6 de abril de 2014

OVÁRIO POLICÍSTICO | Sintomas e tratamento

 
701 COMPARTILHAMENTOS

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é uma doença caracterizada pela presença de múltiplos cistos nos ovários, associados a uma desregulação do ciclo ovulatório e dos hormônios femininos.

Publicidade

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a síndrome dos ovários policísticos:

  • O que é o ovário policístico.
  • Causas da síndrome dos ovários policísticos.
  • Sintomas do ovário policístico.
  • Ovário policístico e gravidez.
  • Tratamento da síndrome dos ovários policísticos.
  • Diferenças entre ovário policístico e cisto no ovário .

Neste artigo vamos nos ater somente ao ovário policístico. Se você procura informações sobre cisto simples de ovário, seu texto é esse: CISTO DE OVÁRIO | Sintomas e tratamento.

O que é ovário policístico?

Um cisto é uma espécie de saco formado por uma fina membrana, contendo líquido ou ar em seu interior. É como aquelas bolhas que surgem na pele após uma queimadura ou no pé após o uso de um sapato desconfortável. O cisto é uma estrutura fechada, não tendo comunicação direta com o tecido no qual ele está inserido.

O ovário policístico, como o próprio nome diz, é um ovário que desenvolve múltiplos cistos. Para entender por que surgem vários cistos no ovário é preciso primeiro conhecer o ciclo ovulatório normal. Vamos resumi-lo:

Ciclo menstrual normal

Ovário policístico

O ciclo da ovulação ocorre por uma sequência de eventos desencadeados pelo cérebro, ovários e útero, que ocorrem em média uma vez a cada 28 dias (em algumas mulheres este ciclo é maior, em outras menor). O ciclo ovulatório é controlado basicamente por 4 hormônios, dois deles, FSH e LH, produzidos pela glândula hipófise do cérebro, e outros dois, estrogênio e progesterona, produzidos pelos ovários.

Durante a primeira metade do ciclo, o cérebro produz o hormônio FSH, que estimula o ovário a desenvolver vários folículos (um tipo de cisto). Na presença do FSH, os folículos começam a se desenvolver, crescendo e amadurecendo. Sete dias após o início do ciclo, é possível detectar na ultrassonografia do ovário vários folículos medindo entre 9 e 10 milímetros.

Estes folículos ovarianos começam a produzir estrogênio. Conforme os níveis de estrogênio vão crescendo, um dos folículos se torna dominante, desenvolvendo-se mais rápido que os outros, que param de crescer e começam a involuir. Este folículo dominante é quem vai liberar o óvulo no momento da ovulação.

O pico na produção de estrogênio ocorre um dia antes da ovulação. No momento de concentração máxima do estrogênio, outro hormônio da hipófise é liberado, o LH. Estamos agora exatamente no meio do ciclo, ao redor do 14º dia em casos de ciclos menstruais de 28 dias. 36 horas após a liberação do LH, ocorre o rompimento do folículo dominante e a liberação do óvulo.

Após a ovulação, o ovário produz estrógeno e progesterona, que preparam o útero para a implantação e possível gravidez. Se o óvulo não for fecundado, ele é absorvido e a produção de LH, estrogênio e progesterona é interrompida. Sem estes hormônios o útero descama, surgindo assim a menstruação.

Portanto, a menstruação é um sinal que a mulher ovulou mas não foi fecundada.

Para ler sobre o ciclo menstrual com mais detalhes sugerimos dois textos:
- CICLO MENSTRUAL | PERÍODO FÉRTIL
- PERÍODO FÉRTIL PARA ENGRAVIDAR.

Ciclo menstrual na síndrome dos ovários policísticos

Nas mulheres com SOP, os folículos que surgem devido à ação do FSH são incapazes de crescer até um tamanho que provocaria a ovulação, não havendo, portanto, o desenvolvimento de um folículo dominante. Sem o folículo dominante, não ocorre ovulação nem estímulo para os folículos restantes involuírem, havendo acúmulo progressivo dos mesmos, o que é responsável pelo aspecto policístico que os ovários adquirem. A ausência de ovulação e a presença constante de folículos desregula todo o ciclo de produção de FSH, LH, estrogênio e progesterona. A mulher com ovário policístico pode não ovular por vários ciclos, o que é facilmente perceptível pela natureza irregular das suas menstruações.

O que causa a síndrome dos ovários policísticos?

Não se sabe bem ao certo o que provoca a SOP. É provável que a mesma seja o resultado da associação de fatores genéticos e factores ambientais. Cerca de 10% das mulheres possuem a síndrome dos ovários policísticos em algum grau.

A influência genética é forte. Mulheres com ovário policístico frequentemente possuem uma mãe ou irmã também com a doença. Pesquisadores ainda estão à procura dos genes responsáveis pela doença.

Uma achado muito comum nas mulheres com síndrome dos ovários policísticos é um aumento dos níveis de testosterona, o principal hormônio masculino. Outra alteração comum é a resistência a insulina. A paciente produz insulina normalmente, mas os seus tecidos são resistentes a sua ação, causando uma alteração nos valores de glicose no sangue.

Sintomas do ovário policístico

O ovário policístico é chamado síndrome porque possui um conjunto de sinais e sintomas que podem ou não estar presentes. Existe uma grande variabilidade dos sintomas da síndrome dos ovários policísticos, sendo a doença mais branda em algumas mulheres e mais exuberante em outras.

As principais características da SOP são a menstruação irregular, o que indica a presença de ciclos anovulatórios (ausência de ovulação), infertilidade, obesidade, aumento dos pelos e acne. Laboratorialmente é comum encontrar níveis elevados de glicose no sangue, em alguns casos (cerca de10%), altos o suficiente para causar diabetes (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico).

O excesso de testosterona, chamado de hiperandrogenismo, é responsável por alguns dos sinais e sintomas típicos da síndrome dos ovários policísticos. Hirsutismo é o nome dado à presença de pelos na mulheres em locais com características masculinas. Os pelos costumam surgir acima do lábio superior, no queixo, ao redor dos mamilos e abaixo do umbigo. A mulheres também podem apresentar uma calvície com padrão masculino (leia: CALVÍCIE | QUEDA DE CABELOS | Causas e tratamento). O excesso de hormônios masculinos também é o responsável pelo aumento da oleosidade da pele e surgimento da acne (cravos e espinhas) (leia: ACNE | CRAVOS | ESPINHAS | Causas e tratamento).

acantose nigricans

Acantose nigricans

A dificuldade para engravidar é muito comum nas mulheres com ovário policístico. A frequente ausência de ovulação é a responsável pela infertilidade. Muitas das pacientes com SOP acabam precisando de tratamento para infertilidade para conseguir engravidar.

A ausência de ovulação e as alterações hormonais da SOP aumentam o risco do desenvolvimento do câncer do endométrio (parede que reveste o útero).

Outro achado comum na síndrome dos ovários policísticos é a síndrome metabólica, caracterizada per excesso de peso, resistência à insulina, níveis elevados de colesterol e hipertensão (leia: OBESIDADE | Síndrome metabólica). Pacientes com síndrome metabólica têm maior risco de desenvolver doenças cardiovasculares.

A acantose nigricans é uma aumento da pigmentação da pele nas regiões da nuca, dobras cutâneas, articulações ou cotovelos, tonando-as enegrecidas, como na imagem acima. É uma achado típico nos pacientes obesos e com resistência à insulina.

Outras alterações comuns são a apneia do sono e esteatose hepática (leia: ESTEATOSE HEPÁTICA | Sintomas e tratamento).

Tratamento da síndrome dos ovários policísticos

Não existe cura para a síndrome dos ovários policísticos, porém, há tratamento efetivos que conseguem controlar bem os sintomas da doença.

O tratamento é geralmente direcionado para os sintomas mais exuberantes. Nas mulheres com hiperandrogenismo, o uso de pilulas anticoncepcionais ajuda a diminuir a produção de hormônios masculinos. O Acetato de ciproterona, presente no Diane, tem uma boa ação antiandrogênica.

Se não houver resposta esperada após 6 meses de pílula, um diurético chamado espironolactona pode ser usado, por ter também atividade antiandrogênica, principalmente na pele, inibindo o hirsutismo. Outra droga com efeito antiandrogênico que pode ser usada é a Finasterida. Existe um creme chamado Vaniqa, que pode ser usado na pele, pois ele inibe o crescimento de pelos.

O uso de anticoncepcionais, além da parte estética, também é importante para regularizar o ciclo menstrual, diminuindo os riscos de câncer do endométrio. A pílula também age contra a acne.

A metformina é uma droga antidiábetica muito usada na SOP, pois ajuda a controlar a resistência à insulina, ajustando os níveis de glicose sanguíneos. A metformina também ajuda a regular o ciclo menstrual (leia: CLORIDRATO DE METFORMINA | Indicações e efeitos colaterais).

Nas mulheres que desejam engravidar, o Clomid (CITRATO DE CLOMIFENO | Informações sobre Clomid®) costuma ser o medicamento mais usado para induzir ovulação. A metformina é frequentemente usada para aumentar a eficácia do Clomid.

A prática de exercícios físicos e a perda de peso são importantes, pois atuam melhorando a resistência à insulina, reduzem a produção de hormônios masculinos e protegem contra as doenças cardiovasculares.

Diferenças entre ovário policístico e cisto no ovário

O cisto de ovário e a SOP são doenças completamente distintas.

Na síndrome dos ovários policísticos a paciente apresenta múltiplos cistos de tamanho pequeno, cerca de 5 mm (0,5 cm), espalhados pelos dois ovários. Geralmente estão presentes mais de dez cistos em cada ovário.

O cisto de ovário é diferente. É habitualmente uma lesão única e de tamanho maior, em geral, acima de 2 cm.

Vérsion en español: OVARIO POLIQUÍSTICO | Síntomas y tratamiento

Publicidade
  • Jake

    Ola Dr Pedro gostaria de saber se uma mulher cm a síndrome do ovário policístico tem uma gravidez normal?

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente sim.

  • Any rocha

    ola Dr pedro tenho sindrome do ovario policistico to fazendo o tratamento com antconspsional e agora resolvi engravidar meu medico me receito o indux e o metformina isso ajuda ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Andréa Ribeiro

    Boa noite Dr. Pedro, queria parabeniza-lo pelo texto simples e de fácil compreensão. Parabéns!

  • Andréa Ribeiro

    Boa noite Dr. Pedro, queria parabeniza-lo pelo texto simples e de fácil compreensão. Parabéns!

  • marcilene dos reis fernandes

    Boa noite Doutor,porque acontece gravides nas trompas?

  • Claudia

    Bom dia doutor, minha filha tem 14 anos e ciclos menstruais muito irrregulares, duas a tres vezes num ano. Fez ultrassom e o medico disse que tinha inflamação no ovário. O que pode ser essa inflamação?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Claudia, não faço a menor ideia do que ele quis dizer com inflamação do ovário. Pode ser tanta coisa. Essa pergunta você tem fazer a ele pessoalmente.

  • sinara refrilux

    Dr.o Medimento Metformina ajuda em que nos paciente que tem OPS

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sinara, o texto fala sobre isso na parte de tratamento.

  • Leila Araujo

    Obrigado Dr. essas informações valeram mais que uma consulta.Que Deus te abençõe, e continue nos ajudando.

  • Leila Araujo

    olá doutor quem tem ultero retoversso e ovarios policisticos pode engravidar? meu medico passou metformina,isso pode acontecer? fazia uso de AC desde os 15, mas a um ano parei de ovular.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Heloise Marinho Gontijo Lucas

    Boa tarde dr. Tenho ovários micropolicisticos comprovada pela us. Mas menstruo normalmente todos os meses isso quer dizer que ovulo? So que tenho dificuldade eem engravidar. Pq será?

    • Maria Julia M Assis Esteves

      Vc precisa fazer a ultra seriada, para comprovar a ovulação!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você menstrua todo mês isso significa que você ovula todo mês. Não é por falta de ovulação que você não engravida. É preciso procurar outras causas.

  • tatiane

    Quem tem ovários policísticos tem dores nas costas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é um sintoma comum.

  • camila

    Quem tem ovários policísticos tem a chance de engravidar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, se a paciente tiver muitos ciclos anovulatórios pode ser um pouco mais difícil, mas é perfeitamente possível.

  • su

    Boa tarde, vou partilhar a minha angustia, tou sem menstruação há 8 meses, sempre fui mt irregular mas não a este ponto, já fui a varios medicos e já fiz analises, ecografias e nada de me ajudarem, dizem que tenho ovários policistico, quero muito engravidar como posso ultrapassar esta barreira??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com um médico especialista em fertilidade.

  • isabel

    Doutor descobri que tenho a síndrome dos ovários policísticos e não sei o que fazer… Sou magra, o meu período menstrual e muito irregular e me dá muitas dores… O doutor não me rresponder

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A única solução é se tratar com o ginecologista. Há formas de controlar os problemas da SOP.

  • isabel

    Preciso de ajuda doutor descobri a 3 meses e não sei o que fazer tenho 20 anos e a síndrome de ovários policísticos está a me deixar preocupada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não precisa se preocupar, basta fazer o tratamento adequado com o ginecologista.

  • thais

    Bom dia Dr.Pedro,
    Eu estou com múltiplos folículos periféricos no ovário, estou tentando engravidar e não consigo,sendo assim meu medico me passou Indux,esse remédio faz mal?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O que significa ganhar corpo? É engordar, crescer ou desenvolver caracteres sexuais?

  • Marine

    Tenho 13 anos , descobri a 3 dias que tenho ovário micropolicistico. O médico pediu que eu fizesse ultrassom por que minha menstruação tinha 1 mês que estava vindo direto. Ainda vou mostrar o resultado, sou bastante magra, se ele passar ANTI eu posso ganhar corpo ?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O mecanismo é complexo. Mas de forma resumida, acredita-se que o excesso de tecido gorduroso e a resistência à insulina estimulam a produção de androgênios a partir de hormônios precursores produzidos pelos ovários.

  • humorjean

    Por que a prática de exercícios e perda de peso, diminuem a produção de hormônio masculino nas mulheres com esta síndrome?

  • fabiana

    oi doutor tenho ovarios micropolicisticos e queria saber quanto tempo tenho que tomar anticonsepcional

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente é por tempo indefinido. Só interrompe se você quiser engravidar.

  • Fernanda

    Dr.Tenho a
    Síndrome ovários Policísticos,fique sem menstruar a 6 meses,e ja estou a um mês só menstruando.É normal?O que eu devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É comum haver períodos de anovulação na síndrome dos ovários policísticos. É preciso tratar para regularizar o seu ciclo.

  • viviane

    Viviane

    boa tarde ,gostaria de saber se o remédio metformina é contra indicado para não diabético?fui diagnosticada com ovários micropolicisticos ,minha taxa de glicose está em 98mg.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ela pode ser usada na SOP, mesmo que a paciente não seja diabética

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O problema dos chás é que eles não são substâncias controladas nem nunca foram devidamente estudados. Deste modo, é impossível saber exatamente quais substâncias estão presentes neles e quais são suas possíveis interações medicamentosas.

  • mariana reis

    Boa Tarde,
    descobri a algum tempo que tenho ovario policistico mais tenho uma duvida,antes de passar no geo comecei a tomar o cha uxi amarelo e unha de gato.mais agora começei o tratamento com diclin gostaria de saber se posso continuar tomando o cha sem atrapalhar o anticoncepcional??

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tem que fazer tratamento de fertilidade.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A metformina, em geral, não ajuda na fertilidade. Mas ela é boa para outros sintomas da SOP. Tem que ter paciência. Uma hora vai dar certo, a doença que você tem atrapalha mas não impede a fertilização. Se você ficar estressada, vai ser ainda mais difícil.

  • daiane pf

    to tentando engravida e não consigo tenho ovário policístico já fui em vários médicos que posso fazer quero muito engravida!

  • rose_ricarte@hotmail.com

    Ola Dr.tenho 29 anos e já procurei vários médicos pois nos exames deu que tenho síndrome dos ovários policísticos, já tentei fazer 2 inseminação mais tanto na 1º como na 2º teve que cancelar pois meus foliculosos não atingiram o tamanho que tinha que estar pra poder inserir o esperma. então agora passei com outra ginecologista e ela me passou e Glifage 750mg pra tomar. Gostaria de saber se esse medicamento vai me ajudar ? Não quero perder as esperança só que pra cada tentativa me sinto como nunca vou poder ter meu filho nos braços por favor me ajuda. já tomei tbm o provera pra poder menstruar e o serofene pra ovular mais nao resolveu no mês seguinte não vinha sem eu tomar remédio. espero resposta…

  • Carol Rezende

    Um médico me receitou espironolactona 100mg+selene+glifaXR 500mg. Estou apreensiva de tomar tanto remédio por causa dos rins. Minha preocupa”cão faz sentido?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não entendi o porquê da sua preocupação com os rins.

      • Carol Rezende

        Por causa do espironolactona 100mg que é um diurético. E diz na bula do glifage mta coisa sobre rins. Achei que de repente por ele estar “trabalhando” mto por conta do diurético isso fosse um problema.

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não tem problema.

  • Nídia

    Olá doutor
    tenho cisto nos dois ovários ,como engravidar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A principio, ter cisto no ovário não impede a gravidez. Se for ovário policístico, pode atrapalhar um pouco, mas não impede.

  • Denise

    Dr eu gostaria de saber se a sop ataca também a tireoide levado ao hipotireodismo?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não é o habitual.

  • Daiane

    Olá Dr. fiz uma US e foi detectado que tenho SOP onde meu ovário direito esta acima do normal a dra.falou que esta com 11 e o normal é de 3 a 9. Gostaria de saber se só um com problema faz eu não conseguir engravidar? E ela me receitou para tomar o remédio metformina (usado tbm p/ diabetes) e Diane 35 (3cxs). Pergunto: só com isso consigo normalizar minha menstruação e engravidar? Ela disse tbm que depois disso ela vai receitar o Clomifeno. É correto? Por favor me responda preciso mt dessas respostas.
    Obrigada.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não posso opinar à distância sobre condutas de outros médicos. Isso seria irresponsável e antiético. O que posso dizer é que todos os três medicamentos que lhe foram prescritos podem ser usados na SOP. Agora, se no seu caso específico esta é a melhor conduta, eu não tenho como opinar.

  • Teresa Gomes

    Bom dia Dr.
    Pode me dizer se na aproximação da menopausa, nessa irregularidade que é tipica, além de haver falhas de periodo menstrual, também pode ocorrer o contrário, ou seja, em vez de ciclos de 28 dias, termos ciclos de 14 dias?
    Obrigada pela ajuda!

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Sim, é possível.

  • Vânia

    Dr. Minha menstruação é super desregulada. Se eu não tomar anticoncepcional, ela só vem espontâneamente 2 em 2 meses e até de 3 em 3 meses. Tomo pílula dsd os 15 anos por conta disso, mas estou cansada disso. Não quero engravidar, não estou tendo relação sexual e por isso queria dar um tempo com AC. Mas se eu fizer isso, os ovários enchem de cistos, fico toda inchada e cheia de espinhas pq a oleosidade da pele aumenta absurdamente. Já pensei em tomar clomid só pra me fazer ovular por uns meses e dar uma descansada da pílula. O que o sr. acha disso? Será que sou obrigada a ficar condicionada a pílula pra sempre??? Me ajude a raciocinar.

    • Pedro Pinheiro

      Não faz muito sentido esse raciocínio do Clomid. Por que você não passa para o anticoncepcional injetável ou o adesivo? É menos trabalhoso. Converse com o seu ginecologista

  • elo

    Dr tenho mais umas duvidas quero saber mesmo tendo 6 cisto em cada ovário se posso parar com meu tratamento para poder engravidar agora ou tenho que terminar primeiro com os cisto isso gera algum risco para mim?posso tomar algum remédio para poder ovular mais tentando uma gravidez ?

    • Pedro Pinheiro

      Qualquer conduta tem que ser aprovada pelo ginecologista. Não tente fazer tratamentos para ovular ou engravidar por conta própria.

  • elo

    Elo. Ola dr. descobri que tinha 12 folículos em cada lado dos ovários o maior tinha 0,6cm fiz o tratamento com anticoncepcionais sellenen e fiz uma ultra vaginal e ainda tenho 6 em cada lado quero saber se na sua avaliação sou sop e se posso ter naturalmente filhos tenho 25 anos e estou ainda no mesmo tratamento ….?espero resposta…

    • Pedro Pinheiro

      Muitas mulheres com SOP conseguem ter filhos.

  • jacque

    oi dr Pedro, eu tenho sindrome do ovario micropolicistico tenho dores no pé da barriga é normal? obrigada!

    • Pedro Pinheiro

      Não deve ter relação.

  • elba

    ola, doutor, minha menstruarão é muito irregular , desde a adolescência, fico vários meses sem menstruar , a i depois de vários meses é q vem o ciclo menstrual e dura 1 semana.

  • caroline

    Ola Dr Pedro Pinheiro tenho SOP e não tomo nem um tipo de remedio sinto dor no pé da barriga sera q pode ser por conta do SOP ?
    quero ter filhos teria que fazer o tratamento com medicamentos?
    Obrigado desde já grata …

  • Heilaine Oliveira

    Parabéns Dr Pedro Pinheiro, tenho SOP e estou tentando engravidar, essas informações foram bem valiosas.

  • elizandra

    ola tenho ovario policistico e tomo diane 35 e metiformina de 850 mg,mas nao consigo engravidar ja faz 11 anos que tento.tem como operar

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O tratamento da fertilidade nos ovários policísticos não inclui cirurgia.

  • denise

    -ola dr pedro sou brasileira e gostaria de saber si a cid *classificaçao internacional das doenças e diferente em portugal ,porque fiz uma laparoscopia e no relatorio do laboratorio deu topografia c57.4 que coencide com neoplasia maligna porem minha medica diz e endometriose como o dr e brasileiro poderia esclacerer minha duvida

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A CID é uma classificação internacional, usada pela organização mundial de saúde. Ela é igual para todo o mundo.

  • http://www.facebook.com/cirlene.rodriguessilva Cirlene Rodrigues

    Tive Policístico, fiz o tratamento e não tenho mais.
    Quero saber se posso engravidar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o seu ciclo menstrual for normal, a principio, você não terá problemas em engravidar.

  • naiara

    olá eu tenho 15 cistos no ovario direito e 20 no esquerdo o maior mede 1cm então quer dizer que eu tenho aovario policistico..né

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Ana Caroline

    Dr. Descobrir em janeiro que tenho SOP, e quero muito engrevidar . E Dr. Minha menstruaçao é regular vem de 28em28dias o senhor acha possivel todos esses ciclos menstruais serem anovulatorios? Ou terei mesmo que tomar indutores…..

  • Ana Caroline

    Dr. tenho sop,mas porque tenho a menstruaçao regular.?

    • Pedro Pinheiro

      Não é obrigado a ter menstruação irregular.

  • Anonymous

    Ola Dr. Descobri em janeiro que tenho SOP e estou tentando engravidar, a minha duvida é: minha menstruaçao é muito regular de 28 em 28dias e nunca atraza. Vc acha que mesmo tendo a SOP posso ta tendo alguns periodos ovulatorios….? Ou mesmo tendo periodo regular todos sao anovulatorios ? Desde ja agradeço

  • MárciaeJailton Alves

    Olá, Doutor!! Gostaria de saber se o uso da Espironolactona por mulheres pode ocasionar distúrbios menstruais, como por exemplo, a menstruação vir duas vezes no mês, e como isso pode ser resolvido? Agradeço.

  • hellen25

    Tenho ovário policístico, e tomo Diane 35 no tratamento.Tenho uma dúvida,como tenho cólicas muito fortes, estou usando o Diane 35 sem pausas,isso irá atrapalhar no tratamento?
    Ou preciso dar pausar como pede a bula do remédio, pro tratamento dar certo?
    Desde já agradeço!

  • vanessa/ josé & vítor amor inf

    Olá Dr. Descobri recentimente que estou com micropolícistos no ovário. Minha menstruação está atrasada a um mês. Estou sentindo muitas dores na barriga,um inchaço.
    Há alguma chance de estar grávida? Sendo que fiz o teste de farmácia e deu negativo.
    Ha 1 ano e meio tive uma gravidez tubária e retirei a trompa direita. Se eu estivesse grávida, correria o risco de ser outra tubária?

  • Eliane Dantas

    Dr. tomo o Diane há uns 4 anos para controle do hirsurtismo, teria algum outro medicamento que faça o mesmo efeito???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há outras opções, mas os anticoncepcionais são o melhor tratamento.

  • TaniaTM

    Dr. minha menstruação n vieram os 5 dias, apenas 3. E alguns dia depois comecei a sentir uma dor no ovário direito acompanhada com dor lombar tbm do lado direito. São algumas pontadas como uma ardência entre a verilha e o lado superior do glúteo direito. Não senti febre, nem outro sintoma apenas essa dorzinha incômoda a 2 dias. O q será?

  • Camila Alvarenga Cunha

    Ola Dr, excelente o conteudo, muito esclarecedor!!
    Eu tenho uma questao: Tenho SOP e estou tentando engravidar ha um ano. Ja fiz medida da temperatura corporal, varios exames de ultrassom e eu nao ovulo… tomo duphaston para regular os ciclos, metformina e venho usando o clomid 50mg por dois meses, começando o terceiro agora e nao consigo engravidar! Sera que é preciso aumentar a dosagem do clomid para que eu consiga ovular?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tenho como opinar à distância.

  • adrivividiego

    eu fiz uma ultra trans e foi detectado um cisto no ovario esquerdo medindo 13 mm, sera que eu vou ter que operar.

  • tamirispaula

    Boa Tarde…
    Eu tinha micropolicisto,to falando tinha pq fiz um exame e deu normal graça a Deus,so que o meu problema é que a minha mestru e muito desregulada,fico meses sem mestruar quando paro de tomar o antico…,como estou querendo engravidar a minha ginecoligista me passou o metformina q por sinal esta sendo otimo,mais mesmo assim a minha mestru não desceu so com o metformina ela então me passou um remedio para estimular a mestru,então a mestru desceu dia 181 e terminou dia 23,quero saber o dia certo que estarei ovulando ,e se tenho chaces de engravidar nessa ovulação???
    obrigadaaa..

  • tamirispaula

    Boa Tarde…
    Eu tinha micropolicisto ,to falando tinha porque graças a Deus fiz exames e não deu nada,estou tentando engravidar,mais o meu problema q a minha mestru e muito desregulada,fico meses sem mestruar,então a minha ginecologista me passou o metformina que foi otimo e tbem passou um remedinho para estimular a mestru decer,então dia 18\01 minha mestru deceu e teve o fim dia 23,quero saber certo o dia q posso ovular,e se tenho chaces de engravidar nessa ovulação??

    Espero resposta..
    Obrigada…
    Tamiris Cais

  • Jessica Oliveira

    dr. tenho policistos e comecei a tomar um remédio natural unha de gato com uxi amarelo isso é bom ? após 3 meses será que consigo engravidar? não sou apta a tomar bebida alcoólicas nem a fumar.

  • Jessica Oliveira

    dr. tenho policistos e comecei a tomar um remédio natural unha de gato com uxi amarelo isso é bom ? após 3 meses será que consigo engravidar? não sou apta a tomar bebida alcoólicas nem a fumar.

  • aiury

    tenho Somp ,faço o uso de anticoncepcional Diane para o tratamento, e para acne .
    mas ultimamente tenho sentido dores do lado direito do ovario, e nas relacoes sexuais do mesmo lado a mesma dor ..
    tenho me preocupado pois nao sei se é normal
    obrigada!!

  • aiury

    tenho Somp ,faço o uso de anticoncepcional Diane para o tratamento, e para acne .
    mas ultimamente tenho sentido dores do lado direito do ovario, e nas relacoes sexuais do mesmo lado a mesma dor ..
    tenho me preocupado pois nao sei se é normal
    obrigada!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, é por aí.

  • MárciaeJailton Alves

    Neste caso, então, se eu conseguir engravidar tomando o medicamento, e o mesmo for suspenso logo depois que a gravidez for constatada, não há perigo para mim ou para o bebê?

  • Talita Pontes

    Olá Dr.,
    Tenho ovários policísticos e percebo que meu anticoncepcional (Selene) está me causando candidíase, o que faço?

  • Talita Pontes

    Olá Dr.,
    Tenho ovários policísticos e percebo que meu anticoncepcional (Selene) está me causando candidíase, o que faço?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Converse com o seu ginecologista sobre este fato.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não há problema em usar a droga antes de engravidar. Como provavelmente o processo de gravidez vai ser acompanhado de perto pelo ginecologista, ele irá suspender a droga quando for indicado.

  • MárciaeJailton Alves

    Nesse caso, esse medicamento foi indicado por um Gineco, pra ajudar no tratamento da acne e na diminuição da testosterona, de modo que auxilie também no processo de gravidez. Nesse caso, como devo proceder? Devo abandonar imediatamente o medicamento ou procurar outro profissional?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, a espironolactona é contraindicada na gravidez, pois é teratogênica.

  • MárciaeJailton Alves

    Tenho acne forte causada pela Somp. Fazia o tratamento da mesma com anticoncepcional, cujo mesmo, tomava há 6 anos. Me dei super bem. Agora vou parar com o anticoncepcional para tentar engravidar. Gostaria de saber agora, como posso tratar a acne, sem prejudicar o desejo de ser mãe, já que agora, não vou mais poder fazer uso do anticoncepcional? Agradeço a atenção!

  • MárciaeJailton Alves

    Tenho acne forte causada pela Somp. Fazia o tratamento da mesma com anticoncepcional, cujo mesmo, tomava há 6 anos. Me dei super bem. Agora vou parar com o anticoncepcional para tentar engravidar. Gostaria de saber agora, como posso tratar a acne, sem prejudicar o desejo de ser mãe, já que agora, não vou mais poder fazer uso do anticoncepcional? Agradeço a atenção!

  • MárciaeJailton Alves

    Há algum risco para mulheres que tem Somp e que estão fazendo uso de Espironolactona para acne, engravidar durante o tratamento com mesma? Agradeço!

  • MárciaeJailton Alves

    Há algum risco para mulheres que tem Somp e que estão fazendo uso de Espironolactona para acne, engravidar durante o tratamento com mesma? Agradeço!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, a espironolactona é contraindicada na gravidez, pois ela pode ser teratogênica. Não há estudos que comprovem sua segurança.

      • MárciaeJailton Alves

        Nesse caso, esse medicamento foi indicado por um Gineco, pra ajudar no tratamento da acne e na diminuição da testosterona, de modo que auxilie também no processo de gravidez. Nesse caso, como devo proceder? Devo abandonar imediatamente o medicamento ou procurar outro profissional?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não há problema em usar a droga antes de engravidar. Como provavelmente o processo de gravidez vai ser acompanhado de perto pelo ginecologista, ele irá suspender a droga quando for indicado.

        • MárciaeJailton Alves

          Neste caso, então, se eu conseguir engravidar tomando o medicamento, e o mesmo for suspenso logo depois que a gravidez for constatada, não há perigo para mim ou para o bebê?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Sim, é por aí.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O melhor modo é fazendo ultrassom para identificar um folículo dominante.

  • Daniele Carneiro

    Tenho SOP, e uso metformina a 2 meses, uso também o Primolut Nor para menstruar, para usar o Clomid tenho que parar de usar a Metformina e como vou saber se ovulei tomando Clomid?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O melhor modo é fazendo ultrassom para identificar um folículo dominante.

  • http://profile.yahoo.com/O7LKMME57MQYHCMAF4VTUV2BDM Jacenan

    é possivel ter uma grvidez normal tendo sop

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • http://profile.yahoo.com/O7LKMME57MQYHCMAF4VTUV2BDM Jacenan

    estou no meu primeiro ciclo de indux é possiveléu estar gravida, esto sentindo dores no abdomem, seios doloridos e um pouco de cansaço responda por favor…

  • 10mariana2030

    entam como eu faco pra engravidar pq o meu ginecologista falou que tomando o anticoncepcional adequado diminui os policisticos

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Geralmente após alguns meses de uso de anticoncepcionais, o ginecologista os interrompe e induz uma ovulação com medicamentos.

  • claries7

    Clarissa
    oi doutor ..eu começei a tomar o anticoncepcional más diversos dias eu esqueço então ja vou na segunda cartela. e havia sangramento .a médica pediu um exame ultrassonografia pélvica más fiquei preocupada porque o resultado foi aumento do ovario (periodo menstrual)? ..e normal o ovario aumentar de tamanho?..e eu posso continuar tomando ou e melhor para e depois voltar?

  • claries7

    Clarissa
    oi doutor ..eu começei a tomar o anticoncepcional más diversos dias eu esqueço então ja vou na segunda cartela. e havia sangramento .a médica pediu um exame ultrassonografia pélvica más fiquei preocupada porque o resultado foi aumento do ovario (periodo menstrual)? ..e normal o ovario aumentar de tamanho?..e eu posso continuar tomando ou e melhor para e depois voltar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O objetivo do tratamento é regular o ciclo, e não reduzir os cistos.

  • 10mariana2030

    dr. quanto tempo demora mais ou menos para diminuir os micro policisticos tomando anti-concepcional adequado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O objetivo do tratamento é regular o ciclo, e não reduzir os cistos.

  • 10mariana2030

    ola dr. tenho ovarios micropolicisticos de 8mm, e estou tentando engravidar e comecei um tratamento para engravidar e a minha ginecologista me passou cloridrato de metformina para mim tomar ela disse que esse remedio servi para diabetis, mas eu nao tenho diabetis, mas a dr. disse que nao tem problema pq ele diminui os micropolicisticos… quero saber se isso realmente é verdade se esse remedio resolve mas do que os anti concepcionais e se nao tem problema eu tomar remedio de diabetis sem eu ter…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não tenho como opinar à distância. Mas seu ginecologista com certeza conseguirá te esclarecer.

  • http://profile.yahoo.com/2T2BSHRIP5IH4ZMKXJG62VJCGE Maria

    tenho um cisto simples a um ano méde 9 cm dói muito e cresce quando estou para menstruar depois da menstrucão ele diminui e não sinto nada quero operar é verdade que tenho de emagrecer para pode operar estou com 79 kilos e sou impertença

  • http://twitter.com/garotayronica Garota Terrível

    tenho utero em Avf e um cisto micropolicistico no ovario esquerdo , minha menstruação vem dia 23 e fica 7 dias mais fiz relaçãoes , no dia 1, no dia 4, e agora no dia 12 sem camisinha tem como eu esta gravida ?

  • natanna tuanny Cavalcante

    ola Dr tenho 23 anos e gostaria q vc pedese me ajuda tive ralação com eu namorado dia 20 de dezembro e minha menstruação sempre vem dia 3 só q no dia 1 de janeiro ela veio depois de ums 3 dia q ela foi embora comecei a senti dor no ovário direito Dr o q pode ser me ajuda por favou

  • natanna tuanny Cavalcante

    ola Dr tenho 23 anos e gostaria q vc pedese me ajuda tive ralação com eu namorado dia 20 de dezembro e minha menstruação sempre vem dia 3 só q no dia 1 de janeiro ela veio depois de ums 3 dia q ela foi embora comecei a senti dor no ovário direito Dr o q pode ser me ajuda por favou

  • http://profile.yahoo.com/2T2BSHRIP5IH4ZMKXJG62VJCGE Maria

    dora. doutor eu tenho um cisto simples de 9 cm no ovario direito fui no ginecologistas aqui de londrina eles me disseram que para operar tenho que emagrecer primeiro péso 78 kilos e sou impertença. mais só que o cisto esta doendo parece que vai esplodir principalmente quando vou menstruar e doi muito a minha bacia. este cisto fica enórme uns dias antes de menstruar depois da menstruação não cinto nada e quase nem acho ele apalpando a barriga ele fica muito pequeno. doutor é assim mesmo esses cistos. ja tem um ano e mesmo particular não consigo operar por aqui.

  • http://profile.yahoo.com/2T2BSHRIP5IH4ZMKXJG62VJCGE Maria

    cisto simples a um ano ele póde desaparecer

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • http://profile.yahoo.com/X5KK3EA2XV3CDM72SBL4SUKQ5U Ketlen

    Doutor descobri hoje 10/01/2013 que tenho SOP … só que a ginicologista só me prescreveu o diane 35 … gostaria de saber quais são os exames de sangue que posso fazer além do glicose e colesterol e tireoide para levar a outro medico junto com a US … pois uma amiga fez o mesmo tratamento só que usando Diane 35 + glifage xr 500 … e o medico dela pediu varios exames de sangue !
    Obs faço o tratamento pois quero engravidar assim que possivel

  • http://profile.yahoo.com/X5KK3EA2XV3CDM72SBL4SUKQ5U Ketlen

    Doutor descobri hoje 10/01/2013 que tenho SOP … só que a ginicologista só me prescreveu o diane 35 … gostaria de saber quais são os exames de sangue que posso fazer além do glicose e colesterol e tireoide para levar a outro medico junto com a US … pois uma amiga fez o mesmo tratamento só que usando Diane 35 + glifage xr 500 … e o medico dela pediu varios exames de sangue !
    Obs faço o tratamento pois quero engravidar assim que possivel

  • http://profile.yahoo.com/X5KK3EA2XV3CDM72SBL4SUKQ5U Ketlen

    doutor descobri hoje 10/01/2013 que tenho SOP … meu ciclo e todo irregular e a ginicologista só me prescreveu o diane 35 … gostaria de saber quais são os exames de sangue que devo fazer além da glicose e colesterol … para poder levar junto com a Endo para outra medica … quais são os exames hormonais indicado ? Obs quero fazer o tratamento pois tenho muita vontade de engravidar

  • 05021993

    oi Dr. tenho 19 anos com ovarios policisticos, minha mestruação é normal so atrasa ate 10 dias.
    fiz um tratamento com anticoncepcional por 8 meses e parei ja faz 4 meses estou tentando engravidar e ainda nao consegui o Sr. acha q consigo engravidar? ou preciso tomar indux? obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tenho como opinar à distância. Mas seu ginecologista com certeza conseguirá te esclarecer.

  • Comercio Trigo

    Bom dia. Fiz uma ultra e deu ovário esquerdo aumentado de volume 20cm. Minha menstruação é regular. Gostaria de saber se posso engravidar, ou tenho que esperar p fazer algum tratamento p diminuir o tamanho do ovário. Obrigada.

  • Comercio Trigo

    Bom dia. Fiz uma ultra e deu ovário esquerdo aumentado de volume 20cm. Minha menstruação é regular. Gostaria de saber se posso engravidar, ou tenho que esperar p fazer algum tratamento p diminuir o tamanho do ovário. Obrigada.

  • thais andrade

    Dr° tenho 25 anos e descobri que tenho SOP desde os 18 anos, Ja tomei diversos anticoncepcionais enclusive o ultimo foi o diane por cerca de uma ano, meu ciclo mestruau e regular porem continuo com os cistos. Meu maior sonho é ser mãe e não consigo engravidar o que posso fazer?
    Thais

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O fator de ter SOP atrapalha, mas não impede de engravidar.

  • Raquel Santos

    Doutor,

    tenho SOP e á 2 anos uso o anticoncepcional SELENE.
    Se eu usar o METFORMINA junto com o SELENE, teria algum problema?

    Desde já… Muito obrigada!!!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tenho como saber à distância, não conheço seu histórico clínico. Pergunte ao seu ginecologista.

  • http://twitter.com/Everline7T Everliiiiiiiiine

    Doutor…tenho SOP…minha menstruação vem no maximo 3 vezes ao ano.. qual o risco de engravidar ccaso realize sexo sem camisinha com meu parceiro?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É baixo, pois você não deve ovular com frequência. O ideal é procurar ajuda de um médico especializado em fertilidade.

  • ReMartins

    Gostaria de saber quanto tempo se deve esperar para tentar engravidar após deixar de usar a espirolactona e a finasterida. Soube que elas não devem ser utilizadas por mulheres que estão grávidas ou que pretendem engravidar.
    Desde já, muito obrigada!

  • ReMartins

    Gostaria de saber quanto tempo se deve esperar para tentar engravidar após deixar de usar a espirolactona e a finasterida. Soube que elas não devem ser utilizadas por mulheres que estão grávidas ou que pretendem engravidar.
    Desde já, muito obrigada!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Esses medicamentos somem da circulação sanguínea em 1 ou 2 dias.

  • 170786

    oi dr tenho 26 anos e fizer todos os exames pois gostaria de engravidar,mais descubrie que tenho ovarios policisticos.no exame deu ;utero ,em ante-flexao, eixo na linha mediana, com forma e contrornos regular,volume normal para a paridade e ecotextura miometrial homogenea sem nodulacoes eco endometrial regular homogeneo,medindo 9,3 mm de espessura medidas uterinas .
    ovario direito com forma e contornos regulares volume normal exibindo mutiplos diminutos cistos perifericos sem dominancia medidas 34x20x26mm vol 9,2cm3 .
    ovarios esquerdo com forma contornos regular volume aumentado exidindo mutiplos diminutos cistos perifericos sem dominancias medidas 40x21x29 mm vol 12, 7 cm3 .
    conclusao exame mostra ovarios de aspectos policistico.
    mais minha mestruacao sempre foi regular,nunca atrasou estou com medo quero engravida sera que eu posso ?
    o medico que fezer a ultra falou que nao tinha nemhum problema e eu podia engravida na hora que quizece,mais meu ginecologista passou DICLIN por 4 meses o que eu fasso tomo ou tento engravidar?
    obrigada .

  • Michele Karine de Souza Barros

    Olá… tenho ovários policisticos e faço tratamento com anticoncepcionais a muito tempo; já tomei todos os tipos de anticoncepcionais inclusive os 3 considerados melhore para tal tratamento: Diane, Selene… quero engravidar porém eles não somem de jeito nenhum. Já estou com 31 anos e, apesar de ter SOP eu ovulo normalmente e meu ciclo mestrual é certinho… já fiz todos os tipos de exames e sinto, sinceramente, que estou sendo enrolada porque toda vez dão os mesmos resultados e nada de diferente acontece. Já tomei o Clomid e um outro indutor que esqueci o nome agora… infelizmente, em minha cidade Nova Friburgo, RJ, não temos um local que cuide de fertilidade, é necessário ir no rio mas, gostaria de saber sua opinião. Não sou obesa, apresento poucos pelos no rosto, mas eles crescem rápido, tenho um quadro de anciedade, meu nivel de testosterona é um pouco alto… já fui ao endocrinologista pra verificar se poderia ter problemas relacionados a prolactina e nada. Todos os médicos dizem que está tudo muito certo, porém, o problema todo é o microcistos. Poderia me dar uma opinião… agradeço muito… abraços!!!
    Michele Souza

  • Michele Karine de Souza Barros

    Olá… tenho ovários policisticos e faço tratamento com anticoncepcionais a muito tempo; já tomei todos os tipos de anticoncepcionais inclusive os 3 considerados melhore para tal tratamento: Diane, Selene… quero engravidar porém eles não somem de jeito nenhum. Já estou com 31 anos e, apesar de ter SOP eu ovulo normalmente e meu ciclo mestrual é certinho… já fiz todos os tipos de exames e sinto, sinceramente, que estou sendo enrolada porque toda vez dão os mesmos resultados e nada de diferente acontece. Já tomei o Clomid e um outro indutor que esqueci o nome agora… infelizmente, em minha cidade Nova Friburgo, RJ, não temos um local que cuide de fertilidade, é necessário ir no rio mas, gostaria de saber sua opinião. Não sou obesa, apresento poucos pelos no rosto, mas eles crescem rápido, tenho um quadro de anciedade, meu nivel de testosterona é um pouco alto… já fui ao endocrinologista pra verificar se poderia ter problemas relacionados a prolactina e nada. Todos os médicos dizem que está tudo muito certo, porém, o problema todo é o microcistos. Poderia me dar uma opinião… agradeço muito… abraços!!!
    Michele Souza

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Os anticoncepcionais são os melhores. Peso e varizes a gente controla com dieta e exercício físico, que também ajudam na SOP.

  • Jéssica Rodríguez

    Dr. Tenho 19 anos e descobri a pouco tempo que tenho a SOP, não posso tomar anticoncepcional porque afeta o meu organismo, mais o médico me recomendou uma manipulação de Acetato retinol, acetato tocoferol, angus castus ext seco, que estou tomando já a 5 mêses e meio mais ou menos, só que continuo sentindo muitas dores nos seios, e minha menstruação não regulou como o esperado, é muito cedo pra isso acontecer? E as dores nos seios é normal?
    Obrigada pela atenção!

  • flavia gonçalves

    Boa noite, Dr. Pedro.
    Tenho SOP e adoraria menstruar com mais regularidade , mas estou relutante em usar anticoncepcional pois tenho excesso de peso (e receio engordar mais ainda com a pílula…) e problemas circulatórios (me foi dito que anticoncepcionais agravam as varizes).
    Existe algum medicamento que não piore o aumento de peso e as varizes e possa ser usado no tratamento da SOP?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Os anticoncepcionais são os melhores. Peso e varizes a gente controla com dieta e exercício físico, que também ajudam na SOP.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ela pode ajudar na infertilidade e no controle do peso.

  • cidinhajr

    Bom dia Dr.
    Poderia me ajudar, quero engravidar novamente, ja tenho 1 filho de 13 anos, tomei anticoncepcional por 13 anos o femiane. tomei até setembro agora, minha menstruação veio dia 26 de setembro, porem ela só veio agora dia 10 de novembro, isso ocorre devido eu ter parado o anticoncepcional?
    Fiz uma ultra transvaginal dia 21 de novembro, deu tudo normal, ovarios com forma e contornos normais com foliculo dominante de 1,5 cm no ovario esquerdo.Endometrio bem delineado com espessura de 0,81cm, miometrio apresenta textura acustica normal, esta tudo em ordem dr. tenho chance de engravidar? estou com 30 anos.Dr.essas medidas significa que já estou para ovular? ou não? no aguardo anciosa..Maria Oliveira

  • cidinhajr

    Bom dia Dr.
    Poderia me ajudar, quero engravidar novamente, ja tenho 1 filho de 13 anos, tomei anticoncepcional por 13 anos o femiane. tomei até setembro agora, minha menstruação veio dia 26 de setembro, porem ela só veio agora dia 10 de novembro, isso ocorre devido eu ter parado o anticoncepcional?
    Fiz uma ultra transvaginal dia 21 de novembro, deu tudo normal, ovarios com forma e contornos normais com foliculo dominante de 1,5 cm no ovario esquerdo.Endometrio bem delineado com espessura de 0,81cm, miometrio apresenta textura acustica normal, esta tudo em ordem dr. tenho chance de engravidar? estou com 30 anos.Dr.essas medidas significa que já estou para ovular? ou não? no aguardo anciosa..Maria Oliveira

  • 1marylima2

    Olá Dr.
    Gostaria de saber se mesmo a pessoa com ovário policístico tendo os níveis de glicemia normais, é preciso mesmo assim tomar Metformina além do anticoncepcional?
    Parabéns pelo blog.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Mas a metformina não serve só para controlar a glicemia na SOP.

      • 1marylima2

        E quais as outras indicações da Metformina na SOP?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Ela pode ajudar na infertilidade e no controle do peso.

  • http://profile.yahoo.com/4DQ6X6SBM6MS42C6JWIS6P7EXE Alyne

    Dr. a Metformina pode inibir a ação do anticoncepcional injetável?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • http://profile.yahoo.com/ZUVO3LKJAMHRE5Z2U23CIHCMAM Amanda

    Ta ok.Muito Obrigada pelas informações Dr. Pedro. Parabéns pelo seu trabalho.

  • Jeanie Angelita Leal Costa

    Boa noite Dr. Pedro!
    Primeiramente quero dar a você parabéns pelo seu trabalho neste site, tem sido de muita importância para mim, e acredito que para muitas outras pessoas.

    Gostaria de saber uma segunda opiniao atraves desde diagnostico que tive no transvaginal.
    - Utero anteversofletido, medindo 11,7×6,5×7,3 cm com volume total 293,6cm³, e
    - ovarios com forma, contornos e dimensões normais, apresentando algumas imagens anecóicas, regulares, infracentimétricas, de distribuição predominantemente periféricas(Cistos)
    - Ovario direito com volume de 12,3cm³ e o esquerdo com volume de 7,7cm³
    Sua opinião será muito importante para mim: Realmente não há outro jeito a não ser a retirada do utero e do ovario?
    No aguardo de sua resposta! Grande abraço!

  • Jeanie Angelita Leal Costa

    Boa noite Dr. Pedro!
    Primeiramente quero dar a você parabéns pelo seu trabalho neste site, tem sido de muita importância para mim, e acredito que para muitas outras pessoas.

    Gostaria de saber uma segunda opiniao atraves desde diagnostico que tive no transvaginal.
    - Utero anteversofletido, medindo 11,7×6,5×7,3 cm com volume total 293,6cm³, e
    - ovarios com forma, contornos e dimensões normais, apresentando algumas imagens anecóicas, regulares, infracentimétricas, de distribuição predominantemente periféricas(Cistos)
    - Ovario direito com volume de 12,3cm³ e o esquerdo com volume de 7,7cm³
    Sua opinião será muito importante para mim: Realmente não há outro jeito a não ser a retirada do utero e do ovario?
    No aguardo de sua resposta! Grande abraço!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É possível que sim, mas ter a opinião de um ginecologista especializado em fertilidade seria bom.

  • http://profile.yahoo.com/ZUVO3LKJAMHRE5Z2U23CIHCMAM Amanda

    Mas há alguma possibilidade de engravidar sem fazer nenhuma tipo de tratamento ? Obrigada.

  • Dany Souza

    Olá Doutor,primeiramente boa noite!Bem eu fiquei quaze 3 meses sem menstruar e minha go passou uma endovaginal que constatou a somp no ovário esquerdo,ela me mandou toamr indutor,minha menstruação ainda estava atrasada,tomei o indutor fora do periodo e depois dos 5 comprimidos exatamente 2 dias depois,minha mentruação veio bem pouquinho só sujava
    mesmo no 3 dia veio bem escuro,ai quando acabou eu tomei o diane e quarta passada acabou o anti e até agora a menstruação ainda não veio,voltei lá e ela me mandou tomar metformina e voltr a tomar o anti mesmo sem ela vim,o que acha doutor o tratamento esta certo?meu maior desejo é engravidar novamente,desde já agradeço se puder me ajudar!

  • Dany Souza

    Olá Doutor,primeiramente boa noite!Bem eu fiquei quaze 3 meses sem menstruar e minha go passou uma endovaginal que constatou a somp no ovário esquerdo,ela me mandou toamr indutor,minha menstruação ainda estava atrasada,tomei o indutor fora do periodo e depois dos 5 comprimidos exatamente 2 dias depois,minha mentruação veio bem pouquinho só sujava
    mesmo no 3 dia veio bem escuro,ai quando acabou eu tomei o diane e quarta passada acabou o anti e até agora a menstruação ainda não veio,voltei lá e ela me mandou tomar metformina e voltr a tomar o anti mesmo sem ela vim,o que acha doutor o tratamento esta certo?meu maior desejo é engravidar novamente,desde já agradeço se puder me ajudar!

  • http://profile.yahoo.com/ZUVO3LKJAMHRE5Z2U23CIHCMAM Amanda

    Olá Doutores,primeiramente gostaria de agradecer as informações já fornecidas pelo blog e gostaria de esclarecer uma dúvidas. Hoje tenho 19 anos de idade e desde os 14 descobri que tenho Ovários Polimicrocísticos,desde então faço tratamento com anti-concepcionais. Recentemente fiz uma ultra onde foi constatado que ainda tenho os ovários polimicrocísticos e vários folículos atrésicos. E ainda também um preventivo que diagnosticou vaginose bacteriana (a Gardnerella/Mobiluncus). Minha dúvida é, se diante de todas essas patologias eu ainda tenho alguma chance de engravidar caso pare o uso de anti-concepcionais.E se for possível alguma gravidez,se essas doenças contribuíriam para uma gravidez de risco. Obrigada desde já.

  • http://profile.yahoo.com/ZUVO3LKJAMHRE5Z2U23CIHCMAM Amanda

    Olá Doutores,primeiramente gostaria de agradecer as informações já fornecidas pelo blog e gostaria de esclarecer uma dúvidas. Hoje tenho 19 anos de idade e desde os 14 descobri que tenho Ovários Polimicrocísticos,desde então faço tratamento com anti-concepcionais. Recentemente fiz uma ultra onde foi constatado que ainda tenho os ovários polimicrocísticos e vários folículos atrésicos. E ainda também um preventivo que diagnosticou vaginose bacteriana (a Gardnerella/Mobiluncus). Minha dúvida é, se diante de todas essas patologias eu ainda tenho alguma chance de engravidar caso pare o uso de anti-concepcionais.E se for possível alguma gravidez,se essas doenças contribuíriam para uma gravidez de risco. Obrigada desde já.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você não tem nenhuma doença que cause infertilidade permanente. Pode até ser um pouco mais difícil engravidar se você tiver ciclos ovulatórios muito inconstantes, mas atualmente os tratamentos de fertilidade são bem efetivos.

      • http://profile.yahoo.com/ZUVO3LKJAMHRE5Z2U23CIHCMAM Amanda

        Mas há alguma possibilidade de engravidar sem fazer nenhuma tipo de tratamento ? Obrigada.

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          É possível que sim, mas ter a opinião de um ginecologista especializado em fertilidade seria bom.

        • http://profile.yahoo.com/ZUVO3LKJAMHRE5Z2U23CIHCMAM Amanda

          Ta ok.Muito Obrigada pelas informações Dr. Pedro. Parabéns pelo seu trabalho.

  • Eliane Silva

    Olá
    Dr. Pedro e Dra Renata

    Tenho problemas hormonais(prolaquitina) a anos isto sempre me incomodou, não menstruo e estou engordando horrivelmente e sei que não e normal, bom aguardo noticias.

    Obs* procurei o tratamento pois e muito caro, por este motivo estou pedido a ajuda de vcs.

    Desde ja agradeço

  • Eliane Silva

    Olá
    Dr. Pedro e Dra Renata

    Tenho problemas hormonais(prolaquitina) a anos isto sempre me incomodou, não menstruo e estou engordando horrivelmente e sei que não e normal, bom aguardo noticias.

    Obs* procurei o tratamento pois e muito caro, por este motivo estou pedido a ajuda de vcs.

    Desde ja agradeço

  • Clemildha

    bao tarde me chamo clemilda eu querea saber porque desde quando eu liguei para nao ter mais filho eu mestro duas vezes por mes com muitar faciledade eu em godei muitor o que devo fazer ja me comsutei muitas vezes para controlar a minha mestruacão. e o que eu posso fazer para não engorda

  • Gabriela Leal

    Bom dia, me chamo Gabriela e estou bastante confusa, pois tenho síndrome de ovarios policisticos já fiquei 8 meses sem menstruar, foi quando fiquei internada pois estava com dip. depois tomei a medicação menstruei só que agora já estou novamente com 5 meses que não vem a menstruação, Estou tomando metformina e de nada adiantou. Sinceramente não sei mais o que fazer.

  • Danielle

    tenho cisto no ultero fui no medico ele mandou eu fazer tratamento 6 mese cxom diana 25 sera q posso engravidar depois do tratamento é bom diana 25

  • Danielle

    tenho cisto no ultero fui no medico ele mandou eu fazer tratamento 6 mese cxom diana 25 sera q posso engravidar depois do tratamento é bom diana 25

  • Elizeuda28

    Dr.Pedro li esse tópico sobre ovários policístico e fique muito triste ,pois já gastei o que tinha e que não tinha correndo atras de uma cura ,pois recentemente fiz uma consunta e descobri que estava como todos esses sintomas ,mais o medico nunca mim falou que não teria cura,agora lendo essa informações estou mim sentindo uma mulher ser esperança de um dia poder ser mãe ,por isso pesos ao senhor mim ajude com algumas informações sobre como eu posso ou os meios que ainda tenho para conseguir esse milagre espero resposta muito obrigada.meu Email e elizeuda28@hotmail.com

  • Elizeuda28

    Dr.Pedro li esse tópico sobre ovários policístico e fique muito triste ,pois já gastei o que tinha e que não tinha correndo atras de uma cura ,pois recentemente fiz uma consunta e descobri que estava como todos esses sintomas ,mais o medico nunca mim falou que não teria cura,agora lendo essa informações estou mim sentindo uma mulher ser esperança de um dia poder ser mãe ,por isso pesos ao senhor mim ajude com algumas informações sobre como eu posso ou os meios que ainda tenho para conseguir esse milagre espero resposta muito obrigada.meu Email e elizeuda28@hotmail.com

  • Valdireneantunes90

    ola doutor tenho 25 anos e tenho um sangramanto ja faz mais de oito mes e nen um tipo de anticomsepicional nao faz para tenho muita dor no hutero e tambem tenho cisto no hovario.tenho muita enfequiçao vaginal da cor marrom as vezes com sangue outra ver amarela e as vesez uma cor bbranca e outras vezes bem escura quase preta queria saber o que e a minha ginicologista disse que e por causa do sisto .mas nao intendo tanta dor que sa vezes tenho que tomar injesao na veia de tanta dor que me causa pode me ajuda .obrigado,

  • Flavia

    dr. pedro boa noite .eu preocupada com meu marido, no dia 8 /10/20012 nós dois tivermos relação. no dia se-quite ele mi falou q estava com do no ovário quando ele ia fazer xixi .tubei eu fale pra ele q poderia ser infecção urinaria mais ele mim falou q agora esta doendo tudo dr.pedro o que eu Faso agora. mi responda estou muito preocupada coim ele .meu Email e morekinha.flavia@gmail.com .

  • Flavia

    dr. pedro boa noite .eu preocupada com meu marido, no dia 8 /10/20012 nós dois tivermos relação. no dia se-quite ele mi falou q estava com do no ovário quando ele ia fazer xixi .tubei eu fale pra ele q poderia ser infecção urinaria mais ele mim falou q agora esta doendo tudo dr.pedro o que eu Faso agora. mi responda estou muito preocupada coim ele .meu Email e morekinha.flavia@gmail.com .

  • Nalidia_moreira

    Estou com um cisto de 8 cm,gostaria de saber se o único procedimento é a cirurgia ou tem uma forma melhor de tratamento q não seja a cirurgia??Pois só tenho um filho e pretendia ter outo filho!!!Desde já agradeço a atenção!!!
    Analídia!!!

  • Cintia

    Gostaria de saber quais as diferenças entre o Glifage xr 500mg e Glifage xr 750mg, para quem tem ovário policístico?

  • Michele

    Boa tarde Dr. estou tomando indux, estou no meu segundo ciclo, minha menstruação é para vir dia 08\10, desde ontem estou sentindo umas dores no lado direito do utero, não sei se é no utero, ovariop ou trompa, são dores tipo fincadas forte, mas que vem e passam.Estou preocupada o que pode ser?
    Desde já agradeço a atenção.

  • Michele

    Boa tarde Dr. estou tomando indux, estou no meu segundo ciclo, minha menstruação é para vir dia 0810, desde ontem estou sentindo umas dores no lado direito do utero, não sei se é no utero, ovariop ou trompa, são dores tipo fincadas forte, mas que vem e passam.Estou preocupada o que pode ser?
    Desde já agradeço a atenção.

  • Asunavepereira

    Dr pedro me ajude há quatro anos atras fiz uma ultrasson pelvica deu compativel com ovarios micropolicisticos mas nunca tomei nenhum medicamento. alguns meses atras estou sentido muita dor no ovario esquedo queda excessiva de cabelo e acne. fiz uma transvaginal e o medico falou q estou apenas com ovarios inflamados.o q pode ter acontecido micropolicisticos já q ñ fiz nenhum tratamento. meus sintomas ainda são de ovaris micropolicistico.o q fazer para saber se estou ou ñ com micropolicistico. ficarei muito grata se o sr puder me ajudar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Em geral, o anticoncepcional oral é a melhor opção para acne nas mulheres com ovário policístico. Converse com seu médico sobre isso.

  • Deise Echamendi Prá

    O ovário policístico causa acne. Fui à dermatologista e ela disse para eu tratar o meu problema primeiro, porque a acne vem de dentro para fora. Estou tomando Glifage XR 500mg. É normal a acne continuar, mesmo tomando remédio? Achei que na medida que fosse tomando, a acne desapareceria. O que posso fazer para amenizar esta situação? Mulher com acne é terrível, estou me sentindo péssima.

  • Deise Echamendi Prá

    O ovário policístico causa acne. Fui à dermatologista e ela disse para eu tratar o meu problema primeiro, porque a acne vem de dentro para fora. Estou tomando Glifage XR 500mg. É normal a acne continuar, mesmo tomando remédio? Achei que na medida que fosse tomando, a acne desapareceria. O que posso fazer para amenizar esta situação? Mulher com acne é terrível, estou me sentindo péssima.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em geral, o anticoncepcional oral é a melhor opção para acne nas mulheres com ovário policístico. Converse com seu médico sobre isso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A dose da metformina xr para ovário policístico pode variar de 500 a 2000 mg. A dose ser ser acertada individualmente.

  • Cintia

    Gostaria de saber quais as diferenças entre o Glifage xr 500mg e Glifage xr 750mg, para quem tem ovário policístico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A dose da metformina xr para ovário policístico pode variar de 500 a 2000 mg. A dose ser ser acertada individualmente.

  • Daidancy

    bom, tenho sop desde 17 anos, mas não engordei, nem fiz tratamento nenhum me casei e não tomo nada , minhas mestruação ultimamente esta muito regular, mas agora atrasou alguns dias, no primeiro dia de atraso fiz um teste de farmacia e deu uma listrinha forte e outra clarinha quase transparente, sera gravidez tenho medo de estar me iludindo, mais uma vez.

  • Lenaalmeida2011

    olá bom dia gostaria de saber se tem alguma diferença entre ovario micro-policistico e ovario policistico?porque sempre que faço a ultrassonografia o medico diz que tenho micro-policistos.

  • Lenaalmeida2011

    olá bom dia gostaria de saber se tem alguma diferença entre ovario micro-policistico e ovario policistico?porque sempre que faço a ultrassonografia o medico diz que tenho micro-policistos.

  • ana

    GOSTARIA DE SABER O QUE SERIA,IMAGEM CÍSTICA NO OVARIO DIREITO

    ANA

  • Joice_kelly_1

    ola bom dia tive Cisto foliular ao lado direito entao resolvir tentar engravidar comeceio a usar uma pomada anaerocid e o clomid de 5 ao 9 dia depois fiz a ultrasson o cisto foi rompido hj estou no meu 27 dia do ciclo e estou sentindo dores no ovario esquerdo colicas, enjoo, dores de cabeça e seios doloridos sera possivel gravidez

  • Joice_kelly_1

    ola bom dia tive Cisto foliular ao lado direito entao resolvir tentar engravidar comeceio a usar uma pomada anaerocid e o clomid de 5 ao 9 dia depois fiz a ultrasson o cisto foi rompido hj estou no meu 27 dia do ciclo e estou sentindo dores no ovario esquerdo colicas, enjoo, dores de cabeça e seios doloridos sera possivel gravidez

  • CHELE

    fUI A GINECOLOIGISTA A SEIS MESES. ELA MANDOU QUE EU FIZESSE UMA TRANSVAGINAL , EU FIS E NO RESULTADO DEU MICROVARIZES NO UTERO E UM PQUENO CISTO, DISSE QUE NAO PRECISAVA DE MEDICACAO P O CISTO , QUANTO AS MICROVARIZES , DISSE QUE ERA MELHOR QUE EU DESSE UM TEMPO COM O ANTICONCEPCIONAL.

  • Juliana

    Gostaria de saber, no meu caso que tenho ovário policístico e já operei de varizes se posso fazer normalmente o tratamento com anticoncepcionais pois tenho tendencia a varizes? E se tem alguma diferença entre síndrome do ovário policístico e ovário policístico?

  • Juliana

    Gostaria de saber, no meu caso que tenho ovário policístico e já operei de varizes se posso fazer normalmente o tratamento com anticoncepcionais pois tenho tendencia a varizes? E se tem alguma diferença entre síndrome do ovário policístico e ovário policístico?

  • Juliana

    Gostaria de saber, no meu caso que tenho 29 anos e tenho ovário policístico e já operei de varizes se posso fazer normalmente o tratamento com anticoncepcionais pois tenho tendencia a varizes? E se tem alguma diferença entre síndrome do ovário policístico e ovário policístico?

  • Juliana

    Gostaria de saber se tem alguma diferença entre síndrome do ovário policístico e 
    ovário policístico.
    E também se no meu caso que tenho ovário policístico e já operei de varizes, se tem algum problema eu tomar anticoncepcionais já que tenho tendencia a ter varizes?

  • Juliana

    Gostaria de saber se tem alguma diferença entre síndrome do ovário policístico e 
    ovário policístico.
    E também se no meu caso que tenho ovário policístico e já operei de varizes, se tem algum problema eu tomar anticoncepcionais já que tenho tendencia a ter varizes?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Síndrome é um conjunto de sinais e sintomas. Você terá a síndrome do ovário policístico se tiver múltiplos cistos no ovário e um conjunto de sintomas relacionados a este fato.

      Em relação à segunda pergunta, não posso emitir opinião pela internet.

  • ´´fernánda

    ´tenho 22 anos sou casada a 7 anós e descobri que tenho ´ovarios policisticos  uma vez tomei um  ´c´ha e quase morri de dor de pois de tanto tempo sea que posso engravidar    estou me consúltando pelo sus mais demora muito estou esperando o resultado do exame de hormonios sera que vou ter que tomar dosagens hormonais? meu  nome fernanda espero á resposta

  • Sharolwerneck

    Dr. estou a mais de um ano sem menstruar, fui no ginicologista pelo SUS e ele me disse p não me preocupar e que precisava emagrecer para descer a menstruação, descobri agora q estou com SOP, por conta da resistencia a insulina, glicose alta, testosterona alto e vários cistos nos ovários, a endocrino, me passou Glifage XR 500 3 vezes ao dia, estou sentindo fortes dores no estomago, e como a consulta de retorno pelo SUS é daqui a 4 meses e olhe lá, gostaria de saber se é comum…

  • Margareth

    muito bom!ajudou bastante…

  • Margareth

    muito bom!ajudou bastante…

  • 13kely

    oi boa tarde! sinto fortes dores pélvicas e lombares. apareceu manchas escuras no meu queixo e pelos, pode ser alguma doença no ovário?

  • Rosi

    boa tarde!!! estou a quase 4 meses sem menstruar, fiz o exame de sangue e deu negativo fiz um teste caseiro e repeti por 3 vezes e deu positivo…qual é o risco de eu estar gravida???

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O exame de sangue é mais confiável que o caseiro. O ideal é repeti-lo. Depois procure seu ginecologista.

  • Karyna Luiza

    Olá, meu nome é Karyna tenho 19 anos. Tive relação a 1 semana e desde então estou sentindo uma forte dor no lado esquerdo do útero, eu sempre tive dor depois da relação, mas desta vez ficou mais grave, ás vezes eu não consigo sentar direito porém, dá para suportar a dor já que é como se fosse uma contração, uma hora mais forte e outra hora mais fraca. Estou no período fértil. Ano passado fiz exames e o resultado foi normal, estou com medo, já usei anticoncepcional mas parei devido ás varizes. Dr. Pedro por favor me ajude, fui ao hospital mas infelizmente a rede pública é um caos!

  • Girlene

    oi boa noite! fui na medica e ela disse que eu estava com o meu endométrio fino e também estava com ovário micropolicistico , e fora isso ainda estava com o meu útero inchado e os ovarios também, ela mi passou uns remédios tomei e melhorou só que agora minha barriga voltou a incha novamente, o que sera que esta acontecendo comigo? alguém pode mi ajudar por favor

  • Karyna Luiza

    Olá, meu nome é Karyna tenho 19 anos. Tive relação a 1 semana e desde então estou sentindo uma forte dor no lado esquerdo do útero, eu sempre tive dor depois da relação, mas desta vez ficou mais grave, ás vezes eu não consigo sentar direito porém, dá para suportar a dor já que é como se fosse uma contração, uma hora mais forte e outra hora mais fraca. Estou no período fértil. Ano passado fiz exames e o resultado foi normal, estou com medo, já usei anticoncepcional mas parei devido ás varizes. Dr. Pedro por favor me ajude, fui ao hospital mas infelizmente a rede pública é um caos!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, são doenças com causas distintas.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O exame de sangue é mais confiável que o caseiro. O ideal é repeti-lo. Depois procure seu ginecologista.

  • natalia

    ovários policisticos pode causar mioma no úterio?

  • Rosi

    boa tarde!!! estou a quase 4 meses sem menstruar, fiz o exame de sangue e deu negativo fiz um teste caseiro e repeti por 3 vezes e deu positivo…qual é o risco de eu estar gravida???

  • Martins_danyelle

    E.X.C.E.L.E.N.T.E Conteúdo.

    Estou há 3 meses com amenorréia. Minha menstruação sempre foi irregular, mas nunca passei tanto tempo sem menstruar. Gostaria de saber o seguinte: Além da SOP, o que mais pode ser a causa do meu problema?
    Obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há várias causas para amenorreia, mas a SOP explica tudo, portanto, a principio, não há porque pensar em mais de uma causa.