COR DA URINA (URINA VERDE, ROXA, LARANJA, AZUL)

A urina humana é habitualmente amarelada, podendo haver variações no tom do amarelo de acordo com a quantidade de água presente na mesma. Quando nos encontramos desidratados, os rins tendem a reter água no corpo fazendo com que a urina fique com um amarelo mais forte. Por outro lado, quando bebemos muita água, ou quando utilizamos substâncias diuréticas, que podem ser desde remédios até bebidas alcoólicas, os rins permitem a perda da água, tornando a urina muito diluída e com uma coloração que tende a ser bem clara, parecida com água.

- PUBLICIDADE -

Eventualmente, a urina pode apresentar uma coloração atípica, bem diferente dos tons de amarelo que estamos habituados. Situações como consumo de corantes, alimentos de coloração forte, medicações, infecção do trato urinário ou doenças sistêmicas podem fazer com que a urina mude completamente de cor, às vezes, assumindo cores muito curiosas, tais como roxo, azul, rosa ou até preto.

Nem sempre a mudança de cor da urina indica algum problema grave de saúde, porém, se a causa da alteração de cor não for óbvia e ela persistir por várias micções seguidas, o ideal é procurar orientação médica.

Neste artigo vamos apresentar as causas mais comuns de urina com cores curiosas, incluindo as seguintes colorações:

  • Urina amarela escura.
  • Urina roxa.
  • Urina laranja.
  • Urina verde.
  • Urina vermelha .
  • Urina rosa.
  • Urina azul.
  • Urina preta.

Urina Amarela escura

A cor natural da urina varia de amarelo bem claro até amarelo escuro. Quanto mais hidratada a pessoa estiver, mais clara a urina será. Uma urina acastanhada ou amarela escura normalmente é uma urina extremamente concentrada, devido a pouca quantidade de água disponibilizada pelos rins para diluí-la.

urina amarelo escuroTodavia, quando o amarelo se torna muito intenso e persistente, é possível que haja algum problema por trás que não só desidratação. Algumas doenças como a hepatite, que cursam com a presença de bilirrubina na urina, podem apresentar uma urina escurecida, às vezes semelhantes ao mate ou até mesmo Coca-Cola (leia: HEPATITE | Sintomas e tipos). Na hepatite, a urina escura costuma vir acompanhada de uma pele com coloração amarelada, chamada icterícia (leia: O QUE É ICTERÍCIA).

A presença de sangue costuma deixar a urina avermelhada, mas se o sangramento for em pequena quantidade, a urina pode adquirir uma coloração apenas um pouco mais escura que o habitual.

Entre os medicamentos, o antibiótico metronidazol é aquele que mais frequentemente causa escurecimento do amarelo da urina.

Entre os alimentos, o aspargo é o que mais frequente provoca um aumento da tonalidade do amarelo na urina.

Urina Roxa:

Uma urina arroxeada pode ser causada por colonização do trato urinário por bactérias que alcalinizam a urina, tais como a Providencia stuartii, Klebsiella pneumoniae, Pseudomonas aeruginosa, Escherichia coli ou Enterococcus.

urina roxaÉ bom destacar, porém, que uma urina roxa causada por uma infecção urinária é um fato bem incomum e só costuma ocorrer em pacientes acamados e que usam cateter vesical de forma prolongada. Por este motivo, a ocorrência de urina roxa é muito mais comum nos pacientes internados em hospitais do que na população sadia.

O mecanismo é meio complexo e envolve a metabolização do triptofano, um aminoácido presente em alimentos como peixes, peru, ovo, arroz integral, chocolate amargo, nozes, castanhas, leguminosas e queijo tofu, por bactérias presentes na urina. Esta metabolização pode produzir pigmentos azuis e vermelhos, que ao se misturarem, produzem uma urina roxa. Geralmente, algum grau de insuficiência renal e uma urina com pH bem elevado também são necessários para esse fenômeno ocorrer.

- PUBLICIDADE -

A urina também pode apresentar um tom arroxeado se o paciente ingerir grandes quantidades de amoras ou beterraba, apesar disso não ser algo comum.

Urina Laranja:

Um estado de desidratação, que provoca uma urina muito concentrada, pode ser uma causa de urina alaranjada. Todavia, a urina laranja é geralmente é provocada pela presença de sangue ou de bilirrubinas na urina.

urina laranjaA ingestão de grandes quantidades de beterraba, cenoura ou amoras silvestres também podem levar a uma urina alaranjada. Na verdade, qualquer alimento contendo carotenoides, pigmentos ou corantes de cor laranja ou vermelha, se ingeridos em grande quantidade, podem mudar a cor da urina para algo próximo do laranja.

Entre os medicamentos que podem causar uma urina alaranjada, os mais comuns são a rifampicina, Pyridium e a nitrofurantoína. Ingestão de vitamina B, principalmente a riboflavina (Vitamina B2), também é uma causa possível. Alguns destes medicamentos podem deixar a urina bem alaranjada, com cor de Fanta laranja.

Urina verde:

As causas de urina verde costumam ser parecidas com as da urina azul, que serão explicada mais abaixo. Uma das origens mais comuns de uma urina esverdeada é a ingestão de corantes, principalmente o azul de metileno, muito usado em alguns testes diagnósticos ou como tratamento de uma doença chamada metemoglobinemia.

Urina verdeEntre os alimentos, o aspargo é quem mais frequentemente provoca esta alteração na cor. Em geral, a urina fica com um tom entre o amarelo e o verde. Os corantes utilizados nas cerveja de cor verde também podem provocar uma urina esverdeada. Alcaçuz preto também é rico em corante verde e pode alterar a cor da urina.

Eventualmente, a origem de uma urina esverdeada é uma infecção urinária. A bactéria que pode deixar a urina verde é a Pseudomonas aeruginosa.

Entre os medicamentos que tornam a urina verde, os mais comuns são amitriptilina, propofol e indometacina.

Urina vermelha ou rosa:

urina rosa ou vermelhaUrina vermelha, em geral, é sinal de sangramento nas vias urinárias (leia: HEMATÚRIA (URINA COM SANGUE)), mas pode ser causada também por medicamentos e alimentos:

Laxantes, principalmente os que possuem Sena em sua fórmula, Rifampicina, Pyridium, vitamina B, beterraba e amoras são causas descritas. Anticoagulantes como Varfarina e heparina, podem levar à hematúria e, consequentemente, urina avermelhada.

Uma doença chamada metahemoglobinemia também pode ser a causa.

Em uma pessoa com boa hidratação, a urina vermelha pode ficar diluída pela água e se apresentar mais rosada ou alaranjada. Ao longo do dia, a urina pode variar entre vermelho, rosa ou laranja, dependendo da quantidade de água para diluí-la.

Urina Azul:

Urina azulNormalmente a urina azulada é causada por medicamentos ou ingestão de corantes, como azul de metileno. Assim como na urina verde, a infecção pela bactéria Pseudomonas aeruginosa pode causar uma urina azulada.

Drogas descritas como causas de urina azul incluem triantereno, amitriptilina, indometacina e o famoso Viagra.

A hipercalcemia benigna familiar, uma doença hereditária rara, é às vezes chamada de síndrome da fralda azul, porque as crianças com esse transtorno podem ter uma urina azul.

Urina preta ou marrom escura

Urina pretaUma urina preta pode ser causada por uma doença genética rara chamada de Alcaptonúria.

Uma urina muito concentrada, que também contenha sangue, pode adquirir uma cor bem escura. Nos casos de icterícia a urina pode ficar com cor bem castanha escura, semelhante à Coca-Cola.

Entre os medicamentos, aqueles que podem causar uma urina preta ou marrom são: cloroquina, levodopa, nitrofurantoína, laxantes à base de sena, metronidazol, metildopa e hidroquinona.

Outras alterações além da cor

Além da cor, o aspecto da urina pode ser uma dica para se identificar doenças precocemente.

Uma urina com excesso de espuma sugere a presença de proteínas (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA), que é um sinal de doença renal. Uma urina “leitosa” pode significar a presença de pus. Uma urina com odor forte indica que a mesma está muito concentrada,  favorecendo a formação de cálculo renal (leia: CÁLCULO RENAL | PEDRA NOS RINS | Sintomas da cólica renal).

Uma urina saudável tem cor amarelo clara, quase transparente, sem cheiro, com uma quantidade pequena de espuma e não causa dor ou desconforto ao urinar.
Vérsion en español:  COLOR DE LA ORINA

- PUBLICIDADE -
  • andressa

    minha urina esta meio alaranjada e rosa … considero isso uma doença??

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Isso é um sinal, não é a doença em si. Tem que investigar a causa.

  • Vivy Silva

    minha mae tem diabete e toma insulina duas vezes no dia, o xixi dela esta amarelo forte e quando ela faz xixi o mesmo não se mistura com a agua do vaso ele fica no fundo do vaso o que deve ser isso?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      A urina é naturalmente mais pesada que a água, por isso, a tendência com o tempo é que a urina afunde e fique no fundo do vaso. Se isso ocorre de forma relativamente rápida é possível que haja alguns componentes em excesso na urina, que estão deixando-a ainda mais pesada. Desidratação e excesso de glicose na urina são causas possíveis. Tem que ver se o diabetes dela tá bem controlado, caso contrário é possível que ela elimine grandes quantidades de açúcar na urina.

  • iasmin ianca

    Meu filho de dez meses esta fazendo xixi rosado
    Nao sei porque

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não é normal. Tem que rever a dieta dele para ver se não há nenhum tipo de corante avermelhado e tem que avisar o pediatra para ele fazer um exame de urina.

  • raquel rodrigues

    bom dia !
    doutor a minha urina esta saindo coisa verde depois que eu faco chichi isso e normal

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não, não é normal sair nada colorido ao final da urina. Você andou consumindo algum alimento com corante verde?

  • Diego V. C.

    Olá doutor, a minha urina na maioria das vezes é muito clara, chegando a não ter cor, parecendo mesmo água. Isso quer dizer que me hidrato bem ou em excesso? Tenho essa dúvida as vezes. Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, significa que a urina está bem diluída. Geralmente é um sinal de boa hidratação.

  • Anderson

    Olá, sou recém casado e minha esposa acabou desenvolvendo infecção unirária na lua de mel (Cistite) e por incrível que pareça eu desenvolvi a doença 3 dias depois do diagnóstico dela, porém estou em uso de Norfloxacino 400mg 12/12h pois estava urinando sangue, estamos mantendo relações e ela já acabou o tratamento e esta ótema eu estou no meio dele e agora comecei a Urinar VERDE com uma Ardencia leve na Uretra, pq AGORA estou urinando Verde??? Obrigado..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser por causa do antibiótico ou da prórpia infecção.

  • claudia felicio

    minha filha esta com a urina verde pois não esta tomando nem um medicamento e nem comida com corante o que pode ser.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que fazer exames para descobrir.

  • Anne

    Olá. Estou fazendo tratamento tomando 4 comprimidos diários pra tratar uma sequela de tuberculose que detectei durante um rx. Estou no décimo quarto dia e notei minha urina muito laranjada. Será que a medicação está prejudicando meus rins, sinto também a sensação de garganta seca todo tempo e uma sensação de inchaço no estômago fora a dor e vontade de vomitar. Esses são efeitos colaterais comum do tratamento ou não é normal o que está acontecendo? Parabéns pelo site. Aguardo retorno.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      A rifampicina, habitualmente usada no tratamento da tuberculose, pode deixar a urina alaranjada. Isso não significa que esteja havendo lesão renal.

  • Ludmila

    Dr, o uso de ALGINAC 1000 pode deixar a urina avermelhada? Não cursa com outros sintomas (não há ardência, dificuldade na micção, febre ou qualquer desconforto ou dor).
    Obrigada!

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      O Alginac tem mais de uma vitamina B em sua fórmula. Teoricamente poderia ser a causa. Ligue para o seu médico e pergunte se você pode suspender a droga para ver se a cor da urina volta ao normal.

  • http://www.facebook.com/caiodilima Caio Lima

    Valeu, meu caro Dr. Pedro Pinheiro.

    Hoje de manhã, foi minha mulher quem percebeu no vaso sanitário a minha urina um tanto avermelhada ou alaranjada, sei lá. Levei um p.. susto; mas depois me tranquilizei um pouco quando me lembrei que ontem, no jantar, eu preparei e comi salada de beterrabas (comi o equivalente a umas duas beterrabas; e das ‘bitelas’).

    Também comi mais umas fatias hoje de manhã, antes do café.

    Em todo caso, vou ficar de olho na minha urina e, claro, se permanecer assim, eu vou médico.

    Valeu, Doutor; obrigado por postar as dicas.

    Abração,

    Caio Lima.

  • Karem B.

    Muito legal a explicação, obrigada!

  • Ana

    Pantoprazol e Domperidona podem deixar a urina vermelha?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não que eu saiba.

  • ana maria

    ola dr. boa moite quando agente urima e logo de pocos nimutos da vontade de urima de movo urima bem poquimho de novo eo que?

  • ana maria

    ola dr. boa moite quando agente urima e logo de pocos nimutos da vontade de urima de movo urima bem poquimho de novo eo que?

  • http://www.facebook.com/joaohenriquedos.santos.908 Joao Laercio

    ola dr. eu nao tenho costume de tomar muita agua, e segunda feira fui mijar e saiu urina muito escura meio marron, e comecei a tomar agua seguida, na primeira saiu bem clara e depois foi voltando a escurecer mesmo tomando agua. sera que estou com algum problema?

  • http://www.facebook.com/joaohenriquedos.santos.908 Joao Laercio

    ola dr. eu nao tenho costume de tomar muita agua, e segunda feira fui mijar e saiu urina muito escura meio marron, e comecei a tomar agua seguida, na primeira saiu bem clara e depois foi voltando a escurecer mesmo tomando agua. sera que estou com algum problema?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível.

      • http://facebook francisco

        meu filha de 8 anos ele esta fazendo xixi de cor rosa e no outro dia esta de cor amarela o que esta causando?

        • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

          xixi cor de rosa pode ser sinal de sangue na urina ou presença de algum medicamento. Se isso se repetir, leve ela ao pediatra.

  • Taíse Angélica

    Olá dr. boa tarde meu namorado tomou uma bebida chamada fogo do Norte, no sábado dia 12/01/2013 e está até hj fazendo xixi verde, estou preocupada pois se fosse somente pela bebida era pra ter saído do organismo já.
    O que o Sr. acha que pode estar acontecendo?
    aguardo resposta, Obrigada

  • Izilda

    Olá Doutores, boa tarde!

    Então, devido a dor constante (17/9 “pinçamento” na coluna) e após vários medicamentos (tramal,profenid,celebra,tilex) e nenhum resolveu. Estou em processo de investigação. Dia 18/10, a reumatologista receitou dexalgen e miosan. Esses medicamentos podem causar urina escura (coca-cola)?
    Bonito trabalho de vocês.
    Grata
    Izilda

  • Izilda

    Olá Doutores, boa tarde!

    Então, devido a dor constante (17/9 “pinçamento” na coluna) e após vários medicamentos (tramal,profenid,celebra,tilex) e nenhum resolveu. Estou em processo de investigação. Dia 18/10, a reumatologista receitou dexalgen e miosan. Esses medicamentos podem causar urina escura (coca-cola)?
    Bonito trabalho de vocês.
    Grata
    Izilda

  • TARSILA

    OBG DOUTOR

  • Rosimeire Juhas

    Ola gostaria de saber o que e urina cor branco igual leite, pois meu filho Erik de oito anos vira e mexe rina assim voce poderia me dar um palpite sobre urina cor branco . Muito obrigado ass. Rosimeire

  • Ramaldes Paula

    Dr meu anticoncepcional acabou dia 30/09 era pra minha mestruacao vim entre dia 3,4/10 sendo que nao veio ainda mes passado ela veio normalmente, e minha urina ta escura tipo vermelhada eu acho , tem algum risco de estar garavida…

  • Ramaldes Paula

    Dr meu anticoncepcional acabou dia 30/09 era pra minha mestruacao vim entre dia 3,4/10 sendo que nao veio ainda mes passado ela veio normalmente, e minha urina ta escura tipo vermelhada eu acho , tem algum risco de estar garavida…

  • gabriella calvano ferst

    doutor o que pode ser dor abdominal e dor utero mesmo menstruada mas tive dias sem mentruar no dia certo e o ciclo so veio no dia 28 de agosto e o ciclo nao para mais mesmo tomando a pirula

  • Elisângela

    olá meu nome é Elisângela,tenho uma menina de 4 anos que há 2 anos toma tegretol,eu ando muito preocupada com a cor da urina dela,que está um amarelo escuro,ela bebe pouquíssima água,e a médica dela ,nunca atribui muitos sintomas que aparecem a medicação,gostaria de um opnião a respeito disso.Ela faz exames de tgo e tgp de 6 em 6 meses,nunca tem alteração,a ingestão de salgadinhos interfere também na coloração da urina?

  • Elisângela

    olá meu nome é Elisângela,tenho uma menina de 4 anos que há 2 anos toma tegretol,eu ando muito preocupada com a cor da urina dela,que está um amarelo escuro,ela bebe pouquíssima água,e a médica dela ,nunca atribui muitos sintomas que aparecem a medicação,gostaria de um opnião a respeito disso.Ela faz exames de tgo e tgp de 6 em 6 meses,nunca tem alteração,a ingestão de salgadinhos interfere também na coloração da urina?

  • Edilene

    Dr. minha urina está saindo como se estivesse com óleo o que pode ser? Já fazem vários dias e não estou tomando nenhum medicamento.

  • Deee

    Em primeiro lugar vc precisa de alfabetização, em 2º quem sabe vc ao invés de urtra tem uma cloaca e a urina esta saindo pelo rabo.

  • Ddeed

    vc é sao paulino? Se for pode ficar tranquilo que é normal, 

  • Dedeed

    cara vc precisa virar homem, esfregar limao no mamilo 3 x ao dia e 1x no rabo resolve

  • Nadja

     olá gostaria saber. minha urina esta da cor de suco de laraja e tenho dificuldade de urinar por favor pode me responde

  • Poli

    Dr. Pedro Pinheiro Bom Dia, muito interessante suas matérias é sempre bom ficar informada, pois o nosso corpo é muito complexo, agora se possível gostaria de tirar uma dúvida, eu e meu marido fomos a uma festa a dois dias atrás e ele comeu um pastel que continha um líquido azul meio amargo dentro, na hora sua língua e dentes ficarão azuiz tbm, no outro dia quando ele foi urinar, urinou tudo azul escuro e agora dois dias depois ainda está urinando assim, é normal? Estamos muito preocupados, pois ele começou a sentir dor do lado esquerdo abaixo das costelas, se possível for nos tranquilize, desde já agradeço a atenção!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É preciso saber que tipo de corante é esse.

  • Rafael Faria

    o artigo estar excelente me ajudou muito….

    obrigado por compartilhar seus conhecimentos..

    Rafael

  • Rafael Faria

    parabéns pelo artigo muito bom, me ajudou muito…

    obrigado por compartilhar seu conhecimento….

  • Lorenzo

    nossa tomei um susto pela urina laranja, mas comi bastante beterraba ontem, desconfiei que seria isso e vim confirmar rsrsrs, ainda bem ufa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não me parece.

  • Wbrigatto2004

    Bom dia,  estou um tanto quanto assustado, pois, no dia de ontem minha urina esteve altamente escurecida ( marrom ), tenho pedras nos rins, porem a cor não é semelhante a sangramentos anteriores, nesta noite a urina voltou a ser bem clara ( amarelo palha ) porem expeli em uma das vezes que urinei um corpo estranho ( tipo coagulo ), não tive dores fortes e/ou febre, gostaria de ouvir algum comentario  ( vou procurar auxilio médico amanhã que não é feriado )…….meu nome é Cesar…..Obrigado

  • pedro

    otimo dotor

  • anaisa

    bom dia dr.pedro estou desisperada fui para o salvador fest tomei bastante serveja e so uma garrafinha de agua e nao comir nada segurei oxixi de 1hora da tarde ate2da manha o que estar acontesendo com migo

  • anaisa

    bom dia dr.pedro estou desisperada fui para o salvador fest tomei bastante serveja e so uma garrafinha de agua e nao comir nada segurei oxixi de 1hora da tarde ate2da manha o que estar acontesendo com migo

  • Tercio_sjr

    Obrigado Doutor
    Retirei as minhas dúvidas , já estava meio assustado , mas td bem.

  • pedro

    otimo dotor

  • Cirilogama

    boa noite dr.pedro,podia me ajudar,é o seguinte a minha urina ha 2 dias que está com uma cor rosada,e eu estou com muito receiom

  • Anonymous

    Olá dr. Fiz 4 x exames de com o reumatologia, tds deram normais exceto o fan q deu 1/180, 1/380, 1/640, 1/1280 e agora deu 1/640 tds deram reagente pra núcleo e Placa com
    Perfil núcleo pontilhado fino, nao tenho sintomas, o reumato me deu alta dizendo q tem
    Uma Pesquisa da unifesp q diz q nao importa qto dê desde q o perfil seja pontilhado fino. Como
    Estou tentando engravidar fiz vários outros
    Exs c/ o gineco e deu adenomiose e sop(são doenças autoimumes??) o meu gineco disse pra eu procurar outro reumato, q algo deve estar errado!! O
    A pode ser?! Vc atende na cidade de spaulo? Grata gisele

  • Anonymous

    ola,meu nome é Paulo e tenho 20 anos e o meu problema é o seguinte,meu peito é normal mais oque me encomoda mais sao meus mamilos eles sao muito enchados e tenho isso desde os 17 anos queria mto q vc me ensinasse um metodo caseiro de cura,por favor eu nao aguento mais viver com isso.

  • jorge_portais

    Muito grato. Hoje já está um castanho bem claro e temos continuado a tomar o óleo. É possível que tenha sido algum efeito de «limpeza» do óleo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Desconheço essa relação. Pare com o óleo e veja se melhora.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Desconheço essa relação. Pare com o óleo e veja se melhora.

    • jorge_portais

      Muito grato. Hoje já está um castanho bem claro e temos continuado a tomar o óleo. É possível que tenha sido algum efeito de «limpeza» do óleo?

      • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        Não me parece.

  • Jorge Ramos

    Caro Dr. Pedro,Muitos parabéns pelo seu excelente artigo – é um serviço público pro-bono de grande altruísmo.
    A minha questão centra-se no facto de tanto eu como a minha esposa termos experimentado ingerir (na última semana) óleo de côco extra-virgem (uma colher de sobremesa durante o almoço e o jantar) o qual, pelo que temos lido, é muito bom para a saúde sistemicamente.
    Acontece que a nossa urina adquiriu um tom esverdeado que nunca tínhamos visto e viemos pesquisar na Internet para nos inteirarmos do que poderia ser. Não chegámos a nenhuma conclusão, mas ficámos com uma questão: estará o óleo de côco a produzir efeitos semelhantes a medicamentos como a Amitriptilina, Indometacina e/ou Propofol?
    Antecipadamente grato por qualquer comentário e enviando-lhe os melhores cumprimentos desde Lisboa,
    Jorge Ramos

  • jorge_portais

    Caro Dr. Pedro,Muitos parabéns pelo seu excelente artigo – é um serviço público pro-bono de grande altruísmo.
    A minha questão centra-se no facto de tanto eu como a minha esposa termos experimentado ingerir (na última semana) óleo de côco extra-virgem (uma colher de sobremesa durante o almoço e o jantar) o qual, pelo que temos lido, é muito bom para a saúde sistemicamente.
    Acontece que a nossa urina adquiriu um tom esverdeado que nunca tínhamos visto e viemos pesquisar na Internet para nos inteirarmos do que poderia ser. Não chegámos a nenhuma conclusão, mas ficámos com uma questão: estará o óleo de côco a produzir efeitos semelhantes a medicamentos como a Amitriptilina, Indometacina e/ou Propofol?
    Antecipadamente grato por qualquer comentário e enviando-lhe os melhores cumprimentos desde Lisboa,
    Jorge Ramos

  • Poli

    Dr. Pedro Pinheiro Bom Dia, muito interessante suas matérias é sempre bom ficar informada, pois o nosso corpo é muito complexo, agora se possível gostaria de tirar uma dúvida, eu e meu marido fomos a uma festa a dois dias atrás e ele comeu um pastel que continha um líquido azul meio amargo dentro, na hora sua língua e dentes ficarão azuiz tbm, no outro dia quando ele foi urinar, urinou tudo azul escuro e agora dois dias depois ainda está urinando assim, é normal? Estamos muito preocupados, pois ele começou a sentir dor do lado esquerdo abaixo das costelas, se possível for nos tranquilize, desde já agradeço a atenção!!!

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É preciso saber que tipo de corante é esse.

  • Lorenzo

    nossa tomei um susto pela urina laranja, mas comi bastante beterraba ontem, desconfiei que seria isso e vim confirmar rsrsrs, ainda bem ufa

    • Nadja

       olá gostaria saber. minha urina esta da cor de suco de laraja e tenho dificuldade de urinar por favor pode me responde

  • http://www.facebook.com/people/Rafael-Faria/100002018576303 Rafael Faria

    parabéns pelo artigo muito bom, me ajudou muito…

    obrigado por compartilhar seu conhecimento….

  • http://www.facebook.com/people/Rafael-Faria/100002018576303 Rafael Faria

    o artigo estar excelente me ajudou muito….

    obrigado por compartilhar seus conhecimentos..

    Rafael

  • Anonymous

    nossa, muito bom o texto, muito útil

    hoje levei susto e tanto quando vi que minha urina estava verde
    mas não o tom descrito aí, algo mais escuro como… cor de rúcula, um verde hulk

    mas já estou tratando uma cistite, vou amanhã ao meu médico pedir pra ele verificar que raios de bactéria que eu fui pegar, oh céus

  • Anonymous

    eu acho ki minha urina ficou escura por causa da desidtraçao mas muito obg plas imformações

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @camila
    Nefrologista é o especialista que pode te esclarecer o quadro

  • camila

    Segurei muito o xixi após beber muita água e quando fui ao banheiro saiu levemente rosado, muito suave. Por mais 3 vezes após isso também.
    Gostaria de saber o que pode ser e qual o tipo de especialista indicado.

  • morena_cps

    Nossa estava tão preocupada pq minha urina estava meia avermelhada com laranja.
    Por uma curiosidade vim tiras minhas dúvidas aqui,
    lembrei que comi beterraba.

  • Anonymous

    Caro Dr. Pedro

    Também fiz uso do Apraz (Alprazolam) e a primeira urina da manhã também estava com uma coloração estranha (laranja rosada) que voltou ao normal após o fim do tratamento.

    Realizei exames de urina recentemente e não constou nenhuma alteração.

    Continuo portanto encucado com os “efeitos especiais” resultantes dessa experiência, motivo pelo qual eu acabei encontrando vosso site.

    Parabéns pelo trabalho!
    []s

    Douglas

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thais,
    Ela pode sair um amarelo forte. Alaranjada não. Relamente pode ser do mediamento. É preciso observar. Se continuar procure um nefrologista.

  • Thais

    doutor gostaria de saber se é normal a primeira urina da manha sair alaranjada.. é q ontm antes de deitar tomei um alprazolam e gostaria de saber se ele nao interfere na coloração.. se nao podia ser por isso.. bjux mto obrigadaa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Minika,
    A coloração da urina está muito relacionada ao seu estado de hidratação do que a alimentação. Alguns alimentos até podem mudar a cor, mas basicamente é água que interfere.

  • Nikit Solanno

    Nikita

    Dr.Antes eu era obesa, sedentaria,
    nao costumava tomar agua,comia errado, nao tomava sol, dizem que o sol é um nutriente bom demais p/ pele e p/ corpo. As vezes minha urina ficava amarelaescura, +ou-, nao muito. Fui no medico, comecei a me cuidar, faço caminhada, todos os dias, me alimento, como muitas frutas, carnes vermelhas duas vezes na semana, tomo mais de 2 litros de agua por dia, abuso nos legumes, verduras e sinto que estou otima, corada, minha pele estava horrivel Dr,minha urina esta clarinha, nao tenho nada e me sinto muito bem…Sera que minha urina esta daquela cor por causa da minha alimentaçao errada?
    beijos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcassa,
    Não conheço nenhum relato de que café altere a cor da urina. Se ela está desta cor acho que vc deveria fazer uma análise dessa urina. Procure um nefrologista.

  • Marcassa

    Café x Urina Escura
    Gostaria de saber se o fato de tomar muito café por dia pode deixar a urina escura.
    Tomo uma Xicara de café a cada 1/2 hora das 8:00 as 18:00 hs.
    De manha quando acordo, minha urina é amarela clara e depois das 16Hs é amarela escura cor de cobre.
    Obrigado pela atencao
    Marcassa
    marcassa@ig.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Paulo,
    Pode ser um monte de coisas.
    Desde uma urina muito concentrada até sangue ou doença do fígado.

    È preciso fazer uma análise da urina para identificar.

    abs

  • Anonymous

    ola
    eu gostaria de saber qual o significado da urina na cor marrom porque já ouvi falar e não consegui obter a resposta
    Grato desde já

    Paulo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gustavo, pode ter sim, principalmente com a espuma

    O HIV pode causar lesão renal e uma dos sinais é a perda de proteínas na urina que se manifesta como urina espumosa

    Leia o texto de urina espumosa que tem link logo acima, ao final deste texto.

    abs

  • Anonymous

    Gustavo souza
    Ola doutor, Existe alguma relação de urina amarelada ( bem amarela) com espuma, com o virus do hiv???

  • ~Direto do Fim do Mundo~

    Muito bom o post, esses dias mesmo eu estava procurando por algo assim, que tenha as cores, explicacoes, e uma imagem, para poder ter ideia do tom da cor.
    Nossa, tem cada cor que eu nao fazia ideia que tive-se, acho que as unicas que eu vi ao vivo, foi a roxa e a amarela escura ou laranja.
    Verde e azul…nossa realmente e muito curioso.

  • Flávio <=> RS :)

    hehehehe
    urina colorida
    muito bom !

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Lucas,
    Vê se você descobre exatamente qual a substância responsável, para não ficar uma coisa muito genérica como dizer que fitoterápicos causam urina verde.
    abraços e obrigado pela colaboração.

  • Lucas Md

    para atualizar, atendi um paciente que disse ter ingerido certo fitoterápico que deixou sua urina verde como na foto demonstrativa.nõa lembro o nome,mas só para atualizar.

  • Mário Siqueira

    Olá!
    Muito interessante essa reportagem. Sinto as vezes cheiros dos aliemntos que ingeri na minha urina, como por exemplo doces e frituras, quando as ingiro em ecesso. Já cheguei a pensar que poderia estar desenvolvendo Diabetes ou algum problema hepático, mas exames me aliviaram a preocupação. Resolvi que meu nariz que está bom demais hehe. Acho interessante prestarmos atenção nos sinais que nosso corpo nos fornece. Penso que poderíamos evitar muitas doenças com pequenas atitudes no dia a dia e que devem ser divulgadas, obrigado.

  • Anonymous

    Olá!
    Muito interessante essa reportagem. Sinto as vezes cheiros dos aliemntos que ingeri na minha urina, como por exemplo doces e frituras, quando as ingiro em ecesso. Já cheguei a pensar que poderia estar desenvolvendo Diabetes ou algum problema hepático, mas exames me aliviaram a preocupação. Resolvi que meu nariz que está bom demais hehe. Acho interessante prestarmos atenção nos sinais que nosso corpo nos fornece. Penso que poderíamos evitar muitas doenças com pequenas atitudes no dia a dia e que devem ser divulgadas, obrigado.

  • Anonymous

    Muito bom o texto!

    Às vezes tomamos um baita susto e lembramos: Ah, é! Comi beterraba! 😀

  • Jáder Rodrigues

    Interessante!!

    Prometo voltaar aqui!

    =D

    grande abraço