16 de outubro de 2014

TOXOPLASMOSE | Sintomas, IgG e tratamento

A toxoplasmose é uma doença causada pelo parasito Toxoplasma gondii, presente em todo o planeta e com elevada prevalência na população mundial. Para se ter ideia do quão comum é a infecção pela toxoplasmose, estima-se que cerca de 1/3 da população mundial já tenha entrado em contato com este parasito. E a toxoplasmose não é uma doença restrita apenas a países em desenvolvimento; cerca de 80% da população de Paris e 70% dos americanos apresentam sorologia positiva para este protozoário.

Publicidade

Mas se a toxoplasmose é uma doença tão comum, por que ouvimos falar tão pouco nela? Na verdade, o sistema imune da maioria das pessoas é forte o suficiente para impedir que o Toxoplasma gondii consiga nos fazer algum mal. Este fato explica o porquê de grande parte da população ter anticorpos IgG contra a toxoplasmose (explico o que é IgG toxoplasmose mais abaixo), sem nunca sequer suspeitar ter tido contato com o parasito.

A grande preocupação em relação a toxoplasmose está nas mulheres grávidas e nos pacientes imunossuprimidos, ou seja, com sistema imune debilitado como transplantados, HIV positivo, pacientes em quimioterapia ou em uso de drogas imunossupressoras.

Toxoplasmose - Toxoplasma gondiiPara saber mais sobre toxoplasmose na gravidez, leia: TOXOPLASMOSE NA GRAVIDEZ | TOXOPLASMOSE CONGÊNITA. Sugiro, porém, a leitura completa deste texto antes, pois alguns conceitos importantes serão aprendidos aqui.

Transmissão da toxoplasmose

O parasito Toxoplasma gondii pode contaminar qualquer animal de sangue quente, incluindo os seres humanos, porém, é apenas nos gatos que ele consegue completar seu ciclo reprodutivo. Em outras palavras, qualquer mamífero ou ave pode ter toxoplasmose, mas o parasito só produz ovos (chamados de oocistos) dentro dos intestinos dos gatos. Os felinos são chamados de hospedeiros primários; todos os outros animais são hospedeiros intermediários, pois só possuem o parasito adulto em seu organismo.

O ciclo de transmissão da toxoplasmose ocorre da seguinte maneira: um gato ingere o Toxoplasma gondii; este que se aloja em seus intestinos e passa a se reproduzir, liberando ovos (oocistos) de toxoplasma pelas fezes. Estes ovos ficam no solo até que algum animal os ingira. No caso dos humanos, a ingestão destes ovos costuma de dar pela contaminação das mãos no solo, seguido pelo contato destas com a boca. Na verdade, todas as doenças causadas pela via fecal-oral, como, por exemplo, hepatite A (leia: HEPATITE A | Sintomas, tratamento e vacina) e H. pylori (leia: H.PYLORI (Helicobacter pylori) | Sintomas e tratamento), costumam ser transmitidas por mãos inadvertidamente contaminadas por fezes.

Comer alimentos como frutas e verduras originários de solo contaminado por fezes de gatos também é uma via de transmissão. Lavar bem os alimentos antes de comê-los é uma medida eficaz para se reduzir a transmissão da toxoplasmose

O parasito toxoplasma gondii parece também ser transportado por moscas e baratas que, ao terem contato com fezes de gatos contaminados, conseguem transportar os oócitos por longas distâncias.

Um dado importante é fato do oócito só se tornar infectante após 24-48 horas no solo. Por isso, é importante limpar diariamente as caixas de areia dos gatos a fim de evitar que os ovos do toxoplasma se tornem viáveis para transmissão.

Os outros animais, apesar de não disseminarem ovos de toxoplasma pelo ambiente como os gatos, também podem ser vias de transmissão da toxoplasmose. Uma vez que o parasito se aloja nos tecidos dos animais contaminados, basta comermos carnes mal passadas destes para que o toxoplasma entre em nosso organismo. Os principais carnes com risco de transmissão são as de porco, carneiro e veado. É importante ressaltar que o animal não precisa estar doente para ter o toxoplasma em seus tecidos. Assim como ocorre em nós humanos, havendo um sistema imune intacto, o toxoplasma fica presente nos animais sem causar doença, apenas adormecido em seus tecidos. Se sua carne não for bem cozinhada, o parasito sobrevive e contamina o trato digestivo de quem o está ingerindo.

O simples ato de manusear carne crua com toxoplasma é suficiente para contaminar mãos e utensílios de cozinha como facas e pratos. Um cozinheiro que prepara uma carne com toxoplasma, se não lavar as mãos, pode contaminar a si próprio e também outros pratos que venha a preparar.

O terceiro modo de transmissão da toxoplasmose é pela transfusão de sangue (leia: DOAÇÃO DE SANGUE | informações para doadores para saber como é feita a triagem dos sangues para transfusão) ou pelo transplante de órgãos de doadores contaminados para receptores não contaminados.

Ainda existe a via de transmissão durante a gravidez, mas desta falaremos separadamente em outro texto a ser publicado brevemente.

Sintomas da toxoplasmose

Até 90% das pessoas sadias que se contaminam com o toxoplasma gondii, independentemente da via de transmissão, permanecerão assintomáticas indefinidamente. Nas aquelas poucas pessoas imunocompetentes, ou seja, com sistema imune sadio, que venham a desenvolver a doença toxoplasmose, o quadro clínico costuma ser brando, com sintomas semelhantes a um quadro gripal inespecífico com febre, dor muscular, cansaço, dor de cabeça e rash cutâneo. O sintoma mais característico é um aumento dos linfonodos (gânglios) do pescoço. Até 30% dos casos sintomáticos costumam ter linfonodos aumentados por todo o corpo. Alguns casos apresentam também dor de garganta, ficando muito semelhante a uma mononucleose (leia: MONONUCLEOSE | DOENÇA DO BEIJO).

Ao contrário de quadros virais comuns, a toxoplasmose sintomática costuma durar algumas semanas, em alguns casos, até meses.

Raramente a toxoplasmose pode causar problemas mais graves em pacientes sadios como lesões nos pulmões, coração e nos olhos, chamados respectivamente de pneumonite, miocardite e coriorretinite.

Independente de haver sintomas sintomas ou não logo após a contaminação, o paciente imunocompetente que adquire o parasito permanece com ele adormecido nos tecidos do corpo, geralmente músculos e tecidos nervosos, pelo resto da vida. O toxoplasma permanece anos inativado, controlado pelo sistema imune, somente à espera de qualquer problema que reduza nossas defesas naturais para voltar a atacar nosso corpo.

Sintomas da toxoplasmose em pacientes imunocomprometidos

Pacientes imunocomprometidos são aqueles que apresentam um sistema imune fraco, como nos seguintes casos:

– HIV e AIDS (SIDA) (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA))
– Câncer e quimioterapia (leia: SINTOMAS DO CÂNCER)
– Pacientes transplantados (leia: SAIBA COMO FUNCIONA O TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS)
– Pacientes em uso de drogas imunossupressoras como corticoides (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais)

Toxoplasmose cerebral

Toxoplasmose cerebral

Neste grupo de pacientes, a toxoplasmose é uma doença muito grave, uma vez que o sistema imune é deficiente e incapaz de impedir a proliferação do parasito.

Nos imunodeprimidos, a toxoplasmose pode ser uma doença recentemente adquirida, mas é na maioria das vezes uma reativação de uma infecção crônica que passou anos em silêncio enquanto o sistema imune ainda estava intacto, e agora, aproveita-se da baixa imunológica para atacar o organismo.

A lesão cerebral pelo toxoplasma é das mais comuns em pacientes imunodeprimidos. Os sintomas da toxoplasmose cerebral incluem convulsões (leia: EPILEPSIA | CRISE CONVULSIVA), alterações na marcha, na fala, nos movimentos dos membros e no estado mental, podendo, muitas vezes, ser confundido com um AVC (leia: AVC | ACIDENTE VASCULAR CEREBRAL | DERRAME CEREBRAL). O paciente pode também apresentar demência e até evoluir para o coma.

Outras lesões comuns da toxoplasmose em pacientes imunossuprimidos é a coriorretinite, que causa dor ocular e perda da visão (para ler sobre lesões oculares da toxoplasmose com mais detalhes, visite o texto: Toxoplasmose Ocular do blog http://www.medicodeolhos.com.br/); pneumonite, que cursa com febre, falta de ar e tosse seca; miocardite, com sintomas de insuficiência cardíaca (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA | CAUSAS E SINTOMAS). Se não tratada, a toxoplasmose pode levar os imunossuprimidos ao óbito.

Para mais detalhes sobre os sintomas da toxoplasmose, leia: SINTOMAS DA TOXOPLASMOSE.

Diagnóstico sorológico da toxoplasmose

O diagnóstico da toxoplasmose é normalmente feito pela sorologia, ou seja, pela dosagem de anticorpos contra o toxoplasma gondii.

Abro aqui uma rápido parêntese para explicar como funciona a sorologia da toxoplasmose (e de várias outras doenças infecciosas). O raciocínio é o seguinte: o nosso corpo só cria anticorpos contra um determinado germe se formos expostos ao mesmo. Portanto, ter anticorpos contra toxoplasmose significa ter sido contaminado pelo parasito.

Para resumir um processo extremamente complexo, podemos dizer que nosso corpo trabalha basicamente com dois anticorpos, chamados de IgM e IgG. Assim que um germe novo entra em nosso corpo, nosso sistema imune começa a produzir o anticorpo IgM, que é chamado de anticorpo de fase aguda. Ter IgM positivo para toxoplasmose significa que a doença foi adquirida muito recentemente (o IgM surge com apenas 1 semana de contaminação). Depois de mais ou menos 4 semanas, o corpo substitui o anticorpo IgM pelo anticorpo IgG, que é mais forte e mais específico contra a doença pretendida. Portanto, depois de 4 semanas, o paciente deixa de ter IgM positivo e passa a ter apenas IgG positivo para toxoplasmose. Esta IgG para toxoplasmose ficará positiva pelo resto da vida.

Resumindo, um paciente com toxoplasmose aguda tem IgM positivo, enquanto que um paciente que possui o parasito inativo no corpo apresentará IgG positivo. Quem nunca foi exposto ao toxoplasma tem IgM e IgG negativos.

Como a toxoplasmose não causa doença em 90% das pessoas, o único modo de saber se o paciente já foi exposto ao toxoplasma é através da dosagem do IgG para toxoplasmose. Saber se a pessoa já teve toxoplasmose, mesmo que assintomática, é uma informação muito importante no caso das grávidas (leia: TOXOPLASMOSE NA GRAVIDEZ | TOXOPLASMOSE CONGÊNITA).

Tratamento da toxoplasmose

Obviamente, pessoas com toxoplasmose assintomática não precisam de nenhum tipo de tratamento. Ter o toxoplasma inativo no corpo não significa estar doente. O tratamento também não está indicado naqueles com sintomas discretos, tipo gripe fraca, que duram poucas semanas.

O tratamento está indicado apenas nos casos sintomáticos, nos imunossuprimidos e nas grávidas. O esquema de primeira linha é feito com Pirimetamina + Sulfadiazina ou Pirimetamina + Clindamicina por 4 a 6 semanas.

Pacientes imunossuprimidos graves devem fazer profilaxia para impedir a reativação do toxoplasma. O esquema é o mesmo, apenas com doses mais baixas.

"TOXOPLASMOSE | Sintomas, IgG e tratamento", 5 out of 5 based on 17 ratings.
Publicidade
Publicidade
ARTIGOS SELECIONADOS PARA VOCÊ:
      
- LEIA ANTES DE COMENTAR -
O nosso site tem recebido mais de 150 mil visitas por dia e centenas de perguntas espalhadas pelos mais de 550 textos que já publicamos. Como o volume de comentários é muito grande, as perguntas podem demorar até 10 dias para serem aprovadas e publicadas. Neste momento, temos mais de 1500 perguntas em fila para serem lidas, aprovadas e respondidas. Infelizmente, é humanamente impossível responder a todos, por isso, selecionamos diariamente apenas um percentual dos comentários para ser publicado. Lamentamos se a sua pergunta não for selecionada.

Não fazemos consultas nem opinamos sobre casos pessoais pela Internet. Antes de enviar uma pergunta ou comentário, leia atentamente as REGRAS DO SITE para entender os nossos critérios de seleção.

Para que possamos dar prioridade aos textos menos comentados, encerramos temporariamente a seção de perguntas dos artigos com mais de 400 comentários publicados. Agradecemos a paciência e a compreensão.
  • Moises Da Silva Silva

    Meu nome é Moises da Silva, tenho 57 anos, tenho toxoplasmose, venho tratando com um infectologista e uma oftalmologista, desde Março deste ano, já se passaram 6 meses, e a coisa vem piorando
    tomo DARAPRIM , SULFADIASINA, ÁCIDO FÓLICO, para toxoplasmose, e para a vista estou tomando METRICORTEN, porém sinto que estou piorando.eu gostaria de saber o que devo fazer? a quem procurar?
    grato pela atenção
    MOISES

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      O especialista é mesmo o infectologista. É o médico mais indicado para tratar toxoplasmose.

  • Talita

    Ola Doutor, após quantos dias de uma suposta contaminação por toxoplasmose, posso realizar o exame para confirmar se ocorreu ou não a contaminação?obrigada

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Geralmente são necessários 2 a 3 semanas para os primeiros anticorpos surgirem.

  • http://franquiaautomatica.com/#ID=431416663 Na

    Olá, Doutor
    Toxoplasmose IgG, Inferior a 0,25 UI/ML
    Valor referente:
    Não Reagente: Inferior a 1,6
    Meu esta baixo?

    Toxoplasmose IgM, Inferior a 0,5 Index
    Não Reagente: Inferior a 0,5 Index
    Esse esta normal.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não existe baixo, o resultado ou é positivo ou é negativo. Valores baixos significam negativo (não reagente).

  • alessandra alves

    oi,doutor meu exame deu toxoplasmose igg,anticorpos 251,5 ui ml,gostaria de saber se o meu resultado e positivo ou negativo

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Eu não sei o valor de referência do laboratório para ter certeza, mas esse valor de 251 costuma ser positivo.

  • Maiara Araújo

    Olá doutor meu exame deu o seguinte resultado.
    SOROL TOXOPLASMOSE ( IGG) 373,3 UI/mL
    Material:Soro – Método: Elfa

    Valor Referência…: Reagente: Maior ou ingual a 8 UI/mL
    Não reagente: Menor que 4 UI/mL
    —————————————————————————————–
    Oq significa?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      IgG positivo significa que você em algum momento da vida foi exposta ao parasito da toxoplasmose.

  • Eliane Dantas Sales

    Dr,
    igg positivo/igm negativo significa que o parasita está no corpo? Estando inativo, pode voltar a ficar ativo a qualquer momento ou somente se for novamente infectado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o igM é negativo, isso é sinal de cura.

  • Renata Morais

    Dr. Pedro Pinheiro,
    estou gestante de 5 meses e fiz o exame de toxoplasmose IGG e o resultado deu Reagente.
    valores de referência 8,8 ul/ml reagente.
    Devo me preocupar. Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Anticorpo do tipo IgG indica apenas infecção antiga. O problema é ter o igM reagente.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Tem razão. Já está corrigido. Obrigado.

  • Fred Moreira

    Dr. Pedro Pinheiro,
    Muito bom as descrições do site, deixo apenas o alerta sobre um erro, que é cometido nas várias descrições do site, o termo ” parasita ” está errado, o correto neste caso é ” parasitO ” com o ” O ” no lugar do ” A “. No mais, está de parabéns.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Eu não sei quais são os valores de referência do seu laboratório.

  • Daniel Cardoso

    Dr. meu exame deu resultado reagente para os dois IgG 650,0 Ul/mL e IgM 1,62 isso é ruim?

  • Crislaine

    Dr. meu exame deu Rubéola IgG reagente 70,6 e estou com 23 semanas de gestação. Devo mi preocupar?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      O IgG não é o problema. O problema é o IgM.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O IgG não é o problema. O problema é o IgM.

  • Roberta Santo

    Boa noite, estou muita assustada estou com 24 semanas e meu exame de sangue deu Toxoplasma IGG 121 UI/ ml ( reagente) e IGM 8,2 (reagente), o que isso quer dizer Drº? meu bebê corre algum risco? Muito angustiada!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      IgM positivo pode ser preocupante. O seu obstetra já viu esse resultado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      IgM positivo pode ser preocupante. O seu obstetra já viu esse resultado?

  • Priscilaprazeres

    Como a medicação age no organismo? Ele destrói os parasitas ou apenas impede a sua reprodução? Gostaria de saber mais sobre a sua ação.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Ela mata o toxoplasma.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ela mata o toxoplasma.

  • glayson

    Boa noite Dr!
    queria saber se toxoplasmose(igg) é contagiosa se passa de uma pessoa para outra?
    desde já agradeço.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, não há transmissão direta de uma pessoa contaminada para outra.

  • Krystianelly

    Olá Dr. Estou com 10 semanas de gestação e meus exames deram o igg para toxoplasmose 615,6 e igm 0,94 indeterminado. Para igg entendo o resultado, mas o valor indeterminado para igm não compreendo.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Indeterminado é um resultado em que não se pode afirmar nada. Possivelmente é negativo.

  • kleiton sena

    olá doutor , minha mãe acabo pegando essa doença chamada toxoplasmose (igG) e agora ela sofre muito porque quase não consegue enxergar direito , já peguei ela chorando várias vezes porque ele se sente mal por estar assim , essa doença impede que ela enxergue direito com a vista muito ruim meio envermelhada , com riscos pretos na hora de ver , isso tem tratamento ?? isso pode cessar ?? tem cura ??

  • A2013

    Ola, doutor eu tenho toxoplasmose ocular tive a primeira vez a 4 anos atrás o oftalmo me tratou com Bactrin F e Prednisona por 1 mês no começou minha visão ficou bem embaçada, mas eu não tive danos perceptíveis ficaram cicatrizes, porem não prejudicou a visão fiquei todos esses anos com a visão perfeita, porem no mês passado ela voltou derrepente fiquei assustada nem me lembrava mais disso e derrepente me vi com a visão direita embaçada novamente ai corri ao oftalmo que acusou novamente a toxo, porem ja estou a 1 mes de tratamento com os mesmos remédios e dessa vez a lesão prejudicou um pouco o olho direito e o embaço não saíra 100% como diz o oftalmo dessa vez o tratamento é mais longo 6 semanas, o que eu quero saber é como conviver com esse parasita sem que eu tenha mais danos a minha visão não quero ficar cega como posso controlá-lo evitar de ser surpreendida novamente conviver com ele sem ter danos não tenho como eliminar?. Obrigada!

  • Sarasantosm7

    tenho toxoplasmose IGM 1,67. Não consegui tomar a medicação: sulfametazol+pirimetamina+ácido folinico. Tomando a medicação tive muita cólica estomacal, vomitos, diarreia e cefaleia. Qual medicação que posso substituir?? lembrando q fiz uso de sulfametazol + trimetropina durante um mês e IGM continua positivo.

  • Manuela1980

    Olá Dr. Estou com uma irmã de 30 anos enternada com neurotoxoplasmose, os médicos demoraram de diagnosticar a doença ela estava com umtumor de 2,3 cm e eles optaram pela cirurgia para fazer biópisia, após a cirurgia ela estava falando andando tudo correu bem, ficamos aguardando o resultado da biópsia porém como havia vários outros tumores menores que 1 cm o caso dela se agravou ela neste momento esta sem os movimentos do lado esquerdo e sem falar, porém temos observado uma melhora após 9 dias hoje de tratamento para a toxoplasmose, gostaria de saber quais as chances de cura e recuperação dos movimentos e em média o tempo de recuperação. Ela não tem HIV que é um ponto positivo porém é uma pessoa que se alimentava muito mal e os médicos informaram que ela estava com imunidade baixa, por favor Dr. aguardo uma resposta. Grata Manuela

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, mas eles devem ser avaliados pelo veterinário.

  • Luiz alberto Alban

    Recebi um diagnóstico com IGG positivo em índice 71. Tenho dois gatos no sítio e minha mulher é muito apegada aos mesmos pois estão sempre dentro de casa e muitas vezes sobem junto às camas de dormir e ali vão ficando…. devo afastá-los e não mais conviver com eles???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, mas eles devem ser avaliados pelo veterinário.

  • Gritlet

    Ola eu tenho toxoplasmose e queria saber se eu posso transar com minha namorada, e se eu transmito toxoplasmose pra ela?

  • Luciene Nascimento

    Dr meu resultado da toxoplasmose igg deu 22 e estou muito preoculpada me falaram que esta doença tem haver com o virus do HIV eu estou com HIV Dr me ajude pelo amor de Deus. Não estou com coragem de mostrar este resultado para o medico.

  • Tetel_ca

    boa noite, tenho igg 575,5/Ml tive 2 abortos de 2 meses de gestação pode ser por esse motivo?

  • Paulopanitz

    pessoa que já tenha feito tto para toxo no passado,pergunto:igM positiva indica reagudização da doença e tem de ser tratada ?

  • Elianejcr

    Ola bom dia meu exame de toxoplasmose gondii-igg deu resultado——132,6 o que isso quer dizer? é ruim pra saude do meu bebe ou não? há é bom falar que estou gravida de 15 semanas.
    Desde já agradesço pela ajuda.

  • joyce carla duarte bezerra car

    meu IGg deu reagente e deu 164 é pra se preocupar ? to fazendo o concurso da PM ,será que eles podem me reprovar por isso??

  • joyce carla duarte bezerra car

    meu IGg deu reagente e deu 164 é pra se preocupar ? to fazendo o concurso da PM ,será que eles podem me reprovar por isso??

  • Pry-leal

    dr meu filho teve toxoplasmose cerca de dez meses,só que quando descoberto já estava inativo .mas estou muito preocupada pq a titulagem da igg 650, naõ baixa desde o primeiro resultado ate hoje não baixou , sei q ele vai estar positivo para sempre mas o correto é baixar naõ é? estou muito preocupada meu filho tem apenas tres anos o que eu faço?

  • Pry-leal

    dr meu filho teve toxoplasmose cerca de dez meses,só que quando descoberto já estava inativo .mas estou muito preocupada pq a titulagem da igg 650, naõ baixa desde o primeiro resultado ate hoje não baixou , sei q ele vai estar positivo para sempre mas o correto é baixar naõ é? estou muito preocupada meu filho tem apenas tres anos o que eu faço?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não moro no Brasil.

  • Fernanda F.Souza

    Onde fica o consultorio do dr . Pedro Pinheiro, e o telefone para marcar consulta? Em Sp, Capital ?
    Não sou gestante, estou com os sintomas há mais de 8 meses, e há 15 dias fiz exames e o igG está alterado , muito alterado, e também o antitireoglobulina anticorpos pesquisas, está 200% mais que o normal.Agradeço resposta .
    Fernanda F.Souza

  • Fernanda F.Souza

    Onde fica o consultorio do dr . Pedro Pinheiro, e o telefone para marcar consulta? Em Sp, Capital ?
    Não sou gestante, estou com os sintomas há mais de 8 meses, e há 15 dias fiz exames e o igG está alterado , muito alterado, e também o antitireoglobulina anticorpos pesquisas, está 200% mais que o normal.Agradeço resposta .
    Fernanda F.Souza

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não moro no Brasil.

  • Regima P Veiga

    Dr Pedro Pinheiro tive toxoplasmose a 12anos trás mas sempre que refaço os exames da iGg nao reagente nao tenho nenhum tipo de doenças imunisupressoras o que poder ser isso ..

  • Tetel_ca

    boa noite, tenho igg 575,5/Ml tive 2 abortos de 2 meses de gestação pode ser por esse motivo?

  • Sarasantosm7

    tenho toxoplasmose IGM 1,67. Não consegui tomar a medicação: sulfametazol+pirimetamina+ácido folinico. Tomando a medicação tive muita cólica estomacal, vomitos, diarreia e cefaleia. Qual medicação que posso substituir?? lembrando q fiz uso de sulfametazol + trimetropina durante um mês e IGM continua positivo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Provavelmente não, mas seu oftalmologista é quem te examinou e só ele pode dizer com certeza.

  • Robertaknowsen

    Oi, tenho igg positivo e igm negativo! Não enxergo direito do olho esquerdo por causa da toxoplasmose! É possível que eu recupere a visão perdida que a infecção causou?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Provavelmente não, mas seu oftalmologista é quem te examinou e só ele pode dizer com certeza.

  • Pdemetriuk

    cara chato

  • Elianejcr

    Ola bom dia meu exame de toxoplasmose gondii-igg deu resultado——132,6 o que isso quer dizer? é ruim pra saude do meu bebe ou não? há é bom falar que estou gravida de 15 semanas.
    Desde já agradesço pela ajuda.

  • Nubia

    Boa noite, Dr Pedro! Meu pai recebeu uma transfusão em outubro de 2011 e começou com sintomas de gripe em dezembro de 2011. Os sintomas foram agravando. Ele sente como se o ouvido tivesse cheio de água e numa TC de crânio, foi diagnosticada sinusite e otiti. Ocorre que ele está com uma fotofobia aguda. Os oftalmos dizem que ele não tem nada nos olhos que estão lacrimejando e ardem muito. As vezes doem.
    Só na semana passada ele fez exame de toxoplasmose. O resultado foi IgG 650 ui/ml reagente  e IgM negativo. Ele está tomando Pirimetamina + Sulfadiazina. Pelo que o Senhor colocou, IgG reagente com IgM negativo, indica que ele não tem mais toxoplasmose. Por favor Doutor, teria alguma chance dessa fotofobia ainda estar sendo causada pela toxoplasmose. Teria indicação de outra doença? Moramos no interior do Rio e não estamos conseguindo contato ou indicação com médicos que pudddessem nos dar outras ipóteses ou sugestões. Meu pai não tem qualidade de vida e está ficando muito deprimido pela impotência contra o sintoma. Ele é caminhoneiro e não pode trabalhar. O INSS não aceita sua doença por não ter diagnósticco para “encostá-lo”… Precisamos de sua ajuda, Doutor. Aguardo sua orientação. Desde já, obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Infectologista é o melhor especialista.

  • Fernando

    Olá Doutor…minha dúvida é a seguinte: Tive toxoplasmose ocular há uns 10 anos, fiz tratamentos e ela reiscindio. Passei por vários oftalmas e exames de fundo de olho. Eu tenho manifestado penas em meu olho direito. Tenho medo de uma hora para outra, aparecer e manifestar no olho esquerdo, isso é possível

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se o IgG é positivo e o IgM negativo, significa que a pessoa já teve toxoplasmose no passado.

  • Mure Mendonca

    Gostaria mesmo? Basta ler o texto. É bem claro quanto a isso.

  • Mure Mendonca

    Não custa nada ler o texto antes de perguntar.

  • Aniceseabra

    fiz exame de sorologia para toxoplasmose, o resultado foi:
    Anticorpos Ig G ……500.0 IU/ml
    Anticorpos para Ig M …..não reagente.
    Isso significa que tenho toxoplasmose

  • Mcrisgo_1

    Dr.estou gravida de 2 meses e os resultados do exame deu toxoplasmose igG reagente o que significa ? estou em panico…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O IgG positivo e IgM negativo indica que você teve a doença no passado. Significa apenas que ficou curada e desenvolveu anticorpos.

  • Sandra_reg

    eu ja tive toxoplasmose igg650. e fiz a cirurgia de miopia.
    não deu nada.

  • tuuuur

    dores nus glanglios emagrecimento pode se tox….

  • tuuuur2005

    estou com a urina com mal cheira a mais de um ano que pode se ja tomei varios r…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    IgG positivo com IgM negativo indicam doença passada.

  • Fernando

    Olá Doutor…minha dúvida é a seguinte: Tive toxoplasmose ocular há uns 10 anos, fiz tratamentos e ela reiscindio. Passei por vários oftalmas e exames de fundo de olho. Eu tenho manifestado penas em meu olho direito. Tenho medo de uma hora para outra, aparecer e manifestar no olho esquerdo, isso é possível

  • Aniceseabra

    fiz exame de sorologia para toxoplasmose, o resultado foi:
    Anticorpos Ig G ……500.0 IU/ml
    Anticorpos para Ig M …..não reagente.
    Isso significa que tenho toxoplasmose

  • Josi

    Fiz exame de toxoplasmose no primeiro trimestre da gestaçao, Igm negativo Igg negativo.
    Agora estou com 7 meses e refiz esse exame Igm negativo e Igg 40,2 iu/ml. Fiquei bem preocupada, gostaria de saber mais sobre isso?

  • Lexsandrarsantos

    fiz exames de rubeola deu + o igg 172 e o toxoplasmose igg também 348,5ui os igm todos negativos será q estou com a doença ou ja tive e estou imune

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      IgG positivo com IgM negativo indicam doença passada.

  • Marcia Regina

    Li com muito interesse e foi ótimo  ficar a par de uma doença que pouco é falada. Meu marido descobriu que está com toxoplasmose há mais ou menos duas semanas, tem muito cansaço, dores musculares e febre constante.Na mesma época tb descobriram (médicos) que ele estava com pneumonia. Foi tratado só a pneumonia e ñ foi dado nenhum tratamento p. a toxoplasmose, mas ele sofre com os sintomas citado  acima… qual o melhor procedimento p. este caso?  Um infectologista seria o caminho? Grata

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Infectologista é o melhor especialista.

  • Valéria

    Passei pela ginecologista e ela me pediu exame de toxoplasmose. O resultado que saiu foi 575,1 ui/ml.
    O que significa? Se puder me ajudar agradeço.

  • http://profile.yahoo.com/PJT2DHXAX2B7WKY7V52BMWJA3Q Denise

    Olha muito interessante o site, gostei muito. Abraços!!

  • selma silva dutra

    ola Dr,,meu resultado para toxo no primeiro trimestre o primeiro deu…igg positivo 121 e igm indeterminado 15,2…..o segundo igg positivo 152 e igm indeterminado 11,7…o terceiro igg positivo 147 e igm indeterminado 11,9  e nao fiz o teste de avidez  ,,me encaminharam para o pre-natal de alto risco,,mas me vdispensaram pq disseram que tive contato com o virus antes de engravidar e nao tinha risco..agora to com 34 semanas e  to com plancenta calcificada grau 2 e produzindo pouco liquido…o bebe ta bem e  crescendo. mas estou preocupada tem a haver com o diagnostico da toxo no inicio da gravidez ? por favor me ajude,,selma bh.

  • antonio cesar alves de lima

    fiz um exame de toxo e os resultados foram IgG 172,0 UI/mL  e IgM 0,4 Index  o que isto quer dizer.

  • Tamires

    Óla Dr. estou em pânico, pois estou gestante de 13 semanas e meus exames deu que estou com toxoplasmose IgG 204.4 e IgM 1.44, gostaria de saber se havera algum problema para o meu bebê ou para min? tenho um cachorro a minha médica disse que teria que me desfazer do meu bichinho de estimação eu estou tão mal com tudo isso, sera preciso se desfazer do meu animal tbm? muitoo grata

  • Sonia Roberta

    Olá Dr. Pedro! parabéns pelas informações!! infelismente tive a toxo ocular em 2009, e a três semanas tenho tido muita cefaleia, enjoo e vomito, fiz mapeamento ocular e a medica relata que o protozoário não esta ativo no olho, assim pediu avaliação neurológica, gostaria de mais informações sobre o tratamento da toxo cerebral, grata!

  • Lilian

    olá estou cm 19 semanas de gestação,meu resultado no exame de toxoplasmose deu om igg e o igm reagente,fui encaminhada pra uma maternidade de alto risco.ja estou tomando rovamicina e meu medico me pediu um exame chamado avidez que no qual o resultado é 78,3% estou desesperada e meu medico ainda n viu o resultado me esclareça doutor,porfavor grata.

  • Sandra_reg

    eu ja tive toxoplasmose igg650. e fiz a cirurgia de miopia.
    não deu nada.

  • Vanessaaguiarbicho

    Olá estou gestante e meu resultado deu toxoplasmose igm não reagente e igg 650,quando li o resultado entrei em pânico,meu médico me tranquilizou e disse q não há problema,mas gostaria de saber se a  doença pode vir aparecer no restante do período de minha gravidez e se haveria problema para o bebê,lembrando q já sou com 4 meses?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O IgG positivo e IgM negativo indica que você teve a doença no passado. Significa apenas que ficou curada e desenvolveu anticorpos.

      • Mcrisgo_1

        Dr.estou gravida de 2 meses e os resultados do exame deu toxoplasmose igG reagente o que significa ? estou em panico…

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Se o IgG é positivo e o IgM negativo, significa que a pessoa já teve toxoplasmose no passado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Vagner
    O ideal é tratar a toxoplasmose antes.

  • Vagner

    Quem tem toxoplasmose pode fazer a cirurgia refrativa?

  • De

    Meu caso é semelhante. fui encaminhada pro infectologista.