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • http://profile.yahoo.com/IGSGPVHZX2GA5YOEUYBGPHD7WM GATÃO goztozão E SAFADÃO

    ola eu tenho umas bolinhas tipo carocinhos na gargamnta e sei porque da para sentir quando coloco o dedo eu sinto é na quela parte mais mole da garganta em baixo do queicho na parte mole
    não é grande as bolinhas tem umas 3ou4 bolinhas e quando coloco o dedo elas parece que incha um pouco e fica um pouco mais grande ja fiz exame de tireoide não tenho nada ja pasei no medico e ele disse que não deve ser nada mais só que incomoda para comer e doe o ezofago quando engulo
    e arde as vezes a garganta ja faz alguns anos que tenho isso porfavor se souberem o que deve ser falem OBRIGADOS..

  • ELIANE BUENOS AIRES

    OI preciso de uma orientação
    tenho uma colega ela tem 69 anos a 1 ano 2 meses ta com um problema na gaarganta, sente como se tivesse com espinhos na garganta, formigamento nos labios, sua lingua esta branca como se tivesse passado farinha de trigo e descamação na garganta e a boca esta em carne viva e não sente dor oque sera ja foi em varios medicos e não sabem o que e . por favor precisamos de resposta nos ajude
    Obrigada: Eliane.

  • luzirene

    oi sou luzirene,e queria saber o por que sair catarro verde com sangue?

  • luzirene

    sem gripe mais esta saindo catarro verde com sangue,por isso?

  • http://profile.yahoo.com/RMAVZZ63WPZ5B7L7D4UKJ2CDCQ valério

    Estou com um frescor na boca e formigamento dos membros superiores e inferiores dores de cabeça e uma manchinhas vermelhas nas pernas.O que pode ser?

  • Rosa

    a 7 anos atras passei no otorrino e fiz um exame ,o resultado diz que era um calo nas cordas vogais,depois disso nunca mais voltei ao médico,e minha voz esta cada vez pior,tenho voz de homem,ando muito depremida.

  • Nicoleketherine

    ola gostaria de saber estou com a garganta inflamada e sinto muita ansia de vomito ??? o que deve ser? Obrigada

  • Nicoleketherine

    ola gostaria de saber estou com a garganta inflamada e sinto muita ansia de vomito ??? o que deve ser? Obrigada

  • Joice_sarmento

    qual e a veia da garganta mais perigosa qualdo a pipa corta o pescosso do motoqueiro

  • Wellington

    porfavor tenho 14 anos faz ums 5anos que tenho umas bolinhas embaixo da garganta prabaixo do queixo pordentro da pele da para semtir quando vc coloca o dedo e doe quando eu engulo comida
    tem vez que até liqido doi doe o ezofago e tem vez que as bolinhas doe tenho desconforto quando eu engulo tenho medo de ser cancer ja passei no medico ele ezaminou minha garganta e tava unpouco emflamado e passou remédio mais não adinhantou nada será que pode ser cancer de garganta
    minha mãe tem cancer no seio sera que tenho chance de ter na garganta meajuda porfavor?

  • Aldenicecoelho

    minhafilha ta com bolhas brancas na lingua ealguns carocos na garganta.o que fazer?

  • Maria Rosemeire Menezes

    Olá! Moro numa cidade onde não há otorrino, por isso ficaria muito feliz se respondesse à minha pergunta. Há cerca de uns dois meses perdi totalmente a voz por uma semana mais ou menos. Desde então, não consigo falar alto, pois a voz não suporta e o que mais me incomoda é que estou sempre com a sensação de que há algo preso em minha garganta como se tivesse engasgada. Me responda o que poderia ser. Se algo tratável por um clínico geral ou se devo ir a outra cidade em busca de uma especialista?

  • Juraciprocopio

    Boa tarde Dr…
    Minha neta de 6 anos tem duas bolas enormes na garganta, dois médicos aconselharam retirar,
    mas tenho dúvidas, o que eu faço.

  • Ema Dias

    Boa Tarde
    Tenho 43 anos trabalho com crianças dos 3 aos 6, acontece que fiquei com muita febre, dores no corpo, tensao no pescoço, ganglios dilatados, dores de cabeça, e pontos brancos na garganta. Fui à minha médica onde ela me disse que estava com uma faringite e uma amigdalite. É possível ter amigdalite uma vez que tirei as amigdalas em criança? Obrigada

  • rogerio

    dr. bom dia estou com inflamaçao nas amigdalas ou inchaço hoje parece que elas inflamaram mas,tem um pouco de pus nelas e esta fechando minha garganta, mas nao tenho febre,nem dor de garganta,consigo engolir bem comida mas sinto um encomodo quando engulo saliva e a uvula que ta bem enchada encostando na lingua, o que posso fazer para ela desenchar?

  • Dayanacristine2

    Olá Dr. Me chamo Dayana e há algum tempo venho sentino um pigarro na garganta juntamente com uma cupição de catarro e não sei o que pode ser. Pode me responder se souber?

  • Jade

    Olá Dr.Me chamo Jade e há dois meses tive uma infecção for bacteria na garganta (Streptococcus pyogenes),tinham manchas brancas nas amídalas,quando terminei de tomar os antibióticos as machas desapareceram da amídala.Então descobri uma manchinha na gengiva,igual a da amídala.Agora dois meses depois estou de novo/ainda com essa bacteria.Sendo que da outra vez não desinchou a garganta e ficou meio sensível para engolir,pouca coisa.Quais as chances de agravamento? Obrigada.

  • Heloisa carla

    oi
    meu nome é heloisa gostaria de saber, eu fiz o exame deu q tenho sifilis estava no quadro avançado 1/64,tres meses depois repeti o exame deu 1/4 sera q estou curada.

  • Heloisa carla

    oi
    meu nome é heloisa gostaria de saber, eu fiz o exame deu q tenho sifilis estava no quadro avançado 1/64,tres meses depois repeti o exame deu 1/4 sera q estou curada.

  • Dairanisabela

    Estou tomando antiflamatório a cerca de 5 dias, e a dor não é nem amenizada. É recomendado partir para o antibiótico?

  • Jodicleiasilva

    boa noite! doutor eu teve no ano passado 6 infecçoes de garganta,nela tinha umas bolinhas verdes.teve febre e dor de cabeça muito forte,moleza e quando tentava comer alguma coisa  a dor era muito grande.
    no entanto esse ano só teve uma.tomei uma injesão de benzotacil e uma ante alergica,no intanto a pois tres dias da aplicação minha garganta ainda tinha as bolinhas e o inchasso e doi ao engolir é normal.
    isso mesmo depois da aplicação?

  • Jocemachado da Silva.

    Gostaria de saber o q posso fazer para me livrar da dor de garganta, já procurei o medico ,mas sempre me prscreve Nimesulida 100mg, dipirna e Bezentacil , mas nenhum fui tão eficaz p min, já que tenho crises recorrentes de dor de garganta, á qulquer mudança climática ,sem falar que é muito desconfortável pelo edema,dor e é dificil p respirar á noite, não existe outra solução mais eficaz para min?

  • Cinthia

    Pq tenho faringite recorrente? Ainda nem terminei o tratamento do mês passado e já estou com inflamação na garganta de novo? É comum ter faringite assim tão frequente?

  • Ruth

    é normal depois da dor de garganta aparecer glandulo debaixo do queixo na região do pescoço?

  • Priscila

    Dr. fui ao médico hoje ele falou que estava com amigdalites tomei um antiflamatório na veia e também benzetacil,eu queria saber se dentro de 24 horas eu poderia ingerir bebida alcoolica.

  • marcelo

    ooi prazer marcelo entaum eu queria sabe ja faaz uma semana que a minha garganta doi do lado esquerdo e eu sinto dor e quando vo bebe agua ou come alguma coisa ela doi o que deve seer ?

  • Marcia Almeida

    JA FAZ  MAIS DE 30 DIAS QUE ESTOU SENTINDO DOR NA MINHA GARGANTA NO LADO ESQUERDO
    AS VEZES QUANDO FICO NERVOSA ELE DÓI MAIS. GOSTARIA MUITO DE SABER O QUE ESTA ACONTECENDO COMIGO,EU SINTO COMO SE FOSSE UMA ESPINHA ENCOMODANDO O TEMPO TODO. PRECISO QUE ALGUM ESPECIALISTA ME AJUDE.

  • Natia

    obrigada pelo esclarecimento

  • Mg_bittencourt

    nimesulida alivia e cura a dor de garganta?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Anti-inflamatórios podem aliviar a dor mas não curam a dor de garganta.

  • Lucas A.

    Olá Doutor, tive uma amigdalite e já consegui tratá-la, só que após tratá-la ainda há alguma “manchas”, mais não apresentam pus e nem doem, só estão meio como se fosse brancas só que um tom de branco meio transparente e meio com tom amarelados(parece uma rede) e estão nas 2 amigdalas a da direita e a da esquerda, não sinto dor, mas costumo dormir de boca aberta será que isso pode estar irritando a garganta e causando essas “manchas”? Ou é algum caso mais sério?

  • Drikabelleza

    Olá, Dr.!
    Parabéns ,pelo site.Tenho a seguinte dúvida; meu filho teve conjutivite,ok tratada.agora passou uma semana, está c/ dor de garganta,febre,inchaço no pescoço,dores no peito,levei-o ao PS (sus), deram bezetacil,ele até desmaiou,pq está fraco, eu acho.Fazem dois dias, melhorou um pouco, mais ainda está c/ muita dor e o pescoço inchado, e reclama de falta de ar, Pode tomar um antiinflamatório? devo levá-lo novamente ao Ps? obrigada.

  • Claudia

    Dr, comecei a sentir uma dor de garganta no domingo passado, No dia seguinte, percebi que estava com pontos brancos e fui ao médico, que me receitou benzetacil, novalgina intravenosa e Profenid para tomar em casa, contudo não houve melhora. Na quarta, voltei ao médico que me receitou Quinoflox 500 mg e Scaflan, porém também não houve melhora. Na quinta voltei, pois as dores estão insuportáveis e ele mandou tomar dipirona e profenid intravenosos e substituir o Scaflan por BiProfenid, além de Tylenol se houver febre ou dor, Hoje já é sábado e não percebi melhora. Apenas quanto tomo o TYlenol melhora um pouco a dor, mas começa de novo depois de uma hora. O que eu faço, estou desesperada com essa dor, não consigo me alimentar, até líquidos está difícil, aliás, até a salita está difícil. Também tenho dificuldade para dormir.

  • darlene

    tenho frequentes  coceira nas amigdalas  que me incomodam principalmente a noite ,principalmente se bebo  gelado e tambem pontos brancos ,por causa disso tenho uma ma qualidade de vida ! Oque pode ser?

  • Waldirluz2

    eu tei muita pus na garganta e da muito mau alito costo rui na boca

  • renata

    Gostaria de saber o que faço,nos casos de mau halito provocado pelas pedrinhas que fede,e quando passo o dedo na lingua eu sinto um fedor horrivel!?o que fazer?

  • Solange

    Estou com um pigarro a duas semanas na garganta e não passa fui ao otorrino e ele disse que pode ser estomago ah e é amargo me encomoda mais a noite preciso saber se estou no caminho certo sou fumante e parei a tres dias…

  • patricia

    ola gostaria de saber pq minha garganta doi mais nao é uma dor de garganta comum parece uma dor aguda parece que ta pesando.abraços

  • Wilbar20

    minha garganta está muito seca não consigo engolir a saliva direito,o que fazer? 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é incomum. Você precisa ser tratada de perto por um otorrinolaringologista.

  • Claudia Almeida

    ja sou operada de amigdalite ja te 17 anos mas, agora dei pra sentir dores leves na garganta  acompanhada de ador e isso mim emcomoda muito.Nunca fumei nem bebo tenho dificuldade para falar e cantar sinto cançaso.O devo fazer?

  • tamiles

    Doutor regularmente tiro com palitinho umas bolinhas mal cheirosas da minha amigdalas,as vezes elas sangram tem algum risco desta bactérias ir para corrente sanguíneas?E que tratamento posso seguir?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, você não deve ficar cutucando suas amígdalas assim. Procure ajuda de um otorrinolaringologista

  • Fernanda Ceccato

    Dr.,meu filho tinha crises de dor de garganta a cada 15 dias, no início tomava a amolexina 250, depois 500g por ultimo,azitromicina tri.Pois bem, mudamoss de São Paulo para Espirito Santo região praiana, ele teve crise só uma vez em um ano.Agora esta com um caroço na garganta como se fosse bem embaixo da lingua e dos dois lados.
    Ele normalmente esta rouco com garganta seca e pigarro,diz que não dói,mas, quando toca incomoda.
    Dr. o que sugere?
     

  • http://profile.yahoo.com/JMMVISIBVXZLBGO5VG2L2OEXPU Fernanda

    Dr., meu filho tinha crises de dor na garganta a cada 15 dias, no inicio amoxil 250, depois 500 e por último azitromicina tri.Depois que mudamos para uma região de praia a um ano ele não tem nada.Porém ontem tinha três nódulos um em cada lado do pescoço e um bem embaixo da boca com se estivesse embaixo da língua.
    Normalmente tem sentido pigarro,secura ao falar e ronquidão.O que fazer?

  • Guilherme

    doutor, eu tive dor de garganta e febre leves depois de uns 3 a 4 dias começou a doer muito, nao conseguia nem engolir e decidi ir ao medico, ele me disse que eu tinha amigdalite e me receitou antibioticos por via oral, tomei por 5 dias, depois de uma semana que tinha acabado de tomar os antibioticos, a dor voltou, voltei no mesmo medico e ele me indicou mais antibioticos, 5 injeçoes de ceftriaxona,e comprimidos de anti inflamatorio, as dores passaram mas minhas amigdalas contiaram bem vermelhas, e novamente depois de uns 5 dias apos o termino do tratamento, voltei a ter um pouco de dor, fui ao medico denovo(dessa vez, um medico diferente) ele receitou mais antibioticos, por 7 dias, , anti inflamatorio e remedios para aumentar minha imunidade,depois do tratamento as dores passaram, mas mesmo depois dos 7 dias tomando o antibiotico, minhas amigdalas ainda estao muito vermelhas e a do lado esquerdo esta um pouco maior do que a outra…estou preocupado, o que faço? Sera que a bacteria pode estar resistente, ou a vermelhidao ira passar?

  • Nanda

    Bom dia.
    Doutor Pedro Trabalho em um ambiente onde tem ar condicionado e com a voz falo todo o tempo
    e as vezes sinto minha garganta bastante irritada como que “pigarreando” á noite quando coço a garganta saem bolinhas brancas. Para evitar o desconforto tomo água. Gostaria de saber como ja trabalho a um tempo nesse ambiente ha 1 ano e 2 meses corro o risco de ter alguma complicação mais grave pois as vezes costumo ficar bem rouca tem alguma coisa a ver ficar rouca com o problema da garganta? O que devo fazer para evitar a sençação de irritabilidade na garganta? Só o ato de beber água não tem ajudado muito ultimamente.
    Muito obrigada pelo espaço.

  • Elainecapucho

    Pode aparecer sangue no catarro ao tossir quando a infecção na garganta é bacteriana?
     

  • Steladocarmo

    já fazem 15 dias que estou com dor de garganta e ouvido já tomei benzetacil, amoxicilina durante 3 dias (a mesma mim causou diarreia) voltarem injetável . fui ao otorrino ele mim passou ciproflorxacino de 500mg vo e um exame de video laringoscópia por que mim achou rouca é normal essa dor de garganta durante esse tempo todo?

  • Michele_mica2010

    minha.filha.tem.10anos.esta.com.tosse.muito.caregada.e.um.mal.cheiro.na.boca.peito.cheio.de.catarro.nao.dormi.a.noite.toda.de.tanta.tosse.devo.leva.ao.medico.

  • Charles

    doutor!uma pergunta dia 15.07 comecei uma gripe primeiro com tosse e a minha tosse é seca e chega ser horrível.dia 19.07 fui ao médico porque a gripe me pegou de vez nesse dia começou minha dor de garganta bem devegar,comecei a tomar antibiotico com o nome clindal.em nehum momento me deu febre,hoje continuo com uma tosse seca e a dor de garganta.a garganta doi um pouco pra engolir e tem momentos que dói menos.voltei  ao médico em 29.07 mais pela garganta e não péla tosse o doutor falou  que a dor de garganta ia passar me falou para fazer gargarejo  com chá  de camomila e tomar paracetamol.fico meio assim porque a garganta já  dói aos onze dias.será que uma benzetacil iria me ajudar.  charles

  • Elainecapucho

    Pode aparecer sangue no catarro ao tossir quando a infecção na garganta é bacteriana?
     

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é o habitual.

  • Glaucialemos1975

    sinto um carroço na garganta fiz endoscopia nao deu nada mas so eu sei oq sinto e orrivel para engolir

  • Thamiris souza

    sinto dor de garganta(pus), dores no corpo, dor de cabeça, fraqueza! o que deve ser??

  • Rebeca

    todo mês fico com garganta inflamada os medicos recomendam amoxilina de 500 e outros azitromicina ate que aliviou um pouco mas do fato de todo mes esta com garganta inflamada o que realmente causa se não tomo coisas geladas?

  • Dulci2703

    oi doutor me chamo dulcineia e a alguns dias atras engoli um caca de vidro e esta parado na minha garganta e sinto que asveses ele corre ja fui ao pronto socorro mas o medico de plantao me disse que nao pode faser nada gostaria de sua opiniao pos sinto dor ate pra engolir a saliva e tenho medo que corte alguma arteria me de uma dica por favor

  • Wellington

    porfavor tenho 14 anos faz ums 5anos que tenho umas bolinhas embaixo da garganta prabaixo do queixo pordentro da pele da para semtir quando vc coloca o dedo e doe quando eu engulo comida
    tem vez que até liqido doi doe o ezofago e tem vez que as bolinhas doe tenho desconforto quando eu engulo tenho medo de ser cancer ja passei no medico ele ezaminou minha garganta e tava unpouco emflamado e passou remédio mais não adinhantou nada será que pode ser cancer de garganta
    minha mãe tem cancer no seio sera que tenho chance de ter na garganta meajuda porfavor?

    • Rebeca

      eu tenho 14 tb e acho que não porque eu estava com o mesmo problema que vc só foi eu tomar amoxilina de 500 melhorou muito!e ingerir muito liquido que é pra lavar a garganta por dentro

  • Alice

    Olá Dr. Pedro,
    Gostaria de saber porque eu e minha irmã sempre temos infecção de garganta (faringites e amigdalites o tempo todo!) O que poderíamos fazer para criarmos mais resistência?
    O que achamos curioso é que lavamos nossas mãos com frequência, nos alimentamos bem e levamos um estilo de vida saudável! Então, porque temos com frequência? Existem vacinas para criarmos resistência? ou seria mais por fundo emocional?
    Obrigada,

  • Mendes Jc

    estou com garganta inflamada desde sabado dia 26 maio 2012 ja começei com clavulin,a mais voltei no pronto socorro e me passaram sete injeçao minha garganta ta tapada to com dificuldade para engolir minha saliva,qunto tempo dura essa inflamaçao e que posso fazer pra melhorar a garganta pra concegir comer alguma coisa

  • tamiles

    Doutor regularmente tiro com palitinho umas bolinhas mal cheirosas da minha amigdalas,as vezes elas sangram tem algum risco desta bactérias ir para corrente sanguíneas?E que tratamento posso seguir?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, você não deve ficar cutucando suas amígdalas assim. Procure ajuda de um otorrinolaringologista

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Toda língua é assim.

  • marcos

    Dr.eu tive uma inflamação na garganta mas nunca tinha observado,com dedo percebi que no fundo da garganta perto das amigdalas bem la no fundo e nas laterais da lingua bem no pé tem umas bolhinhas como se fossem umas carnes como esponjas isso me intrigou é normal ou seja todos temos isso?me responda por favor.marcos

  • Thaís

    Obrigada Dr.

  • Thaís

    Dr. fui no otorrino na segunda, por causa de uma leve rinite, ele passou medicamentos para tal.. fiz uma videoscopia nasal.. ele disse que minha garganta estava um pouco vermelha, mas não passou nada, quando foi quarta alem da garganta avermelhada estava com umas bolinhas brancas nas amigdalas, sinto dor de cabeça e um pouco no ouvido, só consegui marcar médico para terça, o que posso fazer até lá???

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O ideal é ser vista novamente por um médico antes de Terça. Se for amigdalite o ideal é começar antibióticos logo.

  • Natia

    obrigada pelo esclarecimento

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é incomum. Você precisa ser tratada de perto por um otorrinolaringologista.

  • Cinthia

    Pq tenho faringite recorrente? Ainda nem terminei o tratamento do mês passado e já estou com inflamação na garganta de novo? É comum ter faringite assim tão frequente?

  • Mg_bittencourt

    nimesulida alivia e cura a dor de garganta?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Anti-inflamatórios podem aliviar a dor mas não curam a dor de garganta.

  • Lidsane

    amigdalite bacteriana  tem cura?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.