Infecção por Clamídia (Chlamydia trachomatis)

Dr. Pedro Pinheiro

comment 97 Comentários


Introdução

A clamídia é a doença sexualmente transmissível mais comum no mundo. A maioria dos pacientes infectados por essa bactéria não costuma desenvolver sintomas, mas quando isso ocorre, o quadro clínico é muito parecido com o da gonorreia, sendo impossível distingui-las apenas pelos sintomas.

Como a clamídia é uma infecção transmitida através de relações sexuais, a forma mais eficaz de preveni-la é com sexo seguro, através do uso de camisinha.

Se você procura informações sobre gonorreia, o seu texto é este: GONORREIA – Sintomas e Tratamento.

O que é clamídia?

A clamídia é uma doença sexualmente transmissível, causada por uma bactéria chamada Chlamydia trachomatis.

Nem todas as pessoas contaminadas com clamídia apresentam sintomas, podendo a infecção passar despercebida por muitos anos. Os pacientes com clamídia assintomática tornam-se fontes de contaminação permanentes, motivo pelo qual a clamídia é a DST mais comum no mundo. Quem transmite clamídia pode não saber que está contaminado e quem se contaminou pode não saber de quem pegou.

Estima-se que 5% da população adulta e 10% da população adolescente sexualmente ativa estejam contaminados com a Chlamydia trachomatis. A infecção por clamídia é mais comum em jovens, pessoas que tenham tido  múltiplos parceiros (as)  nos últimos anos ou pessoas que não costumam usar camisinha durante as relações sexuais.

Formas de transmissão

A Chlamydia trachomatis pode ser transmitida por duas maneiras: pela via sexual (anal, vaginal ou oral) ou de mãe para filho, durante a passagem do bebê pelo canal vaginal na hora do parto.

Assim como na gonorreia, nos adultos e adolescentes a transmissão é exclusivamente por via sexual. Não se pega clamídia em banheiros ou piscinas públicas. O beijo também não é uma forma de transmissão da clamídia.

A transmissão através de toalhas ou roupas íntimas ainda não foi comprovada, mas ela é teoricamente possível caso haja contato com secreções contaminadas frescas. Por exemplo, se uma mulher com corrimento vaginal contamina uma toalha e outra pessoa imediatamente a usa para secar suas partes íntimas, é possível haver transmissão. Isso, porém, é uma situação muito hipotética, e o que observamos na prática é a via sexual como única forma relevante de transmissão desta DST entre adultos.

A contaminação dos olhos pela clamídia pode ocorrer se as mãos estiverem contaminadas com secreções vaginais e o indivíduo coçar os olhos sem lavá-las antes.

Sintomas

Como já foi referido, a maioria dos pacientes que se contaminam com clamídia não apresenta sinais da doença. Nas mulheres apenas 10% desenvolvem sintomas; nos homens, o número é um pouco maior, ao redor dos 30%. Entretanto, é bom destacar que mesmo sem sintomas, o paciente contaminado é capaz de transmitir a doença para seus parceiros.

Nos pacientes que desenvolvem sintomas, os mesmos costumam surgir entre 1 e 3 semanas após a contaminação.

Nas mulheres, os principais sintomas da Chlamydia trachomatis são:

Nos homens, os sintomas mais comuns de clamídia incluem:

  • Ardência ou dor ao urinar.
  • Saída de corrimento purulento pela uretra.
  • Dor nos testículos.
  • Inchaço do saco escrotal.
  • Proctite (inflamação do ânus que ocorre em homens homossexuais passivos).

A faringite por Chlamydia trachomatis é um quadro incomum, mas pode surgir se a via de transmissão for o sexo oral.

Complicações

As complicações da infecção pela Chlamydia trachomatis costumam ocorrer nos pacientes com poucos ou nenhum sintoma, que por isso mesmo, acabam não procurando tratamento médico.

A principal complicação da infecção por clamídia nas mulheres é progressão da bactéria em direção ao útero, trompas e ovários, provocando uma grave infecção conhecida como doença inflamatória pélvica (DIP). Cerca de 10 a 15% das mulheres infectadas com a Chlamydia trachomatis desenvolvem DIP.

Infertilidade também é uma complicação comum da clamídia não tratada e ocorre por lesão das trompas e/ou do útero por infecção prolongada.

As mulheres com infecção por Chlamydia trachomatis (especialmente a causada por sorotipo G) apresentam 6 vezes mais riscos para o desenvolvimento de câncer do colo do útero.

Nas grávidas, infecções por clamídia podem levar a parto prematuro. Bebês que nascem de mães infectadas podem se infectar e desenvolver complicações precoces. A clamídia é uma das principais causas de pneumonia e conjuntivite em recém-nascidos.

Nos homens a complicação mais comum é a prostatite, infecção da próstata. Infecção do epidídimo, estrutura localizada logo acima dos testículos, também pode ocorrer.

Linfogranuloma venéreo

Existem alguns sorotipos da Chlamydia trachomatis, chamados L1, L2 e L3, que são capazes de apresentar uma doença chamada linfogranuloma venéreo, um quadro diferente da infecção clássica pela clamídia.

No linfogranuloma venéreo, a infecção inicial é caracterizada por um pequeno nódulo, que se rompe e forma uma úlcera genital. Duas a seis semanas mais tarde a infecção estende-se para os nódulos linfáticos regionais, ou seja, para os gânglios da virilha. O paciente apresenta um ou mais gânglios inflamados e aumentados, chamados bubões. Estes bubões podem romper-se, drenando grande quantidade de pus.

Diagnóstico

O exame para identificar a clamídia é feito através da urina ou por amostra de material colhido com um cotonete na vagina, colo do útero ou na uretra. Os resultados estão geralmente disponíveis no prazo de 24-48 horas.

Muitos médicos solicitam a sorologia para pesquisa dos anticorpos IgM e IgG contra a clamídia, mas esse exame, apesar de útil, não é o mais confiável. Se for possível, a pesquisa da Chlamydia trachomatis deve ser feita por uma técnica chamada PCR, que procura a presença do DNA da clamídia nas secreções vaginais. Nos homens, essa pesquisa do DNA pode ser feita na urina.

Tratamento

O tratamento da clamídia é simples, feito com administração de antibióticos. A azitromicina em dose única de 1 grama é o antibiótico mais prescrito. O paciente infectado deve ficar por pelo menos 7 dias sem atividade sexual após o início do tratamento (leia: Azitromicina: indicações, doses e efeitos colaterais).

Recentemente, a doxiciclina 100 mg duas vezes por dia por 7 dias tem ganhado popularidade entre os ginecologistas. As vantagens da doxiciclina sobre a azitromicina são:

  • Ligeira superioridade na taxa de cura (97.4% contra 96.2%).
  • Eficácia superior no tratamento do linfogranuloma venéreo ou da infecção retal e anal pela clamídia.

Se o paciente não puder tomar nem azitromicina, nem doxiciclina, as melhores alternativas são:

  • Levofloxacino, 500 mg por via oral uma vez ao dia por sete dias.
  • Ofloxacina, 300 mg duas vezes ao dia por sete dias.

Como o quadro clínico da clamídia pode ser muito parecido com o da gonorreia, é comum o médico prescrever um tratamento que atue sobre as duas bactérias. Geralmente associa-se ceftriaxona à azitromicina ou a doxiciclina. Porém, o ideal é sempre investigar a presença de gonorreia antes de prescrever o tratamento.

Todos os parceiros (as) do paciente infectado devem ser testados e se necessário, tratados para clamídia, mesmo que não apresentem sintomas.

Três meses após o fim do tratamento, o paciente deve ser retestado para confirmar a erradicação da bactéria.

É possível se contaminar com o Chlamydia trachomatis por mais de uma vez. O fato de já ter tido uma infecção por clamídia anteriormente não confere imunidade permanente.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


97 respostas para “Infecção por Clamídia (Chlamydia trachomatis)”

  1. Raquel

    Dr. após 2g de azitromicina e 25 dias de doxiciclina o exame sorologico IGM continua positivo e o IGG negativo. Médico solicitou PCR do semen e da urina, ambos deram negativo. Poderia ajudar na interpretação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Provavelmente ainda não deu tempo para sorologias alterarem.

  2. Maicon

    Azitromicina 1000mg seria indicado, pra tomar durante quantos dias ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Dose única.

  3. Jaqueline Maia

    IGG reagente 1/1280 quer dizer reinfecção ou que já teve? Precisa de mais exames para confirmação? referencia laboratorio 1/80

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      IgG positivo indica infecção antiga, especialmente se o IgM estiver negativo.

  4. Bia

    Dr. Apresentei uma coceira na vagina, pensei q fosse candida, mas hj percebi q tem um corrimento rosado. Eu estou preocupada demais. Pode ser infecção por Clamidia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode. Mas também pode ser candidíase ou qualquer outra infecção vaginal. É preciso examinar o corrimento para identificar o agente causador.

  5. Victor

    Meu exame de Igm deu 1/20, enquanto o igg deu reagente 1/320 o que isso quer dizer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Eu preciso saber o valor de referência do laboratório pra saber se esse IgM é positivo ou não.

  6. Pedro

    Estou tomando azitromicina 500g de 24 em 24h por 6 dias, ou seja, 6 comprimidos ao todo! Esse tratamento é eficaz contra clamídia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O tratamento indicado é Azitromicina em dose única de 1 grama. Não sei porque o seu médico prescreveu uma dose total de 3 gramas.

  7. Graciane josefino

    Exame do meu esposo de chlamydia trachomatis_ anticorpos igg 50ur/ml e o anticorpos igM índice 0,05 qual resultado o que é

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Eu não sei quais são os valores de referência do laboratório, mas parece um exame com IgG positivo e IgM negativo, o que indicaria infecção antiga.

  8. Yuri

    Dr Pedro, estou apresentando sinais de Clamídia a 1 semana, e desde ontem comecei a tomar o Doxicilina que vi que serve para Clamídia e Gonorreia tbm (caso seja). Porém eu li aqui no post que o Doxicilina é mais indicado para infecção anal, sou heterosexual e no meu caso os sintomas são apenas no pênis. Você acha que o tratamento apenas com Doxicilina pode resolver o meu caso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, mas não é a melhor opção.

  9. Luciano Oliveira

    Essa medicação trimetoprima sulfametoxazol serve para tratar a clamidia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é uma boa opção.

  10. Guilherme Passos Silva

    Bom dia Dr.
    É possível descobrir qualquer DST em menos de 24 horas através de exames, até mesmo para aquelas pessoas que acabaram de ser infectadas ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se já existirem sintomas, como úlceras ou corrimento uretral, sim. Porém, se você se refere 24 horas após a relação sexual que provocou a transmissão, aí a resposta é não.

  11. Luíza

    Dr. Pedro sintomas como corrimento amarelado mau cheiroso, coceira, dor na relação sexual acompanhada de ínguas na virilha que “vazam” sangue e pus pode ser linfogranuloma venéreo ou seria outra dst?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O que você descreve parece muito linfogranuloma venéreo.

  12. Laila

    Dr. Pedro, gostaria de saber se a clamidia pode ser diagnosticada através do preventivo??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, basta o médico colher o material e mandar investigar.

  13. Adriano de carvalho

    Boa tarde

    Gostaria de saber se durante o tratamento TB n se pode fazer sexo oral?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende. Pode ser feito sexo oral na genitália que não está doente.

  14. Henrique

    Boa noite
    Foi bem explícito no artigo que poucas pessoas apresentam os sintomas da Clamídia. Mas existe a possibilidade de a bactéria ficar incubada por longo período e após isso se manifestar com o corrimento? Ou pode-se interpretar que, se houve corrimento, o contágio foi recente?
    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode demorar algumas semanas pros sintomas surgirem, mas não chega a ser vários meses ou até mais de 1 ano.

  15. MersonGamers Gamers e Tutoriai

    vlw vo tirar nota maxima k vlw mesmo pelas respostasfaceis haha

  16. Sarah Katiane

    Olá Dr.Pedro é possível ter Clamídia com apenas um parceiro ? tenho relação apenas com meu namorado a dois anos e apresento sintomas é possível ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, basta que o parceiro esteja infectado.

      1. Sarah Katiane

        Não há outra forma de pegar a doença ? ou alguma parecida mas que não seja sexualmente transmissível ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          A transmissão sem ser pela via sexual é muito pouco comum.

  17. Junior

    Olá Dr. Pedro tenho algumas perguntas.

    01 uma vez feito o tratamento eu ainda serei portador dessa
    bactéria? quer dizer, mesmo depois de diagnosticado e tratado ainda posso
    transmitir para outra pessoa?

    02 Essa é uma DST certo? Mesmo depois do tratamento ainda
    posso ter complicações por clamídia?

    03 E em caso de concurso publico sendo uma DST clamídia pode
    ser motivo de saúde para desclassificação do concurso? Uma vez que no edital
    esta previsto como motivo as DST.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- Não, se curou tá curado.

      2- Não.

      3- Se o edital diz que DST é motivo de desclassificação, sim. Porém, não sei se isso é legal. Além de ser invasão de privacidade, é preciso haver uma justificativa muito boa para discriminar alguém que tenha uma DST.

      1. Junior

        Obrigado por responder Dr. Pedro porem ainda fico na duvida
        quanto a 3° pergunta…

        Uma vez curado não seria mais um problema com que me
        preocupar, certo? Sendo assim eu entendo que no máximo com exames daria para
        saber que já tive Clamídia, mas não seria mais um problema de saúde porque nessa
        situação já estaria curado.

        Esse raciocínio esta correto?

        Só mais uma pergunta. Qual o tempo mínimo após o tratamento
        para ser considerado curato da Clamídia?

  18. Henrique

    Pode-se usar amoxilina + ac clavulanico para tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é uma boa escolha.

  19. Aline

    Dr. Pedro, qual dos exames apresenta um diagnóstico mais preciso para Clamídia: papanicolau ou exame de sangue? Ou ha outro exame para melhor detectar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O melhor exame para diagnosticar clamídia é a pesquisa do DNA da Clamidia por PCR nas secreções vaginais, que pode ser obtida durante o exame ginecológico.

  20. Tiago

    A uns meses atrás depois de ter tido relações resolvi fazer exames onde o igg para clamidia deu positivo,sei q é um resultado q indica memória mas no entanto eu era virgem e a menina fez exame e deu negativo,como posso ter o igG positivo sem antes nunca ter tido relações e como posso ter me curado sem nunca ter feito tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser erro laboratorial. A sorologia para Clamídia não é um exame muito confiável. A pesquisa do DNA da C. trachomatis por PCR é muito melhor.

      1. Daniel Soares Freitas

        Dr Pedro, tomei azitro 1g por causa de suspeita de clamidia e, cerca de 90h depois, já quase sem sintomas, colhi o PCR Multiflex por primeiro jato de urina. No dia seguinte, o resto de secreção que saía de manhã tinha sumido, e a disúria já desaparecera 2 dias antes.

        Contudo, o resultado deu POSITIVO pra clamidia, com valor de referencia NEGATIVO (sic). Continuo sem qualquer sintoma.

        Pode ser que o PCR tenha detectado pedaços da bactéria já morta/neutralizada? Isso é comum de acontecer ?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Sim. O PCR foi colhido pouco tempo depois do tratamento.

  21. Fernanda

    Tive um filho há 7anos e meus exames da época não deram nenhuma alteração. Hoje descobri que meu exame para clamídia IgGdeu reagente. Posso acreditar que fui contaminada após minha gravidez? Devo fazer algum exame em meu filho? Fiz uma cesariana.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se o IgG naquela gravidez era negativo e agora tornou-se positivo, isso indica uma contaminação neste intervalo de 7 anos. Se o seu filho é saudável, não vejo motivo para fazer exames nele.

  22. Jean

    Qual a possibilidade de contrair clamídia sem ato sexual?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É bem baixa, mas, raramente, pode ocorrer através de roupas íntimas ou toalhas, se houver contato com secreções contaminadas.

  23. Gabriel

    Olá Dr.! Meu namorado está com alguma infecção na uretra, ele foi ao médico e foi constatdo que ele tem Clamidia, ele jura que não teve nenhum tipo de relação sexual com ninguém só comigo. Agente já está juntos faz um ano e meio, mas antes de eu encontrar meu atual namorado eu tive relação sem proteção com um menino que tem HIV ( ele mentiu pra mim falando q estava limpo) enfim fui trado tudo certinho e graças a Deus estou limpo e já faz dois anos que isso aconteceu e não tenho sinal de HIV, Mas! Tem possibilidade de ele ter me passado a Clamidia e eu ter tido essa bactéria por todo esse tempo e nunca ter sido diagnosticada em exames que fiz ?

    Outra coisa, no exame tem como saber por quanto tempo que tenho Clamidia ?

    Ficarei muito grato se vc poder me responder,

    Desde já obrigado!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é possível. Mas não há como saber quando você se contaminou. Pode ter sido só agora ou ser uma infecção antiga.

  24. dexknos

    Olá, após uma visita ao Urologista, pois ao evacuar eu percebia um corrimento tipo esperma saindo do pênis, ele solicitou exame de Chlamydia Trachomatis, Anticorpos IgG, soro. O primeiro resultado foi Reagente, até 1/640 após 20 dias do termino do tratamento por Azitromicina, 5 dias 1x ao dia. refiz o mesmo exame, o corrimento ao defecar parou porem o novo exame deu reagende 1/1280.

    O médico desta vez medicou Vibramicina 100mg 2x ao dia por 10 dias. Falando que temos que negativar este resultado.

    Minha pergunta é, IgG volta a ser não reagente? Tudo que leio fala que quanto maior, maior é minha imunidade hoje a esta bactéria ?!?!?!?!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, o IgG é um anticorpo de memória. O objetivo do tratamento da clamídia não é zerar o IgG, mas sim acabar com os seus sintomas.

  25. enoar.

    dr.
    qual o melhor melhor metodo de detecção de clamidia no homem e na mulher?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Análise do corrimento por um exame chamado PCR.

  26. daise

    Eu me contaminei pela primeira vez antes de engravidar, fiz tratamentos diversos, acho que nunca me curei pois sinto ardência na uretra e bexiga há dois anos…

  27. Victor

    Olá Dr. Pedro! Eu posso transmitir clamídia para uma mulher ao realizar sexo oral nela?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, mas se ela fizer sexo oral em você ,ela pode se infectar.

    2. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não, mas se ela fizer sexo oral em você ,ela pode se infectar.

  28. Ana

    Boa noite Dr, fiz exame de sangue essa semana de todas as dst e chlamydia igG deu reagente. Estou preocupa, tenho certeza que o meu ex me passou, mas no momento estou namorando outro rapaz e tivemos relação sem proteção antes de eu saber do resultado desse exame, eu posso ter passado pra ele? Com o tratamento de antibióticos prescritos pelo médico posso ficar curada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O anticorpo igG indica apenas infecção antiga. Só com esses dados não dá para afirmar nada.

    2. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      O anticorpo igG indica apenas infecção antiga. Só com esses dados não dá para afirmar nada.

  29. Renata

    Olá Dr. Pedro Por quanto tempo a clamídia não tratada fica ativa em uma pessoa e podendo contaminar outras?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não há limite.

  30. Bianca

    Clamídia é uma doença que nem a aids, que quando se pega fica pra sempre no organismo ou tem cura? Fiz um exame sorológico e deu igg reagente, mas o exame não faz distinção da especie da bactéria. Eu já tive pneumonia 2 vezes e bronquite e faringite (todas bacterianas), pode ser por causa da clamidia pneumonae que o igg deu reagente? Se o igg reagente for relativo a chlamydia trachomatis, eu ainda estou infectada? Posso passar pra alguém?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, clamídia tem cura. Anticorpo IgG significa cicatriz sorológica. Indica apenas que você teve tal infecção no passado. Na maioria dos casos, o IgG fica positivo para sempre, mesmo que você tenha se tratado corretamente e se curado. Portanto, o IgG só serve para saber que infecções você teve durante a vida, e não que infecções você tem no momento. Para saber sobre infecções atuais, o anticorpo usado é o IgM.

  31. Barbara

    Dr. Pedro ,
    Meu exame para clamydia deu igm não reativo e igg 1/20. Nunca tive outro parceiro além domeu marido portanto só posso ter pego dele. É possivel pelo resultado do igg saber há quanto tempo ele me contaminou ?
    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  32. Luisa

    Olá, parabéns pelo ótimo artigo.
    Meu exame de sangue deu reativo para Igg (1/40) e não reativo para igm. Isso significa que já tive a doença no passado? E mesmo não tendo feito tratamento estou curada? Além disso, antes de engravidar devo fazer algum exame para checar se a doença deixou sequelas?
    Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- Sim.
      2- É provável que sim. Mas é preciso ir ao ginecologista para ele lhe examinar.
      3- Basta levar esse exame ao seu ginecologista.

  33. José

    boa noite Dr
    estou apresentando corrimento claro, ardencia ao urinar, as vezes uma pequeno presença de pus, e coceira na ureta, o que pode ser? será que é clamídia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Parece uma uretrite. Clamídia é uma das opções. Mas pode ser gonorreia ou outra infecção. Procure um urologista.

  34. juliana

    Bom Dia!
    Fiz o exame da Chalamidia anticorpus igg e deu reagente 1/80. Meu medico receitou antibiotico. Só que só tive um parceiro sexual, e a 10 anos que é a mesma pessoas. Ai nao sei o que pensar, ele me garante que fui só eu tmb? Pode ser possivel isso?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A sorologia não é o melhor método para diagnosticar clamídia. Além disso, anticorpo IgG indica infecção antiga. Significa que em algum momento da vida vc teve contato com a bactéria, mas não necessariamente foi recente.

  35. Teka

    Na hipótese de se estar contaminado ha muitos anos sem sintomas, é provável que esse micro-organismo se instale no sistemas músculo esquelético ou se aproveite de crises de alergia (febre do feno) piorando o estado geral de quem as têm

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Clamídia não costuma ser assim.

  36. Teka

    É correto pensar que se o exame de anticorpos esta positivo é porque já tive clamídia, estou curado e não tenho mais.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é comum fazer sorologia para o diagnóstico da clamídia, pois é uma técnica com baixa especificidade e sensibilidade. A técnica não permite distinguir adequadamente quem está infectado e quem esteve infectado e não está mais. Não é melhor forma de diagnosticar a clamídia.

  37. Érica Tazinasso Pavão

    Olá! No caso de ser realizado o tratamento com doxicilina e não apresentar melhoras, qual melhor procedimento

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Trocar o antibiótico.

  38. Adri

    Meu único parceiro sexual, até hoje, é o meu marido.
    A 7 anos atrás tive que retirar o DIU (depois de 3 anos de uso), por causa da presença de uma bactéria (que eu não lembro o nome dela)
    Esse ano fiz exame e apresentou Chlamydia Igg 1/512. Acho que foi essa bactéria que fez eu ter que tirar o DIU. Bom, conversando com o meu marido, ele também fez o exame da Chlamydia, e para ele deu não-reagente.
    Logo, eu não peguei dele – Mas ele foi meu único parceiro sexual até hoje!! Posso ter pego no DIU? Pra mim seria a única justificativa!!!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É bem estranha esta situação. Não sei te explicar, mas através do DIU é bem pouco provável.

  39. lu

    Olá estou com um corrimento com aparência de catarro o q pode ser?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser muita coisa. Só indo ao ginecologista para saber.

  40. Ricardo

    Boa tarde, Dr. Pedro. Há mais de 10 anos tive Clamidia e foi tratada. Agora, após uma viagem ao exterior, apareci com corrimento. Foi novamente diagnosticada Clamidia! Nesta viagem NAO HOUVE QUALQUER CONTATO SEXUAL, REPITO, QUALQUER, DE NENHUM TIPO! Existe alguma outra forma de contagio???? Quais as causas possíveis? Obrigado antecipadamente. Ricardo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não pode ter havido contaminação antes da viagem?

      1. Ricardo

        Boa tarde, Dr. Pedro. Após retorno da viagem, quando detectada a
        contaminação, fiz testes em mim e na minha noiva – única pessoa com quem tenho relações há 10 anos – e o teste sanguíneo dela deu NEGATIVO para todas as DSTs, tanto ativas quanto por contaminações anteriores!!!!
        Logo pensei nela, claro, e isso me causou grandes transtornos, pois acabou recaindo sobre mim a desconfiança.
        Acontece que não houve sequer um beijo em ninguém!
        Tive a última relação com ela em 24/12/2011 e viajei em 02/01/2012, voltando vinte dias após. Quinze dias após meu retorno apareci com os sintomas – corrimento. Já consultei diversas fontes e ninguém me esclarece o fato.
        Poderia uma queda na imunidade por ter me alimentado mal na viagem causar o reaparecimento da Clamidia? Poderia um vaso sanitário contaminado ter me contaminado novamente? Enfim, até o momento estou sem resposta para isso.
        Agradeço sua ajuda.

        Abraços,Ricardo.

  41. consultpower@gmail.com

    Prezado DR. Ja fiz a coleta de urina, e coleta da secreção, e demais exames de urina e nada consta nos exames, mas percebo que existe uma secreção saindo da ureta por marcas na cueca. Inclusive ja tomei a azitromicina dose unica e a doxiclina por sete dias. O que eu tenho na verdade? obrigado.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Há alguns germes menos comuns que podem não aparecer nos exames habituais, como as bactérias ureaplasma, micoplasma e outras. É preciso investigar mais.

  42. mateus4

    Fazem 6 meses que estou tratando clamidia com um UROLOGISTA, primeiro ele me receitoi 10 dias de docixiclina, 1 mes depois (sem sexo) ela voltou, ele me receitou 10 dias doxiclina novamente + 8 azi 500 uma por semana, terminou a ultima azi faz 2 meses ja fiz exame deu negetivo mas ainda arde muito o canal uretral. O que devo fazer?

    1. Rui

      Aconteceu me o mesmo, mas continuo com algum ardor na uretra, e o mais estranho é que quando tenho a bexiga cheia ou quando estou com vontade de evacuar, fico sem os sintomas.

  43. Patricia

    Tive clamidia,e fiz o tratamento junto com meu esposo,mas estou tentando engravidar e nao estou conseguindo,sera que deve ser por motivo de eu ter tido a doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O seu ginecologista com certeza pode responder esta pergunta.

  44. Andre Fontoura

    dr pedro pinheiro minha clamidia igg deu reagente já a igm deu não reagente , minha esposa teve dois abortos repetidos pode ter sido isto a causa .
    abraço
    André

  45. Jane Santos

    Ótimo ajudou mt,esclarecendo dúvidas.Obrigada!!

  46. césar valentim

    É possível ser contaminado pela clamídia ou gonorreia por uma menina virgem??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É pouco provável.

      1. Jonas Alves

        Dr eu sinto todos estes sintomas dor nos testículos coceiras, só que eu tenho um vermelhão ao redor dos testículos na pele isto isso é camídia??