A candidíase oral, conhecida popularmente como sapinho na boca, é uma infecção de origem fúngica, que se manifesta com lesões brancas de aspecto cremoso na cavidade oral, principalmente na língua e na parte de dentro da bochecha.

O paciente com candidíase oral costuma queixar-se de ardência, diminuição do paladar e sensação de ter algodão na boca. Quando o esôfago é acometido, o paciente se queixa de dificuldade e dor para engolir.

As lesões esbranquiçadas da candidíase oral são bem aderidas à mucosa. Quando tentamos raspá-las com algum objeto, tipo um abaixador de língua, as lesões não saem com facilidade e podem ainda sangrar, deixando a mucosa que estava por baixo ferida.

Ter candidíase oral costuma ser um sinal de problemas no sistema imunológico. Não necessariamente o paciente tem alguma doença imunossupressora, como AIDS ou câncer. O sapinho é muito comum em bebês e idosos.

Esta é uma página com fotos de candidíase oral, complementando as informações dadas nos texto: SAPINHO NA BOCA | Candidíase oral

No texto original é possível encontrar mais fotos além de uma detalhada explicação sobre a candidíase oral.

Fotos de sapinho (candidíase oral)

candidíase na boca
Candidíase no palato

 

Candidíase na língua
Candidíase na língua

 

Candidíase na língua e na faringe
Candidíase na língua e na faringe

 

Candidíase na gengiva e parte interna dos lábios
Candidíase na gengiva e parte interna dos lábios

 

candidíase na língua
Candidíase na língua

 

Candidíase na língua
Candidíase na língua

 

Compartilhe
Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (U.F.R.J) em 2002. Especialista em Medicina Interna e Nefrologia. Títulos reconhecidos pela Faculdade do Porto, Ordem dos Médicos de Portugal e Colégio de Nefrologia Português.