Mulheres Grávidas Podem Menstruar?

Dr. Pedro Pinheiro

comment 66 Comentários


Grávida pode menstruar?

Não. Menstruação e gravidez são dois eventos incompatíveis entre si. Quem está grávida não menstrua e quem está menstruada não pode estar grávida. Não há exceções.

No entanto, é importante deixar claro que dizer que grávidas não podem menstruar não significa dizer que grávidas não possam ter episódios frequentes de sangramento vaginal durante a sua gestação. A questão é que esses sangramentos podem ter várias causas, mas, com certeza, a menstruação nunca será uma delas.

Essa informação é de extrema importância porque se uma grávida está tendo sangramento suficiente para ser confundido com menstruação, existe chance dela estar tendo alguma complicação na gravidez. Apesar de existirem causas benignas de sangramento vaginal durante a gestação, o ideal é que todo e qualquer sangramento seja comunicado ao obstetra. É ele quem tem que decidir se o a perda de sangue é ou não relevante.

Se você não só acha que é plenamente possível uma gestante menstruar, como ainda é capaz de citar casos pessoais nos quais essa situação tenha ocorrido, sugiro que leia esse texto com atenção, pois ele irá sanar todas as suas dúvidas.

Para que você possa entender o motivo da total incompatibilidade entre a gravidez e a menstruação, precisamos primeiro explicar o que é a menstruação e como ela ocorre.

Neste artigo vamos falar do ciclo menstrual de forma resumida; se você deseja informações mais detalhadas, não deixe de ler também o seguinte texto: Ciclo menstrual – Como ocorre a menstruação.

O que é a menstruação?

A camada mais superficial da parede do útero chama-se endométrio. A cada ciclo menstrual, o endométrio se prepara para receber um possível embrião. Esse processo se dá através da proliferação das células do endométrio e do desenvolvimento de vasos sanguíneos, que serão responsáveis pelo fornecimento de fluidos e nutrientes para o futuro feto.

A preparação do útero para a gravidez ocorre todo mês e inicia-se no primeiro dia do ciclo menstrual, sendo primeiramente estimulado pelo hormônio estrogênio e posteriormente pelo hormônio progesterona.

Se fizermos um ultrassom nos primeiros dias do ciclo menstrual vamos ver um endométrio fino, com uma camada única com menos de 0,4 cm de espessura, e pobre em vasos sanguíneos. Conforme passam-se os dias, a estimulação hormonal faz com que as células do endométrio se proliferem e novos vaso sanguíneos sejam criados.

Na fase final do ciclo, o endométrio torna-se espesso, com três camadas, viscoso, rico em vasos sanguíneos e com cerca de 1,5 cm de espessura, que é quase 4 vezes mais espesso que no início do ciclo.

Após a ovulação, se o óvulo não for fecundado em cerca de 24 horas, ele se degenera e o estímulo para a produção de estrogênio e progesterona acaba. Como já não há mais possibilidade de surgir uma gravidez neste ciclo, não há porque o organismo manter a preparação do útero para a implantação de um embrião.

Sem a presença dos hormônios estrogênio e progesterona, a espessa parede do endométrio perde o seu estímulo para se proliferar e o suprimento de sangue é subitamente cortado. Como efeito, a parede do endométrio começa a desabar, levando consigo tecido endometrial, muco, água e sangue.

A menstruação, então, nada mais é que o descolamento de parte expressiva da parede interna do útero, que ao longo do ciclo menstrual se preparou para receber um embrião que nunca foi gerado.

Portanto, para que exista a menstruação, a mulher precisa passar por duas fases:

1- Produzir estrogênio em ritmo crescente, de forma a induzir a ovulação e proliferar o endométrio.
2- Ovular e não ser fecundada, pois a ausência da fecundação e a degeneração do óvulo é que provoca o fim do estímulo hormonal, que, por sua vez, leva ao desabamento da parede uterina.

Obs: quando a mulher usa pílula anticoncepcional, ela utiliza hormônios para enganar o sistema reprodutor, fazendo com que o endométrio se prolifere, sem, porém, induzir a ovulação. Quando a pílula é interrompida, o endométrio desaba e a paciente menstrua.

Por que a menstruação não ocorre durante a gravidez?

Quando o óvulo é fecundado, em vez dos níveis de estrogênio e progesterona caírem rapidamente, tal como ocorre quando o óvulo não fecundado degenera, eles fazem o oposto, elevam-se, mantendo o endométrio espesso e apto para receber o embrião. Esse é o primeiro ponto, se a mulher menstruasse após a fecundação, o endométrio estaria descamado e não teria condições de receber nem manter viável o embrião que acabou de chegar.

O segundo ponto é que, uma vez que o embrião tenha se implantado e esteja a se desenvolver adequadamente no endométrio, um novo hormônio começa a ser produzido: a gonadotrofina coriônica humana, também conhecida pelo acrônimo hCG. Um dos vários papéis do hCG é avisar ao organismo materno que há um bebê em desenvolvimento. Isso significa, entre outras coisas, que o ovário é “orientado” a não mais maturar óvulos todo mês, o que, na prática, faz com que a mulher não ovule durante todo o período em que estiver grávida.

Portanto, como um dos requisitos básicos para haver menstruação é a ovulação, se a mulher não ovula nem tem as flutuações hormonais de estrogênio e progesterona que ocorrem ao longo do ciclo menstrual, ela não apresenta os estímulos necessários para que possa menstruar todo o mês.

Mas o principal motivo da incompatibilidade da gravidez com a menstruação é muito mais simples do que os mecanismos hormonais descritos acima.

Pense bem, se o embrião está fixado à parede do endométrio e é dele que a placenta recebe o sangue necessário para o seu desenvolvimento, caso a mulher menstruasse, ou seja, caso a parede do endométrio desabasse, como o embrião poderia permanecer inserido no útero? Não poderia. Assim como é impossível que um quadro permaneça pendurado a uma parede que tenha sido derrubada, um embrião não consegue permanecer fixado ao útero, caso a parede deste útero tenha sido arruinada.

Resumindo, a mulher grávida não tem nenhum dos estímulos necessários para que a menstruação ocorra, mas, mesmo que tivesse, isso significaria o término imediato da gravidez, pois, assim que ela menstruasse, o embrião seria expelido junto com o tecido endometrial que desabou.

Alguns de vocês devem estar pensando: mas eu conheço mulheres que sangravam durante a gravidez, como isso é possível?

Como já referido na introdução do texto, nem todo sangramento vaginal é menstruação. Existem diversas causas para sangramento na gestante, mas nenhuma delas é a menstruação.

Causas de sangramento vaginal na gravidez

Já falamos sobre as causas de sangramento na gravidez em um artigo à parte, que pode ser acessado através do seguinte link: Sangramento vaginal durante a gravidez.

Aqui, portanto, vamos apenas explicar de forma resumida os motivos pelo qual algumas mulheres apresentam sangramento vaginal durante a gestação.

São diversas as causas de sangramento durante a gravidez, sendo que até uma em cada cinco grávidas apresenta, pelo menos, um episódio de sangramento vaginal nas 12 primeiras semanas de gestação. Algumas dessas causas são inocentes, mas outras podem indicar problemas graves na gravidez, tais como risco de abortamento ou gravidez ectópica.

Entre as causas benignas de sangramento na gravidez está o chamado sangramento de implantação, que é uma discreta perda sanguínea que pode surgir quando o embrião se implanta na parede do endométrio. Esse sangramento, apesar de ter um aspecto bem diferente da menstruação, é frequentemente confundido com o período, pois ele costuma ocorrer ao redor da 4ª semana do ciclo menstrual, época em que a mulher está à espera da sua menstruação.

Sangramentos sem relevância clínica podem ocorrer também após um exame ginecológico ou mesmo após relações sexuais. Esses sangramentos ocorrem porque a vagina e o colo do útero encontram-se mais sensíveis, com alterações nos seus tecidos e com maior aporte de sangue durante a gravidez. Mulheres com pólipos ou miomas uterinos também podem ter episódios de sangramento vaginal ao longo da gestação.

Entrando na área das doenças, as infecções ginecológicas, tais como gonorreia, herpes, clamídia, candidíase ou outras formas de vaginite, podem deixar a mucosa vaginal irritada, facilitando a ocorrência de sangramentos.

A partir da 20ª semana de gestação, a placenta prévia (implantação da placenta à frente do orifício de saída do útero) ou descolamento prematuro da placenta (quando a placenta solta-se do útero antes da hora do parto) são causas comuns e preocupantes de sangramento vaginal.

Sangramento na gravidez por uso da pílula anticoncepcional

Raramente, a mulher pode engravidar mesmo tomando a pílula anticoncepcional. Isso costuma ocorrer quando a pílula é tomada de forma errada.

Nesses casos, a mulher pode inadvertidamente permanecer tomando o anticoncepcional por vários meses. Por conta dos hormônios contidos no medicamento, ao final de cada cartela, a grávida pode apresentar uma pequena perda de sangue, tal como se fosse a menstruação.

Esse sangramento, porém, não é tecnicamente uma menstruação, e a perda de sangue costuma ser bem menor que a habitual.

Independentemente da causa, todo sangramento durante a gravidez deve ser prontamente avaliado pelo obstetra. Como já referido, não existe menstruação durante a gravidez. Se você está grávida e está a perder sangue pela vagina, mesmo em pequena quantidade, não assuma que está tudo bem. Entre em contato com o seu médico e deixe que ele decida se o sangramento é ou não preocupante.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


66 respostas para “Mulheres Grávidas Podem Menstruar?”

  1. le

    Tomo anticoncepcional certinho, no domingo tive relaçao com coito interrompido no ultimo dia da cartela, na sexta (5 dias depois) menstruei. Hoje, 1 semana antes da proxima menstruaçao estou com dor nos seios, posso estar gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pelo seu relato, não.

  2. Lav

    Fiz 2 testes de farmácia e os 2 deram positivo, tava atrasada 1 mês e 15 dias quando foi ontem tive sangramento e com colagulos . Posso ter sofrido um aborto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, sangramento com coágulos no início da gestação pode ser sinal de abortamento. O ideal é entrar em contato com o seu obstetra.

  3. Sam

    Uma mentira essa postagem, minha sobrinha e minha irmã menstruavam na gravidez ! 🤦🏼‍♀️

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, não menstruaram. Conforme explico no texto, elas podem ter tido sangramento vaginal ou uterino durante a gravidez, mas com certeza elas não tiveram eliminação do tecido endometrial que se acumula na parede uterina durante o ciclo ovulatório, também chamado menstruação. Se a parede do endométrio tivesse sido eliminada, não teria onde o embrião ficar fixado.

  4. Thaiana Dantas

    Dr eu tomei mês retrasado a pílula do dia seguinte e no mês passado minha injeção anti concepcional normal sendo que eu dei uma pausa d um para o outro de 16 dias apenas e agora estou menstruando tenho possibilidade de estar gravida pois no mês passado devido isso minha menstruação não veio e este mês de outubro ela veio.

    Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a menstruação veio, significa que as relações sexuais que você teve antes não geraram uma gravidez. Agora, se você faz a injeção anticoncepcional de forma correta, não precisa tomar pílula do dia seguinte.

  5. Divina Carvalho

    Kkkkk… Não só menstrua eu tive 2 gravidez de duas crianças super saudável, a primeira tive menstruação até 5 meses de gestação e segunda 3 meses de gestação… o médicos deveria estudar mais a respeito.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O que você teve não foi menstruação. Foi sangramento uterino ou vaginal. São eventos distintos. Na gravidez não só não há o ciclo hormonal responsável pela menstruação, como a menstruação por definição é a queda do tecido da parede interna do útero. Se a grávida menstruasse, o feto ia embora junto.

  6. Rafael

    tem como estar grávida e a menstruação descer certinho na pausa do anticoncepcional?

    ja tem 3 meses q desce no mesmo dia e vem normal,mas estou com medo de estar grávida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. Se você usa pílula e está menstruando normalmente, não há porque pensar em gravidez.

      1. Débora

        Mas no artigo está escrito, que uma grávida desavisada, pode continuar tomando pílula por vários meses sem saber que está grávida, e ter sangramento na pausa… Então como saber que não é menstruação???

        Estou tomando pílula, esqueci um dia mês passado, tomei na manhã seguinte, passei mal uns dois dias mês passado, veio minha menstruação, e agora maus seios estão muito inchados.. estou com receio 😓

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          O sangramento nesse caso difere da menstruação, mas há mulheres que realmente não conseguem distinguir. No seu caso, a melhor forma de tirar a dúvida é fazendo um teste de gravidez.

  7. Jaine

    Tomando anticoncepcional Nactalli, usando preservativo na relacao, tendo feito dois testes de farmácia e os 2 dado negativo no 48 e 51 dias após a relação. É possível estar grávida, mesmo tendo alguns sintomas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Bastante improvável.

  8. Isabella

    Oi, fiz um exame de gravidez, o beta. Deu 17mul/ml meu ginecologista disse que era um positivo baixíssimo. No final do mesmo mês veio minha menstruação, eu sempre tive a menstruação desregulada. Ele pediu pra mim refaser o teste logo apos uma semana . até agora não fiz. Mas o que acha ? Obrigda

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      17 mUI/ml é negativo (poderia ser um “positivo baixo” caso você tivesse feito o exame muito precocemente, antes de ter havido tempo para a gravidez produzir hCG em quantidades relevantes). O fato de você ter menstruado reforça a hipótese de você não estar grávida. Agora, se você ainda acha que pode estar grávida, não custa repetir o exame. O mais provável é vir negativo de novo. Mas, pelo menos, acaba com a dúvida.

  9. Juliana

    Minha última menstruação foi 22/09, desde o dia oito sofrendo com dores e cólica. Mais tive um sangramento de três dias com fluxo 7 dias antes da minha próxima menstruação. Era pra ela vim hj, eu ainda continuo doente. Tá recente pra ter um resultado positivo? Pode ou não ser uma gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a última relação desprotegida já tem mais de 3 semanas, você pode fazer o teste.

  10. Lane

    Beta quantitativo fiz um exame de gravidez HCG.e deu ausência de HCG no sangue com superior de 25mu/ml tou sem entender.se e positivo ou negativo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Negativo.

      1. Maurílio

        Dr o google parece desmentir o.Sr. A resposta é sim, ainda que raro…

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Maurilio, o Google é apenas um motor de busca. Ele apresenta resultados consoante a sua pesquisa. Ele é um algorítmico sem nenhuma capacidade de julgar o que é cientificamente correto. Se você procurar por terra plana, vai encontrar milhares de sites que dizem que a terra é plana.

  11. Thuanny

    É possível estar gravida e menstruar com coágulos?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      É possível estar grávida e ter sangramento com coágulos. Mas a origem do sangramento nunca será menstruação.

  12. talita

    Meus doi exames deu positivo. Tive um sangramento . Fui ao hospital e o medico disse q meu utero ta fechado e nao tem nada errado. E hoje tive um sangramento maior

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você precisa ser reexaminada. Não é normal ter esse tipo de sangramento, que vai se agravando com o passar dos dias.

  13. daiane

    bom di DR.faz um mes que sinto meu ventre se mexer mas minha mestruação desceu este mes e ainda meu ventre se mexe é possivel eu estar gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a sua menstruação veio normalmente, isso significa que você não está grávida. Além disso, as grávidas só conseguem sentir o bebê mexer ao redor do 5º mês de gestação.

  14. Priscila

    Estou gravida e sangrei isso e normal

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Todo sangramento vaginal que ocorre durante a gravidez deve ser avaliado pelo obstetra.

  15. thauany

    Tive relações tomei a pílula do dia seguite minha menstruação desceu 3 dias atrasada mais desceu muito clara e rala . tenho perigo de estar gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a menstruação veio, mesmo que um pouco diferente, é porque você não engravidou.

  16. Ana paula

    Dr: já tem uns dois meses que eu estou sentindo os sinais de gravidez só que eu continuo mestruando e tem três meses que eu tive um aborto espontâneo será possível que eu estou grávida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se a menstruação está com as característica normais, é pouco provável. Até porque, depois de um aborro, o organismo pode ainda demorar um tempo para voltar a ovular.

  17. Karol

    Olá Dr. Tive relações sexuais desprotegida e depois de alguns dias minha menstruação veio mas no dia esperado, mas está com o aspecto diferente ta parecendo uma borra de café .. É possível ser gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é possível.

  18. Rita

    Dr fiz sexo nó segundo dia da minha menstruação, a camisinha furou e ele acabou gozando dentro, 6 dias depois tomei minha injeção, posso estar grávida???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É muito pouco provável.

  19. Rick Souza

    Dr. minha esposa menstruo um ano atraz e os medicos disseram que ela menstruo gravida, e agora novamente ela mesntruo no periodo normal e fez o exame de sangue constrou que ta gravida como explicar isso

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Grávidas podem ter perdas de sangue pela vagina, existem várias causas, mas menstruação não é uma delas.

  20. Mariane

    Tive relações tomei a pílula do dia seguite e menstruei no período normal da menstruação
    Corro algum risco ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a menstruação veio quando era esperado, não.

  21. Ingrid

    Ola Dr .. Tomo anticoncepcional e ele gozou dentro so que minha menstruação desceu e provavel eu fica grávida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a menstruação já veio, é porque você não engravidou.

  22. João Maria

    Minha menstruação vem dia 30 normalmente, mas dia 19 tive relações
    desprotegidas e dia 20 tomei “DIAD” dia 26 tive sangramento. Dia 01 fiz o
    teste de gravidez e deu negativo. Hoje já é 6 e ainda não menstruei, é
    possível que eu esteja grávida????

    Parabéns pelo trabalho!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é o mais provável.

  23. Luana S

    Oi Dr, tive relação sexual com proteção uns 2 dias antes de vir minha menstruação porém passado 3 dias ainda não desceu. Fiz o teste de farmácia e deu negativo. É normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim. O mais provável é que você não tenha engravidado.

  24. Jéssica G

    Olá, Dr. Tomo anticoncepcional há 5 meses, durante todos esses meses minha menstruação estava vindo com fluxo normal, porém esse mês veio no dia certo, mas o fluxo diminuiu muito mesmo. E mesmo depois dela ter vindo continuo com a barriga super inchada. O que pode ter acontecido?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      De longe é difícil dizer qualquer coisa, mas não necessariamente aconteceu alguma coisa. Pode ter sido apenas uma menstruação mais fraca. Isso não quer dizer que haja algum problema.

  25. Gabriela Barbosa

    Tenho 17 anos e tive minha primeira relaçao sexual em dezembro de 2015. Ele usou camisinha, trocou apos gozar antes de continuarmos, nao gozou dentro (msm com camisinha). Menstruei um dia dps da relaçao e so tive essa relaçao. Nunca tomei anticoncepcional. Minha menstruaçao esta vindo com um grande fluxo, como de costume, e com colicas, mas o dia passou do dia 19 para o dia 6 de cada mes….. Posso estar gravida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pela história que você conta me parece muito pouco provável.

  26. Rayssa

    Dr. Pedro, tive uma relação com uso do preservativo, que não estourou. Menstruei normalmente no mesmo mês da relação, no mês seguinte a minha menstruação que é de 7 dias durou apenas 5 (detalhe: tive zika durante a menstruação).Agora no terceiro mês minha menstruação está atrasada 6 dias, posso estar grávida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não me parece provável.

  27. Larissa

    é possível após 3 meses de uma tentativa de relação que não teve penetração uma mulher faz o teste de farmacia e dar falso negativo? grata pela atenção

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com 3 meses é muito pouco provável que haja um falso negativo.

  28. janeth

    E possível tirar ovarios com pilicisto no lado direito e engravidar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, basta ter um ovário para conseguir engravidar.

  29. Renata Silva

    Uma grávida pode sangrar todo mês? Como saber que isso não é menstruação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é comum, mas pode, mas isso não significa que ela esteja menstruando. Se a mulher sabe que está grávida, o sangramento com certeza não é da menstruação.

      1. SCunha

        É possivel q ocorra esse tal sangramento em mulheres q tomam anticoncepcional? No caso de a gravidez ser apenas uma suspeita?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não é incomum mulheres que tomam anticoncepcional terem sangramento de escape.

        2. Stifler Manoel

          Dr. o que seria sangramento de escape? a gravida pode sangrar todo mês nos mesmos dias da menstruação? (como se estivesse menstruando e mesmo assim estar grávida)

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Sangramento de escape é qualquer sangramento vaginal de pequeno volume que só é notado porque macha a calcinha. É muito pouco provável que a grávida tenha sangramentos regulares, como se fosse menstruação, durante a gravidez. Seria muita coincidência ela sangrar sempre e somente no mesmo dia do mês.