11 de setembro de 2013

CATAPORA (VARICELA) | Sintomas e tratamento

A catapora, também conhecida como varicela, é uma infecção altamente contagiosa causada pelo vírus Varicella-Zoster, caracterizada por erupções na pele. Neste texto vamos abordar a transmissão, sintomas e tratamento da catapora.

Publicidade

Se estás a procura de informações sobre herpes zoster, temos um texto específico sobre esta doença: HERPES ZOSTER | Sintomas e tratamento

CATAPORA (VARICELA)

Varicela é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus Varicella-Zoster, da família dos herpes vírus (leia: HERPES LABIAL E GENITAL). A catapora sempre foi uma das infecções mais comuns da infância em todo mundo, porém, desde a introdução da vacina em 1995, a incidência da doença vem caindo vertiginosamente.

A transmissão da varicela é feita através da via respiratória, por gotículas eliminadas pela boca ou nariz. O vírus é tão contagioso que o risco de contaminação entre pessoas que moram na mesma casa é maior que 90%. A transmissão pode também ser feita por objetos contaminados.

O interessante é que o primeiro caso da casa costuma ser o mais brando. Isso ocorre provavelmente pela diferença entre os tempos e a intensidade de exposição ao vírus entre aqueles que adquirem a doença na comunidade e aqueles que se contagiam dentro de casa.

O período de incubação varia entre 10 a 20 dias. O indivíduo contaminado começa a transmitir a doença até 48 horas antes do início dos sintomas.

Em geral, a imunidade após um episódio de catapora é permanente, sendo raro a ocorrência de uma segunda infecção. Porém, apesar da cura, o vírus permanece no nosso corpo pelo resto da vida. Explico melhor na parte sobre herpes zoster.

A varicela costuma ser uma infecção da infância. Em crianças imunocompetentes (saudáveis) até 12-13 anos, ela costuma ser auto-limitada, tendo taxas de complicações e mortalidade muito baixas.

Em adultos, adolescentes e pessoas com imunossupressão, a catapora pode ser mais séria, com taxas de complicações mais elevadas, principalmente neste último grupo.

Catapora - varicela

Vesículas da catapora

Sintomas da catapora

A varicela costuma iniciar-se como um quadro inespecífico de mal-estar, dor de garganta, febre baixa e perda de apetite. 24 horas após o início desses sintomas surge o rash típico da catapora.

As lesões iniciam-se como pequenas elevações avermelhadas (pápulas) que logo se transformam em vesículas (bolhas). Depois de alguns dias, essas bolhas viram crostas que caem ao final de 1 a 2 semanas, deixando a pele temporariamente mais escurecida nestas áreas.

Catapora - varicela

Catapora em diferentes estágios

O que ajuda a diferencia o rash da catapora do rash de outras doenças virais como rubéola (leia: RUBÉOLA – SINTOMAS E VACINA) e sarampo, por exemplo, é o fato de haver lesões em vários estágios ao mesmo tempo, sendo possível identificar crostas, bolhas e pápulas espalhados pelo corpo.

O rash da varicela é muito pruriginoso, sendo muito comum a criança querer ficar se coçando o tempo todo. É importante evitar que o paciente estoure as bolhas evitando assim a contaminação das lesões por bactérias naturais da pele como o estafilococos e o estreptococos.

Foto Catapora - varicela

Catapora

O paciente permanece contagioso até que todas as suas lesões já tenham virado crostas, o que costuma demorar de 1 a 2 semanas. Enquanto houver bolhas, ainda há o risco de transmissão da catapora.

Complicações da catapora

Apesar de raro em crianças saudáveis, a catapora pode causar complicações sérias. Entre as mais comuns podemos citar:

Outra complicação possível é a síndrome de Reye, um quadro de alteração neurológica, que pode inclusive terminar em coma. A síndrome de Reye pode ser desencadeada pelo uso de ácido acetilsalicílico (AAS ou aspirina) durante o curso infecção. Por isso, este medicamente é contra-indicado na varicela (leia: ASPIRINA | AAS | Indicações e efeitos colaterais)

Tratamento da catapora

A varicela é uma doença auto-limitada na imensa maioria dos casos. O tratamento em pessoas saudáveis, sem deficiências do sistema imune, é basicamente de suporte. Deve-se evitar coçar a lesões para que não ocorra infecção bacteriana secundária. Em crianças, as unhas devem estar bem curtas. Anti-histamínicos (antialérgicos) podem ser usados para diminuir o comichão.

A febre deve ser tratada preferencialmente com paracetamol. Nunca se deve usar aspirina.

Os banhos com permanganato de potássio ou com solução iodadas, apesar de muito famosos, não apresentam comprovação científica. A higiene da pele pode e deve ser feita apenas com água e sabão.

O aciclovir é um antiviral que pode ser usado nos pacientes acima de 12 anos ou naqueles com maior risco de complicações. A droga não elimina o vírus, mas diminui o tempo de doença, o número de lesões na pele e os riscos de complicações (leia: INFORMAÇÕES SOBRE ACICLOVIR (ZOVIRAX)).

Pacientes imunossuprimidos ou com outras condições médicas graves, que porventura entram em contato com pessoas infectadas, devem usar a imunoglobulina contra varicela para impedir que desenvolvam a doença.

Vacina para catapora

A vacina para varicela tem mudado a história natural da doença nos últimos anos.

Todas as crianças a partir de 1 ano de idade podem ser vacinadas contra a catapora, assim como adultos que ainda não tenham tido a doença. São duas doses: uma aos 12 meses e outra entre 4 e 6 anos de idade. Nos adultos, também estão indicadas 2 doses, sendo a segunda administrada com 4 meses de intervalo.

A vacina contra a varicela é feita com organismo vivo atenuado, por isso deve ser evitada em:

– Grávidas
– Indivíduos imunossuprimidos (AIDS, câncer, uso de imunossupressores etc…)
– Pessoas que tenham recebido outra vacina de vírus vivo nas últimas 4 semanas

HERPES ZOSTER

Herpes zoster

Herpes zoster no tronco

Como já foi dito anteriormente, mesmo após a completa cura, o vírus da varicela permanece no nosso organismo pelo resto da vida. Ele fica escondido dentro das células do sistema nervoso. Não causa sintomas e nem é contagioso. Toda vez que o vírus tenta sair do seu esconderijo, nosso sistema imune consegue impedi-lo.

Todo paciente que já tenha tido varicela em algum momento da vida, quando apresenta alguma queda nas defesas do organismo, pode apresentar a reativação do vírus da varicela zoster.

Conforme vamos envelhecendo, nosso sistema imunológico vai ficando mais fraco, por isso, a partir dos 50-60 anos existe o risco de reativação do vírus, que não se dá como um novo episódio de catapora, mas sim, como herpes zoster, conhecido popularmente como cobreiro.

O herpes zoster é uma lesão de pele com características similares à varicela comum, porém, restrita a uma pequena zona do corpo. O herpes zoster tem uma característica: a lesão costuma ser em “faixa” e parar na linha média do corpo, como pode ser visto nas fotos abaixo. A região acometida é aquela inervada pelo nervo que abriga o vírus.

Para saber mais detalhes sobre o herpes zoster, leia: HERPES ZOSTER | Sintomas e tratamento

"CATAPORA (VARICELA) | Sintomas e tratamento", 5 de 5 baseado em 1 votos.
Publicidade
Publicidade
  • Jack

    Olá Dr., minha irmã está com Catapora e eu já contrai o vírus um tempo atrás, porém minha pergunta é até um “pouco inocente”: É possível de alguma forma por eu está em contato com minha irmã, poder passar o vírus para outra pessoa que conviva comigo que NÃO tenha contraído a doença ainda?

    Só frisando a transmissão será através de mim que no caso já peguei a doente, minha dúvida é: Se por está em contato com uma pessoa infectada, posso ou não “criar esse potencial”?

    Att.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, se você convive com ela, existe um pequeno risco. Por exemplo, você pode tocar na sua irmã, ter as mãos contaminadas e passar o vírus para outra pessoa. Você pode também abraçar a sua irmã e ficar com a roupa contaminada. A taxa de contágio é bem mais baixa deste modo, mas não é nula.

  • simone

    oi minha filha esta com catapora,tenho que levar ela ao medico tenho duvida porque ela esta no processo de contagio.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Se ela não foi ao médico, quem fez o diagnóstico?

  • elza bandres

    Boa Noite. Dr. Pedro, meu filho de 15 anos contraiu catapora esta no 3 dia e reclama de muitas muitas dores no corpo, reclama até para respirar, esse sintoma é normal? Estou usando antialérgico, dipirona, e toragesic e mesmo assim continua reclamando. grata. elza

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não, não é normal ter tantas dores nem dificuldade para respirar.

  • adriana

    Boa noite Dr quero sabe se em casos graves de catapora pode se tomar antibióticos Ex :amoxilina

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Antibióticos não servem para tratar catapora, que é uma doença de origem viral. Eles só estão indicados se as lesões da catapora se infectarem com bactérias da pele.

  • Mariana Gonçalves

    Boa noite Dr. estou com varicela faz 5 dias e algumas lesões já estão a secar. Daqui a 4 dias vou para a praia e disseram me que se apanha-se sol mesmo com as lesões já secas poderia ficar com marcas, pode haver algum perigo? Se sim o que posso fazer para evitar marcas na praia? Obrigada.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Sim, se ainda houver feridas, a exposição excessiva ao sol pode deixar marcas.

  • bruna

    Boa tarde Dr. Varicela pode causar impotencia se nao diagnosticada tratada brevemente?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não costuma.

  • bruna

    Varicela pode causar impotência em adultos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não costuma causar.

  • mariana

    estou com catapora a mais de 2 meses e isso nao passa tomara que essas dicas me ajudem

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Catapora não dura dois meses. Tem que rever esse diagnóstico.

  • Elaine

    Bom dia Dr. Meu sobrinho de 8 meses teve catapora e já fazem duas semanas. Segundo minha cunhada, as bolhas secaram. Tenho dois filhos, uma de 10 e um de 8 anos. Existe risco deles serem contaminados caso eles tenham contato com meu sobrinho?? Grata.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se todas as lesões já estão secas e viraram crostas, ele já não está mais contagioso.

  • Odlaniges Teles Teles

    Boa noite Doutor, minha filha tem 1 ano e 5 meses, e esta com catapora,porem os olhos dela estao vermelhos e lacrimejado direto, é reaçao devido a catapora ou nao?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, pode ser da catapora.

  • agnaldo diaz

    doutor eu tenho 19 anos e estou com catapora o medico me passou paracetamol para dor dipirona para febre e esalerg para coceiras eeu queria saber se tem algum perigo na minha idade, e se eu posso seguir o tratamento com esses remedios que ele me indicou apenas, sou uma pessoa saudavel! abraços agradeço a resposta desde já!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Esses medicamentos não fazem mal para quem tem catapora.

  • Nelise Silva

    ola dr, tenho 15 anos e peguei catapora, estou no quinto dia e algumas crostas doem nas costas e no meu rosto mas nao cocei nenhuma, é possível que elas tenham se infeccionado sozinhas? se sim o que devo fazer/passar nessas crostas infeccionadas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é possível. Se houver infecção elas ficam muito vermelhas em volta, inchada e com dor. Pode também haver pus.

  • Mariana Ferreira

    Peguei catapora na Quarta-feira e tomei aciclovir (acho q é assim) por 5 dias. Não tive muitos caroços nem manchas, mas essa sexta 13, da semana posterior ao dia que eu peguei catapora tenho uma festa de são joão no colégio e queria muito ir! Só há algumas no rosto e nos braços, nas do rosto eu poderia passar um pó (maquiagem) pra esconder ( Elas já estão só a casquinha)? (Tenho 11 anos)

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se TODAS as lesões ainda não tiverem virado crostas, você ainda pode estar contagiosa.

  • Giselle Tristão

    Socorro!!! Não sabia desta síndrome e dei pro meu filho 2 comprimidos de AAS ele tem 2 anos e meio. O q eu faço, ele ta correndo risco?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A complicação é rara, mas como é muito grave, o ideal é não arriscar. O mais provável é que não ocorra nada.

  • suelen

    Doutor dei uma dose de ibuprofeno para meu. filho de seis anos sem saber q ele estava com catapora e agora vai fazer mal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Provavelmente, não. O problema seria ter dado aspirina.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A síndrome de Reye é rara, mas como ela é muito grave, o ideal é não arriscar. O mais provável é que não haja problema com apenas 1 único comprimido.

  • Carlos

    Boa noite dr, lendo seu artigo, vi que nas doençãs virais , não se pode administrar AAS nem aspirina. Fiquei assutado, pois minha esposa sem saber deu AAS, para o nosso filho que está com catapora com 3 anos de idade. Gostaria de saber mais quanto a Sindrome de Reye, será que com a administração de apenas uma AAS, ele corre esse risco? Como é que surge, é logo?

  • maria do socorro

    peguei catapora com 2 meses de gravidez , meu filho nasceu saudavel , gostaria de saber se ele ta imune a doença?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • cris cunha

    Bom dia doutor! gostaria de saber se uma pessoa que ja teve catapora pode mesmo assim passar a doença para o bebe casa tenha contato direto com uma pessoa contaminada?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Diretamente não, mas o vírus pode ser transportado por objetos. Lave bem as mãos se for ter contato com o bebê.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tem que ver se elas não infeccionaram. Às vezes, bactérias da pele invadem as feridas da catapora e causam infecção.

  • christiane

    Muito obrigada,doutor!!Precisamos de mais médicos como o senhor que mesmo a distância e sem cobrar nada,nos atende com atenção!!!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode ser uma infecção secundária das lesões ou algum reação alérgica. O ideal é levá-lo ao pediatra para ele poder ver o que se trata.

  • Fábio Abbud

    Oi Doutor, tenho 15 anos e estou com catapora, a febre diminuiu acho que so falta as bolhas sumirem, mas tem duas bolhas que chamaram a atenção, estao pretas e muito avermelhadas em volta. Será que eu cocei enquanto estava dormindo? Se sim tem risco de se tornar algo mais grave?

  • christiane

    oi,doutor.Meu filho tem 6 anos e esta com catapora há doze dias.Já estava começando secar as crostas,mas começou a aparecer outros tipos de erupções diferentes na pele e esta espalhando principalmente pelo tronco e pescoço.Isso pode ser um agravamento da catapora? Obrigada

  • Fernando Vitorino

    Olá doutor tenho um filho de 7 anos e apareceu 3 bolhinhas no tronco ta sem febre parece catapora posso já passar a pomada aciclovir? Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      De jeito nenhum. Primeiro porque aciclovir em pomada não serve para nada na catapora; segundo porque quem faz diagnóstico é o médico. E se não for catapora? Existem centenas de doenças que causam lesões de pele na criança. Ele precisa ser visto pelo pediatra.

  • fabricio

    bom dia doutor, meu filho pegou catapora, e os sintomas apareceram ja fazem 12 dias, as bolhas viraram crostas no 6 a 7 dia, as bolhas menores quase tdas ja cairam as feridas, eu queria saber se ele ainda pode passar catapora pr uma bebe recém-nascido ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se todas as lesões já viraram crosta, não. Porém, na dúvida, o melhor é mantê-los afastados por mais alguns dias.

  • dierica

    olá tenho 14 anos e estou com catapora e siinto muitas dores nas costas além da febre. Isso é normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Dor nas costas não é um sintoma próprio de catapora.

      • Tassio Ricardo Cardoso Silva

        Estou na fase final da catapora e estou sofrendo muito com dor nas costas

  • leila borba

    tive varicela aos 12 anos e estou com 30 fui diagnosticada com herpes zoster na perna, tenho dores em toda a extensão do nervo ciático, fiz exame até de HIV e deu negativo, porque voltou se mais normal em adultos maiores de 50 anos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é impossível ocorrer em pessoas mais jovens. Pode ser excesso de estresse, falta de sono, trabalho em excesso… Não necessariamente há algo de muito grave por trás.

  • Celia Lima

    Ola, é verdade que se a catapora inflamar e se não cuidar direito a criança pode ter essa parte do corpo amputada? Ouvi isso de uma medica, a perninha da menina ficou roxa e ela ficou em observação com medicamentos…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder até pode, mas isso é muito raro precisar amputar.

  • thais marah

    boa noite acriança quando ta com catapora tem alguma cisa q não possa comer??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A principio, não.

  • Janci

    Olá doutor como posso fazer para aliviar a coceira do varicela? Porque eu não consigo dormir a noite.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Há medicamentos para a coceira. Converse com o seu médico.

  • Marta Marchan

    Dr meu filho tem 1 ano e 3 meses e está com catapora,e agora pegou resfriado ele ta tomando abrilar,o resfriado pode causar alguma complicação em relação a catapora????
    Obrigada!!!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      O resfriado é uma infecção benigna na maioria dos casos, é pouco provável que haja algum problema maior. Basta ficar atenta.

  • Dorotheu Paiva

    Olá Doutor, bom 7 de setembro, contrai a varicela (catapora) pela primeira vez aos 35 anos, lutei muito e fugi muito dela, cossa demais e estou tendo febres altas e dor no nódulo direito da garganta, como li no seu blog, o tratamento só é com repouso, alimentação, paciência e anti-alergicos (loratadina 10mg), no entanto li que também que a partir de 12 anos pode ser tratado com aciclovir pra acelerar o processo da doença, gostaria de saber se posso comprar na farmacia, visto que o medicamento tem livre venda, minha preocupação maior é que sou carteiro e trabalho no sol, faltam 10 dias pra acabar minhas férias e não queria voltar com as feridinhas ainda cicatrizando, também queria minimizar o risco de contagio pois tenho 2 filhas em idade pré escolar

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      A gente só indica aciclovir em casos mais graves ou com risco de complicação. Nos adultos, o aciclovir costuma ser indicado, mas ele precisa ser iniciado dentro das primeiras 24 horas de rash. Se for inciado depois, ele é bem menos efetivo.

  • Joao Pedro Ribeiro Vidal

    Olá,doutor Pedro,eu comecei a ver a “catapora” com as pelotinhas vermelhas quando eu acordei hoje,e, eu acho que eu já tava (pois minha cabeça coçava e onde coçava tinha umas pelotas) e eu vou viajar para praia,então eu quero ir muito ir,o que eu fasso para elas ficarem “fracas”(ou algo assim) ou o tempo para elas diminuírem?que remédios eu posso usar(tenho 13 anos)?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      João, não há o que fazer, o jeito é esperar.

  • Paulo

    Dr Pedro, como se diferencia o “Rash do HIV” da Varicela(catapora)??

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      É completamente diferente. O da catapora é uma rash com várias lesões diferentes, algumas são bolhas, outras pústulas, outras crostas, outras pápulas… Dificilmente um médico confundiria.

  • http://----=----- Natalia

    Doutor Pedro, estou com catapora há seis dias, tenho 12 anos e gostaria de comparecer a escola na segunda feira, algum problema?
    P.S.: sou saudável,, tomei vacina e vieram poucas bolhas, e maioria já está na fase das cascas, ou até mesmo sem, elas simplesmente murcharam.
    desde já muito obrigada ;)

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Você só deixa de contagioso quando TODAS as lesões já tiverem virado crostas. Não basta ser a maioria.

  • guilherme araujo silva

    ola doutor tenho 9 anos e meu nome e guilherme queria saber comome tratar da varicela estou com muitas bolinhas e tem umas estoradas e uma esta saindo pus me ajuda obrigado

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      A varicela em si não precisa de tratamento, ela vai embora sozinha. Todavia, se houver lesões infectadas, com pus, procure o seu pediatra para ele dar uma olhada nelas. Neste caso pode ser necessário algum tipo de tratamento.

  • Juliana

    Boa tarde, em meu filho apareceram umas bolinhas na testa e barriga, mais depois apareceram bolinhas na lingua e garganta… estou apavorada….eh normal??

    • Pedro Pinheiro

      É possível e é relativamente comum.

  • fabricio

    olá estou com varicela e estou tomando paracetamol para febre posso tomar o antiviral aciclovir também

    • Pedro Pinheiro

      Não tem indicação. Não se automedique.

  • fabricio

    olá estou com varicela á uma semana qual o tratamento ideal

    • Pedro Pinheiro

      Não há um tratamento específico. Vai sumir sozinho em poucos dias.

  • vanice alves

    Doutor meu filho tem 4 anos está com 3 dias com catapora e doi muito o que devo dar pra ele tomar e passar? me ajude doutor.

  • http://www.facebook.com/selmoluiz.souza Selmo Luiz Souza

    Doutor Pedro, tive catapora quando era criança, agora com 42 anos apareceu um coceira na parte genital e barriga a medica me informo que um virus da catapora e me passou o medicamento aciclovir 400 mg por sete dias, queria saber se esta certo esta prescrição e se existi este virus mesmo, me responde no meu email selmo_2008@hotmail.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    No caso do bebê é bem possível. O ideal é procurar o pediatra para ver que como prevenir. No seu caso, caso você nunca tenha tido catapora, é possível que pegue também.

  • kelly mangas

    bom dia meu filho mário sérgio está com 13 anos e pegou catapora eu tenho 31 e meu bebê 06 meses será que iremos pegar?

  • kelly mangas

    bom dia meu filho mário sérgio está com 13 anos e pegou catapora eu tenho 31 e meu bebê 06 meses será que iremos pegar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      No caso do bebê é bem possível. O ideal é procurar o pediatra para ver que como prevenir. No seu caso, caso você nunca tenha tido catapora, é possível que pegue também.

  • Adrielle Genuino

    Minha mãe teve recentemente a Herpes Zoster, ela sofreu muito, porque queimava muito. Mas graças a Deus ela superou. Tenho uma dúvida Pedro Pinheiro, como podemos saber que as defesas de nosso organismo estão caindo? Desde já agradeço e parabéns pelo excelente artigo.

  • Adrielle Genuino

    Minha mãe teve recentemente a Herpes Zoster, ela sofreu muito, porque queimava muito. Mas graças a Deus ela superou. Tenho uma dúvida Pedro Pinheiro, como podemos saber que as defesas de nosso organismo estão caindo? Desde já agradeço e parabéns pelo excelente artigo.

  • joao ruiz

    adorei obrigada pelo esclarecimento!!!!!

  • joao ruiz

    adorei obrigada pelo esclarecimento!!!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um dermatologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não deve, catapora é uma doença infectocontagiosa.

  • Gesiane Vitor

    um adulto com catapora pode ir trabalhar ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não deve, catapora é uma doença infectocontagiosa.

  • Lucas Araújo

    To com umas bolinhas no corpo e elas não coçam, mas crescem bastante queria saber o que é, e como devo proceder

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um dermatologista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O antibiótico não tem nenhuma função no tratamento da varicela. Mas ele pode ser usado se houver suspeita de infecção bacteriana em alguma das feridas provocadas pela varicela.

  • http://profile.yahoo.com/MUZSBZ4DPLGJMASOI7GUQSXQHM Ivania

    DR. Adorei suas orentações. Parabéns! Gostaria de saber se a varicela pode ser tratada com amoxilina, polaramina e dipirona. Qual a função do antibiótico neste caso?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O antibiótico não tem nenhuma função no tratamento da varicela. Mas ele pode ser usado se houver suspeita de infecção bacteriana em alguma das feridas provocadas pela varicela.

  • http://twitter.com/ThaynaTatadinha Thayna

    Olá Dr. minha filha de 06 anos de idade contraiu a catapora,devido as festas de final de ano meu netinho de apenas 1 ano e 8 meses virá a minha casa,qual a sua opinião a respeito do contato dele com a minha filha?
    qual o risco,devido a idade dele ?
    pelo fato dele ter apenas 1 ano e 8 meses é muito perigoso?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A criança de um ano não deve ir a não ser que sua filha já esteja plenamente curada.

  • Danielle Pereira Cabral

    Olá Dr Pedro. Gostaria que me tirasse uma dúvida. Estou gestante, com 19 semanas, e já contrai a catapora na infância. Corro o risco de me contaminar com pessoas que estejam infectadas com a catapora, no convívio familiar???

  • Flavia A

    Meu filho tem 9 anos e está no 4º dia com 3 bolhas inflamadas ( ele coçou no inicio achando que era mordida de mosquito) o que eu posso passar?? Não querida dar antibiotico, pois a1 mes atras ele tomou por conta de uma pneumonia…. Agradeço desde ja!!

  • Rodrigo G. Albuquerque

    A partir de quando a catapora não é mais transmíssivel?
    Quando uma pessoa infectada não passa mais a catapora pra outra pessoa?

  • Rodrigo G. Albuquerque

    A partir de quando a catapora não é mais transmíssivel?
    Quando uma pessoa infectada não passa mais a catapora pra outra pessoa?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Quando todas as lesões já formaram crosta.

      • .ana carolina

        eu tenho 13 anos e ainda nao pegueii catapora mas eu tomeii a vacina eu ainda posso pegar a catapora..se eu pegar sera mais leve mesmo que tomeii a vacina..

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          O objetivo da vacina é impedir que você tenha catapora.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se nunca pegar é melhor.

  • Luiza

    É verdade que a pessoa tem que pegar catapora pelo menos uma vez na vida?

  • Luiza

    É verdade que a pessoa tem que pegar catapora pelo menos uma vez na vida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se nunca pegar é melhor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • larissa de jesus

    catapora causa garganta enframada

  • larissa de jesus

    catapora causa garganta enframada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Ckleimmann

    minha filha está com catapora a 4 dias já e eu acho que está inflamando as bolinhas estão amarelinhas como se fosse pus e vermelho em volta o que devo fazer?

  • Alininhagl2009

    se uma pessoa com mais de 13 anos pegar varicela corre algum risco mais grave

  • Analice_rocha

    o´timo gostaria de saber se pode-se usar ibuprofeno em crianças de 4 anos com catapora

  • laramix

    Porque a criança toma a vacina qdo pequena não pegou a catapora, agora com 12 anos ela apareceu?

  • Vera

    Oi. Tenho 29 anos e a dois dias fui diagnosticada com catapora. Estou preocupada pois tenho dores nas costas quando respiro e ao tossir. isso pode ser uma complicação da catapora? Por favor me esclareça essa dúvida. Desde já antecipo agradecimentos.

  • Juliana

    posso passar maizena para aliviar a coseira da catapora

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • claudio

    Meu filho foi diagnosticado com catapora e 1 dia antes das bolhas aparecerem ele também iniciou tratamento com antibiotico para inflamação de garganta pelo pediatra. Existe algum problema por estar tomando antibiotico exatamente na explosão da catapora?

  • Katialeme Imoveis

    Boa tarde, meu filho está com catapora, e está com a língua cheia de bolhas,babando e com muita dor na garganta a ponto de não dormir, estou dando dipirona xarope e não resolve, seria a hora de procurar um médico

  • EDUARDA E SID

    É MUITO RUIM FICAR COM CATAPORA

  • C-kiu

    Tenho todos os sintomas da herpes zoster mas o aparecimento esta nas nádegas abaixo do coquis . Será que e mesmo? Chrys

  • C-kiu

    Tenho todos os sintomas da herpes zoster mas o aparecimento esta nas nádegas abaixo do coquis . Será que e mesmo? Chrys

  • Paula

    eu to sofrendo com catapora:(

  • Paula

    eu to sofrendo com catapora:(

  • Elisangela

    ola minha filha esta com catapora e ta por todo corpo mais estou com medo porque o ceu da boca dela tabem tem muito é normal???

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Por isso que os médicos reclamam tanto da automedicação. Mesmo uma simples aspirina pode causar efeitos graves se for usada sem conhecimento médico. Vamos torcer para ela não ter o azar de fazer reação à droga.

  • Sheila

    ola !!!! a catapora costuma dar diarreia ??minha filha esta com catapora e evacuando as vezes agua.ela esteve enternada a 15 dias atras com bronquite e estava tomando remedios e antibiotico cefalexina. a febre esta baixa. mais na testa.

  • Sheila

    ola !!!! a catapora costuma dar diarreia ??minha filha esta com catapora e evacuando as vezes agua.ela esteve enternada a 15 dias atras com bronquite e estava tomando remedios e antibiotico cefalexina. a febre esta baixa. mais na testa.

  • Katialeme Imoveis

    Boa tarde, meu filho está com catapora, e está com a língua cheia de bolhas,babando e com muita dor na garganta a ponto de não dormir, estou dando dipirona xarope e não resolve, seria a hora de procurar um médico

  • aureliano

    meu filho tá com catapora e a mãe dele deu aas, depois de ler seu artigo fiquei preocupado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Por isso que os médicos reclamam tanto da automedicação. Mesmo uma simples aspirina pode causar efeitos graves se for usada sem conhecimento médico. Vamos torcer para ela não ter o azar de fazer reação à droga.

  • Denise

    Boa tarde, minha filha esta com catapora já no 3 dia e hj de manha apareceu com o olho vermelho. Será que tem alguma coisa a ver com a doenca?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível.

  • Vitorialvf

    Eu Acho Que Estou Com Catapora Tenho 12 Anos estou Ficando Com Pintas Roxinhas Quase Vermelhas Na Perna Braço Rosto….

  • Alan

    Ola quem pegou catapora oque deve fazer para se livrar dela ou fazer com que ela suma mais rapido, existe algum tipo de pomada ou remedio dermatologico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, o jeito é esperar.

  • Wadryen

    Boa Tarde! tenho 30 anos e estou com catapora tem algum remádio que faça a doença permanercer menos tempo no corpo pois trabalho e ñ posso me ausentar por muito tempo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    São completamente diferentes, não dá para confundir. Leia meu texto de catapora que eu explico com detalhes as lesões dermatológicas da catapora.

  • João Pedro

    Por favor, qual a diferença entre o rash da catapora e o rash da infecção por HIV?

  • João Pedro

    Por favor, qual a diferença entre o rash da catapora e o rash da infecção por HIV?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      São completamente diferentes, não dá para confundir. Quando ocorrem, são machas arredondadas e avermelhadas.

  • KESSIA

    Minha filha de 5 anos esta com catapora, o meu mas novo de 1e meio so tem 1 caroço , e por ultimo a minha mas velha nao tem nenhum sintoma, sera que ela nao vai pegar? E no meu caso tenho doença auto imuni como devo proceder? Obrigada!

  • KESSIA

    Minha filha de 5 anos esta com catapora, o meu mas novo de 1e meio so tem 1 caroço , e por ultimo a minha mas velha nao tem nenhum sintoma, sera que ela nao vai pegar? E no meu caso tenho doença auto imuni como devo proceder? Obrigada!

  • Leticiapinheiro13

    eu apareci com varias bolhas vermelhas no meu corpo e espoquei os caroços,ficou preto, será que acabar esses sintomas pode ocossionar deixar cicatriz no meu rosto?cataporas coçar muito? e aparece caroço na cabeças?

  • Godhand_1011

    como prevenir?

  • Anamello_

    Boa tarde Dr,
    Tenho 28 anos e tive episódios de herpes acima do peito algumas vezes (acho que umas 6 vezes) da adolescência pra cá. Sempre trato com Aciclovir. Ela tem todas características de Zoster, mas a recorrência elimina essa possibilidade? Por já ter tido várias vezes, quer dizer que ela é simples?
    Quem tem a simples quer dizer que também já teve contato com o vírus da varicela ou não, por serem vírus diferentes ??
    A vacina já está diponível em postos da Atenção Básica?

    Muito obrigada. Seu blog é sensacional.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Você provavelmente pegou e não manifestou sintomas. É possível fazer exame de sangue para saber se vc é imune a catapora. Fale com o seu médico.

  • Dedea0205

    quantos dias a criança fica com febre apos esta contaminada pela varicela obrigada andrea

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é habitual.

  • Dedea0205

    quantos dias a criança fica com febre apos esta contaminada pela varicela obrigada andrea

  • Daniela

    Meu filho esta com catapora, ha 2 dias como nao tinha conhecimento achei que era uma infecao simples dei sorvete e coisas gelada, porem hoje minha mae disse que nao podia e cortei na hora, porem gostaria de saber se isto pode complicar o caso dele. Obrigada

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Vacina só serve para prevenir a doença. Agora não adianta mais. Qualquer pessoa em qualquer idade pode ter catapora.

  • Li_hrd

    Dr. estou com 20 anos e peguei catapora, pelo que me lembro ja tinha pegado quando pequena, porem as pessoas falaram pra mim que era rubeola mas nao sei, gostaria de saber se posso me vacinar, ou agora ja é tarde demais, e oq eu faço ja que estou fora da “idade” de ter catapora?

    por favor me responda!

  • Bruna Oliveira

    minha filha esta com catapora e agora inflamou a garganta o que eu faso

  • carlos penna

     o aciclovir para tratramento da  catapora, deve-se aplicar quantas vezes ao dia ?

  • Pat

    criança com 7 anos,manchas no corpo ´parecido com catapora,médico receitou histabloc, faz mal?

  • Godhand_1011

    como prevenir?

  • Fernanda

    Boa noite. A varicela quando aprecem em adultos (mulheres) pode afectar a fertilidade da mulher? Obrigado

  • Fernanda

    Boa noite. A varicela quando aprecem em adultos (mulheres) pode afectar a fertilidade da mulher? Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é habitual.

  • Jalline_dayse

    Minha filha ja teve pneumonia com derrame pleural e agora esta com catapora e ela tomou a vacina… Quais sao os risco e os cuidado que devo tomar?

    Obrigada!!!
    Dayse

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Na maioria dos casos sim.

  • Rodrigo

    Dr. Pedro, quem tomou a vacina está imunizado o resto da vida?
    Obrigado.

  • Rodrigo

    Dr. Pedro, quem tomou a vacina está imunizado o resto da vida?
    Obrigado.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na maioria dos casos sim.

  • Gerkara16

                       boa noite meu nome é gerson .tenho 45 anos e saiu no corpo esse tal de herpes zoster,como faço para o curar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O herpes zoster pode aparecer mais de uma vez.
    Herpes simples e herpes zoster são doenças diferentes causadas por vírus diferentes. Apenas o nome é parecido.
    Vacina só serve para quem nunca teve a doença.

  • Anamello_

    Boa tarde Dr,
    Tenho 28 anos e tive episódios de herpes acima do peito algumas vezes (acho que umas 6 vezes) da adolescência pra cá. Sempre trato com Aciclovir. Ela tem todas características de Zoster, mas a recorrência elimina essa possibilidade? Por já ter tido várias vezes, quer dizer que ela é simples?
    Quem tem a simples quer dizer que também já teve contato com o vírus da varicela ou não, por serem vírus diferentes ??
    A vacina já está diponível em postos da Atenção Básica?

    Muito obrigada. Seu blog é sensacional.

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O herpes zoster pode aparecer mais de uma vez.
      Herpes simples e herpes zoster são doenças diferentes causadas por vírus diferentes. Apenas o nome é parecido.
      Vacina só serve para quem nunca teve a doença.

  • Gabriel

    dr minha irma esta com capatora e ja passou 7 dias e essa com se tivesse preto.o que fasso?

  • Liana Evily

    Olá doutor, tenho 10 anos estou com catapora como devo me previnir e nao passar catapora para minha irma

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Catapora é muito contagiosa e começa a ser transmitida antes mesmo de causar sintomas. É muito difícil impedir a transmissão entre pessoas da mesma casa.

  • Thiago Jones

    Olá doutor meus parabens pelo blog ! tenho uma duvida ! tenho 19 anos de idade , desde criança nunca tive catapora , quando eu era criança meus dois irmãos teve catapora eu ficava perto deles e não peguei !! tenho receio de pegar agora que sou adulto pois ouvi falar que as complicações são maiores isso é verdade ??? agradeço desde já e novamento te dou os parabens

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você provavelmente pegou e não manifestou sintomas. É possível fazer exame de sangue para saber se vc é imune a catapora. Fale com o seu médico.

  • Dr. Henrique

    Parabéns pelo blog!Tem sido útil em inúmeros casos.Muito obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @carolina
    Não há uma relação direta, mas algumas pessoas têm aftas em períodos de estresse, por isso, é possível que a catapora tenha influÊncia.

  • carolina

    é normal ter aftas quando se tem catapora?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @André
    1- Pode, depende do estado das lesões
    2- Não

  • nalepinski

    Muito bom o texto!

  • André

    Estou no 12 dia de catapora, ainda posso estar contaminando pela saliva?

    Uma pessoa cuja mae teve catapora de 8 p/ 9 meses de gravidez é imune à catapora?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @italo
    Catapora e varicela são as mesma coisa. São nomes diferentes para a mesma doença.

  • italo

    como diferencia varicela e catapora ja que é muito parecida ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @CarloSilva
    Primeiro de tudo vc deve evitar locais públicos para não contaminar quem é susceptível. Segundo, vc deve evitar contato direto com o sol para não ficar marcado e para não te deixar com imunidade ainda mais baixa. Repouso em casa até ficar curado.

  • CarloSilva

    Foi me diagnosticado a Varicela, ontem apareceram as primeiras manchas, consultei o médico e estou a fazer a medicação.

    A minha pergunta é: Praia, sol poderá ajudar a desaparecer as bolhas ou poderá ser perigoso.

    CarloSilva
    C.AlveSilva@gmail.com

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Rubia
    Pode.

  • Rubia

    Gostaria de saber se a herpes zoster pode se manisfestar mais de uma vez?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Orlanda,
    Sarampo = 1963
    Varicela = 1974

  • orlanda

    Gostava de saber desde quando existem as vacinas do sarampo e da varicela.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Michele,
    o fato de vc ter tido herpes zoster depois da vacinação não significa que a vacina seja de má qualidade. Efeitos secundários após vacinação podem ocorrer com qualquer tipo de vacina. Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

  • MicheleCogoBrazil

    Olá,

    Sou Michele, tenho 25 anos e tomei a vacina da HIN1 a 4 semanas e dupla viral a 1 semana. Comecei a aresentar pequenas bolhas vermelhas (2) na barriga e após 2 dias, uma lesão com machucados na lateral das costas, na mesma, faixa. Hoje a dermatologista disse que s etrata de herpes zoster e que provavelmente foi por causa da vacina. Acredito que pelo fato de ter identificado e descoberto no início não esteja sofrendo muito, mas é horrível, cuidado com as vacinas do posto de saúde.
    Michele Côgo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruno,
    Não. O homem é o único hospedeiro do vírus da varicela-zoster.

  • Bruno Uchoa

    Caros doutores,

    Estou manifestando herpes zoster e gostaria de saber se ela é transmissível aos meus animais de estimação.

    Grato,
    Bruno.