Artigo atualizado em 20/09/2013
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

DENGUE | Sintomas e tratamento

Publicidade

A dengue é uma doença febril causado por uma infecção viral. Existem 4 sorotipos do vírus da dengue, DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um sorotipo só confere imunização contra o próprio, podendo o indivíduo ter dengue novamente se for exposto a outro subtipo.

Estima-se em 100 milhões de pessoas infectadas anualmente em todo mundo. A maioria dos casos ocorre na América Latina, Ásia e África, locais onde há grande concentração do Aedes aegypti. Em Portugal, o mosquito pode ser encontrado na ilha da Madeira.

Neste texto abordaremos os seguintes pontos sobre a dengue:

  • Características do mosquito da dengue.
  • Transmissão da dengue.
  • Sintomas da dengue.
  • Dengue hemorrágico.
  • Sinais de gravidade da dengue.
  • Diagnóstico da dengue.
  • Tratamento da dengue.

Obs: Dengue é um substantivo de dois gêneros, ou seja, pode-se falar “o dengue” ou “a dengue”. Como a forma mais popular é “a dengue”, vamos dar preferência a ela neste texto.

Mosquito da dengue

O vírus da dengue pode ser transmitido por duas espécies de mosquito: Aedes aegypti e Aedes albopictus. Vamos falar um pouquinho sobre cada um deles:

1. Aedes aegypti

O Aedes aegypti é um mosquito de aproximadamente 1 cm, preto com listras brancas distribuídas pelo corpo e patas (veja foto abaixo). Ao contrário dos mosquitos comuns, o mosquito da dengue tem hábitos diurnos e costuma voar baixo, picando preferencialmente os pés, tornozelos e as pernas. O Aedes aegypti não gosta de calor, por isso é mais ativo nas primeiras horas da manhã e no final da tarde.

Foto do mosquito da dengue - Aedes aegypti

Para ver mais fotos do mosquito da dengue, acesse: FOTOS DO MOSQUITO DO DENGUE.

O Aedes aegypti vive e reproduz-se em áreas próximas a domicílios, onde haja água relativamente limpa e parada (pneus, vasos, latas, caixas d’água e até em bromélias). O mosquito geralmente deposita seus ovos em áreas úmidas, como paredes de pneus ao ar livre ou caixas d’águas abertas. Quando chove, o ovo depositado volta a se molhar, podendo completar seu ciclo de desenvolvimento.

O Aedes aegypti é um mosquito muito difícil de ser controlado, seus ovos são muito resistentes e podem sobreviver no meio ambiente durante meses à espera de água da chuva para completar seu ciclo de desenvolvimento. Após o contato com água, o ovo depositado dá origem a uma larva, e posteriormente a um mosquito, em menos de 10 dias, o que torna o Aedes aegypti uma espécie de reprodução muito rápida. Isto significa que mesmo que as equipes de saúde de uma região consigam eliminar todos os mosquitos e larvas, se houver ovos no ambiente, basta uma chuva para a população de mosquitos voltar a crescer. Portanto, a colaboração da população é imprescindível, evitando deixar recipientes que possam acumular água ao ar livre.

O Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da febre amarela (leia: FEBRE AMARELA | Vacina e sintomas).

2. Aedes albopictus

O principal agente transmissor da dengue é mosquito Aedes aegypti, mas a dengue também pode ser transmitido pelo mosquito Aedes albopictus. Este mosquito, entretanto, parece não ter a mesma capacidade de transmissão do Aedes aegypti.

Não está bem esclarecido o motivo, mas a taxa de Aedes albopictus no ambiente contaminados pelo vírus da dengue é muito mais baixa do que do Aedes aegypti. Imagina-se que uma das causas seja o fato deste mosquito picar preferencialmente outros animais mamíferos que não costumam estar infectados com o vírus da dengue, ao contrário do Aedes aegypti, que prefere se alimentar de sangue humano.

O fato é que são raras as epidemias de dengue em áreas onde só exista o Aedes albopictus. Portanto, sabemos hoje que esta espécie pode transmitir o vírus da dengue, mas não parece ter, no momento, as características necessárias para provocar epidemias como faz o Aedes aegypti.

A aparência do Aedes albopictus é muito semelhante ao do Aedes aegypti, sendo muito difícil distingui-los, se a pessoa não tiver algum grau de conhecimento das espécies.

Transmissão da dengue

Quem pica os seres humanos é fêmea do mosquito da dengue. Para haver transmissão da doença, o mosquito precisa estar contaminado com vírus. Isto significa que nem todo Aedes aegypti transmite a dengue. Portanto, se você foi picado por um Aedes aegypti, só haverá risco de desenvolver dengue se este mosquito estiver transportando o vírus consigo.

Além de estar contaminado pelo vírus, o mosquito da dengue só transmite a doença se tiver contraído o vírus há mais de duas semanas. Isto porque o vírus da dengue precisa de 10 a 14 dias dentro do mosquito para se tornar viável para transmissão. Portanto, se um Aedes aegypti picar alguém infectado e minutos ou horas depois picar você, não há nenhum risco de transmissão da dengue, a não ser, obviamente, que o mosquito já estivesse previamente infectado com o vírus há vários dias.

A dengue não é transmitido diretamente de humano para humano. Familiares de um paciente com dengue não precisam de nenhum tipo de cuidado. Dengue não se transmite pelo beijo, abraço, aperto de mãos, talheres, toalhas, etc.

Como existem 4 sorotipos do vírus da dengue, é possível se contaminar 4 vezes. O paciente que já teve dengue 1, pode voltar a ter a doença se o Aedes aegypti que o picar estiver contaminado com o tipo 2,3 ou 4.

Leia também: PICADA DE MOSQUITO | Tratamento e prevenção.

Sintomas da dengue

Uma vez picado pelo mosquito carreador do vírus, o tempo de incubação é, em média, de 4 a 7 dias. Os 4 sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4, causam os mesmos sintomas, não sendo possível distingui-los somente pelo quadro clínico.

O espectro de manifestações da dengue varia desde um quadro assintomático, ou com mínimos sintomas, até a temida dengue hemorrágica. Sim, você leu corretamente, é perfeitamente possível se contaminar com um dos tipos de vírus da dengue e nada apresentar; isso é particularmente verdadeiro em adolescentes e crianças.

Nos pacientes que desenvolvem sintomas, temos duas apresentações típicas: o dengue clássico e o dengue hemorrágico.

Sintomas do dengue clássico

O dengue clássico se manifesta como um quadro de febre alta, acompanhado de cefaleias (dores de cabeça), dores nos olhos, fadiga e intensa dor muscular e óssea, o que justifica a alcunha de “febre quebra-ossos”. Outro sintoma comum é o rash, manchas avermelhadas predominantes no tórax e membros superiores, que desaparecem momentaneamente a digito pressão. O rash normalmente surge no 2º ou 3º dia de febre.

Rash do dengue

Atenção agora: Alguns pacientes com dengue clássica podem apresentar pequenos sangramentos no nariz, na gengiva e até nas fezes. A presença de sangramentos não indica obrigatoriamente o diagnóstico de dengue hemorrágico (explico mais à frente).

Outras manifestações como diarreia, vômitos, tosse e congestão nasal são comuns e podem levar à confusão com outras viroses.

O quadro de dengue clássico dura de 5 a 7 dias e desaparece espontaneamente. O paciente costuma curar-se sem sequelas.

Sintomas do dengue hemorrágico

O dengue hemorrágico é a manifestação mais grave da doença. Caracteriza-se por alterações na coagulação do sangue e por inflamação difusa dos vasos sanguíneos, nomeadamente dos capilares (menores vasos do corpo). Como resultado, temos as seguintes manifestações:

1.) Aumento da permeabilidade dos vasos. A inflamação dos capilares (capilarite) faz com que haja extravasamento de líquido para os tecidos, podendo causar derrame pleural (água na pleura do pulmão, leia: DERRAME PLEURAL – Tratamento, sintomas e causas) e ascite (água dentro da cavidade abdominal, leia: O QUE É ASCITE?). O extravasamento pode ser tão intenso que o doente pode evoluir para choque circulatório (leia: CHOQUE CIRCULATÓRIO ).

2.) Trombocitopenia (queda do número de plaquetas). As plaquetas são células que fazem parte do sistema de coagulação. São a primeira linha de defesa contra sangramentos. Indivíduos normais apresentam uma contagem entre 150.000 e 400.000 plaquetas. Na dengue hemorrágica esse número cai para menos de 100.000, às vezes menos que 10.000 (trombocitopenia grave). Leia: ENTENDA OS RESULTADOS DO SEU HEMOGRAMA para saber mais sobre a contagem de plaquetas.

Devido à queda das plaquetas e à inflamação dos vasos, os pacientes apresentam tendência a sangramentos. Mais uma vez, a presença de sangramentos sem evidências de capilarite e plaquetas abaixo de 100.000 não caracteriza o dengue hemorrágico. Entretanto, como o dengue hemorrágico evoluiu em horas, na dúvida, é melhor sempre levar o paciente para ser avaliado por um médico.

Um sintoma muito comum na dengue hemorrágica é a dor abdominal. Também pode ocorrer hepatite pela dengue (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES).

A ocorrência da forma hemorrágica parece ser mais comum em pacientes que apresentam um segundo episódio de dengue, causado por um sorotipo diferente do primeiro caso.

Sinais de gravidade da dengue

  • Dor abdominal intensa e contínua.
  • Pele fria, úmida e pegajosa.
  • Hipotensão (choque).
  • Sangramentos que não cessam espontaneamente.
  • Letargia.
  • Dificuldade respiratória.

Diagnóstico da dengue

O diagnóstico do dengue clássico é clínico. As sorologias só ficam positivas vários dias depois do início do quadro, normalmente quando o paciente já se recuperou. Por isso, têm valor apenas como documentação.

No dengue hemorrágico, a queda das plaquetas e a elevação do hematócrito, que reflete o extravasamento de líquidos para fora dos vasos, fazem parte do critérios diagnósticos.

Tratamento da dengue

Não existe tratamento específico para dengue. O indicado é repouso e ingestão generosa de líquidos.

O mais importante é descartar doenças com apresentações semelhantes e que possuem tratamento específico, como malária, leptospirose (leia: SINTOMAS DA LEPTOSPIROSE) e meningite (leia: MENINGITE).

A aspirina, (ácido acetilsalicílico (AAS)) é contraindicada na dengue por ser uma droga que diminui a função das plaquetas. Como o doente com dengue já apresenta tendências hemorrágicas e um número reduzido de plaquetas, inibir a função das remanescentes não será nada interessante (leia: ASPIRINA | AAS | Indicações e efeitos colaterais). Para aliviar as dores e a febre os mais indicados são a Dipirona (Metimazol em Portugal) e o Paracetamol.

Doentes com sinais de gravidade devem ser internados e tratados agressivamente para evitar progressão do choque circulatório.

Ainda não existe vacina para a dengue, apesar de já existirem algumas em fase de testes.

Prevenção da dengue

A medida mais importante na prevenção da dengue é combater o mosquito, suas larvas e ovos. Para isso, é importante não deixar recipientes que possam acumulas água ao ar livre. Isto inclui, latas, pneus, baldes, vasos de plantas, garrafas, etc.

Tanques de água que fiquem ao ar livre devem ser lavados semanalmente para se retirar os ovos que possam estar grudados nas suas laterais. Os pratos dos vasos de plantas devem receber terra para evitar acumular água parada. Não deixe água sobre a laje e retire folhas das calhas para que a água possa fluir.

O uso de carros “fumacê” só está indicado nos períodos de epidemia, pois ele só mata o mosquito, não interferindo nas larvas e ovos. O fumacê, portanto, não impede o surgimento das epidemias, mas ajuda a controlar temporariamente a população de mosquitos durante uma.

Publicidade

Comentários

  1. diz

    Olá.
    Estou fora do Brasil há mais de 1 ano. Não tenho dados para fazer um comentário mais profundo.

    É preciso notar que o combate a dengue não deve ser tratado exclusivamente como dever do estado, é muito importante a atuação da população evitando a formação das larvas em água parada.

    É óbvio que o governo, principalmente municipal, tem que dar apoio.

    Sou carioca e não sei como está agora, mas acho difícil estar pior do que na época do Cesar Maia.

    Abraços

  2. Flavio Moutinho diz

    Dr. Pedro, esse ano de 2009 não tivemos uma epidemia no Rio de Janeiro como a do ano passado. Até porque muito poucas epidemias são e vão ser como a de 2008! Não sei se as campanhas diminuiram a presença do mosquito, ou se todos já estamos imunizados pelo fantasma da infecção passada, mas é inegável que não se vêem tantos casos como outrora. Não, também não é mérito do Eduardo Paes…
    Abraço,
    Flavio e Sabrina

  3. Anonymous diz

    Olá dr, excelente texto sobre dengue. É disso que precisamos informação de qualidade.
    obrigado
    Patrício.

  4. nayana diz

    Olá Dr. primeiramente,parabéns pelo blog,muito interessante.

    por onde são as vias de sangramento da dengue hemorrágica

    desde já obrigada

  5. diz

    Boa tarde!
    Minha dúvida é seguinte: caso a pessoa esteja tomando antibiótico por outro motivo, isso poderia mascarar algum sintoma da dengue, como a febre por exemplo?
    OBbrigada :)

  6. Mariane diz

    Olá, só gostaria de dizer que o tipo DEN-4 ja teve casos no Brasil sim. Na região Norte e Nordeste. E recentemente tiveram dois casos no Rio de Janeiro.

  7. Wellington bendelack diz

    vcs me ajudaram muito pensei q estava com Dengue. mas msm assim vou procura um medico..

  8. Valdeck68 diz

    Estou com os sintomas. Procurei o artigo para esclarecimento sobre a dengue hemorrágica. Vou ficar atento.

  9. Valdeck68 diz

    Estou com os sintomas. Procurei o artigo para esclarecimento sobre a dengue hemorrágica. Vou ficar atento.

  10. Suzanecristina diz

    É possível uma criança estar com dengue sem apresentar febre? Meu filho teve 24 horas de vômitos, dores na barriga e ficou sem disposição para brincar, apenas deitado. Também não quis se alimentar, ofereci soro caseiro eágua de coco.No final do segundo dia, observei que sua urina estava escura (marrom). Obrigada

  11. Suzanecristina diz

    É possível uma criança estar com dengue sem apresentar febre? Meu filho teve 24 horas de vômitos, dores na barriga e ficou sem disposição para brincar, apenas deitado. Também não quis se alimentar, ofereci soro caseiro eágua de coco.No final do segundo dia, observei que sua urina estava escura (marrom). Obrigada

  12. Ricardo diz

    e se a pessoa em questão tiver alergia e ficar com o viros do dengue ???? pode acontecer alguma coisa e ficar internado

  13. Filipe Ricardo Sousa Esteves diz

    Uma pessoa que seja alergico e se for picado por um mosquito que carregue o vírus do Dengue, pode vir a piorar o quadro clinico dessa pessoa, e acontecer alguma coisa mais grave que os demais que sejam afectado só com o víros do Dengue, e fazendo com que fique internada por mais tempo??

  14. Filipe Ricardo Sousa Esteves diz

    tipo alergia a pó, e fumos, com o tratamento ñ tera problemas ??? se essa pessoa tiver de fazer um tratamento que seja ñ prejudica com a alergia devido certos medicamentos que essa pessoa ñ possa tomar por causa da alergia,,,??? 

  15. Filipe Ricardo Sousa Esteves diz

    tipo alergia a pó, e fumos, com o tratamento ñ tera problemas ??? se essa pessoa tiver de fazer um tratamento que seja ñ prejudica com a alergia devido certos medicamentos que essa pessoa ñ possa tomar por causa da alergia,,,??? 

  16. Filipe Ricardo Sousa Esteves diz

    tipo alergia a pó, e fumos, com o tratamento ñ tera problemas ??? se essa pessoa tiver de fazer um tratamento que seja ñ prejudica com a alergia devido certos medicamentos que essa pessoa ñ possa tomar por causa da alergia,,,???              

  17. Karim Aguilar diz

    no caso de dengue…não há sintomas mais graves como sangramento porém as plaquetas continuam a cair…de 97.000 passaram a 69.000 e agora a 68.000…isso faz parte do quadro?

  18. Amandatavares diz

    Uma pessoa pode ter dengue hemorrágica 2 vezes? Se puder qual a chance de sobrevivência?

  19. Anonymous diz

    Dr.eu estava com estes mesmo sintomas esses dias eu estava com dores nos olhos dor de cabeça febre alta dor no corpo sem apetite nenhum cansaço e muito frio msmo mas com todos esses sintomas eu nao fui a um hospital e depois o que acontece dr.?

  20. monica diz

    estou cm dengue estou sentido muita dor no abdome .o medico ñ classificou-se é dengue classia ou dengue hemorragica.

  21. fabimanuke diz

    Estou com todos os sintomas da dengue,dor no corpo,nos olhos,dor de cabeça,ansia de vomito,tive febre mas os dois exames da contagem de plaquetas deram normais o 1º 167 e o 2º 161,será q é dengue mesmo?

  22. Luana Piupiu diz

    Minha plaqueta esta 142.000 queria saber se estou com dengue. Pois,estou com dores no corpo,na cabeça e febre de vez em quando .. fui ao medico ontem,e ele disse que minhas plaquetas estavam no limite,amanha faço outro exame pra confirmar .. Queria saber qual é o normal de uma plaqueta !?

  23. Pe Fabio diz

    aff acabei de passar por uma dengue…. em dois dias minhas plaquetas despencaram de 131.00. para 14.000…é uma doença horrivel, fiquei internado 3 dias…

  24. Anonymous diz

    Eu acho que estou com dengue, mais ñ quero ir no hospital. Já faz 4 dias que eu estou com dor no corpo e com febri mais não tem nenhuma mancha no meu corpo. Você acha que eu estou com dengue?

  25. Nelito_oliveira diz

    O ciclo de transmissão do vírus da dengue começa quando o mosquito pica uma pessoa infectada. Dentro do A. aegypti, o vírus multiplica-se no intestino médio do inseto e, com o tempo, passa para outros órgãos, chegando finalmente às glândulas salivares, de onde sairá para a corrente sangüínea de outra pessoa picada.
    Sabemos que o homem é o portado de vírus, mas de onde e de qual animal, nos seres humanos adquirimos este vírus.

  26. Blakspen diz

    O doutor . eu estava com os sintomas da dengue . um dos  sintomas que não estavam muito forte era o de vomitos … so que eu fui no medico e eles fizeram um procedimento com o medidor de presão arterial . eles deixaram 5 minutos em meu braço dps falaram que euu nn estava com dengue . eu gostaria de saber se é possivel descartar uma suspeita com esse tipo de exame ? eu ja estou mellhor , sera que corro algum risco ? me ajude por favor   URGUENTE “

  27. Camilabalance diz

    Dor na garganta pode ser um sintoma de dengue ??? Comecei com muita dor no corpo, nos olhos, febre, quase não tive dor de cabeça, porém depois de dois dias voltei ao médico e ele me informou q era amigdalite! Gostaria de saber se é possível a irritação na garganta tbm ser um possível sintoma ???

  28. Manoela Rj diz

    Estou com suspeita de dengue, ontem mesmo procurei um hospital, fui medicada. Porém hoje acordei sentindo formigamento nas mãos. Gostaria de saber se é normal isso?

  29. Amandatavares diz

    Uma pessoa pode ter dengue hemorrágica 2 vezes? Se puder qual a chance de sobrevivência?

  30. Luana Costa diz

    Bom, eu estou fazendo um trabalho sobre a dengue na minha escola, e eu gostaria de saber quais são os meios de contaminação da dengue? 

  31. Hellen ferreira diz

    minha filha apareceu com manchas na pele ,fui leva-la  ao médico ela falou q era 
    alergia , n pediu exame, ja se passaram 4 dias  comprei o remédio de alergia e nada 
    só piiora a cada dia .

  32. Thayanne diz

    oi doutor eu tenho todos os sintomas da dengue e estou com muita diarreia e dores abdominais isso é normal? thayanne

  33. vanessa ribeiro diz

    oi eu com cordo podemos combater o mosquito em modo de ñ deixar peneus com agua garrafas aguas empossadas e tudo mais….ok kkkkkk palhaços so os que ñ ajudam a combater o mosquito da dengue doentes sindromi calazentos dor de barriga todos vçeis saõ tudo issoo ok brincadeira acreditara porque quis sobrou vassilaõ vai morrer hoje pelo mosquito da dengue dia 17 07 2012 quem ler vai se ferra ok

  34. vanessa ribeiro diz

    oi eu com cordo podemos combater o mosquito em modo de ñ deixar peneus com agua garrafas aguas empossadas e tudo mais….ok kkkkkk palhaços so os que ñ ajudam a combater o mosquito da dengue doentes sindromi calazentos dor de barriga todos vçeis saõ tudo issoo ok brincadeira acreditara porque quis sobrou vassilaõ vai morrer hoje pelo mosquito da dengue dia 17 07 2012 quem ler vai se ferra ok

  35. Luana Piupiu diz

    Minha plaqueta esta 142.000 queria saber se estou com dengue. Pois,estou com dores no corpo,na cabeça e febre de vez em quando .. fui ao medico ontem,e ele disse que minhas plaquetas estavam no limite,amanha faço outro exame pra confirmar .. Queria saber qual é o normal de uma plaqueta !?

  36. Pe Fabio diz

    aff acabei de passar por uma dengue…. em dois dias minhas plaquetas despencaram de 131.00. para 14.000…é uma doença horrivel, fiquei internado 3 dias…

  37. Diego Ortiz de Camargo Chagas diz

    Dr Pedro estou com suspeita de dengue, com todas os sintomas exceto sangramento, meu primeiro hemograma saiu normal, a contagem das plaquetas é de 205.000/mm, hoje fui fazer outro hemograma e o específico pra dengue pois estou no sexto dia já. Hoje estou um pouco melhor apesar de que as dores persistem. Tenho algumas dúvidas, comecei a sentir esses sintomas na noite de quarta e pensei que fosse uma gripe ou um resfriado pela mudança climática, na quinta acordei prostrado fui ao PS tomei uma benzetacil e foi indicado um xarope e uma dipirona de 6 em 6 hrs. Se fosse uma gripe comum era pra eu estar um pouco melhor hoje? E como estou com a suspeita deveria continuar descansando? Pois as dores são fortes e nem teria condições de trabalhar, coisa que não vai acontecer pois só consegui as declarações para quinta e sexta. Obrigado pela atenção e por seu trabalho junto a medicina espero não ter tomado muito de seu precioso tempo. Bom dia!

  38. marcia pontes diz

    ola doutor , minha filha apresentou de ontem pra hoje manchas avermelhadas no corpo , sem febre , sem diarreia sem nada , sera que ela estar com dengue ? por favor me ajude

  39. Nelito_oliveira diz

    O ciclo de transmissão do vírus da dengue começa quando o mosquito pica uma pessoa infectada. Dentro do A. aegypti, o vírus multiplica-se no intestino médio do inseto e, com o tempo, passa para outros órgãos, chegando finalmente às glândulas salivares, de onde sairá para a corrente sangüínea de outra pessoa picada.
    Sabemos que o homem é o portado de vírus, mas de onde e de qual animal, nos seres humanos adquirimos este vírus.

  40. Blakspen diz

    O doutor . eu estava com os sintomas da dengue . um dos  sintomas que não estavam muito forte era o de vomitos … so que eu fui no medico e eles fizeram um procedimento com o medidor de presão arterial . eles deixaram 5 minutos em meu braço dps falaram que euu nn estava com dengue . eu gostaria de saber se é possivel descartar uma suspeita com esse tipo de exame ? eu ja estou mellhor , sera que corro algum risco ? me ajude por favor   URGUENTE “

  41. Karim Aguilar diz

    no caso de dengue…não há sintomas mais graves como sangramento porém as plaquetas continuam a cair…de 97.000 passaram a 69.000 e agora a 68.000…isso faz parte do quadro?

  42. Juan diz

    tive denque fiz todo tratamento , bebi bastante liquido depois de uma semana ainda sinto uma leve dor de cabeça , isso e normal ?

  43. Keila pereira de oliveira diz

    Boa tarde Dr Pedro, meu namorado teve denge á 15 dias, e esta sentindo dores na nuca. é normal? ele ja fez teste de meningite e o resultado deu negativo.

  44. Isabela diz

    Doutores por favor…me respondam algo:

    Meu marido teve dengue (ficou bem ruim mesmo) e depois disso ele está certo de que ficou com sequelas nas pernas. Como assim?
    As pernas permanecem fracas e constantemente (de 2 em 2 meses) ele fica muito doente com dores nas pernas que não consegue nem andar direito.

    A dengue deixou alguma sequela com relação a parte neurológica dele?

    Obrigada.

  45. J Victorw diz

    Doutor ontem terça-feira eu sintia dores de cabeça febre até 38,5 só que hoje quarta-feira ainda sinto o corpo mole e o nariz intupido, é nessesário eu ir no médico para diagnosticar e verificar se é dengue ?

  46. Waltter Camargo Junior diz

    Olá Dr. Pedro Pinheiro, gosto muito de seu site, acompanho ele desde que tive meus primeiros sintomas de gastrite e posso dizer que me ajudou muito. Hoje ainda faço o tratamento para gastrite mas estou completamente melhor. A alguns dias foi inciada uma obra pelo meu bairro inteiro e como moro no interior do RJ temos chuvas frequentes. Gostaria de saber do senhor se essas poças de água que se formam no buracos criados pelas obras podem vir a ser também criadouros dos mosquitos? Os sintomas que venho sentindo são: corisa, dor no corpo, dor nos olhos, cefaleia, falta de apetite, dor na garganta etc.. Os sintomas da dengue podem ser facilmente confundido com uma resfriado ou gripe, correto?

  47. Camilabalance diz

    Dor na garganta pode ser um sintoma de dengue ??? Comecei com muita dor no corpo, nos olhos, febre, quase não tive dor de cabeça, porém depois de dois dias voltei ao médico e ele me informou q era amigdalite! Gostaria de saber se é possível a irritação na garganta tbm ser um possível sintoma ???

  48. Debora Christina Sousa Santos diz

    Durante 15 dias, eu senti dores fortes de cabeça, principalmente ao virar-me na cama, dores atrás dos olhos, dor no corpo todo e agora principalmente dor na nuca, tontura, moleza, tremedeira no corpo, falta de apetite, muito sono, chegando a dormir as 7 da noite e só acordar às 13 hs, fui no médico que me passou antialergico, e descongestionante nasal, apesar de não ter coriza e nem espirros ou tosse, não tenho tenho também diarréia e nem manchas pelo corpo, pode ser dengue?

  49. cintia.silva2012@hotmail.com diz

    li que nas crianças as vezes não se manifestam os sintomas. Iai como faz pra identificar?

  50. amandinha_dinhaa@hotmail.com diz

    Dr. Pedro. Meu pai esta internado a cinco dias com dengue, essa é a segunda vez que ele pega e dessa vez foi bem forte. As plaquetas dele esta muito baixa esta com 29.000
    e os globulos brancos estao subindo, estao em 6.000. Ele nao tem nenhum indicio que seja dengue hemorragica, mais estou com muita duvida no porque as plaquetas dele esta tao baixa ? o que fazer para poder aumentar Aguardo

    • diz

      Esta queda das plaquetas é um indício de dengue hemorrágico. Não há o que fazer a não ser esperar que a doença passe. Se as plaquetas caírem muito, ele pode receber transfusão de plaquetas, mas a tendência é que elas voltem a cair enquanto ele tiver a dengue ativa.

  51. amandinha_dinhaa@hotmail.com diz

    Dr. Falando sobre meu pai que esta com dengue pla segunda vez. esqueci de dizer que ele ja teve febre amarela e tbm ja teve hepatite qual o risco? as plaquetas muito baixas tem alguma coisa a ver com isso?

  52. diz

    a exatamente 5 dias atras a partir da data de 20/03/2013 senti fortes dores no corpo , cabeça , olhos febre alta forte dores na nuca e muita cede,enjoo e dores abdominais não fui ao médico e hoje 20/03/2013 apareceram machas vermelhas nos braços , barriga pernas e costas e começaram a coçar muito mas nao estou tendo mais febre tenho medo pois a 5 anos atras ja tive dengue e me falaram quem tem uma vez nao repete maisa dengue classica e tenho medo que seja hemorragica.

  53. dulci diz

    Dr. meu filho 06 anos estava com muita febre e dor no corpo, dei dipirona uns 2 dias…ele deu uma melhorada! No quarto dia ele ficou com uma alergia no corpo todo,esqueci e dei anti alergico polaramine e agora ? estou preocupada !
    Dulci -

  54. Maria Vitória Ramos diz

    Ola Doutor,

    Tive todos os sintomas de dengue, exceto febre. A partir do quinto dia tive vermelhidão no corpo e muita coceira principalmente nas palmas das mãos dos pés.. Fui ao medico e fiz exames para ver o numero de plaquetas. No primeiro estava 195.000 e no segundo, três dias depois 231.000. O médico descartou a hipótese de ser dengue. Caracterizando como uma virose. As minhas pernas ainda doem muito quando faço um exercício mais pesado, e quando ando depressa, ficando até meio bambas. Ontem fez oito dias que o medico me liberou. Essa dor nas pernas é normal?

  55. luciana diz

    como fazer pra plaqueta subi..o que significa leucograma …e hematócrito
    o meu filho esta com dengue ele esta com febre

  56. luciana diz

    eu estou dano tylenol pra ele. a febre dele esta 40,,, guando eu dou o remedio a febre vai depois ela volta…ele esta só com febre

  57. diz

    Quantos exames de contagem de plaquetas devo fazer? O número pode cair de uma hora para outra ? A sorologia pode indicar que tipo de dengue eu tenho?Em quanto tempo a dengue pode evoluir para hemorrágica?

  58. LA-projetos diz

    Há um pedido de alguns médicos, que não deve ser usado o PARACETAMOL, nos casos de dengue, pois ele é eliminado pelo fígado e a dengue debilita e sobrecarrega o fígado das pessoas infectadas. E que devemos usar a DIPIRONA para dor e febre, durante a manifestação da doença. E tenho observado que o paracetamol não consegue abaixar a febre, na dengue, ou age por pouco tempo. Há fundamento nesta informação? Devemos nos preocupar com a dosagem do paracetamol para combater a febre e dor, na dengue ou suspeita de dengue?
    Obrigada!

    • diz

      Paracetamol não é contraindicado na dengue. A não ser que haja hepatite pela dengue, quadro que não é o mais comum, pode-se usar tanto o paracetamol quanto a dipirona. O contraindicado são o AAS e os anti-inflamatórios.

      • LA-projetos diz

        Muito obrigada pela resposta. Chegou em tempo certo.

        Em 16 de abril de 2013 22:04, Disqus escreveu:

  59. Marhya diz

    Parabéns!!! Apreciei e aproveitei bastante as informações. Grata por compartilhar seu conhecimento conosco.

  60. Lucas Larentes diz

    Estou Com Um Pouco De Indisposição , manchinhas Vermelhas Na Perna e braço , As Vezes Dor De Cabeça e Pequenos Sangramentos Na Gengiva… Oque Pode Ser?

  61. Kaleu Solary diz

    Dr, tive dengue clássica há 16 dias, é possível que ainda eu possa evoluir pra hemorrágica ou já fiquei curado? Meu hemograma atual deu todo normal.

  62. Jacinto Arlindo diz

    em minha cidade ouve um surto de dengue, segundo consta 3000 casos absurdo em uma cidade de 80.000hab. aqui no hospital (unico da cidade) as plaquetas tento um resultado de 147000 ja é considerado dengue, todos estão em panico.
    a pergunta é nossos profissionais estariam capacitados pra tal doença, a anvisa não teria que estar presente. ou deveriamos migrar a outros municipios pra tal diagnostico, qual a orientação nessa hora, obrigado pela a atenção, nesse caso seria mais um desabafo.

    • diz

      Não se faz diagnóstico de dengue dessa forma. A ANVISA não tem anda a ver, a função dela é controlar os medicamentos que estão no mercado. A responsabilidade em relação à dengue é da secretaria de saúde da cidade.

  63. Marcos Braçale diz

    Minha esposa tem plaquetas baixa 130.000,se pegar dengue pela primeira vez ela corre risco.

  64. Maria diz

    Uma pessoa pode ser picada pelo mosquito infectado e não desenvolver a doença? Sendo ela adulta e que nunca teve dengue antes.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *