Artigo atualizado em 10/07/2014

COMO SE TRANSMITE O VÍRUS HIV

SIDA é a sigla em português para AIDS, que significa Síndrome da Imunodeficiência Adquirida. HIV é a sigla em inglês para Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH). Todos os países de língua latina usam o termo SIDA e VIH, exceto no Brasil, onde a imprensa popularizou os termos em inglês AIDS e HIV. Vou usar neste texto os termos AIDS e HIV que são mais comuns no Brasil.

A AIDS é uma doença infecciosa, transmitida por um vírus chamado HIV. Para se ter AIDS é preciso estar contaminado com o vírus HIV; não existe AIDS sem a presença do vírus.

Só se contrai o vírus HIV de uma pessoa infectada pelo mesmo; ou seja, o vírus precisa ir de uma pessoa para a outra. Não se pega AIDS tendo relações sexuais com alguém que não tenha o vírus, do mesmo modo que não se pega AIDS se masturbando sozinho. Também não se pega AIDS através de transfusão de sangue não contaminado. Esta informação pode parecer banal, mas muitas pessoas ainda acham que a AIDS pode ser transmitida apenas pelo sexo, independente da situação de saúde do(a) parceiro(a).

HIV e AIDSÉ importante diferenciar o HIV da AIDS. HIV é o vírus, enquanto que a AIDS é a doença causada pelo vírus; é possível ter o HIV e não ter AIDS, já que algumas pessoas são carreadoras assintomáticas do vírus. Na verdade, a maioria das pessoas passa vários anos tendo o HIV, mas sem desenvolver sintomas da AIDS. A média de tempo entre a contaminação com o vírus e o desenvolvimento da doença é de 10 anos.

Atenção: A AIDS AINDA NÃO TEM CURA. Os tratamentos avançaram muito nas últimas décadas, mas ainda não existe cura para a doença.

Para se desenvolver a doença, o vírus precisa ter contato com a circulação sanguínea. Portanto, o simples contato com a pele não é suficiente para a transmissão da doença. A pele é o nosso principal organismo de defesa, funcionando como uma armadura, impedindo que germes do ambiente tenham acesso ao interior do nosso organismo. O simples contato de sangue na pele não é suficiente para se contrair o HIV, contanto quea mesma esteja íntegra, ou seja, sem feridas.

Se a pele é uma ótima barreira, o mesmo não podemos dizer das mucosas, como a glande do pênis, o ânus e a mucosa da vagina que apresentam poros que possibilitam a invasão do HIV para dentro do organismo. A mucosa oral também não é tão eficiente porque frequentemente apresenta feridas. Portanto, a principal via de transmissão do HIV é através das mucosas dos órgãos sexuais. Toda relação sexual causa microtraumas nestas mucosas, muitas vezes invisíveis ao olho nu, facilitando a contaminação pelo vírus que está presente nas secreções genitais.

O HIV é transmitido toda vez que um fluído contaminado entra em contato com alguma área do corpo vulnerável a invasões.

O sexo oral ativo (receber o pênis ou a vagina na boca) pode transmitir HIV, principalmente se houver lesões na cavidade oral como gengivites, aftas, feridas, etc. Algumas dessas lesões podem ser pequenas o suficiente para passarem despercebidas para a maioria das pessoas, mas não o suficiente para impedir a penetração do vírus presente nas secreções genitais.

O sexo anal costuma ser o que apresenta maior risco de contaminação. A mucosa do ânus/reto é mais fina que a vaginal, e por não apresentar lubrificação natural, está mais sujeita a pequenas lesões durante o ato sexual. Quanto mais ferida estiver a mucosa, mais fácil é para o vírus invadi-la.

Os fluidos que contém o vírus são as secreções vaginais, o sêmen e o liquido pré-seminal (aquele transparente que sai do pênis antes da ejaculação) e, obviamente, o sangue.

O risco de transmissão é maior quando a pessoa contaminada não se trata e apresenta uma carga viral elevada no sangue. Quando o vírus encontra-se em grande quantidade no sangue, ele também estará em grande quantidades nas secreções genitais. Porém, mesmo aqueles que fazem o tratamento anti-retroviral de modo correto e apresentam carga viral indetectável, podem transmitir o vírus.

O melhor modo de prevenir o HIV é através de relações sexuais com preservativos. A camisinha é muito eficiente, mas não garante proteção com 100% de segurança (leia: CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber), por isso, além do preservativo, evitar uma vida promíscua também é importante.

A presença concomitante de outra DST, como sífilis, herpes, gonorréia aumenta muito o risco de transmissão e contágio pelo HIV.
Leia:
- SÍFILIS | Sintomas e tratamento
- GONORREIA | CLAMÍDIA | Sintomas e tratamento
- HERPES LABIAL | HERPES GENITAL | Sintomas e tratamento

Além da via sexual, existem outros meios de se contrair o HIV:

- Usuários de drogas injetáveis que compartilham agulhas.
- Tatuagem e piercing apresentam risco pequeno, mas podem ser vias de transmissão caso haja uso de material contaminado (leia: BODY PIERCING | Perigos e complicações).
- Transfusão de sangue (atenção: o perigo está em receber e não em doar sangue).
- Transmissão da mãe para o feto durante a gravidez.

Os seguintes fluidos corporais NÃO transmitem o HIV (ao não ser que haja sangue misturado)

- Saliva.
- Suor.
- Lágrima.
- Vômitos.
- Fezes.
- Secreções nasais.

Nenhum dos fluidos acima apresenta concentrações do vírus em quantidades relevantes para que haja transmissão.

Também NÃO se contrai AIDS através de:

- Talheres ou pratos
- Picadas de inseto
- Abraços ou aperto de mão
- Vasos sanitários ou banheiro público
- Piscina pública
- Praia
- Doação de sangue
- Beijo. Existe um risco pequeno no caso de beijo na boca se ambos possuírem lesões sangrantes na mucosa oral, situação que, convenhamos, é pouco provável. Beijos na bochecha ou nos seios não transmite HIV
- Masturbação ativa ou passiva (a não ser que o dedo do parceiro(a) apresente uma ferida aberta)
- Sexo oral passivo (no sexo oral ativo há risco pelo contato da boca com as secreções vaginais e do pênis)

O HIV sobrevive muito pouco tempo no ambiente, por isso, histórias sobre pessoas que colocam sangue contaminado no Ketchup, agulhas em telefones públicos e cadeiras de cinema são apenas mitos que circulam pela internet. Além disso, o vírus quando exposto a sabão ou outros produtos químicos, também morre.

Infecção aguda pelo HIV (Um texto mais específico encontra-se aqui: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA))

Chamamos de infecção aguda pelo HIV o quadro que ocorre entre 2 a 4 semanas após a contaminação com o vírus.

Os sintomas são semelhantes à uma síndrome de mononucleose (leia: MONONUCLEOSE – DOENÇA DO BEIJO) com febre, dor de garganta, pequenas manchas de 1 cm e avermelhadas espalhadas pelo corpo, aumento dos linfonodos (ínguas) e dor de cabeça. O aparecimento de pequenas úlceras no pênis, ânus ou na cavidade oral são bem característicos da lesão primária pelo HIV.

Nem todo mundo que se contamina com HIV vai desenvolver sintomas da infecção aguda e, em alguns casos, os sintomas são tão discretos que passam despercebidos pelo paciente.

Se você ainda tem dúvidas sobre a transmissão do HIV, leia: COMO SE PEGA AIDS | Perguntas e respostas

Para ver algumas imagens típicas do HIV/AIDS: AIDS e HIV | FOTOS

Obs:  tenho recebido dezenas de perguntas sobre risco de contrair HIV em situações hipotéticas. Algumas situações apresentam tantos “se” que fica até difícil acreditar que elas poderiam acontecer na vida real: “Se o fulano fizer tal coisa, e se o beltrano estiver de tal modo, e se o sangue estiver assim e o se a camisinha estiver assado…”. Risco tem a ver com probabilidade. Os riscos são calculados através de estudos que acompanham a repetição de uma determinada situação para se ter ideia de quantas vezes um novo fato surgiu a partir desta. É impossível afirmar qual o risco de situações hipotéticas pouco prováveis de acontecer e que não se repetirão em larga escala.

Tenham em mente a seguinte afirmação: o HIV só é  transmitido de modo relevante através de relações sexuais desprotegidas ou compartilhamento de agulhas infectadas (ou qualquer outro método em que haja compartilhamente de sangue). O resto é elucubração. O resto é risco irrelevante.

Publicidade
  • Marco

    Olá, sou estudante de Medicina e entrei em contato nas mãos com o sangue de várias pessoas, porém estava usando luvas de látex. É possível eu me contaminar pelo HIV mesmo com luvas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não. Eu há anos tenho contato frequente com sangue e nunca me contaminei com nada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não. Eu há anos tenho contato frequente com sangue e nunca me contaminei com nada.

  • Marco

    Olá, sou estudante de Medicina e entrei em contato nas mãos com o sangue de várias pessoas, porém estava usando luvas de látex. É possível eu me contaminar pelo HIV mesmo com luvas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não. Eu há anos tenho contato frequente com sangue e nunca me contaminei com nada.

  • Maysa

    Sexo oral sem camisinha e sem ejaculação, eu tendo apenas um leve ferimento causado pela escovação, é uma possibilidade de contaminação?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Risco baixo.

  • silvio

    Comprimentar uma pessoa soro positivo e por a mao na boca
    Existe algum risco?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • leandro

    Doutor se eu beijar uma pessoa que tem o virus hiv, e possivel pegar o virus pelo beijo na boca se eu tiver um corte na gngiva ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há relatos de transmissão do HIV através de beijos.

  • Ricardo

    minhas perguntas foram deletadas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ricardo, leia as regras do site, por favor.

  • Angelica

    Adorei seu site, faço Biologia e um trabalho que eu fiz sobre a AIDS, seu site me ajudou muito.. :)

  • Gabriel Nunes

    Qual o tempo de espera ideal para que se possa fazer o teste de HIV e se tenha o resultado do exame confiável, já que as respostas imunológicas demoram certo tempo ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Com os testes atuais, no mínimo 1 mês.

  • Gabriel Nunes

    Se durante o sexo oral, e eu sou o agente passivo e soro negativo, é possível a transmissão de HIV da minha parceira para mim caso ela seja soro positivo e tenha alguma lesão na gengiva ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Teoricamente, sim. Mas não é uma forma de transmissão habitual.

  • Luana

    Meu namorado foi doar sangue e na bateria de exames que é feito antes, houve um reagente com o HIV, mas ainda não temos o resultado do exame de sangue. Nós sempre transamos com sem camisinha. Gostaria de saber se ele já pode ser considerado como soro-positivo e se há um risco de eu ter sido contaminada pelo vírus.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O exame reagente deve sempre ser confirmado. Se não liberaram o resultado ainda é porque ele não é definitivo.

  • gustavo

    se um cao morde uma pessoa infectada e depois de muito tempo morde ou lambe outra e possivel pegar hiv ou caes podem contrair a doença?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há risco de transmissão desta forma.

  • Bruna

    Trabalho na área da saúde e um paciente estava com uma bolha de queimadura bem pequena e sem querer ele estourou, respingou em um dos meus olhos uma pequena quantidade, lavei imediatamente. Corro algum risco?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Nunca ouvi falar de transmissão desta forma.

  • robson

    É verdade que as chances de se contrair hiv pelo o contato com uma agulha de outra pessoa é minima??? é mais facil contrair hepatite??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, o vírus da hepatite, principalmente o da hepatite B, é bem mais contagioso que o do HIV.

  • robson

    Recentementoe saiu uma noticia que descobriram a cura para aids…é verdade

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ainda não há cura. Os dois casos noticiados na imprensa já apresentaram recaída da doença e voltaram a tomar o coquetel com os anti-retrovirais.

  • cathy

    Então se alguém utilizar uma agulha que estava guardada a horas, tendo sangue seco já, uma pessoa que utilizasse essa agulha poderia contrair uma doença como o HIV??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder, pode, é mas é pouco provável.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Existe risco sim. Não se deve compartilhar agulhas NUNCA.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Só se o brinco tivesse sangue recente.

  • roberta

    Oi, eu sou diabetica e usei a mesma agulha do destro de minha prima,porém fazia horas em que ela não usava mais essa agulha, que eu saiba ela não tem doença alguma, mas se ela tivesse alguma doença como o hiv teria como passar para mim, mesmo essa agulha estar a horas sem ser usada pela a mesma???

  • Josefa

    ajudem-me! tenho uma dúvida, usei uns brincos de uma pessoa portadora do virus ,posso estar contaminada?

  • Amanda

    Olá, é possível que uma mulher adquira o vírus vinda de um homem contaminado na 1ª primeira relação que tiveram por sexo vaginal e sem o parceiro gozar dentro?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é possível.

  • aline maciel

    Muito obrigada! !!

  • aline maciel

    Ola Dr Pedro, sou técnica em emfermagem e esbarrei no no papagaio com urina de um paciente hiv positivo, caiu no meu pé, lavei imediatamente. ..Nesse mesmo dia fiu limpat o acesso dele o qual estava em uso de antibiotico, o equipo estava com bastante sangue misturado ao antibiotico fui fazer a limpeza do equipo e respingou goticulas no meu rosto, uso oculos e nao senti cair nos meu olhos…nesse caso corro risco de ter sido infectada?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Urina não transmite HIV e se você estava de óculos, teoricamente, estava protegida contra o sangue que espirrou.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Urina não transmite HIV e se você estava de óculos, teoricamente, estava protegida contra o sangue que espirrou.

  • Larissa

    Doutor, o remédio Ritovir ritonavir 100 mg
    só é dado para quem já tem a AIDS e ou o HIV?
    Devo ter cuidado em ter amizade com a pessoa que toma esse remédio?
    Por favor me responda.. é urgente..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O ritonavir é um antiviral habitualmente usado no tratamento da AIDS. Se você não pretende ter relações sexuais com essa pessoa, não é preciso ter cuidado nenhum com a amizade. HIV não se transmite pelo convívio.

  • vanusa

    Doutor, estive na casa de uma pessoa portadora da AIDS e nos abraçamos e beijamos no rosto e depois ela lavou um copo debaixo da torneira e colocou suco que estava na geladeira para eu tomar. Depois fiquei com medo, pq vai que ela deixou cair sangue dentro do suco ou colocou a mão suja. … será que posso me contaminar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se AIDS se transmitisse assim com tanta facilidade, a humanidade já teria acabado. A transmissão só e feita de forma relevante por sexo, partilha de agulhas ou transfusão de sangues. Fora isso, o risco é irrelevante.

  • valdinei

    doutor estou namorando uma pessoa portadora da aids relacoes fizemos com preservativo ,corre algum risco de eu contrair o viruuss,,,alem de fazer sexo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A camisinha não é 100% segura.

      • Carol Sorriso

        Se a camisinha não é 100% segura, de que outras formas podemos nos prevenir?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          100% de segurança só com abstinência.

  • kleiciene

    tem cura o virus da hiv?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Ainda não.

  • Priscila

    Desejo saber se existe algum tipo de HIV que não é contagioso? Porque em conversa com uma amiga ela veio com essa história e disse que inclusive tem uma atriz da globo que tem esse tipo de HIV.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Isso não existe.

      • http://www.mdsaude.com Douglas

        sabonete mata virus hiv?

        • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

          Mata.

        • douglas

          o sabonete,alccol etc… mata na hora exata do uso, o virus hiv? ou pode ser que ele mata e continua agindo ali?

        • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

          Sim. Mas o HIV morre no ambiente em poucos minutos, mesmo sem sabão ou álcool. Se o sangue ou o esperma não estiverem frescos, o HIV já estará morto.

  • Charles

    boa noite doutor. fizemos apenas sexo oral com preservativo. mas no final, senti que a pessoa passou a mão no meu ânus após ter ejaculado. não sei se sua mão estava suja de esperma. corre-se o risco de pegar hiv, caso ele esteja infectado?

  • Welber

    Dr, mantive relação sexual e fizemos anal por um tempo, e nao estavamos protegidos, mas nao sangrou a nenhum momento … mas mesmo assim há risco ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sempre há risco em qualquer relação sexual desprotegida.

  • Renata Picolotto

    Dr Se uma criança com o vírus HIV morde outra criança exite a possibilidade de contrair a doença? obrigada..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Teoricamente sim, mas é pouco provável, só se houvesse contato com sangue.

  • http://www.facebook.com/cristina.guedes.528 Cristina Guedes

    a pessoa que tem o hiv vive normalmente quanto tempo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode viver décadas.

  • luciene.rick@hotmail.com

    dr pedro existe possibilidade de contaminação nos tratamentos dentários? visto que os dentistas atendem varias pessoas no mesmo dia. obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O material dos dentistas é todo esterilizado.

  • carlos

    qual o risco de transmissão receber sexo oral ativo sem preservativo masculino de sua parceira infectada?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O risco é baixo, mas se ela tiver lesões na cavidade oral, pode haver transmissão.

  • mrci

    li algures que a garvidez causa soroconversao tardia? É possível?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Vilamar Magalhães

    Tenho uma duvida Dr., em alguns países da África as pessoas estão fazendo a cirurgia de CIRCUNCISÃO adotada pelo governo como uma medida de redução de danos, gostaria de saber se é verdade que uma pessoa circuncidada tem menos chances de contrair o HIV, ou se ela pode ate não contrais o HIV tendo em vista que a mucosa do pênis apos a circuncisão se torna praticamente uma pele. Se tiver algum artigo sobre o assunto eu gostaria de ler, obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A circuncisão diminui o risco, mas não o elimina.

      • Vilamar Magalhães

        o sr quiz dizer mas NÃO o elimina num é isso? o circuncidado tem menos chance de contrair a doença porque não tem contato do contaminado com a mucosa correto? então onde pode haver a infecção uma vez q a sua porta de entrada é através da mucosa do prepúcio? e essa diminuição chega a ser de qnto por cento? não seria possível zerar essa diminuição? ou estou errado?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Exato, faltou a palavra não. Já está corrigido.

          Não sabemos exatamente a causa da diminuição do risco, mas provavelmente tem a ver com a maior higiene do pênis do circuncidado. Não é possível zerar o risco.

  • leleco21

    Dr após a relação sexual protegida o preservativo usado teve contato com a minha roupa intima e depois que retirei o preservativo a mesma roupa intima teve contato com a mucosa do penis, há algum risco de contágio pelo hiv ?; obrigado…

  • http://profile.yahoo.com/AJ7CLDEVMZY4ELY2TAWKFJBHYY carlos henrique

    Dr. Pedro,

    Tenho uma dúvida sobre um fato que me ocorreu. Estava ficando com um cara e aconteceu que, na hora do beijos e abraços, ele estava muito excitado e acho que pegou com o dedo um pouco do seu líquido seminal e colocou na minha boca. Sei que não foi sexo propriamente dito, mas a gente sempre fica na dúvida, será que corro grandes riscos de uma contaminação por hiv, caso ele o tenha?

    Obrigado.
    Fernando

  • rafaelrisada

    Dr., fiz o exame com 15 e com 21 dias no postinho, ambos deram negativos, refarei o teste completando 30 dias, porém gostaria de saber se seria possivel sair ileso desta, poderia me informar a probabilidade desta pessoa estar com hiv e me contaminar sem a ejaculação dentro e por um curto período de tempo. obrigado novamente.

  • Fills

    Dr, estive em um cine porno e estava me masturbando quando sem ver um cara pegou no meu penis, foi coisa rapida nem 2 segundo, e ja tirei a mao dele. naum sei aonde ele tinha colocado a mao mas corro algum risco?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

      • Claudio Rodrigues

        Olá Dr. Sobre a questão apresentada pelo Filis tenho uma dúvida se a mão desse sujeito tivesse vestígios de sémen com vìrus HIV e tivesse passado a mão na glande do Filis não era suficiente para transmitir o vírus? já que o Virus ainda sobrevive uns bons minutos em ambiente externo.
        Esta dúvida sempre a tive porque nas relações sexuais por mais que se tenha cuidado e se use preservativo há sempre possibilidade de existir contato com as mãos e as mucosas e a interacção pode levar a toques com fluído contaminado.

  • MiguelManuel

    olá Doutor. Eu realizei sexo oral à minha namorada, mas entretanto ela sangrou pouco e fiquei com os dedos sujos de sangue, mas já nao me lembro bem se na altura tambem meti a minha boca na vagina dela. Visto que ela é aparentemente saudável, haverá alguma probabilidade de contrair o virus hiv?

  • Marcospietro

    Dr se uma mulher soropositiva somente masturbar sem proteção , porem se ela salivou na mão e passou na glande do penis ? é possivel contrair aids somente com uma saliva depositada no penis para auxiliar a masturbação.

  • http://profile.yahoo.com/G2KY5LR2PXSM5DH6R6D3CFMF24 VANDA

    Se um homem com Aids ejacula nos seios de uma mulher, ela corre o risco de pegar Aids? Se ela corre o risco, esse risco é grande?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ejacular sob pele íntegra não transmite HIV.

      • http://profile.yahoo.com/G2KY5LR2PXSM5DH6R6D3CFMF24 VANDA

        Nem se for sobre o mamilo?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Se não houver feridas no mamilo, não.

  • rafaelrisada

    Olá Dr. Pedro. Recebi sexo anal por uma única vez e durou cerca de uns 2 minutos, supondo que o parceiro tenha hiv, quais seriam minhas chances. Obrigado pela atenção.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não faz sentido ficar estimando valor de risco à distância. Há risco e você precisa fazer o teste se suspeita que o parceiro tenha HIV.

  • MrStansfield

    Olá Dr. Pedro. Primeiramente gostaria de parabenizá-lo pelas informações contidas neste site. Encontrei-o hoje e achei todo o conteúdo que li muito esclarecedor. No entanto, ainda tenho algumas pequenas dúvidas com relação a transmissão do HIV. Você (permita-me chamá-lo assim) diz no texto acima que há um risco pequeno de transmissão do HIV através do beijo. Se houver contato sanguíneo entre as mucosas orais, a transmissão pode ocorrer, porém é algo pouco provável. Minha pergunta é: se a garota tiver alguma pequena ferida nas gengivas, por exemplo, ou em qualquer outra área da boca, uma ferida que não se pode ver externalmente e, ao beijá-la, a língua entre em contato com esta pequena e imperceptível ferida interna e algumas gotículas de sangue entrem em contato com minhas mucosas orais e/ou sejam até mesmo engolidas, (fatos extremamente hipotéticos estes da minha pergunta, mas que infelizmente me sucitam dúvidas), há a possibilidade de contágio?
    E uma última pergunta. Você diz também com relação ao beijo que beijos nos seios não apresentam riscos de contágio. Minha dúvida é: (permita-me usar um termo um pouco impróprio aqui doutor, mas não me vem outro mais adequado à mente agora) no caso de “chupar” os mamilos dos seios da garota, há alguma possibilidade de transmissão do HIV?
    Muitíssimo obrigado pelas explicações e desculpe-me por essas perguntas um tanto ridículas para a maioria das pessoas.
    Forte abraço desde o Brasil.

  • http://twitter.com/gvalquiria Gláucia Valquiria

    Espirrou , pouca quantidade de sangue de um paciente com hiv e hepatite c nos meus olhos , não foi visivel ,mas sentir respingar por baixo do óculos , minha enfermeira não achou necessário a profilaxia ,fiz apenas exames na hora ,ja se passou uns 3 meses , há risco de contaminação?eu acho q minha enfermeira quis fugir da responsabilidade pq nem abriu o CAT.Mas a MInha preocupação é a probabilidade de contaminação

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se realmente houve contato de sangue infectado nos olhos, há risco. Peça a opinião de um infectologista.

  • Luciene Ricardo

    dr pedro, se um soropositivo tossir em cima de um ferimento de uma pessoa que não tem o virus hiv, pode haver transmissão da doença?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

      • Luciene Ricardo

        obrigada dr pedro, sua resposta me deixou mais tranquila!, espero que num futuro bem proximo a ciencia consiga vencer esse virus maldito que traz tanto sofrimento! feliz ano novo!

  • JoEL Magno

    Olá, eu tenho herpes labial, minha herpes estava ativa, apesar que estava quase sarada. o fato é que beijei uma garota de Programa e quando cheguei em casa, notei sangue na minha ferida, ou seja, na hora do beijo acabei sangrando, no entanto não vi nenhum ferimento na boca dela, pelo menos na parte externa dos lábios, e nosso beijo foi mais lábio com lábio, ela deu umas “mordiscadas” com seus lábios no meu lábio inferior, o que estava ferido, acho q foi nessa hora que sangrou, então eu qria saber se estou correndo um grande risco, ou se caso ela não tenha ferimento só a saliva não foi suficiente para trasmissão. agradeço a orientação, estou esperando um tempo prta fazer o exame e tira de vez o peso da conciência!

  • dudu406

    Sair com uma menina a dois meses atras e o preservativo rompeu, estou aguardando o inicio do ano que vem para fazer o exame de HIV, só que nesse ultimo final de semana fui no motel com uma conhecida e ocorreu que na hora de tomar banho pra ir embora eu fiz minha barba com prestobarba depois de acabar lavei o mesmo e deixei hein cima da pia, no meio do banho percebi q essa conhecida tinha entrado no banheiro e esta utilizando meu prestobarba nas aquicilas… Queria se ocorre o risco de passar alguma coisa para ela se eu tiver HIV????

  • dudu406

    Sair com uma menina a dois meses atras e o preservativo rompeu, estou aguardando o inicio do ano que vem para fazer o exame de HIV, só que nesse ultimo final de semana fui no motel com uma conhecida e ocorreu que na hora de tomar banho pra ir embora eu fiz minha barba com prestobarba depois de acabar lavei o mesmo e deixei hein cima da pia, no meio do banho percebi q essa conhecida tinha entrado no banheiro e esta utilizando meu prestobarba nas aquicilas… Queria se ocorre o risco de passar alguma coisa para ela se eu tiver HIV????

  • ANgela193

    DR. Tive uma relação com um garoto, apenas oral, sem camisinha. Descobri que ele é profissional do sexo. Ele não ejaculou, nem aparentava feridas no pênis, e eu chequei minha boca e aparentemente não já lesões nela. Gostaria de saber se os riscos de se pegar HIV são consideráveis. Outra pergunta: No maior medo, eu fui a uma emergência de DST e consegui depois de 40 horas do caso um coquetel de profilaxia. Estou tomando, e levará 29 dias o tratamento. Gostaria de saber se isso influenciará o teste HIV se eu for faze-lo logo após eu concluir o último comprimido do coquetel ou se realiza-lo um pouco antes. A pergunta é: A Profilaxia influencia (para negativo ou positivo) o resultado do teste de HIV? Obrigada.

  • ANgela193

    DR. Tive uma relação com um garoto, apenas oral, sem camisinha. Descobri que ele é profissional do sexo. Ele não ejaculou, nem aparentava feridas no pênis, e eu chequei minha boca e aparentemente não já lesões nela. Gostaria de saber se os riscos de se pegar HIV são consideráveis. Outra pergunta: No maior medo, eu fui a uma emergência de DST e consegui depois de 40 horas do caso um coquetel de profilaxia. Estou tomando, e levará 29 dias o tratamento. Gostaria de saber se isso influenciará o teste HIV se eu for faze-lo logo após eu concluir o último comprimido do coquetel ou se realiza-lo um pouco antes. A pergunta é: A Profilaxia influencia (para negativo ou positivo) o resultado do teste de HIV? Obrigada.

  • ronaldo433

    dr, um exame teste rapido (rapid check) com 29 dias, negativo, em uma pessoa que transou uma unica vez com uma garota de programa, usando camisinha, é definitivo? fico preoculpado de ter pego mesmo com camisinha! Fiz o mesmo exame com 71 dias, tambem negativo, porem, o tempo de teste do sangue no aparelho foi de uns 7 minutos! O minimo nao é 15 minutos? a enfermeira disse q eu nao precisava fazer outro exame e tenho medo q ela tenha feito o teste de qualquer jeito! Porem ela me mostrou o resultado e tinha um unico risco, e bem definido! Por favor dr, responda a minha duvida!

  • Gustavo1993

    Mais essas feridas teriam que ser como??teria que ter sangue junto?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não necessariamente.

  • Gustavo1993

    Mais Porque falam que as chances são remotas de se contaminar assim Dr? A algum caso de contaminação de alguem receber sexo oral?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Medicina não é ciência exata. Não dá para a gente dizer “nunca” ou “sempre” para nada. Por exemplo, se a pessoa tiver feridas na boca e você feridas no pênis é possível que haja transmissão. Por isso, avaliar de longe é perigoso, pois existem centenas de variáveis que podem alterar as situações.

  • LUA LUA

    Dr. Eu apliquei sorine nas narinas de uma pessoa infectada e ele transpirou tem risco de pegar?

  • Gustavo1993

    Ola Dr. tenho uma duvida se uma pessoa recebe sexo oral passivo é possivel eu ter contraido hiv?O senhor indicaria ir a um medico para fazer alguns exames?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É muito pouco provável a transmissão deste modo.

      • Gustavo1993

        Li em vários sites e ate aqui mesmo que a a transmissão é quase inexistente mais por que??o Dr. poderia me explica por que seria pouco provável? e se recomentaria ir fazer o exame?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não há HIV na saliva em quantidades suficientes para haver transmissão.

  • http://profile.yahoo.com/YG75RZLKLTLBEISFF37LA7KPJM Paulo

    Dr, quais são as chances de eu me contaminar por VÍRUS (DST), transando uma unica vez com uma garota de programa, utilizando camisinha (penetraçao vagina), e sexo oral em mim com camisinha e beijando a boca dela. Queria saber se tenho riscos e são altos? Obs.: no mesmo dia comprei uma caixa de ACICLOVIR 200mg, já tomei todo o remedio, mas mesmo assim fico preocupado acrtitando que tenha pego alguma doença. Quais os exames que eu posso fazer para diagnosticar, e o teste rápido de HIV, é válido se eu fizer após uma semana da relação. Obrigdo

  • Robson

    Dr, quais são as chances de eu me contaminar pelo virus transando uma unica vez com uma pessoa soropositiva, utilizando camisinha (penetraçao anal), a pessoa soropositivo fazendo sexo oral em mim sem camisinha e beijando a boca dela. Queria saber se tenho riscos e são altos? Obrigdo

  • Sara

    Olá Dr. Queria fazer uma pergunta. ao cumprimentar um individuo com HIV e de seguida sem querer passar a mão numa ferida pequenina tem risco de ficar contaminado ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Marklutadormma

    Olá, encontrei algumas citações na internet fazendo referência a possibilidade do contagio com o vírus HIV através do uso de anabolizantes falsos contaminados…é importante ressaltar que não há o compartilhamento de seringas ou agulhas, a mais curiosa delas: “As mortes que tem sido associadas aos esteroides anabolizantes parecem ser decorrentes do uso continuo prolongados ou de doses abusivas ou contaminação por medicamentos falsificados (aids e hepatite). ” É possível que o vírus sobreviva no frasco ou seja isolado e esteja presente na substância que será injetada? Grato.

  • daniel

    e possilvel ter relaçao com uma pessoa que tem o virus da aids e nao ser contaminado? obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é possível. Porém, quanto maior for o número de relações que você tiver com esta pessoas, maior é o risco de se contaminar.

  • Pedro Freitas

    Ola Dr. tenho uma pergunta, se uma pessoa fizer sexo oral sem camisinha é possivel a pessoa pegar o virus da AID’S ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Qualquer tipo e sexo pode transmitir o HIV.

  • Renatinho_xuxa

    se vc por seu penis e tirar rapidamente sem camisinha qual o grau de risco ?ee em quantos segundos pode se contrair se o uso de camisinha

  • Gustavo

    Ola Dr. tenho uma duvida que esta me deixando muito nervoso e dias sem dormir….recebi sexo oral ja faz mais ou menos um mes,e gostaria de saber se é possivel eu ter contraido hiv.E tambem gostaria de saber se é provavel a pessoa que recebe o sexo oral contrair hiv?E o senhor acha que devo fazer o exame para ver se não tenho nada mesmo?

  • Juliana Alves

    É possível a transmissao da Aids por lâmina em salao de beleza, mesmo não havendo um corte aparente? Pode ser transmitida através de micro cortes não visíveis a olho nu? Obrigada pela oportunidade dessa informação.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O risco é baixo mas existe. O mais correto atualmente é não usar lâmina e sim máquina de barbear ou cortar o cabelo.

  • Ildoribeiro

    Olá Doutor , Eu passai por uma coisa muito chata , hoje eu fui na CTA fazer os exames de HIV etc.. quando a medica tirou o sangue ela falou que eu podia joga o algodão fora, ai tá doutor sem querer eu encostei minha mão na tampa da lixeira ( minha mão tem uns cortinhos , mais n é profundo ) e nesse lixo tinha algodões com sangue etc.. . Doutor eu to desesperado (nossa você não sabe como )será que eu posso ter contaminado ?

    Nossa todo dia acontece alguma coisa comigo ! =/

  • jader

    Seria possível tratar pacientes infectados usando o processo de clonagem de CD4 a cada 6 meses que é o tempo de vida das mesmas para manter a imunidade dos pacientes e deixar dessa forma de tratá-los sem o ARV’s, dessa forma dando aos pacientes uma vida normal sem efeitos colaterais e dar assim uma vida 100% normal?
    Ou o TARV que usa o Ziduviva que é uma droga terminadora de DNA e os Inibidores de protease, “congeladores” de células, proibindo assim as células de fazerem apoptose são mais eficientes?

  • Carlos

    pode haver risco de contaminação atraves de espinhas (Acnes) caso a pessoa tenha contato com sangue ou secreçoes contaminados?

  • wellington

    olá!Costumo fazer depilação nos genitais e apareçeu umas feridas pequenas,é normal ou pode ser sintomas de AIDS,se elas melhorar significa que não tenho a doença,ou não tem nada veer,as feridas podem apareçer novamente ? obg

  • Nete

    Oi Dr eu tenho hiv descobri gravida, o meu marido não contraio de mim acho que por um milagre, não amamentei e meus seios aimda saem uma secreção q meu médico disse q é normal sair um pouco, se meu marido chupar meus seios pode contrair hiv?

  • fotojornalismo4@hotmail.com

    Dr.quem se contamina com hiv tem faringite?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ter.

  • Kissmaris2

    é possivel adquirir a doença através de um piercing mal cicatrizado?caso a outra pessoa esteja com lesões na boca? qual a probabilidade disso acontecer?

  • lol

    é possível transmitir hiv nas lutas de mma e ufc?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Teoricamente sim, pois há contato mútuo entre feridas sangrantes. Porém, acho que não há relatos de algum caso ainda.

  • Isa G2005 Isa

    Doutor, há cerca de duas semanas, compartilhei o canudo de cocaina pela primeira vez com duas pessoas, que não sei se são postivos ou não, Li em alguns lugares que pode-se contaminar com o hiv dessa maneira. Estou com os ganglios direito inchados, dor de garganta, dor muscular e agora me apareceu uma dor de cabeça, estou muito aflita, as vezes penso que pode ser psicológico. O que o senhor sabe a respeito desse modo de transmissão?

  • Ed

    Doutor, geralmente em uma relação sexual, mesmo com preservativo, há contato entre secreçao vaginal e a regiao em volta do penis (area pubiana e escroto), se essas areas for depiladas com laminas, pode haver algum ferimento e ficar mais vuneraveis ao virus. Pode haver contaminaçao assim? em quanto tempo esses ferimentos ocasionados por laminas em fase de cicatrizaçao para de correr tantos riscos?

  • Joao Paulo

    Oi boa tarde, sai com uma moça que nunca vi, fiquei com ela e acabamos indo fazer sexo, na hora bem no começo minha camisinha estourou, mas percebi e tirei olhei a camisinha estava rasgado cerca de 1cm do lado entre o (meio)longe da ponta. ali cortei o clima e parei… mas fiquei encabulado com essa historia.. tenho convenio vou procurar um medico amnhã para fazer um teste..mas me falaram que tenho que esperar alguns meses o que posso fazer apenas esperar ou ir fazer o teste?

  • Flavia

    No Caso de tatuagem fiz tatuagem mais não sei se ele trocou agulha mais ninguem tinha usado no periodo de 5 horas sera que fui contaminada???

  • Lane

    Perfeito seu artigo!! Aborda a maioria das dúvidas sobre o assunto.

  • Liaramos98

    Gostaria de saber porque o virus Hiv nao é transmitido pelo suor, e lagrima?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Porque não há vírus nestes líquidos.

  • Sagui88

    Doutor, uma pessoa pode ser contaminada usando preservativo, no caso, uso correto sem que ele arrebente?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, mas o risco é muito baixo.

  • gilberlania augusto

    se uma pessoa tiver so o virus não desenvolvida ainda em uma unica transa pode repassa o virus

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Calle252000

    Se uma pessoa não infeta tem um contato de lingua/boca com uma parte da pele com o sangue exposto (provocado por um arranhão acidental) de uma outra pessoa infetada,corre o risco de se ter infetado?

  • Edson

    Boa noite dr, raspei os pelos 1 dia antes e fiz sexo com camisinha, há risco de eu ter pego o virus se as secreçoes da vagina dela encostaram na regiao raspada? ou na hora de eu tirar a camisinha e ter contato na hora de me limpar?

  • Karlaregina

    ola dr. a uns 2 meses atrás minha amiga estava com a mão arranhada por um gato(na parte de cima) com leve sangramento sem escorrer, ai ela fez caipirinha e eu tomei, eu uso aparelho ortodontico sempre tenho fissuras na boca, se ela for soropositiva, qual a chance de eu ter me contaminado? eu e meu noivo temos relações sexuais frequentes, e a alguns dias ele fez exames e deram negativos.

  • Willergaleano

    se introduzir o penis por um curto periodo de 10 segundos com a parceira infectada se pega aids

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, há risco.

      • Willergaleano

        mais doutor o risco e de 100% de contrair

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não é 100% não.

        • Willergaleano

          doutor lhe agradeço por tirar mhas duvidas e mto obrigado por vc ter ese sait q tira nossas duvidas mto obrigado e q Deus t abençoe a cada dia mais
          valeuuuuuuuuuu?

  • Jorge

    Boa noite Doutor!!!
    Aconteceu comigo o seguinte:
    Uma moça fez sexo-oral em mim e não usamos camisinha!!!
    Seria possível eu pegar o vírus hiv dela,caso ela seja portadora???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O risco é baixo.

  • Dbclaudino

    OI bom dia goataria de saber se existe a posibilidade de eu ser contaminado numa relacao faginal pela qual a camisinha arrebentou na hora que eu gosei com uma pessoa que nao e confiavel e-mail dbclaudino@hotmail.com obrigado…..

  • Lyliana

    Doutor, minha dúvida é a seguinte: Fui em uma manicure e ela utilizou aquelas espátulas de ponta fina para tirar o excesso de pele dos cantos dos dedos. Ao retirar o excesso, machucou um pouco mas não chegou a sangrar, depois ficou um pouco dolorido. Então, eu gostaria de perguntar: É possível contrair HIV desta maneira? A espátula não estava suja de sangue, pois eu olhei antes dela começar a usar e perguntei sobre a esterelização também. Considerando que o vírus hiv sobrevive muito pouco tempo em ambiente externo, é possível contrair HIV desta forma? Ou somente Hepatite mesmo? Obrigada, doutor.

  • Gato-grosso

    Olá Doutor, fiz sexo com uma pessoa, e descobri que ela tem sida, usei camisinha durante todo o tempo com ela, mas fiz sexo oral sem camisinha, o detalhe é que tenho um dente muito careado que já passou do tempo de ser extraído, gostaria de saber se tenho alguma chassi que ter me contaminado. me dê uma resposta por favor…muito obrigado!!!!

  • Lolalol

    Nao. Pois, se voce tem certeza que nenhuma das duas mulheres continham o vírus, nao tem risco de voce ter adquirido.
    Como ja diz no texto do D.r, quando se tem relaçao sexual com uma pessoa nao infectada, voce também nao será infectado!

  • Edgar

    Olá Dr… Fui em uma casa de massagem, após a massagem fiz por dois minutos sexo oral na vagina da moça apenas lambendo bastante seu clítoris sem enfiar a lingua e nada disso……depois ela fez tbm em mim por uns 2 minutos de forma mais voraz, mas sem machucados aparentes..depois colocou a camisinha com a boca e transamos…. depois tirei a camisinha e dei um nó para jogar fora…..fiquei preocupado a princípio pois eu tinha um corte no meu dedinho.. sem sangrar mas era cortinho daqueles ardidos…e como peguei na camisinha….. bom, tomei banho logo em seguida lá mesmo e urinei tbm…. 48 horas depois tive uretrite…fui correndo no cta e o médico falou que não tinha risco e não precisava profilaxia para eu ficar despreocupado… me deu dois antibóticos que cura clamidia/gonorreia… e só…dose única… eu nem sabia que isso transmitia de forma oral… tomei mas não senti que sarou tudo..3 dias depois inchou ganglios na virilha….. voltei lá e ele receitou garamicina dose unica e tbm não senti q sarou….sentia ainda umas agulhadas mesmo sem secreção… então por conta tomei heritromicina 7 dias e parece que melhorou….nesse meio tempo inchou todos os ganglios além dos da virília, da garganta e embaixo do braço tbm…. exigi o exame da moça e ela afirmou que não tinha nada…. insisti e ela faltou ao trabalho e fez dizendo que deu negativo para eu ir lá ver…(ainda não vi). fiz o exame teste rápido com 12 dias e deu negativo….mas estou apavorado com isso….o médido deveria ter me dado essa profilaxia….agora estou com as vias respiratórias meio que inflamadas e com tosse….. aguardando pelo menos dar 30 dias para repetir o exame… um sufoco…. pesquisei na net e não ví casos de pessoas contaminadas via sexo oral, mas estou aqui para pedir a sua opinião.. pois e se a moça adquiriu algo recentemente e os teste dela ainda dá negativo? o meu nem conta muito…foram com 12 dias e acho que isso não é nada….. me dê um relp…. Muito Obrigado por esta atenção! Abraços!

    • Gozo

      cara, aconteceu parecido comigo, fui a uma casa de massagem sauna transei com a guria e em seguida no final a camisinha saiu, fiquei apavorado . ela disse que não tinha nada e que estava amamentando. ai fiquei mais tranquilo. mas estou esperando dar 30 dias ou mais pra fazer o teste.

  • Carla

    oi meu namorado é soro positivo e eu não… estou com gengivite qual a possibilidade de eu ser contaminada?… ele tem uma saúde bucal perfeita…. e gostaria de saber se ele fizer sexo oral em mim, posso me contaminar ou não? 

  • leonardo

    Boa noite! a hipotese de transmitir hiv, sendo que houve masturbação de ambas as partes (não houve penetração), e durante a masturbação for colocada ou arranhada a mão em espinhas?

  • ana

    Bom dia, estou com uma duvida. Fui a uma festa e utilizei um banheiro quimico. É possivel contrair hiv se aproximadamente uma hora depois eu ter tocado a entrada da vagina? estou em duvida pq apareceu uma mancha vermelha na axila. desde já, grata.

  • Andre

    Gostaria de saber se é possível se contaminar com AIDS pelo cabelo.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Andre

    Olá , estou com uma dúvida.É possível pegar AIDS através de um fio de cabelo?Essa pergunta pode ser banal , mas li a respeito de que o fio de cabelo é usado em alguns exames médicos.A minha preocupação é a seguinte: fui procurar um armário na faculdade e tive que tirar uns fios de cabelo de um armário vazio.Fui arrumar meu cabelo com braço logo em seguida(região bem perto da mão).Só depois fui lavar as mãos.
    Então gostaria de saber se há chances de ser contaminado.
    Desculpe se a pergunta for idiota , mas em quando o assunto é saúde eu fico muito preocupado.
    Aguardo sua resposta.

  • ricardo

    Dr após transar retirei a camisinha e toquei em meu penis com as mão que tiveram contatos com a parte de fora da mesma…logo lavei as mãos com sabão e depois lavei o pênis .tem algum risco de eu ter pego dst apenas por ter encostado as mão sujas na parte da mucosa do penis?

  • Fv

    ola! qual é a janela imunologica confiavel para testes rapidos de terceira geração? fiz um exame elisa-meia aos 37 dias e nao sei a geração e deu negativo e depois aos 45 fiz o teste rapido biomerieux vikia hiv 1 e 2 e tbm negativo ja posso encerrar o caso? a relação de risco foi sexo oral ativo mais sem ejaculação.

    • lango

      doctor fiz amor cem caminsinha mas nao durou 2 minutos me ve logo e ela nao posso contrair vh

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não tenho como te dar um número, mas vc corre risco de ter sido infectado. Espere 3 a 4 semanas e faça a sorologia. Se vier negativa, repita-a em 3 a 6 meses para ter certeza.

  • Light782

    Prezado Dr. Pedro Pinheiro,

    Estive com um garoto de programa e ele introduziu um vibrador em meu ânus. O vibrador estava revestido com um preservativo. Durante a introdução do vibrador, meu ânus sangrou. Como o vibrador estava com camisinha, não me preocupei muito, mas depois pensei: e se o garoto de programa utilizou uma camisinha que já havia sido utilizada para penetrar outro ânus com igual sangramento? Eu não vi o garoto de programa tirar a camisinha de uma embalagem fechada. Caso isto (uso da mesma camisinha) tenha ocorrido, quais são as chances de eu ter contraído o hiv (considerando que a camisinha teve o contato com o ânus de uma pessoa infectada)? Não sei qual foi o período de tempo entre a introdução do vibrador em meu ânus e de uma possível segunda pessoa infectada.

  • jovem

    Ola Dr. eu (homem) fiz sexo anal sem camisinha apenas uma vez e por poucos minutos em uma jovem porem ela tem realmente hiv, aids qual a pocibilidade de eu ter pego aids, hiv?

  • Rodrigo

    Eu tenho uma afta na boca, beijei um parceiro que provavelmente tenha HIV , corre o risco do virus ser transmitido ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Carla

    olá Dr.gostaria de saber se no periodo de incubaçao do virus HIV ou seja que nos exames nao dê positivo ele ja é transmitido.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • pedro

    ola doutor qual a chance de uma pessoa ser contaminada na primeira relação, sendo que deu o anus e nao havia ferida e nenhum tipo de sangramento no anus, ela pode ter sido contaminada

  • luis fernado

    Oi Dr. uma garota de programa fez sexo oral em mim uns 40 segundos pois depois parei e coloquei a camisinha pois foi a primeira vez que vacilei eu fiquei tão encanado que pedi pra ver a boca dela ela viu que fiquei preocupado e acabou deixando ver aparentemente nao tinha lesão sangue um pouco inflamada mas não sangue corre algum risco de pegar hiv,há e ela disse que ha um mês fez exame e deu negativo,mas isso não tira a chance dela ter contraído nesse meio tempo estou no aguardo da resposta desde já obrigado.

  • mariane

    eu trabalho no hospital a sonda de um cliente se desconectou e caiu urina em meus olhos, corro risco o cliente é portador do virus hiv e não faz tratamento

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A urina não é um fluido que contenha quantidades significativas do HIV. De qualquer modo, todo acidente deste tipo deve ser discutido com a equipe de infectologia do hospital.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Victor Prates

    Dr Gostaria de saber se sangue seco entrando em contato com a pele oferece risco de contaminação

  • Walter Paulino

    Olá Dr. Eu queria saber se existe uma grande possibilidade que eu tenha contraído o vírus HIV, pois penetrei sem camisinha em uma garota que possivelmente tem o vírus HIV, porém não ejaculei, e foi apenas uns 10 segundos e tirei rapidamente, mas ela liberou um líquido transparente, estou muito preocupado, isto aconteceu a um dia atrás, por favor me responda assim que o senhor puder! agradeço muito ! obrigado!

    • Walter

      Olá Doutor por favor me responda, preciso tirar esta dúvida?

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        Walter, leia as regras do blog, por favor.

  • Julio Scherer

    Dr. Pedro, fiz sexo oral sem camisinha (sem ejaculação na boca) em um HIV+ que toma medicamentos e está com a carga indetectável. Há risco de transmissão?

  • Pedro Tomas

    DR. sou pedro Tomas.
    a minha situaçao e a seguinte: Tive relaçoes com uma garota ser positivo sexo vaginal com proteçao, depois de uns dias ela chupou o meu penis, nao houve jaculaçao. nesta situaçao quale a possibilidade de ter contraido o hiv?

  • sheiliane

    como sei que tenho o virus? quais são os sintomas

  • Juna_poderosa

    Dr. eu queria saber se 1 mês e um tempo suficiênte ,pra um diagnostico100/.do Hiv?

  • Lurdinhalulu7080

    ter relaçao sexual com a pessoa q tem o virus sem gozar dentro vontrai a po hiv

  • ferreira

    chupar os seios de uma mulher ,pode se contrair hiv ?

  • Albertobrayan

    Dr. mantive relações sexuas “via anal” com uma pessoa, porém eu penetrando nela, sem camisinha, fiquei com medo se a pessoa tinha o vírus ou não. Posso fazer o exame emediatamente, tipo num outro dia pra saber se fui infectado???

  • paco

     Dr., primeiramente, obrigado pela atenção e pela resposta!
    gostaria de saber se, mesmo ainda nao tendo um mes da suposta contaminacao, ao doar meu sangue, o estabelecimento obrigatoriamente faz o teste do HIV? este teste feito pelo hospital, será eficaz e confiável? grato

  • DRICANOVO

    doutor tenho uma grande duvida, a luva protege contra a picada de uma agulha de um hiv??
    a luva protege da picada???????????????????????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Uma agulha perfura a luva com facilidade.

  • Phcomph

    Dr. Pedro Pinheiro,
    Estou desesperado. Descobri que um cara com quem transei é portador do vírus hiv. Só transei com ele apenas uma vez. Nunca fiz sexo oral no penis dele. So ele fez em mim. Antes de qualquer penetração, ele soltou aquela secreção enquanto nos beijavamos e falei pra ele limpar com uma toalha no banheiro. Nao sei se ele triscou na secreção mas acho q sabao ele nao lavou a mao, no maximo agua. Apos uns 10 minutos entreguei a camisinha pra ele colocar. Ele estava com a mao seca mas nao sei se lavou com sabao. E depois que ele proprio colocou a camisinha e fui o passivo mas antes de gozar ele tirou. 

    Por favor me responde, posso ter me infectado ? Qual é o tempo q o virus fica na mao de alguem que limpou com a toalha sem lavar com sabao? Isso aconteceu faz 2 semanas. Fiz o exame e deu negativo. Não há nenhum tipo de exame o qual nao tenha que esperar essa janela imunológica?

  • convidado

    tive relação sexual com uma mulher sem o virus e 15 dias depois com outra tambem sem o virus. É possivel eu contrair o virus?

  • Loleoni

    Boa noite!
    Após ter tido uma relação sem proteção com uma pessoa possivelmente infectada, quanto tempo devo esperar para realizar exames para detectar possível contágio?

  • marco

    Boa Tarde DR
    fiz sexo anal com ma mulher e a camisinha estourou, percebi rapidamente e parei.
    questão de 2seg. tirei , coloquei outra e voltamos a fazer com a camisinha. corro algum risco.
    ela falou que não tem doença alguma, posso acreditar.
    e se ela tiver alguma doença corro algum risco.
    fui ao posto e fiz o teste rápido da AIDS que deu negativo com 48hr do ocorrido 

  • paco

    Doutor! conforme foi lido no seu artigo, ha changes significativas de transmissao do hiv por meio do sexo oral (ex. boca na vagina), pois a pessoa pode ter pequenas lesoes na mucosa bucal sem saber. Diante disso, no caso de comportamento de risco desta natureza, o Sr. recomenda a sorologia para HIV imediatamente?
    desde ja, agradeco pela atencao.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Imediatamente não adiante. É preciso esperar pelo menos 1 mês se você acha que pode ter sido contaminado.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Esse comentário chegou.

  • J W G

    Olá Doutor, recentemente fui em uma festa e beijei na boca de 3 pessoas. Só que descobri que o sangramento que tenho na gengiva tinha voltado. Será que corre risco de eu ter pego HIV? Abraços.

  • João

     Boa tarde Dr…Não estou conseguindo enviar comentário…o que estou fazendo de errado?

  • João

    Dr.Estou tentando a muito obter um pré avaliação de minhas perguntas ou dúvidas com relação ao um fato. Na tentativa de penetração via anal, a camisinha se reompeu e eu imediatamente parei sem que eu sentisse a pelo do anus do parceiro, contudo, eu solicitei que fosse retirnado o preservativo e que continuasse via oral,sem o uso do preservativo…Quais as chances de eu não ter contraido, uma vez que o parceiro o possua Dr.? Estou a dias sem dormir de tanto remorço pois sou fiel a minha esposa, o que de fato, já até mantive relação sexual com ela sem preservativo depois desse epsódio!

  • Convidado

    Boa tarde Dr. Pedro.

    Tenho 15 anos, assim como minha namorada. Somos ambos virgens e na última quinta-feira (21) tivemos nossa primeira relação sexual, porém sem o uso de camisinha e não houve penetração uma vez que ela sentiu dores e após alguns minutos cessamos a atividade. No entanto, logo no dia seguinte eu fiquei com a garganta inflamada com algumas aftas na minha boca e desde ontem notei o surgimedo de “bolinhas vermelhas” na sola dos meus pés. Estou um tanto preocupado quanto a isso.
    Gostaria de saber qual a probabilidade de contrair HIV numa situação dessas e se os meus sintomas estão relacionados com outras doenças típicas do inverno, como resfriado ou do tipo? Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Do jeito que vc conta a história me parece improvável que haja risco de contaminação pelo HIV.

  • JSV

    Dr. Gostaria de saber se só com a penetração é possível se contaminar com o vírus.

  • Luciano Mendes

    Um paciente que tenha hvi e toma coquetel tem menos tempo de vida que uma pessoa sem o virus?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, mas atualmente a sobrevida tem sido muito longa nos pacientes que tomam o coquetel de forma correta. E quanto mais tempo o paciente vive mais ele se beneficia dos avanços no tratamento que vão surgindo. É provável que num futuro próximo os pacientes com HIV passem a ter uma esperança de vida semelhante aos não infectados.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, não necessariamente você será contaminado.

  • Krdossso

    se fizer sexo vaginal com uma mulher como virus sem camisinha eu tenho eu tenho aguma chance de nao contrair o virus

  • Break Ce

    já aconteceu isso comigo :(

  • jc

    se a aids nao tem ela pode matar

  • Fabiotrinta30

    Fabio 

    dr m esclareça uma coisa:

    Sai uma noite pra uma festa e bebi um pouco alem da conta, dai, peguei uma garota de programa e fiz sexo com ela de camisinha, mas a camisinha estorou por que ela estava sem lubrificação, e penetrei nela unas 3 vezes apenas eu acho sem camisinha e ela percebeu e tirei logo. Nesse caso corro risco, mesmo ela sem lubrificação e só ter entrado 3 vezes e saido. Estou muito preocupado e arrependido, não saiu com esse tippo de mulher e nunca fiquei sem usar camisinha, mas estorou mesmo assim fiquei muitissimo preocupado. Por favor me esclareça isso.

  • ma

    ola Dr.
    Pode ser um risco irrelevante mas tbm uma falta de higiene da minha parte. Usei sem querer por inocencia um aparelho depilador eletrico no rosto usado de um vendedor que tinha de amostra.Esse aparelho me causou uma irritação…com certeza pequenos ferimentos pois eles puxam ate a raiz o pelo causando uma irritação. Logo me pesou a conciencia se ele usou esse aparelho em outro clientes.A um risco de se contaminar com o virus hiv nesse caso ??Qual a probabilidade de se contaminar ?
    Grato

  • Fred Araújo

    Beijei uma menina que todos falam que tem aids..eu estava com uma afta na boca e ela nao tinha nenhum sangramento (porque nao senti o gosto de sangue ) estou preocupado porque uma amiga falou que pode passar aids se tiver uma afta! O que vc acha?

  • Pafi

    Dr. Eu recebi sexo oral de uma pessoa desconhecida. Usei camisinha. Sendo que, ao invés de tirar logo a camisinha, guardei o pênis (vestido com a camisinha) dentro da cueca. Após alguns minutos, retirei a camisinha do pênis, amarrei e joguei fora..Quanto ao pênis, eu o guardei na cueca. A minha dúvida seria:  A cueca entrou em contato com a borracha da camisinha e depois meu pênis entrou em contato com a cueca. Haveria algum risco? Ouvi dizer que o vírus é frágil no meio externo. O fluido envolvido no caso seria a saliva da parceira, então devo me preocupar? Durante o ato sexual não tirei a camisinha. Recebi sexo oral COM camisinha até o ejacular e terminar o ato sexual. Depois não penetrei ou pratiquei nenhuma outra forma de sexo.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • eboy

    Sexo oral anal pode ser um risco considerável?