Aftas na boca e na língua: causas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 93 Comentários


O que é a afta?

A afta, também chamada de úlcera aftosaestomatite aftosas ou úlcera de Mikulicz, é uma pequena úlcera que pode surgir em praticamente qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta, úvula, etc.

As aftas são úlceras ovais, esbranquiçadas e com bordas avermelhadas. Podem ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes.

As úlceras aftosas são muito dolorosas e frequentemente atrapalham atividades simples, tais como falar, comer e beijar. Felizmente, as lesões são benignas e não costumam causar maiores problemas além desse desconforto.

No entanto, cabe salientar que algumas doenças mais graves da cavidade oral podem se manifestar com lesões ulceradas muito semelhantes às aftas, o que pode causar alguma confusão. Um exemplo é o câncer da cavidade oral, que nas fases inicias pode se parecer com uma afta comum. A dica para distinguir ambas as lesões é o tempo de evolução, que costuma ser curto nas aftas simples, mas não melhora nas lesões malignas.

A maioria das aftas dura, em média, de uma a duas semanas e costuma curar sem deixar cicatriz. As aftas que demoram mais tempo para curar são aquelas que surgem em locais onde há contato constante com os dentes ou com alimentos, sofrendo traumatismos repetidos ao longo do dia.

Estomatite aftosa recorrente

Todo mundo já teve pelo menos uma afta ao longo da vida e 20% da população sofre com aftas recorrentes. Esses casos são chamados estomatite aftosa recorrente. São mais comuns em pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens, tendendo a diminuir sua incidência com o passar dos anos. Após os 40 anos, é comum ter uma afta ou outra eventualmente, mas úlceras recorrentes são mais raras.

Aftose complexa

Algumas pessoas apresentam aftas grandes, chamadas de aftas major ou úlceras de Sutton, maiores que 1 cm e profundas. Essas úlceras demoram até seis semanas para desaparecer e podem deixar cicatriz.

Alguns pacientes com uma aftose complexa apresentam episódios tão frequentes que raramente ficam sem pelo menos uma úlcera ativa. Em pacientes com afetas complexas, o diagnóstico da doença de Behçet deve ser excluído, principalmente se o paciente também tiver úlceras genitais.

Existe ainda a afta herpetiforme, formada por múltiplas úlceras pequenas que se juntam e transformam-se em uma lesão grande. Estas aftas podem vir acompanhadas de linfonodos no pescoço e, por vezes, de febre baixa e mal-estar.

Por maior e mais numerosas que sejam, as aftas não costumam provocar mau hálito.

Se você não sabe diferenciar uma afta de uma lesão provocada pelo herpes labial, leia o seguinte artigo: Diferenças entre afta e herpes labial (com imagens).

Causas

As aftas não são contagiosas, mas as suas causas não estão completamente esclarecidas. Os quadros de estomatite aftosa recorrente parecem ser provocadas por desbalanços no sistema imune.

A maioria dos pesquisadores atualmente aceita essa hipótese de desregulamentação imunológica envolvendo a mucosa oral, que levaria a um processo pró-inflamatório exagerado ou a uma resposta anti-inflamatória relativamente fraca.

Parece haver uma predisposição genética para o desenvolvimento da estomatite aftosa recorrente, já que é comum que os pacientes tenham uma história familiar de aftas recorrentes.

Alguns dos gatilhos conhecidos para o surgimento das aftas são:

  • Traumas locais, como mordidas acidentais.
  • Estresse psicológico.
  • Poucas horas de sono.
  • Algumas pastas de dentes que contenham sódio-lauril-sulfato.
  • Refluxo gastroesofágico.
  • Comidas, como chocolate, café, refrigerantes, tomate e abacaxi.
  • Cigarro.
  • Alterações hormonais durante o ciclo menstrual.
  • Deficiência de algumas vitaminas e minerais, tais como vitamina B12, vitamina C, zinco, ferro ou ácido fólico.
  • Medicamentos: anti-inflamatórios, rapamicina, captopril, metotrexato, aspirina e atenolol.
Duas aftas no lábio inferior
Duas aftas no lábio inferior provocadas por traumatismo (mordida acidental)

Indivíduos que têm o costume de deitar para dormir ou descansar pouco tempo depois da última refeição podem apresentar aftas recorrentes. Este fato está provavelmente relacionado a algum grau de refluxo gastroesofágico, que leva ao aumento da acidez da cavidade oral. As aftas costumam aparecer um ou dois dias depois, fazendo com que os pacientes, muitas vezes, não relacionem um evento ao outro.

Sintomas

As lesões da estomatite aftosa recorrente têm uma aparência muito característica: as aftas são tipicamente ovais ou arredondadas, geralmente pequenas, de 3 a 5 mm de diâmetro, com bordas avermelhadas e centro esbranquiçado ou amarelado. As úlceras são rasas e limpas (não apresentam pus, bactérias ou outros sinais de infecção). Podem ser únicas ou múltiplas.

As aftas se desenvolvem mais comumente nas mucosas da boca e dos lábios. Os sulcos gengivais, língua, palato mole, úvula e faringe anterior também podem estar envolvidos. Embora as úlceras sejam predominantemente encontradas nas superfícies não-mastigatórias da mucosa, elas também podem ser vistas no palato duro (céu-da-boca) e na gengiva aderida.

Aftas em diferentes pontos da mucosa oral
Aftas em diferentes pontos da mucosa oral

A afta normalmente progride de uma pápula (pequena elevação sólida e limitada na pele) dolorosa para uma úlcera durante um período de um a dois dias; a úlcera então se expande gradualmente até seu tamanho final durante os próximos três a quatro dias, se estabiliza e para de doer antes de começar a cicatrizar.

Em alguns pacientes, as aftas podem durar apenas quatro a cinco dias, principalmente se forem de pequeno tamanho, mas na maioria dos indivíduos, elas levam de 10 a 14 dias para cicatrizar totalmente.

Pacientes que experimentam episódios recorrentes de aftas são frequentemente capazes de identificar as lesões na fase inicial, o que pode ser útil na hora de iniciar a terapia precocemente.

Embora alguns indivíduos possam relatar episódios tão frequentes de aftas a ponto de quase sempre terem ao menos uma úlcera ativa na boca, a maioria dos pacientes costuma apresentar intervalos de semanas a meses entre os episódios. A história do desenvolvimento de afta em um local de trauma recente na boca (como mordida do lábio) é muito típico dos em pacientes com estomatite aftosa recorrente.

Quando se preocupar com uma afta?

Apesar de benigna na imensa maioria dos casos, a afta pode ser uma manifestação de doenças sistêmicas ou pode ser confundida com lesões graves, como neoplasias da cavidade oral.

Uma consulta com o dentista ou médico estomatologista deve ser considerada quando:

  • A afta for excepcionalmente grande.
  • As aftas forem recorrentes, com surgimentos de novas lesões logo após a cicatrização das primeiras, sem haver tempo livre das lesões.
  • A afta demorar mais de três semanas para cicatrizar.
  • Houver sinais de infecção na área da afta.
  • Houver sintomas sistêmicos, ou seja: febre, cansaço, mal-estar, perda de peso, perda do apetite ou qualquer outro sintoma que sugira a presença de alguma doença por trás das aftas.
  • Houver úlceras também nos órgãos genitais.

Quais são as doenças que cursam com aftas ou lesões semelhantes?

Normalmente, as úlceras orais causadas por doenças sistêmicas são múltiplas e recorrentes. Elas costumam ter algumas características diferentes das aftas comuns e surgem acompanhados de outros sintomas. Alguns exemplos:

  • Nos pacientes com lúpus, as aftas costumam ser indolores e vêm acompanhadas de lesões de pele e dores nas articulações, além de alguns sintomas sistêmicos, tais como febre baixa e cansaço.
  • Na doença de Behcet, que também é uma doença autoimune, as aftas são múltiplas, recorrentes e costumam vir acompanhadas de úlceras nos órgãos genitais. Na doença de Behçet também é comum haver lesões nos olhos.
  • Na doença celíaca e na doença de Crohn, as aftas vêm em conjunto com sintomas intestinais, tais como diarreia e sangue nas fezes.
  • A neutropenia, que é a queda no número de neutrófilos (um tipo de glóbulo branco) no sangue, também é uma causa de úlceras orais. Normalmente, a neutropenia surge como efeito colateral da quimioterapia, mas ela pode ocorrer em algumas doenças que ataquem o sistema imunológico.
  • Alguns cânceres da cavidade oral podem se apresentar como ulcerações, sendo inicialmente confundidos com aftas comuns. Por isso, toda afta que demora a cicatrizar deve ser avaliada por um médico, principalmente se o paciente for fumante.

Várias infecções podem causar úlceras orais semelhantes às aftas. São alguns exemplos:

  • O vírus HIV pode causar úlceras orais em fases avançadas da doença, quando já há critérios para AIDS, mas também na fase aguda da infecção pelo vírus.
  • A infecção pelo Coxsackie virus (herpangina), muito comum em crianças, pode cursar com dores de garganta, febre, pequenas úlceras orais e lesões nas palmas das mãos e plantas dos pés.
  • A sífilis, tanto a fase primária como a secundária, pode cursar com úlceras orais. Normalmente, as aftas são múltiplas e demoram a cicatrizar.
  • O herpes labial apresenta-se como vesículas que podem virar pequenas úlceras após romperem-se. O aspecto não é muito parecido com afta, mas pode ser confundido por leigos. Apesar de ter lesões semelhantes, o herpes e a afta são duas doenças diferentes, com etiologias e tratamentos distintos.
Múltiplas aftas na boca
Múltiplas aftas – pensar em causas secundárias

Tratamento

Não existe remédio milagroso. Nenhuma substância cura a afta de um dia para o outro.

Os objetivos do tratamento das aftas são proporcionar alívio da dor, acelerar a cura das úlceras e diminuir a frequência e a gravidade dos episódios. Entretanto, não há uma terapia uniformemente eficaz para as aftas, e muitos agentes tópicos ou sistêmicos têm sido usados com sucesso variável.

Apesar de ser uma lesão extremamente comum, há uma escassez de estudos de alta qualidade que avaliem os tratamentos das aftas. Quase todos os estudos são de baixa qualidade e não nos permitem afirmar com certeza quais são as terapias mais eficazes.

Na hora de escolher o melhor tratamento, é importante distinguir as pomadas que contenham apenas anestésicos, que servem somente para alívio sintomático, daquelas com corticoides e anti-inflamatórios em sua fórmula, que efetivamente podem acelerar a cicatrização.

Controle da dor

Anestésicos tópicos e substâncias que promovem revestimento das úlceras podem proporcionar alívio temporário da dor.

Algumas opções para controlar a dor das aftas incluem:

  • Lidocaína 2% viscosa (gel): a lidocaína pode ser aplicada diretamente na superfície das aftas logo antes de as refeições ou de escovar os dentes.
  • Solução oral de Difenidramina (Benadryl®): bochechar 5 mL e cuspir. A solução pode ser misturada com leite de magnésia.
  • Pastilhas de diclonina: a diclonina é um anestésico oral e as pastilhas podem ser uteis quando a afta estiver um local difícil de aplicar o gel.
  • Suspensão à base de hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e simeticona – bocheche 5 a 10 mL e cuspa.

Das opções listas acima, a lidocaína viscosa é mais eficaz para alívio temporário da dor.

Remédios para curar a afta

Os medicamentos mais usados para acelerar a cicatrização das aftas são os corticoides tópicos, como:

  • Acetonido de triancinolona 0,1% ou 1 mg/g em orabase (OMCILON- A ®): aplicar pequena quantidade na afta, sem esfregar, até que se desenvolva uma película fina que cubra toda a lesão. Pode ser utilizado 2 a 3 vezes ao dia.
  • Dexametasona (elixir 0,5 mg/5 mL): bochechar 5 mL e cuspir. Usar de três a quatro vezes ao dia. É importante manter a medicação na boca por cinco minutos antes de cuspir. Não enxaguar depois e evitar comer ou beber por 30 minutos.
  • Propionato Clobetasol 0,05% gel ou pomada: aplicar uma pequena quantidade na área da afta de duas a três vezes ao dia. Não enxaguar depois e evitar comer ou beber por 30 minutos.

Outras opções:

  • Ácido hialurônico tópico 0,2% em gel ou enxágue bucal.
  • Suspensão de sucralfato 1 g/10 mL para bochechar.
  • Amlexanox (não se encontra disponível no Brasil nem em Portugal).

A cauterização da afta com nitrato de prata é outra opção capaz de reduzir a dor que a lesão provoca.

Os pacientes com estomatite aftosa recorrente ou aftose complexa que não respondem aos tratamentos tópicos listados anteriormente podem se beneficiar de um curso curto de corticoides orais. Normalmente é utilizada a prednisona por via oral, 20 a 40 mg por dia durante quatro a sete dias.

Tratamento caseiro

Na Internet é muito fácil achar inúmeras receitas caseiras para tratar as aftas. Deve-se ter cuidado com o que se aplica na lesão para não aumentar a inflamação e piorar o quadro.

O problema dos tratamentos caseiros é que boa parte deles nunca foi estudada em trabalhos científicos, não tendo, portanto, nenhuma comprovação científica da sua eficácia ou segurança.

Evite contato direto de substâncias abrasivas puras, como álcool, sal ou bicarbonato em pó.

Enxaguantes bucais com álcool também podem irritar a afta e piorar o quadro. Quando usar diluições para bochechos, sempre cuspa o líquido no final, nunca o engula.

Pasta de dente não servem para tratar as aftas e ainda podem piorá-las, pois várias marcas contém sódio-lauril-sulfato.

Dúvidas mais comuns

1. Tenho aftas recorrentes, isso significa que tenho alguma doença? 

Não. Até 20% da população sofre com aftas recorrentes sem que isso indique a presença de outra doença.

2. Todo mundo que costuma ter aftas apresenta problemas no estômago?

Não. Na verdade, apenas uma pequena parte destas pessoas possui algum problema gástrico.

3. Estou com uma grande afta na boca e notei um gânglio aumentado no meu pescoço. Uma coisa está relacionada com a outra?

Pode estar. A presença de lesões na cavidade oral podem ser a causa de linfonodos aumentados no pescoço. O mesmo raciocínio vale para lesões na face e no couro cabeludo.

4. Toda vez que eu acidentalmente mordo meus lábios ou língua surge uma afta. Isto é normal?

Sim. Trauma na cavidade oral é uma das principais causas de aftas.

5. Ouvi falar que colocar bicarbonato na afta ajuda a cicatrizar a lesão. Isto procede?

Sim e não. Deve-se evitar colocar o bicarbonato em pó diretamente sobre a afta, pois isto pode causar irritação e aumentar a inflamação. Porém, bochechar com uma colher de chá de bicarbonato diluído em um copo de água é um dos tratamentos sugeridos.

6. Quais são os alimentos que devem ser evitados quando há uma afta ativa?

Comidas ácidas, como sucos cítricos e refrigerantes, comidas com muito sal, condimento ou apimentadas. Procure também evitar alimentos muito duros que possam ferir e irritar ainda mais a afta enquanto se mastiga.

7. Passar pó Royal na afta ajuda a cicatrizá-la?

Não. Pelo contrário, pode agravar a lesão.

8. Passar pasta de dente na afta ajuda a cicatrizá-la?

Não. Na verdade, alguns tipos de pasta de dente podem até piorar as lesões.

9. Furar a afta com uma agulha ajuda na cicatrização?

Não, e pode piorar a situação.

10. Sempre que como abacaxi, tenho aftas. Isto faz sentido?

Sim. Algumas pessoas têm uma espécie de alergia a certos alimentos, fazendo com que desenvolvam aftas. Os mais citados são nozes, avelã, canela, abacaxi e outras frutas cítricas.

11. Afta pode causar febre?

Pode, mas nesses casos é sempre indicada uma avaliação médica para descartar outras causas, uma vez que a imensa maioria das aftas não causa febre.

12. Sempre que durmo de barriga cheia apareço com uma afta nos dias seguintes. Isto faz sentido?

Sim. Pessoas com refluxo gastroesofágico apresentam piora do quadro se deitarem logo após a alimentação. Isto pode aumentar a acidez da boca e provocar aftas.

13. A bactéria H.pylori pode causar aftas?

Esse é uma questão controversa e ainda não há evidências fortes sobre essa relação.

14. A afta é transmitida pelo beijo? 

Não. Afta não é uma doença transmissível. Porém, algumas doenças infecciosas, como a sífilis, podem provocar úlceras orais contagiosas.

15. Estresse pode causar aftas?

Sim, pode.

16. Quantos dias costuma durar uma afta?

Em média, 7 dias.

17. A presença de afta na boca aumenta o risco de transmissão de doenças sexualmente transmissíveis durante o sexo oral?

Teoricamente sim, porém, não há trabalhos que demonstrem efetivamente qual é o verdadeiro risco.

18. Uma afta pode ser confundida com herpes labial?

Não por médicos. As lesões costumam ser bem diferentes. Se você tem dúvidas em relação às diferenças da afta e do herpes labial, sugerimos a leitura do texto: Diferenças entre afta e herpes labial.

19. Fumar causa afta?

Sim, o cigarro favorece o aparecimento das aftas na boca e na língua. Algumas pessoas também têm aftas logo após parar de fumar, devido ao estresse que passam nos primeiros dias sem o cigarro.

20. Afta pode virar câncer?

Não, aftas são lesões benignas. Porém, alguns cânceres de boca podem se manifestar como úlceras orais, semelhantes a aftas que não cicatrizam.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


93 respostas para “Aftas na boca e na língua: causas e tratamento”

  1. Mariel

    Excelente texto, completo, tirou minhas dúvidas!
    Muito obrigada por disponibilizar esse conteúdo!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  2. MARIA

    Gostaria de saber se o calor, como beber um café muito quente p ex., poderia propiciar o aparecimento de aftas ? Alimentos muito quentes podem favorecer o aparecimento delas ?
    Obrigada !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Nunca vi isso descrito, mas muitas vezes as causas das aftas podem ser bem individuais. Você pode fazer o teste, cortando bebidas quentes para ver se melhora.

  3. MARIA

    Excelente artigo ! Sofro com certa constância de aftas, ora causadas por alimentos que machucam a mucosa, ora, por motivos que não detectei.

  4. fauzi salmem

    Bom dia, Dr. Pedro. Parabéns pelo artigo esclarecedor.

    Gostaria de saber se ou o Albicon, ou o ácido bórico, podem ser usados para tratar a afta na língua?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, podem, mas as evidências de que sejam realmente efetivas não são muito claras.

  5. Lhy Campos

    Ótima explicação. Tirou todas as minhas dúvidas.

  6. Olivia

    Qual a pomada pra afta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Acetonido de triancinolona (Omcilon-A®) é uma das opções. Mas o ideal é iniciar assim que surgir a afta.

  7. Carlosmlopes1976

    Suco de limão será bom pra afta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, frutas cítricas são ácidas, vai piorar.

  8. Hugovcng

    Posso passar o Omcilon Orabase numa afta que está localizada na língua?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  9. Márcio

    Afta aumenta o risco de HIV no sexo oral? Realizei sexo oral sem receber a ejaculação na boca e mesmo estando com afta no dia, após atendimento no CTA o médico não indicou pro.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há nenhuma evidência de que ter aftas aumente o risco.

      1. Márcio

        Obrigado pela atenção e orientação! Parabéns pelo trabalho!

  10. lazarogeovane01@gmail.com

    Eu queria sabe se tem remedio casero

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Nada muito brilhante. Os melhores estão descritos no texto.

  11. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Em algumas pessoas, sim.

  12. José Silva

    Pode se utilizar o Metronidazol no tratamento das aftas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não funciona e ainda pode provocar efeitos adversos.

      1. Flora

        Posso usar nebacetin para uma afta na língua?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Não!

  13. Aloisio Alves

    Excelentes os esclarecimentos.. Parabéns

  14. Jose

    Eu nunca tive afta comecei até depois que vim usa aparelhos ondontologicos pelo menos duas vezes por mês aparece as afta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Aftas são muito comuns em quem usa aparelho.

  15. Vanessa

    Levei um soco na boca , e dps de 2 dias do lado da cicatriz nasceu uma afita enorme ! Isso é normal ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, qualquer trauma nos lábios pode gerar uma afta

  16. Tiago Silva

    Dr. Pedro
    As laranjas causam aftas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Frutas cítricas podem causar aftas em algumas pessoas.

  17. Jefferson

    Dr. Pedro,
    Colocar pimenta nos alimentos pode causar aftas? Ou não tem nada haver com o caso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em geral, não. Mas nada impede que haja situações individuais nas quais a pimenta possa aumentar o risco de afta.

  18. Uendel

    Doutor se eu botar. Água com sal ajuda a cicatrizar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, sal não ajuda a cicatrizar afta.

  19. kelly lima

    olá obrigado pelo esclarecimento das duvidas sobre afta… gostaria de saber se a pomada NEBACETIN pode ser usada na lesão da afta nos lábios … obrigado desde já !!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não é indicado.

  20. u

    Obrigada pelo artido Dr Pedro, é bom termos informação assim tão breve. Obrigada :)

  21. Débora Oliveira

    tenho aftas com muita frequência e tenho refluxo e também descobri a pouco tempo que tenho artrite reumatoide será por isso?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      O refluxo pode ser a causa.

  22. Caio Cesar

    Boa tarde Dr. meu colega recomendou Albocresil, porém li a bula e é um medicamento também utilizado em tratamentos nas genitárias, ele pode mesmo ser utilizado para aftas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  23. Clara Oliveira

    Minha filha tem 6 anos e tem aftas recorrentes mas não tem nenhum outro sintoma. Já apresentou quadro de estomatite 2 vezes. As aftas recorrentes te a ver com a estomatite?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  24. Lucas

    estou com uma afta na garganta fazer o gargarejo com agua morna e sal ajuda ? ou piora?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nem ajuda nem piora.

  25. Ray Araujo

    doutor eu tenho aftas de 2 em 2 meses no maximo isso e normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O normal é não ter aftas com frequência. Tem que investigar, pois deve haver algum fator desencadeante.

  26. TenhoMuitasDúvidas

    Se colocar sal, ajuda?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, e ainda pode aumentar a inflamação.

  27. yorrani

    Passar acetona em cima da afta aumenta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Deve doer muito e vai irritar. Pode agravar sim.

  28. Eliane

    Nistatina é bom para afta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não serve para aftas comuns.

  29. Tiago

    Posso misturar bicarbonato de sódio com agua e boceja?Ressolve obroblema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É uma opção.

  30. Sandra Martins Laham Ponzio

    Por favor, aonde posso comprar essa pomada? Aphthasol. Obrigado –

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Eu acho que no Brasil ele não está disponível. Aqui em Portugal, as farmácias o vendem sob o nome aftasol.

      1. Ademilda

        Essa pomada q vende em portugal tem como comprar pela inTernet?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Em Portugal, o Amlexanox chama-se Aftaid.Não sei se dá pra comprar pela Internet. Tem que pesquisar. Já o Acetonido de triancinolona acho que só existe no Brasil.

  31. Lucilene Dias

    Parabéns pela matéria…a três anos atrás depois de sofrer 1 ano com aftas recorrentes inclusive genitais junto com dores articular febre perda de peso, nódulos pelo corpo descobri que tenho behcet…infelizmente tive perda sensitivo motora por conta da demora do diagnóstico, fico triste não só por mim, mas sim por varias pessoas que sofrem com esses diagnóstico e não sabe que aftas recorrentes junto com os outros sintomas podem ser uma doença auto imune e que nem todos os medicos conhecem essa doença tão silenciosa no ponto de vista clinico e ao mesmo tempo tão cruel. HOJE estou bem claro com vários remedios que tenho que continuar com tratamento já que é uma doença crônica.

  32. Ramirison

    Doutor , eu arranquei um dente , ae em cima nasceu uma afta , é normal ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter sido pelo trauma do procedimento.

  33. Rafael Pupo

    dr. usei própolis diretamente ele puro ….queimou doeu mas no dia seguinte já não existia mais dor nem nada…

  34. Bruno M. Fonseca

    Olá Doutor, estou com uma afta aparentemente comum, porém meus gânglios submandibulares estão muito inchados e doloridos. É comum o aparecimento de inguas junto a afta sem estar acompanhado de febre ou infecção?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode aparecer.

  35. Aline

    Olá! Estou com a boca lotada de aftas, até na garganta. Extremamente doloridas. Sempre tive, mas não nessa qtidade e dor. Qual especialidade médica devo procurar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Gastroenterologista ou estomatologista.

  36. Joao Antonio

    a afta pode estar relacionada à alguma DST?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas em 99% dos casos a afta não é uma DST.

  37. Geórgia Gurgel

    Gostaria de saber se a pessoa que tem pânico de dentista tem mais tendência a ter aftas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O estresse pode facilitar o aparecimento de aftas.

  38. ANDRESSA

    Aftas podem dar nas amigdalas ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode dar em qualquer local da orofaringe.

  39. Giovana Tanaka

    Olá doutor, gostaria de saber se aquele artigo sobre as aftas terem relação com diversos tipos de tumores malignos como sintoma está correta ou não existe nada cientificamente provado. Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Que artigo é esse? Consegue me mandar a referência?

  40. Thamires Almeida

    Nistatina serve pra afta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  41. Luciana

    Oi Dr. obrigada pelo texto sobre afta,tava preocupada…esclareceu as minhas duvidas. Mto obrigada!!! Arigato gozaimassu!!!

  42. Ana

    Olá Doutor, estou com aftas frequentes há pelo menos um mês, numa semana estava com 4, sempre na mesma região, no lábio inferior. Sempre tive, mas não com tanta frequência. O que pode ser? Qual especialista procurar? Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um gastroenterologista ou um estomatologista. Veja se não tem relação com a sua dieta.

  43. José Marcos

    Doutor os dentes com carie pode causar aftas.

    tenho aftas 2 ou 3 vezes num mês, o que devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não me lembro de já ter lido algo sobre cáries e afta. Acredito que não.

  44. Valéia

    Bom dia ! Minha filha tem 02 anos e sempre da afta na língua dela é normal ? São muito grandes , fico apavorada !

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é normal. Pode até não ser nada de mais, mas normal é não ter afta com frequência.

  45. jessica

    Doutor apareceu uma afta na minha boca e logo em seguida uma na gengiva.. Duas perguntas: Existe afta na gengiva? E Podem ser pelo mesmo motivo que as duas apareceram?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- Sim, existe afta na gengiva.
      2- Pode.

  46. edilaine

    Olá, Doutor! Parabéns pelo artigo

  47. Lucas Cavalcante 1990

    Doutor apareceu uma pequena bolinha branca nem uma das amigdalas de minha garganta, pode ser uma afta… fiquei com medo de ser uma infecao bacteriana pois a tres meses tive uma na garganta porem dessa vez nao houve febre e nem dores fortes na garganta.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se não há dor, o mais provável é não ser uma afta. Pode ser caseum.

  48. Viviane

    Dr.minha filha tem 1 ano e sete meses e sempre tem aftas hora na garganta, hora só na língua e vice versa. Tem como me previnir desse problema?

  49. Kelly Stos

    olá doutor! A afta tem alguma relação com alimentos muito condimentados/ temperados?

  50. Regina Teixeira Lima

    muito obrigado doutor me esclareceu muito .mas não tem como sarar definitivamente?