Artigo atualizado em 22/03/2014

MICOSE NA VIRILHA | Tinea cruris

A micose na virilha, chamada em medicina de tinea cruris, é uma das infeções fúngicas da pele mais comuns. A tinea cruris costuma atingir as regiões inguinal (virilhas), coxas e nádegas, causando placas avermelhadas e intensa coceira.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a micose na virilha:

  • Causas da micose na virilha.
  • Como se pega tinea cruris.
  • Sintomas da micose na virilha.
  • Tratamento da micose na virilha.

O que é tinea cruris?

As micoses superficiais da pele são chamadas de dermatofitoses ou tinea. Os fungos dermatófitos, isto é, que provocam dermatofitoses, são os dos gêneros Trichophyton, Microsporum ou Epidermophyton.

As dermatofitoses podem acometer diversas áreas do corpo, como couro cabeludo (chamada de tinea capitis), pés (tinea pedis), barba (tinea barbae), unhas (tinea unguium) ou tronco e membros (tinea corporis).

A infecção fúngica que acomete a região genital e inguinal (virilhas) é chamada de tinea cruris. A micose da virilha é a segunda dermatofitose mais comum, perdendo apenas para a tínea pedis, a micose dos pés, popularmente conhecida como frieira.

  • A onicomicose, que é a micose da unha (tinea unguium), já foi descrita em um artigo à parte, acessível neste link: MICOSE DE UNHA | Onicomicose.

Causas da micose de virilha

A imensa maioria dos casos de micose na virilha são causados pelo fungo Trichophyton rubrum. Esse fungo pode ser um habitante normal da pele, sem necessariamente provocar doenças, já que o nosso sistema imunológico consegue mantê-lo sob controle, desde que a pele mantenha-se limpa e seca. Em épocas de maior calor, porém, algumas áreas do corpo ficam constantemente úmidas e quentes, tal como a virilha e a região genital, favorecendo a proliferação de fungos, resultando nas micose.

O fungo Trichophyton rubrum, que provoca a micose da virilha, é o mesmo que causa a frieira (pé de atleta). Por isso, em muitos casos, o paciente tem dermatofitose nos pés e na virilha ao mesmo tempo.

Como se pega micose na virilha

A tinha cruris é uma infecção contagiosa transmitida por fômites, como toalhas, lençóis ou roupas contaminadas com o fungo. A micose na virilha também pode ocorrer como auto-contaminação pela micose dos pés (frieira). O paciente após mexer nos pés, pode ter suas mãos contaminadas com o fungo, levando-os até a região da virilha. Ter relações sexuais com uma pessoa infectada também é uma forma de contágio.

Todavia, não basta ter contato com o fungo para desenvolver micose. Para que o microrganismo vença nosso sistema imunológico, ele precisa encontrar um meio propício para sua multiplicação. Calor, umidade e ausência de luz são as condições mais adequadas para a proliferação das micoses. A virilha é muito propícia à ocorrência de infecções fúngicas, pois, além de passar grande parte do dia coberta, é uma região de dobras e com pelos, que permanece frequentemente úmida e quente.

Épocas de calor, uso de roupas quentes e apertadas, excesso de suor, permanecer com roupas de banho molhadas por muito tempo, má higiene pessoal e não trocar com frequência as roupas interiores são fatores que favorecem o desenvolvimento da tina cruris.

Outros fatores de risco para o aparecimento da micose na virilha são:

As micoses de pele ocorrem com mais frequências nas pessoas com sistema imunológico fraco, todavia, também são muito comuns em indivíduos sadios, sem qualquer problema de saúde.

Sintomas da micose na virilha

Os principais sintomas da micose na virilha são coceira e vermelhidão local, chamada de rash. A área inflamada pode apresentar alguma ardência, tornando incômodo o uso de certos ipos de roupa interior.

A tinea cruris geralmente começa com uma placas avermelhadas na face interna de uma ou ambas as coxas, com bordas bem demarcadas. Quando causada pelo fungo Trichophyton rubrum, a doença costuma se estender para baixo, sobre as coxas e até na região pubiana e glúteos. As lesões costumam se expandir em forma de círculos.

Micose na virilha

Em metade dos casos o paciente também apresenta outro tipo de tinea, geralmente tinea pedis (frieira).

No sexo masculino, a bolsa escrotal e o pênis são habitualmente poupados. Este é um detalhe importante, pois ajuda na distinção entre a tinea cruris e a infeção por cândida, já que a candidíase na região inguinal em homens muitas vezes acomete a bolsa escrotal.

O diagnóstico pode ser confirmado com uma raspagem da lesão e avaliação microscópica do material à procura de fungos. Como a cândida e os dermatófitos são fungos com aspectos distintos, é possível distingui-los através do exame microscópico.

Tratamento da micose na virilha

O tratamento da micose na virilha pode ser feito com pomadas antifúngicas, muitas delas vendidas sem necessidade de receita médica. As pomadas indicadas são as que contêm: terbinafina, naftifina, cetoconazol, miconazol, tioconazol ou cotrimazol. As quatro últimas substâncias têm ação contra dermatófitos e cândida. Cremes ou pomadas à base de nistatina servem para candidíase, mas não para dermatofitoses, não sendo indicadas para o tratamento da tinea cruris.

Deve-se evitar pomadas que contenham corticoides na sua fórmula, como betametasona ou triancinolona, pois ela pode atrapalhar o tratamento e mascarar os sintomas.

Em casos de pacientes imunossuprimidos, ou se houver falha no tratamento com pomadas, medicamentos por via oral, como griseofulvina, fluconazol (leia: INFORMAÇÕES SOBRE O FLUCONAZOL) ou terbinafina podem ser prescritos.

Como a tinea pedis (frieira) e onicomicose (micose de unha) são fatores de risco para a tinea cruris, é importante também tratar as duas condições para diminuir o risco de recorrência da micose na virilha.

Aplicação diária de talco na região inguinal para manter a área seca ajuda a prevenir recorrências. Os pacientes devem ser aconselhados a evitar banhos quentes e roupas apertadas. Os homens devem usar cuecas largas, de preferência boxers (cueca samba-canção). Mulheres devem usar calcinha de algodão e evitar calças apertadas. Após o banho, a área inguinal deve ficar bem seca. Sugere-se separar uma toalha para secar a área infectada e outra para o resto do corpo. Não use a mesma roupa interior após o banho.

Publicidade
  • Lucas

    Olá, me chamo Lucas e pesquisando sobre a Tinea Cruris, descobri que é esse mesmo meu problema. Como já foi dito, o medicamento recomendado é uma pomada antifúngica. Qual delas vocês consideram mais eficazes para esse caso? Obrigado!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Todas as substâncias descritas no texto são eficazes.

  • Alessia

    Ola, meu marido esta com essa infeccao (tinea cruris). Ele
    ja foi ao medico 2 vezes, a primeira vez receitaram a pomada Terbafine, que nao
    ajudou nada. A segunda vez mudaram a pomada para a Timodine e receitaram o
    antibiotico Flucloxacillin por via oral. Ele comecou o segundo tratamento ha 7
    dias, e embora tenha melhorado bastante, a pele ainda ainda esta vermelha e tem
    dia q parece estar piorando e espalhando um pouco mais. Mas comparado com o que
    tava ha 2 semanas atras, esta bem melhor. Minha pergunta ‘e, gostaria de saber qt tempo leva em media essa infeccao para sumir completamente e se ‘e normal demorar tanto assim. A
    infeccao apareceu dia 21 de fevereiro. Vale ressaltar q nao moramos no Brasil,
    e por isso, nao temos consulta com dermatologistas, pq temos q passar primeiro
    por um clinico geral, que no caso, foi quem o receitou os medicamento descritos
    acima. Muito Obrigada pelo seu tempo!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode demorar um pouco mais em alguns casos. O principal é ver que evolutivamente está melhor.

  • Gustavo

    Bom dia, fazendo algumas pesquisas vi que tenho esse problema, fui ao médico e me receitou alguns comprimidos, tenho essa micose a muito tempo, e nunca tinha ido ao medico por que ele aparece e some com algum tempo, o que me incomoda e que as manchas que eram avermelhadas agora estão escuras, existe algum medicamento ou pomada contra isso? (essas manchas escuras me incomodam muito, não consigo nem usar sunga com vergonha) e demorei muito a ir no médico também por vergonha.

  • João

    Ola Dr. Pedro Pinheiro, o Tioconazol também é recomendado para o tratamento de Tiena Cruris? Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é uma opção possível.

  • gustavo

    Olá Dr. Pedro Pinheiro, manchas escuras causados por micose tem cura?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível que sim. Procure a opinião de uma dermatologista.

  • André

    quero comprar uma pomada para tineia cruris qual a mais recomendada ? pois não estou passando nada ainda.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O texto dá opções.

  • katia

    Olá, No momento que o homem estiver com a tinea cruris, pode manter relaçoes sexual?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não deve.

  • Felipe

    doutor me responde por favor o oncileg é bom para o tratamento tbm ?? infelismente faz 2 dias que vi que estou com isso

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é uma boa opção, pois tem corticoides e o antifúngico usado é a nistatina

  • Tiago

    Boa tarde, tenho isso faz um ano e meio, mas nunca me importei. a micose esta agora parece uma cicatriz e arde de vez em quando. ainda tem cura e ipotese de desaparecer com a “cicatriz”?

  • Matheus

    Doutor, o creme ciclopirox olamina é bom?
    Não consegui identificar nenhum componente acima descrito.
    Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma opção.

  • julio

    boa noite Dr. estou com esse problema e estou usando o fluconazol (oral) e a pomada clotrimix… estou no caminho certo?

  • Paulo

    Nistatina serve para o tratamento?

  • PRISCILLA REIS

    olá…o fluconazol é o de
    dose única?

  • Jack

    boa noite doutor,

    apliquei cetoconazol + dipropionato de betametasona. Melhorou MUITO mesmo, porém sinto que a pele ficou um pouco mais escurecida, e ainda persiste um cheiro um pouco desagradavel. É possivel ter se espalhado para os testiculos? Devo passar essa pomada nos pelos do saco também, caso estejam contaminados?
    Obrigado

  • Diogo

    Gostei do poste, estou indo no meu dermatologista,
    estou utilizando um que me ela me passo, uma pomada a base de tretinoina,
    fluocinolona acetonido, hidroquinona e creme base, descamo em algumas regiões
    mai nem todas descamo, pois quero que volte a cor original, não coça mais
    depois de tempo após o banho vem o mal, matenho a higiene, vou volta la esse mês.Vou
    usar como no poste cueca samba cancão e de algodão e 2 toalhas tava secando no
    ventilador ate botar a cueca. Devido a esse cheiro e normal mesmo ela me
    passando outros remédios vai sumir com o tempo odor? Ou vou ter que usar algum remédio
    via oral já que e 2 vez que uso e olha que eu tive que nesse intervalo so
    apareci de novo no dermatologista alguns meses depois. Agora vo ate o fim no
    tratamento.
    Espero Retorno

  • Régis

    Clotrimazol seria a melhor opção?

  • Anderson

    Doutor, existe tratamento a laser para isso?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O tratamento é com medicamentos.

  • Lauro

    Olá já tive essevtipo de micose e usei quadriderm e resolveu rapidíssimo, porém voltou e nao estou conseguindo comprar mais esta pomada pois me pediram a receita medica, teria alguma outra bem similar que nao teria a necessidade da receita?

  • http://twitter.com/adriluz70 adriana tavares

    obrigada pela informaçao , pois meu filho de 12 anos esta aparentimente com este proplema e ele tem dematite sebacea pode ter alguma influencia? obrigada adriana

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Doenças de pele facilitam a proliferação do fungo.

  • Meire

    Olá, bom dia, estou sentindo muita coceira na virilha, mas não está como nas fotos acima, pode ser micose também ou não, os medicamentos acima podem me ajudar? Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Vá a um dermatologista e não se automedique.

  • junior

    eu estou com tinea cruris , e Como já foi dito, o medicamento recomendado é uma pomada antifúngica. Qual delas vocês consideram mais eficiente com rapidez ? pq irei me apresentar no departamento médico da marinha e preciso muito que o senhor me ajude ;x

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não posso indicar tratamentos de forma pessoal pela internet. Procure um dermatologista para ele poder avaliar qual é o tratamento mais indicado no seu caso.

  • http://www.facebook.com/lueryka.desa Lueryka de Sá

    tenho um filho com 2 dois aninhos, levei ele ao medico, a medica disse que o meu bebê esta com fungos, entre a perna e virilha ela passou uma pomada com o nome nistatina + óxido de zinco, antifúngico, estou lavando com sabão neutro ou coco depois deixo ele bem sequinho e passo a pomada e não utilizo mas a toalha, só que o fungo que esta no meu bebê e bolhinhas e vermelhidão, estou fazendo o processo e em vez de diminuir esta aumentando tem 2 dias que estou nesse tratamento, gostaria de saber quanto tempo levar pra meu bebê melhorar disso.

    obrigada pela atenção

  • roger

    dr os medicamentos via oral sao mais eficientes? estou com tinea cruris a um tempo, ja se espalhou bastante, esta pegando as nadegas e coxas dr. marquei o medico ja! o que acha?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho que você tem que esperar pela consulta. O diagnóstico pode ser diferente daquele que você imagina.

  • Fabricio Junio

    Ola bom dia…
    Acredito que estou com micose nas mãos. Pois sempre voltam umas bolinhas brancas que ao longo do tempo vão ficando amarelinhas.. Quando uso remedio para micose pomada acaba, mas depois acaba voltando.. não sei c estou usando corretamente..
    Qual melhor forma de usar remedios para micose? Tempo de duração…? Depois que acabar deve continuar usando por um periodo?!!

  • luciana cristina de oliveira

    estou amamentando e com esta micoze sera q pega no nenm pelo amor de deus

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, peça orientações ao pediatra.

  • joao

    [o meu teclado eh americano e nao tem tiu ou acento agudo] To muito desesperado com a coceira, nao tenho certeza se eh a tinea, acontece que ano passado nesse mesmo periodo, tive isso, fui ao medico e ele me mandou colocar permanganato de potassio na aerea atingida, resolveu, mas agora parece que voltou pior ainda, nao sei o que eh que eu faco, por favor me ajudem.

    • Pedro Pinheiro

      João, sem ir a um dermatologista fica difícil resolver o seu problema.

  • Biia

    tbm gosttaria de saber esttou cm manchas e coÇeira e vermelhidão no local !

  • alex

    Olá Dr Pedro

    sou modelo fotografico e eu tenho coceiras na bunda , e na virilha !

    como essa ai na imagem da ( tinea cruris ) .

    qual melhor remedio para a cura ?

  • Marcus

    Nossa, muito bom artigo, esclarecimento completo e de fácil entendimento.
    Estou com um prurido na região inguinal que some durante o dia e aparece durante a noite já que eu fico muito tempo de calça jeans, a minha cueca fica roçando na coxa durante todo o dia.. não preciso nem falar do desconforto que passo durante a noite… enfim. Muito obrigado Pedro;.

  • dedinho

    bom dia doutor eu estou com esse problema a dez ano ainda tem cura com micose de dez ano

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se for tratada corretamente, tem cura si.

  • Anderson

    Uma dúvida: a cetoconazol que uso contém um pouco de betametasona, é a Candicort. Essa pomada é indicada?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não é o ideal.

  • Karen

    Dr. a Pomada que contém Propinato de clobetasol ajuda?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Isso é corticoide. Não ajuda.

  • Vinícius

    Dr, estou usando uma pomada(Neocetheo) que contém sulfato de neomicina e bacitracina zíncica, estou usando porque vi que ela era boa para micoses, mas não estou notando muita diferença, essa pomada adianta?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Essa pomada não tem antifúngico, não serve para micoses. Ela é para infecções bacterianas.

  • Diogo

    Olá Dr, queria saber se pomadas vaginal resolve o problema?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Tem que ver quais antifúngicos existem na fórmula. Algumas servem.

  • Jéssica

    Olá Dr. Gostaria de saber se tem algum remédio caseiro que possa me ajudar com essa micose

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não conheço nenhum eficaz. Sem antifúngico não vai funcionar.

      • jurandi

        olá dr eu já fiz dois tratamentos com pomadas e comprimidos com as fomulas que tem na pagina tratamento mas volta denovo o que eu faço

        • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

          Procurar um dermatologista. Pode não ser o que você imagina.

  • Alex

    Tenho isso a mais de 20 anos. Se eu tivesse anotado o nome de todos os remédios que tomei precisaria de um caderno universitário. Via oral, local, injetável … trato isso desde os 14 anos e tenho hoje 37. Sempre a mesma coisa, a coceira alivia, a vermelhidão some, a coceira passa, a mancha fica escura, a mancha escura quase some, e começa tudo de novo. Já pensei em manter o tratamento vitalício mas mais de 1 médico disse ser muito perigoso. O Ultimo tratamento tomei o remédio pelo quíntuplo do tempo. E foi a mesma coisa.
    Se alguém se achar bom o suficiente estou a disposição !

  • PEDRO AUGUSTO LUCENA SANTOS

    Obrigado pelo artigo Dr. Pedro, realmente muito informativo, gostaria de pergunta se posso passar uma pomada a base de miconazol e depois ficar usando um secativo, ou o ideal é o talco comum mesmo?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Basta a pomada e manter a pele seca naturalmente.

  • Paulo

    Doutor. fiz o tratamento e sarou mas ficou as marcas escuras , qual pomada para tirar as manchas escuras que ficaram na virilha?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Paulo, não posso indicar remédios pela internet. Procure um dermatologista.

    • Rodrigo Franco

      O que usou Paulo para o tratamento ?

  • ricardo

    ola doutor tenho uma coceira muito fote e constante na bolsa escrotal isso ja me acompanha à mais de trinta anos,como posso tratar isso;abraços.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Com o dermatologista.

  • Carlos

    Fabrício, creme Lamisilate, muito bom…

  • Affaaaa

    Azitromicina para micose na virilha é indicado?? Minha médica dermatologista indicou isso. Mas isso não seria para bactérias?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Azitromicina não trata fungo. Talvez ela tenha achado que o que você tem não é micose.

  • Roger Neves

    Doutor,estou com manchas avermelhadas na virilha e está descamando a pele e coça é micose,mesmo.
    Estou usando vodol,as manchas estão diminuindo. Mas ainda coça,eu raspei os pelos da virilha,pois assim enxergo melhor a pele afetada.

  • Eliana

    Doutor, percebi que estou com micose na virilia. Parte interna e externa.
    Comecei a usar MICOZEN é um bom creme?
    Obrigada por nos ajudar

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O miconazol é uma boa opção, mas, se não me engano, o micozen é um creme para aplicação vaginal.

      • Eliana

        Então devo comprar outro com nome de MICONAZOL?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não posso indicar isso pela Internet. Não sei se o que você tem é realmente micose. Acho que em vez de se automedicar, você deveria ser vista um dermatologista.

  • Gabriela

    Dr. Apareceu umas bolhas na virilha e elas vão estourando sozinha. Fui ao ginecologista e ele me dissi que era Tinha. Mas olhei as fotos aqui do site e a minha virilha não esta desse jeito…. ela não coça e nem está vermelha… apenas nascem as bolhas e estoram no outro dia. O que pode ser? Ainda sim, pode ser Tinha?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode até ser, mas sem coçar e sem estar vermelho é estranho ser micose. Procure um dermatologista.

  • lucas

    Dr.. Eu fui no médico e ele me receitou dexametasona, ajuda??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Para tinea, não costuma ser indicado.

  • Jéssica Natália

    Dr. Gostaria comprei a pomada Cetocort,queria saber se ela pode ser uma boa opção para essa coceira q n passa

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a causa da coceira for tínea cruris, sim, pois o medicamento contém cetoconazol. Mas como a pomada tem betametasona, que é um corticoide, ela acaba sendo menos indicada que uma pomada que contenha apenas o cetoconazol.

  • Jéssica Natália

    Gostaria de saber qual a diferença entre a pomada e o creme Cetocort?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Creme e pomada são equivalentemente efetivos

  • jhonathan

    oi estou com umas machas brancas circulares no escroto, o quer pode ser. será micose ou fungo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Micose e fungo são a mesma coisa.

      • Jhonathan S Vallilari

        estou com as machas brancas circulares com bordas avermelhadas no saco escrotal, tomei fluconazol, e estou passando pomada a base de cetoconazol.

        com estas característica pode ser micose? apareceu hoje isso.

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Pode, essa descrição é compatível com micose. Mas para ter certeza, só indo ao dermatologista.

  • Lucas

    Oi Dr. Pedro Pinheiro, eu estava com micose na virilha e ela coçava muito, entao passei ipoglos, entao parou de coçar e saiu a vermelidao, mas no lugar da vermelidao ficou uma mancha mais escura que minha pele, eu já passei varias pomadas e nada, e isso ja faz uns 8 meses, nao fui ao médico até hj pq estou com vergonha ! O que eu faço ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Perca a vergonha e vá um dermatologista. Aliás, vergonha de que?

  • Luciana

    Gostaria de saber se para ajudar a secar a pele pode ser usado o secador de cabelos na temperatura fria?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Pode

  • Tay

    Doutor, eu tenho uma pomada q é, cetoconazol + dipropionato de betametasona + sulfato de neomicina .. ela serve para isso ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Qualquer pomada que contenha corticoide (como a betametasona) não costuma ser a melhor opção.

  • Ynoue

    Após o tratamento adequado , as manchas mais escurar que minha pele somem ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, o dermatologista deve conseguir dar jeito nisso.

  • carlos soares

    eu acho que tenho tinea cruris. mas só que eu uso o clotrimazol, a mancha vermelha circulares sai e a coceira para, mas passa umas semanas e depois volta! o que eu faço?

  • Ivo

    Boa noite Doutor, tive uma leve micose em uma das virilhas, utilizei a pedido da dermatologista, a pomada Fungirox (Ciclopirox de Olamina), durante 1 mês, a micose sumiu mas depois apareceu na outra virilha (também muito pequena), para prevenir passei durante mais 1 mês nas duas virilhas, agora a minha virilha que foi contaminada primeiro, está bem escura (amarronzada/avermelhada) e ardendo, com aspecto de irritada, no calor tem piorado e ardido mais ainda.

    PS.: Já parei de usar a pomada, a micose sumiu, mas a mancha escura e a ardência em uma das virilhas continuam.

    A pergunta é: Essa queimação ainda é da micose ou é apenas uma irritação ou efeito tardio da pomada?? Devo passar algum creme ou continuar com a pomada Fungirox?? Me ajude, não estou conseguindo marcar consulta com o dermato para esse mês. Obrigado pela atenção

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que ir ao dermatologista para ele ver essa mancha. Se ainda dói ou queima, é porque ainda há inflamação da pele. Pode ser uma infecção ou uma outra dermatite.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A infecção deve estar voltando porque o fator predisponente não deve ter sido eliminado. Procure um dermatologista.

  • Julia

    Olá Dr.

    Segue um estudo sobre a eficácia de anti-fúngicos para micoses de pele.

    http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0365-05962011000400011&script=sci_arttext

    Nele o resultado final, diz que o TIACONAZOL é o mais eficaz para micoses T. Rubrum (na virilha), concorda com o estudo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, o tioconazol é uma opção válida no tratamento das dermatofitoses.

  • Rodrigo Duarte

    Bom Dia, Gostaria de saber se a pomada “Clotrimix” é uma boa opção para micose na virilha ? Por favor é com urgencia !!!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Clomitrix contém clotrimazol. Como está bem claro no texto, este antifúngico é uma das opções de tratamento.

      • Rodrigo Duarte

        Ele tambem seria uma boa opção para candidiase ?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          SIm.

  • jessica

    Gostaria de saber se hipoglós clareia manchas da pele

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Rodrigo Duarte

    Gostaria de saber se a pomada clotrimix tambem serve para candidiase ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que tipo de candidíase você se refere?

  • Rodrigo Duarte

    Gostaria de saber se pode passar sabonete antibacteria, na micose da virilha ? antes de passar a pomada ? Para lavar com a sabonete secar e passar a pomada, pode ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, mas não é necessário.

  • Lais

    Se eu estiver com essa micose e lavar minha roupa com de outra pessoa na máquina, há chances dessa pessoa pegar a micose?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, o sabão em pó elimina o fungo.

      • Fernanda

        Então posso tomar banho com sabão em pó? tenho cosseira na cabeça, dentro do ouvido, na virilha e no anus, todas saem casquinha branca.

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

          O sabão em pó é eficaz na roupa, na pele não adianta.

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

          O sabão em pó é eficaz na roupa, na pele não adianta.

  • Fernando pires

    gostaria de saber se lavar bem com sabonete elimina a micose, sem a necessidade da pomada?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só sabonete não adianta.

  • Daniel

    Sinto muita coceira na virilha mas principalmente no saco, em toda parte, arde muito e tem até um cheiro desagradável.
    Qual especialidade de medico devo procurar? Ou posso comprar um anti micótico na farmácia e resolve?
    Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O especialista é o dermatologista.

  • Fabio

    Gostaria de saber se usar hebrin ajuda combater micose na virilha.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sozinho não vai curar.

  • Rodrigo Duarte

    Eu estou usando clotrimix, a micose quase saiu, mais ficou uma mancha escura avermelha, como tivesse quase saindo, mais isso já ta faz mais de 3 semanas e eu já estou usando a pomada a mais de 1 mês e meio, essa mancha não vai sair ? Me ajude.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A mancha sai com o tempo.

  • Mid FT

    Comprei a pomada Nitrato de Miconazol..
    como eu aplico?
    Por quanto tempo deixo na pele?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Leia a bula.

  • Gabriel

    Tive um quadro de micose na virilha há cerca de dez anos. Foi tratada com dermatologista. Porém até hoje tenho a pele escurecida na região, o que me incomoda muito. O que devo fazer para eliminar as manchas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a mancha não sumiu com o tempo, há tratamentos para clarear a pele. Procure o seu dermatologista

  • Gustavo

    Gostaria de saber se a micose na virilha pode causar verrugas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, verrugas são causas por vírus, e não por fungos, como as micoses.

  • ronaldo

    pomada minancora, elimina micose na virilha

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Pedro

    Se eu passar Limão na virilha e nas genitais, posso ter um resultado positivo ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não terá.

  • Celso Reis

    Sou alergico ao medicamento que contenha o composto AZOL oque eu faço?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há antifúngicos que não são azóis. Converse com o seu dermatologista para ele indicar o tratamento mais adequado.

  • john

    Verruga na virilha é melhor procura demartologista ou urologista? Verruga é hpv ou pode ser outra coisa?
    Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Dermatologista é melhor. Se for mesmo verruga, isso é um sinal de HPV. Mas atenção, nem toda infecção por HPV é transmitida por via sexual. Crianças podem ter verrugas sem que isso signifique vida sexual ativa.

  • paco de lucia

    Olá, Doutor. Mandei-lhe uma pergunta mas não sei se a mesma foi enviada corretamente, enfim, queria saber se a pomada Foldan é eficiente contra a Tinea Cruris.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ter algum efeito, mas não é a melhor opção.

  • Guest

    Gostaria de saber se a candidíase vaginal também provoca coceira na viriljha

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma.

  • LUANA

    Herpes genital pode ser uma porta de entrada para a infecção fúngica? Pode haver feridas do herpes e no mesmo lugar a tinea?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é de todo impossível, mas é mais fácil ser porta de entrada de bactérias.

  • Juarez

    Balanite é para ser tratada com urologista ou dermatologista?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Urologista é melhor.

  • patricia

    doutor essa micose tem mesmo alguma coisa a ver com o hiv???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A micose na virilha pode ocorrer em qualquer pessoa.

  • fernando

    tive micose na virilha…curei..porem agora estou com coceira no anus…pode ser a mesma coisa ??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, mas não necessariamente é.

  • aylton

    doutor quadriderm e eficaz contra fungos

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é a melhor opção.

  • TCM

    Dr…propionato de clobetasol é eficaz contra fungos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, clobetasol é um corticoide, pode piorar o quadro.

  • Roberto

    ola doutor, estou com o saco escrotal muito vermelho e quente o que pode ser será algum fungo????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma possibilidade.

  • Lício

    Dotor estou usando ciclopirox olamina serve para coceira na verilha.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a causa for fungos, sim.

  • Daniel

    Doutor eu uso uma pomada chamada de tiabendazol ira resolver meu problema, to com a micose na virilha

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tioconazol serve, tiabendazol não.

  • Meyrinha

    DR. tenho bolhas na bolhas na virinha sem secreção e não corsa, tenho uma pomada de misoce que se chama TIABENDAZOL, estou usando essa no momento, pois consulta medicas só consegui para o fim do mês e estou preocupada, pois começou com uma, agora tem 4 não quero que se propaga.

  • Michael Nascimento

    Dr. Estou com essa alergia igualzinho das fotos postadas em seu post, porém estou usando a Pomada Valerato de betametasona, e não tive nenhuma melhora, qual a melhor pomada para acabar com essa maldita alergia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Essa pomada de betametasona só vai agravar o problema. Procure um dermatologista.

  • Anapaula Freitasmoreira

    doutor meu marido.esta com a coxa toda tomada de assadura e tambem ta vermelhao isso e micose esta crescendo

  • Jéssica Natália

    Bom dia Dr. Pesquisando na net sobre esse assunto vi varios comentarios de que o “Extrato de Propolis” é um otimo aliado para essa coceira que mata esses fungos, e ouvi falar sobre ” CANESTEN Spray ” queria saber se e verdade mesmo ou é so enrolaçao.Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      O canesten é cotrimazol, um anti-fúngico eficaz.
      O tratamento com própolis não tem embasamento científico.

  • Lorena Chunvos

    Olá, gostaria de saber se vodol é bom para micose na virilha?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, o Vodol é miconazol, uma das opções válidas de tratamento.