INJEÇÃO DE BENZETACIL – Efeitos Adversos, Dose e Indicações

95

Benzetacil
A penicilina benzatina, também chamada de benzilpenicilina benzatina ou penicilina G benzatina, é um antibiótico da família das penicilinas, que é administrado por via intramuscular e serve para combater infecções bacterianas, tais como a sífilis ou a amigdalite bacteriana.

O nome comercial mais conhecido da penicilina benzatina é benzetacil.

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a penicilina benzatina:

Publicidade - Publicidad
  • Para que serve a penicilina benzatina.
  • Como usar o benzetacil.
  • Efeitos colaterais da penicilina benzatina.
  • Contraindicações da  penicilina benzatina.
  • Interações medicamentosas da penicilina benzatina.

Atenção: este texto não pretende ser uma bula da penicilina benzatina. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este medicamento.

Para que serve a penicilina benzatina

A penicilina benzatina é um antibiótico que tem uma ação bastaste restrita na prática médica. Atualmente, ela é indicada em um número pequeno de infeções, como:

– Sífilis (leia: SÍFILIS | Sintomas e tratamento).
– Amigdalites e faringites bacterianas (leia: DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE).
– Impetigo (leia: IMPETIGO | Sintomas e tratamento).
– Prevenção da febre reumática (leia: FEBRE REUMÁTICA | Sintomas e tratamento).

A penicilina benzatina só deve ser usada contra bactérias altamente sensíveis, pois ela não consegue alcançar níveis sanguíneos muito elevados, capazes de matar bactérias com algum grau de resistência.

A grande vantagem da penicilina benzatina é o fato de que uma única dose é suficiente para manter o antibiótico circulando no organismo por mais de 3 semanas. É uma opção muito interessante para pacientes que não querem ou não conseguem tomar vários comprimidos de antibiótico por dia, por vários dias.

Nas crianças com faringite estreptocócica, o benzetacil é o antibiótico mais eficaz na prevenção da febre reumática (leia: Faringite Estreptocócica – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento).

A penicilina benzatina não serve para tratar outras infecções, que não as listadas acima. Isso significa que não está indicado o uso do benzetacil para o tratamento da pneumonia, da sinusite ou da otite.

Como usar o benzetacil

O benzetacil é um antibiótico que deve ser administrado por via intramuscular, devendo ser aplicado, de preferência, em um grande grupamento muscular, como os glúteos ou face lateral da coxa. Nunca se deve administrar o benzetacil por via intravenosa, pois há risco de parada cardíaca.

Publicidade - Publicidad

A penicilina benzatina é habitualmente comercializada sob as doses de 600.000 U (ampola com 4 ml de solução 150.000 U/ml) ou 1.200.000 U (ampola com 4 ml de solução 300.000 UI/ml).

As doses recomendadas nos adultos são:

  • Faringoamigdalite bacteriana: 1.200.000 UI em dose única.
  • Sífilis primária, secundária ou latente precoce (menos de 1 ano): 2.400.000 UI em dose única.
  • Sífilis terciária ou latente tardia: 2.400.000 UI uma vez por semana por 3 semanas.
  • Prevenção da febre reumática: 1.200.000 UI a cada 3 ou 4 semanas.

Os casos de neurosífilis não devem ser tratados com penicilina benzatina, mas sim com penicilina G cristalina ou penicilina G procaína.

Efeitos colaterais da penicilina benzatina

A principal queixa dos pacientes em relação ao benzetacil é a dor na hora da administração. Como este antibiótico é frequentemente indicado no tratamento de crianças, a experiência pode ser um pouco traumática. O que não faltam são adultos que até hoje se lembram da sua má experiência com benzetacil quando eram crianças.

Para aliviar a dor da injeção do benzetacil, o médico pode indicar um anestésico, como lidocaína ou xilocaína, para ser diluído junto ao antibiótico. Esta estratégia é bastante eficaz, não só na hora da administração, como também nos dias seguintes, reduzindo muito a dor no músculo que recebeu a injeção. Mas é preciso haver uma indicação por escrito do médico para que a enfermeira possa misturar ambas substâncias.

Os outros efeitos adversos da penicilina benzatina são semelhantes aos das demais formas de penicilina, como náuseas, dor no estômago, diarreia, tonturas e candidíase vaginal.

Contraindicações da  penicilina benzatina

A penicilina benzatina não deve ser administrada em pacientes com história de alergia à penicilina (leia: ALERGIA À PENICILINA).

O Benzetacil pode ser usado na gravidez, caso necessário. Porém, assim como qualquer outra droga, o seu uso em grávidas deve ser bem criterioso. O mesmo raciocínio se aplica durante a fase aleitamento materno. A penicilina benzatina não corta o leite nem faz mal ao bebê, mas se puder ser evitada, melhor.

O Benzetacil pode ser administrado em mulheres que fazem uso de anticoncepcional hormonal, já que não há estudos que indiquem a redução do efeito da pílula.

Nos pacientes com insuficiência renal, a dose deve ser reduzida de acordo com a taxa de filtração glomerular (função dos rins).

Interações medicamentosas da penicilina benzatina

Os pacientes que fazem uso de anticoagulantes, como a Varfarina, devem tomar cuidado com a associação, pois a penicilina benzatina aumenta o efeito anticoagulante, podendo causar elevação do INR (leia: VARFARINA (Marevan,Varfine, Coumadin) | Controle do INR).

Publicidade - Publicidad

Assuntos Relacionados:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

95 Comentários

  1. Gustavo Pires Diz

    Dr, como sempre muito bem explicado de forma clara e transparente seus tópicos, meus parabéns…
    Gostaria de saber sobre a administração da penicilina com ingestão de álcool, se há alguma alteração ou é apenas aconselhável a não utilização da mesma.
    Desde já agradeço e parabenizo pelo trabalho.
    Gustavo.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Em geral, não aconselhamos o consumo de álcool para pessoas que estão tomando antibióticos. Mas não há uma contra-indicação absoluta, exceto para o metronidazol.

      1. Gabriel Torres Diz

        Dr. Pedro, as injeções de Benzetacil podem ser usadas para acabar com problemas de tinea corporis ou outros transtornos causados por fungos? Estou com duas esfinges no antebraço e na parte genital. Eu uso pomada de cetoconazol e tomo fluconazol, mas como já tenho problemas com Rosácea, tenho medo de piorar meu quadro.

        1. anderson Diz

          doutor meu irmao esta com selulite ocular ,esta internado faz 2 dias esta tomando penicilina aplicado na veia .
          o doutor acha que quantos dias ele estará com o olho desenchado e as bactéria mortas

  2. washington tavares Diz

    Dr. Pedro, o paciente pode, se constatada a sífilis, tomar antibióticos no lugar da benzentacil? Porque como o sr. mmo disse, dói pra caramba essa injeção! Se não, ainda bem que é em DOSE ÚNICA!!! Aguardo sua resposta!! grato e parabéns por este site mto bem eplicado sobre a sífilis!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      O benzetacil é um antibiótico. Ele é o MELHOR antibiótico para sífilis, sendo muito superior às opções de antibióticos em comprimidos. Por isso, indicamos ele e não outros para o tratamento da sífilis.

  3. Gustavo Augusto Diz

    e minhas esposa tambem fez o exame e o dela deu 1/128 e pq o meu deu mais baixo do que o dela???

  4. Giuseppe G. Manzella Diz

    Eu voltei de um sítio a poucos dias, e muita gente que estava junto comigo ficou doente assim como eu, febre alta, dor de garganta, etc…

    Eu acabo de voltar do médico depois de tomar uma benzetacil, o enfermeiro colocou anestésico e não doeu nada na aplicação, eu tenho uma dúvida: Daqui algumas horas ou dias vai doer? E se doer quanto tempo dura?

  5. Wanessa Kelly Diz

    Olá dr, Pedro, a minha filha tem amigdalite de repetição, eu gostaria de saber se a Benzetacil cura este tipo de amigdalite.

  6. Hernan Pimenta Diz

    Doutor, a benzetacil é indicada no caso de furúnculo?

  7. Fernando Vasquez Diz

    Fiz exame FTA e deu reagente. Tomei benzatacil, dose de 2.4 há mais de uma semana e ainda tenho ulceras no penis. Em quanto tempo elas desaparecem. ? Ficarei com cicatriz. ?

  8. Greice Diz

    Bezetacil funciona para psoriase gota?

  9. Miquéias Marques Diz

    Dr, estou com problemas na Amígdala, tomei a benzetacil hoje, quanto tempo levará para aliviar e acabar o inchaço? O Sr me recomenda algum spray para alivia a dor? E quanto a operação? Sofro com isso, fico sem comer dias e sem me hidratar, engolir saliva é a pior coisa.

  10. Renata Diz

    Dr. Meu filho esta com infecção de garganta e teve de tomar a bezetacil ele esta sentindo muita dor no local da injeção teria algo q posso fazer para aliviar essa dor ele tem 8 anos e tem 24h da injeção. Obrigada

      1. Renata Diz

        Muito Obrigada DR. Pedro, farei isso.

        Subject: Re: New comment posted on PENICILINA BENZATINA | Injeção de benzetacil

  11. Ricardo Diz

    Boa tarde dr.
    Fui diagnosticado com sífilis e realizei o tratamento com dose d 2400 por 3 semanas. E meu namorado também. Só que apos o tratamento fizemos sexo novamente sem prevenção e voltou a aparecer umas manchas vermelhas e desapareceram. A medica falou q eu n me preocupasse q eu já estava curado. Mas estou fazendo novas consultas. Pq estou tenso grande perda de cabelo.

  12. Emerson Diz

    Eu fui diagnosticada com Sífilis e estou na primeira das 3 dosagens de Benzetacil, com intervalo de 1 semana. Espero que fique bem. Aconselho a todos que se previnam bastante, sempre usei camisinha em minhas relações, mas por descuido deixei de usar 1 vez só, onde contraí esta doença. Por isso é sempre bom se prevenir, pois as doenças estão aí, e não há brincadeira.

  13. Patricia Pires Almeida Diz

    Meu filho tem 4 anos e tomou benzetacil 600 sendo que no mesmo dia a noite e durante o dia seguinte ainda esta com febre,levei ele ao hospital e o medico disse que ele podera ter febre por mais um dia .Isso é uma reação normal ou devo procurar auxilio hospitalar novamente?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      O antibiótico precisa de pelo menos 24 a 48 horas para poder agir.

  14. Joaquim Macassa Diz

    Gostaria de ter um esclarecimento acerca de Sifilis. Minha namorada tem uma inflamacao na vulva a quase uma semana, ontem ela fez teste de HIV, e Sifilis e deu negativo! Mas ja que inflamacao na vulva, pode ser uns do “sinais” de sifilis prescreveram-lhe 3 doses de penicilina benzatina,1 injecao por semana, durante 3 semanas, obviamente que tambem sou sujeito a fazer esse tratamento, a minha pergunta e a seguinte: essa prescrisao esta correcta? Porque se no teste deu negativo, porque deveriamos ter uma prescrisao para tratamento de sifilis terceiaria? Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se a sífilis primária foi identificada precocemente, os exames podem ainda estar negativos. Pode ser o caso dela. Agora, o porquê de terem encarado como uma sífilis de longa data, eu não consigo saber.

      1. Joaquim Macassa Diz

        Muito obrigado Dr

  15. Luis Fernando Diz

    DR , ja houve caso documentado de resistencia da bacteria treponema pallidum (sífilis) a penicilina?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não que eu saiba. Se houver, é algo muito raro.

  16. gabriel freitas de lima Diz

    Boa tarde como eu posso sber se eu tenho neorosifilis, quais são os exame e o que eu devo fazer,pq na verdade eu já tive sifilis então eu tenho dificuldade de andar e corre!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      O diagnóstico da neurosífilis é feito pelas sorologia e pela punção lombar.

      1. gabriel freitas de lima Diz

        tem cura a neorosifilis

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

          Tem, mas algumas sequelas podem existir.

  17. felipe Santos Diz

    Dr faz 45 dias que tomei as 3 doses de 12000 de bezentacil será que estou curado ? Posso voltar a ter relações e fazer sexo oral? Minha sífilis estava 1/128. Desde já obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Tem que fazer o VDRL de novo. Se os sintomas sumiram e o VDRL estiver abaixo de 1/16, sim.

  18. felipe Santos Diz

    DR posso transmitir a sífilis por sexo oral sem camisinha. No caso a minha boca estando com alguma ferida “sangrando” transmite a sífilis ? Desde já obrigado!!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Sim, há risco. Mas o mais perigoso é se houver feridas da sífilis na boca.

  19. felipe Santos Diz

    Quanto tempo a benzetacil fica no organismo agindo contra a sífilis ? Obrigado Doutor =)

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Dependendo da dose, até 4 semanas.

  20. Sayara Viana Diz

    Bom, eu tomo a bezentacil a um tempinho para tratar da febre, ela prejudicou uma válvula do coração. Bom, a injeção dói muito e perguntei do meu médico, se a xilocaína corta o efeito da injeção, ele disse que não, aí quando tomo nas farmácias, os farmacêuticos dizem que corta o efeito. Corta ou não?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Não corta, não.

  21. Eduardo Barachel Diz

    Bezetacil pode ser tomada pra curar boqueira ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não serve.

  22. Luis Gustavo Diz

    Dr, boa tarde!
    Tomei essa injeção há alguns meses, e vou fazer uma serie de exames de sangue, no resultado do exame pode aparecer alguma alteração?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Por causa do benzetacil? Não.

  23. Diná Márcia Neves Diz

    Bom dia doutor.
    Meu filho tomou bezetacil dia 2 de fevereiro de 2015, Ele vai fazer exame de vista dia 9 de fevereiro.
    Ele pode fazer esse exame, devido ao colírio que eles pingam?
    Desde já agradeço.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não interfere em nada.

  24. patricia Diz

    oi doutor doei sangue e recebi um carta do hemorio dizendo q talvez eu tenha sifilis sendo q n tive nenhum dos sintomas
    to desesperada e quase tomando as doses de penicilina o que eu faço

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Procure um médico para fazer os exames corretos. Antes de tratar, tem que confirmar o diagnóstico.

  25. patricia Diz

    essa vacina pode cura a infeccao urinaria

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.
      Obs: benzetacil não é vacina. Injeção e vacina são coisas diferentes.

  26. elza. Diz

    em algum momento de doença grave pode-se prescrever benzetacil Ev? que tipo de doença? qual as contra indicação? Como e diluído e infundido esta medicação Endo-venosa? já ouvir dizer que existe sim possibilidade de EV é verdade?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não, a penicilina benzatina não pode ser administrada por via intravenosa. Se o objetivo for uma administração intravenosa, a penicilina G é que deve ser utilizada.

      1. elza. Diz

        obrigada doutor pelo esclarecimento! parabenizo a sua atenção.

  27. debora cristina Diz

    pode sangrar ao administrar pinicilina

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pode sangrar um pouquinho se atingir algum vaso com a agulha.

  28. gloria Diz

    Oi peguei tomei 3 doses de besetacil duas por semanas ,depois que acabou comecei com uma coceira e um corrimento na vagina o que pode ser ? Pode ser da injeção?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Pode ser uma alteração da flora vaginal induzida pelo antibiótico, que favorece o aparecimento de candidíase vaginal.

  29. Anelise Diz

    Há profissionais que alegam que o risco de choque anafilatico aumenta quando é feita a associação da penicilina com lidocaina. Esse risco é real? E pode acontecer em qualquer aplicação ou somente na primeira dose? Minha filha tem febre reumática e toma a penicilina com lidocaina e nunca teve reação. ainda pode acontecer? Obrigado.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Eu desconheço essa informação entre lidocaína e penicilina. Você sabe de algum estudo científico que tenha chegado a essa conclusão?

  30. ana Diz

    Doutor, havendo sintomas de gripe e a aplicação de benzetacil, quantos dias o medicamento começa a fazer melhora dos sintomas ?!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Benzetacil não serve pra gripe.

  31. Luiza Bezerra de Araújo Diz

    Dotor a bezatina 1.200 escurece a urina?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não costuma.

  32. camila Diz

    doutor tomei bezetacil para garganta, quanto tempo demora para fazer efeito? oq eu poderia fazer para aliviar a dor e conseguir comer nesse meio tempo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Em 48 horas você vai notar melhora.

  33. Cristian Diz

    Doutor fui diagnosticado com a Sífilis, tomei a bezetacil 2.400 isso resolverá meu problema? Com quantos dias passo a perceber alguma melhora significativa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Em princípio, sim. Os sintomas devem sumir dentro de 1 semana.

  34. jeferson Diz

    *é normal ter febre e calafrios algumas horas depois de tomar 2 injecoes de benzetacil 2,400?

    *tomei dipirona e fenergan, eles cortam o efeito do benzetacil?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      1- A febre e os calafrios podem ser da infecção que você pretende tratar com o antibiótico.
      2- Não cortam.

  35. Vivi Diz

    Fui diagnosticada com sifilis latente pela aeronáutica, mas fiz o VDRL e deu não reagente, é possível o VDRL ser negativo e o fta abs positivo? Mas desse jeito como vou saber se estou curada se é pelo VDRL que dá para ver se as diluições diminuíram… Obrigada doutor

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      VDRL negativo com FTA-ABS positivo é uma sorologia sugestiva de sífilis curada.

  36. Wanderson J Diz

    Dr, boa noite! Após tomar a primeira dose do benzetacil quanto tempo as manchas da fase secundaria levarão para desaparecer? Obrigado

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Começa a melhorar após alguns dias.

  37. marcus vinicius Diz

    Após a infecção, o vdrl pode demorar mais de 3 meses para positivar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Ele geralmente fica positivo 1 a 2 semanas depois da lesão no pênis.

  38. Júlio César Meirelles Diz

    Tomei 6 ampolas de benzetacil, sendo duas a cada semana de 1.200.000 em cada nádega. Depois de terminar todas a injeções admistradas quantos dias devo fazer o exame vdrl?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      6 meses.

  39. Ernesto Cassanje Diz

    Dr. Em Novembro 2015 acusou-me VDRL positivo. Apanhei Trobicin 1.200.000 UI/IM, depois de um mês fiz análise, tornou acusar.

    Outro médico receitou Penicilina Benzatinica 2,4 megas, e apanhei cinco, uma em cada cinco dias. Depois de um mês fiz análise de VDRL e acusou novamente.

    Estou aflito, preciso de ajuda. Hoje fui ao médico e receitou-me sete ampolas de 1.200.000 cada de penicilina benzatina, para apanhar uma em cada três dias.~

    por outro, ouvi dizer que a penicilina em excesso cria impotência sexual.

    Qual é o seu comentário Doutor?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Acho que você deveria procurar um infectologista. Sífilis resistente à penicilina é uma situação rara. Pode estar havendo um erro no diagnóstico.

  40. Bruno Diz

    Doutor fui diagnósticado com sífilis e .tomei a besetacil 2.400.000 e depois de 3 dias tomei bastante cerveja,sera que cortou o efeito?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Em princípio, não, mas o ideal é evitar abuso de álcool durante o tratamento de doenças.

  41. Joao Diz

    Dr. A algumas semanas tive o aparecimento de feridas no genital, possivelmente seria sífilis, o médico então me receitou as aplicações semanais de benzetacil, ontem foi a segunda aplicação de duas injeções, e hj eu notei um inchaço no meu pênis.. Isso é normal? Devo me preocupar? Sendo q na primeira aplicação não tive nenhum tipo de sintoma.. Desde já agradeço.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Sífilis não costuma dar inchaço no pênis, ainda mais depois de tratada.

  42. andrea Diz

    Doutor…meu filho vai tomar benzetacil 12000000 para infecção urinária e sinusite…ela serve para isso?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não.

  43. Jonathan Santos Diz

    Bom dia Doutor. Remedios corticoide como predinisona e betametasona (pomada), cortam o efeito da penicilina no tratamento da Sifilis, ou abaixam o sistema imunologico?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Não, corticoides em pomada não atrapalham os efeitos dos antibióticos.

      1. Jonathan Santos Diz

        Muito estranho, pois ja fiz um tratamento de 2.400.000 a cada 3 semanas e o VDRL permaneceu a mesma de antes de eu comecar o primeiro tratamento 1:32. Os sintomas melhoraram um pouco e agora estao piorando. Iniciei outro tratamento igual. O que pode ter sido se nao foi os remedios corticoides? Obrigado Doutor.

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

          Se os corticoides foram só em pomada, eles não têm absorção suficiente para causar níveis sanguíneos que possam justificar uma falha no tratamento.