Artigo atualizado em 15/06/2013
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

GRIPE SUÍNA | Gripe A | Informações para leigos

Publicidade

Saiba tudo sobre a gripe suína (gripe A) e descubra porque não há motivos para pânico.

Texto atualizado em 18/08/09

Divulgue este link. Evite pânico desnecessário na população.

A gripe suína ou gripe A, é causada pelo vírus influenza A(H1N1), o mesmo da gripe comum que todo mundo já teve.

Então, por que tanta repercussão agora?

Gripe suínaO Influenza A é um vírus presente no mundo inteiro que infecta não só humanos, mas também outros mamíferos e aves. Existem vários subtipos – como o A(H1N1) – e entre os subtipos, várias cepas diferentes. A gripe suína é causada por uma nova cepa do subtipo A(H1N1) do vírus Influenza.

O grande problema do vírus Influenza é a sua grande capacidade de mutação, fazendo com que praticamente a cada ano circule uma nova cepa, causando novas epidemias de gripes.

Nós temos contato frequente com vários subtipos e várias cepas diferentes do Influenza, o que faz com que tenhamos sempre algum grau de imunidade contra os vírus que circulam entre os humanos. As epidemias graves costumam acontecer quando cepas vindas de aves ou outros mamíferos conseguem atravessar a barreira das espécies e contaminar o homem. Normalmente não temos anticorpos contra estas e ficamos mais susceptíveis a infecções.

O mesmo Influenza A(H1N1) foi o responsável pela famosa gripe espanhola no início do século XX, uma pandemia que levou a morte mais de 50 milhões de pessoas ao redor do mundo. A origem da epidemia também parece ter sido cepas originárias de gripes suínas.

No início desta década tivemos a epidemia de gripe aviária, que era causado por outro subtipo de Influenza A, o H5N1.

Antes que você entre em pânico e saia correndo para comprar máscaras e estoque de remédios, vale aqui uma explicação.

A gripe sempre causou mortes e internamentos. Só para ilustrar, nos Estados Unidos, anualmente são internadas mais de 200.000 pessoas devido a gripe, e entre 1972 e 1992 foram mais de 400.000 mortes atribuídas a complicações do Influenza. Há uma média de 20.000 mortes por gripe anualmente, só nos Estados Unidos. Como se pode ver, morrer de gripe não é nada incomum.

Grupo de risco:
- Menores que 5 anos
- Maiores que 65 anos
- Indivíduos menores que 19 anos que fazem uso crônico de aspirina
- Grávidas
- Indivíduos com doenças pulmonares, incluindo asma, bronquite e enfisema
- Indivíduos com doença cardiovascular (exceto aqueles com hipertensão isolada)
- Insuficiência renal
- Insuficiência hepática/cirrose
- Diabetes
- Anemia falciforme
- Imunossuprimidos, incluindo HIV com CD4 menor que 200 ce/microL
- Desnutrição
- Obesidade mórbida

Atenção, este é considerado grupo de risco tanto para gripe suína, quanto para gripe comum. A gripe suína, neste grupo, não é mais grave do que a gripe pelos outros vírus influenza.

Essa cepa do vírus influenza A era restrita a porcos, e por alguma mutação genética, adquiriu a capacidade de ser transmitida de porcos para homens e de homens para homens. A gripe suína é conhecida na medicina veterinária desde 1930. Existe inclusive vacina para os porcos.

O fato do vírus agora atravessar espécies, pegou nós humanos com o sistema imunológico despreparado já que o vírus da gripe sazonal é diferente do da gripe suína. Porém, o que teoricamente parecia uma epidemia grave, na prática vem se mostrando muito menos perigosa do se imaginou. Os dados atuais atestam que não há sinais do vírus ser mais perigoso do que os da gripe comum. Pelo contrário, parece ser até mais brando.

Uma curiosidade na atual epidemia é a menor taxa de acometimento entre idosos, provavelmente porque o atual vírus é semelhante às estirpes que circulavam antes da década de 50-60, conferindo assim algum grau de imunidade a este grupo.

A mortalidade tem sido baixa como em qualquer gripe, principalmente naqueles que não estão no grupo de risco descrito acima. Nos E.U.A até agora, a taxa de mortalidade está abaixo do 0,5%. No México, epicentro da epidemia e país com piores condições de saúde pública, a mortalidade é menor que 1%.

Atualização em 23/07/09

Devido ao grande número de infecções pouco sintomáticas pelo H1N1, o critério de mortalidade citado acima não mais é confiável. Muitos casos não estão sendo computados simplesmente porque as pessoas não procuram atendimento médico. Isto está subestimando o número de casos reais e super estimando a taxa de mortalidade, uma vez que só os casos mais graves estão sendo notificados.

Outro dado importante: o número de atendimentos com casos suspeitos de gripe (suína ou sazonal) de Janeiro até Julho é semelhante ao que ocorre desde 2003 neste mesmo período. O que parece estar acontecendo é apenas uma troca do influenza sazonal pelo influenza H1N1, sem influência no número de casos totais, na mortalidade ou na taxa de complicações.

Atualização em 31/07/09

Dos 10.623 casos suspeitos de algum tipo de gripe, 1.958 (18,4%) foram confirmados como influenza A (H1N1) e 669 (6,3%) como influenza sazonal. Portanto, menos de 25% das pessoas que procuram atendimento médico com suspeita de gripe, realmente têm esse diagnóstico.
A taxa de complicações da gripe pelo H1N1 mantém-se semelhante a da gripe sazonal (19% contra 18,5% dos casos confirmados). Lembrando que só os casos mais sintomáticos têm sido notificados. Esses valores de 19% e 18,5% de complicações não se referem a todos os casos de gripe A, mas só aqueles mais sintomáticos em que os médicos solicitam a confirmação diagnóstica.
A taxa de mortalidade do H1N1 entre aqueles que apresentam complicações como a síndrome respiratória aguda grave (SRAG) caiu de 12,8% para 10,3% desde o último boletim do Ministério da Saúde

Dentre os casos de SRAG causados pelo H1N1 a taxa de mortalidade é de 15,1% para pacientes com pelo menor 1 fator de risco e de 4,36% para quem não apresenta fator de risco.

Doenças respiratórias crônicas e gestação são os principais fatores de risco para o desenvolvimento da SRAG, tanto no H1N1 como na gripe sazonal.

No caso específico das gestantes, 7,2% das que tiveram o H1N1 confirmados apresentaram complicações, contra 7,9% das com gripe sazonal. Portanto, no Brasil, a gripe comum ainda causa estatisticamente mais complicações na gestação do que a gripe A. Mais uma vez lembro que os números se referem a casos notificados e não a totalidade das grávidas com gripe. 


TRANSMISSÃO DA GRIPE SUÍNA

A gripe suína é transmitida como qualquer outra gripe, através de secreções respiratórias e das mãos. O primeiro caso foi transmitido através de um porco, porém a epidemia se dá pela transmissão de humano para humano.

Não há riscos de contaminação pela carne do porco. O vírus não sobrevive ao processo de cozimento.

Como a epidemia é muito recente ainda, não se sabe bem o período de incubação, nem durante quanto tempo a pessoa contaminada transmite o vírus. Acredita-se que os dados sejam semelhantes as de outras gripes causadas por outras cepas do A(H1N1), com transmissão indo do dia anterior ao surgimento dos sintomas até 24 horas após a resolução da febre, e um período de incubação de 1 a 7 dias.

Portanto, a atual recomendação da OMS para aqueles com sintomas gripais é quarentena até 24 horas após resolução dos sintomas (febre), para evitar contágio de outras pessoas.

O uso de máscaras tem sido muito difundido na população, já sendo possível observar algumas pessoas andando na rua vestindo uma. Não há indicações de que máscaras comuns efetivamente protejam contra a infecção pelo H1N1. As máscaras comuns após algum tempo ficam úmidas devido a respiração e transpiração, perdendo completamente a sua capacidade de proteção. O seu uso deve ser restrito a profissionais de saúde em contato com doentes e pessoas do grupo de risco que tenham familiares doentes no mesmo domicilio. Pessoas contaminadas devem usá-la, caso consigam tolerá-la.

O vírus pode ficar vivo em objetos inanimados por até 8 horas. Uma simples limpeza com sabão ou detergente é suficiente para matá-lo. Piscinas não transmitem o vírus devido a presença de cloro.

Como prevenção deve-se:
Evitar contato próximo com pessoas contaminas (pelo menos 2 metros).
Evitar contato direto das mãos com olhos e boca sem antes as terem lavado.
Lavar as mãos frequentemente.
Evitar ficar em ambientes com pouca circulação de ar e com muitas pessoas.

SINTOMAS DA GRIPE SUÍNA

O quadro clínico da gripe suína é muito semelhante ao da gripe comum, com febre, dor de cabeça, tosse, dor de garganta, dores musculares. A única diferença é que pode ocorrer também diarréias e vômitos, o que é pouco comum na gripe simples.

Nas crianças pequenas e nos idosos, grupo de risco para as complicações, os sintomas podem ser menos típicos, ocorrendo apenas febre e letargia.

A febre é o sintoma mais importante para o diagnóstico.

Se não há temperaturas maiores que 37,5ºC, o diagnóstico de gripe suína passa a ser menos provável.

As complicações da gripe suína são as mesmas da gripe comum. A principal é a pneumonia e a SRAG, que costuma ser a causa de morte naqueles que evoluem mal.

Ao contrário dos resfriados, a gripe é uma infecção que evoluiu muito rápido. Em questão de 24-48 horas o doente já apresenta todo o quadro clínico (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO)

Pessoas que voltam de viagem de países com altos índices de contaminação devem ficar atentas aos sintomas por pelo menos 10 dias após o regresso. Não há necessidade de quarentena se não houver sintomas, nem mesmo para aqueles que tem familiares doentes em casa.

Quais são os sinais de gravidade ?

- Dificuldade respiratória
- Dor torácica para respirar
- Pressão baixa
- Alterações da consciência
- Desorientação
- Vômitos persistentes

É importante perceber que quando falamos em grupo de risco nos referimos aqueles que apresentam mais riscos de desenvolver complicações pela gripe (sazonal ou suína). Isto não quer de modo algum dizer que estas pessoas obrigatoriamente terão complicações, ou que, quem não pertence ao grupo não corre nenhum risco. Estamos falando em probabilidades e não em certezas.

TRATAMENTO

Mais uma vez é importante ressaltar que na maioria das pessoas a gripe suína apresenta um quadro leve, semelhante a qualquer gripe, com resolução espontânea.

O tratamento com antivirais diminuiu a incidência de complicações e encurta o tempo de doença favorecendo a quebra da cadeia de transmissão. A principal droga que tem sido usada é o oseltamivir (Tamiflu®). O medicamento funciona melhor se tomado nas primeiras 48h de sintomas.

ATENÇÃO, NÃO TOME MEDICAMENTOS POR CONTA PRÓPRIA. ENTRE EM CONTATO COM SEU MÉDICO ANTES DE COMEÇAR QUALQUER DROGA.

Não existem trabalhos que atestem a segurança do oseltamivir (Tamiflu®) em grávidas. Porém, devido ao maior número de complicação neste grupo, o CDC (Centers for Disease Control and Prevention) americano autoriza o uso do Tamiflu® em gestantes.

O oseltamivir (Tamiflu®) já há alguns anos é usado em casos de gripes comuns. Não é preciso a confirmação do H1N1 para se iniciar a droga. Basta a presença de sintomas de gripe (seja suína ou não). Porém, o antiviral só está indicado em pacientes com sinais de gravidade ou que pertençam ao grupo de risco. Pessoas fora do grupo de risco e com sintomas leves não correm risco de morte e por isso, não necessitam da droga.

A banalização do uso de oseltamivir (Tamiflu®) pode levar a um aumento da resistência do H1N1. Junte-se o fato da droga ter efeitos colaterais comuns, e pode-se entender porque ela não deve ser prescrita indiscriminadamente.

Já existe vacina contra o H1N1 no Brasil e em Portugal.

Quem tomou a vacina contra gripe comum pode apresentar pelo menos uma imunização parcial, já que o H1N1 humano é semelhante a cepa suína. Quem já pegou gripe suína e se recuperou, está imune.

O importante é não criar pânico na população. Até agora não há indícios de que a gripe suína seja mais grave do que as gripes comuns que todos nós temos.

Todas as atenções estão voltadas para se tentar evitar que o vírus circule na população. Primeiro porque quanto mais gente tiver e transmitir o vírus, maior será o número de óbitos. Uma doença com mortalidade baixa, quando atinge milhões de pessoas, causa um número alto de mortes. Segundo porque quanto mais o vírus circula, mais difícil é para idosos e pessoas com sistema imune fraco evitarem a contaminação.

Papel da imprensa

A atuação da mídia em todo mundo tem sido sensacionalista com destaque em primeira página para cada óbito que ocorre. Se resolvessem cobrir a gripe comum com a mesma intensidade, teriam manchete para o resto da vida.

No Brasil, a atuação da mídia já ultrapassou a barreira da irresponsabilidade. Infelizmente, a divulgação de dados incorretos e a falta de contextualização dos fatos têm levado a população a um estado de pânico desnecessário. Esta reportagem de Julho de 2009 da Folha de São Paulo exemplifica bem a irresponsabilidade que foi a cobertura da gripe A nesta época: http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u597124.shtml

Todos os anos e em todos os países, milhares de pessoas morrem por complicações da gripe sazonal. Como a gripe suína é nada mais que uma gripe, era mais do que esperado que surgissem mortes decorrentes da contaminação de milhares de pessoas. Aliás, se a gripe comum fosse assim tão branda, faria sentido todos os países gastarem milhões de dólares em vacinas anualmente?

07/08/2009
Situação no mundo: 162.380 casos notificados - 1.154 mortes (0,7%)

18/08/09
Algumas pessoas, estimuladas pela mídia, estão desconfiadas com fato do governo estar divulgando a taxa de mortalidade por 100.000 habitantes. É importante esclarecer que este é o modelo internacional e correto de se calcular taxa de mortalidade em qualquer doença, seja infecciosa ou não. O modelo de morte por casos notificados é muito falho, pois em qualquer doença, a maioria dos casos não são notificados, o que acaba super estimando a taxa de mortalidade. Portanto, esta é a forma correta de se divulgar.

Publicidade
  • Anonymous

    Mais como agente pega essa Gripe???
    E se agente comer uma carne de Porco que um dia teve com Gripe???
    Me responda melhor Doutor:Pedro Pinheiro

  • moreijo do diHITT

    Dr. gostei muito de seu blogue…vou acompanhar sempre…valeu…fuiiiiiiiii

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O vírus da gripe suina é uma variação do vírus da gripe comum. Se pega da mesma maneira que a gripe, através dos contato com pessoas contaminadas.

    Pode-se também pegar o vírus após contato com porcos contaminados, mas NÃO SE PEGA ATRAVÉS DA COMIDA. apenas por contato com porcos vivos e “gripados”. Se vc não é fazendeiro e não lida com porcos, a única maneira de pegar é através de outras pessoas, como em qualquer gripe.

  • Bernardo Amaral

    Já foi localizado a região na qual a gripe surgiu?
    Na última vez que li sobre a notícia, especulavam México, já li noticias também sobre bioterrorismo. Mas acredito que seje apenas um alarde causado a população sem conhecimentos sobre o assunto.
    Teria alguma forma de acabar com o vírus da gripe como fizeram com o da varíola?

  • Ludmilla Souza e Valéria Andrade

    às vezes tenho a impressão de que as pessoas comentam antes mesmo de ler os posts.. ¬¬

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bernardo,
    Sem teorias da conspiração…

    Eliminar o vírus da gripe é muito difícil, primeiro porque existem várias cepas e subtipos diferentes. Segundo porque ele sofre mutações com muita facilidade. A transformação é tão grande que de ano a ano é preciso modificar as vacinas.

    abs

  • Anonymous

    Dr,
    Quem morre de gripe suína vira espírito de porco ?

    Desculpe, não resisti.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Prefiro não comentar… :)

  • Anonymous

    Dr, às vezes ficamos gripados mesmo sem ter tido contato com pessoas infectadas. Depositamos a culpa no tempo instável, frio, etc… Pergunta: o vírus estaria, nesse caso, no ar e esperando para atacar um imunossuprimido? Ou me engano em afirmar que gripamos “por acaso”?

    Existe sobrevida viral em ar ambiente? E com essa variação que está aí, não há chance de acontecer o mesmo??

    Obrigada!

    Júlia Passos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Júlia,
    A gripe começa a ser transmitida mais ou menos 24 horas antes dos sintomas aparecerem. Outro fato é que algumas pessoas são mais resistentes a certos vírus e quase não apresentam sintomas quando são infectadas, prém, mesmo assim são capazes de transmiti-lo

    Por isso, às vezes ficamos gripados e não sabemos da onde veio o vírus.

  • Anonymous

    Por favor, por quanto tempo o vírus da gripe do porco, resiste no meio ambiete (temperatua ambiente), ou seja, fora do corpo do indivíduo contaminado?
    Grato
    Naldo
    11/05/2009

  • http://www.bancodesaude.com.br/ Luciana Moreira

    Oie, aqui é a Luciana do Banco de saúde, ajude a divulgar nossa matéria sobre o tratamento de gripes comuns.
    Até por que a gripe suína está em alta e não possui preferências, mas um organismo saudável é mais resistente a ela.

    Contribua para a saúde dos seus leitores. Faça um link da matéria no seu blog. http://www.bancodesaude.com.br/gripe/remedios-gripe-0

    Contamos também com suas idéias e sugestões.

    Luciana Moreira
    Banco de Saúde
    relacionamento@bancodesaude.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Naldo,
    pouco tempo.
    Exatamente com o que vc está preocupado ?

  • Larissa Santos

    Oi, bom dia!
    Uma pessoa acabou de chegar de um país contaminado, mas ainda não apresentou nenhum sintoma. Em quanto tempo o vírus pode aparecer e por quanto tempo essa pessoa poderia estar transmitindo esse vírus? Ou seja, por precaução quantos dias devemos nos manter longe?
    Obrigada,
    Larissa Santos – BH

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Larissa,
    A resposta está no texto. Releia-o com calma.

  • Fernanda

    por favor doutor… eu recebí alguns pacotes da China, contendo celulares e webcam… gostaria de saber se é possivel alguma contaminacao por este meio… carta ou pacotes enviados. é urgente. se puder me enviar a resposta por e-mail, eu agradeceirei. nandamuiloka@hotmail.com

    obrigada

  • Fernanda

    lembrando que geralmente eles demoram 2 semanas para chegar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não, fernanda.
    Não se preocupe.

  • Maria Isabel

    obrigada pela suas explicações, como cheguei ontem de viagem ao Chile, apesar de tomas as precauções como lavar as mãos com bastante frequencia, usar gel antiséptico e envitar locais com muita aglomeração, tirando o aeroporto, onde é impossivel evitar contato com estranhos, eu percebi hj no meu trabalho, uma resistencia das pessoas, ela mal chegaram perto de mim, como se eu fosse contaminá-las, estou cansada da viagem apenas, mas bem de saude, sem sintomas, gostaria de saber quantos dias preciso observar ainda e ficar alerta caso apresente algo, como disse retornei de viagem a um pais de risto ontem dia 28/06

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Maria Isabel,
    O ministério da saúde recomenda atenção por 10 dias após o regresso.

    O mais irônico é que se vc estivesse com uma gripe comum, ninguém estaria tão assustado. Mas a mídia criou um pânico na população desnecessário, já que o vírus H1N1 até o momento é mais brando que o vírus influenza comum.

    abs

  • Anonymous

    Dr, ja tive gripe comum duas vezes este ano, posso ter criado defesas contra este tipo de gripe ou é indiferente?

    JP

  • Anonymous

    Dr. mais uma dúvida!
    Meus pais estão em viagem turistica em Buenos Aires apesar de toda a recomendação para se evitar a viagem para lá. Tenho uma filha de 1 anos e 7 meses e estou com medo de um contato com eles…qto tempo devo esperar para vê-los depois que eles voltem de viagem? Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    JP,
    Se o influenza que te atacou for parecido com o da gripe A existe chance de vc ter mais defesas.

    Tem-se notado em alguns países que pessoas mais velhas e saudáveis, expostas a uma infinidade de vírus da gripe diferentes durante a vida, parecem ter um sistem imune mais apto a combater o atual H1N1.

    Na verdade não há como saber, e o melhor e evitar contato com pessoas gripadas nesta fase.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O intervalo preconizado pelo ministério da saúde é de 10 dias.

  • Anonymous

    Morro em uma cidade com indice considerável de contaminação da gripe suína. A população parece estar apreensiva e se comenta muito sobre o assunto. Informações desencontradas acabam assustando. Suas informações são relevantes e concerteza me deixa mais tranquilo. Não se sabe quantas pessoas serão contaminadas aqui, no país e no mundo. Minha questão é a seguinte: A gripe suína segundo informações tem tratamento, mas a cura acontece? O indice de cura é baixo ou alto? Os óbitos que estão acontecendo, mesmo aqui, as pessoas tiveram agaravamento da doença pela baixa imunidade ou porque pertenciam a algum grupo que pode ser considerado de risco, quero dizer já apresentavam algum quadro de doença? Pelas respostas desde já agreadeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    O índice de cura é alto com ou sem tratamento. É igual a gripe.

    Normalmente quem morre de gripe, seja suína ou não são pessoas do grupo de risco descrito no texto. Raramente uma pessoa jovem e saudável apresenta complicações, seja da gripe suína ou comum

    Por favor assinem os comentários

  • Adriana

    Dr. Pedro

    Eu e minha família, incluindo minha mãe de 58 e minhas duas filhas uma de 5 e a outra de 7 , estivemos em Gramado RS, de férias , do dia 10 ao 17 de julho. No aeroporto e no avião tinha muita gente espirrando e fiquei apavorada. Chegamos e minha mãe está sentindo dor de garganta, tosse , pouca dor de cabeça e não apresanta febre. A minha filha, que tem 5 anos e é muito alergica, vive com bronquite e rinite, está tendo tosse seca e coriza, sendo que tudo isso sem febre.Tô apavorada e preocupada se poderia ser a tal gripe A. O que vc acha, tenho medo por minha filha ser alergica, queria saber se pessoas alergicas que contraem a virose suina, tem chance de sobreviver caso pegue.Já a minha mãe, foi ao médico e o mesmo apenas medicou um antibiotico pra garganta e falou que sem febre discaracteriza a hipotese da gripe suina.
    Qual sua opnião?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Adriana,
    A mortalidade da gripe suína é muito baixa. A chance de sua filha evouluir mal é muito pequena, mesmo ela sendo alérgica.

    É preciso ter febre para se pensar em gripe suína.

    Se o médico prescreveu antibiótico é pq ele achou se tratar de infecção bacteriana e não viral. Portanto, nem gripe comum é.

  • Ivan Torres

    Boa tarde Dr. Pedro

    Eu e minha noiva temos uma viagem para Gramado-RS (estado onde a gripe suína mais teve mais casos)dia 16/08. Sei que há um pouco de exagero da mídia e não estou querendo cancelar a viagem, porém fico com um pouco de medo, pois ela está grávida, o que a deixa mais vulnerável a contrair a gripe. Dr, quais os cuidados que precisamos ter para nos proteger sem ter que cancelar a viagem? Ou seria mais prudente cancelar visto que se ela contrair a gripe não poderá tomar medicamentos?

    Agradeço pela ajuda desde já!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ivan,
    Os cuidados são iguais aos da gripe comum. O mais importante é lavar as mãos com frequência e evitar contato com pessoas com sintomas. Ela, por ser de grupo de risco, pode usar máscaras apesar de ainda não haver comprovação que esta seja eficaz.

    Se ela não for ficar em ambientes fechados com muita gente, o perigo de contágio apenas na rua é pequeno.

    Não sei exatamente como está a situação em Gramado, mas acredito que não seja necessário cancelar a viagem. Na verdade, ainda não há nenhuma orientação do ministério da saúde em relação a se evitar viagens pelo Brasil.

  • Lu Barbin

    Muito boa postagem Dr. Pedro!!

    Aproveitando a deixa gostaria de dizer que possuo 2 pessoas em minha casa que trabalham no RJ, e moramos na região serrana. No caso meu marido e cunhado, que estavam com todos os sintomas da tal gripe suína. Ambos estão melhorando. Eu e meu filho de 12 anos também pegamos a mesma gripe que os 2. Meu filho tb já está melhor. Eu manisfestei os primeiros sintomas na quinta feira passada (16/7). Tive dores de cabeça bem fortes, no sábado dores no corpo e moleza com um pouco de febre.
    Ontem tive dores nas articulações e febre de 38,5o e surgiu a tosse. Não entrei em pânico e tratei como trato quaquer outra gripe. Hoje minha febre baixou para 37o e as dores passaram, apenas estou com tosse, e estou usando xarope expectorante. Caso a febre volte logo à noite tomarei um anti-térmico.

    Gostaria de saber se esse procedimento está correto e se tem como saber pelo declínio de sintomas se estou melhorando.

    Obrigada.

  • Neide

    Ola Dr. tenho uma duvida, estive a 10 dias no paraguai, e apresentei os seguintes sintomas, tosse, irritaçao na garganta alguns espirros, dor nas costa ou seja pulmao, mas nao tive febre.
    isso poderia ser sintomas da gripe h1n1.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Lu,
    È isso mesmo. Só se deve procurar médico se houver sinais de gravidade ou se o quadro não melhorar.

    Se a febre está baixando e os sintomas aliviando, vc está em processo de cura.

    O único conselho que dou é procurar um médico se houver alguma recaída com retorno da febre alta ou alguma alteração respiratória.

    De resto é isso mesmo.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Neide,
    Para ser H1N1 tem que haver febre alta.

    Provavelmente foi apenas um resfriado.

    abs

  • PCAngelo

    Bom dia Dr.
    Gostaria de saber qual o tempo médio que a gripe suína demora após os sintomas iniciais para ser considerada grave? isto é:
    - Febre
    - Dificuldade respiratória
    - Dor torácica para respirar
    - Pressão baixa
    - Alterações da consciência
    - Desorientação
    - Vômitos persistentes

    Muito Obrigado, abraços
    Paulo Cesar Angelo
    http://pcangelo.wordpress.com

  • Anonymous

    Boa tarde Dr. Pedro Pinheiro.
    Só gostaria de parabeniza-lo pelo otimo trabalho..Assim,deixamos as pessoas conscientes sobre a gripe suína que está causando tanto medo e pavor na população. Tenho vários amigos que estão deixando de viver devido a esse virus…Se escondendo …Etc. Ja mandei o link pra eles e agora estão mais tranquilos.

    Att,
    Priscila.

  • Patricia

    Olá! Estou grávida de 27 semanas, e estou com muito medo dessa gripe. Moro no Sul, e na minha cidade ainda não apareceu casos confirmados. A minha pergunta é se toda grávida q contrair a gripe A vai ter complicações? Já teve algum caso de gestante que tenha pego a gripe e se curado?

    Abraços
    Patricia

  • Anonymous

    Boa Tarde Dr.

    Parabens pela matéria. Estes esclarecimentos chegam a ser um alívio diante de tantos outros que a mídia vem mostrando. Pois, do jeito que eles passam é de qualquer um se trancar dentro de casa e deixar de viver…
    Mas, diante do exposto, ficou entendido que as mulheres grávidas estão no grupo de risco. E eu ainda não estou grávida, porém a um mês iniciei um tratamento para engravidar. Gostaria de sua opnião, se devo adiar este sonho para o ano seguinte, pois não sabemos ainda qual será a repercussão da epidemia aqui no Brasil. E assim não me incluiria no grupo de risco.
    Obrigado desde já.
    Kalyne Azevedo.

  • Anonymous

    Dr. Pedro Pinheiro.

    Estou gravida de 2 meses, e estou com muito medo. gostaria de saber quais os cuidados devo tomar. E se estes medicamentos que são utilizados para tratar esta gripe não prejudicaria a gravidez, caso seja necessário utiliza-los. E tambem pq as grávidas estão no grupo de risco.

    Desculpe por muitas perguntas de uma vez só, É que realmente assusta saber que se faz parte deste grupo.

    Obg.
    Júlia-RN

  • carlos alves

    Caro Dr. Sou de Lagoa Vermelha RS, região norte do estado, meu filho mais velho apresentou todos os sintomas da gripe suína, foi encaminhado ao médico de família e tratado com antibióticos e paracetamol. Depois de 2 dias todos foram contagiados, eu tive febre até acima de 40 por dois dias consecutivos, com diarreia e vômito, segui o mesmo tratamento mas todos nós não tomamos antivirais, e nos curamos. Uma pessoa que passou por nosso lar, teve complicações e foi diagnosticado o caso como Gripe A.
    Questão: É possível que eu e meus dois filhos e mãe deles tenhamos passado pela gripe sem maiores danos? Qual o tempo que devemos esperar para não transmiti-la aos outros?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    PC Angelo,
    Normalmente as complicações surgem com 48-72 horas de evolução.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Patricia,
    Pelo contrário, a grande maioria das grávidas que pegam gripe suina não apresentam complicações.

    O raciocínio é igual a qualquer gripe.

    Lembre-se, a gripe suína até o momento tem se comportado exatamente como uma gripe comum. A taxa de complicações é semelhante.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Kalyne,
    Acho que vc não deve adiar a gravidez não. Vírus da gripe circulando vai sempre existir. Se vc não pegar gripe suína agora, pode pegar outra gripe depois. E como a taxa de complicações está igual, tanto faz.

    Vc pode pegar gripe suína agora e nada acontecer e pegar gripe comum daqui a um ano e ter complicações.

    Vc tem que pensar que o risco de pegar gripe suína grávida é igual ao risco de pegar gripe comum grávida.

    A gripe suína não é mais grave que a gripe comum.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Júlia,
    O Tamiflu não deve ser usado na gravidez. Ainda não existem trabalhos que confirmem sua segurança para o feto. O sua indicação em grávidas deve ser restrita a casos excepcionais e SEMPRE com indicação médica.

    Os cuidados são os mesmos para qualquer gripe. Evitar contato com pessoas com sintomas, evitar locais fechados e com muita gente, lavar as mãos frequentemente…

    A gravidez é um estado de alteração hormonal e de imunidiade mais baixa, por isso há maiores taxas de complicação da gripe (suína ou não).

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Carlos,
    Vcs provavelmente tiveram gripe A e passaram sem problemas como 99% das pessoas que tem essa gripe ou qualquer gripe comum.

    A transmissão ocorre até 24 horas depois do desaparecimento dos sintomas, nomeadamente da febre.

    Em geral recomenda-se 7 a 10 dias de isolamento após o início da gripe.

  • falves2

    Olá Dr.
    Atualmente estou fazendo um tratamento com um remédio a base de Isotretinoína, mais conhecido como Roacutan. A sua função é combater a acne. Esse tratamento terá a duração de oito meses, sendo que já estou no terceiro mês.
    Minha pergunta é:
    um dos efeitos colaterais desse remédio é a redução da imunidade. Gostaria de saber se Vitamina C ajuda a aumentar a imunidade?
    Caso contrário, gostaria que o senhor me recomendasse outras vitaminas pelas quais poderão favorecer a esse aumento.
    Desde já agrade a atenção.
    Obrigado pelas dicas aqui no Blog.

    Felipe Alves.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Felipe,
    Vitamina C não ajuda não.
    Na verdade o que ajuda é uma alimentação balanceada, generosa ingestão de líquidos e boas horas de sono.

    Tenho um texto sobre mitos das vitaminas que talvez seja interessante vc ler:

    http://www.mdsaude.com/2009/03/vitaminas.html

  • dim

    DR.PEDRO MORO EM PORTUGAL AKI Ñ A CASOS POR ENQUANTO SUSTENTADOS DA GRIPE A, NO ENTANTO ESTOU RETORNANDO PARA O BRASIL ONDE JA ESTA NESSA SITUAÇAO, EU ESTOU GRAVIDA E QUERO SABER SI DENTRO DO AVIAO E MUITO PERIGOSO EU CONTRAIR A DOENÇA, SI TENHO QUE USAR A MASCARA DENTRO DO AVIAO. SI O AR DO AVIAO TEM VETILAÇAO PARA AJUNDAR OU NÃO. OBRIGADO ANDRIA

  • Vivian

    Dr Pedro,
    meu filho tem problemas alérgicos e também asma. Ele fez um tratamento com um emédio chamado Singulair por 6 meses. Durante esse tempo teve apenas 2 crises, mas que foram fáceis de controlar. Eu estou com medo de mandá-lo para a escola, pois li que quem tem problemas respiratórios está no grupo de risco. A minha pergunta é por ele ter feito esse tratamento ele criou um pouco mais de imunidade e eu posso mandá-lo para a escola? Ou é melhor eu não mandá-lo?
    Obrigada,
    Vivian
    Paraná

  • juliana_luques

    Dr. Gostaria de saber se pessoas que possuem anemia talassemia baixa que é tratada apenas com remédio, estão entre o grupo de risco da gripe suína?

    JULIANA

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Andria,

    A organização mundial de saúde (OMS) só recomenda que pessoas com sintomas deixem de viajar de avião.

    As aeronaves possuem um sitema de troca e filtragem do ar muito eficiente, o que o mantém sempre com baixos níveis de patógenos.

    Não há ainda nenhumar ecomendação para o usode maáscaras durante viagens aéreas.

    Não há dados que mostrem um maior risco de contaminação em aviões.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vivian,
    Ele por ter doença pulmonar apresenta maior risco mesmo. Mas é importante lembrar que este risco é o mesmo que ele sempre correu com as gripes comuns.

    A gripe A não é mais grave do a gripe comum. O risco que ele corre agora é o mesmo que ele correu quando teve a última gripe.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Juliana,
    Sim, o risco é maior. Mas lembre-se que é o mesmo risco que para qualquer gripe.

  • Fernanda

    Olá Doutor Pedro!

    A repercursão da midia sobre os casos de gripe H1N1 é realmente assustador! percebo que a incidência de mortes é baixa mas o que me assusta é que não existe grupo de risco, é como se fosse uma roleta russa… Qualquer um de nos gozando de máxima saude pode contribuir com as estatisticas de óbitos nos próximos dias? O que posso fazer pra reforçar o sistema imunologico de minha filha de 9 anos(possui rinite) e meus pais idosos (um com hipertensão e outro com bronquite? Quanto tempo o virus sobrevive fora do organismo no meio ambiente? Quais temperaturas eles resistem? A vacina pra gripe comum é eficiente pra H1N1? O quanto é recomendável o adiamento da volta as aulas?
    Muito obrigada, até mais

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Maristela,
    O tempo de quarentena deve ser de 7dias.

    O vírus sobrevive por qté 8 horas no ambiente. Uma simples limpeza com água e sabão é suficiente para matá-lo. Detergentes e desinfetantes tb servem.

    Lavem bem as mãos e evitem levá-las diretamente para os olhos ou bocas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Fernanda,
    Como ocorre a centenas de anos, qualquer um pode morrer por complicações da gripe. Nada mudou. Apenas o nome a divulgação pela imprensa.

    Não há o que fazer para reforçar imunidade. Aconselh-se beber bastante líquidos, alimentar-se bem, e dormir bastante.

    O vírus sobrevive umas 8 horas fora do organismo. Quanto mais quente o dia, menor o tempo de sobrevivência.

    A vacina para gripe comum parece ser apenas parcialmente efetiva. Porém ela é muito importante já que as outras cepas são tão graves quanto esta da gripe A.

    O adiamento da aulas é mais uma medida de efeito psicológico. Infelizmente médicos, entidades médicas e governamentais estão perdendo a batalha para o alarmismo da imprensa. Medidas de cunho psicológico ajudam a diminuir o pânico na população.

    Todo ano existem surtos de gripe, e nunca se falou em suspender aulas. Esta gripe até o momento mata tanto quanto qualquer outra. E o número de casos de gripe também está dentro da média dos outros anos.

  • dim

    DR. PEDRO BOA NOITE, E A ANDRIA MAIS UMA VEZ, E QUE ESTOU UM POUCO APAVORADA COM AS NOTICIAS NO BRASIL, E COMO ESTOU GRAVIDA TB FICO PREOCULPADA. E QUE PELA AS NOTICIAS FICA PARECENDO QUE NENHUMA GRAVIDA RESISTE A ESTE VIRUS (H1N1) QUE SI PEGAR Ñ TEM CHANCE VAI MORRER, EU QUERIA SABER SI TEM COMO UMA GRAVIDA SI RECUPERAR DESSE VIRUS, SI TEM CHANCE DE SI SALVAR SEM PREJUDICAR O BEBE E A MÃE, SI EXISTE CASO DE GRAVIDA QUE PEGOU A DOENÇA E SI RECUPEROU, MESMO COM MUITO TEMPO DE GRAVIDES, OU SEJA COM 6, 7 MESES, SI ESSA CHANCE E UMA MAIORIA DAS GRAVIDAS OU UMA MENORIA QUE SI SALVA. VOU PARA O BRASIL EM SETEMBRO, E MI PREOCULPO NO AVIÃO AEROPORTO, MORO EM PORTUGAL AINDA Ñ ESTA EM GRANDE QUANTIDADE DE CASOS MAIS PELOS ULTIMOS DIAS ESTA ALMENTADO JA ESTA EM 239 CASOS. E COM O INVERNO SI APROXIMANDO PODE ALMENTAR MAIS POR ISSO Ñ QUERO ADIAR MEU RETORNO PARA O BRASIL, VOU PARA O ESPIRITO SANTO (VITORIA), MAIS ANTES PASSO PELO AEROPORTO DE BRASILIA. SERA QUE HA MUITOS CASOS NESSE LUGARES MUITO RISCO? BOM UMA BOA NOITE ANDRIA

  • Maria Isabelle

    Boa Noite Dr. Pedro.
    Estou grávida de 23 semanas, moro no sul do país. Aqui em minha cidade já foram registradas várias mortes pela gripe suína, incluindo duas grávidas. Confesso que estou muito preocupada, pois tenho medo de pegar esse vírus e não resistir.
    Tenho tido cuidado com a higiene e já comprei alcool gel, e ainda uso máscara para ir a faculdade, sem falar que estou cuidando ainda mais da minha alimentação.
    Minha dúvida é quanto à esse remédio, o Tamiflu, se uma grávida contrair gripe suína, tem outros meios de se curar, ou somente tomando o Tamiflu ela se cura? Pois pelo que li o Senhor disse que grávidas não podem tomar esse remédio, mas então o que uma grávida infectada faz para se curar dessa gripe? Que remédios toma? Ela consegue sobreviver sem tomar o Tamiflu, ou acaba morrendo? e o bebê, é prejudicado com o tratamento dessa gripe?

    Desculpa o enorme número de perguntas, mas é que estou mto preocupada por fazer parte desse grupo de risco.

    Obrigada pela atenção,

    Maria Isabelle

  • Aline

    ólá dr.
    Estou muito preocupada pq uma parente minha foi ao Paraná e já fazem 7 dias q ela retornou, porém, ela está tossindo um pouco apenas, mas disse q ja saira daki com esta tosse…ontem ela foi a nossa casa e ate ajudou no preparo dos alimentos…existe algum risco para os q estavam lá?obrigada
    mariselia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Andria,
    No momento a pior maneira de se informar sobre a gripe A é pela imprensa. A cobertura está sensacionalista e irresponsável.

    A gripe suína é tão perigosa para grávidas quanto qualquer outra gripe. Acontece que os casos brandos e curados não estão sendo divulgados, dando a impressão que toda grávida que pega a gripe A evolui mal.

    Acredito que até Setembro os casos vão diminuir. A época de surto de gripe é agora durante o inverno. Conforme o tempo for esquentando a transmissão cai muito.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Maria Isabelle,
    O tamiflu não é contra-indicado. Como eu disse, o CDC autoriza o seu uso em grávidas.

    O risco de complicações pela gripe é a mesma de qualquer gripe. Durante séculos as grávidas foram expostas a gripe e nunca houve histeria. Até o momento, nada mudou. A taxa de mortalidade em gravidas com gripe A é a mesma de grávidas com gripe comum. A única diferença é que agora a imprensa resolveu fazer contagem dos casos fatais

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Aline,
    Se a tosse já existia antes, e ela não apresenta febre, não há porque pensar em gripe A.

  • MICHELLE LEMES, 23, JORNALISTA

    Olá, Dr. Pedro, gostaria de parabenizá-lo. Com toda humildade, o senhor está atendendo a população que está tremendamente carente de informações.

    Sou de Goiânia, a minha irmã tem 22 anos, tem rinite alérgica e já teve faringite, inclusive já retirou as amigdalas. Ela é estudante de Quimica Industrial e trabalha em uma grande indústria, dentro de um laboratório, onde não tem janelas para a circulação do ar e um ar-condicionado muito forte, muito gelado. Do lado de fora, é sempre muito calor e muito sol. Na execução do trabalho dela, ela precisa sempre sair e coletar material lá fora e voltar pro laboratório e isso tem provocado algumas reações nela. Teve febre repentina ontem, por volta das 13h, um cansaço enorme, fortes dores musculares, dor de cabeça e muita dor de garganta. Como ela já teve dor de garganta outras vezes não pensamos em gripe suína, mas os sintomas são os mesmos. Ela já tem uma certa dificuldade para respirar e coriza no nariz (fluxo nasal). Porém, não está com tosse. Também teve ardência nos olhos. Hoje, ela foi trabalhar novamente, está tomando apenas torsilax e antitérmico. Parece que os sintomas estão melhorando. Ela tem que tomar outros medicamentos, como aqueles para resfriado comum ou deve permanecer apenas com esses? Devemos procurar atendimento médico ou esperar pra ver se melhora? Mas, enquanto isso, ela pode estar transmitindo pra inúmeras pessoas, né? Tem chance de ser gripe suína? Depois de passar esse período quanto tempo ela deve esperar para tomar a vacina contra a gripe comum?

    Um grande abraço
    Que Deus o abençoe

  • Rose

    OLÁ DR PEDRO, ESTOU AQUI PARA PARABENIZÁ-LO POR SUA GRANDIOSA ATITUDE, ESTAVA BASTANTE PREOCUPADA COM ESSA NOVA GRIPE, MAS VEJO AGORA QUE REALMENTE HÁ UM CERTO EXAGERO POR PARTE DA MÍDIA.PARABÉNS MAIS UMA VEZ PELO SEU TRABALHO!VOU DIVULGAR COM TODA CERTEZA SEU BLOG!BJS, ROSE.

  • vdecari

    OLÁ DR.PEDRO,LI ALGO FALANDO QUE É MTO DIFÍCIL PEGAR A GRIPE SUÍNA DENTRO DO AVIÃO,MAS NÃO EXPLICAVA O PORQUE,GOSTARIA DE SABER SE ESTA INFORMAÇÃO É REAL E SE CASO FOR EXPLICAR OS MOTIVOS.
    ATENCIOSAMENTE,
    VANESSA – CAMPINAS/SP

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Michelle,
    Se há suspeita de que possa ser gripe suína, ela deveria procurar um médico. Porque eu digo isso? Se ela tem a gripe suína, indo trabalhar ela poderá contagiar vários colegas. Ela pode e deve se recuperar sem problemas desta gripe (seja suína ou não) mas não sabemos se algum dos seus colegas, por exemplo, tem algum recem-nascido ou alguém doente na família que seja mais susceptivel ao virus da gripe. Uma pessoa com um doença contagiosa não deve ir trabalhar, seja esta gripe suína ou sazonal.
    A vacina contra gripe pode ser tomada assim que o paciente esteja sem sintomas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vanessa,
    Não é que seja muito difícil pegar no avião. Simplesmente parece que não é tão fácil quanto em outros ambientes fechados, porque o ar no avião é constantemente filtrado e trocado. Mas se vc sentar-se ao lado de algum doente, provavelmente irá se contaminar na mesma.

  • Dioni Rodrigues

    Dr. Pedro
    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo ótimo e explicativo blog.
    Gostaria de perguntar quanto tempo o medicamento (Tamiflu) leva para fazer efeito e acabar com os sintomas e curar a gripe.
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Dioni,
    Na verdade o Tamiflu não acaba com a gripe, ele apenas encurta o tempo de doença e diminui as complicações. Mas só funciona se inciado nas primeiras 48 horas.

  • Anonymous

    Boa tarde Dr. Pedro.

    Em sua concepção quando e qdo o Brasil poderá se estabilizar com relação a esta gripe? Pois vejo na Mídia que o Mexico já se estabilizou. Na verdade isso significa o que??? Que o vírus deixou de circular por lá?

    Obg.
    Uziel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Uziel,
    A previsão é de que em 1 mês e meio, no máximo 2 meses a epidemia começa a abrandar. É o que ocorre todos os anos com a gripe. Conforme o inverno acaba, o vírus diminui sua circulação.

  • Anonymous

    Dr,
    meu namorado esta apresentando os seguintes sintomas: febre 37,5C, dor nas pernas,tosse seca,resfriado,dor de cabeça. Ele pode estar com a gripe suina?

    Obrigada Lorraine

  • Natália Lavado

    Dr, eu gostaria de uma informação:
    quem tem prolapso da valva mitral corre mais riscos de complicação na gripe suína?

    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Lorraine,
    Poder, pode. A febre tá um pouco baixa…

    Pode ser gripe comum, pode ser resfriado. Se ele estiver bem, não precisa se preocupar.Na dúvida peça para ele ter contato com o menor número de pessoas possível nesta fase.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Natália, à princípio não.

    Não ví descrição sobre isso em nenhum lugar, seja no CDC americano, na OMS ou no ministério da saúde.

    PVM não parece ser fator de risco.

    abs

  • Ariana

    Dr. To com dor de garganta tem quase uma semana, mas não tive febre, nem os outros sintomas, tive dor nas costas e mais nada.
    Mas o medo e o pânico q a mídia tem causado, ta me deixando louca, detalhe, sou um pouco hipocondriaca e isso tem me assustado. Acha q pode ter algo a ver com a H1N1?

    PS:
    Sua matéria é excelente.
    Deixa a gente mais confortada e menos apavorada.

    Deus abençoe.

  • Anonymous

    Dr,
    Se não há este perigo todo que está sendo divulgado,baseado no que o início das aulas é adiado?Porque se permite que se crie este clima de pânico? O que nós,pessoas comuns,podemos fazer para ajudar a controlar esta situação?
    abs, Lilian

  • Anonymous

    Dr Pedro,

    Tenho dor de garganta, um pouco de diarréia, minha temperatura nao passa de 36 graus…
    Posso estar com a gripe A?
    ps: tomei astro pra infecção na garganta.

    Klaus

  • PCAngelo

    Boa noite Dr. Acho que devemos ficar preocupados pois as estatísticas estão sendo encobertaspor (por falta de diagnóstico já que só faz diagnóstico em casos “graves”) e outro motivo é que muitos hospitais apesar de diagnosticar o h1n1 não estão sendo contabilizados nas estatísticas do pais, conforme alguns amigos médicos me informaram.

    Outro ponto preocupante, é que de acordo com as regras que o ministério da saúde passou na semana passada, ninguem mais vai ter um tratamento eficiente, veja bem:
    1) só o governo tem o remédio.
    2) o remédio só funciona se tomado até 48Hrs depois.
    3) o diagnóstico só será feito em casos graves.
    Bom… certamente o prazo para diagnóstico de um caso grave será mais que as 48horas, sendo assim o Tamiflu não faz efeito segundo o fabricante.
    Veja todas as fontes dessa notícias no seguinte post:
    http://paramudarobrasil.wordpress.com/2009/07/22/gripe-suina-o-problema-e-muito-maior-que-o-divulgado/

    abraços
    Paulo Cesar Angelo

  • Isabel Asckar

    Bom dia Dr.Pedro,
    Vou viajar de avião com meu filho de 3 anos que teve histórico de bronquiolite qdo bebê.
    Existe risco de contrair o virus da gripe CASO ALGUÉM NO AVIÃO ESTEJA INFECTADO E NÃO SAIBA? Eh prudente eu e ele viajarmos de mascara?
    SE alguem espirrar do meu lado, pelo fato de estarmos de mascara não estaremos mais protegido?
    Obrigada, Isabel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Ariana,
    Os seus sintomas não são compatíveis com a gripe A

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Lilian,
    Infelizmente as entidades médicas e governamentais estão perdendo a guerra de informação para a imprensa sensacionalista. O adiamento das aulas tem um efeito muito mais psicológico do que efetivo. Como se espera que a gripe ainda dure uns 2 meses, adiar aulas por 1 ou 2 semanas não muda muita coisa.

    A verdade é que os governos se sentem acuados diante do pânico da população e medidas como essa ajudam a diminuir tensões. No fundo não está de todo errado.

    O mais importante é a população se conscientizar que pessoas com sintomas da gripe devem evitar contatos com outras.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Klaus,
    Seu quadro não sugere gripe A. Se não há febre, não há gripe A.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo,
    Esse é o problema da dilvugação de informações por quem não entende de saúde.

    Não há nenhum tipo de estatística encoberta. Toda doença viral pode se apresentar de 3 modos: a) doença sintomática e grave b) doença sintomática e branda c) poucos ou nenhum sintoma.

    Como existem vários casos de doença pouco sintomática, na verdade isso está super estimando as estatísticas de morte e não subestimando. Quem apresenta o quadro brando, não corre risco de complicações ou morte. Então se fosse possível diagnosticar TODOS os casos, notaria-se que a mortalidade é na verdade muito mais baixa do que se apresenta oficialmente.

    Se vc resolver fazer uma sorologia para as doenças virais mais comuns, provavelmente se assustaria com os resultados positivos de doenças que vc nunca imaginou ter tido, e que, na verdade teve mas com pouco ou nenhum sintoma.

    O Tratamento não pode ser banalizado sob o risco de criarmos cepas de virus resistente ao Tamiflu. Aí sim seria um caso de preocupação. A indicação do rémédio é baseada no quadro clínico e não no resultado da pesquisa do vírus.

    Se vc é atendido e apresenta sinais de gripe A com critérios para tratamento, o Tamiflu será prescrito do mesmo modo. Até porque a gripe comum também se trata com Tamiflu. A indicação do tamiflu é gripe sintomática, qualquer uma. Sempre foi assim.
    Não faz sentido usar um remédio que pode criar resistência se a doença vai curar sozinha. Aliás vc já tratou alguma gripe sua com tamiflu? Vc já tinha ouvido falar em Tamiflu antes? Pois saiba que esse remádio existe há anos e sempre foi prescrito nos casos mais graves de gripe.

    O diagnóstico só é feito em casos graves porque não há necessidade de se gastar dinheiro fazendo diagnóstico de doença branda que não complica.

    Gripe A é igual a gripe comum.

    Quantas gripes vc já teve na vida e nunca fez diagnóstico do tipo exato de vírus ? Mudou alguma coisa na sua vida não saber qual foi o tipo de influenza que te atacou em cada gripe que vc já teve?

    A conduta nas gripes sempre foi essa. Só há necessidade de identificação e tratamento do vírus nos casos mais graves

    Mais uma vez: Gripe A é apenas mais uma gripe.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Isabel,
    Em qualquer lugar, seja avião ou não, há risco de se contrair a doença caso haja contato com alguém doente.

    Não nenhum trabalho que comprove que a máscara impede a contaminação pela griep A. Até porque a maor parte das transmissões de gripe (A ou não) é feita pelas mãos ao se tocar nos olhos, boca ou nariz.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, minha faxineira apresentou, no domingo, muita febre alta, calafrios, dor de cabeça, tosse etc etc etc. Todos os principais sintomas da gripe suina.
    Hoje, na sexta, ela veio trabalhar normalmente mas ainda está tossindo e fanha. Não tive como manda-la para casa. Como faço para me proteger desse vírus? Estou resfriada mas não tive febre. Apenas espirros e tosse. Tenho receio de pegar a gripe suina pois sou fumante e sei que o virus ataca muito os pulmões.
    Assim que ela for embora devo limpar a casa novamente onde ela possivelmente teve contato?
    Obrigado,
    Otavio

  • Tatiane

    Tenho uma filha de 1 ano e 9 meses, sei que ela está no grupo de risco.Tenho procuado na internet casos de gripe suina em crianças desta faixa etária e não tenho encontado bons prognosticos.
    A gripe suina evolui rapidamente e no caso desta faixa etária sempre existem complicações?
    Vacinas como a prevenar, meningite e remedios como o broncho-vaxon podem ajudar, caso a gripe seja contraida?
    Tenho feito o que posso para ajuda-la a aumentar sua imunidade,mais tenho duvidas.
    Ela possui todas estas vacinas,incluindo da gripe comum, e esta começando agora a tomar broncho-vaxom.
    Toda vez que ela tem uma gripe acaba evoluindo para sinusopatia,isto é um indicativo que minha filha pode ter complicações com a gripe suina?
    Obrigada.
    Tatiane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Otavio,
    Se há suspeita de gripe A e ela ainda tem sintomas, o ideal é que ela fica em casa e não vá trabalhar.

    Não há como limpar tudo. Não tem como vc saber exatamente aonde ela tocou.

    Lave bem as maõs e evite leva-la aos olhos e boca.

    Se não aparecer febre, fique tranquilo.

    Como ela já está melhor, existe a chance de não estar mais transmitindo o vírus

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tatiane,
    Sua filha já teve alguma gripe? Pois é, a gripe A é igual. O risco é o mesmo. Provavelmente ela vai ter mais uma vez sinusite. E só.

    Não há nenhum dado que comprove que a gripe A é mais grave que a gripe comum em nenhuma faixa etária. A única dúvida no momento é em relação as grávidas.

    Estar no grupo de risco não quer dizer que obrigatoriamente ela terá complicação. Mesmo no grupo de risco a maioria das pessoas se recupera bem, como em qualquer gripe.

    O grande problema é que as pessoas nunca deram valor a gripe e de repente a imprensa começou a criar pânico divulgando mortes que sempre ocorreram.

  • liliani

    Olá Dr pedro,tenho 24 anos e a 12 anos faço tratamento com bezetacil devido a uma febre reumatica, tenho prolapso de valvula mitral e gostaria de saber se me enquadro no grupo de risco, por favor aguardo anciosamente sua resposta… grata
    liliani!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Liliani,
    Se o seu único problema no coração é o PVM, então vc não está no grupo de risco.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, parabéns por suas explicações, além de tranquilizantes num momento de total incerteza sobre a saúde pública, vem ajudar a população em relação a muitas dúvidas ligadas à Gripe Suína. Doutor estou grávida de 14 semanas, e como as várias grávidas que já colocaram suas dúvidas e se mostraram bem preocupadas, me incluo neste grupo.Trabalho em uma empresa multimacional em que muitas pessoas vão e voltam de viagem para o exterior. Há perigo de disseminação por ar-condicionado? Há risco de contaminação em uma operação de CallCenter onde em um único andar possam trabalhar mais de 1000 pessoas ao mesmo tempo? Reforçando o questionamento, o índice de grávidas (quando infectadas)que se salvam e maior do que as que falecem?
    Agradeço imensamente sua ajuda, pois além de estar fazendo um trabalho social, está fazendo também uma ação humanitária.
    Abs.Regiane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Regiane,
    Locais fechados e com muitas pessoas são mais propensos a transmitir virus.

    Ar condicionado central não transmite o vírus.

    Apesar das grávidas terem um taxa maior de complicações que a população normal, a maioria delas não sofre nada além de uma simples gripe pelo H1N1

  • giovanna

    Dr. Pedro
    Porque as aulas voltam exatamente dia 17/08. Significa que a partir dessa data o vírus estará controlado???
    Devemos mandar nossos filhos para a escola?!?!
    Grata…Giovanna

  • Antonio

    Dr., a população não sabe até que ponto a mídia tem reportado a verdade, as notícias são aterrozizantes. Tenho um filho de 2 anos e meio, único, foi difícil conseguir. Ele teve várias otites (de repetição) quando bebê, tomou/toma muito anti-biótico, tem baixa imunidade, qualquer gripe nele vira uma “ite”. Toda criança que contraia H1n1 está correndo risco de morte? As crianças pequenas, com históricos alérgicos ou baixa imunidade têm chances de sobreviver? Não deixe de responder por favor, estou entrando em pânico, perdendo sono e tendo crises de choro com medo dessa pandemia, moro no Rio de Janeiro e trabalho em universidade, muita circulação de pessoas e próximo a aeroporto. Só em pensar em sair de casa e por as mão num ônibus já desespero, nunca fui assim… Helena Oliveira.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Giovanna,
    Na verdade espare-se que a gripe A diminua sua circulação a partir de Setembro, já que historicamente é isso que acontece com todas as gripes sazonais.

    A suspensão das aulas é muito para efeito psicológico devido ao pânico que a imprensa tem criado na população. O que não pode ser considerado de todo errado.

    Na verdade, se as crianças não vão a aula mas continuam saindo normalmente às ruas, indo ao shopping, andando de ônibus, indo a estádio de futebol, ao clube… A suspensão das aulas efetivamente não muda nada em relação a circulação do vírus.

    As orientações no mundo todo são para apenas não madar para escola aquelas crianças que apresentem algum sinal ou sintoma de gripe.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Helena,
    Se o seu filho toda vez que pega uma gripe, desenvolve alguma infecção secundária, então ele pode ser considerado grupo de risco.

    A mortalidade do H1N1 é igual a da gripe comum. 99% das pessoas sobrevivem.

    O problema é que como a gripe é uma doença muito contagiosa, milhares de pessoas se contaminam. 1% de milhares é bastante coisa.

    Se 10.000 pessoas têm a gripe, 100 irão falecer. Em 6 meses teremos a média de 16 mortes por mês ou 1 a cada 2 dias. É isso o que os jornais têm mais ou menos feito, divulgado diariamente o falecimento desse 1% da população. Parece que é muito, mas não é.

    Lave sempre bem as mãos antes de pegar no seu filho. E sempre que chegar em casa.

  • Anonymous

    Dr.

    Os sintomas iniciam devagar? Ou seja, começa apenas com uma coriza e vai ficando cada vez mais sério??

    Se tivermos uma leve dor de garganta e um pouco de corisa por exemplo, podemos tomar um medicamento para resfriado? Não tem perigo de mascarar a doença?

    Obrigada

    Paula S.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paula,
    Na gripe, ao contrário do resfriado, os sintomas surgem rapidamente. Em 24-48 horas o quadro já está todo estabelecido.

    Os sintomáticos podem e devem ser tomados. Quem vai evoluir mal da gripe o faz independente desses remédios.

    Se depois de 48-72 horas vc ainda está bem, dificilmente haverá grande piora.

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    DR PEDRO.. PARABÉNS E VAMOS AOS FATOS:

    Moro em Curitiba, onde tivemos 10 dias de chuvas, muita umidade relativa e muito frio. São diversas as “noticias” que chegam todos os dias sobre a H1N1 e sempre com muita especulação. Sabemos que o frio e a umidade são um ótimo aliado ao vírus da gripe e isso acaba gerando ainda mais desconforto.

    As escolas e universidades adiaram o retorno às aulas, mas de que adianta se a maioria dos alunos se entocam em salas de cinemas e shoppings?

    MEU CASO.
    Iniciei com uma baita dor de garganta já fazem 7 dias. Estou à 5 dias tomando amoxicila receitada por uma médica, nos tres primeiros dias acompanhado de paracetamol 750 mg e loratadina por dois dias, alem de rinossoro 3 x ao dia.
    A dor de garganta ainda persiste, assim como uma leve aredencia pelo corpo, porém o máximo que termómetro (mercurio axilar)chega é 37,5. No final da tarde é terrivel, aumenta a dor nas costas e o nariz e a testa parece que estão carregados.
    Tenho averiguado o termometro de tempo em tempo, para prevenir.
    Certamente tenho um faringite (coisa que nunca havia tido antes)
    O QUE DEVO REALMENTE FAZER?
    Uma coisa é certa, melhorei muito minha higiene e alimentação, além de tomar agua o tempo todo, chás e sucos naturais.

    OBS: UMA OUTRA DUVIDA QUE SURGIU.
    SEXO, PODE SER FEITO NORMALMENTE?

    DEU TE ABENÇOE

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    A sua primeira obsrvação está perfeita.

    Em relação ao seu caso, parece que vc tb tem uma sinusite. Com mais de 5 dias de antibiótico, eu já esperaria que vc estivesse bem melhor. Talvez velesse a pena que seu médico o reavaliasse.

    Evite sexo até os sintomas desaparecerem. Não que seja contra-indicado, mas evita que sua parceira possa contrair o seu agente infeccioso

  • Priscila

    Bom dia Dr. Pedroe Dra. Renata.
    Parabens, pelo site nos ajuda muito.
    Bom eu estou gravida de 25 semana, e graças a Deus tenho uma saúde que posso considerar boa, não costumo ficar nem gripada, porém com o surgimento da nova gripe Influenza A (h1n1), estou muito preocupada, pois a midia trata das grávidas como se qualquer grávida que contrair a gripe morrerá, isso me deixa quase em panico, minha mãe então vive me ligando e chorando por causa disso.
    Queria saber se toda grávida que contrair esse virus morre? Ou não?temos chance de nos salvar?
    Desde já agradeço a atenção.
    Priscila.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Priscila,
    De acordo com os dados mais atuais do ministério da saúde, apenas 7% das grávidas que são diagnosticadas com H1N1 apresentam complicações. E dessas, menos de 1/3 vem a falecer.

    É importante lembrar que ainda existem os casos de grávidas com gripe A que têm um quadro tão brando que sequer vão ao médico, e por isso, não entram nas estatísticas.

  • Juliana

    Dr. Boa Tarde

    Gostaria de parabeniza-lo pela iniciativa de um blog que possibilite melhores informações sobre a gripe.
    Minha mãe no domingo começou com uma tosse seca e hoje resolveu ir até o médico, pois estava sentindo muitas dores no corpo, garganta e ouvidos inflamados e a mesma tosse seca, entretanto ela não apresentou febre.
    Fico preocupada, pois estão dizendoq ue já tiveram casos que a pessoa não apresentou febre é verdade?
    Ela pode estar com o Vírus.
    Foi receitado para ela antibiotico e antiinflamatorio.
    Também ouvi dizer que antibiotico não deve ser receitado em caso de gripe e sim antigripais.
    Obrigada
    Boa semana
    Juliana

  • PCAngelo

    Olá Dr. Pedro,parabéns pela iniciativa e pelas respostas.

    Então Dr., como o senhor disse: “Normalmente as complicações surgem com 48-72 horas de evolução.”

    Agora veja: O remédio só será ministrado em “casos graves” ou seja, em casos que já tenha passado de “48-72 horas de evolução”, e o remédio só funciona em até 48 horas após o inicio dos sintomas.

    Então será ineficiente utilizar o remédio, concorda? Veja a informação que o fabricante do Tamiflu disponibiliza em seu site:

    “When you or someone in your family begins to experience flu symptoms, you have 48 hours to take action. Trust TAMIFLU, the number-one prescribed antiviral flu medicine* “
    Fonte: http://www.tamiflu.com/treat.aspx

    Existe alguma fonte científica que mostre evidencias que o remédio tem alguma eficiência se tomado após o período sugerido pelo fabricante?
    Caso contrário, o efeito é somente placebo, né? Se for este o caso, pode valer a pena guardar o remédio todo e vender para países que tenham como diagnosticar a gripe com maior eficiência e salvar vidas de verdade.

    Abraços
    Paulo Cesar Angelo
    http://paramudarobrasil.wordpress.com/2009/07/22/gripe-suina-o-problema-e-muito-maior-que-o-divulgado/

  • Sandra

    Boa Tarde Dr. Pedro Pinheiro e Dra. Renata Campos…

    Em primeiro lugar muito obrigada por seu blog que mais que um trabalho humanitário para esclarecimentos sobre a Gripe Suína…é um trabalho de amor…porque a impressa comum, em todos os veículos de mídia inclusive internet, está mesmo deixando todo mundo em pânico…algumas dúvidas:

    1) Purificadores de ar ou mesmo Ionizadores de ar em ambientes em casa (ou empresas) possuem alguma eficácia no combate e eliminação do vírus ou mesmo prevenção da transmissão da gripe suína pelo ar nos ambientes onde eles estão funcionando?

    2) Tenho alergia a proteína animal (carnes, leite e ovos)…e quando acontece ingestão acidental (de carne por exemplo) fico uma semana de cama com febre de 2 em 2 horas (pior que malária cuja as febres podem ser de 4 em 4 ou 8 em 8hrs). Este tipo de alergia, em especial, pode ser considerada um fator de risco?…minha intolerância a proteína animal tem aumentado muito com o passar dos anos (tenho 47 anos).

    3) Mulheres grávidas estão em grupo de risco por causa de alterações hormonais devido a gravidez, correto? Mulheres em menopausa ou pré-menopausa, que também estão passando por e com alterações hormonais devido a isto, também podem ser consideradas em grupo de risco?

    4) Recentemente descobri…depois de alguns exames porque estava com o ciclo do sono alterado…que meu sistema respiratório (desvio no septo, estreitamento dos dutos respiratórios, adenóides muito grandes e inchadas) é ‘comprometido’ e que também minha língua, normalmente, cobre metade da minha garganta quando estou em vigília -não dormindo-)…este tipo de quadro pode ser considerado um fator de risco tendo em vista que esta gripe causa complicações e agravamentos respiratórios?

    5) Costumo tomar (uma vez por semana) uma aspirina ou outro comprimido a base de acido acetilsalicílico porque no passado foi muito divulgado que tomar aspirina faz bem para o coração e circulação. Só tomo uma vez por semana porque sei que alta dosagem pode causar hemorragias internas e mesmo externas. O fato de tomar um comprimido por semana pode contribuir para aumentar minha imunidade para esta ou qualquer outro tipo de gripe?…normalmente não costumo ficar gripada…

    6) Tenho uma amiga que toda vez que fica resfriada ou gripada fica com a garganta muito inflamada (como disse uma pessoa em um comentário acima -“desenvolve uma ‘ite”- só que toda vez na garganta. Ela poderia estar ou ser considerada em grupo de risco também?

    Obrigada antecipadamente por toda a sua atenção e resposta a este post (comentário). Desculpem pelo texto que está um pouquinho grande :)

    Grande Abraço

    Sandra

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliana,
    Se sua mãe for idosa, pode ser que não apresente febre, sendo a infecção viral ou bacteriana.

    Se o médico prescreveu antibióticos é porque suspeita de infecção bacteriana. Da onde eu não sei, pois não tenho dados para avaliar esta parte.

    De qualquer maneira, O antibiótico não vai ser prejudicial não, mesmo sendo gripe.

    Como a doença começou Domingo, já temos quase 48 horas de evolução. Se ela está estável não se preocupar. Se houve visível piora do quadro, talvez fosse interessante uma nova avaliação.

    Não tenho como dizer se é gripe ou não. O importante é obsversar a evolução do quadro dela.

  • Anonymous

    Caro Dr. Pedro,

    Na quinta-feira (30/07) fui até um hospital público do Rio de Janeiro, pois estava com muita dor de garganta, pouca tosse e febre que começou em 37,5 e foi até 38,5. No hospital o médico pediu um raio X e um hemograma completo. Disse me que estava tudo bem e que não poderia afirmar se eu estva com gripe suína, pois o exame só é indicado em casos gravíssimos. Mandou que eu tomasse amoxilina de 8 em 8 horas durante 10 dias, paracetamol, caso tivesse febre e trimedal, também de 8 em 8 horas. Não tive mais febre, a dor de garganta passou, porém contiuo com tosse, expelindo catarro e ontem a noite comecei a sentir muita falta de ar.
    Já tive 3 pneumonias, fico gripada e resfriada com muita frequência e sou bastante alérgica.
    Não sei se devo procurar o hospital novamente, pois pedem que evitemos para não pegar a gripe de alguém infectado que lá esteja, mas ao mesmo tempo tenho medo que possa estar mau ainda. O fato é que estamos todos muito assustados e acredito que acabamos por sofrer alguns males apenas psicologicamente, como é o caso da falta de ar. O que deve fazer.
    Att,
    Camila

  • Juliana

    Olá,

    Sou médica, estou gestante e gostaria de uma orientação sobre um site confiável, com informações a respeito da gripe suína em gestantes. Já existem dados sobre porcentagens de gestantes que contraíram a doença e sobreviveram/morreram?

    Grata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paulo,
    O Tamiflu está indicado para todos aqueles que façam parte do grupo de risco e que tenham quadro de gripe ou para aqueles que apresentem sinais de complicações nas primeiras 48 horas (o que ocorre na grande maioria das pessoas que complicam).
    Estas indicações não são exclusivas do Brasil, ela é a mesma no mundo inteiro.

    Você pode ver as indicações do CDC americano como são iguais: http://www.cdc.gov/h1n1flu/recommendations.htm

    Na verdade eu me expressei mal. Quando eu escrevi “surgem com 48-72h”, eu quis dizer é que os sinais de gravidade quando surgem, normalmente o fazem DENTRO das primeiras 48-72h, portanto, quase sempre dentro do período útil para o antiviral

    Um doente fora do grupo de risco que nas primeiras 48 horas não apresente sinais de doença grave ou complicações, dificilmente irá apresentar algum problema. Este tipo de paciente não evolui mal.

    É importante frisar que em saúde pública não se mira o indivíduo mas sim a população. É óbvio que existirão casos que fogem a essa regra, porém a distribuição indiscriminada de Tamiflu é a longo prazo muito pior. Não se faz políticas públicas pensando na exceção.

    Já há registros de cepas do H1N1 resistente no Japão, Canadá e Inglaterra.

    Veja os dados que eu mostrei no texto. Das mais de 10.000 pessoas que procuram atendimento médico por gripe, só 25% realmente tinham esse diagnóstico confirmado por laboratório. Se o Tamiflu fosse liberado, 75% das pessoas o receberia desnecessariamente. Isso é má prática médica.

    Se fosse assim, ano que vem, quando tivermos a próxima epidemia de gripe (ela ocorre todo ano, só não é divulgada pela imprensa), o vírus virá com altas taxas de resistência, e aí quem precisar do antiviral, não vai ter opção porque o vírus já não vai responder mais aos atuais. E então, o número de mortes será muito maior.

    O tamiflu pode e deve ser usado nos casos graves, mesmo depois das 48h iniciais. Ele funciona sim. Porém, a taxa de sucesso é maior nas primeiras 48h. Mas de modo algum ele vira placebo.

    É claro que o fabricante vai dizer que todo mundo tem que tomar o remédio dele. Fora de períodos de epidemia, isso nem está tão errado. No atual momento essa indicação só serve para enriquecer a Roche. O impacto na saúde é irrelevante, até pq o Tamiflu não é milagroso e as complicações podem ocorrer a despeito do seu uso. Isso sem falar nos efeitos colaterias que não são incomuns.

    A atual orientação é para que os médicos decidam aqueles casos fora do grupo de risco que devem receber o antiviral. Não é preciso apresentar complicações, mas o médico precisa identificar sinais de que a doença pode complicar nas próximas horas.

    Não é preciso diagnosticar a gripe para se prescrever o tamiflu. A indicação do remédio é clínica e não laboratorial.

    O importante é evitar de se usar remédios para quem não precisa.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sandra,
    1) Nunca li nada a respeito. À princípio não

    2) A alergia é um sinal de descontrole do sistema imune. Encare a gripe suína como outras gripes. Como foi sua reação nos quadros gripais que vc já teve? Se sempre foram brandos, não há porque se preocupar, já que o H1N1 não é mais grave que a gripe sazonal. Agora se vc costuma regir muito mal as viroses que já teve, podemos te considerar como grupo de risco.

    3) Não.

    4) Sim

    5) Não. E se vc tiver gripe a aspirina é contra-indicada.

    6) O quadro dela será de faringite como em qualquer gripe. Não necessariamente ela corre mais risco por isso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Camila,
    Se vc tem muita falta de ar, deveria procurar atendimento médico, sim.

    Este é um dos critérios de gravidade da gripe A. É preciso que algum médico re-examine seu pulmão.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliana,
    Eu tenho acompanhado os CDC americano (http://www.cdc.gov/h1n1flu/pregnancy/) e o site do ministério da saúde.

    Os 2 estão sempre com informações bem atualizadas. Eu também tenho visto algumas revistas médicas, mas aí é preciso ter senhas.

    O último informativo mostrava que apenas 7% das gestantes que procuravam atendimento médico apresentavam lguma complicação da gripe A. semelhante ao da gripe sazonal.

  • PCAngelo

    Boa tarde Dr. Pedro,
    Muito obrigado pela resposta, o seu trabalho é muito bom!

    Agora compreendi bem melhor. Se o diagnóstico pode ser clínico e não necessáriamente laboratorial e o diagnóstico geralmente ocorre na maioria dos casos a tempo de usar o remédio e mesmo nos outros casos o remédio ainda oferece algum tipo de ajuda ao paciente, isso realmente dá possibilidades aos médicos efetivamente trabalharem.

    Na verdade a minha crítica não era com o intuito de liberar o remédio indiscriminadamente, concordo que que sempre temos que tomar remédio de acordo com a avaliação de um médico competente.

    A crítica era mesmo com relação a capacidade/demora de diagnóstico laboratorial e se os médicos realmente tinham os requisitos mínimos para exercerem seus trabalhos e sua explicação esclareceu isso.

    Muito obrigado por todo o esclarecimento, vou indicar seu site como uma boa referência de saúde no meu blog.

    Tenha uma ótima tarde.
    abraços
    Paulo Cesar

  • Anonymous

    Boa noite Doutor (A)

    Eu tenho há 2 dias muita dor de cabeça, tem momentos que parece que fico até meio confuso, mais em momento algum eu tive febre, mais tive secreções e espirros, pode ser diagnosticada a Gripe A sem ter febre ?

    Grato,
    Welington

  • Camilla

    Olá Dr. Estou muito preocupada.Ontem acordei com muita dor de cabeça e nos olhos.Alguns espirros durante o dia e sinto meu nariz um pouco entupido.Hoje, não tenho mais dor de cabeça,porém, desde a manhã,estou com diarréia e náuseas e um pouquinho de dor de garganta.Não tive febre,graças a Deus. Posso estar com essa gripe?
    Muito obrigada,estou aflita.
    Camilla Freitas

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    Boa Noite, dr…

    Se minha mãe viva fosse tiraria esta duvida com ela, pois tenho muitas duvidas do que é a TOSSE SECA.

    1) Tenho dor de garganta, mas sem fébre, sem dor no corpo, sem espirros e com muita fome. To dormindo bem e tomando muito liquido, agua principalmente.

    2) Hoje tossi um pouco, agora no final da tarde e inicio da noite, como se tivesse coçando dentro do peito e alguns pigarros.

    3) Dores nas costas bem próximo do pescoço e braços, desconfio ser má postura e a coluna reagindo.

    4) Enfim, começou um grande movimento de que muito provavelmente tudo em Curitiba e região deva parar… shoppings, repartições, alguns mercados, e outros. Dizem que será igual ao México, parada por uns 10 dias… Pronto começou o pânico e já tem gente correndo pra suprimentos.
    Lembras de algo assim ter ocorrido no México? pelo que souber foram alguns lugares que realmente fecharam para tentar parar a epidemia.

    Novamente parabenizo seu trabalho e peço a Deus que lhe de sabedoria cada vez mais para nos auxiliar e nos informar.

    Abraços

  • ana

    Olá Gostaria de saber se os medicamentos indicados nas gripe comum como analgésicos, antitérmicos, descongestionantes,antibióticos ajudam como coadjuvantes no tratamento das complicações da nova gripe? Eu tenho visto tanta gente com início súbito de sintomas do h1n1 até preocupantes como pneumonia, mas que se curam quase que espontaneamente com medicamentos comuns, será que é possível?

  • Welington

    Boa noite Dr.

    Tem como uma pessoa estar com pneumunia e não ter tosse, dor no peito, febre, dor de cabeça ?

    2)Qual a direfença entre broncopneumunia e pneumunia ?

  • Anonymous

    Olá. Tenho 20 anos, e tive problemas com bronquite até os 15 anos – sendo que em 2004, quase morri devido à broncopneumonia, porém fui curado. Gostaria de saber se posso me considerar dentro do grupo de risco, e se há mais precauções a serem tomadas, fora as já publicadas diversas vezes na internet e na tv. Obrigado

    Júnior, Conselheiro Lafaiete – MG

  • sss

    Tenho estenose aortica congenita, eu faço parte do grupo de risco? Corro algum risco de ter compplicações maiores caso eu contrair a gripe suina??

  • André Augusto – SP

    Dr. Pedro e Dra. Renata, seria redundante dar parabéns. Minha ´duvida é em relação ao tempo de transmissao do vírus por parte do infectado. 1) quanto tempo antes de aparecer os sintomas ele transmite o vírus ?
    2) Durante quanto tempo após o inicio dos sintomas o vírus é transmitido? 3) após quanto tempo depois do fim da febre ele continua transmitindo?
    Grato pela atenção

  • Anonymous

    Doutor, estou tossindo um pouco à uma semana mais ou menos. Hoje, ao levantar cuspi catarro com sangue.
    E os sintomas são só esses, sem febre, sem dor no peito, sem falta de ar.
    o que poderia ser?

    Obrigada, Natalia.

  • PCAngelo

    Bom dia Dr. Pedro.
    Meu pai tem 55 anos e tem bronquite asmática bastante forte, sempre que tem gripe a bronquite costuma atacar e já teve vezes de ele ser internado por pneumonia em casos passados.

    Ontem a noite meu pai teve inicio de sintomas de gripe e hoje pela manhã ele já está com o pulmão cheio, ele é considerado um grupo de risco né?

    Devo procurar um hospital particular ou ir a algum hospital especifico de gripe suína?

    O Sr. faz atendimento particular? se fizer por favor me passe seus contatos para que eu possa agendar uma consulta contigo: pauloangelo@gmail.com

    Muito Obrigado.
    Abraço
    Paulo Cesar Angelo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Welington,
    Exceto em idosos, imunossuprimidos e crianças muito pequenas, a ausÊncia de febre fala muito contra o diagnóstico da gripe A.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Camila,
    A resposta é a mesma que eu dei ao Welington acima. Muito pouco provável.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    No México e nos EUA a gripe cedeu muito mais pelo fato de lá ser verão do que pelas atitudes. Realmente se fechar tudo e todo mundo ficar dentro de casa, a gripe vai acabar.

    Mas qual o custo disso? E realmente isso funciona ?

    Infelizmente quem está pautando o tratamento da gripe é a imprensa e não o ministério da saúde.

    Aqui em Portugal toda vez que se fala em gripe A, lembra-se que ela apresenta a mesma taxa de mortalidade das gripes comuns. Aqui a população está bem mais calma.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana,
    Sim.

    Quem tem sintomas graves logo de início, deve procurar atendimento médico e tomar o Tamiflu. São essas pessoas que correm riscos de terem complicações.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Welington,
    MUito difícil. A dor de cabeça e no peito pode até não ter, mas a tosse e febre ocorrem em mais 90% dos casos.

    Os dois são as mesma coisa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Júnior,
    Sim. Quem tem histórico de bronquite precisa ser observado mais de perto.

    As preucações já estão todas divulgadas. Não há nada diferente

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    SSS,
    Sim. Porém, se a estonose for pequena e tiver pouca repercussão, o risco é baixo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    André,
    Esses dados estão texto

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Natalia,
    Tenho um texto só sobre esse assunto. Dê uma lidinha.
    http://www.mdsaude.com/2009/07/tosse-e-escarro-com-sangue.html

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paulo,
    Sim, ele é grupo de risco.
    Tem indicação de fazer tamiflu.

    Vá ao um hospital que tenha atendimento de urgência.

    Não faço consultório particlar no momento. Além disso, eu atualmente moro em Lisboa, Portugal.

    De que cidade vc é ?

  • dim

    olá, DR. Pedro. eu ñ sabia que o senhor morava tb em portugal, ja te fiz algumas perguntas antes, e tenho outras agora. o senhor sabe si no aeroporto de lisboa estão tendo algum cuidado com relaçao a gripe suina os funcionarios. e si tem algum orgão de saude la para dar orientação aos passageiros. como pretendo ir embora dia 9 de setembro estou preocuçpada tanto aqui , que ja esta crescendo o numero de doentes como no brasil para onde vou e estou gravida. abraços tchau, andria

  • PCAngelo

    Boa tarde Dr. Pedro,
    Então, de ontem para hoje o pulmão do meu pai começou a ter catarro amarelado. Geralmente a bronquite leva cerca de 3 a 4 dias para atacar ele, então achei estranho já que ocorreu isso em apenas um dia conforme comentei aqui.

    Fui ao hospital hoje pela manha/tarde e a médica Diagnosticou como um resfriado(eliminando a possibilidade de ser gripe suína), pois não teve febre acima de 38 e nem falta de ar e pediu para voltar lá caso isso ocorra. Dr. e este o procedimento correto mesmo ou seria interessante passar em algum outro médico ?

    O enfermeiro que examinou a pressão dele detectou estava com a pressão alta. (Pelo que vi nos sinais de gravidade aqui no seu blog, o problema seria se a pressão estivesse baixa né?)

    Ah sim, eu moro em São Paulo.

    Obrigado novamente.
    Abraços
    Paulo Cesar

  • Júnior

    Júnior, Conselheiro Lafaiete – MG

    Doutor Pedro, tenho esse histórico de bronquite como já citado antes, porém depois da última crise, acho que me curei completamente. O motivo de eu achar isso é que, dá última vez que adoeci, foi devido à alergia a tinta-óleo, porém, depois que me curei, já fui exposto novamente a essa tinta, e a outros produtos onde eu trabalhava (mineradora) e não me aconteceu nada. Mesmo dessa forma, ainda fico dentro ddo grupo de risco e preciso de cuidados especias ?
    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Andria,
    Viajei há umas 2 semanas e não vi nenhum tipo de cuidado aqui no aeroporto.

    Sei que no Brasil eles estão impedindo o embarque de pessoas com sintomas, mas aqui entrei e sai do avião e não vi nenhum controle.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paulo,
    Acho que se ele já foi avaliado por um médico, não precisa ir em outro.

    Um resfriado é realmente suficiente para descompensar a bronquite. O impotante é o seguimento. Ele não pode piorar. Se isso acontecer, ele deve ser reavaliado.

    Ter pressão alta é um fator de risco para complicações. A pressão estar baixa é um sinal de complicação já está em curso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Junior,
    Neste caso não.

  • Daniela

    Dr.Pedro, estou com viagem marcada para Barcelona e Portugal, com saida dia 20/09 e retorno dia 14/10. Eu, meu marido e minha filha de 1 ano. Quais os cuidados devemos tomar? Estamos receosos qto as horas de voo, principalmente por nossa filha. Outra coisa: ja ouviu falar algo sobre o medicamento KALOBA? È eficaz para este tipo de gripe? Parabens pela iniciativa do blog e muito obrigada!
    aBÇ, dANIELA

  • Welington

    Boa noite Dr,

    Muito obrigado pela resposta, é bom sabermos a falta de alguns sintomas, pois todos se preocupam com a transmissão, mais não se preocupam em saber dos sintomas, pois muitas pessoas vão ao hospitais com sintomas que não tem nada a ver com a doença, fazendo assim ficarem superlotados.

    Então sem febre e tosse praticamente está descartada a gripe A ?

  • Joana

    Dr.
    É possivel que se contraia o virus e nao ocorra nada? Por exemplo, pessoas serem resistentes e nao apresentar nenhum sintoma? Caso isto ocorra, tambem é possivel que a pessoa com o virus, mas sem nenhum sintoma transmita o virus para outra? Estou questionando isso, pq uma mulher que trabalha com o meu marido foi dispensada do serviço hoje pq esta com suspeita da gripe A. Antes dela ficar gripada, mais ou menos uma semana atrás, meu marido teve tosse por 3 dias, mas nao teve febre, agora ele está bem. Eu nao tenho nenhum sintoma. Mas, meu pai fez transplante a 3 meses e eu tenho receio que eu ou meu marido mesmo estando bem, possa ter contraido o virus dela e passar para o meu pai que tem a imunidade baixa por causa do transplante. Devo evitar ter contato com ele?

  • Valdinei

    Boa tarde Dr. Pedro.Temos uma filha de 1 ano e 5 meses, muito linda e saudável, graças a Deus e estamos com muito medo desta nova gripe. Pergunto o seguinte: A nossa filha corre risco de complicações se ela pegar esta gripe? Ela toma um polivitamínico e quase não pega a gripe normal, será que ela será mais resistente a esta nova gripe também? E por último, se esta gripe é igual as outras, por quê vemos muitos casos de pessoas saudáveis que já tiveram dezenas de gripes normais e acabaram morrendo com esta nova gripe? Desculpe o excesso de perguntas, mas é por preocupação mesmo. Abraço.

  • Tatiana

    Boa tarde Dr.
    Muitos caso de óbitos caudos pela gripe A se dão por complicações respiratórias e pneumonia. Como esse vírus age dentro do organismo que diferencie ele de uma gripe comum?
    Crianças de 1 ano vacinadas com Prevanar têm menos chance de desenvolver complicações que levem a óbito?

    Obrigada

  • Anonymous

    OI, obrigada pelas informações e a atenção.
    Gostaria de saber se vacinas como a prevenar e remedios como broncho-vaxom ajudam a minimizar as complicações da gripe suina.
    Minha filha tem 1 ano e 9 meses.
    Vi que no RJ o municipio esta vacinando as crianças com a Prevenar….isso realmente resolve?
    Obrigada.
    Tatiane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniela,
    Não posso opinar sobre fitoterápicos pq não são drogas submetidas a estudos científicos controlados. Nem eu nem ninguém sabe se elas funcionam.

    Os cuidados são aqules descritos no texto. O mais importante é lavar as mãos com frequÊncia e evitar contato com pessoas com sintomas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Welington,
    Febre é essencial para o diagnóstico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joana,
    Sim é possível.
    Quam não desenvolve sintoma nenhum não costuma tranmitir o vírus pois não espirra, não tosse e não tem secreções. Mesmo que vc tenha o vírus na orofaringe, a transmissão fica bem reduzida. No caso do seu marido, se ele já não tem mais sintomas, também não transmite mais.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valdinei,
    O risco que ela corre nesta gripe é o mesmo que correu e correrá em todas as outras gripes que ela pegar enquanto for pequena. Não mudou nada. Para ela não faz diferença ser um vírus novo, pois como é muito jovem, não foi exposta ainda a uma grande variedade de virus da gripe.

    Ela é grupo de risco para essa gripe e para qualquer outra.

    Gripe sempre matou. Nada impede que vc tenha a gripe suina, nada sofra e daqui a 2 ou 3 anos pegue uma gripe comum e tenha complicações.

    Todo mundo que morre de gripe, seja suina ou não, já teve vários episódios de gripe na vida anteriormente. Não é pq vc já teve gripe e não morreu que ficará imune às próximas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tatiana,
    Ele é uma gripe comum. Só tem um nome diferente. Ele age exatamente igual a qualquer outra gripe.

    Os óbitos da gripe, suina ou não, sempre costumaram ser por complicações respiratórias

    Teoricamente vacinas contra bactérias que causam pneumonia poderiam ajudar sim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tatiane,
    Teoricamente sim. Mas é preciso esperar mais tempo para ver se a teoria se confirma na prática

  • Anonymous

    Boa tarde Dr.
    Procuro nos sites sobre a Gripe A no Mexico e nos Estados Unidos, não acho nada, gostaria de saber se a gripe está controlada e se está tendo mortes nesses paises.
    Nilda

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nilda,
    Apesar de ainda haver mortes, a gripe aqui no hemisfério norte está mais controlada devido a o fato de ser verão. No calor a tranmissão cai muito. Por isso, a partir de Setembro esperamos que os casos de gripe suína diminuam sensivelmente aí no Brasil.

  • vinicius

    Dr, Caso seja confirmado o Vírus em nosso corpo, sem o tratamento à base de medicamentos, qual o período para a cura da gripe ?

  • duarte

    Claudio Roberto Duarte, Uberlândia-MG

    Caro, Pedro Pinheiro

    primeiramente, parabéns pela iniciativa de escrever este texto e as perguntas com suas respostas acabam atingindo maior amplitude frente às nossas dúvidas. A minha esposa está gravida, caso ela adquira o vírus da gripe suína e supere-o, ela ficará imune ao mesmo, mas e o nosso bebê também ficará após o nascimento? claro que o vírus sofrerá mutações, mas considere o mesmo vírus que a infectou. Obrigado!!!!!!

  • Anonymous

    Dr. Pedro, muito obrigado pelos esclarecimentos. Estava muito preocupado com um possível morte súbita, mas agora estou mais aliviado.

    Obrigado novamente.
    Abraços.
    Júnior.

  • Luiz Carlos

    Dr. Pedro
    Estar contaminado pelo vírus H1N1 é sinônimo de complicação e morte para pessoas sadias, ou pessoas que têm histórico com bronquite ?
    Obrigado

  • Marcelo

    Dr. Pedro, Dra. Renata Boa noite.
    Parabéns pela paciência. Gostaria de saber:
    1 – Há casos de gripe A sem febre, com uma pessoa que por ter mais resistência não chegou a ter 39º.
    2 – A gripe A só pode ser tratada com o Tamiflu e Relenza, ou também com outro antibiotico?
    3 – Existe algum exame para detectar após uma gripe A que você já teve o virus? Entendo que passando por ela os anticorpos já criam sua defesa. Estou certo?
    4 – Existe alguma veracidade de que o alcool (e limão) ingerido possa auxiliar no combate ao vírus, já que o alcool em gel passado nas mãos matam/higienizam o corpo? (encontrei essa informação do alcool em vários sites sobre a gripe ocorrida em 1918/1919).
    5 – O sol ajuda a matar o vírus?

    Muito obrigado e fiquem com Deus.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vinicius,
    Como qualquer gripe, a cura vem em 5a 7 dias

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Claudio,
    O bebê costuma receber anticorpos da mãe até ter condições de produzir os seus. Por isso, é muito importante o aleitamento materno, que é a principal via de tranferência destes.

    Não dá para afirmar que ele ficará imune, pois dificilmente de um ano para o outro o víris da gripe que circula é o mesmo. Mas existe sempre uma reação cruzada e a imunidade é pelo menos parcial.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luiz,
    O vírus H1N1 não é sinônimo de morte para ninguém.

    Como toda gripe, existe sempre uma taxa de complicações, que apesar de baixa, é maior em quem tem doenças pulmonares prévias.

    Mesmo no grupo de risco, a maioria das pessoas não tem complicações desta gripe.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcelo,

    1- O critério de febre é maior que 37,5ºC. Excetuando-se crianças, idosos e imunosuprimidos, para o diagnóstico de gripe A é preciso ter febre.

    2- Os antivirais tratam a gripe, os antibióticos as complicaçõs bacterianas que podem ocorrer.

    3- Não sei bem ao certo, mas acredito que não exista esse exame disponível para população. O corpo demora algumas semanas para criar os anticorpos, fazendo com que esa informação tardia seja irrelevante

    4- Não.

    5- O vírus resiste menos ao calor. Por isso as epidemias costumam ocorrer no inverno, principalmente no hemisfério norte, onde faz frio de verdade.

  • vinicius

    Dr. Bom Dia. Primeiramente quero lhe agradecer por me ajudar com essa dúvida. Tenho apenas mais uma pergunta. Sei que existem poucos antivirais que combatem essa gripe e se usado nas 48 horas inicias após os sintomas. Mais queria saber, se usando outros medicamentos que combatem apenas os sintomas e não o vírus, como a corisa, febre e outros resolvem e são permitidos?

    Agradeço desde já Dr. Pedro e um grande abraço.

  • Anonymous

    Olá, estou gravida de 8 meses e quando falam que o principal sintoma da gripe suína é a dificuldade respiratória, como vou saber se estou com gripe ou se é uma consequência do final da gravidez, poderia explicar melhor isso?
    Obrigada, Perla

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Vinicius,
    Sintomáticos são permitidos em qualquer momento da doença. Como o nome diz, eles apenas aliviam os sintomas, sem agir no tempo de doença.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Perla,
    A dificuldade respiratória da complciação da Gripe A não tem comparação com o desconforto da gravidez. Não dá para confundir. Além disso, a gripe vem acompanhada de vários outros sintomas.

  • Raphael

    Dr.Pedro

    Por favor , precisa tirar algumas dúvidas, eu tenhu sistema imunológico baixo , como eu posso fazer para aumenta-lo o que devo comer , e por causa disso eu estou mais exposto ao Virus H1N1 ??

    Parabens pelo seu trabalho Dr.Pedro
    desde ja agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Raphael,
    Baseado em que vc afirma ter imunidade baixa?

  • Anonymous

    Boa tarde,
    Apresentando os sintomas acima descritos, para onde devo me dirigir exatamente (estou em SP-capital),para fazer o diagnóstico e receber tratamento ?
    Grata pelas informações e pela paciência,
    Lilian

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    CARO DR PEDRO.

    Estamos cada vez mais entrando em situação e emergencia.

    Curitiba, um dois piores lugares.

    Já estão dizendo em paralização total novamente.
    Creio que seja um boato, mas não por completo, pois alguns shoppings, casas de show e cinemas devam fechar por uns dias e isso até acho bom.
    O comércio pensa em abrir mais tarde e fechar mais cedo, para evitar aglomerações em onibus e isso é bom também.

    Terminei meu tratamento para a dor de garganta e (7 dias de amoxicilina) e agora usarei PLURAIR para pingar nas narinas.

    DOUTOR: PERSISTE AINDA UMA DUVIDA:

    O QUE É, E COMO DIAGNOSTICAMOS UMA TOSSE SECA?

  • Anonymous

    Sou Helena, usei o endereço de e-mail do meu esposo Antonio

    Dr. Pedro, já fiz algumas perguntas ao sr. E agradeço enormemente pelas respostas. Agradeço antecipadamente se o senhor puder responder mais essas:

    1) Quem já está com gripe comum, se contrair o H1N1 tem mais chances de ter quadro grave?

    2) Se eu viajar em ônibus fechados com ar condicionado as chances de se pegar o H1N1 se alguém tossir ou espirrar ou conversar comigo são maiores do que se eu viajar num ônibus com janela aberta ao lado do meu rosto?

    3) Evitar elevadores faz sentido?

    4) Nos supermercados – local com muitas pessoas – o risco de contrair H1N1 são maiores pois produtos poderem estar contaminados por pessoas que tossiram ou espirraram em cima dos mesmos e/ou pegaram neles ?

    5) Em ruas e locais abertos podemos pegar H1N1 de quem espirra ou tosse a mais de 1 metro de distância da gente? Com o vento, p. e.?

    6) Tenho 1 filho de 2 anos e meio, que tem otites de repetição e “ites” conseqüentes de gripes, por isso minha imensa preocupação. O senhor acha válido, eu usar máscara nos ônibus, mercados, bancos, etc? A mascara protege quem não está com H1N1?

    7) Além da higiene das mãos, reduzir as atividades sociais (festas, mercado, farmácia, bancos, etc. só sair pra trabalhar e voltar), ajuda a manter meu filho mais seguro contra o H1N1?

    8) Meu filho dormir na mesma cama que eu e meu esposo aumenta o risco dele contrair H1N1 se viermos a ficar contaminados?

    Mais uma vez obrigada, o sr. está aliviando nossos corações de mães, apertados principalmente por nossos filhos únicos.

  • flavia marques

    Dr. Pedro pinheiro…boa noite

    Estou um pouco amendrontada,pois estou tomando amocixilina com receita médica,devido a uma bactéria que peguei do meu filho de 5 anos que tbm esta tomando o msm medicamento.
    O problema é que depois que iniciei o trtamento eu começei a me sentir mal e iniciou tbm os sintomas de uma gripe. Bom o que preciso saber é se por causa do uso do anti-antibiotico poderiaq estar ocultando os sintomas de um possivel diagnostico da gripe suina?
    E o pior é que em bh onde moro …esta lotados os hospitais e estou com receio de ir novamente ao hospital.

  • Evandro

    Boa noite Dr., tive uma virose sem febre ou 37º, no mesmo dia minha esposa estava com febre de 38,3º, com tosse, vômito e etc. Hoje ela está na UTI, intubada com infecção pulmonar grave e insuficiência respiratória. Pergunto. Eu tive a GS? Ela pegou de mim? A minha gripe comum agravou o caso dela ? ou Uma gripe suína foi que agravou? Agradeço pela atenção, è muito importante pra mim. Abraço, Fique com Deus.

  • Raphael

    Dr. Pedro

    doutor retomando minha pergunta , eu afirmo ter imunidade baixa , devido a eu ficar constatemente resfriado , qualquer mudança de tempo , dor de garganta na certa e as vezes furunculos surgem em minha pele , e por isso gostaria de saber o que devo fazer para aumenta-la e também se eu estou mais exposto a gripe suína! ?

    Agradeço desde ja

    Raphael

  • Fernando

    Boa noite Drs.
    Sou paramedico.parabéns pelo grande
    trabalho social.estou sempre exposto a
    vírus e bactérias.utilizo mascara n95,luvas,
    óculos .Sao as melhores em sua opinião?
    Se as n 95 Sao efetivas para tuberculose
    porque não há divulgação na sua utilização?
    Para o h1n1?
    Partindo do suposto que criamos imunidade
    após c0ntrairmos o h1n1 se existir uma cepa
    mais forte perderemos a imunidade?e os
    os antivirais relenza e tamiflu o que esperar?
    Obrigado
    Fernando
    antivirais atuais relenza e tamiflu o que esperar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lilian,
    Se vc não tiver médico particular, dirija-se a posto de saúde ou a uma emergência se houver sinais de gravidade.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    Tosse seca pode ser um monte de coisas. Em geral é por irritação das vias aéreas superiores.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Helena,

    1) Em geral não ocorrem 2 infecções ao mesmo tempo. Se já há uma infecção, o outro vírus não consegue se estabelecer.

    2) Sim. Quanto mais fechado for o ambiente, maior o risco.

    3) Só se for elevadores com muita gente. elevador vazio, não.

    4) Qualquer local fechado onde haja aglomerado de pessoas há maior risco. Em relação aos produtos, é só evitar de levar suas mãos a boca e olhos antes de lavá-las. O vírus não atravessa a pele.

    5) A distância segura sugerida é de 2 metros

    6) Não nenhuma evidência de que as máscaras comuns protejam. A máscara é mais indicada para quem está doente.

    7) Sim, mas também não precisa ficar paranóica. A chance de contaminação em locais de pequna permanência como farmácia, bancos e lojas é muito pequena.

    8) Vcs só devem evitar contato próximo se um dos dois tiver sintomas.

    Só lembrando que o risco que seu filho corre com essa gripe é o mesmo que ele correu em todas as outras gripes que ele já teve. A gripe atual não tem taxa de complicações maior do que a gripe sazonal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Flávia,
    Não. Antibióticos não funcionam contra vírus. Não mascararia os sintomas, nao.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Evandro,
    Se os sintomas começaram no mesmo dia para os 2, provavalmente vcs pegaram a virose de uma outra fonte e não de um para o outro.

    Pode ser gripe suina ou gripe comum. Não dá para saber só pelo quadro clínico. Tem que pesquisar o vírus na sua esposa.

    abs e melhoras para ela.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Raphael,
    Isso não indica que necessariamente vc tenha imunidade baixa. Essas não são doenças características de imunidade baixa.

    Se vc me dissesse que tem candidiase, que faz pneumonia de repetição, que precisa ser internado com qualquer gripe, aí sim seria preocupante.

    Isso não quer dizer que vc seja grupo de risco.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    O seu equipamente está de acordo com as atuais recomendações mundiais para equipe de saúde.

    A máscara N95 é a mais indicada mesmo.

    As mutações do vírus da gripe são constantes mas não muito grandes. Por isso, sempre haverá algum grau de reação cruzada entre os seus anticorpos e a nova cepa.

    O problema do atual vírus H1N1 é o fato dele ter vindo do porco e não circular anterioremente nos humanos. A partir do próximo ano, provavelmente a epidemia será mais leve.

    Não entendi o seu questionamento em relação ao antivirais

  • Fernando

    De Pedro

    Obrigado pela resposta.concordo com
    tudo que o sr disse s/a gravidade da doença.
    Nem sempre sr desenvolve complicações como
    alveolite hemorrágicainga duvida dm relação
    aos antivirais êh em relação a origem
    vir não de seres humanos,uma nova cepa
    de perderíamos a imunidade adquirida e
    de os antivirais continuarem a serem
    eficientes nesta
    obrigado
    Fernando

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    PERDÃO, dr Pedro.

    Acho que não consegui explicar o que realmente quero saber.

    Se todos falam que um dos sintomas é a TOSSE SECA, como posso saber o que é esta tosse? Exemplo: Sempre dou uma tossida, com se tivesse algo me incomodando no peito, uma coceirinha, não é constante mas tem épocas que permanece por muito tempo. Como posso saber se a tosse que eu tenho é seca ou outro tipo?
    O que diferencias estas TOSSES?

    Grato mais uma vez.

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    PARA TODOS QUE AQUI PARTICIPAM.

    Independente da crença, religião, eu tenho fé e orado sempre para que possamos encontrar um solução o mais breve possivel.

    Aprendi muito neste blog, não só neste tópico mas em outros que já entrei.

    Que Deus abençoe à todos, e que continue dando sabedoria ao Dr Pedro e dra.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernando,
    Os antivirais são eficientes contra qualquer tipo de virus da gripe

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    MArco,
    Tose seca é toda aquela que não tem expectoração. Pode indicar doença ou apenas uma irritação na garganta

    Uma tossida ou outra de vez em quando todo mundo tem. A tosse seca que indica doença é aquela que surge o tempo tempo, várias vezes por dia, e normalmente associada a outros sintomas.

  • Uilian Carlos Fragallo

    Doutores.
    Durante 5 dias apresentei alguns sintomas suspeitos.
    Fraqueza, tontura, dor intensa na cabeça e dores no corpo, tosse (fraca), ânsia de vômito, calafrios, etc.
    Começou muito de repente. Eu estava bem e senti tontura, fraqueza e dor de cabeça o dia todo, mas não sei se tive febre porque só verifiquei a temp. 5 dias depois quando estava com 36º.

    Poderiam esses ser sintomas da gripe H1N1?

  • Mônica

    Dr. Pedro , boa noite…
    Gostaria de saber se toda gripe é mais grave na mulher gravida ou se é essa “suina” especificamente? Em qualquer idade gestacional ela perigosa? Sei que no ano pasado só em SP houve mais de mil mortes por gripe sazonal…as grávidas estavam incluídas no grupo de risco como estão agora? Toda grávida corre risco?

    Desde já obrigada, Mônica -Cambuci-RJ

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Uilian,
    Poder pode. Normalmente a gripe costuma vir com febre. MAs se vc não media a temperatura pode ter passado despercebido.

    Se vc está melhor, isso agora é meio irrelevante.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mônica,
    A taxa de complicação da gripe suína é semelhante a gripe comum seja no grupo de risco ou em pessoas fora do grupo, incluindo gestantes.

    O risco independe da idade gestacional

    Todo grávida corre, sempre correu e sempre correrá mais riscos com gripes do quea população “normal”. Porém, como em qualquer outro grupo, a maioria das gestantes costuma apresentar apenas doença branda.

  • Magali

    Olá Dr. Pedro,
    Estou com uma tosse há exatamente uma semana. Mas não tenho nenhum outro sintoma apenas muita tosse!Na sexta feira tive febre de 37,5 mas passou com um remedio q tomei mas a tosse permanece e tenho tossido muito! Tenho que me preocupar ou é uma tosse normal?
    Desde já agradeço sua atenção,
    Magali Ferreira

  • Anonymous

    Drs,

    Moro em Curitiba e tenho asma. Pergunto-lhes:

    1) Posso vir a ter uma complicação pulmonar grave sem que esteja com nenhum sistoma da gripe A? Pois não sinto febre, não tenho tosse, nem dores de cabeça e no corpo, e a asma deu uma piorada nas ultimas 2 semanas…

    Abraço!
    Fellipe

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    Boa tarde, dr Pedro.
    SEGUI AS SUAS ORIENTAÇÕES, falei com a médica e disse alguns sintomas e ela me disse que possivelmente tenha desenvolvido uma sinusite. Me receitou PROPIONATO DE FLUTICASONA, 1 dose em cada narina por dia, 30 dias.

    A duvida agora é, não só minha mas muita gente me perguntou isso:

    NÃO TENHO FEBRE, MAS SINTO UMA LEVE CONGESTÃO NASAL, TOSSE IRRITANTE (POUCA E EM TEMPOS SEPARADOS), PIGARRO. SERIAM SINTOMAS DE UM RESFRIADO OU UM GRIPE COMUM?
    TENDO ESTE DESCONFORTO, PODEMOS USAR UM ANTI VIRAL COMUM, TIPO RESFENOL OU CIMEGRIPE? (maleato de clorfeniramina 4mg + cloridrato de fenilefrina 4mg + paracetamol 400mg) – Tomando um comprimido a noite para aliviar este desconforto, (veja bem, sem febre), pode ajudar ou atrapalha?

    TEM MUITA GENTE QUE TRABALHA COMIGO QUE TEM ESTA DUVIDA.

    GRATO PELA ATENÇÃO.

  • Daniella

    Dr. Pedro,
    Primeiramente parabéns pelo site e pela iniciativa. São de médicos assim que a população anda carente.

    Bom, tenho 33 anos, bronquite asmatica, e desde sexta-feira tenho sintomas descritos como o da nova gripe “A”. Na sexta tive congestao nasal, que melhorou com Polaramine (para minha rinite alergica). No sábado tive uma forte dor nas costas e a noite dor nas pernas. Tinha a sensação de estar quente, mas medindo no termômetro deu 36,7 graus. No domingo veio a dor de garganta e a temperatura chegou nos 37,1, mas antes de dormir eu voltei a medir e estava 36,5.
    Hoje pela manha acordei disposta e fui trabalhar, mas resolvi passar no ambulatorio da empresa pra medir minha temperatura. Estava com 37,3 graus e o medico me afastou por 7 dias.
    Agora estou em casa HIPER preocupada. Meço minha temperatura a cada 1 hora e não passa dos 37,2.
    Devo me realmente me preocupar?
    Se fosse gripe “A” a febre nao deveria ja ter aparecido mais elevada desde o começo? Caso seja ainda dá tempo de tomar o tamiflu?
    Abraços,

    Daniella

  • Anonymous

    Doutor, depois de quanto tempo tomando vitamina C a nossa imunidade aumenta?

    Obrigada,
    Jéssica.

  • Thaize

    Dr. Estou com viagem marcada para Gramado/RS com meu namorado. Falta apenas alguns dias p viagem e ambos estamos tossindo muito, sem febre ou dor de garganta. Só muita tosse mesmo. já pensamos até em cancelar a viagem devido a grande quantidade de infectados no estado de RS. Por estarmos com essa tosse, temos mais facilidade de adquirirmos o virus da nova gripe? Há necessidade de adiarmos a viagem?? obg.

    Thaize.

  • Mônica

    Dr. Pedro,

    Gostaria que esclarecesses minhas dúvidas que são muitas. Estou muito apavorada porque a imprensa só fala em grávidas , em mortes, etc., a impressão que temos é que nunca houve mortes antes de grávidas devido à outras gripes. Se sempre existiu o risco, porque estão fazendo esse alarde todo, de não podermos sair de casa, trabalhar, etc.? E antes? Temos a sensação que essa gripe A está mais letal que a outra, que gravidez no momento está assustando…estou grávida de 4 meses e não consigo curtir minha gravidez, e como estou em casa, a cabeça só pensa no pior…já estão dizendo por aqui que o problema é muito mais sério do que se imagina…

    Obrigada, Mônica

  • Anonymous

    Dr. Pedro!

    Gostaria de saber se pessoas com lupus e reumatismo são consideradas grupo de risco e se essas pessoas tem imunidade baixa??
    desde já obrigado;

    Mariana

  • Anonymous

    Dr. Pinheiro e Dra Renata!

    Tenho uma doença reumatica (lupus) e estou com muito medo de me contaminar pela h1n1 por eu estar encaixada no grupo de risco. Gostaria de saber se no caso da minah contaminação as minhas chances de cura são muito inferiores as das pessoas saudaveis? no caso de eu sentir os sintomas e procurar um hospital devo informar da minha condição?
    aguardo anciosa;

    Mariana

  • Fábio

    Dr.Pedro boa noite!

    Seu blog é muito esclarecedor e me sinto um pouco mais aliviado…a imprensa só fala de morte e dá a impressão que se pegar essa gripe é mortal.

    Tenho algumas dúvidas:

    - Tenho asma e faço controle com Alenia 12/400…a mídia informa que doentes crônicos estão mais sujeitos a complicações. Com esse controle posso ficar menos suscetível a complicações?

    - Tomei vacina para gripe no meu trabalho antes do início do inverno. Mesmo que não seja específica para este vírus, essa imunização pode evitar que eu sofra complicações?

    - Estou acima do meu peso, meu IMC é de 31…tenho 1,77 e 97kg…me enquadro no grupo de risco ou essa questão envolve os obesos mórbidos?

    Grato pelas informações…fique com Deus!

    Fábio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Magali,
    Depende do seu quadro geral. Se vc tem tosse, praticamente não tem febre e se mantém em bom estado, sem falta de ar, mantendo apetite e conseguindo fazer suas atividades diárias, à princípio não precisa se preocupar.

    Agora, se além do que vc me contou, vc não está conseguindo comer, não consegue levantar da cama, cansa fácil, talvez fosse melhor ir a um médico

    Tudo depende do seu estado geral.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Felipe,
    Em geral que complica são aqueles que apresentam um quadro de gripe forte.

    Se vc não tem sintomas de gripe, deve só se preocupar com sua asma.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    PArece mais resfriado.

    Esses remédios não são antivirais, são antigripais. Eles são apenas sintomáticos e não possuem nenhum efeito específico sobre o virus. Pode tomá-los para aliviar os sintomas, não atrapalha em nada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniella,
    Acho que não. Não se apegue a apenas um sintoma. O que importa é o seu estado geral. Se vc se sente bem, não tem falta de ar, mantém o apetite e a disposição, não há sinais de gravidade da gripe. Em geral quem complica, o faz nas primerias 72 horas de doença. Se até agora correu tudo bem , a chance de piorar é pequena.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jéssica,
    isto é mito.
    Não nenhum trabalho que comprove aumento da imunidade com vitamina C (a não ser que vc tivesse carÊncia de vitamina C, o que é muito raro hoje em dia).

    Tudo o que vc ingere de vitamina C em excesso sai na sua urina. O corpo só aproveita o que precisa e sua alimentação já é suficiente para manter seus níveis de vitaminas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thaize,
    Depende do motivo da sua tosse. Se for por alergia não há problema. Se for tosse por asma, pneumonia, ou qualquer outra doença pulmonar, não seria bom vcs pegarem gripe agora.

    Depende do estado geral de vcs.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mônica,
    Até o momento a taxa de complicações em grávidas é semelhante entre a gripe suína e a gripe comum.

    O problema é que quem escreve jornal não entende nada de medicina e está interessado em fazer sensacionalismo para vender mais. Eu moro em Portugal e garanto que a cobertura aqui está muito mais responsável. Esse clima de pânico só existe aí no Brasil.

    A gripe A não é mais letal que a gripe sazonal, nem em grávidas, nem em idosos, nem em pessoas sem problemas de saúde.

    Infelizmente o clima de pâncio já se alastrou pela população e boa parte das medidas tomadas, como prolongamento das férias escolares, têm muito mais efeito psicológico do que efeito prático. MAs os gevernos estão acuados e precisam mostrar a população que algo está sendo feito.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    MAriana,
    Lúpus é sim grupo de risco.

    O seu risco depende das doses de imunossupressores que vc está tomando no momento. quanto mais altas, maior o risco de complicações.

    Vc DEVE procurar atendimento médico se surgirem sintomas. Vc tem indicação de começar o Tamiflu precocemente. É importantíssimo que vc informe ser portadora de lúpus em caso de atendimento méedico

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fábio,
    1.) Asmáticos são grupos de risco. Quanto mais compensada está sua asma, melhor.

    2.) Ainda não temos informações sobre isso. Mas parece que não, exatamente pelo fato deste vírus ser diferente dos anteriores. Se houver alguma imunidade, é pequena.

    3.)Acima de IMC 30 já pode ser considerado grupo de risco. Quanto mais alto for o IMC, maior o risco.

  • Silvia

    Olá dr.
    meu nome é Silvia tenho 31 anos, sou hipertensa e hj acabei ter um aborto espontâneo, foi td expelido como o médico me informou e não tenho infecção ou edemas, tive eclampsia na minha primeira gravidez e minha filha tem 4 anos e 11 meses, sendo q estou morrendo d medo acho q mais pela imprensa do q por outra coisa, nem saíndo d casa estou por isso e nem quero mandar a duda pro colégio, minha dúvida é se faço parte do grupo de risco e se pelo aborto minha imunidade está mais baixa ainda inclusive pela minha hipertensão e se qdo o tempo aqui no Rio melhorar e se firmar se é possível a redução dos casos. obrigado desde já pq estou aterrorizada a ponto de evitar pessoas

  • Silvia

    e outra dúvida é se posso ir a Aparecida do norte em 28 de agosto, se corroriscos e se é melhor eu me previnir lá usando mascaras, vou em uma excursão. obrigado

  • Juninho

    Dr Pedro

    Há alguma previsão de quando a disseminação do vírus no Brasil irá se enfraquecer ? E quais alimentos devemos consumir para reforçarmos nossa imunidade ?

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Silvia,
    USar máscaras comuns não parece surtir efeito algum.

    Quando o inverno acabar, o número de casos vai cair drasticamente. Sempre foi assim.

    Pelo o que vc me contou não parece que estejas no grupo de risco. A questão é saber se houve muito sangramento e se vc tem algum grau de anemia.

    A hipertensão por si só, não é fator de risco, é preciso ter também lesões de órgãos alvo por ela.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juninho,
    Como acontece todos os anos e em todos os países, os casos de gripe caem drasticamente ao final do inverno. Preve-se uma melhora a partir de Setembro

    Não há alimentos especiais. O indicado é uma alimentação balanceada e boas horas de sono.

  • Silvia

    Dr muito obrigado, eu realmente fiquei um pouco mais aliviada depois q entrei e li e q me respondeu, só mais uma dúvida, aquelas máscaras q são aprorpiadas pra obras e metalurgicas, q tem o respirador são mais adequadas nesse caso??

  • fabio

    Parabens pelos responsaveis na publicação deste documento sobre a gripe suina , um esclarecimento bem feito sobre a evolução da gripe ate os dias de hoje , diferente da midia que se baseia em noticias xulas e sensacionalistas e que provam um pouco mais a falta de etica e incompetencia de reporteres subordinados por grandes corporaçoes (ex: rede globo) supostamente respeitados que ganham o pão de cada dia recorrendo à noticias absurdas e cômicas ,causando fortissimo contagio do virus da burrice nas pessoas de bem , sempre dando ênfase nos esportes.
    Parabens pelo site.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Silvia,
    As máscaras indicadas são a N95. Mesmo assim não há provas de elas funcionem se usadas por muito tempo.

  • Joey

    diz em uma entrevista da folha online do ano de 2005 que cientistas estão tentando reviver a h1n1 a “gripe espanhola” para estudos será que foram eles que começaram essa tragedia tudo de novo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joey,
    Não. Esse vírus é de uma estirpe diferente daquele H1N1

  • alleria

    Dr. tentarei ser objetiva.
    Moro na região metropolitana de Curitiba, estudo em um cursinho grande e pego quatro ônibus todos os dias. Durmo pouco para poder estudar mais e estou nervosa por causa do vestibular. Meu professor de biologia disse que vestibulandos podem ser considerados grupo de risco devido ao nervosismo. Isto procede? Ouvi dizer, também, que os dados divulgados não estão corretos, que o número de mortes excede ao divulgado pela mídia e que na realidade ele ultrapassa 4%. São informações verdadeiras? Devo voltar às aulas hoje?
    Obrigada

    Alleria

  • alleria

    Mais uma coisa, lugar onde eu estudo fica a duas quadras do HC (lugar onde houve inúmeras mortes em Curitiba), acho que isso pode elevar o risco que eu corro, pois pessoas infectadas devem passar pela frente devido a proximidade com o hospital

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Alleria,

    1) Vc não é grupo de risco.

    2) Os dados divulgados nunca são os corretos. Não há como o governo saber de todas as mortes por gripe A, assim como também não há como detectar todos os casos. No fim, um compensa o outro e os dados atuais acabam sendo semelhantes ao que realmente acontece.

    3) Cancelar aulas não tem nenhum efeito a não ser psicológico.

    4) Vc precisa ficar algum tempo a menos de 2 metros de alguém infectado para ter risco de se contaminar. Passar em frente a um hospital não é fator de risco.

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    Dr. Pedro, boa noite.

    Este é o grande problema da população. Aqui em Curitiba circulou aquel e-mail que lhe enviei de uma falsa fisioterapeuta e todo mundo acreditou no conteudo. Circulou um outro, de uma médica dando explicações muito parecidas com as suas, porém não circulou o suficiente.

    Hoje começou uma chuva fina e a esfriar em nossa região, e já é o suficiente para que a neura volte.

    Continuemos então, fazendo nossa parte. Boa alimentação, higiene, evitar aglomerações e contatos desnecessários, que venceremos.

    Um grande abraço.

  • maria

    Dr as noticias q estão chegando em meu email sobre a gripe esta apavorando,por isso quando vi seu texto fiquei um pouco mais tranquila,tenho sindrome do panico,e estou totalmente em panico mesmooo,e pra piorar fico olhando em todo lugar sobre esse assunto,tem uma comunidade no orkut,que muitas pessoas estão dizendo coisas horriveis,que da muito medo mesmo.sobre a taxa de letalidade,q o governo resolveu colocar por 100 mil habitantes,pra esconder q metade das pessoas q pegam estão morrendo.Estou com medo.

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    Maria. Sei que o dr Pedro vai te responder com muito mais propriedade, mas se vc analisar alguns comentários desde o inicio deste tópico observará que, não só voce, mas muita gente se apavora com o que recebe pela rede. Tome precauções, apenas averigue sites de confiança e leia sempre as mensagens aqui. No inicio eu tambem me apavorei, mas resolvi dar uma chance pra mim e depois pras verdadeiras mensagens.
    Não sei de onde és, mas nosso governo (cujo não sou muito favoravel politicamente), criou um site interessante, se quiser dar uma observada, já que Curitiba é uma das capitais mais atingidas:
    http://www.novagripe.pr.gov.br
    tenho olhado sempre como estão as coisas e me preparado cada vez mais com higiene e boa alimentação.
    Não tenho ido a lugares de muita aglomeração e quando tenho que ir a mercados e outros, procuro ir em horários com menos gente, já sabendo o que vou pegar pra ser rápido e principalmente, aqueles que são mais arejados. No mais, confie em Deus.

  • http://www.blogger.com/profile/15397457561022593340 thiagopalialol

    Bom dia Dr. Pedro e Dra. Renata,

    Há cerca de sete dias comecei a ter uma dor de garganta muito forte e inicialmente tratei-a com o anti-inflamatório cataflan, porém não resolveu meu problema. Fui à farmácia e o farmacêutico indicou que eu tomasse Amoxilina e como já o havia tomado outras vezes que tive esse problema comprei-o e comecei a tomar de 8 em 8 horas.
    A dor de garganta também estava acompanhada de uma tosse seca, então tomei xarope para a tosse e isso diminuiu muito a ocorrência da tosse.
    Cerca de 6 dias após o início da dor de garganta ( e 1 dia e meio após ter iniciado o tratamento com amoxilina) a dor de garganta cessou, porém tive uma dor de cabeça muito forte, calafrios, tive náuseas com vômito e então fui ao médico.
    No hospital foi feito um exame de sangue e um raio x do pulmão e o médico disse que estava tudo normal e eu deveria continuar o tratamento com o antibiótico amoxilina.
    Minhas dúvidas são as seguintes:
    1) De alguma maneira a Amoxilina pode ter mascarado ou alterado algo nos exames?
    2) O Xarope (Vibral) pode ter influenciado o raio x do pulmão?
    3) Continuo com algumas náuseas de vez em quando (2 dias após ter ido ao médico) mas são náuseas fracas. Isso pode ser efeito do medicamento Amoxilina?
    4) Ainda tenho tosse seca de vez em quando, posso continuar tomando o xarope?
    5) Há alguma chance de eu ter gripe H1N1 e os exames de sangue e do pulmão não mostrarem isso?

    Muito Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Maria,
    Só completando o que o Marco Cid disse, essa atual metodologia de mortalidade é padronizada no mundo inteiro. Na verdade este é o jeito mais correto epidemiologicamente de averiguar mortalidade. Se vc for ler textos científicos sobre qualquer doença, mesmo diabetes e infarto, verá que a taxa de mortalidade é sempre dada por 100.000 habitantes.
    Essa taxa de percentual de morte em relação a casos notificados é falha porque na maioria das doenças, grande parte dos casos não são notificados.

    Vou até incluir essa informação no texto pois acho um esclarecimento importante.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thiago,
    1) com 1 dia apenas de amoxacilina se vc tivesse uma pneumonia, ainda daria p ser diagnosticada
    2)não
    3) pode
    4) pode
    5) pouco provável.

    Vc não disse se teve febre ou não.

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    A TODOS.

    Gostaria apenas de ressaltar o que o dr Pedro comentou quanto a taxa de base em 100.000 habitantes para diagnosticar.

    Vamos lembrar que esta gripe, junto com as demais comuns em nosso Brasil, matam muito menos que a violencia, por exemplo.

    Na grande Curitiba tivemos no ultimo fim de semana, 27 mortes por homicidio, fora acidente de transito e quedas.

    Devemos pensar num todo e averiguar as importancias de cada questão.

  • http://www.blogger.com/profile/08499318726869755237 Priscilla

    Dr. Bom dia!Gostaria de entender melhor como se dá a contaminação pela gripe.Me fieram essa pergunta e não soube respoder.Caso beba em um copo de vidro mas faça uso de canudo para beber no mesmo posso mesmo assim contrair a gripe suína pelo fato do líquido estar em contato com o copo ou isso seria muito díficil?
    O mais indicado é mesmo os copos de descartáveis ou em locais onde só é feito o uso de copos de vidro, como alguns restaurantes, o uso do canudo é um bom paleativo?
    muito obrigada desde já por sua atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Priscilla,
    Se sua preocupação é beber em copos de restaurantes ou festas, saiba que a simples lavagem com água e sabão é suficiente para matar o vírus.

    O canudo muda pouca coisa. O ideal é não beber no mesmo copo de alguém com sintomas sem que este tenha sido lavado antes.

  • Anonymous

    Boa noite,
    Porque será que não há os genéricos do Tamiflu ?
    Lilian

  • Gabriela Prates

    Oii minha sobrinha que mora no RS pegou a gripe, e esta a 6 dias no hospital e foi comprovado q é a gripe suina mas ela continua com febre, dor de cabeça e vomito qnto tempo o remedio começa a fazer efeito?

    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lilian,
    Porque a Roche detém exclusividade da petente da droga até 2016 se não me engano.

    Só se pode criar genéricos de drogas que já expiraram patente

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gabriela,
    O tamiflu não cura a gripe, ele apenas acelera o tempo de recuperação e diminui a incidência de complicações.

  • Anonymous

    Bom dia! Dr. Pedro

    Minha filha tem apenas 4 anos e sete meses , ela toma Singular, está ótima não teve mais nada, mas ainda não estou mandando ela pra escolinha.
    O que o sr. Acha, pois tenho muito medo, me responda por favor.
    Nilda

  • Mônica

    O que houve com o blog? Fiz uma pergunta faz mais de uma semana e não obtive resposta ainda, e estranhei tbm porque não postaram mais perguntas depois da minha..Aguardo um esclarecimento, Mônica

  • http://www.blogger.com/profile/08525615833419743131 Carlos

    Dr. Parabéns pela prestação de serviço.
    No ultimo dia 17/08 senti calafrios, dor nas articulações, dor nos olhos, dor de cabeça. Na manha seguinte passei no médico do trabalho e após confirmar a temperatura de 38,2, me encaminhou a rede publica de saúde. Fui ao Hospital e o médico me receitou o tamiflu e paracetamol. Tomei os medicamentos e no primeiro dia já me livrei da maioria dos sintomas. Já estou no terceiro dia desde o inicio dos sintomas, a temperatura oscila entre 36,5 e 37,5 e sinto dores fortes no peito e nas costas. Procurei um segundo médico que tirou Rx do meu pulmão e me mandou parar com o paracetamol e me receitou Acetilcisteína.
    Nenhum dos médicos confirmaram se estou com gripe A ou não. Como posso voltar ao trabalho sem ter a preocupação de estar transmitindo a doença as pessoas proximas?
    Ah, tb tenho bronquite asmatica e não me fizeram nenhum exame.

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nilda,
    Vc tem que pensar que a gripe suína é igual as outras gripes. Vc todo ano deixava de mandar sua filha para a escolinha por causa das epidemias de gripes? Nos próximos anos vc pretende todo inverno atrasar o retorno das férias?

    A gripe suína não é mais grave que a gripe comum. Vc não tem como impedir que sua filha pegue gripe. Isso vai acontecer, como acoentece com todo mundo. Não tem como se prever se ela pode complicar ou não. Ela pode pegar gripe A e não ter nada e daqui a 6 meses pegar uma gripe comum e ter complicações. Isso é imprevisível.

    Mas o fato é que, me repetindo, a gripe A é igual a gripe comum.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mônica, sua pergunta está respondida, sim. Procure com mais calma.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    Vc só deve voltar ao trabalho quando estiver pelo menos 24 horas sem febre (sem estar tomando remédio para febre).

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    dr Pedro.

    Muita gente, como a Monica acima, vai direto ao assunto e não entra na pagina de comentários para ver como está evoluindo a conversa.

    Seria possivel eliminar os 100 primeiros post’s para abrir espaço?

    Att

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    Eu coloquei um aviso no inicio do texto.

    Apagar os comentários é chato porque muitas dúvidas pertinentes serão apagadas também.

    Eu estou tentando resolver esse bug do blogspot

  • Anonymous

    Dr. Pedro

    OMS adverti pode occorrer segunda onda da gripe suina.

    Moreira

  • http://www.blogger.com/profile/16185342209315671169 pris

    Boa tarde

    Minha filha teve febre de 38 de madrugada e levei ao posto e a médica disse q a garganta estava vermelha e inchada deu antibiotico.é possivel só febre e garganta ser gripe suina?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Moreira,
    Isso deve acontecer nos países do hemisfério norte, que já já entram no inverno.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Pris,
    Se ela só tem febre e garganta inflamada, deve ser só uma faringite mesmo.

  • Anonymous

    boa tarde Dr. Pedro…

    Há mais ou menos 1 mes e meio, peguei uma gripe como nunca tinha pego antes… me deu febre de 37,6 à 37,8 e tomava antitérmico e passava, mas as tremedeiras continuavam mesmo qdo estava somente em estado febril…Fui ao médico e disse que era gripe comum, 2 dias depois comecei com dor de garganta, voltei ao médico e disse que era gripe comum e ne deu um antiinflamatório…tomei e a garganta passou, mas a dor no corpo era muita e comecei com uma tosse terrível c/ dificuldade de respirar…Voltei ao médico , tiraram um rx e era secreção no pulmão, me deram um antibiótico , tomei 7 dias e a tosse não passou… e a febre voltou para 37,8…voltei ao médico , me deram inalação e anti termico… e ainda hj estou com tosse, mas melhorei bastante… Gostaria de saber se existe a possibilidade de todo esse processo ser de gripe A? Pois estranhava muita as tremedeiras de frio que eu tive… Existe algum exame que pode constatar que já tive a Gripe A?

  • Rose

    desculpe, eu não assinei a pergunta acima das 14:09hs!!! Meu nome é Rose, sou de São Caetano do Sul – São Paulo…

  • odair

    obrigada Dr

    minha filha tem 2 anos e meio e teve febre na madrugada de ontem de 38 e levamos no médico era a garganta esta tomando amoxilina e alivium e fui dar o alivium agora pouco ela vomitou to preocupada com essa gripe sera q é gripe suina?

  • camila

    Dr. Pedro…Parabéns pelo blog.

    Tenho um filho de 7 anos que retornou a escola dia 17/08. Estou em pânico pois vi uma notícia num site que a OMS está alertando para uma nova onda da gripe e não explicaram que isso deve acontecer só no hemisfério norte. Será que nós aqui no Brasil podemos ficar “menos em pânico” ja que aqui está terminando o inverno?
    O Dr. tem algum parecer a respeito das vacinas para gripe A?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rose,
    O fato de vc ter tido um quadro mais sintomático não significa que foi gripe A em vez de gripe comum.

    Vc provalvemente teve uma gripe (A ou não, tanto faz) que complicou com um infecção pulmonar bacteriana. Por isso todo os sintomas.

    Existe sorologia para gripe A, mas essa informação agora é irrelevante.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Odair,
    De longe não tenho como dizer.
    Mas se ela tem um quadro de faringite bacteriana, a principio isso justifica o quadro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Camila,
    Conforme o tempo esquenta, o vírus vai diminuir sua circulação. A partir do meio de Setembro os casos devem começar a cair.

    A vacina é importante para diminuir o número de casos na próxima epidemia que deve ocorrer de novo no ano que vem ai no Brasil.

  • Elizabethe

    Só para dizer aos Drs: Pedro e Renata parabéns pelo blog, está muito claro, não deixa dúvidas. Informações assim é que precisamos.

  • Elizabethe

    Parabéns aos Drs: Pedro e Renata, muito claro o texto não deixa dúvidas. São informações assim que precisamos. Abraços.

  • Anonymous

    Dr. Pedro,

    Minha namorada está com febre(38,0-38,5ºC aprox), tosse, dor no corpo, cansaço, e nós estivemos em um hospital fazendo uma visita em um quarto (os sintomas apareceram no mesmo dia da visita), procuramos um medico que deu soro para ela e fez exame de sangue e de urina, a febre abaixou e os exames deram todos negativos, porém na mesma noite a febre voltou, ela tomou um anti termico a febre passou, e na noite seguinte a febre voltou.
    qual sua opniao sobre o fato?

    Felipe

  • Anonymous

    Dr Pedro,
    Parabéns, gostaria de saber o que nao li em lugar nenhum.
    Meu pai foi quinta ao médico e descobriu que estava com a Influenza. estive com ele na terça com beijos e abraços . Hoje 5 dias depois do nosso encontro continuo muito bem de saúde. A pergunta é, tenho uma filha de 1 ano em casa, devo ficar sem contato com ela? se devo, até quando? Posso trabalhar normalmente? Ir em festas e shoppings?

    Outra questão,se eu me cuidar, não pegar vento, tomar vitamina C, bom sono, alimentação adequada estarei mais previnido?

    Aguardo com muita expectativa sua resposta.
    Abraços,
    Rodrigo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Felipe,
    De longe a única coisa que eu posso dizer é que febre é um sintoma, portanto, algo a está causando. Tem que se descobrir o que é para se tratar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rodrigo,
    Se vc não tem sintomas não precisa se afastar de ninguém. Nem todo mundo que tem contato como vírus desenvolve doença. Dormir e comer bem ajudam. Vitamina C e não pegar vento não fazem diferença.

  • Regiane

    Dr. Pedro,
    Parabéns mais uma vez por este lindo e importante trabalho que vem fazendo. Estou grávida de 17 semanas e tenho alguns questionamentos:
    1)Se a pneumonia é a principal complicação, e ainda não temos a vacina da Gripe A, não seria viável vacinar principalmente as pessoas gos grupos de risco com a Vacina da Pneumonia? Grávidas podem tomar esta vacina?
    2)Ir à igraja e comungar é meio de contaminação por H1N1?
    3)Li que grávidas no 3o trimestre de gestação correm maior risco, isto é verdade?Porque?
    4)Com ao aquecimento da temperatura que deverá acontecer a partir de Setembro aqui no Brasil, esperamos que a incidência de casos diminuam. Como se deu nos países do Hemisfério Norte, realmente a incidência de casos foi baixa?
    Muito Obrigada.Que Deus o abençoe.
    Abs.
    Regiane – São Paulo – SP

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Regiane,
    excelentes perguntas.

    1- Já há essa indicação sim. Se vc souber inglês pode ver erssa página do CDC americano http://www.cdc.gov/h1n1flu/guidance/ppsv_h1n1.htm

    2- Sim

    3- É o momento de maior alteração no organismo da gestante

    4- Aqui realmente a transmissão está mais baixa. Do mesmo jeito que, como o frio aqui é mais rigoroso, todo inverno temos epidemias de gripe bem mais graves dos que as que ocorrem aí no Brasil.
    A sorte dos países do hemisfério norte foi a gripe ter explodido em época de calor. Nos EUA teria sido muito mais dramático se fosse em pleno inverno.
    O medo agora é que haja uma segunda onda de gripe com chegada do frio.

  • Nilda

    Bom dia! Dr . Pedro

    Essa gripe A é igual a sazonal, todos os dias vejo noticias que morreram tantas pessoas, como poder se igual com tanta mortalidade à cada dia. Parece que pegar a gripe A é morte certa.

    Paty

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paty,
    parece mas não é. A imprensa nunca noticiou mortes por gripe e de repente resolveu noticiar todas as mortes por gripe A. Por isso parece difícil de acreditar que sejam semelhantes.

    Todos os dados de todas as agências mundiais de saúde comprovam que a taxa de mortalidade é semelhante.

    A mortalidade de uma doença não se mede pelo o que sai nos jornais.

  • Lígia

    Boa tarde Dr.
    Estive a semana passada no algarve. Ao quarto dia à noite senti uns arrepios, tb é certo que foi uma noite mais fresca, m tive arrepios com mãos frias e suadas, mas nada de febre.
    Nos dias seguintes até hoje tenho o nariz ou entupido ou com corrimento, mas nada de fbre também, sensação de que estou quente m n termometro nao mostra febre e já experimentei outro! hoje tenho dores nas costas, até pode ter sido da viagem de ontem pro porto, ainda são umas cinco horitas, mas tenho períodos em que até parece que não respiro o suficiente. O problema é que sou meia ansiosa e tb isto já pode ser da minha cabeça n? Por isso neste momento tenho dores nas costas, não dói mais ao inspirar, apenas dói, nariz meio entupido, m com secreções e sem febre. Pode ser só por mudanças de temperatura? uma constipaçãozita? ah uma coisa que me deixou alerta, foi que senti algo na garganta e fui cuspir e saiu um limpo mas com uma manchita cor violeta? pode ser algo q eu tenha inspirado ou é melhor ir ao médico? obrigado Lígia

  • Anonymous

    Boa tarde! Der. Pedro

    Gostaria de saber quando a vacina no brasil estará pronta e qdo serão vacinados o grupo de risco.
    Se antes disso não comprarão vacina de outros paises.
    Adja

  • Rose

    Boa Tarde Dr.
    Sou a Rose, que o Sr. me respondeu sobre a sorologia para gripe A e disse que é irrelevante agora, mas eu sou muitissimo hipocondríaca , vivo assustada e tenho uma bebê de 1 ano e 2 meses… já estou deprimida ,só choro qdo olho para minha bebê, tenho muito medo de perdê-la pra essa doença, e o meu medo de pegar a gripe A é de passar para minha bebê, então se eu souber que já peguei a gripe, ficaria menos deprimida e muito aliviada…Onde posso fazer esse exame? Tenho plano de saúde , mas se for preciso tb faço particular… Muito obrigada Dr.
    Ass. Rose

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lígia,
    Vc me parece muito ansiosa. Boa parte das suas queixas são inespecíficas e poderiam ser explicadas pela ansiedade. O facto de não ter febre é um bom sinal.

    Pela a sua história não consigo identificar nada de grave, mas talvez vc fique mais calma se for a um médico para ouvir isso pessoalmente após ele te examinar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Adja,
    A vacinação deve chegar no final ano. Ainda não existe vacina em nenhum lugar do mundo. Nos EUA a previsão é para o final de Outubro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rose,

    Não sei aonde estão fazendo esse exame aí no Brasil. Vc pode pegar os números dos laboratórios particulares e ligar perguntando.

  • dja

    Dr. Gostaria de tirar um duvida! dn minha terceira gravides sentir u desejo enorme de chupar gelo,o desejo era tão grande que eu não podia passar proximo da geladeira,que ja estava pegando gelo para chupar,só que deois que eu ganhei o bêB~e,esse desejo continua demais,quero saber se isso faz mal para saude e como faço para parar com esse vicio?? Pois tenho muito meo pq eu nao cnsigo para de chupar o gelo!

  • Mônica

    Dr. Pedro, boa noite…li hoje na internet que ainda existem muitas dúvidas em relação à gripe A, aos casos graves, ou seja, definições e soluções que os médicos ainda não conseguiram esclarecimentos sobre esse assunto…isso procede? ou seria mais uma irresponsabilidade da mídia em publicar notícias que só aumentam o pânico já instalado em nossas vidas….obrigada, Mõnica..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Dja,
    Não faz mal nenhum para saúde, mas pode ser um sintoma de anemia e de carência de ferro. Procure ver isso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mônica,
    Vc pode ser mais específica? Definições e soluções em relação ao que exatamente?

  • Mônica

    Dr. Pedro, desculpe a insistência, mas consegui ler toos os comentários e me chamou atenção uma resposta que o Sr. deu em relação à dúvida sobre grávidas, no dia 01-08-2009…o que seria esta dúvida? Já que todas as grávidas correrm riscos em todas as gripes…fiquei preocupada…existe algo que a medicina ainda não cnseguiu descobrir especificamente sobre essa gripe em grávidas? obrigada, Mônica

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mônica,
    A dúvida era se a gripe A é mais grave em grávidas que a gripe comum. Mas os dados atuais sugerem que não.

    As dúvidas que surgem sobre a gripe A ocorrem apenas pelo fato dela ser nova. Mas até agora ela tem se comportado exatamente como qualquer outra gripe.

  • Ana Paula

    Bom dia! Dr. Pedro

    1 -Minha filhinha é alergica ta com um pouquinho de tosse, preciso leva la ao medico.
    2- Os sintomas da gripe tanto em adulto como em crianças são febre alta e muita tosse.

    Ana Paula

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    ddr Pedro, boa tarde.

    A palavra que mais ouvimos nos ultimos dias é “ansiedade”, e muitas vezes por falta de informações, como em casos alarmentes desta gripe.
    O sr tem algum artigo que fale exatamente sobre a ansiedade?
    Fitoterapicos, pasalix, concentrix, auxiliam à tranquilizar em casos de ansiedade?
    Quais as melhores técnicas à serem usadas, ou especialistas que devemos procurar?

    Grato

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ana Paula,
    Acredito que ´sejam 2 perguntas.

    1- Depende. Se ela sempre que tem alergia tem esses sintomas e se recupera bem, não. Se for um quadro diferente do habitual, sim

    2- Em geral sim, além de outros como espirros, dor no corpo, dor de garganta…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    O melhor para ansiedade é prática de exercícios físicos regulares.

    Esses remédios que vc cita são meio que placebos.

    Asiedade em excesso pode facilitar doenças sim

    Se a ansiedade for muito grande a ponto de prejudicar o dia-a-dia, deve-se procurar um psiquiatra

  • Anonymous

    Dr., estou grávida (34 semanas de gestação) e tenho visto que muitas gestantes que foram infectadas pelo H1N1 não apresentaram sintomas como febre. No atual estágio da gestação, tenho sentido falta de ar, principalmente ao me deitar e, pelas condições climáticas, às vezes tusso ou espirro ou fico com o nariz entupido, mas de forma muito suave…
    Para o grupo das gestantes, qual é a sintomatologia inicial da Gripe A?
    Grata,
    Tatiana.

  • Marco A

    QUE ÓTIMO SITE.

    Doutores. Estou em duvida. Estive em um hospital (particular) aqui da região de Curitiba – PR, nos dias 21 e 23. Não tinha muita gente de máscara, mas alguns. Fiz alguns exames devido fortes dores estomacais, mas nada de anormal. Fui medicado e no leito ao lado, separado por divisórias, tinha uma pessoa tossindo, mas segundo a enfermeira era por ansiedade.

    Acontece que ontem a noite senti alguns calafrios, mas não tive febre. Hoje acordei muito indisposto, com fadiga, e com o nariz um pouco congestionado. Dor na face. Sinto dores no corpo tambem, mas suportavel. Não tenho tosse, coriza, dor de cabeça e o máximo que o termómetro chega é 37,6. Porem sinto um pouco de falta de ar, principalmente quando subo escada e faço algo mais enérgico. Busquei informações no site oficial da cidade e me disseram para aguardar pelo menos mais 24 horas e se piorar procurar imediatamente um médico ou posto.

    Doutores, seria este o prazo máximo para a manifestação de uma gripe, seja sazonal ou influenza?
    Posso estar gripado e não saber?

    Sou hipertenso e estou num processo de restauração estomacal devido uma gastrite.

    Gostaria muito de receber vossas informações.

    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tatiana,
    Sintomas de gripe como qualquer outra. Dor no corpo, dor de garganta, dor de cabeça, espirros, tosse, febre… Vários desses juntos.

    O que vc tem é muito brando e não parece gripe.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    Pede-se 24h pq a gripe, ao contrário do resfriado, costuma evoluir muito rapidamente.

    Em geral a pessoa não suspeita que possa vir a ter gripe, pq em algumas horas o quadro clínico está todo presente. Ou vc sabe ou não sabe.

    Se em 24h a doença não progredir é pq, ou não é gripe ou é uma gripe muito branda.

  • carol

    Dr.Meu marido,começou no sabado com uma falta de ar pra dormir,ele tem rinite e estavamos na casa do meu pai,onde tem muito mofo e pó.Começou no domingo com tosse.
    E somente hj,quinta feira consegui convence-lo a ir no medico,todas as vezes q coloquei termometro nele não acusou febre,mas essa noite ele disse q sentiu muito calafrios de madrugada,mas voltando,hj de manha ele estava com muita dor no corpo,fomos ao medico hj a tarde e num raio x acusou pneumonia,o medico disse pra cuidar em casa,passou avalox e brondilat.disse pra comer bem e repouso.Mas em nenhum momento comentou sobre a gripe suina,aqui na minha cidade não tem nenhum caso confirmado,devemos ficar preocupados com isso?tipo de ficarmos longe,ja q temos 2 crianças em casa.
    Obrigada doutor

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carol,
    Se ele não apresentou sintomas de gripe, à princípio é só uma pneumonia mesmo.

    E se não há casos na sua cidade, e ele não viajou para nenhuma outra, não há pq se preocupar

  • http://www.blogger.com/profile/05508360217839510736 Marco Cid

    Dr. Pedro, boa tarde.

    Apenas para compor, pois não vi nenhum comentário aqui sobre esta nova possibilidade.

    CONJUNTIVITE, segundo a secretaria de saúde de Curitiba é mais um sintoma que pode prescrever a H1N1.

    Terias conhecimento disto?

    Outra situação, preocupante, existe a possibilidade de uma nova onda do “el niño” e a região sul do Brasil ser castigada com temperaturas que vão de muito alta par muito baixa em poucas horas.
    Isto pode aumentar os riscos de surto?

  • Mônica

    Dr. Pedro , fiquei apavorada com a noticia divulgada pela OMS num site hoje..Eles informam sobre a gravidade da gripe A que se mostra diferente da gripe sazonal, pela velocidade da complicação, principalmete em jovens e adultos saudaveis, que as grávidas estão no topo da lista do grupo de risco, etc…, ou seja, a reportagem faz muito terror…estou muito angustiada com essa noticia…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marco,
    Conjuntivite é um sintoma possível não so na gripe A, mas muito comum também na gripe sazonal.

    O vírus circula melhor em temperaturas mais baixas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mônica,
    Entrei no site da WHO e não encontrei nenhuma nota nova em relação a isso.

    Existe mais casos em jovens porque o atual vírus é semelhantes a cepas que circulavam até a década de 50, por isso, os mais velhos parecem apresentar algum grau de imunidade.

  • Mônica

    Dr. Pedro, desculpe de novo pelas perguntas insistentes, mas sempre entro em sites como a “ig”, “uol” e as noticias sempre são alarmantes, como agora que acabei de ler na “ig” sobre uma reportagem do jornal “Le Monde”, em que a diretora da OMS disse que 40 % das pessoas infectadas pela gripe A e que morreram eram jovens saudáveis, e essa gripe tem-se mostrado muito difícil de se curar, isso não é de apavorar?!!! Parece que até os médicos estão desnorteados, e que os países precisarão se preparar para o pior e esperar o melhor, etc…por favor, se o SR. puder ler…somos leigos e ficamos apavorados tbm.Outra pergunta: Aqui no Brasil praticamente todas as grávidas estão afastadas do serviço por tempo indeterminado…pq nunca foi assim? ano que vem será tbm? não haveria um exagero? Será que ninguém poderá engravidar no inverno? Estamos sobressaltados..

    Obrigada, MÔnica

  • Bem-Estar

    Dr

    Minha filha tem 2 anos e meio e teve inflamação na garganta dei por seis dias amoxilina e teve febre nos 2 primeiros dias 38.
    depois de parar o anibiotico sem completar 10 dias ela ficou apenas febril 37.5 e com peito roncando levei no hospital e deram bezetacil e xarope.hj depois de 2 dias ela ta com corpo quente e nariz escorrendo mas ,medi a temperatura e esta sem ebre mas o corpo ta quente. a febre q teve de 37.5 baixou sozinha

    devo me preocupar?

    um abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mônica,
    Esses dados são semelhantes ao que ocorre todo ano com a gripe sazonal. Pessoas com fatores de risco têm mais chances de complicar, porém isso não quer dizer que pessoas saudáveis não possam ter problemas. Cansei de ver jovens internados por penumonia que complicaram algum quadro gripal. Isso não é novidade nenhuma.

    Quando a gente diz que não motivo para pânico não é pq achamaos que atual gripe seja inofenciva. Queremos apenas dizer que a atual gripe é tão perigosa como qualquer outra. É o que eu digo no texto: Gripe sempre matou e continuará matando. Mas é uma doença com baixa mortalidade, pois a imensa maioria dos infectados se recupera normalmente.

    Há claro exagero nas condutas, mas os governos estão muito pressionados pela mídia e pela população para mostrar que algo está sendo feito. Medidas de cunho psicológico às vezes são importantes em estados de pânico disseminado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bem-estar,
    Nunca se deve interromper o tratamento antibiótico antes do prazo.

    Se o termômetro não mostra febre é pq ela não tem febre. Não imposta impressão ue vcs tenham.

    Se ela estiver com estado geral melhor é só ficar observando.

  • Lady Marmelade

    Prezado Dr. Pedro,

    Tenho sinusite e alguma falta de ar acompanhando-a. Porém, acredito que meu sistema imunológico é bom, pois nunca tenho que faltar no trabalho ou ficar de cama por conta disso.

    Não tenho facilidade para pegar gripe sazonal, não me lembro nem da última vez que tive febre e um baque desse jeito, por isso nunca me vacinei contra a gripe comum.

    O senhor acredita que valha a pena tomar a vacina contra a sazonal agora no meio dessa pandemia de gripe H1N1?

    Adiantaria alguma coisa para mim que nunca tomei a vacina normal e que não me lembro de desenvovel qualquer sintoma de gripe há muitos anos? Estou correndo algum risco por ter estas características?

    Obrigada,

    Aline Ferrigno

  • Anonymous

    Drs
    Estou com pnemonia e bronquite em crise, tenho tido todos os sintomas da gripe suina, fui ao medico ele disse que nao adiantava eu tomar o tamiflu pois procurei ajuda medica apos 48 horas, estou tomando antibiotico e antiinflamatorio, mas meu estado nao melhora estou assim há 5 dias, tenho muita falta de ar, muita tosse, muitas dores no corpo dificil ate de caminhar, devo procurar medico novamente?
    grata
    Sonia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aline,
    Vc não faz parte do grupo de risco, mas não te faria mal nenhum tomar a vacina para gripe. Como os 2 virus estão circulando (sazonal e H1N1), a vacina pelo menos preveniria contra um deles.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sonia,
    Se vc tem o diagnóstico de pneumonia, já está sendo tratada e não apresenta melhora, deve sim, procurar atendimento médico novamente. Sugiro que vá a um serviço de urgência para ser vista logo.

  • http://www.blogger.com/profile/16185342209315671169 pris

    dr bom dia

    domingo a tarde comecei a ter mts espirros e coriza e cabeça doendo logo na segunda continuei a ter isso mas sem febre o maximo q estou é 37.2 e hj ainda estou do mesmo jeito e um pouco de desanuimo devo me preocuoar?

    bjos

  • Marcus

    Dr. Pedro , houve uma divulgação aqui no Brasil de que existe uma escala entre os fatores de risco e as grávidas estariam no topo dessa escala..assim que a vacinação começar as grávidas seriam as primeiras a vacinarem, no atendimento hospitalar eles orientam para dar prioridade às grávidas, elas estão afastadas do serviço por tempo indeterminado, etc…então a conclusão a que se chega é que essa gripe A está diferente nas grávidas em relação a outra (sazonal) …o que o sr acha?

  • http://www.blogger.com/profile/16185342209315671169 pris

    esqueci de dizer q logo q acordo solto um pouco de catarro amarelo misturado com transparente

  • Anonymous

    Boa tarde! Dr. Pedro

    No Hemisfério Norte vai começar o inverno e os paises Tropical como Brasil será efetado com a nova onda de gripe. Verdade Ou Mentira .Isso que dizer que não vai diminuir no Brasil vai continuar, mesmo o verão começando.

    Adja

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Pris,
    Se vc não tem febre, falta de ar, mantém o apetite e o estado geral mantém-se bom, não há sinais de gravidade. Vc pode permanecer em casa em repouso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcus,
    Nem o ministério da saúde, nem o CDC americano ou a OMS, até o momento divulgou alguma estatística oficial que indique que o H1N1 seja mais grave em grávidas do que a gripe sazonal.

    Grávidas são e sempre foram grupo de risco para gripe. Até o momento a taxa de complicações têm sido semelhantes entre ambas as gripes.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Adja,
    A tendência é queda no número de casos no hemisfério sul e aumento do hemisfério norte.

  • Aline

    Prezado Dr. Pedro,

    Hoje saiu uma notícia na cobertura Uol da gripe H1N1 falando que “os animais que receberam os dois tipos de vírus (sazonal e H1N1) foram os que ficaram pior”.
    http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultnot/2009/09/02/ult4513u2793.jhtm

    Eu estava pensando em tomar a vacina normal mesmo, mas depois disso fiquei encucada. Será que se pegar a gripe H1N1 e estiver com os vírus inativos da vacina no organismo desenvolverei quadro clínico pior?

    Além do mais, estou espirrando e fiquei pensando se tomar a vacina seria ok.

    Ah, outra coisa, dizem que 40% do numero de mortos são jovens adultos. Porém como a % de pessoas jovens adultas na população total também é muito maior do que pessoas com fator de risco, será que a % de morte entre jovens adultos não está sendo superestimada?? Eu tenho 24 anos e fiquei assustada com mais essa notícia da OMS!

    Muito Obrigada pela atenção.

    Aline

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Aline,
    Esse raciocício não procede. A vacina tem componentes de várias cepas do vírus influenza, inativados e fracionados, não há risco de pegar gripe pela vacina. É vírus morto e “esquartejado”

    A gripe tem acometido muito mais jovens que idosos pelo fato de ser muito semelhante à cepas que circulavam na década de 50. Muito menos idosos estão pegando gripe A do que o normal. E os que pegam, estão tendo menos complicações do que esperado. Isso está fazendo com a gripe acometa muito mais os jovens.

  • Anonymous

    Bom dia! Dr. Pedro

    No Brasil já está chegando em 700 o numero de pessoas mortas pela gripe suina, aqui a gripe está pior que nos outros paises, ou é mesmo o Pais que não está preparado com uma nova Epedemia.
    O que está acontecendo.

    Mirna

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mirna,
    A gripe está igual em todos os países, mas como agora é inverno no hemisfério sul, ela está mais circulante nestes países. E como o Brasil é imneso e tem uma grnade população isso faz com que tenhamos mais casos.

    Mas é lógico também que o sistema de saúde não colabora muito. Em alguns pontos do país, o atendimento público, e às vezes até o privado, deixam muito a desejar.

  • Anonymous

    Moreira.

    Oi Dr. Pinheiro,

    Estou apresentando sintomas de uma viroses e estou desconfiado de gripe A, já que minha irmã a pouco tempo teve alguns sintomas. Diante disto gostaria de perguntar:

    1. É possível que, dentre os sintomas mais comuns, eu apresente somente alguns deles, como febre (entre 37,3 e 38,8) e dores pelo corpo?

    2. Entre os sintomas da gripe A podem estar amigdalite sem pus (somente do lado esquerdo) e ganglios aumentados no pescoço?

    3. Pode ainda a gripe A provocar rash cutâneo no torax e braços à semelhança da mononucleose, citomegalovirose ou infecção aguda por HIV?

    Desde já agradeço a atenção, Dr.

    Moreira.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Moreira,
    1- Sim
    2- Sim
    3- Sim

    Isso tudo pode acontecer em qualquer gripe, não só na A

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniela,
    Não é impossível não ter febre. Pelo o que vc descreve parece mais ansiedade do que sinais de complicação da gripe, ainda mais se vc refere que já se sente melhor.

  • Anonymous

    Dr. Pedro
    Na segunda o meu filho de 7 anos apresentou sinais de gripe. Na terça (ontem), eu acordei com dor no corpo, dor de cabeça e febre. raramente tenho febre. A Febre chegou no fim do dia a 38. Como sou imunodeprimida pois tenho LES e tomo IMURAN fomos ao médico, que me receitou tamiflu, nao por ser gripe suina mas por eu ser do tal grupo de risco. O meu filho nao teve receita de Tamiflu
    Pergunta:
    - como faço para saber se a minha gripe é a suina?? é relevante descobrir isso??
    - Pq o sr. diz no post que o uso banalizado do Tamiflu pode criar resistencia ao virus?
    - É possivel contrair a gripe (se eu nao estivesse com gripe), tomando o TamiflU?? pergunto isso pois comecei a tomar ontem a noite e hj os sintomas aumentaram (tosse e dor no peito… nariz entupido)..
    - Já que meu filho nao está tomando tamiflu (só eu), ele corre um risco maior?? Ele está tomando Azitromicina para a Garganta e ibuprofeno para a dor/febre.
    - Acha aconselhavel eu consultar meu reumato, para saber se devo parar com o imussupressor já que estou em dose de manutenção pois acreditamos que estou entrando em remissão??
    Dani

  • Autorama

    Prezado Dr.Pedro e Dra. Renata, a cerca de tres dias tenho sintomas de gripe (dor no corpo, nariz escorrendo e me sinto cansado). Sou portador de uma doença genética chamada Neurofibromatose Tipo 2 e por isto minha preocupação é maior do que de uma pessoa saudavel.
    Apesar de NÂO TER FEBRE .. tenho sentido dores abdominais que nunca senti quando fiquei gripado antes. Minha pergunta é, devo procurar um profissional e realizar os testes para excluir a possibilidade de gripe suina ? Obrigado, Bruno

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Dani,
    Não é relevante saber se é gripe A ou gripe comum. Se for gripe o tratamento já esta sendo feito com o tamiflu.

    Qualquer medicamento contra germes se usado indiscriminadamente induz a resistencia, seja antibióticos ou antivirais. Mas no seu caso ele está plenamente indicado.

    O tamiflu alivia os sintomas, encurta o tempo de doença e diminue as chances de complicações, mas não é 100% eficaz.

    Acho importante o seu reumatologista estar a par do seu caso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    Se vc tem sintomas de gripe e faz parte do grupo de risco devido a sua neurofibromatose, acho que deveria sim ser avalaido por um médico.

  • Lucia

    Dr Pedro.
    Ouvi de um médico na minha cidade que o vírus está realmente perdendo a força e seus sintomas estão mais brandos.Isso procede?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lúcia,
    Se vc ler os comentários anteriores verá que eu várias vezes disse que a partir de Setembro a doença iria abrandar.

    Eu não sou paranormal nem prevejo o futuro. Isso é simplesmente o que ocorre todos os anos com a gripe. Como a gripe A, não é nada mais que uma gripe, era esperado que tivesse esse mesmo comportamento.

  • Tatiane

    Oi, obrigada pelos esclarecimentos!
    Tenho algumas duvidas com relação ao periodo de transmissibilidade do virus, principalmente para quem faz uso do tamiflu.
    Tenho visto controversias a respeito.
    POr exemplo, quando uma pessoa foi contaminada, tomou tamiflu,passaram-se 7 dias…mesmo apesentamos sintomas, ela ainda tem potencial de contaminar alguem?
    O que significa a quarentena na gripe suina?Qdo ela é feita?
    Obrigada
    Tatiane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    tatiana,
    Enquanto houver sintomas, há risco de transmissão.

    Todo doente com gripe A deve ficar isolado até estar pelo menos 24 horas sem sintomas.

  • nicia

    oi DR moro no japao ,meus filhos de 3 anos e 6 anos pegaram a influenza A …meu filho fez o tratamento e melhorou em 2 dias a febre durou 2 dias ,pois agora minha filha a febre de 39 tambem durou 2 dias .mas de dia ela passa o dia sem febre .quando chega a noite comeca a febre de 38,5 e pergunto se ela tem alguma dor ela diz que nao….e que aqui no japao a clinica que levo ela esta fechado ate amanha …devo procurar alguma emergerncia??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nicia,
    Eu não consigo respoder as perguntas do blog com tanta urgência. Já se passou 2 dias e agora a clínica deve estar aberta. Acho que ele deveria ser avaliado por um médico se ainda estiver tendo febre.

  • sonia regina

    fiz o uso de tamiflu durante uma semana mais ainda estou com tosse edor no peito e nas costa devo ir ao medico novamente

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você acha que não está melhor, acho que sim.

  • sonia regina

    fiz o uso de tamiflu durante uma semana mais ainda estou com tosse edor no peito e nas costa devo ir ao medico novamente

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se você acha que não está melhor, acho que sim.

  • Renata

    olá dr? me chamo renata, fui diagnosticada com a gripe h1n1, pporque fiz um exame particular, deppois o pessoal da saude sus me chamou para fazer outro exame porque esse q fiz particular poderia dar resultado falso positivo. Isso existe? Gostaria de saber tmbm quanto tempo apos diagnosticada a doença preciso ficar de repouso? tenho um curso para fazer esta semana e uma viagem daqui 15 dias. obrigada desde já.

  • Renata

    olá dr? me chamo renata, fui diagnosticada com a gripe h1n1, pporque fiz um exame particular, deppois o pessoal da saude sus me chamou para fazer outro exame porque esse q fiz particular poderia dar resultado falso positivo. Isso existe? Gostaria de saber tmbm quanto tempo apos diagnosticada a doença preciso ficar de repouso? tenho um curso para fazer esta semana e uma viagem daqui 15 dias. obrigada desde já.

  • Rose

    Dr. Pedro , boa noite!
    Tenho 29 anos, peso 57 kg e meço 1,60 m.Na quarta feira (dia 11/07) comecei a sentir dores no corpo. No dia seguinte, eu comecei a ter uma febre que durou mais ou menos 3 ou 4 dias. Como a febre passou, eu não procurei um médico, mas continuei sentindo dor no corpo (tomei dipirona de 8/8 hrs). No sábado (14), continuei com muita dor no corpo e dores abdominais e apareceu um carocinho dolorido atraz da minha orelha. Dia 16 meu corpo encheu de manchinhas vermelha, me assustei e procurei um médico que pediu um exame de sangue (hematimetria=3,91/hemoglobina=11,9/hematocrito=37%/ Leucometria=2300/eosinófilos=4/ bastoes= 4/segmentados=49/ linfócitos=36/monocitos=7/plaquetas 132.000). Dois dias depois eu piorei, iniciando uma diarreia, dor de cabeça e dor leve de garganta, tontura, persistindo a dor no corpo,nariz entupido(as vezes), cansaço, pés e mãos geladas e soando frio, mas não tenho tosse e nem dor no peito ou abdominal. Fui no médico de novo ontem e ele me passou 1l de soro e pediu uma série de exames. Tenho prolapso da valva mitral e tomo 20mg de propanolol 1x ao dia.Estou me sentindo um pouquinho melhor hoje e só tomo dipirona por causa da dor no corpo (principalmente nas pernas e quadril).Posso estar com a gripe H1N1? Ela pode me matar? Em quantos dias essa gripe pode se complicar e a febre dura quantos dias? A febre passando o risco de morte acaba? Todo mundo que pega essa gripe morre? Estou no grupo de risco? Ela pode ser curada em casa só com dipirona? Ps:Estou me alimentando direito e bebendo mta agua.

  • Rose

    Dr. Pedro , boa noite!
    Tenho 29 anos, peso 57 kg e meço 1,60 m.Na quarta feira (dia 11/07) comecei a sentir dores no corpo. No dia seguinte, eu comecei a ter uma febre que durou mais ou menos 3 ou 4 dias. Como a febre passou, eu não procurei um médico, mas continuei sentindo dor no corpo (tomei dipirona de 8/8 hrs). No sábado (14), continuei com muita dor no corpo e dores abdominais e apareceu um carocinho dolorido atraz da minha orelha. Dia 16 meu corpo encheu de manchinhas vermelha, me assustei e procurei um médico que pediu um exame de sangue (hematimetria=3,91/hemoglobina=11,9/hematocrito=37%/ Leucometria=2300/eosinófilos=4/ bastoes= 4/segmentados=49/ linfócitos=36/monocitos=7/plaquetas 132.000). Dois dias depois eu piorei, iniciando uma diarreia, dor de cabeça e dor leve de garganta, tontura, persistindo a dor no corpo,nariz entupido(as vezes), cansaço, pés e mãos geladas e soando frio, mas não tenho tosse e nem dor no peito ou abdominal. Fui no médico de novo ontem e ele me passou 1l de soro e pediu uma série de exames. Tenho prolapso da valva mitral e tomo 20mg de propanolol 1x ao dia.Estou me sentindo um pouquinho melhor hoje e só tomo dipirona por causa da dor no corpo (principalmente nas pernas e quadril).Posso estar com a gripe H1N1? Ela pode me matar? Em quantos dias essa gripe pode se complicar e a febre dura quantos dias? A febre passando o risco de morte acaba? Todo mundo que pega essa gripe morre? Estou no grupo de risco? Ela pode ser curada em casa só com dipirona? Ps:Estou me alimentando direito e bebendo mta agua.