Artigo atualizado em 08/02/2014
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

VERMES | EXAME PARASITOLÓGICO DE FEZES

Publicidade

Neste texto sobre exame parasitológico de fezes vou tentar explicar o que são os vermes, quais os mais comuns, quais causam doenças, quais são inofensivos e, finalmente, como se faz o seu diagnóstico.

O termo verme ou verminose é muito empregado para descrever a infecção intestinal por parasitas. O diagnóstico de infecção por protozoário ou por helminto, não é algo que a maioria das pessoas consiga entender. Agora, se o médico disser que o paciente tem verme, qualquer um vai saber de que doença estamos falando.

Apesar da facilidade de compreensão dos termos verme e verminose pela população em geral, os nomes mais corretos são parasita e parasitose.

E o que é um parasita?

Chamamos de parasita aquele ser vivo que se aproveita de outro para conseguir sua sobrevivência. O parasita normalmente vive dentro do seu hospedeiro, prejudicando-o por roubar o seu alimento.

Na verdade os parasitas podem viver na pele, no interior dos órgãos ou na corrente sanguínea.

O piolho, a pulga e o carrapato são exemplos de parasitas que vivem no exterior do seu hospedeiro se alimentando do seu sangue (leia: REMÉDIOS PARA PIOLHOS E LÊNDEAS). A malária e a doença de Chagas (leia: DOENÇA DE CHAGAS) são exemplos de doenças causadas por parasitas no sangue.

Neste texto vamos falar dos parasitas que habitam nosso sistema digestivo, as chamadas parasitoses intestinais, vulgo, vermes.

Parasitose intestinal

As parasitoses intestinais são doenças típicas de países e áreas pobres com precárias condições de saneamento básico. A maioria dos parasitas de intestino são adquiridos por contato com fezes de pessoas infectadas que contaminam água, comida ou objetos.

Ameba

Ameba

Existem 2 grupos de parasitas intestinais:

1) Protozoários

São seres unicelulares (compostos por apenas 1 única célula). Sua reprodução é feita por divisão celular, dentro do próprio hospedeiro.

Os protozoários causadores de doença mais comuns são:

Existem protozoários que vivem naturalmente em nosso intestino e não nos causam doenças. São vermes que não precisam ser tratados quando identificados nos exames de fezes, especialmente se não houver sintomas.

Giardia

Giardia lamblia

Protozoários que não precisam de tratamento:

- Entamoeba gingivalis.
– Entamoeba hartmanni.
– Entamoeba coli.
– Entamoeba polecki.
– Endolimax nana.
– Iodamoeba bütschlii.
– Entamoeba dispar.
– Entamoeba moshkovskii.
– Trichomonas hominis.
– Chilomastix mesnili.

Portanto, se você fez um exame parasitológico de fezes e o resultado acusou  presença de Endolimax nana ou Entamoeba coli, não é preciso tratamento algum, pois estes vermes não provocam doença. Se você tem sintomas, é preciso continuar procurando a causa.

2) Helmintos

Os helmintos são parasitas mais complexos, compostos por várias células e órgãos internos. Podem medir desde centímetros até alguns metros de comprimento (veja foto abaixo).

Ascaris

Ascaris

Ao contrário dos protozoários que se multiplicam dentro do hospedeiro, os helmintos produzem ovos e larvas que só se desenvolvem ao serem lançados no ambiente junto com as fezes. As pessoas se contaminam ao ingerir esses ovos e larvas.

Os helmintos causadores de doença mais comuns são:

Nematoides:

- Ascaris lumbricoides (leia: ASCARIDÍASE | Ascaris lumbricoides).
- Ancilostomídeos (leia: ANCILOSTOMOSE | A. duodenale e N. americanus).
- Enterorobius vermucularis (leia: OXIÚRUS | Enterobius vermicularis).
- Strongyloides stercolaris (leia: ESTRONGILOIDÍASE | Strongyloides stercoralis).
- Trichuris trichiura (leia: TRICURÍASE | Trichuris trichiura).

Trematódeos:

- Schistosoma mansoni (leia: ESQUISTOSSOMOSE | Ciclo e prevenção).

Cestódeos:

- Taenia sp.
- Hymenolepis diminuta.
- Hymenolepis nana.

Sintomas de vermes (parasitas)

Cada parasita apresenta uma quadro clínico próprio. Ao longo do tempo escreverei com mais detalhes sobre cada verminose específica. Neste texto, vou citar os sintomas que devem ligar o sinal de alerta, sugerindo que o paciente possa estar com alguma verminose.

O sinal mais óbvio de parasitose intestinal é a presença de um parasita visível nas fezes. Como explicado, os protozoários são unicelulares, portanto microscópicos. Já os helmintos são facilmente vistos a olho nu, e em casos de infecção maciça, podem aparecer dezenas deles, sendo inclusive possível, eliminá-los pela boca.

Os principais sintomas das verminoses são diarreia (leia: DIARREIA. SINAIS DE GRAVIDADE E TRATAMENTO), fezes com sangue (leia: SANGUE NAS FEZES E HEMORRAGIA DIGESTIVA), anemia (leia: SINTOMAS DA ANEMIA), dores abdominais, náuseas, vômitos, emagrecimento e perda do apetite.

O bruxismo, que é o ato de trincar ou ranger os dentes, é comumente classificado como um sinal da presença de vermes. Crianças com bruxismo são logo rotuladas por familiares e conhecidos como portadoras de verminose. Na verdade, a verminose pode até desencadeá-lo, porém, na imensa maioria das vezes, o bruxismo é causado por outro motivo. Além disso, a maioria das pessoas com verminose não têm bruxismo.

O ato de comer terra, pedaços de concreto, carvão, ou outras substâncias não alimentares, também é popularmente atribuído a presença de vermes. Neste caso há um fundo de verdade. A presença de anemia, principalmente nas crianças, pode desencadear esse comportamento. Como alguns parasitas podem causar anemia, este é um achado possível nas verminoses.

Diagnóstico de vermes (parasitas)

O diagnóstico é feito através do exame parasitológico de fezes (EPF).

Nem todas as amostras de fezes contém ovos ou o próprio parasita. Para se aumentar a sensibilidade do exame, sugere-se que se colha de 3 a 6 amostras, uma em cada dia. Um único parasitológico de fezes positivo é suficiente para se fechar o diagnóstico. Porém, para se descartar verminose é preciso ao menos 3 amostras de EPF negativas.

Não é preciso estar em jejum e não se deve usar laxantes para facilitar a evacuação.

Tratamento para vermes (parasitas)

Na maioria dos casos o tratamento das parasitoses intestinais é simples. Devemos lembrar que nem todo parasitológico positivo indica doença e/ou tratamento. Só devemos tratar os protozoários reconhecidamente nocivos.

A classe dos Benzimidazóis (albendazol, mebendazol, tiabendazol) é ativa contra a maioria dos helmintos e contra alguns protozoários, motivo pelo qual essas drogas são muitas vezes prescritas no escuro, sem mesmo solicitação do EPF.

O metronidazol é uma boa opção contra os protozoários.

Na verdade, a lista de drogas possíveis para o tratamento das parasitoses é imensa, cabendo ao médico avaliar qual o mais indicado de acordo com o quandro clínico e os resultados do parasitológico de fezes.

Publicidade
  • Ana Paula

    Ola Doutor Pedro,

    Gostaria de saber onde o senhor da consulta, eu moro no Rio de Janeiro?
    Gostaria de ter uma consulta com o senhor.

    Ana Paula

  • Wani

    Ola doutores boa tarde, meu nome é wani.
    Procurei em diversos lugares do blog e não encontrei e não achei outro meio de pedir por isso estou mandando no comentario do assunto recente.
    Gostaria de saber mais sobre o que causa a TPM e o que pode ser considerada tpm, se é apenas acesso nervoso ou reações como depressão antes da menstruação tambem tem relevancia? Conheço o site de vocês a pouco tempo e adorei, se puderem colocar alguma coisa sobre o assunto fico agradecida.
    Wanidzadzio@yahoo.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Eu moro em Lisboa, Portugal

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Eu moro em Lisboa, Portugal. Mas na barra lateral do blog eu tenho uma lista de médicos no Rio que eu conheço e recomendo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Wani,
    Sugestão anotada. Com certeza falarei de TPM. Só não posso ter dar um prazo.
    abraços.

  • Ana Paula

    Ok Doutor, vou ver a lista de medicos!

    Obrigada

    Ana Paula

  • Wani

    Ok, Doutor, muito grata pela sua atenção.
    Se puder acrescentar la a relação que a tpm tem com o impulso por comer doces, é uma caracteristica comum em todas as mulheres que conheço.

    mais uma vez obrigada
    wani

  • Anonymous

    Olha, nesse site a Sonia diz que bruxismo é sintoma de parasitose:
    http://curapessoal.blogspot.com/2005/08/sintomas-causados-por-vermes.html

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Não quis dizer que bruxismo não poderia ser um sintoma de parasitose, mas realmente não fui muito claro e o texto poderia levar a essa conclusão errada. Refiz o parágrafo e acho que agora está melhor. Obrigado.

  • Márcia

    Boa Tarde Doutor!

    Gostaria de saber por gentileza qual a diferença entre parasita e verme? Se houver alguma.
    Desde já, obrigada pela atenção.
    Márcia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Márcia,
    Esses termos são muitas vezes usados como sinônimos. O termo verme já foi abandonado há muito tempo e indicava qualquer animal que não tivesse esqueleto interno ou externo. A minhoca, por exemplo, era considerada um verme, apesar de não ser um parasita humano.

    O termo mais correto para as nossas verminoses é parasita.

  • Judite Ruah

    Olá doutor!!
    boim dia!
    Minha filha foi diagnosticada em exame laboratorial, solicitado pela escola, com “presença de helminto” “shistosoma mansoni”, o senhor poderia me esclarecer do que se trata especificadamente?
    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Judite Ruah
    Isso é compatível com esquistossomose assintomática. Leve-a a um infectologista.
    Eu escrevi um texto para essa sua pergunta.
    http://www.mdsaude.com/2011/11/esquistossomose-ciclo.html

  • carlos

    ola dr, sou biomédico e hoje li um hemograma de uma criança com 23000 leucocitos ,sendo 72% de eosinofilos. porem nas fezes nao foi encontrado nada. a criança mora no meio rural e tem 4 anos. o que poderia causar tamanha eosinofilia?
    se ela tomou algum vermifugo uma semana antes do exame, nao apareceria nada nas fezes?
    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/16733026460788873542 Valdecir

    oi, boa tarde!!

    Eu fiz um exame de fezes deu uma obs:presença filamentos muco-piocitarios, o que é isso???

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se ele não infecção fúngica ou parasitária, devemos pensar em leucemia ou síndrome hiper eosinofílica. Esta criança deve ser vista por um hematologista

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Muco e pus nas fezes.

  • Marcelo

    Olá Dr. Pedro,

    Fezes pastosas com restos visíveis de alimentos não digeridos (folhas e algumas verduras) pode indicar alguma doença intestinal ou somente uma má abosrção de alimentos?

    Obrigado.
    Marcelo Dantas

  • valquiria silveira

    gostei bastante do artigo. Tenho apenas uma dúvida: tenho uma filha de 7 anos e nos 2 últimos exames de fezes o protozoário encontrado foi o endolimax nana e os pediatras sempre prescreveram medicamentos, existe algum risco, já que esse tipo de protozoário não afeta a saúde?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nunca é bom tomar medicamentos sem necessidade. Ma , a princípio não deve haver maiores problemas.

  • lyana mara

    dr eu tenho um de 10anos e ta com 4dias que ele ta com umas manchas vermelhas no corpo e tem horas que ele dar febri  eu ja levei na medico mas tinha pediatrica  oque voce achar  que pode ser mrai der sua opiniao mara

  • Luis

    Boa noite dr,sou um jovem rapaz de 22 anos e ja ha 3 anos que sinto uma dor por baixo do umbigo e ja fiz todos os tipo de exames necessários e não acusam nada,a dor fica ao arredor do umbigo e por baixo do umbigo.
    Que poderá ser senhor dr?

  • Estelabona

    Olá, doutores.
    Gostaria de saber se a presença de entecococcus faecalis escherichia coli não invasora e não enteropatogenica podem provocar dor na barriga de uma criança. Esses seres são muito prejudicais à saúde?
    Obrigada pela atenção.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Estas são bactérias naturais dos intestinos.

  • diesse

    DOUTOR QUERO ATRAVÉS DESTE  COMENTÁRIO           LHE PERGUNTAR SE O PORQUE QUANDO FAÇO O NUMERO DOIS E LIMPO COM O PAPEL HIGIÉNICO SAI SAI UM POUCO DE SANGUE VIVI ? DESDE-JÁ AGRADEÇO.ASS:DIESSE

  • Beatriz dos Anjos

    Estudo Protese Dentaria , e estou fazendo um trabalho de microbiologia sobre PROTOZOARIOS .
    Li todo o seu artigo , mais não achei nenhum diagnostico , exame para os protozoarios .
    Será que você Dr. Pedro pode me ajudar ?
    Agradeço desde ja .

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O que que vc quer saber exatamente?

  • vilmar alves

    recebi uma mensagem de uma senhora do maranhão preocupada com sua saúde. os médicos, segundo ela, nao identificaram seu problema. segundo seu relato ela está evacuando “bichos” e “lagartas”. gostaria de saber se isso é possivel e que parasita é este. gratos

  • Emerson

    no meu exame de fezes deu Iodamoeba bütschlii to preocupado  oque devo fazer ? qual medicamento tenho q tomar?

  • Felipe

    Tenho um entamoeba há 5 meses e não a consigo curar, já usei varios medicamentos (metronidazol entre outros da mesma classe). Existe outro tipo de tratamento??

  • Valdo

    Muito Bom parabens pela explicaçao vc e realmente aquele  que chamamos que tem o Dom de Deus 

  • J.h.

    Dr moro no japao e aqui os medicos nao costumam fazer exames de fezes como no brasil.as criancas em idade escolar fazem somente aquele exame do tape que creio que e p Os oxiuros.estou ha 20anos sem tomar nenhum remedio p verminose e meus filhos nunca tomaram,sendo q o mais velho ja tm 16anos.posso tomar e dar a eles o ascaridil,q encontro aqui no japao dose unica??.ou seria melhor tomar mais doses?aguardo resposta.mto obrigada

  • Zeni pinheiro

    sugerimos esclarecer sobre bacterias intestinais que causam os gases,como por ex,schericcia colli,pois parasitas são mais facilmente combatidas do que as bacterias
    epf não dectetam as bacterias

  • Thiago

    Meu filho tem 22 anos ele reclama que na hora de defecar ele sente uma ardência,e nas fezes ficam vermes se mexendo .isso acontece um mês sim e o outro não quando ele era pequeno o medico falou que era por causa dos doces. e agora oque pode ser ??

  • Thiago

    Meu filho tem 22 anos ele reclama que na hora de defecar ele sente uma ardência,e nas fezes ficam vermes se mexendo .isso acontece um mês sim e o outro não quando ele era pequeno o medico falou que era por causa dos doces. e agora oque pode ser ??

  • José Augusto

    Dr. Pedro,
    Parabéns pelos artigos. São bem escritos, possibilitam uma excelente fonte de informação para leigos e ajudam as pessoas a se conscientizarem sobre  os cuidados com a saúde seja através da prevenção ou do tratamento.

  • José Augusto

    Dr. Pedro,
    Parabéns pelos artigos. São bem escritos, possibilitam uma excelente fonte de informação para leigos e ajudam as pessoas a se conscientizarem sobre  os cuidados com a saúde seja através da prevenção ou do tratamento.

  • Emerson

    no meu exame de fezes deu Iodamoeba bütschlii to preocupado  oque devo fazer ? qual medicamento tenho q tomar?

  • MARIA HIRTES ALMEIDA MURTA

    Gostaria de saber o que provoca fezes escuras,pegajosas e”finas”, e a sensação de que não consegui evacuar direito,persistindo a vontade de ir ao banheiro e nada conseguir.Meu intestino não funciona todos os dias. Pode me ajudar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Fezes escuras e pegajosas pode ser sinal de sangramento. Acho que você deveria procurar ajuda de um gastroenterologista.

  • indiana

    boa tarde , tenho tontura dor no estomago entestino preso , gostaria de saber se é vermes que faz isso e tbem mal estar

  • Deboracavalcante8

    Olá,

    Há 2 meses tive uma infecção instestinal e tomei CIPRO.A diarréia passou, mas as fezes continuaram diferentes.Fui a um clinico e fiz exame,onde constatou este parasita(blastocystis hominis),um médico disse que n precisa ser tratado,pois era comum do homem, mas eu estava com prurido anal e com essas fezes alteradas.Fui a uma proctologista para falar do prurido e ela disse que podia ser tratado,e me receitou ANNITA.As fezes nao voltaram ao normal e durante o medicament vi que elas saiam esfacelas e com tipo um caroço entretido,parecendo um ovo,tipo caroço de goiaba maior, mas eles só saíram durante a medicação.As fezes continuam se alterando, tem vezes que é apática e vai direto para o fundo do vaso,tipo amolecidas,outras vezes é um amarronzado misturado com uma cor mais escura,que bóia,está tendo essas alterações.A proctologista disse que blastocystis não altera as fezes, mas se foi esse parsita que deu no exame,provavelmente ele altera sim.Tenho sentido umas pontadas pelo corpo,fico com medo que seja ele.Gostaria de uma opinião sua sobre este parasita,,se é possível tratá-lo com eficácia e se ele pode sumir com o tempo??oferece risco na questão de haver perfuração do intestino ou comprometer outros órgão?? absorção de nutrientes?gerar descnutrição.Por favor me encontro desesperada com isso,estou com muito medo de ficar assim para sempre,com esse parasita.
    OBS: Isto não é uma consulta,é mais um desabafo desesperado e necessidade de esclarecimento.

  • taime

    estou co muita dor na barriga  ela ta roncando. muita dor mesmo tomei ivermectina e coloquei duas vermes. como faço pra saber que tipo de verme pode ser e o que devo fazer pois ainda continuo com dor na barriga  aguardo repsotas obg meu nome é taime

  • Beatriz dos Anjos

    Estudo Protese Dentaria , e estou fazendo um trabalho de microbiologia sobre PROTOZOARIOS .
    Li todo o seu artigo , mais não achei nenhum diagnostico , exame para os protozoarios .
    Será que você Dr. Pedro pode me ajudar ?
    Agradeço desde ja .

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nunca é bom tomar medicamentos sem necessidade. Ma , a princípio não deve haver maiores problemas.

  • valquiria silveira

    gostei bastante do artigo. Tenho apenas uma dúvida: tenho uma filha de 7 anos e nos 2 últimos exames de fezes o protozoário encontrado foi o endolimax nana e os pediatras sempre prescreveram medicamentos, existe algum risco, já que esse tipo de protozoário não afeta a saúde?

  • Keila_nzr

    Dr. estou com vermes, tomei um remedio e hoje saui sangue nas fezes, estou com duvida de isto e normal, pois ainda estou com coceira;

  • Math

    Olá, fiz meus exames de fezes, 3 vezes, não deu nada em nenhum exame.

    Doutor me disse que poderia ser ansiedade, mas não sou uma pessoa ansiosa.Sinto dores na região da barriga e vontade de ir no banheiro(diarreia). Isso acorre uma, ou 2 vezes na semana. Faz um pouco mais de um mês que estou estranho.
    O que poderia ser? Talvez vermes? Estou pensando em comprar alguns medicamentos contra vermes.
    Gostaria de saber se tem alguma ideia do que seja?

  • Kaikesan

    Bom dia, estou com alguns sintomas ruins, estou com dor no abdomen e estou com sangramento nas fezes, já é a quarta vez que vejo que sangrei áo fazer minhas necessidades.. Eu fumo cigarro á 2 anos, tomo minha cerveja de final de semana, me alimento um tanto bem, como frutas e verduras, e não sei o que pode ser. Me ajudem!!

  • etiele

    tenho coceira no ouvido nariz garganta prisao de vente e quando faço coco depois meu anus fica ardendo e coçando muito sinto um gosto rim na garganta meu estomago doi  eu como muito e fico ainda com muita fome e minha barriga ronca muito alto e fica uma bola alta na minha barriga e se mexe isso pode ser qual tipo de verme??

  • etiele

    tenho coceira no ouvido nariz garganta prisao de vente e quando faço coco depois meu anus fica ardendo e coçando muito sinto um gosto rim na garganta meu estomago doi  eu como muito e fico ainda com muita fome e minha barriga ronca muito alto e fica uma bola alta na minha barriga e se mexe isso pode ser qual tipo de verme??

  • Bebeca16

    mtu bem explicado!Adorei!

  • Bebeca16

    mtu bem explicado!Adorei!

  • josiale

    eu estou gravida e fiz exame de e.a.s e indicou albumina positivo +.pode me ajudar falando um pouco sobre albumina?

  • http://profile.yahoo.com/S74BET5PE7UZBQIDULZQODZQT4 Bruninha

    Eu estou com verme, estou com umas manchas no rosto, vermelha e branca, minha orelha coça as vezes, minha mãe foi na farmacia e o homem passou albentazol, ai só veio um, mais ele falou pra mim tomar depois de 15 dias, quando eu fazer cocô vai sair as minhocas se mechendo? Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • http://profile.yahoo.com/S74BET5PE7UZBQIDULZQODZQT4 Bruninha

    Eu estou com verme, estou com umas manchas no rosto, vermelha e branca, minha orelha coça as vezes, minha mãe foi na farmacia e o homem passou albentazol, ai só veio um, mais ele falou pra mim tomar depois de 15 dias, quando eu fazer cocô vai sair as minhocas se mechendo? Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Daniela

    estou como ameba,desde quando estava gravida,hoje estou sentido muitas nauseas isso sera por causa das vermes

  • Claudia_moura2006

    uma mulher gravida que descobre que também está com a verme ameba, isso pode causar danos a criança?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode atrapalhar a gravidez. É preciso tratar.

  • Claudia_moura2006

    uma mulher gravida que descobre que também está com a verme ameba, isso pode causar danos a criança?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode atrapalhar a gravidez. É preciso tratar.

  • Rosimeire

    boa noite, meu filho sente dores no lado esquerdo da barriga, acima do umbigo, o medico nao encontrou nada de errado nos exames, estou preocupada. ele nao sente dores todos os dias! sera o que pode ser?

  • Rosimeire

    boa noite, meu filho sente dores no lado esquerdo da barriga, acima do umbigo, o medico nao encontrou nada de errado nos exames, estou preocupada. ele nao sente dores todos os dias! sera o que pode ser?

  • Geovana

    Acredito estar com verme, vou citar alguns sintomas: náuseas, perda de apetite, emagrecimento, tonturas, sem falar que sinto umas pinicadas estranhas como se tivesse mordendo por dentro.. com esses sintomas que eu citei, vocês podem me dizer se é verme, que verme é.. que remedio tomar?

    • lara

      Vá ao medico e faça exames

  • Janyy88

    As minhas pernas coçam muito e o lugar onde coço fica uma bolinha esbranquiçada e as vezes fere. No inicio achei que fosse por conta da depilação, mas ja testei todos os métodos e todo os métodos acontece a mesma coisa. Com isso, seria possível alguma orientação? ou esclarecimento??
    Obrigada

  • Janyy88

    As minhas pernas coçam muito e o lugar onde coço fica uma bolinha esbranquiçada e as vezes fere. No inicio achei que fosse por conta da depilação, mas ja testei todos os métodos e todo os métodos acontece a mesma coisa. Com isso, seria possível alguma orientação? ou esclarecimento??
    Obrigada

  • Cesar Filho

    Axo q eu defequei um verme (o que me levou a pesguisar!) como li axo q era um Helminto, pois deu p ver com olho nú… O que me deixou preocupado é q ele num mexeu… Nadinha! Era mesmo um verme ou era outra coisa?… Eu tbm num sinto nenhum desses sintomas, pode me explicar?

  • Cesar Filho

    Axo q defeque um verme (o que me fez peguisar) pelo que li era um Helminto pois deu pra ver a olho nú. Mas só que ela num se mexeu… Será que era um verme? se não o que poderia ser? eu também não sinto nenhum desses sintomas…

  • vhewson

    Quem pergunta é por que quer ter um pequeno esclarecimento sobre o assunto, mas não tem respostas para as perguntas…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se as perguntas estiverem dentro das regras do site (http://www.mdsaude.com/p/regras-para-comentarios.html) e de acordo com o código de ética médica eu as respondo. Não posso é ser irresponsável e opinar sobre casos pessoais pela internet.

  • Raimundo Melo

    Médicos sabem se o exame de fezes não é seu? como?
    só curiosidade

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem como saber.

  • vhewson

    Quem pergunta é por que quer ter um pequeno esclarecimento sobre o assunto, mas não tem respostas para as perguntas…

  • Gonzaga35

    meu anus coça muito em alguns momentos do dia e quando chega a noite coça forte e depois alivia um pouco,pasei o papel sobre meu anus e vi que sai (não é muito)um pouco de sangue onde coço,acho que é verme!o que o senhor me diz?

    • Daniela Almeida

      o que vc tem pode ser oxiuríase

  • Gonzaga35

    meu anus coça muito em alguns momentos do dia e quando chega a noite coça forte e depois alivia um pouco,pasei o papel sobre meu anus e vi que sai (não é muito)um pouco de sangue onde coço,acho que é verme!o que o senhor me diz?

  • Rejane Dias

    Minha filha de 3 anos fez phmetria e deu refluxo. Desde então, trata com omeprazol magnésico e domperidona. Porém há uns dois meses, mesmo em tratamento de refluxo, apresenta dores abdominais. Fez ultrasson e não deu nada. As vezes penso que é verme. Será que podemos considerar esta hipótese? Ela nunca tomou vermífugo. Obrigada!

  • Rejane Dias

    Minha filha de 3 anos fez phmetria e deu refluxo. Desde então, trata com omeprazol magnésico e domperidona. Porém há uns dois meses, mesmo em tratamento de refluxo, apresenta dores abdominais. Fez ultrasson e não deu nada. As vezes penso que é verme. Será que podemos considerar esta hipótese? Ela nunca tomou vermífugo. Obrigada!

  • silvia rodrigues

    ola doutor gostaria de sua ajuda!minha filha tem quase 5anos e nao gosta de comida de sal,ela come pao,bolacha,bolo,pasteis,presuntos…mas comida de sal muito pouca quase nada,fico sempre achando que é vermes mas nunca perguntei p pediatra se seria possivel ser vermes.ja faz algum tempo que ela esta assim e eu fico sempre a espera de que ela va comecar a comer bem e nada o que eu faco doutor!mae desesperada!

  • marta

    boa noite , ja estou com uma semana que nao vou ao banheiro sinto tontura dor no estomago intestino preso sempre vontade de vomitar , gostaria de saber se é vermes tamb me da um mal estar

  • rodrigo

    Fiz dois exames de fezes e estou esperando o terceiro… Nos dois primeiros deram negativos. É possível que eu tenha vermes mesmo o terceiro também dê negativo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é possível.

  • meury tatiane Duarte

    Boa tarde, meu filho tem 2 anos e há mais de 2 meses de queixa de cólicas, fez exame de fezes ele estava com entamoeba e tomou anita por 3 dias, agora apresenta diarreia, febre de 37,5 . vomitos fiz exame e deu endolimax nana, o pediatra deu anita dinovo. Ele esta bem abaixo do peso, come bem e não engorda, esta perdendo peso. O que devo fazer?? Por favor me ajude!! Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, é possível.

  • wil ferreira

    eu gostaria de saber se o meu sintoma é verme
    eu estou sentindo enjoo ,prisão de gases
    e emagrecendo cada vez
    tenho fome mais quando vou comer
    me dar batimentos cardíacos
    gostaria de obter uma resposta

  • camila

    fiz exame de fezes e deu cistos de entamoeba coli e cistos de endolimax nana estes vermes são doenças que pode interferir no meu emprego de atendente de restaurante

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A princípio, não. Mas não sei qual é a política do seu restaurante .

  • camila

    fiz exame de fezes e deucistos de entamoeba coli e cistos de endolimax nana estes vermes são doenças que pode interferir no meu emprego de atendente de restaurante

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A princípio, não. Mas não sei qual é a política do seu restaurante .

  • Maria

    Estou com náuseas , dores abdominais, enjoo, diarreia , suor frio em mãos e pés, mal estar ….posso estar com vermes ?

  • tauane

    oi dr: minha nenem tem um ano e seis meses e suas fezes estao muito escuras e bem duras e isso ja te m um bom tempo ,sempre dou aveia pra ela mais nao tem adiantado muito o q pode ser ? pode ser verme? devo fazer uma ultrassom de intestino ? o q o senhor pode mi dizer

  • Beto

    Minha filha tem 19 anos e quadno mais nova as fezes saiam sem querer, pastosa e cheiro enjoado, deu piócitos nas fezes , o médico mandou suspender laticínios, hj c essa idade apareceu um chuvisco na áera periférica do olho direito impedido a visão periférica, está com um neuroftalmologista , e como n deu nada nos exams de sangue , ele afirma q isso foi causado por vermes…tomou 30 comprimeidos dose úica para verme,ela continua c os mesmos sitomas

  • Cintia

    Olá, por gentileza, a mais ou meno um ano e meio venho sentindo muitas dores do lado esquerdo do abdome, as vezes fraca as vezes aguda, enjoo principalmente pela manhã, muito mal estar, refluxo, as vezes começo a suar frio, agora passei a notar que com frequência tem uns pontinhos brancos nas fezes, ao verificar, reparei que são ovais e medem cerca de um a dois milímetros. Já fiz ultrasonografia de abdomen, vias urinárias,exames de sangue e urina, endoscopia e nada. Preciso de uma sugestão, grata.

  • Betho Flávio

    Doutor, de dois meses para cá minhas fezes começaram a sair finas e entrecortadas. Venho sentindo muitas cólicas no lado esquerdo, abaixo do umbigo. Comecei a perceber que quando deitado um volume em forma de ovo no intestino que se move conforme minha posição. Não dói, mas sinto o “ovo” crescer de volume e que causa muita aflição. Não tenho febre e nem percebo sangue em minhas fezes. Tenho “roncos” na barriga e uma moderada prisão de ventre. Tenho 64 anos e sinto um espécie de obstrução intestinal. Como pouco para evitar mau estar. Gostaria de uma palavrinha do senhor, desde já agradeço, um abraço.

  • alex

    Boa noite. Tenho entamoeba coli. Percebi que nas minhas fazes, pela agua sanitaria, percebo que tem uma cor avermelhada(sangue). Me sinto muito estufado. Isso é normal do verme?

    • Pedro Pinheiro

      A Entamoeba coli não costuma provocar doença.

  • vania

    Boa tarde, gostaria de saber se uma criança que teve vermes várias vezes na infância, pode não ter sido curada totalmente e hoje ter alguma doença recorrente tipo falta de ar, erroneamente diagnosticada por asma, sistema nervoso abalado com altos e baixos, diagnosticado por depressão, taquicardia, tonteira ao levantar, coceira na parte inferior das pernas quando anda um pouco e uma tosse constante, até mesmo diagnosticada por refluxo ? E para efeito de conhecimento fui a todos os especialistas possíveis e imagináveis como otorino, pneumo,cardio, neuro,gastro,angio enfim todos os logistas e se esqueci de ir a algum por favor me lembre. Então lembrei dos vermes do passado e queria saber qual especialista e que exame mais aprofundado posso fazer para descartar isso, por favor. Agradeço qualquer ajuda.

    • Pedro Pinheiro

      Difícil opinar à distância com tão pouca informação. Mas, a princípio, não me parece que haja relação entre os problemas.

  • sionara

    oi,fiz exame de sangue e acusou que estava com ovos lumbricoides ascaris algo assim,mas a minha medica entrou de ferias.
    Mas quando estou comendo sinto dores no estômago e vontade de vômitar!
    Gostaria de saber o mais rápido possível se posso tomar algum remédio e qual?
    Ou se devo espera passar essas dores e vontade de vômitar!

    • Pedro Pinheiro

      Não posso consultar nem prescrever à distância. Procure um outro médico pessoalmente para que ele possa avaliar o resultado e prescrever a tratamento adequado.

  • Paulin

    olá…tinha quase certeza que tinha vermes,sinto coceira anal e muita fome,eu fiz o exame parasitologico de fezes,e deu tudo negativo…pode ocorrer de não ter vindo parasitas nas fezes que eu coletei?e precisar fazer de novo,ou tú acha que está tudo certo mesmo?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    São necessários de 3 a 6 exames negativos para se excluir verminose.

  • Daniela Almeida

    não tem muita informação sobre ancilostomideos, tem como aumentar as informações?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O meu objetivo é, ao longo do tempo, escrever um texto individual para cada parasitose, assim como já fiz com a amebíase, giardíase, oxiuríase, etc. Farei isso brevemente com os ancilostomídeos.

  • Dayana Damasceno

    Dr., tenho um filho de 3 anos, e ha quase 1 mes ele de vez em quando reclama do anus estar doendo, eu mesma cuido dele o dia todo, pode ser verme?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder até pode, mas é mais fácil ser alguma ferida no próprio ânus, principalmente se ele tiver prisão de ventre.

  • Mayara

    Olá Dr. Gostaria de saber se existe algum tipo de remédio eficaz contra endolinax nana?…anita e albendazol não resolvem…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O Endolimax nana é um protozoário que não provoca doenças. Ele não precisa ser tratado. Se você tem sintomas, é preciso procurar outra causa.