Artigo atualizado em 15/11/2013
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

CANDIDÍASE EM HOMENS

Publicidade

A candidíase nos órgãos genitais é uma infecção muito frequente nas mulheres, mas pode também acometer homens, sejam eles crianças ou adultos. A candidíase no homem se manifesta como uma balanite, que é a inflamação da glande. Se houver também inflamação do prepúcio, a infecção chama-se balanopostite por Candida.

Neste artigo abordaremos os seguintes pontos sobre a infecção por Candida em homens:

  • O que é candidíase.
  • Fatores de risco para candidíase nos homens.
  • Sintomas da candidíase em homens.
  • Tratamento da candidíase nos homens.

Neste texto vamos falar exclusivamente da candidíase peniana. Se você está à procura de mais informações sobre sobre o fungo Candida, acesse também os seguintes links:
- CANDIDÍASE | Sintomas e tratamento.
- Tratamento da Candidíase Vaginal.
- SAPINHO NA BOCA | Candidíase oral.
- FOTOS DE CANDIDÍASE ORAL.

O que é candidíase

A Candida, cuja espécie mais comum é a Candida albicans , é um fungo que pode ser encontrado colonizando a pele, boca, órgãos genitais ou trato gastrointestinal de até 80% da população. Em situações normais, a simples presença da Candida no nosso organismo não representa nenhum perigo. O nosso sistema imunológico é bastante eficaz em controlar a população deste fungo, fazendo com que ele exista apenas em pequena quantidade na nossa pele.

O problema com o fungo Candida surge quando o nosso sistema imunológico encontra-se enfraquecido e/ou quando há uma súbita alteração na flora natural de bactérias da nossa pele, como nos casos de uso prolongado de antibióticos. Essas alterações tornam o nosso organismo um ambiente mais propício para a proliferação da Candida, que passa a se reproduzir sem limitações, podendo infestar a pele e invadir tecidos mais profundos, provocando intensa reação inflamatória. A candidíase é o termo que usamos para designar a inflamação provocada pela invasão do fungo Candida. Ter Candida na pele de forma assintomática é, portanto, diferente de ter a doença candidíase.

A candidíase pode acometer diversos órgãos diferentes, sendo a pele, os órgãos genitais e a boca os sítios mais comuns. Em casos mais graves, geralmente em pacientes com imunossupressão severa, a Candida pode acometer órgãos internos, como esôfago, laringe, rins, coração e até o sistema nervoso central.

Fatores de risco para candidíase nos homens

Na imensa maioria dos casos, a candidíase não é uma doença adquirida através de outras pessoas. A candidíase surge porque o seu organismo perde a capacidade de controlar o crescimento da população de Candida que normalmente vive na sua pele. Isso explica por que bebês, freiras e mulheres sem atividade sexual recente podem desenvolver candidíase na região genital.

Candidíase no homem

Em alguns casos, porém, principalmente na candidíase peniana, a Candida pode ser transmitida por via sexual. Se a vagina da mulher estiver colonizada com grandes populações de Candida, durante o ato sexual uma grande quantidade do fungo pode ser transferida para o pênis, aumentando o risco de balanite. O desenvolvimento ou não da balanite por Candida vai depender da capacidade do sistema imunológico do homem em lidar com essa grande população de fungo recém adquirida.

Portanto, não basta ter a Candida na genitália, é preciso que o fungo se sinta livre para se multiplicar. Alguns fatores aumentam o risco de candidíase, são eles:

- Diabetes mellitus (leia: O QUE É DIABETES MELLITUS).
- Parceiras com múltiplos episódios de candidíase vaginal.
- Uso de fraldas (seja em bebês ou idosos).
- Uso recente de antibióticos (antibióticos matam apenas bactérias, que são germes que competem por alimentos com os fungos).
- Má higiene do pênis.
- Doenças imunossupressoras, como HIV (leia: SINTOMAS DO HIV | AIDS).
- Uso de glicocorticoides ou outras drogas imunossupressoras (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais).
- Quimioterapia.
- Desnutrição.
- Uso de drogas pesadas.

O risco de balanite por Candida parece ser menor em homens circuncidados (leia: CIRCUNCISÃO | Riscos e benefícios).

Sintomas da candidíase em homens

Como já referido, a infecção peniana pela Candida se manifesta habitualmente como uma balanite ou balanopostite, que é a infecção da glande e do prepúcio.

Os sintomas mais comuns da candidíase no homem são a vermelhidão, inchaço e a dor na glande. Placas brancas, semelhantes às que ocorrem na língua na candidíase oral, também são comuns no pênis. As lesões podem causar coceira e frequentemente há ardência após o ato sexual. Também é comum o surgimento de pequenas bolhas, úlceras, feridas, descamação da pele ou corrimento purulento pela uretra.

Candidíase em homem

Fotos de candidíase no homem. Clique para ampliar. Atenção: as fotos contidas acima podem ser consideradas ofensivas para certas pessoas.

O diagnóstico da candidíase pode ser confirmado através da raspagem de uma pequena amostra da lesão, que levada ao microscópio permite a identificação das leveduras da Candida.

Tratamento da candidíase em homens

O tratamento da candidíase em homens pode ser feito com antifúngicos em creme ou pomada. As melhores opções são o Cotrimazol 1% ou o Miconazol 2%, 2 vezes ao dia, por 1 a 3 semanas. Uma opção mais simples consiste no Fluconazol, comprimido de 150 mg, tomado em dose única (leia: INFORMAÇÕES SOBRE O FLUCONAZOL).

Em alguns casos, a candidíase peniana pode ser o primeiro sintoma de um diabetes mellitus se instalando. Se o paciente não apresenta nenhum fator de risco óbvio para a candidíase, uma avaliação da sua glicose sanguínea deve ser avaliada.

Publicidade
  • Felipe

    Olá, poderia tirar uma dúvida?
    Estou tendo vários casos de candidíase peniana por mês e de vez em quando sinto uma ardência forte ao urinar. Já fiz todos os exames possíveis de dst, hemograma completo, glicose, todos mais de 3 vezes esperando um intervalo de 30 a 60 dias cada exame. A única coisa que deu Fracamente Reagente foi a de clamydia IGg onde já tomei antibiótico por 5 dias e o médico disse que resolveria.

    Ja tomei cetoconazol comprimido, Itraconazol, fluconazol por 4 semanas (1 por semana).

    Após o fluconazol melhorou um pouco, mas sempre volta alguma coisa.

    Nunca chegou a aparecer placas brancas, só uma manchinha vermelha q arde muito mas sempre dura 1 dia e depois desaparece. Além da ardência ao urinar, que tbm acontece em bastante frequencia mas só uma única vez que vou ao banheiro.

    Não aguento mais isso, não sei se pode ser estresse, pois estou passando por uma fase difícil na vida, mas esse problema esta tirando meu sono.

    Agradeceria muito alguma ajuda.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O diagnóstico de candidíase foi confirmado por exames?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      O diagnóstico de candidíase foi confirmado por exames?

  • Washington

    Doutor, eu estou com manchas vermelhas nas laterais do pênis. Além da ardência, aparece umas bolinhas pequenas e avermelhadas. E isso tem me incomodado. Na época eu tomei fluconazol e melhorou mais. Porém voltou novamente. Devo tomar fluconazol corretamente durante quantos dias? Acho que na época não tomei direito e por isso voltou. Acredito eu!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode realmente ser candidíase, mas acho que o melhor seria você procurar um urologista antes de se automedicar.

      • Washington

        Obrigado, doutor!

  • Wenderfley Silva

    Tem algum antibiotico para o tratamento da candidisea

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Candidíase é provocada por um fungo, portanto o tratamento é com antifúngicos, e não com antibióticos, que são usados para tratar infecções por bactérias.

  • Cristian Silva

    Doutor, estou com umas bolinhas vermelha na “cabeça” e nas laterais do meu pênis, começaram a aparecer à uma semana e suspeito de ser candidiase… Vou experimentar tomar flucomazol, mas gostaria de saber se pra comprar um remédio desses na farmácia, precisa de uma receita médica ou pode comprar sem precisar da receita? E qual seria a frequência pra tomar o remédio?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Precisa de receita e você não deve se automedicar. A lesão tem que ser vista por um urologista. Se não for candidíase, o tratamento errado pode agravar o quadro.

  • Victor

    Olá. Há 3 meses aparecem edemas vermelhos no meu pênis que desaparecem no dia seguinte quando tomo antinfungico passado pelo dermatologista. Não sou circuncidado e os edemas aparecem abaixo da glande. Contudo existe ardencia mesmo sem esses edemas e nesses 3 meses ja apareceu 3 vezes. A primeira vez apareceu uma ferida indolor que sumiu em um dia com uso de pomada antifungica. Tambem fui ao urologista que viu fotos das lesõs e disse parecer com herpes mas como não evoluiu para bolhas, nem apresentou dor e pelos edemas vermelhos desaparecerem de um dia para o outro, o mesmo disse que seria problema de fungos. Ainda assim, gostaria de saber se existe exame com raspagem para diagnostico laboratorial de fungo ou herpes, Se não, qual exames podem ser feitos? Aproveito para perguntar se pode ser herpes mesmo sem os sintomas clássicos das bolhas, meu IgG para herpes é reagente (24,06) e IgM não reagente. Obrigado.

  • Carlos

    Doutor, o uso de bebidas alcoólicas interferem no tratamento da candidiase peniana com fluconazol?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não deve ser herpes. Quando a lesão estiver presente, uma amostra dela pode ser obtida para procurar pelos fungos. Se o urologista não souber como proceder, procure um dermatologista.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Álcool sempre atrapalha um pouco no tratamento de infecções.

  • jorge

    Candidiase peniana pode causar inguas na virilha?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode

  • Lucas Oliveira

    Tenho diabetes tipo 1, e de alguns dias minha glande está ardendo muito bem como a região em que chamamos “pescoço”, todas as vezes que vou mijar, percebo que a pele que envolve a glande está apertando-a e envolvendo-a. Também está aparecendo algo branco geralmente no “pescoço” como se fosse lãs. Será que estou com candidíase ou outro problema?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser candidíase. Procure um urologista.

  • Antonia

    Dr. Meu marido apresentou uma lesão na parte lateral do pênis abaixo do glande foi ao medico ela passou um creme o qual sarou, mas voltou novamente ele perguntou se era dst ela disse que não, mais também não passou nenhum exame para detectar a causa. Será que pode ser Candidíase ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sem examinar fica dificil saber. Mas se a médica disse que não era DST, candidíase é uma das hipóteses.