HEPATITE C – Sintomas, Transmissão e Tratamento

A hepatite C é uma das principais causas de cirrose no mundo e até há pouco tempo não tinha tratamento satisfatório. Felizmente, nos últimos anos, novos e revolucionários medicamentos chegaram ao mercado, trazendo cura para mais de 90% dos pacientes tratados.

104

Hepatite C

Hepatite é um termo que significa inflamação do fígado. Existem várias causas de hepatite, incluindo medicamentos, toxinas, abuso de álcool e infecções. A hepatite C é uma inflamação do fígado causada por um vírus chamado vírus da hepatite C (HCV), que costuma ser crônica e pode levar à cirrose. A maioria dos pacientes portadores de hepatite C permanece assintomáticos por muitos anos e podem nem sequer saber que estão infectados com o vírus.

Até há alguns anos, a hepatite C era uma infecção com pouco possibilidade de cura e com opções de tratamento que provocavam diversos efeitos colaterais importantes. Felizmente, esse quadro alterou-se nos últimos e drogas novas, como o Sofosbuvir, conseguem alcançar taxas de cura da hepatite acima de 90%.

Publicidade - Publicidad

Neste artigo vamos abordar de forma simples as principais características da hepatite C, incluindo sintomas, forma de transmissão, diagnóstico e as atuais opções de tratamento.

Se você quiser saber sobre as diversas formas de hepatites existentes, acesse o seguinte artigo:

Hepatite C

A hepatite C apresenta duas características importantes: a primeira é o fato de tratar-se de uma infecção que pode permanecer assintomática até fases avançadas. A destruição do fígado ocorre lentamente, e, às vezes, os sintomas só surgem 20 anos depois da contaminação. A maioria dos pacientes infectados pelo vírus C não suspeita de tal fato.

O segundo dado que merece menção é o fato de que até o final da década de 1980 não sabíamos que o HCV existia, e como tal, as bolsas para transfusão sanguíneas não eram testadas para esse vírus. Durante muito tempo a hepatite C era chamada de hepatite não-A não-B. Sabia-se que existia um tipo de hepatite diferente das conhecidas hepatite A e hepatite B, porém, a causa e a forma de transmissão eram desconhecidas.

As pessoas recebiam transfusões sanguíneas, eram infectadas pelo vírus C e nem elas nem os médicos tinham conhecimento disto. O resultado é que hoje encontramos milhares de pacientes portadores de hepatite C em fase avançada da doença, que foram inadvertidamente contaminados há 2 ou 3 décadas. Estima-se que até 10% das bolsas de sangue durante a década de 1980 estavam contaminadas com hepatite C.

Transmissão da hepatite C

O principal meio de transmissão da hepatite C é através da exposição a sangue contaminado.

No início da década de 1990 os doadores de sangue passaram a ser testados para hepatite C. Desde então, a transfusão sanguínea deixou de ser a principal via de transmissão. Atualmente, a taxa de contaminação pela hepatite C através de transfusão de sangue é de apenas 1 caso para cada 1.9 milhões de transfusões. Portanto, a quase totalidade dos casos de hepatite C de origem transfusional ainda vistos hoje em dia tiveram origem nas décadas passadas.

Nos dias atuais, a principal via de contaminação é pelo uso de drogas injetáveis com compartilhamento de agulhas entre os usuários.

Publicidade - Publicidad

A hepatite C também pode ser transmitida pela via sexual, apesar do risco ser bem mais baixo do que o da hepatite B, HIV ou outras DST (leia: O QUE É DST?).

Se pela via sexual o HIV é mais contagioso, pelo contato sanguíneo, o vírus C é bem mais perigoso. Orienta-se inclusive a não se partilhar escova de dentes ou aparelhos de barbear pelo risco de transmissão com pequenos volumes de sangue.

Outras vias de transmissão menos comuns são através do transplante de órgãos de doadores infectados, hemodiálise (leia: O QUE É HEMODIÁLISE?), acidentes em ambientes hospitalares, tatuagem, body piercing (leia: PERIGOS E COMPLICAÇÕES DO PIERCING) e transmissão perinatal.

Sintomas da hepatite C aguda

Como já foi citado, a hepatite C costuma ser uma infecção assintomática por muitos anos. Todavia, até 20% dos pacientes apresentam um quadro de hepatite aguda, que ocorre de 1 a 3 meses após a contaminação.

IcteríciaOs sintomas da hepatite C aguda incluem mal-estar, náuseas e vômitos, icterícia (pele amarelada), comichão pelo corpo, cansaço, e dor abdominal na região do fígado (abaixo das costelas à direita). Nas análises de sangue pode-se detectar aumento das enzimas hepáticas (TGO e TGP, também chamadas de ALT e AST) (leia: O QUE SIGNIFICA AST (TGO) E ALT (TGP)?). Os sintomas podem durar de 2 a 12 semanas.

É importante lembrar que 70% dos pacientes não apresentam nenhum sintoma após a contaminação.

Sintomas da hepatite C crônica

O grande risco da hepatite C é quando esta se torna uma infecção crônica. Depois da contaminação, sintomática ou não, apenas 20% dos pacientes conseguem se livrar espontaneamente do vírus C. Os outros 80% permanecem infectados pelo resto da vida. São estes que sofrerão as complicações da hepatite C.

Considera-se infecção crônica se o vírus ainda estiver presente no organismo após 6 meses de contaminação. Se após 6 meses, o sistema imunológico não conseguiu se livrar do vírus, a chance de cura espontânea posterior é baixíssima.

Publicidade - Publicidad

Os sintomas da hepatite C crônica começam a aparecer em média após 20 a 30 anos de contaminação, quando de 30 a 50% dos pacientes desenvolverão sinais de cirrose hepática (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA). Dentre os que desenvolvem cirrose, alguns ainda irão complicar com câncer do fígado.

Os sintomas da hepatite C, portanto, são causados pelo desenvolvimento de cirrose e pela consequente falência hepática.

O restantes 50 a 70% que não evoluem para cirrose mantém-se com hepatite C crônica assintomática por mais de 30 anos. Não sabemos ainda por que alguns pacientes com hepatite C crônica evoluem para cirrose, enquanto outros permanecem assintomáticos pelo resto da vida.

Alguns fatores parecem favorecer a evolução para cirrose, entre eles:

– Alcoolismo (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL E ALCOOLISMO).
– Contaminação após os 40 anos de idade.
– Co-infecção pelo HIV (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)).
– Co-infecção pela hepatite B.
– Presença de esteatose hepática (leia: O QUE É ESTEATOSE HEPÁTICA?).
– Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA).
– Fumar maconha (leia: EFEITOS DA MACONHA).

Diagnóstico da hepatite C

Todo paciente com elevação das enzimas hepáticas sem explicação aparente, usuários de drogas endovenosas, pessoas com antecedentes de transfusão de sangue antes da década de 1990, profissionais de saúde e parceiros (as) de pacientes contaminados com o vírus C devem fazer exames para pesquisar a presença de hepatite C.

O diagnóstico da hepatite C é feito da seguinte maneira:

Inicia-se com a pesquisa de anticorpos com a sorologia pelo método ELISA. Se o teste for negativo, descarta-se a doença. Se for positivo, uma segunda sorologia chamada de RIBA-2 ou RIBA-3 é feita para se confirmar o diagnóstico.

Se o RIBA for negativo, isso significa que o ELISA foi um falso positivo e descarta-se a doença. Se o RIBA também vier positivo, deve-se, então, fazer a pesquisa direta pelo vírus através do HCV RNA. Este último método não só é capaz de identificar o vírus C, como também pode fornecer a carga viral no sangue.

Um HCV RNA positivo confirma o diagnóstico de hepatite C, enquanto que um HCV RNA negativo (com ELISA e RIBA positivos) indica aqueles poucos casos onde há cura espontânea da infecção.

Genótipo da hepatite C

Como existem variações genéticas entre o vírus C, uma vez diagnosticada hepatite C, é importante saber qual o genótipo é o responsável pela infecção. Esta informação é importante devido ao fato do tratamento ser diferente para cada genótipo do vírus.

Existem 6 genótipos do vírus da hepatite C, que são classificados pela numeração de 1 a 6. No Brasil, quase todos os casos são provocados pelos genótipos 1, 2 ou 3, sendo o genótipo 1 responsável por mais de 60% dos casos.

Tratamento da hepatite C

O tratamento da hepatite tem como objetivo evitar a progressão da infecção para cirrose e falência hepática. Como a maioria dos pacientes não evoluiu para este estado, historicamente, nem todos os portadores do vírus C acabavam tendo indicação para receberem tratamento.

Com a introdução de uma nova gama de antivirais, tais como o Ledipasvir, Sofosbuvir, Ombitasvir, Paritaprevir, Ritonavir, Dasabuvir, Velpatasvir e Simeprevir, o tratamento da hepatite C sofreu uma revolução. O tratamento com essas novas drogas acarreta em elevada taxa de cura da hepatite C, com um perfil de efeitos colaterais muito mais benigno que os tratamentos antigos, à base de Interferon. Por isso, o número de pacientes aptos a receber tratamento aumentou significativamente.

Atualmente, o tratamento da hepatite C costuma ser feito da seguinte forma:

  • Hepatite C  genótipo 1 – Ledipasvir + Sofosbuvir ou Sofosbuvir-Velpatasvir por 12 semanas.
  • Hepatite C  genótipo 2 – Sofosbuvir-Velpatasvir por 12 semanas.
  • Hepatite C  genótipo 3 – Sofosbuvir-Velpatasvir por 12 semanas (com adição de rivabirina em algumas situações).

O objetivo do tratamento é eliminar o HCV da circulação. É considerada cura da hepatite C quando o vírus continua indetectável no sangue 6 meses após o fim do tratamento. Atualmente, a chance de cura do vírus hepatite C é superior a 90%, principalmente para aqueles pacientes que nunca foram tratados com o regime anterior, que continha Interferon. Porém, mesmo os pacientes mais antigos, que foram tratados e não tiveram resposta aos tratamentos anteriores , ainda têm grande chance de cura com o novo esquema de antivirais.

Alguns pontos importantes:

  • Os únicos tratamentos cientificamente comprovados para hepatite, são os descritos acima. Tenham cuidado com os chamados tratamentos naturais, pois além de não funcionarem, podem piorar o quadro, já que muitas dessas ervas são hepatotóxicas.
  • Não existe dieta específica para hepatite C, a não ser evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
  • Exercícios físicos não ajudam nem atrapalham no tratamento do vírus.
  • Ao contrário do que ocorre na hepatite B, não existe vacina para a hepatite C.

Este post também está disponível em Espanhol

Assuntos Relacionados:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

104 Comentários

  1. Monica Nascimento Diz

    tenho hepatite c ate o momento sem complicaçoes e sou obesa peso 108. estou com presao controlada posso fazer cirurgia bariatrica, ou a hepatite c me proíbe de fazer a cirurgia ?

  2. lara Diz

    Posso ter pego hepatite na manicure? O risco e alto? Fui na manicure 10 de abril e na correria esqueci meu alicate. Nao tenho costume de ir soh raramente em eeventos especiais. Qdo tempo devo esperar pra fazer o exame devido a janela imunologica?

  3. Elinete vieira Diz

    Gostaria saber, após quantos anos de contaminação, poderá aparecer os sintomas da hepatite c?

  4. Eunice Mello Diz

    Dr. O médico pode recusar á fazer uma cirurgia ortopedica,ou otras cirurgias, em um portador de hepatite c?

      1. Eunice Mello Diz

        Boa Tarde Dr Pedro. Muito obrigada. Mas , já é o 3º médico que se recusa a realizar o procedimento, Se continuares assim, acho que vou ter que acionar a justiça.

  5. Marcella Diz

    O esultado da minha filha de 5 anos deu como resultado
    Tgp(ALT) 36,0 U/l A referência informa até 32U/l Significa alguma altração no figado ou Hepatite? Obrigada.

    1. Pedro Pinheiro Diz

      Não necessariamente. O médico que solicitou o exame saberá interpretá-lo corretamente.

  6. Sandra Diz

    Olá Doutor!
    meu namorado socorreu uma senhora que tinha caído na rua e ela estava com um machucado na testa e um no braço…ele disse que não encostou do sangue da senhora, porém mesmo que ele tivesse enconstado ele poderia pegar hiv ou hepatite? (não havia nenhum machucado na pele dele)

    obrigada!

    1. Pedro Pinheiro Diz

      Não. O risco deste modo é desprezível. Só se houvesse contato com sangue em grande quantidades, ou contato do sangue nas mucosas, como boca e olhos.

  7. douglas Diz

    que se exploda

    po
    essa porcaria etudo grande pra escrever

  8. Lucas Diz

    Olá, gostaria de entender qual é a relação entre um maior risco de evolução pra cirrose com o ato de fumar maconha??
    Talvez em relação ao cigarro eu entenderia, mas não vejo relação exata com a maconha propriamente dita.
    Aguardo a resposta. Obrigado!

  9. António Martins Diz

    Eu e minha esposa fizemos o exame de hepatite B em mim deu positivo em minha esposa deu negativo Ja repetimos varis vezes cerca de 7 vezes sempre em mim positivo e minha esposa negativo quem pode me dar uma explicação para mim entender

  10. Vilson Baltazar Diz

    Invariavelmente e não somente a hepatite como várias outras doenças conhecidas, a cura depende muito do estágio de evolução da doença. Hepatite C tem controle da doença e pode-se manter o vírus em quantidades que não nos façam tanto mal…ou seja, o nosso próprio organismo pode dar jeito neles…

    duas questões:

    1 – devemos estar acompanhado de um bom especialista seguir rigorasamente o tratamento;

  11. Vilson Baltazar Diz

    Acompanhamento da doença com exames de provas hepática e Biopsia do fígado se o teu médico assim achar necessário; em casos mais extremos intervenção com fármacos adequados. De qualquer maneira é bom “manter a guarda alta” e não relaxar…Em uma grande quantidade de casos a hepatite nunca chega incomodar; mas repito; é bom não relaxar.

  12. silvia Diz

    Um conhecido meu faleceu essa semana, decorrente de hepatite c. Aconteceu muito rápido o falecimento. Ele estava se sentindo mal alguns dias….O ano passado seu bebe também faleceu. Seria a mesma causa?

  13. silvia Diz

    Um conhecido meu faleceu essa semana, decorrente de hepatite c. Aconteceu muito rápido o falecimento. Ele estava se sentindo mal alguns dias….O ano passado seu bebe também faleceu. Seria a mesma causa?

  14. kátia martins Diz

    JOSÉ GOMES, não sei em qual estado do Brasil, estás, eu, sou do nordeste do Brasil. Sequer sei, se receberás minha resposta, aos teus apelos, questionamentos.
    Não tens nenhum parente próximo, ou longe, ou não queres, ou não podes te comunicar com eles?
    Podemos nos comunicar, e tentarei, na medida do possível, tentarei, ser uma pessoa amiga, a quem podes recorrer, senão via online, por outros meios.
    Tu tens alguma fé religiosa, segues, ou algum dia seguistes, em sendo sim, busque tal apoio; caso não , que tal buscares algum apoio em tal sentido, e, ou apoio psicológico, aonde buscas teu médico. Busque também, assistente social, assim deves ter mais algum apoio, que certamente necessitas.
    Bem, voltarei aqui, para saber se chegastes a ler, e assim podermos trocar alguma informação outra, que possa minorar teu atual momento de desamparo, e problemas de saúde , enfim, de vida.
    Um fraternal abraço da
    Khatya.

  15. Ana Diz

    OLÁ DR. FIZ TRATAMENTO COM INTERFERON E RIBAVIRINA DURANTE 48 SEMANAS, TERMINOU MEU TRATAMENTO AGORA EM DEZEMBRO, FIZ NOVOS EXAMES E O TGO E O TGP DEU ALTERADO. GOSTARIA DE SABER SE ESSE NOVO TRATAMENTO COM O TELAPREVIR OU BECEPREVIR É FORNECIDO PELO SUS.
    MEU NOME É GERSON. OBRIGADO!

  16. Jose Gomes Diz

    Olá eu tenho 46 anos e fui infectado mais ou menos à 2 ou 3 anos de HIV e HVC por via sexual, como já tinha problemas de fígado antes tenho visto o meu problema em 2 anos agravar-se consideravelmente, apesar de estar a ser acompanhado por um médico no hospital ainda não tomo qualquer medicação nem faço tratamento nem para a hepatite C ne para o virus da Sida, tenho an analises assim: Valores de Referência:
    Acido úrico: 7,0, —————————————————————————————3,5—-7,2
    Aspartato aminotransferase ALAT/TGO: 65, ————————————————Até 40
    Aspartato aminotransferase ALAT/TGP: 105, ———————————————-.Até 45
    Gama-Glutamiltransferase-GGT:262 ———————————————————– < 55
    Fosfatase Alcalina: 100——————————————————————————Até 118

    Alfa Amilase: 53

    Hepatite B- VHB,AcHBe—————————————————————————–reactivo…..
    indíce cutoff———————————————————————————————– > 4,50

    Hepatite C- VHB,AcHBe——————————————————————————-reactivo
    indíce cutoff———————————————– ————————————————–>11,0

    HIV 1 POSITIVO
    Estou com uma carga viral cerca de 30.000 cópias m3
    E os CD4 a 380 ……………….sempre a oscilar entre 220 e 500.

    Para além disto tomo medicamento para problemas cardiacos e tive um obsesso no intestino delgado no qual tive em estrado de coma 103 dias e me retiraram, quase 1 metro deste.

    Recentemente à menos de 1 ano tiraram-me a vesicula biliar

    Sinto sempre tão mal, tudo o que como caí-me mal, cheguei-me a tornar vegetariano macrobiotico e não jantar para além de uma maça e sinto-me sempre doente.

    Para agravar como outra pessoa tenho que ganhar a vida e sou cozinheiro trabalho no que sempre trabalhei, não sei fazer mais nada nem tenho muitos estudos, sinto-me morto, um dia de folga, sinto-me a morrer, estou a morrer, não tenho familia não tenho ninguém sequer para ir ao funeral quando morrer.

    E ninguém quer saber,,,ninguém…como eu , são tantos.

  17. Aguizinha Diz

    Olá, tenho uma pessoa infectada pela hepatite C na familia, ele vive com ferimentos nas mãos, e tem mals costumes de higiene, como lavar as mãos na pia da cozinha, cuspir na pia da cozinha entre outros. Gostaria de saber se há risco de contaminação e quais cuidados essesnciais nesse caso? Tenho nenem pequeno e me preocupa muito.
    Obrigada!

  18. Aguizinha Diz

    Olá, tenho uma pessoa infectada pela hepatite C na familia, ele vive com ferimentos nas mãos, e tem mals costumes de higiene, como lavar as mãos na pia da cozinha, cuspir na pia da cozinha entre outros. Gostaria de saber se há risco de contaminação e quais cuidados essesnciais nesse caso? Tenho nenem pequeno e me preocupa muito.
    Obrigada!

    1. Michelle Landi Diz

      A transmissão é causada apenas pelo sangue.. você deveria se preocupar com outros tipos de doenças que essa pessoa com péssimas higienes pode lhe passar…

  19. Jose Gomes Diz

    Olá eu tenho 46 anos e fui infectado mais ou menos à 2 ou 3 anos de HIV e HVC por via sexual, como já tinha problemas de fígado antes tenho visto o meu problema em 2 anos agravar-se consideravelmente, apesar de estar a ser acompanhado por um médico no hospital ainda não tomo qualquer medicação nem faço tratamento nem para a hepatite C ne para o virus da Sida, tenho an analises assim: Valores de Referência:
    Acido úrico: 7,0, —————————————————————————————3,5—-7,2
    Aspartato aminotransferase ALAT/TGO: 65, ————————————————Até 40
    Aspartato aminotransferase ALAT/TGP: 105, ———————————————-.Até 45
    Gama-Glutamiltransferase-GGT:262 ———————————————————– 4,50

    Hepatite C- VHB,AcHBe——————————————————————————-reactivo
    indíce cutoff———————————————– ————————————————–>11,0

    HIV 1 POSITIVO
    Estou com uma carga viral cerca de 30.000 cópias m3
    E os CD4 a 380 ……………….sempre a oscilar entre 220 e 500.

    Para além disto tomo medicamento para problemas cardiacos e tive um obsesso no intestino delgado no qual tive em estrado de coma 103 dias e me retiraram, quase 1 metro deste.

    Recentemente à menos de 1 ano tiraram-me a vesicula biliar

    Sinto sempre tão mal, tudo o que como caí-me mal, cheguei-me a tornar vegetariano macrobiotico e não jantar para além de uma maça e sinto-me sempre doente.

    Para agravar como outra pessoa tenho que ganhar a vida e sou cozinheiro trabalho no que sempre trabalhei, não sei fazer mais nada nem tenho muitos estudos, sinto-me morto, um dia de folga, sinto-me a morrer, estou a morrer, não tenho familia não tenho ninguém sequer para ir ao funeral quando morrer.

    E ninguém quer saber,,,ninguém…como eu , são tantos.

    1. Vilson Baltazar Diz

      Não desanime amigo! o mundo é assim mesmo, está cheio de desgraças, basta sairmos um pouco de nós e olharmos a nossa volta e verás histórias de desgraças e lutas. Tens que lutar… doenças como hepatite C e HIV se bem acompanhadas e tratadas permitem longevidade ao paciente. Existem doenças bem mais severas e que acometem o paciente em bem menos tempo. Talvez vc precise tratar a tua depressão, se já não está fazendo; esta é uma doença terrível e ataca a alma da pessoa, a vontade de viver, o espírito, etc.

      Faça uma caridade para alguém – tu verás que existem pessoas mais necessitas que vc e isso vai te fazer tu se sentires bem;

      Vá a igreja – creia em Deus;

      Por fim; aceite a finitude da vida – todos nós somos finitos.

      Abs;

    2. kátia martins Diz

      JOSÉ GOMES, não sei em qual estado do Brasil, estás, eu, sou do nordeste do Brasil. Sequer sei, se receberás minha resposta, aos teus apelos, questionamentos.
      Não tens nenhum parente próximo, ou longe, ou não queres, ou não podes te comunicar com eles?
      Podemos nos comunicar, e tentarei, na medida do possível, tentarei, ser uma pessoa amiga, a quem podes recorrer, senão via online, por outros meios.
      Tu tens alguma fé religiosa, segues, ou algum dia seguistes, em sendo sim, busque tal apoio; caso não , que tal buscares algum apoio em tal sentido, e, ou apoio psicológico, aonde buscas teu médico. Busque também, assistente social, assim deves ter mais algum apoio, que certamente necessitas.
      Bem, voltarei aqui, para saber se chegastes a ler, e assim podermos trocar alguma informação outra, que possa minorar teu atual momento de desamparo, e problemas de saúde , enfim, de vida.
      Um fraternal abraço da
      Khatya.

  20. Margaridapsantos Diz

    De quantos em qunatos meses é preciso fazer acompanhamento para saber se o virus ainda permanece no organismo, e se o virus tem cura por completo ou fica ainda inativo por tempo ideterminado.

  21. Margaridapsantos Diz

    De quantos em qunatos meses é preciso fazer acompanhamento para saber se o virus ainda permanece no organismo, e se o virus tem cura por completo ou fica ainda inativo por tempo ideterminado.

  22. Leila Diz

    Bem interessante. O primeiro exame de sangue deu positivo e os outros dois negativos, o que isto quer dizer?

  23. Leila Diz

    Bem interessante. O primeiro exame de sangue deu positivo e os outros dois negativos, o que isto quer dizer?

  24. Bre Jp Diz

    Tenha fé e confie em Deus pois pra ele nada é impossível ! Ja vi e ouvi de casos mais graves que são verdadeiros milagres portanto não desanime ,lute pela cura da doença que hj em dia é banal e trate-se , pois Deus fará sua parte mas vc precisa tbm fazer a sua.Fique com Deus! 

  25. Samialove2008 Diz

    OBG Ajudoo muito msm, boa noite

  26. Samialove2008 Diz

    OBG Ajudoo muito msm, boa noite

  27. LUCIANA Diz

    Hoje, os portadores de HEPATITE C ja podem contar com duas novas medicacoes, o Telaprevir e o Beceprevir, que juntamente com o interferon e a ribavirina podem, em alguns casos negativar a patologia.
    Vale ressaltar que a patologia acima descrita nao tem cura, apenas o virus pode negativar e o paciente tem uma vida mais normal, nao podendo deixar de fazer os exames de controle conforme orientacao medica.

  28. Sigalesrs Diz

    Boa tarde! Minha esposa descobriu que tem hepatite C a um ano e depois de uma serie de exames ao conversar com sua medica soube que sua carga viral baixou sem mesmo ter feito tratamento algum! Ate agora não sente sintomas algum. Mas ficou a duvida devemos entrar no tratamento ou aguardamos !? Dito por a medica que como a carga viral e baixa não pode entrar com o tratamento menos agressivo! não entendemos isso !!! Estamos sem garantia nenhuma devemos mexer com a doença que não se manifestou e quem garante que com o tratamento ela não se manifeste ou apareçam outras complicações? estamos com medo de mexer e piorar!

    1. Vilson Baltazar Diz

      O tratamento da hepatite C é determinado pela Biópsia do Figado e o SUS vai negar teu tratamento a menos que o estágio da doença esteja em A2 F2 (que é uma nomenclatura utilizada) a menos que estes valores de A2 F2 sejam manipulados, etc, etc… senão o SUS te nega o medicamento (que diga-se; custa uma fortuna, e o Interferon por exemplo é exclusivo de uso Hospitalar; nem se vc tiver muita grana e quiser comprar não vai conseguir). Se o estágio da doença da tua esposa estiver em A1 F1 (que é o que se espera e é também a melhor notícia que a Biopsia pode te dar) e se o teu médico prescrever o medicamento (e o SUS nega com certeza) vc pode lançar mão da via judicial e obrigar o SUS a te fornecer o medicamento (recomendo).

      Minha recomendação: Consulte um médico Gastroenterologista particular; procure um bom Profissional e não tenha dó de gastar o dinheiro.

      abr;

  29. Thaniadamasceno Diz

    Bom a todos! meu nome é thania fiquei sabendo que tenho hepapatite c faz 8 meses e já tinha qd tive a minha primeira filha nos exames que fazia quando estava gravida , infelizmente estava como negativa mas depois disso fazendo exames de rotina constou e pior já tinha a muito … erro médico veio as dúvidas e as tristeza pergunto-me todos os dias será que minha filha de 1 ano e dez meses tem ? não tive coragem mesmo de fazer rezo todos os dias para que não tenha será que ela tem??meu marido sei que não pois fez exames ~por encrivél que pareça ele não pegou. Depois que fiquei sabendo que tinha meu mundo nunca mas foi o mesmo comerçarei meu tratamento essa semana e confesso que estou com muito medo de tudo . fora as coisas que vem em minha cabeça que me desanima mas e mas,.. pensar então que minha filha venha atér1 me deixa mas fraca ainda tento todos os dias pensar difente, e não sei mesmo o que fazer.

  30. Thaniadamasceno Diz

    Bom a todos! meu nome é thania fiquei sabendo que tenho hepapatite c faz 8 meses e já tinha qd tive a minha primeira filha nos exames que fazia quando estava gravida , infelizmente estava como negativa mas depois disso fazendo exames de rotina constou e pior já tinha a muito … erro médico veio as dúvidas e as tristeza pergunto-me todos os dias será que minha filha de 1 ano e dez meses tem ? não tive coragem mesmo de fazer rezo todos os dias para que não tenha será que ela tem??meu marido sei que não pois fez exames ~por encrivél que pareça ele não pegou. Depois que fiquei sabendo que tinha meu mundo nunca mas foi o mesmo comerçarei meu tratamento essa semana e confesso que estou com muito medo de tudo . fora as coisas que vem em minha cabeça que me desanima mas e mas,.. pensar então que minha filha venha atér1 me deixa mas fraca ainda tento todos os dias pensar difente, e não sei mesmo o que fazer.

  31. Daianasouza_23 Diz

    O meu imão tem 18 anos, ao doar snague foi constatado que ele tem a Hepatite C. É possível que ele tenha adquirido está doença por alimentação ou só é transmissivel por contato com sangue contaminado.

  32. david Diz

    olá gostaria de saber o valor do anti-hvc ? para ser reativo o meu deu 0,9. obrigado

  33. Cesarlim Diz

    Dr.
    Me ajude…

    Meu irmão tem a hepatite C.
    Há 35 anos.
    Sua idade é 35, contaminou-se na transfusão realizada ao nascer.
    Hoje terá que retirar vesicula biliar. 
    Isso é sinal de cirrose?

    Após a retirada irá iniciar o tratamento.
    É o caminho? Ou deve esperar.

    Sua plaqueta está baixa.

  34. fabricio Diz

    olá! 

    Sou portador de Hepatite C, tenho consulta marcada para em um hospital da rede pública do Rio após ser encaminhado por médicos particulares devido a gratuidade no tratamento.
    Porém venho sentido tontura, ânsia de vômito e dores de cabeça a 1 semana. Cheguei a ir à pronto-socorros achando ser dengue, as plaquetas até estavam baixas mas ainda dentro da normalidade [último exame com 191] mas como não tive os sintomas habituais de dengue [dores no corpo e dores de cabeça] o médico não diagnosticou como dengue e como os sintomas permanecem resolvi buscar na internet se há alguma ligação com a hepatite e vi que podem ser quando o quadro está voltado para uma cirrose. 
    Estou correto? Aguardo a consulta que tenho ou devo procurar um médico mesmo que sendo particular?

  35. Antonioclaudino Diz

    minha pele do rosto estou com uma mancha grande branca quase amarela, isso pode ser principio de hepatite

  36. Vanessa Godoi Asrrais Diz

    Oi! meu nome é Vanessa. Meu esposo tem dores abdominais muito forte,ele toma remédio para aliviar a dor mas não passa, ele come bem pouca comida, pois, diz que se comer muito passa mal,a urina dele é vermelha e tem uma bolinha interna na barriga no lado direito, ele fuma e é usuario de crack.
    Ele foi ao médico e estão com suspeita de hepatite. Estou com medo de te relação sexual com ele,sem falar que eu amamento meu filho de 1 ano. Quero saber se essa doença passa pela relação sexual e amamentação.
    Aguardo resposta.
    Obrigada!
    vanessa.godoi.arrais@hotmail.com

  37. carolina Diz

    Olá chamo-me Carolina e tenho 17 anos e tenho andado muito preocupada com uma coisa.
    O meu ex namorado tem hepatite C. Na altura em que namorava-mos sempre fizemos sexo desprotegido pois eu tomava a pílula e o médico pelo qual ele estava a ser acompanhado disse que isso já não seria problema pois a doença dele já estava perfeitamente controlada depois de ter feito os tratamentos.
    Nós já não namoramos mas ultimamente dou por mim a pensar muito nesta situação.
    É possivel que ele me tenha contaminado mesmo já estando curado e controlado.
    Obrigado

  38. jessica jobim Diz

    hoje, tenho uma pesquisa sobre esse ass da hepatite c para minha filha da 3 serie ,,,e achei ese blog com mais informaçoes e conteudos….ta muito bem explicado…..detalhado…em fim respondeu a todas as minhas duvidas…..muito obrigado……

  39. Kariane_htinha Diz

    0i meu nome e cleane tenho a doença da hepatite c gostaria de ver passo a passo do tratamento da doença da hepatite c  

  40. Adriane Diz

    descubri hj que tenho  hepatite c, estou sofrendo muito me respondam ninca poderei ser mae.sou adriane e tenho 30 anos e meu casamento esta marcado em dezembro

  41. Adriane Diz

    descubri hj que tenho  hepatite c, estou sofrendo muito me respondam ninca poderei ser mae.sou adriane e tenho 30 anos e meu casamento esta marcado em dezembro

    1. Bre Jp Diz

      Tenha fé e confie em Deus pois pra ele nada é impossível ! Ja vi e ouvi de casos mais graves que são verdadeiros milagres portanto não desanime ,lute pela cura da doença que hj em dia é banal e trate-se , pois Deus fará sua parte mas vc precisa tbm fazer a sua.Fique com Deus! 

    2. jaqueline Diz

      adriane fiz po tratramento e até deu certo….tenho uma filha de 10 anos e ela não tem a doença..faz direitinho o tratramento que dá certo…..sou de guarulhos….se quiser trocar informaçoes ja tratrei tenho isso a 10 anos…..chispita.jack@hotmail.com

    3. Cintia Diz

      OI Adriane, também tenho hepatite e descobri justamente na gravidez e fiz o tratamento e ela não tem nada graças a Deus e tive outra filha depois e nao tem nada,uma de 13 e a outra de 8 anos.

  42. Sonicost4 Diz

    fiz exame de hepatite c ,e deu positivo ,perguntei ao medico qto ao tto.ele me disse nao ha oq fazer .e que ja que nao tinha sintoma nao se meche no que ta quieto,porem 2 anos depois estou sentindo dor no corpo ,nausea ,vomito pela manha, eo pior minha urina ta quase vermelha ,e vem grossa e cheiro forte .vivo com a face com aparencia morbida ,as vezes meia amarelada,acho q meu fim ta chegando.,tenho 58 anos.sou aposentada.prof aux de enfermagem.

  43. Ka_brasil_souza Diz

    minha mãe tem hepatite C… Eu tenho sentido muitas dores nas costas e inchaço abdominal. Isso pode ser hepatite

  44. Ana Paula Diz

    todos tem o mesma reação com este medicamento

  45. Rose Ribeiro1968 Diz

    minha mae tem hepatite c fico tao triste ela fez o trat, com interferon e nao melhorou 

  46. Joell_vieira gonçalves Diz

    eu faço o tratamento e me da tontura,vomito,depreçao,dor de cabessa,doi o corpo todo,choro o tempo todo,me deu animia,mal estar,paresse que vou morrer,etc etc,mas vale a pena o importante é sarar…boa sorte p/nós e não desanima não,vamos vencer em nome de jesus cristo…

  47. Anonymous Diz

    o que significa hepatite c zerada, uma pessoa nessa situação pode transmitir?

  48. Anonymous Diz

    o que significa carga viral zerada, e se a pessoa portadora da hepatite c pode transmitir mesmo tendo zerado?

  49. Andrea A F R Gueler Diz

    Boa noite
    Me chamo Andrea e perdi um bebe em março, foi quando forão pedidos exames para mim, os fiz e um dos resultados foi a hepatite C. Quando criança fiz varias transfusoes de sangue, mais ou menos há 20 ou 30 anos ja tenho dois filhos 1 de 15 anos e outro de 7.
    Gostaria de saber se tenho que fazer o exame neles tambem, se eles corem algum risco.

  50. José Oscar Fernandes Diz

    Olá, meu nome é José Oscar Fernandes, tenho 61 anos de idade; após um exame de sangue feito em meados de outubro próximo passado, me foi constatada a presença do vírus da hepatite C, no momento me sinto muito bem, qual deve ser meu procedimento para o futuro?

  51. Anonymous Diz

    gostaria de mais informaçoes sobre após o tratamento com interferon…pois ja fiz o resultado foi 100/// otimo graças a deus

  52. Gláucia Diz

    pessoa q faz tratamento adequado ainda pode transmitir hcv , e se realmente a quantidade se sangue q respinga no olho tem q ser uma certa quantidade para contaminar outra pessoa.

  53. fabricio Diz

    olá! 

    Sou portador de Hepatite C, tenho consulta marcada para em um hospital da rede pública do Rio após ser encaminhado por médicos particulares devido a gratuidade no tratamento.
    Porém venho sentido tontura, ânsia de vômito e dores de cabeça a 1 semana. Cheguei a ir à pronto-socorros achando ser dengue, as plaquetas até estavam baixas mas ainda dentro da normalidade [último exame com 191] mas como não tive os sintomas habituais de dengue [dores no corpo e dores de cabeça] o médico não diagnosticou como dengue e como os sintomas permanecem resolvi buscar na internet se há alguma ligação com a hepatite e vi que podem ser quando o quadro está voltado para uma cirrose. 
    Estou correto? Aguardo a consulta que tenho ou devo procurar um médico mesmo que sendo particular?

    1. K2004 Diz

       Fabrício, sou ex portadora do Vírus Hep. C, e quando eu soube começou a me dar de tudo, tontura, dor na cabeça , ossos, depressão, etc…. mas acho que é melhor vc procurar um médico para saber direitinho se o que vc está sentindo está ligado a HCV. Não se preocupe tanto, e se estiver no ínicio tem cura. abraços e felicidades !

    2. Joell_vieira gonçalves Diz

      eu faço o tratamento e me da tontura,vomito,depreçao,dor de cabessa,doi o corpo todo,choro o tempo todo,me deu animia,mal estar,paresse que vou morrer,etc etc,mas vale a pena o importante é sarar…boa sorte p/nós e não desanima não,vamos vencer em nome de jesus cristo…

  54. Antonioclaudino Diz

    minha pele do rosto estou com uma mancha grande branca quase amarela, isso pode ser principio de hepatite

      1. K2004 Diz

         Como o Dr. Pedro já respondeu , não é sintoma de Hepatite C , pode ser fungo , micose, consulte um dermatoligsta ou clínico geral.

  55. jessica jobim Diz

    hoje, tenho uma pesquisa sobre esse ass da hepatite c para minha filha da 3 serie ,,,e achei ese blog com mais informaçoes e conteudos….ta muito bem explicado…..detalhado…em fim respondeu a todas as minhas duvidas…..muito obrigado……

  56. Marizete cavanhol Diz

    ola dr..fazem 10anos que tomei plasma e tava contaminadocom hepatite c.tomei ointerferon piguilado
    e faco seguido exames de rotina
    o virus incubou…mas as tgo e tgp e o tap deram alterados pq sera?
     

  57. thereza Diz

    estou com exame de hepatite comprovado a doença. tenho que começar o tratamento mais tenho outros problemas como diabetes  e faço tratamento docancer que tive em2008tambem. sera que se eu começar afazer o tratamento da hepatite eu nao vou ter outras complicaçoes? estou muito preocupada.respondao me por favor. preciso de uma resposta

  58. Tamires Diego16 Diz

    meu nome éh tamires tenho 18 anos …

    fui ao posto hj e disse que tinha dores nas costas, mta ansia, dores de barrigas, dores d cabeça, coceira nos olhos e o medico nem ao menos pediu exame e disse para mim q era p eu procurar um hospital pq ele axava que eu tenho hepatite }
    nao disse o tipo nem nada mais estou em panico agora =/

  59. waldenira Diz

    o exame do mei filho deu 5% de linfocitos atipicos é normal? e o fosfatase alcalina 214> u/l;o de ireia 12< mg/dl é normal

  60. waldenira Diz

    meu filho sangra frenquentemente pelo nariz, o exame dele de fosfatase alcalina deu 214>u/l é normal?

  61. Jeessica Santos 2011 Diz

    oi mim chamo jessica gostaria de  saber si tontura dores nos ossos e falha na visao sao tambem sintomas da hepatite c ………

  62. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    @Jeremias
    Há casos em que se consegue a cura com o tratamento. Não são todos. È preciso saber inclusive se no seu caso há indicação de tratamento. Obs: não existe vacina para hepatite C. O tratamento é feito com medicações.

  63. Anonymous Diz

    Boa tarde Dr. Primeiramente gostaria de registrar o meu agradecimento sobre esta matéria, pois esta sendo de grande importância neste momento de minha vida, pois a poucos meses, descobrir que fui infectada pelo vírus da Hepatite C. Tudo leva a crer que contraí o vírus no final da década de 60. Fui submetida a uma cirurgia de alto risco, onde uma junta médica tiveram que descobrir aonde se alojava um abcesso inflamatório interno, descobriram na ocasião que era devido a uma grande concentração do verme ameba, já tinham tomado conta do fígado, perfurado, passado para o baço e este se encontrava apenas uma película para que estes vermes entrassem pela corrente sanguínea e com destino ao cerebro. Pois bem, naquela ocasião, foi inúmeros medicamentos intra muscular que tive que tomar, inclusive como a cirurgia foi muito demorada e pela grande perda de sangue que sofri, tiveram que administrar 3 litros de sangue e assim foi que contraí este vírus. Hoje aos 49 anos, devido a uma consulta a uma alergista, foi que a mesma me indagou se eu tinha sofrido alguma lesão no fígado, depois da minha explicação desta cirurgia foi que a mesma me orientou a fazer o exame de sangue HCV, com a confirmação no resultado, procurei um especialista – infectologista, para os devidos procedimentos: Biopsia etc…, esta resultou em: Inflamação no nível 3 e fibrose no nível 4, estou aguardando os medicamentos pelo SUS para que possa dar inicio ao tratamento recomendado pelo meu médico.
    Registro aqui, que ao descobrir, passei e ainda passo por momentos de angustia, pelo fato de sempre esta em dia com as consultas periódicas e ser submetida duas vexes para exames pre-operatórios e nestes não constar o pedido para este fim. Ouvi as explicações de vários profissionais neste ramo, porém tenho a opinião de que se é de conhecimento da existência deste vírus, porque não ser obrigatório a inclusão do mesmo? Levei mais de 40 anos para descobri-lo, sendo que um único exame poderia diagnosticá-lo e o sofrimento ser de menor proporção.

  64. Anonymous Diz

    ola eu me chamo jeremias tenho 38 anos de idade moro na cidade de votorantim sp aos 5 de idade venci a leucemia ea dueça do macaco fui operado do purmao apos 30 anos fui duar sangue descubri que sou portador da hepatite c na verdade fiquei bastante triste na hora porque tenho filhos e esposa mas graças a deus nenhum deles fora enfequitados, todos dizem que nao tem cura alguns medico dis que tem eu quero saber si com as vacina vao curar totalmente ou nao, quero somente a verdade

  65. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    @Angela
    Se a pessoa se curou ela não mais transmite. No caso da doação de sangue, a proibição é mais uma questão de segurança, para não haver confusões com os resultados da sorologia.

  66. Anonymous Diz

    OLA DR !!! tenho uma curiosida , a pessoa que teve hepatite mesmo já tratada , pode transmitir o vírus a outras pessoas atraves do sangue , pois sei que a doação de sangue nesse caso não é aceita. (( Angela….Taubaté… )).

  67. Anonymous Diz

    estudo para tecnica de enfermagem ,este conteudo me ajudou bastante
    janaina sitio aracaju ,Riacho da Cruz RN.

  68. Anonymous Diz

    Boa noite,
    Gostaria de saber qual especialista devo procurar para o tratamento da Hepatite C.
    E se a pessoa que possui o virus corre risco de morrer.

    Bianca

  69. Anonymous Diz

    Muito obrigado pelo texto, sou portador de Hepatite C a cerca de 13 anos descobri que tinha o virus quando fui doar sangue…é muito importante as pessoas criarem o hábito de doar sangue, não só pela ajuda ao próximo mas tbm pelo fato de que se vc tiver algum problema eles encaminham para um especialista, no meu caso fui direto ao centro de infectologia do Emílio Ribas, venho fazendo um acompanhamento com a equeipe do Dr. Fernando. Parabéns pelo ótimo site. Tenho 33 anos e na minha infância tomei muita injeção devido a problemas de gargante inflamada e será que lá nos anos 80 as esterelizações eram feitas com todos os devidos cuidados, dentistas tbm tinham esses cuidados? Acredito que os orgãos responsáveis pela saúde de nosso Brasil deveriam elaborar uma campanha para os cuidados com a Hep.C e como buscar saber sobre os cuidados e síntomas.
    novamente muito obrigado pelo ótimo texto.

  70. Anonymous Diz

    Sou portadora do virus C e procurei várias informações a respeito, estou aguardando o resultado da biopsia para iniciar o tratamento.
    Adorei a explicação, simples direta sem rodeios, estou mais tranquila, pois a informação adequada além de tranquilizar nos dá ânimo para iniciar o tratamento.
    Muito obrigada.

  71. Anonymous Diz

    ola etou fazendo um curso de asb e fiquei muito satisfeita com o conteudo de hepatite c, me ajudou muito no trabalho.

    renata

  72. carlos savio Diz

    Oi Dr. Me chamo carlos sou de oriximiná-Pa, o que eu buscava de informação encontrei em seu site, fiquei sastifeito, obrigado!

  73. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Mara,
    Em geral pode-se solicitar a tipagem do vírus, a sua contagem sanguínea (carga viral) e acompanha-se as enzimas hepáticas (TGO e TGP).

  74. Mara Diz

    Boa tarde,

    Tenho hepatite C e gostaria de saber quais os exames necessários para o controle da doença , além da realização de biópsia.
    Obrigada.

    Mara

  75. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Breno,
    Os vírus ficam vivos no ar durante algumas horas. O fato de não ter havido sangramento é um bom sinal. Porém, vc deveria procurar um infectologista e explicar o caso para ele. Acho que seria interessante que vc fizesse as sorologias.

  76. Anonymous Diz

    Olá, meu nome é Breno e eu faço curso técnico em Patologia Clínica.
    Ano passado em uma aula de coleta esbarrei no descartador de agulhas e eu e uma amiga começamos a catar as agulhas correndo com as mãos (muuuita burrice), sendo q eu estava sem luvas e levei algumas picadas q só furaram a pele (sem sangramento) e minha amiga não se furou. Fiquei com medo de levar bronca e não contei a ninguém da escola.
    Estou com medo pois naquele descartador havia sangue de todas as turmas de patologia. Queria saber quanto tempo o vírus da hep. C, HIV e outros transmissíveis pelo sangue ficam vivos fora do corpo e se pelo fato de não ter ocorrido sangramento as chances de contrair alguma dessas doenças diminui.
    (Desculpe pelo comentário enorme)

    Abs

  77. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Carla,
    Estou escrevendo um sobre hepatite B e outro sobre hepatite A. Devem sair nas próximas semanas.

  78. Anonymous Diz

    Ola doutores excelente texto.
    Existe algum texto específico sobre hepatite B? Procurei mas não achei.

    Carla