Cateterismo cardíaco e Angioplastia com Stent

Dr. Pedro Pinheiro

comment 136 Comentários


Introdução

As artérias coronarianas são as artérias que nutrem o músculo cardíaco. A obstrução de uma ou mais dessas artérias por placas de colesterol é a principal causa de angina e infarto agudo do miocárdio.

O cateterismo cardíaco é um procedimento médico utilizado para diagnosticar e tratar, caso necessário, as obstrução das artérias coronarianas.

O que é a doença isquêmica cardíaca?

A doença isquêmica cardíaca é causada por obstrução de uma ou mais artérias coronárias, impedindo o fluxo adequado de sangue para o músculo cardíaco, chamado de miocárdio.

Como qualquer tecido do nosso corpo, o miocárdio quando privado de seu suprimento de sangue entra em isquemia e pode sofrer necrose, caracterizando o infarto do miocárdio.

Como o mecanismo básico desta doença é a obstrução de uma artéria coronária, o tratamento consiste em desobstruí-la o mais rápido possível, impedindo que uma isquemia se torne um infarto.

No texto Infarto do miocário – Causas e Prevenção explicamos com detalhes todo esse processo.

Existem três tipos de tratamento para os pacientes com angina causada pela obstrução das artérias coronarianas:

  • Tratamento clínico com medicamentos que melhoram a circulação de sangue nas coronárias.
  • Cirurgia de bypass cardíaco (também conhecida como ponte de safena)
  • Angioplastia coronária.

As duas primeiras opções de tratamento serão explicadas em textos à parte. Por ora, focaremos no cateterismo cardíaco e na angioplastia.

O que é cateterismo cardíaco? O que é coronariografia?

Começaremos pelo cateterismo cardíaco, também conhecido como cineangiocoronariografia ou angiografia coronariana.

O cateterismo cardíaco é uma angiografia, um exame radiológico no qual podemos analisar os vasos sanguíneos. A teoria do exame é simples:

  1. Escolhemos um vaso a ser estudado, por exemplo, as artérias coronárias.
  2. Através de uma punção da artéria femoral (que fica na coxa), ou na artéria radial (no braço), introduzimos um longo cateter pela artéria aorta até chegar ao coração, no ponto onde nascem as artérias coronárias.
  3. Através deste cateter administra-se seguidamente pequenos volumes de contraste venoso radiopaco fazendo com que o mesmo, ao passar pelas coronárias, “pinte-as” de modo a torná-las visíveis através de um exame radiológico.

Ao invés de uma radiografia simples, na coronariografia obtemos várias imagens seguidas, fazendo um filme de toda a passagem do contraste pelas artérias, daí o nome cineangiocoronariografia.

Veja o vídeo abaixo para facilitar a compreensão. Nesse filme é possível ver o contraste sendo administrado pelo cateter diretamente nas artérias coronárias. São 4 administrações seguidas apresentadas no vídeo.

YouTube video

Se uma das artérias estiver com seu interior preenchido por placas de colesterol que obstruam a passagem de sangue, elas também estarão obstruindo a passagem do contraste, sendo isso facilmente perceptível durante a angiografia.

A coronariografia é atualmente o melhor método para o diagnóstico das obstruções das artérias coronárias.

Uma vez realizada a coronariografia, podemos decidir que estratégia adotaremos com o paciente.

Se os vasos estiverem sem sinais de obstrução, o exame termina e o cateter é retirado. Por outro lado, se a angiografia apontar lesões obstrutivas das coronárias, torna-se necessário desobstruí-las.

Se as lesões forem muito graves e múltiplas, a alternativa é a cirurgia de bypass. Se apenas um, ou no máximo dois ramos das coronárias estiverem doentes, é possível realizar a angioplastia das mesmas.

O que é angioplastia?

A angioplastia é um procedimento não cirúrgico no qual é possível desobstruir artérias com deficiente fluxo de sangue causado por placas de colesterol em sua parede. A angioplastia pode ser feita em várias artérias do corpo, mas nesse texto falaremos apenas da angioplastia coronariana.

A angioplastia é realizada imediatamente após a coronariografia. Uma vez identificada a artéria obstruída, um balão especial para angioplastia é inserido desinflado pelo cateter que agora está localizado dentro da artéria coronária doente. Ao chegar no local da placa, este balão é inflado até uma pressão de 20 atmosferas, tornando-o inacreditavelmente duro, capaz de esmagar literalmente a placa de gordura, abrindo novamente a luz da artéria e permitindo que o fluxo de sangue retorne ao normal.

Reparem na imagem abaixo mostrando uma coronariografia feita antes da angioplastia por balão e outra feita depois da angioplastia. Note que antes havia uma falha no enchimento da artéria pelo contraste, indicando uma obstrução do fluxo sanguíneo. Após a destruição da placa pelo balão, o contraste passou a seguir o seu caminho sem restrições.

Angioplastia coronária (antes e depois)
coronariografia + angioplastia

O termo cateterismo cardíaco engloba dois procedimentos diferentes: o cateterismo para diagnóstico, que é a simples coronariografia, e o cateterismo terapêutico, que inclui a angioplastia. Quando o paciente apenas diz que fez um cateterismo cardíaco, é preciso completar a informação dizendo se foi feito angioplastia ou não, para podermos saber exatamente que tipo de procedimento ele foi submetido.

A angioplastia por balão apresenta ótimos resultados a curto prazo, com taxas de sucesso acima de 90% na resolução da dor e no restabelecimento do fluxo sanguíneo. Porém, a médio/longo prazo a reobstrução da artéria coronária é muito comum. Cerca de 30% dos pacientes terão suas artérias novamente obstruídas em um período de 6 meses. Por isso, além da angioplastia com balão, um procedimento adicional é necessário para se assegurar uma patência prolongada das coronárias: a implantação de um stent.

O que é angioplastia com stent?

O stent é uma prótese metálica expansível, em forma cilíndrica, que é implantada logo após a angioplastia pelo balão com o intuito de diminuir a chance da artéria coronária ficar novamente obstruída por aterosclerose com o passar do tempo.

O processo de implantação do stent é igual ao da angioplastia. Veja a ilustração abaixo.

Atualmente praticamente não se faz mais angioplastia sem a colocação de stent devido à grande diferença de resultados entre os dois procedimentos.

angiolpastia-com-stent
Colocação de stent coronário

Após a angioplastia com stent

A angioplastia com stent é um procedimento razoavelmente simples e o paciente costuma ter alta no dia seguinte, ficando internado durante a noite apenas para observação.

Ao final do procedimento, o cateter é removido e o paciente deve ficar deitado por algumas horas com compressão sobre a artéria femoral para evitar a formação de hematomas no local da inserção do cateter.

O paciente com stent normalmente precisa tomar medicamentos que inibam a ação das plaquetas para inibir a formação de coágulos e a trombose do stent. Aspirina e clopidogrel (Plavix®) são as duas drogas mais prescritas.

Quando aplicável, o controle do diabetes, da hipertensão, do colesterol, a perda de peso e parar de fumar são fatores essenciais para impedir a trombose do stent.

Os stents mais modernos são compostos por materiais que não contraindicam a realização de ressonância magnética nuclear (RMN), ao contrário das próteses mais antigas. Se você tem um stent e precisa fazer uma RMN, pergunte ao seu cardiologista se o seu stent é seguro, denominado pelo fabricante como “MR safe”.

Complicações

Não existe procedimento médico invasivo sem riscos. As complicações do cateterismo cardíaco são incomuns se tomadas todas as devidas precauções, mas sempre existe um pequeno risco de surgirem problemas. Entre as possíveis complicações, podemos citar:

  • Alergia ao contrate venoso.
  • Hematomas e sangramentos no local da punção.
  • Embolização de fragmentos do trombo após a angioplastia.
  • AVC.
  • Infarto agudo do miocárdio.
  • Rotura da artéria coronária.
  • Arritmia cardíaca.
  • Insuficiência renal aguda.

Sobre esta última complicação, achamos importante gastar algumas linhas.

Insuficiência renal aguda após cateterismo cardíaco

A maioria dos contrastes venosos usados para exames radiológicos são tóxicos para os rins, causando uma temporária queda na taxa de filtração do sangue.

Pessoas com rins sadios não apresentam complicações, pois, mesmo que percam metade da função renal por alguns dias, conseguem sobreviver bem com 50% restantes de função. Pessoas que já tem doença renal, entretanto, não têm essa reserva para tolerar grandes quedas na sua função renal, sendo comum a ocorrência de insuficiência renal aguda transitória, com duração média de 7 dias.

O cateterismo cardíaco em paciente com diagnóstico prévio de insuficiência renal crônica deve ser feito com muito cuidado, e se possível com o auxílio de um médico nefrologista, pois o risco de deterioração da função renal nas primeiras 48 horas após o contraste é imenso. A toxicidade renal pode ser tão grave que alguns pacientes chegam a precisar de hemodiálise durante alguns dias.

Os maiores risco para nefrotoxicidade do contraste ocorrem nos pacientes que têm:


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


136 respostas para “Cateterismo cardíaco e Angioplastia com Stent”

  1. Jose P S Reis

    Otimas explicações: didáticas, esclarecedoras, simples e concisas. parabéns.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado, José. Se puder nos ajudar divulgando os textos do site nas suas redes sociais, agradecemos.

  2. Débora

    Ótima explicação, maravilhosa matéria parabéns

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  3. Felicia Ruske

    Vou estagiar no setor Cardio do HRHDS em Joinville e estou estudando sobre as doenças cardíacas e esse artigo contribuiu muito.

    Obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Obrigado.

  4. Rosilene carvalho da Silva

    É possível ficar um cateter na perna depois de realizar a angioplastia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode ficar uma bainha por algumas horas após o procedimento.

  5. Sandra

    Tive infarto e foi colocado dois stent. Sou cardiopata grave? E qual é o CID?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      1. Sim.
      2. CID 10 – Z95.5: Presença de implante e enxerto de angioplastia coronária

  6. Augusto Machado Gonçalves Anjo

    Tive um IAM e coloquei 5 stent. Sou considerado um cardiopata grave ?

    Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  7. Carlos Rogério Domiciano silva

    No cateterismo deu 80 % do stent fechado . O procedimento agora pode ser cirúrgico ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não necessariamente. Pode-se fazer uma angioplastia do stent.

  8. Josyane Pinheiro

    Se eu estiver menstruada posso fazer um cateterismo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim, pode.

  9. Antônio

    Fiz cateterismo, angioplastia e tenho stent consigo renovar minha CNH?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Sim.

  10. Breno De Luca

    Uma artéria com 80% de obstrução, após a implantação do stent reduz para que percentual? Grato

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      O objetivo é deixar a artéria totalmente permeável.

  11. Ana maria portela de brito

    Qualquer pessoa pode fazer cateterismo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se houver indicação para o procedimento, sim.

  12. Lourdes Rezende

    Tive um aneurisma cerebral coloque molinha e stentil, poso fazer tomografia/ressonância etc.
    Obrigado!

  13. Leticia Cristina

    Olá desculpe a ignorancia mas gostaria de saber porque na angioplastia o cateter deve entrar pela veia femoral e subir ? Não poderia ser introduzido numa veia ou artéria mais próxima ? Aguardando resposta.. obrigado ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser feito pelo braço, mas a femoral é a via mais fácil por ser uma artéria mais calibrosa.

  14. Paulo Nagel

    Fiz angioplastia com colocação de stent farmacológico e hoje estou há 4 meses fazendo reabilitação cardíaca. A minha pergunta é se e posso praticar futebol normalmente. Tenho 57 anos. Tomo aspirina e clopidogrel

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Paulo, lamento, mas à distância é impossível eu opinar. Essa pergunta tem que ser feita ao seu cardiologista, que conhece os detalhes da sua situação clínica.

  15. Rodrigo Ribeiro

    Boa noite, minha mãe (75 anos) vai fazer cateterismo pq sofreu um infarto. O quadro dela é bom, está com a pressão normal, diabete tb e os batimentos cardíacos estão ok. Ela corre risco de vida fazendo esse procedimento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Todo procedimento médico invasivo tem seus riscos. Porém, geralmente, quando indica-se o cateterismo é porque o paciente corre mais risco de morte se NÃO fizer o exame. Quando se põe na balança, não tratar é mais perigoso que os riscos do tratamento em si.

  16. Muda rio Transporte

    Bom dia Doutor! Meu marido fez cirurgia tem 12 anos e colocou 02 safenas e 02 mamárias. Hoje ele sente fortes dores no peito com todos os sintomas de angina. Ele pode fazer o cateterismo e se houver necessidade fazer a angioplastia com o Stent ? Ele está com consulta marcada no cardiologista, mas como é pelo SUS, está muito distante!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode. O fato dele já ter feito uma cirurgia de revascularização miocárdica não impede a realização do cateterismo nem da angioplastia com stent.

  17. Camila Menezes

    Boa tarde!
    Meu pai ja estava com a cirurgia marcada para a colocação de ponte de safena porém um dia antes ele teve um enfarto , o médico informou que ele não mais poderia fazer a cirurgia em um período de 1 ano e que agora colocaria um stent até poder fazer a cirurgia. O infarto influi na cirurgia para colocação de safena?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Eu não sei detalhes da situação do seu pai para poder opinar sobre essa questão particular, mas, em geral, a cirurgia de revascularização pode ser feita em pacientes que tenham tido infarto recente.

  18. Tayna Coutinho

    Boa tarde Dr. O cardiologista do meu pai o encaminhou para fazer um cateterismo, se o houver a necessidade de colocação de stent é feito na hora ou em outro procedimento, e gostaria de ter uma idéia de valor

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É na hora. Lamento, mas eu não sei o valor do stent, pois não moro no Brasil e só trabalho com medicina pública.

  19. Brenda Lemos

    Boa Noite, a seis meses fiz um exame de cateterismo pois tenho coarctação de aorta, mas meu caso é especial e ainda estou aguardando a chegada do meu stent. Gostaria de saber se existe alguma validade para este exame.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você for jovem e o exame tiver sido normal, acredito que a maioria dos anestesistas aceitaria esse exame com até 1 ano de intervalo, apesar de 6 meses ser o prazo mais desejado.

  20. Ana Cristina Wallner

    Boa Tarde!
    Meu pai já tem dois stents, sendo um deles farmacológicos. O primeiro que foi colocado tem uma obstrução e a indicação e para ser colocado outro farmacológico. Perguntas:
    Posso em vez de fazer um stent colocar uma ponte de safena, uma vez que já tenho um stent?
    Por quais motivos não posso colocar uma ponte de safena?
    Os riscos são maiores ou menores qdo se coloca um novo stent farmacologico, junto ao obstruido?
    Fico no aguardo para esclarecimentos das dúvidas!
    Atenciosamente,
    ANA

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A ponte de safena é um procedimento muito mais complexo que a colocação de um stent. É uma grande cirurgia que só é indicada para os casos em que o stent não é uma opção viável.

  21. Maria das graças monteiro Silv

    Meu irmão colocou 3 stent aproximadamente 7 meses. Atualmente seu pescoço e o braço por onde foi colocado o stent está bastante inchado. Isto é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  22. Renata

    Meu avô teve um infarto e foi levado ao posto de saúde, e posteriormente ao hospital e ficou esperando durante 7 horas para iniciar o cateterismo e a angioplastia, e não foi informado a colocação do stent, porém com 3 dias de realização do procedimento ele veio a óbito, com um infarto fulminante. Gostaria de saber se é possivel após a realização deste procedimento a pessoa vir a óbito por infarto?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, o stent pode obstruir. Às vezes acontece.

  23. sergio fernandes cazaroli

    Tive um infarto em novembro do ano passado , foi colocado um stent , sou pré diabético ,caso tenha que iniciar tratamento com metformina poderia ser prejudicial .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não.

  24. Rosimere Santos

    sexo,é algo não recomendado para quem tem angina?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é contra-indicado, mas dependendo da gravidade da angina pode desencadear uma isquemia.

  25. Rosimere Santos

    gostaria,sinceramente ,que me digam com total verdade,quantos anos aumenta em média,a vida de quem faz angioplastia

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É difícil falar em média, pois ela englobaria casos de gravidade completamente diferentes. O que pode ser dito é que a angioplastia é extremamente eficaz em reduzir a mortalidade.

  26. eliane tregnago

    gostaria de saber que pessoas que ja fizeram ponte safena e mamaria podem fazer o exame de cateterismo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, podem.

    2. Lucinéia Braun Kepp

      E meu pai, já fez duas safenas e uma mamária e está com suspeita de esclerose lateral. Para ter certeza teria que fazer uma ressonância, gostaria que alguém pudesse me ajudar, se ele pode ou não fazer.

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        A ponte de safena ou mamária não contra-indicam a ressonância. Veja se esse texto ajuda: https://www.mdsaude.com/2014/10/ressonancia-magnetica.html

  27. Levi Marques

    Olá doutor, queria saber se ah um grande risco de dar errado o cateterismo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O que exatamente você considera dar errado?

  28. stela

    Nos meados dos anos mais 80 após cirurgia de ponte de safena usava um medicamento injetável muito caro na época que os familiares do paciente comprava e levava ao hospital para ser usada no paciente safenado ou depois de um cateterismo não me lembro muito bem pois nesta época meu pai fez os dois procedimentos.Alguém sabe me dizer o nome deste medicamento e quanto custava na época?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não sei lhe responder. Nos anos 80 eu ainda nem tinha entrado na faculdade de medicina. Tem que perguntar isso para um cardiologia mais da velha guarda.

  29. Edna Lamounier

    Boa tarde, gostaria de saber se após um ano que foi feia uma angioplastia com colocação de Stent, o medicamento Clopidrogrel é retirado ou ele é mantido pra sempre? Obrigada!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende. Se você não usa nenhum outro antiagregante plaquetário, como a aspirina, por exemplo, o cardiologia deve mantê-lo indefinidamente.

  30. Má Zinha

    Boa noite , gostaria de sabe se uma pessoa que tem stent fez cateterismo quanto tempo ele pode ter uma relação sexual

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso sugere imunidade por vacina.

      1. Má Zinha

        Como assim sugere imunidade por vacina ??? o que tem haver um assunto com outro Drº Pedro Pinheiro eu não entendi

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Perdão, essa resposta era para outra pergunta, de outro artigo.
          A prática sexual pode ser retornada assim que o cardiologista autorizar que o paciente volte a fazer esforços.

  31. Walter Ramos

    fiz o cateterismo e recebi um stent. fazem 3 dias que sai do hospital e agora que vim notar que minha perna direita está um pouco inchada. principalmente o pé. será por problemas renais em virtude do contraste?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se for só de um lado, não deve ser do rim, é mais provável que seja algo circulatório.

  32. Denise Camilo

    boa tarde…gostaria de saber se há uma porcentagem certa de obstrução, para que seja indicado a colocação do stent?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Depende do contexto clínico. Em geral, obstruções maiores que 50% em artérias com diâmetro de pelo menos 2,5 mm podem receber um stent.

  33. Luciana Venturelly

    Boa Noite! Eu queria saber se é normal sentir dores no peito após ter feito o procedimento de angioplastia com implante do Stent? Ele fez o procedimento dia 18/12/2014 e até hoje sente essa dor no peito. É normal, o que fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é normal, não. Tem que contactar o cardiologista.

  34. Denise

    Olá boa tarde, reparei que muitas pessoas já fizeram o cateterismo, vocês sentiram algo durante o processo ? Alguma queimação no corpo ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O cateterismo não costuma causar grandes incômodos, não.

  35. joao vieira

    bom dia fis cateterismo e angioplastia do miocardio posso tomar cialis

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se correu tudo bem na angioplastia e você não sente mais dores, é possível que possa tomar o Cialis. Porém, não o faça sem antes conversar com o seu cardiologista.

  36. Paulo

    Olá, qual o risco de utilização de Viagra após colocação de stent farmacologico ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a sua doença coronariana estiver estabilizada, o seu cardiologista pode autorizar o uso do Viagra. Converse com ele.

  37. bolivar

    boa tarde doutor. gostaria de saber se o stent deve ser trocado e por quanto tempo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não, não se troca o stent de forma preventiva.

  38. sandro marcucci

    Boa noite meu pai fez a alguns meses atras cirurgia para colocaçao de stents nas arterias do coracao e agora vem sentindo fortes dores no peito e estao frequentes , qual procedimento devemos fazer doutor ?
    Abcs

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Voltar ao cardiologista, pois se ele tem angina, os stents podem estar obstruídos.

  39. claumeres

    posso fazer o cateterismo menstruada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não há contra-indicadações.

  40. Elaine S Luizinho

    minha mae aperou á 3 qnos atras e um novo cateterismo indicou que suas veias estao intupidas novamente e o medico nao recomenda cirurgia nem angioplastia, so com o medicamento ela pode sobreviver e evitar um enfarto…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Há casos mais graves, nos quais nem a cirurgia nem a angioplastia são seguras ou efetivas. É possível que o cardiologista chegue à conclusão que o tratamento medicamentoso é o mais indicado para o caso dela.

  41. Vera

    Meu esposo fez angioplastia com colocação de Stent, mas venho observando que após este procedimento ele anda tossindo muito, é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não me parece que haja relação.

  42. Cristiane Silva

    Dr. Ja fazem quase 3anos que meu pai fez o cateterismo com colocação de stent. A alguns dias ele caiu no trabalho desde então passou a sentir dores no peito se faz algum esforço. Se caminha mais que 15 minutos fica extremamentr cansado. O que devemos fazer? Que tipo de exames ele tem que fazer pra ver como esta o stent?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O stent não sai do lugar assim não. Ainda mais depois de 3 anos.

  43. Rayane

    Boa Noite Dr.
    Meu Pai fez um cateterismo dia 26/10 e dia 30 e 31/10 começou a sentir dores de cabeça..
    aferimos a pressão dele, e esta normal.. essas dores de cabeça , é prejudicial ao cateterismo? ele precisa voltar ao medico dia 06/11 para se internar e fazer a ponte safena.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A dor de cabeça não interfere no resultado do cateterismo.

  44. Aline Riva

    Dr.Pedro, meu pai realizou um cateterismo há 3 dias, ficou internado desde então e recebeu alta há 2 dias. Ele está com a barriga muito inchada e com sensação de empanzinamento. Isso é normal? Não sei se tem algo a ver, mas ele era uma pessoa demasiadamente ativa e com o infarto tem ficado muito parado, por orientação médica.

    Meu questionamento é, o contraste usado no exame pode ter alterado as suas funções renais? (Obs.: ele é diabético, mas nunca apresentou sinais de comprometimento dos rins);

    Ou o fato dele ficar muito parado pode interferir no seu estado?

    Ele está fazendo uso da seguinte medicação:Carvedilol, Enalapril, Espironolactona,
    Clopidogrel, Brimonidina, Sinvastatina e Monocordil.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A alteração renal pelo contraste é apenas provisória. Depois de alguns dias os rins voltam ao normal.

  45. Kariny Ritter

    minha mae toma AS infantil, e ira fazer cateterismo. Quanto tempo antes ela precisa parar de tomar essa medicação ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não precisa parar, pelo contrário, é recomendado usar AAS antes da angioplastia.

  46. Guilherme Alves

    Eu fiz um cateterismo com colocação do stent dia 30/09 e fiz muito esforço,no lugar onde foi feito a cirugia ficou roxo e meio duro quando eu aperto.Oque eu devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que pedir para um médico olhar. Deve ter feito um hematoma no local.

  47. Cida Pereira

    boa tarde,
    fiz cateterismo com colocação de stent dia 22/09 e começou hoje uma forte dor de cabeça e visão turva desde que levantei da cama é normal???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é normal.

  48. Edson Luiz

    muito boa tarde Dr. pedro Pinheiro!

    Fiz cateterismo dia 22/09 com a colocação de stent, depois disso venho sentido muitas dores na barriga, é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é normal ter dor de barriga depois do cateterismo.

  49. Andressa Pinheiro

    Meu pai faleceu dia 12/07/2013,um dia depois de colocar um stent,(desculpa se escrevi errado),gostaria de saber se foi erro médico,ele tinha 60 anos.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não necessariamente.

  50. Evanir Dos Santos Correia

    após cateterismo com a colocação de stent, é possivel realizar esse procedimento de novo pra outra veia?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim.

  51. Vania Ferreira

    Dr. Minha mãe fez o exame do cateterismo, e após o exame ela está tendo lapsos de esquecimento, é normal isso acontecer??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não faz muito sentido isso.

  52. Dinoel Domiciano

    Dr : Minha esposa fez uma cirurgia de safena e mamaria a sete anos. Existe um prozo de validade para esta cirurgia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não. Depende de cada paciente.

      1. Dinoel Domiciano

        Depende de que !!!!!!

        1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
          Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

          Dezenas de fatores: idade, estado clínico, doenças associadas, grau de aterosclerose, uso de medicamentos, vasos acometidos, intercorrências cirúrgicas, influência genética, alimentação, peso, grau de atividade física, cigarro, bebida alcoólica, etc. A cirurgia pode durar décadas para alguns ou poucos meses para outros. Depende de cada caso. Não existe um prazo de validade que sirva para todo mundo. Não é um produto industrializado produzido em série.

  53. Amalya Mendes

    Boa Noite!!!
    Meu Pai vai fazer angio, quais medicamentos q ele não pode tomar no dia do exame? Ele esta tomando antibiotico tambem ele tem que parar de tomar? Se sim quanto tempo antes de realizar a angiolastia?
    Obrigado Amalya

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Amalya, eu não posso fazer esse tipo de indicação à distância. Medicina não é uma receita de bolo. Geralmente, não é necessário parar nenhum medicamento, mas cada caso é um caso. Esse tipo de orientação quem tem que dar é o cardiologista.

  54. Marx A Gomes da Silva

    Olá Doutor, gostaria de parabeniza-lo pelo conteúdo do site com explicações muito claras.
    Fiz uma Tomografia Computadorizada das artérias coronárias no exterior recentemente e no diagnostico aparece a seguinte frase: Significant Stenosis at proximal LAD with non calcified plaque causing huge positive and negative vessel remodeling. Poderia me esplicar o que isso significa? Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É uma obstrução de uma das artérias coronárias por uma placa de aterosclerose. É um fator de risco elevado para infarto.

  55. jocasta coelho

    Ola doutor minha mãe precisa fazer um ct, porem ela tem somente 20%dos rins oq dificulta o exame,ela sofre com muita falta de ar, durante a noite o medico dela não passou nenhum medicamento tem alguma solução?
    Grata.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O coração é mais importante que o rim. Se há realmente indicação para o cateterismo, o rim não é impedimento. Na pior das hipóteses, ela fará diálise por alguns dias. É muito pior se ela infartar, pois há risco de morte.

      1. jocasta coelho

        Obrigada.

  56. Cileia Killimanjharo

    Meu pai fez essa agioplastia com stent, e agora esta sentindo dores de cabeça direto e normal!?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é normal.

  57. Luana Santos

    Meu avó teve um infarto, foi levado ao hospital e os médicos disseram que ele teria que fazer o cateterismo, Ela já não sentia dor e estava bem, conversando e tudo mais, após entrar na sala ele teve uma parada cardíaca e faleceu. Realmente era necessário fazer o cateterismo? Lembrando que já havia sido indicado antes e ele decidiu não fazer por medo dos riscos (ele viveu mais 3 anos até ter esse ultimo infarto).

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O cateterismo costuma ser indicado nos casos de infarto, mesmo que a dor tenha sido controlada. Ele serve para desobstruir as artérias e impedir que o infarto progrida.

  58. Rosialarcon

    Se o material usado não causa rejeição.. O que poderia ter acontecido? Pois depois de 4 dias, ele começou a ter frebre, voltou as dores no peito, pressão alterou, ele veio a falecer…

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ele pode ter tido uma infecção ou houve uma obstrução do stent.

  59. wilson

    o que acontece se a pessoa com dois stents continuar fumando?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Vai acabar infartando de novo precocemente.

  60. Mari

    Dr, meu pai foi fazer um cateterismo , e aproveitando o cateter na hora fez colocação de 2 stents em Dezembro de 2013 ,porém houve rejeição de um dos stents no mesmo dia e naquela mesma noite , fez-se a colocação de outro , é uma pessoa muito saudável , praticante de atividade fisica , não bebe , nunca fumou , porém o que contou para o ocorrido foi o fator genético, pais hipertensos … enfim hj depois de 3 meses ele ainda reclama de leves dores no peito e cansaço , é normal isso????? fico no aguardo , obrigada Mari

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, o normal era ele ficar livres das dores. Tem que saber qual é a causa.

  61. maria aurea morau briel

    Meu marido foi submetido a angioplastia convencional há 12 meses e está muito bem. Por isso mesmo ele as vezes esquece e carrega ou arrasta algum objeto pesado e quando chamo a atenção, ele me diz com não está pesado. Considerando que ele não questionou o Cardiologista sobre a quantidade de Kg que poderia carregar, fico preocupada. Se puder me ajudar fico agradecida .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se agora está tudo bem com o coração, ele deve fazer o esforço que aguenta. Não há limite definido.

  62. Henrique Bassan

    Há 9 meses, fiz angioplastia com a colocação de um stent convencional e após 5 meses comecei sentir dores e foi descoberto com o cateterismo que a artéria tinha fechado. Foi colocado por reestenose um stent farmacológico. Tenho diabetes e agora após 4 meses comecei sentir dores novamente como das outras vezes. É possível a obstrução novamente em tão pouco tempo? Qual o procedimento mais indicado?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, é possível. A antiagração para manter o stent desobstruido provavelmente não está sendo suficiente.

  63. Sonia Figueiredo

    Sou coronariopata e tenho stents na descendente anterior da coronaria esquerda, há dois anos fiz um cateterismo e foi diagnosticado 40% de obstrução entre os dois stents, faço uso dos medicamentos: cardizen 240 cd, monocordil retard, clopidrogrel, aspirina, vastarel, aradois de 0,25 e rosuvastatina. Vez em quando tenho dor no peito e ultimamente tenho muitas taquicardias. Um cardiologista me disse que tenho que fazer outro cateterismo. Pergunto se a lesão tiver aumentada pode passar um stent por dentro do já existente para desobstruir? Agradeço a atenção.
    Sonia Figueiredo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, faz-se apenas a angioplastia.

  64. walter

    fui indicado a fazer angioplastia com colocação de stent em uma arteria do ramo AV que esta com obstrução severa mais na hora H tive medo e não fiz o DR pode me ajudar, sendo que estou tomando todos os medicamentos me alimentando bem e não fumo mais. grato

    walter

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você tem indicação para colocar um stent, acho melhor fazê-lo. Essa artéria pode fechar a qualquer momento e você vai infartar.

  65. Regina Rainha

    Tenho 32 anos e sou renal crônica faço hemodiálise a 8 anos, e vou ter que fazer cateterismo, li aqui que meu risco e grande devido a doença de base,fiquei com medo de fazer o exame agora,quais as precauções que devo tomar antes do exame?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você já está em diálise, não há porque ter maiores preocupações. O problema é para os pacientes com insuficiência renal que ainda não iniciaram diálise. Nestes o contraste pode agravar a função dos rins. O seu rim já não funciona, o contraste não vai agravar nada.