Hematúria: principais causas de sangue na urina


Introdução

A presença de sangue na urina é um achado que costuma causar grande preocupação nos pacientes. É obvio para todo mundo que a perda de sangue na urina não é um evento normal. Em geral, uma urina avermelhada ou com coloração escura costuma indicar que há algo de errado no sistema geniturinário.

Uma urina com sangue é chamada pelos médicos de hematúria. Nem sempre a hematúria é visível a olho nu. Em alguns casos, a quantidade de hemácias (glóbulos vermelhos) é tão pequena, que só através de exames de urina é possível detectá-la.

Uma grande variedade de doenças pode provocar perda de sangue na urina. Na maioria dos casos, a hematúria costuma ser um dos sinais de infecção urinária. Porém, a existência de sangue na urina  pode também ser um sinal de doença grave, como câncer de bexiga ou rins, ou não ter nenhum significado especial, ocorrendo por discretos defeitos nos túbulos renais, que não possuem nenhuma relevância clínica.

O que é hematúria?

A definição mais simples de hematúria é: presença de sangue na urina.

Porém, na maioria das situações, o paciente com hematúria não se apresenta com uma urina francamente sanguinolenta, avermelhada ou com coágulos visíveis. Em muitos casos, a perda de sangue no trato urinário é tão discreta que não é possível notar a presença de sangue na urina apenas olhando para a mesma. Além disso, a presença de outras substâncias na urina, como bilirrubinas, medicamentos, corantes, mioglobina, etc., também podem deixar a urina avermelhada, passando a falsa impressão de haver hematúria (leia: Urina colorida).

Portanto, para definirmos com segurança que uma urina contém sangue, é preciso submetê-la a análises laboratoriais. O exame de urina mais utilizado para o diagnóstico da hematúria é o EAS (também chamado de urina tipo 1 ou urina tipo 2).

A principal célula do sangue é a hemácia (também chamada de eritrócito ou glóbulo vermelho). A investigação laboratorial da hematúria consiste na avaliação da urina com um microscópio, à procura de hemácias. Toda urina contém quantidades mínimas de hemácias. Para ser considerado hematúria, a maioria dos laboratórios usa como referência a existência de mais de 10.000 hemácias por mililitro de urina ou mais de 5 hemácias por campo de grande aumento (campo visto com lente com aumento de 400x).

Tipos

Como existem dezenas de causas para a presença de sangue na urina, a caracterização da mesma ajuda na investigação clínica. Uma hematúria pode ter as seguintes características:

Hematúria macroscópica

É a hematúria que pode ser vista a olho nu, pois a urina encontra-se escurecida, avermelhada ou com coágulos de sangue. Este tipo de hematúria é facilmente reconhecida pelo próprio paciente.

Hematúria microscópica

É a hematúria que não pode ser vista a olho nu. A aparência da urina é completamente normal, sendo a presença de sangue apenas detectada através do exame de urina. Este tipo de hematúria pode existir por anos sem que o paciente tenha consciência do fato.

Com coágulos

A hematúria com coágulos é um tipo de hematúria macroscópica. A presença de coágulos geralmente indica um sangramento de maior volume, causado por uma lesão do trato geniturinário, que frequentemente pode ser identificada através de exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada.

Persistente ou transiente

A hematúria, seja ela macroscópica ou microscópica, pode ser persistente, ou seja, está constantemente presente; ou ser intermitente, isto é, aparecer e desaparecer de tempos em tempos.

Hematúria dismórfica

Hematúria dismórfica ocorre quando no exame de urina detectam-se hemácias com formato atípico (dismórficas). Isso geralmente é um sinal de doença dos glomérulos renais.

Hematúria isolada

Hematúria isolada ocorre quando o paciente não apresenta nenhum outro sinal ou sintoma  além da presença de sangue na urina. A maioria das doenças que provoca hematúria causa sintomas, como dor para urinar, febre, dor nas costas, ou outras alterações nos exames laboratoriais, como a presença de proteínas e/ou leucócitos na urina, elevação da creatinina e da ureia no sangue, etc.

A presença de sangue na urina quando ocorre sem nenhum outro sinal ou sintoma e com exames laboratoriais persistentemente normais, habitualmente, indica uma doença benigna.

Causas

A hematúria pode ter origem em qualquer ponto do trato urinário, incluindo rins, ureter, bexiga, próstata ou uretra. Algumas causas de sangramento urinário são:

Obs: alguns medicamentos, como pyridium, rifampicina, fenitoína e nitrofurantoína, ou alimentos, como a beterraba, podem deixar a urina avermelhada sem que isso signifique a presença de sangue.

Diagnóstico

Como podemos ver acima, as causas de sangue na urina são múltiplas e, por isso, nem sempre a investigação é simples e rápida.

No caso de mulheres com hematúria microscópica o primeiro passo é confirmar se a urina não foi colhida durante a menstruação. Durante o período menstrual há sempre um pouco de sangue da menstruação na urina, provocando uma falsa hematúria. Nestes casos, o exame de urina precisa ser refeito fora da menstruação para confirmação.

Algumas vezes, os sinais e sintomas que acompanham a hematúria podem sugerir o diagnóstico, por exemplo:

  • Mulheres jovens com ardência ao urinar e hematúria provavelmente têm cistite.
  • Pacientes com hematúria acompanhada de febre, calafrios, vômitos e dor lombar possivelmente apresentam pielonefrite.
  • Hematúria acompanhada de excruciante dor lombar, com irradiação para virilha, costuma ser um sinal de cálculo renal.
  • Homens idosos, com hematúria e jato urinário fraco, devem sempre ser investigados para doenças da próstata.
  • Em pessoas acima dos 50 anos, fumantes e com hematúria macroscópica, o câncer de bexiga deve ser sempre pensado.

Quando não há uma causa aparente para a hematúria, inicia-se uma investigação mais complexa, tentando descartar ou confirmar algumas das várias causas citadas acima.

Alguns dos exames que podem ser usados na investigação são a ultrassonografia, tomografia computadorizada ou cistoscopia. Outros exames laboratoriais de sangue e urina também ajudam no diagnóstico diferencial. Em algumas hematúrias, principalmente se houver suspeita de doença dos glomérulos renais, a biópsia renal pode ser indicada.

Doença da membrana fina

Em alguns casos de hematúria isolada não é possível identificar uma causa. Se o paciente não tiver nenhuma outra queixa e se todos os exames forem normais, um acompanhamento anual ou a cada dois anos apenas para ver se está tudo bem é o único procedimento indicado nestes casos.

Geralmente estes pacientes apresentam um problema chamado doença da membrana fina (hematúria benigna familiar), que é uma discreta alteração genética nas membranas dos glomérulos, provocando perda de sangue na urina, sem nenhuma relevância clínica.

Esses pacientes habitualmente vivem o resto da vida com hematúria sem que isso provoque qualquer repercussão em suas vidas.

Hematúria após esforço físico

A hematúria após esforço físico é aquela que surge após a realização de qualquer atividade física de grande intensidade, geralmente extenuante. Este tipo de hematúria pode ser macroscópica ou microscópica e tende a ser transiente, desaparecendo após alguns dias de repouso.

Este tipo de sangramento na urina não costuma ter nenhum significado clínico. Se o paciente for jovem, saudável, não tiver outras queixas e a hematúria desaparecer com o repouso, não há necessidade de nenhuma investigação mais profunda.

Falamos com mais detalhes sobre a hematúria por esforço no artigo: Urina com sangue após esforço físico.

Tratamento

Como a hematúria é um sinal de doença e não uma doença em si, não há um tratamento específico para ela. Cada uma das causas de hematúria apresenta uma forma de tratamento diferente e, em muitos casos, não é necessário tratamento algum, como nos pacientes com doença da membrana fina, hematúria pós-esforço físico ou hematúrias transitórias.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Médica graduada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade do Porto. Nefrologista pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e pelo Colégio de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


109 respostas para “Hematúria: principais causas de sangue na urina”

  1. Franciana Vicente da Silva

    Meu pai tá a duas semanas com coágulos na bixiga e os médicos não discobrem o que é qual a causa o que devo fazer é muito grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que continuar investigando a causa. Algum ponto do trato urinário dele está sangrando. Se ele já está sendo acompanhado por um Urologista, eles vão acabar achando o local que está sangrando.

  2. Ariele Aparecida da Silva

    Meu filho de 8 anos fez exame e constou sangue +++ devo me preocupar???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A causa da hematúria tem que ser investigada.

  3. Doraci Rosa

    Minha urina ta bem vermelha

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Então tem que fazer um exame de urina para ver se isso é hematúria.

  4. jurandir dos santos

    Dr. Pedro e Dra Renata

    Parabéns a você pela qualidade desse estudo e explicações médicas a respeito d Hematúria. Perfeito, cabal e muito esclarecedor.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, Jurandir.

  5. wilson pereira de lima

    estou urinando sangue com coágulo, mais não sinto nada, já tive câncer de próstata, e fiz uma extraquiotomia radical eu acho que e isso, e fiz também uma série de 39 sessões de radioterapia alguns anos depois, tenho 66 anos, sera que pode ter relação com o acontecido, ou início de alguma doença.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ter relação com o tratamento anterior, principalmente pela radioterapia, mas pode ser também uma nova lesão do trato urinário. Toda hematúria com coágulos deve ser avaliada por um urologista.

  6. Juliete Gonçalves

    Hematuria sem sintomas em criança de 7 anos , após correr ou pular????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ser só hematúria transitória, induzido por esforço ou trauma. Mas vale a pena ficar de olho, se a hematúria não sumir, um nefro pediatra deveria ser consultado.

  7. Heloisa

    Hematuria com leucocitos normais

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Ok, mas qual é a pergunta?

  8. Maria

    Meu esposo está urinando sangue a uma semana, com coágulos….o sangue e bem vivo e coágulos grandes….ele é um homem teimoso não quer ir no médico…não sei o que fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que ir ao médico. Sangue na urina com coágulo é sinal de lesão de alguma estrutura do trato urinário. Pode ser algo grave. E se há muitos coágulos, há o risco deles acabarem obstruindo a saída da bexiga e provocando um quadro de obstrução urinária. Ele precisa precisa ser visto com alguma urgência.

  9. Mário Silva

    Boa tarde doctor
    Eu tenho 22 anos
    Desde os meus 16 anos que tenho infecções urinárias constante
    Já tomei inúmeros antibióticos
    E não passa
    Já fiz exame de urocultura e deu tudo negativo
    Nos últimos tempos
    Tenho notado sangue no final da urina
    Já não sei o que fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o exame de urocultura é sempre negativo, não dá pra dizer que o você tem infecção urinária. É possível ser uma uretrite.

  10. Robson

    Dr.pedro depois de uma reação sexual você vai urinar e sair um pouco de sangue na urina por alguns minutos e depois para o sangue é alguma coisa grave isso e o que devo fazer pra saber se não é nada sério.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é normal urinar com sangue após relação sexual. Sugiro que você procure um urologista pra investigar de onde vem esse sangramento.

  11. Marcos Araujo

    Muito obrigado. Muito claro o texto.

  12. Daciana Santos

    Boa noite, estou com dúvidas quando urino ao me limpar sai sangue como coágulos pequenos é normal, devo me preocupar.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A não ser que você esteja menstruada, isso não é normal.

  13. Michel Silva

    Boa noite sinto um pouco de ardência ao urinar e há dois dias se demoro um pouco para urinar sai avermelhada. Tenho cálculo renal ainda não expeli pois é pequena.

  14. PRISCILA

    Boa tarde Dr Pedro.

    Estou gravida de 23 semanas, fiz o exame de urina constou hemacias 78.000 /ml e hemoglobina positivo. é grave? só tenho consulta dia 15 de janeiro e estou preocupada com este resultado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ver se não é infecção urinária.

  15. marviorocha

    Dr Pedro, tenho sangramento na urina sou um pouco sedentário, tem alguma relação ja que trabalho muito tempo sentado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pouco provável.

  16. Andreia De Paula Silva

    Boa tarde meu filho de 5 anos apresentou febre sem causa aparente e foi diagnosticado a presença de sangue na urina 148000 hemacias, foi feito exame de ureia e ultrassom porem não fizeram o exame de creatinina e agora ele apresentou amidalite e esta tomando cefalexina….
    A cefalexina pode interferir no resultado da creatinina? estou tentando passar como o especialista e meu medo é q o tratamento para amidalite mascare o resultado da creatinina…
    Obrigada,
    Andréia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não interfere.

  17. Alexandro

    Bom dia. Faço uso de varfarina há mais ou menos 3 meses por conta de uma trombose venosa de membro inferior e comecei a urinar sangue hoje (isso nunca ocorreu, mas já foi a 3.a vez que urino sangue hoje). Pelo que eu li, manter repouso pode fazer isso parar, haja vista não apresentar mais nenhum outro sintoma, mas se persistir devo procurar um médico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se há sangue visível na urina, você tem que procurar atendimento médico para dosar o seu INR.

  18. Giovana Vargas

    Urina com sangue pode ter algo à ver com menstruação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  19. matheus bariani filho

    sangue vivo apos urinar o que pode ser

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Conforme o texto explica, pode ser um monte de coisas. Tem que ir ao médico para investigar.

  20. cleber

    Doutor a masturbaçao pode causar sangramento e dor ao urinar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. Só se for algo muito violento.

  21. Filipe

    Boa noite pessoal !!! Esse site é muito bom . Gostaria de acrescentar que já tive hematúria com coágulos e o motivo foi uma Dengue que causou hemorragia no trato urinário . Ou seja , segue mais uma causa para complicar o diagnóstico .

  22. Hilton Darde

    Boa noite, doutor, tenho 44 anos, corro sempre no final da tarde, e ontem e hoje, após a corrida urinei sangue, não tenho dor alguma, é só repousar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A princípio sim. Se isso voltar a ocorrer, procure um urologista ou Nefrologista.

  23. Erica

    Oi boa noite!
    Meu esposo as vezes tem sagramento no canal urinário.
    A muito tempo..
    E agora sai coágulo de sangue.
    Ele não quer ir so médico.
    Estou muito preocupada!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com certeza há algo de errado. Ele deveria ir ao médico. Se for um tumor, ele pode estar deixando passar a fase em que ele ainda é curável.

  24. Vanessa Vieira Tomba

    Boa noite Dr. Meu filho te 5 anos e de tempos em tempos ele urina avermelhado fez exames e constatou hemoglobina na urina e a pediatra mandou procurar um especialista ele nao senti dor para urinar…na minha cidade encontramos um medico especialista mais a consulta e muito cara no momento nao temos condições de pagar e isso esta me preocupando .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem jeito, ele tem que ser visto por um nefrologista.

  25. renata

    Dr o meu marido ele urina sangue depois de jogar bola, e depois volta ao normal, ele ja fez uso de maconha e cocaina, isso pode ter alguma relação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A cocaína pode causar lesão renal.

  26. Engrid

    Olá Dr.Pedro sou jovem,quando vou urinar não aguento muito por que sinto muitas dores,e as vezes vem uma corzinha vermelha não da pra peceber muito isso tem algum risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter, o ideal é fazer um exame de urina para ver se não já não há sangue na urina.

  27. Daniel Angelo

    tenho 16 anos e depois de jogar futbol urino sangue depois que bebo agua urino normal oque pode ser?não sinto nenhuma dor.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Algumas pessoas têm hematúria pós-esforço físico. Em geral não é nada grave, mas se é algo comum, procure um nefrologista para tentar esclarecer a situação.

  28. Guilherme Alencastro

    dr pedro estou com sangramento muito forte muito escuroqual seria o meu problema

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não dá para saber sem fazer exames. Procure um nefrologista.

  29. waldemar

    dr sou jovem pratico desporto mas tem vezes que quando vou urinar vem aquele sangrameto na urina já fis vários Isames de urina nada acusou e possível que tenho a Hematuria .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Os exames de urina não apontam sangue?

  30. ozinete

    Dr Pedro qual a possível causa de Hematúria em crianças?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Existem várias. Tem que investigar.

  31. Bianca Andreoni

    Dr Gostaria de ter mais informações sobre uma doença que fui diagnosticada quando engravidei, Sindrome Nefrótica. Não tive muitas informações sobre isso, eu preciso me tratar? Corro algum tipo de risco? Levo uma vida sem exercicios, porém como carne todos os dias 2 vezes ao dia, isso ajuda?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure aqui no site que hã um texto exclusivamente sobre síndrome nefrótica.

  32. silvano

    Dr Pedro, Tenho lhe acompanhado a muito tempo… nunca lhe perguntei nada diretamente, pois peguei as respostas que deu para outras pessoas e apliquei ao meu caso.

    Descobri em Fevereiro de 2012, que tenho Rins Policísticos, minha mãe teve essa doença, e minha avó Materna também. Agora consta que herdei.
    Tenho cuidado da minha alimentação… sigo uma dieta feita pela minha Nutricionista… fiz tomografia a 5 meses e todos os testes da urina que deram que minhas funções renais estão normais.

    mas o rins cresceu um pouco estava medindo entorno de 15 centímetros, e tinha cerca de 3 cistos em cada rins medindo 5 centímetros.

    Tenho o habito de correr, participei da Maratona do rio, a ultima que teve… e tenho o costume de correr de 10 a 20 km por dia.

    Ah tenho que deixar o registro que tomografia foi visto um pequeno calculo no meu rim esquerdo, mas a Nefro disse para deixar quieto, poi se não incomoda deixa… do que jeito que está.

    Pois bem… na segunda feira passada, senti uma forte dor no meu lado esquerdo, perto da das costela, pensei logo… será que uma bolha estourou dentro do rins…

    Quando chegou a noite fui urinar e a urina estava vermelha, com Hemácias… no outro dia pela manhã… ainda estava saindo urina com Hemácias, então liguei para a minha Nefro e ela disse… provavelmente uma bolha estou , daqui a 2 ou 3 dias vai pará, e se não pará então devemos ficar preocupados…

    No dia seguinte já tinha normalizado a cor, mais uma vez ou outra vinha avermelhada a urina. na quarta-feira estava tudo normal, continuei descansando, descansei na quinta… quando foi na sexta, corri cerca de 10 km e quando voltei fui urinar estava vermelho… mas depois voltou ao normal… no sábado sai para correr e fiz uma meia maratona, quando fui urinar estava vermelho novamente. Mas logo depois voltou ao normal.

    Tentei contato com a minha Nefro e nada, estou até pensando em mudar de médica, pois estou desde semana passada tentando contato e nada…

    Dr. poderia me ajuda, devo continuar correndo…?
    Devo fazer uma ultrassom para ver se alguma coisa se rompeu:
    Será que é a pedra que está se movimentando e causando o sangramento?
    se foi uma bolha que estou, isso é bom ou é ruim?

    Desde já agradeço seus conselhos.

    Abraços!

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      É possível que tenha sido um cisto que se rompeu (não é bom nem ruim). O ideal é repouso nesta fase, para que não sangre mais. A ultrassonografia pode ajudar, mas o ideal é você falar com sua médica antes.

  33. Varnir da Costa

    doutor tenho 49 anos e tinha minha urina escura e agora começou sangrar ja faz uma semana. sangue vivo. nao sinto nada de dor a nao ser uma pequena dor nas costas quando bate. é preciso se preocupar?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim, procure um nefrologista ou urologista.

  34. Leandro Rocha Rodrigues

    doutor estava vendo um episodio de uma famosa serie medica pronto socorro q simula situaçoes reais de emergencia q vc deve conhecer e teve um caso de um garoto de 15 e ao fraturar o cranio com uma bola de baiseboll descobriu q estava com osteoporose devido a insuficiencia renal sua creatinina estava em 7,0 mas segundo ele nao sentia sintoma algum mesmo estando quase em falencia renal isso é possivel de nao sentir sintomas ate fazes terminais do rim?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é possível.

  35. Emanuel Souza

    ola doutor, minha urina tem cor normal amarelada, mas qdo malho forte, sentindo dores musculares, é certeza q vou urinar escuro, tons marrons claros depois de alguns dias, volta ao normal. isso é normal? preciso me preocupar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ideal era colher uma análise de urina quando ela estiver escura para saber se há sangue.

  36. Roberto Cruz

    Boa noite Dr. Pedro. Me chamo Beto, tenho 26 anos e tenho uma dúvida sobre o assunto. Fiz sexo sem preservativo com minha esposa durante o ciclo menstrual dela. Após o término da relação sexual, fui ao banheiro urinar e me veio a surpresa. Primeiramente a urina saiu bem pingada por conta de alguma obstrução no canal, e logo após vieram jatos de sangue com um coágulo do tamanho de um selo. Minha dúvida é: seria, propriamente dita, hematúria? Ou pode ter ocorrido devido ao sangue (da menstruação) entrar no meu canal urinário? Obrigado.

  37. GizzyH

    Olá Dr. após meu último período menstrual fui acomentida de terrível dor, e urgência para urinar, percebi bastante sangue mas julguei normal. Contudo, percebi que passaram os dias e os sangue e as dores voltaram. O médico receitou ciprofloxacino, 500 mg por 07 dias. Cessaram: a urgência para urinar e a presença de sangue na urina, entretanto, persistem as dores nas costas, inchaço abdominal e uma fadiga que não tem cura… Na ultrasonografia pedida pelo médico nada foi detectado, este não receitou qualquer outro exame. Em consultas por aqui (rsrsrs), já fui da endometriose ao câncer renal, é muita ‘neura’ eu teno motivos para estar preoculpada?

  38. Tagliani

    Boa noite. Qual pode ser a origem de sangue na urina de uma criança com menos de 3 anos, descartada a hipótese de infecção urinária?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      São vários os diagnósticos diferencias, incluindo más-formações, glomerulonefrite, traumas…

  39. ejorgealbuquerque

    Bom dia Dr. meu nome é Jorge 52 anos e já fazem alguns dias tenho notado que a cor da minha urina está com aparência de sangue, dias antes fiz uso do Viagra (não uso regularmente) e estava tomando Dorflex (torci o joelho) parei com tudo vi que a aparência mudou , só que hoje (dois dias depois) vi novamente oque o sr. acha?

  40. ferfon

    Um sangramento apos uma masturbação pode ser considerado caso grave?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é normal haver sangue na urina após masturbação. O ideal é procurar um urologista.

  41. Mauro Jose Mendes

    Ola boa tarde, meu nome é Mauro tenho 52 anos e nunca fis exames de prostata porem nao tenho caso em munha familia de problemas com a prostata, agora após um jejum de algum tempo de exercicios fui caminhar e no terceiro dia de caminhada senti fortes dores na regiao do quadril tanto que tive que diminuir a velocidade da caminhada.
    Chegando em casa ao fazer minhas nescecidades deparei que urinei sangue, depois de uma hora ou mais voltei ao banheiro e nao estava mais sangrando e no dia seguinte também nao tudo isto nos dias 05/06/e07/11/2012.
    Voces acha que devo procurar um medio ou dar um tempo na caminhada para ver oque aconteçe? Obs não tenho dor nenhuma.
    Sem mais muito obrigado!
    maurojose.mendes@gmail.com

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você deve procurar um médico.

  42. Papela_2006

    tenho o diagnostico de Lupus a uns quatro meses, mas faz tempo que venho sofrendo, fiz algumas cirugias retirei o meu utero, mas agora estou com sangramento não intenso minha calcinha ta ficando suja de sangue como estivesse no final da menstruaçao, o sangue não esta saindo pelo anus , isso pode ser por causa da lupus
    poderia me orientar se possivel agora

  43. Mariaelena

    Boa noite Dr.Pedro.. gostaria de saber porque quando fasso urina sai um pouquinho de sangue? e no final da urina arde muito,doi.. Obg Boa Noite!

  44. Maria

    Boa noite Dr.Pedro!
    Tenho 53 anos e fiz um exame de urina que deu presença de hemoglobina(++). O fato de estar na menopausa pode afetar o exame de urina apresentando sangue na mesma?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A menopausa por si só não interfere neste caso

      1. Gilma Ramos

        Boa noite Dr.Pedro.. gostaria de saber porque quando fasso urina sai um pouquinho de sangue? e no final da urina arde muito,doi.. Obg Boa Noite! gilma

        Responder

        Compartilhar ›

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Se arde e tem sangue pode ser infecção urinária. Procure um médico.

  45. Maria Celia Rocha

    Boa noite Dr.Pedro,
    parabéns pelo blog!!
    Fiz exame de urina e todos os itens deram normal, com exceção de hemoglobina (++) apresentando hemácias de 20 por campo sem alterações dismórficas. Repeti e vou levar a um urologista, mas vai demorar uns dias e estou preocupada. Tenho 53 anos, , estou entrando na menopausa, o exame de sangue deu tudo normal
    Nunca tive cálculo renal, nem infeções, não sinto nada. Não tenho história na familia de problemas no trato urinário. O que pode ser? Estou preocupada com a possibilidade de câncer…
    CELIA-CE

  46. Ritatrocado

    Boa noite doutor. Estou muito preocupada com meu marido que começou a urinar sangue já tem 9 dias. Ele trabalha em navio de off-shore e estava trabalhando quando isso ocorreu. O comandante deu permissão para procurar uma emergência e somente realizaram exame de urina comum e uma ultrassonografia e um exame de sangue. O exame de sangue deu uma pequena alteração nas enzimas hepáticas, a ultrassonografia não mostrou nenhuma alteração e o exame de urina comum 3 cruzes de hemácias. O médico o mandou procurar um urologista. Ele foi a consulta com um e o mesmo pediu uma tomografia e mais exames de sangue e um exame de urina cistologico. Estou preocupada demais. Li sobre hematúria e confesso que fiquei apavorada. Afinal, quem devemos procurar: um urologista, um gastro, um clínico ou um nefrologista? Pode nos ajudar? Grata pela atenção.

  47. Tereza

    Olá, sou Tereza, fazia 1 ano que não tinha relação sexual, durante o ato sentir um desconforto, muita ardência e dificuldade de urinar. Tomei uroctrin e usei creme vaginal de tetraciclina. 15 dias depois voltei a ter relação sexual e sentir a mesma coisa. Será que um pênis extra grande é o causador dessa ardência e dor ao urinar?

  48. Pauline

    Olá, meu nome é Aline. Começei sentindo dor no final da micção no sabado.Logo no Domingo começei a sentir muita dor quando urinava ( para não graitar de dor tinha que enrrolar uma toalha e morder pq sentia muito dor). Depois veio o sangramento,o mal cheiro,a dor abaixo do ventre ,o aumento da micçaõ e umas dores lombares.Fui ao hospital e sem ser examinada ou fazer qualquer tipo de exame fui diagnosticada com infecçaõ urinaria.Estou tomando o antibiotico receitado, ja tive melhora.Mas queria saber o senhor acha normal esse procedimento medico e se devo fazer algum tipo de exame?

  49. Lidialopes1

    Olá meu nome é Lidia, tenho a muito tempo um aumento de sangue na urina bem importante, da ultima vez a contagem foi muito alta, meu medico esta preocupado, será que tenho pedra na visicula. ou no rins, não tenho dor nas costas mais de vez em quando tenho uma cistite tão forte que tenho queir para o hospital. Dr. o que eu devo fazer qual o exame mais completo para mim.Tenho 56 anos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você tem q ser vista por um nefrologista ou urologista.

  50. Micaele

    Oi Boa Tarde!
        Meu nome é Micaele e tenho 16 anos.

    Gostaria de tirar uma dúvida.
      Faz duas semanas que parei de tomar anticoncepcional, pois sentia várias dores no útero só que a médica falou que era apenas uma infecção. Só que durante o período do remédio minha menstruação desceu 2 vezes no mesmo mês, então parei.
    Logo apos comecei a sentir fortes dores no útero, e essa semana minha menstruação desceu, mais senti fortes dores e estou sentido muita vontade de urinar, mais só que doí e ás vezes faço xixi com sangue.
     O que pode ser?

  51. Joseane Silva

    Bom dia! Tenho infecção urinária, tenho por ano umas 10 vezes, tenho calculo renal, sangramentos as vezes. isso pode ser muito serio? Eu nunca consigo curar.

  52. kassia

    Dr PEDRO, prq quando fasso sexo e dias depois após a urina sinto uma dor enorme, pode ser o q?

  53. KATIA REGINA

    Bom dia Doutores, meu esposo hoje urinou com sangue, não foi pouco mas uma quantidade visível e ficou um pouco no pênis, não é a primeira vez,  não é frequente demorou muito tempo de uma vez para outra. Como posso orientar ele?

  54. Rejane

    Dr., estou com hematúria. Há dois dias tive um acidente de bicicleta que a ponta do guidão bateu violentamente no canto direito da minha barriga, na pelve. Na hora a dor foi muito forte e causou inchasso que permanece até hoje.
    Há possibilidade de ter atingido o ovário e a hematúria ter sido causada por isso? O sangramento na urina começou 2 dias após a pancada.

    grata.

  55. Ceniratodero

    oi. ha pelo menos 19 anos tive uma crise muito forte de pedras nos rins / mas tratei  e as dores nas costas nunca mais melhorei.hoje a pelo menos tres anos que venho aumentando as dores estou fazendo exames e constata sangue na urina o medico mandou procurar um urologista investigou tenho os canais do rin direito dilatado e do ureter tambem.leio muitos artigos para me identificar pois me trato pelo sus e tudo muito demorado estou muito preocupada pois as coisas piorem muito alguem pode me ajudar explicando oque devo fazer obrigado. cenira tapejara 29/05/2012

  56. Glenea Brito

    Obrigada pelo esclarecimento, me foi muito útil, não querendo abusar mas, as hematúrias costumam desaparecer em qual período após o início do tratamento da tuberculose?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Isso é muito variável, dependo do grau de lesão que a tuberculose causou no sistema urinário, pode demorar mesmo.

  57. Glenea Brito

    É normal ainda ter hematúria mesmo estando no 3º mês do tratamento da tuberculose? O tratamento de 6 meses é suficiente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      6 meses habitualmente são suficientes. Mas é preciso ver caso a caso. Também é preciso saber por que ainda há hematúria.

  58. rosemeire rodrigues

    Dr.com frequencia tenho dores nos rins,passei por varios exames clinicos e nao acharam nada como pedras,mas sempre tem infecção e presença de sangue na urina.

  59. alessandra

    Em 2004 comecei a fazer academia, e naquela semana urinei com sangue, procurei um medico que me pediu uma tomografia dos rins, não deu nada. Voltei essa semana a fazer academia e tudo esta se repetindo, minha urina esta saindo com um pouco de sangue, sera que posso ficar tranquila? Por favor gostaria de uma resposta, obrigada.

  60. Vanessa13adm

    Boa tarde, tenho 30 anos e nunca me preocupei tanto como estou neste momento, moro no interior e hoje não temos atendimento medico, estou urinando sangue, pensei que poderia estar no ciclo mestrual, mas no entanto percebi que quando urino  a urina sair vermelha. e há uma semana atras estava com um corrimento preto, estou com medo, o que devo fazer?

  61. Aguida rosa

    boa noite Dr minha filha tem 4 anos e fez um exame de urina e deu traços de sangue.nao sei o que fazer por favor me ajude desde ja agradeço..

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Leve-a a um nefrologista.

  62. CRISALVES

    Bom dia DR, sou gestante e a algumas semanas notei a minha urina escurecida, falei com a minha média que me passou exames de urina, fiz e realmente constou sangue na urina, mais não em grande quantidade e o exame de cultura não mostrou infecção. Ela me disse para observar e não me preocupar tanto, devido ao meu estado “gestante”. Mais nos últimos dias, notei que começou a sair coágulos na minha urina! Agora estou novamente precoupada, este coágulo pode ser considerado normal?  

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  63. Leticiafsampaio

    Bom Dia Dr, meu marido apresentu ontem no resultado de urina um numero muito grande de hemacias, mais sem alteração no trato renal, mais hj acordou com a garganta inflamada. O resultado pode ter sofrido essa alteração por causa da garganta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente o que ocorre é o oposto, a garganta inflama e vários dias depois podem surgir hemácias na urina. De qualquer modo, não é uma causa de hematúria comum em adultos.

  64. Waldiclea Pinheiro de Souza

    Bom dia Dr.Pedro.
    Meu sogro de 84 anos deu entrada no hospital por causa de um hemorragia urinária, onde os coágulos estavam bloqueando a saída da urina. Foram feitos vários exames, como, tomografia e ultra,mas não deu em nada.Além desse sintoma, ele só apresenta cansaço e uma respiração forçada,mas não ocorre sempre.Quando está acordado as vezes se urina sem sentir e quando dorme não tem mais controle nenhum,passando a usar fraldas. Gostaríamos de saber qual o médico adequado para procurarmos, já que daqui a 10 dias caso ele não apresente mais nenhum problema, o urologista vai investigar a sua prostata,pois embora esteja de tamanho normal e com o exame de sangue normal,ele,o médico,acha que esse sangramento possa ter vindo da mesma.
    Obrigada e parabéns pelo site.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Inicialmente é mesmo o urologista.