Benzetacil (penicilina benzatina) – Bula simplificada

Dr. Pedro Pinheiro

comment 136 Comentários


O que é benzetacil?

A penicilina benzatina, também chamada de benzilpenicilina benzatina ou penicilina G benzatina, é um antibiótico da família das penicilinas, que é administrado por via intramuscular e serve para combater infecções bacterianas, tais como a sífilis ou a amigdalite bacteriana.

O nome comercial mais conhecido da penicilina benzatina é benzetacil.

Atenção: este texto não aspira ser uma bula da penicilina benzatina. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este medicamento.

Indicações – Para que serve?

A penicilina benzatina é um antibiótico que tem uma ação bastaste restrita na prática médica. Atualmente, ela é indicada em um número pequeno de infeções, tais como:

A penicilina benzatina só deve ser usada contra bactérias que sejam altamente sensíveis ao antibiótico, pois ela não consegue alcançar níveis sanguíneos muito elevados, capazes de matar bactérias com algum grau de resistência.

A grande vantagem da penicilina benzatina é o fato de uma única dose é suficiente para manter o antibiótico circulando no organismo por mais de 3 semanas. É uma opção muito interessante para pacientes que não querem ou não conseguem tomar vários comprimidos de antibiótico por dia, por vários dias.

Nas crianças com faringite estreptocócica, o benzetacil é o antibiótico mais eficaz na prevenção da febre reumática.

A penicilina benzatina não serve para tratar outras infecções, que não as listadas acima.

Isso significa que não está habitualmente indicado o uso do benzetacil para o tratamento da pneumonia, da sinusite ou da otite, por exemplo, pois as bactérias causadoras dessas infecções, como o Streptococcus pneumoniae e o Haemophilus influenzae, costumam ser resistentes a esse antibiótico.

Posologia

O benzetacil é um antibiótico que deve ser administrado por via intramuscular, devendo ser aplicado, de preferência, em um grande grupamento muscular, como os glúteos ou face lateral da coxa.

Nunca se deve administrar o benzetacil por via intravenosa, pois há risco de parada cardíaca.

A penicilina benzatina é habitualmente comercializada nas doses de 600.000 U (ampola com 4 ml de solução 150.000 U/ml) ou 1.200.000 U (ampola com 4 ml de solução 300.000 UI/ml).

As doses recomendadas nos adultos são:

  • Faringoamigdalite bacteriana: 1.200.000 UI em dose única.
  • Sífilis primária, secundária ou latente precoce (menos de 1 ano): 2.400.000 UI em dose única.
  • Sífilis terciária ou latente tardia: 2.400.000 UI uma vez por semana por 3 semanas.
  • Prevenção da febre reumática: 1.200.000 UI a cada 3 ou 4 semanas.

Os casos de neurosífilis não devem ser tratados com penicilina benzatina, mas sim com penicilina G cristalina ou penicilina G procaína.

Efeitos colaterais

A principal queixa dos pacientes em relação ao benzetacil é a dor na hora da administração. Como esse antibiótico é frequentemente indicado no tratamento de crianças, a experiência pode ser um pouco traumática. O que não faltam são adultos que até hoje se lembram do dia em que precisaram tomar uma injeção de benzetacil na infância.

Para aliviar a dor da injeção do benzetacil, o médico pode indicar um anestésico, como lidocaína ou xilocaína, para ser diluído junto ao antibiótico. Esta estratégia é bastante eficaz, não só na hora da administração, como também nos dias seguintes, reduzindo muito a dor no músculo que recebeu a injeção. Mas é preciso haver uma indicação por escrito do médico para que a enfermeira possa misturar ambas substâncias.

A diluição da penicilina benzatina com outras substâncias, tipo corticoides ou anti-inflamatórios, não é recomendada, pois há risco de interferência na eficácia do antibiótico e aumento da frequência de efeitos adversos. Sempre que possível, soluções intramusculares com substâncias diferentes devem administradas de maneira isolada, em grupos musculares distintos.

Os outros efeitos adversos da penicilina benzatina são semelhantes aos das demais formas de penicilina, como náuseas, dor no estômago, diarreia, tonturas e candidíase vaginal.

Contraindicações

A penicilina benzatina não deve ser administrada em pacientes com história de alergia à penicilina.

O Benzetacil pode ser usado na gravidez, caso necessário. Porém, assim como qualquer outro fármaco, o seu uso nas grávidas deve ser bem criterioso.

O mesmo raciocínio se aplica durante a fase aleitamento materno. A penicilina benzatina não corta o leite nem faz mal ao bebê, mas se puder ser evitada, melhor.

O Benzetacil pode ser administrado em mulheres que usam anticoncepcional hormonal, já que não há estudos que indiquem a redução do efeito da pílula (leia: Antibióticos cortam o efeito da pílula anticoncepcional?).

Interações medicamentosas

Os pacientes que usam anticoagulantes, como a Varfarina, devem tomar cuidado com a associação, pois a penicilina benzatina aumenta o efeito anticoagulante, podendo causar elevação do INR.

Outros fármacos cuja associação com o benzetacil deve ser evitada são:

  • Tatraciclina.
  • Tolvaptan.
  • Probenecida.
  • Vacina contra febre tifoide.

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


136 respostas para “Benzetacil (penicilina benzatina) – Bula simplificada”

  1. Cimildo Jeremias

    Eu gosto muito mais desse site por que recebo muitas informações sobre a vida.

  2. Bruno

    Dr. Itraconazol corta o efeito da penicilina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  3. Kellen Cristina Correa Branco

    Bom dia Dr!

    Meu nome é Kellen, moro em Curitiba,PR. Tive febre reumática e tenho insuficiência na Mitral.Meu cardio sempre prescreveu a Benzetacil em 21 dias com Lidocaína e eu nunca tive qualquer tipo de reação.( a primeira vez que tomei a enfermeira fez o teste alérgico( lembro que foi no braço).Mas já faz uns dois anos que estou tendo dificuldade em tomar a mesma, pois alguns profissionais dizem ser proibidos e outros não.Falei sobre essa situação com meu cardiologista e o Dr. disse que o profissional que se negaram aplicar da maneira que ele prescreveu( com Lidocaína) , é para registrar na receita os motivos baseado na ciência referente a proibição do anestésico e assinar.Claro que nenhum profissional quer fazer isso.Gostaria de saber do Dr.,se realmente há essa proibição? Pois em clínicas particulares eles fazem..

    Aguardo ansiosa pelo seu retorno!

    At.te;

    Kellen Branco

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não é proibido. O que se sugere é não misturar o benzetacil com corticoides ou anti-inflamatórios. Mas com lidocaína, pode.

  4. Wener Andrey

    Garganta inflamada, a Benzetacil serve?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a inflamação estiver sendo causada por uma infecção bacteriana, especialmente por estreptococos, sim.

  5. Maria Virgínia santos

    Benzetacil diluída com dexametasona oque pode acontecer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qual seria o objetivo de administrar os dois juntos? Sempre que há combinação do benzetacil com outra substância numa mesma solução, há risco de aumento da dissolução dos cristais da penicilina benzatina, o que atrapalha a sua lenta liberação, que é importante para não haver toxicidade e para um maior tempo de exposição ao antibiótico. Sempre que possível, as soluções intramusculares devem administradas de maneira isolada, em grupos musculares diferentes.

  6. Marcio

    Dr. Boa noite.

    Nunca tinha tido Sifilis diagnostica, nem tratada.

    Recentemente tive uma relacao desprotegida.

    Fiz o primeiro exame deu 1/2

    30 dias depois fiz outro, deu nao reagente.

    e Depois de 60 dias refiz deu 1/128

    Nao consegui entender se ja tinha tido Sifilis e curei sem fazer tratamento(eh possível?): E agora infectei novamente.

    ou se os dois primeiros exames com 30 dias apos a relacao eram muito recentes.

    Fiquei sem saber….

    alguma idéia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente os dois primeiros testes foram falso-negativos. Algumas pessoas demoram semanas para ter VDRL francamente positivo após a contaminação.

  7. Kalyny

    Fez tratamento para sífilis

    tomei 6 dose bezotacil depois. Terminei tratamento uma semana depois tomei injeção Duoflan é corticoide pode corta efeito da bezotacil?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  8. Cleidenilde Barbosa Soares

    Injeção de Bezetacil com hidrocortizona é indicado para sinusite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  9. Manuel leitão Bigtchera

    Qual é dosagem em comprimidos para adultos quantas vezes ao dia se toma

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não existe penicilina benzatina em comprimido.

  10. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Não precisa de fórmula. Geralmente é uma dose para crianças com menos 27 kg e outra para crianças com mais de 27 kg. A dose depende da doença a ser tratada.

  11. Michel Ferreira Mendes

    Acetilcisteína atrapalha o efeito da Bezentacil?

    Pode ser administrado após a dose da Bezentacil?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não interfere.

  12. Michel

    Benzetacil pode ser utilizada por paciente com ferida que infeccionou na pele?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende da bactéria.

  13. Lin

    Fiz uso da bezetacil e depois de 23 hrs mas ou menos fiz o uso de cocaína será que cortou?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente, não.

  14. Lais

    Em quanto tempo desde o horario da dose tomada podemos ver o melhoramento do organismo em um caso de amidalite bacteriana?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      48 a 72 horas.

  15. Esmeraldo Saldanha

    Também trata infeção urinária, e tifóide?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  16. momadefaizalreiane@gmail.com

    Pode ser administrada para dor de coluna?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. Só se a dor na coluna estiver sendo causada por uma infecção cuja bactéria seja sensível ao Benzetacil. Não consigo pensar agora em nenhuma situação em que isso seja comum.

  17. Eduardo Sydney Santana

    A benzetacil pode provocar choque anafilático só com o teste subcutaneo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  18. Eduardo Sydney Santana

    Boa tarde, a benzetacil cria resistência de organismo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Todo antibiótico pode gerar resistência se utilizado de forma equivocada.

  19. Ludmilla

    Olá
    Tomei 2 dose de benzetacil e tive um desmaio, e normal ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Desmaiar com injeções é algo relativamente comum. Se você estava muito ansiosa ou com medo é possível acontecer.

  20. Rita de Cássia

    Onde eu posso encontrar aqui no RJ uma clínica que aplique a Benzetacil junto com um anestésico

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      No posto de saúde eles podem fazer isso. Algumas farmácias também.

  21. Felipe Luiz da Silva

    A Benzetacil serve para herpes genital??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, antibióticos só tratam infecção bacteriana. Herpes é um vírus.

  22. Luiz villaca

    Qual a maior dose pode ser aplicada de uma vez

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A dose individual máxima indicada do benzetacil é 2.4 milhões de unidades.

  23. Antonia elizabete gomes.

    A benzetacil pode ser administrada junto com a dipirona imtranuscular?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, mas pode ser mais doloroso.

  24. Emília ferreira

    Dr.os exames podem dizer o tempo que a pessoa está com sifilis

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  25. Ricardo

    Fui diagnosticado com sífilis primária, foi me indicado 6 doses de penicilina (2 por semana) durante três semanas……achei excessiva a dosagem mas não sou médico, o que o Dr me diz a respeito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A dose máxima que eu conheço são 2.4 milhões de unidades (2 injeções de 1.2 milhão), uma vez por semana por 3 semanas. Isso para tratar sífilis tardia.

  26. Bianca

    Boa noite Dr. Comecei o tratamento p siflis q acusou 1/32 no exame, meu medico indicou 2 ampolas e em 1 semana mais 2 ampolas de 1200000. Tomei ela ontem, porém hj comcei a me coçar demais, tronco, costas e perna. Não estou aguentando! É normal? Tem algo q eu possa passar p melhorar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que ver se isso não é uma reação alérgica ao antibiótico. Se você tiver manchas vermelhas por todo o corpo, sugiro que vá ao seu médico para ele ver.

  27. Jonathan Santos

    Bom dia Doutor. Remedios corticoide como predinisona e betametasona (pomada), cortam o efeito da penicilina no tratamento da Sifilis, ou abaixam o sistema imunologico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, corticoides em pomada não atrapalham os efeitos dos antibióticos.

      1. Jonathan Santos

        Muito estranho, pois ja fiz um tratamento de 2.400.000 a cada 3 semanas e o VDRL permaneceu a mesma de antes de eu comecar o primeiro tratamento 1:32. Os sintomas melhoraram um pouco e agora estao piorando. Iniciei outro tratamento igual. O que pode ter sido se nao foi os remedios corticoides? Obrigado Doutor.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Se os corticoides foram só em pomada, eles não têm absorção suficiente para causar níveis sanguíneos que possam justificar uma falha no tratamento.

  28. andrea

    Doutor…meu filho vai tomar benzetacil 12000000 para infecção urinária e sinusite…ela serve para isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  29. Joao

    Dr. A algumas semanas tive o aparecimento de feridas no genital, possivelmente seria sífilis, o médico então me receitou as aplicações semanais de benzetacil, ontem foi a segunda aplicação de duas injeções, e hj eu notei um inchaço no meu pênis.. Isso é normal? Devo me preocupar? Sendo q na primeira aplicação não tive nenhum tipo de sintoma.. Desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sífilis não costuma dar inchaço no pênis, ainda mais depois de tratada.

  30. Bruno

    Doutor fui diagnósticado com sífilis e .tomei a besetacil 2.400.000 e depois de 3 dias tomei bastante cerveja,sera que cortou o efeito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em princípio, não, mas o ideal é evitar abuso de álcool durante o tratamento de doenças.

  31. Ernesto Cassanje

    Dr. Em Novembro 2015 acusou-me VDRL positivo. Apanhei Trobicin 1.200.000 UI/IM, depois de um mês fiz análise, tornou acusar.

    Outro médico receitou Penicilina Benzatinica 2,4 megas, e apanhei cinco, uma em cada cinco dias. Depois de um mês fiz análise de VDRL e acusou novamente.

    Estou aflito, preciso de ajuda. Hoje fui ao médico e receitou-me sete ampolas de 1.200.000 cada de penicilina benzatina, para apanhar uma em cada três dias.~

    por outro, ouvi dizer que a penicilina em excesso cria impotência sexual.

    Qual é o seu comentário Doutor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Acho que você deveria procurar um infectologista. Sífilis resistente à penicilina é uma situação rara. Pode estar havendo um erro no diagnóstico.

  32. Júlio César Meirelles

    Tomei 6 ampolas de benzetacil, sendo duas a cada semana de 1.200.000 em cada nádega. Depois de terminar todas a injeções admistradas quantos dias devo fazer o exame vdrl?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      6 meses.

  33. marcus vinicius

    Após a infecção, o vdrl pode demorar mais de 3 meses para positivar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Ele geralmente fica positivo 1 a 2 semanas depois da lesão no pênis.

  34. Wanderson J

    Dr, boa noite! Após tomar a primeira dose do benzetacil quanto tempo as manchas da fase secundaria levarão para desaparecer? Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Começa a melhorar após alguns dias.

  35. Vivi

    Fui diagnosticada com sifilis latente pela aeronáutica, mas fiz o VDRL e deu não reagente, é possível o VDRL ser negativo e o fta abs positivo? Mas desse jeito como vou saber se estou curada se é pelo VDRL que dá para ver se as diluições diminuíram… Obrigada doutor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      VDRL negativo com FTA-ABS positivo é uma sorologia sugestiva de sífilis curada.

  36. jeferson

    *é normal ter febre e calafrios algumas horas depois de tomar 2 injecoes de benzetacil 2,400?

    *tomei dipirona e fenergan, eles cortam o efeito do benzetacil?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- A febre e os calafrios podem ser da infecção que você pretende tratar com o antibiótico.
      2- Não cortam.

  37. Cristian

    Doutor fui diagnosticado com a Sífilis, tomei a bezetacil 2.400 isso resolverá meu problema? Com quantos dias passo a perceber alguma melhora significativa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em princípio, sim. Os sintomas devem sumir dentro de 1 semana.

  38. camila

    doutor tomei bezetacil para garganta, quanto tempo demora para fazer efeito? oq eu poderia fazer para aliviar a dor e conseguir comer nesse meio tempo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Em 48 horas você vai notar melhora.

  39. Luiza Bezerra de Araújo

    Dotor a bezatina 1.200 escurece a urina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma.

  40. ana

    Doutor, havendo sintomas de gripe e a aplicação de benzetacil, quantos dias o medicamento começa a fazer melhora dos sintomas ?!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Benzetacil não serve pra gripe.

  41. Anelise

    Há profissionais que alegam que o risco de choque anafilatico aumenta quando é feita a associação da penicilina com lidocaina. Esse risco é real? E pode acontecer em qualquer aplicação ou somente na primeira dose? Minha filha tem febre reumática e toma a penicilina com lidocaina e nunca teve reação. ainda pode acontecer? Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Eu desconheço essa informação entre lidocaína e penicilina. Você sabe de algum estudo científico que tenha chegado a essa conclusão?

  42. gloria

    Oi peguei tomei 3 doses de besetacil duas por semanas ,depois que acabou comecei com uma coceira e um corrimento na vagina o que pode ser ? Pode ser da injeção?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser uma alteração da flora vaginal induzida pelo antibiótico, que favorece o aparecimento de candidíase vaginal.

  43. debora cristina

    pode sangrar ao administrar pinicilina

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode sangrar um pouquinho se atingir algum vaso com a agulha.

  44. elza.

    em algum momento de doença grave pode-se prescrever benzetacil Ev? que tipo de doença? qual as contra indicação? Como e diluído e infundido esta medicação Endo-venosa? já ouvir dizer que existe sim possibilidade de EV é verdade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, a penicilina benzatina não pode ser administrada por via intravenosa. Se o objetivo for uma administração intravenosa, a penicilina G é que deve ser utilizada.

      1. elza.

        obrigada doutor pelo esclarecimento! parabenizo a sua atenção.

  45. patricia

    essa vacina pode cura a infeccao urinaria

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.
      Obs: benzetacil não é vacina. Injeção e vacina são coisas diferentes.

  46. patricia

    oi doutor doei sangue e recebi um carta do hemorio dizendo q talvez eu tenha sifilis sendo q n tive nenhum dos sintomas
    to desesperada e quase tomando as doses de penicilina o que eu faço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Procure um médico para fazer os exames corretos. Antes de tratar, tem que confirmar o diagnóstico.

  47. Diná Márcia Neves

    Bom dia doutor.
    Meu filho tomou bezetacil dia 2 de fevereiro de 2015, Ele vai fazer exame de vista dia 9 de fevereiro.
    Ele pode fazer esse exame, devido ao colírio que eles pingam?
    Desde já agradeço.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não interfere em nada.

  48. Luis Gustavo

    Dr, boa tarde!
    Tomei essa injeção há alguns meses, e vou fazer uma serie de exames de sangue, no resultado do exame pode aparecer alguma alteração?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Por causa do benzetacil? Não.

  49. Eduardo Barachel

    Bezetacil pode ser tomada pra curar boqueira ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não serve.

  50. Sayara Viana

    Bom, eu tomo a bezentacil a um tempinho para tratar da febre, ela prejudicou uma válvula do coração. Bom, a injeção dói muito e perguntei do meu médico, se a xilocaína corta o efeito da injeção, ele disse que não, aí quando tomo nas farmácias, os farmacêuticos dizem que corta o efeito. Corta ou não?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não corta, não.

  51. felipe Santos

    Quanto tempo a benzetacil fica no organismo agindo contra a sífilis ? Obrigado Doutor =)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Dependendo da dose, até 4 semanas.

  52. felipe Santos

    DR posso transmitir a sífilis por sexo oral sem camisinha. No caso a minha boca estando com alguma ferida “sangrando” transmite a sífilis ? Desde já obrigado!!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, há risco. Mas o mais perigoso é se houver feridas da sífilis na boca.

  53. felipe Santos

    Dr faz 45 dias que tomei as 3 doses de 12000 de bezentacil será que estou curado ? Posso voltar a ter relações e fazer sexo oral? Minha sífilis estava 1/128. Desde já obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que fazer o VDRL de novo. Se os sintomas sumiram e o VDRL estiver abaixo de 1/16, sim.

  54. gabriel freitas de lima

    Boa tarde como eu posso sber se eu tenho neorosifilis, quais são os exame e o que eu devo fazer,pq na verdade eu já tive sifilis então eu tenho dificuldade de andar e corre!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O diagnóstico da neurosífilis é feito pelas sorologia e pela punção lombar.

      1. gabriel freitas de lima

        tem cura a neorosifilis

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Tem, mas algumas sequelas podem existir.

  55. Luis Fernando

    DR , ja houve caso documentado de resistencia da bacteria treponema pallidum (sífilis) a penicilina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não que eu saiba. Se houver, é algo muito raro.

  56. Joaquim Macassa

    Gostaria de ter um esclarecimento acerca de Sifilis. Minha namorada tem uma inflamacao na vulva a quase uma semana, ontem ela fez teste de HIV, e Sifilis e deu negativo! Mas ja que inflamacao na vulva, pode ser uns do “sinais” de sifilis prescreveram-lhe 3 doses de penicilina benzatina,1 injecao por semana, durante 3 semanas, obviamente que tambem sou sujeito a fazer esse tratamento, a minha pergunta e a seguinte: essa prescrisao esta correcta? Porque se no teste deu negativo, porque deveriamos ter uma prescrisao para tratamento de sifilis terceiaria? Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a sífilis primária foi identificada precocemente, os exames podem ainda estar negativos. Pode ser o caso dela. Agora, o porquê de terem encarado como uma sífilis de longa data, eu não consigo saber.

      1. Joaquim Macassa

        Muito obrigado Dr

  57. Patricia Pires Almeida

    Meu filho tem 4 anos e tomou benzetacil 600 sendo que no mesmo dia a noite e durante o dia seguinte ainda esta com febre,levei ele ao hospital e o medico disse que ele podera ter febre por mais um dia .Isso é uma reação normal ou devo procurar auxilio hospitalar novamente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O antibiótico precisa de pelo menos 24 a 48 horas para poder agir.

  58. Emerson

    Eu fui diagnosticada com Sífilis e estou na primeira das 3 dosagens de Benzetacil, com intervalo de 1 semana. Espero que fique bem. Aconselho a todos que se previnam bastante, sempre usei camisinha em minhas relações, mas por descuido deixei de usar 1 vez só, onde contraí esta doença. Por isso é sempre bom se prevenir, pois as doenças estão aí, e não há brincadeira.

  59. Ricardo

    Boa tarde dr.
    Fui diagnosticado com sífilis e realizei o tratamento com dose d 2400 por 3 semanas. E meu namorado também. Só que apos o tratamento fizemos sexo novamente sem prevenção e voltou a aparecer umas manchas vermelhas e desapareceram. A medica falou q eu n me preocupasse q eu já estava curado. Mas estou fazendo novas consultas. Pq estou tenso grande perda de cabelo.

  60. Renata

    Dr. Meu filho esta com infecção de garganta e teve de tomar a bezetacil ele esta sentindo muita dor no local da injeção teria algo q posso fazer para aliviar essa dor ele tem 8 anos e tem 24h da injeção. Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se não houver contraindicações, ele pode tomar analgésicos simples, como dipirona ou paracetamol para aliviar a dor.

      1. Renata

        Muito Obrigada DR. Pedro, farei isso.

        Subject: Re: New comment posted on PENICILINA BENZATINA | Injeção de benzetacil

  61. Miquéias Marques

    Dr, estou com problemas na Amígdala, tomei a benzetacil hoje, quanto tempo levará para aliviar e acabar o inchaço? O Sr me recomenda algum spray para alivia a dor? E quanto a operação? Sofro com isso, fico sem comer dias e sem me hidratar, engolir saliva é a pior coisa.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em 24 a 48 horas você verá melhora.
      Leia esse texto aqui sobre dor de garganta: https://www.mdsaude.com/2014/05/remedios-dor-de-garganta.html

  62. Greice

    Bezetacil funciona para psoriase gota?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em alguns casos pode-se tentar, pois a infecção pela bactéria estreptococus pode agravar as lesões.

  63. Gabriel Torres

    Dr. Pedro, as injeções de Benzetacil podem ser usadas para acabar com problemas de tinea corporis ou outros transtornos causados por fungos? Estou com duas esfinges no antebraço e na parte genital. Eu uso pomada de cetoconazol e tomo fluconazol, mas como já tenho problemas com Rosácea, tenho medo de piorar meu quadro.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Benzetacil não serve para fungos.

      1. anderson

        doutor meu irmao esta com selulite ocular ,esta internado faz 2 dias esta tomando penicilina aplicado na veia .
        o doutor acha que quantos dias ele estará com o olho desenchado e as bactéria mortas

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Com antibioticoterapia apropriada a melhora deve começar em 48-72 horas.

  64. Fernando Vasquez

    Fiz exame FTA e deu reagente. Tomei benzatacil, dose de 2.4 há mais de uma semana e ainda tenho ulceras no penis. Em quanto tempo elas desaparecem. ? Ficarei com cicatriz. ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      MaAs elas estão melhorando? Em geral, com uma semana já era para haver sinais de melhora das lesões.

  65. Wanessa Kelly

    Olá dr, Pedro, a minha filha tem amigdalite de repetição, eu gostaria de saber se a Benzetacil cura este tipo de amigdalite.

  66. Giuseppe G. Manzella

    Eu voltei de um sítio a poucos dias, e muita gente que estava junto comigo ficou doente assim como eu, febre alta, dor de garganta, etc…

    Eu acabo de voltar do médico depois de tomar uma benzetacil, o enfermeiro colocou anestésico e não doeu nada na aplicação, eu tenho uma dúvida: Daqui algumas horas ou dias vai doer? E se doer quanto tempo dura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A dor costuma ser só na hora. Depois, pode até doer um pouco, mas aí é como qualquer injeção.