GORDURA NO FÍGADO – Causas, Sintomas e Tratamento

A esteatose hepática é uma doença do fígado, que pode até levar à cirrose em casos mais graves.

figado gordo - esteatose

A esteatose hepática, também conhecida como fígado gorduroso ou fígado gordo, é uma condição que, como o próprio nome diz,  ocorre por acúmulo de gordura no fígado. Geralmente causada pelo consumo excessivo de álcool, a esteatose também pode surgir em várias outras situações, como em pessoas com colesterol alto, excesso de peso, diabéticos, etc.

Neste texto textos vamos abordar as seguintes questões sobre a esteatose hepática:

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD
  • O que é esteatose hepática.
  • O que causa o acúmulo de gordura no fígado.
  • Diferenças entre esteatose hepática e esteato-hepatite.
  • Sintomas da esteatose hepática.
  • Graus de esteatose hepática.
  • Tratamento da esteatose hepática.

O que é esteatose hepática?

O termo hepático tem origem grega e significa fígado. Esteato é o termo que indica relação com gordura. Portanto, esteatose hepática significa literalmente fígado gorduroso ou fígado gordo.

Nosso fígado possui normalmente pequenas quantidades de gordura, que compõe cerca de 10% do seu peso. Quando o percentual de gordura excede esse valor, estamos diante de um fígado que está acumulando gordura.

A ilustração abaixo mostra as diferenças entre um fígado com pouco acúmulo de gordura e um figado esteatótico. Reparem no tamanho e na coloração amarelada do fígado gorduroso.

Esteatose hepática

Há algumas décadas acreditávamos que o acúmulo de gordura no fígado era causado apenas pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, e que a presença da esteatose hepática era necessariamente algo danoso à saúde. Atualmente sabemos que a esteatose hepática é muito comum e pode ser causada por diversas outras condições que não a ingestão crônica de álcool (falaremos das causas mais abaixo). Uma esteatose hepática leve (esteatose hepática grau 1 ou 2) normalmente não causa sintomas ou complicações. O acúmulo de gordura no fígado é pequeno e não leva à inflamação do mesmo.

Quanto maior e mais prolongado for o acúmulo de gordura no fígado, maiores são os riscos de lesão hepática. Quando há gordura em excesso e por muito tempo, as células do fígado podem sofrer danos, ficando inflamadas. Este quadro é chamado de esteato-hepatite ou hepatite gordurosa.  A esteato-hepatite é um quadro bem mais preocupante que a esteatose, já que cerca de 20% dos pacientes evoluem para cirrose hepática (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA).

Portanto, a esteatose hepática é um estágio anterior ao desenvolvimento da esteato-hepatite, que como o próprio nome diz, nada mais é que uma hepatite causada por excesso de gordura (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES). Cabe aqui salientar que nem todo paciente com esteatose hepática irá evoluir para esteato-hepatite. Na verdade, a maioria não o faz.

A principal causa de esteato-hepatite é o consumo de bebidas alcoólicas. Em geral, dividimos os casos entre esteato-hepatite alcoólica e esteato-hepatite não alcoólica. A hepatite alcoólica e os malefícios do álcool já foram abordados em outros textos (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA e MALEFÍCIOS DO CONSUMO DE ÁLCOOL E ALCOOLISMO). Por isso, neste artigo vamos nos ater apenas à esteato-hepatite não alcoólica.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Causas de gordura no fígado

Não se sabe exatamente por que alguns indivíduos desenvolvem esteatose hepática, mas algumas doenças estão claramente ligadas a este fato. Podemos citar:

  • Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA). Mais de 70% dos pacientes com esteatose hepática são obesos. Quanto maior o sobrepeso, maior o risco.
  • Diabetes Mellitus (leia: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS). Assim como a obesidade, o diabetes tipo 2 e a resistência à insulina também estão intimamente relacionados ao acúmulo de gordura no fígado.
  • Colesterol elevado (leia: COLESTEROL BOM (HDL) E COLESTEROL RUIM (LDL)). Principalmente níveis altos de triglicerídeos.
  • Drogas. Várias medicações podem favorecer a esteatose, entre as mais conhecidas estão: corticoides, estrogênio, amiodarona, antirretrovirais, Diltiazen e Tamoxifeno. O contato com alguns tipos de pesticidas também está relacionado ao desenvolvimento de esteatose hepática.
  • Desnutrição ou rápida perda de grande quantidade de peso.
  • Cirurgias abdominais, principalmente “bypass gástrico”, retirada de partes do intestino e até cirurgia para remoção da vesícula (leia: PEDRA NA VESÍCULA E COLECISTITE).
  • Gravidez.

Não é preciso ter alguma das condições citadas acima para ter esteatose hepática. Pessoas magras, saudáveis e com baixa ingestão de álcool também podem tê-la, apesar deste fato ser menos comum.

A esteatose hepática é mais comum no sexo feminino, provavelmente por ação do estrogênio.

Sintomas da esteatose hepática

A esteatose hepática não causa sintomas. Normalmente, o diagnóstico é feito acidentalmente através de exames de imagem, como ultrassonografias ou tomografias computadorizadas solicitadas por outros motivos.

Alguns pacientes com esteatose hepática queixa-se de fadiga e sensação de peso no quadrante superior direito do abdômen. Não há evidências, entretanto, que esses sintomas estejam relacionados ao acúmulo de gordura no fígado. Há pacientes com grau avançados de esteatose que não apresentam sintoma algum.

O que diferencia o acúmulo de gordura benigno da esteatose hepática do acúmulo de gordura prejudicial da esteato hepatite é a presença de inflamação no fígado. Ambos os quadros não costumam causar sintomas. Clinicamente é impossível distingui-los.

É importante destacar que através dos exames de imagem também nem sempre é possível diferenciar casos de esteatose, principalmente em fase avançada, da esteato-hepatite. A ultrassonografia, por exemplo, consegue-se ver bem a gordura, mas não possui sensibilidade suficiente para se descartar ou confirmar a presença de inflamação no fígado.

Os exames de imagem também não conseguem distinguir a esteato-hepatite das outras causas de hepatite. Por isso, uma história clínica, exame físico e análises laboratoriais são imprescindíveis para a avaliação do paciente. Uma boa avaliação médica pode identificar a causa da lesão hepática.

As análises laboratoriais servem para avaliar o grau de lesão do fígado através das chamadas enzimas hepáticas (TGO e TGP ou AST e ALT) e de outros marcadores de doença do fígado, como a gama GT (leia: O QUE SIGNIFICA AST (TGO) E ALT (TGP)?). Na esteatose hepática, as enzimas do fígado estão normais, enquanto na esteato-hepatite há aumento das mesmas.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Para saber sobre os sintomas de outras doenças do fígado, leia: 12 SINTOMAS DO FÍGADO.

Graus de esteatose hepática

Geralmente é possível quantificar a quantidade de gordura acumulada no fígado através da ultrassonografia. Os laudos costumam indicar esteatose hepática grau 1 (esteatose hepática leve) quando há pequeno acúmulo de gordura, esteatose hepática grau 2 quando há acúmulo moderado e esteatose hepática grau 3 quando há grande acúmulo de gordura no fígado.

Essa graduação não tem muito peso, uma vez que o mais importante é a presença ou não de inflamação no fígado. O paciente pode ter esteatose grau 3 e não apresentar inflamação hepática, mesmo após 20 anos de acúmulo de gordura, o que o coloca sob baixo risco de evolução para cirrose.

Biópsia hepática

O único modo de se diagnosticar uma esteato-hepatite com certeza é através da biópsia hepática. Este procedimento costuma ser indicado apenas nos pacientes com sinais clínicos, radiológicos e/ou laboratoriais de lesão do fígado. O paciente com um esteatose leve não precisa ser biopsiado.

Portanto, se você tem imagem ao ultrassom sugestiva de esteatose hepática, mas não apresenta sintomas e não tem sinais de lesão hepática, é necessário apenas o acompanhamento anual para se avaliar progressão da doença. Não há necessidade de se repetir exames de imagem pois estes não são bons para avaliar a progressão da esteatose.

Se há sinais de esteato-hepatite, com sintomas ou alterações nos exames laboratoriais, deve-se pensar na hipótese da biópsia e o paciente deve ser reavaliado a cada seis meses. Este paciente deve ser seguido por um hepatologista.

Tratamento da esteatose hepática

Não existe tratamento específico para esteatose. O alvo deve ser o tratamento dos fatores de risco citados acima. A fase de esteatose pode ser reversível apenas com alterações dos hábitos de vida.

A perda de peso é possivelmente a medida mais importante. Todavia, deve-se limitar a perda de peso ao máximo de 1,5 kg por semana para evitar uma piora do quadro. A prática regular de atividade física também ajuda muito, pois diminui o colesterol e aumenta o efeito da insulina no organismo. Em doentes com obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica pode ser uma opção.

Deve-se controlar o colesterol, o diabetes, e, se possível, trocar medicamentos que possam estar colaborando para a esteatose.

Medicamentos como metformina (em pacientes não-diabéticos), vitamina E e C e losartan  apresentam resultados controversos e ainda não há uma indicação formal para o seu uso.

O orlistat pode ser usado de forma a ajudar na perda de peso. É importante destacar, porém, que o seu efeito benéfico está ligado ao emagrecimento e não devido à uma ação específica e direta do orlisat sobre a esteatose hepática (leia: ORLISTAT – XENICAL).

Para saber mais detalhes sobre o tratamento e informações sobre a dieta para a esteatose hepática, acesse o seguinte link: DIETA E TRATAMENTO DA ESTEATOSE HEPÁTICA.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

128 Comentários

  1. Sebastião

    Gostei muitíssimo dessas informações, muito obrigado e bom dia!

  2. ronaldo cesar castro

    Boa tarde.
    Fiz ultra som e deu esteatose hepatica acentuada. isso tem cura?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Dependendo do grau, isso pode reverter. Tem que conversar com um hepatologista.

  3. luciana

    Doutor fiz uma ultrasonografia e detectou gordura no figado grau 1 o qye que tenho que fazer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tenho como indicar nada sem lhe conhecer. Não sei nem sua idade e peso. Tem que ir ao médico que pediu o exame. Ele saberá como conduzir a situação.

  4. Isla Ish

    Você parece ser uma pessoa muito legal! Parabéns pela generosidade em dar atenção a tanta gente : )

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado. Você também deve ser uma pessoa muito legal, pois são poucos os que perdem tempo reconhecendo o trabalho dos outros.

  5. cris grinch

    Dr Pedro sou obesa meu ggt 242 aumento a5anos fiz ressonância e ultra e nada acusou de esteatose não bebo nada que médico devo procurar

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pela obesidade, o endocrinologista. Para avaliar o GGT, gastroenterologista.

  6. Nilzete lira

    Dr. fiz um enxame de ultra- sonografia e diz que estou com a ecogenicidade do parênquima hepático esta aumentada.o que pode ser ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Provavelmente esteatose hepática.

  7. Eduardo Mog

    uso
    lansoprazol , Norvask para pressao , Janumet para diabetes ,sinvastatina para colesterol e LUvox para TOC , tenho esteatose , por causa de algum remedio citado ?
    E verdade que o uso de abacaxi e L carnitina em conjunto curam este mal ?? abraços

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- O mais provável é que a esteatose esteja relacionada às suas doenças, principalmente diabetes e colesterol elevado.
      2- Não há evidências científicas de que abacaxi com L carnitina sejam efetivos.

  8. franciele

    Oi pessoal tenho 24 anos e há pouco mais de 1 meses descobri uma esteatose grau 3. Descobri através de exames que tinha alterações, fiz ultrassom e por último passei pela biopsia o qual foi constatado esse laudo. Entrei com a medicação same, betaina, vitamina e e omega 3. Não todos de uma vez mas tomando cada um durante dois meses. No inicio do ano vou fazer outros exames e em agosto tenho que voltar no médico. Estou super acima do peso e tenho que perder em média 30 quilos, comecei não está facil, mas a gente consegui. Bora se tratar galera

  9. Milocas Cristiana Borges

    Minha médica Diz Que não aconselha gostava d poder utilizar a pilula mas tenho medo q agrave o caso,nao sei q fazer pois já outro médico me disse o mesmo q o senhor. Nao sei q fazer

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Contraindicado não é. Mas se você sente-se insegura, há várias opções de anticoncepcional além da pílula. O DIU, por exemplo, é um método mais seguro e com menos efeitos colaterais.

  10. daniela pereira

    Dr. tenho gordura no figado, tva sentindo dor e tomeu paracetamol em gotas, no outro dia ja tava me coçando as costa o braço e coça sem parar, foi devido ao remedio ou foi outra coisa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Difícil saber. É possível que tenha sido pelo remédio. Mas certeza você só vai ter caso tome o paracetamol novamente e a reação se repita.

  11. Milocas Cristiana Borges

    Dr .me sabe dizer se quem tem esteatose pode tomar a pilula??

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, não é contraindicado.

  12. marisete

    ola dotor tenho esteatose hepatica de grau 2 colesterol total colesterol ldl trglicerideos o que devo fazer minha bariga fica muito e inchada

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que emagrecer, acertar a dieta e tratar o colesterol

  13. Fernando

    Boa tarde Dr. tenho 27 anos e esteatose nivel 3 , meu tgp e tgo deu bem acima do normal , fui ate o gastro e ele me disse q tenho que fazer dieta e fazer exercício físico. Pelo fato do tgp e tgo estarem alto e possivel de eu esta com estaeato hepatite ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é possível.

  14. Solange Abrao

    Bom dia Dr.Pedro! Exames de TGO e TGP bastante aumentados isoladamente podem indicar lesão no fígado? Ouvi que atividades físicas em excesso podem afetar esses resultados… Isso é correto?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O TGO pode aumentar por vários motivos, inclusive lesão muscular. Mas quando TGO e TGP estão aumentados conjuntamente, a primeira hipótese é sempre lesão do fígado.

  15. Danielle

    Ola queria informações eu tenho Esteatose Hepática Moderada , ai fiz exames de hepatite e todos deram Não Reagente , apenas o Hepatite B – ANTI-HBS que deu o resultado 32,2 o que significa ??? Agradeço Mto!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Significa que você tem anticorpos contra hepatite B. Ter anticorpos significa que ou você teve hepatite B no passado ou foi vacinada contra o vírus.

  16. marilia

    dr. cirurgia bariatrica elimina a esteatose severa

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Melhora muito.

  17. katiele

    Ola dotor minha tia esta cm gordura no figado e qrem fazer uma cirurgia è uma cirurgia simples ? Ou nao

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não se trata esteatose hepática com cirurgia. O motivo deve ser outro.

  18. Nayara Santos

    Tenho esteatose leve e estou tentando engravidar, corro algum risco ou meu bebê?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A princípio, não.

      1. Nayara Santos

        Obrigado

  19. Cristiane Quirino

    Dr como posso trata cistos hepaticos no fígado. Eu tenho um problemas no rins. Tenho policístico renal. E possível isso passa para estômago os cistos..

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não precisa tratar. Esses cistos do fígado que ocorrem na doença policística renal não costumam causar complicações.

  20. Lucy Mallory Mallory

    Gostaria de saber se a medicação para a osteoporose causa gordura no fígado?

  21. Raquel Maciel

    Bom dia Dr. Pedro. Tenho um tio que foi diagnosticado com esteatose hepática grau 3, mas um sintoma intrigante é que ele está com dificuldades em andar: só consegue andar se segurando nas paredes; se ele não tiver um apoio, cai. No seu texto não li qualquer coisa sobre esse sintoma. Ele também sente algo inchado na barriga: que acredito deve ser o fígado inflamado. Ele é gordo e faz uso exagerado de álcool. O sintoma “dificuldades em andar” pode acontecer ou o Sr. acha que ele pode ter outra doença? Obrigada Dr. Um abraço.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Com certeza não tem a ver com a esteatose. Há outro problema causando a dificuldade na marcha, pode ser de origem neurológica ou muscular.

  22. Rafael

    Dr. Silimarina (Silimalon), tem eficácia no controle da evolução da esteatose?!

  23. Ed Mog

    Uso lanzoprazol , Norvask para pressao , Janumet para diabetes ,sinvastatina para colesterol e LUvox para TOC , tenho esteatose , por causa de algum remedio citado ?
    E verdade que o uso de abacaxi e L carnitina em conjunto curam este mal ?? abraços

  24. Rodrigo Dutra Oliveira

    Dr meu nome é Rodrigo tenho 30 anos e fui diagnosticado por um acaso com Esteatose grau 3. Nunca tomei bebidas alcoólicas, tenho sobrepeso. Meu médico gástrico solicitou a US devido fortes dores que tenho no esófago devido hernia de hiato. A médica da US disse que tenho mudar minha alimentação. Você tem algumas dicas do tratamento e tempo de melhora do fígado?

  25. Neusa Ruiz

    Dr. fiz ultrasonografia de abdome superior, tenho 62 anos de idade…a opinião foi:.fígado com dimensões e contornos preservados,apresentando aumento difuso da ecogenicidade do parênquima,sem evidências de lesões focais detectáveis pelo método…. resultado….Esteatose hepática moderada….,não faço uso de bebidas alcoolicas,porém devo estar acima do peso,será se emagrecer desaparecerá a esteatose? meu nome é Neusa…

  26. Emanuele Ribeiro

    Dr. meus exames de sangue acusaram alterações significativas no fígado, mas na Ultrassonografia do abdome não houve nenhuma anormalidade. Nem meu médico soube explicar. O que faço agora?

  27. Lucas Oliveira

    Boa Tarde.

    Tenho 21 anos, e fiz um exames essa semana e estou meio assustado.
    Resultado do Exame : ESTEATOSE HEPÁTICA GRAU 4

    Isso é muito ruim ?!
    Ja marquei a consulta com minha endocrinologista,
    mas é só no final do mês .

    Obrigado !

  28. Veronica Cristina

    Estou sentindo dor abdominal no quadrante superior direito e nas costas. Tive febre por três dias. E tenho me sentindo fadigada e sem apetite. Meu exame de TGO deu normal mais o TGP deu alterado(47). Será que pode ser esteatose hepática?

  29. Amelia Helena

    Qual a especialidade de medicina que trata doenças do figado

  30. Aldo Medeiros

    Doutor, esteatose hepática tem alguma relação com o tabagismo!?

  31. edinamar

    doutor o senhor pode me responder pq as pessoas dizem que paciente que estoram a cirrose dizem que vomita o figado nao e verdade isso.

    1. Pedro Pinheiro

      Não, ninguém vomita o fígado. Isso é só figura de linguagem.

  32. Leonardo

    Boa tarde, tenho 45 anos e meus exames de Gama GT sempre deram alterados (apesar de eu não beber álcool) . Fiz todos os outros exames investigativos correlatos e nada mais foi constatado além da persistente alteração do Gama GT (aprox. 165). Isso pode significar uma esteatose hepática ?

  33. Ewerton

    Ola doutor
    Sou magro (1,82 com 77 Kg) e estou com esteatose grau 2. Uma coisa que me intriga é que minha ferritina esta em 650. Não consigo entender se o meu figado esta gerando a ferritina ou se a ferritina esta prejudicando meu figado. Existe alguma ligação?

    1. fabio

      ola sou paciente de mieloma multiplo, ,tudo começou com aumentos hematologicos, incluindo ferritina, tb em US foi observado esteatose grau 2

  34. Paula Mada

    a infiltraçao gordurosa hepatica grau 1 ela pode ter cura se fazer o regime?ou ela so vai diminuir e quem tem sempre vai aparecer.

  35. Ronaldo Romão

    Fui diagnosticado com grau 2 e fiquei preocupado, fiz algumas perguntas ao médico que me tranquilizou mas não me convenceu, o texto me convenceu e me deixou mais tranquilo, agora é perder peso

  36. Lenir Palacio

    Excelente abordagem sobre o assunto. As informações ajudaram bastante. Obrigada!

  37. Renata Barillari

    Gostei muito do texto, ajudou a nos leigos a saber um pouquinho e tentar amenizar nossos problemas com o fígado.

  38. Carlos Antonio

    Estou com esse problema de gordura no figado do grau 2, essas informações do senhor me ajudaram muito.

    1. Lucimar de freitas Vieira

      Muito bom mesmo, sanei várias dúvidas e vou solicitar meu médico alguns exames indicados neste site.
      Tenho esteatose hepática moderada.
      Parabéns!

  39. Anjo

    Muito bom o artigo,esclarecedor,parabéns!

  40. Josimar martins de Andrade

    foi diagnosticado com esteatose hepática grau tres e o médico nao passou nada o que eu faço?

    1. Pedro Pinheiro

      Converse com o seu médico sobre isso. Pergunte se no seu caso há alguma opção de tratamento, nem que seja sem remédiso, com alteração de dieta e hábitos de vida.

  41. josi

    Dr . muito esclarecedor suas palavras. já estou em tratamento .mas percebi a responsábilidade da mudança de hábitos para melhorar.

  42. sueli aparecida de carvalho

    gostei muito de ler a matéria e gostaria de participar a um ano atras

    tive uma hemorragia de varizes de esofago. Agora fiz uma ultrassom e lá deu esteatose hepatica e a profissional q estava fazendo a ultrassom me disse q eu não tinha cirrose. Quero saber qual o tratamento para esteatose.

    1. Pedro Pinheiro

      O texto explica o tratamento.

  43. Fernanda

    Fazendo exames de rotina descobri uma esteatose leve difusa. Tomo tamoxifeno há 10 meses, será por isso? Tem outro remédio que o substitui e sana esse problema?

  44. Fabiana

    Pode existir uma correlaçâo entre ferritina alta no sangue e esteatose?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a ferritina estiver muito alta, acima de 1000, podem haver problemas no fígado.

  45. rosimery

    eu não bebo,e porque,tenho gordura no figado?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Como o texto explica, há outras causas para esteatose hepática que não a bebida alcoólica.

  46. nilda

    o que é esteatose hepatica acentuada?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É uma esteatose em grau avançado.

  47. Tatý

    Doutor gordura no fígado deixa a barriga da pessoa bem grande?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, a não ser que já exista cirrose e ascite.

  48. Julio Antonio

    Descobri que tenho esteatose grau I.Eu não como gorduras, frituras minha alimentação e saudavel.. frutas verduras 905 grelhado sempre porque isso ocorreu? Sou magro tenho 26 anos faço exercicios na academia… grato julio Antonio. ca40 @zipmail.com

  49. Marines Barnabe Silva

    parabens ,as explicações recebidas me foram esclarecedoras.

  50. Marta

    Essa não entendi… o artigo é sobre esteatose hepática e foi feito pelo Doutor Nefrologista??
    Dr. Pedro, gostaria de saber se há relação entre esteatose hepática com cisto hemático nos rins.
    Em 2005 no acaso descobri esteatose e hemangioma hepáticos, e fiz então ressonância do abdomen, e venho desde lá acompanhando anualmente com RM. Porém o hemangioma permanece estável em tamanho, mas mesmo evitando frituras a esteatose continua e este ano na RM aparece um cisto hemático no rim. A Gastro disse que é comum haver cistos nos rins quando se tem esteatose. Fui na Nefro e disse que não é nada demais, me despreocupando.
    Obrigada Doutor.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Eu sou Nefrologista e Clínico geral. Mas mesmo que fosse só Nefrologista, isso não significa que eu só saiba doenças do rim. É lógico que meu conhecimento sobre fígado não é igual ao do hepatologista, mas ainda assim, sei bastante sobre fígado ou qualquer outro órgão do corpo, afinal, estudei medicina por mais de 10 anos.

  51. Wescley Lopes

    Dr. Pedro como dever ser a alimentação pra quem tem esteatose hepática grau 3?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Depende do grau de lesão hepática. Procure a orientação de um hepatologista e um nutricionista, pois uma dieta adequada pode ser importante no tratamento.

  52. etel

    Oi, Dr. Pedro!
    Obrigada, acabei de ler minha ecografia, e a úncia alteração foi essa, e estou acima do peso, sou diabética, hipertensa, (ainda depressiva, compulsiva, hipersupermega ansiosa e um fibromialgia que me mata no final de ano) além disso meu colesterol bom sempre foi alto … mas sinto cansada demais … não sei qual o médico que pediu o exame, fui à vários …
    Mas neste caso é melhor ir ao Nefro ? Gastro ?

    Apesar de ansiosa, fiquei bem mais tranquila em saber que não vou morrer hoje pro isso!!!

  53. Willanyadriano

    dr a tgp do meu pai deu 65 e o normal do laboratorio era 40 quero saber se possivél o que quer dizer que ele tem hepatite gordura ?

  54. Maurea P. Fraga

    Esteatose hepatica pode ter alguma ligação com o exesso de ferritina?Quais  as consequencias do exesso de ferritina? existe tratamento?
    Obrigada!
    Máurea  

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Existe uma doença chamada hemocromatose, que cursa com níveis muito elevados de ferro no organismo e, consequentemente, de ferritina também. Esta doença ataca o fígado e pode provocar cirrose.

  55. cidi

    Olá! gostaria de saber qual a parte do figado a esteatose hepática ataca?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É difuso.

  56. Otacilio Leite Junior

    No final da materia acima, são mencionados alguns medicamentos:”Medicamentos como metformina (em pacientes não-diabéticos), vitamina E e C, losartan e Orlistat (xenical) apresentam resultados controversos e ainda não há uma indicação formal para o seu uso”. Estes medicamentos agravam a esteatose hepática?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, pelo contrário, há estudos que tentam mostrar que eles são benéficos para quem tem esteatose.

  57. Mayra Lobão

    Fui no PS hj, estou com diarreia ha 10 dias e descobriram q é pq estou com esteatose. E essa esteatose aconteceu pq tive q usar corticoide por um tmpo =/

  58. Sara Bakar

    Achei muito oportuna ,sua explicação, mas quero  saber esteatose lll grau tem cura?

    obrigada. Sara

  59. Cristiane

    Olá, gostei muito das informações, mas ainda gostaria de saber o que mudar na alimentação para corrigir esta esteatose? O que devo evitar?

  60. Célia

    Perfeito! clara e objetiva…parabéns…

  61. Murilo barreto

    Dr. Pedro, parabens 
    Explicações simples e diretas deixando qualquer leigo entender e se despreocupar de certo modo.

    Murilo

  62. Nelson

     Dr. a três anos atrás descobri pelo exame ultrasom esteatose grau I  estava com enzimas alteradas para o dobro, colesterol e triglicerideos elevados…
    Fiz uma dieta rigorosa perdi 15 kg meu peso com mudança alimentar, as enzimas e funções  hepaticas estão normais, colesterol, triglicerideos normais, no entanto pelo exame de imagem que fiz recentemente a esteatose foi para o grau II.
    O que aconteceu? Alias, o que fazer, apenas acompanhar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A perda rápida de peso pode ser a causa. Se você se mantiver magro, a tendência é melhorar.

  63. Joelaine

    Sensação de  ‘Boca amarga’ , e pessoa muito pálida,  pode ser devido a esteatose hepatica? 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

      1. Joelaine

         Sera que pode ser uma hepatite, consequencia da esteatose?

        1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

          Você provavelmente teria outros sintomas de hepatite.

  64. Paloma Terto

    Atraves de uma TC para diagnosticar calculo renal, constatou tambem esteatose, tomo estrogeno ha 10 anos este pode ser o principal vilao?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  65. Rosimeire oliveira

    eu tenho esteatose hepetica grau 1 nunca bebir,nao fumo,nao sou obesa,como posso ter adquirido?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Há várias outras causas para esteatose, o texto cita algumas.

  66. Fernanda Sanders

    Dr. Pedro eu já estou gravida outra vez, tenho 1,71  de altura e peso 63 kg, tem alguma dieta para gestantes para evitar que ocorra o figado gorduroso ?
    Abç,
    Fernanda Sanders
    Terneuzen-Holanda.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, evitar gorduras, excesso de açúcar, bebidas alcoólicas e evitar ganhar peso além do necessário na gravidez.

  67. Ana

    ola doctor fui diagnostica com sinais de esteatose hapatica grau II, isso influenciaria alguma coisa se tivesse pensando em engravidar….

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A principio não, mas a opinião de um hepatologista seria interessante.