Artigo atualizado em 05/02/2014
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

PRIMEIROS SINTOMAS DO DIABETES

Publicidade

O diabetes mellitus é a doença causada pelo excesso de glicose (açúcar) na corrente sanguínea. Existem basicamente dois tipos de diabetes, chamados de diabetes tipo 1 e diabetes tipo 2:

- O diabetes mellitus tipo 1 é uma doença crônica que ocorre quando o pâncreas produz muito pouca ou nenhuma insulina. A insulina é um hormônio que ajuda o corpo a absorver e utilizar glicose dos alimentos. Sem insulina, os níveis de glicose tornam-se mais elevados que o normal.

- O diabetes tipo 2 é uma doença crônica que ocorre por uma combinação de produção insuficiente de insulina e resistência do corpo à mesma. Explicando melhor, o paciente produz menos insulina do que deveria e ela ainda funciona mal. O diabetes tipo 2 está intimamente ligado ao sedentarismo e ao excesso de peso.

Neste texto vamos explicar os principais sintomas iniciais do diabetes.

Se você quiser mais informações sobre o diabetes mellitus, leia nossos outros artigos sobre esse tema:
- O QUE É DIABETES MELLITUS
- DIABETES TIPO 2 | Causas e fatores de risco.
- GLICEMIA | HEMOGLOBINA GLICOSILADA | Diagnóstico do diabetes
- CLORIDRATO DE METFORMINA | Indicações e efeitos colaterais
- DIABETES GESTACIONAL

Sintomas do diabetes na fase inicial

Sintomas do diabetes #1: excesso de urina

DiabetesO excesso de urina, chamado em medicina de poliúria, é um dos primeiros sinais e sintomas do diabetes. Quando há uma elevada concentração de glicose no sangue, geralmente acima de 180mg/dl, o corpo precisa arranjar meios de eliminar este excesso; o caminho mais fácil é pelos rins, através da urina. Como não podemos urinar açúcar puro, o rim precisa dilui-lo com água para poder eliminá-lo. Portanto, quanto maior for a glicemia (concentração de glicose no sangue), mais urina o paciente eliminará.

Se você quiser saber sobre todas as causas de urina em excesso, leia: URINA EM EXCESSO | O que pode significar?

Sintomas do diabetes #2: sede excessiva

Se o paciente diabético urina em excesso, ele perderá mais água do que era suposto, ficando desidratado. A sede é principal mecanismo de defesa do organismo contra a desidratação.

O paciente diabético que não controla sua glicemia, seja por má aderência ao tratamento ou simplesmente porque ainda não descobriu que tem diabetes, acaba por entrar em um ciclo vicioso. O excesso de glicose aumenta a quantidade de água perdida na urina, fazendo o paciente urinar com grande frequência. A perda de água causa desidratação, que por sua vez desencadeia uma sede excessiva. O paciente bebe muita água, mas como a glicose continua muito alta no sangue, ele mantem-se urinando a toda hora.

Sintomas do diabetes #3: cansaço

O cansaço crônico é outro sintoma comum do diabetes e ocorre por dois fatores:

a. Pela desidratação: explicada no tópico anterior.
b. Pela incapacidade das células em receber glicose: a glicose é a principal fonte de energia das células; é o combustível do nosso organismo. Quem promove a entrada de glicose do sangue para dentro das células é a insulina, que no diabetes tipo 1 é inexistente e no diabetes tipo 2 não funciona bem. Portanto, o diabetes mellitus se caracteriza essencialmente pela incapacidade do organismo em transportar glicose para as células, reduzindo a capacidade de produção de energia do corpo.

Sintomas do diabetes #4: perda de peso

A perda de peso é um sintoma muito comum no diabetes tipo 1. Pode também ocorrer no diabetes tipo 2 mas não é tão frequente.

A insulina também é o hormônio responsável pelo armazenamento de gordura e pela síntese de proteínas no organismo. Como no diabetes tipo 1 há ausência de insulina, o paciente para de armazenar gordura e de produzir músculos. Além disso, como não há glicose para gerar energia, as células acabam tendo que gerá-la a partir da quebra de proteínas e dos estoques de gordura do corpo. Portanto, o corpo sem insulina não gera músculos nem gorduras e ainda precisa consumir as reservas existentes.

Como no diabetes tipo 2 há insulina circulante, estes efeitos são menos evidentes. Além disso, no tipo 2 a resistência à ação da insulina vai se estabelecendo lentamente ao longo de anos, ao contrário do diabetes tipo 1, que cessa a produção de insulina de modo relativamente rápido. Na verdade, o diabetes tipo 2 está associado ao excesso de peso, que é a principal causa da resistência à insulina.

Sintomas do diabetes #5: fome excessiva

Como as células não conseguem glicose para gerar energia, o corpo interpreta este fato como se o paciente estivesse em jejum. O organismo precisa de energia e o único modo que ele conhece para obtê-la é através da alimentação.

Uma das características do emagrecimento do diabetes é que ele ocorre apesar do paciente alimentar-se com frequência. O problema é que a glicose ingerida não é aproveitada e acaba sendo perdida na urina.

No diabetes tipo 1 inicialmente há aumento da fome, mas em fases mais avançadas o paciente torna-se anorético, o que contribui ainda mais para a perda de peso.

Sintomas do diabetes #6: visão embaçada

Um sintoma muito comum do diabetes é a visão turva. O excesso de glicose no sangue causa um inchaço do cristalino, a lente do olho, mudando sua forma e flexibilidade, diminuindo a capacidade de foco, o que torna a visão embaçada. A visão costuma ficar turva quando a glicemia está muito elevada, voltando ao normal após o controle do diabetes.

Esta alteração nos olhos não tem nada a ver com a retinopatia diabética, a complicação oftalmológica que pode surgir após anos de diabetes. Esta será explicada na segunda parte deste artigo.

Sintomas do diabetes #7: cicatrização deficiente

O excesso de glicose no sangue, quando corre de modo crônico, causa inúmeros distúrbios no funcionamento do organismo. A dificuldade em cicatrizar feridas ocorre por uma diminuição da função das células responsáveis pela reparação dos tecidos, diminuição da proliferação celular e dificuldade em se gerar novos vasos sanguíneos.

Sintomas do diabetes #8: infecções

Assim como explicado no tópica acima, o diabetes também leva a distúrbios no sistema imunológico, por alterar o funcionamento das células de defesa. O diabético pode ser considerado um paciente imunossuprimido e apresenta maior risco de desenvolver infecções, nomeadamente infecção urinária (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | Sintomas da cistite), infecções de pele (leia: ERISIPELA | CELULITE | Sintomas e tratamento), candidíase (leia: CANDIDÍASE | Sintomas e tratamento) e pneumonia (leia: PNEUMONIA | Sintomas e tratamento).

Sintomas do diabetes #9: cetoacidose diabética

A cetoacidose diabética é uma complicação do diabetes tipo 1, sendo muitas vezes o primeiro sinal da doença. Como há ausência de insulina, as células não recebem glicose e precisam arranjar outra fonte para gerar energia. Como já explicado acima, a solução é queimar gordura e músculos. O problema é que estas duas fontes alternativas não geram tanta energia como a glicose e ainda produzem uma quantidade imensa de ácidos (chamados de cetoácidos), o que leva à cetoacidose.

A cetoacidose diabética costuma ocorrer quando os níveis de glicose no sangue ultrapassam os 500mg/dl e é uma emergência médica porque faz com que o pH do sangue caia a níveis perigosos, podendo levar à morte. Os sinais e sintomas da cetoacidose são náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental, prostração e dificuldade respiratória.

Vérsion en españolSÍNTOMAS DE LA DIABETES

Publicidade
  • Fernanda

    eu tenho a maioria desses sintomas, tenho muitas sede , urino toda hora, tenho muita fome, mais não perco peso, fico sempre no mesmo peso nem engordo nem emagreço, e o que anda e deixando preocupada é que minhas unhas estão muito amarelas, e me disseram que isso pode ser mais um sinal de diabete , verdade ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Isso não é sinal de diabetes.

      • Alisson Exe

        DR. eu urino toda hora minha glicose deu normal o que pode ser

  • Fernanda

    eu tenho a maioria desses sintomas, tenho muitas sede , urino toda hora, tenho muita fome, mais não perco peso, fico sempre no mesmo peso nem engordo nem emagreço, e o que anda e deixando preocupada é que minhas unhas estão muito amarelas, e me disseram que isso pode ser mais um sinal de diabete , verdade ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Isso não é sinal de diabetes.

  • Thá

    Oi ultimamente to com a urina bem forte e com cheiro acetonico e tenho tido halitose constantemente , pode ser diabetes? ou estou preocupada atoa ? obg

  • Manoel

     Tenho a maioria desses sintomas e minha mãe uma vez me disse que meu pai era diabético.

    Sintomas que apresento:

    excesso de urina, sede excessiva, cansaço, fome excessiva, visão embaçada, palidez, coceira pelo corpo todo(principalmente quando esta calor ou em contato com o vento. tbm quando saio do banho), dor nas costas(na altura do pescoço, gerando intenso disconforto), fraqueza (leve tremor quando mantenho os braços/mãos esticados), desânimo, memória fraca (as vezes esqueço-me das coisas em um curto espaço de tempo), insônia, desatenção, e com frequencia sinto uma dor de cabeça na altura dos olhos, mas ao lado em uma veia que tem naquela regiao, e quando passo a mao vejo que ela esta pulsando forte e bem elevada, as vezes dando a impressao ate que ira se romper.

  • Manoel

     Tenho a maioria desses sintomas e minha mãe uma vez me disse que meu pai era diabético.

    Sintomas que apresento:

    excesso de urina, sede excessiva, cansaço, fome excessiva, visão embaçada, palidez, coceira pelo corpo todo(principalmente quando esta calor ou em contato com o vento. tbm quando saio do banho), dor nas costas(na altura do pescoço, gerando intenso disconforto), fraqueza (leve tremor quando mantenho os braços/mãos esticados), desânimo, memória fraca (as vezes esqueço-me das coisas em um curto espaço de tempo), insônia, desatenção, e com frequencia sinto uma dor de cabeça na altura dos olhos, mas ao lado em uma veia que tem naquela regiao, e quando passo a mao vejo que ela esta pulsando forte e bem elevada, as vezes dando a impressao ate que ira se romper.

  • sueli

    tenho diabete tipo 2, posso tomar sibutramina junto com os medicamentos para diabete. grata dr.

  • mauricioreis

    Doutor gostei muito das informações do seu blog. Queria lhe relatar algo estranho que aconteceu e acontece comigo e meu filho de três anos.

    Comigo:

    Eu tinha um vida normal, pesava na época 84 kg e tenho 1,75m de altura. Quando tomei a vacina da gripe, dois dias depois apresentei os seguintes sintomas:
    - Muita vondade de urinar e urinado varias vezes a noite.
    - Perdi 10 kg mais ou menos em 12 dias
    - A minha visão ficou um pouco embassada (hoje esta normal)
    - Boca seca, bebo muita água mas só a noite durante o dia não tenho sede. Depois de algum tempo urinei proximo a um formigueiro e elas (formigas) não se aproximaram da urina
    Pensei que se tratava de diabetes mellitus, fiz então o teste de glicemia em jejum e deu 78, fiz novamente em outro laboratório e deu 79. Tenho um glicosimetro e sempre da em jejum 90. Meu colesterol deu alto 246. Passou-se um ano após a vacina, e hoje minha glicemia em jejum da 86, mesmo eu tomando refrigerantes e comendo doces. Hoje peso 77 kg e não fiz nenhum tratamento ou tomei alguma droga. Mas sempre faço atividade fisica. Não tenho cansaço,  mas durmo muito (cerca de 9 horas por dia).

    Meu Filho

    O meu filho de três anos apresentou os mesmo sintomas depois da vacina que ele tomou. Fiz todos os exames dele, hemograma, urina, glicemia, e tudo normal.  Lembrando que meu filho o xixi dele é transparente, não tem odor, não tem gosto ( parece loucura mas eu provei a urina dele).  Ele não perdeu peso, mas tem dificuldade em ganhar. Aparenta ser uma criança normal, ele é muito ativo, as vezes penso ele ser hiperativo, os ferimentos cicatrizam normalmente. O senhor tem alguma idéia do que pode ser isso? Se tiver algum conselho, por favor me dê será bem vindo.

  • luiz carlos martins

    tenho acompanhado a minha diabete e estou tomando o glifage xr 500 , e nao consigo baixar de 240 o que devo fazer.

  • Lucilene

    faz mais de um ano q estou com a vista turva,  No ano passado a glicemia ficava entre 400 a HI, eu usava Regular e NPH, mas n resolvia nada. Hoje uso Lantus e Humalog e nunca esta mais de 250, mas mesmo assim minha vista oscila muito, hora ta boa, hora ta péssima, mesmo se a glicemia está boa…. Todos os oftalmologistas q vou me falam q é temporário, mas não passa nunca. 
     é normal tanto tempo assim ja q minha glicemia ja mehorou muito? 

  • Aevinsantos

    Fiz exame de glicose sem estar em jejum e deu 77 .É normal,pois falaram que estava muito baixo?.

  • jorge

    Doutor estou preocupada, realizei exames clínicos e minha glicemia está normal com valor de 84 mg / dL, no entanto minha insulina – jejum deu 3uUI / mL, a insulina está abaixo dos valores normais, o que isso significa?? estou com sintomas de pré diabética?
    obrigada se puder me ajudar!!

  • Amelia766

    Parabéns Pedro
    Que Deus te ilumina nesta sua caminhada tão linda .Que sempre honre o seu juramento

  • Wagna_lookstar

    “Essas dicas fez com que me preucupasse mais com a minha saude tenho uma sobrinha de apenas 7aninhos de idade com diabetes tipo1 isso é muito ruim nos possibilita de faezr algum que gostamos em fim mas estaremos aki pronta pra defende-la de tydo que é ruim.

  • Mindalima

    É possivel depois de tomar o medicamento cloridrato de metformina a visão ficar embaçada? Ou não tem nada haver com o medicamento?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem a ver.

  • Mirian

    Minha avó tem Diabetes e toma insulina, e esta sofrendo muito com uma coceira que da em todo o corpo e ja estão virando feridas!Ela ja foi em vario médicos e dermatologistas e não resolveu nada, o que pode ser isso e que ela pode fazer??Se alguem puder responder por favor, agradeço!!

  • Mirian

    Minha avó tem Diabetes e toma insulina, e esta sofrendo muito com uma coceira que da em todo o corpo e ja estão virando feridas!Ela ja foi em vario médicos e dermatologistas e não resolveu nada, o que pode ser isso e que ela pode fazer??Se alguem puder responder por favor, agradeço!!

  • Qst_johnny

    Olá!
    Drº(a),tenho 28 anos fui ao clínico e me reportei a respeito de está incomodado com o grande nº de vezes que eu urinava durante o dia, principalmente a noite em torno 06 vezes,após alguns exames fui diagnosticado com esteatose hepática grau II,os exames laboratorias além do colesterol elevado nada diagnosticaram,porém essa condição tem tirado meu sono o q posso fazer ?

  • MArcio

    descobri a diabetes aos 25 anos. de la pra cá a minha vida acabou. nao me divirto mais, tomo insulina toda hora, cada vez mais picadas, no dedo, pelo corpo, estou parecendo uma peneira.Dizer que o diabético é uma pessoal normal é ridiculo. tente ir a uma festa, evento, ou reunião social e encontrar alguma coisa sem açúcar. mas, se vc levar, todo mundo vai querer.Ja tomei nph, regular, lantus, humalog, e nenhum tipo de insulina consegue reduzir a minha glicemia. hoje tenho 32 anos, vivo cansado, sem ânimo, e só esperando ficar cego, porque minha visao vive embaçada.

    • Juca Aranha

      Tipico paciente portador de diabetes revoltado que não adere ao tratamento.

  • MArcio

    descobri a diabetes aos 25 anos. de la pra cá a minha vida acabou. nao me divirto mais, tomo insulina toda hora, cada vez mais picadas, no dedo, pelo corpo, estou parecendo uma peneira.Dizer que o diabético é uma pessoal normal é ridiculo. tente ir a uma festa, evento, ou reunião social e encontrar alguma coisa sem açúcar. mas, se vc levar, todo mundo vai querer.Ja tomei nph, regular, lantus, humalog, e nenhum tipo de insulina consegue reduzir a minha glicemia. hoje tenho 32 anos, vivo cansado, sem ânimo, e só esperando ficar cego, porque minha visao vive embaçada.

  • Juca Aranha

    Tipico paciente portador de diabetes revoltado que não adere ao tratamento.

  • Arleia

    Bom dia.
    Tenho 54 anos, ao fazer um exame de sangue e deu que estou no inicio de uma diabete. Tenho muita secura na boca. Poder ser um sintoma?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sede é um sintoma possível de diabetes.

  • Susi

    Bom dia meu nome é Suse, tenho diabetes me sinto horrivel pois as minhas pernas está cheias de ematomas depois das cicatrizações das feridas por picadas de insetos. Não posso usar short toda manchada o que devo passar para a cicatrização para ajudar aliviar. Me a ajuda me de uma solução.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não tem a ver.

  • Damaboitar

    bom dia, minha mãe tem diabetes tipo 2 e sente muitas caimbras principalmente a noite, tem a ver com o diabetes?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível.

  • maicon cesar

    Boa Noite Dr, gostaria de saber se a glicose em jejum em 120 mg/dl pode ser considerada como diabetes, se não como faço para abaixá-la, lembrando ao Dr, que o meu colesterol LDL, também está fora dos padrões está em 171.8 mg/dl em jejum, por favor Dr, me dê uma dica para controlar tais, para evitar pioras no quadro, obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Diabetes é só quando a glicose está acima de 126 mg/dl em mais de um exame diferente.

  • maicon cesar

    Boa Noite Dr, gostaria de saber se com uma glicose em 120 mg/dl é considerado como um portador do diabetes mellytus, se não gostaria de saber como abaixar o nível de glicose, e se possível o do colesterol LDL que está bem acima do tolerável, estando em 171.8 mg/dl, gostaria muito da sua opinião, obrigado.

  • Helma Falcao

    tenho sede excessiva e faço muito xixi, fiz minha glicemia em jejum e pos prandial e não sei se sou diabetica. jejum:94 pos prandial 122, mas uso floxetina que acelera o metabolismo me deixa algo. obrigada

  • Tonyriver

    Comecei a aumentar de peso, sentir dor nos pés, inchaço nos membros inferiores, visão turva, cansaço e urinar frequentemente. Após exames minha glicemia estava 136 mg/dl, fui a um médico que passou uma bateria de exame, inclusive curva glicêmica, e todos deram normais. Venha aferindo minha glicemia constantemente e sempre está abaixo de 90 mg/dl. Porém sinto ainda alguns dos sintomas referidos, gostaria de saber o que poderia ser. Convém ressaltar que passei por endocrinologista.

  • LUCIANA FERREIRA SANTOS

    boa noite?? tenho uma sede e tanto excesso de peso estou com uma anciedade danada, priçao de ventre.isso corresponde alguma diabete?/

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só fazendo o exame de sangue para saber.

  • romary

    olá sou rose eu controlo minha glicemia todos os anos desde 2001 sempre 83 a 90, mas esse ano eu fiz o exame so agora esse mes,nao tenho sintomas mas eu cortei o dedo indicador no inicio do mes, ja cicatrizou bem mas tenho reflexos e as outras feridas cicatrizam em 3 a 5 dias,estou preocupada com meu dedo e todos dizem que atingiu o nervo.me ajude por favor me hemograma sai no fim do mes. obrigada

  • romary

    ola sou rose verifico minha glicose anualmente fica em torno de 83 mas eu cortei meu dedo com a faca precisou levar mas nao levou cicatrizou 20 dias eu sinto reflexo desse dedo, as outras feridas levam 3 dias a 5 p cicatrizar,todos acham que foi nervo ou tendao,mas estou preocupada, meu resultado sai este mes,hemograma, nao tenho sintomas nenhum. o que sera,obrigada.

  • sheila06

    Ola meu nome é sheila minha sobrinha come muito doce e algum tempo venho observando alguns fatores que parece sintomas da diabetes:visao embaçada,reclama de dores nas pernas e nos braços direto,as vezes reclama de ardencia nas partes intimas e ela so tem dez anos.minha mae pediu pra ela urinar num recipiente e deixou no chao com alguns minutos estava cheio de formiga e sua roupa tbm que ela tinha acabado de tirar.Sera que é preciso fazer o teste?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho que vocês não perdem nada fazendo o teste.

  • sheila06

    Ola meu nome é sheila minha sobrinha come muito doce e algum tempo venho observando alguns fatores que parece sintomas da diabetes:visao embaçada,reclama de dores nas pernas e nos braços direto,as vezes reclama de ardencia nas partes intimas e ela so tem dez anos.minha mae pediu pra ela urinar num recipiente e deixou no chao com alguns minutos estava cheio de formiga e sua roupa tbm que ela tinha acabado de tirar.Sera que é preciso fazer o teste?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Acho que vocês não perdem nada fazendo o teste.

  • Benvenuto001

    Prezado Dr
    Para que seja quase totalmente respondido, gostaria de informar que é muito difícil “tentar” crer num só médico, ainda mais hoje em dia, em que se vê incidentes difíceis de acreditar. Por isso escolhi voces justo pela maneira que abordam os tópicos.
    Em julho de 2012, tive um edema pulmonar, micro infarto seguido de um quadro de insuficiência respiratória, os quais me levaram praticamente a morte e, graças a Deus com o médico iluminado de um lugar que muita gente fala mal, fui recuperado na emergência desse hospital, entubado e permanecendo dessa forma por mais cinco dias. Após isso, já em outro hospital, fiquei por mais 15 dias internado no CTI, lúcido e orientado, para abaixar, a níveis considerados normais, a pressão.
    Nesse período fiz uso do tridil praticamente pelos dias internados, aliado aos demais medicamentos.
    Em suma, saí do hospital e retornei para casa e, sendo assim, consequentemente, dar continuidade ao tratamento para minha estabilização e melhora.
    Consultei-me em Cardiologista e fiz vários exames, tal como eletro e eco cardiograma; fui ao Oftamologista; ao Otorrino, onde fiz também uma laringoscopia, devido à entubação ter criado um granuloma de contato; fui a um Clínico Geral, o qual também solicitou exames de sangue de todos os tipos.
    Pelos médicos, aparentemente, está tudo normal e eu seguindo o caminho certo.
    Daí vem a minha dúvida. Quanto ao sistema respiratório, que era o mais grave, parece realmente estar tudo certo, visto que não sinto falta de ar em momento algum.
    Mas de vez em quando sinto a visão ficar turva, escurecida e no mesmo instante vem a sensação de cansaço, o que me obriga a parar minhas atividades e descansar, por um período aproximado de 30 minutos, quando tudo passa e volta ao normal.
    Pelas minhas pesquisas, inclusive por aqui, verifiquei que pode ser devido aos medicamentos que uso, mas se não é frequente talvez não seja. Outro ponto é quanto à glicose. Ela se mantém na casa de 95 à 120, horas mais e horas menos, mas dentro dessa faixa.
    Procuro me alimentar o mais correto possível dentro do que solicitam a maioria dos médicos. Ou seja, não como mais carne vermelha, muito pouco frango e mais peixe. Saladas de alface e tomate, às vezes acrescento agrião. Legumes de uma forma geral, na forma cozida e todos juntos.
    Refrigerantes não mais e o único, às vezes, guaraná antártica zero. Azeite é o único óleo que utilizo e todos extra virgem com acidez máxima de 0,4%.
    Quanto ao remédios que utilizo são: – Carvedilol de 12,5 mg, Losartana Potássica de 50 mg, Cloridrato de Diltiazem de 60 mg, Pantoprazol sódico de 40 mg (todos esses de 12 em 12 h), Bissulfato de Clopidogrel de 75 mg e Metildopa de 500 mg (estes uma vez p/d), Passiflorine (um à noite) e o Oximax 400 mcg (12 em 12 h) e no almoço 2 AAS.
    Não preciso nem me dar ao luxo de efetuar caminhadas, visto que dentro de minha propriedade e trabalhando, ando mais do que em rua ou esteira, pois o terreno em determinados pontos é ingreme, noutros plano e na pior parte, morro. Então são todos os tipos de terreno e faço praticamente um Rallye dentro do terreno.
    Espero ter colaborado ao máximo para poder ter idéia de como estou e esperar uma ajuda, mesmo pequena, nesse suposto problema da turvidão da vista e cansaço.
    Esqueci-me de informar sobre a PA, que está em níveis normais, oscilando de 12 à 13:8 mmHg.
    Obrigado à todos.

  • João Cabral

    Olá,
    seguidamente sofro com peidorrera, cansaço, inchaço das pernas e visão embaciada. Isso pode ser em função de diaberts? Obrigado.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Pode.

  • Sussu

    Dr. Estou cm alguns dos sintomas… hoje fui na casa de uma amiga e o filho del tem diabetes tipo 2…. fiz o teste na brincadeira e o meu deu 125, eu tinha acabado de comer bolo e tomar suco. estou com sintomas de formigamento nos pés, visao embacada e olhos vermelhos, mtos gases e tonta… ha alguns dias. na terça feira fui ao medico pq me senti tonta e com palpitações… fiz eletro mas deu normal o médico disse q eu estava com labirintite. estou tomando o remedio para o problema, porem ainda me sinto tonta e dormencia na ponta dos dedos qdo fico mto tempo em pé de salto. Pode ser diabetes?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Há dois erros nesta sua história. 1) O teste de glicemia da fita não serve para diagnóstico de diabetes. 2) A glicemia tem que ser obtida em jejum. Ter 125 logo após ter se alimentado é normal.

  • http://cozinhar paula

    Oi Dr ando sentindo touturas, vontade de vomitar, secura na boca realizei um exame de sangue cronograma e deu que a glicose esta em 97, e possivel esta com diabete me sinto muito mal quando a cabeça começa parar de raciocinar muito estranho isso.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Diabetes é glicose em jejum persistentemente acima de 126 mg/dl.

  • mirian dantas

    minha mãe te diabete ela acordou com a visão embasada foi para no hospital lá medirão a pressão esta 19.8 estava com suspeita de um avc fizeram uma tomografia aonde foi descartada fizeram exame de sangue aonde a glicose esta 160 a doutora não falou nada a respeito tive informação que ela esta sentindo a visão embasada e a confusão mental por a glicose esta 160 e verdade me responda por gentileza doutor.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Glicemia de 160 não costuma causar sintomas.

  • José Ribamar vieira

    Fiz um teste de fita em jejum e o resultado foi 316mg/dl, fiz porque estava sentindo muita sede urinando muito a noite, sem vontade de fazer sexo, fome exagerada e estou perdendo peso. Gostaria de saber se isto pode ser diabetes. Meu pai já é diabético.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Pode ser. Você tem eu fazer o exame de sangue em jejum para confirmar.

  • italo

    Doutor, então estou sentindo sintomas de dormência nos pés e mijando bastante com visão embaçada. Gostaria de saber uma coisa, caso e glicemia subir muito, tem como baixar ela sem virar diabético? Através de alimentação e exercício?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Só se você for obeso. Neste caso, emagrecendo é possível controlar a glicemia sem remédios.

  • flavia

    Olá dr!
    Meu Pai tem diabetes,e há 3 meses fiz exame e minha glicose deu 121 e nesse intevalo (sem saber o resultado)medi com o aparelho e deu 75,pois bem peguei o resultado e fui ao médico e cortei o excesso do açucar,fiz novo exame e deu 83,fiquei feliz ,mas…tenho tido muita fome medi no posto novamente e deu 140(eu havia tomado café da manhã)e sem tomar deu 125,afinal posso ser considerada diabética?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Para definir diabetes são necessários, pelo menos, 2 exames em dias diferentes, REALIZADOS EM JEJUM, com valores acima de 126 mg/dl.

  • Julio Cesar Salomon

    Dr depois de iniciado o tratamento com metformina, quanto tempo demora para glicose começar a baixar no sangue. Obrigado

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      No mesmo dia, mas o pico de ação é atingido com cerca de 2 semanas.

      • Julio Cesar Salomon

        Boa noticia! A propósito, podemos tomar algum analgésico, quando sentimos alguma dor, quando estamos sob tratamento de metformina ? Obrigado.

        • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

          Não há contraindicação.

    • Dulce Maria

      Meu neto, de 02 aninhos, de repente sentiu-se mal e a pediatra tirou o sangue e a glicose deu 33. Pode ser diabetes?

      • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

        Diabetes é o oposto, é glicose muito alta. Hipoglicemia no diabetes ocorre só em quem faz tratamento.

  • Taylan

    Faço academia, pego peso pra caramba, sinto muita sede mais nao urino nem sinto fome a sede é constante, tomo alguns suplementos posso esta com diabetes? sentindo sede sem urinar ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Para saber só fazendo o exame de sangue. Não se descarta diabetes somente pelos sintomas. De qualquer forma, esses suplementos que você toma podem ser ricos em sódio, o que justificaria a sua sede.

  • Cassio Aguayo

    Boa tarde Dr.Pedro Pinheiro.
    Como bastante a todo tempo e bebo muita agua.
    mas oque eu ganho de peso em 1 meses perco em menos de uma semana magro a cada dia mais.e sinto muita dor de cabeça diariamente e visão embaçada cansaço excessivo e se como doce cai minha pressão já cheguei a desmaia, tenho apenas 24 anos e 51 quilos .oque faço?fiz o teste de furar o dedo e marcou 142 .

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Para investigar diabetes a glicemia capilar não serve. Você tem que fazer a dosagem da glicemia através de exame de sangue em jejum.

  • Monica Nayara Gomes

    Dr. Pessoas que tem diabetes costumam ter unhas amareladas? Ou isso é relativo ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Unha amarelada não é um sintoma típico de diabetes.

  • Adriana Dri

    Parabéns pelo site, pois achei tudo o que buscava sobre diabetes e outras doenças aqui. Muito sucesso e uma carreira cheia de realizações para todos que produzem este veículo de comunicação primoroso! Felicidades!!!