Injeção de benzetacil (penicilina benzatina)

A penicilina benzatina, mais conhecida como Benzetacil, é um antibiótico muito utilizado no tratamento da sífilis e das faringites bacterianas.

A penicilina benzatina, também chamada de benzilpenicilina benzatina ou penicilina G benzatina, é um antibiótico da família das penicilinas, que é administrado por via intramuscular e serve para combater infecções bacterianas, tais como a sífilis ou a amigdalite bacteriana.

O nome comercial mais conhecido da penicilina benzatina é benzetacil.

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a penicilina benzatina:

  • Para que serve.
  • Como usar.
  • Efeitos colaterais.
  • Contraindicações.
  • Interações medicamentosas.

Atenção: este texto não pretende ser uma bula da penicilina benzatina. Nosso objetivo é ser menos técnico que uma bula e mais útil aos pacientes que procuram informações sobre este medicamento.

Para que serve a penicilina benzatina

A penicilina benzatina é um antibiótico que tem uma ação bastaste restrita na prática médica. Atualmente, ela é indicada em um número pequeno de infeções, como:

– Sífilis (leia: SÍFILIS | Sintomas e tratamento).
– Amigdalites e faringites bacterianas (leia: DOR DE GARGANTA | FARINGITE | AMIGDALITE).
– Impetigo (leia: IMPETIGO | Sintomas e tratamento).
– Prevenção da febre reumática (leia: FEBRE REUMÁTICA | Sintomas e tratamento).

A penicilina benzatina só deve ser usada contra bactérias altamente sensíveis, pois ela não consegue alcançar níveis sanguíneos muito elevados, capazes de matar bactérias com algum grau de resistência.

A grande vantagem da penicilina benzatina é o fato de que uma única dose é suficiente para manter o antibiótico circulando no organismo por mais de 3 semanas. É uma opção muito interessante para pacientes que não querem ou não conseguem tomar vários comprimidos de antibiótico por dia, por vários dias.

Nas crianças com faringite estreptocócica, o benzetacil é o antibiótico mais eficaz na prevenção da febre reumática (leia: Faringite Estreptocócica – Sintomas, Diagnóstico e Tratamento).

A penicilina benzatina não serve para tratar outras infecções, que não as listadas acima. Isso significa que não está indicado o uso do benzetacil para o tratamento da pneumonia, da sinusite ou da otite.

Como usar o benzetacil

O benzetacil é um antibiótico que deve ser administrado por via intramuscular, devendo ser aplicado, de preferência, em um grande grupamento muscular, como os glúteos ou face lateral da coxa. Nunca se deve administrar o benzetacil por via intravenosa, pois há risco de parada cardíaca.

A penicilina benzatina é habitualmente comercializada sob as doses de 600.000 U (ampola com 4 ml de solução 150.000 U/ml) ou 1.200.000 U (ampola com 4 ml de solução 300.000 UI/ml).

As doses recomendadas nos adultos são:

  • Faringoamigdalite bacteriana: 1.200.000 UI em dose única.
  • Sífilis primária, secundária ou latente precoce (menos de 1 ano): 2.400.000 UI em dose única.
  • Sífilis terciária ou latente tardia: 2.400.000 UI uma vez por semana por 3 semanas.
  • Prevenção da febre reumática: 1.200.000 UI a cada 3 ou 4 semanas.

Os casos de neurosífilis não devem ser tratados com penicilina benzatina, mas sim com penicilina G cristalina ou penicilina G procaína.

Efeitos colaterais da penicilina benzatina

A principal queixa dos pacientes em relação ao benzetacil é a dor na hora da administração. Como este antibiótico é frequentemente indicado no tratamento de crianças, a experiência pode ser um pouco traumática. O que não faltam são adultos que até hoje se lembram da sua má experiência com benzetacil quando eram crianças.

Para aliviar a dor da injeção do benzetacil, o médico pode indicar um anestésico, como lidocaína ou xilocaína, para ser diluído junto ao antibiótico. Esta estratégia é bastante eficaz, não só na hora da administração, como também nos dias seguintes, reduzindo muito a dor no músculo que recebeu a injeção. Mas é preciso haver uma indicação por escrito do médico para que a enfermeira possa misturar ambas substâncias.

Os outros efeitos adversos da penicilina benzatina são semelhantes aos das demais formas de penicilina, como náuseas, dor no estômago, diarreia, tonturas e candidíase vaginal.

Contraindicações da  penicilina benzatina

A penicilina benzatina não deve ser administrada em pacientes com história de alergia à penicilina (leia: ALERGIA À PENICILINA).

O Benzetacil pode ser usado na gravidez, caso necessário. Porém, assim como qualquer outra droga, o seu uso em grávidas deve ser bem criterioso. O mesmo raciocínio se aplica durante a fase aleitamento materno. A penicilina benzatina não corta o leite nem faz mal ao bebê, mas se puder ser evitada, melhor.

O Benzetacil pode ser administrado em mulheres que fazem uso de anticoncepcional hormonal, já que não há estudos que indiquem a redução do efeito da pílula.

Nos pacientes com insuficiência renal, a dose deve ser reduzida de acordo com a taxa de filtração glomerular (função dos rins).

Interações medicamentosas da penicilina benzatina

Os pacientes que fazem uso de anticoagulantes, como a Varfarina, devem tomar cuidado com a associação, pois a penicilina benzatina aumenta o efeito anticoagulante, podendo causar elevação do INR (leia: VARFARINA (Marevan,Varfine, Coumadin) | Controle do INR).

VEJA OUTROS ARTIGOS SEMELHANTES

108
Deixe um comentário

avatar
300
Felipe Luiz da Silva
Visitante
Felipe Luiz da Silva

A Benzetacil serve para herpes genital??

Luiz villaca
Visitante
Luiz villaca

Qual a maior dose pode ser aplicada de uma vez

Antonia elizabete gomes.
Visitante
Antonia elizabete gomes.

A benzetacil pode ser administrada junto com a dipirona imtranuscular?

Emília ferreira
Visitante
Emília ferreira

Dr.os exames podem dizer o tempo que a pessoa está com sifilis

Ricardo
Visitante
Ricardo

Fui diagnosticado com sífilis primária, foi me indicado 6 doses de penicilina (2 por semana) durante três semanas……achei excessiva a dosagem mas não sou médico, o que o Dr me diz a respeito?

Bianca
Visitante
Bianca

Boa noite Dr. Comecei o tratamento p siflis q acusou 1/32 no exame, meu medico indicou 2 ampolas e em 1 semana mais 2 ampolas de 1200000. Tomei ela ontem, porém hj comcei a me coçar demais, tronco, costas e perna. Não estou aguentando! É normal? Tem algo q eu possa passar p melhorar?

Jonathan Santos
Visitante
Jonathan Santos

Bom dia Doutor. Remedios corticoide como predinisona e betametasona (pomada), cortam o efeito da penicilina no tratamento da Sifilis, ou abaixam o sistema imunologico?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Não, corticoides em pomada não atrapalham os efeitos dos antibióticos.

Jonathan Santos
Visitante
Jonathan Santos

Muito estranho, pois ja fiz um tratamento de 2.400.000 a cada 3 semanas e o VDRL permaneceu a mesma de antes de eu comecar o primeiro tratamento 1:32. Os sintomas melhoraram um pouco e agora estao piorando. Iniciei outro tratamento igual. O que pode ter sido se nao foi os remedios corticoides? Obrigado Doutor.

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Se os corticoides foram só em pomada, eles não têm absorção suficiente para causar níveis sanguíneos que possam justificar uma falha no tratamento.

andrea
Visitante
andrea

Doutor…meu filho vai tomar benzetacil 12000000 para infecção urinária e sinusite…ela serve para isso?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Não.

Joao
Visitante
Joao

Dr. A algumas semanas tive o aparecimento de feridas no genital, possivelmente seria sífilis, o médico então me receitou as aplicações semanais de benzetacil, ontem foi a segunda aplicação de duas injeções, e hj eu notei um inchaço no meu pênis.. Isso é normal? Devo me preocupar? Sendo q na primeira aplicação não tive nenhum tipo de sintoma.. Desde já agradeço.

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Sífilis não costuma dar inchaço no pênis, ainda mais depois de tratada.

Bruno
Visitante
Bruno

Doutor fui diagnósticado com sífilis e .tomei a besetacil 2.400.000 e depois de 3 dias tomei bastante cerveja,sera que cortou o efeito?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Em princípio, não, mas o ideal é evitar abuso de álcool durante o tratamento de doenças.

Ernesto Cassanje
Visitante
Ernesto Cassanje

Dr. Em Novembro 2015 acusou-me VDRL positivo. Apanhei Trobicin 1.200.000 UI/IM, depois de um mês fiz análise, tornou acusar.

Outro médico receitou Penicilina Benzatinica 2,4 megas, e apanhei cinco, uma em cada cinco dias. Depois de um mês fiz análise de VDRL e acusou novamente.

Estou aflito, preciso de ajuda. Hoje fui ao médico e receitou-me sete ampolas de 1.200.000 cada de penicilina benzatina, para apanhar uma em cada três dias.~

por outro, ouvi dizer que a penicilina em excesso cria impotência sexual.

Qual é o seu comentário Doutor?

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

Acho que você deveria procurar um infectologista. Sífilis resistente à penicilina é uma situação rara. Pode estar havendo um erro no diagnóstico.

Júlio César Meirelles
Visitante
Júlio César Meirelles

Tomei 6 ampolas de benzetacil, sendo duas a cada semana de 1.200.000 em cada nádega. Depois de terminar todas a injeções admistradas quantos dias devo fazer o exame vdrl?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

6 meses.

marcus vinicius
Visitante
marcus vinicius

Após a infecção, o vdrl pode demorar mais de 3 meses para positivar?

Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

Ele geralmente fica positivo 1 a 2 semanas depois da lesão no pênis.

Wanderson J
Visitante
Wanderson J

Dr, boa noite! Após tomar a primeira dose do benzetacil quanto tempo as manchas da fase secundaria levarão para desaparecer? Obrigado

Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
Visitante
Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

Começa a melhorar após alguns dias.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. OkSaiba mais