5 de agosto de 2013

BODY PIERCING | PERIGOS E COMPLICAÇÕES

O uso de body piercing tem se tornado cada vez mais comum entre os jovens. O que parece ser apenas um simples exercício de vaidade, pode se tornar um sério problema de saúde. A colocação de um piercing não é um processo inócuo. Saiba todos os riscos do procedimento.

Publicidade

A falta de controle sobre quem insere o piercing tem causado inúmeros casos de infecções graves. O piercing está longe de ser um procedimento sem riscos. Até 15% das pessoas apresentam algum tipo de complicação e 1% precisa de internação hospitalar.

A pele é o nosso maior órgão de defesa. Ela impede que as milhões de bactérias que vivem na nossa pele e as que diariamente entram em contato conosco, invadam nosso organismo. Quando furamos essa barreira através de um piercing, estamos expondo nosso interior à germes que causam doenças. Fazendo uma analogia, podemos dizer que um furo ou uma lesão na pele equivale a deixar sua porta aberta em uma vizinhança cheia de ladrões. Pode até não acontecer nada, mas o risco é muito maior do que se a porta estivesse trancada.

fotos piercing - cartilagem

Piercing e cartilagem da orelha

Alguns locais como a língua e orelha são mais susceptíveis a complicações. Reparem na figura ao lado como é a distribuição da cartilagem da orelha (clique para ampliar).

Esta região de cartilagem apresenta uma vascularização sanguínea pobre. Qualquer infecção local pode ser difícil de ser tratada porque havendo pouco sangue, não há fluxo suficiente nem de anticorpos, nem dos antibióticos que possam ser prescritos. Mais uma vez, recorrendo a analogia da porta, a cartilagem seria a vizinhança cheia de ladrões e que a polícia não costuma passar.

fotos piercing - infecção

3 casos (antes e depois) de inflamação da orelha após implantação de piercing.

A foto acima mostra a evolução de 3 casos onde houve uma infecção da cartilagem da orelha provocada por piercing. Nestes casos os antibióticos funcionaram, mas no primeiro e no segundo, reparem que a orelha ficou deformada.

fotos piercing - abscesso

Abscesso na orelha

A infecção local da pele, que pode ser uma celulite ou erisipela, é a complicação mais comum do piercing (leia: ERISIPELA E CELULITE – Sintomas e tratamento). Em alguns casos a infeção pode evoluir com a formação de um abscesso, como na foto abaixo.

Outra complicação é a formação de queilóides, que são cicatrizes hipertrofiadas, que podem ocorrer após processos inflamatórios exuberantes. O quelóide pode ser deformante, como na foto à esquerda. Este quelóide pode ocorrer em qualquer sítio do corpo onde haja uma reação ao piercing.

A língua é outro local que costuma infectar. O problema é o oposto da cartilagem. Ela é um órgão extremamente vascularizado e localizado em uma região com elevada carga de bactérias, como é a cavidade oral. A boca é dos pontos do corpo humano com maior concentração de bactérias. Como há muito fluxo de sangue, qualquer infecção na língua pode facilmente atingir a circulação sistêmica e acometer outros órgãos distantes.

fotos piercing - abscesso cerebral

Paciente no pós-cirúrgico de abscesso cerebral
(clique p/ampliar. Atenção: A imagem acima  pode ser considerada forte para certas pessoas)

A foto ao lado é de uma adolescente que apresentou um quadro grave de infecção da língua e evoluiu com abscesso cerebral apenas 4 semanas após a colocação do piercing. A bactéria entrou pelo orifício do piercing, alcançou a circulação sanguínea e foi se alojar no cérebro.

Outro órgão distante que pode ser acometido são as válvulas cardíacas, causando uma grave infecção chamada de endocardite infecciosa (leia: ENDOCARDITE| Sintomas e tratamento)

Outras complicações do piercing que podem acontecer são:

- Alergia ao metal (aço cirúrgico, ouro 14K e titânio são os melhores metais para evitar alergias).
- Intensa dor local.
- Sangramento incontrolável da língua.
- Aspiração do piercing pelos pulmões.
- Infecção por hepatite B, hepatite C ou HIV.
- Infecções gengivais.
- Parafimose, nos casos de colocação de piercings no pênis (leia: FIMOSE | PARAFIMOSE).

Qualquer região do corpo pode apresentar infecções graves. Isso inclui genitais, umbigo, sobrancelhas, mamilos etc… Lembre-se, se a barreira da pele foi quebrada, há riscos de contaminação bacteriana.

Quanto menos cuidado com a assepsia houver no momento da inserção do piercing, maiores os risco de complicação. Nos EUA existem relatos de epidemias de infecções bacterianas relacionadas a alguns locais de tatuagem que realizam implantações de piercing sem os cuidados necessários.

A infecção da pele ao redor do piercing pode levar a quadros de sepse e, consequentemente, à morte (leia: O QUE É SEPSE E CHOQUE SÉPTICO ?)

Antes de se submeter a um piercing, procure informações do local. A implantação de qualquer objeto através de quebra da barreira da pele deve ser considerada como um procedimento cirúrgico e, como tal, deve estar submetida a criteriosos padrões de assepsia. As complicações podem além de colocar a vida em risco, ser deformantes em alguns casos.

Se você tem histórico de quelóides, procure antes a orientação de um dermatologista.

Publicidade
  • Lossandra Venancia

    Olá Dr eu fiz um pircing no umbigo a 10 meses atrás, mas a dois dias limpei com álcool e agora sinto muita dor, e o sai pus e está doendo bastante será k é perigoso ? Ou limpo apenas com soro ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se está doendo e saindo pus é porque a ferida está infectada. Procure antedimento médico.

  • vanessa caroline

    “ola Dr” bom eu furei o embigo a 2 Dias só,mais ele esta vermelho e saindo pus,e me disseram que eu não posso comer nada que tem acido,e que eu tenho que limpar em volta com soro,e lavar com água e sal…tem como o senhor me ajuda não sei oque fazer ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem esse de restrição alimentar, não. Agora, se está infectado, é parece estar pela sua descrição, o melhor é um médico dar uma olhada.

  • maria eduarda

    Olá, eu queria muito colocar um piercing no nariz. Eu tenho um pequena cicatriz de operação e nessa deu queloide, e eu fico apreensiva quando penso em colocar um piercing no nariz e ficar com uma marca horrivel lá também.

    A questão é: Se eu tive quelóide nessa cicatriz da operação, quer dizer que eu tenho grandes chances de ter quelóide em um furo no nariz também??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • erika

    dtor preciso de ajuda,nao sei se aqui é o local certo pra perguntar mas é q minha filha usava bricos de aço cirurgico,coloquei um folheado a ouro e desde entao a orelha dela inflama nem da pra usar de aço cirurgico mais,o q devo fazer?de ouro resolve?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Geralmente, o ouro puro é pouco alergênico e acaba sendo mais aceito pelo organismo.

  • Nathy

    Furei meu umbigo há uma semana e ele esta inchado, vermelho e esta saindo pus…. O que eu faço? Quais sao os alimentos que nao devo comer?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Em vez de se preocupar com a dieta, que não vai mudar em nada o quadro, o melhor a fazer é procurar um médico para ver a lesão, que pode estar infectada.

  • http://victoor.freiitas26@gmail.com victor freitas

    oi. Obrigado por responder todas as perguntas, mais ja faiz 13 dias que fiz o piercing na lingua e ta saindo muito daquele liquido amarelado parecido com puz, me falaram q é resto de carne morta pq na lingua nao da pra forma “casquinha” ai sai aquilo, queria saber se é isso msm i se é normal sai bastante.. Obrigado mais uma veiz

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      13 dias já era para ter cicatrizado. Se você está inseguro, procure um médico para que ele possa ver sua língua.

  • victor passos

    ola dr.
    Furei a lingua e quero saber se tem algum problema usar listerine com alcool, si tem por que e qual o problema, obrigado otimo site!

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      A princípio, não há problema.

  • victor freitas

    ola dr.
    Fiz um piercing na lingua 3 dias atras, e inchou e fikou vermelho em volta do piercing! Estou DESESPERADO!! Com medo de infecciona e eu fikar com problema serio na lingua por favor responda, estou desesperado!

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se você acha que possa estar infectado, o ideal é retirar o piercing e procurar um médico.

  • http://twitter.com/bebekitas Patricia Alex Rocha

    oi, eu fiz um piercing no nariz ha quase um ano,e reparei que me cresceu uma bolhinha no lugar de onde o buraco foi feito mesmo com o brinco, depois de algumas semanas depois de o ter feito decidi remover o piercing de vez porque a bolhinha me fazia uma certa aflição por estar num lugar onde supostamente não era suposto, mas a bolhinha continua e já faz realmente muito tempo que ja o tire, gostaria de saber se posso tratar em casa ou se tenho de ir ao medico, é que apenas por saber que tenho um altinho dentro do nariz incomoda um pouco, pois ja tentei, eventualmente, com as unhas arranhar para vez se saia alguma coisa, mas felizmente nada.

    obrigado.

  • sanvick

    tenho 54 anos e 130 k cai de joelhos,nem machuqei exposto mas me deu uma erisipela na perna que qeimava tanto que fiquei 3 dia s em casa e só no 5 di aprocurei medico pois moro no 3 aandar efiquei com medo de dscer pois meu joelho estrala de vez em qdo. mas a dor maior veio no 4 dia agora estou tomando clavulim antib +anti,flam.mas devo me preocupar mais que isto?

  • http://profile.yahoo.com/5VPWFMSCMPOLNDDW6ANDVLB36M Anderson Silva

    Amigo tive erisipela a um tempo a trás…. Sou alérgica a tudo… Quero fazer uma tatuagem será que devo fazer????? Corro algum risco?? Obrigada de coração bjsss Élide

  • http://profile.yahoo.com/6R6KDNJCZZAF7LXGOR6ZN2MONA yahoo-6R6KDNJCZZAF7LXGOR6ZN2MONA

    Olá, desde pequena eu tenho alergia a brincos comuns, até mesmo os de prata são rejeitados. Eu quero colocar um piercing na orelha e outro no nariz, mas antes gostaria de saber se eu posso colocar com o aço cirurgico ou se somente poderia colocar um piercing de ouro?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Teoricamente, não.

  • gabriel morais

    ola! queria saber quem tem ginecomastia é arriscado colocar piercing no mamilo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Teoricamente, não.

  • Micael pearl jam

    Olá,quero colocar na orelhar um piercing transversal.Só que o local a onde que trabalho é meio muito sujo.Tipo depois que colocar-se o piercing tava pensando em tira-lo quando for ao trabalho e colocar uma bandagem para não sujar,depois chega em casa,passar alcool onde fica ai tomar um banho,depois passar alcool de novo ai colocar o piercing.Dessa forma será que o risco de infecionar diminui?Boa tarde.

  • Micael pearl jam

    Olá,quero colocar na orelhar um piercing transversal.Só que o local a onde que trabalho é meio muito sujo.Tipo depois que colocar-se o piercing tava pensando em tira-lo quando for ao trabalho e colocar uma bandagem para não sujar,depois chega em casa,passar alcool onde fica ai tomar um banho,depois passar alcool de novo ai colocar o piercing.Dessa forma será que o risco de infecionar diminui?Boa tarde.

  • AngelinaDurless

    ola bom eu coloquei um piercing na orelha so que depois de tres semanas eu acabei ingerindo ovo e nisso criou um caroçinho atras da orelha

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não tem nada a ver.

  • AngelinaDurless

    ola bom eu coloquei um piercing na orelha so que depois de tres semanas eu acabei ingerindo ovo e nisso criou um caroçinho atras da orelha

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem nada a ver.

  • Ju Stin

    Gostaria de saber, sob a ótica médica (e não de body piercers) se, supondo que um piercing tenha sido propriamente colocado e cicatrizado, os riscos cessam para o organismo?
    Há alguma forma “inócua” de se ter um piercing ou o ideal é tirar e não ter?

    (pergunto pois já tenho nos mamilos, estão saudáveis, mas penso em tirar caso seja melhor)

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Não, mas o maior risco é mesmo nos primeiros dias após a colocação. Depois de alguma semanas o risco vai depender dp tipo de piercing, do local que ele está, se há ocorrência de traumas no local…
      2- O piercing é sempre um objeto estranho na sua pele. 100% seguro só mesmo não tendo-o.

  • Ana12357

    Olá! Eu coloquei um piercing na cartilagem há mais ou menos 3 meses, mas agora apareceu uma bolinha em volta do piercing , não dói mas sempre que lhe toco durante muito tempo sinto-me mal, isso é normal? Obrigada.

  • Ana12357

    Olá! Eu coloquei um piercing na cartilagem há mais ou menos 3 meses, mas agora apareceu uma bolinha em volta do piercing , não dói mas sempre que lhe toco durante muito tempo sinto-me mal, isso é normal? Obrigada.

  • cristina

    Sr Dr.
    Coloquei ha 2 meses um piercing no nariz, estava tudo a correr bem até que um dia sem querer toquei nele e saiu, voltei a por no sitio mas passado uns dias começou a formar uma bolinha, fui ao médico e ele receitou-me antibiotico e antinflamatorio, pois estava a ficar infectado, mas disse que nao era necesario tirar o piercing. Mas acontece que tenho andado a pesquisar na net e o que vejo esta a deixar-me bastante preocupada, ja tenho isto ha quase 1 mes, Começei o tratamento com antibiotico ha 2 dias, mas e se isto nao regredir? Será que isto passa ou tenho que fazer operaçao? Estou com medo de ficar com uma lesao no nariz. Por favor responda, obrigada

  • cristina

    Sr Dr.
    Coloquei ha 2 meses um piercing no nariz, estava tudo a correr bem até que um dia sem querer toquei nele e saiu, voltei a por no sitio mas passado uns dias começou a formar uma bolinha, fui ao médico e ele receitou-me antibiotico e antinflamatorio, pois estava a ficar infectado, mas disse que nao era necesario tirar o piercing. Mas acontece que tenho andado a pesquisar na net e o que vejo esta a deixar-me bastante preocupada, ja tenho isto ha quase 1 mes, Começei o tratamento com antibiotico ha 2 dias, mas e se isto nao regredir? Será que isto passa ou tenho que fazer operaçao? Estou com medo de ficar com uma lesao no nariz. Por favor responda, obrigada

  • Izabellaconscetta

    Olá, há quase 3 meses coloquei piercing no nariz e no umbigo, o do nariz está muito bem mesmo, mais o do umbigo ta bom mais ta meio vermelho, acho que estou com queloide, queria saber como posso tratar dessa queloide, qual os medicamentos que devo tomar e passar no local… Obrigado

  • Drielly

    olá!DR. quando colocamos um piercing, na hora ñ doi muito, e neim no mesmo dia,mais pasando ser uns 3 dis é normal fica com vermelhidão e doer??
    mais sem ter pus.

  • Drielly

    olá!DR. quando colocamos um piercing, na hora ñ doi muito, e neim no mesmo dia,mais pasando ser uns 3 dis é normal fica com vermelhidão e doer??
    mais sem ter pus.

  • Ana Filipa Cp

    olá ! coloquei um piercing na lingua, mas tive de o tirar passado uma semana, pois estava com bastante pus e doi-a, disseram-me que foi devido a excesso de limpeza, e que o listerin puro infectou :c ! queria voltar a fazer, será que há alguma possibilidade de eu ser alérgica? e que já tinha colocado um no sobrolho que me durou 1 ano, mas estava bastantes vezes infectado ! 

  • Ana Filipa Cp

    olá ! coloquei um piercing na lingua, mas tive de o tirar passado uma semana, pois estava com bastante pus e doi-a, disseram-me que foi devido a excesso de limpeza, e que o listerin puro infectou :c ! queria voltar a fazer, será que há alguma possibilidade de eu ser alérgica? e que já tinha colocado um no sobrolho que me durou 1 ano, mas estava bastantes vezes infectado ! 

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Depende da gravidade do lúpus. Se o paciente faz uso de muitas drogas imunossupressoras, o piercing pode ser uma porta de entrada para infecções

  • Carolziiinha

    Olá doutor. Gostaria de saber se pessoas com Lupus Eritematoso sistêmico pode fazer um piercing?

  • Carolziiinha

    Olá doutor. Gostaria de saber se pessoas com Lupus Eritematoso sistêmico pode fazer um piercing?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende da gravidade do lúpus. Se o paciente faz uso de muitas drogas imunossupressoras, o piercing pode ser uma porta de entrada para infecções

  • Leilda Chaves

    Dr. Pedro estou a procura de tudo que for possvil sobre as infecçoes ou alergias causadas por brincos e piecing estou com uma pessoa em estado grave e ainda não sabem o que ela tem mas acredito que seja pelo uso do brinco de niquel que começou usar os ganglios estão inflamados e está hospitalizada mas não encontro artigo suficiêntes para que eu ajude os médicos a descobrirem o q passa com essa garota.
    grata
    Leilda

  • Elerianereza

    ola, a um mês coloquei um piercing no umbigo, ele inflamou e a bolinha do piercing esta entrando dentro da carne!!! o que devo fazer????

  • Larys_freitas

    doutor, fiz um piercing na cartilagem a 10 meses, mas só agora ele foi inflamar de sair pus. O que devo fazer? Estou colocando compressa de sal e agua, como li em um site, mas nao esta melhorando, que posso tirar a joia, para o furo fechar?

  • http://twitter.com/vii_agra vitoria

    Furei meu nariz faz aproximadamente um mes e na ultima semana apareceu uma bolinha em cima do furo, tenho piercing no umbigo também e lembro que no começo saia pus e sangue até sicatrizar bem, por isso não estava tão preocupada, mas agora estou com medo de ser uma queloide, a bolinha é pequena e quando eu limpo com cotonete e anti-séptico sai um poquinho de sangue, o que devo fazer? sera uma queloide? vou me dedicar mais a limpeza com sabonete neutro e evitar mecher no piercing quando não for necessário, mas estou preocupada. Obrigado.

  • sabrina

    ola,coloquei um transversal na orelha, a mais ou menos 9 meses, so q de uns tempos para ca deu uma bolinha no furo de baixo,sera que tem algum problema.

    .

  • sabrina

    ola,coloquei um transversal na orelha, a mais ou menos 9 meses, so q de uns tempos para ca deu uma bolinha no furo de baixo,sera que tem algum problema.

    .

  • Ela Gata123

    Nossa o meu tbm, então.. eu coloquei o pierceng, desde então inflamo , dai eu continuei usando o pierceng, só que tive que tira pq. tava doendo deemais.. e agr fico a cicatriz e tbm fico escuro e com duas bolinhas do lado, gostaria mt de saber como curar isso;

  • Ed

    Boa noite, eu coloquei um piercing na lingua ha 3 dias atrás, a língua está um pouco inchada e macia, contudo, tenho deitado um pouco de secreção amarelada pela parte de baixo e a minha lingua apresenta como que uma ‘camada’ amarelada em toda a superficie, excepto à volta da parte de cima do piercing. Devo-me preocupar ou é normal? Obrigado. 

  • http://profile.yahoo.com/OZ2JNCMLF2T4W2RWSDYEFMBFYQ Sabrina

    Ola doutor, a mais ou menos 1 semana eu perfurei meus mamilos
    Depois de 5 dias que coloquei começou a doer,não ha secreções,pus ou algo do tipo
    Só doi bastante, o que devo fazer?
    Obrigada bjs

  • http://profile.yahoo.com/OZ2JNCMLF2T4W2RWSDYEFMBFYQ Sabrina

    Ola doutor, a mais ou menos 1 semana eu perfurei meus mamilos
    Depois de 5 dias que coloquei começou a doer,não ha secreções,pus ou algo do tipo
    Só doi bastante, o que devo fazer?
    Obrigada bjs

  • Gizelly

    OIá Dr tudo bem?
    eu furei a cartilagem de minha orelha a mais ou menos um mês
    e sarou só que ainda fica saindo um aguinha será que eu atinge algum lugar errado e minha orelha ?
    também tá com uma massinha
    tido um absesso estou um pouco preocupada..
    Por favor se tiver algo a dizer a respeito disso me ajuda e a orelha tbm tá diferente uma da outra 
    felicidades. 

  • Ana

    ola Dr..vai fazer um ano que fiz um piercing no umbigo mas tive que tirar porque via a barra atraves da pele..apartir dai fique com cicatriz e tem tipo uma bolinha dura dentro e a pele esta escura..como posso curar isto??o buraco ja ta tapado.

    • Ela Gata123

      Nossa o meu tbm, então.. eu coloquei o pierceng, desde então inflamo , dai eu continuei usando o pierceng, só que tive que tira pq. tava doendo deemais.. e agr fico a cicatriz e tbm fico escuro e com duas bolinhas do lado, gostaria mt de saber como curar isso;

  • Larys_freitas

    doutor, fiz um piercing na cartilagem a 10 meses, mas só agora ele foi inflamar de sair pus. O que devo fazer? Estou colocando compressa de sal e agua, como li em um site, mas nao esta melhorando, que posso tirar a joia, para o furo fechar?

  • Anonymous

    Olá!
    Fiz um piercing na cartilagem da orelha há 4 dias. Nos primeiros dias, quase não senti dor, mas no quarto dia, comecei a sentir um incômodi latejante. Não é bem uma dor, mas um incômodo. A orelha está rosa claro, não está inchada e, diferente da outra orelha (que é fria), ela está na temperatura do meu corpo.
    Gostaria de saber se isso é normal já que a perfuração é recente e quais são os cuidados que devo tomar, principalmente com a higienização. Tenho um pouco de medo de tocar o piercing para lavar, já que dói quando faço isso.
    Obrigada!
    Juliana

  • DENNER

    E possivel após 5 anos da colocação do piercing no labio, vir a dar alguma reaçao alergica do tipo urticaria e angiodema?

  • Tatyane

    Ola dr. Eu ja tive algumas pequenas imflamacoes na orelha c/ o primeiro furo, sera se teria alguma complicacao ao por uma transversal na orelha?

  • Marta

    fiz hoje um piercing na língua e tenho a língua inchada e dorida, penso que seja normal… mas também me doí a garganta e o ouvido de um dos lados, será apenas de ter bebido a tarde toda coisas geladas ou será algo mais?!

  • Leilda Chaves

    Dr. Pedro estou a procura de tudo que for possvil sobre as infecçoes ou alergias causadas por brincos e piecing estou com uma pessoa em estado grave e ainda não sabem o que ela tem mas acredito que seja pelo uso do brinco de niquel que começou usar os ganglios estão inflamados e está hospitalizada mas não encontro artigo suficiêntes para que eu ajude os médicos a descobrirem o q passa com essa garota.
    grata
    Leilda

  • José

    Ola Dr.
    Fiz um piercing no mamilo, queria saber se por te-lo feito ficaria mais incapacitado quando tou transando?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Julia
    É pouco provável que só agora surja o queloide. De qualquer modo é bom um dermatologista dar uma olhada.

  • Julia

    Olá doutores, cheguei ao blog buscando informações sobre quelóides e gostária de parabenizá-los pelo site e pela disposição e paciência de vocês. Tive um quelóide na cartilagem da orelha por causa de um piercing (ah se arrependimento matasse…) e o quelóide foi retirado com cirurgia (mas foi um loucura pq a cirurgia nao foi estética, ou seja, fiquei sem um “pedaço” da minha orelha) e eu fiquei torcendo para que não houvesse recidiva, para minha tranquilidade o pós-operatório foi ótimo mas agora, quase dois anos depois da cirurgia (!!) eu notei que a região está avermelhada e pruriginosa, será que ainda existe possibilidade de recidiva do quelóide? (cirurgia de retirada em fev/2010) Vou ao médico mas estou ficando ansiosa. Sei que “de longe” o sr. não pode dar nenhuma opinião, mas gostaria só de saber as chances de uma recidiva 1 ano e 9 meses depois da cirurgia…
    Obrigada pela opinião.
    Julia

    Ps. Não fiz betaterapia após a cirurgia (desconhecia a existência) só usei contractubex com aplicação local.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Fah
    A decisão é sua. O texto apenas lhe informas os riscos. Se vc conseguir algum local que coloque o piercing com todo o cuidado e higiene necessários, diminui o risco de complicações.

  • Anonymous

    oi dr adorei o seu blog!!!! to morrendo de vontade de fazer um na cartilagem da orelha…. muitos amigo fizeram na orelha e nao aconteceu nada, eu pesquizei e acabei ficando com medo. nesse caso eu deveria fazer ou nao??? furar na farmacia provoca algum risco??? o q eu tem que fazer para evitar infecoes??? muito obrigado beijoss Fah

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Jenifer Oliveira
    Há risco de sangramento se houver lesão de uma vaso, mas o grande risco mesmo é infecção.

  • http://www.facebook.com/superjeny14 Jenifer Oliveira

    Boa noite.
    Assim como todos, eu adorei o blog.
    Tenho piercing na orelha, no nariz, no umbigo… e estou querendo furar a nuca.
    Só existe o risco de contaminação, ou há outros?

  • Larissa Caruso

    Tenho um piercing no nariz e outro no umbigo, e graças a Deus nunca aconteceu nada ! Estava pensando em colocar um transversal na orelha, mas depois de ler isso fiquei com medinho …

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Silvia
    Só se houver alguma lesão interna na hora da implantação do piercing

  • Anonymous

    Boa noite por favor quero saber se o piercing no pênis pode causar esterilidade??? ou o cara tava zuando com a minha cara qdo disse isso???

    obrigada, silvia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Bernardo
    Evite piercing em áreas de cartilagem. Não é preciso fazer nenhuma dieta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Franciele
    De longe não posso opinar, é preciso que algum médico veja a lesão para a valiar o grau de inflamação.

  • Anonymous

    Olá
    Tenho 16 anos, e quero fazer um brinco ou piercing.
    Queria saber qual demora menos tempo a cicatrizar, e onde(lobulo ou cartilágem) e qual é menos provável de inflamar.
    Tenho lido que é preciso fazer uma dieta… É verdade?
    Abraço
    Bernardo

  • Franciele

    Olá
    to muitoo preocupada!
    Faz dois messes e meio que furei percing no umbigo ele tava meio vermelhinho na parte da bolinha de cima….e hj ele começou a soltar pus na bolinha de baixo e ta veremelho e doeno….
    como que faço para cuida-lo dele…..sera que terei q tiralo??a pessoa que furou meu percing furou mais pra cima do que devia…sera que eh issu…..?eu ja tentei tirar o percing eu num consigo rosquialo… me ajudem!

    Obrigada

  • Anonymous

    Respondendo ao penultimo comentário …
    Chamo-me Jéssica , fiz um piercing na lingua á 4 dias e sim é normal á volta do furo o musculo estar duro, como a lingua amarela e aquele liquido amarelado que sai no furo de baixo … é tudo um processo de cicatrização.
    Gostei muito do Blog , porém até não me posso queixar… A minha lingua não inchou praticamente nada, dores não tenho , limito-me a fazer uma higiene mais aprofundada , como beber muita agua fresca, bocejar agua com sal 3 vezes ao dia , escovar a lingua e os dentes … como não tive qualquer problema já começei a alimentar-me com comidas mais solidas , pois nos primeiros 2 dias só me alimentava de liquidos … mas apesar de me alimentar com alimentos mais sólidos é tudo á base de purés , e comidas passadas , pois o furo ainda é muito recente e ainda esta em fase de cicatrização … qualquer alimento que se coloque em volta do piercing , pode puxar e fazer um rasgo na lingua , portanto cuidado …

    Beijinhos , e não deixo de dizer que todos os organismos são diferentes e portanto a mim acontece desta forma , mas acredito que existem pessoas com casos bastante preocupantes e nada que confiar em tudo o que se lê , porque são situações de cada um !

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Lady Bella
    Vá a um dermatologista ou cirurgião plástico.

  • Anonymous

    coloquei um piercing na lingua a uma semana , e apareceu uma coisinha dura em toda a volta do furo , e tb ta inflamado , não sei se o caroço pode ser por causa da inflamação , cicatrização ou outra coisa , to com medo ;( – thales

  • Lady Bella

    Olá!
    Há aproximadamente 3 meses coloquei um piercing no “tragus” Sei que é um local de difícil cicatrização, mas não noto sinais de que esta melhorando de fato desde que coloquei, ele passa por periodos de melhora, mas dias depois volta a inflamar, sempre se forma uma “crosta” amarelada na região e as vezes ocorre secreção. Até que ponto posso considerar isso normal dentro do processo de cicatrização? Qual profissional da saúde devo procurar caso piore? Seria melhor retirar o piercing ou poderia piorar?
    Muito obrigada!
    Ah, não posso esquecer de parabenizar pelo blog, é maravilhoso, me tirou muitas duvidas!

  • mirian_b89

    Eu tenho há mais de 3 anos meus piercings e não tive problemas nem muito menos me arrependo.
    Tenho na cartilagem, tragus, rook e nariz.

    Acredito que o que acontece é que as pessoas não seguem aquele período de ”dieta” onde se devem evitar alimentos gordurosos. A limpeza também conta pra caramba, eu usei o Protex para limpar e não ficava cutucando o que ajudou bastante a cicatrização. Um dos piercing que inflamou foi o do nariz, fui no estúdio e me indicaram a pomada Diprogenta, eu passava toda noite e pela manha limpava, resolveu no 4° dia…hoje em dia não tenho problemas quanto a inflamação, só cuido em manter sempre limpo e evito ficar batendo nele…se serve de conselho, essas fotos não vão fazer ninguém não furar, porque eu vi e furei, isso vai de pessoa pra pessoa, o organismo reage de formas diferentes, é só cuidar :D

  • monica

    Agradeço por tantas informações tão claras sou estudante de enfermagem e esse blog está salvando meus trabalhos e pesquisas tudo que preciso acho aqui .

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Camila
    O fato do seu piercing do umbigo não ter tido problema não garante que outros piercings não possam vir a tê-lo. Na verdade não há nada que se possa fazer para se ter 100% de segurança. Qualquer procedimento que haja invasão da pele é susceptível ao aparecimento de infecções e cicatrizes.

  • Anonymous

    oi, me chamo camila avelino..
    eu tenho pircing no umbigo , e nunca aconteçeu nada de grave..sempre cuidei direitinho..agora esta perto do carnaval. eu quero por um tranverssal e na sombracelha. bom eu tenho coraje de por na sombracelha mais o tranverssal tou um pouco insegura por ser na cartilagem..bom eu queria saber que já que no umbigo eu me dei bem eu me daria bem no tranverssal e na sombracelha? sem nenhuma complicasão…eu tenho coraje de por mais eu fico com um pouco de medo de queloides e inflamação..desde pequena eu nunca tive problemas desses tipos!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ana Luísa
    Sim e sim. Com esse seu histórico, eu evitaria os piercings.

  • Anonymous

    Boa tarde,
    eu estou a pensar colocar um piercing na língua mas estou com um certo medo porque já por duas vezes coloquei brinco na cartilagem da orelha e infectou e tive que tirar (estava suppper inchado e dorido). Isso pode querer dizer que o meu corpo tem maior tendência a não aceitar piercings? Na cartilagem não fiz em nenhum estúdio de piercings, fiz mesmo na ourivesaria.

    E tenho outra questão, eu há pouco tempo tive uma grande infecção no dente, estou a tomar antibiótico para depois ir arrancar o dente, mas no geral tenho os dentes um bocado estragados, precisam dum bom arranjo. Sera que isso pode aumentar as probabilidades de desenvolver uma infecção quando fizer o piercing na língua?
    Obrigada, Ana Luísa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Daniel Biscotto
    Depois de cicatrizado o risco é menor, mas ainda existe. Se você não mantiver a ferida sempre limpa, e na boca é mais difícil, ainda pode haver infecção. Cigarros e álcool em grande quantidade facilitam, sim, a infecção.

  • Daniel Biscotto

    Ola dr, nao sei se minha pergunta foi enviada, caso tenha sido, apague esta..
    tenho 15 anos e furei um piercing na lingua a 1 mes..
    ate hj, dps das dores no inicio, por conta da cicatrizaçao, nao ocorreu nda, ql a probabilidade de acontecer algo daqui pra frnte?
    cigarros e bebidas podem influenciar em algum tp de infecçao? obg

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Lia S.
    Lia, sugiro que antes de colocar o piercing você procure ser avaliada por um dermatologista. Deste modo ele poderá avaliar os riscos de formação de quelóide e pode te orientar sobre cuidados antes e após a implantação do piercing.

  • Lia S.

    Oi, meu nome é Lia e eu tenho 14 anos.
    A algum tempo quero colocar um piercing no nariz e um no lábio inferior, mas meus pais têm um certo receio de que inflame muito e possa ocorrer algo mais grave.
    Li o artigo e fiquei com medo também. Gostaria de saber mais sobre os riscos, o modo correto de higienização, o que deveria ser usado para limpar o local, com quantos dias em media some os inchaços(ou a vermelhidão decorrente de tal inflamação)e qual o melhor “tipo de piercing – silicone ou outros”

  • kali e edi

    Poxa eu não sabia que acontecia isso é grave mesmo!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Patryne,
    nestes casos, o ideal é ser avaliada por um dermatologista antes de colocar o novo piercing

  • http://www.blogger.com/profile/12881760286113733616 patryne

    Olá doutor pedro, Bom eu ja tive um piercing no umbigo so qe eu tive qe tirar pq começou a inflamar e dar uma bolinha qe se eu nao me ingano era queloide, so qe ja faz mais de um ano qe tirei i ate hj ainda tem uma pequena bolinha no meu umbigo i eu tava querendo muito furar meu umbigo de novo so qe eu nao sei se posso por causa dessa bolinha gostaria de saber se posso furar ou se posso ter alguma complicação se eu furar. se poder me responder o mais rapido possivel eu agadeço pois estou muito afim de ter meu piercing de novo.

  • Anonymous

    Oláa! Chamo-me Lili, e fiz um piercing no umbigo a alguns meses, no furo de cima criou uma saliencia na pele, uma bolinha, cheia de pus e as vezes sangue. Sempre tive os cuidados, limpar com soro, e colocar betadine, quando parei apareceu isto, agora voltei a cuida-lo, todas as noites e manhãs e não desaparece !

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Camila,
    1- Piercing não causa câncer
    2- Podem.
    3- Sim. Mas nariz também é uma zona complicada.
    4- Não. A infecção pode ocorrer a qualquer momento, mas as primeiras semanas são as mais críticas.
    5- Quanto mais assepsia houver, menores os riscos. Porém, não existe aplicação 100% segura.
    6- Luva estéril, material estéril, substâncias adequadas para limpeza da pele e máscara.
    7- Pode ser um clínico geral.
    8- Você tem que vê-lo abrindo envelopes lacrados e de origem industrial. Peça para ver todo o material antes de aberto.
    9- Vc não vai pegar câncer de língua, mas não é impossível ter complicações de origem infecciosa ou lesão de algum vaso.
    10- Se vc não tem alergia aos brincos, pode usar o mesmo material

  • Anonymous

    Olá, doutor, eu me chamo Camila e tenho 12 anos, eu estou querendo colocar um piercing na língua, quando falei para minha mãe ela achou um absurdo, já o meu pai disse que era melhor eu pesquisar bastante, sobre as consequências que o objeto pode trazer, dai quando eu já tiver uns 16 anos ai eu decidiria se iria colocar ou não. Já fiz muitas pesquisas, mas eu ainda tenho muitas dúvidas:

    1. O risco de eu ter câncer de língua é muito grande?

    2. Aço cirúrgico, ouro 14K e titânio podem ser inseridos na língua?

    3. O piercing que foi inserido na língua tem mais tendência à causar problemas do que os inseridos no nariz, no sub cílio(não sei se é assim que escreve) e na orelha?

    4. Se não acontecer nada nas primeiras semanas eu dificilmente vou ter algum problema depois?

    5. É seguro o método de aplicação?

    6. O que o “profissional” que for colocar o piercing na minha língua precisa estar usando? (luvas, mascaras, etc…)

    7. Se eu tiver um desses problemas na língua, quem eu devo consultar?

    8. Como saber se o material usado pelo body-piercing é esterilizado?

    9. Meu pai me disse que se eu pegar câncer de língua, eu terei que amputala. É verdade?

    10. Como eu sei que não sou alérgica ao metal do piercing antes de coloca-lo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fernanda,
    O melhor local para furar é na orelha, onde já se coloca os brincos. As regiões ao redor dos olhos, nariz e boca são perigosos pois sua vascularização tem íntimo contato com a vascularização do cérebro. Qualquer infecção nestes pontos tem o risco de evoluir com abscesso cerebral. É pouco comum, mas as consequências são muito graves.

  • Anonymous

    Olá Doutor, eu me chamo Fernanda, tenho 16 anos e estou prestes a colocar um pircing no nariz. Queria saber se esse local é mesmo o menos provável de ocorrer inflamação, já que até agora, não vi tantos alertas quanto a ele. Obrigado e parabéns pelo ótimo blog.

  • Anonymous

    Adorei o blog e Gostei da reportagem, só a achei um pouco assustadora…rs… Piercing e tatuagem não é brinquedo, como descrito na reportagem trata-se de um procedimento cirurgico como qualquer outro que também oferece seus riscos. Por isso é necessário responsabilidade na escolha do local a ser colocado e total conhecimento do profissional que irá fazê-lo, da joia a ser utilizada, e se preciso, visita a um dermatologista de sua confiança para que este possa te informar sobre suas duvidas e ainda conversar bastante com o profissional que ira executar o procedimento, pois se este for um profissional serio irá orienta-lo sobre estes riscos antes de realizar o procedimento. Tenho alguns Piercings e tatuagens e nunca tive problemas, mas só fui fazê-los a partir do momento que acreditei ter maturidade suficiente para esta escolha. Hoje, meu filho, já fala que quer fazê-los, mas como eu não autorizaria que ele fizesse estes por impulso, ou desejo momentaneo.
    Piercings e tatuagem são para sempre.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Monique,
    procure um dermatologista antes de colocar o piercing. Ele pode avaliar o risco de vc ter quelóide e prescrever tratamento que podem ajudar a evitá-lo

  • Anonymous

    eeii : ) Meu nome é monique , tenho 15 anos e estou louca para colocar um pierncing no umbigo , porém estou com muito medo de dar algum problema depois de coloca-lo e minha mãe ja viu alguns casos sobre queloides i tal e está me colocando mais medo ainda. Será q os riscos são muito grande ? e se eu colocar o senhor me recomenda algum remedio p ajudar na cicatrização ? BeeijOo e Obrigado : *

  • Anonymous

    Dr,
    muito bom seu blog e de grande ajuda.
    mas eu fico impressionada como o ser humano é teimoso apesar das explicações e das fotos que aparecem explicando os riscos de algumas doenças.Abraços,Jane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Renata,
    Vc precisa ser vista por um médico. Isto pode estar infectado.

  • Anonymous

    bom, coloquei em cima na orelha, na cartilagem um piercing hj fazem exatos 8 dias, no inico td certo, mas fazem 3 dias q minha orelha inchou demais, so ao redor, esta vermelha e minha cartilagem parece q dobroude tamanho, minha orelha esta saltada e gigantesca, pareço o dumbo..quero saber se sera necessario retirar o piercing ou se o inchasso some em alguns dias, visto q nao esta inflamado.ou se a cartilagem se deforma e nao retorna nunca mais ao lugar.
    obrigada
    Renata

  • Anonymous

    gente coloca um piercing não é esse bixo,acontece de alguem ter alguma inflação,mas as vezes não é pelo procedimento do cara de pois, mas sim porque ela(e) não teve o cuidado correto apos colocar, que é a limpeza e etc… eu tenho no nariz, na língua, tattoos e é tudo tranquilo, mas sim óbivio tem que escolher um local limpo e bem recomendado.
    by: pati

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Isis,
    muito perigoso não é. Mas é um procedimento que tem seus riscos e se não for bem feito pode causar infecções e deixar sequelas na pele.

  • Anonymous

    ola!eu me chamo Isis e tenho 14 anos e gostaria de colocar um piercing no umbigo e um no nariz mais minha mãe ta muito preocupada sobre as imflamações q podem causar e queria saber se é muito perigoso colocar o piercing

  • Anonymous

    Bom, acabei de fazer 15 anos e desde sempre quero colocar um brinco na cartilagem. antes de furar essa besteira minha mãe pediu para que eu fizesse uma pesquisa sobre isso, e tambem uma pesquisa sobre os riscos. eu acabei chegando a conclusão de que o melhor para minha saude é nao fazer, mas, como quero muito fazer e o fato de mas muitas pessoas fazerem e nao terem problema algum me da um certo consolo, acho que farei sim, mas ao primeiro sinal de problemas como queloide (o que eu tenho muito medo) eu tirarei o brinco!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joana,
    uma vez formado o queloide, não há muito o que fazer. Só com o cirurgião plástico. Sugiro que vc procure nesta fase um dermatologista para ele ver sua orelha.

  • Joana

    Oi, me chamo Luciana, coloquei um piercing na cartilagem da orelha, parte superior, porém, começou a criar um “bolinha” em volta do piercing, séra queloide? Oo
    oq devo fazer? retirá-lo agora? Quelóide tem tratamento?

    Me ajudem, obrigada pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Monica,
    Deve procurar um médico para que ele possa avaliar a gravidade da inflamação.

  • Anonymous

    oi meu nome é Monica e a 2semanas botei um piercing no umbigo e ele ta vermelho em volta e ta meio inchado ! o q devo fazer? devo tirar? obrigado ! beijos !

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Ricardo,
    O pirecing pode inflamar em qualquer momento, principalmente se vc não tiver cuidados higiênicoas com ele. Mas as primeiras 2 semanas são as mais perigosas.

  • Ricardo

    Bom dia, eu sou o Ricardo e gostaria de saber quando é que posso tar descansado que nao me vai aconteçer nada no piercing, colocei-o á 2 dias no mamilo, tenho limpo todos os dias 2 vezes por dia com soro fisiologico e desinfectado 2 vezes ao dia com dyapsil.
    Aguardo resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    # paloomitah,
    Depois de tanto tempo só indo a um cirurgião plástico para saber. Se vc quiser, pode passar em um dermatologista antes para ouvir a opinião dele.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    up-the-irons,
    Seria interessante que você fosse visto por um estomatologista. De longe não tenho como saber o que está acontecendo.

    A boca é uma região muito rica em bactérias. A chance de infecção é muito grande. Antes de tirá-lo para limpar, vá ao médico confirmar se está tudo bem.

  • # paloomitah

    poxa, eu coloquei a muito tempo atrás um brinco ( como se fosse um segundo furo .. ) soó que criou uma quelode na parte da frente do furo e outro na parte de trás .. já faz um tempo e acabei não retornando ao medico para ele fazer a aplicação de uma injeção … acho q era pra murchar .. isso ja deve ter uns 2 anos .. se eu ainda for no médico ainda dá pra retirar essas queloides ? ou so por meio de cirurgia ? bj bj !

  • up-the-irons

    Ola DR.

    Coloquei um piercing na lingua a 2 semanas…a parte ruim (inchaço, etc..) já está quase “zero”.

    Porem agora depois de 2 semanas, percebi que sinto uma fisgada na parte de baixo da lingua, no freio, e percebo e bem a ponta da minha lingua agora tem uma divisao (como akela divisao no queixo sabe..).

    Qualquer movimento que eu faço que faço com a língua, gera essa fisgada, que dói mto (é rápida, dói e passa na hora).

    Gostaria de saber se isso acontece por estar no período de cicatrização ou se ocorreu algum erro na hora da perfuração.

    Outra pergunta:

    Vi em alguns sites que se deve tirar o piercing para limpar, porem como ele é recente, é realmente recomendável tirá-lo antes do período total de cicatrização??

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paola,
    procure um dermatologista o mais rápido possível para tentar evitar a formação do quelóide.

  • Paola

    Olá Doutores, coloquei mu piercing no umbigo faz duas semanas e reparei que tah formando queloide, o que eu faço?
    Retirei, comecei a fazer compressa e passra pomadas cicatrizantes, isto está correto?
    Adorei esse espaço!
    beijos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mairana,
    Uma coisa eu te garanto. A inflamação não teve nada a ver com sua alimentação. Foi por infecção no sítio de implatação do piercing.

    Com histórico de inflamação no piercing anterior eu pensaria umas 10x antes de colocar um na língua.

  • Anonymous

    Oi meu nome é Mairana tenho 15 anos, no ano retrasado coloquei um pircing no umbigo acabou inflamando mais eu acho que foi porcausa de algumas coisa que eu comi e que não deveria ter comido!
    Mais agora eu to loca pra coloca outro pircing só que na lingua será que eu devo ?

    Obrigado pela atenção

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Estefanni,
    Toda vez que se fura a pele, vc está quebrando a nossa principal barreira contra germes externos. Risco de inflamação e infecção sempre existe, seja colocando piercing, seja fazendo uma cirurgia.

    Quanto mais cuidados higiênicos houver na implantação do piercing, menor a chance de infecção. Mas o risco nunca será zero.

  • Anonymous

    Olá,me chamo Estefanni, tenho 16 anos.. gostaria de colocar um piercing no umbigo, e estou com medo, pois nao sei de vai imflamar ou não, nunca tive problema de imflamação, so na orelha quando coloco outro tipo de brinco sem ser aço cirurgico, e tava pensando em colocar um piercing de aço cirurgico, qual é o risco? e tem chances de inflamar ? desde já, agradeço.. Abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    July,
    Não é normal não.

    Procure um médico para ver se não está se desenvolvendo um processo infeccioso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Katarina,
    Este sujeito é um irresponsável! Ele não é médico para prescrever antibióticos.

    Vá a um médico porque isso pode estar infectando e essa região em volta do olho pode te trazer complicações.

    Amoxicilina não é indicado para infecções de pele. O Staphylococcus que é a bactéria mais comum neste tipo de infecção costuma ser resistente a esse antibiótico.

  • Anonymous

    Boa Noite;
    Fiz um piercing na sombrancelha a 4 dias e ele está inchado e a região em volta está vermelha.
    O tatuador que fez o piercing disse que nesse caso, além das compressas com água gelada poderia também tomar um antibiótico como Amoxicilina.
    Posso mesmo tomar este medicamento,ele é indicado nesses casos ou seria perigoso?
    Obrigada
    Katarina

  • jully

    olá,

    coloquei um piercing no mamilo há uma semana e ainda sinto dores isto é normal?
    a dor não é constante é como uma fisgada incomoda

    obrigada pela atenção
    o blog está perfeito

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bambucha,
    Isso depende do tamanho do traumatismo na implantação. Em geral, depois de 2 dias já deve começar a melhorar.

  • bambucha

    oi
    é normal a orelha fikar inchada quanto tempo?

    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mantenha o local sempre limpo e ao primeiro sinal de infecção procure um médico.

  • bambucha

    ola.
    Acabei colocando o transversal mesmo na orelha.rsr
    doeu muito, n imaginava q doeria tanto.rsr
    bom por enquanto n tive nenhum problema muito diferente do normal n. A orelha ta um pouco inchada, ta doend um pouco.
    estou passando um anti-séptico(hertz), coisa de uma em uma hora;
    tem mais alguma coisa que eu possa fazer?
    obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bambucha,
    O maior perigo é durante a implantação.

    Não há como dizer quais são as chances de complicação. Isso é individual e meio imprevisível É claro que se o processo não for feito com bastante cuidado e higiene, a chance de complicar é maior.

  • bambucha

    ola
    primeiramente parabens pelo blog, realmente muito bom e esclarecedor.
    estava pensando em botar um piercing transversal na orelha, mais tenhu visto tanta coisa falando contra q ja to ate com medo.rsrs
    pelo q pude notar o perigo todo é na hora de furar né?
    quais as chances de formar queloides ou absseços?
    obrgado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Hellen,
    Procure um cirurgião plástico. Provavelmente ele irá dar um jeito nisso.

  • Hellenzinhá

    Hellen

    Bom eu coloquei um piercing no umbigo faz uns 8 meses,sendo que ele inflamava de vez em quando.Mas a complicação maior veio agora.Hoje eu percebi que pele onde ficava o piercing se rompeu,agora meu umbigo tá deformado e num posso mais usar o piercing.Estou tao desesperada,que nem sei o que eu faço!Será que há uma possibilidade de cicratização?Eu num quero ficar com o meu umbigo deformado,o que eu faço???
    Estou muito desesperada e arrependida de ter colocado.Num quero saber de piercing nunca mais na minha vida.
    Muito obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Letícia,
    Se vc já tem cicatrizes e elas não desenvolveram quelóide, significa que vc tem baixa propensão a formá-los. Portanto, o risco é menor.

  • Letícia

    Boa noite!!
    Há 10 meses fiz protese de mama e a cicatriz está normal. Quero colocar piercing no umbigo, há probabilidade de dar queloide ou cicatriz hipertrófica?
    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    ifg_igor,
    Sinceramente não conhecia os piercings de silicone. MAs não deve ser diferente porque boa parte das complicações se dá pela quebra da barreira da pele. As infecções ocorrem quando bactérias que vivem na pele conseguem invadir o interior do corpo através dos furos dos piercing.

    Vou procurar me informar e se achar alguma coisa a respeito eu atualizo o texto.

  • ifg_igor

    Dr: Esses piercings de silicone minimízam essas possíveis complicações relatadas no texto!?

    obrigado pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nanna,
    Se foi tudo feito com bastante cuidado e higiene, o risco de complicação é menor

  • Nanna

    Caramba …
    coloquei ontem piercing transversal na orelha, por impulso do momento!
    li, e agora to morrendo de medo…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliana,
    O grande problema é na implantação, se até agora não infeccionou, é só manter uma boa higiene pessoal que o risco é menor.

    O ideal é que vc tire o piercing assim que souber que está grávida.

  • Juliana

    Olá!
    Primeiro, gostaria de dizer que adorei o blog!
    Bom, eu tenho piercing na orelha, boca, língua, umbigo e mamilo, e todos já tem mais de 3 anos. Nenhum nunca inflamou nem nada, mas existe a possibilidade de acontecer alguma complicação depois de tanto tempo?
    E quanto a amamentação… Quanto tempo antes da gravidez ou parto terei que tirar o piercing do mamilo para meu bebê poder mamar tranquilamente?
    Desde já agradeço, Juliana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nessa região não há cartilagem. Se for feito com a correta assepsia, o risco é menor do que em outras partes da orelha. É como se fosse um brinco.

  • Marco.M

    Óla.

    Estava a pensar em por um piercing na zona mais habitual (earlobe), e com todas estas doenças fiquei com um pouco de receio !

    gostava de saber se faxer um piercing na earlobe podemos correr algum desses riscos .

    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luana,
    Procure um dermatologista. Dependendo do quelóide pode haver como melhorar sem precisar de um cirurgião plástico.

    Se vc furar em cima do quelóide, vc pode aumentá-lo.

  • **LuhH

    Doutor, coloquei um piercing no umbigo há 6 meses, mas o furo de cima sempre ficava inflamado e parecia que a pele tinha diminuido, pois o pierging ficava “sobrando” daí uns 3 meses depois eu tirei. Agora tá um pequeno quelóide, mas tá horrível.. existe algum tratamento, ou só com cirurgia pra tirá-lo? Quais as complicações que eu possa vir a ter se eu furar de novo em cima do quelóide??
    Desde já agradeço,
    Luana.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Se a colocação do piercing for feita dentro de todos os padrões de higiene recomendados, a chance de complicação é pequena.

    É importante saber também como é sua cicatrização. Se os seus machucados costumam formar cicatrizas grandes, significa que vc pode ter tendência a formar quelóides.

    abs
    ………….
    Por favor, assinem os comentários.

  • Anonymous

    Eu tenho 14 anos e quero colocar um piercing na orelha .. na parte superior, mas eu estou morrendo de medo da minha orelha ficar deformada, gostaria de saber se são grandes esses riscos?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Daniele,
    Mas logo no pênis ?

    Se não for feito com rigidos cuidados higiÊnicos, pode acontecer com o pênis dele tudo que está nas fotos.

    Será que vale o risco ?

  • Anonymous

    Boom, doutor prazer meu nome é Daniele e namoro a 8 meeses, to tendo relaçao sexual com meu namorado, porem ele queé colocar um piercing no penis, será qe pode causar alguma coisa? obg deste jah!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Eduardo,
    Não existe precaução em relação a alimentação.

    O que vocÊ deve ter certeza é o procedimento será conduzido com rígidas normas de higiene, como se fosse um procedimento cirúrgico.

    A cicatrização demora alguns dias. Se houver infecção, pode demorar mais tempo.

    Pode se usar anti-sépticos bucais sim.

  • Eduardo Iatarelli

    Olá,eu tenho 17 anos e penso em colocar um piercing no lábio,mais eu estou meio receoso por que meu pai é meio influenciado pela tv,,mais a minhas dúvidas são as seguintes:
    1ª)Existe alguma precaução especifica pra colocar um piercing? (exemplo: cortar ingestão de um certo tipo de alimento por determinado tempo)
    2ª)quanto tempo em media leva a cicatrização da abertura feita no local?
    3ª) Como se limpa o espaço que o piercing fica?,tem alguma forma especifica ou pode ser da forma convencional com Enxaguante bucal ?
    desde já agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Mônica,
    Acredito que não seja do piercing.
    Se ele já está lá a tanto tempo e nunca teve inflamação, dificilmente os sintomas são por sua causa.

    Cólica é sintoma intesntinal e não de um objeto na pele.

    abs

  • Mônica Carla

    Boa tarde,achei muito interessante a matéria das complicações de piercing,gostaria de saber mais a respeito de piercing de umbigo,pois minha filha tem um a mais ou menos 3 anos e meio e aparentemente nunca inflamou,mas de alguns anos pra ca,ela sente uma dor abaixo do umbigo,tipo colica abdominal,as vezes penso que pode ser a causa do piercing,será que pode acontecer isso?Fico muito preocupada e gostaria que o Dr.me orientasse a respeito.Obrigado pele atenção.

  • http://www.emmerson.com.br/ Dr. Ericson Costa

    Muito bom o esclarecimento, a mídia vende esse produto como se fosse muito seguro, mas nós médico sabemos que não é nem um pouco seguro. É um corpo estranho e tem todas as complicações relacionadas.

  • Anonymous

    Adorei o Blog !
    Muito instrutivo !
    Já está nos favoritos.
    O bom é que já tem muita coisa escrita. tô lendo um por um.
    Helena

  • Pablo <==> S.P

    Sinistro !!!!!!
    Anida bem que no meu não aconteceu nada!
    flw

  • Pablo <==> S.P

    Sinistro !!!!!!
    Anida bem que no meu não aconteceu nada!
    flw

  • Pablo <==> S.P

    Sinistro !!!!!!
    Anida bem que no meu não aconteceu nada!
    flw

  • Andriana

    Excelente texto, vou mostrar agora para o meu filho. Ele tá querendo colocar um troço desse no nariz.
    ótimo site.

  • Sueli-Porto Alegre

    Os Ianomamis devem ter algum segredo,além da genética.Só acho.Achismo.
    Adoro o blog.
    Abraçoo sueli