Artigo atualizado em 13/06/2013

SINTOMAS DA TOXOPLASMOSE

A toxoplasmose é uma infecção causada por um parasita, o protozoário Toxoplasma gondii. Pessoas com o sistema imune intacto geralmente não desenvolvem sintomas de toxoplasmose. No entanto, o parasita pode persistir durante toda a vida no seu hospedeiro, havendo um risco de reativação da infecção em um momento posterior se o indivíduo tornar-se imunodeprimido, mesmo se a infecção tiver sido assintomática ou só levemente sintomática inicialmente.

A maioria das pessoas só descobre ter sido infectada pelo Toxoplasma gondii quando faz exames de sangue. Este fato é muito comum nas mulheres no pré-natal, pois a sorologia para toxoplasmose faz parte dos exames de rotina de uma grávida (leia: TOXOPLASMOSE NA GRAVIDEZ | TOXOPLASMOSE CONGÊNITA). A toxoplasmose é assintomática em até 90% das pessoas imunocompetentes (com o sistema imune saudável), porém, há indivíduos sadios que podem apresentar alguns sintomas.

Vamos falar dos sintomas da toxoplasmose no pacientes imunocompetentes e também nos imunodeprimidos. Se você quiser mais informações sobre a toxoplasmose, incluindo transmissão, diagnóstico e tratamento, leia: TOXOPLASMOSE | Sintomas, IgG e tratamento.

1. Sintomas da toxoplasmose nos pacientes imunocompetentes

A manifestação clínica mais comum da toxoplasmose é o surgimento de linfonodos (também chamados de gânglios ou ínguas) indolores na região do pescoço. Estes gânglios linfáticos são geralmente menores do que 3 cm de diâmetro e bem aderidos aos planos profundos da pele. Um terço dos pacientes que desenvolvem sintomas da toxoplasmose apresentam aumento generalizado dos gânglios pelo corpo.

Sintomas constitucionais, como febre, calafrios e suores, podem estar presentes. Dores de cabeça, dor muscular, faringite também são comuns. Muitas vezes o quadro clínico é bem parecido com o de uma gripe mais arrastada e o diagnóstico correto passa despercebido.

Manchas avermelhadas pelo corpo ou hepatoesplenomegalia (aumento do baço) também podem ocorrer, tornando o quadro semelhante ao de uma mononucleose (leia: MONONUCLEOSE | DOENÇA DO BEIJO).

A maioria dos pacientes imunocompetentes têm uma toxoplasmose benigna, autolimitada, com duração de semanas a meses, raramente mais de um ano, que desaparece mesmo sem tratamento. O aumento dos gânglios também desaparece com o tempo, mas em casos raros pode persistir cronicamente.

Nos pacientes imunocompetentes é muito raro haver complicações da toxoplasmose. Pneumonia, miocardite, pericardite, polimiosite, hepatite ou encefalite já foram descritos como complicações, mas são lesões que ocorrem habitualmente apenas nos imunossuprimidos.

A coriorretinite (infecção profunda dos olhos) é uma lesão que pode surgir mesmo nos pacientes imunocompetentes, apesar de também ser uma manifestação mais comum em imunodeprimidos. Adultos com doença adquirida na infância ou adolescência podem apresentar envolvimento ocular bilateral, cicatrizes e recorrências da lesão ocular, que pode evoluir para a cegueira. A infecção adquirida no adulto costuma causar dor ocular e redução da acuidade visual.

2. Sintomas da toxoplasmose nos pacientes imunodeprimidos

Se em pessoas sadias a toxoplasmose habitualmente não causa sintomas, e quando causa costuma ser um quadro leve e autolimitado, em pacientes imunocomprometidos a infecção pelo toxoplasma é bem mais grave.

Pacientes imunodeprimidos são aqueles que apresentam alguma deficiência no seu sistema imune, como nos seguintes casos:

- Pacientes com AIDS (SIDA) (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)).
- Pacientes com câncer e/ou sob quimioterapia (leia: SINTOMAS DE CÂNCER).
- Pacientes transplantados (leia: TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS).
- Pacientes em uso de drogas imunossupressoras, como corticoides em doses altas (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais).

Nos imunodeprimidos, a toxoplasmose pode ser uma doença recentemente adquirida, mas é na maioria das vezes uma reativação de uma infecção que surgiu há anos, quando o paciente ainda tinha o sistema imune intacto. O parasita pode ficar anos “em silêncio” no organismo, controlado pelo sistema imune. Quando a imunidade baixa, como nos casos descritos acima, o parasita volta a ficar ativo, podendo se multiplicar e atacar o seu hospedeiro.

Toxoplasmose cerebral
Toxoplasmose cerebral

A reativação da toxoplasmose nos pacientes imunossuprimidos costuma acometer o sistema nervoso central, levando à formação de abcessos no cérebro. Os sintomas da toxoplasmose cerebral são dores de cabeça, crises convulsivas (leia: EPILEPSIA | CRISE CONVULSIVA), alterações na fala e perda dos movimentos dos membros, lembrando um quadro de AVC (leia: AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL | DERRAME CEREBRAL). Alterações do estado de consciência também são comuns, podendo o paciente evoluir para o coma.

Outra lesão comum da toxoplasmose nos imunossuprimidos é a coriorretinite, que causa dor nos olhos e perda da visão. A maioria dos pacientes que evoluem com lesão ocular também apresentam lesões cerebrais pelo toxoplasma.

A toxoplasmose também pode levar a infecções do pulmão, cursando com tosse e dificuldade respiratória. O toxoplasma também causa miocardite, inflamação do coração, provocando sintomas semelhantes aos da insuficiência cardíaca (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA | CAUSAS E SINTOMAS). Como não há sistema imune competente para combater o parasita, a toxoplasmose pode se disseminar pelo corpo, causando problemas no fígado, pâncreas, intestinos, medula óssea, bexiga, etc.

Se não tratada, a toxoplasmose evolui para sepse (leia: O QUE É SEPSE | CHOQUE SÉPTICO?), com elevado risco de morte.

Publicidade
  • http://www.tekatun.com/ Teka

    Olá!Muito explicativo o seu texto, estou realizando um trabalho e a sua matéria me ajudou bastante, obrigada!

  • aline de medeiros

    Minha cunhada esta com esta doença e seu texto ajudou e assustou a esclarecer um pouco mais sobre o tema.Digo assustou pq a gente não sabia sobre nada dessa doença bem cheia de ítens,cada qual com detalhes assustadores mesmo.Um abraço e obrigado.Como sugestão fotos de pessoas com as lesões seriam interessantes,os gânglios,as manchas,ou olho como fica lesionado.