14 de abril de 2014

VASCULITE | Causas e sintomas

 
191 COMPARTILHAMENTOS

Vasculite  é o nome ao grupo de doenças que provocam inflamação dos vasos sanguíneos.  A inflamação de uma artéria ou veia leva ao espessamento de sua parede, diminuindo o espaço para a circulação do sangue. Conforme esse espessamento progride, o vaso pode se fechar, cessando o fluxo sanguíneo por completo. Se não tratada a tempo, a vasculite leva à cicatrização, necrose e morte definitiva dos vasos acometidos.

Publicidade

Em alguns casos, as vasculites podem causar enfraquecimento da parede dos vasos, fazendo-os ceder à pressão do sangue, propiciando a formação de aneurismas (leia: O QUE É UM ANEURISMA ?). Também pode haver rotura do vaso inflamado levando a quadros como AVC hemorrágico (leia: AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL | Sintomas e tratamento).

As vasculites podem acometer qualquer tipo de artéria ou veia e lesar desde grandes vasos, como a artéria aorta, até vasos microscópicos como as arteríolas dos olhos ou dos rins.

As causas ainda não estão totalmente esclarecidas, porém, as vasculites são, em geral processos mediados por defeitos no sistema imunológico (leia: DOENÇA AUTO-IMUNE).

As vasculites podem ocorrer secundariamente a algumas doenças auto-imunes, como Lúpus (leia: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO) e artrite reumatoide (leia: ARTRITE REUMATOIDE); infecções, como hepatite C (leia: ENTENDA A HEPATITE C), sífilis (leia: SINTOMAS DA SÍFILIS) ou AIDS (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)); ou como uma reação a certos de medicamentos.

Existem também as vasculites primárias, ou seja, aquelas que ocorrem sem uma causa aparente e sem estarem associadas a nenhuma outra doença.

Vasculite pés e mãos

As vasculites podem ser didaticamente dividas pelo tamanho dos vasos acometidos:

a) Vasculites de grandes vasos

– Arterite de Takayasu = É uma vasculite que acomete grandes artérias, principalmente aquelas mais próximas do coração, como a artéria aorta e seus ramos.
– Arterite temporal (arterite de células gigantes) = Também acomete grandes artérias, principalmente a aorta e os vasos da face.

b) Vasculite de médios e pequenos vasos

É uma vasculite que acomete vasos de tamanho médio e pequeno, poupando a aorta. Podem ou não estar associada a outras doenças como lúpus, hepatite, esclerodermia e neoplasia.

As mais comuns são:

– Poliarterite nodosa
– Doença de Kawasaki
– Vasculite primária do sistema nervoso central (vasculite cerebral)
– Tromboangeíte obliterante (doença de Buerger)

c) Vasculite de vasos pequenos e microscópicos

É a vasculite que acomete os pequeníssimos vasos dentro dos órgãos. Também podem ser primárias ou secundárias.

As principais são:

– Vasculite de Churg-Strauss.
– Púrpura de Henoch-Schönlein.
– Granulomatose de Wegener (leia: GRANULOMATOSE DE WEGENER).
– Crioglobulinemia.
– Doença de Behçet.
– Poliangeíte microscópica.

Sintomas da vasculite

O quadro clínico das vasculites dependem do tamanho dos vasos inflamados e de quais órgãos são acometidos.

Alguns sintomas inespecíficos são comuns a todas as vasculites, entre eles:

– Cansaço.
– Mal estar.
– Emagrecimento.
– Dor abdominal.
– Febre.
– Dor nas articulações.
– Perda do apetite.

Outros sintomas são mais específicos. Abaixo pode-se ver a foto de uma vasculite acometendo os vasos das mãos, causando necrose dos dedos.

Algumas vasculites acometem vasos que irrigam órgãos internos, como intestinos, cérebro, pulmão, baço, etc. Muitas vasculites acometem vasos da pele, causando lesões que chamamos de púrpura. São sinais de sangramento no tecido subcutâneo.

As vasculites também acometem com frequência os vasos dos pulmões e dos rins. No primeiro costuma causar um quadro muito grave com hemorragia pulmonar e risco de insuficiência respiratória. Nos rins costumam estar associados a lesões dos glomérulos renais, causando glomerulonefrite e insuficiência renal aguda (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE ? e ENTENDA A INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA).

Outro sinal comum das vasculites é o acometimento dos nervos periféricos causando dores e perdas de sensibilidade nos membros.

As vasculites que atacam vasos de órgãos internos são muito graves e podem levar ao óbito se não forem diagnosticadas e tratadas a tempo.

Diagnóstico das vasculites

Através da história clínica e do exame físico é possível imaginar qual tipo de vasculite é mais provável. Identificar qual o tamanho de vaso acometido ajuda a excluir alguns tipos de doença e orienta na solicitação de exames complementares.

Análises de sangue com pesquisa de marcadores de doença auto-imune como FAN (leia: O QUE É O FAN (FATOR ANTINUCLEAR) ?), ANCA, crioglobulinemias, complemento etc… são muito úteis.

Radiografias de tórax para avaliação pulmonar e análises como a creatinina para avaliar a função renal também são necessários (leia: VOCÊ SABE O QUE É CREATININA?).

O exame mais importante é a biópsia. Pode ser da pele, do pulmão, do rim (leia: ENTENDA A BIÓPSIA RENAL) ou qualquer outro tecido ou órgão que apresente lesão.

Tratamento das vasculites

O tratamento da vasculite depende do tipo e da presença ou não de uma causa identificável.

As vasculites causadas por drogas e restritas à pele costumam ser auto-limitadas. A simples suspensão do medicamento costuma ser suficiente. Em casos mais agressivos pode se usar corticoides.

As vasculites sistêmicas, ou seja, aquelas que acometem órgãos internos, são quadros graves e devem ser tratados agressivamente. O tratamento costuma ser com drogas imunossupressoras como corticoides em doses elevadas (leia: INDICAÇÕES E EFEITOS DA PREDNISONA E CORTICOIDES), ciclofosfamida, azatioprina e metotrexate.

Em casos dramáticos pode-se lançar mão da plasmaférese (leia: ENTENDA O QUE É PLASMAFÉRESE).

Publicidade
  • Junior

    Boa noite. Após alguns problemas pulmonares como pneumonia acompanhado de um derrame pleural, fui encaminhado a um pneumologista que através de uma biopsia transbroquica detectou uma vasculite pulmonar aguda, devido essa vasculite e outros fatores clinicos, o medico me diagnosticou com sindrome de churg-strauss. Gostaria de saber se essa vasculite pode ser o ponto chave para detectar essa sindrome e quanto tempo pode levar o tratamento. Desde ja agradeço.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      1- sim.
      2- o tempo de tratamento depende da gravidade da doença e da resposta aos medicamentos.

  • Josiane Lagos

    Boa noite dr. Pedro. Vasculite tem cura? É possivel ter uma vida normal, com estudo, trabalho e relacionamentos?? Tenho muitas dúvidas. Agradeço a atenção.(ps: vou ao Reumato, mas a consulta ainda vai demorar). Agradeço a atenção.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Algumas vasculites têm cura, outras não.

  • Lu Pomim

    Dr. Pedro meu pai constatou que esta com vasculite ha + ou – uns 6 meses. Qual especialista procura? Pq ja afetou o rim o pulmão agora o celebro. Nos ajuda?? Ele faz acompanhamento com a nefrologista e uma Hematologista mas não estamos vendo melhora.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Depende da vasculite. Se há comprometimento do rim, o nefrologista é o especialista indicado.

      • Lu Pomim

        Como lhe falei a vasculite afetou o celebro do meu pai e deu um avc a 1 mes , agora se encontra em um estagio perdeu o movimento do direito teve quer retira um osso do celebro dele,qdo ia recolocar quer seria agora nessa semana constataram uma nova inflamação no celebro, esta super desamimado qual caminho tomamos? Nos ajudar meu pai esta a 1 mes na U.T.I.

        • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

          Lu, infelizmente não tem o que fazer de diferente. Vasculite cerebral é uma doença muito grave. Ele com certeza está sendo bem seguido. Sei que é difícil, mas tem que ter paciência.

  • Lu Pomim

    Dr. Pedro meu pai constatou que esta com vasculite ha + ou – uns 6 meses. Qual especialista procura? Pq ja afetou o rim o pulmão agora o celebro. Nos ajuda?? Ele faz acompanhamento com a nefrologista e uma Hematologista mas não estamos vendo melhora.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da vasculite. Se há comprometimento do rim, o nefrologista é o especialista indicado.

  • wiuany

    dr:pedro o que é face aguda?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você quis dizer fase aguda? É a fase onde a doença encontra-se mais ativa e agressiva.

  • Eliane mendonça

    Olá Dr. Pedro estou tratando de uma vasculite crônica na perna. e estou tomando o prednizona 20mg á 5 meses. e a ferida já esta quase fechando. vou ter que tomar esse remédio ate a ferida se fechar ou não? tenho medo de dar algum problema no rim.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não sei por quanto tempo o seu médico prescreveu a prednisona. Mas não se preocupe que ela não faz mal aos rins.

  • wiuany

    dr:caminhada faz bem ou mal para quem tem vasculite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nem bem nem mal. O único porém é que na fase aguda, recomenda-se repouso.

  • wiuany

    quero saber se tem algum alimento que ajuda na vasculite.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe dieta específica para vasculite.

  • wiuany

    dr:pedro minha mae tem vasculite leucocitoclástica, ela adquiriu depois que fez uma cirugia de hemoroidas isso pode ter causado e vasculite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há uma relação direta.

  • Aldineia Barroso

    Olá Doutor, tem um menino que tem vasculite púrpura e está fazendo tratamento em Teresina Piaui, mas está cada vez mais agressiva a doença e muito caro o tratamento. Gostaria de saber qual o melhor lugar para fazer tratamento e quais os melhores procedimentos no caso dele?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se puder ir para São Paulo, lá estão os melhores especialistas.

  • Jocean Albuquerque

    Olá Doutor, tive uma vasculite cerebral grave, tenho Lúpus e tomo Ciclofosfamida a 9 meses já.. A minha pergunta é porque que minha dor de cabeça e minha vista não melhoram em 9 meses de tratamento? O neurologista que me acompanha me passou ASS 100 MG e Topiramato 100 MG, mais nada adianta .. Os outros médicos passam Escitalopram 20 MG e nada .. O que o senhor acha?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A dor de cabeça não sei te dizer assim à distância, mas a vista pode ter sido por uma lesão irreversível causada pela vasculite.

  • Tamara Queiroz

    Ola Dr. Fiz um Doppel, enquanto era realizado, a medica cometou que meus vasos eram muito finos que mal podia ver, assim ficava complicado realizar os exame.
    Eu tenho algumas vasos que os médicos classificam como ttelegentasias nas pernas, incham , sinto dor, já fui a 4 vascular, tomei aplicações, e piorou.
    Pode ser uma Vasculite ? Qual especialista devo procurar ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não me parece que seja vasculite. De qualquer forma, você pode ir a um angiologista para ele lhe avaliar.

  • Juliana Röhers

    OI tive vasculite a dois anos atras, a doença nunca mais se manifestou. Isso quer dizer que eu estou curada ou ela pode voltar? e se eu quiser engravidar tem algum risco?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Nada garante que ela não possa voltar.
      2- Se você está livre de doença já há muito tempo, a princípio, não há problema em engravidar. Mas a opinião do reumatologista que a tratou seria interessante.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se a doença estiver em atividade, pode.

  • Meiry Polito

    Bom dia! tenho behçet e em um exame recente de proteina c reativa, o resultado foi 42,9 mg/l sendo que o valor de referencia indica até 5mg/l, pode ter relação com a DB?

  • Meiry Polito

    realmente a dor lombar não se referia a dor no rim, fiz exames e não mostraram nenhuma infecção, porém continuo tendo essas dores inclusive espasmos abdominais e a alguns dia ocorreu diarreia c sangue, mas foi um caso isolado.

  • Meiry Polito

    Boa tarde, Dr. fui diagnosticada a pouco com Sindrome de Behçet, estou com úlceras na vulva e na boca, porém acordei sentindo muita dor renal, pode estar relacionado com a doença? obs. tenho consulta agendada em dois dias, devo ir ao P.A devido essa dor renal ou posso esperar até minha consulta?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Como você saber que a dor é no rim e não em alguma estrutura das costas? 99% das dores na região lombar não são do rim.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Como você saber que a dor é no rim e não em alguma estrutura das costas? 99% das dores na região lombar não são do rim.

  • jaqueline

    Dr. tenho 23 anos estou com feridas com aparência seca de cor roxa que coça no tornozelo há quase 2 anos que não cicatriza, já fui a vários dermatologistas porém não dizem o que é apenas passa pomada a base de cetoconazol recentemente tive uma crise de febre dor de cabeça e a região do machucado ficou avermelhada inchada e dolorida e fui ao clínico geral, o médico me orientou a procurar um Angiologista pois eu poderia estar com Vasculite.
    Com esses sintomas eu posso está com vasculite??

  • Thay – Oliveira

    Oi dr ! Minha mãe tem lupus,e tem lesões nas pernas e ela fez a biópsia e exames e acusou que era vasculite,e ela sente muita dor. Neste caso,qual seria o tratamento e qual o doutor que ela deve procurar? Obrigada,abrass Thayná.

  • simone

    dr.pedro ,a conclusão de uma biopsia que fiz relatou o seguinte:vasculite leucócito-clástica com eosinofilia,não se podendo afastar farmacodermia ou doença de caráter autoimune.gostaria que vc me explicasse um pouco sobre essa conclusão.obrigada e boa noite.

  • Zila Margarete

    Doutor estou novamente aqui para solicitar indicação de um médico em Belo Horizonte -MG para que eu consiga diagnosticar o problema nas minhas pernas na região do tornozelo. São pequenas manchas que se tornam feridas que ficam abertas por 02 meses sem sair secreção causando muita dor e inchaço. As vezes uma região fica vermelha com dor intensa e neste local não sai ferida, priciplamente no tornozelo e doi muito como se acometesse o osso nesta região. Tambem fica muito pior na época do calor.
    Por favor já estou com a região do tornozelo toda machada (marcada), mas isto é o menor dos meus problemas porque a dor é muita e estou muito angustiada com a falta de diagnóstico correto.
    Obrigado
    Zila Margarete da Costa

  • rodrigo

    Dr.fiz sexo anal com 22 anos,tive no masximo 4 bolinhas no penis,cosava estorava e com 4 a 7 dais sumia,isso ficou se repetindo algumas e outras vezes, nao tinha um tempo serto de sumi ou aparece, agora com 28 anos faz 3 meses que as mesmas bolinhas aparecerao ensima do dedos do meu pe, e esta espalhando so ensima dos dedos da minha mao. Por nao ficarem muito tempo nao dei inportancia mas agora estou com medo e preocupado, elas estao se espalhando muito rapido.olhando augumas foto de sifilis posso dizer que parece muito!

  • Blanda

    Dr. tenho 17 anos e descobri que tenho vasculite. a mais ou menos um mês meu medico falou que essa doença nao tem cura mais eu tenho as mancha indesejaveis que ainda estao na minha pele,ele me indicou o tratamento a laiser mais e muito caro e eu nao tenho condiçoes gostaria de saber se existe outros tipos de tratamento? aguardo a sua resposta desde ja obrigado.

  • ione orlandi facchin

    dr,sofro a 17 anos,comecou com dores nas articulacao e nas carnes doia tudo com 3a 4 anos me tornei asmatica antes das dores{ uns 5anospassei a ter convulcoes com 32anos }} hoje tenho 58 tenho problema na coagulacao e genetica pelo meu pai,hoje uso corticoide azatioprina cloroquina , citoneurim b12 , 2acido folico /dia,,,puram 175mg,fenobarbita 2/,,,,motilium ,amitriptilina, calcio,citalopram,, hoje com neuropatia nervos perifericos,,, multiplos hemangiomas coluna vertebral, lesao nos dois ouvido, com um imenso barulho na pulsacao da cabeca, com tontura sempre. figado varias hepatites medicamentosa,somente por remedios p, dor injetavel….cansaco , falta apetite, perda peso, hora ganho hora perco,ielite ,, colite,e as convulcoes com o passar dos anos so foi aumentando . {{ diminuiu com deflasacorte,e a azatioprimaas as convulcoes e a asma }}}.o anca sempre deu reajente,eo fam deu positivo a 2 anos tinha manchas vermelhas com o calor, nos bracos e rosto,mas saia rapido a 2 anos saiu nas pernas com pintinhas de sangue,esqueci o nome q voces dao,,,.a azatioprima tirou e nao voltou mais… a o hemograma a medula esta mandando celulas grandes oligocitemia, hemaceas macrociticas {, neotropenia e eosinofilia,e leucopenia ja a muitos anos} ja andei muito,,para descobrir . demorou muito p, me medicaren, a medica q estou agora, dis q e vasculite do cist,nervoso central o que o sr, acha ,,,,,,,, os rins de ves enquando da uns gritos, dai aumenta o corticoide,

  • débora cristina

    Bom dia! Tenho vasculite aguda, sofri durante 5 anos pois o angiologista na minha cidade não descobria qual o meu problema. Meus pés inchavam e estouravam em feridas e quando cheguei ao estado critico fui encaminhada pro Hospital Geral em Salvador onde fiz um tratamento por quase 2 anos. Graças a Deus e a equipe médica que cuidou de mim, hoje estou bem. Só que meus pés ficaram com umas manchas escuras e tenho muita vergonha. Gostaria de saber se tenho como clariar as manchas. Espero que possa mim ajudar. Grande abraço.

  • débora cristina

    Bom dia! Tenho vasculite aguda, sofri durante 5 anos pois o angiologista na minha cidade não descobria qual o meu problema. Meus pés inchavam e estouravam em feridas e quando cheguei ao estado critico fui encaminhada pro Hospital Geral em Salvador onde fiz um tratamento por quase 2 anos. Graças a Deus e a equipe médica que cuidou de mim, hoje estou bem. Só que meus pés ficaram com umas manchas escuras e tenho muita vergonha. Gostaria de saber se tenho como clariar as manchas. Espero que possa mim ajudar. Grande abraço.

    • Zilamargarete

      Boa noite Debora,
      Qual foi o estado crítico? Porque tenho sintomas iguais aos seus a anos e não consegui diagnosticar até hoje.

  • Beatriz Bitter visagista

    Dr Pedro hj Com 40 anos tenho tireoidite de hashimoto antes do hashimoto 20 anos tratei graves com iodoterapia, hj sinto dores horríveis nas articulações mãos formigando dor do lado esquerdo do abdômen e manchas roxas nas pernas do nada sinto um belisção e de repente fica rouxo , sofro de uma dor de cabeça incapacitante 4 vezes por semana fiz uma eRM da coluna cervical crânio e lombar deu problemas de coluna simples não justificando o meu sofrimento. Pergunto qual exame o Dr. Sugere que eu peça para decifrar meu problema pois sou muito ativa e estou acamada. Grata Beatriz

  • Samantha

    Boa Noite Dr. Meu amigo tem vasculite e eu gostaria de saber, se essa doença, Vasculite tem cura? me responda pf Dr. e como podemos evitar que aconteça algo ruim.

  • Isabeleleodoro

    Bom Dia DR. estou tendo esse caso de vasculite mas é normal formar bolhas de sangue encima das lesões

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É comum.

  • LUCAS

    MINHA ESPOSA ESTÁ COM DORES FORTES EM UMA DAS PERNAS APARECEM MANCHAS BRANCAS SÓ NESTA PERNA E SEUS EXAMES DERAM C3 119 C4 28,3 E IGE 204,94

  • Lucilene

    Dr. minha filha de 6 anos teve vasculite,gostaria de saber se tem cura. ela esta internada para ser medicada á dias, os medicos não me informam nada direito me ajuda por favor!

  • Ro_adri1

    Rosângela

  • Tereza Maia

    Sofro da Doença de Behçet, descoberta em 2008. Apresentei um quadro de falta de ar e cansaço a pequeno esfoço. A prova de esforço diagnosticou isquemia. O cateterismo revelou 40% de comprometimento de um dos lados do coração. Continuei com os mesmo s remédios de antes para hipertensão, porém com pouco controle. Hora divergente (14 x 6) hora alta, (15 x 8). Meu braço e o local da entrada do cateter, bem como pulso, dedo polegar e mãos doem muito e estão avermelhados e meio cianosados. O que devo fazer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se o acometimento for só nos rins, o nefro basta.

  • ione o facchin.

    tenho vasculite nao identificada ,fiquei asmatica,neoropatia  periferica  sistema nervoso central eo que mais perturba convulcoens´, rins apenas almento emaceas.intestinal ielite ,colite,depis de 15 anos sofrendo muito,saiu purpuras nas pernas . a dois anos sou tratada corticoide ,asatioprina so q´ nunca estou sem um problema meus leococitos sempre foram baixos ,egeneticamente tenho problema tempo de protombina, pode estar dentro do limite em cirurgia da ´ sangramento. pode tudo estar ligado a isto. p´ que minha familha possa cuidar . esiste esta posibilidade                                                                  obrigada dr.                           ione orlandi facchin.           r                                                                     

  • Anonymous

    Bom dia

  • Anonymous

    Olá Dr. Bom dia! Gostaria de saber se a Vasculite tem cura e se ela é contagiosa?
    Ficarei muito grata em saber!
    Aline.

  • Multiimagem

    Claro e didático. Gostei. Foi muito útil.

  • Multiimagem

    Claro e didático. Gostei. Foi muito útil.

  • Rodrigo

    Cara eu tenho vasculite no olho esquerdo, não é devido a doenças auto-imune, o senhor poderia me dizer se isso é comum? e existe algum tratamento para especifico para vasculite ocular?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode interferir.

  • Veralydiaconde

    DR . meu marido tem vasculite livedoide ha 7 anos , gostaria de saber se deve tratar com reumo, ou vascular? pois onde ele se trata um joga para o outro, ele sofre muitas dores nas pernas e fora as feridas que saem tbm . obrigada pela atenção um abraço : vera

  • sueli

    DR. minha filha tem 28 anos e teve algumas convulsões.Já fazem 4 anos que ela não tem crises apesar de tomar ainda lamotrigina 100mg.Fizeram liquor, eletroneuromiografia, sangue, ressonancia, eletroencefalo e descobriram vasculite, pois ela emagreceu de repente devido topiramato e sua visão ficou debilitada, apesar que vai operar catarata agora.Ela se trata no HC.Mas o que estranho é que a médica não deu medicamento para vasculite e minha filha agora engordou no normal, pois tiraram o topiramato,o qual tirava muito o apetite.Esta certo o tratamento acompanhado sem medicamento? Ela esta bem, graças a DEUS. O que pode acontecer devido esta vasculite?Quais os sintomas? Gostaria muito de outro medico dar opinião mas não ,posso pagar uma consulta. Me oriente, por favor..Meu imail é suelioliveira2009@hotmail.com. Que DEUS continue te abençoando para salvar muitas pessoas destas doenças..Obrigada

  • Jéssica

    Dr°. Tive vasculite a pouco tempo não sei te dizer qual tipo de vasculite eu tive porque os médicos não souberam me dizer, estou em tratamento acompanhado junto a uma reumatologista. 

    Mais eu gostaria de saber se a vasculite interfere no ciclo menstrual da mulher?
    pode ocorrer algum tipo de atrasado na menstruação por causa da vasculite ? 
     Grata . 

  • Jessica_boroka

    Dr.Eu tive vasculite a pouco tempo e ainda estou em tratamento , junto ao reumatologista . 

    Gostaria de saber se vasculite interfere no ciclo menstrual da mulher ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode interferir.

  • Ailton tavares

    Olá Dr. Adorei o Artigo. Sofro da doença de bechet e em 2009, fui operado em Portugal a um aneurisma da artéria aorta ascendente na zona da biforcação (pescoço) lado direito. Este ano, fui diagnosticado um outro aneurisma, agora na artéria femoral direito. tenho o joelho direito muito inflamado e com algumas dores. Ando a tomar (20 dias) 60 mg de prednisolona (lepicortinolo) e neste momento o VS desceu de 60 para 11, as plaquetas estão em 193 e a hemoglobina está em 13. estou a aguardar para voltar a Portugal para tratar desse novo aneurisma femoral, ainda bem que desta vez os médicos detectaram logo. Da 1ª vez, o aneurisma foi crescendo, bloqueando-me cerca de 85% a traqueia, as cordas vocais (não conseguia falar bem, nem comer) e respirava muito mal.

    A médica internista disse-me que a doença de bechet está controlada mas tenho que ser visto por um médico vascular para analisar os danos causados na artéria e se é preciso correção cicurgica, e em Cabo Verde isso não é possível, daí ter que ir a Portugal. 

    Ailton Tavares (Cabo Verde).

  • Zila Margarete

    ´Há 04 anos fiz biopsia mas o resultado foi negativo, mesmo assim alguns médicos disseram se tratar de vasculite e que o resultado da biopsia depende do tempo da ferida. Tudo que li até agora (depoimentos, registro médicos dos sintomas e imagens) considero realmente que seja vasculite. Quando fiz a biopsia uma grande parte da região infeccionou muito, tive dores horríveis com isto desiste de fazer outra. Consigo o resultado exato de outra forma? 

    Zilá Margarete

  • Anonymous

    Ola! Dr… meu pai está a alguns anos com um vermelhão em uma perna, e ele está sentido muita dor,emchaço frequente,e o vermelhão pareçe que está almantando,Dr.quando faço masagem ele sente melhor,mais agora está almentando as dores e ele reclama muito,sente dor quando anda muito,gostaria de saber o que é bom pra ele tomar,e comer e não comer?? espero respostas,fk com Deus!!!

  • Fabiana Sampaio Monteiro

    Ola Dr… Meu pai esta sentido uma coceira… tipo alergia… ficou tipo sanque batido… nas pernas. Ele cossando feriu… mas ja esta cicatrizando… ele tem 73 anos, ja fez cirurgia de postata, ja tirou pedra na bexiga… estes sintoma apareceu… e fomos ao hospital pra tratar de outra coisa… um medico acho q ele estava com uma vasculite… e pouco em relaçao as fotos que vi… ele teve um entupimento no canal… ficando sem urinar… gostaria de me dissesse cm devo me portar com esta doenca…se for…

  • helena zuque

    Por favor estou muito assustada, a 1 mes atrás descobri que estou com trombose por conta de uma torção no tornozelo fiquei 12 dias internada sendo 6 na UTI por uma enbolia pulmonar.Agora estou fazendo uso do marevam mas de uns 5 dias para cá tenho dores tipo das costas para o abdome todo,e minha urina esta muito escura tem hora que parece está com sangue o que faço estou com muito medo.Helena Zuque Meridiano SP.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode, mas Se ela fez biópsia, o diagnóstico já deve estar definido.

  • Priscila Thayane

    olha DR. queria saber se esses sintomas da vasculite pode ser confundidos com  outros sintomas de outras doenças??conheço uma pessoa que já tem mais de dois anos que faz o tratamento, já fez biópsia, toma remédios como o prednisona teve alguns deste sintomas citados a cima porem o cabelo veio a cair inclusive os cílios e a sobrancelha. segundo médicos q o examinaram o diagnostico dele foi dado como vasculite de churg-strauss . queria muito intender a situação abss Priscila

  • Priscila Thayane

    olha DR. queria saber se esses sintomas da vasculite pode ser confundidos com  outros sintomas de outras doenças??conheço uma pessoa que já tem mais de dois anos que faz o tratamento, já fez biópsia, toma remédios como o prednisona teve alguns deste sintomas citados a cima porem o cabelo veio a cair inclusive os cílios e a sobrancelha. segundo médicos q o examinaram o diagnostico dele foi dado como vasculite de churg-strauss . queria muito intender a situação abss Priscila

  • angelo henrique

    há alguma possibilidade de ter uma coisa no rim q produz pedra

  • angelo henrique

    doutor eu tenho vasculite centra e já tomei cortisona a treze anos e esta fazendo mal ha outro medicamento para eu tomar?                                                                                                                               observação: já tive trombose cerebral a dois anos atras

  • Patty Brick

    tenho essa manchas no meu corpo a anos..ja fiz 3 biopsias sendo que em 2 delas veio com um ponto de interrogaçâo,minhas pernas e pedaço da barriga ja estão pretos por que pigmentou a pele eu acho..agora ta subindo pros braços,costas e seios..tenho 39 anos e tenho isso a uns 14 anos. complicado por que nenhum medico consegue me falar o que realmente é..não posso tomar cortisona e na boa nem saio mas de casa por vergonha. obrigado pelo belo texto..me fez bem ler e entender um pouco mais. 

    abs. Patricia 

    segue meu e-mail patty.estrelinha0@gmail.com

  • Patty Brick

    tenho essa manchas no meu corpo a anos..ja fiz 3 biopsias sendo que em 2 delas veio com um ponto de interrogaçâo,minhas pernas e pedaço da barriga ja estão pretos por que pigmentou a pele eu acho..agora ta subindo pros braços,costas e seios..tenho 39 anos e tenho isso a uns 14 anos. complicado por que nenhum medico consegue me falar o que realmente é..não posso tomar cortisona e na boa nem saio mas de casa por vergonha. obrigado pelo belo texto..me fez bem ler e entender um pouco mais. 

    abs. Patricia 

    segue meu e-mail patty.estrelinha0@gmail.com

  • David ribeiro

    Oi Dr! eu estou com uma lesao no pé,isso aconteceu devivo uma bolinha Dágua e se abriu tornado uma ferida sera q pode ser um vasculite?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É complicado engravidar tendo vasculite. É preciso ter muita certeza de que a doença está muito bem controlada.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É complicado engravidar tendo vasculite. É preciso ter muita certeza de que a doença está muito bem controlada.

  • Irene F PARENTE

    Olá Dr! A mulher q tem vasculite nos vasos sanguinos pode engravidar ou se engravidar pode perder o bebê? Obrigada. Irene.

  • Irene F PARENTE

    Oi  Dr! Muito valiosa seus esclarecimento sobre essa doença. Gostaria de saber se a mesma pode prejudicar  numa gravidez? Pois alguns médicos me disseram q quem tem vasculite não engravida  e se fica gravida pode perder o bebê.Obrigada. Irene.

  • Viviamaria83

    Olá Dr!
    Gostei muito do seu blog!
    Tenho uma duvida. Eu tenho vasculite, mas os médicos não sabem qual.
    Hoje me trato só com um nefro, pq meus rins foram comprometidos, o Sr acha necessário o acompanhamento de um reumatologista junto?
    Obrigada
    Vivian Maria

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o acometimento for só nos rins, o nefro basta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Leonice
    Não tem nada a ver com câncer

  • Leonice

    Descobri que tenho lupus churg-strauss não sei nada sobre essa doença ainda estou fazendo alguns exames. É um tipo de câncer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ana
    Até aonde eu sei, os casos de PAN por vacina para HBV são raríssimos e ainda não há um consenso de que esta relação realmente exista.
    Me manda as referências destes artigos que vc citou, por favor.

  • Anonymous

    Olá,
    fui diagnosticada com vasculite necrotizante aos 8 anos de idade e tive duas recidivas em um ano, nesse período. Fiz corticoterapia por 12 anos e fiquei 2 anos sem prednisona. Ano passado,tomei várias vacinas, incluindo para a hepatite B. Alguns meses depois, a vasculite voltou e eu fui diagnosticada com Poliarterite Nodosa pós-vacinal. Encontrei num artigo da UNIFESP a relação entre a vacina da hepatite B com PAN, GW, LES, SS, Arterite de takayasu e EM; além disso, achei vários artigos sobre PAN por Anti-HBs na Elsevier Masson. Gostaria de saber duas coisas: a associação de PAN pós vacina de hepatite B é algo difundido e aceito no meio médico? Se por acaso eu tivesse passado num imunologista e informado a ele sobre a ocorrência das vasculites no passado (apesar de não saber o tipo), teria sido possível pensar nessa possível reação pós vacinal?
    Muito obrigada,

    Ana Carolina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ligia, 06 de julho de 2011
    Raramente, algumas doenças malignas, como alguns tipos de leucemias podem cursar com vasculite.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @ana
    Não necessariamente

  • Ligia, 06 de julho de 2011

    Dr. Pedro Pinheiro, bom dia!
    Inicialmente, parabéns pela qualidade das informações.
    Gostaria de saber se vasculite tem algo relacionado com leucemia?
    Obrigada.

  • ana

    tenho uveite… então tenho vasculite?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Vivian
    Não, nenhum dos dois é indicado para tratamento de vasculite. O metotrexate poderia até ser uma opção nos casos de vasculite da artrite reumatóide.

  • Anonymous

    Boa noite!
    Há relatos de melhora no tratamento das vasculites com o uso dos medicamentos metrotexato ou pentoxifilina? estou usando prednisona para vasculite livedóide e não está resolvendo!
    obrigada
    Vivian

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Josi
    99% das dores de cabeça não são por vasculite.

  • Anonymous

    A dor de cabeça constante é um sintoma da vasculite.

    Josy

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Katia,
    sim, o Lúpus pode muitas vezes se manifestar com vasculites.

  • Anonymous

    Gostaria de saber uma pessoa com vasculite pode vim a desenvolver lupus. grata.
    Katia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Danielle,
    A vasculite que pode ocorrer no lúpus é de pequenos vasos.

  • Danielle Rodrigues Manzoli

    Essa é a melhor matéria que já li sobre vasculite. E já li várias, pois tenho vasculite de pequenos/microscópicos vasos!
    Parabéns!!!
    Uma pergunta: O LUPUS associado a vasculite de vasos de pequenos calibres ou também a outros vasos?