GORDURA NO FÍGADO – Causas, Sintomas e Tratamento

A esteatose hepática é uma doença do fígado, que pode até levar à cirrose em casos mais graves.

315

figado gordo - esteatose

A esteatose hepática, também conhecida como fígado gorduroso ou fígado gordo, é uma condição que, como o próprio nome diz,  ocorre por acúmulo de gordura no fígado. Geralmente causada pelo consumo excessivo de álcool, a esteatose também pode surgir em várias outras situações, como em pessoas com colesterol alto, excesso de peso, diabéticos, etc.

Neste texto textos vamos abordar as seguintes questões sobre a esteatose hepática:

Publicidade - Publicidad
  • O que é esteatose hepática.
  • O que causa o acúmulo de gordura no fígado.
  • Diferenças entre esteatose hepática e esteato-hepatite.
  • Sintomas da esteatose hepática.
  • Graus de esteatose hepática.
  • Tratamento da esteatose hepática.

O que é esteatose hepática?

O termo hepático tem origem grega e significa fígado. Esteato é o termo que indica relação com gordura. Portanto, esteatose hepática significa literalmente fígado gorduroso ou fígado gordo.

Nosso fígado possui normalmente pequenas quantidades de gordura, que compõe cerca de 10% do seu peso. Quando o percentual de gordura excede esse valor, estamos diante de um fígado que está acumulando gordura.

A ilustração abaixo mostra as diferenças entre um fígado com pouco acúmulo de gordura e um figado esteatótico. Reparem no tamanho e na coloração amarelada do fígado gorduroso.

Esteatose hepática

Há algumas décadas acreditávamos que o acúmulo de gordura no fígado era causado apenas pelo consumo exagerado de bebidas alcoólicas, e que a presença da esteatose hepática era necessariamente algo danoso à saúde. Atualmente sabemos que a esteatose hepática é muito comum e pode ser causada por diversas outras condições que não a ingestão crônica de álcool (falaremos das causas mais abaixo). Uma esteatose hepática leve (esteatose hepática grau 1 ou 2) normalmente não causa sintomas ou complicações. O acúmulo de gordura no fígado é pequeno e não leva à inflamação do mesmo.

Quanto maior e mais prolongado for o acúmulo de gordura no fígado, maiores são os riscos de lesão hepática. Quando há gordura em excesso e por muito tempo, as células do fígado podem sofrer danos, ficando inflamadas. Este quadro é chamado de esteato-hepatite ou hepatite gordurosa.  A esteato-hepatite é um quadro bem mais preocupante que a esteatose, já que cerca de 20% dos pacientes evoluem para cirrose hepática (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA).

Portanto, a esteatose hepática é um estágio anterior ao desenvolvimento da esteato-hepatite, que como o próprio nome diz, nada mais é que uma hepatite causada por excesso de gordura (leia: AS DIFERENÇAS ENTRE AS HEPATITES). Cabe aqui salientar que nem todo paciente com esteatose hepática irá evoluir para esteato-hepatite. Na verdade, a maioria não o faz.

A principal causa de esteato-hepatite é o consumo de bebidas alcoólicas. Em geral, dividimos os casos entre esteato-hepatite alcoólica e esteato-hepatite não alcoólica. A hepatite alcoólica e os malefícios do álcool já foram abordados em outros textos (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA e MALEFÍCIOS DO CONSUMO DE ÁLCOOL E ALCOOLISMO). Por isso, neste artigo vamos nos ater apenas à esteato-hepatite não alcoólica.

Publicidade - Publicidad

Causas de gordura no fígado

Não se sabe exatamente por que alguns indivíduos desenvolvem esteatose hepática, mas algumas doenças estão claramente ligadas a este fato. Podemos citar:

  • Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA). Mais de 70% dos pacientes com esteatose hepática são obesos. Quanto maior o sobrepeso, maior o risco.
  • Diabetes Mellitus (leia: DIAGNÓSTICO E SINTOMAS DO DIABETES MELLITUS). Assim como a obesidade, o diabetes tipo 2 e a resistência à insulina também estão intimamente relacionados ao acúmulo de gordura no fígado.
  • Colesterol elevado (leia: COLESTEROL BOM (HDL) E COLESTEROL RUIM (LDL)). Principalmente níveis altos de triglicerídeos.
  • Drogas. Várias medicações podem favorecer a esteatose, entre as mais conhecidas estão: corticoides, estrogênio, amiodarona, antirretrovirais, Diltiazen e Tamoxifeno. O contato com alguns tipos de pesticidas também está relacionado ao desenvolvimento de esteatose hepática.
  • Desnutrição ou rápida perda de grande quantidade de peso.
  • Cirurgias abdominais, principalmente “bypass gástrico”, retirada de partes do intestino e até cirurgia para remoção da vesícula (leia: PEDRA NA VESÍCULA E COLECISTITE).
  • Gravidez.

Não é preciso ter alguma das condições citadas acima para ter esteatose hepática. Pessoas magras, saudáveis e com baixa ingestão de álcool também podem tê-la, apesar deste fato ser menos comum.

A esteatose hepática é mais comum no sexo feminino, provavelmente por ação do estrogênio.

Sintomas da esteatose hepática

A esteatose hepática não causa sintomas. Normalmente, o diagnóstico é feito acidentalmente através de exames de imagem, como ultrassonografias ou tomografias computadorizadas solicitadas por outros motivos.

Alguns pacientes com esteatose hepática queixa-se de fadiga e sensação de peso no quadrante superior direito do abdômen. Não há evidências, entretanto, que esses sintomas estejam relacionados ao acúmulo de gordura no fígado. Há pacientes com grau avançados de esteatose que não apresentam sintoma algum.

O que diferencia o acúmulo de gordura benigno da esteatose hepática do acúmulo de gordura prejudicial da esteato hepatite é a presença de inflamação no fígado. Ambos os quadros não costumam causar sintomas. Clinicamente é impossível distingui-los.

É importante destacar que através dos exames de imagem também nem sempre é possível diferenciar casos de esteatose, principalmente em fase avançada, da esteato-hepatite. A ultrassonografia, por exemplo, consegue-se ver bem a gordura, mas não possui sensibilidade suficiente para se descartar ou confirmar a presença de inflamação no fígado.

Os exames de imagem também não conseguem distinguir a esteato-hepatite das outras causas de hepatite. Por isso, uma história clínica, exame físico e análises laboratoriais são imprescindíveis para a avaliação do paciente. Uma boa avaliação médica pode identificar a causa da lesão hepática.

Publicidade - Publicidad

As análises laboratoriais servem para avaliar o grau de lesão do fígado através das chamadas enzimas hepáticas (TGO e TGP ou AST e ALT) e de outros marcadores de doença do fígado, como a gama GT (leia: O QUE SIGNIFICA AST (TGO) E ALT (TGP)?). Na esteatose hepática, as enzimas do fígado estão normais, enquanto na esteato-hepatite há aumento das mesmas.

Para saber sobre os sintomas de outras doenças do fígado, leia: 12 SINTOMAS DO FÍGADO.

Graus de esteatose hepática

Geralmente é possível quantificar a quantidade de gordura acumulada no fígado através da ultrassonografia. Os laudos costumam indicar esteatose hepática grau 1 (esteatose hepática leve) quando há pequeno acúmulo de gordura, esteatose hepática grau 2 quando há acúmulo moderado e esteatose hepática grau 3 quando há grande acúmulo de gordura no fígado.

Essa graduação não tem muito peso, uma vez que o mais importante é a presença ou não de inflamação no fígado. O paciente pode ter esteatose grau 3 e não apresentar inflamação hepática, mesmo após 20 anos de acúmulo de gordura, o que o coloca sob baixo risco de evolução para cirrose.

Biópsia hepática

O único modo de se diagnosticar uma esteato-hepatite com certeza é através da biópsia hepática. Este procedimento costuma ser indicado apenas nos pacientes com sinais clínicos, radiológicos e/ou laboratoriais de lesão do fígado. O paciente com um esteatose leve não precisa ser biopsiado.

Portanto, se você tem imagem ao ultrassom sugestiva de esteatose hepática, mas não apresenta sintomas e não tem sinais de lesão hepática, é necessário apenas o acompanhamento anual para se avaliar progressão da doença. Não há necessidade de se repetir exames de imagem pois estes não são bons para avaliar a progressão da esteatose.

Se há sinais de esteato-hepatite, com sintomas ou alterações nos exames laboratoriais, deve-se pensar na hipótese da biópsia e o paciente deve ser reavaliado a cada seis meses. Este paciente deve ser seguido por um hepatologista.

Tratamento da esteatose hepática

Não existe tratamento específico para esteatose. O alvo deve ser o tratamento dos fatores de risco citados acima. A fase de esteatose pode ser reversível apenas com alterações dos hábitos de vida.

A perda de peso é possivelmente a medida mais importante. Todavia, deve-se limitar a perda de peso ao máximo de 1,5 kg por semana para evitar uma piora do quadro. A prática regular de atividade física também ajuda muito, pois diminui o colesterol e aumenta o efeito da insulina no organismo. Em doentes com obesidade mórbida, a cirurgia bariátrica pode ser uma opção.

Deve-se controlar o colesterol, o diabetes, e, se possível, trocar medicamentos que possam estar colaborando para a esteatose.

Medicamentos como metformina (em pacientes não-diabéticos), vitamina E e C e losartan  apresentam resultados controversos e ainda não há uma indicação formal para o seu uso.

O orlistat pode ser usado de forma a ajudar na perda de peso. É importante destacar, porém, que o seu efeito benéfico está ligado ao emagrecimento e não devido à uma ação específica e direta do orlisat sobre a esteatose hepática (leia: ORLISTAT – XENICAL).

Para saber mais detalhes sobre o tratamento e informações sobre a dieta para a esteatose hepática, acesse o seguinte link: DIETA E TRATAMENTO DA ESTEATOSE HEPÁTICA.

Este post também está disponível em: Espanhol

Assuntos Relacionados:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

315 Comentários

  1. Nanda Assis Diz

    gostaria de saber sobre caimbras no estomago. sinto muitas sempre que faço esforço com a região.

    obrigada.

    bjosss…

  2. Anonymous Diz

    Senhores, boa noite!

    Há muitos anos sofro com dores abdomiais. Recentemente foi diagnosticado esteatose. Minha médica sugeriu um tratamento com hormonio do crescimento. Aplicar diariamente uma injeção 4 horas após a última refeição. Informou que esse tratamento é o que existe de mais moderno e garantido para a esteatose.
    Gostaria da sua opinião sobre esse tratamento.
    Desde já, agradeço.
    Abraço
    Rosangela

  3. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Rosangela,
    Existem sim alguns trabalhos com bons resultados, mas ainda não é um tratamento totalmente estabelecido.

    À princípio não parece ser nada revolucionário.

  4. Yohansson Diz

    Caro Dr. Pedro Pinheiro,
    Sou acadêmico de medicina da Universidade do Estado do Amazonas – UEA, e estou em busca de drogas que estão em pesquisa para o tratamento da NASH e da NAFLD, e gostaria encarecidamente de sua contribuição como seu auto-conhecimento ou a indicação de sites mais atualizados possível, sobre novas drogas em estudo, além das: Metformina, Losartan, Orlistat. Agradeço desde já.
    Att.: Yohansson Rosberg T. Dias.

  5. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Yohansson,
    me passa o seu e-mail (não vou publicá-lo) que eu te mando uns artigos do uptodate.com sobre o assunto.

  6. andre luiz costa Diz

    obrigado pelas informaçoes vou fazer um esforço para mudar meus habitos e assim reduzir o risco de entrar na fila do transplante pois sei como e doloroso esperar por um orgao pq tenho um parente na fila de transplante de figado e nao quero para mim este calvário até

  7. Sueli Carvalho Diz

    Boa noite.
    Meu marido esteve internado doze dias por uma pancreatite edematosa aguda o que levou também a ficar por seis dias no cti por insufiuciencia respiratória.Mas em seu exame de tomografia computadorizada do abdomem foi relatado uma discreta esteatose hepática.Precisamos consultar com um hapatologista ou a cardilogista consegue nos ajudar?

  8. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Sueli,
    Discreta esteatose é algo simples. Se sua cardiologista for uma boa clínica, ela pode ajudar.

  9. COMENTARIOS Diz

    Prezado Dr.
    Meu nome é Silvio Pacheco, 60 anos, residente na cidade de São Paulo. Acabei de realizar um exame de ultrassom abdominal e foi constatado que meu fígado apresenta dimensões aumentadas e a ecogenicidade também aumentada. O pâncreas não foi visibilizado e a Orta não identificada. Impressão diagnóstica imagem sugestiva de esteatose hepática. Estou com mais ou menos 84 kgs. Gostaria de saber que tipo de medicamentos ou atitudes que devo tomar para conseguir a cura definitiva, pois vivi uma vida sedentária, trabalhando sempre sentado e fazendo uso de bebidas alcólicas por muito tempo e às vezes exageradamente. No aguardo de sua resposta, se possível, para meu tratamento, subscrevo-me. Atenciosamente, Silvio Pacheco

  10. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Pacheco,
    O principal é parar de beber, emagrecer e praticar atividade física. É importante ter um médico por trás para poder fazer esse acompanhamento junto contigo.

  11. Valdeci Souza Diz

    Dr. Quero parabenizá-lo por utilizar esta importante ferramenta que é a internet para divulgar informações muito importantes sobre a saúde de uma forma geral e principalmente pelo seu enpenho em passar seu conhecimento aos que buscam saber mais, mas muitas vezes não tem acesso a este conhecimento que o Sr. passa.
    Continue assim, sendo um exemplo para esta sociedade tão capitalista…
    De fato, eu o admiro muito.
    Grande abraço
    Valdeci souza
    valdeci.rs@uol.com.br

  12. Marcio Diz

    Oie..olá!Boa tarde! Agradeço pela matéria. Minha mãe tem mais de 50 anos e deu este resultado no exmae dela(Endócrino), e por aqui posso saber melhor sobre o assunto. Tenha uma boa semana.

  13. Marco A.Giácomo Diz

    Anlodipina pode concorrer p/a esteatose hepática difusa ? O gastro é o especialista mais indicado p/o tratamento ? Se não, podem indicar o especialista ? Muito obrigado.
    Marco A.Giácomo
    Viamão RS

  14. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    Marco,
    Amlodipina não causa esteatose. Gastro é mesmo o especialista para esteatose hepática

  15. Dr. Tapioca Diz

    Excelente texto! Claro e completo sem ser prolixo, de fácil compreensão pelo público em geral. Parabéns!
    Se me permite, usarei como fonte em um texto que pretendo publicar no http://www.papodegordo.com.br, com a devida referência (óbvio).

  16. Marcia.SS Fernandes Diz

    consultei se site porque meu esposo esta com esteatose hepatica grau 1- fui muito bem informada pelas perguntas e respostas obtidas. parabens pelo site.

  17. Anonymous Diz

    Agradeço pelas informações esclarecedoras que o texto trouxe. Foi de grande importância.

  18. Anonymous Diz

    Muito bom texto sobre esteatose hepática. Obrigado por disponilizar seu tempo para explicar medicina a nós leigos.
    Samuel

  19. Anonymous Diz

    Dr.Pedro esteatose causa icterícia? Outra pergunta é quanto tempo aproximadamente o figado leva para voltar normal no quadro de esteatose leve sem uso de alcool e alimentação mais adequada.

    sds
    André

  20. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    @André
    É pouco comum esteatose chegar a causar icterícia, só se já houver cirrose.
    Em alguns meses uma esteatose leve pode desaparecer.

  21. Anonymous Diz

    Boa noite

    Gostaria de saber se esteatose tem relação com hepatite c

    Att

    Mauricio

  22. Anonymous Diz

    Dr. Pedro Pinheiro,

    Fiz uma ultrassonografia abdominal superior e foi constatado o seguinte:
    – Alteração da ecogenicidade hepática, provavelmente correspondendo a esteatose discreta, sem hepatomegalia.
    – Demais orgãos e estruturas abdominais superiores estudados dentro da normalidade.

    Constatimente tenho dores na região do abdome e juntamente tenho um quadro de ansiedade.
    O mesmo pode contribuir para o aumento do problema?

    At. Jorge Lopes

  23. Anonymous Diz

    Ola Dr. Pedro Pinheiro ,
    Eu me chamo Fernanda Sanders moro na Holanda ,eu mandei uma mensagen com uma pergunta mais acho que não deu serto,então vou tentar de novamente.
    Eu tive esteatose hepatica na gravidez 35 semanas de meu filho ,meu bebe faleceu no meu ventre ,eu tive parto normal à pouco mais de 2 meses.
    Minha nova médica já me liberou para tentar uma nova gravidez ela disse que meu utero está intacto, eu não sou obesa e não bebo, não fumo ,tenho 34 anos tenho uma vida saldavel.
    A minha pergunta é se essa doença pode afetar a fertilidade?
    Dez de já agradeço.

    Fernanda Sanders.

  24. Anonymous Diz

    Dr. Pedro Pinheiro,
    Eu tive com má funcionamento do figado e com uma quantidade muito baixa de globulos brancos mais depois do meu parto que foi dia 26/09/2011 eu fui ficando cada dia melhor ,na minha ultima ultrason que foi dia 11 de outubro meu figado já estava quase normal só que um pouco inchado ainda.. mas meu sangue já tinha se normalizado, e aquela dorsinha embaixo da costela eu não sinto mais não,tirando a tristeza da perda,eu posso diser que me sinto fisicamente igual à antes do parto.
    Eu fiz o teste de genética mais o resultado só sai em março.
    Eu vou começar com os treinos semana que vem… meu periodo veio normal sem atraso,qualque novidade eu posto aqui.

    Obrigada por me responder Dr. Pedro,um grande abraço.
    Fernanda Sanders – Holanda.

  25. Anonymous Diz

    o melhor texo sobre esteatose hepática.. parabéns doutor….

  26. Anonymous Diz

    Dr. Pedro,

    Fiz uma ultrassonografia e o resultado foi Esteatose Hepatica grau 1.No dia anterior fui a uma festa e tomei 6 chops e comi pizza, isso seria suficiente para acusar Esteatose Hepatica ou é necessário um tempo maior para acumular esta gordura no figado?

    Atenciosamente,

    Marcelo

  27. Ana Diz

    ola doctor fui diagnostica com sinais de esteatose hapatica grau II, isso influenciaria alguma coisa se tivesse pensando em engravidar….

  28. Edson C Borges Diz

    Olá gente.
    Acabo de receber o dignóstico de esteatose hepática via ultrassom.
    Estou apavorado, pois diz o laudo que é a moderada, ou fase 2. Dizem que é um pulo pra cirrose. O que fazer? Tenho 42 anos e estou uns 11 kg acima do peso.

  29. Fernanda Sanders Diz

    Dr. Pedro eu já estou gravida outra vez, tenho 1,71  de altura e peso 63 kg, tem alguma dieta para gestantes para evitar que ocorra o figado gorduroso ?
    Abç,
    Fernanda Sanders
    Terneuzen-Holanda.

  30. Fernanda Sanders Diz

    Dr. Pedro eu já estou gravida outra vez, tenho 1,71  de altura e peso 63 kg, tem alguma dieta para gestantes para evitar que ocorra o figado gorduroso ?
    Abç,
    Fernanda Sanders
    Terneuzen-Holanda.

  31. Rosimeire oliveira Diz

    eu tenho esteatose hepetica grau 1 nunca bebir,nao fumo,nao sou obesa,como posso ter adquirido?

  32. Rosimeire oliveira Diz

    eu tenho esteatose hepetica grau 1 nunca bebir,nao fumo,nao sou obesa,como posso ter adquirido?

  33. Paloma Terto Diz

    Atraves de uma TC para diagnosticar calculo renal, constatou tambem esteatose, tomo estrogeno ha 10 anos este pode ser o principal vilao?

  34. Juarez Cruz Diz

    bom dia dr. fui diagnosticado com esteatose hepatica severa nao bebo e nao fumo estou acima do peso  e todo remedio para controlar presao( losartan, metropolol, idapamida, alondipina e ass) sera que e grave muito obrigado obs tenho 30anos

  35. Joelaine Diz

    Sensação de  ‘Boca amarga’ , e pessoa muito pálida,  pode ser devido a esteatose hepatica? 

      1. Joelaine Diz

         Sera que pode ser uma hepatite, consequencia da esteatose?

  36. francyone Diz

    bom doutor o meu marido tem estateose hepatica e o medico dele disse pra ele não voltar a beber mas só que ele voltou,certo dia ele bebeu e no outro dia pela mnhã e vomitou sangue mas um sangue bem fraco queria saber o que isso indica??

  37. Rosangela sanches Diz

    meu marido descobriu recentemente ter figado gorduroso e ta fazendo exames pra hepatomegalia hepatica esteatose e pólipo na visicula pra mim foi muito bom ver essa resposta pq ficamos bem informados

  38. Sandrincesar Diz

    Muito esclarecedor seus comentarios acima, parabens.

  39. Nelson Diz

     Dr. a três anos atrás descobri pelo exame ultrasom esteatose grau I  estava com enzimas alteradas para o dobro, colesterol e triglicerideos elevados…
    Fiz uma dieta rigorosa perdi 15 kg meu peso com mudança alimentar, as enzimas e funções  hepaticas estão normais, colesterol, triglicerideos normais, no entanto pelo exame de imagem que fiz recentemente a esteatose foi para o grau II.
    O que aconteceu? Alias, o que fazer, apenas acompanhar?

  40. Zulbiga Diz

    Dr.Pedro, gostaria de parabeniza-lo por esta excelente matéria muito esclarecedora, meu nome é zuleika

  41. Murilo barreto Diz

    Dr. Pedro, parabens 
    Explicações simples e diretas deixando qualquer leigo entender e se despreocupar de certo modo.

    Murilo

  42. Murilo barreto Diz

    Dr. Pedro, parabens 
    Explicações simples e diretas deixando qualquer leigo entender e se despreocupar de certo modo.

    Murilo

  43. Drika Alcantara Diz

    Bom dia Dr. Pedro Pinheiro!
    Fui diagnosticada com esteatose hepatica em torno de quase dois anos atrás, mas não fiz nenhum tratamento; gostaria de saber se eu posso fazer o uso da enzima Hialozima 20.000UTR. Grata e no aguardo de seu retorno,
    Adriana Alcantara
    email: drika.roque@gmail.com

  44. Célia Diz

    Perfeito! clara e objetiva…parabéns…

  45. juarez Diz

    boa noite dr fui diagnosticado com esteatose grau 2 estou fazendo dieta e exercicio fisico era super sedentario ja perdi 4 quilos em 1 mes mas a sensacao de inchaco nao passa estou tomando silimarinun e sinvastatina estou agora com 125kilos queria saber se pode. haver cura se continuar nesse ritmo pois essa srnsacao incomoda meu colesterol ja sr normalizou eo tgo tgp estao normal so ggt que esya em 90 agradeco.

  46. Anonymous Diz

    bom dia dr. estou com esteatose grau 2 minha duvida e estou sentindo uma sensacao de inchaco sem dor so desconforto que as vezea e na frente as vezes nas costas o dia comeca com minimo desconforto a tarde. pra noite piora e parece que vai estourar quando me deito melhora os exames laboratoriais estao normais tgp. tgo. colesterol. trigriceres. so o gama gt que deu 90 o normal na referencia e 70 desde ja agradeco um otimo dia ass marcos ed.

  47. Paula Diz

    Boa noite Dr. Sua explicacaçao me deixou mais aliviada

  48. junior Diz

    Bom dia Dr meu sogro fez um exame e nele constatou esteatose hepatica ele perdeu muito e nao tem muita força para caminhar.o medico passou uma medicação para toma e falou para ele fazer um dieta ele estamais perdendo pesso mas esta sem força isso e normal para recuperaçao dele e como vamos sabe se ele esta melhorando.

  49. Anonymous Diz

    #perdeu muito peso#

  50. Apvincler Diz

    Muito esclarecedor o texto dr para mim, paciente com esteatose hepática.

  51. Cantuaria Diz

    Boa Noite Dr.Pedro Pinheiro,
    Hoje fui fazer uma usg do abdomem e o laudo final foi que estou com uma leve esteatose hepática. Ai vim para internet descobrir o que significava o laudo.Sua explicação me mostrou um caminho a seguir pois estou bem acima do peso.Valeu sua explanação.
    Atenciosamente

    Jorge Cantuaria

  52. lia Diz

    Ola Dr. Tenho 30 anos fiz a retirada da vesícula há 6 anos e fui diagnosticada com esteatose hepática há 1ano depois de uma crise aguda de dor abdominal no lado superio direito, já fiz tratamento com sinvastatina, no entanto a dor permanece 24h por dia durante esse 1ano. O q mais posso fazer pra não sentir mais dor… já procurei vários médicos e nenhum resolveu meu problema. O unico exame que eles solicitam é o ultrasson e de sangue básico. Me ajude!

  53. Cissamaberti Diz

    As informações são exelentes. Me ajudaram bastante. Gostaria de uma indicação de um médicos que possa me acompanhar aqui em São Paulo de preferencia que possa atender pelo convênio Saúde Bradesco Obrigada

  54. Luiz Carlos Diz

    As informações são exelentes. Me ajudaram bastante. Gostaria de uma indicação de um médico que possa me acompanhar aqui em Rio de Janeiro preferencia que possa atender pelo Gama Súde ObrigadoLuiz Carlos

  55. Isabel Cristina Diz

    Olá Dr.!Boa noite,meu nome é Isabel e gostei muito da sua explicação precisa.Procurei minha endocrinologista em Petrópolis,pois sou diabética,tipo 2,e ao ver os exames todos alterados,sou testemunha viva,que todas as suas recomendações devemos levar ´muito sério.Estou procurando aqui sugestões de refeições,sopas?quais verduras?Obrigada pela ajuda e ao meus companheiros internautas,vamos cuidar melhor da nossa saúde!BJS

  56. Rosemari Diz

    Boa noite DR. eu acabei de consultar e descobrir estar com esteatose hepática e não gostei nada da ideia sindo dores de estomago talvez um reflexo do figado já faz algum tempo dores fortes que acordo de madrugada com elas tudo que como parece não cair muito bem,fico empanzinada,  o médico me deu uma dieta alimentar e alguns remédios tenho que antes de mais nada cuidar da alimentação para eliminar peso, mas gostei muito da sua explicação, continue orientando nós.Obrigada Rosemari     

  57. Vagnerotavio Diz

    Bom dia.
    Muito útil as informações do site.
    Mas o que irrita é esta barrinha do lado direito que fica encima do texto e atrapalha a leitura.

  58. Cristiane Diz

    Olá, gostei muito das informações, mas ainda gostaria de saber o que mudar na alimentação para corrigir esta esteatose? O que devo evitar?

  59. Sara Bakar Diz

    Achei muito oportuna ,sua explicação, mas quero  saber esteatose lll grau tem cura?

    obrigada. Sara

    1. Sarabakar Diz

      Boa  noite!   Não bebo, não tenho hepatites de tipo nenhum. o medico me receitou:

      silimalon 2 comprimidos de 8 em 8 horas durante 30 dias. Isto vai curar a esteatose?

  60. Larissa Farias Diz

    olá doutor, tive esteatose  quando criança, fiz 10 anos de acompanhamento, não sinto nenhum sintoma relacionado a esteatose, e tb nunca mais foi diagnosticado nos exames de sangue, hoje faço academia e queria saber sobre o uso de anabolizantes, bom, a umas 8 semanas eu tomo stanozolol e xantilon b12, nunca senti nada e nem me lembrava dessa historia, mas minha mãe lembrou e agora estou procurando saber como devo proceder, paro com o anabolizante ou como ja faz tempo, eu me tratei, tomo xantilon eu posso continuar a tomar ou não?

  61. Ivani Fortunato Diz

    Ola, por favor! necessito de uma orientacao, tenho sentido umas dores do lado do figado, mal estar, um certo imcomodo: realizei uma ultrason de abdomem total, a mesma mostra uma esteatose leve, nos exames de sangue, pequenas alteracoes, tgo e tgp 143, e tbm hepaptite a e b, mostrou que possuo anticorpos, indica que tive contato com o virus, algum momento da vida ?
    O medico clinico geral trocou a sinvastatina 20 mg por creston 5 mg, e suspendeu o cloridrato de metiformina de 500 mg, na verdade continuo sem entender  o que esta havendo comigo!
    Referente a essas dores que sinto, do que acha que sao?
    Por favor aguardo um retorno
    gRATA
     iVANO

  62. Wagne ribeiro Diz

    oi, queria saber o que fazer estou com gamaglutamil 677  que remedio tomar para diminuir estou apreensivo o que fazer?

  63. Ivanete B. Carvalho Diz

    bom dia acabo de pegar o ultrassomque o medico mandou eu fazer, o resultado foi Esteatose hepatica 2 eu estou ainda pesquisando sobre o asunto meu medico ainda nem viu o resultado, to passada, o meu peso e 57 kilos, não sou alcoolista, mas o meu colesterol esta alto e o triglicedios também e agora to preocupada, o meu medico so vai ver o seltado exame dia 7/8, me oriente por favor Dr.

  64. Ivanete B. Carvalho Diz

    bom dia acabo de pegar o ultrassomque o medico mandou eu fazer, o resultado foi Esteatose hepatica 2 eu estou ainda pesquisando sobre o asunto meu medico ainda nem viu o resultado, to passada, o meu peso e 57 kilos, não sou alcoolista, mas o meu colesterol esta alto e o triglicedios também e agora to preocupada, o meu medico so vai ver o seltado exame dia 7/8, me oriente por favor Dr.

  65. Sara Bakar Diz

    Achei muito oportuna ,sua explicação, mas quero  saber esteatose lll grau tem cura?

    obrigada. Sara

  66. moises Diz

    sobre a bariguinha la de cima ate que ta legal porque tem mais doque aquela ainda se conforme com a sua ok kkk

  67. Sarabakar Diz

    Boa  noite!   Não bebo, não tenho hepatites de tipo nenhum. o medico me receitou:

    silimalon 2 comprimidos de 8 em 8 horas durante 30 dias. Isto vai curar a esteatose?

  68. alcidinei b dos santos Diz

    bom dia acabo de pegar minha utra son e o resultado vei que estou com( Esteatose hepatica acentuada)
    gostaria se possivel saber se e grave. desde ja agradeço a atençao.

  69. Deisi Goncalves Diz

    olá, no meu ultrasom esta que no fígado apresenta um aumento de ecogenicidade por provável esteatose, com área de parênquima preservado peri-vesicular….o que isto quer dizer?

  70. Deisi Goncalves Diz

    olá, no meu ultrasom esta que no fígado apresenta um aumento de ecogenicidade por provável esteatose, com área de parênquima preservado peri-vesicular….o que isto quer dizer?

  71. Deisi Goncalves Diz

    Olá, no resultado do exame que fiz, consta que meu fígado esta apresentando um aumento da ecogenicidade por provável esteatose, com área de parênquima preservado peri-vesicular….o que isto quer dizer? Devo me preocupar?

  72. Deisi Goncalves Diz

    Olá, no resultado do exame que fiz, consta que meu fígado esta apresentando um aumento da ecogenicidade por provável esteatose, com área de parênquima preservado peri-vesicular….o que isto quer dizer? Devo me preocupar?

  73. Rosely Diz

    BOA TARDE ACABO DE PEGAR UM TOMO DE ABDOMEN QUE O RESULTADO É
    MODERADA ESTEATOSE HEPÁTICA, ASSOCIADA A HEPATOMEGALIA, PODERIA ME EXPLICAR O QUE É ISTO, SE É GRAVE E QUAL O TRATAMENTO

  74. iraneide Diz

    meu filho tem 7 anos, ele fez alguns exames entre eles o TGO  (57) e o TGP (54) a medica receitou silimalon, mas os farmacêuticos por onde passei questionaram e pediram q fizesse outro exames pois o medicamento e muito forte, ah! ele pesa 36.900kg e mede 1.33 alt.   

  75. Gpfernandes Diz

    Ivanete, alcachogra e boldo são excelentes para te ajudar.  são fitoterápicos que ajudarão a estabilizar o quadro.  Baixa o colesterol ruim e o trigliceris.

  76. Clemir-oliveira Diz

    bom dia eu tenho esteato-hepatite  gordurra 70%  o que devo fazer por favor eu fiz todos os exames so o medico mao viu obrigado se me respoder.

  77. Helen Medeiros Diz

    Dr. tenho 24 anos e aos 17 tive hepatite A, nos dias atuais descobri que tenho esteatose hepática grau l, pelo o fato de eu ter tido hepatite A, isso pode agravar o meu problema?

  78. josefa cristina holanda Diz

    fiquei muito feliz ao achar esta pagina
    gostaria de saber o que devo fazer estou com figado
    sinto muitas dores na parte inferior da barriga
    nas costas e no lado esquerdo da barriga
    quando deito na horar de levantar doi muito.

  79. Mayra Lobão Diz

    Fui no PS hj, estou com diarreia ha 10 dias e descobriram q é pq estou com esteatose. E essa esteatose aconteceu pq tive q usar corticoide por um tmpo =/

  80. Mayra Lobão Diz

    Fui no PS hj, estou com diarreia ha 10 dias e descobriram q é pq estou com esteatose. E essa esteatose aconteceu pq tive q usar corticoide por um tmpo =/

  81. Fatima Rosalina Diz

    Eu fiz uma tomografia e deu que eu estou  com redução difusa da sua densidade Esteatose hepática favor me responder se é muito grave..

  82. Fatima Rosalina Diz

    Eu fiz uma tomografia e deu que eu estou  com redução difusa da sua densidade Esteatose hepática favor me responder se é muito grave..

  83. Sabrinafiga Diz

    estou com o resultado da ultrassonografia  abdominal total e o diagnostico é aumento da ecogenicidade hepatica compativel com esteatose moderada. isso é grave?

  84. Otacilio Leite Junior Diz

    No final da materia acima, são mencionados alguns medicamentos:”Medicamentos como metformina (em pacientes não-diabéticos), vitamina E e C, losartan e Orlistat (xenical) apresentam resultados controversos e ainda não há uma indicação formal para o seu uso”. Estes medicamentos agravam a esteatose hepática?

  85. Otacilio Leite Junior Diz

    No final da materia acima, são mencionados alguns medicamentos:”Medicamentos como metformina (em pacientes não-diabéticos), vitamina E e C, losartan e Orlistat (xenical) apresentam resultados controversos e ainda não há uma indicação formal para o seu uso”. Estes medicamentos agravam a esteatose hepática?

  86. Lindalva Diz

    Muito interessante o artigo Dr. Pedro Pinheiro, tenho esteatose hepática moderada há mais de 3 anos, tenho 63 anos e tenho uma certa barriga.  Controlo triglicerideos e glicose com Lipless (dias alternados) e Glifage de 1gr (2 p/d).  Apesar dos remédios, as ultras que faço, sempre acusam o mesmo resultado. Existe a possibilidade de regressão da doença?  E cirurgia?  Grata, Lindalva Mendes- Natal/RN

  87. Lindalva Diz

    Muito interessante o artigo Dr. Pedro Pinheiro, tenho esteatose hepática moderada há mais de 3 anos, tenho 63 anos e tenho uma certa barriga.  Controlo triglicerideos e glicose com Lipless (dias alternados) e Glifage de 1gr (2 p/d).  Apesar dos remédios, as ultras que faço, sempre acusam o mesmo resultado. Existe a possibilidade de regressão da doença?  E cirurgia?  Grata, Lindalva Mendes- Natal/RN

  88. Marcelo custodio dos reis Diz

    fiz uns exames o resultado foi: ggt 305,o tgo 494,e o tgp 410, e a glicemia deu 211, tenho estatose  este resultado e muito grave tenho cura? obs:fiz uma cirurgia de coluna em agosto de 2011 coloque 8 parafusos…

    1. Rodrigolf Diz

       procure um oncologista, nao sei se e o caso, mas meu pai estava com resultados proximos a esse e era cancer, desculpa a má noticia! mas fique sabendo ele entrou na fila de transplante e esperou 45 dias e ja esta transplantado. hj o transplante de figado esta rapido! sucesso

  89. Marcelo custodio dos reis Diz

    fiz uns exames o resultado foi: ggt 305,o tgo 494,e o tgp 410, e a glicemia deu 211, tenho estatose  este resultado e muito grave tenho cura? obs:fiz uma cirurgia de coluna em agosto de 2011 coloque 8 parafusos…

  90. Tuca Diz

    Parabens DR .
    Tenho 51 anos sex fem . Meu resultado de exame foi o seguinte Col TOTAL 330, LDL 235,8, HDL 46,  TRIGLICERIDEOS 241 e GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE 126 u/l .
    a medica receitou LIPANON e CITALOR por 90 dias . É só isso mesmo ? tenho que fazer mais algum exame ? Pode ser esteatose ? grata TUCA

  91. Tuca Diz

    Parabens DR .
    Tenho 51 anos sex fem . Meu resultado de exame foi o seguinte Col TOTAL 330, LDL 235,8, HDL 46,  TRIGLICERIDEOS 241 e GAMA GLUTAMIL TRANSFERASE 126 u/l .
    a medica receitou LIPANON e CITALOR por 90 dias . É só isso mesmo ? tenho que fazer mais algum exame ? Pode ser esteatose ? grata TUCA

  92. Mirianbaluta Diz

    tenho 28 anostenho gordura no figado e meu figado esta com volume de+/3+ oque quer dizer isso?e grave ?

  93. Nanimalater Diz

    sou portadora de hepatite C, estou com esteatose grau I,quero fazer a cirurgia bariátrica,hoje peso 116kg, vc acha que os riscos aumenta de vido ao meu problema de saúde?

  94. Nanimalater Diz

    sou portadora de hepatite C, estou com esteatose grau I,quero fazer a cirurgia bariátrica,hoje peso 116kg, vc acha que os riscos aumenta de vido ao meu problema de saúde?

  95. Rodrigolf Diz

     procure um oncologista, nao sei se e o caso, mas meu pai estava com resultados proximos a esse e era cancer, desculpa a má noticia! mas fique sabendo ele entrou na fila de transplante e esperou 45 dias e ja esta transplantado. hj o transplante de figado esta rapido! sucesso

  96. Aurineidealencar Diz

    Recebi o diagnóstico que estou comEsteatose hepática,o que dvo fazer quanto alimentação?

    1. Valter Gama de Lima Diz

      Recebi o diagnóstico de que estou com esteatose hepática gráu  2, como devo proceder com referencia a minha alimentação, o que devo e o que não devo comer?

    2. Angelica-alves Diz

      Consulte uma NUTRICIONISTA da sua cidade, alimentação quem sabe e estudou por 4 anos é a profissional NUTRICIONISTA, o médico tem outras áreas sob sua responsabilidade.

  97. cidi Diz

    Olá! gostaria de saber qual a parte do figado a esteatose hepática ataca?

  98. Rdcarpere Diz

    Tenho 55 anos e um filho com 5 anos, e temos em comum o colesterol LDL muito alto, eu quando criança sempre reclamava de dores de cabeça, até que descobri que ao comer carne de porco, abacate ou requeijão cremoso  eu sentia as dores de cabeça, hoje vejo o meu filho reclamar de dores de cabeça justamente quando ele se alimenta com os mesmos alimentos que também faz mal.
    Gostaria de saber se esta situação estaria ligada a uma deficiência do figado e consequentemente a o alto nível do colesterol LDL.

  99. Fátima Rezende Diz

    Olá; hoje fui fazer uma ultrassonografia das vias urinárias, e  pra minha surpresa foi achado uma “Esteatose Hepática grau 1”; ainda bem que este blog , me tranquilizou. Agora gostaria de saber como fazer uma dieta e remédios que possam me deixar mais tranquila ainda mais. Tb descobrí que meu colesterol está alto.Gostaria que me indicasse um  hepatologista aqui em Ilheus Bahia; ou Governador Valadares Minas Gerais, ou ainda Aracajú Sergipe. Em síntese um que pudesse atender pelo SUS; pois especialista desta natureza ñ{ caros } ñ tenho como pagar; sou professora de ensino fundamental aposentada ppor invalidez ainda RSRSRSRSRSR, te agradeço Fátima Rezende

  100. Nickolas Bocaina Diz

    tenho gordura no figado tem tratamento

  101. suely Diz

    SUELY DE DEUS.
    Boa tarde Dr. hoje eu fiz uma ultra  abdomitotal, e continuo com a gordura leve no fígado,  esse problema vem desde  2010, e hoje continua e mesma informação mais com uma informação a mais de que esta com volume aumentado e acentuação difusa da textura acústica, o que significa?, eu gostaria de saber também se posso fazer  reposição de hormônio com esse quadro de esteatose leve, pois fiz em 2010 uma cirurgia e retirei ovários e útero e até hoje não fiz reposição por ter acusado esse problema, desde já agradeço e fico no aguardo de sua pronuncia.
     

  102. Nilzeti Diz

    Boa noite doutor.
    Tenho esteato hepatite Os últmos exames demonstraram que as taxas das enzimas abaixaram. Hoje senti muita dor nas costas, na altura das costelas, do lado direito. Pode ser do fígado? 

  103. Elisabetebatistacaldas Diz

    meu marido bebia muito depois  de ser enternado descobriu que esta com gordura no figado tipo 2,as vezes ele sente muita dor  e inchaçocontantes qual o melhor manriea de trata

  104. Edna Diz

    Boa tarde Doutor, tomo anti-depressivos (Rivotril 2mg 1 comp. á noite e cloridrato de fluoxetina 20 mg, 2 capsulas pela manha) a mais ou menos 7 anos, e tem 1 ano que descobri que estava com esteatose epatica moderada, comecei acordando de madrugada fazendo vomitos, tudo que eu comia a noite nao ficava no estomago. Agora tem 1 mes que fiz outro ultrasson e ainda estou com esteatose grau 1, perdi 10 quilos, o medico disse que ja teve uma melhora do primeiro ultrasson para o segundo. mas nao fiz nenhum tratamento, sinto mtas dores abdominais, dor do lado esquerdo e nas costas e nao sei qual medico devo ir para me tratar. Gostaria de saber se pode ser por causa dos medicamentos que tomo, diariamente tenho dores de cabeça, e li que a fluoxetina causa problema no figado. tenho 38 anos, tenho 2 filhos, e tenho vontade de ter mais um filho mas me disseram que posso morrer no parto ou durante a gravidez por causa da esteatose. me ajude doutor, pois nao sei o que faço. obrigada

  105. Joelaine Diz

     Sera que pode ser uma hepatite, consequencia da esteatose?

  106. Maisa Diz

    Dr. Pedro parabéns pelo seu texo!
    Muito interessante e explicativo! Porém tenho uma dúvida.
    Estou realmente acima do peso e fiz exame hoje e deu o seguinte:Pâncreas: apresenta forma, contornos e dimensões normais. Sua textura é homogênea, havendo aumento de ecogenicidade. Ducto pancreático com calibre preservado.Depois lá embaixo está escrito assim: conclusão: alteração textural pancreática, sugestiva de esteatose. O que significa isso??? Quando eu era criança eu tive hepatite tem alguma coisa a ver???

  107. Nelson Diz

     Dr. a três anos atrás descobri pelo exame ultrasom esteatose grau I  estava com enzimas alteradas para o dobro, colesterol e triglicerideos elevados…
    Fiz uma dieta rigorosa perdi 15 kg meu peso com mudança alimentar, as enzimas e funções  hepaticas estão normais, colesterol, triglicerideos normais, no entanto pelo exame de imagem que fiz recentemente a esteatose foi para o grau II.
    O que aconteceu? Alias, o que fazer, apenas acompanhar?

  108. Larissa Farias Diz

    olá doutor, tive esteatose  quando criança, fiz 10 anos de acompanhamento, não sinto nenhum sintoma relacionado a esteatose, e tb nunca mais foi diagnosticado nos exames de sangue, hoje faço academia e queria saber sobre o uso de anabolizantes, bom, a umas 8 semanas eu tomo stanozolol e xantilon b12, nunca senti nada e nem me lembrava dessa historia, mas minha mãe lembrou e agora estou procurando saber como devo proceder, paro com o anabolizante ou como ja faz tempo, eu me tratei, tomo xantilon eu posso continuar a tomar ou não?

  109. Angelaba1 Diz

    Dr. Pedro,
    meus exames sempre estiveram normais, ou pelo menos controlados. no último exame estes foram os resultados.
    Tenho sindrome metabólica (hipotiroidismo, resistência à insulina, insuficiência cardiaca)
    o quadro se caracteriza como esteatose ou como esteato-hepatite?

    Alanina
    |Amino Transferase
    32
     
    25
    37,8
    90,7

    Aspartato
    Amino Transferase
    30
     
    29
    31
    95,4
     

  110. Doraguerra2008 Diz

    meu marido esta com esteatose hepática de grau leve o que ele deve tomar?

  111. katia suely de deus bastos Diz

    DR MUITO OBRIGADO POR NOS ESCLARECER ASSUNTOS IMPORTANTES, UM FIGADO  COM ASPECTO ECOGRÁFICO SUGESTIVO DE INFILTRAÇAÕ GORDUROSA É ESTEATOSE HEPÁTICA?

  112. Sandrincesar Diz

    Muito esclarecedor seus comentarios acima, parabens.

  113. josefa cristina holanda Diz

    fiquei muito feliz ao achar esta pagina
    gostaria de saber o que devo fazer estou com figado
    sinto muitas dores na parte inferior da barriga
    nas costas e no lado esquerdo da barriga
    quando deito na horar de levantar doi muito.

  114. Ivani Fortunato Diz

    Ola, por favor! necessito de uma orientacao, tenho sentido umas dores do lado do figado, mal estar, um certo imcomodo: realizei uma ultrason de abdomem total, a mesma mostra uma esteatose leve, nos exames de sangue, pequenas alteracoes, tgo e tgp 143, e tbm hepaptite a e b, mostrou que possuo anticorpos, indica que tive contato com o virus, algum momento da vida ?
    O medico clinico geral trocou a sinvastatina 20 mg por creston 5 mg, e suspendeu o cloridrato de metiformina de 500 mg, na verdade continuo sem entender  o que esta havendo comigo!
    Referente a essas dores que sinto, do que acha que sao?
    Por favor aguardo um retorno
    gRATA
     iVANO

  115. Cantuaria Diz

    Boa Noite Dr.Pedro Pinheiro,
    Hoje fui fazer uma usg do abdomem e o laudo final foi que estou com uma leve esteatose hepática. Ai vim para internet descobrir o que significava o laudo.Sua explicação me mostrou um caminho a seguir pois estou bem acima do peso.Valeu sua explanação.
    Atenciosamente

    Jorge Cantuaria

  116. Ana Diz

    ola doctor fui diagnostica com sinais de esteatose hapatica grau II, isso influenciaria alguma coisa se tivesse pensando em engravidar….

  117. Cristiane Diz

    Olá, gostei muito das informações, mas ainda gostaria de saber o que mudar na alimentação para corrigir esta esteatose? O que devo evitar?

  118. Cristiluz2 Diz

    fala-se em ingesta de chás e/ou ingesta a base de alcachofra,bem como ômega 3.Realmente possue efeitos favoráveis,Doutor?
    Grata,Maria Cristiane.

  119. Cantuaria Diz

    Jorge Cantuaria

  120. Nelson Diz

    Dr. Pedro PINHEIRO, boa noite!

    Gostei muito de sua matéria e principalmente da atenção dedicada para as diversas perguntas apresentadas.

    Tomo a liberdade de descrever um breve relato do meu problema, e peço a gentileza, caso seja possível, uma opinião a respeito, e quem sabe a indicação de um bom profissional, para me clinicar:

    – Em exame para verificar possível hepatite, em 1.994, constatou-se que:

    a) Exames laboratoriais alterados ( TGO = 46 / TGP = 90 / GAMA GT = 390 / Fosfatase Alcalina = 54 )
    b) Ultra sonografia ( Figado de aspecto esteatótico )

    Foram efetuados vários exames investigativos, mas nada conclusivo, então em 2.006, fui submetido a uma biópsia Hepática, onde verificou-se:

    ( Os cortes histológicos revelaram fragmento de parênquima com arquitetura lobular preservada e mostrando hepatócitos com predomínio de esteatose de padrão macrogoticular difuso e ainda com frequentes hepatócitos, apresentando degeneração baloniforme. Notou-se oito esoaços porta com discreto alargamento as custas de leve infiltrado inflamatório crônico. Na parênquima, notou-se alguns hepatócitos circundados por ocasionais ´neutrófilos e linfócitos. Observou-se focos com discreta fibrose perivenular, contudo sem ainda comprometer o paênquima. Não evidenciado necrose em saca-bocado. Os aspectos morfológicos, favorecem o diagnóstico de esteato Hepatite gráu 1 – Gaiotto. A coloração especial para depósito de ferro, revelou finos grânulos de hemossiderina, com distribuição em algumas células de Kuppfer, caracterizando hemossiderose gráu 1. )

    – Exame laboratorial rescente ( 09/03/12 ): HDL = 36 / LDL = 144,8 / TGO = 42 / TGP = 64 / Gama GT = 77 / Bilirrubinas totais = 0,67mg/dl / Bilirrubina direta = 0,22 mg/dl / Bilirrubina direta = 0,45 mg/dl e Ferritina = 511

    Agradeço antecipadamente, e aguardo possível retorno.

    Att.

    Nelson Reinaldo

  121. Célia Diz

    Perfeito! clara e objetiva…parabéns…

  122. Ana Diz

    Há quase  7 meses, fiz uma ultrasonografia e o médico constatou esteatose hepática grau II,  sentia a boca do estomago alto, com acúmulo de gases e desconforto. O médico passou metformina, tomei durante 4 meses, mas venho sentindo dores nos rins, será que tem alguma coisa a ver com o problema do fígado?

  123. Lindiomar pereira garcia Diz

    Olá! gostaria de saber o medicamento natural para baixa o HDL de 271 mg/dl

  124. Telma Guerra Diz

    obrigada plos esclarecimentos muitos claros e objetivos entendi tudo. estou com esteatose hepatica leve a qual venho me tratando espero recupera;ao em brve abra;o Telma Guerra. http://www.@bol.com.br

  125. Telma Guerra Diz

    obrigada plos esclarecimentos muitos claros e objetivos entendi tudo. estou com esteatose hepatica leve a qual venho me tratando espero recupera;ao em brve abra;o Telma Guerra. http://www.@bol.com.br

  126. Maurea P. Fraga Diz

    Esteatose hepatica pode ter alguma ligação com o exesso de ferritina?Quais  as consequencias do exesso de ferritina? existe tratamento?
    Obrigada!
    Máurea  

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Existe uma doença chamada hemocromatose, que cursa com níveis muito elevados de ferro no organismo e, consequentemente, de ferritina também. Esta doença ataca o fígado e pode provocar cirrose.

  127. Maurea P. Fraga Diz

    Esteatose hepatica pode ter alguma ligação com o exesso de ferritina?Quais  as consequencias do exesso de ferritina? existe tratamento?
    Obrigada!
    Máurea  

  128. Rosangela Lopes Diz

    Dr Pedro Pinheiro, o senhor faz uma abordagem clara e objetiva, estremamente esclarecedora do que realmente vem a ser uma ESTEATOSE MODERADA, o que me deixou bastante aliviada. Obrigada. Rosangela Lopes

  129. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

    Existe uma doença chamada hemocromatose, que cursa com níveis muito elevados de ferro no organismo e, consequentemente, de ferritina também. Esta doença ataca o fígado e pode provocar cirrose.

  130. Labibebouere Diz

    Doutor Pedro, fiz ultrasonografia e acusou esteatose hepatica leve, meu medico recomendou caminhada, porem acontece com muita frequencia, dores de cabeça seguido de vômito, então quando vou a certo lugares fico com medo de passar mal, isso tem alguma coisa relacionado com a esteatose hepatica?

  131. Danubia Diz

    tive o diagnostico a 3 anos aras q tinha esteatose hepatica, de la pra ca venho fazendo dieta ,mais quando foi esse ano minha vida virou de cabeça pra baixo ,descobri que tenho radicolopatia cervical,fibromialgia e sindrome miofacial,e pra cabar de enterar descobri a 3 meses que estou com diabetes,colesterol, sou intolerante a insulina fui na minha endogrino e ela mim pediu uma ultrassonografia do abdome total costatou que a esteatose de leve passou parra o grau 3 tenho 1.67 de altura e 74 kl estou tomando muita medicação as doenças que citei assima,sera que deve ser por esse motivo que ela avançou tanto tire minhas duvidas por favor …

  132. Sidcleyhg Diz

    Obrigado doutor pelos esclarecimento, é de grande importâncias, pois nos, leigos ao nos depararmos com nomes estranhos assim em nossos exames, ficamos apreensivos, no caso esse problema precisa cuidado, porem não é algo pra se desesperar, basta disciplina na alimentação e atividades físicas. muito obrigado

  133. Li Andreotti Diz

    A hemocromatose pode vir acompanhada de manchas vermelhas próximas ao tornozelo e eventuais feridas? Obrigada.

  134. viviane Diz

    Tomei corticoide muito tempo para alergia e adquiri tambem depois 40 anos a biabete tipo 2, descobri acidentalmente que tenho esteatose hepatica , atraves de um ultrasom, e vivo com abdomem inchado, estou preocupada…

Página 1 De 2