Tratamento da faringite (dor de garganta)

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 32 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 5 minutos

Qual é o melhor tratamento para dor de garganta?

A dor de garganta é um sintoma extremamente comum. Sua origem é, habitualmente, uma inflamação da faringe (faringite) ou uma inflamação das amígdalas (amigdalite).

Em mais da metade dos casos, a dor de garganta tem origem viral ou alérgica, não havendo, portanto, um tratamento específico para melhorar a inflamação, uma vez que os antibióticos só estão indicados nos casos de faringite ou amigdalite de origem bacteriana.

A dor de garganta de origem viral costuma ser autolimitada e melhora espontaneamente após alguns dias. Isso significa que o seu tratamento deve ser apenas sintomático, ou seja, voltado para o alívio dos sintomas, e não contra o vírus, pois deste, o sistema imunológico do paciente toma conta.

A distinção entre faringites (ou amigdalites) virais, alérgicas e bacterianas é importante, já que os remédios indicados para tratar cada um desses tipos de dor de garganta serão diferentes de acordo com a sua causa.

Em geral, não é necessário submeter todos os pacientes com garganta inflamada a exames laboratoriais para saber se a causa é viral ou bacteriana. Apenas os pacientes com as seguintes características devem ser rastreados:

  • Febre alta.
  • Pus nas amígdalas.
  • Linfonodos palpáveis e dolorosos no pescoço.
  • Ausência de outros sintomas de virose, como tosse, coriza ou espirros.

Se o paciente não tiver pelo dois dos critérios acima, ele pode ser tratado apenas com medicação sintomática. Não são necessários exames laboratoriais nem tratamento com antibióticos.

Neste artigo abordaremos apenas o tratamento sintomático da dor de garganta, ou seja, excluiremos os antibióticos, que é a forma de tratamento diretamente voltada contra infecções bacterianas.

Se você procura informações sobre as faringites bacterianas e o tratamento com antibióticos, acesse os seguintes artigos:

Remédios para garganta inflamada

Independentemente da origem da dor de garganta, o médico deve estar sempre aberto a tratá-la, pois mesmo nas formas benignas e autolimitadas, os sintomas costumam ser muito incômodos.

O fato da faringite ter origem viral ou alérgica e, portanto, não necessitar de antibióticos, não significa que outros medicamentos voltados para alívio dos sintomas não possam ser usados.

Se o paciente tem dor e dificuldade para engolir, e expressa desejo de tratar esses sintomas, há uma gama de opções para se alcançar esse objetivo.

Garganta inflamada de provável origem viral.
Garganta inflamada de provável origem viral.

Também nas amigdalites bacterianas, a prescrição de medicamentos sintomáticos é importante e indicada, pois os antibióticos demoram de 24 a 48 horas para fazer efeito. O paciente não precisa ficar sofrendo esse tempo todo com a garganta irritada à espera da ação antimicrobiana.

O que segue é uma revisão sobre os medicamentos sintomáticos mais utilizados para dor de garganta.

Pastilhas para dor de garganta

Existem atualmente no mercado dezenas de tipos diferentes de pastilhas para dor de garganta, que podem ser adquiridas facilmente em qualquer farmácia sem prescrição médica. As principais substâncias presentes nestas pastilhas são o mentol, ambroxol, benzidamina, lidocaína, benzocaína e alguns anti-inflamatórios.

As pastilhas têm efeito melhor que os sprays, mas não devem ser utilizadas em crianças com menos de 4 a 5 anos pelo risco de engasgo.

Selecionamos algumas das substâncias mais estudas para fazermos uma rápida revisão da sua eficácia e efeitos colaterais. Todas as pastilhas descritas abaixo são indicadas apenas para tratamento sintomático, não possuindo nenhum efeito antibacteriano relevante.

Mentol

O mentol é uma substância frequentemente presente nas pastilhas para dor de garganta, seja ela sozinha ou em combinação com outras substâncias ativas.

O mentol comprovadamente possui propriedades anestésicas, embora ele não tenha sido estudado especificamente para o tratamento sintomático da inflamação da garganta. É uma opção válida e com baixíssima taxa de efeitos colaterais para quem procura alívio da ardência na garganta em casos leves a moderados.

Ambroxol

O ambroxol é um anestésico local, já relativamente bem estudado para o tratamento das dores de garganta, principalmente as de origem viral e alérgica.

As pastilhas contendo ambroxol são comprovadamente efetivas no alívio da dor de garganta moderada a grave. O efeito costuma ter o seu pico após 30 minutos e chega a durar até 3 horas.

Este tratamento costuma ser bem tolerado, apesar de alguns pacientes queixarem-se de dormência da língua ou na cavidade bucal e alterações temporárias na percepção do paladar.

Lidocaína

A lidocaína é um anestésico local mais forte e com ação mais longa que o ambroxol. Seu uso em pastilhas para faringite é muito comum e a sua eficácia no controle da dor é cientificamente comprovada.

Porém, assim com as pastilhas de ambroxol, a maioria dos estudos foi feita somente com pacientes que apresentavam faringite viral ou alérgica. Nas faringites bacterianas, as pastilhas de lidocaína foram pouco estudadas, mas admite-se que a sua eficácia sintomática seja semelhante.

A lidocaína está associada a uma rara, mas potencialmente fatal, complicação que se chama meta-hemoglobinemia.

Benzocaína

A benzocaína é um anestésico local com ação semelhante à lidocaína. A benzocaína também está raramente associada à ocorrência de meta-hemoglobinemia.

Benzidamina

A benzidamina é uma substância anti-inflamatória e anestésica muito utilizada em pastilhas contra dor de garganta. Estudos clínicos comprovam sua eficácia no controle da dor. O efeito colateral mais comum é uma dormência temporária na boca.

Difenidramina

A difenidramina é um anti-histamínico, ou seja, um fármaco antialérgico. Sua principal indicação é nas faringites de origem alérgica, sendo um pouco menos efetiva que as pastilhas citadas acima para as dores de garganta de origem infecciosa.

Sprays para dor de garganta

A maioria dos medicamentos existentes em pastilhas também podem ser encontrados em spray. Em geral, a eficácia da pastilha é superior, sendo o spray a melhor opção quando há risco do paciente se engasgar com as pastilhas, como no caso de crianças pequenas.

Analgésicos e anti-inflamatórios

Há uma grande variedade de analgésicos e anti-inflamatórios em comprimidos que podem ser usados para alívio das dores em casos de garganta inflamada. 

Analgésicos e anti-inflamatórios também têm ação antipirética, servindo não só para controlar a dor, mas também a febre, caso ela esteja presente.

É sempre importante relembrar que anti-inflamatórios não são antibióticos e, portanto, não agem diretamente sobre as bactérias em caso de amigdalite ou faringite bacteriana (leia: Diferenças entre antibióticos e anti-inflamatórios).

Entre os analgésicos mais usados, destacam-se o Paracetamol e a Dipirona. Entre os anti-inflamatórios, as opções são muito numerosas, incluindo Ibuprofeno, Diclofenaco, Nimesulida, Piroxicam, Celecoxibe e outros. Dentre todos os anti-inflamatórios, o mais estudado para a dor de garganta é o Ibuprofeno.

Em geral, os anti-inflamatórios são mais efetivos que os analgésicos, mas têm taxas de efeitos colaterais um pouco mais elevadas (leia: Anti-inflamatórios | Ação e efeitos colaterais).

A aspirina (ácido acetilsalicílico) também é uma boa opção, mas o seu uso não está indicado para crianças ou adolescente pelo risco de uma rara complicação chamada síndrome de Reye, que provoca edema cerebral e insuficiência hepática.

Remédios caseiros

Algumas medidas simples, que podem ser instituídas em casa, ajudam a melhorar os sintomas da dor de garganta. A mais popular é o gargarejo com água morna e sal.

Não há estudos que tenham comprovado a sua real eficácia, mas por se tratar de uma medida barata e sem riscos de efeitos adversos, ela é muito indicada. Diluia meia colher de sal em 300 ml de água morna e faça vários gargarejos ao longo do dia. Tenha cuidado apenas para não engolir essa água para que você não fique ingerindo quantidades desnecessárias de sal.

Se você tem dor e sensação de garganta seca, hidrate-se bem. Beba bastante água durante o dia. O mesmo vale caso você tenha febre.

Ao contrário da crença popular, a maioria das pessoas pode consumir água fria durante uma crise de dor de garganta. Algumas delas até preferem, pois o frio alivia os sintomas. Chupar gelo ou tomar sorvete também podem ajudar. É preciso lembrar, porém, que algumas pessoas referem ter dor de garganta ao tomarem líquidos gelados. Somente nessas, a ingestão de alimentos frios deve ser evitada.

Bebidas mornas são permitidas, mas se elas estiverem muito quentes, podem ser prejudicais, pois aumentam a inflamação da garganta.

Chupar balas ou mascar chicletes ajudam a aumentar a salivação, mantendo a cavidade bucal mais bem hidratada, o que em muitos casos alivia a dor de garganta. É por isso que muitos remédios para faringite vêm sob a forma de pastilhas. Escolha uma que contenha mentol ou eucalipto, pois elas têm um efeito “refrescante” que ajuda no controle da dor.

Sopas mornas ajudam, pois, além do fato do consumo de líquidos ser mais bem tolerado que o de sólidos, a sopa tem água e sal, o que pode trazer alívio dos sintomas.

O descanso é essencial no tratamento de qualquer infecção. Se a sua garganta está inflamada, evite fazer esforços e procure dormir bastante. Também é importante evitar ambientes com fumaça ou locais muito frios e secos para não perpetuar a irritação da garganta. Fumar durante a crise costuma agravar a inflamação.

Tratamentos com pouca ou nenhuma eficácia

Existem muitas substâncias com grande apelo popular para o tratamento da dor de garganta que, aparentemente, apresentam pouca ou nenhuma eficácia. A mais conhecida é o mel.

Não há nenhum grande trabalho científico que tenha conseguido demonstrar um real benefício do mel como tratamento de faringites ou amigdalites. Alguns pequenos estudos mostram que o efeito é um pouco superior ao placebo, mas esses resultados positivos ainda não foram reproduzidos por nenhum grande estudo controlado.

O própolis é outra substância muito famosa e frequentemente associada ao mel. O própolis até apresenta algum efeito anti-inflamatório, mas ele é muito pequeno. Funciona muito menos que qualquer anti-inflamatório comum ou pastilhas para dor de garganta.

A papaína, além de não melhorar a inflamação na garganta, em grandes quantidades pode agravar a dor.

A planta do marshmallow tem sido usada há séculos como tratamento para o alívio da dor de garganta. Acredita-se que o marshmallow moderno, produzido industrialmente sob a forma de doces, possa manter algumas dessas propriedades. Esse fato, porém, nunca foi devidamente estudado.

O consumo de vitamina C, ou qualquer outra vitamina, não acelera a cura das infecções de garganta, sejam elas de origem viral ou bacteriana. Frutas são sempre uma opção saudável de alimentos, mas para tratar inflamações de garganta elas não têm nenhum efeito.

Não há trabalhos que provem a eficácia da homeopatia ou da fitoterapia no tratamento das amigdalites ou faringites. Estudos mostram que o tempo de doença e a incidência de complicações com esses tratamentos são iguais aos do placebo.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


32 respostas para “Tratamento da faringite (dor de garganta)”

  1. ANGEL DA SILVA SANTOS

    Ratundil 60 mg serve para inflamação na garganta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O princípio ativo do Ratundil é Acemetacina, que é um anti-inflamatório comum. Ele não trata a causa da dor de garganta, mas melhora os sintomas.
  2. Maria Célia Ribeiro

    Saber qual o melhor diclofenaco para garganta inflamada por uma gripe muito forte.. é o de potássio ou de sódico

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Tanto faz, são iguais.
  3. Mary

    qur tipo de inflamação eh causada quando gritamos muito e a garganta fica muito irritada? A minha ficou muito dolorida e inchada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O que inflama quando gritamos muito é a laringe, estrutura que fica abaixo da faringe.
  4. Monica Antunes

    Cataflam serve para dor de garganta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Serve só para aliviar a dor, não trata a infecção.
  5. Ana Costa

    Olá Dr Pedro, contraí Covid, há 2 dias, tenho essencialmente motas dores de garganta, tosse não produtiva e sub-fefril até 38, além de muito cansaço, o que me aconselha para a dor de garganta, tenho feito Brufen 600 mas com pouco efeito

    Muito obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Além do ibuprofeno, não há muito mais o que fazer em caso de faringite viral. Algumas pessoas sentem alívio com gargarejos de água morna e outras com pastilhas contendo mentol ou qualquer outra substância semelhante. Mas, na prática, o que vai fazer curar mesmo é só o tempo.
  6. maria helena cardoso
    e o ebuprofeno serve para dor de garganta ??? e como ele deve ser tomado ????
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Serve para aliviar a dor, mas não trata a causa da dor de garganta.
  7. Inês Prates
    Muito esclarecedores seus artigos. Minha dores: palato, garganta e faringe ( sem pus, apenas avermelhadas ou esvbranquiçadas) se intensificaram após procedimento odontologico. Logo sem seguida, “peguei” gripe, nesse caso, poderia ser viral ou bacteriana?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Na imensa maioria dos casos, a origem é viral.
  8. Edileuza de Jesus Lopes Pereira
    Ainda existe aquele remédio Bactrim f
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sim, existe. O genérico é o sulfametoxazol-trimetoprim. Mas pra dor de garganta ele não é uma opção boa.
  9. Ana
    Dr., estou com uma amigdalite muito avançada. Comecei o tratamento com antiinflamatorio (nimesulida), mas as altas doses de antiinflamatorio e analgésico, combinado com uma alimentação precária por conta das dores intensas na garganta, prejudicaram muito meu estômago, causando crise de vômito. Por essa razão, a medica decidiu pelo uso de um antiinflamatorio injetável por cinco dias, o Meloxicam, combinado a uma dose injetável de benzetacil. Mas, lendo a bula do Meloxicam, percebi que essa não é uma indicação comum do remédio. Devo voltar à medica ou sigo tomando a medicação como indicado?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O mais importante é o antibiótico, que é o benzetacil. O meloxicam é apenas um anti-inflamatório pra aliviar a dor.
  10. Gabriel
    Amoxilina cavulin ajuda no tratamento da garganta???
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Se a faringite for de origem bacteriana, sim.
  11. Naína Braga
    to com a garganta inflamada ha 4 dias sem melhoras mesmo tomando antibiotico e mel. não tem pus mas parece quem minha garganta ta pegando fogo uma dor horrivel
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Primeiro tem que ver se a dor de garganta é de origem viral ou bacteriana. Antibióticos só funcionam contra bactérias. Segundo, é preciso saber se o antibiótico está correto.
    2. Willás
      Tô com muito dor cheio de placas e na upa só mim remédio não mim dao antis flamatorio oque faço
      Mim. Ajude
      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
        Dr. Pedro Pinheiro
        Se há placas de pus na garganta, você precisa de antibiótico.
  12. Pedro Lopes
    Olá, Dr. Pedro!
    A colher referida no artigo é de sopa ou de chá?
    Grato desde já pelo esclarecimento.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Chá.
  13. Izael
    Olá doutor! Essa é apenas mais uma das excelentes publicações sua. Mas, gostaria de ressaltar sobre os medicamentos caseiros. Connheço um, na prática, q foi bastante eficaz pra mim, o uso da casca de romã. Olha a receita
    ingredientes:
    Casca de romã seca, água e sal.

    Gargarejar várias vezes ao dia.

    Não conheço nenhuma publicação a respeito da eficácia do romã, nem sei q tipo de inflamação na garganta eu tive, mas, posso afirmar a sua eficácia no tratamento.
    Além disso me parece q o sal tem efeito antiinflamatório.

    1. bruno miranda
      No texto fala que água e sal são eficazes, provavelmente a romã só tá de enfeite aí.
  14. RenataCMS
    Olá doutor, excelente artigo. Em casos de faringite viral, o antibiótico pode piorar a infecção?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não, não fará efeito nenhum na infecção. O que pode ocorrer são os efeitos colaterais normais dos antibióticos, como diarreia ou náuseas, por exemplo. Mas na infecção viral em si não muda nada.
      1. Amanda

        Dr. entre nimesulida ou ibuprofeno para garganta inflamada com muita febre alta , qual dos dois tomar ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro
          Ibuprofeno.