Como Se Pega Aids? (formas de contágio do HIV)

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 114 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 7 minutos

O que é a AIDS?

A AIDS ou SIDA é uma doença infectocontagiosa transmitida por um vírus chamado HIV (vírus da imunodeficiência humana). Para se ter AIDS é preciso estar contaminado com o vírus HIV; não existe a possibilidade de alguém ter AIDS sem ser HIV positivo.

Só é possível contrair o vírus HIV de uma pessoa infectada, ou seja, o vírus precisa ser transmitido de uma pessoa para a outra. Não se “pega AIDS” tendo relações sexuais com alguém que não tenha o vírus, do mesmo modo que não é possível “pegar AIDS” se masturbando sozinho. Também não há transmissão do HIV através de transfusão de sangue que não esteja contaminado nem do contato com agulhas que não tenham sido utilizadas em pacientes com HIV.

As informações acima podem parecer banais, mas muitas pessoas ainda acreditam que o HIV pode ser transmitido apenas pelo ato sexual, independentemente da situação de saúde do(a) parceiro(a).

É importante também diferenciar o HIV da AIDS. HIV é o vírus, enquanto AIDS é a doença causada por esse vírus. É possível ser portador do HIV e não ter AIDS, já que algumas pessoas são carreadoras assintomáticas do vírus. Na verdade, a maioria das pessoas passa vários anos infectadas com o HIV antes de desenvolver qualquer sintoma da AIDS. A média de tempo entre a contaminação e o desenvolvimento da doença é de 10 anos.

Formas de transmissão do vírus HIV

Para se adquirir o HIV, o vírus precisa entrar na circulação sanguínea. A pele é o nosso principal organismo de defesa, funcionando como uma armadura, impedindo que germes do ambiente tenham acesso ao interior do nosso organismo. Caso não existam feridas, o simples contato do sangue ou de outros fluidos contaminados com a pele íntegra não é suficiente para transmissão do HIV.

Se a pele é uma ótima barreira, o mesmo não podemos dizer das mucosas, como a glande do pênis, ânus e a mucosa da vagina, que apresentam poros que possibilitam a invasão do HIV para dentro do organismo. A mucosa oral também não é uma barreira tão eficiente porque frequentemente apresenta pequenas feridas.

Portanto, qualquer situação em que fluidos contaminados pelo HIV consigam entrar em contato com a corrente sanguínea há risco de contaminação.

Na prática, quase todos os casos de transmissão do HIV se resumem às seguintes situações:

  • Relação sexual desprotegida com alguém contaminado.
  • Receber transfusão sanguínea de sangue contaminado.
  • Acidentes com agulhas infectadas.
  • Compartilhamento de agulhas para administração de drogas intravenosas.
  • Transmissão da mãe para o feto na gravidez.

Falaremos rapidamente sobre cada uma delas.

Via sexual

A principal via de transmissão do HIV é através das mucosas dos órgãos sexuais. Toda relação sexual causa microtraumas nestas mucosas, muitas vezes invisíveis ao olho nu, o que facilita a contaminação pelos vírus que estão presentes nas secreções genitais. Os fluidos que contém o vírus são as secreções vaginais, o sêmen, o líquido pré-seminal (aquele transparente que sai do pênis antes da ejaculação) e, obviamente, o sangue.

O sexo anal é a forma que apresenta maior risco de contaminação. A mucosa do ânus e do reto é mais fina que a vaginal e, por não apresentar lubrificação natural, está mais sujeita a pequenas lesões durante o ato sexual. Quanto mais ferida estiver a mucosa, mais fácil é para o vírus invadi-la.

O sexo oral ativo (receber o pênis ou a vagina na boca) também pode transmitir HIV, principalmente se houver lesões na cavidade oral como gengivites, aftas, feridas, etc. Algumas dessas lesões podem ser pequenas o suficiente para passarem despercebidas para a maioria das pessoas, mas não o suficiente para impedir a penetração do vírus presente nas secreções genitais.

Apesar de ser a via mais comum de transmissão do HIV, o risco real de transmissão pelo sexo é bem mais baixo do que a maioria das pessoas imagina:

  • O risco de transmissão para cada relação anal receptiva é de 1,38%.
  • O risco de transmissão para cada relação anal insertiva é de 0,62% para os homens que não são circuncidados e 0,11% para os homens circuncidados (leia: Circuncisão: riscos e Benefícios).
  • O risco de transmissão para cada relação vaginal receptiva é de 0,08%.
  • O risco de transmissão para cada relação vaginal insertiva é de 0,04%
  • O risco de transmissão para cada relação sexual oral é menor que 0,01%.

Os valores acima podem parecer muito baixos, mas eles são apenas uma média e se referem a uma única relação isolada.

O risco de transmissão vai se tornando progressivamente maior conforme o casal vai tendo mais relações. Por exemplo, ao longo do tempo, um homem homossexual que tenha relações com frequência com um parceiro HIV positivo tem um risco de 40% de acabar sendo contaminado se for passivo e de 22% se for ativo.

O risco de transmissão através do sexo é maior quando a pessoa contaminada apresenta uma carga viral elevada. Quando o vírus encontra-se em grande quantidade no sangue, ele inevitavelmente também estará em grande quantidade nas secreções genitais. Por outro lado, portadores do HIV que estão em tratamento e apresentam carga viral negativa apresentam risco muito baixo de transmissão.

A presença concomitante de outra doença sexualmente transmissível, como sífilis, herpes ou gonorreia, aumenta o risco de transmissão ou contágio pelo HIV.

O melhor modo de prevenir a transmissão do HIV através das relações sexuais é com o uso camisinha, que reduz o risco em mais de 80%. A associação entre o uso correto dos medicamentos antirretrovirais e a camisinha torna praticamente nula a chance de transmissão do HIV, seja qual for a forma de sexo empregado.

Transfusões sanguíneas

Receber transfusões de sangue, produtos sanguíneos ou transplantes de órgãos contaminados pelo HIV é disparada a forma mais perigosa de adquirir o vírus. O risco de transmissão ao ser transfundido com uma única bolsa de sangue contaminada é de 92%.

Essa forma de transmissão era muito comum no início da epidemia de AIDS, na década de 1980, mas hoje em dia é rara, devido aos testes rigorosos pelos quais o sangue doado é submetido.

Compartilhar agulhas contaminadas

Atualmente, cerca de 7% dos casos novos de HIV surgem em usuários de drogas intravenosas que compartilham agulhas.

O risco de contaminação ao utilizar uma agulha infectada é de 0,6%. Novamente, a carga viral e a repetição do comportamento de risco tornam o risco de contaminação maior.

Acidentes com agulhas contaminadas

Profissionais de saúde que lidam com pacientes HIV positivo podem se contaminar através de acidentes com agulhas contaminadas. O risco de contaminação para acidentes que perfuram a pele é de 0,23%. A carga viral do paciente é o fator mais importante no risco.

Transmissão da mãe para o feto durante a gravidez

A passagem do HIV da mãe para filho durante a gravidez, parto ou amamentação também já foi uma via muito comum de transmissão.

Atualmente, porém, a sorologia para HIV faz parte de todo pré-natal e o tratamento da mãe contaminada com antirretrovirais reduz o risco de transmissão para menos de 1%. Os poucos casos ainda registrados são de mulheres que não fizeram pré-natal adequado ou que não tomaram a medicação corretamente.

Situações que não transmitem o vírus HIV

Fora as cinco vias discutidas acima, praticamente não há outras formas de transmissão do vírus HIV. Existem relatos isolados de transmissão através de mordidas ou de contato de sangue contaminado com os olhos, mas esses casos são muito raros.

É importante saber que os seguintes fluidos corporais não transmitem o HIV (ao não ser que haja sangue misturado):

  • Saliva.
  • Suor.
  • Lágrima.
  • Vômitos.
  • Fezes.
  • Urina.
  • Secreções nasais.

Nenhum dos fluidos acima apresenta concentrações do vírus em quantidades relevantes para haver transmissão.

Também não se contrai AIDS através de:

  • Talheres ou pratos.
  • Picadas de inseto.
  • Abraços ou aperto de mão.
  • Vasos sanitários ou banheiro público.
  • Piscina pública.
  • Praia.
  • Doação de sangue
  • Beijo. Existe um risco pequeno no caso de beijo na boca se ambos possuírem lesões sangrantes na mucosa oral, situação que, convenhamos, é pouco provável. Beijos na bochecha ou nos seios não transmitem HIV.
  • Masturbação ativa ou passiva (exceto se o dedo do parceiro(a) apresente uma ferida aberta).

O HIV sobrevive muito pouco tempo no ambiente, por isso, histórias sobre pessoas que colocam sangue contaminado no Ketchup, agulhas em telefones públicos e cadeiras de cinema são apenas mitos que circulam pela Internet. Além disso, o vírus quando exposto a sabão ou outros produtos químicos, também morre.

Infecção aguda pelo HIV

Chamamos infecção aguda pelo HIV, ou síndrome retroviral aguda, o quadro que ocorre entre 2 a 4 semanas após a contaminação com o vírus.

Os sintomas são semelhantes aos de uma síndrome de mononucleose, com febre, dor de garganta, múltiplas pequenas manchas avermelhadas espalhadas pelo corpo, aumento dos linfonodos (ínguas) e dor de cabeça. O aparecimento de pequenas úlceras no pênis, ânus ou na cavidade oral são bem característicos da lesão primária pelo HIV.

Nem todo mundo que se contamina com HIV desenvolverá sintomas da infecção aguda e, em alguns casos, os sintomas são tão discretos que passam despercebidos pelo paciente.

Durante a infecção aguda, a quantidade de vírus na circulação sanguínea encontra-se muito elevada, o que faz com que a transmissão para outras pessoas seja mais fácil nessa fase.

Explicamos a síndrome retroviral aguda em detalhes no texto: Infecção aguda pelo HIV – Síndrome Retroviral Aguda.

Remédios que impedem a transmissão do HIV

Atualmente, os medicamentos que combatem o vírus HIV são tão eficazes, que eles também podem ser usados para impedir a transmissão do HIV de uma pessoa para outra. Existem duas estratégias:

Profilaxia pré-exposição (PrEP)

A profilaxia pré-exposição é quando pessoas com alto risco de contrair o HIV tomam medicamentos diariamente para reduzir suas chances de serem infectados. A PrEp é feita atualmente com um medicamento antirretroviral chamado Truvada® (tenofovir + emtricitabina).

A toma diária de um comprimido de Truvada® reduz o risco de contrair o HIV do sexo em mais de 90%. Entre as pessoas que injetam drogas, a redução do risco é de mais de 70%.

Recomendamos que a PrEP seja considerada para pessoas que são HIV-negativas e que estejam tendo um relacionamento sexual contínuo com um parceiro(a) soropositivo. A associação da camisinha com a PrEP torna praticamente nulo o risco de transmissão do HIV de um parceiro para outro.

Outras situações que podem indicar o uso do Truvada® são: pessoas com vida sexual promiscua e sem hábito de usar preservativos, usuários de drogas que partilham agulhas e homens gays que fazem sexo anal passivo e tenham história de outras doenças sexualmente transmissível.

Profilaxia pós-exposição (PEP)

A profilaxia pós-exposição é aquela feita após o paciente ter tido contato real ou potencial com o vírus HIV, como nos casos de estupro, camisinha que estourou, relação desprotegida, acidente com agulhas, etc.

A PEP deve ser iniciada o mais rapidamente o possível, idealmente nas primeiras 2 horas (maior taxa de eficácia). Até 72 horas depois do incidente, o tratamento ainda apresenta efeito, porém, estudos indicam que os índices de infecção são mais baixos quando a profilaxia é iniciada nas primeiras 36 horas.

Existe mais um de um esquema antirretroviral indicado. Atualmente, os mais comuns são:

  • Tenofovir + Lamivudina + Dolutegravir.
  • Tenofovir + Emtricitabina + Raltegravir + Dolutegravir.

O tratamento dura 28 dias e o paciente deve ser acompanhado pela equipe de saúde por 90 dias para comprovação da eficácia.

Explicamos a profilaxia da AIDS no artigo: Como prevenir a infecção pelo HIV (PrEP e PEP).

Perguntas mais comuns sobre a transmissão do HIV

Quais são as vias de transmissão do HIV mais comuns hoje em dia?

— Sexo desprotegido com pessoas contaminadas.
— Partilha de agulhas contaminadas.
— Acidentes com agulhas utilizadas em pacientes contaminados.

Posso “pegar AIDS” fazendo sexo com uma pessoa não contaminada?

Não se pega o vírus HIV de pessoas que não têm o vírus HIV. Se o seu parceiro(a) não está contaminado(a), não há risco de transmissão. O ato sexual não “cria” o HIV. Do mesmo modo que não se pega sarampo de quem não tem sarampo, não é possível pegar o vírus HIV de quem não tem o vírus HIV.

É possível ter relações desprotegidas com uma pessoa portadora HIV e não se contaminar?

Sim. A transmissão não ocorre em 100% dos casos. Na verdade, o risco de contaminação em uma única relação é baixo e na maioria das vezes, são necessárias mais de uma relação desprotegida para que alguém seja contaminado.

É verdade que mulher não transmite HIV para o homem?

Não. Isso é um mito que provavelmente surgiu pelo fato do risco de transmissão da mulher para o homem ser menor que do homem para mulher ou de um homem para outro homem. É possível, sim, que homens se contaminem com HIV tendo relações desprotegidas com mulheres soropositivas.

A camisinha protege 100% contra o HIV?

Não. A camisinha reduz o risco de transmissão em 80%. É importante lembrar que o risco de transmissão em uma única relação sexual é naturalmente muito baixo. Com o uso da camisinha, ele se torna praticamente nulo.

Se o parceiro não ejacular dentro da vagina ou do ânus, ainda assim há risco de transmissão do HIV?

Sim. Não é preciso ejaculação para haver transmissão do HIV.

Qual é a via sexual que traz mais riscos?

O sexo anal é tipo com maior risco de transmissão do HIV, sendo até 17 vezes maior que no sexo vaginal.

O que traz mais riscos: sexo passivo ou sexo ativo?

O sexo passivo, tanto pela via vaginal quanto anal, traz maior risco de contaminação. Isto não significa, porém, que o parceiro ativo também não corra riscos.

Sexo oral transmite HIV?

Sim. Como há HIV nas secreções da vagina e do pênis, o parceiro(a) que colocar a boca em contato com a genitália do parceiro pode se contaminar, apesar de o risco ser bem baixo.

Como a saliva não contém HIV em quantidades significativas, receber o sexo oral, ou seja, ter o pênis ou a vagina em contato com a boca de outros não costuma trazer riscos. Estima-se que a chance de contaminação ao receber sexo oral seja de apenas 0,005% por cada relação.

Se eu beijar um HIV positivo que esteja com uma lesão na boca posso ser contaminado?

Existe um pequeno risco de transmissão, mas é preciso que haja sangramento visível. Existe apenas um caso conhecido no mundo inteiro de transmissão do HIV deste modo.

Se o parceiro tiver uma afta, existe risco de transmissão do HIV pelo beijo?

Se não houver sangramento da lesão, não.

Sexo entre mulheres transmite o HIV?

Sim, apesar de o risco ser bem menor do que com o sexo heterossexual ou homossexual entre homens.

Existe risco de transmissão do HIV através da penetração anal ou vaginal com os dedos?

Muitíssimo baixo. Se o dedo tiver cortes ou feridas é possível se contaminar. E se o dedo estiver sangrando é possível transmitir. Porém, não há casos relatados de transmissão por essa via.

É possível a contaminação com o HIV se um mosquito picar uma pessoa infectada e imediatamente depois me picar?

Não, não existe nenhuma hipótese de transmissão do HIV por mosquitos.

É possível transmitir o HIV pelo leito materno?

Sim. O aleitamento materno é uma das vias possíveis de transmissão do HIV da mãe para o filho.

Partilhar brinquedos sexuais, como vibradores e dildos, podem causar transmissão do HIV?

Sim, existe risco. Deve-se usar um novo preservativo no objeto a cada troca com o parceiro(a).

É possível “pegar AIDS” em banheiros públicos?

Não. O HIV não sobrevive fora do corpo humano no ambiente.

É possível “pegar AIDS” partilhando lâminas de babear?

Teoricamente sim. É pouco provável, mas possível, principalmente se a pessoa usar um lâmina ainda com sangue fresco de uma pessoa contaminada.

É possível pegar HIV de uma pessoa contaminada, mas ainda aparentemente saudável?

Sim. O fato da pessoa portadora do HIV ainda não ter critérios para AIDS ou qualquer doença aparente não significa que ela não possa transmitir o vírus.

É possível pegar HIV através de tatuagens ou piercing?

Sim. Todo material que penetre a pele deve ser descartável. Se o profissional que faz a tatuagem ou coloca o piercing reutiliza material, há sempre risco de contaminação. Se o material for estéril e descartável, não existe risco.

O sangue de outra pessoa entrou em contato com a minha pele, posso ter sido contaminado?

O contato de sangue com pele íntegra não transmite o HIV. Basta lavá-la com água e sabão. Só existe risco se o sangue entrar em contato com feridas na pele ou mucosas (olho, boca, ânus ou vagina).

É possível pegar HIV através de uma cusparada?

Não.

Tosse ou espirro transmitem HIV?

Não.

Trabalho / moro com uma pessoa portadora do HIV, devo tomar alguma precaução em relação a ela?

Não. A não ser que vocês tenham sexo desprotegido, ela não lhe contaminará, mesmo que vocês se beijem, abracem, usem os mesmos talheres, usem o mesmo banheiro, a mesma toalha, dividam a mesma cama, etc.

Preciso lavar as mãos após ter tido contato ocasional com um paciente HIV positivo?

Não.

É possível pegar HIV através de uma alimento propositadamente contaminado?

Não. Isto é uma lenda urbana. Sangue no ketchup, sêmen na sopa, água contaminada, etc. O HIV não resiste ao contato com calor ou outras substâncias químicas. Além disso, o HIV é morto pela acidez do estômago. Não existe nenhum relato no mundo inteiro de contaminação pela ingestão do vírus.

Doar sangue pode me contaminar?

Não. Doar sangue não faz ninguém pegar HIV.

Se uma pessoa com HIV tocar no meu pênis, eu posso me contaminar?

Não. O HIV não vive no exterior do corpo. Não há vírus na pele das pessoas.

Já existe vacina que impeça alguém de “pegar AIDS”?

Não, ainda não existe vacina contra o HIV. Mas, conforme explicamos no texto, existem formas de profilaxia com medicamentos, o que, na prática, acaba prevenindo a contaminação.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


114 respostas para “Como Se Pega Aids? (formas de contágio do HIV)”

  1. maria

    é possível pega hiv usando a mesma lâmina de depilação depois de um dia de uso e lavada ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. Mas o ideal é não partilhar com outras pessoas esse tipo de utensílio.

  2. Celestino Sonehã

    é possívelo virus de HIV viver no balde de lixo do consultório por muito tempo?
    Tocar no teste feito já há 4 dias, de alguém positiva de HIV pode contaminar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não. O HIV, fora do corpo humano e em condições ambientais normais, se torna inativo ou não infeccioso em questão de minutos a algumas horas. Não é viável falar em dias porque o vírus não permanece infeccioso por esse período de tempo quando exposto ao ambiente.

  3. Maria

    Bom dia Doutor! Parabéns pelo excelente trabalho e obrigado pelo espaço. Gostaria de saber quanto tempo o HIV pode sobreviver fora do corpo, minha dúvida é se alguém colocou sangue propositalmente dentro de um pacote com lenço umedecido, quanto tempo o vírus pode sobreviver nessa condição? Se alguém usar o lenço para higiene íntima pode ter contraído o vírus?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em um ambiente como um lenço umedecido, o HIV provavelmente não sobreviveria por muito tempo, provavelmente alguns minutos apenas. A exposição a agentes de limpeza, mudanças de pH, e outros fatores ambientais reduzem a viabilidade do vírus no meio ambiente, que em condições normais não passa de algumas horas.

      Sobre a possibilidade de transmissão do HIV através de um lenço umedecido contaminado com sangue, teoricamente seria necessário que houvesse uma quantidade significativa de vírus viável no momento do contato com uma mucosa ou ferida aberta. No entanto, é importante ressaltar que esse cenário é extremamente improvável e não é uma via reconhecida de transmissão do HIV.

  4. Anderson

    Boa tarde Doutor, parabéns pelo excelente trabalho e dedicação em tirar dúvidas!
    Recebi sexo oral de uma mulher desconhecida, percebi que ela ficava muito tempo passando a língua no prepúcio, se ela estivesse com sangue na língua poderia me infectar? Foi a única situação de risco e fiquei desconfiado das intenções dessa mulher. Tive alguns sintomas gastrointestinal 2 semanas depois com desconforto na região abdominal que durou uns uns 14 dias, 60 dias depois praticamente todos sintomas de uma fase aguda com febre baixa, sudorose noturna, dor de garganta além de cansaço e falta de apetite que persiste por meses, alguns casos de diarréia, testes de terceira geração com 3 resultados negativos, o último com 185 dias, pode ser soroconversão tardia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Transmissão por sexo oral é muito incomum. Teria que haver um conjunto de fatores, como lesão no seu pênis, lesão na língua dela, alta carga viral dela… Acho muito pouco provável, ainda mais com 3 testes negativos.

      1. Anderson

        Muito obrigado pelo retorno. Só mais uma dúvida, me espressei mal, ela passava muito tempo passando a língua na ureta, se ela estivesse com sangue na língua em contato com a ureta seria suficiente para infectar?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Teoricamente, sim, mas teria que haver sangue vivo na língua. E mesmo assim, o risco não seria muito alto.

  5. Alonso

    Olá! Parabéns pelo trabalho. Minha pergunta é a seguinte: Saí com uma garota de programa e introduzi o dedo na vagina dela por alguns minutos. Entretanto, ao fim da relação, percebi uma pequena bolha transparente neste dedo ( creio de água, não sei), pois a mesma estava dolorida. Gostaria de saber as chances de contrair HIV nessa situação, considerando que não houve penetração peniana e nem sexo oral.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Muito pouco provável.

  6. Daniel

    Olá
    Uma pessoa que receba “fio terra” tem risco de contrair HIV?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pouco provável.

  7. João

    Receber masturbação no pênis “handjob” e receber um dedo no ânus e considerado exposição de risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  8. leo

    “Sim. A transmissão não ocorre em 100% dos casos. Na verdade, o risco de contaminação em uma única relação é baixo e na maioria das vezes, são necessárias mais de uma relação desprotegida para que alguém seja contaminado.”

    Dr. o Sr. disse que não ocorre 100% dos casos mais tem mais ou menos uma porcentagem dos casos que o senhor poderia nos passar, e detalhe tem algum processo que faz inibir nas primeiras horas, ex se lavar ou algo do tipo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O risco de transmissão do HIV durante uma única relação sexual vaginal desprotegida pode variar dependendo de vários fatores, como a presença de outras infecções sexualmente transmissíveis, a carga viral do parceiro infectado, e se o parceiro infectado está ou não em tratamento para o HIV. Em geral, com sexo pela via vaginal, o risco estimado do homem é menor que 1% em uma relação única. Mas esse risco vai aumentando exponencialmente consoante o número de relações que se faz.

  9. Joao Pedro

    Doutor, existe forma de transmitir o virus do HIV ao pegar um objeto sujo de sangue (acredito que estava um pouco seco) e logo depois ir ao banheiro e urinar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  10. João

    Eu recebi um “fio terra ” de uma menina durante a relação. Não parecia haver cortes ou feridas nos dedos dela, porém acredito que poderia estar sujo de fluidos vaginais. Nesse caso existe risco relevante de contaminação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, risco irrelevante.

  11. Maya

    Bom dia, Dr! Desculpe a insistência, mas eu tive contato com o esperma dele nas minhas mãos! Aparentemente, eu não tinha ferimento algum, nem ele! Mas tenho receio de estar com algum ferimento imperceptível e ter entrado em contato com fluido contaminado! Sendo assim, com essa janela de 40 dias que realizei os exames, posso ficar tranquila quanto ao HIV e demais! Obrigada! Abraços

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ficar tranquila. O risco de transmissão dessa forma que você descreve é quase nulo. E ainda com um teste negativo após 40 dias não tem sentido nenhum você ficar nervosa. Relaxa, você não se infectou.

  12. Maya

    Bom dia, Dr.! Masturbei um homem de sorologia desconhecida há 40 dias! A princípio, ele nao aprensentava feridas e sangramentos! Minha mao tambem nao tinha feridas aparentes! Tivemos um outro contato há 25 dias, somente beijos! Com 40 dias do primeiro contato, fiz teste HIV 4 geração+P24+ Sífilis e Hepatite! Todos negativos! Posso descartar HIV e demais? Obrigada! Abraços

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A sua exposição não foi de risco, não há motivo para preocupação.

  13. William

    Não se “pega” AIDS, como você colocou no título, ninguém contrai “a doença já pronta”, mas sim o vírus HIV. Você colocou no texto a informação de que ter HIV não é a mesma coisa que ter AIDS e usa um título desses? Que só colabora para a desinformação, visto que muita gente lê apenas o título, tal atitude é comum, infelizmente. Usar um título desses é típico de um alguém que ainda usa o termo DST ao invés de IST. Toda a doença carrega uma infecção, porém nem toda a infecção se tornará uma doença. Por isso, IST – Infecções Sexualmente Transmissíveis.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      William, você está se apegando a preciosismos semânticos bobos. Eu faço ampla pesquisa antes de selecionar os termos que utilizarei. “Como se pega Aids” é o termo mais procurado no Google. É assim que a maioria das pessoas procura pelo assunto. É assim que a população fala. Peguei uma gripe, peguei Covid, peguei pneumonia… Usar o registro coloquial em textos não acadêmicos, voltados para população, é completamente aceitável. O objetivo do site é exatamente passar a informação correta em linguagem acessível à maioria.

      1. Gabriel

        E parabéns por isso, vc é um excelente profissional. O Brasil precisa de mais pessoas como você.

  14. Julio dias

    Se uma pessoa com HIV estoura uma espinha e sai sangue,logo em seguida lava a mão e depois toca em uma comida a algum risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  15. Pharura

    Coçar pessoa que tem sida também você se infecta?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  16. Maria luiza

    Se alguém tocar na minha urina e depois botar a mão no pênis se contamina com o hiv ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há evidências de que o HIV possa ser transmitido assim.

  17. Viviane de Souza

    Olá, posso pegar HIV por arranhão? Fez um pequeno corte.

    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  18. Anônimo

    Se uma pessoa está contaminada com sífilis e HIV se ocorrer transmissão só poderá ser das doenças? Ou é possível transmitir apenas uma das doenças?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O mais comum é transmitir as duas, mas como os germes têm taxas de contágio diferentes, não é impossível transmitir só uma.

  19. Caetano da silva

    Não tenho dúvida fui muito bem esclarecido.sobre o assunto,quero muito voz agradecer por esta informão instrutiva.gostaria q tivesse em PDF pra baixar.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Você pode conseguir uma versão em PDF tentando imprimir a página. Na hora de escolher a impressora, escolha “salvar como PDF”.

  20. Anônimo

    Pergunta patética, mas, se limpar com papel higiênico em banheiro público é perigoso para quem tá menstruada? Pode transmitir doenças?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  21. Robson

    Transei com uma mulher, ela tem o viro HIV , foi rápido gozei fora da Varginha, corro rosto de ter contraído vírus ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, há risco.

  22. Hugo

    Doutor , eu fiz “sexo” com meu irmao , nós tinhamos 12 anos , dois virgens , o nosso sexo não teve nem penetracao , só foi um esfrega esfrega, eramos dois meninos , existe algum risco de transmissão?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  23. VINICIUS

    O hiv so é transmitido de uma pessoa para outra em relações sexuais ou com animais tambem pode acontecer ?(obs:so um mito e uma duvida que eu ouvir falar)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não entendi a pergunta. Você está se referindo a zoofilia (sexo com animais)? O HIV é um vírus adaptado aos humanos (vírus da imunodeficiência humana), ele não infecta outros animais. Há um tipo de HIV nos macacos, mas o vírus é diferente.

  24. Junior

    É possível haver contaminação apenas ao “roçar” o pênis (sem preservativo) na entrada do ânus, sem penetração efetiva?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pouco provável. É preciso ter mais atrito para gerar micro-lesões na mucosa do ânus e do pênis.

  25. Aristides ramos

    Muito obrigada pela atenção

    Eu quero saber como é possível homem apanhar HIV fazendo sexo com mulher infectada si não tem ferida no pênis

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, não precisa ter feridas no pênis para se contaminar.

  26. EduardoG

    Entendo que você está propagando desinformação, sem perceber. Quando se pesquisa no google se o sexo oral transmite HIV vem sua resposta afirmativa. “SIM” conforme o item 9. É o que a pessoa vê em primeiro plano, sem precisar entrar nesta página.

    No entanto, um risco de 0,005% associado a um risco de 0,006% (percentual de soropositivos) resulta num risco real de 0,00003%, ou seja,1 chance em 33.000 mil!!!

    O problema é que muitas pessoas não aderem aos métodos de proteção porque diminuírem a espontaneidade e o prazer do sexo. O medo e a culpa permanecem mesmo no sexo oral que só tem 1 chance em 33.000. Isso leva muitos a não aderirem a qualquer método de proteção, já que não é dada nenhuma opção a elas. Omitir a verdade sempre irá trazer resultados negativos, de uma forma ou de outra. Deixem as pessoas decidirem!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Eu não sou responsável pelo segmento do meu texto que o Google seleciona e retira do contexto. Eu sou responsável pelo que escrevo. E o que o texto deixa bem claro é que sexo oral pode transmitir, sim, HIV, mas que o risco é muito baixo. Porém, o risco que os estudos apontam é uma média e é calculado por CADA relação. E o cálculo não leva em conta por exemplo, qual é o aumento do risco se alguém tiver uma lesão no pênis ou na boca. Agora, a sua conta está errada, você não tem que corrigir o risco para a população de soropositivos. Muitas pessoas têm parceiros sabidamente HIV positivo. Seria uma irresponsabilidade gigantesca eu escrever um texto que levasse alguém a crer que fazer sexo oral várias vezes por semana com alguém soropositivo não traz risco nenhum de contaminação. O texto é claro e não omite verdade nenhuma. Sexo oral pode transmitir HIV, mas o risco é muito baixo.

  27. elton

    sangue seco não visivel contaminado em objetos pode infectar pele não integra

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  28. Juliana

    Fiz a sobrancelha de uma pessoa com HIV fiz um pequeno corte nela e no meu dedo posso ter contraido a doença.?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se houve contato de sangue dela com a sua ferida, há sim risco.

  29. Patricia

    Sou hiv positivo com carga viral indetectavel e cd4 700, Às vezes faço sexo oral em uma pessoa negativa, qual a chance de contaminar meu parceiro?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Muito baixa, não só porque o sexo oral é bem menos perigoso, como porque você tem carga viral indetectável.

  30. Luara

    Peguei em uma nota de dinheiro com sangue seco e estava meio marrom, mas n tenho certeza. Eu tinha um pequeno corte recente na parte superior da mão, tipo um arranhão e 5 minutos dps repassei a nota e passei álcool na mão, porém mexi muitas vezes no bolso. Posso ter me contaminado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, sangue seco não transmite HIV.

  31. Thiago

    Boa noite, pratiquei masturbação mutua com uma travesti mas não teve troca de fluídos (esperma nem fluido pré ejaculaçao e nem escostamos a glande do pênis…. Ainda corro algum risco de HIV?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Isso é uma situação de baixo risco.

  32. Quezia

    Fui tirar sangue e a enfermeira usou um algodao sujo de sangue seco com alcool 70% pra estancar o furo no meu braso corro risco de contaminacao

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o algodão estava com sangue seco e cheio de álcool o risco é praticamente nulo. Mas você tem certeza que ela fez isso? É absolutamente contrário aos padrões de higiene e segurança de qualquer estabelecimento de saúde. Você devia fazer uma denúncia.

  33. Dean

    Beber alguma bebida que pode ter sangue misturado pode ser transmissível Dr?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode. Mas não há nenhum caso descrito de transmissão do HIV dessa maneira.

      1. Dean

        Obrigado Dr, bom trabalho e ótimo dia, esse site realmente é excelente ajuda a tirar duvidas de muitas pessoas

  34. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
    Dr. Pedro Pinheiro

    Dean, eu recebo centenas de perguntas por dia, é humanamente impossível responder a todas. Eu preciso selecionar umas 15 a 20 por dia pra responder. E eu acabei de ver que você não esperou nem 1 hora pra reclamar. Eu nem sequer comecei a fazer a seleção das perguntas do dia de hoje.

  35. Sandra

    Dr se fiz o teste rapido com 38 dias e deu nao reagente preciso fazer outro com quantos dias pra confirmar e nao tive nem um dos sintomas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O teste rápido precisa de 3 meses de janela. O ELISA de 4º geração pode ser feito após 4 semanas.

      1. Sandra

        Mas o teste rápido que eu fiz foi num posto de saúde assim mesmo tem que ser 3 mês?

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
          Dr. Pedro Pinheiro

          Sim, o teste rápido não pesquisa pelo antígeno p24, só pelos anticorpos, que podem surgir no sangue somente com 3 meses.

  36. Leandro

    Dr, se dois meninos (crianças) na idade de 10 a 12 fizer troca troca tem como eles pegar HIV/aidss?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se nenhum dos dois tem o vírus, não há risco deles pegarem a doença. Agora, se eles começarem a fazer isso com mais pessoas, o risco deles passa a ser igual a de qualquer adulto com vida sexual ativa e sem parceiro fixo.

  37. Karen

    Sou manicure posso pegar HIV ,se corta cliente e por acidente eu fura meu dedo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o material estiver sujo de sangue fresco, sim, há risco.

  38. Rosicleide omena da silva

    Se estamos na picina com uma pessoa contaminada com o vírus do HIV e essa pessoa vem se cortar na picina há uma chance de contaminação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não, o cloro mata o vírus.

  39. Lucas

    pratiquei uma masturbação dupla, meu dedo estava com uma ferida mas a menina é virgem, nunca recebeu transfusão, a mãe não tem, nunca injetou nada. corro risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não.

  40. tito

    Uma pessoa tem hiv e arranhou qual as chances de me contaminar não houve sangramento

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Arranhão não transmite HIV

  41. Robertinho

    Sai com uma mulher e depois pedi para ela fazer um exame de hiv deu não reagente.
    Corro risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se ela não tem o vírus, você não corre risco algum.

  42. Alexandre

    Dr existe a possibilidade de engravidar uma mulher sero positiva sem que ela me passe o vírus?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, é possível com a profilaxia pré ou pós exposição. Explico ambas nesse texto: https://www.mdsaude.com/doencas-infecciosas/dst/como-prevenir-a-infeccao-pelo-hiv

  43. Neto

    Posso Pega HIV Só fazendo Sexo Com A Minha Namorada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Só se a sua namorada estiver infectada. Se vocês não têm o HIV e só têm relações um com o outro, não há como se contaminar.

  44. lucao

    dr eu me masturbei e ejaculei na camisinha. 10 dias depois eu usei novamente a mesma camisinha. posso pegar aids ou alguma outra doença?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não se pega AIDS de si mesmo.

  45. Andinho

    Sou educador fisico e atendo algumas pessoas soropositivas e possivel o contagio por contato com suor em algum corte ou fissura na pele?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Suor, não. Mas se houver cortes sangrantes, há risco.

  46. Gabriel

    “Também NÃO se contrai AIDS através de:” Ninguém, absolutamente ninguém, contrai AIDS. Existe a transmissão do vírus HIV. AIDS é a doença causada pelo vírus HIV.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Deixa de ser chato. Isso é uma figura de linguagem para facilitar a compreensão do texto. O site é para leigos. Se eu fosse seguir o seu raciocínio também não poderia dizer que alguém pegou catapora, mas sim foi infectado pelo vírus varicela zoster; ninguém foi contagiado pela gripe, apenas infectado pelo vírus influenza; ninguém contrai mononucleose, o que existe é a transmissão do vírus Epstein-Barr.

      Assim como você pode “ler Machado de Assis”, “tomar um Nescau”, “comer um japonês”, “pegar um ônibus” achar que o “homem foi à lua” ou se orgulhar de “viver do seu trabalho”, você pode pegar AIDS se tiver relações sexuais sem camisinha. O nome disso é metonímia, ok?

      1. Rute

        Excelente resposta 👏👏👏

  47. Gabriel

    Dr. existe risco de contaminação sob hiv por exposição a vômito ou se sem querer eu engolir um pouco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Eu não conheço nenhum caso descrito de transmissão do HIV após contato com vômitos. Urina, escarro, fezes, vômitos, secreções nasais, suor e lágrimas são considerados fluidos corporais de muito baixo risco, especialmente se não houver sangue misturado a eles.

  48. Carol

    Dr., infelizmente fui traída pelo meu marido em uma relação desprotegida e com sexo oral dele na mulher. Ele fez o exame NAT/PCR com 30 dias e deu negativo. Gostaria de saber se eu poderia ter sido exposta, caso a mulher seja soropositiva, por meio da saliva dele? Sei que saliva nao é contaminante, mas e se ela estiver contaminada com o virus por razão do sexo oral? Infelizmente utilizei a mesma escova de dentes que ele no outro dia. Enfim, a pergunta é: existe alguma forma dele ter me passado o vírus (seja pela saliva, pela escova de dente, pela toalha molhada que pode estar infectada) e nao ter se infectado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pelo seu relato, é muito pouco provável que você possa ter se contaminado. Até porque ele provavelmente não está contaminado também.

  49. Ana

    Sou técnica em enfermagem e ao verificar um vazamento de soro no equipo, percebi que minha luva estava furada e meus dedos ficaram molhados pelo mesmo. Não havia sangue no circuito, se houvesse alguma ferida pequena nos meus dedos, eu corro o risco de ter sido infectada?
    O paciente era HIV positivo.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Teoricamente, o soro não está contaminado. A não ser que tenha refluído sangue do paciente. Além disso, o “acidente” é de baixo risco, pois não houve contato direto com sangue nem invasão da sua pele.

  50. David

    cortei meu cabelo e a gilete cortou parte da cabeça e sangrou, se alguém tiver usado antes, tenho risco? Tem um certo tempo para se contaminar, o vírus fica na gilete por um tempo??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O vírus não sobrevive muito tempo fora do corpo. Quando o sangue seca, em geral o vírus morre. Só há risco se alguém tiver usado a mesma gilete pouco tempo antes de você.

      1. David

        muito obrigado! :D

  51. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Só se o brinco tivesse sangue recente.

  52. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

    Existe risco sim. Não se deve compartilhar agulhas NUNCA.

  53. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
    Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não há relatos de transmissão do HIV através de beijos.

  54. Maysa

    Sexo oral sem camisinha e sem ejaculação, eu tendo apenas um leve ferimento causado pela escovação, é uma possibilidade de contaminação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Risco baixo.

  55. silvio

    Comprimentar uma pessoa soro positivo e por a mao na boca
    Existe algum risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.