Artigo atualizado em 28/06/2013

URINA EM EXCESSO | O que pode significar?

Um dos possíveis sinais de doença é a presença de urina em excesso ou uma vontade constante de urinar. Você urina muito e com muita frequência? Saiba o que pode ser.

Antes de entrar em detalhes, é importante diferenciar alguns conceitos. Guarde esses nomes:

Poliúria: É o nome dado ao excesso de produção de urina. Normalmente quando o volume é maior que 2,5 a 3 litros por dia. A poliúria pode ser apropriada, quando o paciente ingere muito líquido e precisa eliminá-lo, ou inapropriada, quando não há grande ingestão de líquidos e esse excesso de urina leva a desidratação. O primeiro é uma resposta fisiológica enquanto que o segundo é um sinal de doença.

Polaciúria (polaquiúria): É o aumento da frequência do ato de urinar, mas com o volume total ao longo do dia dentro da faixa da normalidade. Trata-se daquela pessoa que vai ao banheiro várias vezes mas urina sempre pequenas quantidades.

Nictúria: É o excesso de urina que ocorre durante a noite e faz com que o doente acorde várias vezes para urinar.

O rim é o órgão responsável pelo controle da água corporal. O corpo está sempre em equilíbrio. Se bebermos líquido demais, o excesso sai na urina. Se estamos em um dia quente e perdemos muita água pelo suor, o rim diminui a produção de urina e mantém o corpo hidratado.

Quando começamos a urinar demais sem que estejamos consumindo muitos líquidos, é sinal que há algo de errado.

Poliúria

A principal causa de poliúria é o Diabetes Mellitus. No diabetes ocorre um aumento do nível de glicose (açúcar) no sangue. Como tudo que está no sangue é filtrado pelos rins, esse excesso de glicose é eliminado na urina. Toda vez que a taxa de glicose sanguínea ultrapassa 200 mg/dl, ocorre o que chamamos de glicosúria, ou seja, urinamos glicose.

Urina em excessoComo nós não podemos urinar açúcar, essa glicose toda tem que ser diluída para ser eliminada. Quanto maior a concentração de glicose que chega aos rins, mais água é necessário para sua diluição. O resultado final é que, para podermos eliminar esse excesso de glicose, acabamos por ter que eliminar muita água junto. Por isso, o diabético urina muito. E como ele urina muito inapropriadamente, desidrata e sente muita sede. Portanto, excesso de urina com excesso de sede é um sinal típico de diabetes mellitus.

Existem algumas doenças dos túbulos renais que podem causar perda de algumas substâncias sem que essa estejam em excesso no sangue, inclusive glicose. O mecanismo é o mesmo do descrito acima: uma substância em excesso precisa ser diluída para ser excretada na urina. São doenças mais raras. Glicosúria sem hiperglicemia (glicose sanguínea alta) também é sinal de doença.

Outra doença, também dos túbulos renais, é um segundo tipo de diabetes, que nada tem a ver com excesso de glicose. É o Diabetes Insipidus.

O nome diabetes tem origem grega e significa em uma tradução grosseira, perda de água. O termo mellitus tem a ver com mel, adocicado, enquanto que insipidus, significa falta de gosto. Portanto, Diabetes Mellitus e Diabetes Insipidus. O primeiro é muito mais comum.

O Diabetes Insipidus é causado por um problema no hormônio antidiurético (ADH), a substância que controla a quantidade de água que o rim vai eliminar ou reabsorver. Quando em excesso, urinamos pouco, quando em falta, urinamos muito. O Diabetes Insipidus ocorre quando produzimos pouco ADH ou quando o rim perde a capacidade de responder ao mesmo.

Só como curiosidade, o álcool inibe a produção do ADH, por isso urinamos muito após ingestão de bebidas alcoólicas. ( leia: RESSACA E POR QUE FICAMOS BÊBADOS ? para mais detalhes). Intoxicação alcoólica é uma causa transitória de diabetes insipidus.

Outra etiologia de excesso de urina é o uso de diuréticos (leia PARA QUE SERVEM OS DIURÉTICOS ?). Em geral, a causa é óbvia, porém, algumas fórmulas para emagrecer e remédios ditos naturais, apresentam substâncias diuréticas escondidas em suas fórmulas.

A cafeína é uma substância com efeito diurético que se consumida em excesso pode levar ao aumento do volume urinário diário.

A insuficiência renal em fase não dialítica pode levar a um aumento da produção de urina pela perda da capacidade do rim em concentrar a mesma. É uma perda inapropriada de água por falhas nos túbulos renais. Às vezes é o primeiro sinal perceptível de doença nos rins.

Polaciúria (polaquiúria)

A polaciúria é um sintoma clássico da cistite (leia:INFECÇÃO URINÁRIA ( CISTITE )). A bexiga quando inflamada não consegue reter grandes quantidades de líquido, por isso, pequenos volumes de urina já causam vontade de ir ao banheiro. Muitas vezes existe vontade de urinar e não há quase nenhuma urina para eliminar.

Outro caso de polaciúria são as doenças da próstata. A próstata aumentada atrapalha a saída da urina, dificultando o esvaziamento completo da bexiga. Como a bexiga está sempre com algum volume residual, ela se enche mais rapidamente e a vontade de urinar ocorre com mais frequência.

Gravidez também é uma causa de polaciúria e de poliúria (leia: SINTOMAS DE GRAVIDEZ | TESTE DE GRAVIDEZ).

Nictúria

As causas de nictúria são as mesma da polaciúria e da poliúria. Acordar a noite para urinar é extremamente comum em pessoas com problemas de próstata.

Beber refrigerantes (cafeína) ou muitos líquidos antes de dormir também pode causar nictúria.

Doentes com insuficiência cardíaca, cirrose ou qualquer outra doença que cause edema (inchaço) nas pernas, pode apresentar nictúria. Ao deitar, a tendência é que o edema seja reabsorvido para o sangue e esse excesso de água é então eliminado pelos rins.

Publicidade
  • Paulo Roberto

    Dá para notar que o sr. é nefrologista. Os textos sobre urina são excelentes. Tirou todas as minhas dúvidas. Não tenho nem o que perguntar
    abraços

  • ~Direto do Fim do Mundo~

    Cafeina tambem faz aumentar o volume de urina diario se consumida em grande quantidade, mas variando de pessoa para pessoa tambem poder aumentar a vontade e a quantidade de urina, sendo que a quantidade ingerida e apenas uma xicara de 200 ml de leite com duas colheres de cafe por exemplo?
    Ou a quantidade aumenta somente mesmo quando e consumida em grande quantidade? o_O

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O poder diurético da cafeína é proporcional a sua quantidade ingerida.

    Pequenas quantidades tem pequeno poder diurético. Agora a resposta varia de pessoa para pessoa. O que pode ser muito para alguns, pode ser pouco para outros.

  • ~Direto do Fim do Mundo~

    Ah…sim entendo…
    Entao realmente varia muito de pessoa para pessoa.
    obrigada pela resposta sensei (Dr.)

  • Aline

    Olá Dr. Pedro Pinheiro…
    …Mesmo diante do que li, ainda não consegui me encaixar em nenhum perfil! Ando muito preocupada… Vou ao banheiro pra urinar váááárias vezes ao dia. Urino um volume normal (“grande jato”) todas as vezes. Não sinto sede frequentemente. E tb não bebo grandes quantidades de líquido. Fiz um exame de bioimpedância há pouco tempo, e me assustei com a desidratação… Desde então me pergunto: Se não sinto sede e por isso esqueço até de beber água, qual o porquê de ir tantas vezes ao banheiro urinar??? Será que isso pode ser um sinal de alguma doença renal? …. Se o Sr. Puder por favor, me responda, pois se realmente isso for um problema, vou a um nefrologista já!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bom,
    Você até pode ter algum problema de origem renal que a faça urinar mais do que o necessário e isso leve a desidratação.
    Acho que o nefrologista vai ajudar muito.

    Abraços

  • Vanessa

    Olá, obrigada pelos esclarecimentos.
    Gostaria de fazer uma pergunta: há quase um ano venho urinando com uma freqüência muito grande, que só aumenta com o passar do tempo, chegando a atrapalhar minha rotina. Embora também sinta sede excessiva, por vezes deixo de beber água para, por exemplo, conseguir pegar uma condução ou entrar no cinema sem ter de sair diversas vezes. Se estiver em casa, passo o dia indo do banheiro para o bebedouro. Mesmo que passe horas sem consumir líquidos, urino, no mínimo, de meia em meia hora. E a quantidade de urina geralmente é considerável, embora nem sempre. Gostaria de saber se devo procurar um nefrologista.O único medicamento que tomo é a pílula anticoncepcional, e já fui ao médico por suspeita de doenças como artrite reumatóide e lúpus devido a dores nas articulações, mas os exames sempre estiveram normais.
    Obrigada

  • Vanessa

    esqueci de dizer, já fiz uma ultrassonografia do aparelho urinário e o clínico geral disse que estava tudo normal, mas ainda não realizei exames de sangue e urina.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Vanessa,
    Acho sim que vc deve procurar um nefrologista

    Sugiro tembém que leia o texto sobre diabetes insípidus e sobre diabetes mellitus:

    http://www.mdsaude.com/2009/04/diabetes-insipidus.html

    http://www.mdsaude.com/2008/10/diabetes.html

    abs

  • Fernando

    Acho que sofro de nictúria. Chego a acordar três vezes ou mais na noite para urinar, e o pior de tudo que o meu sono é ruim, e acordo sempre cansado. Tenho 30 anos e gostaria de saber o que eu posso fazer? Já fui no clinico médico e num urologista e até agora nada mudou? Ajude-me.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Fernando,

    Procure um nefrologista.
    Enquanto isso, se for é o caso, reduza a quantidade de líquidos que bebe a noite e a ingestão de cafeína.

    abs

  • Anonymous

    Olá,
    tenho 24 anos e a uma semana venho tendo fortes dores na região lombar. Fico muito tempo sentada, viajo toda a semana e nao faço atividade física. A dois dias atrás realizei um exame de sangue e urina para ver se não tinha alguma coisa mais grave, como por exemplo uma doença renal. Os exames tiveram resultados normais. Comecei então a tomar um anti-flamatorio e um relaxante muscular, mas as dores nao passaram e agora venho notando um aumento diário no volume da minha urina, principalmente a noite. O que pode ser? Estou muito preocupada!
    Jurema

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Jurema,
    Com os dados que vc me deu não consigo te ajudar. É muito pouca informação.

    Acho que suas dores não tem nada a ver com os rins.

    Em relação a nictúria, reveja o que vc tem bebido à noite. Evite café, mate e refrigerantes que contém cafeína, que é uma substância diurética.

    abs

  • Fernanda

    SE TOMAMOS CHÁ A NOITE ANTES DE DORMIR E COMEMOS FRUTAS COMO LARANJA OU TANGERINA. UMA AMIGA DISSE QUE NÃO É NORMAL IR ATE 8 OU 9 VEZES NO BANHEIRO URINAR. A URINA É CLARINHA, SEM CHEIRO E TODA VEZ QUE VOU É UMA QUANTIDADE MODERADA (NÃO EXAGERADAMENTE E NEM PINGOS)TOMO 1 LITRO DE AGUA DURANTE O DIA BASICAMENTE. NA CIDADE ONDE MORO ESTA FRIO TAMBEM, É NORMAL IRMOS COM FREQUENCIA AO BANHEIRO?? É OCORRE PRINCIPALMENTE PELA MANHA.
    FERNANDA

  • Edna Artesanatos

    olah, sou diabetica tipo 2, utilizo januvia, glifage, corgard, paroxetina. liplees, aas, meus exames deram tudo ok em maio, exceto pela microalbuminuria, cujo resultado foi 58,2mg/24hs..utilizo tb antiinflamatorios para dores cronicas na coluna, c3… este resultado representa algo?? grata edna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fernanda,
    Não existe um número exato de idas ao banheiro.
    Se está frio e vc se hidrata bem, pode ser normal ir ao banheiro tantas vezes.

    Alguns chás contém substÂncias diuréticas que podem colaborar para essas idas frquÊntes

    Se vc consegue dormir a noite inteira se ter que acordar para urinar, então não há problema nenhum.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Edna,
    Sim, microalbuminuria é um marcador precoce de lesão renal pelo diabetes.

    Converse com seu médico sobre a possibilidade de se introduzir um medicamento para reduzir essa perda de albumina na urina. VocÊ tem indicação de usá-lo.

    obs: evite abusar dos antiinflamatórios, pois também causam lesão nos rins

    abs

  • Roberta

    Olá Dr. pedro Pinheiro,
    Gostaria de alguns eclarecimentos.
    Eu nao costumo ingerir muito líquido, e beber água pra mim é uma coisa rara. Sei que está errado mas nao consigo ter o costume de beber água, mas o que mais me intriga é que eu vou ao banheiro urinar toda hora, e se eu beber alguma coisa é aí
    que não paro de ir ao banheiro. Chega ser incômodo. O que o dr. acha que pode ser?

    Obrigado!
    Roberta

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Roberta,
    Com os dados que vc me deu não consigo opinar.

    Se vc acorda de noite para urinar muitas vezes, isso indica que pode ser algum problema renal. Se consegue segurar uma noite toda de sono sem precisar levantar para ir ao banheiro, provavelmnte não é nada de mais.

    De qualquer maneira, se isso te incomoda muito, procure um nefrologista

    abs

  • Anonymous

    olá doutor,po minha situação é o seguinte….
    tive uma relação com uma prostitura,gozei 2 vezes na mesma camisinha,na segunda a camisinha estourou…com o meu penis dentro da vagina dela,e ficou cheio de esperma no meu penis todo e um pouco foi pra dentro dela.no outro dia acordei com um pequeno cortezinho na cabeça do meu penis,ja tive esse corte outra vez,depois de uma relação,não sei se é alergia,mais enfim…
    ja passou 2 semanas que tive essa relação sexual,hj estou meio gripado com a garganta ruim

    isso pode ser que eu tenha me contaminado? o HIV?

    eu sou de menor,tenho medo de falar a situação pros meus pais :/

    abraço,assim que puder me responda.

    guilherme gomes

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Guilherme,
    Vc teve uma relação de risco e 2 semanas depois apresenta um quadro gripal.

    Pode ser HIV, mas provavelmente é só uma gripe mesmo.

    Não tem jeito, para tirar a dúvida vc vai ter que fazer um anti-HIV daqui a 1 mês mais ou menos.

  • Anonymous

    po doutor,peguei o resfriado pq eu sai no sereno na madrugada com o corpo quente,pode ter sido isso…
    posso ir até a mulher e perguntar pra ela,se ela contém essa doença né?
    dá pra combater o HIV agora,se eu tiver,enquanto está cedo e ela sumir?

    tenho que esperar 6 meses pra fazer o exame?
    aonde faz o exame? faz em hospital publico,posto ou clinica?

    abraços.

    guilherme gomes

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O melhor a fazer é conseguir um HIV da mulher.
    Se não, podes fazer o teste 6 semanas após a relação. Acredito que posto de saúde faça o teste.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gostaria de avisar que este texto é sobre excesso de urina.
    As perguntas sobre HIV devem ser postadas nos textos sobre HIV (existe mais de 1)

    Quem vem a esse texto quer ler sobre Urina e não HIV.

    Leiam as regras para comentários antes de postá-los para que suas perguntas não sejam apagadas.

  • alliny

    bom dia!
    meu caso é o seguinte tenho vontade de ir ao banheiro por varias vezes mais quando chego a urinar sai pouco ou as vezes sai uma quantidade razoavel,notei tbm que ao meu limpar estou com um pouco de sangramento onde so suja o papel]o que fazer,a quem procurar ginecologista ou outro especialista esotu muito preocupada isso começou ontem dia 25/06/09
    aguardo resposta

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá alliny,
    Isto pode ser uma infecção urinária. Vc pode procurar seu ginecologista que se for o caso, ele saberá como tratar.
    abs

  • Guilherme

    Olá Dr. Pedro Pinheiro
    Eu estou com muito medo pois, toda vez que eu bebo água depois de uns 30 min eu sinto vontade de urinar, sendo que sai grande quantidade de líquido e já tem uma semana que eu estou assim, não sinto dores, mas antes desse problema ocorrer eu não bebia muita água, e não tive relações sexuais. Por favor, se o senhor poder me dizer algo estarei grato, e eu tenho menos de 20 anos.
    Por favor me ajude!
    Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Guliherme,
    Pelo o que vc me contou eu não vejo problema nenhum. Parece-me apenas uma resposta fisiólogica do seu corpo. Se vc bebe muita água, o corpo elimina o excesso. Não há mal nenhum aí.

    É importante lembrar que quando o clima está mais frio, urinamos mais.

    Agora se vc acha que a urina está desproporcional a quantidade de líquidos que bebe, meça o volume total em 24h. Se vier algo como 4L ou 5L, aí sim pode haver algum problema.

  • Guilherme

    Muito obrigado

    Valeu
    Abraço

  • Luciana Яioѕ

    Olá Dr. Pedro Pinheiro,
    Mesmo pelo o que li, não senti “encaixada” em Algum Perfil, estou um pouco preocupada, pois tem uns 3 dias que estou com uma febre muito forte entre 37.9º e 39º, já ate parei no hospital por causa da febre, e agora estou urinando muito, nunca fui de ir muito ao banheiro e não tomo muito liquido, e agora estou indo ao banheiro de 20 em 20 minutos mais ou menos, e urinando em pouquicimas quantidades, e os remedios que tomo não tem isso como reação nem nada, O Que o Sr. acha que pode ser ?
    Agradeço a Atençao

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Luciana,
    Isso é polaciúria e tá com toda a cara de infecção urinária.

    Procure novamente atendimento médico.

  • Anonymous

    Dr> me chamo ed so de PErnambuco e gostaria que o senho me esclarecerce uma pergunta tenho 23 anos e sempres urino na cama não todo os dias mas 2 veze pow semana nao sei o que faço para para com isso pois tenho vergonha de e ao medico oq o senho me reconmenda lembrando que sempre tive esse problema e sofro muito com isso me ajude se o senho puder

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ed,
    O nome disso é enurese noturna. É uma doença e tem tratamento.

    Não faz sentido vc ter vergonha de ir ao médico.

    Procure um urologista que ele poderá te ajudar

    abs

  • wellington

    me chamo Wellington, Ola Dr. tenho 27 anos e de um tempo para ca, tenho tido constantemente vontade de urinar, o que nunca foi normal para mim, e a urina sai comum cheiro muito forte, no inicio sentia dor ao urina agora não sinto mais, mas estou urinando diversas vezes, fiz um exame periodico aqui na empresa e perguntei se tinha dado algo na urina, eles disseram que estava tudo normal..e conforme passa-se os dias a vontade de urina se torna mais frequente, repito eu nunca levantei em uma madrugada, e agora levanto para urina até 2 vezes..o que pode ser isso Doutor?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Wellington,
    Acho que a primeira coisa é ver se vc não está consumindo algum substância com efeito diurético.

    Acho também que poderia consultar um nefrologista. Não sei se o médico que viu sua urina tem experiência na área de nefrologia.

  • Carlos Rocha

    Ola Dr. Pedro Pinheiro.

    Meu nome é Carlos Rocha.

    Hoje tenho 38 anos e desde criança eu orino varias vezes ao dia. Quase que de 50 em 50 minutos.

    Não bebo muito líquido.

    Sabe, a seis anos, passei por uma cirurgia para retirar minhas duas mãos pois tomei um choque de alta tensão e varios e varios exames foram feitos e nada de anormal foi constatado.

    Recentemente (07/07/2009), fiz um exame de sangue que relatou glicose 70; Colesterol 196; Plaquetas 158.000; hemacias 5,7; Leucometria 6.700;Hemoglobina 17.2;

    Meus exames sempre dão bons.

    Não entendo por que urino tanto.

    Alias isso me atrapalha até mesmo sair de casa para ir em alguma festa.

    Como posso saie dessa DR?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carlos,
    Vc precisa ir em um nefrologista.
    Este é o especialista em rins e poderá te ajudar.

    abs

  • Carlos Rocha

    Só uma duvida dr.
    Não seria um urologista?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carlos,
    Urologista é cirurgião. Neste caso vc precisa de um clínico. O clínico dos rins é o nefrologista.

  • Fernando

    Dr. Pedro, conforme o senhor me falou, procurei um Nefrologista. Esse me pediu exames de sangue e urina, ecografia dos rins e vias urinárias e disse que o meu problema, não é renal. Depois procurei um Urologista, que me receitou o remédio Duomo, por que suspeitava que poderia ser irritação na prostáta, mas infelizmente o remédio me deu reações adversas e o procurei novamente e ele disse para eu fazer um exame chamado estudo urodinâmico, porém, esse exame é muito caro. Gostaria que o senhor me desse alguma orientação. E outro coisa, eu fumo muito durante o fim de semana. Gostaria de saber se a nicotina do cigarro pode também fazer com que urine demais pela noite?
    Obrigado!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    A nicotina não tem efeito diurético, pelo contrário, ela parece inibir a diurese.

    Se o seu problema é só nictúria eo nefrologista descartou doenças renais, pode relaemnte ser alguma coisa urológica mesmo.

    Não tenho como te garantir que o exame vai dar o diagnóstico, mas seria importante ter as informações que pode oferecer. Será quer vc não consegue fazê-lo pelo SUS ?

  • Silvio

    Estou com uma preocupação recorrente: pela manhã tomo apenas uma xícara de café com leite, e isso é o suficiente para inúmeras idas ao banheiro durante toda a manhã.No resto do dia é normal. Tenho 37 anos, e gostaria de saber se isso pode ser sinal de algum problema físico. Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Silvio,
    Cafeína é diurético. Pode ser somente isso.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, ha uns dias atras comecei a ficar com os labios secos e de ontem pra hoje estou indo urinar praticaamente a cada 20 minutos, sem dor, sem cor e sem cheiro, quantidade razoavel, moro num lugar muito frio, media de 12-14 graus, tenho tomado muito cafe, onde (e quando) posso considerar essa situacao perigosa? Obrigado. Junior

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Júnior,
    corte o café e veja se nos próximos 2 dias a situação não melhora.

  • Tonii

    Dr. Pinheiro , Dr Do Nada Começou a Arder Meu Pênis Quando eu Vou ao Banheiro , e A Alguns Diias Tenho tido Muita Vontade de Urinar .
    Isso é uma doença ?

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tonii,
    Isso é sinal de irritação da bexiga/uretra. Pode ser uma infecção urinária, uma DST ou um problema da próstata.

    Procure um urologista

  • Anonymous

    olá Dr. Pedro, me chamo Henri.

    Tenho 21 anos, e de umas semanas para cá reparei que estava urinando com mais frequencia que o normal. As vezes de hora em hora sinto vontade, a quantidade de urina não é nem muito grande ou pequena, considero normal. Pensei em diabetes, porém não tenho sintomas como sede em excesso e meu peso não mudou nesse tempo. Algo curioso que eu ressalto é que de alguns meses para ca´, o meu intestino que sempre foi lento toda minha vida começou a funcionar com muito mais “eficiencia”, sempre defecando pouca quantidade, mas as vezes 2 vezes por dia. Gostaria de saber se existe alguma relação, e se o senhor acha que eu deveria procurar um medico. Alem do que eu mencionei não tenho nehum outro sintoma que merece ser destacado, obrigado desde já!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Henri,
    Se vc realmente urina de hora em hora e volumes normais de ruina, então vc deve ter poliúria.

    Meça o volume de urina ao logo de um dia.

    E a noite? vc acorda para urinar?
    VocÊ não está bebendo mais líquido ou consumindo alguma substÂcia diurética como cafeína?

    Se vc não acorda a noite e seu volume urinário não ultrapassa 3 litros, não acho que haja motivo para preocupação

  • Anonymous

    Olá doutor aqui é Henri de novo.

    talvez eu tenha exagerado quando disse que urinava de hora em hora em quantidades normais, talvez seja algo como no maximo 2 horas, pelo menos na maioria do tempo. O curioso é que reparo que há partes do dia que parece ser um intervalo normal, mas em partes como a noite, esse intervalo diminui bruscamente. Nunca tive que levantar a noite para urinar, enquanto dormia. Caso seja a poliura, não deveria vir acompanhado de outros sintomas como sede( oque não sinto em demasia). Não sei se é importante dizer, mas me considero uma pessoa saudável que sempre praticou esportes, estou na faixa certa de peso, e tenho na medida do possivel uma alimentação satisfatória( não sou guloso com doces).
    Obrigado!

  • Valter Rubens

    Boa tarde Dr. Pedr e Dra Renata,
    Tenho 28 anos e recentemente estou com problemas para urinar, ou seja, tenho urinado na cama e não consigo acordar. Quando era criança eu já tinha estes problemas, passei um período sem este roblema, mas agora voltou…
    Será o vocÊs podem em orientar qual especialista devo procurar?
    O meu problema é do sono ou seria outro relacionado à bexiga?
    fico no aguardo e já os agradeço.

    Valter

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Henri,
    Se vc não acorda a noite para urinar, dificilmente é algo de importante. De qualquer maneira, vale a pena vc medir o volume total da urina em 24h.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valter,
    O nome disso é enurese noturna. Existem várias casuas, desde estresse psicológico a diabetes e problemas na anatomia urinária.

    Procure um urologista

  • Anonymous

    Me chamo Fernando e tenho 33 anos, o meu problema é que tenho vontade de urinar muito e principalmente quando tenho relaçãoes sexuais com a minha esposa e quando vou durmir de noite,quando faço xixi eu faço em pouca quantidade,as vezes so um pouquinho mesmo para tirarm aquela vontade,vou para minha cama e fico de lado para dormir,depois 10 a 30 minutos tenho vontade de novo para ir para o banheiro! e para acompanhar a cabeça do meu penis fica todo molhado, Doutor o que eu faço?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    VocÊ precisa ser visto por um urologista

  • Daniel

    Boa Tarde Dotoures!
    bom.. eu era normal ateh 1 ano atras, quando do nada adquiri uma Prisão de Ventre. até ai tudo bem.. mas alguns dias após adquirir, começou a me dar vontade excessiva de urinar, e com ardencia na bexiga. pensei ser uma infecção Urinaria.. e fui ao medico. fiz exames e NADA apareceu! ai tomei antibioticos, e melhorei enquanto usava eles, mas dpois voltou tudo denovo! e voltei a ir no medico, e nada acusava nos exames. fui em um Clinico Geral e um Urologista. ja faz mais de 1 ano q estou com isso, e parece q cada vez fica pior. sinto ardencia na uretra, e pontadas na cabeça do penis, e até ardencia na regiao da prostata. ja fui e fiz mais de 3 vezes exames, incluindo Tomografia e ecografia, e nada achou. tudo indica q estou bem, mas eu continuo com esse problema urinario.

    o que eu faço?

    obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniel,
    Infelizmente não há outra opção a não ser trocar de urologista e procurar um que consiga descobrir da onde vem esses sintomas.

    Vc vai ter que insistir até achar um médico que dê jeito.

  • Valeria

    Bom dia
    Dr Pedro
    Dra.Renata

    Ultimamente tenho me encomodado muito, pois percebi que a minha frequência ao urinar aumentou demais.
    Acordo umas quatro vezes na madrugada para ir ao banheiro, e o que mais me encomoda é que quase no bebo agua, mas até que tenho tido sede, se eu bebo 1 lito de agua ao dia é muito, será q estou com problema?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valeria,
    Pode ser algum problema sim. Sugiro que vc marque uma consulta com um clínico para que ele possa avaliar essa sua queixa.

  • Guilherme

    Olá doutores. Sei que o objetivo principal das suas respostas não é a ajuda para fins acadêmicos, mas se puderem, agadeceria muito se me ajudassem. Estou realizando um trabalho sobre distúrbios renais e do trato urinário e tenho uma dúvida. Incontinência urinária, poliúria e polaciúria são a mesma coisa ou estão apenas relacionadas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Guilherme,
    São coisas diferentes

    poliúria é um volume total de urina em excesso durante 24h. Em geral acima de 3L por dia.

    Polaciúria é o ato de urinar várias vezes em pequena quantidade, mantendo o volume total final dentro da faixa de normalidade. É em geral um sintoma de irritação da bexiga e/ou uretra. É a vontade de urinar mesmo quando a bexiga não se encontra cheia.

    Incontinência urinaria é a incapacidade de prender a urina. O paciente não tem controle sobre o ato de urinar. A urina sai sem que ele perceba.

  • José

    Ola Dr Pedro, Dra renata,
    Tenho problemas renais a algum tempo, (Calculos renais) ja fiz tratamento e eles voltaram.
    Acordo constantemente a noite para urinar a algum tempo perdi o controle sobre o jato e minha urina sai como se fosse uma torneira sem pressão
    Gostaria de saber o tipo de profissional que podria procurar e se essas informações podem servir como diagnostico
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    José,
    urologista. Essas queixas são relevantes sim.

  • Daniel

    Dotoures

    preciso da opiniao de voces.

    sinto vontade de urinar toda hora, faz mais de 1 ano.
    ja fiz exames, e nada apareceu.
    mas de um tempo pra ca, começou a aparecer manchas no meu pênis, e até uns ferimentos bem pequenos. sinto umas pontadas as vezes bem de leve, e tambem aparece umas bolinhas bem pequenas de vez em quando. tambem sinto uma pressão, junto com uma leve ardencia, na regiao anal.. e muitas vezes sai sangue nas fezes. como se eu tivesse algum problema na prostata..

    o que devo fazer?
    ja consultei um urogolista.. mas antes de isso começar a ocorrer (consultei por causa da vontade excessiva de urinar).

    devo consultar um Urogolista, ou um Proctologista?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniel,
    Urologista com certeza.

  • Maria Vânia

    Ola Doutores,
    Tenho 22 anos e desde criança tenho problemas com minha urina, tem vezes que acabo de sair do banheiro e ja to com vontade de urinar novamente.Da aquela sensação de que se eu nao for logo eu vou urinar nas calças. E na maioria das vezes sempre urino em grandes quantidades. Acordo sempre a noite uma ou duas vezes. E nao consumo tanta água. Fui a cerca de um ano em um clinico geral e ele disse ser normal e que nao tinha problema algum. So que isso me incomoda muito, pq parece que nao tenho controle da minha urina.Gostaria de saber se tenho que procurar algum tipo de profissional e qual especificamente.
    Muito obrigada.

  • Erick

    OI Doutores queria saber se o intervalo normal é de urinar em quanto tempo? de 1 e 1 hr ,de 2 e 2h?
    pois queria saber ,pois vou muito ao banheiro.
    Grato.Erick

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria Vânia,
    Procure um nefrologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Erick,
    Não existe um intervalo certo. Isso depende de vários fatores. O ideal é que durante a noite você consiga dormir sem precisar se levantar várias vezes para urinar.

  • Fabia

    Dr. Pedro ,
    a mulher pode ter alergia a alguma substancia de lubrificação que vem na camisinha ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fabia,
    pode.

  • Anonymous

    Boa noite!
    Dr. Pedro Pinheiro
    Peço por gentileza para o senhor me esclarecer de quanto em quanto tempo a bexiga normal (em condições saudáveis) demora para encher novamente? E se este intervalo é igual entre adultos e crianças?
    Essa é uma dúvida urgente, pois sou professora e desejo ser justa com meus alunos.
    Obrigada pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    professora,
    isto depende de vários fatores como idade, sexo, tamanho, quantidade de líquidos consumida, tipo de líquido consumido, temperatura ambiente…
    As variáveis são tão grandes que o tempo pode ser diferente mesmo dentro de um período de 24h.

  • Anonymous

    Recebi telefonema de uma companheira,de vida sexual infelizmente muito ativa e desregrada, que comunicou-me estar infectada com sífilis. Fiz o teste, resultou positivo. Nunca tive, ou não me lembro de ter tido, qualquer um dos sintomas tradicionais, dermatológicos. Mas, após aquela relação, à qual atribuo a contaminação, passei a urinar de duas a três vezes no meio da noite. Depois de tratamento com penicilina, tal fato nunca mais ocorreu. Espero que possa ajudar em diagnósticos, sem apavorar ninguém. Surpresas sempre nos espreitam, convém prevenir. Celso A. Filho

  • Flávinha

    Boa noite!
    Eu fiz uma cirurgia, pois estava com uma gravidez ectópica, sendo assim tomei 5 frascos de soro. Agora, 10 dias depois estou urinando muito, principalmente anoite, e não tenho tomado muito líquido. Gostaria de saber se tem algo haver ou se devo procurar um médico. Obrigado pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Flávia,
    Isso pode ser o seu rim eliminado o excesso de líquidos dos últimos dias. Se o processo persistir, sugiro que você procure um nefrologista

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro, tenho 23 anos e à uma semana perdi minha virgindade com meu marido e mantive relações constantes nesse período. Faz uns 3 dias que venho sentindo vontades constantes de urinar, porém a vontade que sinto é bem maior que a quantidade expelida, sendo que percebo um leve sangramento. Pode ter relação com as relações sexuais ou com o aticoncepcional que tomo (Elani ciclo)? Obrigada! Anna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Anna,
    procure um médico pois pode ser infecção urinária.

  • ly

    Boa noite
    eu sinto muita vontade de urinar durante o dia..a noite nao muito..mas sempre acordo já apertada,e ao urinar fica meio dolorido o pé da barriga.já fiz exames e sempre falam q esta tdo normal..é normal urinar tantas vezes durante o dia e em poucas quantidades?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @ly
    Eu também sempre acordo apertado, isso é normal. Em relação a urinar muitas vezes pequenos volumes e ter dor na barriga, não é normal. Você já procurou um nefrologista?

  • Mimesis

    Doutor, boa noite.

    estou com um excesso de urina, embora que aqui onde moro esta um pocuo frio tb.
    A partir daí fui ao médico e fiz exames e nada foi descoberto nos exames. Ao contrario ele afirmou que está tudo otimo.

  • Gean

    Ótimo texto mais tenho uma duvida

    tenho 14 anos, e estou indo com alta frequência ao banheiro, mais só urino em pequeníssima quantidade, fui ao médico e ele me passou um remédio em gotas mais não está surgindo efeito algum… algum conselho para diminuir essa vontade perpetua de ir ao banheiro?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Gean
    O único conselho que posso dar é que vc procure uma segunda opinião médica.

  • Anonymous

    Poderia citar as fontes utilizadas para a elaboração dos textos.

    Livros;
    Artigos cientificos;
    Artigos próprios publicados;
    Revistas…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro
  • Ana Laura

    Dr. estou com o seguinte problema, há uns 2 meses sinto muita vontade de ir ao banheiro,e quando vou sai a quantidade normal de urina e com a cor normalmente clara.Não tenho ingerido mais liquido do que o normal,e não sinto nem dor,nem mal cheiro.Também tenho reparado um grande ressecamento nos meus lábios,não na boca com vontade de ingerir agua,mas sim nos lábios,chegando as vezes a sangrar.Estou aguardando exames de urina mas estou aflita.Obrigada

  • Anonymous

    Dr. me ajude, tenho 12 anos e vou NORMALMENTE ao banheiro, de 3 em 3, 4 em 4 ou de 5 em 5 horas por dia, e isso resulta em 4 a 5 idas ao banheiro. Ja pesquisei na internet e vi que é completamente normal urinar nesse intervalo. Oque tem me preucupado é que estou com uma sede meio que fora do normal, oque voce acha? Nao quero ter Diabetes aos 12 anos de minha vida… Nicolas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Nicolas
    Veja se você não está comendo muito sal ou doces. Isso por si só pode desencadear sede. Se houver dúvida, faça um exame de sangue para ver sua glicose.

  • carla

    Dr. estou com uma constante vontade de urinar, por vezes vou a casa de banho de 5 em 5 minutos, ja fiz analise a urina e esta tudo bem.
    Entretanto descobri que estou com uma lesao intraepital de alto grau, sera que a vontade vem desse problema ?
    Obrigada

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pouco provável.

  • mandy

    Estou fazendo muito xixi *-* até agora fui umas 8 vezes no banheiro …. ando bebendo muito água ( estou substituindo pelo refri) tem algum problema?

  • Junior

    Olá Dr. Pedro!
    Sei que parte do líquido que ingerimos é eliminado por vapores, suor e etc, mas tenho a sensação de que urino menos do que deveria, mesmo tendo uma boa ingestão de líquidos.  Como posso saber se meu organismo está retendo líquido? 

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A questão é saber se você vai muito ao banheiro porque bebe muita água ou bebe muita água porque vai muito ao banheiro. Entendeu?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Geralmente surgem edemas e/ou hipertensão. Se for o caso, procure um nefrologista.

  • Carlos

    Ola Doutor Pedro.
    Estou urinando muito Porem nao estou bebendo muita agua. No caso quando urino sai bastante Urina e nao pouca quantidade. Meu normal ao dia esta em torno de 4 a 6 vezes, porem hoje quase nao bebi agua e ja fui ao banheiro Urinar umas 15 vezes desde que levantei! Obrigado

  • Paulaf Menegheti

    oi Doutor Pedro.
    estou tomando um remedio chamado fluoxetina, e estou indo varias vezes fazer chichi mesmo ñ tomando muita agua isso e por cauza do remedio! obrigado..

  • Leonardo

    Boa noite,

    doutor estou urinando a cada 20 40 minutos em um quantidade normal de madrugada nao tenho vontade de urinar é raro as vezes que acordo eu ja tive calculos renais gostaria de saber se calculos renais causam essa vontade alta de urinar ou se pode ser outra coisa obrigado

  • Daniel

    Doutor tenho 27 anos eu antes ia ao banheiro para urina 2 ou 3 vezes em 24 horas, de um ano pra ca aumentou muito , tenho ido de meia em meia hora e sempre sai poucas quantidades  , agua bebo normal nao exageradamente e tenho nao muita ,mais um pouco de dificuldade pra comecar a urinar, nao consumo cafeina porq tb tenho tido muita queimacao (azia) e tambem tem dias q sinto  muitas  dores nos rins
    gostaria de saber oque pode ser  ou q devo fazer muito obrigado…..

  • Fernanda

    quando estou perto da menstruação, às vezes, sinto uma vontade constante de urinar e em pequenas quantidades, tenho 43 anos, será que já estou perto da menopausa?
    Percebvo que isso ocorre com mais frequência quando o dia está muito quente e chove no período da tarde. Já fui no clínico geral, fiz exame de sangue e urina eele me disse que não tenho diabetes e nem hipertensão.

  • estevão

    Doutor Pedro se poder me responder te agradeço
    Estou indo ao banheiro com frequencia a cada 10-15 minutos não estou bebendo agua para urinar tanto e não é urina amarelada é bem braca não arde nem doi me ajuda ae porque eu estudo e isso prejudica tanto ;x

  • lili

    Ana ja tem resposta? tenho vindo a sentir o mesmo, os labios nao tanto. 
    Mas minha M nos ultimos dois meses veiu muito diferente, escura e pastosa. 

  • lili

    Ana ja tem resposta? tenho vindo a sentir o mesmo, os labios nao tanto. 
    Mas minha M nos ultimos dois meses veiu muito diferente, escura e pastosa. 

  • Pâmela Cristina

    Olá Dr. Pedro
    Estou urinando muito e varias vezes ao dia, nem dormindo direito estou ! Não sou de beber muita água e refrigerante. Já tenho isso faz anos, mais não acontecia com tanta frequência que nem agora, o que pode ser ? Obrigado.

  • Millamarion

    ola Estou urinando muito, geralmente em cada 20 min em grande quantidade e sentido poucas dores nas costas estou tomando norfloxacino mais continuo do mesmo jeito o que deve ser 

  • Gabriela

    Doutor Pedro,
    tudo bem? 
    eu tenho esse problema de fazer xixi toda hora a noite, não tô dormindo direito e fico com mal humor. Eu bebo muita água, mas sempre bebi, isso começou tem uns 3 meses. Já fui ao médico fiz exame de sangue e tá tudo normal.

  • Perlaefer

    adorei o blog muito explicatorio espero que jamais saia da rede pois e muito importante vou acessa-lo tds os dias? um abraço fernando e perla . matao sp 

  • Keila

    Doutor pedro!!! eu sinto vontade de urina ….toda hora as vezes princilpamente há noite, quando eu espiro mim mijo ñ é toda fez mais isso acontesse mim tira essa dúvida doutor por favor…

  • Cristiano

    doutor, ola..
    eu urino muito beba muita ou pouca agua, nao acho normal… e por vezes sai muita, como pode sair pouca urina.. nao sei o que pensar.. estou preocupado…
    Cristiano

  • Rickcap99

    Parabéns informações  importantes e esclarecedoras

  • David Elson dos Santos

    ola doutor pedro daqui fala david Elson dos Santos falando propriamente de angola, tenho um grande problema tenho urinado muito que para mim acho que não e normal, quando tento fazer sexo tenho sempre tendencia de urinar muito antes do acto, mesmo as vezes quando esto já ereto.

  • David Elson dos Santos

    ola doutor pedro daqui fala david Elson dos Santos falando propriamente de angola, tenho um grande problema tenho urinado muito que para mim acho que não e normal, quando tento fazer sexo tenho sempre tendencia de urinar muito antes do acto, mesmo as vezes quando esto já ereto.

  • salete scheffer

    Obrigada pelo artigo, bastante esclarecedor.

  • claudia cristina

    ola doutor quem fala é Claudia de extrema
    estou urinando quase toda hora e quando acabo de urinar da uma dor ñ ardencia mas uma dor extranha
    ja tive pedra nos rins mas ñ estou com cólica oq pode sr?

  • Andrezinhodeandrade

    eu tenho insulfiçiençia renal cronica no comeco eu media minha urina e dava mais de 6 litros por dia e uma vontade insesante de mijar ainda mais se eu ficasse nervoso…

  • Anonymous

    Oi boa noite já faz duas semana que nao sinto vontade de urinar vou ao banheio por ir instinto o que pode ser ??

  • Cátia Almeida

    obrigada pelo artigo muito bom mesmo!

  • Ritajpin

    Dr. Estou com uma situação relacionada a urina que está me deixando preocupada, pois já fiz exames e fui medicada, percebi uma melhora, mas voltou tudo como era antes.
    Ao tomar qualquer líquido, sinto vontade de urinar e o pior, começo a liberar a urina sem conguir segurar. Quando a vontade de urinar vem, fico quieta fazendo uma pressão para que não vaze, se caminhar até o banheiro, já vou perdendo a urina. É muito desagradável. O que pode ser?

  • Luciana Souza

    Dr Pedro. Primeiramente você esta de parabéns pelo artigo. Dr. acho que sofro de poliúria, mas não tenho diabetes. Dr. toda vez que bebo água apos, algums minutos tenho que ir ao banheiro urinar. Parece que toda água que bebir esta sendo filtrada direto pelo meu rins. Me sinto desconfortável, toda vez que saiu pra algum lugar evito engerir qualque tipo de liquido.

  • ismael

    Ola doutor boa tarde minha historia é o sguinte estava com dor pra fazer urina ai tomei um remedio chamado clofen K ai eu melhorei mas porem fica vazando um lquido de cor meia amarela pelo pênis e fico urinando muito o qui sera?

  • Nilzo Nery

    Doutor de uns meses pra cá, estou toda noite acordando para urinar, basta me deitar que vem a vontade de urinar, durante o dia essa sensação eu não tenho, só quando me deito que a vontade vem.

  • adan da silva brandao

    doutor estou mijando sanque o q eu faco

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Que tal procurar um médico?

    • Paula Dinnys 1

      Boa tarde dr.pedro , pode me ajuda ,quero sabe porque eu sempre toda  hora faze de xixi mais fica muito quente e muito doi , ai to nervosa eu não consegui pra a sente , muito nervosa quero sabe porque assim fazer de xixi ta muito quente  poxa vida :/ ?

  • Kmyla Reys

    o que toma pra elimina a 
    Nictúria ??

  • Gui-pa

    estou urinando muito oque posso fazer para controlar?

  • Renata-mulhergato

    urino muito durante o dia mesmo quando tomo pouco liquido.sera algum problema ou é normal.

  • Gui-pa

    estou urinando muito oque posso fazer para controlar?

  • Rickcap99

    Parabéns informações  importantes e esclarecedoras

  • Paula Dinnys 1

    Boa tarde dr.pedro , pode me ajuda ,quero sabe porque eu sempre toda  hora faze de xixi mais fica muito quente e muito doi , ai to nervosa eu não consegui pra a sente , muito nervosa quero sabe porque assim fazer de xixi ta muito quente  poxa vida :/ ?

  • REBECA

    Olá Dr. eu levanto umas 03 vezes pra urinar a noite , contando que ja vou ao banheiro antes de dormir, mais essa noite nao sei o que aconteçeu , acordei quase de manha com muita vontade de urinar mais acabei nao mim levantando , peguei sono dinovo quando acordei , estava toda mijada na cama , pense numa vergonha , ainda bem que meu marido nesse dia nao estava em casa …. mim diga se é normal isso aconteçer, ou tenho alguma desirregularidades , pq isso aconteçe ??

  • Karcia duarte

    Preciso de ajuda! Minha filha de 5 anos estar fazendo muito xixi, média de 40 vezes/dia, já fiz todos os exames clinicos solicitados, e ninguem descobre o que estar acontecendo estou muito preocupada! Os médicos acham normal mas eu sei que não o que fazer?????

    • Tereza Kruppa

      Karcia minha neta esta urinando todo instante mas pouco, o medico disse que nao e infeccao pediu urocultura estamos aguardando,ela tem 5 anos, nao doe nada nao tem febre no exame de urina I nao deu nada,estamos nervosos

  • Elizabete

    OI DR.  tomo muita aguá,e minha urina esta clara,mas eu tenho dor nas laterais da barriga,e sinto dor tambem quando urino ou faço força para defecar ou soutar gazes E QUANDO TENHO RELAÇÃO  ,
    sinto vontade de fazer urinar o tempo todo ate me encomoda quando esto trabalhando ou na rua.
    não eato gravida pois sou laquiada,
    O que poderia se ?me ajude !

  • Gilberto

    Digite seu comentário aqui.  oGilberto, 
    Olá Dr. Pedro tenho 37 anos, e quando ando de carro ou fico preoculpado com alguma coisa, sinto vontade constante de urinar e as vezes levanto até duas vezes a noite para urinar.Quanto a quantidade de urina parece normal e sua cor é clara e não apresenta nenhum cheiro  Gostaria de saber se esse comportamento pode estar associado a alguma doença.    

  • jadilson

    ola doutor . eu tou urinando a cada 10 minutos e em grandes quantidades, principalmente assim que bebo algum suco ou refrigerante 5 minutos depois vem aquela vontade incontrolavel de urina e e muita urina e varias vezes sera que eu to furadokk tenho fimose sera que tem have tenho 36 anos.

  • Isaac Uchoa

    Ola Dr acho que estou com um problema estou querendo urinar em cada 5 e 5 minutos mas o excesso de liquido e polco isso já esta fazendo algumas semanas e já estou meio sem saber oque fazer já fui no medico mas eles não souberam me explicar oque esta acontecendo comigo teria como o senhor me ajuda ?

  • Adilza Maria da Silva

    meu filho tem 6 anos e há mais de 15 dias, está indo no banheiro direto, fazendo xixi em poucas quantidades. fiz exame de urina deu tudo ok. isso é normal, ou devo pedir outros exames?

  • Silvio Rogério

    Prezados Doutores,
    não sou de sentir muita sede, portanto bebo pouca água, cerca de 1,5 litro por dia, porém tem dia que sinto vontade de urinar toda hora, com um volume grande a cada ida ao banheiro, principalmente quando bebo refrigerantes ZERO, e detalhe, a urina sai com coloração bem cristalina, como se fosse água. Esse sintoma não ocorre todos os dias, hoje, por exemplo, estou me sentindo bem, mas pelo menos umas três vezes na semana isso ocorre. O que poderia ser?

  • Franciele

    Boa tarde Doutor;

    De uns dias pra cá, estou indo muito ao banheiro fazer xixi, porém eu não bebo muita água, nem suco, refrigerante…
    e já tive crise renal e ano passado suspeita de câncer no colo útero grau 1, sinto uma dor de leve na região da virilha , não so na hora de fazer xixi, no dia a dia.
    O que você me aconselha a fazer ? Pode ser algum problema ?
    Grata.

  • Franciele

    Boa tarde Doutor;

    De uns dias pra cá, estou indo muito ao banheiro fazer xixi, porém eu não bebo muita água, nem suco, refrigerante…
    e já tive crise renal e ano passado suspeita de câncer no colo útero grau 1, sinto uma dor de leve na região da virilha , não so na hora de fazer xixi, no dia a dia.
    O que você me aconselha a fazer ? Pode ser algum problema ?
    Grata.

  • SolLANGE

    ola doutor to urinando tres veses a noite o q deve ser ja deito des e meia onse horas mesmo assim tenho q levantar toda hora pra mijar nao consigo doemi

  • Sonia Cristina

    meu nome é Sonia , doutor Pedro, eu faço muito xixi somente na parte da manhã, e todas as vezes que faço é com bastante volume, parece até que ainda não tinha feito aquele dia, isso pode ser sintoma de diabete? estou pensando até em fazer um exame, ou é colesterol alto? tenho casos dos dois em minha família!

  • natasha

    ola, eu perdi a virgindade faz 4 dias e a partir de hj esta uma vontade quase incontrolável de urinar o tempo todo … 
    houve um pouco de penetração, mas meu namorado no gozou… e gostaria de saber o q isso poderia ser…