Artigo atualizado em 12/04/2014

DIFERENÇAS ENTRE ARTRITE E ARTROSE

Artrite e artrose são doenças distintas, com causas e tratamento diferentes, porém com sintomas que podem ser muito semelhantes, o que costuma causar alguma confusão, fazendo com que as duas condições, que realmente são parecidas, sejam erradamente tratadas como uma patologia única.

Neste texto vamos procurar explicar de modo simples o que é artrite e o que é artrose, destacando suas diferenças. Mas antes, é necessária uma rápida explicação do que são as articulações, já que esta é a estrutura comprometida em ambas condições.

Articulações

Articulação ombroA articulação é a região onde há conexão de dois ou mais ossos distintos. Exemplos: joelhos, cotovelo, punhos, tornozelo, ombros, etc. A ilustração à direita mostra a articulação do ombro.

As articulações ao longo do corpo não são todas iguais. Algumas articulações são conectadas por um tecido fibroso, que cola um osso ao outro, tornando-os imóveis, como no caso dos ossos do crânio; outras são ligadas por cartilagens e permitem uma pequena mobilidade como os discos vertebrais que unem as vértebras da coluna; há ainda as articulações móveis, que normalmente são ligadas por uma cartilagem e uma bolsa cheia de líquido (líquido sinovial) permitindo amplo movimento dos ossos com mínimo atrito entre eles, como é o caso do joelho, cotovelo, ombros, etc.

Articulações do crânio O que é uma artrite?

Na ilustração ao lado, mostramos em cores diferentes todos os ossos do crânio. Notem como eles estão grudados entre si e não se movem. A exceção é a articulação que liga a mandíbula ao osso temporal (têmpora), chamada de articulação temporomandibular. Esta articulação é, obviamente, móvel, senão não seríamos capazes de abrir e fechar a boca para falar e mastigar, por exemplo. Esta articulação possui sinóvia, ou seja, cartilagem e líquido entre os ossos, permitindo sua mobilidade.

Artrite é o nome que damos quando há um processo inflamatório das articulações; falando de modo mais simples, quando uma ou mais articulações estão inflamadas. Se você não entende bem o conceito de inflamação, sugiro uma rápida pausa para a leitura do texto: O QUE É INFLAMAÇÃO? O QUE É UM ABSCESSO?

Os principais sintomas da artrite são dor, vermelhidão, inchaço e dificuldade para mover uma ou mais articulações.

Existem várias doenças que podem cursar com artrites, entre elas podemos citar:

- Artrite reumatóide (leia: ARTRITE REUMATÓIDE | Sintomas, diagnóstico e tratamento).
- Lúpus (leia: LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO | Sintomas, diagnóstico e tratamento).
- Febre reumática (leia: FEBRE REUMÁTICA | Sintomas e tratamento).
- Gota (leia: GOTA | ÁCIDO ÚRICO | Sintomas e dieta).
- Psoríase (leia: PSORÍASE | Tipos e sintomas).
- Síndrome de Reiter (artrite reativa).
- Doença de Crohn (leia:  DOENÇA DE CROHN | Sintomas e tratamento).
- Espondilite anquilosante.
- Granulomatose de Wegener (leia: GRANULOMATOSE DE WEGENER ).
- Outras doenças auto-imunes (leia: DOENÇA AUTO – IMUNE).
- Artrite séptica.
- Traumas.

Chamamos de poliartrite quando 4 ou mais articulações encontram-se inflamadas ao mesmo tempo. As poliartrites costumam ocorrer em doenças sistêmicas como no lúpus e na artrite reumatoide. Monoartrite é quando apenas uma única articulação apresenta inflamação; ocorrem geralmente na gota ou na artrite séptica (artrite infecciosa).

A causa mais comum de artrite, porém, é a artrose. É dela que vamos falar a seguir.

O que é artrose?

A artrose, também chamada de osteoartrite, osteoartrose ou artrite degenerativa, é uma artrite que ocorre por degeneração das cartilagens das articulações. A cartilagem é um tecido que serve como “almofada” ou “amortecedor” entre dois ossos.

Dos mais de 100 tipos de artrite conhecidos, a osteoartrose é o mais comum. Ela pode acometer qualquer articulação que tenha cartilagem, porém, na maioria dos casos a doença ataca as articulações das mãos, joelho, quadril e coluna. A osteoartrose pode acometer uma ou várias articulações ao mesmo tempo.

Artrose do joelhoA degeneração da cartilagem na artrose ocorre geralmente pelo envelhecimento da mesma. Podemos dizer que ela vai “gastando” ao longo dos anos, até o momento que os ossos passam a entrar em contato direto um com outro, fazendo com que o atrito dos movimentos também leve a lesão destes. Este processo de destruição da cartilagem, e posteriormente dos ossos, causa incapacitação da articulação afetada uma vez que qualquer movimento torna-se muito doloroso.

Além da idade, outros fatores contribuem para o aparecimento das artroses como a genética, obesidade, diabetes, hipotireoidismo, etc. Todas as causas de artrite citadas anteriormente também podem acelerar a destruição das cartilagens, podendo causar osteoartrose precocemente. Outro fator importante são os traumas nas articulações.

A osteoartrose é uma doença progressiva e sem cura; quanto mais insultos sofrerem as articulações ao longo da vida, mais cedo ela se manifesta. Uma vez destruída, a cartilagem não se regenera.

Para saber mais sobre artrose, leia: ARTROSE | Causas e sintomas

Publicidade
  • thayná

    Muito boa a matéria!
    Minha avó tinha artrite e artrose..então posso dizer que ela tinha artrite e o tipo de inflamação era artrose?
    Obrigada desde, thayná.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Thayná, pode-se se dizer que a artrite dela tinha como causa de base a artrose. A artrose é que causava a inflamação das articulações.

  • KK

    Dr Pedro, tenho um tio que nos locais de articulação das mãos os dedos não se movem muito mais e os ossos são deformados ao ponto dele não conseguir abrir as mãos normalmente. Perguntei a ele o que tinha e ele me informou que era artrite e artrose. Qual das duas causa essa deformidade nos ossos, a artrose?
    Antecipadamente agradeço a resposta.
    Abraços e um FELIZ 2011.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @KK
    A artrose e várias causas de artrite podem causar deformidade nas articulações.

  • João Paulo

    Muito bem explicada a diferença de artrite e artrose. Excelente texto. obrigado

  • Anonymous

    dr, estamos a espera do artigo sobre artrose. Tem previsão de quando sai?
    Ana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ana
    Com certeza escreverei sobre artrose. O texto deve sair nas próximas semanas.

  • james aldrin

    dr° Pedro, fui diagnosticado com condropatia patelar grau 2 no joelho direito e condromalacia patelar grau3 no joelho esquerdo. Pelas pesquisas q fiz a tendencia e q se tornem artrose, sinto muitas dores e estou fazendo tartamento de 4 meses com artrolive, alem do mais fui diagnosticado tambem com reumatismo, faço exercisios fisicos para fortalecimento muscular das articulações dos referidos joelhos. As perguntas: existe cura para as referidas denças ou só tratamentos paliativos? se possivel poderia escrever sobre condropatia e condromalacia patelar? desde já obrigado!! James

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @james aldrin
    Sim, existem tratamentos efetivos. Patologias ortopédicas são muito distantes da minha formação, por isso, não costumo escrever sobre elas, uma vez que tenho zero de experiência pessoal com estas doenças. Mas vou tentar tentar que algum colega ortopedista falo sobre o assunto.

  • james

    @Dr. Pedro Pinheiro
    Muito obrigado DR° Pedro pela atenção, e tudo q puder disponibilizar sobre o assunto me sera de grande valia,thanks.

  • Acionileite

    Dr. Pedro, gostaria de saber se reside em Portugal. Moro em Colares e preciso marcar uma consulta, se puder me passar seu endreço, telefone etc.
    agradeço a atençao!!!!

  • Andyduarte

    Dr Pedro   fiz uma RNM e deu o seguinte resultado * osteoartrose acromio-clavicular ;* tendinopatia inflamatoria do supra espinhal;* leve grau tendinopatia inflamatoria do subescapular e* distenção liquida na bainha do tendão cabo longo do biceps ,provavel tenossinovite,já fiz todos tratamentos medicamentais e as dores continuam diariamente ,sera que meu é cirurgia de ombro direito?Grato pela ajuda…….meu email é andyduarte@r7.com

  • Brendadieyson

    subiu  tipo um carosso  na minha mão perto do punho doi muito e as vezes sinto dificuldade ao movimenta será q pode ser atrose

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não costuma ser assim.

  • Brendadieyson

    subiu  tipo um carosso  na minha mão perto do punho doi muito e as vezes sinto dificuldade ao movimenta será q pode ser atrose

  • Priscila

    Boa Noite Dr. Pedro,

    Gostaria de saber se artrite e artrose podem ser diagnosticada juntas em um paciente. Minha mãe esta indo ao médico e foi diagnosticada com artrite reumatoide  e artrose, ficamos confusas se é possível as duas doenças juntas em único paciente???

    Aguardamos seu retorno, obrigado!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é perfeitamente possível ter ambas.

  • Angeunica

    Olâ Dr. Pedro a minha mãe sente muita dor no joelho e é muito inchado ela quase não consegue andar por causa das dores o médico disse que é Astrose, o que fazer para ela aliviar as dores..

  • Veralprates

    Olá,gostaria de saber qual é o exame que dá o diagnostico de artrose e artrite.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O diagnóstico é clínico. Não é preciso exame.

  • thamirys

    Estou sentindo incomodos nos olhos a algum tempo. Ontem foi confirmado que estou com Sindrome de Sjogren. Qual a relação entre a sindrome e a artrite reumatica, pois estou sentindo fortes dores nas articulações e ambos médicos indicam que estam associadas. Outro fator, tenho 24 anos e casei a apenas 2 meses. Posso ter dificuldades para engravidar?,

     

  • Vanessamaciel Adv

    Doutor, estou começando a ficar preocupada…Há dois anos atrá tive plica sinovial no joelho esquerdo, mas o diagnóstico de um dos médicos foi que poderia ser lupus ou sinovite vinolodular, mas depois afirmou ser sinovite vinolodular. Preferi ir a outro e ele disse que era plica, resolvi acreditar, pq era melhor pra mim. Na epoca meu joelho deu liquido 3 vezes. Agora voltei a sentir dores no joelho e não só no esquerdo como no direito tb, o médico recomendou tomar um remédio para cartilagem. E eu sinto uma aflição no joelho quase que constantemente, mas não é dor, é aflição mesmo. E tenho sentido uma dormencia nos dedos das mãos, mas pode ser por causa do uso do cp. E agora recentemente, comecei a sentir dores nas costas e ombros, fiz ressonânica e deu degeneração dos discos C2  ao C7, em sei discos dos 7, e uma protusão  no C5-C6. E para completar ainda mais vou retirar a vesicula biliar, por causa de um polipo de 8cm, e tb estava c polipo no estômago, fiz biopsia e deu gastrite cronica moderada e revelação de H-pylore. Eu estou começando a ficar apavorada, de verdade. Muita coisa em curto espaço de tempo. Tô começando a ficar com medo de estar hipocondríaca, mas de fato que tudo que eu estou procurando estou achando. Terrível!
     E agora lendo mais artigos, eu realmente estou com medo de poder ser Lupus diante de tanta coisa relacionada a doença, que liga a vermelhidão no rosto, que às vezes o meu fica muuuito vermelho, mas em atividades física, mas o rosto pega fogo e sua d+, pela questão do líquido no joelho e agora pela falta de líquido cervical, do0rmencia nos dedos, cansaço, tenho pressão baixa, 11×8 ou 10×8, não recordo o que a médica disse exatamente, estou c lebve anemia que nunca passa etc.
     Não sou depressiva, tenho uma vida normal, muitos amigos, fam´lia tranquila etc. Mas tenho altos e baixos sim. Tenho andado cansada, com sono sempre, dificuldade de concentração. Qdo sinto que a minha pressão tá caindo mais ainda qdo meu corpo começa a suar e sinto um calor horrível, parece que está associada tb qdo fico um tempoinho sem comer… é isso?
     Estou cheia de dúvidas se realmete esses sintoma são indícios de algo maior, ou são causas isoladas.
    preciso de uma opinião.
     att.
    vanessa

  • Livia_gaia

    Dr Pedro estou grávida de 6 meses, e venho apresentando dores nas mãos e um dedo da mão esquerda vem apresentando dificuldade e abrir e fechar, geralmente ocorre pela manhã, será se é normal pela gravidez ou pode ser artrite ou artrose??? tenho 29 anos e nunca tive esses sintomas, mas a minha mãe tem. Qual a sua indicação???

  • Sonia Regina

    Dr.Pedro,venho sofrendo a dois anos,mais ou menos,com dor no tornozelo esquerdo.Ele está sempre muito inchado.Já visitei vários ortopedistas e fiz vários exames.Uns dizem que tenho artrose,outros querem operar alegando que há rompimento de tendões,porém, nunca sofri nenhum trauma no mesmo.Não sei mais o que fazer,pois há dias que mal posso andar. Gostaria de uma opinião sua a respeito do problema..Obrigada. (srcerri@gmail.com)

  • Rosane Finhana

    Tenho artose em todas as articulações do meu corpo, a mais de 5 anos, não tomo nenhum medicamento pois sou alérgica a antinflamatórios, tenho 50 anos, o que posso fazer para aliviar as dores e para diminuir o progresso da doença?

  • Anarosaria

    olá Dr.pedro…gostaria de saber quais as consequencia de uma artrose na coluna,e se será necessário uma cirurgia.O que o Sr. aconselha?

    obrigada…

  • Evandro

    olá ! Dr tenho dor no metacarpofalangeano do indicador. As vezes sinto uma dorzinha de leve no metacarpofalangeano da mão esquerda. Não tenho rigidez, não tenho inchaço, nem vemelhidão. Exames de RX e laboratoriais para reumatoide deram não reagente. Tenho cervicobraquialgia. Poderia ser em decorrencia da medsma ?

  • Alessandra Coutinho

    EU tenho artrose na coluna,e ernia na coluna lombar ja fui no ortopedista ele passou dexar cinturim ealginac de1000mg ja tomei ja esses remeio o q devo fazer as dores as vezes ta vindo eu continuo tomando esses remedio de novo;por favor me responda

  • http://twitter.com/S2TaynaraS2III taynara melo

    olá tenho 15 anos e sofro de dores horríveis no punho nas mãos nas pernas na coluna .. fiz um exame e deu prova do látex positivo vhs e aslo alterados o medico do laboratório falou que eu tenho dois tipos de reumatismo , e parece que meus dedos da mão estão ´´entortando´´ estou tentando achar um reumatologista so que todos so terão vaga a partir do dia 28 quais tipos de reumatismo eu poderei ter ? obs; as dores nas pernas começaram de pois de uma crise que eu fiquei 4 dias sem conseguir andar os medicos não descobriram o que era desde já obrigado

  • Nuno Miguel de Castro Duarte

    Boa noite Dr Pedro eu estou com uma duvida? Eu fui fazer uma ressonançia magnética ao joelho drt e eles verificaram um apreçiavel alongamento da ligamentoplastia com pronunçiada inflexão posterior e provavel destacamento ou rotura parçial.E tambem verificaramsinais de exérese e fragmentaçao do menisco interno.a duvida é um ortopedista diz que tenho que ser operado ao menisco e tenho uma pequena rotura no ligamento e outro diz que nao e está tudo bem mandou me trabalhar com uma incapacidade de 30%