Artigo atualizado em 19/10/2013
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

14 SINTOMAS DE CÂNCER

Publicidade

O câncer é uma grave doença que surge quando alguma célula do nosso organismo sofre uma mutação, perde suas características naturais e passa a se multiplicar de forma desordenada, invadindo órgãos e vasos sanguíneos.

Câncer é um termo genérico que se aplica a mais de 100 doenças diferentes. Cada tipo de câncer apresenta causas, evolução, agressividade, sintomas e tratamentos completamente distintos. Apenas como analogia, podemos dizer que dois cânceres diferentes como a leucemia e o câncer de pele possuem tantas semelhanças quanto a pneumonia e o tétano, ambas doenças infecciosas causadas por bactérias.

Por isso, quando os pacientes vão à internet à procura de informações sobre “sintomas do câncer” dificilmente vão encontrar o que desejam. Cada tipo de câncer possui sintomas distintos. Não há um sintoma característico de câncer que seja comum a todos os tipos. O que a maioria dos cânceres costuma manifestar são sinais e sintomas inespecíficos, como emagrecimento, cansaço, dor no corpo, etc., sintomas que podem ocorrer também em centenas de outras doenças.

Também falamos sobre o câncer nestes artigos:
- O QUE É O CÂNCER?
- O QUE É CARCINOMA?
- ALIMENTOS E CÂNCER
- PREVENÇÃO DO CÂNCER

No artigo de hoje vamos citar os 14 sintomas mais comuns que pessoas que recebem o diagnóstico de câncer costumam apresentar. Lembre-se que a chance de cura para qualquer tipo de câncer é maior se este for detectado precocemente. Se você apresenta alguns dos sinais e sintomas que serão descritos abaixo, procure atendimento médico, não fique à espera de uma melhora espontânea com o passar do tempo. Se for um câncer, a espera pode fazê-lo perder o tempo ideal para o tratamento. O recorrente pensamento “vou esperar para ver se passa” pode se transformar em um “esperei demais e perdi a chance de cura”.

Sinais e sintomas de câncer

Sintomas do câncer #1 – Lesões de pele

Câncer de pele

Câncer de pele

O câncer mais comum em todo mundo é o câncer de pele. Portanto, uma lesão na pele talvez seja o sinal ou o sintoma que mais habitualmente indica a presença de um câncer.

Dividimos os cânceres de pele em melanoma e não-melanoma, sendo o primeiro grupo muito agressivo e o último mais brando.

O melanoma costuma se apresentar com uma mancha escura na pele de aparecimento recente, em locais habitualmente expostos ao sol, como costas, braços, pernas e face. A lesão costuma se apresentar como uma nova “pinta” assimétrica, com bordos irregulares e alterações na tonalidade da cor. Explicamos o melanoma com mais detalhes no artigo: MELANOMA | Câncer de pele.

O câncer de pele não-melanoma também surge em áreas da pele mais expostas ao sol e costuma se apresentar como lesões avermelhadas, muitas vezes com elevações e escamações da pele. Uma aparência de pequena ferida que não cicatriza também é comum.

Sintomas do câncer #2 – Nódulo na próstata

O câncer da próstata é câncer mais comum do sexo masculino, por isso, alterações na próstata, principalmente em indivíduos acima dos 50 anos devem ser sempre levadas a sério.

Câncer de próstata

Câncer de próstata

O sinal mais típico do câncer da próstata é um nódulo na próstata encontrado durante o exame de toque retal ou através de uma ultrassonografia.

O tumor da próstata se estiver próximo à uretra pode causas sintomas como jato urinário fraco, dificuldade para iniciar a micção e necessidade de urinar com frequência, sempre pequenos volumes.

Alguns tumores da próstata, entretanto, crescem longe da uretra (ver figura acima) e podem não causar nenhum sintoma até fases bem avançadas da doença. Por isso, o rastreio do câncer da próstata com o toque retal, o exame de PSA e a ultrassonografia são importantes na detecção precoce do tumor.

Falamos sobre o câncer da próstata com detalhes no artigo: CÂNCER DE PRÓSTATA | Sintomas e tratamento.

Sintomas do câncer #3 – Nódulo na mama

O câncer mais comum nas mulheres é o câncer de mama.

O primeiro sinal ou sintoma do câncer de mama costuma ser o aparecimento de um nódulo palpável em uma das mamas. Um nódulo maligno costuma ser duro, de formato irregular e bem aderido aos planos profundos.

A presença de gânglios na axila, alterações no mamilo, secreção sanguinolenta e alterações na textura da pele na mama também são sinais de alerta que podem indicar câncer de mama.

O autoexame das mamas deve ser realizado mensalmente para que pequenas anormalidades possam ser detectadas precocemente. Porém, nem todo câncer de mama é detectável à palpação; na verdade apenas 10% o são, por isso, o exame preventivo com mamografia é essencial.

Falamos sobre o câncer da mama com detalhes no artigo: CÂNCER DE MAMA | Sintomas e diagnóstico.

Sintomas do câncer #4 – Sangue nas fezes

O quarto tipo de câncer mais comum é câncer de cólon e reto.

Os dois sintomas mais comuns do câncer colorretal são o sangramento nas fezes e a prisão de ventre de início recente. Como muitos indivíduos sofrem de constipação intestinal crônica, esse sinal acaba não ajudando muito, já que o paciente não nota muita alteração do seu padrão habitual de evacuação. A presença de sangramento anal, por outro lado, é um sinal que é mais fácil de ser notado.

É importante salientar que existem várias causas para sangramento nas fezes além do câncer de intestino. Hemorroidas, por exemplo, são causas comuns de sangramento anal (leia: HEMORROIDAS | Sintomas e tratamento).

No caso do câncer de cólon, quando há sangramento, o tumor costuma já estar bem avançado. Nas fases inicias o tumor pode até sangrar, mas o faz em pequenas quantidades, não sendo perceptível ao olho nu. Nestes casos o paciente pode apresentar anemia com carência de ferro, por perdas pequenas, porém constantes de sangue nas fezes (leia: ANEMIA FERROPRIVA | Carência de ferro). A pesquisa de sangue oculto nas fezes e a colonoscopia ajudam no diagnóstico (leia: SANGUE OCULTO NAS FEZES e EXAME COLONOSCOPIA).

Falamos sobre a perda de sangue nas fezes com detalhes no artigo: SANGUE NAS FEZES | Hemorragia digestiva.

Sintomas do câncer #5 – Tosse com sangue

O câncer de pulmão é outro tumor extremamente comum, só perdendo em incidência para o câncer de pele quando levamos em conta homens e mulheres juntos. 90% dos casos de câncer de pulmão ocorrem em fumantes (para saber mais sobre os fatores de risco para o câncer de pulmão, leia: CÂNCER DE PULMÃO | Cigarro e outros fatores de risco).

Portanto, o aparecimentos de alguns sinais e sintomas em fumantes deve acender um sinal de alerta. Cerca de 70% dos pacientes com câncer de pulmão apresentam tosse persistente. 50% apresentam tosse com escarro sanguinolento.

É importante salientar que várias doenças, entre elas a tuberculose e a bronquite crônica, esta última também causada pelo fumo, também pode se manisfestar com tosse e secreção sanguinolenta (para ver a lista completa de causas, leia: TOSSE E ESCARRO COM SANGUE | Principais causas).

O fato é que, independentemente de ser causada ou não por um câncer de pulmão, a presença de tosse com escarro sanguinolento quase sempre indica alguma doença potencialmente grave, sendo necessária avaliação médica imediata.

Sintomas do câncer #6 – Sangramento vaginal

O sangramento vaginal fora do período menstrual, durante a menopausa ou após relação sexual é um dos sintomas possíveis do câncer do colo do útero. Uma alteração do padrão menstrual, com aumento do volume de sangue, também é um sinal de alerta, princialmente em mulheres acima dos 45 anos.

A maioria dos casos de câncer de colo de útero é assintomática nas fases inicias, daí a importância do exame preventivo. Quando surgem os sintomas descritos acima, geralmente o tumor está em fase avançada.

Mais uma vez cabe ressaltar que há várias outras causas para sangramento vaginal, sendo a avaliação médica essencial para diferenciá-las.

Sintomas do câncer #7 – Nódulo na tireoide

Um nódulo na tireoide é um achado muito comum, acometendo até 1/3 da população em geral. O nódulo geralmente é assintomático, mas pode ser palpável em alguns casos. Ter um nódulo na tireoide não costuma indicar uma doença mais grave, entretanto, cerca de 5% dos casos são na verdade um câncer de tiroide.

O aparecimento de um nódulo durante a vida adulta é algo relativamente comum e na maioria das vezes não indica a presença de um câncer. Já em crianças, a presença de um nódulo não é tão comum e deve ser encarada com mais cuidado. Um nódulo de tireoide em um criança tem o dobro de chances de ser um câncer quando comparado a um nódulo em um adulto.

Portanto, qualquer nódulo na tireoide deve ser avaliado por um médico endocrinologista para que a hipótese de câncer possa ser descartada. O principal fator de risco para o câncer de tireoide é a exposição à radiação durante infância/juventude.

Para saber mais sobre nódulos da tireoide, leia: NÓDULO DE TIREOIDE.

Sintomas do câncer #8 – Perda de peso não intencional

Há vários mecanismos responsáveis pela perda de peso em pacientes com câncer. Anorexia e perda de peso estão presentes em mais de 50% dos pacientes com câncer no momento do diagnóstico. Até 35% dos pacientes com emagrecimento sem causa aparente têm câncer

O câncer costuma causar perda de apetite, mas o paciente pode perder peso e massa muscular sem que ainda tenha havido uma grande redução na sua ingestão de calorias. Ou seja, o paciente com câncer emagrece mesmo que ainda mantenha um boa ingestão de alimentos. Esta perda de peso ocorre pela produção de substâncias pelo tecido tumoral que leva ao consumo de massa muscular e gordura. Nas fases mais avançadas o paciente com câncer perde o apetite e o emagrecimento fica ainda mais evidente.

Além da anorexia e da ação direta de substâncias produzidas pelo tumor, existem também outros fatores associados à perda de peso no câncer, incluindo dor, distensão abdominal, náuseas, vômitos, infecções, dificuldade para engolir, saciedade precoce, má absorção dos alimentos ou efeitos adversos da quimioterapia ou radioterapia.

Quando o paciente já apresenta perda de peso, o câncer habitualmente já causa algum outro tipo de sintoma, o que ajuda no seu diagnóstico. Nestes casos, o tumor costuma ser facilmente identificável após uma simples investigação pelos médicos.

Câncer do esôgafo

Sintomas do câncer #9 – Disfagia (dificuldade para engolir)

A dificuldade para engolir recebe o nome de disfagia; é um sintoma comum de câncer do esôfago.

A disfagia geralmente é progressiva. Inicialmente o paciente começa a notar que algumas comidas mais sólidas parecem ficar transitoriamente impactadas no esôfago. Com o tempo essa impactação começa a incomodar mais e o paciente involuntariamente passa a dar preferência a alimentos mais pastosos. Em fases avançadas, apenas líquidos conseguem ser ingeridos.

Além da dificuldade para engolir alimentos sólidos, o paciente também costuma apresentar episódios de engasgos e sensação de queimação no peito. A presença de refluxo gastroesofágico é um fator de risco para o câncer de esôfago (leia: HÉRNIA DE HIATO | Refluxo gastroesofágico).

Além do câncer existem outras doenças que podem causar disfagia, entre elas: lesões neurológicas, refluxo gastroesofágico, acalásia, esclerodermia, entre outros.

Sintomas do câncer #10 – sangue na urina

A presença de sangue na urina, chamada de hematúria, é um sinal de que há alguma lesão do trato urinário, acometendo geralmente rins, ureteres, bexiga ou uretra.

Muitas vezes a hematúria é microscópica, só sendo identificada através de exames de urina (leia: EXAME DE URINA | Leucócitos, nitritos, hemoglobina…). Quando a presença de sangue na urina é visível, damos o nome de hematúria macroscópica. O cânceres de bexiga ou de rim costumam causar hematúria visível, deixando a urina avermelhada.

Várias doenças podem causar sangue na urina, como infecção urinária, cálculo renal, glomerulonefrite, etc. O câncer não costuma ser a primeira hipótese diagnóstica na maioria dos casos, porém, deve ser pensado quando o paciente apresentar também as seguintes características:

- Idade maior que 40 anos.
- Fumante.
- Grande quantidade de sangue na urina.
- História de uso prolongado de analgésicos.
- História de radiação na região pélvica
- História de contato prolongado com tinta

Falamos com mais detalhes da hematúria neste artigo: HEMATÚRIA | URINA COM SANGUE.

Sintomas do câncer #11 – Aumento dos linfonodos

O aumento dos linfonodos (conhecidos também como gânglios ou ínguas), seja de forma generalizada ou apenas em uma região do corpo, pode também ser um sinal de câncer. A principal causa do aparecimento de gânglios palpáveis são as infecções. Algumas delas causam aumento generalizado dos gânglios, como tuberculose, sífilis, mononucleose, HIV… Outras infecções causam aumento localizado, como gânglios no pescoço nos casos de amigdalite.

Quando não há uma causa infecciosa óbvia para o aumento dos linfonodos, a origem pode ser um câncer. A neoplasia que mais causa linfonodos difusamente é o linfoma (leia: LINFOMA HODGKIN e LINFOMA NÃO-HODGKIN). Alguns cânceres também causam linfonodos localizados, como o gânglios na axila no caso de câncer de mama, ou gânglios no pescoço no caso de tumores da face e cabeça.

Linfonodos na região do cotovelo, axila ou clavícula são os mais associados à presença de um câncer e devem ser avaliados por um médico o mais depressa possível. Gânglios na região da virilha costumam ser benignos, geralmente causados por doenças sexualmente transmissíveis ou feridas de depilação. Porém, cânceres de útero, ovário, ânus ou pênis podem provocar o aumento de linfonodos nesta região.

Os linfonodos de origem maligna costumam ser duros e bem aderidos aos planos profundos da pele. Linfonodos de origem infecciosa tem consistência mais elástica e são dolorosos. A febre pode estar presente em ambos os casos, mas costuma ser alta nas infecções e baixa nas neoplasias malignas.

Sintomas do câncer #12 – Rouquidão

O surgimento de rouquidão é um sinal de lesão das cordas vocais. Ele é comum em pessoas que abusam da voz ou após quadros de laringite (leia: LARINGITE | Sintomas e tratamento). Cantores podem desenvolver nódulos nas cordas vocais que provocam alteração da voz. Pacientes com refluxo gastroesofágico grave também têm riscos de desenvolver rouquidão.

O câncer na região da laringe pode acometer as cordas e provocar rouquidão. Cigarro e álcool são os dois principais fatores de risco para este câncer. A presença de dor de gargante, rouquidão, dificuldade para engolir e emagrecimento fala fortemente a favor de um tumor na região do pescoço, principalmente em fumantes de longa data.

Sintomas do câncer #13 – Anemia

A anemia é um sinal muito comum de câncer e pode ocorrer em qualquer tipo de tumor. As células tumorais costumam produzir substâncias que agem na medula óssea, inibindo a produção de hemácias (glóbulos vermelhos),o que leva à anemia.

A anemia também pode ser provocada por perda de sangue, como nos casos dos cânceres do intestino e do estômago. Estes tumores costumam causar sangramentos que podem provocar anemias por carência de ferro (leia: ANEMIA FERROPRIVA | Carência de ferro). Nem sempre há sangue visível nas fezes. A perda de sangue pode ser pequena, porém constante, levando o paciente a ficar anêmico sem que a origem seja óbvia.

Para saber mais sobre as causas de anemia, leia: ANEMIA | Sintomas e causas.

Sintomas do câncer #14 – Alterações nos testículos

O câncer de testículo é pouco comum na população geral, porém é o tumor maligno mais comum em homens entre 15 e 35 anos, um grupo que não costuma apresentar neoplasia malignas.

O achado mais comum no câncer de testículo é a presença de um massa na bolsa escrotal, que pode ser dolorosa ou não, associado à sensação de peso e a um testículo mais endurecido.

A dor no testículo não é dos sintomas mais comuns no câncer, sendo a presença de uma massa palpável um sinal que merece mais preocupação. Para ler sobre as causas de dor nos testículos: DOR NOS TESTÍCULOS | Principais causas.

Assim como as mulheres fazem no autoexame das mamas, todo homem deve fazer uma avaliação periódica da sua bolsa escrotal, procurando palpar massar ou alterações na consistência dos seus testículos. O câncer de testículo tem atualmente um elevada taxa de cura, acima de 90% nas fases inciais. Portanto, qualquer alteração deve ser imediatamente avaliada por um médico urologista.

Vérsion en español: 14 SÍNTOMAS DEL CÁNCER

Publicidade
  • Anonymous

    ótimo, gostei muito tirou muitas dívidas que eu tinha, valeeeeeu!!!

  • Betograf27

    Fiu ao banheiro evacuar e saiu um pouco de sangue, e estou com dores na barriga pode ser cancêr???

  • Alriam Miranda Fernandes

    Quais doenças podem causar estenose de intestino, além do câncer?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Infecções como tuberculose, radiação e doença de Chron são as mais comuns.

  • Jesusjesus_j10@hotmail.com

    ola tenho 34 anos e tenho muita prisao de ventre pois quase nao bebo agua,hoje fui ao banheiro defecar e quando fui me limpar veio uma grande quantidade de sangue no papel fiquei assustada pois isso nunca me aconteceu,nao tinha feito força nenhuma o sangue desceu naturalmente como se fosse um inicio de uma mestruaçao,tenho notado que tenho emagrecido um pouco,e sentindo dores bem fraquinhas,nas bacias nas costas como se fosse contraçoes de parto,o que sera.

  • maria aldenir

    é muito  bom ter um  conhecimento     sob as doenças  tenho ovarioa policistos,tenho uma duvida,ovários policistos pode futuramente causar algum outro tipo de doença  ? como câncer ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, há um aumento do risco de câncer do endométrio nos casos não tratados.

  • Rosilda

    Meu exame usg deu endométrio espessado para a faixa etária, polipose endometrial, sem visibilização do ovário direito. Estou na menopausa a 1 ano e 8 meses e sinto muitas dores nas costas e bacia. O que posso ter?

  • diego_shinaide@hotmail.com

    boa tarde Dr. Tem quase um semana de meu penis ven pingando um liquido parecendo esperma,isso não é norma, já tomei até medicamento pra guinoreia mas não para Dr. pode se canse. de prosta?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é sintoma de câncer da próstata.

  • Raphaelly_fernanda

    ola dr meu nome [e rafaela estou muito preocupada com minha irmã ela descobriu que tem na barriga não sei ao certo que localidade acho que no ovario 3 cisto do tamanho de uma laranja ela foi encaminhada para fazer exames em um hospital de câncer então ficamos com medo de não ser apenas cisto fora esses 3 ela sente 2 caroços no seios e um na garganta estou muito preocupada não consigo nem dormir não consigo esperar até as resposta dos exames me responda por favor qual é a possibilidade dela estar com câncer.hum ela fuma há 25 anos 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Infecções como tuberculose, radiação e doença de Chron são as mais comuns.

  • Luma

    Olá Dr. Meu nome é Lucilene e estou muito preocupada. Estou tendo um sangramento fora do ciclo menstrual, inclusive estava tomando pílulas e mesmo assim estava sangrando, a uns 30 dias minha ginecologista detectou uma ferida no colo do útero qdo fez o papaniculau, imediatamente pediu uma colposcopia e biópisia e ultrassom intravaginal, só que tá demorando muito, só vou fazer esses exames no final do mes, estou muito preocupada, estou sentindo uma fraqueza e formigamento no corpo, emagreci um pouco e me sinto cansada, sinto dores nas costas. Dr será q estou com essa doença (cancer no colo do útero). Exatamente a 10 anos atrás tive uma lesão no colo do útero pelo virus HPV, fiz o tratamento e nunca mais voltou, faço controle todo ano. Me ajude Dr, preciso de esclarecimentos. A alguns dias atras fui parar no P.A senti formigamento pelo corpo, falta de ar, cansaço e meus dedos entortaram pra dentro, pensei que fosse morrer, a Dra disse q era só ansiedade e me liberou, só q continuo com esses sintomas.  Obrigada.

  • Nyrodrigues

    Olá ! Tenho 25 anos e possuo histórico de câncer em avós e tios maternos. Meu pai e a mãe dele ( no caso avó paterna ) também forão diagnosticados tipos diferentes da doênça. Tendo este curriculum extenço de na familia, devo me manter ainda mais atenta e cuidadosa quando a prevenção de câncer ?
    O fato de haver grande incidência familiar podem afirmar que alguns tipos de câncer são hereditários ou este fato  não aumentam as probabilididades de se desenvolver a doença futuramente ?

  • Fernanda

    Parabéns por esse trabalho. ESCLARECE E ORIENTA, fundamental para os dias de hoje!
     

  • Nyrodrigues

    Olá ! Tenho 25 anos e possuo histórico de câncer em avós e tios maternos. Meu pai e a mãe dele ( no caso avó paterna ) também forão diagnosticados tipos diferentes da doênça. Tendo este curriculum extenço de na familia, devo me manter ainda mais atenta e cuidadosa quando a prevenção de câncer ?
    O fato de haver grande incidência familiar podem afirmar que alguns tipos de câncer são hereditários ou este fato  não aumentam as probabilididades de se desenvolver a doença futuramente ?

  • Jucilei

    boa noite, tem uma semana que descubri que proscimo do meu ános tem um carosso de 20mm aprocimado ,DR pode ser cance ,a sinto que minha prosta cossa ;

  • Edjalmo Cordeiro

    Doutor sinto um desconfoto muito grande na garagnta não é dor mais é como se tivesse algo entalado na garaganta ja tomei um anti-inflamatorio alivia mais depois volta as veses passo dias bem e tem semanas que o desconforto vem e demora a passar estou com medo de ser um cancer ! O que o senhor me diz tenho 27 anos !!

  • Norma_fofa48

    meu exame deu pancreatite cronica, mais uns médicos dizem que estou com cancer outros dizem que não não sei o que fazer, deu uma lesão na cabeça do pancres e outra na cauda o que devo fazer?

  • Suely-santos10

    sinto pontadas tipo fisgada dentro do meu anos fis o exame colodoscopia nao deu nada mas de um tempo pra ca estou sentido desconfoto tanbem nos quadril omedico disse q e
    nervo siatico meicou mas nao passou ate hoje a dores e fiscadas cotinuas com frequensia dr o senhor acha q pode ser cancer no reto

  • carlos

    sensibilidade nos testiculos e sinal de cancer de prostata

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma ser.

  • Graca

    qdo desconfiamos q algo parecido com CA está nos acontecento ficamos desesperados, por isso os seus comentários responsáveis são um alívio para nós, estou aguardando tanto tempo com um gastro que se os sintomas(sangramentos nas feses, feses fita e caroços no anus, nódulos no fígado ) for CA, provavelmente já se alestrou pelo corpo todo.O q faço para conseguir uma consulta mais urgente pelo SUS? Maria Augusto

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Infelizmente não sei. Não moro no Brasil já há alguns anos.

  • Graca

    gostaria q a resposta para meu comentário anterior e com a sua resposta, tbém, fosse publicada aqui, pois isso iria ajudar algumas pessoas q provavelmente estejam com o mesmo problema q o meu.

  • Josefa_nen

    Gostaria de saber o que pode ser um ecomodo na garganta como se estivesse com comida.O q pode ser isso?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser algum problema no esôfago.

  • FC

    Dr, tenho uma íngua que aparece apenas no período menstrual e dores do lado esquerdo. Fiz exame CA e deu negativo, usg transvaginal e detectou miomas, colpo com uma pequena ferida no colo s/ malignidade e s/ hpv, mas na vulvo tem uma pequena lesao por hpv que já tratei. Embora tenha feito os tratamentos possíveis, a íngua dolorida continua aparecendo no período menstrual, será que realmente está relacionada aos miomas, que exames adicionais poderia solicitar?

  • Eloirce_maidana

    nossa me ajudou muito essa materia.fizpreventivo lactobacilos sp cocos bacilos,candidas sp na amostra representa escamoso oque quer dizer isso?

  • Cristiane Cunha.

    Tenho muita dor. Fui submetida a várias cirurgias. Simplesmente não funciono. Ir ao banheiro, sexo… Nada. Preciso de ajuda. Todos os dias tenho dor.

  • Sofiafernandes23

    Queria saber se da doença cârner cai o cabelo e de fumorar ou outra coisa

  • Mirian

    eu tenho 36 anos e estou preocupada uma pinta que nasceu do lado da costela desde de quando ela nasceu eu sinto doer muito e em volta da pinta e duro e a pinta doi e tenho pontadas nas costas.E minha mae faleceu de cancer adecarcinoma no pulmao eo medico disse que e hereditario.
    E agora nasceu um caroço dolorido em baixo do maxilar.Na relaçao sexual tenho sangramento fiz o papa nicolau e deu normal mas sinto dor na hora.O que faço?
    estou no e-mail do meu filho!

  • Valquiria

    Tenho uma menino de 1 ano e 7 meses,ele desde 1 ano de idade vem demonstrando um comportamento agressivo: se irrita com seus brinquedos, joga e quebra-os, não tem paciência, se estressa. Quando tinha 6 meses de nascido começou a aparecer na pele manchas avermelhadas, muitas delas grandes, saia na cabeça uns calombos e coçava, ao sarar elas deixaram manhas pretas tipo as da catapora. Me ajude, muitas vezes sem paciência me estresso com ele, pois bravo sem motivos dá vários gritos, como ele ainda não fala não consigo saber o que quer e ajudá-lo.

    Grata,

    Valquiria

  • Cristiane Cunha.

    Tenho muita dor. Fui submetida a várias cirurgias. Simplesmente não funciono. Ir ao banheiro, sexo… Nada. Preciso de ajuda. Todos os dias tenho dor.

  • Eloirce_maidana

    nossa me ajudou muito essa materia.fizpreventivo lactobacilos sp cocos bacilos,candidas sp na amostra representa escamoso oque quer dizer isso?

  • Francilene carvalho

    Tenho 31 anos e ano passado começou uma coceira excessiva na minha mama esquerda, coçava tanto que fica com pequenas manchinhas de sangue e as vezes até feria, e depois ficava igual uma escama, fui ao médico e ele disse que poderia ser sarda, então me passou exames de sangue e fezes e me passou um sabonete para sarda e remedio para vermes, isso tudo no mês de outubro de 2011 ai em fevereiro de 2012 o meu subrinho brincando comigo bateu nessa mama, ai começaram as dores, e fiz um toque e senti um pequeno nódulo, antes dele bater fazia toques e não sentia nada, depois da batida sentir, fui ao ginecologista e ao me tocar ele disse que poderia ser um cancer de mama, então me indicou biopsia, mamografia, e ultrasson da mama, e não foi diagnosticado logo, deu só anasplasia, então fui para a cirurgia, e tiraram um pedaço para biopsia, e foi detectado o carcinoma, o meu médico fechou e me encaminhou para fazer as quimioterapias, para então depois da sessões irei para a cirurgia, pois ele irá tentar fazer somente o quadrante ao invés da mastectomia. Mulheres não deixem de solicitar a mamografia e a ultrasson da mama, não espere somente se estiverem os 40 anos, o cancer está afetando muitas de nós mulheres. Abraços a todas! Francilene

  • joaobatistadebrito

    também me apareceram dois carossos na minha barriga.o que devo fazer?

  • Lucassq_soares

    muito bom !

  • Rogerio

    Boa tarde Dr. minha namorada esta fazendo enfermagem, no momento de nosso ato sexual ela me falou que o professor ensinou algo a ela…ele disse que o espermatozóide é muito poderoso, inclusive pessoas ejaculam na cara porque faz bem pra pele e outros engolem porque disse que é bom, só que ele disse que não pode ejacular dentro do anus, pois pode causar cancer de tão poderoso que ele é…gostaria e saber se isso é verdade, ou se foi papo da minha namorada, só pra não ter relação anal comigo, tem fundamento Dr.????
    Obrigado.

  • Danialveslopes

    me ajuede por favor durante minha gravides tive gengivite,so que nao tratei agora depois da gravidez sinto meus dentes sensiveis as vezes ate mole onten olhei no espelho e notei que criou um pequeno nodulo e dolorido em minha bochecha  sinto muita dor de cabeca ate a raiz do meus dentes doi ate para mastigar doi estou com medo de receber uma noticia ruim tenho19 anos nao fumo bebo socialmente sera que estou com cancer de boca?

  • Anonymous

    ola dr andorei seu blog dos meses para car estou sentido muito calor coraçao dispara muito anbafamento nervosismo e franqueza e muito medo nao sei o que faser mais fis todos os tinpo de isame todos normais mim respoda alguen por favor onbrigado¨¨¨-

  • Emerson Fujimaki

    oi tenho 13 anos sou japones, e estou preocupado, no meu mamilo esquerdo é maior que o do direito as vezes eles ficam enrugados e no mamilo esquerdo tem um carocinho que doi um pouco quando eu encosto é possivel um cancer de mama?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É mais provável que seja ginecomastia.

  • Rafaela Costa

    Oi,tive bb em junho e minha barriga ainda ta dolorida e inchada,ontem notei que acima do meu umbigo do lado direito existe um pequeno inchaço maior,apalpei não percebi caroço,mas meu marido percebeu ;/ estou muito preocupada,afinal tenho 2 filhas pra criar…
    O que pode ser doutor?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só indo ao médico para saber.

  • giovanamorine

    boa tarde amigos ..se alguem poder me ajudar com essa pergunta fico grato…estou percebendo que apareceu algumas pintas nos pescoço e perto do seios ,,,parece sardas e tem umas vermelhas tbem oq pode ser obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só indo ao dermatologista para saber.

  • Bárbara Susy

    Boa noite. Tenho estranhado algumas reações no meu corpo estranhas como perda de cabelo, dor de cabeça sempre, dor no corpo, insônia, mal estar, entre outros. Alguns dizem que é estresse, mas fico um pouco preocupada com isso e gostaria de saber o que esses sintomas realmente indicam. Obrigado!

  • Brener Blendon

    por que tem um caroço no meu peito direito e normal tenho 15 anos.ja tenho este caroço e alguns meses.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível que seja ginecomastia.

  • Almir Salmorea

    doutor primeiramente parabéns pelo seu dia eu gostaria de que se colocasse mais sobre o câncer provocado pelo tabaco nas redes sociais como no fecebok

  • jessica

    Dr minha sogra tem canxer no pescoço e agora se multiplicou para a barriga.. Quando o cancer se espalha e porque o tratamento nao tem mas jeito??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente não tem mais chance de cura.

  • marta maria dos santos

    boa tarde Dr eu começei a fuma quando eu tinha 17 anos agora estou com 29 anos já fez 3 dias que eu não fumo quero muito para e eu vou consegui vençer. olha quando eu fumava sentia varias dores de cabeça sera que era por causa do cigarro e dorres nos pulmões

  • marcos

    boa tarde dr tenho 40 anos e tenho um pelo inflamado na regiao do anus isso pode virar um cancer

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pelo encravado não vira câncer.

  • Kátia

    Boa tarde, estou com os infonodos aumentados há mais de dois meses, tenho febre, perdi cinco quilos em um mês,manchas na pele, sudorese em excesso,fadiga, fiz todos exames de sorologia e não deu nada, pode ser um linfoma?

  • natalia

    gostaria de saber, se alterações no colo do utero pode ser cancro?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende do tipo de alteração.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode. Mas também pode ser alguma coisa infecciosa, tipo tuberculose.

    • Kátia

      Também já fiz o exame PPD,agora estou indo para a biópsia no início do mês,já apareceram nos seios,na axila e na região ignal.Se for confirmado o linfoma quanto tempo em média vai durar o tratamento ?

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        Depende de vários fatores, incluindo o tipo de linfoma e o estadiamento da doença.

  • Laudirene Neto

    Bom dia!!!tenho linfonodos nas axilas,meu ginecologista sempre faz toques e disse que sempre estou com este linfonodos, é normal apresentar sempre no mesmo local?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Normal é não ter linfonodos. Agora, o fato de não ser normal não significa que seja obrigatoriamente algo grave. É preciso identificar a causa desse linfonodo. Pode ter sido uma infecção antiga e esse linfonodo ser um processo cicatricial decorrente disso. Por isso ele nunca some. À distância não consigo dizer.