5 de setembro de 2014

SINTOMAS DE GASTRITE

Gastrite é o nome dado à inflamação da mucosa gástrica, camada de tecido que reveste a parede do estômago, protegendo-o contra a excessiva acidez. A gastrite pode ser aguda, quando a inflamação surge subitamente, ou crônica, quando a inflamação vai se estabelecendo lentamente, podendo a mucosa permanecer inflamada por meses ou até anos.

Publicidade

Neste artigo vamos abordar apenas os sintomas da gastrite. Se você quiser saber mais informações sobre a gastrite, como causas, tipos, diagnóstico e tratamento, leia: GASTRITE | ÚLCERA GÁSTRICA.

O que é gastrite?

A gastrite é uma inflamação da parede do estômago, que pode ser causada por inúmeros problemas. Entre as causas mais comuns, podemos citar:

A inflamação pode acometer toda a mucosa do estômago de forma difusa, sendo chamada de pangastrite, ou apenas algumas regiões, como o antro, chamada gastrite antral.

Gastrite

A gastrite também pode ser classificada como gastrite erosiva ou gastrite não-erosiva. A gastrite erosiva é aquela que provoca pouca inflamação, mas causa erosão da parede do estômago, levando à perda da mucosa. A gastrite erosiva também pode levar à formação de úlceras e sangramentos. Na gastrite não-erosiva, ainda existe mucosa presente, mas a mesma encontra-se muito inflamada.

Quando durante a endoscopia digestiva a mucosa do estômago além de inflamada também aparenta estar inchada (com edemas), damos o nome de gastrite enantematosa.

Gastrite nervosa

A gastrite é um diagnóstico que só pode ser fechado através da biópsia do estômago realizada durante um exame de endoscopia digestiva alta (leia: ENDOSCOPIA DIGESTIVA ALTA). O paciente pode ter os sintomas que tiver, se não houver inflamação da mucosa identificável na endoscopia digestiva, não podemos dizer que ele tem gastrite.

Esta informação é importante porque frequentemente ouvimos falar de uma tal gastrite nervosa. Antes de mais nada, vamos deixar bem claro: não existe gastrite nervosa. O que o paciente pode ter em situações de estresse ou nervosismo é um quadro que chamamos de dispepsia funcional (leia: DOR NO ESTÔMAGO | DISPEPSIA).

Dispepsia é um termo que compreende uma série de sintomas relacionados ao estômago, sejam eles ligados ou não à gastrite. Entre os sintomas que estão incluídos no termo dispepsia, podemos citar:

  • Queimação ou dor na região do estômago.
  • Sensação de plenitude após refeições.
  • Sensação de estômago distendido.
  • Eructação excessiva (excesso de arrotos).
  • Azia.
  • Saciação precoce.
  • Náuseas e vômitos.
  • Sensação de má digestão.

Algumas pessoas quando ficam ansiosas, nervosas ou estressadas podem ter vários destes sintomas de dispepsia, às vezes de forma crônica. Todavia, se não houver inflamação da mucosa do estômago, não podemos dizer que elas têm gastrite.

É um erro comum pessoas que tem dispepsia acharem que seu estresse as fez desenvolver uma gastrite. Estresses do dia-a-dia, ansiedade ou nervosismo NÃO causam gastrite. Eles podem até causar sintomas de gastrite, podem também exacerbar os sintomas de uma gastrite já existente, mas nervosismo não provoca gastrite, pois ele não faz a mucosa do estômago ficar inflamada.

Portanto, se você anda estressado(a) e tem frequentemente sintomas de gastrite, mas a endoscopia digestiva nada revela, o seu diagnóstico correto é dispepsia funcional. Por outro lado, se a endoscopia digestiva realmente revelar uma gastrite, é preciso procurar a causa para ela, pois somente o nervosismo não justifica o quadro.

Sintomas da gastrite

Um erro frequente é chamar de gastrite qualquer sintoma de dispepsia. Basta haver uma dor ou queimação no estômago para as pessoas dizerem que estão com gastrite. Gastrite não é sinônimo de dor no estômago.

Na verdade, ao contrário do que se imagina, a maioria das pessoas com gastrite não apresenta sintoma algum. Muitos pacientes com gastrite referem um pequeno incômodo estomacal após algumas refeições, mas nada que cause preocupação ou faça-os procurar um médico.

Nos pacientes que realmente têm sintomas de gastrite, o mais comum é uma queimação na boca do estômago, que para algumas pessoas melhora com a comida e para outros piora. Todos os sintomas de dispepsia descritos no tópico anterior podem estar presentes no paciente com gastrite. Além da queimação, azia e náuseas também são muito comuns.

Os sintomas da gastrite podem piorar em situações de estresse ou após o consumo de álcool, refrigerantes, café ou alimentos picantes. Fumar também costuma piorar a inflamação da mucosa do estômago, podendo agravar os sintomas.

Podemos concluir, portanto, que o diagnóstico de gastrite não pode ser dado apenas com base nos sintomas. Há pacientes com muitos sintomas que não têm gastrite, e há outros com pouco ou nenhum sintoma que podem ter o estomago todo inflamado. A intensidade dos sintomas também não é um bom preditor de gravidade da gastrite. Ter muita ou pouca dor no estômago não significa que a gastrite é mais ou menos grave. Há pacientes com gastrite erosiva e úlceras que referem pouca dor e há pessoas com sintomas fortíssimos, que apresentam pouca ou nenhuma inflamação do estômago quando fazem a endoscopia digestiva.

Nas gastrites erosivas graves, quando há sangramento do estômago, o paciente pode apresentar fezes bem escurecidas, pastosas e com odor muito forte. Estas fezes, chamadas de melena, são compostas por sangue digerido que transitou ao longo do trato gastrointestinal. Nos pacientes mais idosos, a anemia e sangramento digestivo, às vezes, são os únicos sintomas de uma gastrite severa. Se o sangramento gástrico for muito volumoso, o paciente pode apresentar vômitos sanguinolentos.

Os caos mais graves, porém, são a minoria. Na maioria dos pacientes, a gastrite é um quadro leve, que pode ser facilmente tratado com medicamentos e mudanças de hábito de vida.

"SINTOMAS DE GASTRITE", 5 out of 5 based on 34 ratings.
Publicidade
  • vagner

    Boa tarde Dr. Pedro, fiz uma endoscopia e as conclusões foram: Pequena hernia hiatal deslizante e gastrite erosiva elevada antral moderada. Devo me preocupar? Pode dar câncer no estomago? Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem nada a ver com câncer.

  • Luisa

    Boa Tarde! Há um tempo atrás fui diagnosticada com gastrite e esofagite leve. Fiz 6 meses de tratamento, mas ultimamente tenho sentido os mesmos sintomas de qdo fui diagnosticada com gastrite e além disso tenho sentido dores de cabeça, taquicardia e as vezes dores no peito. É possivel que a gastrite volte, mesmo depois do tratamento?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é possível voltar.

  • Michelle Garbinatto

    Boa tarde, no exame que eu fiz deu o seguinte resultado: Gastrite crônica severa. Ausência de metaplasia, displasia ou neoplasia. Pesquisa de H. pylori: positiva.
    Queria saber se devo procurar um medico para fazer algum tratamento ou não é necessário??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, procure um gastroenterologista para tratar sua gastrite e o H.pylori.

  • jessica

    Dr. estou sentindo dores fortes na região 5 do abdome. nunca senti isso. nao bebo, não fumo, não tomo nenhum remédio a não ser o dipirona quando tenho dores. isso pode ser gastrite? o qu devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode. Procure um gastroenterologista.

  • Suely Marinho

    gastrite causa tontura ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • fatima f mendes;;;

    meu pai faleceu em 26.06 2012; com cancer no estomago metastico;;estou sentindo muita dor no estomago;e hoje 02 ;09 2013 fiz uma endoscopia digestiva alta.; e deu pangastrite endoscopica enantematose leve;; e o medico coleu material para fazer biopsia;2 frasco;1 antro edema e enantema discreto o;; 2 corpo gastrico; solicitou tambem; histopatologia e pesquiza do h pylori;;me esplique se posso ter cancer no estomago muito obrigada fatima;;.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      É pouco provável com esses achados.

  • roseane

    tenho gastrite cronica nao tem caso aparente fiz biopsia e não deu nada sou uma pessoa muito extressada essa é unica rasão aparente

  • cintiasweber@hotmail.com

    Dr há dois anos, estava sentido meu estomago inchado…procurei um Gastro, e ele solictou para eu fazer a endoscopia digestiva com Biopsia para localizar a bacteria H Pilory, e deu positivo, fiz o tratamento e após o mesmo o resultado deu negativo. Porém recentimente passei novamente no Gastro e fiz novamente e a H pilory apareceu novamente…e mais uma vez vou ter que tomar o Omepramix…
    Dr H pilory não tem cura? eu fico com medo pq meu pai faleceu de Cancer no Estomago…Como um risco maior que as demais pessoas por causa disso?

  • wilterlan de oliveira chaves

    No ano de 2002 senti forte dores na barriga fui ao médico,fiz uma endoscopia e o resultado deu que eu estava com a bactéria H.pylori tomei os medicamentos que o médico passou…portanto no ano de 2012 voltei a senti ,as mesma dores só que desta vez mais leves tbm senti perda de apetite,fui ao médico, fiz outra endoscopia na hora recebi um laudo que deu GASTRITE NODULM LEVE E UM TESTE DE UREASE,constando a cor ROSA se positivo e AMARELO se negativo para ver se ficava uma dessas cores dentro de 24H a cor deu ROSA(POSITIVO), tbm tinha uma biopsia que o resultado saia com 60 dias.Tomei 1 caixa de medicamento,mais ainda continuo sentindo dor e o resultado da biopsia deu : MACROSCOPIA -> Três fragmentos esbranquiçados,irregulares e elásticos,o maior medindo 0,3 x 0,3 x 0,2 cm.

    MICROSCOPIA : Secções de mucosa antral e do corpo sede de discreta gastrite crônica,folicular; não encontramos Helicobacter pylori na amostra.O que o DR. me diz ?

  • Maria de Fatima

    Fiz exames de colonoscopia e endoscopia e o resultado foi gastrite e colite para a gastrite ja estou em tratamento porém para a colite ainda não consegui ir ao medico por falta de vaga estou na fila, gostaria de saber que remédios caseiros poderia usar para melhorar o sintoma. Minha preocupação maior é que meus pais faleceram com CA de colon. Me ajude por favor…

    email:

  • Fernando César da Silva

    Adquiri uma gastrite por uso de antiflamatórios e AAS. Não consegui curá-la e acredito que o meu psicológico está afetando. Pode ser isso?Tive depressão há 24 anos re hoje estou com 44. Não sei mais o que fazer.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O psicológico não impede a cura da gastrite, mas pode manter os sintomas por causar dispepsia funcional.

  • Elyanne Guimarães

    DR. Eu tenho gastrite nervosa. Qual o melhor remédio?
    Eu já fiz a endoscopia e não deu bactéria…

  • http://profile.yahoo.com/L6RI5RRIAWEYD2IPLORUD7PNYY Vitor Araújo alves

    Pacientes que fazem uso crônico de anti-inflamatórios, px. pacientes reumáticos, terão gastrite pro resto da vida, doutor?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Têm grande risco.

      • cris

        olá
        ultimamente com o Enem aí
        estudei,estudei nos últimos dias, e uns 2 dias antes sinto um peso no estomago, parece que tem algo,tipo um buraco,um peso,não sei exatamente explicar, sinto dores, falta de ar as vezes. e sinto algo queimar no meu esôfago . quando como algo me dar vontade de vômitar, náuseas, Dizem que é gastrite nervosa, tem possibilidade? porfavor me ajude

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Estresse pode causar dispepsia funcional. Os sintomas são os mesmos da gastrite.