CAUSAS DE SANGUE NA URINA – HEMATÚRIA

A presença de sangue na urina, seja ela perceptível a olho nu ou apenas detectada em exames laboratoriais, é um dos principais sinais de lesão do trato geniturinário.

153

Hematúria

A presença de sangue na urina é um achado que costuma causar grande preocupação nos pacientes. É obvio para todo mundo que a perda de sangue na urina não é um evento normal. Em geral,  uma urina avermelhada ou com coloração escura costuma indicar que há algo de errado no sistema geniturinário.

Uma urina com sangue é chamada pelos médicos de hematúria. Nem sempre a hematúria é visível a olho nu. Em alguns casos, a quantidade de hemácias é tão pequena, que só através de exames de urina é possível detectá-la.

Publicidade - Publicidad

Uma grande variedade de doenças pode provocar perda de sangue na urina. Na maioria dos casos, a hematúria costuma ser um dos sinais de infecção urinária. Porém, a existência de sangue na urina  pode também ser um sinal de doença grave, como câncer de bexiga ou rins, ou não ter nenhum significado especial, ocorrendo por discretos defeitos nos túbulos renais, que não possuem nenhuma relevância clínica.

Definição de hematúria

A definição mais simples de hematúria é presença de sangue na urina. Porém, na maioria das situações, o paciente com hematúria não se apresenta com uma urina francamente sanguinolenta, avermelhada ou com coágulos visíveis. Em muitos casos, a perda de sangue no trato urinário é tão discreta que não é possível notar a presença de sangue na urina apenas olhando para a mesma. Além disso, a presença de outras substâncias na urina, como bilirrubinas, medicamentos, corantes, mioglobina etc., também podem deixar a urina avermelhada, passando a falsa impressão de haver hematúria (leia: URINA COLORIDA (URINA VERDE, ROXA, LARANJA, AZUL)).

Portanto, para definirmos com segurança que uma urina contém sangue, é preciso submetê-la a análises laboratoriais. O exame de urina mais utilizado para o diagnóstico da hematúria é o EAS (também chamado de urina tipo 1 ou urina tipo 2) (leia: EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina…).

A principal célula do sangue é a hemácia (também chamada de eritrócito ou glóbulo vermelho). A investigação laboratorial da hematúria consiste na avaliação da urina com um microscópio, à procura de hemácias. Toda urina contém quantidades mínimas de hemácias. Para ser considerado hematúria, a maioria dos laboratórios usa como referência a existência de mais de 10.000 hemácias por mililitro de urina ou mais de 5 hemácias por campo de grande aumento (campo visto com lente com aumento de 400x).

Tipos de hematúria

Como existem dezenas de causas para a presença de sangue na urina, a caracterização da mesma ajuda na investigação clínica. Uma hematúria pode ter as seguintes características:

1. Hematúria macroscópica

É a hematúria que pode ser vista a olho nu, pois a urina encontra-se escurecida, avermelhada ou com coágulos de sangue. Este tipo de hematúria é facilmente reconhecida pelo próprio paciente.

2. Hematúria microscópica

Publicidade - Publicidad

É a hematúria que não pode ser vista a olho nu. A aparência da urina é complemente normal, sendo a presença de sangue apenas detectada através do exame de urina. Este tipo de hematúria pode existir por anos sem que o paciente tenha consciência do fato.

3.  Hematúria com coágulos

A hematúria com coágulos é um tipo de hematúria macroscópica. A presença de coágulos geralmente indica um sangramento de maior volume, causado por uma lesão visível através de exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada do sistema urinário.

4. Hematúria persistente ou transiente

A hematúria, seja ela macroscópica ou microscópica, pode ser persistente, ou seja, está constantemente presente; ou ser intermitente, isto é, aparecer e desaparecer de tempos em tempos.

5. Hematúria dismórfica

Hematúria dismórfica ocorre quando no exame de urina detectam-se hemácias com formato atípico (dismórficas). Isso geralmente é um sinal de doença dos glomérulos renais.

6. Hematúria isolada

Hematúria isolada ocorre quando o paciente não apresenta nenhum outro sinal ou sintoma  além da presença de sangue na urina. A maioria das doenças que provoca hematúria causa sintomas, como dor para urinar, febre, dor nas costas, ou outras alterações nos exames laboratoriais, como a presença de proteínas e/ou leucócitos na urina, elevação da creatinina e da urina no sangue (leia: CREATININA e UREIA), etc.

A presença de sangue na urina quando ocorre sem nenhum outro sinal ou sintoma e com exames laboratoriais persistentemente normais, habitualmente, indica uma doença benigna.

Causas de hematúria

A hematúria pode ter origem em qualquer ponto do trato urinário, incluindo rins, ureter, bexiga, próstata ou uretra. Algumas causas de sangramento urinário são:

– Câncer renal (leia: CÂNCER DE RIM – Carcinoma de células claras).
– Câncer de bexiga.
– Câncer de próstata (leia: CÂNCER DE PRÓSTATA | Sintomas e tratamento).
– Cálculo renal (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal).
– Infecção urinária (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE).
– Hiperplasia benigna da próstata (leia: HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA | Sintomas e tratamento).
– Glomerulonefrite (leia: GLOMERULONEFRITE | O que é, sintomas e tratamento).
– Lúpus (leia: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO | Sintomas e tratamento).
– Anemia falciforme (leia: ANEMIA FALCIFORME | TRAÇO FALCIFORME).
– Doença policística renal (leia: RINS POLICÍSTICOS | Doença policística renal).
– Acidentes com traumatismo renal.
– Trauma após passagem de sonda vesical.
– Trauma por manipulação cirúrgica ou endoscópica do sistema urinário.
– Biopsia da próstata (leia: BIÓPSIA DA PRÓSTATA | Indicações e complicações).
– Biópsia renal (leia: BIÓPSIA RENAL | Indicações, precauções e riscos).
– Cistite rádica (lesão da bexiga por radioterapia).
– Tuberculose urinária (leia: TUBERCULOSE | Sintomas e tratamento).
– Esforço físico.
– Excesso de cálcio na urina.
– Endometriose (leia: ENDOMETRIOSE | Sintomas e tratamento).
– Uretrite.

Obs:  alguns medicamentos, como pyridium, rifampicina, fenitoína e nitrofurantoína, ou alimentos, como beterraba,  podem deixar a urina avermelhada sem que isso signifique a presença de sangue.

Como investigar uma hematúria

Como podemos ver acima, as causas de sangue na urina são múltiplas e, por isso, nem sempre a investigação é simples e rápida.

VÍDEO SUGERIDO:
PRINCIPAIS SINTOMAS DA INFECÇÃO URINÁRIAS
video-itu

No caso de mulheres com hematúria microscópica o primeiro passo é confirmar se a urina não foi colhida durante a menstruação. Durante o período menstrual há sempre um pouco de sangue da menstruação na urina, provocando uma falsa hematúria. Nestes casos, o exame de urina precisa ser refeito fora da menstruação para confirmação.

Algumas vezes, os sinais e sintomas que acompanham a hematúria podem sugerir o diagnóstico, por exemplo:

– Mulheres jovens com ardência ao urinar e hematúria provavelmente têm cistite.
– Pacientes com hematúria acompanhada de febre, calafrios, vômitos e dor lombar possivelmente apresentam pielonefrite..
– Hematúria acompanhada de excruciante dor lombar, com com irradiação para virilha, costuma ser um sinal de cálculo renal.
– Homens idosos, com hematúria e jato urinário fraco, devem sempre ser investigados para doenças da próstata.
– Em pessoas acima dos 50 anos, fumantes e com hematúria macroscópica, o câncer de bexiga deve ser sempre pensado.

Quando não há uma causa aparente para a hematúria, inicia-se uma investigação mais complexa, tentando descartar ou confirmar algumas das várias causas citadas acima. Alguns dos exames que podem ser usados na investigação são a ultrassonografia, tomografia computadorizada ou cistoscopia. Outros exames laboratoriais de sangue e urina também ajudam no diagnóstico diferencial. Em algumas hematúrias, principalmente se houver suspeita de doença dos glomérulos renais, a biópsia renal pode ser indicada.

Doença da membrana fina (hematúria benigna familiar)

Em alguns casos de hematúria isolada não é possível identificar uma causa. Se o paciente não tiver nenhuma outra queixa e se todos os exames forem normais, um acompanhamento anual ou a cada dois anos apenas para ver se está tudo bem é o único procedimento indicado nestes casos. Geralmente estes pacientes apresentam um problema chamado doença da membrana fina, que é uma discreta alteração genética nas membranas dos glomérulos, provocando perda de sangue na urina, sem nenhuma relevância clínica. Estes pacientes habitualmente vivem o resto da vida com hematúria sem que isso provoque qualquer repercussão em suas vidas.

Hematúria após esforço físico

A hematúria após esforço físico é aquela que surge após a realização de qualquer atividade física de grande intensidade, geralmente extenuante. Este tipo de hematúria pode ser macroscópica ou microscópica e tende a ser transiente, desaparecendo após alguns dias de repouso.

Este tipo de sangramento na urina não costuma ter nenhum significado clínico. Se o paciente for jovem, saudável, não tiver outras queixas e a hematúria desaparecer com o repouso, não há necessidade de nenhuma investigação mais profunda.

Publicidade - Publicidad

Este post também está disponível em: Espanhol

Assuntos Relacionados:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

153 Comentários

  1. Roberta - CE Diz

    Boa tarde Dr. Pedro,
    Infecção urinária com hematúria é mais grave que sem? Já tive cistite umas 2 ou 3 vezes, mas agora está com sangue. O meu médico me receitou o mesmo antibiótico e somente por 3 dias como das outras vezes. Não seria mais seguro usar por mais tempo?
    obrigada

  2. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Roberta,
    A conduta do seu médico está perfeita. A presença de hematúria não indica uma cistite mais grave, e por isso, não há necessidade de antibióticos mais fortes ou maior tempo de tratamento.
    Abraço e melhoras.

  3. Anonymous Diz

    Tenho 38 anos e há 48 dias atrás apareceu-me inesperadamente hematúria macroscópica com coágulos.
    Após 4 análises ao sangue, 4 à urina, 2 ecografias renal e vesical e próstatica, um RaioX ao Tórax PA e Abdómen simples, uma TAC ao abdómen e à zona pélvica com contraste e uma uretrocistoscopia os médicos não descobrem nada que lhes permita fazer um diagnóstico. Não surgem massas anormais, os órgãos têm o tamanho esperado, o parênquima está mantido e a hipótese de areias que surgiu na ecografia foi descartada pela TAC.
    Não tenho também nenhum dos outros sintomas que permitem, normalmente, fazer um diagnóstico a partir deste sintoma (hematúria).
    Não tenho, nunca tive, nem antes, nem depois, nem durante, hipertensão; aliás tenho quase sempre a tensão baixa e o pulso pouco acelerado; em todas as análises a creatinina ou estava dentro dos padrões normais ou ligeiramente abaixo dos intervalos; não tenho ureia, nem glicemia nem colesterol; aliás, novamente, não me recordo de alguma vez ver análises minhas com estes indicadores fora dos intervalos. Tenho uma dieta cuidada, consumo grande quantidade de vegetais e fruta, pouca carne; abusava apenas nos lacticínios, por gula, e no café. Mas mesmo aí passei a ser bem mais moderado. Ao longo destes 48 dias nunca tive febre, nem inchaços ou edemas, nem dor de cabeça ou dores fortes na zona abdominal e pélvica. Apenas registei uma sensação de incómodo na zona dos rins, como se estes estivessem duros, sensação que, por vezes, foi acompanhada de algumas pontadas mais fortes, mas nunca intoleráveis.
    Já tomei uma caixa de Ofloxacina 200mg duas vezes por dia e agora estou em nova caixa uma vez por dia.
    Neste momento, aguardo um exame de citologia à urina e tenho nova consulta com a urologista dentro de 10 dias. Ela já me avisou que se o exame for positivo vai ter de me fazer uma biópsia à próstata.
    Em todo este tempo fiquei, apenas, com uma ligeira anemia que fez baixar um pouco abaixo dos intervalos a informação do hemograma. Mas esse problema foi combatido e remediado através de um reforço no consumo alimentar. Passei a comer em maior quantidade.
    Será que ainda há algum exame que possa fazer?
    Devo tomar antiinflamatórios? O facto é que quer o médico de família, quer depois a urologista nunca mos receitaram.
    Vale, por exemplo, a pena fazer uma urografia intravenosa de eliminação, ou as ecografias e a TAC foram suficientes?
    Em caso de prostatites atípicas ou outros sintomas da próstata vale a pena fazer ecografia transrectal?
    Ao fim de 48 dias confesso que já estou a ficar hipocondríaco e ansioso.

  4. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Bom, vamos esperar o resultado da citologia. Primeiro deve-se descartar a próstata como causa da hematúria.

    Como as principais causas de hematúria macroscópica já estão sendo descartadas, acho que valeria a pena começar a pensar em causas mais raras, nomeadamente a síndrome de quebra-nozes renal(Nutcracker syndrome) e a síndrome de loin-pain hematúria. Procure ler sobre essas doenças e questione seu urologista na próxima consulta.

    Em relação aos antiinflamatórios, não posso recomendar drogas a distância, sem ter os seus dados a mão.

    abs e melhoras

  5. Anonymous Diz

    “deve ser sempre descartado em pessoas com mais de 50 anos, fumantes, com emagrecimento ou dor óssea associado”

    Está correta a palavra “descartado” ali?

  6. Raquel Diz

    Olá Dr Pedro!
    Fiquei feliz em saber que veio da UFRJ. Fiz Odonto lá e moro em Portugal há 6 anos.
    Desde já quero dar os parabéns pelo blog. Está muito acessível a todos os pacientes. Penso que em Portugal temos uma carência nessa relação médico-utente… Muito obrigada pela sua disponibilidade!!
    Desde 2007 tenho infecção urinária repetidamente (cerca de 10 vezes/ano). Já fiz antibióticos diversos e a bactéria isolada no exame de urina é sempre E.coli.
    Já fiz também uma ecografia e um TAC com resultados normais.
    Sinto que começo a ficar resistente aos antibióticos. Noto que o início das infecções aproximam-se da data da ovulação. Teria alguma relação?
    Fiz análises ao sangue este mês e obtive um quadro de anemia. Há alguma relação?
    Não tenho dores nos rins somente “pontadas” na bexiga. Estou fazendo agora uma vacina (Uro- Vaxom) e tomo às refeições 1cp de Prelief, segundo orientações da minha ginecologista.
    Tenho obstipação “crônica” e sinto que não faço bem a digestão (tenho dores no estômago e gases). Já consigo controlar minha alimentação e ingestão de água mas sou sedentária.
    Passo muitas horas no consultório e sinto que a posição de trabalho e o estresse faz-me contrair o abdômen. Pode haver alguma relação com a posição de trabalho?
    Mais uma vez obrigada pela atenção!

  7. Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO Diz

    Olá Raquel,
    Algumas mulheres tem infecções urinárias em determinados pontos do ciclo menstrual pois alterações hormonais podem facilitar alterações na flora vaginal.

    Se vc tem infecções de repetição há muitos anos, poderia até ter o que a gente chama de anemia de doença crônica. Mas esse é um diagnóstico de exclusão. Essa sua anemia deve ser investigada.

    A posição no trabalho não deve influenciar não. Agora, se por questões de trabalho, vc segura muito a urina e vai ao banheiro pouquíssimas vezes, isso sim poderia ser um fator.

    abs

  8. Leonardo Diz

    Olá.
    Sou Leonardo, tenho 23 anos, tenho hábitos normais de saúde, porém histórico de insuficiência renal na família. Sempre fiz exames de urina (aprox. 6 em 6 meses), porém à aprox. 1 ano foi constatado hemoglobina no urina assim como cristais. Passei a beber mais água, os cristais sumiram dos exames, mas não a presença de homoglobina. Já fiz duas Ultrasonografias abdominais que não acusaram nada. Consultei um médico que me solicitou urinocultura.
    Meu último E.A.S. apresentou: -hemoglobina ( + + + )… dentre outros normais
    Meu último hemograma foi normal também, só minha uréia que deu alta (51 mg/dl).
    Desculpe-me se fui extenso, mais o que posso ter? Há necessidade de me preocupar e pagar um exame mais detalhado? Desde já agradeço.

  9. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Leonardo,
    O próximo passo é avaliar se esse seu sangrmaneto vem do glomérulo ou de outros pontos do trat ourinário

    Existe um exame chamado de pesquisa de dismorfismo urinário que pode ajudar.

    Vc já está sendo visto por um nefrologista ?

  10. Leo Santos Diz

    Sim. Depois procurei saber e a médica que o meu pai levou os exames é uma nefrologista, ela que me solicitou uma urinocultura e também a pesquisa de dismorfismo urinário que o dr. citou, eu que havia esquecido de dizer. Obrigado pela atenção. Farei os exames e postarei os resultados.
    Abçs.

  11. Leo Santos Diz

    Doutor, há uma semana fiz uma ultrasonografia dos rins e vias urinárias, o medico constatou facilidade de formar cálculos e presença de inúmeros microcristais nos 2 rins.
    Fiz também Uréia, Creatinina, Hepatograma e Urina.
    Tudo dentro do normal, menos 2 observações :

    “NOTA: Presença de raros cilindros hialinos é considerada normal de exame microscópico do sedimento.”

    “Hemoglobina: +++/++++ (150 a 250 Ery/uL)”
    no exame de urina.
    O que pode ser?
    Grato.

  12. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Leo Santos,
    Microcristais não quer dizer nada. Na verdade, o ultra-som não tem sensibilidade para detectar coisas tão pequenas. Isso pode ser uma pedra mesmo.

    E como vc tem sangue na sua urina, isso pode indicar pedra nos rins que o ultra-som não detectou.

    Cilindros hialinos não são nada

    tenho um texto sobre exame de urina:
    http://www.mdsaude.com/2009/08/exame-de-urina.html

  13. Leo Santos Diz

    Haveria então ter a possibilidade de ter uma pedra ou pedras nos rins e mesmo assim não sentir nenhuma dor ? Já que eu nunca senti nenhuma dor relacionada na área dos rins.
    Além de beber muita água, teria algum outro cuidado a tomar, com o caso de alimentação ou esforços físicos por exemplo ?
    Obrigado, está me orientando e me ajudando bastante!

  14. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Leo,
    Vc tem sangue na urina, um achado que não é normal, portanto precisa achar a causa. Pode ser uma pedra assintomática? pode, mas é preciso provar que é, já que existem várias outras causas para hematúria. Não assuma o diagnóstico de cálculo sem que ele tenha sido demonstrado.

    Sugiro que vc procure um nefrologista

  15. ida rosa Diz

    Dr.Pedro, preciso de sua ajuda. Estou preocupada com minha mãe. Ela tem 86 anos, tem LLC, mas nisso ela está bem.Tem problemas cardíacos, mas controlados também. Às vezes infecções urinárias, mas no momento não.Só que seu exame de urina detectou uma quantidade de 48.000 hemácias, hemoglobina ++, leucócitos 1.000, e o resto tudo normal.Como ela toma anticoagulantes pode ser essa a causa de tantas hemácias ou pode ser um problema mais grave? Por favor responda urgente, estou muito preocupada, pois quem pediu o exame foi ginecologista e ainda não viu o exame e provavelmente indicará um especialista.
    Obrigada, e Deus lhe pague por essas ajudas. IDA ROSA

  16. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Ida,
    Até que se prove o contrário essa hemtúria é dos anticoagulantes. Talvez seja interessante que ela volte ao médico para reavaliar a dose.

  17. Anonymous Diz

    Dr Pedro !

    O meu exame de urina deu o seguinte resultado
    20.900/mL discreto dismorfismo Até 12.000/mL
    sou uma mulher de
    33 anos e não tenho nenhum sintoma clinico a não ser dor na hora da relação sexual, minha ginecologista disse que pode ser apenas resultado do machucado causado na região pelvica já que meu marido operou de vasectomia a 1
    ano e ela me explicou que quando é feita essa operação o homem perde a lubrificação.
    Li sobre dismorfismo eritocitário no seu blog e fiquei um pouco apreensiva, devo procurar um nefrologista?

    Grata
    Priscila

  18. Christiane Diz

    Boa Tarde Doutor meu IGE deu no total
    2569,0 KU/l fui perguntar a um colega da área de saúde e ele me disse que pode ser Hepastite B?
    Me consultei com outro profissional da área e me disse que pode ser alergia…
    fiquei sem entender…Sendo assim preferi fazer um rast para saber se estou com alergia a alguma coisa.
    Mas gostaria de saber o que significa quando o IGE está tão alterado assim já que o normal para pessoas acima dos 15 anos é 156KU/l.

    Gostaria que o Sr. se possiveol respondesse essa pergunta pelo meu email. srtachris_20@hotmail.com

    Obrigada!

  19. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Priscila,
    Acho quem sim. Mas primeiro vc deveria confirmar esse resultado com nova coleta.

    Vc tem hematúria assintomática com mais de 50% de dismorfismo. Provavelmente não é nada de mais, mas seria interessante que um nefrologista confirmasse isso caso o novo exame venha a confirmar esse achado.

  20. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Christiane,
    IgE elevado normalmente indica alergia ou parasitose.

    Sugiro que vc procure um imunoalergologista

  21. mariana Diz

    Olá, fui recentemente ao médico para fazer uma avaliação geral, meus exames derão normais, somente uma alteração que não entendi:
    Hemoglobina: presença +++
    Hemacias: 35/campo de 400 x
    Cristais: oxalato de cálcio, alguns
    Perguntei ao médico se era grave ele disse que não, me indicou repeti o exame fora do periodo mestrual e beber muita água.
    Existe outros exames que posso realizar?
    Mariana

  22. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    MAriana,
    Deve-se evitar de colher analises simples de urina quando menstruada para evitar esse tipo de confusão. Essa hamatúria pode ser somente contaminação da urina pelo sangue menstrual.

  23. Joao Victor Diz

    Olá Dr. Pedro,
    Meu nome é Joao Victor e desde 1986 tenho um problema urinário que me traz muitos constrangimentos e dor. Logo após manter relações sexuais tento urinar e nesta urina há a presença de sangue e coágulos que chegam a obstruir o canal, aparentemente na saída da bexiga, sendo que as vezes demoro 2 a 3 dias para expelir estes coágulos, que chegam a aproximadamente 3 cms cada.
    Foi realizada tomografia, US, mas nada foi encontrado.
    Nunca encontrei alguém com os mesmos sintomas após o ato sexual.
    Pergunto: Há alguma doença conhecida que apresente estes sintomas associados ao ato sexual?
    Não é coincidencia, é sempre após o ato.
    Obrigado pela atenção.

  24. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    João,
    hematúria pós-sexo em homens já foi descrita em problemas da próstara como hiperplasia ou problemas no corpo carvenoso do pênis. De qualquer maneira o especialista é o urologista. Se vc puder procurar um hospital universitário, acho que seria o melhor local para essa investigação

  25. Patricia Diz

    Dr. Pedro,
    É comum ocorrer hematúria em crianças após uma infecção de garganta? Durante quanto tempo é possível detectar na urina a presença de sangue, após a cura da infecção?
    Minha filha de 1 ano teve uma infecção de garganta e casualmente descobri esta hematúria. Refiz o exame de urina umas 2 semanas depois e, apesar da quantidade de sangue ser menor, ainda está presente na urina.
    Obrigada desde já pela atenção.
    Patricia

  26. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Patricia,
    Sua filha pode ter uma inflamação nos glomérulos, que pode se manifestar com hematúria após infecções da garganta. Sugiro que ela seja avaliada por um nefrologista pediatra.

  27. Alessandra Diz

    Boa noite dr;
    Minha urina há três dias que está laranja,fiquei apavorada, fiz logo um sumário e fui a minha ginecologista.Não deu nada de anormal no resultado e a médica falou que a causa foi um fim de semana de fanta laranja que tomei.Mas já faz três dias e a cor não se modifica.O que fazer agora?Repetir o exame?Obrigada pela atenção!

  28. Marcela Diz

    Boa noite Dr. Pedro,
    Meu pai tem 63 anos e há algum tempo ele começou a urinar c sangue, começou tb sair coagulos. No final do ano passado fizemos uma ultarssom abdominal e nada foi constatado. Tenho medo pq a mãe dele faleceu de câncer, o pai teve câncer de prostata e na familia da mãe tb houve casos. Qual médico devo procura em primeiro caso, urologista ou nefro? Pode ser so uma infecção urinaria ou algo a mais?

  29. Carlos Alexandre Diz

    Boa noite, Dr. A presença de coágulo grande e denso na urina descarta a origem da hematuria nos rins e aponta para problema na bexiga ? Obrigado.

  30. Anonymous Diz

    Dr. Pedro, venho apenas lhe parabenizar e agradecer pelo seu despreendimento e amor ao próximo. Pois, são raríssimos os profissionais competentes como o Sr. que dedicam tempo explicando assuntos relacionados à saúde e de grande interesse de leigos como eu.
    Deus multiplicará bençãos em sua vida.
    Katiana
    Manaus-Am

  31. Kessy Moreira Diz

    Dr.  Pedro, minha mãe tem 46 anos e vem acusando nos dois ultimos exames de URINA TIPO 1 hemácias acima do normal, no primeiro deu 80.000 e o normal é 5.000, no ultimo deu 112.000, estamos super preocupados, e o aspecto ligeiramente turvo. Pode ser grave?

  32. Waldiclea Pinheiro de Souza Diz

    Bom dia Dr.Pedro.
    Meu sogro de 84 anos deu entrada no hospital por causa de um hemorragia urinária, onde os coágulos estavam bloqueando a saída da urina. Foram feitos vários exames, como, tomografia e ultra,mas não deu em nada.Além desse sintoma, ele só apresenta cansaço e uma respiração forçada,mas não ocorre sempre.Quando está acordado as vezes se urina sem sentir e quando dorme não tem mais controle nenhum,passando a usar fraldas. Gostaríamos de saber qual o médico adequado para procurarmos, já que daqui a 10 dias caso ele não apresente mais nenhum problema, o urologista vai investigar a sua prostata,pois embora esteja de tamanho normal e com o exame de sangue normal,ele,o médico,acha que esse sangramento possa ter vindo da mesma.
    Obrigada e parabéns pelo site.

  33. Leticiafsampaio Diz

    Bom Dia Dr, meu marido apresentu ontem no resultado de urina um numero muito grande de hemacias, mais sem alteração no trato renal, mais hj acordou com a garganta inflamada. O resultado pode ter sofrido essa alteração por causa da garganta?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Geralmente o que ocorre é o oposto, a garganta inflama e vários dias depois podem surgir hemácias na urina. De qualquer modo, não é uma causa de hematúria comum em adultos.

  34. CRISALVES Diz

    Bom dia DR, sou gestante e a algumas semanas notei a minha urina escurecida, falei com a minha média que me passou exames de urina, fiz e realmente constou sangue na urina, mais não em grande quantidade e o exame de cultura não mostrou infecção. Ela me disse para observar e não me preocupar tanto, devido ao meu estado “gestante”. Mais nos últimos dias, notei que começou a sair coágulos na minha urina! Agora estou novamente precoupada, este coágulo pode ser considerado normal?  

  35. Valeriadiasfernandes Diz

    boa tarde DR
    tenho 33 anos e des da adolecencia  eu tenho episodios repetitivos de cistite, vou ao PS faço exame e sou medicada, mas em 2010 eu passei dias com dores lombares muito fortes e a minha urina ficou quase como coca cola fui ao PS fiz uma utrason e estava com pedras em ambos os rins,fui medicada para tratar os sintomas. marquei consuta com urologista que demorou quase um ano pelo sus, e nesse tempo eu sentia constantes dores lombar, tive episodios de cistite…ai final do ano passado como agora tenho plano de saude marquei particular que tambem demorou 3 meses passei agora em janeiro e ele me pediu nova utasom e o resutado foi microlitiase renal bi lateral(4mm)
    cisto renal simples a esquerda (3,5cm) marquei retorno para maio, mas já fazem cinco dias que estou sentindo muita dor lombar (e olha que eu agrento dor eu só me queijo quando já não da mais para suportar) estou com os pes e pernas bastante inchados e hoje estou sentindo dores ao urinar e quando me seco o papel suja de sangue acho que é cistite novamente. O  que o senhor acha??

  36. luis jorge lopes ferreira Diz

    Drs.Tenho 55 anos. Ao me mastubar,o semen me pareceu diferente do normal com filamentos vermelhos .È sinal de câncer?Levo risco para minha esposa? Obrigado pela atenção.

  37. vanessa poli Diz

    bom dia,

    ha dois meses atras fiz «o teste da tira porque ia costantemente urinar. deu positivo e a ginecologista onde trabalhava deu-me um antibiotico. dias antes eu tinha feito exame citologico com a minha medica de familia e mais uma vez deu sangue e ela disse q era normal. o q e certo e q eu continuo a urinar muito e tou com dores de barriga. e agora tou em frança e nem ao medico posso ir.n sei q fazer?

  38. Aguida rosa Diz

    boa noite Dr minha filha tem 4 anos e fez um exame de urina e deu traços de sangue.nao sei o que fazer por favor me ajude desde ja agradeço..

  39. Vanessa13adm Diz

    Boa tarde, tenho 30 anos e nunca me preocupei tanto como estou neste momento, moro no interior e hoje não temos atendimento medico, estou urinando sangue, pensei que poderia estar no ciclo mestrual, mas no entanto percebi que quando urino  a urina sair vermelha. e há uma semana atras estava com um corrimento preto, estou com medo, o que devo fazer?

  40. alessandra Diz

    Em 2004 comecei a fazer academia, e naquela semana urinei com sangue, procurei um medico que me pediu uma tomografia dos rins, não deu nada. Voltei essa semana a fazer academia e tudo esta se repetindo, minha urina esta saindo com um pouco de sangue, sera que posso ficar tranquila? Por favor gostaria de uma resposta, obrigada.

  41. Anonymous Diz

    oi meu pai tve um dor muito fote no penis levamos ao hospital e o sondaran logo depois ele quase teve uma emorragia de tanto perder sangue isso pode ser sintomas da prostata…tenham uma boa noite

  42. rosemeire rodrigues Diz

    Dr.com frequencia tenho dores nos rins,passei por varios exames clinicos e nao acharam nada como pedras,mas sempre tem infecção e presença de sangue na urina.

  43. Glenea Brito Diz

    É normal ainda ter hematúria mesmo estando no 3º mês do tratamento da tuberculose? O tratamento de 6 meses é suficiente?

  44. Glenea Brito Diz

    Obrigada pelo esclarecimento, me foi muito útil, não querendo abusar mas, as hematúrias costumam desaparecer em qual período após o início do tratamento da tuberculose?

  45. Ceniratodero Diz

    oi. ha pelo menos 19 anos tive uma crise muito forte de pedras nos rins / mas tratei  e as dores nas costas nunca mais melhorei.hoje a pelo menos tres anos que venho aumentando as dores estou fazendo exames e constata sangue na urina o medico mandou procurar um urologista investigou tenho os canais do rin direito dilatado e do ureter tambem.leio muitos artigos para me identificar pois me trato pelo sus e tudo muito demorado estou muito preocupada pois as coisas piorem muito alguem pode me ajudar explicando oque devo fazer obrigado. cenira tapejara 29/05/2012

  46. Rejane Diz

    Dr., estou com hematúria. Há dois dias tive um acidente de bicicleta que a ponta do guidão bateu violentamente no canto direito da minha barriga, na pelve. Na hora a dor foi muito forte e causou inchasso que permanece até hoje.
    Há possibilidade de ter atingido o ovário e a hematúria ter sido causada por isso? O sangramento na urina começou 2 dias após a pancada.

    grata.

  47. KATIA REGINA Diz

    Bom dia Doutores, meu esposo hoje urinou com sangue, não foi pouco mas uma quantidade visível e ficou um pouco no pênis, não é a primeira vez,  não é frequente demorou muito tempo de uma vez para outra. Como posso orientar ele?

  48. kassia Diz

    Dr PEDRO, prq quando fasso sexo e dias depois após a urina sinto uma dor enorme, pode ser o q?

  49. Joseane Silva Diz

    Bom dia! Tenho infecção urinária, tenho por ano umas 10 vezes, tenho calculo renal, sangramentos as vezes. isso pode ser muito serio? Eu nunca consigo curar.

  50. Anonymous Diz

    Boa noite Dr Pedro.
    Tomei 2 antibiotico e agora estou usando um creme. No exame deu 1% Sangue na urina. Antes ardia muito agora Melhorou porém o 1% de Sangue na urina continua. O que sera isso? Ninguem sabe me informar. Pode ser consequencia de uma cesaria? Coisa seria ou comum se acontecer?
    Muito obrigada

  51. kassia Diz

    Dr PEDRO, prq quando fasso sexo e dias depois após a urina sinto uma dor enorme, pode ser o q?

  52. Clemerson Reis Diz

    olá eu quando fui urinar saiu em tom escuro e depois voltou ao normal  mais antes disso como eu pratico ciclismo eu sentir uma dor forte nós testículos e isso ja tem 2 dias e mais nada aconteceu.

    Alguém pode me dar uma opinião? 

  53. Micaele Diz

    Oi Boa Tarde!
        Meu nome é Micaele e tenho 16 anos.

    Gostaria de tirar uma dúvida.
      Faz duas semanas que parei de tomar anticoncepcional, pois sentia várias dores no útero só que a médica falou que era apenas uma infecção. Só que durante o período do remédio minha menstruação desceu 2 vezes no mesmo mês, então parei.
    Logo apos comecei a sentir fortes dores no útero, e essa semana minha menstruação desceu, mais senti fortes dores e estou sentido muita vontade de urinar, mais só que doí e ás vezes faço xixi com sangue.
     O que pode ser?

  54. Amanda Diz

    Olá, gostaria de saber se existe tratamento para hematúria causada por doença renal policística?

  55. CRISALVES Diz

    Bom dia DR, sou gestante e a algumas semanas notei a minha urina escurecida, falei com a minha média que me passou exames de urina, fiz e realmente constou sangue na urina, mais não em grande quantidade e o exame de cultura não mostrou infecção. Ela me disse para observar e não me preocupar tanto, devido ao meu estado “gestante”. Mais nos últimos dias, notei que começou a sair coágulos na minha urina! Agora estou novamente precoupada, este coágulo pode ser considerado normal?  

  56. edneidefreire Diz

    fiz um exame de proteunuria e estou muito angustiada ,porque deu mais de 4000 .eu corro risco de vida .pf me ajude .

  57. Vanessa13adm Diz

    Boa tarde, tenho 30 anos e nunca me preocupei tanto como estou neste momento, moro no interior e hoje não temos atendimento medico, estou urinando sangue, pensei que poderia estar no ciclo mestrual, mas no entanto percebi que quando urino  a urina sair vermelha. e há uma semana atras estava com um corrimento preto, estou com medo, o que devo fazer?

  58. Ac25lu Diz

    Boa noite Dr., eu nas minhas duas ultimas vezes em que fiz relaçao sexual apos o termino em q eu fiu urinar a mesma saiu com sangue e de primeira até peguenos coagolos, estou preocupado sobre o que pode ser?
    OBS: das duas ultimas vezes foram feitas umas 5 relaçoes sexuais seguidas e eu ingeri viagra generico antes das relaçoes!

  59. Dico32 Diz

    Há uns 5 dias apos o termino da urina saí alguma gotas de sangue, o que pode ser e como devo tratar?
    Grato.

    Jorge.

  60. Glenea Brito Diz

    Glenea – Meu esposo está com tb no uréter, rim e bexiga, ele está no 3º mês de tratamento e continua tendo hematúria, isto é normal? E o tratamento neste caso são apenas 6 meses ou deve ser estendido?

  61. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

    Geralmente o que ocorre é o oposto, a garganta inflama e vários dias depois podem surgir hemácias na urina. De qualquer modo, não é uma causa de hematúria comum em adultos.

  62. Micaele Diz

    Oi Boa Tarde!
        Meu nome é Micaele e tenho 16 anos.

    Gostaria de tirar uma dúvida.
      Faz duas semanas que parei de tomar anticoncepcional, pois sentia várias dores no útero só que a médica falou que era apenas uma infecção. Só que durante o período do remédio minha menstruação desceu 2 vezes no mesmo mês, então parei.
    Logo apos comecei a sentir fortes dores no útero, e essa semana minha menstruação desceu, mais senti fortes dores e estou sentido muita vontade de urinar, mais só que doí e ás vezes faço xixi com sangue.
     O que pode ser?

  63. KATIA REGINA Diz

    Bom dia Doutores, meu esposo hoje urinou com sangue, não foi pouco mas uma quantidade visível e ficou um pouco no pênis, não é a primeira vez,  não é frequente demorou muito tempo de uma vez para outra. Como posso orientar ele?

  64. Glenea Brito Diz

    É normal ainda ter hematúria mesmo estando no 3º mês do tratamento da tuberculose? O tratamento de 6 meses é suficiente?

  65. Leticiafsampaio Diz

    Bom Dia Dr, meu marido apresentu ontem no resultado de urina um numero muito grande de hemacias, mais sem alteração no trato renal, mais hj acordou com a garganta inflamada. O resultado pode ter sofrido essa alteração por causa da garganta?

  66. Ceniratodero Diz

    oi. ha pelo menos 19 anos tive uma crise muito forte de pedras nos rins / mas tratei  e as dores nas costas nunca mais melhorei.hoje a pelo menos tres anos que venho aumentando as dores estou fazendo exames e constata sangue na urina o medico mandou procurar um urologista investigou tenho os canais do rin direito dilatado e do ureter tambem.leio muitos artigos para me identificar pois me trato pelo sus e tudo muito demorado estou muito preocupada pois as coisas piorem muito alguem pode me ajudar explicando oque devo fazer obrigado. cenira tapejara 29/05/2012

  67. Glenea Brito Diz

    Obrigada pelo esclarecimento, me foi muito útil, não querendo abusar mas, as hematúrias costumam desaparecer em qual período após o início do tratamento da tuberculose?

  68. Kleber dos Santos Moreira Diz

    Gostaria de saber sobre exame de cistoscopia, onde fazer no Rio de Janeiro, se possível telefone para informações. Obrigado.

  69. S.Ramirez Diz

    Realizei um exame de urina com todos os itens normais, apenas as Hemácias (sedimento) está alterada. Meu resultado foi 9.000/ml e o laboratório onde fiz o exame diz que o normal é de até 5.000/ml.
    Devo me procupar?
    S.Ramirez

  70. Lidialopes1 Diz

    Olá meu nome é Lidia, tenho a muito tempo um aumento de sangue na urina bem importante, da ultima vez a contagem foi muito alta, meu medico esta preocupado, será que tenho pedra na visicula. ou no rins, não tenho dor nas costas mais de vez em quando tenho uma cistite tão forte que tenho queir para o hospital. Dr. o que eu devo fazer qual o exame mais completo para mim.Tenho 56 anos.

  71. Pauline Diz

    Olá, meu nome é Aline. Começei sentindo dor no final da micção no sabado.Logo no Domingo começei a sentir muita dor quando urinava ( para não graitar de dor tinha que enrrolar uma toalha e morder pq sentia muito dor). Depois veio o sangramento,o mal cheiro,a dor abaixo do ventre ,o aumento da micçaõ e umas dores lombares.Fui ao hospital e sem ser examinada ou fazer qualquer tipo de exame fui diagnosticada com infecçaõ urinaria.Estou tomando o antibiotico receitado, ja tive melhora.Mas queria saber o senhor acha normal esse procedimento medico e se devo fazer algum tipo de exame?

  72. Tereza Diz

    Olá, sou Tereza, fazia 1 ano que não tinha relação sexual, durante o ato sentir um desconforto, muita ardência e dificuldade de urinar. Tomei uroctrin e usei creme vaginal de tetraciclina. 15 dias depois voltei a ter relação sexual e sentir a mesma coisa. Será que um pênis extra grande é o causador dessa ardência e dor ao urinar?

  73. Ritatrocado Diz

    Boa noite doutor. Estou muito preocupada com meu marido que começou a urinar sangue já tem 9 dias. Ele trabalha em navio de off-shore e estava trabalhando quando isso ocorreu. O comandante deu permissão para procurar uma emergência e somente realizaram exame de urina comum e uma ultrassonografia e um exame de sangue. O exame de sangue deu uma pequena alteração nas enzimas hepáticas, a ultrassonografia não mostrou nenhuma alteração e o exame de urina comum 3 cruzes de hemácias. O médico o mandou procurar um urologista. Ele foi a consulta com um e o mesmo pediu uma tomografia e mais exames de sangue e um exame de urina cistologico. Estou preocupada demais. Li sobre hematúria e confesso que fiquei apavorada. Afinal, quem devemos procurar: um urologista, um gastro, um clínico ou um nefrologista? Pode nos ajudar? Grata pela atenção.

  74. Maria Celia Rocha Diz

    Boa noite Dr.Pedro,
    parabéns pelo blog!!
    Fiz exame de urina e todos os itens deram normal, com exceção de hemoglobina (++) apresentando hemácias de 20 por campo sem alterações dismórficas. Repeti e vou levar a um urologista, mas vai demorar uns dias e estou preocupada. Tenho 53 anos, , estou entrando na menopausa, o exame de sangue deu tudo normal
    Nunca tive cálculo renal, nem infeções, não sinto nada. Não tenho história na familia de problemas no trato urinário. O que pode ser? Estou preocupada com a possibilidade de câncer…
    CELIA-CE

  75. Maria Diz

    Boa noite Dr.Pedro!
    Tenho 53 anos e fiz um exame de urina que deu presença de hemoglobina(++). O fato de estar na menopausa pode afetar o exame de urina apresentando sangue na mesma?

      1. Gilma Ramos Diz

        Boa noite Dr.Pedro.. gostaria de saber porque quando fasso urina sai um pouquinho de sangue? e no final da urina arde muito,doi.. Obg Boa Noite! gilma

        Responder

        Compartilhar ›

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

          Se arde e tem sangue pode ser infecção urinária. Procure um médico.

  76. Mariaelena Diz

    Boa noite Dr.Pedro.. gostaria de saber porque quando fasso urina sai um pouquinho de sangue? e no final da urina arde muito,doi.. Obg Boa Noite!

  77. Papela_2006 Diz

    tenho o diagnostico de Lupus a uns quatro meses, mas faz tempo que venho sofrendo, fiz algumas cirugias retirei o meu utero, mas agora estou com sangramento não intenso minha calcinha ta ficando suja de sangue como estivesse no final da menstruaçao, o sangue não esta saindo pelo anus , isso pode ser por causa da lupus
    poderia me orientar se possivel agora

  78. Mauro Jose Mendes Diz

    Ola boa tarde, meu nome é Mauro tenho 52 anos e nunca fis exames de prostata porem nao tenho caso em munha familia de problemas com a prostata, agora após um jejum de algum tempo de exercicios fui caminhar e no terceiro dia de caminhada senti fortes dores na regiao do quadril tanto que tive que diminuir a velocidade da caminhada.
    Chegando em casa ao fazer minhas nescecidades deparei que urinei sangue, depois de uma hora ou mais voltei ao banheiro e nao estava mais sangrando e no dia seguinte também nao tudo isto nos dias 05/06/e07/11/2012.
    Voces acha que devo procurar um medio ou dar um tempo na caminhada para ver oque aconteçe? Obs não tenho dor nenhuma.
    Sem mais muito obrigado!
    maurojose.mendes@gmail.com

  79. Joseane Silva Diz

    Tenho muita infecção urinária, só em 1 ano já tive umas 10 vezes, nunca consigo curar, tenho calculo renal, ainda está pequeno, algumas vezes já chegou a sangrar, isso pode ser muito sério?

  80. ferfon Diz

    Um sangramento apos uma masturbação pode ser considerado caso grave?

  81. ejorgealbuquerque Diz

    Bom dia Dr. meu nome é Jorge 52 anos e já fazem alguns dias tenho notado que a cor da minha urina está com aparência de sangue, dias antes fiz uso do Viagra (não uso regularmente) e estava tomando Dorflex (torci o joelho) parei com tudo vi que a aparência mudou , só que hoje (dois dias depois) vi novamente oque o sr. acha?

  82. Tagliani Diz

    Boa noite. Qual pode ser a origem de sangue na urina de uma criança com menos de 3 anos, descartada a hipótese de infecção urinária?

  83. GizzyH Diz

    Olá Dr. após meu último período menstrual fui acomentida de terrível dor, e urgência para urinar, percebi bastante sangue mas julguei normal. Contudo, percebi que passaram os dias e os sangue e as dores voltaram. O médico receitou ciprofloxacino, 500 mg por 07 dias. Cessaram: a urgência para urinar e a presença de sangue na urina, entretanto, persistem as dores nas costas, inchaço abdominal e uma fadiga que não tem cura… Na ultrasonografia pedida pelo médico nada foi detectado, este não receitou qualquer outro exame. Em consultas por aqui (rsrsrs), já fui da endometriose ao câncer renal, é muita ‘neura’ eu teno motivos para estar preoculpada?

  84. Roberto Cruz Diz

    Boa noite Dr. Pedro. Me chamo Beto, tenho 26 anos e tenho uma dúvida sobre o assunto. Fiz sexo sem preservativo com minha esposa durante o ciclo menstrual dela. Após o término da relação sexual, fui ao banheiro urinar e me veio a surpresa. Primeiramente a urina saiu bem pingada por conta de alguma obstrução no canal, e logo após vieram jatos de sangue com um coágulo do tamanho de um selo. Minha dúvida é: seria, propriamente dita, hematúria? Ou pode ter ocorrido devido ao sangue (da menstruação) entrar no meu canal urinário? Obrigado.

  85. Emanuel Souza Diz

    ola doutor, minha urina tem cor normal amarelada, mas qdo malho forte, sentindo dores musculares, é certeza q vou urinar escuro, tons marrons claros depois de alguns dias, volta ao normal. isso é normal? preciso me preocupar?

  86. Leandro Rocha Rodrigues Diz

    doutor estava vendo um episodio de uma famosa serie medica pronto socorro q simula situaçoes reais de emergencia q vc deve conhecer e teve um caso de um garoto de 15 e ao fraturar o cranio com uma bola de baiseboll descobriu q estava com osteoporose devido a insuficiencia renal sua creatinina estava em 7,0 mas segundo ele nao sentia sintoma algum mesmo estando quase em falencia renal isso é possivel de nao sentir sintomas ate fazes terminais do rim?

  87. Varnir da Costa Diz

    doutor tenho 49 anos e tinha minha urina escura e agora começou sangrar ja faz uma semana. sangue vivo. nao sinto nada de dor a nao ser uma pequena dor nas costas quando bate. é preciso se preocupar?

  88. silvano Diz

    Dr Pedro, Tenho lhe acompanhado a muito tempo… nunca lhe perguntei nada diretamente, pois peguei as respostas que deu para outras pessoas e apliquei ao meu caso.

    Descobri em Fevereiro de 2012, que tenho Rins Policísticos, minha mãe teve essa doença, e minha avó Materna também. Agora consta que herdei.
    Tenho cuidado da minha alimentação… sigo uma dieta feita pela minha Nutricionista… fiz tomografia a 5 meses e todos os testes da urina que deram que minhas funções renais estão normais.

    mas o rins cresceu um pouco estava medindo entorno de 15 centímetros, e tinha cerca de 3 cistos em cada rins medindo 5 centímetros.

    Tenho o habito de correr, participei da Maratona do rio, a ultima que teve… e tenho o costume de correr de 10 a 20 km por dia.

    Ah tenho que deixar o registro que tomografia foi visto um pequeno calculo no meu rim esquerdo, mas a Nefro disse para deixar quieto, poi se não incomoda deixa… do que jeito que está.

    Pois bem… na segunda feira passada, senti uma forte dor no meu lado esquerdo, perto da das costela, pensei logo… será que uma bolha estourou dentro do rins…

    Quando chegou a noite fui urinar e a urina estava vermelha, com Hemácias… no outro dia pela manhã… ainda estava saindo urina com Hemácias, então liguei para a minha Nefro e ela disse… provavelmente uma bolha estou , daqui a 2 ou 3 dias vai pará, e se não pará então devemos ficar preocupados…

    No dia seguinte já tinha normalizado a cor, mais uma vez ou outra vinha avermelhada a urina. na quarta-feira estava tudo normal, continuei descansando, descansei na quinta… quando foi na sexta, corri cerca de 10 km e quando voltei fui urinar estava vermelho… mas depois voltou ao normal… no sábado sai para correr e fiz uma meia maratona, quando fui urinar estava vermelho novamente. Mas logo depois voltou ao normal.

    Tentei contato com a minha Nefro e nada, estou até pensando em mudar de médica, pois estou desde semana passada tentando contato e nada…

    Dr. poderia me ajuda, devo continuar correndo…?
    Devo fazer uma ultrassom para ver se alguma coisa se rompeu:
    Será que é a pedra que está se movimentando e causando o sangramento?
    se foi uma bolha que estou, isso é bom ou é ruim?

    Desde já agradeço seus conselhos.

    Abraços!

    1. Pedro Pinheiro Diz

      É possível que tenha sido um cisto que se rompeu (não é bom nem ruim). O ideal é repouso nesta fase, para que não sangre mais. A ultrassonografia pode ajudar, mas o ideal é você falar com sua médica antes.

  89. Bianca Andreoni Diz

    Dr Gostaria de ter mais informações sobre uma doença que fui diagnosticada quando engravidei, Sindrome Nefrótica. Não tive muitas informações sobre isso, eu preciso me tratar? Corro algum tipo de risco? Levo uma vida sem exercicios, porém como carne todos os dias 2 vezes ao dia, isso ajuda?

  90. ozinete Diz

    Dr Pedro qual a possível causa de Hematúria em crianças?

  91. waldemar Diz

    dr sou jovem pratico desporto mas tem vezes que quando vou urinar vem aquele sangrameto na urina já fis vários Isames de urina nada acusou e possível que tenho a Hematuria .

  92. Guilherme Alencastro Diz

    dr pedro estou com sangramento muito forte muito escuroqual seria o meu problema

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não dá para saber sem fazer exames. Procure um nefrologista.

  93. Daniel Angelo Diz

    tenho 16 anos e depois de jogar futbol urino sangue depois que bebo agua urino normal oque pode ser?não sinto nenhuma dor.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Algumas pessoas têm hematúria pós-esforço físico. Em geral não é nada grave, mas se é algo comum, procure um nefrologista para tentar esclarecer a situação.

  94. Engrid Diz

    Olá Dr.Pedro sou jovem,quando vou urinar não aguento muito por que sinto muitas dores,e as vezes vem uma corzinha vermelha não da pra peceber muito isso tem algum risco?

  95. renata Diz

    Dr o meu marido ele urina sangue depois de jogar bola, e depois volta ao normal, ele ja fez uso de maconha e cocaina, isso pode ter alguma relação?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      A cocaína pode causar lesão renal.

  96. Vanessa Vieira Tomba Diz

    Boa noite Dr. Meu filho te 5 anos e de tempos em tempos ele urina avermelhado fez exames e constatou hemoglobina na urina e a pediatra mandou procurar um especialista ele nao senti dor para urinar…na minha cidade encontramos um medico especialista mais a consulta e muito cara no momento nao temos condições de pagar e isso esta me preocupando .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não tem jeito, ele tem que ser visto por um nefrologista.

  97. Erica Diz

    Oi boa noite!
    Meu esposo as vezes tem sagramento no canal urinário.
    A muito tempo..
    E agora sai coágulo de sangue.
    Ele não quer ir so médico.
    Estou muito preocupada!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Com certeza há algo de errado. Ele deveria ir ao médico. Se for um tumor, ele pode estar deixando passar a fase em que ele ainda é curável.

  98. Hilton Darde Diz

    Boa noite, doutor, tenho 44 anos, corro sempre no final da tarde, e ontem e hoje, após a corrida urinei sangue, não tenho dor alguma, é só repousar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      A princípio sim. Se isso voltar a ocorrer, procure um urologista ou Nefrologista.

  99. Filipe Diz

    Boa noite pessoal !!! Esse site é muito bom . Gostaria de acrescentar que já tive hematúria com coágulos e o motivo foi uma Dengue que causou hemorragia no trato urinário . Ou seja , segue mais uma causa para complicar o diagnóstico .

  100. cleber Diz

    Doutor a masturbaçao pode causar sangramento e dor ao urinar

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não. Só se for algo muito violento.

  101. matheus bariani filho Diz

    sangue vivo apos urinar o que pode ser

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Conforme o texto explica, pode ser um monte de coisas. Tem que ir ao médico para investigar.

  102. Giovana Vargas Diz

    Urina com sangue pode ter algo à ver com menstruação?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pode.

  103. Alexandro Diz

    Bom dia. Faço uso de varfarina há mais ou menos 3 meses por conta de uma trombose venosa de membro inferior e comecei a urinar sangue hoje (isso nunca ocorreu, mas já foi a 3.a vez que urino sangue hoje). Pelo que eu li, manter repouso pode fazer isso parar, haja vista não apresentar mais nenhum outro sintoma, mas se persistir devo procurar um médico?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se há sangue visível na urina, você tem que procurar atendimento médico para dosar o seu INR.

  104. Andreia De Paula Silva Diz

    Boa tarde meu filho de 5 anos apresentou febre sem causa aparente e foi diagnosticado a presença de sangue na urina 148000 hemacias, foi feito exame de ureia e ultrassom porem não fizeram o exame de creatinina e agora ele apresentou amidalite e esta tomando cefalexina….
    A cefalexina pode interferir no resultado da creatinina? estou tentando passar como o especialista e meu medo é q o tratamento para amidalite mascare o resultado da creatinina…
    Obrigada,
    Andréia

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não, não interfere.

  105. marviorocha Diz

    Dr Pedro, tenho sangramento na urina sou um pouco sedentário, tem alguma relação ja que trabalho muito tempo sentado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pouco provável.

  106. PRISCILA Diz

    Boa tarde Dr Pedro.

    Estou gravida de 23 semanas, fiz o exame de urina constou hemacias 78.000 /ml e hemoglobina positivo. é grave? só tenho consulta dia 15 de janeiro e estou preocupada com este resultado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Tem que ver se não é infecção urinária.

  107. Michel Silva Diz

    Boa noite sinto um pouco de ardência ao urinar e há dois dias se demoro um pouco para urinar sai avermelhada. Tenho cálculo renal ainda não expeli pois é pequena.

  108. Daciana Santos Diz

    Boa noite, estou com dúvidas quando urino ao me limpar sai sangue como coágulos pequenos é normal, devo me preocupar.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      A não ser que você esteja menstruada, isso não é normal.