Levotiroxina: para que serve, dosagem e efeitos colaterais

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 155 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 4 minutos

O que é levotiroxina?

A levotiroxina sódica é a forma sintética do principal hormônio produzido pela glândula tireoide, chamado de tiroxina, também conhecido pela sigla T4. A levotiroxina é, portanto, um medicamento indicado para o tratamento do hipotireoidismo, que é a doença provocada pela deficiente produção de hormônios pela tireoide.

Os nomes comerciais da levotiroxina mais conhecidos no Brasil são Puran T4, Euthyrox e Synthroid; em Portugal, as marcas mais famosas são o Eutirox e o Letter.

Neste artigo vamos abordar as indicações, o mecanismo de ação, os nomes comerciais, a posologia, como tomar, os efeitos colaterais, as contraindicações e as interações medicamentosas da levotiroxina. Vamos falar também sobre a eficácia da levotiroxina como remédio para emagrecer.

Para que serve?

Como já referido na introdução do texto, a levotiroxina é um hormônio sintético da tireoide. Ela deve ser usada sempre que o paciente precisar de reposição artificial de hormônios tireoidianos.

A tireoide é uma glândula localizada na base do pescoço, cuja função é controlar o metabolismo do organismo, ou seja, a forma como o corpo gere suas fontes de energia.

Quando o cérebro deseja aumentar nosso metabolismo, ele estimula a tireoide a produzir mais hormônios tireoidianos. Da mesma forma, quando o objetivo é desacelerar o metabolismo, o cérebro “avisa” a tireoide para produzir menos hormônios.

O objetivo da tireoide é sempre produzir quantidades de hormônios necessárias para o metabolismo manter-se adequado, de acordo com as atuais circunstâncias de vida do paciente. A tireoide saudável não produz nem hormônios de mais nem de menos, apenas o necessário.

O hipotireoidismo é uma doença que surge quando a tireoide passa a produzir menos hormônios que o necessário para o normal funcionamento do nosso organismo. Nesse caso, para que o metabolismo corporal não entre em falência, faz-se necessária a reposição de hormônio tireoidiano através de medicamentos, já que a tireoide se encontra doente e incapaz de produzi-los de forma adequada.

A principal e quase exclusiva indicação para o uso da levotiroxina é, portanto, o hipotireoidismo (para saber mais sobre hipotireoidismo, leia: Hipotireoidismo: o que é, causas, sintomas e tratamento). A levotiroxina também pode ser usada como tratamento completar para alguns tipos de câncer da tireoide.

Mecanismo de ação

Em pessoas saudáveis, a tireoide capta o iodo consumido na dieta e usa-o para criar dois hormônios: triiodotironina (T3) e tiroxina (T4).

O T3 e o T4 produzidos pela tireoide são lançados na corrente sanguínea, onde irão atuar diretamente nas células do nosso organismo, ditando o modo como elas irão transformar oxigênio e glicose em energia. A quantidade de hormônios produzida pela tireoide é dividida da seguinte forma: 80% de T4 e 20% de T3.

O T4 é, na verdade, um precursor do T3. Quem realmente age nas células é o T3. Grande parte do T4 produzido, ao chegar em órgãos ou tecidos, é transformado em T3 para utilização das células. Portanto, o T3 é efetivamente o hormônio tireoidiano que age no nosso organismo. O T4 é uma espécie de reserva, que é usado para gerar mais T3 sempre que necessário.

Quando o paciente apresenta baixa produção de hormônios tireoidianos, a reposição é feita, preferencialmente, com levotiroxina (t4 artificial) para que o organismo continue, de certo modo, com o controle de quanto T4 irá ser convertido em T3, de acordo com as suas necessidades. Se a reposição fosse sempre feita diretamente com T3, o risco de superdosagem do hormônio seria muito maior. Até existem drogas com T3 artificial, mas a maioria dos pacientes atinge um bom controle do hipotireoidismo apenas com a reposição de T4. Obviamente, se uma dose excessiva de T4 for administrada, esse excesso acabará sendo transformado em T3.

Nomes comerciais

A levotiroxina sódica é um medicamento que já é comercializado sob a forma genérica tanto no Brasil quanto em Portugal. Existem também diversas marcas cuja substância ativa é a levotiroxina. Vamos citar algumas.

Nomes comerciais da levotiroxina no Brasil:

  • Puran T4.
  • Synthroid.
  • Euthyrox.
  • Levoid.

Nomes comerciais da levotiroxina em Portugal:

  • Letter.
  • Eutirox.
  • Thyrax.

Como tomar – Posologia

Existem diversas dosagens disponíveis de levotiroxina, as mais prescritas são: 25 mcg (0,025 mg), 50 mcg (0,05 mg), 75 mcg (0,075mg), 88 mcg (0,088 mg), 100 mcg (0,1 mg), 112 mcg (0,112 mg), 125 mcg (0,125 mg), 137 mcg (0,137 mg), 150 mcg (0,15 mg), 175 mcg (0,175 mg), 200 mcg (0,2 mg) e 300 mcg (0,3 mg).

Levotiroxina

A dose da levotiroxina deve ser ajustada de forma a manter normalizados os níveis do hormônio TSH (abaixo de 4,5 a 5,0 mU/L). Para entender melhor a relação entre os níveis de T4 e TSH, leia: TSH E T4 LIVRE | Exames da tireoide.

Em média, a dose necessária para o controle do hipotireoidismo é de 1.6 mcg/kg, o que dá algo em torno de 112 mcg para um paciente de 70 kg. É preciso salientar, porém, que a dose inicial costuma ser mais baixa, principalmente nos idosos e nos pacientes com problemas cardíacos, já que um excesso de T4 pode desencadear arritmias ou eventos isquêmicos. Neste grupo de risco, a dose inicial recomendada é de 25 a 50 mcg por dia, com ajustes a cada 4 a 6 semanas. Nos pacientes jovens e sem outras doenças, a dose inicial pode ser a de 1.6 mcg/kg.

Outra dica importante é orientar o paciente a escolher uma marca e tornar-se fiel à mesma. Existem diferenças de biodisponibilidade do T4 entre as diversas marcas, incluindo genéricos de fabricantes diferentes. Se você toma levotiroxina sódica genérica, decore a empresa farmacêutica responsável pela produção e peça para o farmacêutico não trocar na hora de comprar uma nova caixa. Se a troca de marca ou laboratório for inevitável, sugere-se uma nova dosagem do TSH após 6 semanas para avaliar a necessidade de correção da dose.

A levotiroxina deve ser ingerida em jejum, de preferência 1 hora antes do café da manhã. Um estudo conduzido na Holanda chegou à conclusão que a levotiroxina tomada à noite, antes de dormir, teria melhor desempenho que a forma clássica, de manhã e em jejum. Este estudo, porém, tem algumas falhas, como um grande intervalo de jejum entre o jantar e a administração noturna, e apenas 30 de intervalo entre a dose da manhã e a primeira refeição do dia. Portanto, o melhor horário para a toma da levotiroxina ainda é de manhã e em jejum.

Os sintomas do hipotireoidismo costumam melhorar com 2 a 3 semanas de tratamento, mas o efeito máximo do medicamento demora pelo menos 6 semanas. Por isso, até que a dose correta da levotiroxina seja estabelecida, o paciente deve fazer doseamentos do TSH a cada 6-8 semanas. Uma vez que os sintomas desapareçam e o TSH esteja estabilizado em valores mais baixos que 4,5-5,0 mU/L, a dosagem do TSH pode ser repetida apenas 1 ou 2 vezes por ano.

Para crianças que tenham dificuldade de engolir comprimidos, o mesmo pode ser esmagado e misturado em 10 ml de água. Essa mistura deve ser tomada imediatamente, ela não pode ser armazenada para posterior administração.

Interações medicamentosas

A absorção gastrointestinal da levotiroxina é muito errática e pode ser influenciada por diversos fatores, tais como, idade do paciente, marca do medicamento, problemas gástricos, alimentos e medicamentos tomados concomitantemente.

Alguns medicamentos, exemplificados a seguir, não devem ser tomados nas primeiras 4 horas após a administração da levotiroxina, para que não haja interferência na sua absorção:

  • Colestiramina.
  • Carbonato de cálcio.
  • Sevelamer.
  • Hidróxido de alumínio.
  • Sais de ferro.
  • Multivitamínicos.
  • Orlistat.
  • Sucralfato.
  • Poliestireno sulfonato de cálcio.

Existem também aqueles medicamentos que, mesmo que sejam tomados com grande intervalo de tempo em relação à levotiroxina, podem diminuir a sua eficácia, como, por exemplo: rifampicina, carbamazepina, fenitoína, fenobarbital, sertralina, raloxifeno e omeprazol. Nestes casos, um aumento da dose da levotiroxina pode ser necessária.

A levotiroxina não corta o efeito da pílula anticoncepcional, mas qualquer medicamento à base de estrogênio pode interferir na absorção gástrica do hormônio tireoidiano, podendo ser necessário um aumento da dose da levotiroxina para se conseguir controlar o TSH.

Efeitos colaterais

Em geral, a levotiroxina é uma droga muito bem tolerada pelos pacientes. Os seus efeitos adversos costumam ocorrer quando o paciente está a tomar uma dose acima da necessária para controlar o seu hipotireoidismo.

Quais são os sintomas de dosagem excessiva da levotiroxina?

O excesso de hormônios tireoidianos costuma ser o responsável por boa parte dos efeitos adversos da levotiroxina. Entre eles:

  • Palpitação.
  • Taquicardia.
  • Arritmias cardíacas.
  • Hipertensão arterial.
  • Dor no peito.
  • Agitação.
  • Ansiedade.
  • Dor de cabeça.
  • Insônia.
  • Tremores.
  • Irritabilidade.
  • Suores e calor excessivo.
  • Perda de peso.
  • Alterações menstruais.
  • Diarreia.
  • Aumento do apetite.
  • Cólicas abdominais.
  • Queda de cabelo.

Todo paciente com sintomas sugestivos de excesso de hormônio tireoidiano circulante deve ter o seu TSH reavaliado, para possível correção da dose da levotiroxina.

Reações alérgicas à levotiroxina são raras, mas podem ocorrer.

Contraindicações

São poucas as contraindicações ao uso da levotiroxina. Este medicamento pode ser usado na gravidez e durante o período de aleitamento materno.

O início do tratamento com levotiroxina deve ser evitado em qualquer pessoa com suspeita de hipertireoidismo (doença que provoca produção excessiva de hormônios tireoidianos – leia: Hipertireoidismo e doença de Graves: sintomas e tratamento), em pacientes com suspeita de doença isquêmica do coração (infarto ou angina instável), ou naqueles com insuficiência adrenal sem tratamento.

Levotiroxina emagrece?

Por ser um medicamento que aumenta o metabolismo basal, a levotiroxina tem sido usada de forma inadequada para induzir perda de peso em pacientes sem hipotireoidismo.

A levotiroxina NÃO deve ser usada como droga para emagrecimento. Se a pessoa não tem hipotireoidismo e passa a tomar hormônios, ela desenvolve um hipertireoidismo de origem medicamentosa, que é uma doença com diversos efeitos deletérios ao organismo, incluindo osteoporose, crises de ansiedade, perda de cabelo, alterações menstruais, infertilidade, arritmias cardíacas e até infarto agudo do miocárdio.

Nos pacientes com hipotireoidismo, a droga leva a uma perda de peso que ocorre não só por queima da gordura, mas principalmente por reduzir a retenção de líquidos. Em geral, o paciente perde 2 a 3 quilos apenas. Nos pacientes sem hipotireoidismo, a eficácia da levotiroxina na perda de peso é ainda menor e se dá às custas de um consumo maior de massa muscular do que de gordura. Lembre-se: nem sempre perder peso e emagrecer são sinônimos.

Portanto, quando usado somente com o intuito de emagrecer, os efeitos colaterais da levotiroxina são muito mais relevantes do que a redução da gordura corporal.

Se você quiser ler sobre medicamentos para emagrecer, acesse o seguinte artigo: Remédios para emagrecer: quais são os melhores?


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


155 respostas para “Levotiroxina: para que serve, dosagem e efeitos colaterais”

  1. Edina Lúcia Pilan

    Olá, tirei toda tireóide, tomo levotiroxina de 50 mg, no exame de sangue deu 7,54 hormônio tireoestimulante, preciso aumenta a dosagem?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Edina, não posso à distância indicar alterações no seu tratamento. O que posso dizer é que um nível de TSH de 7,54 mUI/L está um pouco acima do desejado. O ideal é discutir com o seu médico o ajuste da dose.

  2. Cíntia Torres Seisdedos

    Cheguei aqui pesquisando sobre esquecimento de tomar o remédio e acabo descobrindo sem querer que o omeprazol pode diminuir a eficácia do puran T4. Nunca imaginei e tomo os 2 juntos em jejum de manhã. Será que tem problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ideal é tomar a levotiroxina pelo menos 30 minutos antes de qualquer outro medicamento ou alimento.

  3. Silvana

    boa tarde, meu anti tpo deu muito elevado, deu 741,00 trata com levotiroxina ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende do valor do seu TSH.

  4. Bruna sepulvida

    Fui diagnósticada com hipotiroidismo durante a gestação tomei levotiroxina de 25 mcg durante a gestação toda agora q ganhei bb continuo tomando mesma dosagem ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende do valor do seu TSH.

  5. Giovana

    Estou com sintomas como cansaco excessivo, queda de cabelo, meio depressiva. Meu tsh deu 4,31 e a t4 deu 0,87. A médica pediu pra repetir os exames. Fiquei curiosa pq olhando para os valores de referência os exames parecem normais. Poderia me explicar por gentileza?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Esses valores da tireoide não justificam os seus sintomas. Por esse resultado, você não tem hipotiroidismo, que seria um dos possíveis diagnósticos para os seus sintomas.

      1. Patrícia Gimenes

        Olá doutor, tenho Hashimoto,e faço e comecei a TRH ,por conta da menopausa,li na matéria que, qualquer medicação com estrogênio interfere na ação do levotiroxina,como faço pra ajustar isso?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Tem que ir ajustando conforme o TSH. Pode ser que não faça diferença, mas o ideal é dosar o TSH após 4 a 6 semanas e ver se a dose da levotiroxina continua adequada.

  6. Mariana Wanderley Da Silva

    Olá doutor eu tenho hashimoto o indocrino passou 37,5 de tiroxina faz 15 dias de uso mais não tá tendo melhoras ele precisa aumenta de quantas em quantas doses e tempo?
    Obrigada !.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Geralmente, o médico reavalia o valor do TSH após 4 semanas.

  7. Átila Rodrigo justiniano Ribeiro

    Fiz uma cirurgia de retirada da tireoide o resultado de tsh0,01microui/ml é uma tireoglobulina de 7,5ui/ml está normal

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você não tem mais a tireoide, precisa tomar levotiroxina para não ter hipotiroidismo. Esse TSH assim tão baixo sugere que a dosagem do medicamento está acima do necessário. Seu médico já viu esse resultado?

  8. Elianacardosodarosa@gmail.com

    Minha tiroide ta no limite tem que tomar remédio ou não precisa

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O que você quer dizer com no limite?

  9. Annie Irene shackleton de melo

    Gostei muito dos esclarecimentos, foram muito úteis p mim pois tomo há já alguns anos puran t4 75 vou perguntar p o meu médico sobre a sertalina q tomo após 1 hora depois q tomo o puran! Muito obrigado!
    Ok 👍

  10. JOSÉ ANTONIO RIBEIRO DE SOUZA

    Boa Tarde,

    Gostaria de saber se o Syntroid tem algum tipo de Metal Pesado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  11. Ederlin

    Parabéns por este seu trabalho de orientação Dr Pedro, esclareci muitas dúvidas aqui. Tenho 59 anos, peso 87kg e usava à muito tempo o Levoid 50mcg, ultimamente estava com todos os sintomas de hipotireoidismo (desanimo, frio que chegava a doer no corpo, pele seca, cansaço, ganho de peso entre outros). Meu ultimo exame resultou em TSH de 17,72 microUI/ml e T4 livre 0,62ng/ml. Passei a usar o Puran T4 75mcg e minha dúvida é o seguinte: Tomo o Puran pela manhã em jejum e mais ou menos 1 hora e meia depois eu tomo a medicação para hipertensão Brasart HCT 320/25. O Brasart pode influenciar na eficácia da Levotiroxina? Deveria esperar mais tempo para uso desta medicação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1 hora e meia é um intervalo adequado. Não atrapalha.

  12. Cristiane Brandão

    Fui diagnosticada com Hipotireoidismo Hashimoto aos 13 anos com o resultado de TSH 534,10 hoje tenho 21 anos e tomo a dosagem de 150mg desde 2020, mais eu treino na academia mais não consigo engordar ganhar massa passei pela nutricionista e minha alimentação esta adequada a endocrinologista que eu consultei disse que não posso tomar Whey Creatina nem hipercalórico pois prejudica oque fasso pois só com a alimentação não estou conseguindo me alimento igual trator …

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Ela explicou o motivo de você não poder tomar whey ou creatina? Não me lembro de já ter visto algum estudo apontando qualquer interação prejudicial. Na dúvida, você poderia procurar um médico especialista em medicina do esporte para fazer essa avaliação. Ganhar massa muscular sem aumento da ingestão de proteínas ou dieta com excedente calórico é praticamente impossível.

  13. Maria Nóbrega

    Excelente termos este espaço para esclarecer nossas dúvidas! Parabéns pela iniciativa! Gratidão🙏

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  14. Solange

    Eu faço tratamento com o levotiroxina sem data para parar gostaria de saber si vou peder peso e quantos kilos ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só o medicamento pode fazer você perder 1 ou 2 quilos, mas isso não necessariamente vai acontecer. Para perder mais peso, você precisa aumentar seu gasto calórico e/ou diminuir seu consumo de calorias.

  15. Dirlei

    Olá doutor
    Tenho 65 anos, fui diagnosticada com hipotireoidismo só agora, tenho sintomas a anos
    Agora piorou
    TPO 552 UI/ml
    T4 Livre 1,32 ng/dl
    TSH 4,51
    Meu médico receitou Puran 12,5 mcg. Está correta essa dose ? Soube q inicia com 25mcg

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não tem problema iniciar com 12,5 mcg, principalmente em pessoas com 65 anos ou mais.

  16. Marcus Vinicius de Paula

    Sou médico especializado em psiquiatria, e achei o texto escrito pelo colega e bastante completo, didático e elucidativo! Muito obrigado, dr. Pedro Pinheiro, por esta pedra preciosa!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, Marcus. Fico feliz pelo reconhecimento.

  17. Ana Paula agenor da Silva

    Já tive câncer de mama o meu era hormonal agora tô tomando remédio pra tireóide tera algum problema

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não tem problema. São hormônios bem diferentes.

  18. Renata Brandão de Araujo

    Sou portadora de Tireoidite de Hashimoto há 30 anos. Tenho 58 anos e estou com osteopenia.

    Resultado do meu exame fazendo uso de levotiroxina 100mg:

    T4=1.55 e TSH=0.01

    Devo reduzir a dose para 88mg?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O TSH está excessivamente inibido. Isso é sinal de que a dose da levotiroxina está acima da necessária. Converse com o seu endocrinologista.

  19. Renata Brandão de Araujo

    A dosagem da levotiroxina sódica genérica é estável ou uma marca convencional poderia oferecer maior segurança?

    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ideal é escolher uma marca, genérica ou não, e se manter com ela o máximo de tempo possível.

  20. ROSANA FAGUNDES

    Ola, puran pode causar diarreia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, principalmente se a dose não estiver adequada.

  21. Noemia

    Quais são os sintomas do hipertiroidismo?

  22. Roseli

    Puran t4 inibe a fome?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  23. igor

    Bom dia Dr, hipotireoidismo pode causa dificuldade de concentração, e um pouco da perda da memória ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  24. Marcilene Lopes Ribeiro

    Eu tomava sintroid 50 mg ha alguns anos, parei de tomar alguns meses mais ou menos três meses, fiz recentemente exame, e meu tsh deu 16.67 e t4 0.89

    Fui avaliada na clínica da família por uma enfermeira pedindo orientação a médica, ela falaram pra eu começar tomando 25, me dê sua opinião por favor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não vejo nada de errado. Provavelmente, nas próximas semanas, a sua dose vai acabar voltando para os 50 mcg por dia, caso 25 mcg não sejam suficientes para controlar o TSH.

  25. Elizandro Antunes

    Parabéns,

    O homem pode desenvolver a tireóide?, E o que ela pode causar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      As doenças da tireoide ocorrem tanto nos homens como nas mulheres.

  26. Sara

    Primeiro parabéns pela iniciativa ! Descobri o hipot. Com 9 semanas de gestação estava em 10, já iniciei puran 75mg meu bebê corre alguns risco ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o tratamento for feito corretamente, a tendência é não haver problema.

  27. Bruna Rezende Lima Leonardo

    se o TSH, estiver alto >2,5 a mulher consegue engravidar? ou ela irá engravidar somente se ajustar o TSH?

    Desde já agradeço!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, consegue. O problema é se o TSH estiver bem mais alto, tipo acima de 10.

  28. Terezinha Antunes Sant Anna

    É obrigatório ficar em pé fazendo atividades depois de tomar a levotiroxina?Isto é não pode continuar dormindo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Basta tomar em jejum, não precisa fazer exercício nem ficar acordada.

  29. marcelo

    Tenho arritimia graves .entao nao posso comeca a tomar ?

    Sem inicia usa medicacao como vou fazer ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que começar com uma dose bem baixa e ir subindo aos poucos. Sempre com acompanhamento do cardiologista.

  30. Fabio

    Boa tarde doutor

    Tomo puran de 50

    Tenho 39 anos peso 82kg

    Meu último exame em julho o tsh de 3.42

    Mais de uns dias p.ca venho sentindo-se cansado , intestino preso , temperatura corpo não passa de 35,5 , batimentos na casa dos 60bpm , pressão de vez em quando sobe do nada

    Comecei com 25 , 37,5 e hoje tomo 50mcg puran

    Será que a dose tá baixa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Tem que repetir o TSH para saber. Não se mexe na dose do Puran sem que o valor do TSH esteja elevado.

  31. Maria

    O médico diminuiu meu pura de 75 p 62,5 estou..cansada..fraqueza..depressiva..pode ser pela troca do medicamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode. O ideal é fazer um TSH para ver se o hipotireoidismo continua controlado apesar da redução da dose do Puran T4.

  32. ANGELA MARIA DIAS DOS SANTOS

    A levotiroxina pode causar urticária?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Qualquer medicamento pode provocar urticária se o paciente for alérgico a alguma das substâncias presentes.

  33. Rita Ribeiro

    Boa noite Dr. Tenho 68 anos e há anos tomo eutirox 75mg, mas de uns tempos pra cá o clínico mudou a dosagem para 25, tenho 70 kg, e o TSH 0,52 pUi/ml, tô achando que desregulou tudo, muita insônia. O Sr. acha que devo voltar para 75 mcg. Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O TSH está bem baixo. O seu médico fez o correto reduzindo a dose.

  34. Luciana

    Boa noite

    Qd comecei a tomar o puran meu tsh estava 9, com o passar dos anos o tsh baixou muito, está 2, tomo o remédio e me sinto estranha. Será que devo parar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se parar, o seu TSH vai volar a subir e você terá sintomas de hipotiroidismo. A única coisa que a levotiroxina faz é repor os hormônios tireoidianos que a sua tireoide já não consegue produzir sozinha.

  35. Lilian

    Puran tem hormônio feminino? Meu filho menino poderia tomar? Isso influenciaria na opção sexual dele?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A levotiroxina (Puran) não tem nada a ver com os hormônios sexuais. Homens e mulheres podem tomar, se houver indicação. Em relação à última pergunta, a orientação sexual do indivíduo não pode ser controlada por hormônios. Por exemplo, mulheres que usam testosterona para ficarem mais fortes não viram lésbicas só por isso. A orientação sexual é algo bem mais complexo e que não pode ser controlada.

  36. Sonia Maria Maragna de Oliveira

    Problemas renais pode tomar levotiroxina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode.

  37. Valdemar v.graff

    Emagreci uns 18 quilos, tenho hipotireoidismo e tomo levotiroxina 75 há muito tempo o que devo fazer? E se eu parar um tempo de tomar o que acontece?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se você parar com a levotiroxina, voltará a ter sintomas de hipotireoidismo.

  38. Neide

    Dr Pedro , Idosos com osteoporose podem tomar puran 50

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, podem.

  39. Elizabeth

    O puran T4 pode causar diarreia para as pessoas que tem hipotireoidismo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode, principalmente se a dose estiver excessiva.

  40. Tatiane

    Só agradecer pela explicação!! Hoje faz 1 mês que tirei a tireoide por causa de câncer, já engordei quase 3 kg, tomo 112mg de eutirox, sou de Portugal.

    Espero q a medica aumente a dose, sinto me muito lenta, intestino preguiçoso…

    Só vou lá final de julho

    Muito bom! Parabéns Doutor

  41. Cleber Antonio Martins

    Faço uso diário do Euthyrox 137 mg, no Brasil, porém hoje moro na Itália e não há essa dosagem. Por qual devo substituir?

    Obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se não existe a sua dosagem, para você não ficar sem a medicação, existe uma opção emergencial até que você seja consultado por um médico aí: partir um comprimido de 25 µg e tomá-lo junto com um de 125 µg, o que daria 137,5 µg de levotiroxina. Outra opção é tomar a dose de 125 µg até conseguir ter a consulta. Mas essa dose pode ser baixa, você precisa ir logo ao médico, não dá para reduzir a dose e ficar sem seguimento.

  42. Silvia Helena

    Dr. Pedro, algumas pessoas tem depressão por falta desse hormônio? Melhora depois do tratamento?

    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é possível ter um quadro semelhante à depressão no hipotireoidismo. Melhora com o tratamento.

  43. Silvia Helena

    Dr. Pedro

    Esse remédio é para sempre? Não tem cura? Eu achei que a queda de cabelo melhorava quando começasse o tratamento. Com o tratamento cai o cabelo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, o tratamento tende a ser para sempre. A queda de cabelo melhora com o tempo.

  44. Silvia Helena

    Boa noite Dr. Pedro. A médica aumentou minha dose de Puran de 25 MG para 50mg. Estou sentindo um desconforto com diarreia (comecei a tomar 50mg há 5 dias) Pode ser a dose que aumentou? Obrigada. ;)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode.

  45. Maria Aparecida Hernandes marques Martin

    Tenho válvula mitral metálica tomo puran de 50 mas me ascelera muito o coração

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O Puran só causa aceleração dos batimentos se estiver numa dose acima da necessária. Antes de culpar o medicamento, é preciso investigar corretamente o motivo da sua taquicardia.

  46. Sueli custodio

    o remédio puran para tireoide corta o efeito do anticoncepcional diclin?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  47. Janice Regina Penteado

    Tomo Puran 75mcg, ando sentindo muito cansaço, fiz o exame TSH resultado 31,85
    T4 livre 0,67 ng/dl

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você tem que levar esse resultado ao seu médico, o seu hipotireoidismo não está controlado. TSH está muito alto, a dose do Puran não está adequada.

  48. Nanny

    Tomo 200 msg de euthyrox e hoje me confundi e tomei 400mcg pé o pode ocasionar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se foi apenas uma dose isolada, é possível que você não sinta nada de mais. Em geral, os sintomas do excesso de levotiroxina são os mesmos do hipertireoidismo: suores, coração acelerado, calor, agitação, irritação, tremores, etc.

  49. Rosangela do Nascimento

    Qual o motivo de ter que ficar em jejum para tomar o Puran

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Melhora a absorção do medicamento.

  50. Mônica

    Dr bom dia. Eu estou grávida de 25 semanas e estou tomando eutirox desde o início. Quase não ganhei peso. Minha dúvida é: após a gestação, se meus exames voltarem ao normal e parar de tomar o remédio, corre risco de engordar muito?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o TSH voltar ao normal, você não precisa do Eutirox. Portanto, não vai ganhar peso só porque está sem o medicamento.

  51. Erica

    Doutor, tenho hipotireodismo e gostaria de saber o que o senhor pensa sobre o tratamento ckm lugol para cura da tireoide?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não tem indicação e ainda pode fazer mal. Veja o posicionamento da Sociedade Brasileira de Endocrinologia – http://www.tireoide.org.br/posicionamento-sobre-lugol/

  52. Loreanne

    Lí vários artigos na página e simplesmente adorei, sou estudante de medicina ,
    e inclusive me ajudou muito a entender sobre diversas patologias. Simplesmente está de parabens e recomendarei essa página aos amigos.
    Obrigada dr !

  53. Alicinha

    Dr. esquecendo o horario de tomar em jejum, pode tomar o levoid sodica em qualquer horario, ou melhor deixar pro outro dia em jejum?…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O melhor é tomar a qualquer horário, fora das refeições, do que esperar pelo dia seguinte.

  54. PAULO

    Quanto tempo leva para o remedio começar a fazer efeito

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Depende de quanto tempo vai demorar para acertar a dose que controla o TSH. De qualquer forma, após os primeiros dias, você já deve notar algum melhora.

  55. Iara

    Excelente, parabéns Dr. Tira muitas duvidas

  56. Isabel Quelhas Ribeiro

    Segundo me disseramm o Eutirox 50, deve ser tomado 15 minutos antes do pequeno-almoço só com água.
    O meu pequeno almoço é constituído por leite com biscoitos ou café.
    O leite tem cálcio claro…. Poderá haver problema??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O indicado é que a levotiroxina seja tomada em jejum, e o intervalo até o pequeno-almoço deve ser próximo de 1 hora e não somente 15 minutos.

  57. Estevan Tomazini

    Fiquei me perguntando aqui… uso a longo prazo atrofia a glandula?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  58. Socorro

    Toma a dosagem de 125mcg, mas sem querer tomei duas pilulas em um dia, tem algum problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se foi uma única vez só, não devem haver maiores problemas.

  59. Severo Silva Snape

    Caro Dr. descobri que sou o mais recente “portador de hipotireoidismo” da praça…gostaria de um esclarecimento…tenho uma receita para começar a tomar a levotiroxina sódica, metade de um comprimido, por uma semana e depois um comprimido inteiro sem parar, provavelmente pro resto de minha miserável vida…gostaria de saber essa receita está correta ? é isso mesmo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Difícil opinar à distância, mas, em princípio, sim., não vejo nada de estranho nessa receita.

  60. Tamara

    O uso do continuado do Puran pode afetar a fertilidade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, a sua falta é que afeta.

  61. laurindo

    vou fazer exame de sangue para ver se o remedio fez efeito, vou ir de jejum minha duvida é nesse dia ao acordar eu tomo o remedio pra ir fazer a coleta de sangue?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim. Continua tomando normalmente.

  62. Rosana Senna

    Boa noite dr. , meu filho de 14 anos está tomando há 60 dias a medicação, terá que tomar ainda por mt tempo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se ele tiver hipotireoidismo, é possível que precise da medicação pro resto da vida.

      1. Rosana Senna

        Muito obrigada pela resposta!

  63. Josué Dias dos Santos

    Bom dia Dr. Pedro. Li que é interessante tomar um copo de água pela manhã, logo após acordar. Daí gostaria que o Sr. informasse se a ingestão de um copo de água antes ou após o uso do puran, sem respeitar o período de jejum, seria negativo. Ou seja, a ingestão de água interrompe o jejum?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Água não atrapalha.

  64. Amarilis

    Dr., bom dia!
    Ouvi dizer que se eu tomar o remédio em jejum e voltar a dormir, não faz efeito… é verdade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não é verdade..

  65. isaura

    Dr. gostaria de saber quantas horas de jejum eu tenho que estar para tomar o medicamento…….trabalho a noite e tenho o hábito de comer as 4:00 horas e acordar as 10:00 e tomar o medicamento…o meu médico disse que posso comer após 15minutos após ingerir o remédio obrigada….

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que estar com o estômago vazio, o que significa pelo menos 2 a 3 horas de jejum. Após tomar o medicamento, o ideal é ficar pelo menos mais 30 minutos sem comer.

      1. Barbara Faleiro

        Graças a Deus!!!!!!!! Há meses que ninguém me responde a isso… sofro com insônia crônica e acabo não conseguindo permanecer a madrugada em jejum. Mas existe alguma regra que tenha que tomar o hormônio sempre no mesmo horário?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          O ideal é manter alguma regularidade. Não precisa ser exatamente na mesma hora, mas tomar um dia de manhã e outro no final da tarde não é correto.

    2. Silvia

      Parabéns..respostas claras e cuidadosas

  66. Thiago

    Dr e quem gosta de tomar uma cervejinha pode tomar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com moderação, sim.

  67. Carla

    Nossa parabéns ameei essa página…super esclarecedora,parabéns!!!

  68. Hector

    Dr. E quando os efeitos colaterais são intoleráveis? O que Fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a dose estiver correta, não é esperado haver efeitos colaterais intoleráveis.

      1. Hector

        Dr. No meu caso a dose está correta. Recentemente fiz os exames (12 Dias) e mesmo assim os efeitos colaterais descritos na bula (Alguns) ainda persistem. Nesse caso, é recomendável a suspensão da Droga?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Quais são os efeitos colaterais?

        2. Hector

          São Muitos. Os Principais são: Insônia, fraqueza muscular, ausência de ânimo, letargia, cansaço excessivo, falta de concentração e outros. Acho ainda que estou caminhando para uma depressão.

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Mas isso são sintomas do próprio hipotireoidismo. Depressão também pode provocar um quadro parecido. Se você tem hipotireoidismo, essa droga é necessária para o tratamento adequado. Antes de culpar o remédio pelos sintomas é preciso avaliar o seu caso com atenção.

        4. Hector

          Claro! Dr. Só mais uma dúvida. É Possivel fazer o transplante da Glândula Tireóide?

        5. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não. O transplante de órgão exige a utilização de medicamentos imunossupressores para impedir a rejeição. Estas drogas são muito mais caras e têm efeitos colaterais muito mais graves que a levotiroxina.

  69. antonio

    qual o problema que tomando esse remédio por muitos anos pode acarretar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Nenhum. Problema você terá se for hipotireoideo e não tomá-lo

  70. Eduardo Henrique

    Quem toma levotiroxina pode ingerir bebidas alcoólicas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Com parcimônia, sim.

  71. Jessica Pereira

    o medicamento levotiroxina corta ou reduz o efeito do anticoncepcional?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não interfere na ação da pílula.

  72. Maria Lima

    Quais alimentos podem interferir na absorção da levotiroxina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Qualquer alimento interfere.

      1. Claudiomar Pinheiro

        Posso tomar esomeprazol, se estou tomando puran t4 125mc? estou em dúvida.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não tem problema.

        2. Naira

          Gostaria de saber se ha diferença entre o Puran e Euthyrox, muitas alegam que o Puran engorda, é verdade?

        3. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Não há diferenças relevantes. É a mesma substância produzida por laboratórios diferentes.