O que é esteatose hepática (gordura no fígado)?

Dr. Pedro Pinheiro

comment 56 Comentários


O que é esteatose hepática?

A palavra “hepático” tem origem grega e significa fígado. “Esteato”, por sua vez, é o termo que indica relação com gordura. Portanto, esteatose hepática significa, literalmente, fígado gorduroso ou fígado gordo.

A esteatose hepática é a doença crônica do fígado mais comum no mundo, acometendo cerca de 25 a 35% da população. Entre os pacientes obesos, a prevalência chega a ser de 80% e entre os consumidores pesados de álcool a taxa beira os 100%.

Ter gordura no fígado é normal. Ter muita gordura é que é o problema. Até 5% do peso do fígado é composto por diversos tipos de gordura, incluindo triglicerídeos, ácidos graxos e colesterol. Quando o percentual excede os 5%, estamos diante de um fígado esteatótico, ou seja, um fígado com teor de gordura acima do desejável.

Até algumas décadas atrás acreditávamos que o acúmulo de gordura no fígado era causado apenas pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas e que a esteatose hepática era necessariamente algo danoso à saúde. Atualmente, sabemos que a esteatose hepática é muito comum e pode ser causada por diversas outras condições que não a ingestão crônica de álcool, conforme veremos mais adiante.

A esteatose hepática leve (esteatose hepática grau 1) habitualmente não provoca sintomas ou complicações. Nesses casos, o acúmulo de gordura é pequeno e não leva à inflamação do fígado.

O que é esteato-hepatite?

Ao contrário da esteatose leve, a esteatose hepática moderada a grave pode causar inflamação e lesão do fígado. Quanto maior e mais prolongado for o acúmulo de gordura, maiores serão os riscos de lesão hepática. Quando há gordura excessiva de forma crônica, as células do fígado podem inflamar e sofrer danos. Este quadro é chamado de esteato-hepatite ou hepatite gordurosa. A esteato-hepatite é um quadro bem mais preocupante que a esteatose hepática, já que cerca de 20% dos pacientes com essa condição evoluem para cirrose hepática.

Portanto, a esteatose hepática é um estágio anterior ao desenvolvimento da esteato-hepatite, que, como o próprio nome diz, nada mais é que uma hepatite causada por excesso de gordura. Cabe aqui salientar que nem todo paciente com esteatose hepática irá evoluir para esteato-hepatite. Na verdade, a maioria não o faz, mesmo nos casos mais graves.

A principal causa de esteato-hepatite é o consumo de bebidas alcoólicas. Em geral, dividimos os casos entre esteato-hepatite alcoólica e esteato-hepatite não alcoólica. A hepatite alcoólica e os malefícios do álcool já foram abordados em outros textos (leia: Malefícios do consumo de álcool e alcoolismo).

Resumindo: a esteatose hepática é uma doença geralmente benigna, mas que pode, em certos casos, evoluir para esteato-hepatite, uma forma de hepatite provocada pela deposição de gordura no fígado. A esteato-hepatite é uma forma de acumulação de gordura mais grave que esteatose hepática, pois pode levar, a longo prazo, à destruição do tecido hepático, à formação de cicatrizes no fígado e ao desenvolvimento de cirrose.

A ilustração abaixo mostra as diferenças entre um fígado com pouca gordura e um figado esteatótico. Reparem no tamanho e na coloração amarelada do fígado gorduroso.

Fígado saudável x fígado com esteatose hepática
Fígado normal e fígado esteatótico

Causas

Não se sabe exatamente por que alguns indivíduos desenvolvem esteatose hepática não alcoólica, mas algumas doenças estão claramente ligadas a esse fato. Podemos citar:

  • Obesidade: mais de 80% dos pacientes com esteatose hepática são obesos. Quanto maior o sobrepeso, maior o risco.
  • Diabetes Mellitus: assim como a obesidade, o diabetes tipo 2 e a resistência à insulina também estão intimamente relacionados ao acúmulo de gordura no fígado.
  • Colesterol elevado: Principalmente níveis altos de triglicerídeos.
  • Medicamentos: vários fármacos podem favorecer a esteatose, entre as mais conhecidas estão: corticoides, estrogênio, amiodarona, antirretrovirais, Diltiazem e Tamoxifeno. O contato com alguns tipos de pesticidas também está relacionado ao desenvolvimento de esteatose hepática.
  • Desnutrição ou rápida perda de grande quantidade de peso.
  • Apneia obstrutiva do sono.
  • Hipotiroidismo.
  • Cirurgias abdominais, principalmente “bypass gástrico”, retirada de partes do intestino e até cirurgia para remoção da vesícula.
  • Gravidez.

Não é preciso ter alguma das condições citadas acima para ter esteatose hepática. Pessoas magras, saudáveis e com baixa ingestão de álcool também podem tê-la, apesar deste fato ser menos comum.

A esteatose hepática é mais comum no sexo feminino, provavelmente por ação do estrogênio.

Consumo de álcool

O consumo frequente de bebidas alcoólicas é a principal causa de esteatose e esteato-hepatite. Estima-se que sejam necessários cerca de 40 gramas de álcool por dia (3-4 copos de cerveja ou 3-4 taças de vinho), por pelo menos 10 anos, para que o paciente esteja sob elevado risco de desenvolver esteato-hepatite alcoólica. Não sabemos, porém, qual é o valor mínimo de consumo de álcool que seja 100% seguro.

Sintomas

A esteatose hepática não causa sintomas. Normalmente, o diagnóstico é feito acidentalmente através de exames de imagem, como ultrassonografia ou tomografia computadorizada, solicitados por outros motivos.

Alguns pacientes com esteatose hepática queixa-se de fadiga e sensação de peso no quadrante superior direito do abdômen. Não há evidências, entretanto, que esses sintomas estejam relacionados ao acúmulo de gordura no fígado. Há pacientes com graus avançados de esteatose que não apresentam sintoma algum.

O aumento do tamanho do fígado, chamado de hepatomegalia, pode ser detectável através do exame físico nos pacientes com esteatose mais avançada ou esteato-hepatite. Nesses casos, a dor e o desconforto na região do fígado estão justificados.

O que diferencia o acúmulo de gordura benigno da esteatose hepática do acúmulo de gordura prejudicial da esteato hepatite é a presença de inflamação no fígado. Ambas situações não costumam causar sintomas. Clinicamente é impossível distingui-los.

Diagnóstico

Como já referido, o diagnóstico da esteatose hepática costuma ser feito através de um exame de imagem. Porém, nem sempre é possível diferenciar casos de esteatose, principalmente em fase avançada, da esteato-hepatite. A ultrassonografia, por exemplo, consegue-se ver bem a gordura, mas não possui sensibilidade suficiente para descartar ou confirmar a presença de inflamação no fígado.

Os exames de imagem também não conseguem distinguir a esteato-hepatite das outras causas de hepatite. Por isso, uma história clínica, exame físico e análises laboratoriais são imprescindíveis para a avaliação do paciente. Sorologias para hepatite A, B e C são necessárias para descartar a presença de hepatite viral.

As análises laboratoriais servem para avaliar o grau de lesão do fígado através das chamadas enzimas hepáticas (TGO e TGP ou AST e ALT) e de outros marcadores de doença do fígado, como a gama GT. Na esteatose hepática, as enzimas do fígado estão normais, enquanto na esteato-hepatite há aumento das mesmas.

Graus de esteatose hepática

Geralmente é possível quantificar a quantidade de gordura acumulada no fígado através da ultrassonografia. Os laudos costumam indicar esteatose hepática grau 1 (esteatose hepática leve) quando há pequeno acúmulo de gordura, esteatose hepática grau 2 quando há acúmulo moderado e esteatose hepática grau 3 quando há grande acúmulo de gordura no fígado.

Essa graduação não tem muito peso, uma vez que o mais importante é a presença ou não de inflamação no fígado. O paciente pode ter esteatose grau 3 e não apresentar inflamação hepática, mesmo após 20 anos de acúmulo de gordura, o que o coloca sob baixo risco de evolução para cirrose.

Biópsia hepática

O único modo de se diagnosticar uma esteato-hepatite com certeza é através da biópsia hepática. Este procedimento costuma ser indicado apenas nos pacientes com sinais clínicos, radiológicos e/ou laboratoriais de lesão do fígado. O paciente com uma esteatose leve não precisa se submeter à biópsia.

Portanto, se você tem imagem ao ultrassom sugestiva de esteatose hepática, mas não apresenta sintomas e não tem sinais de lesão hepática, é necessário apenas o acompanhamento anual para avaliar progressão da doença. Não há necessidade de repetir exames de imagem, pois estes não são bons para avaliar a progressão da esteatose.

Se houver sinais de esteato-hepatite, com sintomas ou alterações nos exames laboratoriais, deve-se pensar na hipótese da biópsia, e o paciente deve ser reavaliado a cada seis meses. Esses casos devem ser seguidos por um hepatologista.

História natural

Por ser uma doença silenciosa, que não provoca sintomas, o número exato de pessoas que sofrem acúmulo de gordura no fígado acaba ficando subestimado. Acredita-se que até 1 em cada 3 pessoas possa ter esteatose. A falta de um número exato dificulta estimar qual é o percentual destas que acaba evoluindo para cirrose a longo prazo.

Em geral, menos de 10% dos pacientes com esteatose acabam evoluindo para esteato-hepatite. Entre os pacientes com esteato-hepatite, 20% irão evoluir para cirrose.

Portanto, apesar de a esteatose ser uma doença benigna na grande maioria dos casos, se for não tratada, é possível que a doença evolua de forma desfavorável. Sendo assim, todo paciente diagnosticado com esteatose hepática e, principalmente, esteato-hepatite deve iniciar tratamento especializado para tentar reverter esse acúmulo de gordura.

Tratamento

Múltiplos tratamentos têm sido investigados para o controle da esteatose hepática. Porém, poucos apresentam resultados cientificamente comprovados. Resumiremos as principais medidas que podem ser tomadas para tratar a esteatose.

Perda de peso

A medida mais eficaz para controlar a esteatose hepática é a perda de peso. Estudos mostram que uma redução de apenas 7% no peso corporal pode ser capaz de trazer excelentes resultados. Portanto, uma pessoa obesa ou com sobrepeso, que pesa ao redor de 80 quilos, precisaria perder cerca de 5 quilos para conseguir apresentar regressão do acúmulo de gordura hepática.

Em geral, sugerimos a prática de atividade física e controle do consumo de calorias, de forma que o paciente perca entre 0,5 e 1 kg por semana. Perdas muito rápidas de peso, provocadas através de dietas muito rigorosas, podem ter efeito contrário, agravando a esteatose. Não é preciso ter pressa. Um emagrecimento lento, mas definitivo, é a melhor forma de combater a esteatose.

A perda de peso, obviamente, só funciona para aqueles indivíduos obesos ou com sobrepeso. Pessoas com índice da massa corporal (IMC) normal, ou seja, entre 20 e 25  kg/m², não apresentam grande benefício, pois a causa da sua esteatose não é o excesso de gordura corporal.

Pacientes obesos com esteato-hepatite que após 6 meses de dieta e exercícios não consigam emagrecer relevantemente são candidatos à cirurgia bariátrica.

Consumo de álcool

A suspensão do consumo de álcool é extremamente necessária para evitar que uma esteatose evolua para esteato-hepatite e cirrose hepática. Pessoas com sinais de acúmulo de gordura hepática devem evitar por completo as bebidas alcoólicas.

Provavelmente, pequenas quantidades de álcool, ingeridas esporadicamente, não devem fazer mal, porém, não sabemos a dose mínima segura nestes casos. Como boa parte dos pacientes com esteatose provocada por álcool estão habituados a ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas, o ideal mesmo é educá-los a evitar a bebida por completo.

Doença cardiovascular

Pacientes com esteatose hepática apresentam maior risco de doenças cardiovasculares, por isso, o controle dos fatores de risco é essencial para diminuir o risco de complicações cardíacas. Perda de peso, pratica de atividade física, controle dos níveis da pressão arterial, parar de fumar e uso de estatinas (medicamentos para controlar o colesterol) são medidas que devem ser instituídas sempre que necessário.

O uso de medicação para controlar o colesterol não atua diretamente sobre a esteatose, mas ajuda a diminuir o risco cardiovascular destes pacientes. Se o paciente tem colesterol alto, a presença de esteatose é mais um motivo para o seu controle com medicamentos.

Vacinação contra hepatite A e B

Pacientes com esteatose e, principalmente, esteato-hepatite apresentam evolução mais desfavorável caso venham a se infectar com qualquer uma das formas de hepatite viral. Portanto, para aqueles que ainda não são imunizados, indicamos a vacinação contra a hepatite A e a hepatite B.

A vacinação não tem nenhum efeito sobre a esteatose, ela apenas serve de proteção contra adicionais problemas do fígado.

Ainda não existe vacina para hepatite C.

Suspender medicamentos nocivos

Se o paciente acumula gordura no fígado como efeito colateral de medicamentos, tais como corticoides, estrogênio, tamoxifeno, amiodarona, etc., o tratamento deve, sempre que possível, visar a suspensão desses fármacos.

Medicamentos

Infelizmente, as medidas que comprovadamente beneficiam o paciente com fígado gorduroso são apenas as descritas no tópico anterior. Dezenas de fármacos já foram estudados para o tratamento da esteatose, mas nenhum deles, até agora, conseguiu reunir substancial evidência científica para podermos afirmar sua eficácia e indicá-los especificamente para o tratamento.

Vamos resumir os resultados dos medicamentos mais estudados para a esteatose e esteato-hepatite.

Vitamina E

Os estudos com a vitamina E apresentam resultados conflitantes. Atualmente, há um consenso de que para esteatose simples, a vitamina E não apresenta nenhuma vantagem. Porém, pacientes com esteato-hepatite e sinais de fibrose hepática comprovados através da biópsia do fígado parecem se beneficiar do tratamento com 800 UI de vitamina E por dia.

Antidiabéticos orais

Fármacos hipoglicemiantes, usados habitualmente no tratamento do diabetes tipo 2, têm sido estudados como alternativa para o tratamento da esteatose. Entre os mais estudados, a Pioglitazona é aquela que apresenta melhores resultados nos estudos, com sensível melhora da esteatose e da inflamação nas biópsias hepáticas. Outra opção também com bons resultados são os agonistas dos receptores do GLP-1, como liraglutida ou semaglutida.

Esses medicamentos só devem ser usados nos pacientes com diabetes e esteatose. O seu uso não é recomendado nos pacientes sem diabetes.

O uso da metformina é mais controverso, havendo resultados conflitantes nos estudos científicos.

Orlistat

Estudos mostram que o efeito benéfico do orlistat está diretamente relacionado com a perda de peso do paciente. A droga não age diretamente sobre a esteatose. Logo, o orlistat pode ser usado no tratamento da esteatose apenas como droga auxiliar para o controle do peso corporal.

Ômega 3

Alguns trabalhos têm mostrado benefícios do ômega 3 nos casos de esteatose, mas não de esteato-hepatite. Pacientes com triglicerídeos elevados também parecem se beneficiar. Porém, estudos mais conclusivos ainda são necessários antes de podermos indicar o ômega 3 como tratamento efetivo para a esteatose hepática.

Medicamentos sem evidências científicas

Várias outras drogas foram testadas em diversos estudos, mas sempre com resultados inconclusivos. Entre elas, podemos citar:

  • Losartana.
  • Pentoxifilina.
  • Betaína.
  • Ácido ursodesoxicólico.
  • Cafeína.
  • Carnitina.
  • N-acetilcisteína.
  • Genfibrozila.
  • Ácido fólico.

Dieta

Não há uma dieta específica para o paciente com esteatose. Porém, a alimentação do paciente esteatótico deve ser balanceada de forma a facilitar a perda de peso, o controle do diabetes e do colesterol. O indivíduo deve, portanto, evitar frituras, excesso de gorduras e doces.

Dietas ricas em gordura saturada, gordura trans e excesso de açúcar têm sido associadas a um maior risco de desenvolvimento de gordura no fígado. Bebidas e comidas ricas em frutose (refrigerantes e doces em geral) também são prejudiciais.

Frutas, cereais, legumes, verduras, gorduras poli-insaturadas são alimentos saudáveis que devem fazer parte da dieta de qualquer pessoa, mas, principalmente, de diabéticos, cardiopatas e indivíduos com esteatose.

Pacientes com dificuldade de reduzir o consumo de pão, devem dar preferência ao pão integral. Leite desnatado e queijos magros são os mais indicados. Entre as carnes, o peixe é a melhor, principalmente salmão, atum e sardinha.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


56 respostas para “O que é esteatose hepática (gordura no fígado)?”

  1. Mario casimiriro da silva

    Meu resulta de gordura no figado deu 120 que grau significa esta porcentagem ? Grau 1 grau 2 ou grau 3 ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Mario, um valor numérico como “120” não fornece informações suficientes para determinar o grau de esteatose hepática sem o contexto de como esse número foi obtido e interpretado. Pode referir-se a um parâmetro específico de um exame de imagem ou de sangue, mas não se encaixa diretamente na classificação padrão de graus de gordura no fígado. Preciso de mais informações para entender o que é esse “120”.

  2. Nair Reis Souza Paim

    Não tenho dúvidas. Tão somente quero parabenizar o colega ( também sou médica) por esse artigo bastante didático e preciso nas informações que se propôs a passar! Show!

  3. Eliane Cristina angeloni

    Fui diagnóstica com esteatose hepática atravéz de um exame de tomografia, sinto muita dor todos os dias isso já faz 3 meses ,dores intensas na região do abdomen.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Esteatose costuma ser assintomática. Antes de culpar a gordura no fígado, o correto é investigar melhor a causa da dor.

  4. Carlos Eduardo de Freitas

    Artigo muito elucidativo, rápido, de muito boas informações. Muito obrigado.

  5. THeo Fonseca

    Dr. Passando para deixar apenas os parabéns pelo texto! Muito bom o trabalho. Recentemente fui diagnosticado cm Grau 2 pelos exames de rotina. Ja comecei a fazer dieta e aumentar os exercícios. daqui a 6 meses repetirei o exame. Mas seu texto já me tirou praticamente tidas as duvidas. Obrigado!

  6. Fábio

    Boa tarde.
    Já se sabe que a esteatose hepática não alcoólica é causada pelo consumo excessivo de carboidratos, principalmente os ultrapassados. A dieta recomendada é low carb ou cetogênica.
    Att.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O grau de evidência para indicar dietas cetogênicas no tratamento da esteatose é muito baixo. O objetivo principal é perder peso e ter uma dieta mais saudável e equilibrada. Não há embasamento na literatura para indicar dieta cetogênica. Há poucos estudos, com número reduzido de pacientes, e eles não são controlados.

      1. Fábio

        Nonalcoholic Fatty
        Liver Disease and
        Low-Carbohydrate Diets
        Linda Wasserbach York,1 Swathy Puthalapattu,2
        and George Y. Wu3

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Low-carb é diferente de dieta cetogênica.

        2. Fábio

          Entendi.
          Obrigado!

  7. Kamila Aparecida de Oliveira Souza

    Eu estou com estreatose hepática grau 2(sem alterações nas enzimas do fígado) e tenho vários sintomas. Vivo inchada, com dor abdominal, com coceira pelo corpo, não consigo digerir proteínas. E antes de mudar minha dieta até minha urina estava de outra cor.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A maioria desses sintomas que você refere não são provocados pela esteatose hepática, ainda mais em grau 2.

  8. Rute fernandes

    Ola doutor me tenho 38 anos 1.60 de altura peso 64 quilos fiz uma ultra hoje e foi diagnosticado esteatose leve estou preocupada pois tenho suores noturnos e minha barriga esta grande oq fazer ….

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Esteatose em grau leve não provoca suores noturnos nem aumento do volume abdominal.

  9. Elisangela

    Olá Dr.
    Parabéns pela materia e pela dedicação em nos esclarecer as duvidas. Tenho 39 anos, 85 kg, 1,69m. Tomo a med Puran T4 75mg. Gostaria de uma opinião, realizei us abd total e diagnosticou “sugestivo esteatose hepática severa grau 3”. Dá p/ reverter?Qual tratamento indicado e por qto tempo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Antes de pensar no tratamento, tem que descobrir a causa. Pode ser que tenha reversão, mas sem saber por que você desenvolveu esteatose fica mais difícil.

  10. Maria Odete Santiago

    A minha ultra deu esteatose acentuada grau 3 isso quer dizer crônica
    Corro risco de ter uma cirrose?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se não for tratado, sim.

  11. Cristiano Santos

    quanto tempo leva o figado para se recuperar de esteatose hepatica grau 2 ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Geralmente demora alguns meses.

  12. Cristiano Santos

    Olá Doutor ! Parabéns pelo excelente trabalho e atenção com todos nós, fui diagnosticado com esteatose hepatica grau 2 tenho 45 anos com 90 quilos comecei a me alimentar de forma mais saudável a uns 15 dias gostaria de saber mais ou menos em quanto tempo leva para recuperar o figado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O ideal é esperar de 3 a 6 meses para repetir o exame.

  13. Thais Pereira

    O meu ultrassom deu esteatose hepatica moderada! o que seeria?
    Já o do meu esposo deu leve.O que seria tbm??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Isso significa que ambos têm esteatose. Você em um grau mais avançado que o seu marido. Você precisam ver quais são as causas e tentar tratar.

  14. Sebastião

    Gostei muitíssimo dessas informações, muito obrigado e bom dia!

  15. ronaldo cesar castro

    Boa tarde.
    Fiz ultra som e deu esteatose hepatica acentuada. isso tem cura?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Dependendo do grau, isso pode reverter. Tem que conversar com um hepatologista.

  16. luciana

    Doutor fiz uma ultrasonografia e detectou gordura no figado grau 1 o qye que tenho que fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tenho como indicar nada sem lhe conhecer. Não sei nem sua idade e peso. Tem que ir ao médico que pediu o exame. Ele saberá como conduzir a situação.

  17. Isla Ish

    Você parece ser uma pessoa muito legal! Parabéns pela generosidade em dar atenção a tanta gente : )

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Obrigado. Você também deve ser uma pessoa muito legal, pois são poucos os que perdem tempo reconhecendo o trabalho dos outros.

  18. cris grinch

    Dr Pedro sou obesa meu ggt 242 aumento a5anos fiz ressonância e ultra e nada acusou de esteatose não bebo nada que médico devo procurar

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pela obesidade, o endocrinologista. Para avaliar o GGT, gastroenterologista.

  19. Nilzete lira

    Dr. fiz um enxame de ultra- sonografia e diz que estou com a ecogenicidade do parênquima hepático esta aumentada.o que pode ser ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Provavelmente esteatose hepática.

  20. Eduardo Mog

    uso
    lansoprazol , Norvask para pressao , Janumet para diabetes ,sinvastatina para colesterol e LUvox para TOC , tenho esteatose , por causa de algum remedio citado ?
    E verdade que o uso de abacaxi e L carnitina em conjunto curam este mal ?? abraços

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      1- O mais provável é que a esteatose esteja relacionada às suas doenças, principalmente diabetes e colesterol elevado.
      2- Não há evidências científicas de que abacaxi com L carnitina sejam efetivos.

  21. franciele

    Oi pessoal tenho 24 anos e há pouco mais de 1 meses descobri uma esteatose grau 3. Descobri através de exames que tinha alterações, fiz ultrassom e por último passei pela biopsia o qual foi constatado esse laudo. Entrei com a medicação same, betaina, vitamina e e omega 3. Não todos de uma vez mas tomando cada um durante dois meses. No inicio do ano vou fazer outros exames e em agosto tenho que voltar no médico. Estou super acima do peso e tenho que perder em média 30 quilos, comecei não está facil, mas a gente consegui. Bora se tratar galera

  22. Milocas Cristiana Borges

    Minha médica Diz Que não aconselha gostava d poder utilizar a pilula mas tenho medo q agrave o caso,nao sei q fazer pois já outro médico me disse o mesmo q o senhor. Nao sei q fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Contraindicado não é. Mas se você sente-se insegura, há várias opções de anticoncepcional além da pílula. O DIU, por exemplo, é um método mais seguro e com menos efeitos colaterais.

  23. daniela pereira

    Dr. tenho gordura no figado, tva sentindo dor e tomeu paracetamol em gotas, no outro dia ja tava me coçando as costa o braço e coça sem parar, foi devido ao remedio ou foi outra coisa?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Difícil saber. É possível que tenha sido pelo remédio. Mas certeza você só vai ter caso tome o paracetamol novamente e a reação se repita.

      1. Cristina

        Dr. qual o tipo de remedio que deve toma para gordura no fígado sinto muita queimação e está alterando meu lado direito ja reduzi muitos alimentos que consumia mais ainda sinto esse desconforto.

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          O primeiro passo confirmar se esse sintoma é realmente do fígado. Na maioria dos casos, não é.

  24. Milocas Cristiana Borges

    Dr .me sabe dizer se quem tem esteatose pode tomar a pilula??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode, não é contraindicado.

  25. marisete

    ola dotor tenho esteatose hepatica de grau 2 colesterol total colesterol ldl trglicerideos o que devo fazer minha bariga fica muito e inchada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que emagrecer, acertar a dieta e tratar o colesterol

  26. Fernando

    Boa tarde Dr. tenho 27 anos e esteatose nivel 3 , meu tgp e tgo deu bem acima do normal , fui ate o gastro e ele me disse q tenho que fazer dieta e fazer exercício físico. Pelo fato do tgp e tgo estarem alto e possivel de eu esta com estaeato hepatite ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, é possível.

  27. Solange Abrao

    Bom dia Dr.Pedro! Exames de TGO e TGP bastante aumentados isoladamente podem indicar lesão no fígado? Ouvi que atividades físicas em excesso podem afetar esses resultados… Isso é correto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O TGO pode aumentar por vários motivos, inclusive lesão muscular. Mas quando TGO e TGP estão aumentados conjuntamente, a primeira hipótese é sempre lesão do fígado.

  28. Danielle

    Ola queria informações eu tenho Esteatose Hepática Moderada , ai fiz exames de hepatite e todos deram Não Reagente , apenas o Hepatite B – ANTI-HBS que deu o resultado 32,2 o que significa ??? Agradeço Mto!!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Significa que você tem anticorpos contra hepatite B. Ter anticorpos significa que ou você teve hepatite B no passado ou foi vacinada contra o vírus.