26 de setembro de 2013

RINS POLICÍSTICOS | Doença policística renal

A doença policística renal do adulto (chamada em Portugal de doença poliquística renal) é, como o próprio nome diz, uma doença caracterizada pelo crescimento de múltiplos cistos nos rins ao longo da vida adulta.

Publicidade

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a doença policística renal:

  • Causas da doença policística renal.
  • Sintomas dos rins policísticos.
  • Relação entre rins policísticos e câncer
  • Diagnóstico de rins policístico.
  • Tratamento da doença policística renal

O que causa os rins policísticos?

A doença policística renal tem origem genética. É uma doença autossômica dominante, ou seja, se um dos seus pais tem rins policísticos, a sua chance de ter os genes defeituosos também é de 50%.

Todavia, não basta ter os genes da doença policística renal para que os cistos comecem a se proliferar descontroladamente. Os rins policísticos se manifestam de forma muito distinta entre cada indivíduo, sugerindo que fatores ambientas ainda não reconhecidos possam também ser importantes para o grau de progressão da doença.

85% dos pacientes com rins policísticos têm uma mutação no gene chamado PKD1. Os restantes 15% herdam a mutação no gene chamado PKD2. A mutação do PKD1 costuma provocar uma doença mais agressiva, com maior e mais rápido crescimento dos cistos nos rins. Este grupo costuma perder a função completa dos rins ao redor dos 55 anos de idade. A doença policística renal causada pela mutação no PKD2 é mais branda e de progressão mais lenta. Estes pacientes acabam só precisando de hemodiálise depois dos 70 anos de idade. Muitos falacem por outras doenças sem nem sequer terem tomado conhecimento de que tinham uma doença nos rins.

A doença policística renal acomete, em média, 1 a cada 1000 pessoas. É, portanto, uma doença muito comum. Atualmente, cerca de 5% dos pacientes que entram em hemodiálise, o fazem devido à insuficiência renal crônica causada pela doença policística renal (leia: O QUE É HEMODIÁLISE).

Sintomas dos rins policísticos 

A doença policística renal costuma progredir de forma silenciosa por décadas, só provocando sintomas em fases tardias. Os cistos em si não causam sintomas até estarem bem grandes, quando, eventualmente, podem causar dor ou se romperem.

A maioria das pessoas descobre a doença por acaso, em exames de rotina como o ultrassom abdominal, que podem facilmente identificar a existência de múltiplos cistos nos rins. Pacientes com rins policísticos também podem desenvolver cistos em outros órgãos, como fígado e o pâncreas. Nestes, porém, os cistos não costuma causar maiores problemas.

Os dois sintomas mais comuns dos rins policísticos são a dor lombar e sangramento na urina (HEMATÚRIA | URINA COM SANGUE), que surgem em cerca de 50% dos casos.

A doença policística renal também pode provocar:

– Hipertensão arterial (leia: HIPERTENSÃO ARTERIAL | Sintomas e tratamento).
– Cálculo renal (leia: CÁLCULO RENAL | Causas e sintomas).
– Perda de proteínas na urina (leia:  PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA).
– Insuficiência renal crônica (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA).
– Infecção urinária (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | Pielonefrite).
– Aneurisma cerebral (leia: ANEURISMA CEREBRAL | Sintomas e tratamento).

A insuficiência renal crônica é a complicação mais temida dos rins policísticos, pois costuma levar à hemodiálise. A insuficiência renal é uma doença de progressão lenta e começa a ser detectável quando os cistos já são tão numerosos e grandes, que ocupam o lugar do tecido renal normal. Os cistos começam a comprimir o tecido renal sadio, destruindo-o com o passar do tempo.

A insuficiência renal crônica pode ser detectada através da dosagem da creatinina sanguínea (leia: CREATININA e UREIA). Todo paciente com rins policísticos deve ter sua creatinina dosada pelo menos uma vez por ano.

Além da creatinina, outro modo de se prever a evolução da doença é através da medição anual do volume renal pela ressonância magnética. Rins com volumes maiores que 1,5 litros apresentam pior prognóstico, assim como aqueles que apresentam rápido crescimento dos cistos de um ano para o outro.

Em relação ao aneurisma cerebral, cerca de 5 a 10% dos pacientes com rins policísticos tem este problema. O risco é maior se também houver na família algum caso de aneurisma cerebral.

Rins policísticos e câncer do rim

Ao contrário do que se costuma pensar, na doença policística não há um maior risco de desenvolver câncer do rim ou de qualquer outro órgão que também venha a ter cistos. O problema é que quando ocorre um câncer no rim é muito difícil identificá-lo no meio de tantos cistos. Os cistos não viram câncer, mas podem acabar escondendo-o, principalmente porque alguns cânceres podem também ter um aspecto de cisto. O ultrassom feito por um bom radiologista costuma conseguir diferenciá-los com facilidade. Quando há dúvidas, o médico pode solicitar uma tomografia computadorizada ou uma ressonância magnética.

Diferenças entre rins policísticos e cisto nos rins.

Possuir alguns cistos isoladamente, principalmente após os 50 anos de idade, não é um sinal de doença e não costuma provocar nenhuma repercussão clínica, diferentemente da doença policística, que pode levar à lesão dos rins e insuficiência renal crônica. É comum encontrarmos 1 ou 2 cistos nos rins de pessoas mais velhas, sem que isso tenha qualquer relevância clínica. (leia: CISTO RENAL | Significado, riscos e sintomas).

Rins policísticos

Ao contrário dos cistos simples, que costumam aparecer em pessoas acima de 50 anos, a doença policística renal inicia-se ainda quando jovem, com o aparecimento de múltiplos pequenos cistos (às vezes tão pequenos que podem inicialmente passar despercebidos pelo ultrassom), que vão crescendo e se multiplicando lentamente ao longo dos anos.

Critérios e diagnóstico de rins policístico:

Para facilitar a distinção entre doença policística renal em fases iniciais e cistos simples, estabeleceu-se alguns critérios diagnósticos:

– Para indivíduos até os 30 anos é normal ter até 1 cisto em cada rim.
– Para indivíduos entre 30 e 60 anos é normal ter até 2 cistos em cada rim.
– Para indivíduos a partir dos 60 anos é normal ter até 4 cistos em cada rim.

Se o paciente tiver mais cistos do que o normal e houver história familiar positiva para rins policísticos, o diagnóstico de doença policística renal está feito. Se não houver parentes com rins policísticos, o próximo passo é a realização de tomografia computadorizada ou  ressonância magnética, exames que conseguem detectar cistos ainda muito pequenos, que podem passar despercebidos pelo ultrassom. Outra opção é realizar a investigação genética através do sangue, procurando identificar do genes PKD1 ou PKD2 mutantes, causadores da doença. Essa pesquisa genética, todavia, ainda é cara e não está disponível em todos os laboratórios.

Quando se faz o diagnóstico de doença renal policística é importante investigar os familiares de 1º grau maiores que 18 anos, para descobrir outros casos silenciosos precocemente.

Tratamento da doença policística renal

Infelizmente ainda não há cura nem tratamento eficaz contra a doença. O que se faz é tentar retardar o crescimento dos cistos e a evolução para insuficiência renal terminal. O passo mais importante é o controle da pressão arterial. Quanto mais alta for a pressão, mais rápido a doença se desenvolve. O ideal é mantê-la abaixo de 130 x 80 mmHg.

Os medicamentos mais indicados para tratar hipertensão na doença policística renal  são os inibidores da ECA (captopril, enalapril, ramipril, lisinopril…) ou antagonistas da angiotensina 2 (losartan, telmisartana, candesartan, irbesartan…) (leia: TRATAMENTO DA HIPERTENSÃO | Captopril, Losartan, Enalapril). Se não houver contra-indicações, deve-se dar preferência a este grupo de anti-hipertensivos.

Parece que beber bastante líquido retarda a progressão dos cistos, pois a desidratação seria um fator de estímulo ao crescimento dos cistos. Não adianta exagerar. Basta beber o suficiente para que a urina fique bem clarinha. O importante é evitar aquela urina bem amarelada e com odor forte (leia: URINA COM CHEIRO FORTE E MAL CHEIROSA). Em geral, 2 litros por dia conseguem esse objetivo.

Alguns trabalhos mostram que o consumo de cafeína também pode acelerar o crescimento dos cistos. Por isso, até que se prove sua segurança, aconselhamos os pacientes a evitar alimentos e bebidas ricos em cafeína.

Existem atualmente dois medicamentos sendo mais estudados para o tratamento da doença policística renal. Um deles é Tolvaptan, um inibidor dos receptores da vasopressina (hormônio antidiurético). O outro é a Rapamicina (Sirolimus) um imunossupressor muito usado no transplante renal. Ambos aprestam bons resultados preliminares, mas ainda não há estudos definitivos que comprovem sua eficácia e segurança em humanos com rins policísticos.

Nos pacientes que desenvolvem insuficiência renal crônica terminal há duas opções: hemodiálise ou transplante renal.

Publicidade
  • Fernanda Michelle

    Boa noite,
    Minha mãe tem rins policísticos , faz hemodiálise . Qual médico q eu posso consultar para saber se sou portadora da doença. E se caso eu for, terei algo que eu possa fazer para evitar que a doença aumente? Pois as vezes penso que preferia não saber do diagnostico se não possa fazer. E também gostaria de saber se o consumo de álcool aumentam as chaces de desenvolver a doença. Cumprimentos e obrigada.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Nefrologista.
      Não há o que fazer, mas saber da doença precocemente pode ajudar a retardar o processo de perda da função renal.
      Álcool não altera o risco.

  • Rui Sérgio

    Quem tem rins poliquisticos pode fazer fotodepilacao na zona dos rins?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A fotodepilação fica restrita à pele, não há risco de lesão dos rins.

  • Glaucia Rezende

    Olá, Dr. Pedro!

    Tenho 43 anos e recentemente descobri que meu rim esquerdo está coberto de cistos.

    Ter múltiplos cistos em apenas um rim configura doença policística?
    Posso evoluir até insuficiência renal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não há cistos no outro rim? Não é comum essa forma de apresentação.

  • Erisvaldo Gomes

    Ola dr.
    O consumo moderado de vitamina D pode acelerar uma insuficiência renal para uma pessoa com rins policístico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Alenise Brava

    verifiquei que em alguns editais para a polícia constam o rim policistico como doença incapacitante para o exercício da função. Com relações aos portadores da doença que possuam funções renais normais, existe algum impedimento, do ponto de vista médico, ao desempenho da função?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o cistos forem muito grandes, atividade física intensa pode levar ao rompimentos de alguns. Além disso, os pacientes com rins policísticos, mesmo com função renal normal, têm elevado risco de evoluir para estágios mais avançados de insuficiência renal a médio prazo.

  • Alenise Brava

    Gostaria de saber se portadores de rim policísticos possuem alguma contraindicação para esportes de contato, lutas, etc??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Esportes de impacto devem ser evitados.

  • Ana

    Bom dia dr Pedro..tenho 33 anos e aos 28 descobri q herdei os rins policisticos da minha mãe,faço acompanhamento com nefrologista,mais gostaria de saber se esses medicamentos q retardam o crescimento dos cistos,estão á venda,como adquiri-los?e se tem alguma contra-indicação..desde já grata,Ana

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ainda não há nada provado contra o crescimento dos cistos na doença polícistica renal. Nenhum dos tratamento é comprovadamente eficaz.

  • Maria José

    bom dia,
    poderiam dizer-m se a doença poqliquistica é ou não considerada uma doença grave e crónica

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma doença crônica, sem cura e que é grave em fases avançadas, pois leva à insuficiência renal.

  • Elane Oitabem

    Tenho rins policísticos, posso engravidar? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a sua função renal for boa, sim.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, os rins der adulto são muito grandes, não servem para bebês.

  • ANNY

    ola dr.estou com 28 semanas de gravidez e descobri com 20 semanas que meu bebe tem rins policísticos, os médicos só deram de 10 a 15 dias de vida a ele ,e agora estamos esperando ate eu fazer 32 semanas de gravidez pra tomar uma vacina p o pulmão dele amadurecer , quando ele nascem e se sobreviver eu ou meu esposo podemos fazer a doação de rins a ele ?

    att;.

    anny

    obg.

  • Luiz Rodrigo Hoffmann

    Doutor, rins policisticos é uma doença exclusivamente hereditária?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      É predominantemente, mas não exclusivamente.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É predominantemente, mas não exclusivamente.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nada de especial. Controlar a pressão arterial e evitar o excesso de sal.

  • Carina

    Dr, Boa tarde, primeiramente obrigada pelo seu trabalho.
    estou gravida e tenho rins policisticos porém estão controlados, gostaria de saber quais ações devo tomar durante a gravidez … obrigada desde já…. Deus te abençoe
    ass Carina

  • nelso lima

    Um doente com fístula pode praticar ginásio, levantementos de pesos??haverá problemas da fístula arrebentar.???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não pode.

  • Heliomário Marques

    Olá Doutor, boa tarde !
    Gostaria de saber como faço para saber como andam os testes dos medicamentos Tolvaptan e Rapamicina?
    O senhor conhece alguma associação de portadores de rins policísticos?
    Obrigado!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Só conheço associações internacionais. Não sei se há alguma aí no Brasil. Deve haver.
      Se souber inglês: https://www.pkdcure.org/

  • Weberthon

    Gostaria de saber qual a porcentagem de dar certo o transplante de rins?

    • Pedro Pinheiro

      Isso depende de vários fatores, se o rim é de doador vivo ou cadáver, o grau de compatibilidade genética entre doador e receptor, circunstâncias da cirurgia, tipo de imunossupressão utilizada, complicações do pós-operatório, idade do paciente e do doador, se o paciente tem comorbilidades, como hipertensão ou diabetes, etc. Em geral, os transplantes dão certo e mais de 90% dos pacientes, após 5 anos, ainda têm seu rim transplantado funcionando bem.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    1. Eu moro em Portugal.
    2. Quem faz dialise pode viajar, mas antes é preciso agendar as sessões de diálise em uma clínica no destino da viagem. Isso é bastante comum. É a chamada diálise em trânsito.
    3. É possível que a doença se estabilize por algum tempo no estágio 5, mas não é o mais comum.

  • neuza candeias

    Ola Dr Pedro,obrigada por vc ajudar tanta pessoa voluntariamente.
    Tenho rins policistico q ja esta indo pra 5 estagio ,Chronic KIdney Disease ,stage 4 585.5,a medica ja me mandou providenciar o procedimento pra entrar na fila de transplante e tambem para vascular surgery referral.. como eu tenho essa consulta so em Marco,gostaria de saber se eu ja vou entrar na dialise e como moro fora do brasil ,sera q quando eu fizer dialise poderei viajar pro exterior?sera que poderei ficar estavel nesse stagio por algum tempo ?Gostaria de me tratar com um medico brasileiro,gostaria de saber se o seu consutorio e na Europa ou em U.S.A.
    Muito obrigada pela sua atencao
    neuza

  • neuza candeias

    Ola Dr Pedro,obrigada por vc ajudar tanta pessoa voluntariamente.
    Tenho rins policistico q ja esta indo pra 5 estagio ,Chronic KIdney Disease ,stage 4 585.5,a medica ja me mandou providenciar o procedimento pra entrar na fila de transplante e tambem para vascular surgery referral.. como eu tenho essa consulta so em Marco,gostaria de saber se eu ja vou entrar na dialise e como moro fora do brasil ,sera q quando eu fizer dialise poderei viajar pro exterior?sera que poderei ficar estavel nesse stagio por algum tempo ?Gostaria de me tratar com um medico brasileiro,gostaria de saber se o seu consutorio e na Europa ou em U.S.A.
    Muito obrigada pela sua atencao
    neuza

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1. Eu moro em Portugal.
      2. Quem faz dialise pode viajar, mas antes é preciso agendar as sessões de diálise em uma clínica no destino da viagem. Isso é bastante comum. É a chamada diálise em trânsito.
      3. É possível que a doença se estabilize por algum tempo no estágio 5, mas não é o mais comum.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Já estão à venda, mas seu benefício na doença policística ainda não está comprovado a longo prazo. Não me parece que vá surgir cura a curto prazo.

  • erisvaldogomes

    Ola Dr° Parabens pela iniciativa.

    Houve evolução nos testes com os medicamentos Tolvaptan e Rapamicina?
    Qual?
    Ja esta a venda esses medicamentos?
    Existem outros medicamentos ou procedimentos em teste?
    Estamos prestes a ter a cura definitiva dessa doença?

    obrigado…

  • erisvaldogomes

    Ola Dr° Parabens pela iniciativa.

    Houve evolução nos testes com os medicamentos Tolvaptan e Rapamicina?
    Qual?
    Ja esta a venda esses medicamentos?
    Existem outros medicamentos ou procedimentos em teste?
    Estamos prestes a ter a cura definitiva dessa doença?

    obrigado…

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Já estão à venda, mas seu benefício na doença policística ainda não está comprovado a longo prazo. Não me parece que vá surgir cura a curto prazo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Guilherme, o ideal é você procurar um nutricionista. Não sei de cabeça a composição de todos os alimentos, principalmente os menos comuns. Não sei nem o que é uma semente de chia.

  • Guilherme Paiva

    Olá Doutores! Parabéns principalmente pela didática do artigo.

    Meu nome é Guilherme, tenho 29 anos e rins policísticos, por enquanto a função renal não está comprometida.

    Estou querendo incluir em minha dieta chá verde descafeinado, extrato de romã, semente de chia, quinua, amêndoas e castanhas do pará.

    Algum desses alimentos é prejudicial no meu caso? A quinua é rica em potássio e fósforo, isso é um risco?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Guilherme, o ideal é você procurar um nutricionista. Não sei de cabeça a composição de todos os alimentos, principalmente os menos comuns. Não sei nem o que é uma semente de chia.

  • Guilhermelopesr

    Olá doutor Pedro Pinheiro tenho 30 anos, como sou filho de portadora de rins policísticos, comecei fazer exames a partir dos 23 anos e há 1 ano descobri que também sou portador. Além da minha mãe e eu, ha também mais 5 tios e 2 primas. Gostaria de saber se a pesquisas sobre essa doença? E se ha me coloco disposição para teste.

  • AdrianaMarial

    Bom Dia Dr. Pedro! Minha mae tem 78 anos e tem os rins policisticos, os 2 rins afetados e somente 1 funcionando 50%. Ela sofreu com uma anemia profunda que agora em tratamento e foram cortado varios tipos de medicamentos e alimentos como: proteinas e calcio. Mesmo em tratamento ela sente muita tonteira e fraqueza. Gostaria de saber quais os riscos minha mae pode vir a ter sem ela consumir proteina e principalmente o calcio que e’ importante na idade dela? Existe algum outro alimento que substitui esta proteina e calcio? Muito obrigada Doutor!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Só se os rins estiverem muito volumosos

  • DinaCelia

    Tenho 55 anos e tenho rins e fígado policísticos. Mas o numero de informação a respeito é pequeno, gostaria de saber se por ter a doença renal policística, o abdome pode apresentar mais volume e um pequeno endurecimento.Pois tenho o meu bem aumentado e fico imaginando se pode ser causa da doença, ja que não sou obesa.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só se os rins estiverem muito volumosos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se continuar crescendo ele pode causar dor.

  • Ricardo

    um cisto renal com 8,8 cm, mesmo sendo simples e homogeneo pode trazer problema pelo tamanho ?

  • Vinícius Zani

    Doutor tenho doença renal policistica, e minha creatinina tinha se estabilizado faz anos em 1.70, mas fiz um exame semana passada e deu 2.15, sempre faço exames de 3 em 3 meses pra o controle e li um artigo na internet que o uso de Infectrin (antibiótico) pode aumentar o nível de creatinina e eu haviia tomado 2 capsulas de 800mg uns 4 dias antes de fazer o exame de sangue, isso pode ter influenciado no resultado da creatinina ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Raia 1959

    boa noite; fiz uma tomo do abdome total, e apareceu no rim esquerdo de forma e tamanho normal, com volumoso cisto cortical na porção intermédia e polo inferior , mede cerca de 4.0 cm.,minha médica disse que não devo me preocupar pois ele não afeta o rim , posso confiar?

  • Anonymous

    Tem algum estudo, para futuras curas??? Tenho uma prima, e faço Biomedicina e vou tentar fazer o possível para ajudar quem tem rins policísticos.

  • Maria lima campos

    boa noite tenho 56 tenho us rins policisto a 3 anos qui faco emodialize,o sisto esta muito grande 5 cetimetros de diametro, quero saber si tem pirigo de arrebentar ?

  • aury

    o esposo fez uma cirugia para tirar pedras nos rins em abril eo medico esqueceu um duplo j ainda hoje estta 12de outubro de 2012 como fazer para retirar , conmo devo agir

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim, a princípio, pacientes com rins policísticos devem evitar qualquer fonte de cafeína.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Consumo excessivo de proteínas pode atrapalhar. Se os cistos forem grandes, exercícios pesados podem facilitar o rompimentos deles. O ideal é você consultar o nefrologista antes de tomar essas decisões.

  • Lu_morrone

    Boa noite. Tenho 36 e descobri aos 33 que tenho rins policisticos, herdado do meu pai (falecido após 10 anos de diálise). Nenhum artigo na net ou até nefros que consultei abordam a gravidez nesse caso. Tenho uma filha de 8 anos e estou gestante de 6 meses. A minha dúvida é se há algum risco para mim, já que para o bebê infelizmente há 50% de chance de ter a doença, como diz em seu artigo. Desde já agradeço. Luciana Morrone

  • Josianebarreto56

    Bom dia Dr., faço musculação pra ganho de massa muscular, tomo suplementos, hipercaloricos, bcaa, proteinas, etc, mas tebho rins policisticos e queria saber se pode agravar meu quadro eu tomar estes sulpelementos e tambem pegar muito peso na academia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Consumo excessivo de proteínas pode atrapalhar. Se os cistos forem grandes, exercícios pesados podem facilitar o rompimentos deles. O ideal é você consultar o nefrologista antes de tomar essas decisões.

  • Josianebarreto56

    gostaria de saber se quem tem rins policisticos podem tomar suplemento hipercalorico, BCAA, Proteinas e etc para ganho de massa muscular? e se pegar muito peso fazendo musculação pode agravar o caso?

  • Keila Gonçalves

    Olá
    Parabéns pela sua materia gostei muito pos deste os meus 15 anos já tinha rins policísticahoje tenho 29 anos e mais 2 irmaõs um com 27 e o outro com 21anos, os meus cistos são grandes , e tenho pressão alta estes remedios citado acima estao em analise . E gostaria de saber caso haja uma gravidas quais são os risco que eu e o bebê correm aguardo.
    abracos

  • lucas samuel

    Primeiramente gostaria de parabeniza-lo pelo post,
    Comentei sobre a cafeina com meu medico (Dr Fernando Eugenio Pires Do Prado) e o mesmo nao concorda com o dito acima, agora fiquei com mais duvida ainda, tenho 23 anos e estou tentando controlar minha pressao, comecei o tratamento agora, nao sinto nada, os exames indicam tudo normal, meus rins sao policisticos.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Durante a década de 1990 e início dos anos 2000 vários estudos preliminares apontaram para o risco da cafeína acelerar o crescimento dos cistos. Um dos dos trabalhos é esse, que saiu na mais famosa revista de nefro do mundo: http://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/12397042.
      Porém, ainda não foram feitos estudos grandes para que essa relação pudesse ser comprovada de fato. Portanto, o que a comunidade científica aceita no momento é que a cafeína PARECE piorar a doença. Como persiste a dúvida, a recomendação mais prudente é evitar o consumo de cafeína até que sua segurança seja devidamente comprovada.

      • Lucas Samuel

        Dr. Pedro bom dia!
        Novamente gostaria de agradecer ao exclarecimento sobre o assunto da cafeína,
        minha pressão esta muito alta, meu medico esta tentando controlar, primeiramente comecei tomando enalapril 1 comp ao dia, mais nem surtil efeito, agora no segundo mês de tratamento comecei com benicar faz 2 dias, existe algum tipo de medicamento para pressão alta que como efeito colateral acelere o almento dos cistos? existe alguma lista de medicamentos para outras finalidades(anti emflamatorios comprimidos para gripe dor de cabeça etc) que afetem diretamente a pessoa que tenha rins policisticos?
        Tenho meu medico, mais quanto mais informação sobre a doença melhor para lidar com ela.
        Grande abraço e obrigado + uma vez

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          O tratamento da pressão é sempre benéfico, pois a hipertensão acelera a perda de função renal. Anti-inflamatórios devem sempre ser usados com muito cuidado em pessoas com doença renal.

        • Josianebarreto56

          gostaria de saber se quem tem rins policisticos podem tomar suplemento hipercalorico, BCAA, Proteinas e etc para ganho de massa muscular? e se pegar muito peso fazendo musculação pode agravar o caso?

  • juditeGomes de Jesus.

    Parabéns ! Gostei do artigo. Feliz de quem não fica com o conhecimento só para si.
    Somos eternos estudantes e eternos aprendizes. Sempre temos algo a partilhar e algo para aprender.

    o saber não tem limites.
    Aquele que diz saber tudo , ou não é desse planeta, ou é um mentiroso.
    Obrigada por sua partilha.

  • Cinthia

    Boa Noite Dr ,Após uma viagem de 18 horas minhas pernas e pés ficaram muito inchados e já faz 2 dias que este inchaço não diminue o que posso fazer além de deixar as pernas pra cima ?

  • Jaciara Carneiro

    Danyella, sou atendida por dois médicos aqui em Curitiba (um é particular, outro de plano). E em Porto Alegre eu também conheço um especialista. Se não estiver perto de uma dessas cidades, eu posso pedir indicação para um dos meus médicos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Eu não moro no Brasil.

  • Danyella

    Dr boa tarde. Gostaria de saber qual seu contato para agendar consulta médica, pois, me marido tem rins policísticos e queremos consultar m especialista. Danyella Martins

    • Jaciara Carneiro

      Danyella, sou atendida por dois médicos aqui em Curitiba (um é particular, outro de plano). E em Porto Alegre eu também conheço um especialista. Se não estiver perto de uma dessas cidades, eu posso pedir indicação para um dos meus médicos.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Eu não moro no Brasil.

  • Ramona

    Boa tarde, agradecia se alguém me explicasse o que quer dizer quando um rim tem o dobro do tamanho do outro, é grave?

  • Rubinara

    bom dia!tenho hidronetrose rim direito,diminuido de tamanho.perdeu o funsionamento,mas tenho dores ainda,não estou conseguindo trabalhar ,pois meu serviço  eserviço gerais.qual e o procedimento,ja fiz tomografia e citilografia mas os medicos não resolvem nada o que eu passei.me responda não sei mas o que fazer.desde ja lhe agradeço.

  • Jussaraferreirasandim

    bom dia ! Dr SMITH veja bem meu esposo teve rins poliscisticos na flia dele o pai que tinha,a flia de nove irmãos 6 são e forão portadores onde tres mulheres e tres homens o sexo tem algo a ver pois ouvi q quando é homem o portador na geração de seus filhos seriam portadores da doença mulheres na maioria tem logica ou não.tenho duas filhas mulheres e são obesas tem influencia tambem 

  • Sta-smith

    Dr. Pedro,boa noite
    Sou Andreia Smith, tenho 35 anos fui mãe aos 21P/22 e desenvolvi os rins policisticos aos 28 anos,tomo o remedio de pressão,evito a cafeína,porem gosto do café com leite pela manhã,ainda sim o efeito da cafeina poderia ser ruim?

                                                                                                                                                   

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, a princípio, pacientes com rins policísticos devem evitar qualquer fonte de cafeína.

  • Marilza Teruel

    Dr. Pedro, boa noite
    Meu marido é transplantado renal a um ano e meio, sua creatinina
    esta 3.1 e a uréia 95, esses valores estão dentro dos padrões?

    desde já agradeço a atencão.

    Daniele.

  • Marluce de campos

    Boa tarde

    No resultado de minha sobrinha de 11 anos deu: “Pequenos cistos aglomerados no rim esquerdo. (Rim esquerdo multicístico?).

    O que significa?

  • kel

    ola dr. Pedro! tenho hidronefrose grave, rim em ferradura, rim policistico e perdi a funçao do rim direito. sou uma pessoa bastante forte pois ate agora tenho uma vida normal .Tenho algumas complicaçoes as vezes como infecçoes constantes. Gostaria de saber sua opiniao sobre o meu caso?

  • Nara

    Olá, Dr. Pedro!
    Tenho 28 anos e tenho rins policistico, mas graças a Deus a doença é controlada… Nunca tive nada e evito sempre de comer comida salgadas e com bastante proteinas. Nunca bebi e nem fumei! Minha dúvida é, com essas referencias do meu problema, poderei ter uma gravidez saudavel ou não é aconselhavel eu engravidar? Meu bebê poderá ter alguma sequela?
    Desde já, muito obrigada e Parabéns por nos ajudar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    mais ou menos 150 gramas

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    1- Sim
    2- Aparentemente sim, mais ainda faltam mais estudos
    3- Sim, principalmente a rapamicina.

  • Anapaula39

    dr boa noite tenho policisto renal 42 anos meus rins estao cheio estpu com diabetes acima do peso possa fazer alguma cirurgia para emagrecer

  • Mariaritafurtadodecamillo

    Maria Rita
    Como eu tenho rins policisticos, e provavelmente meu irmão será o doador, os exames estao quase todos prontos, lhe pergunto, vou ficar com os dois rins “podres” que podem estourar as bolhinhas, sangrar e infeccionar? como fica o rim novo nessa historia se minha imunidade vai ficar baixa…. e os antibioticos?  vale a pena sacrificar meu irmão? me responda com sinceridade…. hoje estou com infecção urinaria tomando cloridrato de ciprofloxacino que me dá um monte de efeito colaterais…

  • Adilson Martins

    Dr. olha mais uma vez muito obrigado.
    Olha estou ja há duas semans a sangrar ao fazer urina, um com cor de sangue mesmo muito forte. Queria saber se isto é normal visto que sempre que vou ao meu médico ele me diz que é amnifestação de doença? Tenho rins policistos.

  • ronaldo

    agradeço doutor pela sua posiçao

    vamos aguardar entao tomara que isso se concretize

    muito obrigado otima semana

  • ronaldo

    dr, pedro
    visto seu blog primeiramente gostaria de parabelnizalo pelas suas respostas
    meu nome e ronaldo tenho 26 anos e tambem tenho rins policisticos minha mae tem 58 anos e esta
    fazendo emodialize devo confeçar que isso me deixa um pouco assustado
    sera que no futuro proximo todas essas pessoas que lhe interogaram inclusive eu teram chances de cura
    sinceramente eu acredito na medicina acho que os medicos serao capazes de descobrir algo que possa retardar ou ate curar as pessoas com essa doença espero nao precisar passar pelo mesmo camilho e sofrimento que a minha mae esta passando 
    o dr sabe quantas mil pessos possuem essa doença em todo o pais
    acho que deve ter um numero bem significativo para que a medicina invista em pesquizas e tecnologias para o tratamento dessas pessoas

    des de ja agradeço pela sua atençao

  • Everaldogonalves

     Dr. Boa noite!
    Existe medicamento para

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Nem um nem outro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se houver cistos grandes, sim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Qualquer bebida qeu contenha cafeína deve ser evitada, incluindo caé, chás, Coca-Cola… Ainda não existe tratamento efetivo

  • Dinha

    minha irmã está gravida e tem rins policisticos ,o medico disse q ela não pode fazer cesario,isso e verdade ?ela ou o nenem correm algum rico na hora do parto?

  • Ivania_chaves

    TEnho rins policistico e quero saber se posso fazer academia, sou hipertensa.
    obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Rafaela

    Boa noite Dr.
    Fiz uma tomografia computadorizada e no item impressão diagnóstica, entre outras coisas, constou: “cistos parapiélicos a direita”.

    Gostaria de saber:
    O que são estes cistos?
    Quais as características deles?

    Muito obrigada, desde já.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se houver cistos grandes, sim.

  • Tomas

    Dr. Pedro, atividades desportivas intensas, ou que envolvam pesos pesados, podem causar danos no rim policístico?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Há muitas pesquisas em andamento sobre o tratamento da doença policística renal. Acho que em mais 5 ou 10 anos haverá no mercado algum tratamento eficiente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Em princípio sim, mas o ideal é você ter uma opinião de um nefrologista antes de engravidar.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    A princípio, você deve poder engravidar, mas o ideal é você ter uma opinião de um nefrologista antes.

  • Nara

    Olá, Dr. Pedro!
    Tenho 28 anos e tenho rins policistico, mas graças a
    Deus a doença é controlada… Nunca tive nada e evito sempre de comer
    comida salgadas e com bastante proteinas. Nunca bebi e nem fumei! Minha
    dúvida é, com essas referencias do meu problema, poderei ter uma
    gravidez saudavel ou não é aconselhavel eu engravidar? Meu bebê poderá
    ter alguma sequela?
    Desde já, muito obrigada e Parabéns por nos ajudar.

  • noêmia cardoso

    dr.pedro eu ouvi falar que tem medicação que faz com que a creatinina retarde.tem algum fundamento?e o que quer dizer microalbuminuria,já li mas não consegui entender.por exemplo meu marido fez este exame de 24hrs deu 75,3mg/dl,1255,0lrg/min.1807,2mg/24hr.pq três resultados ele tem rins policisticos,a cretinina 2,40.uréia68.desde de já agradeço a atenção.

  • Nara

    Olá, Dr. Pedro!
    Tenho 28 anos e tenho rins policistico, mas graças a Deus a doença é controlada… Nunca tive nada e evito sempre de comer comida salgadas e com bastante proteinas. Nunca bebi e nem fumei! Minha dúvida é, com essas referencias do meu problema, poderei ter uma gravidez saudavel ou não é aconselhavel eu engravidar? Meu bebê poderá ter alguma sequela?
    Desde já, muito obrigada e Parabéns por nos ajudar.

  • André

    Dr.Pedro tenho rins policisticos e ele estao aparecendo nas laterais da minha barriga de tao grandes que estao, tenho tido muita ancia de vomito, mais quando vomito so sai um liquido como se fosse agua e nao os alimentos que comi, tenho sentido muito mau estar , isso pode ter haver com os rins?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ainda não há nenhuma novidade relevante sobre o tratamento. Quando houver, eu atualizo o texto.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Ainda não há nenhuma novidade relevante sobre o tratamento. Quando houver, eu atualizo o texto.

  • Lucas Samuel

    Tenho 23 anos e tenho rins policisticos que herdei da minha mãe, gostaria de saber como andam os estudos para um futuro tratamento retardador para a doença, vi alguns comentarios que conseguiram criar um rim artificial que futuramente pode acabar com a diálise, lembrando que minha saude esta normal por enquanto nao tenho sintomas tenho acompanhado a evolução da doença com meu nefrologista periodicamente.
    Minha mãe faleceu com 48 anos e sofreu muito com essa doença, eu nao queria passar por tudo que ela passou acredito muito na medicina
    Agradeço muito o post, pois foi o mais completo que achei

  • Cidacosta

    Boa noite Dr. minha irmã tem 39 anos e tem rins policisticos e em stado be aançado, mas ela mora m uma cidade do interior onde não tem recursos nenhum de tratamento e a única coisa que esão fazendo é uma dieta alimentar, estáa  correto? Não há nada mais a fazer, temos vontade de traze-la para SP aqui tem mais recursos.
    Obrigada Cida

  • Andreia Bulcão

     Ola Dr. Pedro! Meu nome e’ Andreia e descobri que meu filho tinha rim policistico quando eu estava gravida. Hoje fazemos exames anuais para ver como a doença esta’ evoluindo. Não encontramos historico familiar nos exames feitos por mim e pelo pai dele. Hoje meu filho esta’ com 7 anos e ainda faz xixi na cama. Gostaria de saber se ha’ alguma relação com a doença! Gostei muito das informações do blog. Nenhum nefrologista falou sobre cafeina na alimentação e agora vou controlar isso. Desde ja’ agradeço as informações

  • noêmia cardoso

     muito obrigado Dr.Pedro.meu marido fez um exame que se chama microalbuminuria e o resultado deu 571,9g/min e 823,5 mg/24hrs o que quer dizer este exame,a creatinina deu 2,04 e acusou no equ ++proteinas.será que ela vai precisar fazer hemodialise?desde já agradeço

  • Isangila

    boa noite dr eu so queria saber se tem algo a ver eu engravidei e tive adramnia do 4 ao 7 mes de gravidez fizerao uma cesaria e retirarao o meu filho ele nasceu com a bariguinha muito inchada ele tinha rins policisticos ele viveu apenas tres dia e nao urinava e agora minha mae esta com 2 cistos no rins esquerdo o direito dela ta normal sera que e genetico ou n tem nada a ver minha mae tem 40 anos

  • ana lucia de souza

    os cisto renal que tenho é policísticos  eles estão medindo  D- 15.1X7.7
                                                                                           E-13.5×7.7
    qual dos dois esta mais complicado.

  • Anonymous

    doutor tenho problema de rins policistico. o meu rin direito está medindo 15.1×7.7
    esquerdo 13.5×7.7 me responda qual é dos dois que está complicado. minha mãe morreu com esse problema eu corro o mesmo risco. ana

  • Ricardo

    um cisto renal com 8,8 cm, mesmo sendo simples e homogeneo pode trazer problema pelo tamanho ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se continuar crescendo ele pode causar dor.

  • Alice

    Meu namorado tem rins policísticos. Com que frequencia é indicado a Ressonância ?

  • Andreia Bulcão

     Ola Dr. Pedro! Meu nome e’ Andreia e descobri que meu filho tinha rim policistico quando eu estava gravida. Hoje fazemos exames anuais para ver como a doença esta’ evoluindo. Não encontramos historico familiar nos exames feitos por mim e pelo pai dele. Hoje meu filho esta’ com 7 anos e ainda faz xixi na cama. Gostaria de saber se ha’ alguma relação com a doença! Gostei muito das informações do blog. Nenhum nefrologista falou sobre cafeina na alimentação e agora vou controlar isso. Desde ja’ agradeço as informações

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Qualquer bebida qeu contenha cafeína deve ser evitada, incluindo caé, chás, Coca-Cola… Ainda não existe tratamento efetivo

  • noêmia cardoso

    dr.pedro meu marido(40)e minha filha(19)anos tem rins polisisticos,atualmente ela está gravida de 4meses,fiquei mto preocupada tem algum exame que se pode fazer para saber se ele vai ter a mesma doença.Os rins dela ainda estão funcionando normais. já os rins do meu marido a creatinina que estava em 1,08 agora acusou 2,04,a criatinina pode ser variável? ele foi fazer uma caminhada e quando chegou
    sentiu um peso nas pernas e mais tarde quando foi urinar,urinou sangue.a pressão dele é controlada.O meu sogro fez transplante na PURS e durou 10 anos(já faleceu).muito obrigado desde já. teria alguma medicação para para de aumentar os cistos,quando o sr.diz cafeina é não tomar café.

  • Everaldogonalves

    Boa noite!Dr.
     Tem medicamento para eliminação do policistico ou só cirurgia?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nem um nem outro.

  • Dandaeliza

    Dr. Bom dia!

    Quem tem rins policístico pode tomar anticoncepcional?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Maria Rita

    Tenho rins policisticos e já faço hemodialise, minha filha mais velha também tem a doença, mas a única restrição que nos foi feita na época foi Não comer carne vermelha, só peito de frango e peixe, não falou nada de cafeina…nem sal, não quero que ela desenvolva a doença e vá para a máquina….

  • Priscilansouzatr

    Dr,boa noite.
    Tenho uma afilhada q nasceu somente com um rins agora ela em 3 anos e seu rins esta com cistos,seus pais ñ sabem o q fazer, o medico indicou ela para transplante,será q é a unica solução? Qual seria o melhor hospital para tratamento?

  • Erisvaldo Pinto

    Dr, bom dia.
     
    Parabens pela iniciativa.
     
    Os medicamento Tolvaptan e Rapamicina ja estão sendo testado em humanos?
    Esses medicamentos são eficazes ao problema?
    Existe algum efeito colateral? 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Sim
      2- Aparentemente sim, mais ainda faltam mais estudos
      3- Sim, principalmente a rapamicina.

  • Grace

    Boa tarde, gostaria de saber o que é Rins de forma e contornos habituais. coeficiente de atenuação reduzido de forma focal na cortial média direita medindo 0,5cm, padrão pouco especifico que favorece pequeno cisto. Isso é grave? que providencia devo tomar?.
    Obrigado.

  • Dirlene zuelow

    doutor pedro meu irmao tem 44 anos e fez um ultrasson onde apontou que ele tem cistos nos rins e no figado qual aprobabilidade de se transformar num cancer ja que tem historico de cancer na familia toda desde pai emae ate avos tios enfim?

  • ronaldo

    dr. mais uma pergunta se for possivel vc me responder

    pessoas com rins policisticos tem alguma dieta a seguir tanto na comida quanto bebidas alcoolicas

    grato

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Evitar sal e cafeína

  • ronaldo

    agradeço doutor pela sua posiçao

    vamos aguardar entao tomara que isso se concretize

    muito obrigado otima semana

  • ronaldo

    dr, pedro
    visto seu blog primeiramente gostaria de parabelnizalo pelas suas respostas
    meu nome e ronaldo tenho 26 anos e tambem tenho rins policisticos minha mae tem 58 anos e esta
    fazendo emodialize devo confeçar que isso me deixa um pouco assustado
    sera que no futuro proximo todas essas pessoas que lhe interogaram inclusive eu teram chances de cura
    sinceramente eu acredito na medicina acho que os medicos serao capazes de descobrir algo que possa retardar ou ate curar as pessoas com essa doença espero nao precisar passar pelo mesmo camilho e sofrimento que a minha mae esta passando 
    o dr sabe quantas mil pessos possuem essa doença em todo o pais
    acho que deve ter um numero bem significativo para que a medicina invista em pesquizas e tecnologias para o tratamento dessas pessoas

    des de ja agradeço pela sua atençao

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Há muitas pesquisas em andamento sobre o tratamento da doença policística renal. Acho que em mais 5 ou 10 anos haverá no mercado algum tratamento eficiente.

  • Ramon Peres

    Boa Tarde Dr. Pedro. Meu nome é Ramon. tenho 43 anos a pouco tempo fui diagnosticado que tenho rins policistos, eu gostaria de saber do Sr. Um rim normal qual é eventualmente o peso normal de cada um.   

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Danieli,
    isso ainda não está 100% provado, mas até lá, indicamos mesmo cortar a cafeína.
    Sim, a sua filha pode desenvolver a doença quando adulta.

  • Anonymous

    Bom dia Dr. Pedro!
    As informações do seu blog me deixaram muito aliviada, pois semana passada meu marido sentiu dores e fomos ao médico, ele foi medicado para passar as dores e foi aconselhado pelo médico a fazer uma ultrassom, o único sintoma é dor, ele urina bem clarinho, bebe bastante água e nunca sangrou, na verdade nunca havia sentido nada, essa foi a primeira vez. Fez ontem, e foram detectados cálculos e doença renal policística, vamos hoje em um especialista, porém eu fiquei muito preocupada, pois o pai dele(já é falecido)foi transplantado. Lendo as informações fiquei mais tranquila, agora sei que é hereditário, e ele está com 32a. então tenho certeza que conseguiremos controla-lá. Graças a Deus ele não fuma nem bebe, e eu controlo muito o sal. Li que o consumo de cafeína pode acelerar a doença, tem que parar completamente de beber café? Temos uma filha de 9 meses, ela pode desenvolver a doença? Parabéns pelas informações e por responder todas as perguntas…
    Desde já obrigada!
    DANIELI FERRARI

  • Ramon Peres

    Boa Tarde Dr. Pedro. Meu nome é Ramon. tenho 43 anos a pouco tempo fui diagnosticado que tenho rins policistos, eu gostaria de saber do Sr. Um rim normal qual é eventualmente o peso normal de cada um.   

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      mais ou menos 150 gramas

  • Cienemartins77

    Parabéns Dr. pedro , seu Blog é maravilhoso!
    Tenho um cunhado  de 53 anos com a doença dos rins policisticos diagnósticada há 01 ano,(HERANÇA GENÉTICA PATERNA) estar com creatinina 7.6mg/dl com volume renal de mais ou menos 2 litros, abdome distendido duro  e doloroso ao decubito lateral, ainda não fez diálise e não apresnta os sintomas da insuficiencia renal. Ele estar pensando em fazer um transplante renal antes de chegar a fazer hemodiálise. Gostariamos de saber :
    se o transplante nesta situação  é possivel ?
    – E se ao ser transplantado os rins doentes seram retirados do seu local de origem.
    – Se ele tem o doador , é nescessario entrar na fila de espera?
    _ Se Pode pagar para fazer o transplante Renal ele tendo o seu doardor?

    Obrigada! 
    Luciene Martins – Feira de Santana – BA

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Sim, o transplante é uma opção.
      2- Se forem muito volumosos podem ser retirados.
      3- Não, não há fila para transplante entre vivos.
      4- Não.

  • Vexinha_97

    Boa tarde!  
    Tenho um familiar com quistos renais bilaterais com dimensões que atingem 26 milimetros.

    Será que isto pode originar a doença policistica?
    Tendo só alguns quistos?

    Fatita Vieira
    Agradecia o esclarecimento. Obrigada

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Depende do número de quistos que ele tem no total, e não do seus tamanhos. Na dúvida, é bom procurar a opinião de um nefrologista.

      • Vexinha_97

        Boa noite!

        Quistos de 26 milimentros. Será que provocam dor dos rins?
        Os quistos podem passar a cancro?

        Agradecia a resposta. Obrigada.

        • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          26 milimetros não costumam causar dor. Não, quistos não viram cancro.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Muito cedo. Se ele for assintomático, só se indica o ultrassom após os 18 anos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Aline
    Me manda um e-mail que eu te passo as referências.

  • Aline

    Olá Dr. Pedro.
    Sou estudante de Farmácia e estou estudando risn policisticos.
    Seu texto é otimo, mas ainda preciso de mais informações.
    Voce poderia me informar suas referências para talvez eu encontrar o que preciso?!
    Obrigada,

    Aline.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mariana
    1. Se sua mãe nunca fez uma ultrassonografia e nunca dosou a creatinina, não tinha mesmo como saber que havia algum problema.
    2. Insuficiência renal causa anemia, não sei se no caso da sua mãe a causa é só esta.
    3. Os familiares de primeiro grau devem fazer uma ultrassonografia para saber se tb têm a doença.
    4. Menstruação atrasada não provoca sangue na urina.

  • Anonymous

    Olá Dr.Pedro,
    Lir todo o blog com perguntas e respostas, pois assim fico informada para ajudar minha mae!
    Ela tem 77anos e so agora descobriu que tem rins policisticos com 30% dos rins funcionando, depois de um desmaio e constatar que ela tem uma anemia profunda! E todo mes ela está nos medicos e fazendo exames…como pode passar assim despercebido Dr.Pedro!!!
    Queria saber se esta anemia é devido ao problema dos rins…
    Moro no EUA e como é uma doença hereditaria gostaria de saber que tipo de exame fazer e como é tratada esta doença aqui…
    A ultima vez que fiz exame de urina acusou um pouquinho de sangue, mas o medico nao deu muita importancia dizendo que seria devido ao ciclo mestrual que estava atrasado ha muito tempo!
    Desde já agradeço muito Dr.Pedro por todas as informaçoes!
    Abraços!

    Mariana Rodrigues

  • Anonymous

    Olá, me chamo Eliza e gostei muito dos seus exclarecimentos, me foi muito útil. Gostaria de lhe deixar uma pergunta, e espero ser respondida, tenho doença renal policistica e é hereditária, já há 3 casos na familia que evoluiram para insuficiência renal crônica, no meu caso graças a Deus não, mas tenho muitas infecções urinárias de repetição, e minha ginecologista me disse que provavelmente é por causa dos cistos, e por conta disso sinto muita dor e tomo muitos antibióticos .Ouvi falar de uma vacina que ajuda a previnir contra essas infecções urinárias de repetição,gostaria que você me falasse mais sobre ela, se funciona mesmo, quando e em que casos deve ser recomendado, enfim toda a informação possível, pois sei que essas infecções podem acabar afetando os meus rins e se desenvolvendo para um problema mais sério, e é justamente isso que eu quero evitar.
    Agradeço desde já
    Eliza Costa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Isabel
    Evite sal, excesso de proteínas e cafeína

  • http://www.blogger.com/profile/13056461837226222923 Isabel

    Olá Dr. Pedro

    Tenho Rins Plocísticos, gostaria de saber se tem alguma tipo de alimentação específica ou alimentos e bebidas que tenho que evitar, para o melhor funcionamento do meus rins

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Alexandre – Mogi Guaçu-SP
    Isso é um laudo compatível com rins policísitocs. Procure um nefrologista.

  • Alexandre – Mogi Guaçu-SP

    Dr. Pedro, mais uma dúvida, meu último ultrassom dos rins diz o seguinte:

    *Rins com dimensões aumentadas, com ecotextura difusamente heterogênea, observando múltiplas imagens císticas de conteúdo anecóide, com reforço acústico posterior bilateralmente*

    Rim Dir. medindo 14,6/9,0/7,7 cm. EP=1,3 cm.
    Rim Esq. medindo 14,6/7,6/7,5 cm. EP=1,8 cm.

    O que isso quer dizer numa linguagem mais clara?

    Obrigado

  • Alexandre – Mogi Guaçu-SP

    Olá Dr. Pedro!

    Eu tenho rins policísticos e tenho algumas dúvidas, quero saber se a atividade de musculação pode acelerar a doença? Posso comer ou tomar sucos com frutas ácidas, tais como: laranja, limão, abacaxi, etc? Suplementos para ganho de massa muscular é contra indicado?

    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Viator
    Tanto faz, todos são iguais em relação ao rim. Se o paciente tiver função renal alterada, o ideal é não usá-los. Se o fizer, no máximo 3 dias.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Érika
    1- Não, os cálculos não ficam onde estão os cistos
    2- O rompimento de um cisto costuma causar dor. Procure o seu médico.

  • Anonymous

    Dr.Pedro, qual o antinflamatório que posso prescrever para um paciente portator de rins policístico. Sou dentista gostaria q vc me ajuda-se nesta duvida.
    Obrigado!
    Viator

  • Anonymous

    Olá! A ingestão de chás para o deslocamento dos cálculos pode ocasionar no rompimento de um cisto? E se acontecer o rompimento de um cisto, composto por sais minerais, que procedência tomar? Mais uma vez, obrigada! Érika Caldas, Salvador-BA.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Eduardo
    O problema parece ser a cafeína e não o café em si.

  • Anonymous

    Prezado Dr. Pedro,

    Primeiro, parabéns pela iniciativa. É fantástica.
    Li a respeito da cafeína acelerar o processo da doença plolicística dos rins. Tenho a doença e tomo muito café por dia.
    Gostaria de saber se café descafeinado pode ser ingerido pelos portadores da doença ou se também não é recomendado.

    Abraço,
    Eduardo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Érika
    Sim, a doença policística aumenta o risco de cálculos renais. Não há necessariamente relação com a infecção urinária.

    Os cistos contém um líquido com sais minerais, mas em alguns casos pode haver sangue.

    O transplante é indicado apenas em fases terminais da insuficiência renal

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mónica Salgado
    Não existe nenhuma evidência científica de que a acupuntura funcione na doença policística renal.

  • Anonymous

    Olá, quase esqueci! Do que são compostos os cistos renais é de sangue ou de água? Este líquido exerce influencia na função renal? Quanto ao aumento, há um parâmetro ou eles simplesmente nascem e crescem sem se saber explicar? Existe um “nível” da doença para se pensar em um transplante?
    Sou Érika Caldas, tenho 23 anos e moro em Salvador-Ba. Mais uma vez, obrigada!

  • Anonymous

    Olá! Tenho 23 anos moro em Salvador-Ba. Minha família possui rins (e outros órgãos) policísticos,tenho parentes próximos que já fazem dialise, eu vivo bem com as restrições. Além dos cálculos renais, tenho tido muitas infecções urinárias (3 só este ano). Tem alguma relação com meus cistos(bi laterais)ou com a ingestão de proteína? Grata, Érika Caldas

  • Mónica Salgado

    Bom dia caros Doutores.

    Parabéns pela informação que altruisticamente disponibilizam.

    Gostaria de saber se têm conhecimentos sobre efeitos positivos da Acupunctura no atraso da progressão da doença.

    Muito obrigada.

    Cps,

    Mónica Salgado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Joao Carlos -
    Não conheço nenhum estudo que tenha avaliado o efeito de anabolizantes em pacientes portadores de rins policísticos. Mas o bom senso nos diz que a chance dos esteroides acelerarem a doença é grande.

    Quem doença renal não precisa parar de consumir proteínas, mas há indícios que um excesso acelere a perda de função renal. Por isso não se indica suplementos de proteínas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Yashilla
    Evitar sal (o iodo não tem nada a ver), cafeína, gorduras e proteínas em excesso.

  • Joao Carlos -

    Bom Dia Dr. Pedro.
    Primeiramente, parabéns pelo Blog,é mto esclarecedor, ajuda muito leigos nos assunto como eu.

    1 – Quem tem rins policísticos não pode ingerir proteína (ex; complemento nutricional q se usa após a academia)mesmo bebendo bastante água? bebo no minimo 4 litros de agua por dia. Faço controle anual, tive crise renal ha uns 9 anos atras e nunca mais tive, tbm nao sinto dor alguma nos rins.

    outra coisa q eu queria entender, preciso de uma explicação.
    qual a relaçao de doença policística renal e anabolizantes?

    Eu ia tomar um produto chamado Mdroll, q estimula a produçao de HGH no corpo humano, consequentemente aumentando a massa muscular, volume do corpo etc.

    Obs: ja sei q nenhum médico vai aconselhar alguem a fazer o uso dessas substancias.

    Mas queria entender a RELAÇÃO e INFLUENCIA da produçao artificial do HGH com a doenca policistica renal.

    Muito Obrigado.

  • Yashilla

    Dr Pedro gostaria de parabenizá-lo pela iniciativa, pois com certeza, suas explicações deixam as pessoas mais tranquilas quanto as dúvidas sobre essa doença…Bom DR. descobrimos essa semana que meu marido MARIO, 47 anos, teve o seguinte diagnóstico – Rins com volume aumentado e parênquima substituido de forma quase completa por diversas lesões císticas, grande parte delas simples, porém algumas com septações e conteúdo ecogênico e calcificações parietais (rins policísticos). Não há hidronefrose – Minha pergunta, quero e preciso ajudar o meu marido, depois de ler suas explicações, sei que não poderá virar câncer porém, ele pode ter que fazer diálise, como posso ajudar meu marido, qual seria a alimentação certa?…usar azeite e sal com menos iodo ajuda??..ou preciso cortar todo o sal e o oleo, qual seria a melhor alimentação para que ajude meu esposo??

  • Anonymous

    adorei este site e o Dr. que responde as perguntas..há algusn anos atrás tive uma pedra coraliforme no rim esquerdo e fiz uma nefrectomia fiquei com muitas dúvidas que meu nefrectologista tirou, mas se conhece-se este site antes ….muito bom….

  • Socorro Maia. 04/05/2011

    Gostaria de saber se aqui em Recife, tem alguém interessado neste assunto, gostaria de compartilhar para mais informações.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Dr. Osvaldo,
    A única relação descrita entre artrite e doença policística renal autossômica dominante é o aumento da incidência de gota. Porém, a artrite gotosa não me parece ser um diagnóstico diferencial para o caso da sua paciente.
    Provavelmente ela tem duas doenças distintas.

  • Osvaldo – reumatologista

    Olá Dr. sou reumatologista e recebi uma paciente com rins policísticos, com quadro de poliartrite simétrica fugaz, de início há cerca de 6 meses. Não se apresenta em fase IRC avançada, com Cl Cr 95ml/min e gradiente CaxP adequado. Existe descrição de manifestações reumatológicas nessa síndrome? Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carol,
    pode, mas deve ser acompanhada pelo seu nefrologista durante a gravidez.

  • Caroline

    Boa noite, me chamo Carol e tenho 31 anos e rins Policisticos. gostaria de saber se posso engravidar e quais os riscos e tratamentos, pois estou Louca para ter um filho!
    Obrigada e o blog está me ajudando muito! PARABÉNS!!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Antoniele,
    O rim policístico não volta após o tx.
    Não médico ideal. O transplante é um procedimento multidisciplinar. É preciso uma equipe e um serviço de nefrologia/urologia com experiência.

  • Antoniele

    Ola Dr.Pedro Meu nome é Antoniele sou de Chapada dos Guimarães MT, tenho rins policisticos desde que nasci, estou com 24 anos e os meus rins funcionam só 26%, levo uma vida normal apesar e evitar comeer alqumas coisas e ter umas dores de vez enquando, ja tenho um nefrologista aqui em Cuiabá, mais gostaria de me informar mais sobre transplante! Quais são os melhores médicos q fazem esse tipo de cirurgia!! Aliás depois de fazer um transplante tem algum perigo da doença voltar de novo?
    Obrigada Dr. adorei o blog!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Antônio,
    devido ao fósforo.
    Eu explico tudo qui neste texto
    http://www.mdsaude.com/2010/03/insuficiencia-renal-fosforo-pth-doenca.html

  • Anonymous

    Boa noite , meu nome é Antonio, moro em Santa Catarina. Gostaria de saber porque um paciente prestes a fazer hemo ou ja fazendo, tem que evitar leite e derivados do leite. (Um pudim, pode comer?)

  • http://www.blogger.com/profile/04393336581392706630 Dra. Renata Campos

    Antonio,
    ainda não. Até aonde eu sei o EKI-785 ainda não foi para frente não. Existem outras drogas em fases de pesquisa bem mais avançadas para rins policísticos.

  • Anonymous

    Bom dia,meu nome é Antonio,eu tenho rins policisticos e tenho uma filha de 22 anos que ja apresenta um cisto em cada rim.No caso dela que esta no inicio,sera que tem algum remedio para impedir o crescimento dos cistos?Por acaso o DR. tem alguma informação sobre o EKI-785?
    Gostei muito das informaçoes,muito esclarecedoras.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eduardo,
    o Roscovitine é uma droga ainda experimental, sem trabalhos com seres humanos ainda.

    A droga que está com pesquisas mais avançadas para doença policística renal é o tolvaptan.

  • Anonymous

    Dr, pesquisando na Internet, achei um medicamento que serviria para diminuir os cistos ou estacionar o aparecimento deles e pelo que entendi está em teste, o Roscovitine . O sr. tem alguma informação sobre isto?

    Grato,
    Eduardo

  • Anonymous

    Dr, boa tarde. Já existe previsão para quando haverá drogas que reduzam ou pelo menos estacionem a evolução dos rins polissísticos?

    Abraço,
    Eduardo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Wanderson,
    NQI não serve para nada.
    Falo um pouco dele neste texto:
    http://www.mdsaude.com/2009/01/calculo-renal-pedra-nos-rins.html

  • Wanderson

    Olá Dr….. Meu Nome é wanderson Sou do Rio de Janeiro e queria Parabenizar pelas informações, passadas.
    Estou com um Calculo no rim direito, 17ml coloquei um duplo J e estou pesquizando sobre varios assuntos, inclusive prevensões já sei sobre “beber muito liquido” etc… mais o que o Senhor tem a dizer de alguns complemento alimentares tipo “NQI” a base de fosforo será que ajudará na prevensão???? ou é mais uma farsa??? de produtos milagroso????

    Um abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Luzia,
    Se ela já tem fístula para hemodiálise, já pode-se pensar em transplante caso exista um familiar disposto a doar. Em casos de tx renal com doador vivo, o paciente não precisa entrar em diálise primeiro. Isto só é obrigatório para a lista do tx renal com doador cadáver.

  • Anonymous

    Meu nome é Luzia,
    Quero primeiramente parabeniza-lo pelo blog
    Achei muito interessante. Não sabia que havia tantas pessoas assim com esse problema e tantas dúvidas!!Essa troca de informações e experiências é muito importante para nós. Obrigada.
    Minha filha está com 20 anos e tem rins policisticos e esclerose tuberosa.
    Ela já nasceu com a doença, mas não foram encontrados sinais nos antecedentes familiares. Não sei dizer ao certo que tamanho são os rins dela, mas os cistos são palpáveis nos dois lados. O acompanhamento dela é feito no HC de Ribeirão Preto. Atualmente está com a função renal em torno de 18%, e como não a tratamento a fazer para retardar este processo, já está com a fístula preparada para a hemodiálise, se for preciso. Por enquanto, o que pode ser feito é apenas seguir as restrições médicas sobre alguns alimentos que podem acelerar para que os rins parem de funcionar. Do mais, não há nada a fazer.
    Gostaria de saber Dr. se é possível ou aconselhável fazer um transplante mesmo que eles ainda estejam funcionado pouco.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Washington,
    Até o momento não há novidades.

  • Washington Amorim

    Bom dia Doutor,
    Excelente as informações do seu Blog.
    Em seu post de Nov 2008, o sr. menciona que “existem pesquisas avançadas e que a curto prazo deve ser aprovada uma medicação que parece impedir o progresso dos cistos”.
    Já alguma alguma novidade aprovada nesse sentido?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    MAria,
    NQI não serve para nada.

  • maria aparecida

    Boa tarde,Dr. Pedro.minha filha tem 21 anos e rins policisticos e calculos,carga herdada da avó,li comentarios sobre um complemento chamado NQI,que diz terminar com os calculos?O que o Sr.diz a respeito,no caso dela com rins policisticos ela pode tomar?Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Bruna,
    Não existe cura para rins policísticos, nem espontânea, nem por tratamento médico.

  • Bruna

    Dr. Pedro e Dra. Renata tenho rins policísticos desde os meus 12 anos, devido hereditariedade do meu pai, pois toda família dele possue diagnóstico desse problema.Gostaria de saber se existe a possibilidade destes cistos “sumirem” ou se realmente não existe cura para isso.

    Atenciosamente.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcelo,
    Não se indica punção do cisto. O risco de complicações é grande. Quando a abordagem é necessária, a cirurgia é o procedimento mais seguro.

  • marcelopianta

    Dr Pedro, descobri que estou com doença policística renal com o rim direito medindo 15,1X9cm e o esquerdo 15,1X9,7cm com inúmeros cistos bilaterais e de dimensões variadas os maiores medindo 4,7cm no rim direito e 6,8 cm no esquerdo com septos em seu interior.Queria por favor saber se essa dimensões já estão em um padrão de risco e se uma pulsão seria o procedimento ideal para o controle do crescimento. Agradeço antecipadamente pela sua colaboração!!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Adriano,
    Atualmente não existe muito mais essa história de pesquisa sendo feita apenas em um lugar. Os trabalhos hoje em dia são feitos simultaneamente em vários países do mundo.

    Imagina-se que nos próximos 5 anos surja alguma novidade.

  • Adriano

    Dr. o senhor disse que a pesquisas sobre medicamentos que podem impedir o progresso da doença, como posso saber onde esta sendo feito a pesquisa e quando vai estar acessivel muito obrigado
    Adriano Uberlandia MG

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Suelen,
    Não existe nenhuma contra-indicação a carregar mais de 5 quilos. Se vc tiver cistos muito grandes deve evitar esforços exagerados.

    Evitar sal é importante. Carne vermelhas podem ser consumidas moderadamente.

    Estress não muda nada em relação ao rim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cristina,
    A orientação atual é que o consumo de proteínas não ultrapasse 1g por kg por dia.

    Acho que seria bom vc ter uma nutricionista, para controlar não só a proteína, mas também o sal.

  • ricardo

    Boa noite,

    Descobri recentemente que tenho Rins Policisticos, mas infelizmente minha avo teve, meu pai teve e minhas irmas mais velhas tem.

    Como o assunto esta a bastante tempo na familia ouvimos varias informacoes de cuidados a serem tomados, como por exemplo:
    - Carregar pesos mais de 5 KG
    - na hora de se agachar flexionar as pernas para nao comprimir os rins.
    - evitar sal e carnes vermelhas
    - evitar estress.

    Quais os reais cuidados que eu devo ter?

    Obrigada,

    Suelen

  • Cristina

    Bom Dia!
    Estou a pensar ir a um nutricionista de forma a alterar a minha dieta alimentar, reduzindo o consumo de proteinas.
    Gostaria de saber a vossa opinião acerca deste assunto e se realmente está comprovado que pode atrasar a progressão da doença.
    Tenho 33 anos, os dois rins com cerca de 20 cm e imensos quistos.
    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Eline,
    É comum o figado também ter cistos na doença policistica renal, mas em geral isso não é nenhum grande problema como é para os rins.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliana,
    A doença sempre se manifesta nos 2 rins. É até estranho que um esteja cheio de cistos e o outro não. Confirme essa informação com seu nefro.
    Pimenta não faz mal.

  • Lia "Brecho Virtual"

    Boa noite Doutores ,meu nome
    é Eline ,tenho rins plicisticos , já soube pelo meu nefro ,que não tem tratamento e etc….mas tb tenho figado policistico e não obtive nenhuma informação , gostaria de ter mais esclarecimento sobre o figado , parabéns pela iniciativa do blog , e desde já meu muito obrigada .

  • Anonymous

    Boa noite Dr Pedro

    Descobri a poucos meses que tenho rin policistico,meu rin esquerdo já está todo coberto por cistos,gostaria de saber se essa doença vai passar para meu rin direito também,emagreci muito,isso é normal,gostaria de saber se pimenta faz mal pra quem tem rim policistico,tenho 40 anos.Desde já agradeço. ass: JULIANA

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Jaciara,
    O melhor chá para quem tem rins policísiticos é “chá de água” :)

    Falando sério, muitos chás têm cafeína e são diuréticos, por isso podem piorar o quadro.

    O ideal é beber muitos líquidos, podendo ser sucos, água, água de côco etc…

  • Jaciara

    Prezados dr. Pedro e Dra. Renata,

    Vi a resposta à pergunta de Rafael Camargo sobre cafeína e como também tenho PKD e sou uma “cafeinômana” (risos), gostaria de esclarecer uma dúvida adicional. Já ouvi alguns comentários de que o chá, sobretudo chá preto, teria mais cafeína do q o café. Como agora terei de buscar alternativas de consumo, há algum tipo de chá mais recomendável para ingestão por quem tem rim policístico? Desde já agradeço mais esta resposta.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rafael,
    É comprovado sim.
    Se vc tem rins policísticos, então a quantidade ideal de cafeína é ZERO.

  • Anonymous

    Reforçando que tenho 16 anos, já apresento alguns cistos em ambos os rins, meu pai já faz diálise, gosto e tomo muito café.

    Mais uma vez muito obrigado pela atenção.

    Rafael Teruel Camargo*

  • Anonymous

    Eu li a parte sobre que a cafeína pode aumentar o progresso da doença, isso é comprovado, aumenta muito e quanto devo tomar de café por dia?

    grato pela atenção.

    Rafael Teruel Camargo*

  • Anonymous

    Olá doutores sou Wesley de Cuiabá MT.So estou registrando minha passagem para lhe agradecer por esse incrivel blog.Estou fazendo tecnico em enfermagem e ja estou divulgando esse blog.Muito obrigado por vcs usarem tao bem essa ferramenta internet par ajudar o proximo.muito grato Wesley.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cristina,
    Provavlemente não. O grande problema são exercicíos de impacto.

    A não ser que seu rim seja muito grande, os abdominais não deverão trazer problemas.

  • Cristina

    Olá Dr.Pedro, obrigada pela rápida resposta.
    Sim, os meus quistos são muitos e penso que grandes, pois os rins já têm dimensões muito alteradas.
    Como frequento o ginásio e costumo fazer muitos abdominais, será este um tipo de exercicio que pode causar problemas?
    Mais uma vez obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cristina,
    Se vc tem quistos muito grandes exercícios físicos intensos podem facilitar a sua ruptura.

    Se forem poucos e pequenos, não há problemas.

  • Cristina

    Dr. Pedro,
    Pretendia saber se quem tem a doença pode praticar exercicio físico, por exemplo num ginásio, e quais os exercícios que não deve fazer porque podem de alguma forma interferir com os quistos e provocar dores.
    Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Grazielle,
    Até o momento não há nada que impeça a doença de se manifestar.

    O mais importante para retardá-la é sempre mater uma boa hidratação e controlar rigoramente a pressão arterial.

    Não existem ainda drogas que EFETIVAMENTE retarde a progressão. Mas a boa notícia é que parece haver novidades pelo caminho, incluisive com testes em humanos.

  • Anonymous

    Dr. Pedro,
    li as respostas que o senhor prestou ao Marcelo. Quando a doença ainda nao se manifestou, o que pode ser feito para adia-la? Quais procedimentos, ou alimentos a evitar? existe medicamento? Ja havia postado um questionamento anteriormete para o senhor. Meu nome é Grazielle, e continuo acompanhando o blog.
    Mais uma vez obrigada.

    Grazielle

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cristina,
    Como a doença já se manifesta antes dos 30 anos, provavelmente vc tem o tipo 1. Sua filha tem 50% de chances de ter recebido o seu gene da doença policistica renal.
    Os seus irmãos devem também repetir os exames daqui a alguns anos, pois a doença pode demorar a se manifestar

  • Cristina

    Bom Dia!
    Tenho 33 Anos e foi-me diagnosticado à 7 Rins Poliquisticos na sequência de uma infecção renal. Desde essa altura que não tive mais nenhuma infecção renal, apenas às vezes cólicas/dores lombares fortes. O meu rim esquerdo mede cerca de 20 cm e o direito 15 e estão os dois com imensos quistos, no entanto a minha pressão e creatinina estão normais. Pretendia saber se acha que tendo em conta a minha idade/histrial tenho o tipo 1 da doença mais agressiva? Tenho uma filha de 15 meses e gostaria de saber quais as probabilidades de vir a desenvolver a doença. De notar que não tenho nenhum familiar directo(pais/irmãos)com esta doença Obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcelo,
    Primeiro vc precisa de um nefrologista (espero que vc já tenha um)

    Depois precisa avaliar se há alguém na família, mais velho de preferÊncia e que não tenha Rins policísticos para ser seu doador.

    Quando sua função estiver próxima da diálise, o nefrologista iniciará o processo para o transplante.

    Se não houver doador vivo, vc entrará na lista de espera de cadáver. MAs só pode se inscrever nesta lista quem já está em diálise.

  • Marcelo Goiaba

    Muito Obrigado Dr. Pedro. Parabéns pelo site e pela iniciativa e aos companheiros de mesma doença, uma forte abraço. Partindo desta constatação Dr. Pedro, como se procede para o enfrentamento de um transplante renal?? Existe uma lista, quem faz esta litsa, em que condições se faz um transplante etc…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcelo,
    Existe 2 tipos de doença policistica renal. O tipo 1 é mais agressivo e pode se desenvolver ainda jovem.

    O sangramento nas fezes não é dos rins. Não há ligação entre eles para o sague do rim poder sair na fezes. A origem deve ser o próprio intestino ou ânus.

    Há pesquisas avançadas sim, o problema é que pelo o que vc descreve os seus cistos já estão bem grandes. Os trabalhos atuais visam impedir a progressão da doença, mas não há nada que reduza os cistos já formados.

    Infelizmente, até o momento, o único tratamento curativo para estes casos é o transplante renal.

  • Marcelo Goiaba

    Olá, Meu nome é Marcelo e tenho rins policísticos, o meu também tem e minha avó também tinha. Semana passada tive um dor muito forte no rim esquerdo, fui internado e fui submetido a uma tomografia computadorizada com contraste. O resultado foi de que um dos cistos tinha se rompido e o sanque que continham dento do rim estva causando toda a dor intensa. Meu rim esquerdo esta o dobro do direito e todos tomados por cistos. Segundo o nefrologista a esta doença, apresenta gerlamente síntomas na idade mais avançada, e que a perda da função é gradativa e lenta, mas no meu caso tenho 27 anos e minha creatinina esta em 1,8, ou seja, já tenho uma perda de 60% da função. Pedi informações sobre novas pesquisas, e me disseram que existem poucas. Enfim, essa semana tive um sangramento siginificativo, mas não pela urina, e sim pelas fezes, até agora sem muita dor, a não ser um incomodo na região dos rins. Minhas perguntas são: Esse sangramento último pode ser dos rins? Pq na minha idade ela ja esta tão avançada? Pq não muitas pesquisas e se tiverem onde posso saber mais delas?? Porque a orientação é só controle da pressão, pois não me deram nenhuma dieta, me disseram que não podiam fazer nada e que eu também não poderia, não consigo me conformar com isso, com toda a tecnologia e investimento em pesquisas existente em pleno século XXI?? Sei que são várias as dúvidas mas se puderem me orientar melhor agradeço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Em SP existe muita gente boa.
    Procure alguém na FMUSP.
    Com qualquer um vc vai estar bem vista.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Grazielle,
    Até onde eu sei a seleção de genes ainda não é uma realidade disponível para todo mundo. Acho que em estudos, por enquanto.

    Se serve de consolo, A doença policistica normalmente só começa se manisfestar depois dos 30-40 anos de idade. Às vezes 50-60 anos. Acredito até lá já tenhamos algum tratamento efetivo para esta doença.

  • simone.a.ferreira

    Olá Dr.Vivi em São paulo, Capital.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Simone,
    De que estado ou cidade vc é ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Simone,
    De que estado ou cidade vc é ?

  • simone.a.ferreira

    Olá Dr. Parabéns por seu trabalho. Tenho Rins policisico e infelizmente estou encontrando alguma dificuldade para encontrar um bom médico em meu convênio e gostaria de consultar um médico para tirar as duvidas, pois sei que não hpa ainda um tratamento… gostaria de alguma indicação por favor. Gostaria também de saber como posso acompanhar o andamemto das pesquisas e a influencia que a doença tem em uma gravidez e qual a melhor idade para emgravidar nesse caso. Muito obrigada.

  • Anonymous

    Bom dia, Dr Pedro,
    meu nome é Grazielle, gostaria de saber se existe algum estudo ou possibilidade de fazer uma inseminação artificial para garantir que meus filhos nao corram o risco de ter o gene do rim policistico, visto que na familia do meu esposo a mae dele e alguns tios tem a doença. Ja sabemos que dentre os quatro irmaos dele, meu marido e minha cunhada ja tem o gene identificado.
    Tenho muito medo desta doença pois vejo o sofrimento que passa minha sogra e uma das irmas dela que tinha a doença, apesar de ter recebido transplante de rim, após 10 anos de transplantada acaba de falecer.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Daniela,
    Não há problema algum em ele se exercitar.

  • Daniela Costa

    Tenho um amigo que gosto muito, e ele me contou que a mãe tinha rins policísticos a mesma já faleceu. Ele ainda não desenvolveu a doença mas, tem tendência a te-lá. A minha duvida é referente a exercícios físicos, podem ser feito de forma regular academia, esportes?

    Daniela Costa

  • Jaciara

    Muito obrigada pela resposta, Dr. Pedro! Assim fico mais tranquila. E vou continuar acompanhando seu blog para saber mais sobre Nefrologia e outros temas de saúde – além de recomendá-lo. Abraços e sucesso, sempre!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Jaciara,
    Rins policísticos não é uma doença assim tão complexa que mereça um especialista no assunto. Até pq ainda não há um grande tratamento estabelecido.

    De qualquer meneira, a USP é um centro excelência e qualquer nefrologista do serviço seria uma ótima opção.

    abs

  • Jaciara

    Prezado Dr. Pedro,

    Tive meu diagnóstico de doença policística autossômica de rim confirmado há alguns dias e, por orientação da nefrologista que está me atendendo, estou buscando um especialista no assunto (minha médica lembra que há alguém na USP, mas ela não recorda o nome ao certo). Caso o sr. tenha uma indicação de especialista no Brasil ou mesmo no Exterior, desde já lhe agradeço. Gostaria também de parabenizá-lo pelo excelente trabalho realizado neste blog. Obrigada pela atenção!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Natália,
    Em fases precoces da doença a HAS parece ser mediada por aumento dos níveis de renina, provavelmente produzida pelos próprios cistos e por obstrução dos vasos sanguíneos pelo crescimento dos mesmos.
    Em fases avançadas, a HAS é causada pela insuficiência renal.
    abs

  • Natália Reinecke

    Olá doutor!

    Estou com um projeto de desenvolver um trabalho com pessoas predisponentes a desenvolver hipertensão arterial. Gostaria de saber os mecanismos fisiológicos que desencadeiam a hipertensão arterial em pacientes com rins policísticos.

    Grata,

    Natália Reinecke.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Lucilene,
    É uma questão de nomeclatura.

    Doença renal cística é um termo amplo que engloba várias doenças diferentes que se apresentam com cistos nos rins, entre elas, a doença renal policística.

    Existe tmbém a doença renal cística adquirida que é aquela que ocorre nos pacientes renais crônios após alguns anos em hemodiálise. São vários cistos renais, mas é diferente da doença policistica renal, que é genética e inicia-se em doentes sem insuficiência renal.

    Abraços

  • Anonymous

    Boa tarde Dr. Pedro,são excelentes este trabalho, adorei mesmo. Estou fazendo um trabalho sobre Doença Renal Cística e gostaria de saber se é a mesma coisa que Doença Renal Policistica.
    Desde já agradeço e aguardo respostas.

    Abraços Lucilene

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bom, se a sua creatina está normal isto significa que seus rins estão filtrando normalmente. Como em geral uma das últimas funções do rim que se perde na ins. renal é a excreção de água (os doentes ainda urinam quando entram em diálise), dificilmente essa sua redução na urina é por lesão dos rins.

    O normal é sempre urinar menos do que se ingere. Perde-se água no suor, nas fezes, pela respiração, na pele e pelo suor. Se você for brasileiro, esta época é verão e sempre urinamos menos em dias quentes. Isto significa que seu rim está ótimo, pois está executando uma de suas taferas principais, que é controlar o seu nível de água corporal e impedir que você se desidrate.

    1,5 litros de água não é uma ingestão grande. Repare na cor da sua urina. Se ela não estiver clara, quase transparente, é sinal de que o rim está urinando pouco para reter água e que vocÊ precisar beber mais líquidos.

    O fato de vocÊ ter tomado antihipertensivo não tráz problemas maiores ao não ser que você tivesse ficado hipotenso.

    De qualquer maneira, sua creatinina teria subido e normalmente as lesõas renais por excesso de diurético ou antihipertensivo são limitadas e melhoram espontaneamente após algumas semanas.

    Quando se toma diurético durante algum tempo e depois supende-se, durante alguns dias podemos urinar menos. Mas também é uma alteração passageira.

    abraços

  • Anonymous

    pedro por favor eu tenho uma duvida . ha oito meses atras tomei natrilix sr e losartana 50 mg de manha por uma hipertensao que estava em 18 por 12 depoisdescobri que na verdade nao tinha hipertensao e que fui mal acessorado. era apenas um pico de pressao porem tomei o remedio por quatro meses. notei entao que minha urina diminuiu muito depois disso.claramente estou urinando menos.já fiz testes de creatinina e ureia quatro vezes em oito meses e ate agora deu normal porem estou urinando em media 700ml ao tomar 1,5 litro por dia . porque minha urina reduziu tanto acha que houve um dano renal ou uma alteraçao hormonal? ja fui a dois nefrologistas mas nenhum deles me deu uma explicaçao convincente para isto apenas disse que a creatinina e ureia estavam normal e era para me despreocupar o sr acha que alterou algum hormonio da diurese ou houve dano renal? desde já obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Ana Paula,
    Com oeu escrevi no texto, o mais importante para quem tem rins policísitcos é o controle da pressão arterial. Não existe cura para a doença e os tratamentos específicos ainda estão em fases de testes.
    Todos os familiares de 1º grau, incluindo você, devem ser investigadas para a doença também. Isso normalmente é feito com um ultra-som ou uma tomografia computadorizada.è o que basta para o diagnóstico.
    abraços

  • ana paula

    Ola Pedro.
    Em primeiro lugar, gostaria de parabeniza-lo pelo blog e pela linguagem empregada: sao simplesmente otimos!
    Segundo, gostaria de saber quais os exames necessarios para identificar com precisao a doenca. Minha irma comecou a apresentar sintomas da doenca e a clinica geral diagnosticou rins policisticos. Estamos bem preocupados. Ela tem 27 anos e sofre de pressao alta.
    Estamos na fase dos exames, mas gostariamos de saber o que pode ser feito desde ja.
    Obrigada e mais uma vez parabens!!!
    Voce e incrivel!!!
    Ana Paula.

  • sandra

    Oi,
    descobri agora, no fim do ano, que, alem de uma pedra nos rins eu tbm apresento um cisto, mas que foi clocado no exame de tomografia como imagem nodular dens, conteudo espesso, de natureza a esclarecer,…. seria o memso ue cisto renal???
    eu estou bem preocupada, pois meu médico ediu um exame de tomografia mais especializado e eu ainda não pude marcá-lo, por burocracia do meu convenio, mas, gostaria de saber, isso é comum???

    E, parabens pela matéria…..muito boa….
    Abraços

    Sandra

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Não conheço nenhum trabalho que tenha avaliado o consumo de álcool com a progressão da doença. Por isso, a principio não há dados que contra-indiquem e nem que atestem segurança do consumo social de álcool.

    Porém, vale a pena fazer duas ressalvas:

    1- O álcool atrapalha o controle da pressão arterial, que é no momento o principal meio de retardar a progressão dos cistos.
    2- Doentes com rins policisticos em diálise ou com função renal muito reduzida, normalmente usam diversas medicações que podem sofrer influência do álcool.Tenho um texto sobre isso: http://mdsaude.blogspot.com/2008/12/lcool-x-remdios.html

    É o que eu sempre digo, na medicina não existe o “one size fits all”, deve-se sempre avaliar caso a caso.

    abraços

  • Anonymous

    quem tem rins policisticos pode ingerir bebidas alcoolicaS?

  • Anderson

    Parabéns pelas informações.
    Obrigado. Anderson

  • marcos

    Pedro, estou aproveitndo para entrar no seu blog todos os dias e me atualizar. Ótimo texto.
    Abraço!