FIMOSE E PARAFIMOSE – Sintomas e Tratamento

135

Fimose
Chamamos de fimose a incapacidade de expor a glande (cabeça do pênis) devido a um prepúcio com anel estreito. Já a parafimose ocorre quando é possível retrair o prepúcio, mas este não retorna ao seu ponto de origem, comprimindo a base da glande e causando obstrução do fluxo venosos e linfático. Neste texto vamos explicar a fimose e a parafimose com uma linguagem acessível a todos.

O que é o prepúcio?

O prepúcio é aquela camada de pele retrátil, uma espécie de capa que recobre e protege a glande, conhecida popularmente como cabeça do pênis. O prepúcio, nos adultos, encobre a glande quando o pênis está flácido, mas se retrai quando o mesmo está ereto.

O prepúcio começa a ser formado já nas primeiras semanas de desenvolvimento do feto. Desde o nascimento até os primeiros anos de vida do homem, o prepúcio encontra-se aderido à glande, um processo chamado de fimose fisiológica. Com o crescimento, a região interna vai se desprendendo gradualmente da glande, até ser totalmente retrátil quando o pênis encontra-se ereto. Não se deve forçar o descolamento do prepúcio nas crianças, pois o mesmo ocorre naturalmente com o passar dos anos. Em 90% dos meninos, a fimose fisióloga desaparece nos 3 primeiros anos de vida.

A partir de agora, sempre que falarmos em fimose estaremos nos referindo a fimose patológica, ou seja, a fimose que não é fisiológica.

O que é o prepúcio
Prepúcio (clique p/ampliar. Atenção: A imagem acima  pode ser considerada ofensiva para certas pessoas)

O que é a fimose?

A fimose ocorre quando não é possível retrair o prepúcio e expor completamente a glande. Mesmo com o pênis ereto, a glande não fica exposta, como pode ser visto nas fotos abaixo.

3 fotos de Fimose

Imagens de fimose (clique p/ampliar. Atenção: A imagem acima  pode ser considerada ofensiva para certas pessoas)

A fimose pode surgir de dois modos:

1) Fimose desde o nascimento, quando o indivíduo chega a adolescência sem nunca ter conseguido retrair o prepúcio, isto é, uma fimose que não desapareceu nos primeiros anos de vida, e portanto, não pode ser considerada fisiológica.

Alguns homens nascem com o anel do prepúcio (abertura) muito apertado, o que impossibilita a retração da pele mesmo após o descolamento do prepúcio nos primeiros anos de vida. Outra causa de fimose desde o nascimento ocorre nos homens que, quando criança, os pais tentaram forçar a retração do prepúcio, causando lesões e criando cicatrizes que perpetuaram a fimose.

2) Fimose adquirida, que é o caso do adulto que não tinha fimose, mas por causa de infecções ou traumas no pênis criou cicatrizes que causaram aderência do prepúcio, impedindo sua retração. Este tipo de fimose ocorre geralmente por má higienização do pênis, favorecendo o acúmulo de secreções e proliferação de bactérias dentro do prepúcio.

Sintomas da fimose

O principal sinal na fimose é um prepúcio que não se retrai. Existem graus variados de fimose, desde aquelas com retração parcial e compressão da glande, até obstruções completas, onde não é sequer possível ver o meato uretral (orifício na ponta do pênis, onde sai a urina), como na imagem mais à esquerda da foto acima.

A fimose pode causar ereções dolorosas,  hematúria (sangue na urina – leia: HEMATÚRIA | URINA COM SANGUE), jato urinário fraco e infecções urinárias de repetição (leia: INFECÇÃO URINÁRIA | CISTITE | Sintomas e Tratamento).

Tratamento da fimose

Todo caso de fimose deve ser avaliado por um médico urologista. A redução manual do prepúcio geralmente é suficiente para corrigir a fimose, mas deve ser feita preferencialmente por um profissional para não haver complicações. A aplicação de gelo local pode ajudar no processo. Se houver sinais de inchaço, alguns médicos indicam pomadas à base de corticoides para diminuir a inflamação e facilitar na redução posteriormente (leia: PREDNISONA E CORTICÓIDES).

A circuncisão é um simples procedimento cirúrgico que corrige a fimose e impede sua recidiva (leia: CIRCUNCISÃO | Riscos e benefícios). É geralmente o modo mais usado, senão em um primeiro momento, logo após a resolução do processo inflamatório.

O que é parafimose?

A parafimose ocorre quando o prepúcio consegue ser retraído, mas não consegue retornar ao seu ponto de origem, causando estrangulamento da glande e obstrução do fluxo sanguíneo. Ao contrário da fimose, a parafimose é uma emergência médica que, se não tratada a tempo, pode causar gangrena do pênis.

Parafimose

Imagens de parafimose (clique p/ampliar. Atenção: A imagem acima  pode ser considerada ofensiva para certas pessoas)

Entre os fatores de risco para a parafimose estão:

– Fimose.
– Infecções do pênis, como balanopostite.
– Traumas.
– Implantação de piercings (leia: BODY PIERCING ).

Eventualmente, a parafimose pode surgir após uma relação sexual, principalmente quando o homem não limpa o pênis e não retorna o prepúcio ao local correto após o mesmo ficar flácido. Há casos em que o paciente dorme imediatamente após uma relação sexual e acorda com uma parafimose no pênis.

A parafimose também pode surgir em crianças com fimose fisiológica nas quais pais impacientes tentam reduzir a fimose de modo equivocado, causando uma retração permanente do prepúcio e compressão do pênis.

Sintomas da parafimose

Assim como na fimose, o diagnóstico da parafimose é feito pelo exame físico, que detecta uma pênis com inchaço na glande e uma espécie de cordão constritor ao redor da base da mesma. Se o atendimento não for rápido, a glande pode começar a ficar arroxeada, denotando isquemia do tecido peniano. A parafimose é um processo bastante doloroso.

Tratamento da parafimose

Como já referido, a parafimose é uma urgência e deve ser reduzida o mais rápido possível. A redução pode ser feita manualmente, geralmente sob algum grau de anestesia, se não houver sinais de necrose do pênis. Se já existirem sinais de isquemia ou se a redução manual não for efetiva, o paciente deve ser encaminhado para cirurgia.

Assuntos Relacionados:

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

135 Comentários

  1. caio Diz

    Tenho 19 anos e a pele que cobre a cabeça do meu pênis é muito grande e me atrapalha a por camisinha, mas consigo puxar a pele toda para baixo… Devo retirar esse excesso de pele?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se ele te incomoda, é uma opção.

  2. Pablo Pinheiro Diz

    Tenho 28 anos e o meu pênis não desenvolveu… não cresceu e t~´ao pouco engrossou. Existe tratamento? Essa situação me deixa muito mal.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Sim, existe. Procure um urologista.

  3. GuilhermeR Diz

    Eu tenho 14 anos ,eu abri a cabeça do meu pênis ai quando eu fui dormir ele volto aí só aparece um pouquinho da cabeça do pênis oque é isso?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Se você consegue abrir o prepúcio por completo, isso é normal. Não importa que a pele volte. É assim mesmo quando o pênis está flácido.

  4. João Carlos Diz

    Olá, fiz uma cirugia de Parafimose recentemente. Após a cirurgia, é normal a glande ficar sempre e totalmente exposta? Me disseram para lavar com água e sabão na região dos pontos e secar bem. Os pontos estão, pelo menos eu acho, segurando a pele, em que não consigo retrair totalmente e nem deixa a pele voltar.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Sim, após uma cirurgia de fimose ou parafimose, o prepúcio é retirado e a glande fica exposta permanentemente.

  5. Edmilson Diz

    bem esclarecedor essa pagina!

  6. joao pedro Diz

    tenho um penis pequeno quando ta ereto fica um puco grande tem algum tratamento sem cirugia pra isso

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      Se há corrimento e dor durante o ato sexual, é possível que haja uma inflamação na vagina. Tem que ir ao ginecologista para fazer exames.

  7. roberto Diz

    incapacidade de expor totalmente a glande c/ o pênis ereto; é fimose? E se for, qual é(são) os tratamentos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde Diz

      Sim. Tem que procurar um urologista para confirmar o diagnóstico e corrigir o defeito. O texto explica o tratamento.

  8. rafael Diz

    consigo expor minha glande com ele ereto ou não , mais quando deixo a glande exposta aproximadamente uma hora por ai, começa a trancar minhas veias ai eu retraio novamente e para , o anel é meio apertado ,sera que devo fazer a cirurgia da fimose pra tirar o anel?

  9. Marcelo Diz

    Dr. Consigo contrair o prepucio e expor a cabeça do meu penis normalmente quando ele esta flácido , mas quando ele esta ereto não consigo expor toda a cabeça , apenas uma parte. o que eu tenho?

  10. sara Diz

    quem tem FIMOSE , e transa com uma garota ela pode pegar algo dele ?

  11. Renato Roris Diz

    Esse site é massa, na glande do meu pênis de um mês para cá saiu umas feridinhas que quando vou lavar a glande arde muito e doi, oque devo fazer ?

  12. Paulo Diz

    Muito bom o site! Olha eu fiz a cirurgia de fimose ja tem uns 6 anos, so que agora eu reparei que onde foi dados os pontos, ficou tipo uma verruga alta, ela fica vermelha as vezes.. será que foi um ponto mal tirado é normal isso? estou preocupado com essas questão..

    1. Pedro Pinheiro Diz

      Um ponto esquecido não demoraria 6 anos para se manifestar. Se é algo que te incomoda, procure um urologista.

  13. Pedro Souza Diz

    Parabéns pelo site. As informações contidas aqui são muito confiáveis e claras. Tive uma parafimose e meu urologista reverteu manualmente e sem anestesia. Juro que jamais senti maior dor na minha vida. Nunca tive problema com fimose mas devido à uma infecção acabei desenvolvendo. Obrigado.

  14. João Victor Diz

    Nem com o pênis flácido a cabeça consegue ser exposta se houver fimose?

  15. Diego damasio Diz

    A Parafimose tem Tempo Especifico para ser Tratado?

  16. maria Diz

    Ola doutor,meu filho de 1 aninho tem fimose.Passei a pomada postec indicada pela pediatra,pois só saiu um lado da cabeça do pênis dele o outro ainda continua,o que faço,vai sair a outra parte?por favor me responda.

      1. Jonathan Sousa Diz

        Olá Doutor, muito esclarecedor o seu texto. Porém, tenho uma dúvida que me intriga há anos. Tenho 16 anos, e tive fimose até os 13 ou 14 anos, e sem a devida orientação e por conta própria, eu forcei a separação do prepúcio que estava ligado à glande do meu pênis de forma parcial, explicando melhor, o prepúcio estava aderido apenas a coroa da glande. Por esse motivo, houve uma formação cicatricial na mesma. Cicatriz essa – se assim posso nomear – caracterizada por minúsculas “bolhinhas”, que hoje me incomodam muito, mas não pelo fato de dor alguma, pelo contrário, e sim pela estética. Eu queria saber o que eu poderia estar fazendo para que esse tecido cicatricial possa vir a ser tratado e eliminado por completo. Peço que me responda urgentemente, desde já agradeço.

        1. Pedro Pinheiro Diz

          Procure um urologista para ele dar uma olhada. Essa bolinhas na glande podem ser naturais, muita gente tem, não tendo relação com a sua fimose.

  17. kleber Diz

    Ola.. Gostaria de saber se o uso postec pode aumentar a elasticidade do freio. Obrigado..

  18. IVO Diz

    Olá, fiz a postectomia a 18 dias, alguns pontos já caíram, mas ha tipo um inchaço mais ou menos no freio abaixo do pênis mas não doi, isso é normal?

  19. mrjohn102 Diz

    Olá doutor, tenho 14 anos. Quando abro o prepúcio do pênis ainda com ele ereto ele consegue chegar até a parte de baixo da glande, porém, é um pouco difícil para conseguir cobrir novamente, não que doa, mas é um pouco desconfortável, muitas vezes preciso puxar com força, causando alguns pequenos hematomas. Isto é um caso de parafimose? Preciso ser operado? Agradeço desde já.

  20. Claudio Orley Diz

    Vc conseguiu sanar sua duvida, meu filho esta com mesmo problema .

  21. bruno8410 Diz

    fiz uma cirurgia de fimose a anos, mas naum queria que retirasse toda a pele, como foi feito, preciso de minha pele devolta, o que eu faço? cirurgia plástica resolve?

  22. Fernando Diz

    DR. Tenho 24 anos e fiz postectomia em jan/2011, mas com o passar do tempo não houve uma boa cicatrização e ficou edemaciado o local. Devido a isso, tive que fazer uma nova cirurgia (dessa vez plástica) em setembro do mesmo ano. A cirurgia ficou melhor, mas com uma “pele” a mais e desde então tenho maior dificuldade para ejacular. Tenho que fazer uma nova cirurgia para retirar essa “pele” a mais e meu pênis pode ter sofrido alguma alteração que dificultou minha ejaculação?

  23. Joao Diz

    eu queria saber o seguinte , tenho 16 anos não sou virgem ja fiz sexo muitas vezes ( normal ) e tipo meu penis é coberto mas eu exposto a glande normal sem dor nem nada , tanto mole quanto ereto , mas quando eu exposto a glande e logo solto a pele volta pra cima da glande , isso é normal ? eu tenho fimose ? ;X , ( lembrando que eu nao sinto dor nenhuma nem dificuldade de nada para expor a glande , apenas quando eu solto o prepucio volta automaticamente pra cima da glande .)

  24. crislaynem Diz

    meu filho esta usando postec quando começou a abrir o pintinho notei duas placas de gordura na parte de baixo da glande entre o prepucio uma delas começou a soltar uma especie de sebo a outra ainda esta intacta isso é normal?

    1. Claudio Orley Diz

      Vc conseguiu sanar sua duvida, meu filho esta com mesmo problema .

  25. Ze doEgito Diz

    Olá doutor, tenho 17 anos e sou virgem. E meu pênis é igual o da segunda foto; foto à direita. Eu consigo contrair o prepúcio,mas não totalmente ou como o senhor mesmo disse: retração parcial e compressão da glande. O que eu faço doutor? Se o senhor puder me explicar com base na foto da direita (da foto dos casos de fimose),eu agradeceria.

  26. Lucivando Diz

    Olá tenho 32 anos e nunca coloquei a cabeça fora pois a pele é grande, quando esta ereto da para ver a saida urinaria, mais a abertura é pequena, tenho que fazer cirugia? é fimose?, tenho eresão normal, tenho 1 filho, mais eu acho chato ate para limpar, pois o espaço é pequeno, cria as vezer ate umas massas branca por dentro.

    obg.

  27. Karlinhus_18 Diz

    ola, estou com sintomas mto estranho sinto mta coiseira no canal da uretra e uma pequena secressão, um pus verde oq pode ser isso?

  28. Ruanlasvegas Diz

    acho q tenho parafimose, e queria saber como posso tratar isso sem a cirurgia, e se tiver q fazer a cirgurgia como q ela é feita? e mais posso me masturbar mesmo tendo a parafimose?

  29. Ruanlasvegas Diz

    acho q tenho parafimose, e queria saber como posso tratar isso sem a cirurgia, e se tiver q fazer a cirgurgia como q ela é feita? e mais posso me masturbar mesmo tendo a parafimose?

  30. Willian ribeiro de araujo Diz

    doutor meu nome e willian e tenho 27 anos a duas semanas estou sentindo uma coseira no cordão onde sai a urina oq sera isso

  31. Guilherme_oliveira Diz

    boa noite de. tenho 12 anos o meu doutor falo que eu tenho fimose eu flalei eu não quéro fazer a sirugia por o dr. falo que tinha um tratamento para fimose eu falei prefiro fazer o tratamento … eu tenho isso des d 9 anos e não aconteseu nada por que agora tenque fazer a sirugia doutor eu sou muito novo pra fazer sirugia dr. eu to com medo disso por favor me ajuda………………………………………

  32. Renan Lacerda Diz

    Boa noite Dr. Tenho 19 anos e fiz a cirurgia de fimose dia 09/10. Hoje com 20 dias os pontos laterais não caíram. Caíram uns 3 pontos só. è normal? Estou com medo. Meu medico disse que demora mesmo. Socorro.

  33. Renan Lacerda Diz

    Boa noite Dr. Tenho 19 anos e fiz a cirurgia de fimose dia 09/10. Hoje com 20 dias os pontos laterais não caíram. Caíram uns 3 pontos só. è normal? Estou com medo. Meu medico disse que demora mesmo. Socorro.

  34. Katiane Diz

    o anezinho do meu filho de 2 anos caiu e agora?

  35. Katiane Diz

    o anezinho do meu filho de 2 anos caiu e agora?

  36. renato Diz

    doutor tenho 18 anos e tenho fimose quero muito fazer uma serurgia. meu penis vai crescer mas quando eu fizer a cerurgia porque so tenho 13 cm como eu faço pra ele crescer depois da cerurgia ele vai crescer normal . doutor me ajuda por favor!

  37. renato Diz

    doutor tenho 18 anos e tenho fimose quero muito fazer uma serurgia. meu penis vai crescer mas quando eu fizer a cerurgia porque so tenho 13 cm como eu faço pra ele crescer depois da cerurgia ele vai crescer normal . doutor me ajuda por favor!

  38. mauricio Diz

    operei a fimose quando era jovem ;tinha uns 25 anos, me arrependi amargamente;nao sinto mais o prazer q tinha antes de operar; a glande ficou exposta para sempre, e isso me tirou todo o prazer; por isso aconselho a todos q pensam em operar, nao o façam, tenho certeza q vcs vao se arrepender, esta operaçao e pra sempre, nao tem volta.

  39. gabriel Diz

    Eai, olha eu tenho 13 anos , a cabeça do meu penis quando mole vai atéh lá em baixo, mas quando está ereto dói muito, meu penis tem muita sensibilidade e tem uma linhazinha que naum sei se éh freio ou outra coisa que acho que piora, se eu fazer circuncizão e tirar isso vai aos poucos melhorar a dor ?? éh uma dor enorme e eu naum gosto dela… vlw

  40. gabriel Diz

    Eai, olha eu tenho 13 anos , a cabeça do meu penis quando mole vai atéh lá em baixo, mas quando está ereto dói muito, meu penis tem muita sensibilidade e tem uma linhazinha que naum sei se éh freio ou outra coisa que acho que piora, se eu fazer circuncizão e tirar isso vai aos poucos melhorar a dor ?? éh uma dor enorme e eu naum gosto dela… vlw

  41. Pauloalmeidarcc Diz

    a cirugia de fimose pode acontecer do penis aumentar de tamanho com a cirurgia

  42. Pauloalmeidarcc Diz

    a cirugia de fimose pode acontecer do penis aumentar de tamanho com a cirurgia

  43. João Diz

    Ola….tenho 14 anos
    há um ano e meio eu descubri ”como brincar com meu pipi”…no inicio o prepucio não saia nem um pouco..hj em dia como ”brinco” muito sai um pouco mas tenho medo de continuar tentanto tirar o prepucio e ter parafimose…tem riscos?
    Tenho medo do meu ”brinquedim” ”estragar”

  44. Matheus Diz

    Olá, tenho uma duvida urgente… Tenho fimose e transei com minha namorada, a glande apareceu quando estava ereto e depois disso ela ficou exposta mesmo com o pênis normal (mole). O prepucio nao cobre mais a glande, e está muito sensivel, ao ponto de não conseguir nem encostar o dedo. No outro dia logo de manha, ainda ficou muito dolorido, tentei masturbar e nao consegui, pois a dor é imenssa…
    O que devo fazer?

  45. Neide Arthur Diz

    Olá, meu nome é Neide, meu filho operou a fimose tem quase um mês e foi uma cirurgia bem simples
    ele usou anelzinho, o qual já caiu e o pênis dele continua bem inchadinho, gostaria de saber se é normal ou
    se agora que caiu o anel vai desinchar.
    Aguardo uma resposta.
    Neide Soares

  46. Neide Arthur Diz

    Olá, meu nome é Neide, meu filho operou a fimose tem quase um mês e foi uma cirurgia bem simples
    ele usou anelzinho, o qual já caiu e o pênis dele continua bem inchadinho, gostaria de saber se é normal ou
    se agora que caiu o anel vai desinchar.
    Aguardo uma resposta.
    Neide Soares

  47. Daniel Diz

    Dr. eh normal ficar verrugas de pele na cicatriz da cirurgia entre as cicatrizes dos pontos ?

  48. silvio junior Diz

    Dr. fiz a cirurgia a uma semana e caiu o ponto de baixo da glande do pênis e começo a sangrar isso é normal?

  49. LAÍS Diz

    Doutor eu tenho  um filho de 2 aninhos e como não tenho experiencia com criança nunca notei nada de diferente mas a baba dele me disse que o penis dele não estava normal e que poderia ser uma fimose então o levei no medico e ele não passou nenhuma pomada e  disse que não é necessario mexer no momento e sim que devemos esperar até os cinco anos.Mas ai eu te pergunto até la não pode piorar a situação?Acha que devo procurar outro médico? ou devo usar alguma pomada?Me ajuda por favor estou desesperada. 

  50. marcelo goes Diz

    marcelo
    Dr. fiz cirugia de fimose estou achando q eu meu penis figou pequeno pode acomtecer isso

  51. Naninha Diz

    meu filho está c a fimose inflamada e seu Urologista disse que é balanopostite e que se naum melhorar terá que operar… Pode operar a fimose mesmo inflamada???

  52. Gustavo Diz

    Tenho 14 anos, e quando meu Pênis está ereto, a pele vai só até a metade, eu posso puxar até mais, e não dói, tenho fimose? 

  53. Deividcarvalho Diz

    boa tarde tenho 25 anos e meu penis tem uma pele que fica grudada nele e a cabeça nao sai totalmente isto e fimose..

    binho porto alegre

  54. Andis-s2 Diz

    Ola meu nome e anderson e eu creio que tenho parafimose , se eu usar a Pomada Postec sera que pode melhorar isso ? oque devo fazer ? nao tenho sensibilidade na glande mais quando meu penis fica ereto como ja diz na parafimose acaba estrangulando meu penis , ja tive relaçao sexual e doeu um pouco , oque faço ? nao quero operar !

  55. Pr Diogenes Diz

     Olá eu tenho 19 anos e ando preocupado pois penso que tenho fimose
    quando o meu pênis esta normal consigo expor a glande com facilidade mas
    e quando ele esta etéreo também consigo expor mas não com tanta
    facilidade e se não mexer no pênis etéreo a pele cobre so metade da
    glande…a pouco ia ter a minha primeira relação sexual sem camisa e doeu então
    parei…passado uma semana ia para a minha segunda vez sem camisa outra vez esforcei mais e
    doeu novamente então voltei a parar. ajuda pf pf 🙁

  56. Renan Dalagassa Diz

    Olá meu nome é renan , creio que existe uma encubação de doença em mim pois a 2 meses estou com pequenos cortes e uma cavidade meio escura em meu pênis entre a cabeça e o tronco na parte mais delicada da pele e um pequeno inchaço na virilha . As cavidades (pequenos buracos ) se multiplicam e as vezes somem . Apenas uma cavidade com a cor mais escura , dificultando o manejo e o sexo . Obrigado pela atenção .

  57. Renan Diz

    Olá meu nome é renan , creio que existe uma encubação de doença em mim pois a 2 meses estou com pequenos cortes e uma cavidade meio escura em meu pênis entre a cabeça e o tronco na parte mais delicada da pele e um pequeno inchaço na virilha . As cavidades (pequenos buracos ) se multiplicam e as vezes somem . Apenas uma cavidade com a cor mais escura , dificultando o manejo e o sexo . Obrigado pela atenção .

  58. Guilherme Diz

    Tenho quase 14 anos e ñ consigo abaixar meu prepúcio completamente. Isso e normal na minha idade? Com quantos anos posso considerar que minha fimose e permanente e procurar ajuda?

  59. Guilherme Diz

    Tenho quase 14 anos e ñ consigo abaixar meu prepúcio completamente. Isso e normal na minha idade? Com quantos anos posso considerar que minha fimose e permanente e procurar ajuda?

  60. Aandradeoliveira Diz

    ola doutor meu penis quando flacido a cabeca do penis fica de fora e fica como um anel de pele abaixo dela o que deve ser fimose devo ir ao urologista ou pomada resolve

  61. Leo Brito Diz

    Com certeza é fimose, seria bom procurar um urologista e fazer uma cirurgia a fimose causa problemas como dificuldade de higiene e problemas durante a relação sexual.

  62. Leo Brito Diz

    Com certeza é fimose, seria bom procurar um urologista e fazer uma cirurgia a fimose causa problemas como dificuldade de higiene e problemas durante a relação sexual.

  63. Leo Brito Diz

    Para saber ao certo o que é, é melhor procurar um urologista mas a tendencia é que vc tenha um pequeno nível de fimose

  64. Leo Brito Diz

    Dependendo do nível da fimose o único tratamento é com cirurgia, se for um nível menor é possível tratar com pomadas

  65. Fátima Diz

    Dr. meu filho tem 5 anos e a dois dias ele tem reclamdo de dor no pênis, ao tentar retrair o prepúcio ele chorou muito e eu percebi que está inchado. Ontem eu pedi que ele mesmo mostrasse a glande e em meio ao choro,ele fez o que eu pedia, entõ eu vi pequenos cortes bem na parte colada do prepúcio. Estou deseperada! Nãosei o que fazer porque agora ele está com muito medo de puxar a pele pra fazer a limpeza, o que eu devo fazer?

  66. Daniel Diz

    Dr. fiz a cirurgia de fimose e ficou muitas cicatrizes, alem das cicatrizes dos pontos ficaram algumas verruguinhas e uma verrugona de pele em baxo ao lado das cicatrizes dos pontos, otra cicatriz grande foi do cabresto q foi retirado e ficou uma cicatriz grande q vai da onde era o cabretos até la em baixo uma risca fora a fora de cicatriz, ai dizem q eh normal, do meu pai nao ficou nem uma cicatriz, e essas verrugas pra mim o medico fez cagada na ora de passar os pontos, pq do dia que eu sai do hospital estava com as verrugas e até hj estao aqui, sendo que do lado e em cima nao ficou as verrugas pq ele passou certo os pontos, mas em baixo passou errado e agora eu ando com um penis zuado pra caramba por ae !

  67. Deividcarvalho Diz

    boa tarde tenho 25 anos e meu penis tem uma pele que fica grudada nele e a cabeça nao sai totalmente isto e fimose..

    binho porto alegre

    1. Leonardo Brito Diz

      Com certeza sim, a glande ( cabeça do pênis ) deve ficar totalmente exposta quando o pênis estiver ereto

  68. fabria Diz

    Oi doutor,meu marido tá com penis coberto por pele e rachaduras em volta,na relação sexual sangra
    Será que pode ser fimose,se não for,o sinhor tem outo diaginostico,e será que pode m prejudica
    Obrigado desde já.

  69. George Diz

    Fiz a cirurgia de fimose tem uns 4 mêses.Fiquei com uma pequena roxidão na parte de baixo do prepúcio junto com as marcas de ponto. é grave?

  70. Jehssykbb16 Diz

    doutor o meu namorado tem 19 anos e tem fimose,ele ainda tem chance de curar sem cirurgia?

    1. Leo Brito Diz

      Dependendo do nível da fimose o único tratamento é com cirurgia, se for um nível menor é possível tratar com pomadas

  71. RENATIMTLS Diz

    doutor queria uma informaçao, tenho 20 anos , e tenhoo na cabeça de meu penis uma pequena ,pele que segura a cabeça do penis, nao é que nem fimose , porq eu retraio a cabeça para fora mais fica essa pele na cabeça segurando e se forço nas relaçoes doi, e agora esta nascendo uma especie de borda abaixo da cabeça do penis ,nao doi mais queria saber oq é isso ?

    1. Leo Brito Diz

      Para saber ao certo o que é, é melhor procurar um urologista mas a tendencia é que vc tenha um pequeno nível de fimose

  72. LAÍS Diz

    Doutor eu tenho  um filho de 2 aninhos e como não tenho experiencia com criança nunca notei nada de diferente mas a baba dele me disse que o penis dele não estava normal e que poderia ser uma fimose então o levei no medico e ele não passou nenhuma pomada e  disse que não é necessario mexer no momento e sim que devemos esperar até os cinco anos.Mas ai eu te pergunto até la não pode piorar a situação?Acha que devo procurar outro médico? ou devo usar alguma pomada?Me ajuda por favor estou desesperada. 

  73. Valdir Diz

    doutor, fiz a esta cirurgia de parafimose a 1 ano e meio, deu tudo certo. só que com o tempo apareceu 1 pequeno nodulo vermelho, logo abaixo da glande. e agora ta branco o que sera? existe alguma pomada para sanar isso?

  74. Daniel Diz

    Dr. eh normal ficar verrugas de pele na cicatriz da cirurgia entre as cicatrizes dos pontos ?

  75. Lucaspontesmorais Diz

    oi doutor tenho um problema! bem eu acho q seja um problema!  eu tenho a vida sexual ativa! tenho 18  recentemente tive uma infecção talvez criada por candidiace ! mais essa candideza eu ja curei! mais o anel do prepúcio do penis ta um pouco apertado acho q deve ter criado algum tipo de fimose! pq quando retraio o prepucio a pele doi e cheha a corta! isso é fimose ou outra coisa! so acontece quando estou ereto!  

  76. Ericafreire21 Diz

    No pênis do meu bebe de 10 meses, apareceu uma camada recobrindo a cabeça do pênis e dentro desta pelezinha a “sebo” o que faço, foi devido a má higienização?

  77. Joaquim Diz

    Dr. se nao fizermos a cirugia o que pode acontecer?

  78. marcelo goes Diz

    marcelo
    Dr. fiz cirugia de fimose estou achando q eu meu penis figou pequeno pode acomtecer isso

  79. Mariluci2033 Diz

    Mãe preocupada
    Dr. sou mãe meu filho tem 17 anos e ele tinha fimose quando pequeno não levei ele para fazer cirurgia, e conversando com ele descobri que o problema continua, estou preocupada o que eu faço pois ele é muito tímido, falei para irmos ate  o um medico urologista e ele não quer saber, temo pela saúde dele, isso pode prejudicar a vida sexual dele? me responda por favor!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde Diz

      A fimose pode causar dor durante a ereção e dificultar a limpeza adequada do pênis. Ele já tem 17 anos, não é mais criança para ter vergonha de ir ao médico.

  80. Rogério Diz

    Olá drº estou com parafimose passei no médico e ele me disse para fazer compressão no pênis, fiz o procedimento hoje; gostaria de saber quanto tempo demora para retornar ao normal;

  81. Opa Diz

    Etéreo? é ERETO. 

  82. Tiago Diz

     Olá eu tenho 19 anos e ando preocupado pois penso que tenho fimose
    quando o meu pênis esta normal consigo expor a glande com facilidade mas
    e quando ele esta etéreo também consigo expor mas não com tanta
    facilidade e se não mexer no pênis etéreo a pele cobre so metade da
    glande…a pouco ia ter a minha primeira relação sexual sem camisa e doeu então
    parei…passado uma semana ia para a minha segunda vez sem camisa outra vez esforcei mais e
    doeu novamente então voltei a parar. ajuda pf pf 🙁

  83. Tiago Diz

     Olá eu tenho 19 anos e ando preocupado pois penso que tenho fimose
    quando o meu pênis esta normal consigo expor a glande com facilidade mas
    e quando ele esta etéreo também consigo expor mas não com tanta
    facilidade e se não mexer no pênis etéreo a pele cobre so metade da
    glande…a pouco ia ter a minha primeira relação sexual sem camisa e doeu então
    parei…passado uma semana ia para a minha segunda vez sem camisa outra vez esforcei mais e
    doeu novamente então voltei a parar. ajuda pf pf 🙁

    1. Dr. August Diz

      Caro Tiago. Você deve apresentar um quadro que considero como normal. Porém se está doendo pode ser que o “cabresto” esteja um pouco reduzido e pode haver uma pequena protuberancia de pele do pênis. A solução é a seguinte: procure um urologista e mostre para ele, ele certamente lhe indicará um procedimento cirurgico simples onde irá retirar esta pele e fazer o “cabresto”. É um procedimento que eu considero como muito bom, inclusive para a higienização. Qualquer duvida estou a disposição.

  84. Orku1 Diz

    Dr. Pedro, poderia explicar como se da o processo cirúrgico? 

  85. Maurílio Diz

    Olá, Dr. Pedro! Meu nome é Maurílio.
    Após ler a suas orientações sobre fimose, fiquei em dúvida sobre o procedimento do meu pediatra: meu filho tem 4 meses, e numa consulta ele “arregaçou” de vez o prepúcio de meu filho que chegou até a sangrar e a criança chorou bastante. Esse procedimento é correto?  
    Ele, também, orientou a limpeza na região e o uso de pomada a base de corticoide. 
    Após o ocorrido, (caso considere um erro), o que devo fazer para não piorar mais a situação?
    Desde já agradeço a disposição.

  86. silva Diz

    ola;meu nome è ricardo tenho 18 anos queria saber se fimose dar cancer no penis se pega como se tratar obrigado;

  87. silva Diz

    ola;meu nome è ricardo tenho 18 anos queria saber se fimose dar cancer no penis se pega como se tratar obrigado;

  88. sodebel Diz

    ola!!! dr., o penis do meu namorado é muito pequeno… eu tenho certeza que ele tem fimose, pois quando arregaço bem ate a pelvis ,ou seja , puxo a pele ate em baixo com o penis ereto ele fica maior, será que é fimose ou é porque ele é gordinho??????grata pela atenção.

  89. Anonymous Diz

    boa noite me chamo Gilmar tenho 21 anos.
    Meu pênis é totalmente coberto pelo prepúcio mas posso retirar toda a glande.
    Quando tenho relações as vezes encomoda, tenho que fazer cirurgia.
    Isso pode me prejudicar mais tarde, o que eu faço?

  90. Eduardo Diz

    Olá Dr.
    acredito que tenho fimose.
    quando ele não está ereto é possivel puxar normalmente a pele e ver a glande por completa..
    mas quando fica ereto ele fica parcialmente aparecendo..
    quando tenho relações sexuais doi um pouco e em algumas vezes não sinto prazer.. gostaria de saber se existe algum tratamento alternativo ou pomada na fase adulta ou seja somente a base da cirurgia… resido em um pais no qual a qualidade dos medicos não são muito boas como a “ana” disse acima… no japão
    grato desde já

  91. perdigão Diz

    Sempre quis entender o que era fimose. Excelente texto dr.

  92. Leandro Diz

    Dr. Pedro, não sei se tenho fimose. Consigo expor a glande totalmente, mas o anel é apertado e passa com dor. Logo atras da glande, a pele fica salientada, e não totalmente lisa. O freio também fica muito esticado e branco. Vou ter problemas nas relações sexuais?
    Obrigado!

  93. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    @Kaio
    Se vc tem fimose, durante o ato sexual pode ter dor. Se o seu prepucio não se retrai com a mão, procure um urologista para ele avaliar seu caso.

  94. Kaio Diz

    Eu acho que tenho fimose, a glande não é exposta, e percebo que tem tipo uma liga que acredito que é o que impedi a glande se expor. Gostaria de saber se na relação sexual ela pode se expor e voltar ao normal, e se não dói ou sai sangue.
    Obrigado.

  95. Dr. Pedro Pinheiro Diz

    @Ana
    Parafimose em inglês é Paraphimosis.

    Se vc suspeita de que há algum grau de compressão do pênis quando o prepúcio está retraído, leve-o ao médico para que ele possa avaliar.

  96. Anonymous Diz

    Ana

    Eu d novo…e q sempre só ouvi fala de fimose,lendo sua matéria fiquei preocupada pq o pipi do meu filho se parece com a foto mencionada acima… Seria melhor leva de novo no médico…
    E se o senhor podia me da o nome da parafimose em inglês pra mim passa p médico daki…
    Desculpa o texto longo…
    Obrigada(^-^)

  97. Anonymous Diz

    Olá meu filho tem 2 anos… Quando ele tinha uns 8meses eu dando banho nele tava fazendo a massagem no pipi dele com ele sentado,só q qdo eu tava lavando ele se jogo p frente e acabei sem querer tirando a cabeça do pipi p fora… Ai agra toda vez q lavo e tiro o pipi dele p fora,sinto uma certa resistência p volta no lugar… seria o caso da parafimose?como moro no Japão levei no médico ele nem olho e falo q tava tudo bem(>_< )
    meu nome e Ana e meu filho e Daniel …