AFTA NA BOCA – Causas, Sinais de Gravidade e Tratamento

A afta é uma úlcera que pode surgir em praticamente qualquer ponto da cavidade oral e costuma ser bastante dolorosa.

Afta

As úlceras orais, também chamadas de úlceras aftosas, estomatites aftoides ou simplesmente aftas, são lesões muito comuns da mucosa oral. As aftas são lesões benignas que não costumam causar maiores problemas além do desconforto. Porém, algumas doenças mais graves da cavidade oral podem se manifestar com lesões ulceradas muito semelhantes, o que pode causar alguma confusão. Um exemplo é o câncer da cavidade oral, que nas fases inicias pode se parecer com uma afta.

Neste artigos vamos abordar as seguintes questões sobre aftas:

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD
  • O que é a afta.
  • Quais são as causas da afta.
  • Qual o tratamento para aftas.
  • Quando um afta causa preocupação.

Após a conclusão deste texto, não deixe de ler também: AFTA | Perguntas mais comuns

Vamos primeiro falar da afta simples. Na parte final do texto descreveremos as outras úlceras orais que merecem maior cuidado.

O que é uma afta?

A afta é uma úlcera que pode surgir em praticamente qualquer ponto da cavidade oral: língua, lábios, gengiva, garganta, úvula… São lesões ovais, esbranquiçadas (às vezes amareladas), rasas e limpas, ou seja, não apresentam pus, bactérias ou outros sinais de infecção. Podem ser únicas ou múltiplas, pequenas ou grandes.

Todo mundo já teve pelo menos uma afta ao longo da vida; 20% da população sofre com aftas recorrentes. São mais comuns em pré-adolescentes, adolescentes e adultos jovens, tendendo a diminuir sua incidência com o passar do anos.

Apesar de serem lesões benignas, as aftas são muito dolorosas e muitas vezes atrapalham atividades simples como falar, comer e beijar.

A maioria das aftas dura, em média, de uma a duas semanas e costuma curar sem deixar cicatriz. As aftas que demoram mais tempo para curar são aquelas que surgem em locais onde há contato constante com os dentes ou com alimentos, sofrendo traumatismos repetidos ao longo do dia.

Algumas pessoas apresentam aftas grandes, chamadas de aftas major, maiores que 1 cm e profundas. Estas demoram até seis semanas para desaparecer e podem deixar cicatriz. Existe ainda a afta herpetiforme, formada por múltiplas úlceras pequenas que se juntam e transformam-se em uma lesão grande. Estas aftas podem vir acompanhadas de linfonodos no pescoço (ínguas) e, por vezes, de febre baixa e mal estar.

Se você tem dúvidas em relação às diferenças da afta e do herpes labial, sugerimos a leitura do texto: FOTOS | Diferenças entre afta e herpes labial.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Por maior e mais numerosas que sejam, as aftas não costumam provocar mau hálito (leia: SAIBA COMO ACABAR COM O MAU HÁLITO).

O que causa a afta?

As aftas não são contagiosas, mas as suas causas não estão completamente esclarecidas. Parecem ser provocadas por desbalanços no sistema imune. Alguns dos gatilhos conhecidos são:

– Traumas locais, como mordidas acidentais.
– Estresse psicológico.
– Poucas horas de sono.
– Helicobacter pylori, a mesma bactéria que causa úlcera gástrica (leia: Como e quando tratar o H.Pylori (Helicobacter pylori ).
– Algumas pastas de dentes que contenham sódio-lauril-sulfato.
– Refluxo gastroesofágico (leia: HÉRNIA DE HIATO E REFLUXO GASTROESOFÁGICO).
– Comidas, como chocolate, café, refrigerantes, tomate e abacaxi.
– Cigarro (leia: COMO E PORQUE PARAR DE FUMAR CIGARRO).
– Alterações hormonais durante o ciclo menstrual.
– Deficiência de algumas vitaminas e minerais, como vitamina B12, vitamina C, zinco, ferro ou ácido fólico.
– Drogas, como anti-inflamatórios (leia: AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS), Rapamicina, Metotrexato, Aspirina e Atenolol.

Algumas pessoas que tenham o costume de deitar pouco tempo depois da última refeição, podem apresentar aftas recorrentes. Este fato provavelmente está relacionado a algum grau de refluxo gastroesofágico, que leva ao aumento da acidez da cavidade oral. As aftas costumam aparecer um ou dois dias depois, fazendo com que os pacientes, muitas vezes, não relacionem um fato ao outro.

Tratamento para afta – Remédio para afta

Não existe remédio milagroso para afta. Nenhuma substância cura a úlcera de um dia para o outro. Como a afta costuma durar até duas semanas, os tratamentos atuais visam acelerar o processo de cicatrização da lesão.

É importante distinguir as pomadas que contenham apenas anestésicos, que servem apenas para alívio sintomáticos, daquelas com corticoides e anti-inflamatórios em sua fórmula, que efetivamente podem acelerar a cicatrização.

Os dois medicamentos mais usados para este fim são:
Amlexanox (Aphthasol® ou Aftaid®).
Acetonido de triancinolona (OMCILON- A ®).

O Amlexanox é o que tem apresentado os melhores resultados nos trabalhos científicos. Infelizmente, até a última atualização deste artigo, eu não encontrei nenhuma farmácia que vendesse o Amlexanox no Brasil. Aparentemente, o medicamento ainda não está disponível no país. Em Portugal, o medicamento já está à disposição e é vendido sob o nome comercial Aftaid.

A cauterização da afta com nitrato de prata é uma outra opção capaz de reduzir a dor que a lesão provoca.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Tratamento caseiro para afta

Na Internet é muito fácil achar inúmeras receitas caseiras para tratar as aftas. Deve-se ter cuidado com o que se aplica na lesão para não aumentar a inflamação e piorar o quadro. O problema dos tratamentos caseiros é que boa parte deles nunca foi estudada em trabalhos científicos, não tendo, portanto, nenhuma comprovação científica da sua eficácia ou segurança.

Algumas opções aceitáveis são:
– Bochechar solução feita com uma colher de leite de magnésia ou bicarbonato de sódio diluído em um copo de água.
– Diluir água oxigenada em água comum e aplicar com cotonete diretamente na afta.
– Misturar Difenidramina (Benadryl®) com leite de magnésia e bochechar.

Evite contato direto de substâncias abrasivas puras, como álcool, sal ou bicarbonato em pó. Enxaguantes bucais com álcool também podem irritar a afta.  Isto pode irritar a lesão e piorar o quadro. Quando usar diluições para bochechos, sempre cuspa o líquido no final, nunca o engula.

Quando se preocupar com uma afta?

Apesar de benigna na imensa maioria dos casos, a afta pode ser uma manifestação de doenças sistêmicas ou pode ser confundida com lesões graves, como neoplasias da cavidade oral.

Uma consulta com o dentista ou médico estomatologista deve ser avaliada quando:

  • A afta for excepcionalmente grande.
  • As aftas forem recorrentes, com surgimentos de novas lesões logo após a cicatrização das primeiras.
  • A afta demorar mais de 3 semanas para cicatrizar.
  • Houver sinais de infecção na área da afta.
  • Houver sintomas sistêmicos, ou seja: febre, cansaço, mal-estar, perda de peso, perda do apetite ou qualquer outro sintoma que sugira a presença de alguma doença por trás das aftas.
  • Houver úlceras também nos órgãos genitais.

Que doenças cursam com aftas ou lesões semelhantes?

Normalmente, as úlceras orais causadas por doenças sistêmicas são múltiplas e recorrentes; elas costumam ter algumas características diferentes das aftas comuns e surgem acompanhados de outros sintomas. Alguns exemplos:

Nos pacientes com lúpus, as aftas costumam ser indolores e vêm acompanhadas de lesões de pele e dores nas articulações, além de alguns sintomas sistêmicos, tais como febre baixa e cansaço (leia: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO).

Na doença de Behcet, que também é uma doença autoimune (leia: DOENÇA AUTOIMUNE), as aftas são múltiplas, recorrentes e costumam vir acompanhadas de úlceras nos órgãos genitais. Na doença de Behcet também é comum haver lesões nos olhos.

Na doença celíaca e na doença de Crohn, as aftas vêm em conjunto com sintomas intestinais, tais como diarreia e sangue nas fezes (leia: DIARREIA. SINAIS DE GRAVIDADE E TRATAMENTO e SANGUE NAS FEZES E HEMORRAGIA DIGESTIVA).

  A neutropenia, que é a queda no número de neutrófilos (um tipo de glóbulo branco) no sangue, também é uma causa de úlceras orais. Normalmente, a neutropenia surge como efeito colateral da quimioterapia, mas ela pode ocorrer em algumas doenças que ataquem o sistema imunológico (leia: HEMOGRAMA | Entenda os seus resultados).

Várias infecções podem causar úlceras orais semelhantes às aftas, são alguns exemplos:

  O vírus HIV pode causar úlceras orais em fases avançadas da doença, quando já há critérios para AIDS, mas também na fase aguda da infecção pelo vírus (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA) e INFECÇÃO AGUDA PELO HIV | Síndrome retroviral aguda).

A infecção pelo Coxsackie virus (herpangina), muito comum em crianças, pode cursar com dores de garganta, febre, pequenas úlceras orais e lesões nas palmas das mãos e plantas dos pés (leia: SÍNDROME MÃO-PÉ-BOCA – Vírus Coxsackie).

A sífilis, tanto a fase primária como a secundária, pode cursar com úlceras orais. Normalmente, as aftas são múltiplas e demoram a cicatrizar (leia: SINTOMAS DA SÍFILIS).

O herpes labial (leia: HERPES LABIAL E GENITAL) apresenta-se como vesículas que podem virar pequenas úlceras após romperem-se. O aspecto não é muito parecido com afta, mas pode ser confundido por leigos. Apesar de ter lesões semelhantes, o herpes e a afta são duas doenças diferentes, com etiologias e tratamentos distintos (leia: DIFERENÇAS ENTRE HERPES E AFTA).

Alguns cânceres da cavidade oral podem se apresentar como ulcerações, sendo inicialmente confundidos com aftas comuns (leia: CÂNCER (CANCRO) – SINTOMAS E DEFINIÇÕES). Por isso, toda afta que demora a cicatrizar deve ser avaliada por um médico, principalmente se o paciente for fumante.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

158 Comentários

  1. Débora Oliveira

    tenho aftas com muita frequência e tenho refluxo e também descobri a pouco tempo que tenho artrite reumatoide será por isso?

    1. Pedro Pinheiro

      O refluxo pode ser a causa.

  2. Caio Cesar

    Boa tarde Dr. meu colega recomendou Albocresil, porém li a bula e é um medicamento também utilizado em tratamentos nas genitárias, ele pode mesmo ser utilizado para aftas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode.

  3. Clara Oliveira

    Minha filha tem 6 anos e tem aftas recorrentes mas não tem nenhum outro sintoma. Já apresentou quadro de estomatite 2 vezes. As aftas recorrentes te a ver com a estomatite?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  4. Lucas

    estou com uma afta na garganta fazer o gargarejo com agua morna e sal ajuda ? ou piora?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nem ajuda nem piora.

  5. Ray Araujo

    doutor eu tenho aftas de 2 em 2 meses no maximo isso e normal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O normal é não ter aftas com frequência. Tem que investigar, pois deve haver algum fator desencadeante.

  6. TenhoMuitasDúvidas

    Se colocar sal, ajuda?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, e ainda pode aumentar a inflamação.

  7. yorrani

    Passar acetona em cima da afta aumenta?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Deve doer muito e vai irritar. Pode agravar sim.

  8. Eliane

    Nistatina é bom para afta?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não serve para aftas comuns.

  9. Tiago

    Posso misturar bicarbonato de sódio com agua e boceja?Ressolve obroblema?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É uma opção.

  10. Sandra Martins Laham Ponzio

    Por favor, aonde posso comprar essa pomada? Aphthasol. Obrigado –

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Eu acho que no Brasil ele não está disponível. Aqui em Portugal, as farmácias o vendem sob o nome aftasol.

  11. Lucilene Dias

    Parabéns pela matéria…a três anos atrás depois de sofrer 1 ano com aftas recorrentes inclusive genitais junto com dores articular febre perda de peso, nódulos pelo corpo descobri que tenho behcet…infelizmente tive perda sensitivo motora por conta da demora do diagnóstico, fico triste não só por mim, mas sim por varias pessoas que sofrem com esses diagnóstico e não sabe que aftas recorrentes junto com os outros sintomas podem ser uma doença auto imune e que nem todos os medicos conhecem essa doença tão silenciosa no ponto de vista clinico e ao mesmo tempo tão cruel. HOJE estou bem claro com vários remedios que tenho que continuar com tratamento já que é uma doença crônica.

  12. Ramirison

    Doutor , eu arranquei um dente , ae em cima nasceu uma afta , é normal ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ter sido pelo trauma do procedimento.

  13. Rafael Pupo

    dr. usei própolis diretamente ele puro ….queimou doeu mas no dia seguinte já não existia mais dor nem nada…

  14. Bruno M. Fonseca

    Olá Doutor, estou com uma afta aparentemente comum, porém meus gânglios submandibulares estão muito inchados e doloridos. É comum o aparecimento de inguas junto a afta sem estar acompanhado de febre ou infecção?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, pode aparecer.

  15. Aline

    Olá! Estou com a boca lotada de aftas, até na garganta. Extremamente doloridas. Sempre tive, mas não nessa qtidade e dor. Qual especialidade médica devo procurar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Gastroenterologista ou estomatologista.

  16. Joao Antonio

    a afta pode estar relacionada à alguma DST?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas em 99% dos casos a afta não é uma DST.

  17. Geórgia Gurgel

    Gostaria de saber se a pessoa que tem pânico de dentista tem mais tendência a ter aftas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O estresse pode facilitar o aparecimento de aftas.

  18. ANDRESSA

    Aftas podem dar nas amigdalas ?

  19. Giovana Tanaka

    Olá doutor, gostaria de saber se aquele artigo sobre as aftas terem relação com diversos tipos de tumores malignos como sintoma está correta ou não existe nada cientificamente provado. Obrigada.

  20. Thamires Almeida

    Nistatina serve pra afta?

  21. Luciana

    Oi Dr. obrigada pelo texto sobre afta,tava preocupada…esclareceu as minhas duvidas. Mto obrigada!!! Arigato gozaimassu!!!

  22. Ana

    Olá Doutor, estou com aftas frequentes há pelo menos um mês, numa semana estava com 4, sempre na mesma região, no lábio inferior. Sempre tive, mas não com tanta frequência. O que pode ser? Qual especialista procurar? Obrigada!

  23. José Marcos

    Doutor os dentes com carie pode causar aftas.

    tenho aftas 2 ou 3 vezes num mês, o que devo fazer?

  24. Valéia

    Bom dia ! Minha filha tem 02 anos e sempre da afta na língua dela é normal ? São muito grandes , fico apavorada !

  25. jessica

    Doutor apareceu uma afta na minha boca e logo em seguida uma na gengiva.. Duas perguntas: Existe afta na gengiva? E Podem ser pelo mesmo motivo que as duas apareceram?

  26. edilaine

    Olá, Doutor! Parabéns pelo artigo

  27. Lucas Cavalcante 1990

    Doutor apareceu uma pequena bolinha branca nem uma das amigdalas de minha garganta, pode ser uma afta… fiquei com medo de ser uma infecao bacteriana pois a tres meses tive uma na garganta porem dessa vez nao houve febre e nem dores fortes na garganta.

  28. Thays

    É verdade que colocar limão ajuda a cicatrizar ?

  29. Nilson

    muito Kathupi pode Causar Afta na Boca? tenho 10 anos!

  30. Vinnicius Fazzano

    afta pode ser causada pelo excesso de alimentos acidos tipo sucos citricos e etc… ?

  31. Igor Barreto

    Doutor eu to com uma afta atras do ultimo dente, proximo a garganta e ta muito inflamado, to passando a pomada triancinolona e tomando o anti- inflamatorio ibuprofeno, esta correto ?

    1. Pedro Pinheiro

      Não está errado.

  32. Marly Costa Dutra

    O que faço para curar minha afta nos lábios, pois está me incomodando bastante

  33. cintia cardoso da silva

    ola tenho aftas frequentes e nao estou aquentando mais..qual medico especialista devo procura me ajudem por favor…..

  34. clebson

    Eu trato com Gingilone, é o melhor. 6 vezes ou mais durante o dia.

  35. Antonio Mendes Sudario

    aproveitando o espaço minha pergunta é qui remedio seria bom no tratamento de afta?

    1. Pedro Pinheiro

      O texto fala sobre isso, Antonio.

  36. Antonio Mendes Sudario

    afta não tem cura?

    1. Pedro Pinheiro

      A afta se cura sozinha depois de poucos dias.

  37. anonimo

    eu to com uma afta a 5 dias e ta cada vez aumentando e ardendo e doendo mais não aquento mais essa dor o que posso fazer pra melhorar ela eu toda noite antes de dormi eu to colocando um pano ou meu lençou em cima pra não sentir dor ai acabo dormindo e não doi e quando tiro o pano de cima dela doi muito e arde muito deve ser por isso que ela ta aumentando ne ?

    1. Pedro Pinheiro

      Você está causando lesão repetidamente na afta, por isso ela não consegue cicatrizar.

    2. Sueli Pinheiro

      Só conheço um remédio de efeito imediato pra afta. Oncilon em ora base pomada.

      Sempre tenho afta e curo de um dia para o outro com esta pomadinha,coloco uma camada à noite e pela manhã sumiu.

    3. luciano

      Eu convivo com aftas a mais de 15 anos, aos poucos vão diminuindo, ja usei de ocilon há albocresil…….mas o melhor efeito sem a menor dúvida é o própoles de abelha in natura!….Eu trouxe da roça faz uns 6 anos, e te garanto que não ha nada igual…..

  38. mauro serrao

    Dr.é muito benefico nos deparamos com pessoas como o senhor,pois estou convivendo com uma maldita afta a quase uma semana e ja tentei de tudo pra mi livra dela e não consigo,pelo menos lendo seu site descobrir que isto é natural e dessa forma me deixa um pouco mais tranquilo obrigado por todas informações.

  39. Carlos

    Olá Dr. Gostaria de saber se sal ajuda a combater as aftas ???

    1. Pedro Pinheiro

      Não.

  40. Juliana

    Olá doutor, queria saber se bicarbonato de sódio ajuda no combate as aftas?

    1. Pedro Pinheiro

      Juliana, eu falo sobre isso no texto. Releia-o com calma.

  41. Jeú Dourado

    Olá, Doutor! Parabéns pelo artigo! Sabe dizer se o aphthasol foi lançado no Brasil? Abraço

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tenho certeza , pois não vivo no Brasil, mas tenho a impressão que sim. Procure pelo nome da substância que é amlexanox, já que ele pode ter sido lançado com outro nome comercial.

      1. Jeú Dourado

        Encontrei um local no site da Anvisa onde pesquisamos medicamentos registrados e infelizmente esse ainda não foi trazido para cá! Grato, anyway.

  42. Jéssica

    Nistatina Oral (suspensão oral) ajuda à combater a afta?

  43. Carlinhos

    Obrigado pelas dicas e pelo seu tempo empenhado em ajudar leigos brasileiros!

  44. Rodrigo

    Olá Dr. Pedro. Tenho uma dúvida. Minha professora dizia que se eu beijasse uma garota com afta e se ela tivesse Aids, eu podia contrair o HIV. É verdade?

  45. Giovana Gonçalves Germoliato

    Olá Dr. Gostaria de saber se a pomada omcilon-a , pode ajudar na cura da afta na gengiva ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  46. Gabriel

    Dr; afta tem 2 significados?: 1:Ulcera; 2:Espinha-da-lingua?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Espinha da língua???

  47. cléo

    oi dr pedro gostaria de sabe se existe alguma vitamina ou alimentos que possa amenizar este incomodo obrigada. email.favarocle @hotmail.com

  48. jaqueline de oliveir

    A afta pode ser uma reação alergica a alguma fruta por exemplo? Mais necessáriamente a ameixa.

      1. Rafael Begname

        Dr. tenho um primo que tem afta constante. Toda semana elas aparecem. Existe algum tratamento?

  49. Sergio

    Parabens pela matéria.

    Veio como um bom aprendizado!

    Sérgio Figueiredo.

  50. luana nagel

    gostei muito das dicas,vou procura um medico pq minhas aftas mal sicatrisam e logo vei outras não cinsigo comer direito é uma incodação muito ruin pois é por onde comemos
    obg
    luana

  51. Irmaodemetrio

    dr. seu site é dmaisssssssssss

  52. Mkmaikel

    Estou com uma afta na garganta noex 50 resolve?

  53. Isabelmarinasantana

    Oi, ja faz mas de 3semanas q.estuo c/ 10aftas nao consigo comer nem beber agua,ja fiz td q.mandar comprei varios remedios nada adiantou.Que eu faço?

  54. Lytalinda

    eu estou com uma afta embaixo da lingua e minha lingua esta embaixo inchada o que eu faço

  55. Rodrigosandri5

    muito obrigado doutor ,sempre tenho muitas aftas as vezes sai tres ou quatro juntas doi demais ja usei um monte de coisa mas nao adianta sera que comer catchup e hellmanns piora o caso? pois estou desconfiado que sim desde ja muito obrigado!!!!

  56. Robertamarigo

    dr.meu filho de 3 anos esta com afita na garganta,esta com muito febre,não consegue comer porque dói muito so bebe água,esta tomando aciclovir 200mg 6 em 6hs,esta correto?a pediatra que passou.estou com dúvidas?

  57. Erickknikeadidas_

    valeu tambem por estabelecer minhas duvidas!!!!

  58. Cris

    muito obrigada por esclarecer todas as minhas dúvidas..

  59. Cleusa

    Estou fasciada pelo site, aqui encontrei tudo que procurava, dúvidas que médicos nunca me esclareceram,parabéns Deus o abençoe por tantos esclarecimentos.

  60. Simone

    Oi Dr. Pedro, quero parabenizá-lo e agradecê-lo pelo artigo!
    Em minha filha apareceu uma pequena afta na gengiva e o seu artigo foi bastante esclarecedor. Tomarei algumas providências baseada na leitura do texto e sei que ela vai sarar. Continue sempre nos ajudando assim… Obrigada!

  61. ESCF

    eu tinha uma afta e bebi da palhinha de uma pessoa infetada com hiv  fiquei com o virus?

  62. Nani

    eu tenho afta todo mes, nao passo nenhum mes sem ter afta .

    O que sera que é isto ?
    é normal ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você deve ter algum fator predispondo essas aftas. Pode ser alimentação, refluxo gastroesofágico, uso de aparelhos, estresse… Tem que tentar descobrir qual o gatilho.

  63. jorge

    doutor faz tempo que tenho afta,, sera que é porque eu beijo muito, e as vezes minha namorada dá uma mordida na minha boca, será isto o motivo da minha boca aparecer toda semana varias afta?

  64. Douglas

    Olá Dr. Estou com uma afta na boca ( na parte de dentro do lábio inferior) a quase 2 meses já, mas nunca doeu. Achei que fosse passar em algum tempo, mas agora estou ficando preocupado, pois não cura de jeito nenhum…
    Há alguma possibilidade de ser algo mais grave?

  65. Vanessa Thayane

    Meu namorado tem muitas aftas recorrentes… sara uma, e sai outra. Ele já comentou comigo que tem gastrite. Gostaria de saber melhor sobre o caso dele, e achar alguma melhor solução para ajuda-lo, pois como todos sabemos dói demais ter aftas.. ainda mais uma atras da outra. O que o Senhor acha que é? Comida? Comer rápido demais tem haver com isso? 

    Desde já obrigada!! 

  66. Giovanna

    Olá doutor,bem eu estou com duas afta na minha boca. queria sabese tem algum remedio caseiro para estas aftas deseflamarem logo??

    muito obrigada!!!

  67. Amigofcr

    o que fazer quando uma afta some e logo em seguida aparece outra?

  68. Amandapriscila14

    oi doutor !

    estou com uma afta bem atras perto dos ultimos dentes, e por causa desse fato me deu ingua . 
    Pelo o que eu li na internet, as inguas são um bom sinal, seignifica que o corpo está se defendendo da infecção. Queria saber se  essa ingua que apareceu é preocupante? Obrigadaa!!

  69. Ricardo

    eu sempre que como camarões em demasia fico com aftas, porque??

  70. J W S

    Olá Doutor, quando uma pessoa está com afta tem algum problema beijar outra pessoa na boca? Pode pegar alguma doença ou não tem problema??

  71. Fernanda

    boa noite, tenho aftas todo mês e desta vez estou com uma muito grande já faz um mes.
    estou preocupada, fui hoje no medico ele me encaminhou para um gastro e me receito pinga um remedio, porém não cicatriza, já tentei de tudo, tenho medo de ser algo mais grave.
    o medico me disse que é pode ser ulcera tem alguma diferença da afta?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Afta é uma úlcera.

  72. Viviane

    Dr.minha filha tem 1 ano e sete meses e sempre tem aftas hora na garganta, hora só na língua e vice versa. Tem como me previnir desse problema?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É preciso descobrir a causa para poder prevenir.

  73. Gislainesm4

    Dr.existe remidio que cura a afta da garganta?
    .

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não. Só com o tempo.

  74. Rafael Silva Castro

    Tenho aftas reccorrentes e notei que é sempre que tomo suco de alguma fruta cítrica. Tem alguma coisa a ver?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Algumas pessoas têm sensibilidade a essas frutas. Pode ter relação sim.

  75. Kelly Stos

    olá doutor! A afta tem alguma relação com alimentos muito condimentados/ temperados?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Geralmente não.

  76. Victória Roma

    Olá Doutor. Há remédios que curam aftas??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Alguns ajudam, mas não há nada que seja milagroso.

  77. Cristiane Xavier de Mendonça

    Meu pai está com Afta na boca já faz 3 dias. Como eu faço para que á  afta sare?

  78. Regina Teixeira Lima

    muito obrigado doutor me esclareceu muito .mas não tem como sarar definitivamente?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sara com o tempo

  79. Natalia

    eu tenho afta toda semana e nunca é menos que duas (já me saiu até de cinco de uma só vez) são muito grandes e demoram a cicatrizar, e as vezes quando já estão curando saem mais, e na maioria das vezes é mais ou menos uns dois dias antes de meu ciclo menstrual. Isso pode ser sintoma de uma doença mais grave?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder, pode. Não significa que seja.

  80. Carlosmlopes1976

    sumo de limão será bom

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não. Frutas cítricas podem piorar a afta.

  81. Hugovcng

    Posso passar o Omcilom Orabase numa afta que está localizada na língua?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  82. Beatriz

    MUITO BOA A EXPLICAÇÃO, PARABÉNS !!!