5 de março de 2014

O QUE É O CÂNCER?

 
157 COMPARTILHAMENTOS

O câncer (para brasileiros) ou cancro (para o resto dos países lusófonos) é o termo usado para designar mais de 100 doenças diferentes, que apresentam em comum, o crescimento desordenado de células anormais que possuem capacidade de invadir tecidos e se espalhar para outras regiões do corpo através dos vasos sanguíneos.

Publicidade

Neste texto vamos abordas as seguintes questões sobre o câncer:

  • O que é o câncer?
  • Como surge o câncer?
  • Por que o câncer é tão grave?
  • O que é uma metástase?
  • Que tipos de câncer existem?
  • Quais são os sintomas mais comuns do câncer?

Se você quiser ler sobre prevenção do câncer, acesse os links abaixo:
- ALIMENTOS E CÂNCER
- PREVENÇÃO DO CÂNCER

Como surge um câncer

É um processo complicado, mas vou tentar escrever do jeito mais simples possível. Mais uma vez a descrição não será 100% exata, já que esse texto não é voltado para estudantes da área de saúde.

O ciclo básico de vida de uma célula é se multiplicar quando necessário e morrer quando se torna velha ou quando sofre alguma lesão na sua estrutura.

As nossas células são programas para se autodestruírem em caso de alteração da sua conformação original, principalmente se houver lesão no DNA (código genético da célula, que determina suas características), não passível de reparo. Esta autodestruição se chama apoptose. Este mecanismo evita que lesões no DNA possam ser perpetuadas através da multiplicação de células anômalas.

Celula do câncerLesões celulares ocorrem diariamente em nosso organismo e são amplificadas pelo cigarro, radiação e produtos químicos, todas substâncias com alto potencial de lesão do DNA (carcinógenos). Só o cigarro possui mais de 4000 substâncias comprovadamente carcinógenas.

Graças a apoptose, não desenvolvemos câncer a todo momento.

O processo de multiplicação celular e apoptose é controlado por um grupo de genes chamado de protooncogenes. São os genes supressores de tumor. O câncer começa a surgir quando ocorrem mutações nesses protooncogenes, fazendo com que suas funções sejam abolidas. Os genes alterados passam a se chamar oncogenes, e em vez de impedir a formação de tumores, passam a estimulá-los.

A partir desse momento as células com alterações estruturais não só conseguem se multiplicar, como estão protegidas da apoptose. Portanto, são células se proliferam rapidamente e não morrem. Estas são as células cancerígenas.

Existem vários tipos de protooncogenes, cada tipo de câncer está relacionado a um ou mais desses. Os diferentes tipos de oncogenes explicam porque algumas famílias apresentam tendência a desenvolverem alguns tipos de câncer e porque o cigarro causa câncer de pulmão em alguns, de boca em outros, de bexiga, rins etc… A ausência de ativação de oncogenes específicos também explica porque alguns fumantes nunca desenvolvem câncer.

POR QUE O CÂNCER LEVA À MORTE ?

As células cancerígenas além de se multiplicarem, conseguem produzir seus próprios vasos sanguíneos, o que permite a elas receberem nutrientes e formarem as massas de células chamada de tumores. Outro fator determinante é a capacidade dessas células anômalas de alcançarem a circulação sanguínea e viajarem pelo corpo.

Quanto mais lesão tiver sofrido o DNA da célula, mais diferente ela será da célula que lhe deu origem. E se ela é diferente, não consegue despenhar as funções vitais que a original exerce. Então, passamos a ter um quadro onde células que não desempenham nenhuma função se multiplicam de modo muito mais rápido que o normal e passam não só a competir por alimento, como invadem e tomam o lugar das células normais.

Câncer - como surgem as metástases

Depois de um tempo passamos a ter um pulmão em que a maioria das células não consegue captar oxigênio, um intestino que não absorve nutrientes, um rim que não produz urina… Além disso, temos uma massa tumoral que cresce tanto que começa a esmagar e obstruir outros tecidos e vasos importantes. Um tumor do pescoço pode comprimir a traqueia e causar asfixia, um tumor de intestino obstrui a passagem das fezes, um tumor cerebral pode comprimir o cérebro contra o crânio, etc.

A célula cancerígena tem a capacidade de invadir tecidos próximos e alcançar vasos sanguíneos, podendo viajar pela circulação e acometer outros órgãos distantes. Este processo se chama metástase. Os tumores benignos são aqueles que não tem capacidade de metastizar.

Alguns termos para melhor compreensão:

  • Câncer – São células anômalas com capacidade de multiplicação, invasão a distância e de destruição. O câncer é sempre maligno.
  • Tumor – É o aumento anormal de um tecido, pode ser maligno ser for criado por células cancerígenas, mas pode ser benigno se for por células sem características de câncer.
  • Neoplasia – Semelhante a tumor.
  • Carcinoma – Câncer originado das células epiteliais (tipo de células que recobre a pele e a maioria da superfície dos órgãos) (leia: O QUE É CARCINOMA?).
  • Sarcoma – Câncer originado de células de vasos, músculos, gordura, osso e cartilagem.
  • Mesotelioma – Câncer originado de células do mesotélio, tecido que envolve alguns de nossos órgãos como a pleura, pericárdio e peritônio.
  • Leucemia – Câncer que se origina de células do sangue na medula óssea.
  • Linfoma – Câncer que se origina das células de defesa do organismo

Sintomas de câncer

Como eu já disse, existem vários tipos de câncer e cada um tem sua apresentação clínica distinta. Um tumor cerebral tem sintomas completamente diferentes de um tumor de próstata.

Todavia, os cânceres apresentam um grupo de sinais e sintomas que são mais ou menos comuns a todos.

DOR

É conhecido de todos que doentes com câncer sofrem de dores crônicas. Mas por que isso acontece?A maioria das dores do cânceres são de origem óssea, principalmente pelas metástases. Qualquer tumor pode metastizar para os ossos, e doentes em fases terminais podem apresentar várias fraturas espontâneas pelo corpo. A cefaleia (dor de cabeça) também é um sintoma comum e pode ocorrer por metástases para o crânio, compressão do cérebro pelo tumor, lesões hemorrágicas ou compressão dos nervos faciais. A compressão de nervos periféricos pela massa tumoral pode ser causa de dor em qualquer local do corpo. A dor também pode ser um efeito colateral da quimioterapia e da radioterapia.

CAQUEXIA

A caquexia é uma diminuição do apetite associado a rápida perda de peso e massa muscular. Diferente da desnutrição comum, a caquexia se caracteriza por uma perda de peso desproporcional a falta de ingestão calórica, que normalmente não é corrigida mesmo com uma alimentação forçada.As células tumorais produzem substâncias que agem diretamente no tecido muscular e adiposo (gorduroso), levando ao seu consumo. Por isso, doentes com câncer apresentam tanta dificuldade em ganhar peso.

FADIGA

O cansaço crônico do doente neoplásico pode ser causado pela própria caquexia, por anemia, por dificuldade em dormir (normalmente pela dor), e pela ação direta de substâncias produzidas pelo tumor.Também pode ser um efeito secundário do tratamento.

ANEMIA

A anemia é um achado quase universal nos cânceres. Qualquer doença crônica pode causar uma inibição na produção de hemácias pela medula óssea, e o câncer não é diferente. A anemia pode ser também por sangramentos do tumor, por inibição da absorção de ferro, por invasão tumoral da medula óssea ou por ação direta da quimioterapia e da radioterapia.

TROMBOSE

Pacientes com tumores malignos tendem a apresentar um estado de hipercoagulabilidade, ou seja, o sangue inapropriadamente coagula dentro do próprio vaso, formando trombos (leia sobre trombos no texto sobre AVC). Pode haver trombose de artérias e veias, assim como uma síndrome gravíssima chamada de “coagulação intravascular disseminada” (CIVD), onde a cascata da coagulação começa a ser ativada no corpo todo ao mesmo tempo, levando a formação simultânea de trombos e hemorragias difusas.

A ocorrência de trombose pode ser o primeiro sinal de uma neoplasia, e às vezes, antecede o diagnóstico de câncer em vários meses.

Para ler um artigo mais detalhado sobre os sintomas do câncer, acesse os links abaixo:
- 14 SINTOMAS DE CÂNCER | Parte 1
- 14 SINTOMAS DE CÂNCER | Parte 2

Sintomas específicos dos principais tipos de câncer

Além dos sintomas inespecíficos, listados acima, comuns a quase todos os tipos de cânceres, cada um apresenta ainda um conjunto de sintomas específicos relacionado ao órgão acometido.

1) Sintomas do câncer de pele (leia: Câncer de pele (Cancro de pele))

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil. Ocorre principalmente em pessoas com mais de 40 anos e é muito raro em crianças e negros.

Existem vários tipos diferentes de câncer de pele, sendo o carcinoma basocelular,o carcinoma epidermoide e o melanoma, os mais comuns.

Os sintomas mais comuns do câncer de pele são manchas na pele, que podem ser muito parecidos com novos sinais ou pintas, porém, que mudam de forma, tamanho e cor. O câncer também pode se manifestar como feridas que não cicatrizam após 4 semanas.

2) Sintomas do câncer de próstata (leia: CÂNCER DE PRÓSTATA)

O câncer de próstata é o mais comum no sexo masculino, porém, apresenta mortalidade menor que os cânceres de pulmão e melanoma. É um câncer que apresenta crescimento lento, podendo levar vários anos até causar sintomas. Atualmente a maioria dos cânceres de próstata são detectados antes de existirem sintomas clínicos da doença

Quando há sintomas do câncer de próstata, estes são dificuldade para urinar, com redução da força do jato urinário, dor para urinar, vontade frequente de urinar e, mais raramente, hematúria (leia: HEMATÚRIA (URINA COM SANGUE )). Dores ósseas podem ocorrer em fases avançadas, quando já há metástases para os ossos.

3) Sintomas do câncer de mama (leia: CÂNCER DE MAMA – Sintomas e diagnóstico)

O câncer de mama é o câncer mais comum nas mulheres. É raro antes dos 35 anos e é mais comum em pacientes com história familiar positiva.

Os sintomas mais comuns do câncer de mama são o aparecimento de nódulos ou tumorações nas mamas, alterações na textura da pele, retrações do mamilo e linfonodos nas axilas.

4) Sintomas do câncer de pulmão

O câncer de pulmão é segundo tumor maligno mais comum quando se leva em conta homens e mulheres, e é o que apresenta maior mortalidade. Mais de 90% dos casos ocorrem em fumantes (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo). Existem 4 tipos de câncer de pulmão: carcinoma de pequenas células, carcinoma epidermoide, adenocarcinoma e o carcinoma de grandes células.

Os sintomas mais comuns do câncer de pulmão são a tosse crônica, escarro com sangue (leia: TOSSE E ESCARRO COM SANGUE), dor torácica, falta de ar (leia: FALTA DE AR (DISPNEIA)) e infecções pulmonares de repetição.

Sobre o câncer de pulmão, leia: CÂNCER DE PULMÃO | Cigarro e outros fatores de risco.

5) Sintomas do câncer de cólon

O câncer colorretal abrange os tumores que acometem o intestino grosso e o reto. É dos cânceres mais comuns em homens e mulheres acima dos 50 anos.

Os principais sintomas do câncer de cólon são a anemia por perda crônica de sangue nas fezes, que pode ser perceptível ou não, dores abdominais, massas palpáveis no abdômen, constipação intestinal, diarreia crônica (leia: DIARRÉIA. SINAIS DE GRAVIDADE E TRATAMENTO) e dor ao evacuar.

6) Sintomas do câncer de colo do útero (leia: HPV | CÂNCER DO COLO DO ÚTERO | Sintomas e vacina).

O câncer de colo uterino está intimamente relacionado a infecção pelo vírus HPV, transmitido por via sexual.

Os principais sintomas do câncer de colo de útero são sangramentos vaginais e dor pélvica, porém, só ocorrem em fases tardias da doença.

7) Sintomas do linfoma (leia: O QUE É UM LINFOMA?).

8) Sintomas da leucemia (leia: LEUCEMIA – Sintomas e Tratamento).

9) Sintomas do mieloma múltiplo (leia: MIELOMA MÚLTIPLO | Sintomas e tratamento).

10) Sintomas do mesotelioma maligno (leia: MESOTELIOMA | ASBESTOSE | Doenças causadas pelo Asbesto).

11) Sintomas do melanoma (leia: MELANOMA | Câncer de pele).

Publicidade
  • Marcia Greiwe

    tenho edema nos membros inferiores pressão arterial normal,pode ser prenuncio de cancêr

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há várias outras doenças a serem consideradas antes do câncer.

  • marcela

    Tenho muita dor nas costas a 2 meses por ai,e uma dor constante, e dor pelvica,pode ser cancer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É muito pouca informação para já sair pensando em câncer.

  • michelle

    me chamo michelle tenho 31anos ja tem uns 3 dias que to com dor do calcanhar direito no e a perna fica dormente e latejando e dores muito forte isso pode ser um sinal de um cancer

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho que há dezenas de diagnósticos diferenciais a se pensar antes de câncer.

  • Maria Bernardi

    quando se tem cancer de mama cai o cabelo sosinho ou so apos o tratamento da quimioterapia ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O que derruba o cabelo é a quimioterapia.

  • fernanda

    qual melhor i fame posso fase para sabe que estou com carce

  • Flavia B.

    Boa noite ,se puder me responder …eu agradeço ! Apareceu ao lado do meu nariz,logo abaixo do canal lacrimal ..um “caroço”..bem duro e as x doi ,ele estava diminuindo ,eu achei q iria desaparecer….mas estacionou e nem cresce e nem desaparece ! por favor pode ser sintoma de alguma patologia ?

  • Marilza França

    Dr. Tenho 50 anos, hemangioma interno e externo na caixa torácica denominado hemangioma cavernoso, ele realmente é imenso e tb pedra na vesícula e hemangioma hepático só que há duas semanas ando sentindo dores e inchaço na barriga e na região do fígado, a sensação é muito desagradável impedindo-me até de dormir do lado direito, acabei de fazer alguns exames que faço anualmente desde TC Abdomen, exames de sangue, sorologia hepatite B e C e tudo está normal, graças à Deus, o que então pode ser essa dor?
    Grata,
    Atenciosamente,
    Marilza

  • Paula

    Dr. Pedro, meu filho de 6 anos tem celulite facial frequentemente des dos seus 8 meses de vida , já internou varias vezes. Quando ataca não ha sinais de fissuras, arranhões e nada do gênero!
    Um parente distante; um menininho de 4 anos estava na mesma situação, até que da ultima crise o antibiotico ao invés de fazer a celulite diminuir ela aumentava, correrão com ele por dias mas todos os médicos diziam que ainda era a celulite! Até que pagarão exames particulares e encontrarão e detectarão câncer!
    Não sei exatamente oque eu devo fazer!
    Dr. é possível em uma das crises de celulite do meu filho evoluir a este ponto ou não era celulite que o menininho de 4 anos tinha?

  • Paula

    Dr. Pedro, meu filho de 6 anos tem celulite facial frequentemente des dos seus 8 meses de vida , já internou varias vezes. Quando ataca não ha sinais de fissuras, arranhões e nada do gênero!
    Um parente distante; um menininho de 4 anos estava na mesma situação, até que da ultima crise o antibiotico ao invés de fazer a celulite diminuir ela aumentava, correrão com ele por dias mas todos os médicos diziam que ainda era a celulite! Até que pagarão exames particulares e encontrarão e detectarão câncer!
    Não sei exatamente oque eu devo fazer!
    Dr. é possível em uma das crises de celulite do meu filho evoluir a este ponto ou não era celulite que o menininho de 4 anos tinha?

  • Jorge Antonio Maunze

    sera que certas comidas podem causar tambem cancer, aliado a certos climas? quais as vias mais comuns de transmissao e como se pode evitar?
    obrigado a todos que cuidam pela minha e nossa saude.

  • Jorge Antonio Maunze

    sera que certas comidas podem causar tambem cancer, aliado a certos climas? quais as vias mais comuns de transmissao e como se pode evitar?
    obrigado a todos que cuidam pela minha e nossa saude.

  • Xadra2003

    tem mais ou menos uns 4 anos que sinto algo diferente com o meu lado esquerdo do corpo, sinto uma sensibilidade na barriga abaixo da costela e uma dor pontada noa costa o que poderia ser?

  • Antonio Rocha

    Dr. Pedro boa tarde.
    Ja a uns 15 dias estou tendo uma certa constipação intestinal, sempre tive o intestino mais preso, mas apenas com alimentação conseguia fazer com que ele funcionasse perfeitamente. O que está me encomodando é que estou sentindo dores na região da fossa ilíaca direita e esquerda, as vezez também no hipogástrio, e meu intestino está ficando muito preso, só consigo fazer com que funcione com medicamentos como o Naturetti. Também estou com dor e ardência anal.
    Obrigado.
    Antonio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Poder, pode. Mas há outras causas possíveis também.

  • Pcris01

    gostaria de saber  se quando se tem dor e um pouco de sangramento vaginal significar esta com câncer de cólon do útero

  • dienny

    mesmo q  eu tome os medicamentos   sera q eu nao vou morrer   meu  tio tomou todos os meticamentos so q ele operou  e depois q se operou  ele durou so tres mese  e depois morreu  oq ele poderia fazer pq os medicos disseram q  nao tinha mais cura 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Vasos sanguíneos

  • Vitor

    Se “sarcoma” refere-se ao um tumor em ossos, cartilagens, músculos, Sarcoma de Kaposi seria o que?

  • Daniela

    oi boa noite  eu queria perguntar se cancer no estomago pode causar  dormencias ou paralisias em alguma região do corpo ?

  • fabricia valiengo

    fabricia
     tive um adenocarcinoma  de celulas acinares.Operei e fiz radioterapia a 3 meses ,hoje sinto dores no pescoço e no lado direito do rosto e até dormencia .isso é normal? 

  • Dra Amandaduarte

    Dr Pedro , sinto uma dormência nas costa pelomenos uma ou 2 vezes ao dia, e muita dor nas costa e estou com anemia, será que tem algum sintoma relacionado ao cancer??? ja que sou dentista e minha profissao , minha postura doe muito minhas costas… a que especialidade devo recorrer ?? muito obrigada. Amanda

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Comece pelo clínico geral.

  • Nandared24

    Tive uma lesão na região perianal, procurei um proctologista que retirou a lesão e o resultado foi DOENÇA DE BOWEN. hoje, faz um pouco mais de 2 meses que retirei essa lesão e sempre que vou evacuar noto a presença de sangue vivo nas fezes. Qual o melhor profissional para me orientar melhor sobre esse tipo de tumor? Proctologista mesmo, ou devo procurar um oncologista? Bowen é um carcinoma considerado maligno, tem chance de ocorrer metástases? Seria necessário quimioterapia ou radioterapia após a excisão cirúrgica dessa lesão como forma de precaução e erradicação do tumor?
    Obrigada!

  • Vitor

    Se “sarcoma” refere-se ao um tumor em ossos, cartilagens, músculos, Sarcoma de Kaposi seria o que?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Vasos sanguíneos

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Comece pelo clínico geral.

  • Dra Amandaduarte

    Dr Pedro , sinto uma dormência nas costa pelomenos uma ou 2 vezes ao dia, e muita dor nas costa e estou com anemia, será que tem algum sintoma relacionado ao cancer??? ja que sou dentista e minha profissao , minha postura doe muito minhas costas… a que especialidade devo recorrer ?? muito obrigada. Amanda

  • Nelito_oliveira

    Dr: Gostaria que me explica-se a diferença entre displasia e neoplasia amplas se inicia com formação anômalas das células, mas por favor descreva detalhadamente igual os artigos publica nesta página.
    Obrigado. 

  • Débora

    Dr Pedro, tenho 23 anos e estou com meus exames de rotina em dia, tudo normal. Sinto um “caroço” palpável na parte inferior esquerda do abdome, no início imaginei que pudesse ser algo no útero ou ovários, fiz todos os exames ginecológicos (ultrasom transvaginal, papanicolau, colpocospia) e deu tudo normal.
    O que pode ser essa massa dura que sinto ao apalpar essa região? Pode ser um cancer? Que médico devo procurar? 

  • Ju

    Sou conhecida de uma mulher, que há dez anos atrás teve câncer na mama, e agora voltou o câncer na mama. Fez cirurgia, se recuperou, e logo descobriu câncer do pescoço, seguiu o mesmo processo e se recuperou e agora descobriu o câncer na cabeça. Ocorreu metástase? 

  • Fátima

    Dr. Pedro, pontadas que duram apenas alguns segundos e que vem e vão em média quatro vezes por dia pode ser sintoma de câncer? Que tipo de exames se deve fazer para descobrir o que são estas pontadas?

  • Fátima

    Dr. Pedro. Tenho 33 anos e estou sentindo em média 5 vezes por dia pontadas na cabeça. Uma dor que vem e em segundos vai embora. Desde os 19 anos sei que tenho cefaléia pura mas há algum tempo não sento aquela dor da cefaleia. Que exames devo fazer para descobrir o que são estas pontadas?

    Ps. Parabéns pelo site por ter uma linguagem fácil de se entender.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Primeiro vá a um neurologista. Se ele achar necessário, indicará exames.

  • Rosimere

    minha barriga fica inchada facilmente devido aos gases mas de uns meses para cá piorou fica inchada direto com dores e dificuldade para realizar tarefas simples como calçar um sapato o que pode ser isso?

  • Carolina_machado09

    olá Dr, meu tcc sera sobre cancer terminal e dor, sera que poderia me mandar alguns artigos e livros referente a isto? desde já agradeço. Abraços

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Me manda um e-mail. O endereço está lá na parte inferior do site.

  • Girziane2005

    gostaria se puder de uma informação, meu pai apresentou um desconforto apos a alimentação, ai procuramos um médido que pediu eu não sei o nome dos exames agora, mas em fin fez do figado e do estomago,ai o resultado da tomografia veio  asim:linfonodomegalia pancriatica na calda do pancreas, levamos ao medico e ja achando qui ia perder meu paizinho, o médico disse para nos que isto estava  vindo de algum outro tumor, voltamos a fazer exames ai encontramos no resultado da biospsia da prostata asim:adenocarcinona acho que é asim mesmo o nome, mas uma vez levamos ao médico, que nos disse asim acho melhor cuidar do primeiro problema do que este e passou uma cintiligrafia ossea que ainda vamos fazer. me ajuda eu não sei mas o que ele tem, os sintomas de cancer de prostata ele não tem e nen de cancer nos ossos, so o desconforto na hora da alimentação devido ao linfomos localizados perto do estomago e não afetou o pancreas o baço o figado
    e os outros orgãos por perto dali, o médico disse para nos que é uma cirurgia de risco, pois esta atraz do estomago, por isso ele esta procurando outros tumores em outros lugares , mas graças a deus não estamos encontrando, agora o médico da protata dissse para voltar….me ajude não sei de mas nada estou perdida no meio de tantos exames e nada do achar o problema para asim resolver.
    obrigada.

  • Ariane

    Obrigada Dr.Pedro….Este site ajudou e muito, minha filha de 12 anos esta muito pálida a principio achei que era alimentação, q nesta idade é complicado…ela tem muito cansaço, a boca branca, ela é morena, então é visível,ela menstrua 10,12 dias, tem muita ânsia, muita dor de kbça, e eu comecei investigar, pra correr atrás e te agradeço pelo site…me ajudou muito…

  • Martha

    OI Dr.
    A 4 meses atras venho sentindo umas pontadas subitas na cabeça q duram 2 segundos.Desde nova que tenho mt dor de cabeca do lado direito.Essas pontadas ficam mais frequentes quando estou mt estressada!
    Gostaria de saber se isso pode se cancer?

  • Grazielee Marques

    Por favor, foi diagnosticado que a minha mãe esta com cancer na bexiga e hoje ela reclamou de dores nas pernas, isso tem alguma relação? É algo ruim ou neutro? Ela já esta no processo de fazer os exames para a retirada do tumor e até então, o médico passou que a sua cirurgia será através do canal da uretra (sugando o tumor) muito obrigada se puder me ajudar, abraços.

  • alberto

    eu tive cancer de colo passei po uma sirurgia e depois da sirurgia o medico disse que eu não presisava fazer quimeoterapia. isso tem mas de 8 anos e nunca mas me tratei pois não senti mas nada des da sirurgia

  • Luzia de souza

    Drº minha irmã esta com varios problema de saude 1º ulcera uma hernia de hiato e agora foi diagnosticado ascite e uma massa no canal da bexiga Drº será ascite é cusada por essa massa?  pode ser um tumor obrigada 

  • Pcris01

    gostaria de saber  se quando se tem dor e um pouco de sangramento vaginal significar esta com câncer de cólon do útero

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder, pode. Mas há outras causas possíveis também.

  • jucimar

    dr estou muito preucupada fis hiterctomia a 6 anos e ajora estou ceitinto dor nas costa e enchada o corpo todo e ja fis esame e nao cei o que tehno meu fsh deu 10.29 e ot4 0.95 cea 1.79 e o ca 125 7,75 o que o cenhor acha mim resoda or favo pode ser

  • Zorete_rgs

    minha mae retirou um tumor do colon transverso, ja tem metastases no figado e segundo o medico na cirurgia tentarm retirar alguns nodulos do figado mas nao deu, pois havia muitos, depois da cirurgia mandaram minha mae p casa com anemia(rmoglobina 8.7) albumina 3,2 sem caminhar com sonda p alimentação no duodeno, usando fraldas, etc……minha mae entrou no hospital caminhando, se alimentado , tomando seu banho tudo nromal ela tem 83 anos e hoje se encontra em uma cama direto dependendo de tudo para fazer a ela, esta defecando muito e nao segura as fezes, nao tem apetite temos q chatagiar ela para comer, dorme muito e agora esta tendo alumas falhas na memoria, estranhamos pois ela é muito lucida, gostaria de saber se ela esta ja na fase terminal, por quanto tempo mais ainda vamos ver ela assim? pois é muito triste ve-la sempre deitada sem vontade de falar, de ver televsão de ficar sentada…. 

  • DIANA FRAZAO

    DR.PEDRO TENHO 29 ANOS ANDO A SENTIR UMA ENORME COMICHÃO NO MAMILO E A SUA VOLTA ONTEM FUI OBSERVAR O QUE SE PASSAVA E AO FAZER A APALPAÇÃO DA MAMA SENTI UM CAROÇO PERTO DO MAMILO NA PARTE INTERIOR E AO PRECIONAR O MAMILO SAIU UM POUCO DE LIQUIDO TRANSPARENTE, NAO DEITEI MAIS LIQUIDO MAS O CAROÇO CONTINUA E A COMICHAO TAMBEM.JA MARQUEI CONSULTA SO QUE E DAQUI A UM MES.DEVO ESPERARA PELA CONSULTA OU VOU A UMA CONSULTA DE URGENCIA ESTOU MUITO PREOCUPADA.

  • Ariane

    Obrigada Dr.Pedro….Este site ajudou e muito, minha filha de 12 anos esta muito pálida a principio achei que era alimentação, q nesta idade é complicado…ela tem muito cansaço, a boca branca, ela é morena, então é visível,ela menstrua 10,12 dias, tem muita ânsia, muita dor de kbça, e eu comecei investigar, pra correr atrás e te agradeço pelo site…me ajudou muito…

  • Regina Azenha

    Dr. Pedro: Quero parabenizá-lo pelas informações e orientações pubicadas. É muito difícil encontrar um site de pesquisa tão esclarecedor e explicativo! Agradeço de coração. Um abraço, Regina Azenha/Resende-RJ

  • Regina Azenha

    Dr. Pedro: Quero parabenizá-lo pelas informações e orientações pubicadas. É muito difícil encontrar um site de pesquisa tão esclarecedor e explicativo! Agradeço de coração. Um abraço, Regina Azenha/Resende-RJ

  • daniela0707

    mesmo a pessoa tomando medicamentos contra o cancer pode sentir dormencia
    ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que investigar essa dormência antes de culpar o câncer.

  • fabricia valiengo

    fabricia
     tive um adenocarcinoma  de celulas acinares.Operei e fiz radioterapia a 3 meses ,hoje sinto dores no pescoço e no lado direito do rosto e até dormencia .isso é normal? 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso pode ser sequela da radioterapia.

  • Daniela

    oi boa noite  eu queria perguntar se cancer no estomago pode causar  dormencias ou paralisias em alguma região do corpo ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há alguns cânceres que podem causar alterações neurológicas. Não sei se é o seu caso, pois isso é raro.

  • Edi Nilda

    o que siguinifica quando a pessoa esta com muita faqueza e cansaso

  • Thais

    Boa noite! Meu pai faleceu há  10 meses de câncer no cérebro (não metastase) ele teve o GBM o mais agressivo tipo de câncer no cérebro. Ficamos impressionados com a rapidez que o tumor cresceu e o levou a morte.  Ele começou a mudar o seu comportamento em casa, se perdia dentro do próprio apartamento onde já morava há algum tempo, vestia camisa de botão para trás, apresentava um cansaço atipico, pois sempre foi extremamente animado e bem disposto, trocava o nome da coisas, começava a conversar e esquecia o que estava falando. Até então suspeitavamos de mal de Alzaheimer.
     Na noite de natal ele passou muito mal, teve uma dor de cabeça muito forte e vômito;  Corremos com ele para o hospital, pensamos em avc, enfarte, tudo menos em câncer.  Resumindo, ele foi medicado e voltamos para casa.  Depois que passaram as festas de fim de ano fizemos uma bateria de exames nele e então a sua psiquiatra e o seu neurologista diagnosticaram, atraves de exames de imagem o GBM.  Ele operou em 24 de janeiro, teve uma sobrevida de 3 meses, faleceu na semana santa, em 26 de abril 2011 aos 68 anos.  O mais incrivel de tudo isso é que o oncologista que o acompanhava nos disse que o tumor estava no organismo dele provavelmente há menos de 7 meses e que este tipo de câncer se desenvolve com uma rapidez inacreditável.

  • Thais

    Boa noite! Meu pai faleceu há  10 meses de câncer no cérebro (não metastase) ele teve o GBM o mais agressivo tipo de câncer no cérebro. Ficamos impressionados com a rapidez que o tumor cresceu e o levou a morte.  Ele começou a mudar o seu comportamento em casa, se perdia dentro do próprio apartamento onde já morava há algum tempo, vestia camisa de botão para trás, apresentava um cansaço atipico, pois sempre foi extremamente animado e bem disposto, trocava o nome da coisas, começava a conversar e esquecia o que estava falando. Até então suspeitavamos de mal de Alzaheimer.
     Na noite de natal ele passou muito mal, teve uma dor de cabeça muito forte e vômito;  Corremos com ele para o hospital, pensamos em avc, enfarte, tudo menos em câncer.  Resumindo, ele foi medicado e voltamos para casa.  Depois que passaram as festas de fim de ano fizemos uma bateria de exames nele e então a sua psiquiatra e o seu neurologista diagnosticaram, atraves de exames de imagem o GBM.  Ele operou em 24 de janeiro, teve uma sobrevida de 3 meses, faleceu na semana santa, em 26 de abril 2011 aos 68 anos.  O mais incrivel de tudo isso é que o oncologista que o acompanhava nos disse que o tumor estava no organismo dele provavelmente há menos de 7 meses e que este tipo de câncer se desenvolve com uma rapidez inacreditável.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não costuma ser.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não costuma ser.

  • Mesquitasergio

    muito boa tarde,
    queria perguntar se tonturas e sintomas de cancro

  • Mesquitasergio

    muito boa tarde,
    queria perguntar se tonturas e sintomas de cancro

  • Lu_em30

    Gostei muito do conteudo deste texto, muito fácil de entendimento, voces estão de parabéns.
    Luciana

  • Lu_em30

    Gostei muito do conteudo deste texto, muito fácil de entendimento, voces estão de parabéns.
    Luciana

  • Da

    queria saber como vejo se tenho cancer da perna

  • Siqueirarozi

    boa tarde ,,gostaria de saber ,a minha subrinha sempre fica com a canela inxada,bem perto do joelho,e com uma mancha vermelha que não some,o medico receitou uma pomada para ver se a mancha sumia,mas continua do mesmo geito,e as vezes ela fica mancando,e reclamando que no local esta doendo,doutor sera que é Cancer.,.,.

  • LUCAS SILVA

    DR PERRO ME AJUDE TENHO 18 ANOS E QUANDO FUI FAZER MINHA BARBA PERCEBI UM CISTO  NO MEU ROSTO PARACE UM CAROÇO PASSANDO A MÃO NORMAL NO ROSTO NÃO TEM COMO PERCEBER SÓ SE APALPAR O QUE PODE SER O QUE FAZER PARECE UM GÂNGLIO COMO ESSE QUE AS VEZES TEMOS PELO CORPO SÓ QUE MENOR ESTOU  MUITO PREOCUPADO E SEM SABER O QUE FAZER POR FAVOR  ME AJUDE OU ME UMA ORIENTAÇÃO!

  • Linhaearte

    Gostei muito da forma simples e de fácil entendimento como foi colocada no texto acima. Gostaria de saber mais sobre o adenocarcinoma pois meu marido o tem e acho que está na fase terminal, pois até o médico suspendeu a quimioterrapia por que ele está muito debilitado, Estamos esperando por um milagre.

     

  • Ju

    Sou conhecida de uma mulher, que há dez anos atrás teve câncer na mama, e agora voltou o câncer na mama. Fez cirurgia, se recuperou, e logo descobriu câncer do pescoço, seguiu o mesmo processo e se recuperou e agora descobriu o câncer na cabeça. Ocorreu metástase? 

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Me parece provável pela história que vc conta.

  • Jujuba

    Olá,
    tenho lido várias páginas do blog e por isso quero parabenizá-los pela forma clara com que colocam os assuntos, no entanto, não encontrei algo que fale sobre o cancer de esôfago. É difícil entender como é a evolução dessa doença mesmo num caso de estágio IV. Gostaria muito de ter mais informações, pois particularmente fico perdida sobre que atitude tomar a cada reação diferente, pois não sei se é apenas efeito da quimio ou mais um avanço do cancer, onde deveria ir ao médico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Dyego
    Depende. Cada câncer é um câncer. Há cânceres indolentes e há cânceres agressivos.

  • http://www.blogger.com/profile/12254778626650630690 Dyego

    Dr. Pedro,
    como é a evolução do câncer? é uma evolução lenta ou rápida?

  • Tata

    Texto muito explicativo, ajudou bastante no meu trabalho d biologia. vlw

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Jéssica
    De jeito nenhum.

  • Jéssica

    Gostaria de saber se todo câncer é terminal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Paula
    Não, mas se o câncer estiver relacionado ao HPV, pode haver transmissão do mesmo.

  • Paula

    Oi, gostaria de saber se uma pessoa que fizer sexo com alguém que tenha cancer de penis, poderá receber algum tipo de celular cancerigina?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @larissa
    A maioria dos cânceres, se detectados precocemente, podem ser curados.

  • larissa

    Dr Pedro existe alguma cura pra cancer?

  • Anonymous

    Muito obrigado. Seu texto me esclareceu muitas dúvidas.

  • Anonymous

    Bom só gostária de parabenizá-lo pelo seu ótimo blog, vejo aqui que quase todos os comentários são respondidos. Realmente sua forma de lidar com os pacientes é bastante admirável.

  • Anonymous

    Parabéns pelo tutorial!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Valdeci,
    Nunca ouvi falar disso.

  • Valdeci

    Dr. Pedro,
    Por gentileza me diga se há relação de consumo de halls menta-lyptus com cancer orofaringeo. É que já ouvi várias pessoas comentarem q o consumo de haalls causa cancer orofarígeo. E eu adquiri o hábito de consumir halls. Consumo dezenas deles por dia. Chego a comprar em caixas.
    Agradeço o seu retorno

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Amanda,
    Não é um sintoma que nos leva a pensar em câncer.

  • Anonymous

    Dr.Pedro, gosto metálico na boca pode ser um sintoma inicial do cancêr? Amanda Medeiros.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marina,
    Na maioria das vezes, não. Principalmente em fases iniciais.
    Isso excluindo os cânceres de sangue tipo leucemia, linfoma e mieloma

  • Marina de Cássia

    Doutor,
    Gostaria de saber se em um Hemograma comum, o cancer causa alguma alteração (hemácias, leucócitos, linfocitos, etc).
    *Nota: considerando um caso no qual não há anemia.
    Obrigada,
    Marina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lili,
    sim. O excesso de álcool está relacionaado a um maior risco de divrsos canceres como laringe, mama, esôfago, fígado, reto etc…

  • lili

    o excesso de bebidas alcóoliscas contribuem para o aparecimento do cancer?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Adriano,
    Não, cânceres como a leucemia não necessariamente causam caroços.

  • adriano

    bao noite Dr. Pedro
    gostaria de saber se todo cancer ele é um tumor? ou seja em forma de caroço?
    aguardo resposta . obrigado….

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cristiane,
    pode, e isso normalmente ocorre quando há metástases para o peritônio.

  • Cristiane Thais G Lamberty

    olá doutor!!! Gostaria de saber se um indivíduo com câncer de prostata pode desenvolver ascite??? Ou se só tem relação com a cirrose hepática???

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Todas não vou conseguir dizer. posso dizer algumas:

    Anemia por deficiência de ferro ou perda de sangue
    Talassemia
    Anemia sideroblastica
    Anemia de doença crônica
    Anemia falciforme
    Esferocitose hereditária
    Anemia por doença endócrina
    Síndrome mielodisplásica
    Leucemia
    Mielofibrose
    Anemia hemolitica
    Anemia por deficiência de cobre
    Anemia aplastica
    Anemia por intoxicação com aluminio
    Anemia por invasão medular
    Anemia da ins. renal
    Anemia por deficiencia de vit b12
    anemia por deficiencia de acido fólico
    anemia causa por drogas
    anemia por doença hépatica

  • Anonymous

    dr. preciso de todos os tipos de anemias e não acho ??
    o que eu faço ?
    o sr pode me ajudar?
    desde jah grata
    winie
    obs.: qual quer coisa meu e-mail e
    wini_eliana13@hotmail.com
    muito obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fabio,
    depende do que está se procurando. Todo exaem é sujeito a falhas, seja por erro humano ou por limitações do prórpio método para determinada doença.

    O câncer pode causar anemia. È normalmente a alteração mais comum. MAs de modo algum ela é especifica.

  • fabio

    Doutor, qual as chances de exame como tomografia e ultrasom falharem ?
    O Cancer da alguma diferenca no emograma de sangue ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliana,
    Câncer dá anemia e fadiga, porém nem toda anemia e fadiga é devido a câncer.

    Se câncer é um dos diagnósticos prováveis para o seu caso, só o seu médico pode avaliar.

  • Juliana de Sousa

    Doutor,
    Fadiga intensa e anemia (já diagnosticados) seriam sintomas cancerígenos? Posso pedir ao médico exames que tirem essa dúvida ou é paranóia pensar que podem ser sintomas de câncer?

    Parabéns pelos texots.
    Juliana Sousa.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Richerd,
    Esses seus sintomas não são de câncer. Não sei pq com 22 anos está pensando em câncer. Não existe um exame que descarte todos os tipos de cânceres.

  • dj

    Boa tarde Dr. Pedro e Dr. Renata sou Richerd 22anos e queria saber com a relação entre o cancer e a sindrome da fadiga cronica uma vez que o mesmo pode ser confundido e quais exames fazer para eliminar a hipodese de um cancer uma vez que sinto fortes dores no abdomen tenho tonturas e cansaço nas pernas e formigamentos tenhos os ganglios do pescoço inchados já fiz TC e graças a deus não tinha nada na cabeça muito obrigado até então.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Celia,
    Os melhores exames para se avaliar metásteses são o rx e cintigrafia óssea.

  • Celia

    Boa noite Doutor, meu marido tem cancer de prostata com metastase já fez radioterapia e tomou tres meses zoladex e parou, seu psa 0.74,depois de seis meses fez o psa p/controle estava 13.0 e voltou p/ zoladex, controlando
    ao mes, seu psa com o tratamento chegou a 49,0 mas abaixou p/0.51 agora já está em 7.28. Não entendo porque o medico persiste que tome o zolex se seu psa está subindo.Existe alguns outro exame que ele possa fazer p/ saber mais das metastase se tem algum outro orgão afetado.
    Fico no aguardo de sua resposta,por enquanto muito obrigada Celia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcos,
    Da onde vc tirou a idéia de câncer? Isso é dor musculo-esquelética. Volte no ortopedista e deixa de se assustar a toa.

  • marcos

    DR pedro faz algumas semanas que venho sentindo dores nos braços sensação de formigamento e dores nas costa isso pode ter alguma relação com cançer pois fui num medico e ele me falou que tinha burcite pois fiquei um mes com essa dor muito forte e completamdo um més a dor sumiu e agora voltou nos dois braços gostaria de saber uma opinião sua muito obrigado

  • Rubens

    obrigado doutor pela explicação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rubens,
    provavelmente não. Isso é um quadro gastroenterológico que não tem a ver com seu cisto.

    Se vc se sente tão assuntado, deveria fazer um controle anual com ultra-som do testículo.

  • Rubens

    detalhando melhor o caso doutor… eu não tive febre em momento algum, e sem dorrr só inchaço e faltaaa de apetite forte…
    muito obrigado, nesses 15 dias perdi uns 4 quilos.
    outro detalhe é que a diarreia ia e voltava, agora to tomando dipro.
    obrigado desda já doutor.

  • Rubens

    olá doutor. tenho familiares que tiveram a doença, e a mais ou menos 2 anos vi q no meu testiculo,
    se formou um pequenino sisto,
    mais indolo, a mais ou menos 15 dias ando me sentindo mal tipo enchaço na barriga só de um lado,
    diarreia, vomitos, fui ao medico e ele falow que era rotavirus, porem sintome fraco, com a boca super seca to tomando os medicamentos ainda, isso pode ter alguma relação com essa doença?

  • Janete

    Agradeço pela resposta, fico mais tranquila e me desculpe pelos erros de acentuação gráfica. Abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Janete,
    Isso é edema linfático pela retirada dos linfonodos. Não tem a ver com câncer não.

  • Janete

    Olá Dr: Pedro, minha avô de 79 anos, há 17 anos fêz uma mastectomia radical na mama direita, retirou-se os linfonodos axilares, e agora há alguns meses apareceu edema no braço direito, que segundo ela foi porque carregou muito peso, foi ao médico que pediu Ultra som, deu normal, minha preocupação é que na semana passada machucou-se e fêz um furinho que não para de sair um liquído amarelo claro, chega a umidecer o lenço. Gostaria de saber se isso é normal, ou é cancer novamente. Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Denizar,
    A unica coisa que eu posso dizer é que o resultado está dentro dos valores da normalidade.

  • denizar

    meu nome e denizar e tenho 40 anos. Dr. fiz um exame de psa e o resultado foi 0,160 a unidade mg/ml eu queria a sua opinião diante mão peco muito obrigado gostaria que o senhor me respondesse.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Rosa,
    Só vendo para se ter uma idéia.
    Com tão poucas informações é impossível dizer algo.
    Leve-o ao pediatra

    abs

  • Rosa

    Olá!
    Boa noite!
    Hoje eu acariciando a cabecinha do meu filho de 5 anos, sentir uns calombos,eram muitos. Uns maiores e outro bem pequeninhos….Efim. O q pode ser isso?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Thayná,
    Realmente não tenho como opinar de longe. Até porque não conheço Vassouras e não sei como são os hospitais daí.

    O melhor é vc dirigir esta pergunta ao médico que está cuidando da sua avó.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Gabriela,
    Isso parece mais dor de cabeça comum.

    Tenho um texto só sobre dor de cabeça em que tb explico os sinais de gravidade

    http://www.mdsaude.com/2008/11/dor-de-cabea-cefalia-parte-i-enxaqueca.html

    abs

  • Anonymous

    Thayná Furtado,
    olá Dr. Pedro, minha avó um ano atrás foi diagnosticada com câncer no colo do útero e ovário, fez radioterapia, algo assim, não sei direito e uma outra, mas não chegou a fazer quimioterapia, em junho de 2009 sentiu dores no abdomen, agora, nesse momento, está no hospital internada, em Vassouras, Rj, a situação não é boa. O senhor indicaria, mesmo com todos esse precendentes que ela fosse pra São Paulo se internar( hospital das clinicas), ou mesmo rio de janeiro onde ocorreu todo o tratamento??
    Obrigada desde já.

  • Gabriela

    Dor de cabeça forte de um lado só uma dor que nos 20 minutos é muito forte mais depois fica so aquela dor irritante pode ser um tumor?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Aline,
    A regra é a seguinte: algo que já existe há muitos anos dificilmente é algo mais grave.

    Se fosse câncer já teria evoluido e vc já estaria sabendo.

    Se a dermatologista viu e disse que não era nada de grave, confie nela.

    Em relação as pintinhas, só vendo a lesão para saber do que se trata.

  • Aline Loureiro

    Ola boa noite
    sou gordinha e nas axilas e na viriha ha uma bolhas de sangue, agora que estou emagrecendo estao sumindo, mas eu lembro que mesmo qndo ainda era magra ja tinha uns calombos na axila. Isso pode ser algo serio? a dermatologista disse que seria apenas pelo atrito da pele por eu estar gordinha. Outra coisa sao 2 pintinhas q tenho q somem e aparecem, as vezes acompanhadas de um cravinho.

    Obrigada se puder ajudar!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Orlando,
    Anemia é um sinal muito comum em pessoas com câncer, seja sintomático ou não.

    Porém, nem todo mundo que tem cêncer obrigatoriamente tem anemia.

  • Anonymous

    Queria saber se toda pessoa que tem cancer sintomaticos, tem um quadro de anemia?
    grato…orlando..

  • Anonymous

    eu tenho dores no estomago, tonturas que me deixam com a visão embassada e de vez em quando meus menbros ficam dormentes.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Wilson,
    De longe, sem ser oncologista e sem ser o médico da sua esposa, a única coisa que eu posso sugerir é seguir as condutas do seu oncologista.

    Ninguém que não esteja dentro do caso vai te sugerir algo inovador ou milagroso para ajudar a sua esposa. Infelizmente, na vida real, não é assim que as coisas funcionam.

    abs e malhoras para ela.

  • Wilson

    Doutor,
    -Em outubro de 2003 minha esposa iniciou tratamento com suspeita de cancer de mama.
    -Em fevereiro de 2004 ela fez mastectomia radical da mama esquerda, onde foi constatadado um tumor com 5,5×4,0×2,8cm, carcinoma ductal invasivo.
    - 16 ganglios linfáticos de nivel I e 10 em nivel II.
    - Setembro de 2007, começou a sentir fortes pontadas na cabeça, tontura, vomitos e desmaios, a RM e TC mostraram 2 tumores cerebrais, sendo o maior com 4,4×4,0cm e o segundo com 8,0×2,0cm.
    -Fez quimio por 4 meses, sumiram todos os sintomas.
    -Fevereiro de 2009, teve uma convulsão que durou aproximadamente 40 minutos, tem pontadas e com a vista como se estivesse com relampagos.
    -RM e TC mostram um tumor no hemisfério cerebral direito medindo 0,9cm em seu eixo maior.
    - Lesão expansiva ocupando o hemisfério cerebral esquerdo, com crescimento cranial, acima do tentório e aspecto de pequeno componente extra-axial.
    Diante deste quadro, o que o senhor pode sugerir.
    Wilson Bespalhuk
    Maringá-PR

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Alessandra,
    As dores ósseas e a falta de ar podem ser metástases sim.

    Em relação a regressão é difícil prever isso à distÂncia e sem maiores dados.

    È preciso saber quais as condições clínicas dela para suportar novas sessões de quimioterapia e saber também qual o grau de invasão a distância da neoplasia.

    abs e melhoras para sua mãe

  • Alessandra

    Olá! Boa noite, Dr..
    Minha mãe em 1999 fez uma gastrectomia total, esplenectomia e terminou c radioterapia. Em 2006 voltou a lesão na incisão cirúrgica e ficou com muita dificuldade para se alimentar. Fez três tipos de quimioterapia, as duas primeiras com sucesso paliativo. Ao final de 2008 colocou sonda naso-entèrica q está até hoje. Se alimenta c líquidos por via oral e pouca coisa de sólido, o qual mastiga mt p conseguir digerir. Nesses últimos seis meses q está c a sonda, emagreceu, claro, mas as dores increditavelmente diminuíram. Porém hoje, sente fortes dores nos ossos muita falta de ar. Essa fase terminal pode retroceder? Essa dor nos ossos pode ser metástase nos ossos? Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Camila,

    1- São centenas as substâncias produzidas pelas células neoplásicas. Cada tumor produz uma gama diferente. É impossível descrevê-los aqui.

    2- Não, marcadores tumorais são substâncias que aumentam de concentração na corrente sanguínea na presença de determinados cânceres. Um exemplo é o a alfa feto proteína que se eleva no câncer de fígado.

    3 e 4- São substâncias que quando em excesso interagem com a função das células normais. Causam os sintomas comuns a todos os cânceres que eu descrevi no texto. Não tem nada a ver com as mestástases, que são invasões de outros órgãos por células neoplasicas que viajam pela corrente sanguínea.

  • Camila

    Dr Pedro,
    Acabei de lhe enviar algumas perguntas, mas como estas parecem não ter sido postadas, as farei novamente e se o Sr puder me ajudar, ficarei muito agradecida.
    Estou fazendo algumas pesquisas e peço-lhe que, se possível, baseie suas respostas no câncer de fígado (enfatizando TUMURES METASTÁTICOS).
    SUPOSIÇÃO: Após a realização do tratamento, as substâncias que foram produzidas pela célula cancerígena estão, ainda, na corrente sanguínea.
    PERGUNTAS(BASEADAS NA SUPOSIÇÃO ACIMA):
    1- Quais são as substâncias produzidas por células cancerígenas (que caem na corrente sanguínea)?
    2- As substâncias cancerígenas que caem na corrente sanguínea são chamadas marcadores tumorais?
    3- Como essas substâncias(produzidas pelas células cancerígenas) podem prejudicar outros órgãos e o que elas possuem para isso?
    4- Como podemos elimina-las do organismo (remédios ou o que for..) para que a doença não possa se manifestar em outros orgãos?(levando em conta que o tratamento já foi feito).
    Camila

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bruna,
    Primeiro tem que haver confirmação de rescidiva do câncer e das metástases.

    Caso confirmado, não existe um roteiro definido do que acontece para eu poder prever quais serão os próximos sintomas.

    Ele precisa ser seguida por um oncologista que fará o que for preciso para controlar a doença

    abs

  • Bruna

    Bom dia Dr. Pedro Pinheiro!

    Tenho uma tia que há 5 anos atrás teve um cancer de mama aos 26 anos de idade. Foi feita a cirurgia de retirada da mama e ela voltou a vida normal depois de algum tempo.

    Quando ela estava dentro de um ônibus, o motorista freou e ela não conseguiu se segurar batenco com o cotovelo no mesmo lado que havia feito a cirurgia, após algumas semanas ela começou a perder o movimento do braço e o mesmo começou a deformar, ela faz sessões de massagem para aliviar a dor no braço que é muito forte.

    Nos últimos dias ela vem sentindo formigamento nas pernas e a sua pálpebra direita caiu, sendo assim ela não abre mais o olho direito.
    Me parece que o câncer se espalhou (metástase), hoje ela está com 32 anos e gostaria de saber quais serão os próximos sintomas e como esse quadro pode ser revertido.
    Não temos muitos recursos mais gostaria de alguma indicação para que pudessemos ir atras para tentar algo. Ela têm feito exames diariamente mais sofre de dores intensas constantemente.

    Nos ajude, por favor?

    Muito obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá José,
    O seu relato é bem rico, mas sem ver a lesão fica difícil afirmar qualquer coisa.

    O que eu posso dizer é que essa ulceração realmente merece ser avaliada, pois uma ferida que não cicatriza, em qualquer sitio do corpo, deve ser sempre investigada.

    Pode se tratar de várias patologias, desde de infecções a doença malígna.

    O fato de ter sido originada por um trauma, me faz pensar mais em uma infecção do em cancro, por exemplo.

    Sugiro que você procure um estomatologista

    Abraços e melhoras

  • Anonymous

    Boa noite Sr. Dr. Pedro Pinheiro,

    Talvez há uns 3 anos, encontrava-me a jantar num restaurante, um prato italiano que era confeccionado com amêndoas. Lembro-me que ao trincar uma, senti uma dor forte na gengiva do lado esquerdo do maxilar, exactamente no local onde vários anos antes tinha extraído um molar.

    Não dei muita importância ao assunto, mas alguns dias depois, ao passar inadvertidamente a língua nesse sítio, pareceu-me sentir como que uma pequena ferida ou afta. Ao espelho pude observar que de facto tinha ali como que um furinho.

    Mas não sentia qualquer dor…

    Meses mais tarde esse furinho pareceu crescer, rodeado de uma espécie de corôa esbranquiçada.

    E de facto o furo inicialmente minúsculo aprofundou-se ligeiramente e alargou, apresentando hoje, um diâmetro próximo dos 2,5 a 3 mm.

    Há cerca de dois anos estive no dentista e foi-me feita uma radiografia geral da boca, com vista a estabelecer o tratamento de alguns dentes danificados. O dentista que me observou, ajudado pela radiografia disse-me eu ter ali um ‘dente incluso’, mas eu de facto lembrava-me de tal como atrás referi, ter extraído o dente que ali existira.

    Mas descansei um pouco sobre o assunto, pelo menos atá ao momento em que, talvez há uns 8 meses, essa pequena ulceração começou a tornar-se dolorosa ao tacto.

    No primeiro dia deste ano, estava eu a entrar num taxi, levando comigo um guarda-chuva bastante grande. Ao sentar-me, a pega do mesmo embateu com alguma força no maxilar exactamente por baixo do local onde tenho essa ulceração, produzindo uma dor bastante forte.

    A partir daí, nunca mais deixei de sentir nesse sítio uma sensação de desconforto, e há perto de 3 semanas tenho tido uma dor não muito forte é certo, mas que se tem tornado algo persistente e que se desenvolve por baixo do maxilar, na parte de dentro do mesmo, irradiando para o interior da boca. Ao pressionar essa região, a dor acentua-se e apanha a parte superior do pescoço reflectindo-se no interior da garganta e desenvolvendo-se na direcção do ouvido.

    Tenho receio que estes sintomas possam ser indício de algo grave. Nos últimos tempos tenho andado sempre terrívelmente cansado, bastante irritável e as cefaleias são muito frequentes.

    Ficaria muito grato ao Sr. Doutor, se pudesse contar com a sua opinião.

    Desde já o meu muito obrigado!

    Com os meus melhores cumprimentos,

    Jose Francisco

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá,
    Muito difícil comentar qualquer coisa neste sentido. Você praticamente não me deu nenhuma sintoma do que sente. Hemorróidas são facilmente diagnosticadas. Não dá muito para confundir com cÂncer. O fato delas casuarem sangramento pode levar a anemia, o que explicaria seu cansaço. Além disso, seu problema já tem mais de 3 anos e dificilmente uma doença maligna causa sintomas por tanto tempo sem ser diagnosticada.
    Acho que não é por ai.
    Abraços.

  • Anonymous

    Dr. Pedro Pinheirotenho 26 anos agora e estou com um problema a mais ou menos 3 anos pelos sintomas tudo indicava ser hemorroidas porém fiz tratamentos convencionais mais não surtiram efeitos continuo com o mesmo problema ainda notei que após aparecer esse problema além desse incoveniente também me sinto mais cansado e pelo fato de ser um problema ir ao banheiro diminuí muito a frequencia com q ia antes agora vou no maximo duas vezes por semana devido ao mal estar, pode isso ser causado por algum tipo de tumor?? pois na minha familia tem muitos casos de cancer e sei que pode ser genético.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Laura,
    Ainda não existe um exame para se dectar quem tem maior risco de câncer na população.
    O está surgindo é a investigação genética de algumas pessoas com histórico familiar forte de neoplasia. Por exemplo, sabemos que a presença de alguns genes favorece o aparecimento do câncer de mama. Mulheres com história familiar positiva poderiam fazer esse exame para identificar se possuem ou não esss genes.
    Isso já existe, mas ainda não é usado comumente na prática médica para identificar precocemente quem tem mais risco.
    Provavelmente será mais comum na próxima década

  • Laura

    Dr. Pedro existe algum exame para sabermos se vamos desenvolver algum tipo de câncer? Parabén s pelo texto, muito explicativo.