Fibromialgia: o que é, sintomas, causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 51 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 6 minutos

O que é a fibromialgia?

A fibromialgia é um dos maiores mistérios da medicina. É uma doença que se caracteriza por dores difusas envolvendo músculos, tendões e ligamentos. O paciente com fibromialgia tem múltiplas dores pelo corpo e se sente constantemente exaurido.

Além da dor muscular generalizada e da sensibilidade excessiva em muitas áreas do corpo, os pacientes fibromiálgicos também costumam sofrer de fadiga, sono excessivo, dores de cabeça e distúrbios do humor, como depressão e ansiedade.

Curiosamente, apesar da riqueza de sintomas, não há alterações detectáveis nos exames laboratoriais nem nos exames de imagem, como radiografias, ultrassonografia, tomografias, etc. Além da dor, mais nada é detectado através do exame físico do paciente com fibromialgia. Biópsias realizadas nos músculos, tendões e ligamentos nada revelam, não há sinais de inflamação, não há lesões e muito menos alterações estruturais.

Causas

Exatamente pela falta de achados objetivos, a fibromialgia era no passado considerada uma doença de natureza psicossomática (de origem psicológica). Seu reconhecimento como “doença real” só foi obtido em 1987.

As atuais teorias sugerem uma alteração nas áreas cerebrais responsáveis pela percepção da dor. O cérebro dos pacientes com fibromialgia parece ser excessivamente sensível aos estímulos dolorosos que chegam a si. Isso significa que estímulos indolores para a maioria das pessoas são interpretados como dor pelo cérebro do paciente fibromiálgico.

Exames radiológicos mais modernos, ainda pouco usados na prática médica do dia-a-dia, conseguiram demonstrar que pacientes com fibromialgia apresentam sinais precoces de envelhecimento do cérebro, com redução da área cinzenta (local do cérebro onde ficam os neurônios). Estas alterações podem justificam uma exagerada interpretação do cérebro aos estímulos externos.

Porém, como já referido, não existe nenhum exame laboratorial ou de imagem que confirme o diagnóstico de fibromialgia. Na verdade, esses exames só servem para se descartar outras causas de dor crônica.

Se durante a investigação algum exame laboratorial ou de imagem detectar alterações, ou ainda, se houver a presença de sinais inflamatórios nas articulações (artrite) ou sinais de lesões neurológicas detectáveis durante o exame físico feito pelo médico, o diagnóstico de fibromialgia deve ser repensado, dado que essas alterações apontam para a existência de outra causa para as dores.

A fibromialgia é seis vezes mais comum em mulheres e a sua prevalência aumenta conforme a idade. Cerca de 2% da população jovem e 8% da população idosa são portadores desta doença. A maior parte dos casos de fibromialgia inicia-se entre os 30 e 55 anos.

Em 50% dos casos os sintomas iniciam-se após um evento pontual, tal como um estresse físico ou psicológico. Nos outros 50% não se consegue detectar nenhum gatilho para o surgimento dos sintomas. Pessoas com história familiar positiva apresentam oito vezes mais chances de ter fibromialgia que o resto da população, sugerindo fortemente uma causa genética.

Sintomas

O principal sintoma da fibromialgia é uma dor difusa, podendo envolver músculos, ligamentos e tendões. Muitas vezes, o paciente refere sensação de articulações inchadas, o que na verdade é apenas uma sensação, já que o edema não é comprovado ao exame físico. Não há sinais clínicos de artrite nas articulações doloridas.

Quando questionados onde dói, muitos respondem: dói tudo. São dores constantes, que pioram ao toque. O paciente com fibromialgia tem um limiar para dor mais baixo, isto é, estímulos dolorosos de intensidade igual são muito mais sentidos por quem tem a doença.

Uma descrição que resume bem os sintomas da fibromialgia é a de sensação de estar com uma forte gripe que não passa, causando dor no corpo, mal-estar, dor de cabeça e astenia.

Além da dor difusa, a fadiga é outro sintoma frequentemente presente no paciente fibromiálgico.

O cansaço é mais forte de manhã, logo que o paciente acorda, mas também pode ser bastante incômodo no final da tarde. A fadiga matinal ocorre mesmo que o paciente tenha dormido mais de 10 horas durante a noite. A sensação é de um sono não revitalizante.

Na verdade, uma das características da fibromialgia é o sono leve. Os pacientes acordam com frequência durante a madrugada e têm dificuldade em voltar a dormir. Alguns trabalhos mostram que esses pacientes não conseguem se manter no estágio 4 do sono, que é o do sono profundo, também conhecido como sono restaurador.

O paciente fibromiálgico passa o dia sentindo uma completa falta de energia, com sensação de pernas e braços pesados e dificuldade de concentração, denominada pelos pacientes como “cérebro cansado”. É muito comum a associação da fibromialgia com a síndrome da fadiga crônica.

Dor de cabeça tipo enxaqueca ou cefaleia tensional é um sintoma comum e acomete mais de 50% dos pacientes com fibromialgia.

Os pacientes também podem apresentar uma variedade de sintomas mal compreendidos, incluindo dor abdominal, dor no peito, sintomas sugestivos de síndrome do intestino irritável, dor pélvica, sintomas urinários, como ardência para urinar e necessidade de ir ao banheiro com frequência, problemas de memória, olhos secos, palpitações, tonturas, formigamentos, flutuações constantes de peso, perda da libido, intensas cólicas menstruais e alterações do humor.

A associação com a depressão e distúrbios de ansiedade é muito comum. Cerca de 70% dos pacientes com fibromialgia desenvolverão um dos dois distúrbios ao longo da vida.

É importante saber que, se por um lado a fibromialgia não é uma doença que acarrete risco de morte ou cause deformidades, por outro, os sintomas podem ser incapacitantes, determinado uma péssima qualidade de vida ao paciente. Pacientes com fibromialgia costumam ter uma qualidade de vida muito ruim se não tiverem o diagnóstico estabelecido e não estiverem sob tratamento.

Resumo dos principais sinais e sintomas da fibromialgia

  • Dor musculoesquelética difusa por todo o corpo.
  • Fadiga.
  • Baixa capacidade de concentração.
  • Depressão.
  • Ansiedade.
  • Dor de cabeça.
  • Dificuldade para dormir.
  • Dor abdominal.
  • Formigamento nas mãos e pés.

Diagnóstico

O médico especializado em investigar e tratar a fibromialgia é o reumatologista.

A maioria dos pacientes com fibromialgia vive com os sintomas durante anos até o diagnóstico ser finalmente feito. Durante a investigação, esses pacientes costumam passar por dezenas de exames e múltiplos especialistas. Alguns pacientes acabam sentindo-se rejeitados pelos médicos, enquanto outros temem que uma doença fatal oculta acabe por ser encontrada.

O diagnóstico é feito através da avaliação clínica. Os exames complementares servem para descartar outras doenças que simulem os mesmos sinais e sintomas, como hipotireoidismo, artrite reumatoide, lúpus eritematoso sistêmico, polimialgia reumática e outras desordens inflamatórias ou autoimunes.

O grande desafio para o médico é quando a fibromialgia ocorre concomitantemente com outras doenças que também cursam com dores difusas, como osteoartrite, polimialgia reumática e artrite reumatoide. Nesses casos, o diagnóstico de fibromialgia é muito difícil de ser estabelecido.

Pontos dolorosos da fibromialgia

O Colégio Americano de Reumatologia publicou em 1990 os seguintes critérios para o diagnóstico da fibromialgia:

  • Sintomas de dor generalizada, que ocorrem acima e abaixo da cintura e afetam os lados direito e esquerdo do corpo.
  • Dor à palpação em pelo menos 11 dos 18 pontos sensíveis ilustrados abaixo.
18 Pontos dolorosos da fibromialgia
Pontos dolorosos da fibromialgia

Tratamento

O tratamento é idealmente feito com uma equipe multidisciplinar, com reumatologista, fisioterapeuta e psicólogo ou psiquiatra. Entender o que é a doença, acabando com pensamentos negativos do tipo “vou morrer”, “tenho câncer” ou “isso é uma infecção sem cura”, ajuda muito a combater os sintomas.

A longo prazo, a imensa maioria dos pacientes com fibromialgia melhora dos seus sintomas e consegue manter uma vida ativa e com qualidade. Comentários do tipo ” isso é coisa da sua cabeça” ou “pare de frescura que não há nada de errado consigo” são inverdades que só prejudicam o tratamento.

Entretanto, não existe cura fácil ou rápida para fibromialgia. Fuja de tratamentos que prometem milagres. Doenças crônicas e de difícil tratamento são um prato cheio para charlatões e aproveitadores.

Contraditoriamente, apesar do paciente sentir-se persistentemente cansado, não fazer nada ao longo do dia tende a piorar os sintomas. Nada é pior para os sintomas da fibromialgia do que o sedentarismo. Exercícios físicos aeróbicos e musculação melhoram a qualidade de vida e diminuem a intensidade das dores e a sensação de cansaço. O paciente deve ser encorajado a sair da inércia e vencer a indisposição inicial.

Estudos mostram que a prática de ioga e Tai Chi Chuan são tão eficazes quanto exercícios aeróbicos, ajudando a melhorar o cansaço, as dores e a qualidade do sono.

Também é importante evitar álcool, cigarros e cafeína.

Medicamentos

Uma grande variedade de medicamentos tem sido usados para controlar os sintomas da fibromialgia. Os medicamentos que têm sido mais eficazes são os de ação no sistema nervoso central, como os antidepressivos e as drogas anticonvulsivantes.

Em contraste, medicamentos que agem exclusivamente na dor, como anti-inflamatórios e analgésicos, são menos eficazes. Esses últimos, porém, podem ser usados em associação com os antidepressivos, potencializando seus efeitos contra a dor.

Exemplos de medicamentos de ação central que podem ser usados no tratamento da fibromialgia:

  • Fluoxetina.
  • Paroxetina.
  • Ciclobenzaprina.
  • Amitriptilina.
  • Gabapentina.
  • Pregabalina.

Recentemente três novas drogas antidepressivas de última geração mostraram-se efetivas no controle dos sintomas da fibromialgia: Venlafaxina, Duloxetina e Milnaciprana (Savella®).

Com o correto diagnóstico e tratamento, a longo prazo, mais de 2/3 dos pacientes com fibromialgia mantêm-se ativos e referindo pouca ou nenhuma interferência da doença no seu dia-a-dia.

Leia também: Melhores remédios para cada tipo de dor.

Psicoterapia

Nos pacientes que não respondem adequadamente às terapias iniciais é sugerido a terapia cognitivo-comportamental (TCC).  As intervenções psicológicas devem ser integradas ao tratamento multidisciplinar, que inclui também terapia farmacológica, educação e exercícios.

Acupuntura

Não há evidências de que a acupuntura funcione para fibromialgia.

Só como exemplo, um estudo publicado em 2005 dividiu um grupo de pacientes em dois. Um recebeu tratamento com acupuntura e outro com placebo (falsa acupuntura feita com objetos pontiagudos que não eram inseridos na pele e nem estimulavam os pontos tradicionais da acupuntura chinesa). Os pacientes do grupo placebo não sabiam que estavam usando placebo, todos achavam estarem sendo submetidos à acupuntura tradicional.

No final, não houve diferença entre os dois grupos, ambos apresentaram uma redução da dor em 30% dos casos. Em 2010 houve também uma grande revisão dos principais estudos envolvendo acupuntura e novamente não se conseguiu demonstrar evidências de melhora quando comparado ao placebo.

Portanto, não há evidências científicas inequívocas de que, pelo menos na fibromialgia, a acupuntura seja superior a um simples efeito placebo.

Ao contrário da acupuntura, todos os medicamentos citados no tópico anterior mostraram, em estudos científicos, serem superiores ao placebo no controle da dor da fibromialgia.

Dúvidas comuns sobre fibromialgia

A fibromialgia é uma doença de verdade ou é apenas psicológica?

Desde a década de 1980 a fibromialgia é reconhecida como “doença real”. Sabe-se hoje que os cérebros dos pacientes com fibromialgia são mais sensíveis a informações vindas do exterior, reconhecendo como dor estímulos que o cérebro da maioria das pessoas reconhece como não dolorosos.

Existe lesão visível ou detectável em algum órgão dos pacientes com fibromialgia? 

Não. Por isso a doença é tão difícil de ser diagnosticada.

Fibromialgia tem cura?

Não. Tenha cuidado com as famosas promessas de cura e remédios milagrosos ou revolucionários. A maioria são charlatões que se aproveitam do desespero do paciente para ganhar dinheiro.

Já há tratamentos que ajudam no controle dos sintomas, mas nenhum deles é considerado milagroso. O atual tratamento da fibromialgia inclui vários fatores como mudanças de estilo de vida, exercícios, terapias de relaxamento e ajuda psicológica.

Quais são as doenças que costumam estar associadas a fibromialgia?

Depressão, ansiedade, síndrome do intestino irritável, enxaqueca, dor pélvica crônica, disfunção da articulação temporomandibular e cistite intersticial.

Qual é o médico especialista que trata fibromialgia?

Reumatologista. Porém, um clínico geral que tenha experiência no assunto também pode tratar a fibromialgia.

Fibromialgia piora ou melhora com o passar do tempo?

Depende. Cerca de 25% dos casos se tornam pior ao longo dos anos; outros 25% melhoram. A evolução depende da existência de outras doenças associadas e da aderência e resposta do paciente ao tratamento proposto pelo médico.

Em um trabalho cientifico que acompanhou pacientes com fibromialgia por 14 anos pôde-se perceber que a maioria dos pacientes não referiu melhora significativa dos sintomas, porém, mais de 75% mantinham uma vida produtiva normal a despeito de terem fibromialgia.

Fibromialgia pode matar?

Não. Porém, se não tratada corretamente pode prejudicar muito a qualidade de vida e tornar o paciente pouco produtivo.

Existe uma dieta especial para fibromialgia?

Não, mas evitar gorduras, álcool e cafeína parece ajudar no tratamento.

Quais são as complicações da fibromialgia?

A dor crônica e os distúrbios do sono podem interferir no funcionamento social, acadêmico e profissional do indivíduo. Além disso, a frustração de ter de lidar com uma condição muitas vezes incompreendida por amigos, parentes e patrões também pode resultar em depressão e crises de ansiedade.

Fibromialgia pode virar câncer?

Não, a fibromialgia não é um fator de risco para o desenvolvimento de nenhum tipo de câncer.

Quais são os sintomas na pele do paciente com fibromialgia?

Os sintomas relacionados à pele mais comuns são: hiperidrose (suor em excesso), formigamento, sensação de calor ou queimação e coceira.

Qual é o CID da fibromialgia?

Na nova edição do CID-11, que entrou em vigor a partir de 1º de janeiro de 2022, a fibromialgia manteve o código M79.7.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


51 respostas para “Fibromialgia: o que é, sintomas, causas e tratamento”

  1. Márcia Rocha

    Excelente conteúdo!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  2. Aline

    Parabéns pelo artigo! Muito rico. A minha fibromialgia se manifestou a partir dos 18/19 anos (hoje tenho 38). Como paciente, consigo ver a fibro por um ângulo que um médico saudável não tem; por isso que pessoalmente não concordo com a atual teoria sobre a causa da doença, mas respeito e procuro não falar sobre meu ponto de vista com outros.
    Infelizmente o sus (pelo menos onde moro) não oferece um tratamento de qualidade. Você sai da consulta pior do que chegou, e se dá conta de que precisa ser por si; não adianta ir ao médico procurar ajuda. (Nem um laudo para fazer carteirinha de fibromiálgico eu consegui).
    Um paciente com recursos financeiros consegue “rejuvenescer” por fazer hidroterapia regularmente, ou optar por outro tratamento não medicamentoso que seja igualmente eficaz, por exemplo; lamentavelmente essa não é a condição da maioria.

  3. Genira Moreira de Souza Borba

    Tem dores constantes pelo corpo. Nas juntas,braços,joelhos e mãos em fim quase todas parte do corpo .tem ansiedade fora do normal ja fiz tratamento com psiquiatria. Mas nem um diagnóstico concreto. Não sei o que fazer. Tem 42 anos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É bem possível que seja fibromialgia. Você já foi vista por um reumatologista?

  4. Maria Natalina

    Quem teve COVID pode ser mais prejudicado por conta de ter diagnóstico de fibromialgia?em mim parece que as dores ficaram mais intensas depois da doença

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Quem tem fibromialgia pode sim ter mais dores depois da COVID-19.

  5. Diliane Souza Lima

    Gostei do texto..

    Sofro com a fibromialgia desde da minha infância. E cada ano que se passa elas se tornam forte,e não consigo ter uma vida normal. Hoje não consigo fazer quase nada,são pouquíssimos coisinha que faço..

    Muita das vezes parece ser mentira pra quem esta de fora,mais só agente sabe o quanto aguentamos essa dor terrível que não tem fim.

    Rotinas totalmente muda cada dia que se passa já não sou a mesma que já fui.

    Cura e remédio,só Deus…

    De 6 a 6 mês volto a fazer a consulta com o Dr. Que me acompanha,sempre que volto eu não tenho melhoras com os medicamentos e troca. Funciona só os dois primeiros mês e já não faz mais efeitos..

  6. Madalena Margarida Ribeiro

    Adorei… Sofro com Dores Crônicas, por Tido o Corpo a Mais de 20 anos… o Alivio de Minhas Enxaqueca somente com Aplicação de Medicamento na veia…

  7. Jane Maria Varejão Tardin

    Parabens! Super esclarecedor . Tiraram minhas duvidas.

  8. Elisabeth Ferreira de Vasconcelos

    Interessante todas essas informações. Tive muitas dores e fiz alguns exames que não detectaram nada. Já estava ficando aflita, sem saber o que poderia estar ocorrendo. Mudei minha rotina, me dedicando mais às minhas plantas, meus bordados e outros trabalhos de artesanato. Conclui que a aposentadoria não me fez nada bem. Me mantenho ocupada nesses afazeres, mas nada substitui as crianças, que me fazem muita falta.
    Estou frequentando reuniões de um Grupo Kardecista que está me fazendo muito bem.
    Nos preocupamos demais e isso com certeza nos deprime e afeta nossa saúde. O melhor mesmo é tomarmos uma atitude positiva em relação à vida.
    Ainda preciso mudar muitas coisas e sair do comodismo. Pretendo fazer trabalho voluntário com crianças e tenho certeza que ficarei ainda melhor.
    Adorei ler os textos do médico, e os comentários aqui.
    Aprendi um pouco mais. Obrigada!!

  9. corpo

    Foi maravilhoso ler esse texto, pois hoje descobri que tenho esse problema. Faz muitos anos que venho sentindo esses sintomas, já fui há vários médicos, tenho uma sacola cheia de exames e até hoje nada foi descoberto, durmo e acordo sentido dores pelo corpo , tenho um sono péssimo, acordo muito dolorida parecendo que não dormi a noite toda, só acordo melhor quando tomo DORFLEX, não tenho animo pra nada, o pior horário é no final da tarde, tô péssima, pedindo a Deus pra chegar em casa e me deitar, as vezes eu me pergunto…Como uma pessoa consegue viver sentindo dores 24 horas por dia, só Deus sabe o sofrimento das pessoas que tem FIBROMIALGIA. Acredito que agora irei fazer um tratamento que me faça melhorar. Só tenho que agradecer a vocês que elaboraram este texto.

  10. Sandras Santos

    Quem é o autor deste maravilhoso texto? Isto é importante!!! Além do crédito, quem lê dá a devida credibilidade. Por favor, podem informar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Olá, Sandra. O texto é meu mesmo. No início do texto há referência ao meu nome. No final da página tem a minha foto e o meu nome também.

      1. josie

        Perfeito!!!!! Adoraria poder ter uma consulta com vc!!! Que DEUS continue abençoando sua vida! Josie moura

  11. Maria ines

    adorei a matéria muito bom.

    jbh

  12. Juliana Leal

    Adorei o artigo, muito bem explicado. Tenho fibromialgia e realmente me sinto rejeitada pelos médicos. Parece que tudo q eu sinto é devido a essa doença…

  13. Meire Tadeu

    Parabéns pelo maravilhoso artigo. Meu filho de 27 anos, após uma dura odisseia de 7 anos, muitas , muitas dores, passando por muitos médicos – de várias especialidades ( vários ortopedistas, clínicos, neurologistas , etc) e sem um diagnóstico preciso, teve, finalmente, após consulta com uma ótima reumatologista de Santo André, após todos os exames clínicos: sangue específico, tomografia, ressonância e até cintilografia – tudo negativo para as mais diferentes enfermidades , descobriu-se que ele têm fibromialgia. Agora sim, ele iniciou tratamento correto, está assistido pela reumato, terapeuta/psiquiatra e vai muito em breve com hidroginástica.

  14. simonica vale fernandes freita

    achei muito importnte esse assunnto ,pois passo por esse prpoblema diariamente e é muito dificil,assim cada dia as pessoas ficam mais por dentro desse assunto,é um tema dificil de explicar e aqui ficou bem claro

  15. Emy Melnik

    Parabéns! É a melhor e mais clara e ilustrativa abordagem do tema que já vi.

  16. Samuel O Lokão

    bom eu tive trombose a um ano e estou tratando, agora me veio estes sintomas , que são identicos, amanha vou marcar uma reumatologista, a mesma que trata a minha mae, que a proposito veio me confessar que tem fibromialgia e faz o tratamento, ja estava pensando que ia morrer, ao menos este artigo me alivio muito, e vou sim procurar um medico
    fiquei preocupado devido a trombose e tambem pois trabalho com excessivo esforço fisico e de stress, mas por hora estou mais calmo obrigado doutor

  17. Susana

    Muito bom o artigo! Foi-me diagnosticada uma fibromialgia, após ter sido internada com dores intensas s/ razão aparente, os exames não diagnosticaram nenhuma alteração, tive alta e foi aconselhada a procurar um neurologista que pelos sintomas e exames já efetuados, diagnosticou-me fibromialgia, vim procurar mais sobre a doença, já tinha ouvido falar mas não sabia que o é. Confesso que quando me foi receitado os antidepressivos achei que era demasiado, pois não compreendia o motivo pelo qual eram necessário tomar antidepressivos, ao nível psicológico sinto-me bem, no vosso artigo vem indica que é a mediação correta nestas situações e a explicação é muito clara,mas não me sinto doente, sinto-me cansada com dores nas costas, pescoço, tornozelos, axilas, braços e claros as típicas dores de cabeça sempre. Sobre o episódio de internamento o neurologista indica que foi uma crise de ansiedade seguida de dores profundas. Tenho alguma dificuldade em combater esta inercia enorme que sinto no meu corpo, parece estou sempre a precisar de descansar, quanto mais descanso mais cansada me sinto… resta-me agradecer vos pelos vosso esclarecimentos ;) obrigada

  18. Elisete

    Adorei a página, há um mes começou uma dor na minha nuca que se arrastou pelo lado esquerdo da s minhas costas. uma dor terrível como se estivesse purgando depois a dor veio pro meu cotovelo e diretamente até as mãos, ao fechar a mesma dói muito, dor nas pernas e prncipalmente nas dobras das coxas, sinto me sempre cansada dor de cabeça constante e como sou oesa e hipertensa os médicos dizem que tudo é proveniente do peso. Eu não concordo e agora lendo essa página, será que o que tenho é fibriomialgia? que especialista devo procurar? obgda

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O especialista é o reumatologista.

  19. janice

    tenho todos esses sintomas,gostaria de saber se tenho essa doença e qual especialista eu procuro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um reumatologista.

  20. Claudia

    Dr. Pedro além de todos os sintomas que se descreve sobre a fibro e eu já fui diagnosticada ..tenho ela, ultimamente tenho sentido como se fosse agulhas furando em diversas parte do meu corpo……isso pode ser da fibro tbm? é uma agonia só…a Minha Médica receitou o Prebictal 75mg….mas, estou com medo de usar e ter reação alérgica….o sr. conhece? agradeço se puder responder….

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- Sim.
      2- Faça o que a médica sugeriu.

  21. Erica

    Gostaria de saber porque os médicos receitam medicamentos antidepressivos que não alivia as dores são caros e deixa você sentido cansaço , fadiga e lesado o dia todo…Já tomei neural, tramadol, pregalina, miosan,movatec, movatec injetável, fiz bloqueio endovenoso e bloqueio local(altas agulhadas) doloridas…faço pilates e assim mesmo continuo sofrendo com dores… Vocês médicos estudaram 10 anos de medicina e não conseguem achar um medicamento/tratamento mais eficaz…isso me revolta… isso é Brasil….

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Infelizmente, a medicina ainda não tem resposta para tudo. Doenças como câncer são infinitamente mais estudadas que a fibromialgia e, ainda assim, vários casos não têm tratamento. Muitos pacientes com fibromialgia conseguem melhorar, mas como em qualquer doença, há os casos mais complicados que se comportam de forma refratária ao tratamento existente. O corpo humano é extremamente complexo. Tenha certeza que não é só no Brasil.

  22. Marcia Carvalho

    Gostaria de dar os parabéns aos profissionais responsáveis pelo artigo, porque é muito difícil encontrar explicações tão claras a repeito da fibromialgia . Eu tenho fibromialgia a pelo menos uns 3 anos e tenho pesquisado e pela primeira vez leio uma matéria que me ajudou muito. trato com antidepressivos e faço terapia e melhorei muito das dores, porém me sinto escrava da medicação não vejo a hora de poder ter alta desses remédios… Peço a Deus que me ajude e me cure totalmente. Mas vou cuidando , não é fácil viver todos os dias com dor…. Obrigado e que um dia a medicina possa encontrar a cura dessa doença!

  23. silvanna

    Adorei a explicação,pois,tirei minhas dúvidas que a anos venho indo ao médico e não resolve nada,cheguei a tomar tramal e nada de melhorar,já agendei um reumato e um especialista de coluna neurocirurgião. Pelo que indica tenho fibromialgia a anos.Agora vou trata-lá.

  24. maria oliveira

    Muito bom e esclarecedor esse artigo.

    Tudo indica que tenho fibromialgia, tenho uma dor difusa por todo corpo e uma severa dor de cabeça diariamente, levanto sem ânimo e com dor, melhoro um pouco durante o dia, mas a noite as dores voltam, não consigo dormir, tenho muita insonia.

    Estou em tratamento há mais de 5 anos com ESCITALOPRAN e para dores tomo neusadina, advil mas não resolve, o oxycodone é que me dá mais alivio, mas agride meu estomago.
    Faço pilates 3 vezes por semana e 2 vezes fisioterapia.
    Gostaria saber se estou no caminho certo, porque já não aguento mais essa dor de cabeça.
    muito obrigada

  25. Maria Rodrigues Pinheiro

    desde dos meus 26 anos , que convivo com essa doença maldita , a cada dia que passa fico mais pior , não posso trabalhar pois sofro muito , me acho inútil e invalida. e peço a Deus que der inteligencia aos médicos , para que acabe com esse sofrimento , não só meu , mas de todos as pessoas que sofrem também dessa doença.

  26. Ju_Fer

    Adorei a página, tomar nota de novas informações, me ajudaram a entender melhor o quadro de fibromialgia !

  27. bianca1009

    Dr. Pedro, boa tarde! Há pouco fui diagnosticada com fibromialgia e venho fazendo o tratamento adequado passado por meu médico e que está conforme suas observações (fluxene e lyrica). tenho me sentido melhor. Entretanto uma conhecida alertou-me que estes medicamentos são como corticóide, e que causam inchaço e que eu iria engordar. Fiquei apreensiva e não encontrei tais informações nas bulas, pois já as havia lido antes. Gostaria de saber se tais informações procedem. Obrigada . Bianca Paes

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode haver ganho de peso, mas se você cuidar da dieta e fizer atividades isso não costuma ser problema.

      1. bianca1009

        Agradeço sua atenção Dr. Pedro. Abraços.

  28. Fatima

    Bom dia,meu nome é Fátima e fui diagnosticada com fibromialgia,tomo ciclobezaprina 5mg e sertralina 50mg,e remedios analgésicos para dores.As vezes tenho crises fortissímas mas me controlo bem.A reumatologista o qual eu me tratava saiu e veio outra no lugar,e me disse que o tratamento estava tudo errado.Ai fica dificil entender ,gostaria de respostas para esta pequena confusão entre especialistas,kkk desculpem a brincadeirinha,más só assim para podermos conviver com esta doença do seculo eu acho ,obrigada.

  29. Joseane

    É acho que pelos sintomas é isso que eu tenho, mas só um médico mesmo pra avaliar um médico bom é que tá difícil…

  30. Ana Paula

    Dr. Boa Noite
    Tenho uma ansiedade muito elevada e muita dores nas costas, cotovelos e joelhos, sensação de queimação em partes do corpo e cansaço, pareço uma senhora de 70 anos rsrsrs, e tenho apenas 21. Joguei na internet esses sintomas e aparecereu seu site, foi bom pois agora vou  conversar com um médico a respeito desta doença. Já fiz diversos exames e nenhum acusa nada.
    O Sr. é muito lindo!
    Parabéns pelo site.

  31. Nadir Squinalha

    Boa tarde Joana,gostaria de saber o que é savella, se é prduto natural?

  32. Sillyseavon

    No dia 09 de junho, após várias semanas sentindo uma dor do lado esquerdo das costas, mas sem um ponto definido procurei meu médico de confiança da pequena cidade onde resido no interior de Pernambuco. Após exames que nada acusaram, ele diagnosticou que eu tenho fibromialgia. Passou a medicação e já no dia seguinte a dor praticamente desapareceu. Continuei o tratamento e após uns 25 dias, apresentou-me outro sintoma sem explicação. Estou sentindo uma sensação de queimadura na pele da barria, mais ou menos na altura do umbigo, também do lado esquerdo. Essa semana termino o remédio. Estou pensando, será que é alguma reação da medicação, ou será uma mudança do sintoma e ainda é o mesmo problema da fibromialgia. Acho que vou aguardar mais alguns dias, caso não melhore vou voltar a procurá-lo.
    Achei este blog bem informativo e resolvi colocar o meu problema atual. Caso queira comentar algo eu agradeço desde já.
    Boa sorte!

  33. Soara Lelis

    olá Drº Pedro eu tenho fibromialgia e faço uso do MIOSAN 10 mas cofesso não uso direto pois meu cabelo cai de mais melhora o meu quadro mas porém cai meu cabelo tenho um problema horrivel com o sono não sei o que é dormir bem mas se fico nervosa tudo se complica mais ainda a rede pulblica não tem medicos muito enteressado no problema e eu como paciente do SUS sofro a beça mas valeu pelas informações Soara 

  34. Rosimeire05

    eu sinto todos os sintomas mas ja fas dois anos que faço tratamento de depressão e so agora e q eu sei que tenho fibromialgia tenho dores constantes !!!

  35. Fernandinha Bertolline

    Otimo esse site.Parabéns.

  36. Rosangela

    Boa tarde!
    Parabéns Dr. Pedro por seu trabalho.
    Aos meus 31 anos começou a surgir dores pelo meu corpo e principalmente nos ombros e nuca, onde tratei um tempo com ortopedista ficando eu até com o pescoço mobilizado. Foi onde o ortopedista viu q o meu problema era nos musculos e nervos e assim foi descoberto q eu era portadora da Fibromialgia, e nesses longos 7 anos tenho sofrido com dores crônicas, me impossibilitando de fazer tarefas das mais simplis, tomo vários tipos de remédios e não melhora. Gostaria que se pudece me ajudar respondendo. O portador da Fibromialgia Crônica tem direito de receber auxilio ou se aposentar por não conseguir permanecer mais q 3 meses  numa firma por motivos das crizes da Fibromialgia?

    Obrigada.
    Rosangela
    Ribeirão Preto S.P

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Rosângela, tô fora do Brasil já há algum tempo. Realmente não sei.

  37. Patricia Almeida

    Muito importante este esclarecimento sobre a fibromialgia,tenho esta doença e estes esclareimetos me ajudaram muito.