3 de setembro de 2014

INCHAÇOS E EDEMAS | Causas e tratamento

Edema é o nome que se dá ao inchaço localizado em alguma parte do corpo. Os edemas mais conhecidos são os que ocorrem nas pernas, mas edemas podem ocorrer em qualquer ponto. Só como exemplo, existem os edemas de pulmão, edema cerebral, edema de glote, edema de língua, etc. A presença de edemas generalizados recebe o nome de anasarca.

Publicidade

Neste artigo vamos explicar como surgem os edemas, quais são as suas causas e como eles devem ser tratados.

Como surge o edema

Ao contrário do que se possa imaginar, os nossos vasos sanguíneos não são impermeáveis e apresentam poros que permitem a saída e entrada de células, bactérias, proteínas e água. O inchaço ocorre quando há uma saída excessiva de líquidos dos vasos para um tecido.

Quando a nossa perna incha, o que ocorre, na verdade, é um acúmulo de líquido no tecido subcutâneo. Os líquidos que deveriam estar dentro nos vasos sanguíneos ou linfáticos extravasam e se acumulam na pele.

Existem basicamente 4 situações que favorecem esse extravasamento de água dos vasos para um tecido. É importante destacar que, na maioria dos casos os pacientes apresentam mais de um desses mecanismos ao mesmo tempo. Vamos a eles:

1) Inflamação dos vasos ou tecidos

Quando existe um processo inflamatório, seja por infecção, processo alérgico ou por trauma, os vasos sanguíneos próximos a este local tornam-se mais permeáveis para facilitar a chegada das células de defesa ao local da inflamação (leia: O que é o pus ? O que é um abscesso? O que é uma inflamação?). Com o alargamento dos poros, há um maior extravasamento de líquidos para os tecidos ao redor. Por isso, quando damos uma topada ou quando alguma região da pele fica inflamada, eles ficam inchados.

Pacientes com doenças muito graves, geralmente internados no CTI, podem estar sofrendo um processo inflamatório generalizado, por isso, podem ficar com o corpo inteiro inchado. Este fato é muito comum em casos de sepse grave, quando os vasos estão com a sua permeabilidade aumentada de forma difusa (leia: O QUE É SEPSE? e ENTENDA O QUE ACONTECE COM PACIENTES NO CTI (UTI)).

Um famoso grupo de drogas usadas no tratamento da hipertensão, chamado de inibidores dos canais de cálcio, cujo membros mais conhecidos são a nifedipina e a amlodipina, também podem causar edemas nos membros inferiores por aumentarem a permeabilidade dos vasos.

2) Aumento da pressão dentro das veias e capilares

Quando há um aumento da pressão dentro das veias, chamada pressão hidrostática, a tendência é que a água no interior dos vasos seja “empurrada” em direção aos poros, facilitando o seu extravasamento.

O aumento da pressão dentro das veias nada tem a ver com hipertensão arterial, que é a elevação da pressão nas artérias. Não custa lembrar que as artérias levam os sangue do coração aos órgãos e tecidos, enquanto as veias fazem o caminho inverso, recebem o sangue dos tecidos e o leva de volta ao coração.

O aumento da pressão venosa costuma ocorrer por dois motivos: excesso de água dentro dos vasos ou quando há uma dificuldade no escoamento do sangue de volta ao coração, conhecido como retorno venoso.

2.1) Problemas no retorno venoso

Um conhecido exemplo de problemas no retorno venoso é quando surge edema nas pernas formado pela presença de varizes. As varizes são veias defeituosas que apresentam dificuldade de drenar o sangue das pernas de volta ao coração. As veias das pernas precisam agir contra a gravidade, quando elas estão doentes, como no caso das varizes, a tendência é que parte do sangue fique represado nos membros inferiores. O sangue acumulado nas veias, aumenta a pressão dentro das mesmas e facilita o extravasamento de líquidos para o tecido subcutâneo. Este quadro é chamado de insuficiência venosa dos membros inferiores (leia: VARIZES | Causas e Tratamento). Além do inchaço é comum haver também um escurecimento da pele, que ocorre porque alguns pigmentos do sangue também extravasam para a pele. Se a estase for prolongada, a pele também tende a ficar avermelhada e brilhosa.

Outro mecanismo semelhante ocorre na insuficiência cardíaca, pois um coração fraco não consegue bombear o sangue de modo eficaz, principalmente nas pernas, que estão na extremidade do corpo e precisam de força para vencer a gravidade (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA).  Tanto na insuficiência cardíaca quanto na insuficiência venosa dos membros inferiores, o edema surge e piora quando o paciente fica muito tempo em pé e tende a desaparecer após algumas horas deitado, quando a gravidade não exerce força contrária. Por isso, é tão comum o paciente acordar sem edemas, mas ao final da tarde já ter as pernas todas inchadas.

Um dos sinais típicos do edema nas pernas é o cacifo, também chamado de sinal de Godet, que é a presença de um pequeno afundamento na pele quando a pressionamos com o dedo. É um sinal de excesso de líquido no tecido subcutâneo. Repare que na foto abaixo, a paciente, além do inchaço nos pés e nas pernas, ela apresenta cacifo, pele avermelhada e manchas escurecidas típicas da insuficiência venosa.

Edema

Edema da insuficiência venosa – cacifo e manchas escuras.

Uma outra situação comum que pode provocar edema por obstrução do retorno venoso é a trombose venosa profunda. Nesta doença, há  formação de um trombo dentro de uma grande veia dos membros inferiores, obstruindo a drenagem do sangue em direção ao coração.  O quadro clínico da trombose venosa nas pernas é um edema assimétrico, que acomete apenas em uma das pernas. Ele costuma ser duro, quente, de início súbito e doloroso. Para saber mais sobre a trombose venosa profunda, leia: TROMBOSE VENOSA PROFUNDA (TVP).

2.2) excesso de líquidos nos vasos

Em algumas doenças, principalmente as de origem renal, pode ocorrer um acumulo de sódio (sal) no organismo. Esse excesso de sal aumenta a quantidade de água corporal, que, consequentemente, aumenta não só a pressão arterial, mas também a pressão venosa, favorecendo o aparecimento de inchaços ( leia: SAL E HIPERTENSÃO).

O paciente com insuficiência cardíaca também costuma apresentar esse mecanismo de formação de edema. O que ocorre, de forma bem resumida, é que quando o coração está fraco, menos sangue chega aos rins. A redução do aporte de sangue é equivocadamente interpretado pelos rins como um baixo volume de sangue nos vasos. Como resposta, os rins passam a reter mais sódio e água, numa tentativa de restabelecer o volume de sangue. Como o problema é a capacidade do coração bombear o sangue e não um baixo volume de sangue, essa reposta do rim leva a uma grande retenção de líquidos, que só agrava os edemas.

3) Redução da pressão oncótica

Um outro mecanismo para a formação dos inchaços é a diminuição da viscosidade sanguínea, chamada de pressão oncótica. Essa pressão oncótica é criada pela concentração de proteínas no sangue. Quando o sangue tem uma concentração de proteínas menor que os tecidos, ou seja, quando a pressão oncótica encontra-se baixa, a tendência é que a água extravase do sangue para os tecidos por osmose. Portanto, enquanto o aumento da pressão dentro das veias (pressão hidrostática) favorece o extravasamento de líquidos, a pressão oncótica faz o trabalho inverso.

Quando o paciente tem alguma doença que diminua as proteínas sanguíneas, como cirrose, desnutrição ou síndrome nefrótica, a tendência é que ele forme edemas pela baixa pressão oncótica, mesmo que a pressão hidrostática dentro das veias seja normal. Neste caso, o edema costuma ser generalizado, já que a falta de proteína ocorre por todo o corpo. Além do edema nas pernas, também é muito comum a ocorrência de ascite, nome que damos ao acúmulo de líquido dentro da cavidade abdominal.

As duas doenças que mais provocam edemas por falta de proteínas são a cirrose e a síndrome nefrótica. Na cirrose, o fígado doente torna-se incapaz de produzir quantidades adequadas de proteínas, principalmente a albumina, que  é a principal proteína do sangue. Na síndrome nefrótica o que ocorre é uma perda exagerada de proteínas pela urina, o que resulta em níveis baixos se proteínas no sangue.

Essas duas doenças são as principais causas, mas, na verdade, qualquer doença crônica grave e prolongada pode inibir a produção de albumina pelo fígado e causar edema.

Linfedema

Linfedema

4) Linfedema

Outro tipo edema, esse menos comum, é o de origem linfática. É chamado de linfedema e ocorre por obstrução dos vasos linfáticos.

O linfedema é comum na elefantíase, nos cânceres e na obesidade mórbida. Edema de origem linfática também é comum nos braços de pacientes que fazem mastectomia com retirada dos gânglios da axila. Na insuficiência venosa grave e não tratada, pode ocorrer também linfedema associado.

O linfedema não costumar ter cacifo, é mais deformante que o edema venoso e costuma acometer os membros de forma assimétrica.

Principais causas de edema:

Vamos resumir as principais causas de edema de acordo com o seu mecanismo.

a) Aumento da pressão hidrostática e/ou retenção de sódio:

b) Diminuição da pressão oncótica:

c) Aumento da permeabilidade vascular:

d) Linfedemas:

Tratamento do edema

Um dos maiores erros ao se tratar um edema é achar que diuréticos devem sempre ser prescritos. Os diuréticos só servem se a causa do edema for um acúmulo de líquidos. Se o paciente tem uma trombose, um edema linfático, uma infecção ou qualquer outra causa que o mecanismo principal não seja retenção de sal e líquidos, os diuréticos podem fazer mais mal do que bem.

Os diuréticos costumam ser muito importantes no tratamento do edema provocado por insuficiência cardíaca, insuficiência renal ou cirrose. Nas outras situações, o seu uso pode ser indicado, mas é preciso ter cuidado para não desidratar o paciente e provocar lesão nos rins. É muito comum vermos pacientes com insuficiência venosa por varizes serem entupidos de diuréticos. Uma dose baixa pode até ajudar, mas doses levadas com certeza são desnecessárias.

O mais importante antes de indicar um tratamento é tentar entender a causa e os mecanismos envolvidos na formação do inchaço. Nos casos dos pacientes que usam amlodipina, por exemplo, basta reduzir a dose ou suspender o medicamento par ao inchaço sumir. Nos obesos, a simples perda de peso costuma ajudar. Em muitos casos, uma dieta pobre em sal é capaz de reduzir bastante o inchaço nas pernas.

Edema sem causa aparente (edema idiopático)

Existe um tipo de edema, chamado edema idiopático, que ocorre principalmente em mulheres jovens e sadias, normalmente associado ao período menstrual. Também está associado à obesidade e à depressão. A origem desse tipo de edema ainda não foi totalmente esclarecida, mas acredita-se que seja uma junção de retenção de líquidos com aumento da permeabilidade dos vasos.

O edema idiopático costuma ser cíclico, vai e volta de acordo com o período menstrual. Muitas mulheres tratam esse edema por conta própria tomando diuréticos próximo ao período menstrual para alívio dos sintomas. Na verdade, tomar diurético para esse tipo de edema só PIORA o quadro. Uso crônico de diurético sem indicação é uma causa de edema por mais paradoxal que isso possa parecer. (leia: PARA QUE SERVEM OS DIURÉTICOS?).

O diurético mal indicado aumenta a retenção de sódio, principalmente nos intervalos entre as tomadas. O doente acaba ficando dependente do remédio e não consegue estabelecer uma ligação causal da persitência do edema com o diurético. Na verdade, o paciente acha que só o diurético alivia seu edema, pois, quando ele suspende o diurético, o inchaço piora.  O que esse paciente não sabe é que após algumas semanas sem diurético, o edema tende a regridir sozinho.

Portanto, não se usa diuréticos em pessoas saudáveis com pequenos edemas nos membros inferiores, principalmente se associados ao período menstrual. O melhor é reduzir o consumo de sal e suspender drogas que possam causar edemas como Nifedipina, amlodipina, rosiglitazona, anti-inflamatórios e minoxidil. Naqueles com excesso de peso, emagrecer é necessário.

"INCHAÇOS E EDEMAS | Causas e tratamento", 3 de 5 baseado em 5 votos.
Publicidade
  • juliana

    Parabéns pelo o site, me ajudou muito…

  • Vania Gualberto da Silva

    Dr o acido úrico provoca edema nos mmii?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não

  • Rick Stifler

    dr tenho problema com tireoide e minhas perna são inchadas cheia de caroço os medico disse que é mixedema sera que tem cura ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem que tratar o hipotireoidismo para controlar esse edema.

  • renata montebeler

    olá dr pedro, adorei a matéria , gostaria de saber mais sobre a classificação de edema em cruzes, manda uma matéria explicativa p nós !! abraço !

  • Lília de Sá

    Ótimo conteúdo sobre o assunto, apresenta diferentes alternativas. Minha médica está investigando problema de inchaço nas minhas pernas, não é coração, rim, fígado ou insuficiência venosa, vou mostrar este material para ela. Obrigada!

  • michele aparecida esturario

    dr minha mãe está com o pé inchado até o tornozelo gostaria de saber o como posso ajuda a desinchar posso fazer complexa de água morna com sal e vinagre

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não adianta. Tem que descobrir a causa do edema e tratá-la.

  • ivanilda

    gostei muito das perguntas e das respostas dadas pelo dr. pedro. Gostaria de saber o que pode ser inchaço na língua, nos lábios

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Podem ser dezenas de coisas. Assim, com tão pouca informação, é impossível opinar.

  • http://profile.yahoo.com/624QY3YZ5FLADJAHXSYEUQZSZA Almir

    Doutor,há algum tempo estou tendo inchaço nas pernas e mãos, fiz varios exames e nada detectado. sinto dores na região lombar e nos rins

  • MariaIsabelLopes

    Doutor, agradeço sua disposição para escrever sobre uma série de procedimentos, sintomas… médicos. Esses assuntos são complexos para pessoas leigas. A leitura ajuda a entender e a formar opiniões mais críticas e com maior embasamento científico. Particularmente, seus artigos são ótimos, simples de entender, precisos, objetivos. Obrigada. Espero que nunca desista deste projeto que instrui pessoas sem conhecimento médico para que possamos ficar mais calmos e conscientes do que está acontecendo. Obrigada novamente.

  • 7liasantos7

    Tenho apresentado edema de MMII todos os dias no fim do dia, e junto com o edema tenho tido tonturas, prurido e formigamento em qualquer parte do corpo após algum atrito (ex.: pentear o cabelo me faz formigar a cabeça ou segurar um objeto pesado formiga e coça as mãos, etc.), também tenho edema nas pálpebras, vertigens e as vezes acordo durante a noite com salivação excessiva. Será que todos esses sintomas estão co-relacionados? Posso ter alguma disfunção renal?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não consigo juntar sintomas tão diferentes em uma doença só. Pode até haver alguma disfunção renal, mas os sintomas não costumam ser esses que você descreve.

  • SAMuL024

    estou com uma dúvida:

    sofri um acidente de moto, minha perna ficou roxa e com um inchaço próximo ao joelho. Então decidir abrir o ferimento que se encontrava no meio do inchaço pra drenar o líquido. Aliviou a dor na perna, já consigo até andar sem usar a bengala mas sinto uma certa rigidez ao dobrar a perna (movimento que não conseguia fazer antes).

    o líquido que eu extraí é bastante escuro, tipo sangue muito grosso.

    1) realmente funciona escoar esse líquido pra diminuir o inchaço ou foi só coincidência? (foi quase instantâneo)

    2) Algum risco desse líquido, ou parte dele, ter descido do joelho até o corte, daí a rigidez no movimento?

    obg.

    • gattimassoterapeuta

      olá! vc deve procurar um fisioterapêuta, a fisioterapia é fundamental p voltar os movimentos sem dor.Vai ajudar a desinflamar e com certeza esse líquido desaparece com o tratamento q o doutor com certeza vai orienta-lo.Não faça nada com pessoas curiosas ok?

  • Suzete Farias

    Achei interessante !!!!!!!!!

  • 1Daniela82

    Boa tarde. Tenho 30 anos e há 3 meses estou com meu pé direito inchando muito. Trabalho sentada e pensei que poderia ser essa a causa, só não entendi porque somente 1 pé inchar. Aplico bolsa de gelo quando estou em casa, todos os dias. Mas o inchaço continua… Principalmente no peito do pé. Fui no PS e passaram 5 dias de antiinflamatório, não melhorou. Não sei mais o que fazer, qual especialista devo procurar? Agradeço a atenção.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Comece pelo clínico geral.

  • Suzelita Appel Lima

    Boa tarde adoro este site,pois nos esclarece muitas dúvidas que temos.Abraços.

  • Isabellecfs

    Faz um mês quebrei o tornozelo e  tem 3 dias que removir o gesso, e está inchado e minhas juntas doem. O médico me falou para colocar gelo mas me falaram que tenho que coloca-lo na agua quente ou seja fazer uma compressa fria e quente. Dr isso é mito ou verdade?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Água quente nesse tipo de edema não vai ajudar.

  • Julianapos

    Boa tarde. Estou com os pés inchados a três dias. A cada dia incha um pouco mais. Vi uma foto acima e me identifiquei. (a presença de um pequeno afundamento na pele à digito pressão)
    Qual o médico mais indicado a procurar se tratando de saude publica? Obrigada!

    • gattimassoterapeuta

      clinico geral, com certeza vai pedir alguns exames p identificar o problema.

  • Rosangela

    Mto bom ter onde pesquisar e poder crer. Vc ja me esclareceu varias duvidas.Obrigada pelo seu trabalho. Rosangela

  • Luanasilvaferreira

    Dr.Pedro estou com um inchaço em tudo o corpo já tem + – 20 dias e já fiz exames de sangue e urina,hemograma completo,creatina,lipodograma …. e esta tudo normal. Só que não melhora e não consigo achar a causa desse problema. o que pode ser?

    Obrigada,tenha um bom dia.

    Att. Luana

    • gattimassoterapeuta

      inchaço no corpo todo vem da retenção de líquidos. Pode ser causados por vários motivos por isso é fundamental procurar um clínico geral.No entanto alguns alimentos auxiliam na eliminação desse problema por terem propriedades diuréticas.O chá verde, suco de melancia, aspargo verde.O chá verde tem tb efeito antioxidante o aspargo verde é rico em ácido fólico. Uma dica muito boa é beber muita água todos os dias, ajuda eliminar as toxinas e o sódio do organismo.A drenagem linfático ajuda muito qdo feito com bom profissional.E cuidado pq drenagem linfática qdo ñ bem feita é perigosa, tem efeitos colaterais.ok?

  • Wilma-orsi

    meu pai esta com as pernas muiyo inchadas e avermelhadas oque devemos fazer para melhorar isso dr

    • gattimassoterapeuta

      médico vascular é o indicado.

  • Daisy Correia

    Meu nome eh Daisy tenho 34 anos e ganhei um bebe a 5 meses, tenho 1,65 altura e pesava ate o 6 mes de gravidez 68 kls, apos o 6 mes, ganhei peso e em menos de 30 dias estava com 93 kl, foi feito um parto complicado, nascendo minha bebe com 32 semanas de gestaçao, hoje ela esta com quase 6 meses e eu estou com 76, lembrando que perdi 16 kl na semana que ela nasceu, estava com a pressao arterial 230×180 no dia do parto e vem sendo controlada com medicamento, porem ainda vejo muitos edemas nitidos em meus braços pernas, por todo o corpo e o que mas me preocupa eh que pela manha amanheço normal, sem apresentar edemas porem no final da tarde ja percebo, a face inchada, onde toco ficam as marcas, estou sendo acompanhada pelo cardiologista e nutricionista, usando uma dieta com 0 zero sal, etc, mas gostaria de saber devo procurar um nefrologista? tenho tido a urina normal, em quantidade, coloraçao e etc, porem me preocupo nao esta melhorando como deveria. Desde já agradeço. Deus abençoe voces

  • Ednuzia Ferereira

    Eu tenho observado que com o passar do tempo, tem aparecido alguns inchaços em mim, tem um na parte da coxa, na parte inferior da minha nádega direita e abaixo do joelho. Eu lhe pergunto! Qual é o meu problema? A quem devo recorrer? Que especialista devo procurar?

  • Josiane

    oi , tudo bem ? tenho uma duvida, essa doença a anasarca, as pernas incham? formam bolhas,e que escorrem? nao é infecçao,mas agua apenas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim e sim

  • Odaísa Malagueta

    Nossa gostei muito desse artigo ,tenho Hipotiroidismo mas ultimamente meu pé direito fica inchado constantemente hoje senti meu corpo inteiro fiquei pouco preocupada .
    Mas ,sei que acharei a resposta …
    Obrigada

  • Palladino_solitario

    Olá!!! PRECISO DE AJUDA! A duas semanas estou com os pés (somente os pés inchados) e bem doloridos quando ando ou piso no chão, já passei com 4 tipos de especialistas (clinico, ortopedistas, vascular e endocrino) já fiz uma seria de exames (usg dopler venoso de mmii, usg dos pés, exames de sangue e acido úrico) e todos não apontam nada, apenas o edema.
    Alguém pode me auxiliar?

  • Leidiane pereira

    olá boa tarde quando era crianças fiquei toda inchada o medico disse q se demoro mais tinha morrido mais nunca mais tive isso oq pode ser ou ter sido?e tem alguma chançe de ter isso novamente?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Deve ter sido uma reação anafilática, que é uma reação alérgica grave.

  • Robson Ataide

    doutor isso tem cura ou so tratamento
    obrigado

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Edema? Alguns têm cura, outros têm tratamento. Depende da causa.

  • Annaclaudia Sr

    Boa noite? Meu nome é Anna Claudia tenho 41anos e tenho percebido que alguns meses para cá ando com meus pés, barriga, tornozelo, rosto e gostaria de saber qual é causa disso, e oq ue eu tenho que fazer para desinchar. Muito obrigada pela sua atenção.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Tem que investigar. Diagnóstico de edema não é adivinhação.

  • Elisamarcia

    Muito boa a explicação!

  • Virginia Zaia

    Gostei muito da forma clara e objetiva usada para que o tema seja bem compreendido. Parabéns!

  • Leaquimdoprado

    tem algum remédio prá combater  o edema?na prática, o que fazer prá ajudar o  medicamento?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Depende da causa do edema. Em muitos casos, o melhor medicamento é o diurético, mas conforme o texto explica, ele não se aplica a todas as causas de edema.

  • iza ap francisco

    tenho meus tornozelos muito inchados ,já fiz ecodopler e exame de creatinina e ñ deu nada, mas continuo com o problema ,agora vou fazer ecocardiograma e teste de esforço em esteira,será que estou certa de segui esta sequencia?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, tem que ir investigando uma causa de cada vez.

  • Salvador Simba

    tenho 49 anos de idade e tenho tido endemas nos pes, os medicos me teem receitado FUROSOMIDAS
    que exames devo fazer para saber origem dests edemas?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Tem que ver inicialmente os rins e o coração.

  • Salvador Simba

    Salvador;
    tenho 49 anos de idade, sou hipertenso ha quase 10anos para ca, no entanto nos ultimos meses, digo desde mes de MARCO-2012, venho esperimentando inchacos ou endemas nos membros inferiores (PES,CALCANHARES, partes das PERNAS), o que mne deixa alarmado,porque nao consigo calcar sapatos, tenho consultado medicos e receitam FUROSEMIDA, que faz urinar bastante, quero saber de vos que tipo de exames clinicos devo fazer para tomar uma medicacao correcta e certa? 

  • Anac_ptu

    Dr. tenho 37 anos e desde que tive o meu filho 14 anos atrás, sofro com retenção de líquidos que nada resolve e consequentemente o ganho de peso sem conseguir obter resultados favóraveis em dietas. Acordo com pernas super inchadas e sinto um peso tremendo nelas como se tivesse carregando uma tonelada em cada uma, sempre gostei muito de academia e nem isso consigo mais, fiz todo tipo de exame rins, coração, não tenho nada, graças a Deus. porém isso está me incomodando e atrapalhando minha vida. o que me alivia é a drenagem, só que é muito caro para se fazer 30 dias no mês.

  • Jacksouzales

    Parabéns pelos artigo, vai me ajudar no meu trabalho de campo com mulheres gravidas

  • Maria H. Freitas

    Dr, o que fazer no cado de edema vascular no punho? A mão da minha tia não desincha a um mês.

  • Maria Freitas

    Dr. a mão da minha tia não voltou ao normal após um edema vascular adquirido no tratamento do punho quebrado ao apliccarem nela um gesso mais apertado do que deveria.  Um mês e a mão não desincha. O que fazer agora?

  • Sheilaluzzi

    Dr. tenho 31 anos e a um tempo meu pé esquerdo vem ficando bastante inchado, antes era apenas no calor que piorava mas agora inclusive nos dias mais amenos ele incha bastante, fui no vascular fiz exmanes e não deu nada, tambem fui no ortopedista que tambem me disse que está tudo certo, mas isso me incomoda bastante, pois sinto um incomodo, tambem. Me ajude, obrigada

  • José Neto

    Bom Dia Dr. Pedro, o meu pai está com um edema nos pés, e já foram feitos exames cardiológicos, figado, rins, estou muito preocupado, pois está inchado demais. Gostaria que me dissesse alguma providencia a ser tomada.
    Grato.

  • Carlosmoreira54

    Caro Dr. Pinheiro,  meu filho tem 30 anos de idade e é portador da Sindrome de West. No há mais de 12 meses encontra-se acamado e não mais caminha. Há um mês apresentou um corrimento branco leitoso pela uretra, o qual foi diagnosticado excesso de cálcio por um nefrologista, e para tal receitado 4 gramas diárias de vitamina C e dieta com alimentos que não contenham cálcio. O medicamento foi suspenso por provocar dores gástricas e continua a doença. No mesmo período apareceu um inchaço ao lado do ôlho e posteriormente em uma das pernas, até o momento sem diagnóstico. Peço-lhe uma atenção e nos dê alguma luz sobre tais enfermidades, se possível. Mto obrigado pela cordialidade para com todos. Muita luz e paz, sempre!… Carlosmoreira54@gmail.com

  • José Neto

    Bom Dia Dr. Pedro, o meu pai está com um edema nos pés, e já foram feitos exames cardiológicos, figado, rins, estou muito preocupado, pois está inchado demais. Gostaria que me dissesse alguma providencia a ser tomada.
    Grato.

  • lalinha

    boa tarde, Dr. pedro minha mãe estar com inchaço na perna e ja fiz rx, levei pro ortopedista fiz fisioterapia e nada tem jeito, quem procuro mim ajude.
    lalinha

  • Leaquimdoprado

    tem algum remédio prá combater  o edema?na prática, o que fazer prá ajudar o  medicamento?

  • Elisamarcia

    Muito boa a explicação!

  • Virginia Zaia

    Gostei muito da forma clara e objetiva usada para que o tema seja bem compreendido. Parabéns!

  • Jacksouzales

    Parabéns pelos artigo, vai me ajudar no meu trabalho de campo com mulheres gravidas

  • Paulo-sergio_

    Boa Tarde!
    Aprendi que a salmoura pode ser usada para diminuir o edema.Isto tem fundamento cientifico?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você que dizer tomar salmoura?

  • Suzelita Appel Lima

    Boa tarde adoro este site,pois nos esclarece muitas dúvidas que temos.Abraços.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Primeiro tem que descobrir se é gordura ou edema o que vc tem nas mãos.

  • Lv-marques

    Eu tenho 21 anos, estou um pouquinho acuna do peso, minha tia olhou minhas mãos e achou esquisito, ela diz que minhas mãos parecem q sãi inchadas, ou será pq estou um pouco acimado peso??? tem alguma relação com doenças renais mãos inchadas?

  • Asasdefalcao

    DR. Meu nome Américo Tenho 53 anos, tenho pressão alta controlada com nifedipino retarde e lozartan . tenho calculo renal 2 pedra de 7 mm e cristais. Tenho notado queincahaço começou nos pés e esta tomando conta da perna, notei que esta aparecendo umas manchas escuras, o que é isso? Qual seria o diurético ideal para mim , pois tenho calculo renal. 

  • Nandasitol

    dr. eu tenho 30 anos, tive meu primeiro filho aos 28 anos, nao tomo nenhum medicamento no momento, mas de uns dias p ca tive alergia sem causa aparente, e depois começou a inchar os meus pes e maos, quando fico parada os pes doem muito, so param quando ando ou sento. nao estou a engordar, ate porque todo mundo diz que estou a emegrecer, o que sera?

  • Danilo Carlos

    Dr., fiz uma cirurgia de lca no joelho esquerdo e ele está um pouco inchado ainda, e semana passada eu exagerei um pouco e fiquei muito tempo em pé e andando e o edema desceu um pouco para o pé, como faço para eliminá-lo?

  • Katiacristinaduartelopes

    Ola doutor tenho 33 anos e liguei as trompas ha 9 meses com a chegada do meu 2 filho, esse mes minha mensruação esta atrasada e minha perna direita esta inchando muito, e sonto terriveis dores do lado esquerdo do corpo doi tudo inclusivel as pernas

  • Anac_ptu

    Dr. tenho 37 anos e desde que tive o meu filho 14 anos atrás, sofro com retenção de líquidos que nada resolve e consequentemente o ganho de peso sem conseguir obter resultados favóraveis em dietas. Acordo com pernas super inchadas e sinto um peso tremendo nelas como se tivesse carregando uma tonelada em cada uma, sempre gostei muito de academia e nem isso consigo mais, fiz todo tipo de exame rins, coração, não tenho nada, graças a Deus. porém isso está me incomodando e atrapalhando minha vida. o que me alivia é a drenagem, só que é muito caro para se fazer 30 dias no mês.

  • Renata_servadedeus

    ,inha tia inchou a lingua e os medicos falaram que era nervoso isso é verdade??

  • rosely

    minha sobrinha tem 14 anos e agora ela esta com os pes enchados o que sera que pode ser?

  • Geizamelo

    Dr. Minha mãe tem 55anos sempre esta em hospitais com cansada e com a pressão muita alta, ela tem coração inchado, a 8dias atras teve um infarto , e agora o medico pediu um cateterismo, esse o terceiro que ela irá fazer, mas estou muito afrita ,pois no ultimo ela não passou bem no exame, e ela mora em Recife eu eu RJ, estou muito preocupada tem como o senhor me esclarecer melhor o risco desse terceiro cateterismo? 
    Geiza Andrade

  • Geizamelo

    Minha mãe tem 56anos e teve um infarto agora o medico pediu o cateterismo esse ja é o terceiro que ela faz, os riscos são maiores?

  • Elaineinteligente

    oi nos ultimos seis meses estou tendo muita falta de ar e meu rosto fica enxado estou muito procupadao que pode ser dr ja fiz todos os exames nao deu nada e eu tenho um nodulo na garganta pode ser isso dr. nao tenho nada no pumao nao tenho nada no coraçao e nem na garganta os medicos mimdisseram que minha tireoide estar normal so que tem um nodulo na minha garganta mim de uma luz dr. um abraço beijos

  • janaira

    olá  meu nome é  janaira  a uma semana  cinto formiamento e  caimbra  na perna direita e também dores fui ao cardiologisra e ele me passou  dois exames tipo uma ultra , não sei o que é e estou muito preocupada por gentileza doutor o que pode ser?

  • ines.ines.2009@hotmail.com med

    eu nao  posso  sentir cheiro de perfume enfim qualquer   cheiro  
    que implama  meu rosto eos olhos e a barriga e ataca    a  a  sma   fui no medico na usp rubiao junior 
    falaram que nao tem medico pelo sus   sofro muito cm isso  nao posso  faser nada 

    eu era faxineira agora nem minha casa posso limpar cm produtos que o cheiro fas mal so uso sabao de coco detergente de coconao tem produtos de limpesa sem cheiro eu tenho 62 anos podia trabalhar muito ainda  
    omedico po do posto falou que nao posso tomar ante implamatorio 

  • Aline

    Doutor,tenho 22 anos,e sempre fui magra,mas em dois anos engordei 20kg,e meus pés vivem inchados,sinto dores tbm,meus braços tbm ficam meio inchados,sabes me dizer que médico devo procurar?ou algo sobre isso?
    desde já te agradeço,Aline

  • Francisco dambo

    Dr. Pedro , chamo-me francisco dambo e vivo em Angola. Há um ano que o meu lábio superior aumentou de volume,isto é ficou inchado, irritado e muito rececado. Como combater?

  • Claudio

    boa tarde Dr. meu nome é Claudio tenho 29 anos, estive no medico dia 05/ 02/12 com o pé direito inchado na parte de cima, ali ele não tirou raio x mais tocou no meu pé e falou que eu estava com uma tendinite ele pediu para mim colocar uma tala e tomar um remédio com o nome Alginac 1000 e ficar de repouso durante 7 dias com o pé pra cima, hoje faís os sete dias mais tirei a tala melhorou um pouco mais ainda sinto uma dor que incomoda, e ai Dr o que eu faço?

  • Del

    nunca tive inchaço nas pernas, trabalho em pé nunca tive pressão alta e de repente há 2 semanas estou inchada. Estou preocupada comprei meias de alta compressão e estou tomando diuretico para ver se passa. o que mais devo fazer?

  • Nanda313

    Dr. minha mãe tem 60 anos, toma remédio de pressão controlado, e um medicamento para controlar o ácido úrico que estava alto nos últimos exames, ela é muito obesa e tem hipotiroidismo e toma remédio para isso também, por conta do obesidade morbida ela tem a pernas constantemente inchadas, e ontem a perna direita dela começou a sair um líquido semelhante a água que chega a escorrer, isto pode ser sinal de alguma doença linfática?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode. Mas também pode ser insuficiência venosa grave.

  • Anonymous

    Excelente artigo, Dr.

  • zane

    ola, gostei muito desse site , pois tenho problemas de inchaço nas pernas.figuei mais informada qual especilista procurar .obrigada.zane.

  • Anonymous

    Dr. Pedro adorei seu blog, parabéns!

    Sou estudante de enfermagem do segundo ano estou tendo a disciplina de Patologia, estava com muitas duvidas até ler seu blog, é ótimo….
    Aline

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Rogeane
    O nome disso é angioedema. Procure por um alergologista.

  • Anonymous

    Boa noite Dr. Pedro!
    Meu marido tem 27 anos e amanhaceu hoje com o labio superior inchado e dormente (primeira vez que isso aconteceu). A noite fomos ao médico pois o lábio superior dele dobrou o tamanho, o médico (clinico geral) disse que era uma alergia e medicou ele com os seguintes remédio: SOLUCORTF 500mg e FENERGAM IM. Porém o médico dizer somente que é alergia ficou muito vago, então gostaria de saber se o senhor pode me informar que tipo de alegia causa inchaço no labio superior e que especialidade devemos procurar.

    Fico no aguardo de sua resposta.

    Att.
    Rogeane

  • Anonymous

    Tive uns inchaços nas pernas e meu médico descobriu uma doença dos rins através deles. Hoje estou em tratamento com diuréticos e já não tenha mais as pernas inchadas.
    Procurem um médico, não se tratem sozinhos.
    Pablo

  • Anonymous

    Muito bom. Exelente. Esclareceu minhas dúvidas

  • Anonymous

    Olá Dr.Pedro. Adorei o seu texto. Estou estudando por ele para a prova. Faço faculdade de farmácia e tenho a disciplina de Patologia.
    Parabéns pelo blog.
    Grande abraço.
    Karina – Tietê/SP

  • Luiz Felipe

    Márcia,

    Isso aí pode ser linfático. Consulte um angiologista.

    Abraços!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Márcia,
    isso realmente pode ser edema idiopático e o especialista mais indicado seria mesmo o nefrologista.

    Se for isso mesmo, é um problema chato de tratar, pois muitas vezes os resultados são pouco satisfatórios.

  • MÁRCIA C. LOPES

    olá Doutor, tenho 39 anos , uma filha de parto cesárea, e há 09 anos mais ou menos venho na busca de meu edema nos pés, principalmente no esquerdo, já fui em oito espcialidades diferentes( cardiologista, oncologista, hematologista, reumatologista, ortopedista, nefrologista,ginecologista e dermatologista) isso tudo no ano de 2009 e 2010, mas depois que tive minha filha não parei mais de inchar, independe do pré-menstruo, meu pé e tornozelo estão como o da foto de um “pezinho de pão”, que tem nesta página, sabe fico aflita e chateada pois ninguém pôde me ajudar e aliviar meu problema,. sou portadora de talacemia grau 02. meu hematologista disse não haver nada com o problema da Talacemia.Já o Nefrologista disse tratar de edema idiopático (disse pra ele parecemais idiotático de idiota) estou angustiada, moro em Cuiabá e não tem nada com relação ao clima pois independe de calor, acordo com os pés enormes e ao deitar então… meu calçado é 36/37 estou usando 38 por cauda dos edemas,se apertar nem sei quantas cruzes que dá!Poderia me ajudar me indicando alguma especialidade? artmarcialopes@hotmail.com
    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Katiane,
    isso tanto faz. Ou vc escreve +++, ou 3+

  • Anonymous

    oi gostei muito deste site e do tema bem só que gostaria de saber se ñ tem como vc classificar os edemas quanto profundidade pois o sinal de Godet é classificado em + ou ++ ou +++ quero saber qd posso classificar em 1 só + ou 2 ++ ou 3 +++ poderia ver isso pra mim? obrigada …katiane

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Waniele,
    Nódulo é uma coisa, edema é outro. Um ou vários nódulos não são um edema. Não tem nada a ver.

  • Wani

    Ola Dr, muito bom mesmo o texto sobre o assunto, mas fiquei com uma dúvida. Vi em algumas fotos, pequenos nódulos que se caracterizam edema, e tambem vi em algum ponto a expressão “capilares”.
    Pequenos nódulos na cabeça, sem dor ou outras caracteristicas podem entrar nessa definição de edema?
    Qual a especialidade que trata dessa parte?

    Ass.
    Waniele
    Wanidzadzio@yahoo.com.br

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paula,
    Acho que seria sim interessante uma consulta com nefrologista. Edemas e hipertensão são sinais comuns de doença renal.

  • Paula

    Boa Tarde Drs. meu nome é Lilian, tenho 24 anos e apresento muito inchaço nas pernas e barriga e dormecia tb na perna esquerda e agora em alguns dedos da mão esquerda. Fiz vários exames, inluindo ultrasson do abdomen completo e não apresento nenhuma anomalia nos orgãos.Fiz examens de sangue mas ainda vai demorar os resultados. Gostaria de saber se devo procurar um nefrologista ou qual especialidade. Pois os sintomas vem aumentando e vai demorar cerca de 8 dias para o resultado dos exames sair. Me dalaram de hipotese diagnostica de sindrome nefrotica.mas os rins estão bons.Gostaria de saber que especialidade procurar para possivel diagnostico antes dos 8 dias.Ah a minha pressão aumentpu muito já esteve 16/9, 14/9 e gerelmente fica 12/8 e 11/6 aumentou muito.Agradeço Doutores e tenham um ótimo trabalho.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kelin,
    O clima quente não interfere não. Nem o consumo de água, a não ser que vc também aumente o consumo de sal junto.

    Se você tem edema com godet, deveria procurar um médico para tentar esclarecer a causa.

  • Anonymous

    Dr Pedro, tudo bem? Eu não tenho edema (Godet) durante o ano todo, mas chega nessa época do ano meu tornozelo incha. O clima quente pode ser uma causa para esse fato? Pois tomo muita água nessa época do ano. Obrigada. Kelin.

  • RENAN WERNY GARCIA

    MUITO BOM O BLOG. SOU ACADÊMICO DE FISIOTERAPIA E MUITAS DUVIDAS MINHAS FORAM SANADAS LENDO AS POSTAGENS.

    FICO AGRADECIDO PELO AUXILIO.

    RENAN WERNY GARCIA

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Inar,
    è preciso primeiro saber quais as causas do seu inchaço para se decidir sobre a melhor terapêutica. Se o edema for de origem renal, por exemplo, a drenagem linfática não vai adiantar de nada.

    Vá a seu nefrologista que ele será capaz de definir da onde vem esse inchaço.

  • inar

    Tenho rins policísticos. Faço exames regulares, acompanhamento e controle da pressão arterial com medicação. Minha próxima consulta será agora em novembro. Porém, ultimamente, os meus tornozelos apresentam inchaços. Estou ciente que posso desenvolver uma insuficiência renal, mas gostaria de saber se há uma maneira de amenizar esses inchaços. Drenagem linfática, por exemplo? O que sugerem?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Terezinha,
    acho que vc deveria ser vista por um reumatologista. Se for alguma artrite pode não aparecer no rx.

  • terezinha

    Terezinha
    Há 1 mes e meio apresento um edema no pé esquerdo entre o 3º e 4º dedo, e algumas dores e tipo choquinho na perna. passei por quatro medicos,um deles me disse que era torção e receitou um antiinflamatorio. porém, não resolveu ; dois medicos não diagnosticaram, mas, pediram rx do pé que também não revelou nada, o quarto medico me disse que é inervação na coluna onde também sinto muitas dores, este me receitou um outro antiinflamatorio que resolveu a dor no pé. porém, não melhorou o inchaço no pé, sei que o sr. não pode fazer diagnostico a distancia, mas esta informação procede? sem exames ou qualquer outro diagnostico foram descartados reumatismo , coluna veias ou qualquer outro problema, eu não sei qual medico procurar.ja fui em clinico geral, ortopedista e o remedio que trouxe melhora foi de um pediatra do pronto socorro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Patrícia,
    Isso depende. Se for a primeira vez, ele pode demorar um pouco mais. Se for em alguém já com histórico de edema de glote, ele pode ocorrer mais rápido. De qualquer maneira, dificilmente não dá tempo de chegar ao hospital, pois sempre ocorrem sintomas que servem de alarme, como olhos ou lábios inchados, urticária e manchas na pele.

    Vou escrever um texto sobre alergias. Deve sair nas próximas semanas

  • Patrícia

    Olá Dr. Pedro.

    O edema de glote acontece rapidamente ou o inchaço pode acontecer aos poucos, levando horas para acontecer?

    Obrigada,
    Patrícia

  • martinica

    Obrigado pelas informações!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Martinica,
    De longe a única orientação que posso te dar é cortar o sal da dieta.

    Vc precisa investigar a causa do edema para que se possa iniciar um tratamento específico.

    Uma frequência cardíaca baixa por si só não justifica os edemas.

    Procure um clínico geral.

  • martinica

    Dr estou com inchaço nas pernas faz exatamente 02 meses, sem causa aparente, as mesmas doem dificultando o andar,fiz muito repouso não adianta o q devo fazer? Tenhom problema no coração batimento baixo, pressão normal o q devo fazer?

  • Anonymous

    que medo

  • biga

    Biga diz
    Muito obrigada pelas indicações. Me parecia óbvio uma unvestigação dos rins … mas como não me foi pedida…. Vou procurar um nefrologista e seguir sya orientação sobre o sal e o emagrecimento

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Biga,
    Tem que avaliar a função dos rins.

    Se vc estiver obesa, tem que emagrecer.

    Também tem que reduzir drasticamente o sal da dieta. E não adianta dizer que já come pouco sal porque 99% da população ocidental come muito mais sal do que precisa.

    De resto é continuar a investigação. Procure um nefrologista.

    abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sandra,
    Primeiro que eu não acredito em medicina alternativa, por isso não posso comentar sobre coisas que não se ensina na faculdade de medicina.

    Sustrate para edema de glote ???? Desconheço essa indicação.

    Com certeza o que vc tem não é edema de glote, pois este é uma emergência médica fatal se não tratada.

    Se vc já procurou diversos alergistas e nenhum deles confirmou essa história de edema, é porque o que vc tem deve ser outra coisa.

    De longe não tenho como avaliar, mas não poderia ser algo relacionado a ansiedade ?

  • biga

    Abigail pergunta:
    Há 5 meses apresento inchaço nos MMII. Os Doplres Scam não mostram nada significativo que justifique estes inchaços. Exames cardiológicos tampouco justificam. Descartada a supeita de Cor pulmonales que poderia justificar. Parei de fumar há 8 meses depois do uso de Champix por um mes e meio que supendi pois me fazia mal. Engordei 8 quilos.
    Além do inchaço , tenho vertigens e mal estar fporte abdominal. Sei que o sr não pode fazer um diagnóstico à distância mas que outras possibilidades devem ser investigadas?
    Abigail Guerry

  • Sandra

    Dr. Pedro Pinheiro
    Sofro de uma alergia muito forte e sinto falta de ar e sufocação na garganta, com amigdalas inchadas, parece ser edema de glote. Já procurei diversos alergistas, mas, parece que não me compreendem.Como posso proceder nesse caso? Um profissional de medicina alternativa disse que eu tinha que ter sustrate em casa,e que eu estava louca de não ter nada em casa para conter esse edema. Isto é verdade? Me ajude pois estou muito aflita. Aguardo sua resposta.
    Obrigada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Martinha,
    Seu problema de edema é por defeito nas veias que não conseguem drenar o sangue eficientemente. Não há nenhum medicamento muito bom neste caso.

    O que se poderia tentar eram meias compressivas e mudanças educacionais como dormir com as pernas mais elevadas etc…

    Converse com o seu cirurgião vascular que ele poderá te ajudar com esses e outros conselhos

    abs

  • martinha

    bom dia dr pedro.
    Li seu artigo sobre inchaço (edemas).
    Estava procurando um medicamento para o meu problema. Faz um ano que fiz uma cirurgia para desobstrução de uma veia(safena), mas depois de 2 meses tive uma trombose venosa, e desde então minhas pernas estão tão inchadas que mal posso andar.Continuo em tratamento, tomo 1 e meio comprimido de marevan, mas para este inchaço não tomo nada.
    Preciso de uma orientção e de ajuda qual medicamento devo tomar.
    agradeço. meu email: martaturbano@hotmail.com
    obrigada Marta

  • Anonymous

    Adoreei o texto, encontrei tudo que eu procurava e de uma forma bem clara.
    Obrigada
    beijos :*

    Dallyne Oliveira

  • Anonymous

    Muito bom texto
    Aliás, mais um.
    abraços

    Felipe

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Rogério,
    Como eu disse, tarda mas não falha.
    Tenho uma lista de com mais de 15 pedidos de assunto. Como faço o blog sozinho e nem sempre tenho tempo de sentar e escrever, às vezes demoro um pouquinho para atender os pedidos.
    abraços

  • Anonymous

    Excelente texto doutor Pedro
    Obrigado por atender meu pedido
    Valeu a pena esperar
    abraços

    Rogério

  • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

    Comece por um clínico geral.