Artigo atualizado em 13/05/2014

PRINCIPAIS CAUSAS DE DOR DE CABEÇA

A dor de cabeça, chamada em medicina de cefaleia, é uma das queixas médicas mais comuns. É difícil encontrar alguém que nunca tenha tido, pelo menos, uma crise de dor de cabeça durante a vida.

Algumas dores de cabeça podem ser muito fortes e recorrentes, levando o paciente a achar que há algo de grave no seu cérebro. Tumores cerebrais e aneurismas costumam ser os maiores temores de quem se vê acometido por uma intensa cefaleia. Não é incomum recebermos pessoas apavoradas, querendo que o médico solicite uma tomografia computadorizada de crânio, quando, na verdade, a sua dor trata-se apenas de uma cefaleia simples, facilmente diagnosticada clinicamente.

Apesar de muito comum, as pessoas sabem muito pouco sobre as cefaleias e pensam que todas são iguais. Na verdade, existem várias causas para dor de cabeça. A grande maioria é benigna e 90% são causadas por uma dessas 3 síndromes:

- Enxaqueca (migrânea).
- Cefaléia tensional.
- Cefaléia em salvas.

Entre as causas graves de dor de cabeça, que correspondem a menos de 10% dos casos, destacam-se:

- Tumores cerebrais (leia: SINTOMAS DE TUMOR CEREBRAL).
- Aneurismas (leia: ANEURISMA CEREBRAL | Sintomas e tratamento).
- AVC hemorrágico (leia: AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL).
- Arterite temporal.
- Trombose venosa cerebral.
- Meningite (leia: MENINGITE | Sintomas e transmissão).

Porém, existem ainda várias outras causas não graves para dor de cabeça, entre elas:

-  Sinusite (leia: SINUSITE | Sintomas e tratamento).
- Problemas de coluna.
- Uso abusivo de analgésicos.
- Herpes zoster.
- Neuralgia do trigêmeo.
- Cefaleia pós-trauma.

Ao contrário do que se imagina, problemas de visão como miopia, hipermetropia e astigmatismo não são causas comuns de cefaleia. Também não há uma associação direta entre cefaleia crônica e problemas no fígado.

Como já referido, 90% das cefaleias benignas se enquadram em uma das 3 grandes síndromes que serão explicadas a seguir.

1) ENXAQUECA (MIGRÂNEA)

Ao contrário do que muita gente pensa, enxaqueca não é o termo usado para descrever qualquer dor de cabeça muito forte. Enxaqueca é um tipo específico de cefaleia, que habitualmente cursa com dores de cabeça muito intensas.

Dor de cabeça - enxaqueca

Enxaqueca

A enxaqueca caracteriza-se por ser uma dor de cabeça unilateral (70% dos casos), pulsátil e de início gradual, que costuma ir se agravando até atingir grande intensidade. A enxaqueca piora com luz forte e barulho,  e pode vir acompanhada de náuseas, vômitos ou tonturas. As dores normalmente pioram à movimentação de cabeça e ao esforço físico. Também é comum a hipersensibilidade do couro cabeludo, causando dor com uma simples escovação dos cabelos. As crises podem durar de 4h até 72h.

A enxaqueca é 3 vezes mais comum em mulheres, ocorre principalmente entre os 20 e 40 anos e costuma ser hereditário. Pessoas obesas apresentam maior incidência. As crises podem ser tão frequentes a ponto de aparecerem mais de 4 vezes por mês.

20% dos pacientes apresentam um sintoma que é característico da enxaqueca, chamado de aura. São sinais neurológicos que precedem o início da dor. Tipicamente são pontos brilhantes ou raios luminosos na vista e formigamento em alguma região do corpo que ocorrem antes do início da cefaleia. Às vezes, a aura pode apresentar sintomas como fraqueza muscular, perda parcial da visão e alterações na fala que assustam muito os pacientes por lembrarem um AVC. A diferença está no fato das auras durarem em média apenas 20 minutos e normalmente desaparecerem espontaneamente após o início da dor. Eventualmente alguns sintomas de fraqueza podem demorar mais tempo para desaparecer.

Existem vários subtipos de enxaqueca, mais raros, que podem causar sintomas neurológicos que não se enquadram na definição de aura. São sinais e sintomas muito parecidos com os de um AVC. Muitas vezes só o neurologista consegue diferenciá-los.

A síndrome dos vômitos cíclicos é um quadro raro que ocorre normalmente em pessoas com enxaqueca e se caracteriza por episódios repetidos (3-4x por ano) de crises de vômitos que podem durar de 3 a 6 dias. Às vezes é necessário internar os doentes para controle do quadro e realização de hidratação e correção de distúrbios hidreletrolíticos.

As crises de enxaqueca podem ser desencadeadas por estresse, menstruação, fome, exercícios, anticoncepcionais, perfume, fumaça, refrigerantes ou comidas que contenham nitritos, aspartatos, tiramina ou glutamato.

O diagnóstico é clínico. Exames com ressonância magnética e tomografias computadorizadas só são realizados quando o quadro é atípico e há suspeita de outro diagnóstico.

Não existe cura para migrânea, mas os tratamentos disponíveis hoje em dia são muito eficazes.

2) CEFALEIA TENSIONAL

A cefaléia tensional é o tipo de dor de cabeça mais comum na população. Acomete mais mulheres que homens. A classificação mais moderna a subdivide em 3:

Cefaleia tensional infrequente – Menos de 1 episódio por mês
Cefaléia tensional frequente – De 1 a 14 episódios por mês
Cefaleia tensional crônica – mais de 15 episódios por mês

Dor de cabeça - cefaléia tensional

Cefaléia tensional

A apresentação típica é de uma dor de cabeça leve a moderada, não pulsátil, sem outros achados associados, diferentemente da enxaqueca. Pode durar de 30 minutos até 1 semana. A queixa mais comum é de uma dor em aperto por toda a cabeça. Também é muito comum encontrar a musculatura da cabeça, pescoço e ombros tensa e contraída.

Outros sintomas incluem insônia, fadiga, irritabilidade, falta de apetite, dificuldade de concentração.

Estresse é o principal desencadeador das crises.

O tratamento é feito com analgésicos ou anti-inflamatórios. (leia: AÇÃO E EFEITOS COLATERAIS DOS ANTI-INFLAMATÓRIOS)

Como é uma cefaléia que pode ser muito frequente, existe um grupo de pacientes que acaba por abusar nos medicamentos para dor. Esse comportamento pode levar a cefaléia induzida por remédios. Os doentes apresentam cefaléia apesar do uso de analgésicos, sugerindo um quadro de tolerância. Existe uma discussão se os próprios analgésicos podem causar a dor de cabeça. Para evitar essa complicação, pessoas com crises de cefaléia frequentes (independente do tipo) devem ser acompanhadas por um neurologista

3) CEFALÉIA EM SALVAS

A cefaléia em salvas é a menos frequente e a mais severa dos 3 principais tipos de dor de cabeça primária. Ocorre em ciclos de crises (salvas) que podem durar várias semanas, intercalados por períodos assintomáticos que podem durar meses a anos. É mais comum em homens. Um ataque costuma durar de 30 minutos a 3 horas e ocorrer até 3 vezes por dia.

Dor de cabeça - cefaléia em salvas

Cefaléia em salvas

A dor é tipicamente unilateral e ao contrário da enxaqueca que pode variar de lado, a cafaléia em salvas costuma atacar sempre o mesmo lado. É uma dor de início abrupto, que rapidamente atinge sua maior intensidade, muitas vezes excruciante, localizada em volta de uma dos olhos.

Normalmente está associada a lacrimejamento e vermelhidão do olho acometido. Pode também ocorrer nariz entupido e coriza.

Não existe uma associação clara de fatores precipitantes como na enxaqueca e na tensional. O consumo de álcool e cigarro desencadeia uma crise durante os período de salvas.

Curiosamente é uma cafaléia que responde a administração de oxigênio, além dos analgésicos comuns.

4) SINAIS DE GRAVIDADE

Como já foi explicado antes, a grande maioria dos episódios de cefaléia são causados por patologias benignas. Mas, mesmo pessoas com história de dor de cabeça crônica ficam assustadas com algumas crises. O medo de todos é que uma doença grave não identificada, como um tumor ou aneurisma, possa ser a causa da cefaleia (leia: ANEURISMA CEREBRAL | Sintomas e tratamento).

É impraticável realizar tomografias computadorizadas (TC) em todas as pessoas que apresentam dor de cabeça. Em geral, a história clínica e um bom exame físico são suficientes para definir se há ou não necessidade da realização de um exame de imagem.

É importante ter em mente as principais características das cefaléias primárias descritas acima, para não confundi-las com as causas graves.

Os principais sinais de alerta são:

- Início súbito: Cefaléias persistentes, de início abrupto, que atingem sua maior intensidade em alguns segundos, podem indicar rotura de aneurismas ou trombose venosa. É importante lembrar que a cefaléia em salvas pode apresentar essas características, porém, costuma durar poucas horas, possui localização típica e sinais como lacrimejamento e olhos vermelhos. A enxaqueca costuma começar como uma dor leve a moderada e piorar ao longo das horas.

- Pior cefaléia da vida: Quando o paciente refere que o atual quadro é de longe a pior dor de cabeça de sua vida, ou uma cefaléia completamente diferente das que costuma ter, deve-se ter mais atenção com o quadro. Hemorragias e infecções podem ser a causa. Essas queixas em pacientes com câncer, SIDA (AIDS) e imunossuprimidos são particularmente preocupantes.

- Infecções concomitantes : Pacientes que apresentam quadro de sinusite, otite, infecções de pele na face apresentam maior risco de desenvolver abcessos cerebrais e meningite (leia: SINTOMAS DA MENINGITE). Infecções após implantação de piercings podem ser a porta de entrada (leia: PERIGOS E COMPLICAÇÕES DO PIERCING)

- Febre: A presença de cefaléia intensa associado a febre sem causa definida, principalmente se houver rigidez de nuca, indica meningite. É importante lembrar que a febre por si só pode causar dor de cabeça. Não confunda uma gripe com algo mais grave.

- Medicações: Alguns pacientes usam medicamentos como corticóides, que facilitam infecções, e anticoagulantes, que facilitam sangramentos.

- Alteração do estado de consciência: Obviamente, doentes que entram em coma, apresentam crises convulsivas, desorientação súbita ou déficits neurológicos devem procurar imediatamente um serviço de emergência.

- Trauma: Cefaléias que ocorrem após traumatismos devem ser avaliadas com mais cuidado, principalmente em idosos, devido ao risco de hemorragias intracranianas. Algumas pessoas desenvolvem dores de cabeça crônica após um traumatismo do crânio.

- História familiar: Pacientes com parentes de primeiro grau que sofreram rotura de aneurismas, também devem ser avaliados com mais cuidado.

Outros sinais também devem chamar a atenção, como uma cefaléia que acorda o paciente, cefaléia cuja as características não se enquadram em nenhuma da causas primárias, piora da dor aos esforços (lembrar que enxaqueca pode ter essa característica), inicio de dor de cabeça após os 50 anos ou alterações visuais que possam sugerir glaucoma (leia: GLAUCOMA | Sintomas e tratamento)

Não existe um protocolo definido de quando pedir, ou não, uma tomografia computadorizada. Alguns quadros são óbvios, como nas alterações neurológicas, em outros, mais questionáveis. Depende do bom senso do médico e do quadro clínico do paciente.

Publicidade
  • marcos

    E a cefaléia tensional?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Vou escrever na parte II sobre cefaleia tensional e em salvas.
    E parte III sobre sinais que levantem suspeitas de patologias graves nas cefaleias
    abs

  • Juciara

    Adorei o blog, cheguei aqui atraves do texto sobre cisto renal e voltarei sempre
    acabou de ganhar mais uma leitora

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Seja bem-vinda !
    abraços

  • Anonymous

    Dr. Pedro, o senhor poderia escrever sobre hipotireoidismo e sobre a anatomia da tireóide?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Posso sim.
    Já escreví alguma coisa sobre tireóide (http://mdsaude.blogspot.com/2008/09/conhea-seu-corpo-tireide.html), mas com certeza posso ser mais específico sobre hipotireoidismo

    Me dê uns 5 dias que eu escrevo
    abs

  • Clemilda

    Adorei o Blog…
    Dr Pedro, sou uma dos 20% com a tal enxaqueca com aurea, é horrível, mas ela me ataca não só 3x ao mês, mas umas 3x por semana… isso é considerável normal??? Ela tá acabando comigo!

    Abs

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Clemilda,
    Se você tem cefaleias com essa frequência, sugiro que procure um neurologista. Existem tratamentos profiláticos contra a enxaqueca que podem melhorar muito sua qualidade de vida.
    abraços

  • Anonymous

    ola DR.Pedro ando com dores de cabeça muito intensa a mais de um mês e normal???
    Ando de dia e de noite e esta a dar cabo de mim o que devo fazer??
    Muito obbrigada

  • Anonymous

    ola DR.Pedro ando com dores de cabeça muito intensa a mais de um mês e normal???
    Ando de dia e de noite e esta a dar cabo de mim o que devo fazer??
    Muito obbrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Procure um neurologista para diagnosticar que tipo de cefaléia vocÊ tem e indicar o melhor tratamento.

  • Manuela Lima

    Pena que a maioria não leia esse artigo. A ignorância é uma das maiores doenças da humanidade.
    Se as pessoas tivessem um esclarecimento tão simples e eficiente como o seu talvez tivesses mais respeito pelos outros. Eu como mulher sou muitas vezes criticada quando estou com dores de cabeça em vários aspectos.
    Parabéns. E ganhou mais uma leitora.
    Manuela Lima

  • Tia Dilza

    Oi doutor eu me chamo Dilza tenho um filho falcemico ss,ele tem muitas dores de cabeça e o leva a crise algeca faz uso de fenitoina,mas tbm pode ser as vistas?

  • Anonymous

    roberto minas novas….é de grande interesse ter essas respostar bem objetiva pra um bom direcionamento das dores,e passa a acalmar uma populaçao preocupada em dores..um aliviu..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Dilza,
    Acho que não deve ser da visão, não. Procure um neurologista para uma melhor avaliação do caso.

    abs

  • Tony Madureira

    Olá,

    De vez em quando tenho enxaquecas, não era habitual ter antes. Agora tenho com mais frequência. Parece-me acontecer em dias de maior stress( apesar do meu trabalho ser sempre muito stressante).
    Costuma me dar a meio da tarde e a dor vai ficando mais intensa. A dor situa-se nas fontes e por vezes por cima dos olhos. Num destes dias deu-me vómitos.
    Esta semana começou a doer-me logo de manha, penso ter haver com acumulação de cansaço.
    Existe um medicamento que me dou particularmente bem, se tomar no inicio da dor: Migraleve

    Posso obter a sua opinião?

    Grande abraço e bom fim de semana.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Tony,
    É muito comum a associação de 2 tipos de cefaléia. A sua tem características da enxaqueca e da cefaléia de tensão. O estresse e o cansaço são com certeza fatores precipitantes. Os medicamentos realmente agem melhor se tomados bem no início da dor.

    O Migraleve tem uma substância chamada codeína que é um opióide, ou seja, da família da morfina. Não acho interessante você tomar esse medicamento com muita frequência. Se a sua dor tem se tornado frequênte, sugiro que você procure um neurologista para acerto da terapêutica. A medicação incorreta pode levar a dependência e a cefaléias relacionadas a drogas.

    abraços

  • Ana Martins

    Muito interessante este post, também costumo ter enxaqueca, mais frequente quando durmo pouco.
    Às vezes teimo em não tomar nada, e chego a ter dores de não conseguir andar em pé, sinto mesmo a cabeça a latejar.
    Normalmente quando já não aguento mais, tomo ben-u-ron.

    Beijinhos

  • Patricia

    Olá Pedro, tbm tenho fortes dores de cabeça, hora parte da nuca, horas meio que na testa e por cima dos olhos…tenhos essas dores desde os 15 anos,agora estou com 20, no período menstrual sei que é normal! mas tenho varias vezes por mes! as vezes mais leves e as vezes insuportavel!! tomo toda vez neossaldina e sempre melhora! gostaria de ter uma opinião!
    Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Oi Patricia,

    O fato da sua cefaléia ser antiga é um sinal de benignidade. VocÊ tem o que a gente chama de cefaleía crônica. O mais importante é tentar identificar fatores que desencadeam a dor para tentar minimizar as crises. Podem ser fatores ambientais ou alimentares. A menstruação também pode desencadear dor de cabeça.

    Procure um neurologista, você pode conseguir algum tipo de tratamento profilático que impeça ou amenize as crises

    Abraços e melhoras

  • Will

    Olá, encontrei o blog buscando por Migraleve e sua disponibilidade no Brasil.

    Tenho já um longo histórico de enxaquecas frequentes. São em média 6-8 crises por mês.
    Antigamente simplesmente tomava algum analgésico (em geral à base de Paracetamol) como Tylenol 750mg (x2) ou Tylenol DC 500mg (x2). Mas por ter enjoos (nova ortografia…) associados à enxaqueca (sem aura), esses permaneciam, visto que os analgésicos apenas “camuflam” a dor até que passe…

    Quando morava em Londres, descobri o Migraleve e me chamou a atenção pela sua formulação específica e combate aos enjoos.

    Realmente, como outro leitor comentou, é o que me dou melhor eliminando completamente a desagradável enxaqueca se tomado no início da crise (aliás está começando uma agora…). Raramente tomo a segunda dose amarela 4 horas depois.

    Entendo que o uso constante desse tipo de medicação (especialmente com Codeína) não é indicado, por isso busquei um neurologista a fim de consultar sobre um tratamento profilático. Após um periodo diagnóstico que provou ser enxaqueca, ele me receitou 1 Depakote por dia, como sendo o tratamento mais leve.

    Feliz da vida, imaginando uma vida sem enxaquecas, comprei o tal Depakote saindo do consultório dele na primeira farmácia que vi.
    Mas ao ler a bula (algo muito importante e que sempre faço) e seus efeitos colaterais agressivos, como paradas cardíacas, coma profundo, tumores e até morte, além dos testes não realizados em seres humanos, e mesmo os mais brandos como Dores de cabeça e enjoo (não era para curar isso?) pela primeira vez em minha vida desisti de tomar um medicamento após ler sua bula. Não sou facilmente impressionado e tomo todo o tipo de remédios sem problemas, mas esse realmente não confio.

    Por isso quero buscar outras opiniões de profissionais, até se possível, especializados em enxaqueca (existe isso?)
    Por enquanto estou tomando os últimos Migraleve que me restam enquanto tento descobrir onde encontrar isso aqui no Brasil. Existe alguma forma? Importação? Sendo um medicamento da Pfizer imaginei que seria facilmente encontrado por aqui… mas até hoje não encontrei… Já tomei outros de formulação similar (Migralgine) mas o efeito não é o mesmo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Bom antes de mais, uma das pessoas que mais estuda cefaléia no Brasil e no mundo é o Dr. Maurice Vincent da UFRJ.

    Ele inclusive tem um site: http://www.vincent.med.br/paciente.htm. Dê uma olhada.

    O ácido valpróico realmente pode ser usado para profilaxia de dor de cabeça. Como trabalho em serviço de urgência aqui em Lisboa, tenho certa experiência com essa droga em crises convulsivas e não costumo ver efeitos colaterais.

    Agora é impossível antever quem terá reações ou não a qualquer droga. O que eu posso dizer que é uma droga segura, com baixos índices de complicação.

    Em relação ao Migraleve, acho que realmente este medicamento não existe no Brasil. O que vc pode fazer é escrever um e-mail para a Pfizer perguntando.

    abraços

  • ~Direto do Fim do Mundo~

    Ola Dr. Pedro.
    Nossa que coicidencia!
    Estava justamente procurando um artigo sobre tipos de dor de cabeca!
    Leio seu blog frequentemente, apesar de nem sempre comentar leio todos os postes, assim me informo de muitas coisas que futuramente podem ser uteis.
    Fazia uma semana que tenho tido dores de cabeca diariamente, nao e a primeira vez, teve algum tempo que tambem tive essas dores.
    Uma dor de cabeca terrivel, que nem sempre melhora com medicamento.
    Meu braco esquerdo estava formigando e dormente, fiquei com falta de ar e palpitacao.
    Ando tendo palpitacao com frequencia esses dias, meu braco esquerdo e minhas pernas andam formigando e ficando dormentes.
    Fui a um neurologista e ele solicitou uma TC, parece que nao tem nada de anormal, mas ele tambem nao sabe ao certo o que esta causando as dores de cabeca.
    Agora estou mais calma, com os resultados do TC.
    So com os resultados do TC ja pode descartar a possibilidade de algo mais grave estou certa?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    A tomografia serve para descartar tumores e outras lesões cerebrais mais graves.

    Com isso, pode-se investigar outras causas com calma.

    abs

  • Anonymous

    Queria tirar uma duvida, eu as vezes me acordo com a cabeça dormente, e quando coloca a cabeça no braço do sofá, sinto a minha cabeça dormente, igual a pé quando esta dormente, dando aquelas formigação..Isso pode ser sintoma de alguma doença?
    Grato simone..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Olá Simone,
    Acho que isso é sintoma de mal posicionamento da cabeça e do pescoço enquanto vc dorme.

    Agora, se isso ocorre espontanemaente no meio do dia, seria interessante vc procurar um neurologista para te avaliar.

  • Anonymous

    Dr. essa dormencia acontece mais quando estou com a cabeça escorada em alguma coisa…Lembrando que tenho problema de coluna..
    Obg..

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Então provavelmente é da coluna mesmo.

    abs

  • Sandrinha

    Bom dia Dr. Pedro.
    Eu sinto muita dor de cabeça, chego ate pensar que vai explodir e o pior é que é diariamente, as vezes passo semanas c a dor e um dia sem dor de cabeça, ja fiz o eletroencefalograma e nao deu nada. a minha dor de cabeça vem com ansia de vomito e muita tontura e de uns dias pra cá a tontura esta aumentando. eu queria saber que tipo de exame eu devo fazer pra diagnosticar a causa dessa dor de cabeça.
    desde já te agradeco e tenha um otimo dia. obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Sandrinha,
    Isto parece enxaqueca.

    O diagnóstico é clínico. Os exames servem para descartar causas mais graves. Procure um neurologista.

    Na sessão de links na barra ao lado, tem um site sobre enxaqueca. Dê uma olhada lá.

  • Sandrinha

    Bom dia Dr. Pedro.
    Obrigada por me ajudar, vou marcar logo uma consulta com um neurologista. obrigada de coração.
    fique c Deus.
    Abraços.
    qualquer duvida, volto a te procurar…
    obrigada

  • Erika

    Olá Dr. Pedro,
    Infelizmente sofro de enxaqueca, tenho 35 anos, e as tenho desde a adolescência. No começo a dor vinha uma vez cada 2 meses, agora de uns 2-3 anos pra cá tenho as crises 3 a 4x por mês. Comecei fazer o tratamento mas não consegui terminar, com o Depakote, pois me dava muito sono. O senhor falou que a Migrânia não tem cura, fiquei triste com isso, gostaria de saber se em mulheres a enxaqueca desaparece depois de uma certa idade ou perdura a vida toda? Outra coisa, é possivel ter enxaquecas mais de 4x por mês? Devo voltar ao neurologista e tentar fazer um tratamento novamente?
    Desculpe por tantas perguntas, mas é que não aguento a frequência das dores.
    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Erika,
    om certeza vc deve voltar ao neurologista. A enxaqueca mesmo não tendo cura, pode muito bem ser controlada.

    É possível ter crises mais de 1x por semana.

  • Natália Lavado

    Doutor, seu blog é ótimo! Parabéns! Tem tudo nele, e ainda dá pra tirar dúvidas! Muito bom mesmo.

    Bom, eu tenho dores de cabeça quase todos os dias, geralmente começa um pouco antes do almoço, ou à noitinha.
    Tenho um pouco de dor em cima dos olhos tbm, e tenho astigmatismo. O resto com os olhos está tudo normal.
    Essa dor pode ser de cansaço e estresse? o que mais poderia vir a ser essa dor?
    geralmente não tomo analgésicos, existe algo natural para tomar para dor de cabeça, tipo homeopatia e tal?

    obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. PEDRO SARAIVA PINHEIRO

    Natália,
    Eu não sou muito adepto da homeopatia não.

    Essa sua dor de cabeça pode muito bem ser estresse mesmo.

    Vc já reparou se tem a ver com fome?

    Se for algo muito frequente e que te incomoda muito, acho que uma visita a um neurlogista pode ser muito útil.

    abs

  • claudia

    Dr. PEdro, Que bom encontrei este artigo….a dias que procuro algo falando sobre este assunto.

    TEnho sentido com muita frequência e pelo que li parece ser a dor de cabeça tensional. Estou sempre com os ombros muitos duros, tensos e a minha dor de cabeça adormece minha cabeça, mas o que mais me preocupa é que sinto muita tontura e hoje agora á noite, enquanto varria a casa…senti uma tontura terrível e achei que fosse desmaiar. Fiquei assustada…É COMUM TER DOR DE CABEÇA E TONTURA TBM…quase q diariamente???
    Fico assutada porque agora em Outubro vai fazer 2 anos que minha mãe faleceu de um AVC hemorrágico com suspetia de aneurisma(ela era fumante a 35 anos) e eu não fumo.
    Por favor Dr. me diga alguma coisa…estou muito preocupada com essa tontura….penso que a qualquer hora vou apagar de vez…..
    abraços

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cláudia,

    A tontura não é necessariamente um sintoma de gravidade. É na verdade muito comum na enxaqueca.

    Porém, se vc tem histórico de AVC hemorrágico na família, seria interessante que sua sua dor de cabeça fosse avaliada por um neurologista.

    Independente do risco ou não, sua cefaléia é frequente e isso por si só já indica uma consulta com neurologista. Para que viver com dor?

  • Iara Grisi

    Olá Pedro! Gostaria mais uma vez de parabenizar o site pelo belo trabalho de informação e pela parceria. Esta semana vou postar um artigo sobre cefaléia e coloquei um link para este artigo, ok? Forte abraço!

  • welington

    Boa noite Dr.

    Saiu um estudo na UOL de um Dr dos Estados Unidos que disse que o Paracetamol pode dar insuficiência hepática, isso é verdade ? Se for por que ainda receitão, segue abaixo o link na entrevita.

    obs: para essas notas dores de cabeça simples qual seria o remédio mais eficiente ou que você receite, só para conhecimento é claro.

    http://noticias.uol.com.br/uolnews/saude/entrevistas/2005/12/08/ult2748u82.jhtm

    Abraço

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Welington,
    Isso é informação antiga. O paracetamol é a muitos anos reconhecidamente tóxico para o fígado, principalmente acima de 4g por dia.

    Ele é inclusive contra-indicado em pessoas com doenças hepáticas.

  • lorena e marcelo

    Boa tarde ,eu me chamo Lorena Jurecê,tenho 22 anos sou portadora do Artrite Reumatoide desde dos 4 anos.Mas nao é sobre isso q eu quero falar é sobre as dores constantes tenho do lado esquerdo de minha cabeça… no começo eu nao me importava muito não,pois meu reumatologista falava q era Enxaqueca… só q agora eu estou preocupando muito com isso… pois sinto ultimamente fisgada e pontadas na cabeça (lado esquerdo)…e tambem a minha mae teve aneurisma na minha gravidez e veio falecer logo apos o parto.Queria um conselho de vcs…se devo procurar um medico sobre o assunto??
    Por favor me respondem assim q lêem.
    Grata desde de já.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lorena,
    Acho que vc deveria procurar um neurologista. Não só para fazer o diagnóstico diferencial entre aneurisma e enxaqueca, mas priciplamente para que vc possa se tratar da cefaléia, independente da causa.

  • Marcelo Carlos

    Bom dia Dr. e Dra.
    Nos últimos 3 dias estou sentindo umas “fisgadas/pontadas” de dor do lado direito da cabeça, no primeiro dia foi na região da nuca (uma vez), depois na lateral da cabeça (maior duração e 3 vezes), agora dói a lateral da cabeça e o fundo do olho.
    São períodos muito curtos, alguns minutos, e é diferente de uma dor de cabeça comum. Li a matéria e não identifiquei os sintomas descritos nela. Agradeço os comentários.
    Marcelo Carlos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcelo,
    Se a sua cefaléia não se encaixa em nenhuma das descrições, ou ela é atípica ou não é mesmo nenhuma delas. Existem várias outras causas para dor de cabeça.

    É preciso ir a um médico, de preferência neurologista para se saber do que se trata.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gisele,
    Realmente a troponina pode ser encontrada em outros múscúlos, porém, as análises atuais só dosam a troponina de origem cardíaca chamada de cTnI e cTnT. Por isso a especificidade é altíssima.

    Ainda assim, nem toda troponina elevada é sinônimo de infarto, principalmente se não houver um quadro clínico compatível.

  • Gisele

    Dr.Pedro e Dra.Renata
    Primeiramente parabenizo pelo blog. Ha anos luto contra a cefaleia e so agora tive uma explicacao exata e precisa da minha doenca.
    Ja fui diagnosticada com placas de colesterol em tres veias no cerebro, e acho que me encaixo na cefaleia em salvas.
    Mas fiquei preocupada qdo disseram que um dos sinais de gravidade é qdo a dor de cabeca acorda o paciente. Qual pode ser a gravidade qdo um paciente tem dores de cabeca mesmo qdo esta dormindo?
    Obrigada pela atencao e parabens pelo blog Drs.
    Gisele Oliveira

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gisele,
    Quando eu digo que ser acordado por cefaléia é um sinal de gravidade, não quer dizer que obrigatoriamente todos os casos são por donças graves. Significa que apenas que é um sintoma que deve ser valorizado, que indica maior investigação da cefaléia e que provavelmente deveria ser visto por um neurologista.

  • http://cefaleias.com.br/ Alexandre Kohl

    Gostei muito do site irei freqüentá-lo mais vezes. Uma dica que eu dou é o site http://cefaleias.com.br , tem muita informações sobre enxaqueca, dor de cabeça, e cefaléia em salvas. Espero que gostem da dica.

  • luisa

    Boa tarde!..
    Tive conhecimento do vosso site porque andava à procura de informação na área da saúde e ao ler os diferentes assuntos que abordam, nesta área, sinto que fico muito esclarecida e alertada para coisas que nem imaginava poder conhecer. Muito Obrigada.
    Bjs Luisa

  • Kátia de MP

    Meu nome é Kátia e gostaria de saber se é possivel uma pessoa ter dois tipos de cefaléia ao mesmo tempo, (num mesmo episódio) por exemplo a enxaqueca e a cefaléia tensional?

    Obs.: Amei o blog, já ta add no meu favoritos, informações diretas, claras, objetivas. Sou viciada em leitura, e os dois médicos responsáveis pelos artigos escrevem muito bem, tanto para quem é leigo como para quem é estudante ou profissional.
    PARABÉNS!!!!!!!!!!!!Escrever é um dom ,alcançar diversos públicos uma dádiva…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Kátia,
    É possível ter sintomas das duas cefaléias sim.

  • Flávia

    Olá, dr Pedro. Sofro de enxaqueca e faço tratamento faz pouco mais que 1 ano. Já tive crises que duraram 1 semana inteira e um episódio de desmaio (sem dor de cabeça) que meu neurologista disse ser uma crise da enxaqueca, também. Só para esclarecer: a enxaqueca nem sempre vem como dores de cabeça, apesar de ser o sintoma mais comum. O maior problema para quem sofre desse mal é descobrir o que não pode comer, pois não existe um esclarecimento específico. Vai eu saber o que são “comidas que contenham nitritos, aspartatos, tiramina ou glutamato”? Eu sou Professora de Língua Portuguesa, mestranda em Análise do discurso, não em química, não é? Mas não é só você…todos os médicos fazem assim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Flávia,
    Não vejo uma maneira simples de explicar. Os pacientes não precisam saber os componentes protéicos ou as fórmulas químicas para evitá-los.

    O aspartato é muito famoso e várias pessoas sabem que ele é um adoçante. A sua presença costuma vir destacada nas embalagens de alguns produtos.

    Mas se vc não faz idéia do que é aspartato ou glatamato, basta escrever no google, que encontrará inúmeras informações sobre estas substâncias. O objetivo da frase é apenas citar para que o paciente possa, a partir daí, e se for de seu interesse, procurar se informar mais. Não tenho a pretensão de em um texto de blog fornecer todas as informações possíveis sobre cefaléias.

    Poderia até fazer esta lista com os alimentos, mas ela seria imensa e com certeza incompleta, até porque eu também não sei de cor todos os componentes de todas as comidas.

    abs

  • Flávia

    Eu entendo Dr. Pedro. Desculpe-me se pareci crítica demais. Minha intenção era esclarecer quem está acaando de descobrir a enxaqueca e procurar sanar uma dúvida. Obrigada pela resposta, foi esclarecedor.

  • DARLYLSON

    Infelizmente, apesar dos avanços tecnológicos na medicina, ainda não temos nada em nível de cura com relação à doenças simples como a enxaqueca e doenças auto imunes tipo a dermatite atópica. Isto é a prova concreta que não somos humanos, e que devemos cada vez mais acreditar em Deus como fonte de fé na melhoria para tais doenças. Sandra Souza

  • nazareth de lima

    Dr. o que é chiari tipo 1 e quais são os seus sintomas??? é verdade tbm que aneurismas são assintomáticos….?????

  • nazareth de lima

    dr.. um adolesente pode ter um aneurisma cerebral ??? quais são os sintomas nessa idade… dor de cabeça é um sinal de grvidade??/

  • lucas antunes.

    Dr. Existe dor de cabeça emocional??? eu sinto dores de cabeça frequentemente e fico preocupado a dor é em diferentes lugares da cabeça e muita presão tbm será que é necessario uma tomografia computarizada….na tomografia diz se o paciente tem enxaqueca?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Nazareth,
    1- Chiari tipo 1 é uma má-formação de partes do sistema nervoso central, nomeadamente cerebelo e amígdalas cerebelares. Dor de cabeça é um dos sintomas.

    2- Sim, adolescente pode ter aneurisma. Ele será assintomático a não ser que esteja crescendo ou tenha rompido.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lucas,
    1- sim.
    2- Tomografia não dá diagnóstico de enxaqueca

  • Anonymous

    Olá
    muito obrigado por essas informações, são muito úteis. Eu tinha dores de cabeça desde criança, mas depois q comecei a usar óculos, elas desapareceram… Elas sempre ficaram localizadas proximos á região atrás dos olhos, ora em um lado, ora outro.

  • Sivana, 47 anos, Fortaleza-Ceará

    Dr. Pedro
    De antemão, louvo a atitude em estender seu profissionalismo além das quatro paredes de um consultório que, nem sempre é acessível a todos. Gostaria que a tecnologia tivesse ao alcance já que ensino aos filhos da delinquência e do abandono! Tenho crises de enxaqueca relacionadas às tensões e alimentação irregular e percebo que os quadros têm diminuido de uns anos pra cá, porém em 2008 tive uma que me levou ao hospital, seguida de formigamento nas mãos e pés, além das dores insuportáveis. Estava com extrema tensão e o neurologista me indicou Lirica como calmante ao antevir novo quadro. Pouco usei por sentir-me tonta ao acordar e não precisei mais ingerí-lo.A enxaqueca poderá ser hereditária, já que minha mãe tinha crises e há mais de trinta anos desconhece tais dores por ter mudado seus hábitos alimentares?A alimentação natural ajuda a evitar?Existe contra-indicação ao uso de um único remédio há anos(neosaldina)? Muito obrigada pel a atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Sivana
    1- sim, a enxaqueca tem relação familiar
    2- não entendi. O que seria uma alimentação não natural? Alguns alimentos pioram a enxaqueca, no texto eu falos obre isso.
    3- Não.

  • Marlene e Carlos cumprindo o chamado

    O que seria pontadas na cabeça acompanhada de fortes dores e tontura.?Já fiz uma tumografia e uma ressonãncia e está normal.Isso poderia ter alguma relação com ansiedade em excesso? Aguardo resposta. Obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marlene e Carlos cumprindo o chamado
    Sim, ansiedade pode causar esses sintomas.

  • rodrigofb

    Dr. Pedro tambem eu uso oculos de vista sera qui isso tem aver alguma coisa

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @rodrigofb
    Sim, enxaqueca pode dar esses sintomas. Sugiro que vc procure um neurologista especializado em cefaleias.

  • tais cardoso

    ola boa tarde, gostei muito da matéria, eu tive uma forte dor de cabeça nesse ano como nunca tive,o lado esquerdo do meu corpo ficava dormente, eu vomitava e não conseguia fica em ambientes claros.
    acho que se classifica com enxaqueca, mas os médicos não me explicarão, sofri muito fiz muitos exames como tomografia e entre outros, agora depois de ler  essa matéria  fiquei mas aliviada.   

  • Luana Moura

    venho sentidos umas pontadas do lado direito, são pucos segundos, oq pode ser, ja faz alguns dias’

  • Ivomartello

    Boa noite Dr. Pedro, estou há uma semana com alta sensibilidade no couro cabeludo proximo ao pescoço e tambem refletindo um pouco nas costas.A região encontra-se uito sensívelao toque. Em momentos do dia diminui e a noite agrava um pouco. Já tive esses sintomas antes mas durou no maximo 24h. Pode ser coluna?

  • Mary-guima

    olá dr. Pedro cerca de uma semana venho sentindo pontadas agudas , mais esporádicas na cabeça atrás da orelha e na nuca até a fonte… ora do lado direito , ora do esquerdo… não tenho nenhum outo sintoma relacionado a essas dores, também tenho acordado á noite com falta total do ar( buscando ar)… tenho 70 kg e 1.73 de altura… o que pode estar causando isto?

  • FERNANDA NATALINA

    DR. SE POR ACASO 1 E NOSSOS PARENTES TEVE ESTA TIPO DE DOENÇAS, ELE PODE PASSAR PARA OUTRA GERAÇAO

  • Almary Poema

    Dr.Pedro sinto uma dor que aperta minha fonte do lado esquerdo to com medo o que sera?obrigada desde já.

  • Alaides_silva21

     pontadas fortes na cabeça dor de cabeça quase todos os dias o que pode ser

  • Ana

    Olá Bom Dia!
    Ah uns meses atras acordei no meio da noite com uma dor de cabeça terrível, acho que foi a pior que tive até hoje. A dor era tão forte que eu vomitava,eu tentava dormir e não conseguia,até apaguei no outro dia passei o dia todo com a mesma dor só que mais moderada, qdo foi chegando o fim do dia a dor foi apertando,então fui no UPA chegando la me medicaram e me deixaram em observação, mas logo me liberaram. Fui pra casa sem saber na verdade qual era o meu problema!…
    E hoje 10/03/2012 a mesma dor de cabeça voltou agora de manhã, mas não tão forte,mais fraca. Sei que é a mesma que me deu naquele dia,por ser uma dor diferenciada das outras, mais intensa…
    Qdo tinha 15 anos fiz uma TC mas não deu nada!
    Qual será o meu problema??? As vezes minha cabeça doí latejando…
    Só pra lembrar agora estou gestante de quase 4 meses! teria alguma coisa relacionada??
    Da outra vez eu não estava gestante.
    aguardo…
    aninha_16nina@hotmail .com

    Att: Ana

  • Jamilegabler

    Dr. Pedro, bom dia! Eu tenho 26 anos e um início de depressão, no estágio de achar que tudo que os outros tem eu tenho tb e minha crise atual é com dores de cabeça x AVC x traumatismo x ATM. O neurologista disse que é apenas enxaqueca e me pediu para tomar remédios (não tomei). Não tenho nenhum outro sintoma associado (apenas os eventuais de enxaqueca: sensibilidade a luz e som, período menstrual, fome) e tive um acidente em 2006 em que poquei a cabeça, porém sangrou muito, o que me faz acreditar que não tenha causado trauma. Ele me disse que traumatismo se tivesse que causar algo seria nos primeiros dias e ATM não causa dor, já o meu dentista disse que sim. Enfim, diante das suas matérias e da confiança que criei em vc gostaria de saber a sua posição diante da minha situação, pois a minha vontade é de pedir uma angiografia, porém como o médico disse que não precisa achei falta de ética da minha parte em contestar o conhecimento dele.
    P.S.: As dores são fracas, porém constantes do lado esquerdo, raramente sinto dor em toda a cabeça, porém às vezes são pontadas, outras como fisgadas e outras dor normal. Às vezes dá uma única pontada forte e eu vejo um pontinho brilhante no meu olho esquerdo e meu olho fica meio tremendo quando eu estou muito estressada. Ouço estalos também, como se fossem dentro da minha cabeça. Tenho desvio na coluna e problema de estômago enjoado.

  • fernanda

    oi boa tarde! ainda bem que vc  esplicou tudo direitinho ,pois tenho enxaqueca sinto dtodas as coisa que vc sitou ai da cefaleia  os vagalumes dura entre 20 minutos e dor dura4 horas falto morrer de dor ,so para quando eu provoco o vomito !>

  • fernanda

    oi boa tarde! ainda bem que vc  esplicou tudo direitinho ,pois tenho enxaqueca sinto dtodas as coisa que vc sitou ai da cefaleia  os vagalumes dura entre 20 minutos e dor dura4 horas falto morrer de dor ,so para quando eu provoco o vomito !>

  • Aline

    Boa noite, Dr. Pedro. Desde ontem comecei a sentir uma sensação de peso na nuca e no topo da cabeça (mais concentrada na nuca). E quando inspiro mais profundamente dói irradiando da nuca para a coluna, pulmões, sei lá. Não tive febre, mas passei o dia cansada e sonolenta.
    Nunca tive isso antes.
    Alguma sugestão?

  • Anonymous

    Boa noite. Eu nAo tenho dor mas sintoma cabeça pulsar do lado esquerdo sobre as temporãs em especial depois de passar muito tempo no computador fixando o écran.
    Que poderá ser?

  • L Franciadv

    Dr Pedro, estou tendo há duas semana dores de cabeça principalmete na área dos olhos, pescoço e nauseas, isso não é normal, pois não tenho dores de cabeça, e pratico esporte todos os dias. Não sei que medicamento tomar, pois os para as dores de cabeça normais, não estão fazendo efeito, gostaria de saber qual seria mais adequado para minha situação?
    Obrigada

    Lilian

  • Anonymous

    Ola dr.pedro!de 2 dias pra ca tenho sentido fisgadas no lado esquerdo da cabeca na parte de tras,mais ou menos um palmo aberto da nuca…
    Meu pai morreu de cancer e fico preocupada…
    O que voce acha q pode ser?e essas fisgadas vao e vem…
    Aguardo resposta!
    Obrigado!!!

  • Herbert

    Bom dia Dr.Pedro.
    tenho essa doença ha mais de 15 anos, só mesmo quem tem q sabe oq é sofrer.
    ja fiz tdos os tipos de exame q pode existir. ja gastei dinheiro de comprar um carro zerado modelo fiesta.
    qd começo a sentir,corro e tomo o SUMAX de 50 mg conjugado com o ALIVIUM de 600mg, são os 2 unicos q melhoro.
    não posso pegar sol,comer fora de hora. qd estou com ela,fico nervoso,irritadíssimo,e inquieto. já pensei muitas vezes em SUICÍDIO,mas graças a Deus nunca mais pensei.
    eu só sei q é doença triste,e grave.
    um abraço.
    Herbert

  • Anonymous

    Olá,minha mãe teve várias crises de dor de cabeça!!
    Mas os médicos só deram remédios para passar sua dor!!
    No terceiro dia de dor resolveram fazer um exame e constatou um AVC.
    Dai eu lhes pergunto como um médico pode dizer q é apenas uma dor sem fazer um exame para diagnosticar o problema?
    Minha mãe teve dois tipos de avc!!
    Mas com a graça de DEUS hoje ela está em casa em recuperação da sua saúde!
    O pior foi o hemorrágico!!
    Fizeram a cirurgia e correu tudo bem!!
    Mas tenho uma pergunta é necessário enfaixar a cabeça depois da cirurgia?
    Fico aguardando a resposta!!!

  • marcia magaldi

    Estou com dor de cabeça constante s mais de20 dias durmo e acordo com dor,várias vezes no dia a dor e tão intensa que fica até difícil respirar e parece que vou desmaiar de tanta dor,esses episódios são rápidos mais vários até o dia,depois a dor que considero mais que moderada volta,tbem tenho tipo um refluxo e gosto amargo na boca.Qdo me abaixo minha cabeça parece w vai estourar ESQUECI DE FALAR NO COMEÇO DOIS EMQUALQUER PARTE DEPOIS DE UMA SEMANA ESTÁ SÓ NO LADO DIREITO.POR FSVOR ME DE UMA LUZ…

  • Vânia Duarte

    Dr tive diagnóstico de enxaqueca. Me tratava com cefaliv e depois cefalium. Hoje não faz mais efeito. Tenho fortes dores na cabeça com pontadas do lado e principalmente acima da nuca dói tanto que não consigo repousar a cabeça nem num travesseiro que dói. A sensação é de estar deitada no chão. Ha tres dias tive uma crise que me trouxe muito enjôo a minha boca salivava muito e cheguei a vomitar, mas não melhorou. Quando fecho os olhos dói mais ainda. Gostaria de saber sua opinião, obrigada. (Nunca tive sintomas de aura).

  • helga

    Boa noite, eu sinto muitas vezes uma dormência na parte de trás da cabeça.É normal?

  • Amanda Oliveira

    olá meu nome é Amanda tenho 15 Anos.
    tenho enxaqueca des dos meus 11 anos, e no começo deste ano as dores começaram surgir frequentemente, são dores terriveis que passam quando eu durmo mais no outro dia surge novamente.
    gostaria de sabe se é normal ter enxaqueca na minha idade e tao frequentes?

    obrigada

    qualquer coisa responde no meu email amanda_19_oliveira@hotail.com

  • Mariana

    Boa tarde, doutor!
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo site esclarcedor. Sempre que tenho dúvidas em relação a saúde, busco informações no mdsaúde.
    Meu caso é o seguinte: Hoje tenho 22 anos e lembro que tenho algumas crises, que acredito ser enxaqueca há aproximadamente 10 anos. Às vezes, vejo uma “bola” branca piscando, essa bola vai aumentando de tamanho e deixando a visão toda embaralhada, junto com isso, vou começando a sentir dor de cabeça e ânsia… posso tomar o que for, mas a dor de cabeça só melhora quando vomito. Isso acontece raramente, mas afeta muito a qualidade do meu dia… fico o dia toda embrulhada. Gostaria de saber se há tratamento para isso, pois já procurei um especialista e esse me disse que devo mudar minha alimentação. Mas antes eu conseguia identificar o que me causava esses sintomas e hoje, não como mas isso e fico ruim as vezes, após ingerir outros alimentos.
    Agradeço desde já

  • Barbaraligia

    ola doutor tenho nove anos gostaria de saber se sinal perto do olho prejudica a memoria

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não.

  • Zilma Souza

    Boa noite Dr:me chamo Zilma,hoje estou com meus 42 anos, quando completei 40 começaram as dores de cabeças,hoje eu sei que são enxaqueca, mais nestes ultimos dias tenho tido muitas dores do lado direito, no alto da cabeça e na nuca tambem, gostaria de uma resposta sua, meu email é: zilma.souza@pucpr.br obrigada.

  • lena

    boa noite doutor , obrigado por ajudar varias pessoas com esse problema . tenho 32 anos e tenho dor de cabeça assim desde os meus 16 ou17 anos as dores saõ enxaqueca mas tem umas duas semanas q ela doi direto e esta diferente sinto umas partes da couro cabeludo dolorido como se estivese puxado o cabelo ou tivesse levado uma pancada, e sempre muda de lugar na cabeça agora está bem no meio. o q fazer?? obrigado ! aguardo comentario. lena . ceará.

  • Ana Lúcia

    Olá Dr. Boa Tarde.
    Dente cariado com a gengiva infeccionada pode causar dor na cabeça?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode.

  • Lucas Pelegrina

    Dr. Bom dia! Tudo bem? As vezes tenho dores de cabeça que começam sem motivo aparente, e quase todas as vezes acabo vomitando. O que pode ser problema de estomago? Alergia a algum alimento? Ou enxaqueca? Qual especialidade devo procurar? Abraços

  • Lucas Pelegrina

    Dr. Bom dia! Tudo bem? As vezes tenho dores de cabeça que começam sem motivo aparente, e quase todas as vezes acabo vomitando. O que pode ser problema de estomago? Alergia a algum alimento? Ou enxaqueca? Qual especialidade devo procurar? Abraços

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Enxaqueca pode se manisfestar desta maneira. Procure um neurologista.

  • Maria Oliveira

    Boa tarde Doutores.
    Tenho tido dores de cabeça muito frequentes e intensas, sinto tonturas, tenho uma leve fraqueza na mão direita, algumas dores de pescoço e tenho sentido uma certa confusão. Acha que é motivo para marcar uma consulta com um médico especializado?
    Desde já, muito obrigado.
    E parabéns pelo site.

  • Ana Lúcia

    Olá Dr. Boa Tarde.
    Dente cariado com a gengiva infeccionada pode causar dor na cabeça?

  • Diayane Vasconcelos

    Olá Dr. sinto muita enxaqueca bem na testa e nos olhos, trabalho com computador, sinto esta dor quase todos os dias e é muito intensa, a dor só passa quando tomo um remédio de Tylenol Cafe é o que passa a minha dor, a qual médico devo ir e o que o senhor acha q pode ser?
    Agradeço a atenção!
    Site 100000..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho que um neurologista seria o mais indicado.

  • Mariana

    Boa tarde, doutor!
    Primeiramente, gostaria de parabenizá-los pelo site esclarcedor. Sempre que tenho dúvidas em relação a saúde, busco informações no mdsaúde.
    Meu caso é o seguinte: Hoje tenho 22 anos e lembro que tenho algumas crises, que acredito ser enxaqueca há aproximadamente 10 anos. Às vezes, vejo uma “bola” branca piscando, essa bola vai aumentando de tamanho e deixando a visão toda embaralhada, junto com isso, vou começando a sentir dor de cabeça e ânsia… posso tomar o que for, mas a dor de cabeça só melhora quando vomito. Isso acontece raramente, mas afeta muito a qualidade do meu dia… fico o dia toda embrulhada. Gostaria de saber se há tratamento para isso, pois já procurei um especialista e esse me disse que devo mudar minha alimentação. Mas antes eu conseguia identificar o que me causava esses sintomas e hoje, não como mas isso e fico ruim as vezes, após ingerir outros alimentos.
    Agradeço desde já

  • Jacianerodrigues2008

    eu estou com muita dor de cabeça e enjooada de mais o pode ser isso

  • Maria aparecida

    doutor eu e minhas filhas uma tem17 anos e a outra 13 e eu tenho 44 anos ambas sofremos dores de cabeça principalmente antes ou depois da menstruaçao o que devo tomar qual a medicaçao ou medico devemos procurar para nos sentirmos melhores

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Neurologista.

  • Gabizumkeller

     nariz entupido,dor de garganta,dor de cabeça,ansia de vomito,fraca,tosse…o que pode ser??

  • carlos cleiton

    oi bom dia  estou com uma enxakueca desgramada  ja dura duas semanas  e uma dorzinha  kue mas pareçe uma brazinha kueimanda  e irritante  o olho cossa  i fica vermelho i fica ardendendo ao redor pareçe kue paçei pimenta no olho

  • Vânia Duarte

    Dr tive diagnóstico de enxaqueca. Me tratava com cefaliv e depois cefalium. Hoje não faz mais efeito. Tenho fortes dores na cabeça com pontadas do lado e principalmente acima da nuca dói tanto que não consigo repousar a cabeça nem num travesseiro que dói. A sensação é de estar deitada no chão. Ha tres dias tive uma crise que me trouxe muito enjôo a minha boca salivava muito e cheguei a vomitar, mas não melhorou. Quando fecho os olhos dói mais ainda. Gostaria de saber sua opinião, obrigada. (Nunca tive sintomas de aura).

  • Maria Helena

    Olá. Meu filho tem uma válvula na cabeça desde bebê. Hoje ele tem 21 anos. Nunca trocou a válvula, mas ele tem dores de cabeça frequente, vai ao médico, é medicado, às vezes fica internado por 1 ou 2 dias, o neurocirurgião fala que tá tudo bem. Mas nunca passa essa dor. Me indica alguma coisa pra fazer, pois é difícil pra uma mãe ver seu filho sofrer assim.

  • Roberson

    Dr pedro tenho 27 anos meu olhos começaram a lagrimejar , depois de uma semana parou e começou a dor de cabeça com a palpebra do olho esquerdo a tremer , fui ao oftalmologista e me disse que minha visão esta perfeita e me passou vitaminas dizendo que isso seria o caso da palpebra tremer , não tenho glaucoma e nd , agora fico com algumas pontadas na testa e palpebra do olho esquerdo tremendo , devo me preocupar

  • Linda

    Dr. minha filha tem 07 anos e vem sentindo dores de cabeça que surgem do nada, ela fala que aparece uma bolinha branca nos olhos. Levei no oftalmo e estava tudo certo, levei ao neuro e disse que era enxaqueca, mas, não vejo estas bolinhas como um dos sintomas da enxaqueca, ela não tem vômitos, nem febre.. não concordei com o diagnóstico, ele disse que os exames clínicos deram tudo normal e mesmo assim pediu uma tomografia… não entendi…. o que pode ser isto que minha filha tem? 

  • Herbert

    sofro c essa doença ha mais de 15 anos. ja fiz tdos os tipos de exames.
    qd ela vem,é ansia de vomito,dor na nuca,visão tremula,irritabilidade,nervosismo, e muita dor.
    os unicos remedio q passa a dor,éo SUMAX de 50 mg conjugado com o ALIVIUM de 600mg, tenho q tomas esses dois,se tomat só um será perdido, isso no meu caso.
    eu queria era saber se tem outro medicamento q pode substituir o SUMAX, sabe pq? pq esse medicamento é caro,pra quem toma igual eu. em uma caixa só vem 2 comprrimido, e o pre ço dele é 27 reais, um absurdo. na pague menos sai por 18,mas assim mesmo é caro,por eu ter q tomar de vez enquanto.
    um abraço, gostei muito das informações aq.
    Herbert

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Neurologista.

  • Danielle Caldeira

    Doutor tenho crises de dor de cabeça terriveis, e apresenta os sintomas dos três tipos de dor de cabeça falado no texto. Qual o melhor procedimento para isso? Já fui em vários médicos, mas nenhum deles deu a atenção.

  • Danielle Caldeira

    Doutor tenho crises de dor de cabeça terriveis, e apresenta os sintomas dos três tipos de dor de cabeça falado no texto. Qual o melhor procedimento para isso? Já fui em vários médicos, mas nenhum deles deu a atenção.

  • ana claudia

    doutor tive por dias leve dores de cabeça e sensação de desorientação……sensação de ter algo do lado esquerdo da cabeça acima do olho….agora volta e meia um veia lateja muito forte…as vezes acompanhada de leve dor de cabeça e pescoço repuxado do lado direito………se tento encostar o queixo no peito repuxa as costas do mesmo lado…………o que pode ser……..tenho medo de um aneurisma ou coisa pior………anarobaina2@gmail.com

  • guilherme

    tenho agulhadas que queimam a çabeça começou a tres dias parece um monte de picada de formiga e depois me da canseira

  • Jakebenchimol

    Eu tenho muita dor de cabeca enxaqueca e nao sei o q e!!!!

  • Amanda Oliveira

    olá meu nome é Amanda tenho 15 Anos.
    tenho enxaqueca des dos meus 11 anos, e no começo deste ano as dores começaram surgir frequentemente, são dores terriveis que passam quando eu durmo mais no outro dia surge novamente.
    gostaria de sabe se é normal ter enxaqueca na minha idade e tao frequentes?

    obrigada

    qualquer coisa responde no meu email amanda_19_oliveira@hotail.com

  • helga

    Boa noite, eu sinto muitas vezes uma dormência na parte de trás da cabeça.É normal?

  • Ersflat

    tenho dor de cabeça todos os dias e agora estou sentindo tb nauseas suor frio e vomitando o que pode ser?

  • Yourlunew

    Doutor, qual especialista devo passar? Tenho pontadas na cabeça que duram apenas alguns segundos, elas surgem em qualquer ponto da cabeça e a qualquer momento, não possuem um ciclo certo, não aparecem todos os dias. Mais esses segundos que aparecem é o suficiente para que eu pare qualquer atividade. Obrigada!

  • Marlon Apdo

    Doutor, sou professor iniciante, comecei esse ano, leciono matemática e ciências do 6° ao 9° ano, em muitas das aulas acabo me estressando momentaneamente, porém nada que me faça ser uma pessoa estressada no cotidiano. Estudo bastante, não só na minha área, mas em vários outros ramos. Raramente sofria de dores de cabeça, contudo este ano venho tendo certas dores pulsante de cabeça localizadas no lado esquerdo superior, essas dores tem algo relacionado com o estresse nas aulas ou os estudos?

  • Spmmay

    doutor estou sentindo dor de cabeça,dor na nuca,ansia de vomito.as vezes dor nos olho e corpo mole o que de fazer oremedio que tomo passa mas depois volta espero sua resposta spmmay@hotmail.

  • Rafael_mendes23

    parabens pelo site Dr.
    só que não achei o meu caso ai…
    eu não estou com dor de cabeça, mais estou sentindo ultimamente, umas fisgadas fortes no lado direito da nuca.
    se o Senhor puder me explicar o que é isso,lhe agradeceria muito.
    e-mail rafael_mendes23@yahoo.com.br

  • Lais Rodrigues2012

    oi dr. bom dia, olha dr eu tenho uma exaqueca muito forte é uma dor muito forte na cabeça e começo ficar dormente e vendo as coisas pela ametade faz sete anos q eu tenho existe remedio augum remedio para curar ou só para combater o meu nome é lais muito obrigado

  • Dienifercoelho

    ola dr, ha mais ou menos 3 semanas tenho tido fortissimas dores de cabeça, dores nas extremidades laterais e muita dor nos olhos, alem de tontura e enjoo, gostaria de saber o que pode ser?

    obrigado e parabéns pelo site;

  • Dienifercoelho

    ola dr, ha mais ou menos 3 semanas tenho tido fortissimas dores de cabeça, dores nas extremidades laterais e muita dor nos olhos, alem de tontura e enjoo, gostaria de saber o que pode ser?

    obrigado e parabéns pelo site;

  • Daiane

    Eu sou a daiane e to com problemas serio to com muita dor no olho nas cabeça e da muitas pontada na nuca, e nao posso nem com barulho que ela a dor ja volta me ajudar por favor

    • Wanessaanjos

      tambem tenho isso. se descobrir o0 que é me fala pelo amor de Deus!

  • Mm Marciamarques

    ola doutor me chamo marcia, e alguns dias venho sentindo muita dor na nuca direita, dores fortes acompanhadas de falencia e ancia de desmaios, o que sera iso?.