Artigo atualizado em 07/09/2013
Share on Google+Share on FacebookTweet about this on Twitter

HIPERTIREOIDISMO | Sintomas e tratamento

Publicidade

O hipertireoidismo, cuja principal causa é a doença de Graves, é a condição onde existe um funcionamento inapropriado da glândula tireoide (também chamada de tiroide), levando a uma produção excessiva de hormônios.

Para se compreender o hipertireoidismo é preciso entender o que é e para que serve a glândula tireoide. Para tal, sugiro primeiro a leitura do texto: DOENÇAS E SINTOMAS DA TIREOIDE.

Se estás a procura de informações sobre hipotireoidismo (pouco funcionamento da tireoide) o texto indicado é este: HIPOTIREOIDISMO (TIREOIDITE DE HASHIMOTO)

O que é hipertireoidismo?

A tireoide produz dois hormônios chamados triiodotironina e tiroxina, mais conhecidos como T3 e T4. Esses hormônios controlam nosso metabolismo e são responsáveis, entre outros, pelo nosso gasto calórico, pela temperatura corporal, pelo nosso ganho de peso, etc.

Leia os próximos dois parágrafos com calma, acompanhando a figura abaixo.

A glândula pituitária ou hipófise, é um órgão que se localiza na base do cérebro e controla o grau de funcionamento da tiroide através de um hormônio chamado TSH (em inglês, Hormônio Estimulador da Tireoide). A presença do TSH no sangue estimula o funcionamento da tireoide; A ausência de TSH a inibe.

Quando existe pouco hormônio tireoidiano circulante, a hipófise detecta essa queda e imediatamente aumenta a secreção de TSH, estimulando uma maior produção de T3 e T4 pela tireoide. Quando existe muito hormônio circulante, ela diminui a secreção de TSH, desestimulando a tireoide a produzir T3 e T4. Assim, o organismo consegue manter seu metabolismo sempre em um nível ideal.

Funcionamento da tireóide

Funcionamento da tireóide

O hipertireoidismo ocorre , portanto, quando há um excesso de T3 e T4 na circulação que não consegue ser corrigido pelos mecanismos normais. Isto pode ocorrer de 2 maneiras:

1- Um problema na hipófise fazendo com que esta se descontrole e produza muito TSH, que por sua vez, estimula a tireoide a produzir T3 e T4 indefinidamente.

Quando a causa do hipertireoidismo é central, ou seja, uma hipófise mal funcionante, teremos um TSH muito alto associado a um T4 também muito elevado.

2- A tireoide se torna um órgão independente, produzindo T3 e T4 ao seu bel prazer, ignorando os níveis de TSH sanguíneo.

Quando o problema está na própria tireoide, a primeira coisa que a hipófise faz quando detecta altos níveis de hormônios é suspender a produção de TSH. Portanto, teremos uma TSH muito baixo, porém, ainda assim, um T4 muito elevado.

Obs: na prática clínica dosamos o T4 livre (T4L) que é o fração do hormônio quimicamente ativa.

Sintomas do hipertireoidismo

Independentemente da causa, os sintomas do hipertireoidismo são sempre causados pelo excesso de T4L circulante, o que é uma consequência comum, seja por problema central ou na própria tireoide.

O excesso de hormônio tireoidiano pode causar:

  • Ansiedade e irritabilidade
  • Insônia
  • Perda de peso sem perda do apetite (às vezes há aumento do apetite)
  • Taquicardia = aumento da frequência cardíaca acima dos 100 batimentos por minuto
  • Arritmias cardíacas
  • Tremores nas mãos
  • Retração das pálpebras
  • Suores e calor excessivo
  • Perda de força muscular
  • Diarreia ou aumento do número de evacuações
  • Diminuição ou cessação da menstruação
  • Bócio
Bócio

Bócio

O bócio, último sinal descrito acima, ocorre quando há aumento do tamanho da glândula tireóide. Este crescimento é comum quando há um estímulo permanente para produção de T3 e T4, podendo ser notado clinicamente como um abaulamento no pescoço.

Doença de Graves

A causa mais comum de hipertireoidismo é a doença de Graves. Esta doença é um processo auto-imune (leia: DOENÇA AUTO-IMUNE) onde o corpo inapropriadamente passa a produzir anticorpos contra a própria tireoide. Estes anticorpos atacam, na verdade, os receptores do TSH, fazendo com que a tireoide pense que há excesso de TSH na circulação sanguínea. O resultado final é uma liberação excessiva de hormônios tireoidianos.

A doença de graves é 8x mais comum em mulheres e costuma ocorrer entre os 20 e 40 anos de idade.

Além de todos os sinais e sintomas descritos anteriormente, o hipertireoidismo pelo Graves pode apresentar a chamada oftalmopatia de Graves.

Os anticorpos atacam não só a tireoide, mas também os músculos e o tecido gorduroso da região ao redor dos olhos. Essa agressão causa lesão e edema da musculatura extraocular, levando a uma protusão do olho, além de inchaço e inflamação ao seu redor (edema periorbital).

Oftalmopatia de Graves

Oftalmopatia de Graves

O paciente com oftalmopatia de Graves pode também apresentar visão dupla, irritação constante nos olhos, dor ocular, visão borrado e, em casos mais graves, cegueira.

Algumas pessoas têm olhos naturalmente mais protuberantes. Além disso, o próprio excesso de hormônios tiroidianos pode levar a uma retração da pálpebra. Porém, na oftalmopatia de Graves a protusão é tão importante que é possível ver o branco dos olhos (esclera), acima e abaixo da íris, como exemplificado abaixo. Para saber mais detalhes sobre o acometimento ocular do hipertireoidismo, leia: Hipertireoidismo e o Olho: Proptose na Doença de Graves

Oftalmopatia de Graves

Oftalmopatia de Graves

Uma manifestação mais rara da doença de Graves é a dermopatia, chamada de mixedema, que ocorre por infiltração da pele pelos auto-anticorpos. A pele encontra-se inchada, dura, com nódulos em sua superfície e mais escurecida.

Outras causas de hipertireoidismo

Além da doença de Graves, existem outras causas para hipertireoidismo:

- Doença de Plummer ou bócio multinodular tóxico: ocorre pela formação de adenomas, tumores benignos, na tireoide. Esses adenomas são quimicamente ativos e produzem T4 e T3 de modo independente da tireoide ou dos níveis de TSH circulantes.

- Adenoma tóxico: Igual a situação acima, exceto pelo fato de haver apenas um adenoma solitário produzindo os hormônios em excesso.

Para saber mais sobre nódulos da tireoide: NÓDULO DE TIREOIDE | Diagnóstico e como diferenciá-lo do câncer

- Tireoidite: ocorre pela inflamação da tireoide. Pode ser devido a infecções virais, causas auto-imunes outras que não doença de Graves, pós-parto etc…

- Excesso de hormônio tireoidiano: doentes com hipotireoidismo que fazem reposição excessiva de hormônios, podem apresentar um quadro de hipertireoidismo. Neste caso, basta a correção da dose para que os sintomas desapareçam.

- Adenomas secretores de TSH: menos de 1% dos casos de hipertireoidismo ocorrem por secreção inapropriada de TSH. A principal causa são os adenomas na hipófise. Apesar de serem tumores benignos, o seu crescimento pode comprimir estruturas cerebrais e causar alterações neurológicas como perda da visão.

Tratamento do hipertireoidismo

Existem 3 modalidades diferentes de tratamento para o hipertireoidismo: drogas, radiação ou cirurgia. A escolha da mais adequada deve levar em conta dados individuais dos pacientes como idade, gravidade do quadro e causa do hipertireoidismo.

As duas principais drogas usadas no tratamento do hipertireoidismo são o metimazol e o propiltiuracil. Ambas agem impedindo a produção de hormônios pela tiróide. O seu efeito demora em média 3 semanas, já que essas drogas apenas impedem a síntese de novos hormônios, não tendo efeito sobre aqueles já produzidos e circulantes.

Para um controle rápido dos sintomas, pode-se usar drogas beta-bloqueadoras como os famosos propranolol ou atenolol.

Cerca de 30% dos doentes conseguem, após 2 anos, suspender definitivamente o medicamento sem apresentarem retorno do hipertireoidismo. Porém, a maioria permanece dependente dessas drogas.

Como os efeitos colaterais são comuns e, às vezes, graves, outras modalidades terapêuticas são necessárias.

A destruição da tireoide por radiação é uma opção de tratamento definitivo para o hipertireoidismo. O tratamento consiste na ingestão de cápsulas com iodo radiativo. Como a tiroide utiliza o iodo da alimentação para produzir o T3 e T4, ela passa a concentrar toda a radiação ingerida, sendo destruída pela mesma ao longo de 6 a 18 semanas. A radiação deste tratamento é muito pequena e praticamente restrita a tiroide, não sendo capaz de causar câncer em outros pontos do organismo. Porém, recomenda-se distância de mulheres grávidas nos primeiros 7 dias de tratamento, já que sempre existe alguma chance de exposição a radiação.

A cirurgia para retirada da tireoide é a 3º opção de tratamento. É a menos usada devido aos riscos de complicações operatórias. Sua grande indicação está nos casos em que a tireoide encontra-se muito aumentada, com grande bócio e risco de obstrução das vias aéreas.

Tanto a cirurgia, quanto o iodo radioativo curam o hipertireoidismo, mas ao destruírem a tiroide, levam ao hipotireoidismo. Portanto, a reposição com T4 é indicada.

Publicidade
  • Paulo

    Dr. Pedro, uma pergunta. Se meus níveis de hormônio TSH, T3 e T4 estão normais, posso descartar a doença de Graves??

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Paulo,
    existem raros casos de doença de Graves sem hipertireoidismo.

  • Anonymous

    Precisa fazer um trabalho sobre tireóide, hipertireoidismo e doença de Graves e achei todas as informações aqui. Obrigado.
    Perla

  • feltrix

    Felipe,

    Qual a relação entre hipertireoidismo e tdah?

    Eu possuo grande maioria das características do tdah predominantemente desatento. Hiperatividade mental e ansiedade muito forte.

    Meu primeiro tratamento foi com Ritalina, não surtiu quase nenhum efeito, me deu apenas mais disposição e começou a dar um desconforto no meu coração. Meu segundo tratamento foi apenas em cima da ansiedade com Sertralina, nada significante também.

    Eu tenho 22 anos 1,80 de altura e peso 55 kg. Minha alimentação é boa como de tudo. E alem disso eu como muito o dia todo, sinto fome toda hora. Já fiz tratamento com nutricionista dá qual não surtiu muito efeito. E em 2 anos de academia treinado todos os dias praticamente o máximo que consegui foi atingir 59 kg, mesmo tomando suplementos.

    Até os 4 anos de idade eu era gordo, com 5 anos eu já era abaixo do peso ideal e permaneci assim desde então. Nunca repeti de ano mas sempre tive um rendimento abaixo da media mesmo sendo inteligente devido ao “tdah”

    Estou tentando lutar contra isso desde 2007, quando comecei a desconfiar não ser normal. Profissionalmente meus conhecimentos e habilidades são muitos boas. porem minha produtividade muito baixa, não consigo aplicar o que sei. Atualmente não estou querendo arrumar trabalho mesmo recebendo boas propostas devido a isso.

    Outra característica física, minhas mãos e pés ficam suados com facilidade mesmo no frio.

    E inúmeros sintomas psicológicos do tdah:
    *falta de senso de direção(me perco em qualquer lugar).
    * dificuldades para durmir e acordar.
    * sonolência diurna(geralmente quando preciso fazer algo rotineiro).
    * variação de humor
    * problema de autoestima, autoconfiança.
    * etc…

    É possível que eu tenha hipertireoidismo desde criança?

    Tenho dificuldades de encontrar um medico realmente bom para o meu caso. Simplesmente me prescrevem remédios na primeira consulta sem nenhum exame.

    OBS: Já marquei consulta com clinico para pegar um encaminhamento para um endócrino.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @feltrix
    É muito pouco provável que vc tenha hipertireoidismo desde os 5 anos. Seu diagnóstico deve mesmo ser TDAH.
    Porém, o hipertireoidismo pode causar sintomas semelhantes.

  • ricardo

    Os sintomas podem se agravarem? eu tinha alguns sintomas bem caracteristicos, mas so a poucos meses que tive certeza de q algo nao estava normal, apareceram novos sintomas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @ricardo
    Sim, o hipertireoidismo não tratado tende a se agravar.

  • Cecilia moraes

    Ola Doutor tenho hipertiroidismo ,comecei fazer o tratamento com tapazol,queria saber se meu olho e garganta voltaram ao normal rapido?obrigada desde ja bjos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Cecilia moraes
    O olho pode não melhorar muito, mas o bócio pode regredir.

  • Sandra

    Olá doutror, tive uma tireoidite a pouco tempo, fui medicada com metibasol, agora está tudo bem e o medicamento foi suspenso. Sei que posso voltar a ter tiroidite pois fiquei de fazer analises de vez enquando para ver como tudo está.
    Estas crises de tiroidite podem estar relacionadas com infertelidade?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Sandra
    Durante as crises pode haver infertilidade sim. Os níveis de hormônios tireoidianos devem estar normais para favorecer a fertilidade.

  • Luisa

    Olá Doutor!Uma dúvida sobre a Doença de Graves!!

    Se os auto-anticorpos atacam o receptor de TSH, porque a tireóide pensa que há excesso de TSH no sangue? A síntese dos hormônios não é estimulada a partir da ligação do TSH ao receptor?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Luisa
    Sim, os anticorpos não só atacam os receptores, mas também os estimulam. A tireoide cresce e produz mais hormônios por ação dos auto-anticorpos.

  • Anonymous

    Meu Deus eu tenho Tireoide,não faço tratamento…Vou procura um médico,não sei porque mas não queria me tratar…

  • Cris

    Dr. Pedro, entendi estudando seus textos que o hipertiroidismo ocorre pela alta existência de T4 na circulação porém, não entendi o que acontece com o T3. Ele é “ignorado” pelo organismo?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Cris
    O T4 é convertido em T3 nos tecidos. Na verdade o T3 é muito mais potente que o T4, por isso na circulação o hormônio fica na forma T4, só virando T3 quando necessário.

  • Pintandoem2012comacris

    fabiana dr pedro tenho a hiper e ja faco tratamento ,a algum alimento que possa me ajudar no tratamento

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não…

  • helena

    eu tenho htpertireeoidismo  e tenho muita dor  de gargata principalmente a noite so melhora com analgesico e por causa da tireiode que provoca essas dores

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não necessariamente.

  • Cintia

    Olá,alguns meses eu venho sentindo um encomodo na garganta,como se algo tivesse parado,eu não posso forçar muito o pescoço pq ocorre uma sensação estranha,é estranha até de se explicar,tudo começou quando sentia algo como  se mexesse na garganta,qparecia querer subir,me falaram que poderia ser tipo verminose,eu tomei remédio para vermes,um que é dose única,em três em três dias,porém não passou continuei algumas semanas assim,e meu estômago estava muito enxado,mas com o tempo passou,a inxação ,e a sensação de algo subir e descer na garganta,mas aí comecei a sentir que algo me ecomodava somente na garganta,mas não mexia,tomava água,e a sensação continuava,e está até hoje,mas não há inxaço aparente no pescoço,e também sinto uma sensação tipo cica,na garganta,e meu estômago não está como antes,mas se aperto dói,não muito,e as vezes parece refletir na garganta quando apertado,não é sempre,gostaria de saber se esse sintoma,tem alguma coisa haver com esses sintomas da tiróide,ou nódulo…etc…ou não tem nada haver com esses sintomas,ainda não procurei um médico,sei que tenho,mas antes queria poder ter noção do que eu tenho,já procurei pela rede,as sensações q sinto,e não acho,e achei esse blog,resolvi arriscar.se podesse me responder ficaria muito grata de verdade,pelo e-mail,ou por aqui mesmo.Abraços

  • Andressa

    tenho hipertirodismo e desenvolvi vitiligo por isso ocorre

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      São todos doenças autoimunes. É comum o paciente ter mais de uma.

  • Luisamatareis

    olá, sou de Portugal e adorei o seu artigo sofre de hipertiroidismo e estou medicada com o inderal e o propicyl 50mg e tomo 3 comprimidos ao pequeno almoço ao almoço e ao jantar, nao tem sido facil, fico com receio de ficar com aquele problema ocular da doença de graves e quero muito engravidar uma vez que tenho 41 anos, pergunto se cm este tratamente que começei a fazer desde o dia 13 de fevereiro de 2012 terei hipoteses de melhorar uma vez que esta doença me tem povocado imenso mau estar em todos os sentidos e se poderei engravidar. muito obrigada e um bem haja

  • Nazarecarmim

    gostaria de saber qual o melhor horário para se tomar o remedio.tomo o remedio por nome de tapazol

  • angela

    minha tireóide deu 8,61micro UI/ML  gostaria de saber qual a gravidade desse valor? já tenho qu
    eda de cabelo, irritação,insonia,etc. 

  • Mariaap_favero

    A doença de Graves, pode causar somente a retração de um dos olhos ou é sempre nos dois?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser de um ou dos dois.

  • ana maria

    Ana Maria, meu TSH deu menos de 0,0008. gostaria de saber se é preciso tomar iodo?  gostaria de saber se nesse caso eu tenho hipertireoidismo ou hipotieidismo. a medica aumentou a dosagem do tapazol p/ 20 mg e eu não estou me sentindo bem.

  • Bruna Bonato

    Dr. Pedro, o hipertireoidismo também pode causar queda de cabelo e cansaço excessivo?
    Obrigada
    Bruna

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode causar.

  • Anonymous

    Tenho quase todos os sintomas de hipertiroeidismo,
    qual o exame que identifica a doença?

  • Adriana Santosv

    Dr.Bruno o bócio pode acontecer embaixo do queixo ou só na região do pescoço?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Embaixo do queixo é muito alto p ser tireoide.

  • Rosangela

    Tenho Hipertiroidismo. Ela escurece a pele?

    Rosângela

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Normalmente não.

  • Franzinha_sousa

    desmaios tem alguma coisa haver com tireóide ?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Geralmente não.

  • Vanavillardo

    Dr Pedro, tenho um filho que é portador da sindrome de dawn. A pouco tempo ele perdeu mt peso, como isso me preocupou fiz alguns exames. O resultato foi este: T4 – 19,6 MICROG/DL  e TSH – inferior a 0,05 mUI/L. Meu filho tem 18 anos. Estou confusa com este resultado  ja marquei medico, mais poderia me esclarecer, o que pode acontecer? e qual é o tipo se hiper ou hipor? agradeço desta ja pela a resposta.

  • Vanavillardo

    Dr Pedro, tenho um filho que é portador da sindrome de dawn. A pouco tempo ele perdeu mt peso, como isso me preocupou fiz alguns exames. O resultato foi este: T4 – 19,6 MICROG/DL  e TSH – inferior a 0,05 mUI/L. Meu filho tem 18 anos. Estou confusa com este resultado  ja marquei medico, mais poderia me esclarecer, o que pode acontecer? e qual é o tipo se hiper ou hipor? agradeço desta ja pela a resposta.

  • tatiane

    que tipo de exame faz para saber

  • Wendel Renan

    ola tenho hipertiroidismo e parei a academia por causa disso, gostaria de saber se posso continuar com exercicio fisico e  tomar suplementos. desde ja agradeco.

  • gisele

    fiz um exame tsh e o resultado deu 9.27 e tb fiz um ultrason é deu  pequeno nódulo no lobo direito é grave isso.

  • maria

    dr me responda meu exame marcou t4 tiroxina encontrado 15,0 ui/ml
    e tsh 0,008 ui/ml tenho hipertireoidismo

  • josimar

    Tenho muitos do sintomas ,como eu faço para confirma se tenho hipertireoidismo?

  • Francisco Pereira Filho

    Doutor, sou portador de hipertiroidismo, estou muito ruim da visão, há um tratamento para recuperar a minha visão?Eu a principio tinha hipotiroidismo, comecei a tomar Levoid ( puran)25Mg e a dosagem foi aumentando até 175Mg ai me senti mal e baixou a dose, S
    era esta a causa de inverter de hipo, para hiper?Estou desesperado, sou professor e universitário, isso me constrange muito.Me responda por favor. Meu email é.fpfranciscofilho966@gmail.com

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um endocrinologista para que ele possa pedir os exames de sangue adequados para o o diagnóstico.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Normalmente não.

  • Rosangela

    Tenho Hipertiroidismo. Ela escurece a pele?

    Rosângela

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode causar.

  • Fabiana Peruzzi Doganellli

    Olá Doutor, boa noite!!!
    Tenho a muito tempo hipertiroidismo, tomei por muito tempo o propiltiuracil, depois cheguei a tomar o topazol,engravidei, voltei a tomar o propil, por indicação médica mais o propanalol, do nada comecei com uma tosse terrível no quarto mês de gestação, me disseram que poderia ser do propiltiuracil, por conta própria deixei de tomar, minha bebê nasceu de 07 meses, e a tosse nada de passar, tive que fazer uma cesárea e dos pontos minava água, fiquei muito inchada e nada de descobrirem o motivo, não conseguia mais dormir deitada, a tosse e falta de ar era terrível. Quando minha bebê completou 20 dias a tosse ainda era insuportável, tive indicação de uma enfermeira para ir ao Hospital aonde ela trabalhava, e lá por uma raio x e exame de sangue descobriram que o nome do meu problema era Miocardiopatia, quase surtei, meu coração estava inchado e o pulmão com água, aí o motivo para tanta tosse. Passei a tomar os remédios para o coração, e no lugar do propanalol, me passaram o enalapril. Estou na espera do endocrinologista, passei pelo clinico já tem um mês e nada de me retornarem com a consulta do endocrino marcada. Estou sem medicamentos para a tireoide, e apesar dos problemas cardíacos no qual tomo os medicamentos diariamente, sinto que alguns dos sintomas que tenho é mais pelo hipertiroidismo, esse mês não menstruei e não estou grávida, meus cabelos estão caindo mais, estou super irritada,tenho o bócio, e acho que as vezes tenho falta de ar por causa da tireoide.Estou pensando em voltar por conta a tomar o propiltiuracil, até conseguir a consulta. Li que a miocardiopatia é causada pelo hipertiroidismo, isso tem fundamento Doutor Pedro Pinheiro? 
    Se puder me responder fico muito grata.
    Grande abraço
    Fabiana Peruzzi  - biadoganelli@gmail.com

    • edna bdss

      hipertireodismo causa confu. mental ,nervoso,ansiedade,falta de ar  .gostaria de saber poque eu sinto todos estes sintomas? 

  • Marcos

    posso praticar esportes tendo hipetiroidismo, quais alimentos nao devo ingerir

  • Adriana Santosv

    Dr.Bruno o bócio pode acontecer embaixo do queixo ou só na região do pescoço?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    São todos doenças autoimunes. É comum o paciente ter mais de uma.

  • Andressa

    tenho hipertirodismo e desenvolvi vitiligo por isso ocorre

  • Lair Nilsa Bastos

    Descobrir que estou com hipertireoidismo, a tiroxina libre f4 …….5,00ng/dl,  e Horm tireooestimulante ultra sensivel   TSH………….,<  0,01 uUi/ml, estou comedo de emagreser muito, se fizer o tratamento ceto perde peso?                                          

  • edna bdss

    hipertireodismo causa confu. mental ,nervoso,ansiedade,falta de ar  .gostaria de saber poque eu sinto todos estes sintomas? 

  • Fabiana Peruzzi Doganellli

    Olá Doutor, boa noite!!!
    Tenho a muito tempo hipertiroidismo, tomei por muito tempo o propiltiuracil, depois cheguei a tomar o topazol,engravidei, voltei a tomar o propil, por indicação médica mais o propanalol, do nada comecei com uma tosse terrível no quarto mês de gestação, me disseram que poderia ser do propiltiuracil, por conta própria deixei de tomar, minha bebê nasceu de 07 meses, e a tosse nada de passar, tive que fazer uma cesárea e dos pontos minava água, fiquei muito inchada e nada de descobrirem o motivo, não conseguia mais dormir deitada, a tosse e falta de ar era terrível. Quando minha bebê completou 20 dias a tosse ainda era insuportável, tive indicação de uma enfermeira para ir ao Hospital aonde ela trabalhava, e lá por uma raio x e exame de sangue descobriram que o nome do meu problema era Miocardiopatia, quase surtei, meu coração estava inchado e o pulmão com água, aí o motivo para tanta tosse. Passei a tomar os remédios para o coração, e no lugar do propanalol, me passaram o enalapril. Estou na espera do endocrinologista, passei pelo clinico já tem um mês e nada de me retornarem com a consulta do endocrino marcada. Estou sem medicamentos para a tireoide, e apesar dos problemas cardíacos no qual tomo os medicamentos diariamente, sinto que alguns dos sintomas que tenho é mais pelo hipertiroidismo, esse mês não menstruei e não estou grávida, meus cabelos estão caindo mais, estou super irritada,tenho o bócio, e acho que as vezes tenho falta de ar por causa da tireoide.Estou pensando em voltar por conta a tomar o propiltiuracil, até conseguir a consulta. Li que a miocardiopatia é causada pelo hipertiroidismo, isso tem fundamento Doutor Pedro Pinheiro? 
    Se puder me responder fico muito grata.
    Grande abraço
    Fabiana Peruzzi  - biadoganelli@gmail.com

  • Pintandoem2012comacris

    fabiana dr pedro tenho a hiper e ja faco tratamento ,a algum alimento que possa me ajudar no tratamento

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não…

  • Vitoria_oliveira74

    eu queria saber que com dor no braço e peso no estomago é sintoma de tireoide

  • Cátia de Oliveira Pontes

    Olá Doutor..Boa noite! Descobri a 3 meses que o meu tsh estava 11,67e o t4 estava 1,15,fui ao endocrinologista e a médica me disse q minha tireoide nao funcionava mais,tomei o Euthyrox 25 por 2 meses,logo fiz outro exame eo tsh ja estava 4,36, e o t4 estava 1,31.foi aumentada a dose pelo meu cardiologista para Euhyrox 50,pois minha médica estava de ferias. tomei por um mês e voltei na minha médica e ela reprovou o aumento da dose, fiz outro exame e o tsh está 0,020 e o t4 está 4,60. Me diga qual o tratamento ideal para mim?

  • Tatiana Caetano

    Dr. Boa Tarde, fui diagnosticada com hipertireoidismo, e ainda estou na fase dos exames, ja fiz varios de sangue e fiz uma ultrason da tireoise, a esquerda esta com volume de 14,8cm³ o dobro da esquerda, gostaria de saber de isso pode me impossibilitar de ficar gravida futuramente

  • Dianambezerra

    Foi pedido exames de hiper e hipotiroidismo ao meu filho, mas pelas pesquisas o mesmo não tem nenhum destes sintomas. O medico pediu por ele ter perdido peso (10k) durante 02 anos, quando tinha 13 anos ele pesava 75kg e hoje com 16 anos, esta pesando 65kg. Então fiquei assustada e queria uma resposta sua se possível com urgência.

  • Micaele Sousa

    Achei muito interessante esse blog… Já add aos favoritos!
    Tenho uma dúvida:
    Tive hipertireoidismo por doença de graves, fiz tratamento com iodo radioativo
    e hoje trato hipotireoidismo, mas e a doença de graves, ainda existe?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, você não deixa de ter os anticorpos.

  • Silvana ribeiro

    ola,doutor,eu me chamo silvana ribeiro e ja a 8 anos faço tratamento na tiroide,so k as vezes sinto os sintomas da hipo e as vezes da hiper e a dois meses tenho tido hemorragias menstruais.neste momento estou a tomar eutirox 1oo. o ke se passa doutor.sera k tenho k mudar a medicaçao.

  • Silvana ribeiro

    ola,doutor,eu me chamo silvana ribeiro e ja a 8 anos faço tratamento na tiroide,so k as vezes sinto os sintomas da hipo e as vezes da hiper e a dois meses tenho tido hemorragias menstruais.neste momento estou a tomar eutirox 1oo. o ke se passa doutor.sera k tenho k mudar a medicaçao.

  • Silvana ribeiro

    ola,doutor,eu me chamo silvana ribeiro e ja a 8 anos faço tratamento na tiroide,so k as vezes sinto os sintomas da hipo e as vezes da hiper e a dois meses tenho tido hemorragias menstruais.neste momento estou a tomar eutirox 1oo. o ke se passa doutor.sera k tenho k mudar a medicaçao.

  • Silvana ribeiro

    ola,doutor,eu me chamo silvana ribeiro e ja a 8 anos faço tratamento na tiroide,so k as vezes sinto os sintomas da hipo e as vezes da hiper e a dois meses tenho tido hemorragias menstruais.neste momento estou a tomar eutirox 1oo. o ke se passa doutor.sera k tenho k mudar a medicaçao.

  • Silvanaribeiro79

    ola doutor,meu nome e silvana ribeiro,e a 8 anos faço tratamento na tiroide,so k as vezes tenho os sintomas da hipo e as vezes da hiper,e a dois meses ke tenho tido hemorragias mentruais,neste momento,tenho os sintomas da hipo.estou tomando eutirax.sera k nao esta fazendo efeito.o k faço doutor??

  • Anabela Raposo

    Á cerca de cinco anos foi-me diagnosticado hipertireoidismo e á cerca de 1 ano a endocronologista disse que estava curada, o certo é que passado 1 ano apareceu-me novamente. È possivel?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É estranho…

  • Anabela Raposo

    Á cerca de cinco anos foi-me diagnosticado hipertireoidismo e á cerca de 1 ano a endocronologista disse que estava curada, o certo é que passado 1 ano apareceu-me novamente. È possivel?

  • Geane Boaventura

    Olá, descobrir dias a trás que meu TSH está 9,938,a médica me pediu um novo exame de T3 e T4,gostaria de saber se é grave esse nível e qual seria o meu diagnóstico Hipo ou Hiper?
    tenho 39 anos! Muito obrigada!

  • Debora

    Dr. Pedro, fiz um exame de TIREOPEROXIDASE, ANTICORPOS ANTI- TPO o resultado foi de 16,00 UI/ml o que significa isso? Obrigada

  • Mayara vivancos

    Olá,

    estou fazendo um trabalho e gostaria de saber de NO HIPOTIREOIDISMO ( Tireoidite de hashimoto) o HEMOGRAMA dá alguma evidência, alguma alteração, qual?? Por quê?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode haver anemia, mas é muito pouco específico. Ninguém vai fazer uma hipótese diagnóstica de hipotireidismo só com hemograma, até porque existem dezenas de outras causas para anemia.

  • Mayara vivancos

    Olá,

    estou fazendo um trabalho e gostaria de saber de NO HIPOTIREOIDISMO ( Tireoidite de hashimoto) o HEMOGRAMA dá alguma evidência, alguma alteração, qual?? Por quê?

  • Renildinha Santos

    Quando é diagnosticado adenoma hipofisário e hipertireoidismo ao mesmo tempo, o hipertireoidismo pode ter sido causado pelo adenoma hipofisário? Controlando o adenoma hipofisário com uso de drogas (cabergolina ou bromocriptina), seria possível a cura do hipertireoidismo sem o uso das drogas beta-bloqueadoras (propranolol ou atenolol) ou mesmo com o uso delas não seria possível a cura do hipertireoidismo?

  • Suzete

    Como surge (quais as causas)o hipertiteodismo ? A cada 6 meses faço exames de sangue e tudo estava bem com TSH 3,24 e de repente foi para 7,59 . è alimentação, idade, o que seria ? Tenho 54 anos e sou hipertensa. Gostaria de infromações. Meu e-mail suzi1500@hotmail.com Grata pela atenção

  • Flavioaproenca

    Dr. Pedro, minha mulher tinha hipotireoidismo de hashimoto que virou hipertireoidismo de graves, alérgica aos betabloqueadores (tapazol) está tomando levoid (75mg) os exames estão loucos. o anterior dava TSH 0,11 e T4 2,1 agora esta semana TSH 0,04 e T4 1.6, ela já teve TSH 124,0 T4 0,2 (começou o levoide de 100). Existem outros tipos de tratamento ?
    Obrigado,
    flávio

  • Niuceia

    eu keria sabe si fais 2 meis k discubri atiroide e a taco minhas vista u to fazendo tratamento sera k volta o normal o nao volta mais

  • Iraci1957

    estou com falta de ar cansaço nos braços e pernas pesadas e abafamento no peito respirasão ofegante quando ando isso pode ser ipertiroidismo? comesei com esse ploblema ha 25 dias atraz com uma peneumonia ñ tenho tosse e nen febre so os sintomas ditos acima.

  • http://profile.yahoo.com/CFINIFBFKYKTL4VRWMKWD4YPR4 noelia

    Boa noite estou com meuT4 5.o e meuT3 400 e grave

  • Carol Pimentel

    Fiz uma cirurgia e tirei a tireodide total… agora não consigo engravidar é normal???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o seu hipotireoidismo estiver sendo bem controlado, a causa pode não ter a ver com a sua tireoide.

  • Carol Pimentel

    Fiz uma cirurgia e tirei a tireodide total… agora não consigo engravidar é normal???

  • Tania Mello

    meu resultado do tsh deu 79,0 UI e anticorpos antitireoglobulina 781 UI (altos) e T4 0,4 (baixo)
    pode ser muito grave ?

  • MAIQUE_FRAGADEJESUS

    MINHA MULHER TEM HIPERTIREODISMO,ISSO TIRA O APETITE SEXUAL?

  • http://twitter.com/JosenilsonSouz josenilson

    Eu sinto muitos aceleramento cardiaco, canso de mais e ta aparecendo umas cladulas no meu pescoço, isso tudo aconteceu depois e começei a tomar suplementos musculares em exesso

  • http://twitter.com/soniapmenezes Sonia Menezes

    Fui diagnostica em janeiro de 2012 com 3 nódulos e 1 cisto na tireóide, um dos nódulos é 3 cm minha tireóide,um dos resultados do exame deu de mobilidade preservada, mesmo assim, o médico disse que tinha que fazer a cirúrgia, nunca entrei em um centro cirúrgico na vida, agora em novembro, tô sentindo alguns sintomas não muito bons, vou retonar, procurar um outro médico,tô apavorada…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não necessariamente.

  • andrea maia

    Ola Dr. Pedro cerca de 2 anos atrais fui ao endocrinologista e ele disse que estava passando por hipotiroidismo pos -parto o meu tsh e 0,03 e faço uso do levoid 175mg e sinto as minhas vista meias confusas as fezes isso e normal sera que terei que fazer uso desse medicamento sempre e estou tendo perda de peso e sem apetite o que posso fazer para nao emagrecer mais

  • Mylena Miler

    Eu tenho hipotireoidismo e meus exames de tsh sempre deram menos de 4 e agora fiz um exame e veio 18.34. O que pode ser ? Estou tomando anticoncepcional isso pode ter causado este aumento ??

  • Mylena Miler

    Eu tenho hipotireoidismo e meus exames de tsh sempre deram menos de 4 e agora fiz um exame e veio 18.34. O que pode ser ? Estou tomando anticoncepcional isso pode ter causado este aumento ??

  • marineseckert

    tenho 28 anos fiz um exame de t4 resultado1,11 e o de tsh deu 2,230 .e eu tenho sempre maos e pes gelados cabelos oleosos bastante oleosidade no corpo perco cabelos ganhei bastante peso.isso pode ser algum sinal de hipertireoidismo?

    • Pedro Pinheiro

      TSH e T4L estão normais. Hipertireoidismo não é uma hipótese muito provável.

  • Leuda saraiva

    Dr,.descobri que tenho greves e hiper, tomo tapazol e propanolol ha 3meses ,de alguns sintomas melhoreo mas os oljos nada aconteceu, contimuo sentindo alguerar inchaco visao emmbarcada dificuldade de olhar pfa cima e de lado o que devo fazer, ja fui ao oftalmo e nada ele passou para melhorar o que faco dr, me oriente pkr favor.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      A lesão do olho nem sempre regride com o tratamento. O ideal é você procurar uma segunda opinião de outro oftalmologista.

  • Carla

    Boa noite Dr.
    É possível um diagnóstico de Doença de Graves mesmo que o exame de anticorpos apresente índices normais?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Existem outras causas de hipertireoidismo que não Graves. Geralmente estas não têm anticorpos elevados.

  • dineia

    Dr.eu fiz o TSH pela primeira vez o resultado foi comfirmado 0,2 já indica problema boa noite

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    É um valor muito baixo.

  • Ilana

    Dr. Pedro : tenho 16 anos e estou com hipertireoidismo. Emagreci muito e ando muito fraca pela anemia. Comecei a tomar Tapazol 10 mg e Propranolol à umas 2 semanas ou um pouquinho mais. Gostaria muito de saber quando verei os resultados (ganha de peso, recuperar mais força e tudo mais…) Obs: NÃO tenho a Doença de Graves mas, sim o bócio bem grandinho. Obrigada pela atenção!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Quando os valores do TSH e do T4 livre estiverem controlados.