11 Causas de Barriga Inchada (abdômen distendido)

Dr. Pedro Pinheiro

comment 29 Comentários


Introdução

O termo barriga inchada é muito usado pela população para designar uma sensação de aumento do volume abdominal associado a desconforto, geralmente por excesso de gases.

Por não ser um termo médico, a “barriga inchada” não possui uma definição clara, podendo significar situações completamente distintas, desde um simples e inocente acúmulo de gases até a presença de um tumor abdominal, passando por gravidez e acúmulo gordura na barriga.

Neste texto esclareceremos as principais situações que podem provocar a queixa de barriga inchada. Abordaremos não só a barriga inchada, mas também todos os outros termos que designam situações semelhantes, como abdômen distendido, barriga dura, excesso de gases, barriga grande, inchaço abdominal, estômago distendido, sensação de estômago cheio, estômago alto, abdômen volumoso, intumescimento abdominal, etc.

Se você quiser saber também quais são as principais causas de dor na barriga, acesse o seguinte artigo: Dor na barriga – Principais causas.

Causas

O melhor termo para designar uma barriga inchada é distensão abdominal. Um abdômen distendido é aquele que encontra-se com volume aumentado pela presença de alguma substância no seu interior, seja ela gás, líquido ou sólido.

Existem também as situações nas quais o paciente queixa-se de barriga inchada, mas, visualmente, não conseguimos notar uma real alteração do volume abdominal. Geralmente, o paciente queixa-se de excesso de gases nesta situação. Portanto, o paciente sente sua barriga inchada e cheia de gases, mas, na verdade, ela encontra-se praticamente do mesmo tamanho. Começaremos abordando essa sensação de barriga inchada e seguiremos, depois, com as outras causas de distensão abdominal.

Excesso de gases

Como acabei de referir, a sensação de inchaço abdominal é muitas vezes atribuída ao excesso de gases. No entanto, a relação entre a quantidade de gases intestinais e a sensação de abdômen inchado não é linear.

Em um estudo que comparou o volume médio de gás intestinal em pacientes com queixas de sensação de barriga inchada e pessoas sem queixa alguma, notou-se que a quantidade gás nos dois grupos era muito parecida (176 e 199 mL, respectivamente). Estudos com radiografias simples e tomografia do abdômen também não demonstraram nenhuma evidência de aumento relevante do gás em indivíduos com queixa de distensão gasosa.

Muitos desses pacientes apresentam a sensação de inchaço após a ingestão de determinados tipos de alimentos. Os mais comuns são os oligossacarídeos, um tipo de carboidrato que é mais difícil de ser digerido. Associado ao mal-estar, o paciente passa realmente a eliminar mais gases, seja em forma de eructações (arrotos) ou flatos (pum). Exemplos de alimentos que podem levar ao aumento dos gases são:

  • Feijão.
  • Ovos.
  • Leite.
  • Batata.
  • Milho.
  • Farelo de trigo.
  • Cereais.
  • Brócolis.
  • Aspargos.
  • Alho.
  • Repolho.
  • Bebidas gaseificadas.
  • Couve-flor.

Algumas pessoas têm algum grau de intolerância a açúcares contidos em certos alimentos. Dois exemplos comuns são:

  • Frutose, contida nas frutas secas, mel, cebola e alcachofras.
  • Sorbitol, um substituto do açúcar contido em alguns doces e gomas de mascar ditos sem açúcar.

O consumo destes alimentos pode gerar aumento dos gases e sensação de barriga inchada em algumas pessoas.

É importante destacar que o fato de estar eliminando mais gases não significa necessariamente que a barriga está visivelmente inchada. Um pequeno aumento na produção intestinal de gases pode ser suficiente para causar desconforto e aumento na frequência dos flatos, mas não é suficiente para distender o abdômen de forma visível. O paciente, portanto, tem sintomas de barriga inchada, mas o volume abdominal está praticamente inalterado.

Para saber mais sobre o excesso de gases, leia: Gases intestinais – Por que soltamos puns e arrotos?

Muitos dos pacientes que se queixam de excesso de gases e barriga inchada, sem ter aumento real do volume abdominal, podem possuir uma forma mais branda da síndrome do intestino irritável. Estes pacientes teriam uma maior sensibilidade à distensão gasosa dos intestinos, sentindo desconforto e inchaço com pequenos aumentos do volume de gás intestinal, o que na maioria das pessoas passa despercebida.

Síndrome do intestino irritável

A síndrome do intestino irritável (SII) é um distúrbio funcional dos intestinos. Um distúrbio funcional significa que existe um problema com a função do órgão, mas nenhuma alteração na estrutural é identificada.

Na síndrome do intestino irritável não há lesão visível dos intestinos, mas a motilidade dos mesmos encontra-se alterada, e o paciente apresenta diversos sintomas gastrointestinais cuja origem não conseguimos explicar totalmente, tais como, episódios de constipação alternados com diarreia, sensação de barriga inchada, dor e cólicas abdominais, aumento da liberação de gases, mal-estar, cansaço, náuseas e outros.

A síndrome do intestino irritável pode provocar somente uma sensação de barriga inchada, mas também pode levar a uma real distensão do volume abdominal, causada pela dilatação do cólon por excesso de gases.

Para saber mais detalhes sobre a síndrome do intestino irritável, leia: Síndrome do Intestino Irritável – Causas, Sintomas e Tratamento.

Constipação intestinal

A constipação intestinal, chamada popularmente de prisão de ventre, é uma possível causa para aumento do volume abdominal. Quanto mais intensa for a constipação, maior é o risco do paciente ter distensão abdominal.

A prisão de ventre pode ser idiopática, ou seja, não ter causa definida, mas também pode ser resultado de problemas de saúde, como tumores intestinais, divertículos, diabetes, doenças da tireoide, lesões neurológicas, etc.

Alguns medicamentos também podem tonar o intestino preguiçoso, levando à constipação. Os mais comuns são analgésicos opioides, antidepressivos, antipsicóticos, anti-histamínicos, ferro e antiácidos à base de alumínio.

Para saber mais detalhes sobre a prisão de ventre, leia: Prisão de ventre – constipação intestinal.

Doença celíaca

A doença celíaca é uma doença de origem imunológica que se caracteriza pela ocorrência de uma reação inflamatória no intestino delgado toda vez que este é exposto a alimentos que contenham glúten, uma proteína presente em vários cereais, como trigo, aveia, centeio ou cevada.

Um dos sintomas da doença celíaca é o aumento da produção de gases, cólicas e sensação de barriga inchada.

Para saber mais sobre a doença celíaca, leia: Doença celíaca | Enteropatia por glúten.

Gordura abdominal

Um aumento do volume da barriga pode ser causado por acúmulo de gordura na região abdominal. Mesmo que você se sinta cheia de gases, lembre-se que pessoas com excesso de gases podem engordar.

Muitas vezes, o motivo para aquela calça já não fechar na região do abdômen pode não ser propriamente uma barriga inchada, mas sim, deposição de gordura localizada na região abdominal. O aumento do peso corporal é uma dica, pois gases não o fazem um paciente ganhar 1,2 ou 3 quilos a mais na balança.

Gravidez

Pode parecer tolo falar em gravidez, mas a verdade é que muitas mulheres chegam a fases avançadas da gestação sem saber que estão grávidas. Isso é particularmente comum em mulheres com sobrepeso, que já têm uma barriguinha saliente, e naquelas com ciclo menstrual muito irregular, que dificulta saber quando a menstruação está atrasada por muito tempo.

Mesmo quando o feto ainda é muito pequeno para causar expansão do útero, algumas mulheres podem notar um certo inchaço na região abdominal, que ocorre já como preparação do corpo para suportar o crescimento uterino. O crescimento real da barriga começa a aparecer ao redor da 16ª semana de gestação, mas nas mulheres grávidas pela primeira vez e com uma boa musculatura abdominal, a “barriga de grávida” pode só dar sinais mais tarde.

A gravidez provoca um aumento do volume abdominal com barriga dura, o que é diferente da maioria das outras causas de barriga inchada.

Para aprender a reconhecer os sintomas de gravidez, leia: Sintomas de gravidez.

Ascite

A ascite, chamada popularmente de barriga d’água, é o nome dado ao acúmulo de líquido dentro da cavidade abdominal. A ascite é quase sempre o sinal de alguma doença mais séria, como cirrose hepática, insuficiência cardíaca, síndrome nefrótica ou câncer.

Na maioria dos casos, a ascite não é único sinal de doença que o paciente tem, portanto, se você se queixa apenas de barriga inchada, e não é portador de doenças do fígado, rins ou coração, é pouco provável que a você tenha ascite.

Em alguns casos mais graves, o acúmulo de líquidos na região abdominal pode ser bem intenso, chegando a vários litros, o que provoca uma barriga muito inchada, dura e dolorosa. Alguns paciente tem até dificuldade para respirar quando deitados.

Para conhecer todas as causas e sintomas da ascite, leia: Ascite | Causas e tratamento.

Intolerância à lactose

A intolerância à lactose ocorre quando o seu corpo tem dificuldade em digerir a lactose, o açúcar encontrado na maioria dos produtos à base de leite.

Os sintomas da intolerância à lactose incluem diarreia, cólicas e flatulência depois de consumir leite ou outros produtos lácteos. Nem todas as pessoas têm diarreia. Se você costuma apresentar sensação de abdômen inchado até duas horas após a ingestão de laticínios, a intolerância à lactose pode ser a causa.

Para saber mais sobre a intolerância à lactose, leia: Intolerância à lactose | Sintomas e tratamento

Aumento de órgãos intra-abdominais ou pélvicos

Órgãos dentro da cavidade abdominal ou pélvica que crescem demais também podem provocar aumento do volume abdominal. Alguns exemplos:

Parasitoses

Cólicas, excessos de gases e diarreia podem ser sintomas de parasitoses. As mais comuns são a giardíase e estrongiloidíase.

Menstruação

Durante o período pré-menstrual, as mulheres podem notar sintomas de barriga inchada, com queixas de aumento dos gases, sensação de peso na barriga e cansaço. Estes sintomas são ainda mais intensos nas mulheres que sofrem de TPM (tensão pré-menstrual).

Saiba mais lendo: Sintomas da TPM – Tensão pré-menstrual.

Vídeo

Para saber mais sobre a produção de gases intestinais, assista a esse curto vídeo sobre puns e arrotos produzido pela nossa equipe.

YouTube video

Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


29 respostas para “11 Causas de Barriga Inchada (abdômen distendido)”

  1. Glauco e valentini nardelli

    O que é Sll que vocês falam nas perguntas e respostas ? Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Síndrome do intestino irritável.

  2. Gustavo Guedes

    Pedra na vesicula deixa barriga inchada?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não costuma.

  3. amandinha2233@hotmail.com

    dr. uma ultrassonografia daria pra ver se tem esses problemas citado na matéria ou teria q fazer outros exames?quais?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Alguns deles, sim. Outros, não.

  4. Claudio Villas

    Dr. é possível pegar H Pylori através do exame de endoscopia pelo endoscópio?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Teoricamente, sim, mas na prática isso não costuma ocorrer, pois os aparelhos são lavados com substâncias que têm ação bactericida.

  5. Gabriella Burkner

    Há um 2 meses atras comecei a me sentir muito mal, tudo que comia me fazia muito mal, tinha enjoo todos os dias e colica intestinal e algumas vezes prisao de ventre. Cortei a lactose para fazer um teste, e alguns problemas desapareceram, mas continuo com uma sensaçao de barriga inchada as vezes, como se estivesse com prisao de ventre e colicas intestinais. Pode ser SII? Ou devo procurar algum medico?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser SII, sim. Procure um gastroenterologista.

  6. Marilaine Ferreira

    Cisto no ovario pode dar barriga inchada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Só se o cisto for muito grande.

  7. Lenise

    Bom dia, estou sentindo meu estômago inchado, e minha barriga pesada…
    e não sei o que pode ser…
    tive síndrome do panico durante anos, mas nunca senti esses sintomas …

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      De longe não tenho como saber o que é, mas distúrbios de ansiedade podem gerar sintomas como esses.

  8. João

    O uso de anabolizantes pode desencadear algum desses problemas e por sua vez a barriga inchada? Tem solução, tratamento?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não costuma causar.

  9. nubia

    esse sintomos tambem tem ah ver com agua.. bebo bastante agua é fico com ah barriga bastante inchada é dura é doi bastante é demora para passa., o que devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um gastroenterologista. Ele é o especialista em problemas da barriga.

  10. Fernanda Dias

    Oiie , eu tou sentindo inchaco na barriga e uma bolinho do lado direito da barriga , não consigo ir no banheiro não consigo comer direito ,não solto (puns), quero saber o que eu esstou sentindo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você tem a barriga inchada e não consegue evacuar nem eliminar gases, sugiro que procure um médico para ele ver o que está acontecendo.

      1. Mikael Sousa

        Acredito que possa ser apendicite…
        Cuidado, vá de imediato procurar um médico…

  11. Rafael

    Oie , eu sou uma pessoa q tenho muita ansiedade e uns dias pra ca minha barriga esta inchada e um pouco dura, e ja estou preocupado pq nunca senti isso tem hora q se aperta um pouquinho vem uma dor d leve eh abaixo do umbigo quase na verilha.

  12. kelly

    dr tenho 32 anos e síndrome do panico e depressão á 14 anos, estou estável mas alguns anos sofro com todos os sintomas da sii, meu gastro me pediu uma endoscopia que não deu nada e disse que eu realmente tinha sii. O ponto é que fico preocupada pq não fiz colonoscopia ele não achou necessário, e tambem morro de medo de fazer. o que me aconselha ? quase todo dia tenho diarréia.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você tem todas as características para SII. Acho que você deve confiar no seu gastroenterologista.

  13. Elaine Alves

    Doutor minha barriga fica inchada depois que como,já fui consultar e a médica não me receitou nada,me ajude a resolver isso.

  14. Paulo

    Dr. é normal ficar com a barriga inchada e eliminando gases após uma colonoscopia?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Sim, é normal. Para fazer a colonoscopia, o médico joga ar dentro dos intestinos.

  15. Maria José

    Excelente texto sobre barriga inchada. O mais completo que li até agora.
    Parabéns doutores.

  16. cristina

    Adorei o assunto bem explicativo, parabéns.