22 de outubro de 2014

HEMORROIDAS | Tratamento, Causas e Sintomas

Hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas no ânus e reto, que podem causar dor, coceira e sangramento anal. A hemorroida pode ser interna, ficando escondidas dentro do reto, ou externa, sendo facilmente identificada através do exame físico. O tratamento depende de diversos fatores, podendo ser desde simples pomadas até cirurgias.

Publicidade

Neste artigo vamos abordar as seguintes questões sobre hemorroidas:

  • O que é hemorroida.
  • Diferenças entre hemorroidas internas e hemorroidas externas.
  • Causas de hemorroidas.
  • Sintomas da hemorroida.
  • Diagnóstico das hemorroidas.
  • Tratamento das hemorroidas.

Para complementar as informações deste texto, veja imagens reais de hemorroidas clicando neste link: FOTOS DE HEMORROIDAS.

O que é hemorroida?

A porção terminal do intestino é composta pelo reto, pelo canal anal e pelo ânus. Como em qualquer outra parte do nosso corpo, esta região é vascularizada por artérias e veias, que recebem o nome de artérias e veias hemorroidárias. Hemorroida é o nome dado a este conjunto de vasos que fica na região do canal anal. O que é popularmente conhecido como hemorroida é, na verdade, chamado em medicina de doença hemorroidária. Porém, para não haver confusão, vou usar a linguagem popular e chamarei a doença hemorroidária de hemorroidas.

A maioria das nossas veias contém válvulas que ajudam o sangue a seguir sempre em uma mesma direção, impedindo seu retorno, mesmo quando contra a gravidade. Por exemplo, o sangue nas veias da perna corre sempre contra a gravidade.  Graças às válvulas, ele consegue subir sem ficar represado nas pernas. Quando as veias ficam doentes e as suas válvulas param de funcionar, surgem as varizes, veias tortuosas onde o sangue fica congestionado (leia: VARIZES | Causas e Tratamento).

Ao contrário das veias do resto do corpo, as veias hemorroidárias não possuem válvulas para impedir o represamento de sangue. Portanto, qualquer aumento da pressão nessas veias propicia o seu ingurgitamento. As hemorroidas são como varizes das veias hemorroidárias. Assim como em qualquer variz, o sangue represado aumenta o risco de trombose e inflamações das veias.

Portanto, hemorroidas (ou doença hemorroidária) são dilatações das veias do reto e ânus, que podem vir acompanhadas de inflamação, trombose ou sangramento.

Classificação das hemorroidas

Hemorroidas internas e hemorroidas externas

Hemorroidas internas e hemorroidas externas

As hemorroidas são classificadas como:

Hemorroidas internas: quando ocorrem no reto.
Hemorroidas externas: quando ocorrem no ânus ou no final do canal anal.

As hemorroidas internas são ainda classificadas em quatro graus:

– Hemorroidas grau I: não prolapsam através do ânus.
– Hemorroidas grau II: prolapsam através do ânus durante a evacuação, mas o retornam à sua posição original espontaneamente.
– Hemorroidas grau III: prolapsam através do ânus e só retornam para dentro com ajuda manual.
– Hemorroidas grau IV: estão prolapsadas através do ânus e o retorno não é possível nem com ajuda manual.

As hemorroidas internas grau I não são visíveis e as grau II normalmente passam despercebidas pelos pacientes, já que ninguém fica olhando para o ânus enquanto defeca. Como o reto e o canal anal possuem pouca inervação, este tipo de hemorroida  não costuma causar dor.

As hemorroidas externas, assim como as internas grau III e IV, são facilmente identificadas e costumam inflamar, causando dor e/ou prurido (comichão).

Causas de hemorroida

As hemorroidas são um distúrbio muito comum. Estima-se que mais da metade da população acima dos 50 anos sofra deste problema em graus variáveis.

Os principais fatores de risco são:

– Constipação intestinal (prisão de ventre).
– Esforço para evacuar.
– Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA).
– Diarreia crônica (leia: DIARREIA. SINAIS DE GRAVIDADE E TRATAMENTO).
– Prender as fezes com frequência, evitando defecar sempre que há vontade.
– Dieta pobre em fibras.
– Gravidez.
– Sexo anal.
– História familiar de hemorroidas.
– Tabagismo (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo).
– Cirrose e hipertensão portal (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA).
– Ficar longos períodos sentados no vaso sanitário (há quem ache que o próprio design dos vasos propicie a formação de hemorroidas).

O hábito de evacuar agachado, muito comum no Oriente Médio e Ásia, está associado a uma menor incidência de hemorroidas. Por outro lado, evacuar sentado, como a maioria de nós habitualmente faz, parece aumentar a sua incidência.

Independente dos fatores de risco, as hemorroidas se formam quando há aumento da pressão nas veias hemorroidárias ou fraqueza nos tecidos da parede do ânus, responsáveis pela sustentação das mesmas.

Sintomas das hemorroidas

As hemorroidas podem ser sintomáticas ou não. Como já dito anteriormente, as hemorroidas internas tendem a ser menos sintomáticas. O único sinal indicativo da sua existência pode ser a presença de sangue ao redor das fezes ao evacuar.

O sangramento das hemorroidas se apresenta tipicamente como uma pequena quantidade de sangue vivo que fica ao redor das fezes. Às vezes, o paciente pode notar  pingos de sangue no vaso após o término da evacuação. É comum também haver sangue no papel higiênico após a limpeza.

As hemorroidas internas podem causar dor se surgir uma trombose ou quando o esforço crônico para evacuar causa o prolapso da hemorroida para fora no canal anal. As hemorroidas internas grau III e IV podem estar associadas à incontinência fecal e à presença de um corrimento mucoso, que provoca irritação e comichão anal.

As hemorroidas externas são, por via de regra, sintomáticas. Estão associadas a sangramentos e dor ao evacuar e ao sentar. Em casos de trombose da hemorroida, a dor pode ser intensa. O prurido é outro sintoma comum. As hemorroidas externas são sempre visíveis e palpáveis.

Apesar de ser uma causa comum de hemorragia anal, é importante nunca assumir que o sangramento é devido às hemorroidas sem antes consultar um médico. Várias doenças, como fissura anal, câncer do reto, doença diverticular e infecções também podem se manifestar com sangue nas fezes (leia: SANGUE NAS FEZES E HEMORRAGIA DIGESTIVA). Além disso, nada impede que o paciente tenha hemorroidas e outra doença que também curse com sangramento anal, como um câncer, por exemplo. Portanto, todo sangramento anal deve ser avaliado por um médico, de preferência proctologista.

O sangramento das hemorroidas costuma ser de pequena quantidade, mas, ser for frequente, pode até levar à anemia (leia: SINTOMAS DA ANEMIA e ANEMIA FERROPRIVA | Carência de ferro). Sangramentos de grande volumes não são comuns nas hemorroidas, mas podem ocorrer em alguns casos.

Um diagnóstico diferencial importante das hemorroidas é a fissura anal. Ambas causam dor e sangramento, porém, o sangramento da fissura costuma ser menor e a dor ao evacuar mais intensa (leia: FISSURA ANAL | Tratamento e sintomas).

Hemorroidas podem virar câncer?

NÃO! HEMORROIDAS NÃO VIRAM CÂNCER! Entretanto, os sintomas podem ser parecidos com os tumores intestinais, principalmente nos cânceres do reto e ânus. Por isso, é importante estabelecer o diagnóstico diferencial, especialmente em pacientes maiores de 50 anos. Reforçando a recomendação: todo sangramento anal deve ser avaliado por um médico.

Diagnóstico das hemorroidas

Nas hemorroidas externas o exame físico é suficiente para o diagnóstico. Nas internas é preciso realizar o toque retal e, caso ainda haja dúvida, a anuscopia (uma mini endoscopia onde se visualiza o reto por vídeo).

Em doentes idosos com sangramento pelo reto, mesmo que se identifiquem hemorroidas, é conveniente realizar a colonoscopia para se descartar outras causas. Como as hemorroidas são muito comuns nesta faixa etária, nada impede que o paciente tenha uma segunda causa para o sangramento, como um câncer do intestino ou um divertículo (leia: DIVERTICULITE | DIVERTICULOSE | Sintomas e tratamento).

Tratamento das hemorroidas

1. Tratamento não cirúrgico – Remédios para hemorroidas

Durante as crises, os banhos de assento com água morna, duas a três vezes por dia, podem trazer alívio para os sintomas agudos. Nas grávidas sugerimos compressas úmidas mornas. Deve-se também evitar limpar o ânus com papel higiênico, dando preferência ao bidê ou a jatos de aguá morna.

Nas pessoas com constipação intestinal, laxantes então indicados para diminuir a necessidade de fazer força ao evacuar. A passagem de fezes muito volumosas e endurecidas pode causar lesão nas hemorroidas. Beber bastante água é importante, pois ajuda a umedecer as fezes, diminuindo a constipação.

O aumento do consumo de fibras comprovadamente melhora os sintomas das hemorroidas. Os resultados podem ser notados com apenas 15 dias de mudança da dieta. O uso de suplementos à base de metilcelulose ou psyllium apresenta bons resultados. Atenção, o uso de fibras não trata as hemorroidas, mas ajuda no controle dos sintomas, principalmente a coceira e o sangramento.

Pomadas e cremes para hemorroidas, como o Proctyl, Proctosan ou Xyloproct, podem ser usados temporariamente, já que servem de lubrificante para a passagem das fezes e contém anestésicos em sua fórmula. Algumas pomadas, como Ultraproct, também contêm corticoides em sua fórmula, que ajudam a diminuir a inflamação. O alívio com cremes ou pomadas é apenas temporário e não devem ser usados sem orientação médica.

Supositórios com corticoides (o Ultraproct também existe em forma de supositório) são outra opção quando há muita dor ou comichão, porém, é um tratamento que não deve ser usado por mais de uma semana devido aos seus possíveis efeitos colaterais (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais).

Dos remédios para hemorroidas em comprimidos, aquele que parece ter melhor efeito é o Daflon. Ainda assim, ele apenas melhora os sintomas, não trata definitivamente as hemorroidas. Outros remédios, como o Varicell, não apresentam eficácia comprovada.

Evitar alimentos picantes é uma dica muito famosa para quem tem hemorroidas, todavia, não há provas de que a pimenta realmente piore os sintomas. Isto deve ser avaliado individualmente. Há pacientes com hemorroidas que comem pimenta à vontade e não sentem nenhuma piora, enquanto outros juram que um pouquinho de pimenta é suficiente para “irritar” suas hemorroidas.

2. Tratamento cirúrgico das hemorroidas

Se o tratamento não cirúrgico não for suficiente para controlar os sintomas, tratamentos minimamente invasivos podem ser tentados.

Nas pequenas hemorroidas externas com trombos, o tratamento pode ser feito no consultório médico com uma pequena incisão, sob anestesia local, para retirada dos coágulos. Isto é suficiente para o alívio dos sintomas.

Ligadura elástica das hemorroidas

Escleroterapia de hemorroidas

Escleroterapia de hemorroidas

Em casos mais graves, que não conseguem ser controlados com medidas simples, pode ser necessária a laqueação elástica da hemorroida. Uma borracha é introduzida na base das hemorroidas, causando estrangulamento e necrose das mesmas. Depois de alguns dias, geralmente entre dois a quatro, a hemorroida “cai”, saindo sozinha pelo ânus junto com o elástico. É uma técnica que pode ser feita no próprio consultório do proctologista. Costuma ser indolor e muitas vezes não se usa nem anestesia. A ligadura elástica está indicada para hemorroidas de grau I e II. Eventualmente pode ser usada em algumas hemorroidas grau III. É a técnica mais usada atualmente e apresenta uma taxa de sucesso de 80%.

Outra opção para o tratamento das hemorroidas é a escleroterapia. Consiste na injeção, através de agulhas especiais, de uma solução química que causa necrose das hemorroidas. A substância causa intensa inflamação e faz com que a hemorroida “seque” e seja absorvida. Uma terceira opção é a coagulação à Laser ou por infravermelho. Das três técnicas, a ligadura elástica é a que apresenta os melhores resultados.

Hemorroidectomia

Se as técnicas pouco invasivas não surtirem efeito, ou se a hemorroida for de grau III ou IV, o tratamento deve ser feito com cirurgia tradicional, chamada de hemorroidectomia. Existem duas técnicas populares: 1. Milligan Morgan ou Ferguson, que é uma cirurgia feita sob anestesia peridural, que remove todo o tecido ao redor da região com doença hemorroidária; 2. Técnica de Longo, que usa um dispositivo para realizar o grampeamento das hemorroidas.

A técnica de Longo é mais moderna e costuma ser mais tolerada pelo paciente, pois seu pós-operatório é bem menos doloroso.

Tratamento das hemorroidas - técnica THD

Técnica THD

THD para tratamento das hemorroidas

Uma nova opção de tratamento para hemorroidas é a desarterialização hemorroidária trans anal guiada por Doppler (THD), uma técnica criada em 1995 e aperfeiçoada ao longo dos últimos anos. A técnica consiste na introdução de um pequeno aparelho de doppler (ultrassom) no ânus para identificação das artérias hemorroidarias; através de uma pequena agulha essas artérias são suturadas de modo a reduzir o fluxo de sangue que chega nas regiões onde existem as hemorroidas. Chegando menos sangue, a pressão dentro das hemorroidas diminui, fazendo com elas “sequem”.

A técnica THD não tem cortes e o risco de sangramento é muito baixo. O pós-operatório é menos doloroso que nas técnicas com cortes e há baixo índice de recidivas das hemorroidas. O tempo de recuperação é mais curto e o paciente consegue voltar às atividades normais em 48h. O procedimento é feito com anestesia local e uma leve sedação.

O THD é uma técnica relativamente nova e ainda não há trabalhos que comparem sua eficácia a longo prazo com as técnicas mais antigas, porém, a tendência é que se transforme no método de eleição no tratamento das hemorroidas.

Vérsion en español:  HEMORROIDES | Síntomas y tratamiento

"HEMORROIDAS | Tratamento, Causas e Sintomas", 5 out of 5 based on 120 ratings.
Publicidade
ARTIGOS SELECIONADOS PARA VOCÊ:
      
- LEIA ANTES DE COMENTAR -
O nosso site tem recebido mais de 150 mil visitas por dia e centenas de perguntas espalhadas pelos mais de 550 textos que já publicamos. Como o volume de comentários é muito grande, as perguntas podem demorar até 10 dias para serem aprovadas e publicadas. Neste momento, temos mais de 1500 perguntas em fila para serem lidas, aprovadas e respondidas. Infelizmente, é humanamente impossível responder a todos, por isso, selecionamos diariamente apenas um percentual dos comentários para ser publicado. Lamentamos se a sua pergunta não for selecionada.

Não fazemos consultas nem opinamos sobre casos pessoais pela Internet. Antes de enviar uma pergunta ou comentário, leia atentamente as REGRAS DO SITE para entender os nossos critérios de seleção.

Para que possamos dar prioridade aos textos menos comentados, encerramos temporariamente a seção de perguntas dos artigos com mais de 400 comentários publicados. Agradecemos a paciência e a compreensão.
  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

    Proctologista

  • vi

    tenho quase certeza que estou com hemorroida qual especialidade medica devo procurar

  • monique

    hoje tive um sangramento ao ir no banheiro, fiquei com medo pois nunca tinha acontecido, tenho o intestino bem prezo e não consigo soltar os gases. o que devo fazer? achei que sangrou demais e nunca senti nenhum caroço.

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o sangue veio ao redor das fezes, pode ser hemorroida. O ideal é procurar um proctologista.

  • Jorge

    Bom dia, dr. Passei dias achando que estva com homorroidas. Comprei a pomada Proctosan, QUE É MARAVILHOSA, te deixa o dia inteiro sems entir NADA; e também comprei Varicell, que não posso dizer a aficácia já que ainda estou usando há dois dias. Fiz vários vídeos ra região anal e cheguei a conclusão que não há veia nenhuma saltada, mas sim algumas lesões (olhinhos vermelhos) e algumas bolinhas brancas ao redor. Então a pergunra: poderia ser fissura anal?

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A fissura é tipo um rasgo na mucosa do ânus. O ideal é você ir ao proctologista para ele ver as lesões. Pode ser alguma infecção.

  • gina

    tenho um leve saliência no ânus, não coça nem sangra pode ser hemorroida assim mesmo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • William Oliveira

    Tenho sangue nas fezes mas não sempre, tenho um caroço pequeno no ânus que sempre coça, pode ser hemorroídas? Estou com medo.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Pode.

  • VANIA

    fiz o exame de colonoscopia, pois começo do ano quando fui fazer uma ultrassom do abdomem total e estava em jejum e me bateu uma enorme dor de barriga antes do exame, fui as pressas pra o banheiro na antisala do exame e saiu muito sangue, me assustei! tenho sindrome do intestino irritavel, já tirei a vesicula… fui a uma g astro ela me passou uma colonoscopia, fiz ontem! pior sai dopada, e só hj vi que meu marido recebeu um vidrinho com uma solicitaçaõ pra eu fazer biopsia, dizendo que tinha causa de erosoes retais, meu deus to muito assustada! já to me imaginando muito doente, tenho depressão, ando sem estimulo pra vida, perdi totalmente a ilusão da vida, nada me alegre, fico sempre pensando que o fim de todo mundo ai me angustio muito mais, me ajude, porque pediu com a justificativa de erosoes no reto? tenho hemorrodias, essas erosoes podem ser disso? o nome erosoes me assustou!!!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o médico quis biopsiar é porque viu lesões que deveriam ser melhor investigadas. Se fossem só hemorroidas, não haveria porque fazer a biópsia.

  • miss

    Dr○ tenho 28 anos e a uma semana atrás, depois de uma viajem longa de carro, apareceram saliências no meu ânus com um pouco de dor, coceira, como e tenho dificuldade para evacuar quando estou fora de casa, fiquei com muito gases e ainda estou com dificuldades para evacuar passando longos minutos sentada no vaso, já estou fazendo banho de assento e passando a pomada, porém não estou vendo muita melhora, fiquei assustada em pensar que pode ser outra doença.

  • joao

    Já fui para 3 médicos proctologistas e fiz dois exames uma colonoscopia e uma retossigmoidoscopia e o o último medico constatou que tenho hemorroida mista grau 3 e somente com cirurgia resolve. gostaria de saber os riscos dessa cirurgia e se essa é a única forma mesmo de tirar.
    desde já agradeço

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Os riscos são baixos. Se o proctologista disse que só resolve operando, sugiro que você confie nele.

  • thais borges

    desde o inicio do ano estou sofrendo com isso,nao tenho fezes ressecadas,nem prisao de ventre e mesmo assim quando eu evacuo sai sangue vermelho vivo nas minhas fezes e sou nova tenho so 18 anos e to com medo,nunca fiz sexo anal entao nao esta relacionado a isso eu nao faço ideia do que é.

    • VANIA

      e´muito arriscado, aconteceu comigo, acabei de fazer uma colonoscopia, exame que temos que esvaziar o intestino com remedios e o medico introduz no anus a´te o intestino pra investigar, e ontem fiz o maldito exame, pior sai dopada, e só hj vi que meu marido recebeu um vidrinho com uma solicitaçaõ pra eu fazer biopsia, dizendo que tinha causa de e rosoes retais, meu deus to muito assustada! procure primeiro um gastro e vá se cuidar!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não precisa ter medo, basta ir a um proctologista. É provável que seja mesmo hemorroida. Tem que tratar para parar o sangramento.

  • jose

    doutor, saiu uma bolinha p fora do meu anus e agr esta sangrando um pouco, dói ao me sentar e caminhar, pode ser hemorroida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • elaine

    ola doutor tenho sentido muito dor ao ir ao banheiro evacuar sinto que parece ter uns corte ao redor do anus , mas também esses dias observei pelo espelho e parece que na hora que vou evacuar vejo que uma coisa estranha bem vermelha fica bem na beira tipo tampando o anus ,e sai muito sangue; quando vi fiquei muito assustada mas pela primeira vez não liguei pois pesei que estava um pouco ressecada e por isso deu sangramento agora toda vez que vou ao banheiro fico assustada pois penso que vai sair sangue e não da outra sai mesmo e dói muito parece que esta cortando o anus com faca isso pode ser hemorroida???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É bem possível que seja.

  • Felipe Nalio

    Bom site

  • lorenna

    doutor tem bolinha nascendo no meu anus e coçam pode ser hemorroida

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma possibilidade.

  • Raíssa M.Marques

    Em caso de trombose hemorroidaria deve-se forçar e colocar para dentro do anus?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não! Deve ir ao proctologista.

  • Fatima Tereza

    Eu amei as informações,pra minha saúde…muito obrigado

  • BRAULIO

    doutor. eu fui a medico e ele receitou-me uma pumada(Ultraproct) e comprimidos (ibuprofem) isso é o suficiente pra tratar a hemorroda?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em casos leves pode ser suficiente.

  • lidiane

    tenho 28 anos ja sofro com problema de hemorroidas ha algum tempo , mas de uns dias desse pra ca esta pior incomoda ate em eu sentar e andar ta bem maior a hemorroida , ja fiz banho morno e não melhora e ta dura o que faço será que é caso de cirurgia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível que sim. O ideal é você procurar um proctologista, pode ser que ele indique outro tratamento que não seja cirurgia.

  • richard

    doutor comecei a me alimentar com mais fibras e estou usando uma pomada pra hemorroidas, tem algum sintoma pra saber se esta melhorando?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O sinal de melhora é a redução ou desaparecimentos dos sintomas da hemorroida.

  • edson

    doutor ja tem quase duas semanas que quando vou evacuar sinto dor e sai sempre raja de sangue au limpa pode ser hemorroida

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É uma possibilidade.

  • Cleomar

    Cleu
    Tenho uma pequena fissura no anus mas o que me incomoda bastante é uma queimação na região interna do coxis é muita intensa a dor quando estou sentada ou deitada ainda dói mais melhora um pouco quando estou de pé o que será? eu falo que é hemorroida. obs: sou do sexo feminino.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não parece muito com sintomas de hemorroidas.

  • CamilaFC

    Eu gostaria de saber se a cirurgia para hemorroida pode causar algum dano ao esfincter anal??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A taxa de incontinência fecal após hemorroidectomia é de cerca de 2%.

  • Victor

    Tenho 17 anos e a mais ou menos uns 5 dias venho tendo sangramento na hora de ir ao banheiro mas esse e o unico sintoma…pode ser hemorroida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Pardal

    Bom dia Dr.! Tudo bem?

    Vou contar o que aconteceu: Coloquei um pouco de desodorante na cueca devido a estar um pouco suado e não poder tomar banho no horário em que estava fazendo um trabalho. Coloquei o desodorante por volta das 13:30h da tarde e quando foi por volta das 16:00h do mesmo dia já estava sentindo algum desconforto – leve ardor, e quando olhei usando um espelho tem uma saliência na região anal. (Isso pode ter sido causado pelo desodorante?) Pode ser indício de alguma coisa grave?

    Grato.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, o desodorante não tem culpa.

  • mario silva

    oi gente tenho 24 anos e estou sofrendo muito com hemorroidas a minha é externa já esta muito inchado estou dando compressa com água morna mais não tem jeito, não estou nem dormindo direito,mas já esta tão grande que esta passando do anus

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O seu caso só vai ser resolvido pelo proctologista.

  • ana paula

    Boa Noite, tenho 20 anos e fui ao médico recentemente e diagnosticada com hemorroida grau 1, estou tratando com medicamentos. Agora estou com medo de defecar, vou tomar laxantes para facilitar, isso tem algum problema, laxante agrava a hemorroida? Agradeço desde já!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se for para deixar as fezes menos duras, não tem problema. Mas se você passar a ter diarreia, pode ser pior, pois facilita a lesão da mucosa perianal.

  • maria amélia

    Boa tarde! Praticar musculação agrava ou cria hemorroídas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode agravar se não for feito de forma correta.

  • Lucas Botelho

    Dr, Bom dia! o uso do VAricel e eficaz no tratamento da hemorroida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O texto fala sobre o Varicell

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ajudar, mas não vai curar.

  • Ronaldo

    Olá Dr.tenho 16 anos e gostaria de saber se nessa idade já se pode ter indícios de hemorroida pois semana passada fui ao banheiro e ao fazer minhas necessidades percebi que havia bastante sangue nas fezes e fikei assutado e fui atras de informações na internet e achei um site que dizia que o acontecido deve ser por falta de agua então desde daquele dia fiko ingerindo 2L de agua todos os dias e ao fazer minhas necessidades algum tempo dps percebi que a quantidade de sangue avia diminuido isso pode ser indices de hemorroida ou outra coisa ou e apenas ressecamento e falta de agua ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Falta de água não causa sangue nas fezes. Você deve ter alguma lesão no ânus, que pode ser fissura, hemorroida, ou outra lesão qualquer que cause sangramento. O ideal é procurar um proctologista para que ele possa lhe examinar.

  • Márcio

    Olá Dr. beber cerveja pode causar hemorroídas? Quando fico um bom periodo sem beber o meu intestino funciona muito bem, mas é só tomar umas duas latinhas que no outro dia começa a doer o estomago e se estende ao intestino e consequentemente aparece a morroida e sangue nas fezes.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é algo muito comum isso que você descreve. Mas se no seu caso há nítido agravamento das hemorroidas, o melhor mesmo é evitar.

  • Elisson Medeiros

    oi Doutor adorei seu blog,vou tentar explicar o que tou sentido,a exatamente um mes começei a sentir um pouco de coçeira e assadura.principalmente depois de fazer coco,Não bebo,nem fumo,nem faço sexo anal..a unica coisa que sinto é tipo dor de barriga com frequencia mais fracas que passa no maximo 5 dias ai as vezes com 15 dias volta..pra deixar claro essas dor de barriga já faiz quase uns 2 anos que sinto e esses sintomas novos de coçeira e assadura começei a sentir a um mes,ai reparei que tem tipo uma veinha quando vo fazer coco ai pronto depois q faço da a coçeira,mais como eu não coço depois de um tempo para a coçeira..ai fui pra um expecialista em estomago ai expliquei a ele e falei desses novos simtomas ai ele disse q é Hemorroidas..ai passou uma pomada..e solicitou um exame Retos..ai o resto não consegui decifrar nao pq a letra dela é muito feia…ai queria saber se vc conheçe esse exame e como ele é feito??ele não explicou nada..affe sei que começa com reto..

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      retossigmoidoscopia? É uma espécie de colonoscopia, mas que só vai até a parte final do cólon.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é impossível que a dor da hemorroida irradie para o testículo.

  • Darkyan

    Dr…boa tarde essa dorzinha que agente que tem hemorroidas n sei se reflete mas no meu caso essa dor ta atigindo meus testiculos tem alguma coisa a ver?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    1- Nada impede do paciente ter outras hemorroidas no futuro.
    2- Sim.

  • Paulo

    Oii Doutor. Gostaria de saber duas coisas… Se há cura total e pra sempre das hemorróidas e também, se o SUS realiza gratuitamente esse tipo de cirurgia. Muito obrigado!

  • Helena

    Por favor, gostaria de saber se o uso de sibutramina pode causar crise de hemorroida.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • fernnando rodrigues

    tem algum problema se for externa e eu fizer atividades físicas, como lutas , corridas , ou exercício de força ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode causar sangramentos e agravar a lesão, se você fizer muita pressão intra-abdominal.

  • patricia

    ola dr. eu tenha 17 ano faz 2 meses ums dia que ganhei bebe
    eu fiquei com hemorroida ela era ate mas grande só que eu mudei a minha alimentação
    como só mamão e veia e uma pão integral peto que tem muita fibras
    e conforme depois desse semana comento só isso eu fui ao banheiro e vi que nao doeu muito quase nd e vi também que a bolinha esta muito muito mesmo pequena
    sera dr. que se eu continuar comento apenas isso e bebendo muita aguá ela sai?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É provável que o fim da gravidez seja o fator que está sendo mais benéfico para a sua hemorroida.

  • luana

    a pessoa pode ter hemorroida com 13 anos de idade?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é comum, mas pode.

  • vanessa

    Ola doutor tenho 13 anos e apareceu uma pelinha pra fora no anus e doi muito e sangra so um pouco , pode ser hemorroida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, mas também existem outras lesões do ânus que podem ser parecidas. Se dói e sangra, você deveria procurar um proctologista.

  • jerry

    Boa noite Dr,olha faz uns 2 meses que começou a aparecer uma bolinha pequena no meu anus pra fora quando vou defecar tenho que fazer um pouco de força onde estas bolinhas sai para fora e sinto um pouco de dor,estou passando uma pomada proctosan para aliviar e estou colocando supositorio procto glysenol ja faz uma semana,mas nestes ultimos tres dias a bolinha que fica exposta doi um pouco e não volta para dentro o que devo fazer isso é grave.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem toda a cara e hemorroida. Procure um proctologista.

  • Daiana

    Oi doutor tenho 17 anos , tenho um histórico de hemorroida na família . E á alguns dias senti um desconfoto anal , tentei olhar oque era . ví uma pequena veia pouco visível e parece inchada e quando apalpei forte doeu um pouco mas normalmente nao doi , só quando apalpo . Pode ser hemorroida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Daiana

    Olá doutor , tenho 17 anos e estou com uma pequena veia no anus que é pouco visível e apalpável , nao doi , mas quando apalpo sinto um certo desconforto . Pode ser hemorroida ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É possível.

  • ruben

    boa noite eu fiz sexo anal e agora cada vez que faço cócó e limpo ao papel higienico sai sangue no papel higienico o coco é mole, quando faço e depois de limpar arde. É homerrodia? se for como posso tratar?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Parece alguma lesão no ânus ou reto, pode ser hemorroida, mas podem ser outras lesões. Só indo ao proctologista para saber.

  • João Paulo

    Boa noite caríssimo Doutor! Tenho hemorroidas desde pequeno e pela informação que adquiri, acho que tenho do II grau. Há tempos sangrou a defecar e fiz exames e o médico diz que tenho que ser operado! Gostaria de saber qual é o tratamento que devo ter sem ser operado. Obrigado!!!

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Se o médico diz que você tem que ser operado é porque ele acha que só o tratamento clínico não vai ser suficiente.

  • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

    Recomendo que você vá no médico confirmar se a sua lesão é realmente hemorroida. Há várias outras doenças do ânus que podem se parecer com hemorroidas.

  • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

    Você tem que ir no proctologista antes de querer remédios. E se não for uma hemorroida?

  • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

    Não sei, não moro no Brasil. Mas pode ser que alguns dos leitores tenha alguma sugestão.

  • andrew

    gostaria de saber si hemorroidas pequenas tem cura sem cirugia ?

    ou pra cura 100% e nessecario fazer a cirugia ?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Hemorroidas pequenas, principalmente se causam poucos sintomas, não precisam ser operadas.

  • wilsa silva

    meu filho tem 24 anos e ao fazer força pra evacuar sangrou ele está muito preocupado pode ser hemorroida?

    • Pedro Pinheiro

      Pode. Ele precisa ser visto por um proctologista.

  • laydmar

    doutor fui ao banheiro e tomei um susto defequei e observei uma quantidade de sangue dentro do vaso, estou com hemorroida sem sentir dor alguma e nem ardor ?

    • Pedro Pinheiro

      Não é impossível ter hemorroidas sem dor.

  • Leandro Bonfim

    Colega, voce pode me passar nome desse chá?

  • gi

    Dr. Pedro há 3 dias estou com um bolo de carne psra fora do ânus. Estou fazendo o trstamento com proctyl e daflon e noyo que está murchando, mas tem uma parte bem veelha, parece uma úlcera. Consegui consulta apenas pra daqui aa uma semana. Isso é normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Como assim normal? Isso que você descreve parece uma hemorroida com uma ferida. A lesão tem que ser vista por um proctologista.

  • Eu

    Posso praticar exercícios físicos como agachamento, tendo hemorroidas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, mas o ideal é que qualquer exercício seja acompanhado por um profissional de educação física para que você não faça excesso de pressão na região abdominal, o que poderia levar a piora das hemorroidas.

  • felipe

    A pessoa pode ter hemorroidas aos 17 anos de idade?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

    A grande maioria das pessoas que tem hemorroidas não pratica sexo anal.

  • Ronaldo JSK

    Mesmo com 26 anos, sem sexo anal pode o correr a Hemorroida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A grande maioria das pessoas que tem hemorroidas não pratica sexo anal.

  • Jussara

    De fato, é muito vergonhoso ir no médico relatar desconforto na região anal, justamente por ser uma área tão íntima… principalmente se for adepto do sexo anal,aí tem que comentar sobre a vida sexual também, complicado, até pq não é uma modalidade muito “saudável”. Também teria muita vergonha, sempre acho que haverão comentários. Mas fazer o que não é mesmo? melhor do que ficar doente… é rezar pra encontrar um bom profissional mesmo… Estou tentando criar coragem para ir. é muito vergonhoso.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Médico não está lá para te julgar. Até porque, com história igual a você, ele já viu centenas.

  • Penha

    Bom dia Dr. Qual é o melhor hospital do sistema SUS no Rio de Janeiro que trate hemorróidas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não sei, não moro no Brasil. Mas pode ser que alguns dos leitores tenham alguma sugestão.

  • zulmira bezerra de lima

    tirei muitas dúvidas com os textos que lir sobre hemorroidas, ficou só uma dúvidas hemorroida é uma doença contagiosa?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

      • zulmira bezerra de lima

        Muito obrigada pela sua resposta, Que o Pai continue iluminando a sua vida para que nunca lhes falte forças para salvar vidas.
        Abraço carinhoso!

        2013/3/30 Disqus

  • leandro soares da silva

    Dr to com uma bolinha grande na ponta do meu anus de dentro pra fora oque deve ser oque vc recomenda sera qui hemorroida?

  • sergio

    boa noite doutor,sinto uma coceira no anus ,já saiu sangue apenas no papel higienico,bem pouco…essa coceira tem algum remédio p usar??? ja tomei o variccel vlw obrigado

  • grazy

    eu tive uma alergia,faz um tempo nisso ficou uma pelinha para fora do meu anus,depois de muito tempo sempre q vou ao banheiro sinto dor quando vou fazer coco e quando vou limpa vejo q sai sangue e apelinha doi,o que pode ser?

  • Mychael Oliver Alkanttra

    Sim.. Doutor eu tenho apenas 17 anos, é meu sintomas são estranhos acho que e interno pois só sinto dores nas hora que contraio os músculos internos do anus, Mais o pior não e isso tenho renite e quanto tusso ou sou o nariz doí pra caramba pois meus músculos do corpo contraen todos, A minha não sangra com vi em outros comentários, e nem sai nenhua bolinha pra fora ou fica algo exposto no anus. O pior e pra dormir como não vi em outros comentários, irei falar doí depende da posição que irei ficar. Já cheguei tomar remédios pra dormir. Não tem algo específico remédio ou tratamento manual que eu mesma possa fazer por que acho que não necessito de um Medico, pra olhar tipo já manualmente vi que tem um leve inxaso deve ser
    o vazo dilatado interno e isso , Obrigado se responder , desculpa pelo texto rsrsr.

  • lorivaldo

    tenho certa dificuldade de defecar (parece que meu anus nao esta acostumado)(ou seco) o que sera ???? quando acabo sito um peque dor mais incomoda ?? aguardo respostas!

  • marcya

    Dr quando eu engravidei apareceu uma bolinha no meu anus que doia muito e inxava.ja faz tres anos as veses sinto coceiras.sera se e grave Dr por favor me ajuda tenho vergonha de ir ao medico o que o senhor me recomenda?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que perca a vergonha e vá ao médico.

  • http://twitter.com/miaxou1 miaxou

    Então… além de um pequeno desconforto e sangramento as vzs no papel, na masturbação sinto dor ao ejacular.

  • marcomde

    Bom dia Doutor tenho 29 anoa tenho poblema de hemorroidas e estou gravida ,e possivel que possa piorar o poblema na hora do parto, sendo ele normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é o parto que piora, é durante a gravidez.

  • Polaco2

    Bom Dia Doutor
    Tenho 33 Anos e a muito tempo tinha ardencia na entrada do anus quando me exercitava muito trabalhando depois começei a ter uma pequena coceira no anus de uns 15 dias pra ca sempre que vou ao banheiro para fazer sempre sinto uma ardecia no anus como se estive com um corte e vejo sinais de sangue nas fezes e tambem espira um pouco no vaso eu estou com hemorroida?
    tem algo de especial que deva fazer na minha dieta se for hemorroida tem cura quais são os tratamento.

  • Rhaony Silva Drumond

    Tenho 59 anos e estou com meus glútios ardendo, não sinto dor nem nenhuma outra coisa em nenhuma outra parte do corpo. Gostaria de saber se isso pode estar relacionado com algum problema de hemorroidas ou coisa do tipo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A hemorroida é dor no ânus e não no glúteo.

  • duriguetto

    Dr. a mais ou menos um ano que venho com muita coceira no anus e na parte superior do anus tem um caroso que doi muito au toca-lo , e sangra quando vou limpar uo quando faça fezes duras o que pode ser e o que fazer ………gfrato

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um proctologista.

  • http://twitter.com/SilviooSousa SILVIO TEIXEIRA

    Boa noite.
    Estou muito preocupado pois faço sexo anal e ultimamente estou sentindo coçeiras,adores,e tipow umas fissuras,,, oque pode está aconteçendo comigo????

  • Vinicius Marinho

    Boa tarde doutor Pedro
    Tem um desconforto no anus que está me encomodando, primeiro apareceu com coceira e depois estou sentindo o anus um pouco dolorido, mas o estranho é que não sai sangue nenhum, as fezes principalmente no primeiro uso do banheiro sai normal, ai vai ficando finas durante o dia, o que pode ser isso? Pode ser hemorrodeas mesmo sem sangramento? Pode ser cancêr no anus apesar de nunca ter tido relações anais ou pode ser outra coisa que não consigo indentificar?

  • Alicia Teixeira

    Boa tarde.
    Tou preocupado pois tenho 22 anos sou do sexo masculino e quando faço necessidades sai 2 hemoroidas para fora e ao limpar deita sangue e o que devo fazer? foi a primeira vez que me aconteceu tal coisa pois tou assim á 5 dias mas depois das necessidades coloco elas para dentro e para de sangrar…
    Que devo tomar ou fazer doutor?

  • http://profile.yahoo.com/TAIHANI4NTLD4WG6KPYMAU342Q Joao

    boa tarde dr. tenno sentido muitas fraquezas, desconforto, estou tambem sentondo muitas dores e ardença no anus depois de fazer as necessidades, por favor isso é grave`?o que devo fazer?

  • xyzkwq

    Já algum tempo tenho sentido um incomodo anal, desconfio que possa ser hemorroida ou mesmo problema prostático já que tenho 43 anos. Que médico especialista devo procurar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Proctologista.

  • Rodrieli

    nasceu uma bolinha no meu anus e cresceu quando fui usar o banheiro ela estorou e sangrou muito fui ao medico e ele arrancou a pelinha da bolinha que estorou usei pomada mai depois de duas semanas percebi que apareceu outra bolinha e so volta pra dentro se eu empurrar o que faço doutor pelo amor de Deus eu não quero fazer cirurgia.

  • http://www.facebook.com/anynha.pereira.50 Anynha Pereira

    acho que tenho hemorroidas como posso ter certeza ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Indo ao proctologista.

  • EDUARDO

    Doutor a aproximadamente 10 dias passei a sentir ima coceira o dia todo no anus, percebi que acontece quando estou agitado e quando chego em casa que fico relachado diminui e o latejamento passa e uma leve dor que sinto durante o dia passa também, pensei a princípio que fosse verme tomei remédio e a coceira não passou, pode ser emorróida?

  • Camilla

    Ola Doutor, tenho quinze anos e meu anus dói muito, choro toda vez minha mãe disse para mim comer mamão adiantou nas primeiras semanas mas não adiantou mais o que faço? Estou com vergonha de procurar um especialista !

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você não procurar ajuda médica não tem jeito. Você não tem mais idade para ter vergonha de médico. Ele é um profissional que dedica a vida a ajudar pessoas com o seu problema. Você será apenas mais um dos milhares de pacientes que ele atende com a mesma queixa.

  • thatyelle

    Oiii…hoje no banho percebi q tinha alguma coisa errada…na noite anterior tive relação sexual anal com meu marido pela primeira vez, no momento nao doeu nada…vim senti algo diferente hoje. É uma bolinha pra fora do ânus…fikei com medo ao ver, incomoda bastante, e sangra quando vou fazer o nº 2….será q pode ser a hemorroida…e ela melhora sozinha, com o passar dos dias ? Desde já obrigada..!

  • Gilsonpinceis

    foi muito esclarecedor,fiquei mais tranquilo agora,esta imaginando que meu– ia cair,obrigado.

  • Ana claudia de moraes

    Dr,fiz cirurgia ha 40 dias,de hemorroidas,metodo grampeamento,mas tem uma bolinha aqui que não diminue,meu medico disse que devo esperar uns 6 meses,p saber se vou ficar c ela ou não,confesso fiquei chateada,a cirurgia é muito dolorosa,p agora me dizer que vou ficar com isso ,atrapalhando minha higiene,ta certo isso???

  • Cicero

    Passei 40 anos sofrendo com hemorroidas e consegui curar sem cirurgia e sem remédios.
    Testei tudo em minha alimentação. Parava de comer determinado alimento e voltava, sempre acompanhando os resultados de piora e melhora. Nos últimos anos onde só a solução parcial seria uma cirurgia testei um dos alimentos que mais apreciava e menos desconfiava…. Café. Parava a hemorroida melhorava, voltava ela piorava. Contra minha vontade abandonei o cafezinho e substituí por cevada que nunca vai ser a mesma coisa! Praticamente sarei. Depois de evacuar, lavo e ainda tenho que empurrá-la para dentro. Anos e anos as veias esticando, só uma cirurgia para reduzi-la, seria apenas por uma solução estética, não me causa desconforto nenhum. Não era pimenta, cerveja, cachaça. Só apenas o cafezinho de todos os momentos. Fiz questão de postar para que você procure o alimento que lhe faz mal, quem sabe o grande vilão no seu caso seja igual ao meu.

  • Danilo

    Doutor, as Hemorroidas Externas, paupáveis, são facilmente curadas? O Sr. disse que Hemorróidas Externas se assemelham com as Internas de grau III e IV, por isso estou com essa dúvida: O fato de ser Externa não quer dizer que ela é mais grave que uma interna certo?

    Obrigado

  • Luna

    Excelente post ! Obrigada !

  • Toninhocelianunes

    Ola quando vou ao banheiro não é direto mais sai muito sangue q sera?

  • Juci

    Policresuleno + cinchocaína pomada 30 gramas, isso resolve as dores do dia pra noite.

  • rosangela borges

    Parabéns pela informações sobre hemrroidas , vou procurar o médico tenho alguns sintomas como coceira e até sangramento. Parabéns dr. Pedro Pinheiro. queria saber qual pomada que devemos usa-la quando tiver na cris.

  • ivan moreira crispim lima

    sofro de hemorrodia e fico as vesses com o anus muito inflamado com aqueles carossos e issto dói muito. qual é o melhor tratamento?

  • Bianca

    PROCTOLOGISTA É O MEDICO IDEAL PRA TRATAR DE HEMORROIDAS?

  • Bianca

    ola dr.estou com uma crise de hemorroida pois,cinto dor,e ardência também esta muito inflamadas
    e também com se estivesse toda pra fora.existe algum acento ideal pra aliviar o desconforto,
    gelo ou aguá morna?

  • Urania_ssantos

    Bom dia ! Dr. a mas de dois meses tenho uma coceira na região do ânus gostaria de saber se é hemorroida.por favor me responda meu email é urania_ssantos@hotmail.com , aguardo resposta suas

  • Rildo Cerqueira Santos

    Boa tarde!Sinto muita coceira,principalmente depois de defecar.O que fazer é constante a coceira.

  • Sidnéa

    Boa Tarde. eu gostaria de saber se existem sangramentos, mesmo quando a pessoa não tenha evacuado.

  • Helioedayane

    BOM DIA!eu sinto muita dor quando vou defecar .sangra bastante e muita dor! o que e que eu faço pois ja não estou aguentando mais!

  • Araujoluzia123

    Dr: é perigoso fazer o exame retosigmoidoscopia,estou com um marcado,estou com medo porque me disseram que pode perfura o intestino no ato do exame existe este risco me responde por favor
    Luzia santos

  • ana

    Bom dia! Eu tenho sentido dores estranhas no anus e muita dor ao passar as fezes. Tem sangramento também. Isso pode ser hemorroidas?

  • Dani_bx_linda

    Doutor tenho hemorroidas, estou gravida d 11 semas e com a gravidez elas ficarao inchadas e eu sei q E por conta da gravidez, mais eu sinto dores e n sei oq fazer pra diminuir o inchaco e diminuir as dores m ajude por favor, meu gmail E: moreninha671@gmail.com obrigada…

  • Patricia-2011ga

    Olá, gostaria de saber se é possivel casos de hemorroidas em pessoas entre 15 e 20 anos de idade.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Luis Montenegro

    Bom o que aconteci, a um ano descobrir que tinha hemorridas internas onde me submetir ao tratamento de ligaduras elastica e descobri que tinha hiper-sensibilidade. Mas o que aconteci, a exatamente 3 dias eu tenho notado diferença em meu anus,uma fissura esta grossa e chega a mim encomodar ! Bom estou fora do meu pais de origem e sozinho me encontro perdido nao sei o que fazer. Porfavor Pedro Pinheiro,se poder me ajudar escrevi ao meu E-mail : luisou_12@hotmail.com
    Obrigado !
    Att : Luis Montenegro

  • Jéssica

    Dr. boa noite,há mais ou menos 1 mês atrás começou uma coçeira do lado dentro do ânus só do lado esquerdo interno,é uma coçeirinha chata, não muito insuportavel mais encomoda.tambem sinto muita dor no periodo menstrual ao defecar, sinto dor nos ovários e no ânus, mais isso é só nesse periodo…pode ser hemorróidas?

  • Amanda-paula24

    bom dia dr,acho que estou na crise de hemorrodias estou sentindo coceira frivões e muita dor quando vou evacuar ,eu gostaria de saber o que eu faço pra mim alivia as dores.

  • Rosaniagata

    boa noite.gostaria de saber se asma tem relaçâo com hipotereoidismo fiz cirurgia 5 anos e depois começei sentir chiado no peito vire e mexe , qualquer movimentinho que faço sinto é normal isso.

  • Edinaalmeida87

    eu estou mas estou com muito medo o que e pra mim nao comer?

  • J Rulk

    boa noite Dr. gostaria de sabe se a hemorroida tem cura e esse o o comprimido Daflon eo mais indicado em caso da cura definitivamente ??????

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Daflon não cura hemorroidas, apenas pode aliviar.

  • May

    Dr. Quando estou menstruada e eu defeco sai algumas manchas de sangue no papel higienico mais isso só acontece quando estou menstruada, pode me ajudar por favor ?

  • Patricia Scheide

    O Daflon pode interferir no ciclo menstrual? Comecei tomar Daflon há duas semanas pra tratar varizes pélvicas internas e minhas menstruação está atrasada dois dias.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é habitual.

  • Bmalencar

    Dr. Boa tarde,
    Aparaceu em meu ânus na parte externa uma pequena veia dilatada roxeada. Quando aperto não doi.
    Não sinto dores ao fazer minhas necessidades. fica parecendo como se fosse uma bolinha roxa.
    Sei que precisa de um exame mais tecnico, mas poderia me dizer se esse tipo de problema resolve com medicamentos?

    grata

  • Alex_andrade_aires

    no meu trabalho chego a ficar até 8 hs sentado e em determinados dias isso me incomoda bastante!!! posso pegar atestado medico? com quantos dias?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Procure um proctologista que irá avaliar se há necessidade de baixa.

  • Edilaine

    doutor quem tem hemorroidas pode fazer sexo oral

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Por que não poderia?

      • Celly

        Doutor, achei o senho muito paciente, parabéns, hahaha! Desculpe, mas tinha que me expressar! Abraços!

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Não é uma questão de impaciência, eu realmente não entendi a pergunta. Que que o sexo oral tem a ver com hemorroida?

  • António Silva

    Há pouco tempo TIVE um abcesso perianal, o qual após ter infetado foi lancetado cirurgicamente. Na sequência deste episódio fiz uma colonoscopia, para despistar possíveis fístolas, tendo-me apenas sido detetado, no decurso do exame, hemorroidas internas. Será que as hemorróidas internas podem ter sido a causa do abcesso perianal?

  • Rsantos097

    hemorroidas tem cura sem a cirurgia?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Em casos leves, sim.

  • ana cristina

    Oi doutor,sou Ana após o parto normal do meu filho apareceu uma hmoroida ,já faz +d1ano ,não falei ainda com o medico oq.devo fazer ?vaisumir?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você tem que ir a um proctologista.

  • Marcelo

    Olá doutor,na data de ontem fui ao hospital e o cirurgião identificou um pequeno mamilo anal no qual de imediato ele fes um corte para que saisse o sangue,me receitou diclofenaco sódico e me encaminhou para passar em um posto de saúde para marcar sirurgia,minha pergunta é se a demora pode agravar ou não,pois quando vamos ao posto de saúde eles sempre marcam para o mês seguinte,gostaria de saber também se posso passar essa pomada Proctil para aliviar a dor.

  • Danilo

    Doutor, a Hemorróida tem cura? Se sim, ela pode ser curada utilizando aqueles metodos menos invasivos?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1- Sim
      2- Depende da gravidade da hemorroida.

  • Ricardo gonçalves santos

    RICARDO

    Existe um supositório que seca a hemorroida ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Soraia pereira alves

    como eu faço para parar o sangramento das hemorroidas,estou preocupada pode virar cancer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não vira câncer.

  • Rafaluma

    tive um bebê parto normal e apaceu um caroço no meu anus. ele vai desapacer com o tempo ou só com cirugia?

  • guilherme1289

    Doutor a hemorroida pode ser manisfestar de um dia para o outro em quem nunca apresentou sintoma nenhum? Hoje no banho vi que estou com uma saliência no ânus semelhante a uma bolinha que doí e coça muito. isso pode ser hemorroida????

  • Nubia

    nossa faz uma semana eu usei proctyl e melhorou,mas duas semana depois,a hemorroida ou a fissura voltou doer e sangrar,o que eu faço por favor,me ajudem

  • Wagner

    Fiz operação de prolapso em 1996, se não me engano é Milligan Morgan ou Ferguson, o processo de recuperação foi muito doloroso pelos próximos 15 dias. Acontece que 18 anos após, ou seja agora, fui ao mesmo médico, e ele me falou que se fizer a operação, o diâmetro do anus diminuirá e irá aumentar a dificuldade para fazer a evacuação. Ou seja, ele não me deu muita esperança em termos de operação. E agora? sofro com a dor, ou procuro por outro profissional. grato

  • jaquelyne

    valeu

  • Luizscoffier

    Doutor a hemorroida pode ser manisfestar de um dia para o outro em quem nunca apresentou sintoma nenhum? Hoje no banho vi que estou com uma saliência no ânus semelhante a uma bolinha que doí e coça muito. Estou até tendo dificuldades para sentar. 

  • angelica

    Olá,
    gostaria, primeiramente, de agradecer e parabenizar pelas postagens.
    Ha algumas semanas vem ocorrendo comigo uma anormalidade que me deixa preocupada, sou celíaca e descobri quando tinha 13 anos, hoje já estou com 21 e faz apenas um ano que faço a dieta do glúten e não uso  nenhum medicamento para esse problema. Recentemente fiz uma endoscopia com biópsia que constou que eu estava com duodenite crônica, porem, nada foi feito devido ao efeito que segundo a Dra que me tratou, que também não deu muita atenção ao meu problema, do anti-inflamatório iria causar a meu estômago pois também tenho gastrite, enfim também tenho hemorroida e nas ultimas semanas esta ocorrendo sangramento toda vez que faço fezes, na ultima vez fiquei assustada pois chegou a correr sangue e quando paro o sangramento para também, minha preocupação é que a hemorroida não esta inflamada e tenho medo de problemas mais sérios no intestino já que minha alimentação não é acompanhada por um especialista e a dieta do glúten comecei por conta própria ao descobrir na sala de exame que deveria tratar a doença celíaca. Agradeço desde já e aguardo retorno de vocês caso possam me ajudar.

    Obs.: Trato pelo sus e já estou procurando ajuda médica, só gostaria da opinião de vocês enquanto o dia da consulta não chega.

  • Npzorro

    ola  tenho  hemorroidas e gostaria de saber se peixes fazem mal??

  • welerson

    tenho 28 anos e tenho hemorroidas há 03 anos,não sei mais o que faço pis já mudei minha alimentação incluindo bastante fibras e agua,tomei remedios como varicel e daflon e nada, e agora estou mais assustado ainda pois tem sangrado mais e as dores estão aumentando.o que faço alguem pode me ajudar estou desesperado.

  • Luciannapers2

    Descobrir uma bolinha no meu ânus e coça muito sei q provavelmente é hemorroida em q médico devo ir para trata-lá

  • Vitor.

    Quero é agradecer pela riqueza de informações, nunca tive o problema de hemorroida, mas ontem percebi, uma bolsinha pequena no anus e através de seu ensinamento, mudarei alguns habitos alimentares e até de postura na cadeira e vaso sanitario. Parabéns, tenho 48 anos e é a primeira vez que percebi.

  • cris

    tenho 28 anos e ja tenho hemorroida nao tenho dinheiro para operar e tenho medo do meu marido saber e minha familia sao tao preconceituosos to desesperada o que faço e sai muito sangue

    • Elmobispo

      oi cris tudo bem meu nome e elmo hoje no brasil e no mundo nao existe tratamento mas com muitos anos de estudos descobrir uma cura para as hemorroidas entre em contato comigo pelo e-mail elmobispo@hotmail.com e tudo q falo posso provar 

  • Wendy_nina Charming

    Estou assustada, fui ao banheiro e defequei, ate entao nao sentia nada, quando voltei ao meu quarto, sentir um apertamento extranho seguindo de uma leve dor, foi ue entao percebir uma bolinha perto do anus e me assustei, vim pra internet pesquisar e achei essa p. onde todos os comentarios eram sobre essa “bolinha”
    ainda estou desacreditada do que esta acontecendo comigo. Dei-me uma luz por obsequio. Estou com medo.

  • Wendy_nina.Charming

    Li  alguns comentarios, e acho que tem Hemorroidas, pelo  visto e o que aparenta, o que e essa bolinha no anus? ela some?

  • Bruno

    Gente, por favor, né?! Aqui não é consultório para ficar perguntando as coisas! Vocês acham mesmo que o médico vai ficar lendo e respondendo às perguntas?!
    Se tem dúvidas, vão ao médico, mas não percam tempo aqui!

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ler eu até leio, mas não respondo a casos particulares.

  • Rodrigo

    Doutor, de umas 1 mês pra ca, quando me limpo com o papel, vejo manchas de sangue, olhei no espelho pra ver se tinha algo e tem uma ”bolinha inflamada” no meu anus, nao sei se a idade influencia em algo, mas tenho 17 anos apenas, como tenho isso a pouco tempo, será que se eu passar essas pomadas e nao me limpar mais com papel higiênico essa tal ”bolinha inflamada” pode sair?

  • Debora

    a hemorrodea é hereditaria

  • rrddgg

    dr pedro gostaria de saber se o fedor é um dos sintomas da hemorroidas ou não

  • Pati

    tenho 23 anos a alguns meses apareceu hemorroida em mim e normal isso… agardo resposta… obrigada…

  • Alessandra

    por que aparece no periodo mentrual?

  • Fabio Ribas2

    Tive uma crise de hemorróidas, usei a pomada hemovirtus e melhorei. Caso volte a ter outra crise, posso voltar a usar aquela pomada?

  • lucas luciano

    tenho 22anos e tenho hemorroidas ; muito ruim são 3 ao redor do meu anus,é normal logo 3? eram 4 mais 1 sumiu por que estava colocando esmalte de unha! será que esmalte é prejudicial? me disseram que não colocasse mais pois poderia trazer consequencias no final; ai eu parei de colocar mais será que faz mal mesmo?

  • Paularoberta-_2012

    quem tem hemorroidas morre……

  • Paulo

    Dr. Hoje eu percebi um tipo de verruga saliente aparentemente saindo do ânus, é pequena e incomoda um pouco, eu tenho muita vergonha de ir ao médico por isso queria saber se tem algum tratamento que possa ser feito em casa como tomar bastante liquido e comer alimentos ricos em fibras como li em algumas respostas suas. Queria saber se isso não der resultados em quanto tempo eu devo ir ao medico antes que piore a situação ?

  • Dipalazzo

    Boa noite, le seu artigo e ajudou a identificar meu problema estou ressecado e com isso fasso muita força para evacuar, para ajudar utilisei supositorio de glicerina mas alem de doer bastante ha sangramento, fiz exame e o medico confirmou que tinha hemorroida 1 e era para esperar pois nao precisava faser intervençao, mas quando a bicha ataca e fda, posso usar essa polmada para aliviar a dor intensa?

  • Caroline

    Boa Noite a 6 dias estou com “uma bolha no anus ” foi ao medico e ele me informou que era uma 
    hemorroida e doi muito mais nunca sangrou so passam remedio e pomada gostaria de saber se por vontade minha posso operar pois não aguento mais sentir dor 

  • Mscalor

    Fiz cirurgia de hemorróidas convencional há 5 anos atrás, recuperação super demorada e horrível, agora voltou e fiquei interessada em analisar a possibilidade de tratar com o uso da THD- sonda com doppler e agulha para sutura, método que conheci agora em seu artigo. E possível a indicação de um proctologista que também utiliza esse método aqui em São Paulo?

  • Vivas

    Dr. gostaria de saber se essa coseira no anus que muito me incomoda e as vezes queima muito´e muitas vezes tem tipo um corrimento se é problema de hemorroida me ajude por favor

  • Monicafernandes44

    fiz sexo anal com meu marido e notei que stou com uma bolinha no anus e esta ardendo bem pouquinho o que pode ser

  • Leandropollux

    boa tarde, toda vez que defecar dói muito e sangra um pouquinho. depois aparece um tipo um veia que incha e coceira que incomoda um pouco. isso poderá ser hemorroida. 
    desde de já agradeço as dicas. 

  • Gleydson

    A hemorroida é um problema que pode ser curado com medicação, ou somente com cirurgia? Caso seja feita a cirurgia existe a possibilidade dela voltar? E se eu tratar com medicação, ela pode voltar? Qual seria o tratamento definitivo?

  • Dani

    Bom dia…a minha irmã tem hemorroida..so q de uns dias pra ca,ela começou com os sintomas…e agora a nadega dela esta inchada,vermelha,e ela sente dor..isso pode ser da hemorroda?

  • maria gabriella

    olá.
    a hemorroida tem cura?

  • rodrigo

    dr. nesses ultimos dias fui varias vezes ao banheiro devido ao meu nervosismo, toda vez que fico nervoso com algo me da disenteria e no fim do dia comecei sentir um incomodo ao senta,sentia uma bolinha,no dia seguinte ao me analizar percebi que um bola algo do tipo estava do lado de fora e no dia seguinte ao me higieniza percebi uma leve perca de sangue ao falar com minha mãe ela disse que é hemorroida.O QUE DEVO FAZER PARA ACABAR COM ISSO? VOU PRECISAR FAZER CIRURGIA? A QUEM DEVO PROCURAR?

  • Marcos

    Ficar sentado várias horas seguidas (no trabalho, por exemplo) piora as hemorróidas? Se sim, é recomendável o uso de almofadas?

    Estou usando, por recomendação médica, DIOSMIN SDU (diosmina 900mg + hisperidina 100mg). Qual a opinião do senhor acerca deste medicamento?

  • Júlio César

    Olá Dr. Pedro.
    Um pequeno nódulo ao redor do ânus e de consistência firme, porém não endurecida, pode estar relacionado a tumor ou trombose, ou é natural da hemorróida?

    Júlio César

  • Carlos

    Há alguns meses quando defeco, aparece sangue nas fezes ou no papel higiênico.. os exames particulares são caros mas saem mais rápido.. para fazer pelo Sus, precisarei esperar 2 meses.Existe algum problema nessa demora ou posso esperar? 

  • Reinaldo

    Venalot é um bom remedio ?

  • carlos castro

    Dr bom dia !

      Fiz uma cirurgia de fissura anal e hemorroida , estou com um caroço enorme azul no lado da nádega esquerda , estou com muitas dores.     não posso assentar , so fico deitado.
          um proctologista disse que é desvio de fezes para a nadega, o medico que me operou disse que não , é o musculo do bubum que esta inflamdo….ja tomei todos os antibioticos e nao melhorou…o que faço.??

  • Débora

    Relacionado ao comentário de que o doutor deve falar mais , eu acho que talvez sim mas por outro lado se  analisarmos o que é a rotina de um médico que é muito corrida podemos entende-lo melhor.

    débora

  • Erikinha-7

    Tenho 21 anos , algumas vezes quando vou defecar, sinto dor e em volta das minhas fezes tem sangue vivo em pouca parte das fezes, e quando limpo com o papel higienico as vezes suja de sangue, mais é bem pouco.
    Mais não é sempre que acontece a dor. 
    Parei pra reparar e percebi .. que doi mais qdo minhas fezes estão muito volumosa.
    Seria hemorroida?
    Comecei com dores qdo tinhas mais ou menos 15 anos .
    Nem o meu pai, e nem minha mãe tem esses sintomas.

  • Rootselitadefranca

    doutor o meu marido esta sangrando muito a bola q estava no anus dele estava com uma ferida e agora rompeu e murchou isso é grave

  • maciel

    as hemoroidas atrapalhia na relaçao meu nome maciel

  • Zeomax

    oi dr gostaria de saber quanto tempo leva pra recuperaçao da cirurgia?

  • Rodrigo

    Doutor, de umas 1 mês pra ca, quando me limpo com o papel, vejo manchas de sangue, olhei no espelho pra ver se tinha algo e tem uma ”bolinha inflamada” no meu anus, nao sei se a idade influencia em algo, mas tenho 17 anos apenas, como tenho isso a pouco tempo, será que se eu passar essas pomadas e nao me limpar mais com papel higiênico essa tal ”bolinha inflamada” pode sair?

  • valeria alves

    ola tenho 47 anos derrepente me deu uma dor muiot forte no anus e no pe da barriga so de sentar doi o anus a um tempo atraz saia sangue quando eu ia ao banheiro sou muito resecada ai a dor e terrivel pode ser morroida ,tenho artrosse no joelho e cisto tambem sera que isso tem aver .

  • Leu

    Depois do sexo anal, surgiu um caroço dolorido no anus, como sou ressecada e já é de costume sair sangue ao redor das vezes e no papel após defeca. estou usando pomada proctoliv mais ate o presente não diminui o que faço? 

  • rafaelqaf

    Ola Dr., é possivel ter hemorroida e fissura anal ao mesmo tempo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Vivigatinha

    Ola, tenho 25 anos e sofro de prisao de ventre a muito tempo, ja tomei varios lanchantes e cuido diariamente da minha alimentaçao, mas nao adianta, agora começou um sangramento na minha calcinha, estou preocupada sera que pode ser hemorroidas? lembrando que ao evacuar isso nao ocorre.

  • Luci

    hoje estou q naõ me aguento de dor,estou com anos em volta toda com uma veia estufada e muito dolorida,ao me lavar pude sentir q esta duro o local naõ pode nem ser tocado,sera q erva de bicho melhoraria isso?

  • Jeanandrade23

    boa noite dr. tenho 18 anos sangrei nas 4 utimas vezes q fiz coco pode ser hemorroida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Procure um proctologista.

  • MMA

    Dr. Produtos para praticantes esportivos, que exigem bastante força e resistência como eu (judô, jiu-jitsu e musculação), consumo adequadamente Malto, Albumina e Massa hipercalórica. Isso pode contribuir para surgimento ou agravamento de hemorroida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A principio não. Mas o esforço pode piorá-la se vc fizer muita pressão intra-abdominal.

  • Ana Caroline

    quanto custa uma consulta com o proctologista?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não existe uma tabela. Cada médico cobra o que quiser.

  • Ana Caroline

    doutor tenho 17 anos de idade e  sinto mta dor no anus quando vou defecar e quando termino também, sangra mto choro mto por não aguentar tanta dor e sinto vergonha de falar com minha mãe sobre isso. o que eu faço mim ajuda

  • Anonymous

    Dr.Boa tarde.
    Tenho uma dieta rica em fibras,tomo bastante agua…Mas minhas fezes sempre foram duras e secas.Meu pai ja se operou de hemorróida.Estou com medo pq ha uns 2 dias apareceu sangue ao evacuar e tem uma coisa “fofinha” no anus…So limpo com lenço umedecidos.O que faço?Posso colocar alguma pomada?Coloquei Hipoglós para melhorar.Continua sangrando.O que faço?

    Obrigada

  • Mimiandre2008

    onde posso me tratar sabe em média quanto custa a consulta?

  • Fabio Indeciso

    Dr. acima tem 12 fatores que causam a doença, existi algum estudo ou conhecimento profissional do Dr. que possa nos dizer quais são os 5 principais fatores que causam a doença ? Estou duvida se tenho hemorroida interna de grau I, na duvida devo evitar a pratica de sexo anal ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      São todos importantes, mas a constipação, a história familiar e o esforço para evacuar são talvez os mais relevantes.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Sim.

  • Jorge

    causa dor retal dr ?

  • Infinity

    Meu nome é Alex, Doutor hemorróida externa é preciso operar? Tomo venalot, mulvinlax, e uso pomada proctosan, faz uns 10 dias, mas não melhorou em nada, apenas parou de sangrar?

  • Vanessa S.

    Doutor dificuldade em evacuar com manchas de sangue é sinal de hemorróida?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser.

  • Ângela Trindade

    a pessoa que está com crise de homorroida pode ter infecção urinária?

  • Agostinho

        Dr, Minha hemorroida é do tipo desse foto, ja faz uns dias que sinto essas bolinhas no anus. Dói bastante, principalmente na vacuação.Tem algum medicamento que posso comprar na farmácia? Obrigado.

  • Mario

    Boa tarde Dr. Pedro, 
    Dr. , há alguns dias, “nasceu” uma bolinha no meu anus.
    Percebi também que essa bolinha está crescendo a cada dia que se passa.
    Não tenho certeza se essa bolinha se trata de uma hemorroida, mas ela incomoda muito quando sento e mesmo quando estou em pé e/ ou andando. 
    Gostaria de saber o que o Dr. me aconselha a fazer.
    Eu tenho somente 18 anos e gostaria de saber também se não sou muito novo para apresentar esse sintoma.
    Desde já, agradeço pela atenção. 
    Abraço

  • Kellycharmosinha

    oi meu nome é katy, tenho 32 anos, tenho hemorróidas e descobri a 2 anos atraz, estou no fim da crise, posso comer ovos fritos ou cozidos?

  • Mikaele

    Mikaele de Souza
    boa tarde dotor eu gostaria de saber se a hemorróida pode existir durante um longo tempo?
    pq a um tempo atraz eu constatei uma pequena bolinha na parte de fora do meu anus …sempre que eu vou no ao banheiro sinto muita dor ao evacuar sai sangue eas bolinhas incham!!!
    voc pode me falar se elas podem ficar no anos muito tempo?

  • Lucila

    Ola doutor a 45 dias tive um parto normal e agora notei em meu anus duas bolinhas que saem para fora quando faço minhas necessidades mas não doem e nem sagram pode ser hemorroidas?

  • evelyn

    hola mi nombre evelyn tengo un hijo de 3 años y mi bebe  desde pequeñito presenta problemas  al defecar el sufre de estreñimiento y tengo miedo que tenga hemorroides. ya pase por barios medicos que debo hacer me ayuden por favor gracias.

  • brunoveloso31@hotmail.com

    ola boa tarde eu acho que tem hemorróidasquando caminho fico com o ânus a transpirar

  • brunna lorrayne patos de minas

    Boa noite doutor eu estou querendo que o senhor me tire uma duvida, há 2 dias o meu anus incho só na lateral mas tá uma dorzinha injoada se eu espirro dói um pouco, por favor eu preciso urgente saber o que é, e o que eu devo fazer, aguardo resposta urgente, favor enviar a resposta para o meu email marcivone39@hotmail.com

  • kathlen

    doutor
    eu estou com muita dor no anus quando vou no banheiro fazer coco sangra tambem e tambem sinto muita dor quando sento e deito ja faz um mes mais agora ta pior.queria saber o que eu posso fazer

  • Andre victor

    Não

  • LIO

    DR, gostaria de saber se praticar exercícios físicos, como corrida e musculação, pode interferir quando a pessoa está em periodo de crise/inflamação.

  • Jair

    Boa Noite Dr.!! venho sentindo estes sintomas quando vou Evacuar tem saido sangue nas fezez e dolorido para sair, fiz exame de fezes acusou ameba, mas acho que estou com hemorroidas tenho gazes sempre e dor de barriga frequente indisposição intetstinal…

  • http://www.facebook.com/segateandre.andre Segateandre Andre

    Doutor: tenho 19 anos deis de criança tinha tipo… upa pelinha gordinha saída pra fora, nunca senti dor nem sangramento, caseira ou coisa do tipo ate hoje tenho faço sexo anal e ñ sinto nada . isso é uma hemorroida ?

  • Joaooscalino

    tenho 64 anos, toda lua cheia sinto que meu reto fica inflamado, mas não sangra, ele fica um pouco aberto e suja muito a cueca, o que devo fazer?

  • Lucineide Maria

    Exelente a explicação. Meu filho de 36 anos, recentemente, passou por uma cirurgia de hemorrida que causava sangramento intenso.  Graças a explição de vcs, ficamos por dentro do assunto. Só posso desejar meus parabéns a todos q se comprometem com esse trabalho. Obrigda

  • aparecida

    uma pessoa que tem hemorroidas no nivel 3 pode ter relaçao sexual anal.

  • Eduardo

    Este artigo é excelente! Serviu para que eu esclarecesse diversas dúvidas. Muito bem mesmo.

  • Hellena_thiago

    há algum tempo, que sinto todos os sintomas de hemorroidas,sangramento forte ao evacuar, dores, e alguma diferenca no anus, será que é hemorroidas? 

  • Dudufrodrigues

    tenho 30 anos é normal esses sintomas em mim?a minha aparece de vez em quando,e sinto muita dor

  • Weversonribeiro

    Dr. Boa tarde, uns tempos para cá fiz uma viagem que mudou meus abitos alimentares por um mes, apos meu retorno venho com dificuldades ao evacuar, as vezes quendo eu evacuo no final das fezes sai um pouco de sangue, pouca coisa e as vezes chega a dar gotas no vaso, nao sinto dor, mas acontece quando fico um tempo maior no vaso.. pode ser hemorroida interna? ou fissura anal?

  • Israel

    gostei muito deste documentario a cerca dessa doença e fiquei muito feliz por saber que tem gente que se preocupa com a saude mutua parbéns Dr pedro.quero perguntar-llhe casa que tem ratos pode aver uma incidencia maior deste sintoma ou nada tem a ver ratos com emorroidas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não tem nada a ver.

  • Vanda

    em qual especialista (qual o tipo do medico) tenho que ir para analisar a hemorroida e ele me dar um diagnostico?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Proctologista.

  • Mary

    Bom dia Doutor! Há 5 dias, saiu umas “bolinhas” em volta de meu anus, que ao toque, é estranhamente dura! Sinto muito dor ao defecar e ao sentar…alivia um pouco apenas quando estou deitada de barriga pra baixo. Está me causando muito desconforto, por se tratar de algo tão invasivo!  Seriam hemorroidas? O que devo fazer?

  • Vania Mcz

    sinto muita coceira ao redor do anus, as vezes parece estar arranhado doi ao  lavar, uso uma pomada para assaduras melhora e depois volta tudo de novo. pode ser homorridas?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder, pode.

  • Adilton1986

    Oi Dr! tem hemorroidas ja há dois, e os médicos disseram q tem q tenho q ser operado. Mas estou com medo da cirugia. tem um tramento caseiro ou uma pomada q posso usar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se os médicos indicaram cirurgia é pq o tratamento clínico não é uma opção adequada.

  • Júnior Valias

    Discordo Dr. Morre sim. Pode até não ser pela hemorróida, mas uma hora morre…oras..rs

  • Nildacabral

    eu estou com emorroidas interna e perigoso ou e cançer

  • Tricoteandoarte

    doutor Pedro minha hemorróida ñ saiu sangue,ficou para fora e já faz 6 dias que ela veio para fora,na minha cidade ñ tem proctologista e tbm ñ estou tomando remédio quanto tempo ela leva para voltar.

  • Su

    Doutor, percebi que tenho hemorroida desde criança, pois minhas fezes eram muito volumosas, convivo com elas até hoje pois não sinto dores, as vezes elas diminuem, e sangram quando passo muitas vezes o papel higiênico mas não em grande quantidade. Queria saber de algo eficiente para tratamento rápido em casa, pois tenho muita vergonha de mostrá-las para um doutor, por ser jovem e virgem.

  • Ednaldo

    Felipe. Dr ha mais ou menos 4 anos comecei a sentir muita coceira no anus.
    tem dia q nem quento centar direito isso é emorroidas?

  • Kerle

    sempre tive dificuldade para defecar,só que nos ultimos tempos isto tem melhorado,há umaz semana ao me limpar após a evacuação percebi que o papel estava sujo de sangue e isso vem se repetindo por cerca de 4 vezes e após defecar sinto uma leve coceira. será que é hemorródias?

  • Iza

    já tive problemas com hemorroidas e se fizer sexo anal poderá voltar a inflamar? Obrigada.

  • Ninha

    Oi doutor, tenho uma dilatação do lado de fora do anus que comicha, mas nunca sangrou, no primeiro dia da menstruação sinto dor. É hemorróidas né? Tem algum tratamento caseiro (pomada, remedio) pra que esse caruço suma ou diminua? Vou sentir dor no sexo vaginal?

  • Caroldemattos

    doutor meu marido tem hemorroida ele pretende fazer a cirurgia qual melhor cirurgia para acabar com as hemorroidas? e quanto custa uma?

  • Leticiasouza1949

    tenho 15 anos tem uma especie de “linguinha” saindo do meu anus e a parte externa coça muito dói ao defecar doía muito mas antes mas agora uso pomada pra assadura, estou me cuidando bem? eu tenho hemorroida?

  • Mary

    Bom dia Doutor! Há 5 dias, saiu umas “bolinhas” em volta de meu anus, que ao toque, é estranhamente dura! Sinto muito dor ao defecar e ao sentar…alivia um pouco apenas quando estou deitada de barriga pra baixo. Está me causando muito desconforto, por se tratar de algo tão evasivo!  Seriam hemorroidas? O que devo fazer?

  • Anonymous

    doutor tenho hemorrodia o medico disse que eu tenho q opera.quero saber se eu corro o risco de ficar sem pregas?

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não deve. Pode piorar a situação.

  • Gorete

    tenho fissuras  anais nha muito  tempo mais  sempre vai e volta sera que muito perigoso ter problemas mais graves?

  • Beatriz

    quem tem hemorroidas pode fazer sexo anal?

  • Alexepaula

    dr estou com o caroco avermelhado na parte de fora do anus,pode ser trombose hemoroidas?

  • Sté

    Olá,

    Fui diagnosticada há um anos atrás com hemorroida interna e nesses dois últimos dias bastante sangue nas fezes na hora da evacuação. Minhas crises são uma vez por mês, mas nunca saiu para fora. Quero melhorar mas moro fora do país e aqui eles sempre ficam mandando tomar Movicol para constipação, comer fibras, tomar água e ponto. Não viram se precisa operar ou não. Somente essas coisas já trata 100% hemorroida interna? Se sim, pq ainda tenho essas crises? Tenho medo de ter virado algo muito sério.

    Obrigada!  

  • Izabella 1995

    Senti uma leve dor ao defecar e quando olhei no vaso, tinha sangue vivo e depois também saiu no papel, porém as dores passaram mais pude ver algo diferente em meu anus, quando esforço, elas saem e quando estou se encondem, pode ser hemorroida? qual o grau? ;

  • Okdok_lost

    eu tenho 18 anos e ja to com sintomas isso é possivel nessa idade ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, é possível.

  • Rafael

    doutor este ano fui ao proctologista  pq eu estava com problema n hora defecar (esta saindo sangue nas fezes) ai fiz os exames para ver oq eu tinha e e no exame apareceu q eu tinha hemorroida interna de 1 grau …só q to com um problema quando fico 2 ou 3 dias sem ir ao banheiro minhas fezes sai sangue ..sera q é minha mau alimentação ? eo medico passou uns remedio para eu usar e ate hj não comprei o remedio se chama venocul …. tem alguma pomada q vc poderia me indica ? ah meu anus de vez emquando fica dolorido 
    depois q uso o banheiro ….

    duvida fica sentado muito pode agrava a hemorroida?

    flw

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Coceira e dor são sintomas comuns das hemorróidas.

  • Gabinho Mais Mais

    Eu queria saber, se um dos simtomas de hemorroidas é coceira, Doutor, é coceira ou dor no anus ?

  • JWG

    Hemorroidas tem cura?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim.

  • Drica12novo

    doutor se eu tratar a hemorroida só com pomada o mamilo hemorroidario vai sumir?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Na maioria dos casos não.

  • lucia

    bom dia   meu esposo esta com  um inchaço meio roxo  no anus saindo de dentro para fora ele esta sentindo dor ao tossir ele não tem intestino preso   o que pode ter acontecido ? por que saiu isso agora pois ele nunca teve isso ele tem 29 anos

  • Andrea Martins

    Bom Dia! O Dr está em Portugal? Se sim ,gostaria se possivel, que me enviasse seu contacto.  Sou brasileira  e vivo em Aveiro.Obrigado

  • Kitty_luh

    oi tenho 20 anos eacho q estoucom sintomas de hemorroidas.
    eu queria saber o q devo tomar ou fazer poisestou amamentando!???

  • Anonymous

    Dr., é possível um bebe ter hemorroidas? Minha filha nao tem um mês e reparei ao trocar a fralda uma bolinha no anus. Percebo tb q ela faz forca para evacuar e tb nao faz coco toda hora… Estou preocupada. Esta bolinha vai e volta… Obrigada!

  • Mikaele

    Mikaele de Souza
    boa tarde dotor eu gostaria de saber se a hemorróida pode existir durante um longo tempo?
    pq a um tempo atraz eu constatei uma pequena bolinha na parte de fora do meu anus …sempre que eu vou no ao banheiro sinto muita dor ao evacuar sai sangue eas bolinhas incham!!!
    voc pode me falar se elas podem ficar no anos muito tempo?

  • J. leandro

    DR: só  quero saber  se  isso vai  ficar  aqui Pra  sempre  ?

  • camilinha

    ola desde que tive minha filha que estou com problemas ja iz cirurgia e nao resolve o que faço, a dor e muito forte e o sangramento bem intenso

  • monika

    boas gostava de saber como se chama o exame que devo fazer para ver se tenho hemorrodias?

  • Anonymous

    Oi Dr.Pedro…estou com tanto medo de ter hemorroidas pois na hora q flexiono o anus para fora aparece duas peles maiores…sera que é…pois não tenho dores e nem conceiras e soh no começo de minha gravidez q sangroo um poquinho meu anus e isso jah vai faze um ano e ate hoje nao sangro mais…tenho relação anal sera que por isso que saio essas peles maiores tem posibilidade de ser hemorroidas?
    MUITO OBRIGADA

  • humberto

    Ola Dr tenho 27 anos, notei tipo um carocinho de menos 1cm subcutaneo dentro do meu anus na parte superior abaixo acho que de uma veia, ele nao doi, e apenas a algumas semanas atras saiu sangue quando minhas vezes vieram duras umas duas vezes quando comecei a tomar um antdepressivo, hoje minhas fezes nao estao mais duras porem estao um pouquinho mais finas mas nao tanto, as vezes o carocinho esta mais para cima mais interno, e as vezes ele esta mais proximo ao anus,eu consigo mexer ele, estou muito preocupado, pois estou fora do pais e aqui e muito complicado ir ao médico, gostaria de saber se por essas informacoes, pode ser algo grave como cancer? Obrigado

  • Rafael Maciel

    boa noite dr: Pedro eu estou com muita dor no anus ,coceira,queimação e ja tive 3 sangramento ao evacuar ,fui ao medico ele me informou que eu estava com hemorroida, e comecei a usar a pomada só que em vez de melhorar esta piorando e ñ estou conseguindo evacuar é normal.

  • Angelicarangel72

    dr .faço sexo anal d vz em quando ha perigo no futuro n tenho hmd,acho q n.

  • mauro leandro santos

    eu queria saber a dotor qual seria o meu diagnostico;sinto comixao no ano,dor de coluna,dor no ano quando como gindungo,as lonbrigas depois de comer mesmo assim comecam a fazer barrulho,e a impotencia sexual.gostaria de ter uma resposta. 

  • ana claudia

    Boa Tarde,Dr. meu esposo toda vez que vai evacuar sai uma tripa ele ja foi ao medico,ja fez varios exames,mas o medico disse que nao é caso de cirurgia nao agora,ele usou uma pomada a base de acetato de hidrocortisona,lidocaina,subgalato de bismuto,oxido de zinco,supositorio excipiente qsp,ele passou algum tempo sem sentir nada agora voltou novamente e dessa vez saiu muito e ele nao consegue nem sentar direito doendo.Eu acho que e estresse mas ele diz que nao,toda vez que ele se estressa ele sente algo.Dr isso tem cura sem cirurgia,tem algum remedio caseiro que ele possa tomar?Á o medico falou que é hemorroida de botão.

  • Gonzaga

    dor interna no anus, bem no musculo da saida de feses, nao sangra, o que pode ser?

  • Dipalazzo

    Boa noite, le seu artigo e ajudou a identificar meu problema estou ressecado e com isso fasso muita força para evacuar, para ajudar utilisei supositorio de glicerina mas alem de doer bastante ha sangramento, fiz exame e o medico confirmou que tinha hemorroida 1 e era para esperar pois nao precisava faser intervençao, mas quando a bicha ataca e fda, posso usar essa polmada para aliviar a dor intensa?

  • rrddgg

    dr pedro gostaria de saber se o fedor é um dos sintomas da hemorroidas ou não

  • Roger

    qual o melhor procedimento cirurgico que há para obstrução da hemorroida externa e eu logo apos a recuperação continuar fazendo sexo anal?

  • Júnior Valias

    Discordo Dr. Morre sim. Pode até não ser pela hemorróida, mas uma hora morre…oras..rs

  • Paularoberta-_2012

    quem tem hemorroidas morre……

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Habitualmente não.

  • Jpfloresta1980

    Sr. e Sra. Doutores, Tenho dificuldade de evacuar desde pequeno. Já tenho 15 anos e continuo indo ao banheiro de 2, ou de 3 em 3 dias. O volume do bolo fecal é grande e tenho dificuldade de evacuar. E toda vez sangra. Não sei qual a especialidade de médico a consultar. Por favor me orientem.  Obrigado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Comece por um gastroenterologista.

  • Viviani simoes gomes

    ola dr meu filho tem 19 anos e esta com crise de hemorroidas ele nao e novo para ter?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Nesta idade já não é tão incomum.

  • Robson Tec

    hemorroidas causa disfunção eretil?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Vilmar

    Só gostaria de saber porque a dor estende-se até os pés

  • fatima

    Bom dia DR.! Acabei de ler o seu artigo sobre tratamentos de hemorroidas e gostaria de pedir uma indicacao de um medico ou medica em belo horizonte que trata de uma forma mais moderna, pis ja operei duas vezes e estou novamente com o problema e so de pensarem operar novamente tenho panicoooooo, me ajuda por favor!.
    grata
    fatima mendes

  • Cristianne mendonça

    Dr. fiz cirurgia de hemorrodea há um ano. quero saber se existe a possibilidade de voltar a ter hemorrodea novamente??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, sempre o risco de recidiva.

  • Débora

    Relacionado ao comentário de que o doutor deve falar mais , eu acho que talvez sim mas por outro lado se  analisarmos o que é a rotina de um médico que é muito corrida podemos entende-lo melhor.

    débora

  • http://profile.yahoo.com/JF6JLLWJZY264FEXAKN2RX7EWY geisa

    bom dia,pelas imagens e informações que recebi do site cheguei a conclusão efetiva que tenho hemorróidas,mas não tenho sangramento e não sinto dor,é mutio raro isso acontecer,quando vou ao banheiro ou no banho e faço minha higiene sinto ao tocar,é pequena do tamanho de um grão de feijão,mas fico preocupada,em fevereiro meu namorado e eu tivemos relação sexual anal e a area ficou um pouco inchada e dolorida,sem contar que tive um pequeno sangramento,mas o inchaço e a dor passaram em 2 dias sem uso de nenhum tipo de medicamento,sei q adquiri isso na minha última gravidez pois engordei muito,mas não voltou ao lugar,gostaria de saber quais os riscos para sexo anal,e já q não sinto dor se preciso tomar algum medicamento??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Vc precisa ser avaliada por um proctologista. Evite auto-diagnósticos.

  • maria gabriella

    olá.
    a hemorroida tem cura?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tem, mas ela pode retornar.

  • Anonymous

    Dr como melhorar o sangramento das hemorroidas

  • Marcela

    Olá,tudo bem?Gostaria de parabeniza-lo pelo blog,que nos serve de auto-ajuda,principalmente aquelas duvidas que tendem a tirar o sono,pois o medo de ser algo grave,nos faz imaginar tantas coisas.Eu só gostaria de deixar a minha opinião em relação a suas respostas relacionadas as duvidas.Acho que deveria ser mais complexa,pois as pessoas veem aqui com o intuito de se informar.Pelo que vi,o senhor só responde sim,não e não posso dizer.Sei que não é sua obrigação ficar dando explicações a ninguém,pois acho que o paciente deveria procurar um médico,mas pelo o que eu entendi,o propósito do site é esse.Sucesso e parabéns pelo trabalho aqui realizado.
    Beijos.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se a pergunta é simples, a resposta também será. Eu recebo mais de 100 perguntas por dia, impossível responder mais profundamente a todos. Além disso, não posso dar repostas complexas à distância, baseado em relatos de 2 ou 3 linhas. Tenho que ter responsabilidade e saber que vai ter gente que deixará de procurar ajuda médica se achar que pode tirar todas as dúvidas aqui no site.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não vai curar as hemorroidas.

  • Reinaldo

    Venalot é um bom remedio ?

  • mariana

    quen tem hemoroidas pode manter relaçoes anal

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não é aconselhável.

  • Anonymous

    bom dia doutor a 18 anos fiz uma cirurgia de hemorroida de uns tempo pra ca estou vacuando muito fininho e normal obrigado carlos

  • Anonymous

    gustavo
    boa noite
    faço sexo anal com pouca frequencia e notei pequeno sangramento no vaso e sinto muita dificuldade para defecar isso pode ser hemorroidas,posso continua fazendo sexo anal e qual medico procuro para obter mais informações e fazer possivel tratamento

  • Jackson

    Ola.
    Dr. Pedro, vc atende pela Unimed? caso afirmativo, qual o procedimento para entrar em contato.
    Atenciosamente

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não moro no Brasil.

  • D T M_lavigne

    que especialista tem que ir pra se comecar um tratamento???

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Proctologista.

  • Jessica

    Dr. a minha mãe tem hemorrodia, já fez duas cirugias e nenhuma teve um resultado positivo…porque?
    a hemorrodia ela pode ser trasmitida?
    Eu acho que estou com de hemorródia..os meus sintomas são: dor forte quando vou defecar é como se estivesse rasgando todo meu ânus, fezes muito grossa e fica um negocinho para fora sempre, coça e chega me incomodar muito estou com muito medo de ir ao médico, ter que fazer uma cirugia e não der resultados, iqual da minha mãe estou muito insegura…me ajuda com essa dúvida por favor.
    Leia os meus sintomas e fala em qual grau já estou….

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, hemorroida não pode ser transmitida.
      Em relação à sua mãe, não tenho como opinar sobre um caso que não conheço.

  • Wanderleiacatarina

    operei de emoroidas  a cinco anos de ves em qundo doi e sangra um pouco cera que tenho problema de novo.

  • Camila rosa

    DR.sou uma mulher de 28anos ,tenho emoroida desde os 20  quando estava gravida de 7mesês do meu primeiro filho . mas so min encomoda qndo  como farofa e pimenta, mesmo não encomodando muito preciso fazer cirurgia ? ja ouvi dizer q qndo retira volta de novo é verdade ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não necessariamente volta.

  • Edsonluisalmeida

    Doutor, sou atlheta e as vezes tomo suplementos os quais são vasodilatadores, gostaria de saber se após eu fazer cirugia de hemorroida poderei continuar usando?

    Grato
    Edson Luis

  • janikeli de oliveira

    hemoroidas causa prisao de ventre e dor

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

  • Jorgina-18

    Dr. Estou cm umas verrugas perto do ânus e tenho vontade de ir ao médico, mas tenho vrgonha de falar p minha mãe. Existe uma manneira de tratar em casa mesmo e sem que ninguem saiba? Tenho ate vergonha de transar cm meu namorado. O que devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só indo ao médico.

  • Ronaldo_mota

    doutor, nunca tinha notado, mais agora au tomar banho vi que estava estranho , no passa a mao para lava o anos ,tem uma part do anos e esta inchado e esta doendo e teve sangramento no outro dia ,sei que e uma coisa comum mais tenho muita vergonha de me abrir com minha familha at mesmo procurar um medico proctologista, teria algum remedio para alivia a dor e sangramento , ficarei grato por sua re´resposta ,valeu …

  • Marcoeac30102010

     doutor, tenhop 15 anos e a 3 dias apareceram, carocos roxos no meu anus, fui ao medico e ele diagbosticou hemorroida, ele passou a pomada proctyl, mas as dores ainda nao passaram, oq devo fazer ? esperar a pomada acabar ou ir a outro medico, obrigado!

  • Samuel Ricardo

    Doutor. Tenho hemorroidas desde os 12 anos de idade, e sempre sinto seus sintomas, agora tenho 35 anos. nunca fui ao médico especialista, mas sempre me tratei com proctyl e os sintomas desaparecem até voltar, geralmente a cada seis meses. não como carne bovina a 14 anos e tenho uma alimentação regular. Posso continuar assim ou estou correndo algum grande risco? (obrigado por tão grandioso cometário sobre hemorroidas, você foi brilhante e é de muito proveito).

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Acho que uma visita a um proctologista não seria de todo mal. Ele pode te orientar a como controlar melhor suas hemorroidas.

  • vv

    estou defecando sangue e doi tbm pode ser hemorroida?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Poder, pode.

  • ruansoares

    Dr. Eu estou com sintoma de hemorroida e assim eu estou querendo amarra uma linha e eu mesmo faze a pressão sera que ela cai sozinha ?  e eu posso faze ?

  • Caroline

    Boa Noite a 6 dias estou com “uma bolha no anus ” foi ao medico e ele me informou que era uma 
    hemorroida e doi muito mais nunca sangrou so passam remedio e pomada gostaria de saber se por vontade minha posso operar pois não aguento mais sentir dor 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Você tem que explicar isso ao médico.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Proctologista.

  • Ana Claudia

    Dr. eu sempre notei que tinha hemorróida más até o momento não tinha nenhum desconforto. Hoje eu fui evacuar e na primeira tentativa eu fiz muita força e acabei não conseguindo, tentei na segunda vez eu consegui, más a dor foi muito intensa, deve ser pelo fato de ter feito muita força. Não consegui coloca-la para dentro na primeira tentativa, passei uma pomada e acabei conseguindo.Más não estou aguentando de tanta dor que estou sentindo, tomei analgésico, antiflamatório e nada, só lembrando que  quando eu fui passar o papel higiênico o mesmo veio com mancha de sangue. O que fazer e qual especialista devo procurar?

    Obrigada

    Ana Claudia

  • Octaviohenriquesouza

    Dr.. Eu tenho hemorroidas, quando vou defecar machuca irrita e as vezes sangra, sai pra fora, mais logo volta ao normal.. tenho que fazer cirurgia ou existe um método que eu possa fazer para ir curando.

  • O_papaleguas

    Ola Dr. Pedro.
    Há 6 dia passei por um procedimento cirúrgico para a remoção de uma trombose hemorroidaria. Gostaria de saber a média de recuperação desse tipo de hemorroida, quantos dias são necessários de atestado para poder voltar ao trabalho e se ficar sentado prejudica a recuperação.

  • Ana

    Dr., já faz quase uma semana que eu tenho que tomar remédio para usar o banheiro. Apesar de eu usar o banheiro, eu continuo sentindo cólica para defecar. Até supositorio já usei. O que eu faço?

  • Assissantos_35

    ola Dr. Eu estou com um problema, esta semana fui ao sanitário ao fazer minhas nessecidades vi que estava com meu anos inrritado. Verifiquei e ele parecia ter uma enorme berruga. Isso no caso significa ser uma hemorroida. Devo procurar que médico pra esse tratamento……

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, proctologista.

  • Lu

    Mesmo depois do uso da pomada?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      SIm, enquanto existirem hemorroidas, o sexo anal pode agravá-las. Converse com o proctologista na próxima consulta.

      • Lu

        Obrigada, dr. Parabéns pelo trabalho no site.

  • Lu

    Dr., passei recentemente no proctologista me queixando de ter 2 verrugas próximas ao ânus. O dr olhou e me informou que suspeita ser hemorróida. Ele me receitou uma pomada e pediu para eu retornar daqui 1 mês com um exame do reto. Popularmente sempre há comentários relacionando hemorróida com sexo anal. Sendo assim, eu posso fazer sexo anal?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O sexo anal pode piorar as hemorroidas.

  • Sisiflauzino

    Dr. quais sao os principais sintomas de hemorroida

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A sua resposta está no texto.

  • Nani

    Dr., primeiramente gostaria de parabenizá-lo e agradecer pelo trabalho de prestar estes esclarecimentos. Gostaria de saber: as hemorroidas de um grau, retornam à um anterior sem tratamento algum? Por exemplo: uma hemorroida de grau II, retorna ao grau I sem tratamento algum? É que fui diagnosticada com  hemorroida interna, mas hoje, ao evacuar, através de um espelho achei ter visto uma que sempre observo internamente, prolapsar, mas não tenho certeza se vi. Estou com medo de que na próxima evacuação ela se prolapse novamente. Obrigada.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Só se estiver sangrando com muita frequência e provocando anemia.

  • wagner

    Doutor a hemorroida provóca baicha pressão arterial e tonturas ?

  • wagner

    Doutor a hemorroida provóca baicha pressão arterial e tonturas ?

  • Deiziany

    Doutor eu acho que estou com hemorroida mas esta parecendo como se fosse uma veia inchada mesmo com um carocinho mas ate pequena, não esta sangrando e quase não da pra sentir a coceira, apareceu depois de uma relação sexual anal. gostaria de saber se tem chance de voltar sozinha ao normal, ja tem 2 dias. muito obrigado

  • Meiredantas19

    Dr hemorroida , qual o remedio mais eficais que posso estar usando dizem que banho com camomila é bom ! O que devo usar?

  • Sergiorbk

    boa noite , gostaRIA DE SABER como tratar coceira na regiao anal.

  • Selmamargarido

    Dr. desde que tive dificuldades para defecar  fiquei com muita coceira  e chega até a incomodar. Gostaria de saber se tem algum remédio próprio para esse problema?

  • carla almeida

    carla almeida doutor hemorroida externa pode furar a veia e sair sangue e perigoso ou normal

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Os sangramentos das hemorroidas ocorrem por lesão destas veias.

  • alexandre

    Doutor Hemorroidas pode causar dificuldade para defecar?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode, mas geralmente é por causa de dor.

  • Cristiano veras

    doutor tenho um a hemorroida externa a 12 dias fui ao medico fiz uma video reto e ele me passou pomada,comprimidos para o sangue e antiflamatorio,ele nao esta doendo mas encomodando por quanto tempo vou permanecer com essa hemorroida externa

  • davis

    doutor faz 2 meses que estou me sentindo mal sinto desconforto e coceira dentro do anus quando vou defecar demoro muito quase eu nao consigo ,falei com um farmaceltico ele me passou um conprimido chamado varicel serar que vai resouver.

  • Aline cardoso

    Doutor tive nenem recentemente desde então sinto muitas dores na hora de defecar,coceiras e quando defeco passo o resto do dia ate mesmo ate o outro dia com dores e as veses sai sangue vivo.. fui ao medico e ele me receitou o venaflon, mas sinto que nao surtiu efeito…e agora o que faço..pois ta uma dor insurportavael!!! Aline

  • Gleidson

    Doutor mastubarção pode atacar as hemorroidas

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Em média 5 a 7 dias

    • J.leandro

       Mais  volta  doutoor ?

      • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

        Nada impede que surjam novas hemorroidas com o tempo.

  • Carlos

     Doutor eu fiz laqueação elástica dia 14/02/12,quanto tempo leva para a 
    hemorroida cair.

  • Miospinho

    apos a minha ultima gravidez fiquei com uma hemorróida exterior nao me doi nem sangra simpesmente acho enestético. como posso fazer para que entre ou mesmo desapareça

  • Euclidesdaniel

    eu ja sofro com isso a mais de três anos ,não consigo um remédio que realmente tire ador ,nem cirurgia ,eu trabalho de motorista de ónibus chego ficar sentado por ate dês horas seguidos ,o que eu tenho que fazer ou tomar para tirar a dor seguidos

  • http://twitter.com/jenifertiag jenifer

    tenho peles saindo do anus isso e hemorroidas 

  • Claudi

    minha rola sera um otimo tratamento para vc toda vez q vc for cagar eu empurro a minha rola no seu cu blz

  • roberto

    ja sofro com esse mau ha dez anos e so agora vou ter coragem de procurar ajuda medica a minha toda vez que evacuo ela sai e doi muito so depois de algumas horas ela volta pro lugar

  • Vinha_branca

    deveria ter mais informações sobre cirurgia e medicos especializados no assunto…em quais casos seria necessario uma cirutgia?!

  • Jefferson

    Doutor, a mais ou menos 2 semanas, venho defecando com sangue, hoje foi demais, vi muito sangue que me assutei, não sinto dores nenhuma, mais hoje logo depois senti um ardor de leve, o quer pode ser? o que devo fazer?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Vá a um médico.

  • Rafaelenerina

    Dr. não sei se isto seria uma hemorroida não doi nada. Mais quando flexiono o anus aparece uma pele mais solta bem mais solta mais somente quando flexiono ele do contrario nada aparece estou com muito medo! Mais estte sintoma sera um caso de hemorroidas? Muito Grata

  • Patrícia

    Dr. á uma semana  percebi algo diferente em  meu ânus após fazer um grande esforço para defecar, sinto um pouco de desconforto pois parece ter algo para fora, e tenho percebido um leve sangramento junto as fezes, posso fazer uso de algum medicamento antes de procurar um especialista, tentando resolver  esta questão recente?    
    Patrícia

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sugiro ir ao médico antes.

  • Rivaldo

    Dr: meu nome e Rivaldo alguns dias estou com um nódulo no Anús fui a um clinico e ele mim recomendo um proctologista é Dr; mais eu tenho vergonha de mostra minha bunda sera que o medico vai querê olha minha bunda, obrigada Rivaldo.   

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É claro que ele vai olhar. A especialidade do proctologista é ânus, como ele vai te diagnosticar e tratar se não olhar a lesão? Você pode ter vergonha de mostrar a bunda para os outros, para um profissional que vai te ajudar a tratar um problema não faz sentido.

  • Solove26

    Dr a 6mes percebi na minhas fezes sangue, durante uns mes parrou de sair sangue nas fezes, mas agora voltou de novo a sair sangue na fezes todas as vezes que vou ao banheiro socorro

  • Felipe Silva Ricardo

    Dr. estou com hemorroidas a tres dias – uma incomodação terrivel – gostaria de saber quanto tempo em media esses sintomas passará ? estou passando Proctyl – é preciso procurar um medico para o tratamento ser mais rapido ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, procurando um médico com certeza você vai resolver esse problema de hemorroidas mais rapidamente

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Daniel,
    Não necessariamente uma hemorroida apresenta trombose.

  • Anonymous

    Dr. Pedro,
    Desculpe-me desde já pela confusão de conceitos.

    Gostaria de perguntar, por favor, se episódios esporádicos de trombose hemorroidária decorrentes de ferimento na evacuação (em razão de bolo fecal duro e evacuação muito esporádica) são necessariamente um quadro de hemorroidas, ou hemorroidas e trombose hemorroidária não necessariamente andam juntas?

    Muito obrigado,

    Daniel

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Roberto,
    A obesidade é um mal pior do que a hemorroida. Procure um proctologista e veja qual a opinião dele.

  • Anonymous

    Dr. Tenho hemorroida grau II há uns 7 anos. Quando elas surgiram eu praticava musculação. Percebi que a musculação estava piorando o estado delas, desde então parei com a musculação e comecei a ter uma alimentação rica em fibras e passei a tomar muita água. Assim ela fica sobre controle. Percebo que quando tenho diarreia elas doem e sangram, mas em seguida ela melhoram. Porém Dr. desde que parei com a musculação eu ganhei muito peso (hj eu estou obeso) já fiz regimes, tomei remedios, fiz natação, mas nada ajuda tanto como a musculação sinto falta da musculação. Será que se eu voltar a praticar a musculação tendo cuidado de não pegar peso elas podem piorar? Eu posso voltar a praticar a musculação sem que elas passem de grau II para o grau III?

    Roberto Ferreira

  • Mscalor

    Fiz cirurgia de hemorróidas convencional há 5 anos atrás, recuperação super demorada e horrível, agora voltou e fiquei interessada em analisar a possibilidade de tratar com o uso da THD- sonda com doppler e agulha para sutura, método que conheci agora em seu artigo. E possível a indicação de um proctologista que também utiliza esse método aqui em São Paulo?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Moro fora do Brasil já há algum tempo. Não conheço nenhum proctologista em São Paulo.

  • Karinastt

    As informações estão bastante concretas. Obrigada pelas informações. Karina Santos

  • Marcia

    li em vários sites que deve-se fazer banhos de assento com água gelada e compressas com gelo , no  testo acima diz água morna , as duas formas funcionam ? qual a mais eficaz ?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      O assento com água gelada é muito desconfortável.

  • Alexmary123

    muito interesante esta enformação sobre amorroidas! estou muito satifeita.
    mary

  • Gisellapsuderio

    qdo não se tem um proctologista na cidade , qual o especialista deveremos recorrer para analisar o problema da hemorróida?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Clínico geral.

  • Paula_H0rtencia

    Quem tem esse Problema pode faze sexo anal

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não deve.

  • Lu Pirada

    depois da minha gravidez apareceu uma hemorroida externa,doi muito ao evacuar,parece que tenho um caco de vidro no anus.como posso tratar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Indo ao proctologista.

  • gilcelia

    a pimenta influencia a hemorroida?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode piorar os sintomas.

  • Glauber Alfredo Rocha

    Qual especialidade médica devo procurar?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Quem cuida de hemorroidas é o o proctologista

  • vilmar

    Bom dia DR. Pedro 
    Colocar gelo quando a hemorroidas já apresenta uma pequena saliência e bom ajuda a aliviar a dor ou é só historia das pessoas mais velhas. obrigada. 

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode aliviar, mas não se deve colocar o gelo diretamente em contato com a pele. Banhos de assento com água morna costumam ser melhores.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @walterson
    Recebo mais de 100 comentários por dia. Ele pode ter sido aprovado, mas não ter sido selecionado. Leia as regras do site para entender o nosso processo de seleção de comentários.

  • walterson

    bom dia Dr. Pedro fiz um comentario a respeito da hemorroida e ate hoje não tive nenhuma resp. gostaria de saber se o comentario não foi aprovado. obr.

    Walterson.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro
  • Marcos Cintra Jr.

    Drs., parabéns pela iniciativa. Espetacular. A hemorroida pode não doer nem coçar, mesmo estando aparente/saliente no anus (perceptível no toque durante a limpeza)?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Daniel
    O proctyl tem ação anestésica e causa uma redução das hemorroidas pequenas.

  • Anonymous

    Dr.Pedro fiz a cirurgia da hemorróida em abril de 2011, por medo de evacuar acredito que causei involuntarimente uma resistência no reto causando uma fissura anal que desde abril não sara, as vezes sangra como se ainda estivesse hemorróidas, na realidade, sinto-me como se este procedimento cirúrgico não tenha melhorado minha situação, pelo contrário sinto incômodo após evacuar e isto perdura por toda manhã, depende muito da minha alimentação, tenho feito banho de assento para amenizar o incômodo… o proctologista diz que a culpa é do meu organismo; solicitou mais um exame de manometria anoretal para ver como está o reto, e ver o que se pode fazer, as vezes penso em mudar de médico mas lembro da loucura que é começar todos os procedimentos com outro especialista, sinto também que ficou uma pele na parte esterna do ânus e ele diz que isto seca e cai com o tempo. Sei lá é um pouco complicado você ir para uma cirurgia sempre pensando que ficará bom e de repente acontece isto, paciência… ao mesmo que gostaria da sua opinião divido com os demais que sofrem com problemas de hemorróidas e que pensam em fazer uma cirurgia, bastante cuidado, pois nem sempre a mesma resolve. Obrigado e boa sorte para todos.

  • Daniel

    Ola Drs. ha 4 dias senti um certo desconforto no anus…verifiquei uma bolinha q começou pequena e aumentou um pouco, pelo que pesquisei provável que seja hemorroidas,quando vou evacuar sinto um pouco de desconforto mas não percebi a presença de sangue, marquei consulta com proctologista mas vai demorar uns 4 dias por não ter horário disponível, enquanto isso posso ir usando a pomada PROCTYL, qual o intuito desse medicamento? Obrigado. Daniel

  • Anonymous

    muito obrigado por sua vontade de ajudar e informar sobre este problema, Luis.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Giò
    Não.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @ml
    1. Podem ser.

    2. Não tenho como te responder à distância sem ver o que está acontecendo. Hemorroidas não costumam causar coceira na vulva.

  • Anonymous

    Drs., há cerca de 5 anos tive os sintomas de hemorroida (inchaço na região externa do ânus e dor). Passava por momento emocional crítico. Os sintomas sumiram espontaneamente. Há alguns dias os sintomas voltaram. Ocorre que há quase 1 ano tenho experimentado alterações na minha pressão arterial (média alta, mesmo em repouso). A pressão arterial pode influenciar o aparecimento de hemorroida externa? Controlando a pressão arterial, posso me livrar desse problema? Grato. Giò

  • Anonymous

    Olá, acabei de marcar a minha consulta. Depois do que li estou certa de que tenho hemorroidas.
    Nao sinto ao toque, mas tenho coceira e sangramento. Provavelmente sao internas?

    Mas a minha questão é a seguinte: para além da coceira no nanus, hoje também estou com uma forte coceira nos lábios vaginais. Isso estará relacionada com a coceira do anus?
    ml

  • Anonymous

    agradeço pela boa vontade de ajudar tantas pessoas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mario
    Pode afetar sim.

  • Anonymous

    Mario;
    Olá,
    Tenho hemorroida mas nda grave (acho). Ela esteve do tamanho de um feijão inchado ha dois anos atras num periodo em que eu ficava muito tempo sentado (escrevendo o mestrado) fiz tratamento conservador com anti-inflamatorio e pomadas e fiquei bom. Me alimento bem e evacuo regularmente todos os dias sem dificuldade. No entanto ha dois dias ela voltou, de forma externa novamente e com o mesmo tamanho. Fumo maconha de vez em quando, isso piora a situação? Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Bruno
    Empurrar hemorroida para dentro não ajuda em nada.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Luciano
    Sim, são sintomas possíveis de hemorroidas. O pós-operatório depende do tipo de cirurgia

  • Anonymous

    Olá Doutor, parabéns pela iniciativa.
    Fiquei preocupado em ir ao médico depois que alguns conhecidos disseram que em alguns casos o médico “empurra” a hemorróida pra dentro do ânus de novo e que assim o problema desaparece. Isso pode mesmo ser uma forma de tratamento? A minha hemorróida está externa, muito dolorida e grande (maior que o orifício do ânus), esse tipo de tratamento acima me preocupou.Ele existe mesmo? Obrigado.
    Bruno

  • Anonymous

    Parabéns pela iniciativa Drs.

    Me chamo Luciano e tenho hemorróidas a 11 anos, nunca procurei um proctologista, no início apresentei apenas uma hemorróida externa que doía muito ao caminhar, sentar e evacuar, ao passar to tempo a dor sumiu mas vieram outros sintomas, passei a evacuar sangue, apresentar um muco e ânus úmido. Estes dois últimos sintomas são típicos de hemorróidas? Se tiver que sofrer uma intervenção cirúrgica demoraria quanto tempo o pós operatório? Desde já Agradeço.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Luciana
    São sintomas de hemorroidas, peça para ele procurar um proctologista.

  • Anonymous

    Dr.
    Meu marido as vezes (de vez em quando) sente coçeira e sangra o anus, pode ser hemorroída?

    Obrigada!
    Luciana

  • Anonymous

    Varicel funciona sim,posso garantir,que após tres semnas no meu caso e de meu irmão sumil.Gilberto.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ana
    Já atualizei o texto.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Greice
    Sim, aumenta o risco e pode piorar as hemorroidas já existentes

  • Anonymous

    Bom dia,

    Eu soube que existe no mercado um novo método cirúrgico para o tratamento das hemorroidas (método THD). Dizem que é bastante eficaz, menos doloroso e invasivo. Ficaria muito agradecida se vcs pudessem fornecer informaçoes sobre esse método.

    Obrigada,
    Ana Carolina

  • Greice

    Outra coisa Doutor sexo anal causa ou piora hemorroidas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Paulo Otávio
    Não. Mas pq vc não usa um jato d´água para acelerar a limpeza?

  • Paulo Otávio

    Outra coisa Dr.: eu só me limpo com papel higiênico.. e eu uso muito.. até ficar limpo de verdade, mas não faço mt força. Isso pode influenciar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Anderson
    A cirurgia cura a hemorroida, mas não impede que surjam outras.

  • Anonymous

    Boa noite doutores.
    Ha 8 anos tive hemorroida e fui operado,porem agora tive de novo.Mesmo depois da cirurgia ela pode voltar?
    Desde já agradeço.

    Anderson

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Layla
    Depende da gravidade da suas hemorroidas pois o sexo anal pode piorá-las ou fazer com que vc as tenha novamente. É preciso perguntar para o seu proctologista. É caso a caso.

  • Anonymous

    Antes de qualquer coisa, quero agradecer por esse trabalho fantástico que o sr. vem fazendo.

    Não pude deixar de observar que em alguns casos ficou claro que depois da cirurgia eu não poderei mais fazer sexo anal, porém em outros casos o sr. deu a entender que pode ser permitido depois de um tempo de recuperação.

    Há casos em que o sexo anal fica completamente proibido?

    Layla Martins

  • Anonymous

    Ola bom dia Dr Pedro

    Tenho uma hemorroida externa há uns anos, mas que nunca me deu problemas, não tem sangue. Ultimamente e devido ao facto de uma pessoa conhecida ter sido operada às hemorroidas, prestei mais atenção à minha e reparei q estava a ter dificuldades em defecar e que à volta do anus sentia tipo uma veia dura. Tenho receio que o anus se feche, pois parace-me que a entrada está mais pequena e apertada. Confesso que fiquei muito assustada, não sei se será temporário ou se devo consultar já um especialista. Só de pensar em ser operada fico aterrorizada.
    Marta

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @mariza
    Não é nada de mais.

  • http://www.mdsaude.com/2009/09/hemorroidas.html leandro

    Esse site tirou uma grande duvida minha vou procurar um proctologista imediatamente.

    obrigado.

    Leandro

    Indaiatuba SP

  • Anonymous

    Meu nome é mariza, dói muito o pós operatório?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Anderson
    Sim, qualquer pessoa com hemorroidas que faça com frequência exercicios físicos que aumentem a pressão abdominal, pode ter o quadro agravado.
    Vc tem que consultar um proctologista para ele definir o melhor tratamento para o seu caso.

  • Anonymous

    Desculpe-me,o comentário acima é meu.

    Me chamo Anderson

  • Anonymous

    Olá Doutor, gostaria de parabenizá-los pela iniciativa e gostaria que o Sr. respondesse a algumas dúvidas. Eu tenho 19 anos e sofro desse problema. Ultimamente acabei percebendo que quando faço esportes físicos como abdominais, pular corda e até musculação sem envolver músculos da barriga, o meu quadro se agrava. Gostaria de saber se isso acontece com todos que sofrem de hemorroida, qual é o melhor tratamento nesse caso porque não quero para de fazer esportes físicos e se eu acabar fazendo uma operação, se eu nunca mais terei esse tipo de problema. Muito Obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Breno
    Nunca li nada sobre isso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Fabiana
    Sim, é possível, mas não por causa do remédio em si.

  • Breno

    Dr. Pedro é verdade que os alcoólicos destilados podem piorar a hemorróida pois eles ressecam? e quanto aos fermentados? O tempo seco demais também pode piorar??

    Obrigado!

  • Anonymous

    Dr. Pedro, é possivel a hemorróida piorar enquanto etá sendo utilizado um edicamento, no caso, uma pomada para que ela seja reduzida ou seus sitoms aliviados?
    aguardo,
    obrigada, Fabiana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mineiro
    Sim, hemorroida pode infeccionar

  • Anonymous

    Pra quem sofre com hemorróidas, tentem tomar o chá de carqueja (tem em supermercados).
    Use um sachê para o chá. Não abuse. Tome uma ou duas vezes por dia, por exemplo, de manhã e ao deitar.
    Eu melhorei. Espero que ajudem vocês.
    Abraço,
    Rogério

  • Anonymous

    hemorroida pode dá infecção?

    mineiro

  • Anonymous

    Parabéns pelo blog! Me foi muito esclarecedor. Continuem com este belo trabalho.
    Muito Grato

    Alberto

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Fernando Pangaré
    Através do exame do ânus. Se houver hemorróidas, o diagnóstico está feito.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Rafael
    Sim, a história familiar é importante fator de risco. O tratamento de pequenas hemorróidas é simples e nem sempre é necessária a remoção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Odete
    Não é o ideal.

  • http://www.fernandopangare.com/ Fernando Pangaré

    Dr. Pedro, como podemos diferenciar as hemorróidas da ação parasitária intestinal, quando sentimos prurido anal (oxiúro) e tenesmo/incontinência fecal (ameba), tendo em vista quadro sintomático parecido?
    Grato.

  • Rafael

    Dr. queria parabenizalo pelo belo blog e pela explicação, a internet tem se tornado um meio de busca de muitas pessoas que tem medo ou insegurança ou até vergonha como eu, gostaria de saber se o existe carga genetica para aparecimento de hemorroidas, meus pais ambos possuem, porem tenho 22, sou praticante de atividade fisica desde os 17, sempre comi muitas frutas, nunca tive problemas para evacuar, porem a 2 dias atras senti uma dificuldade, e um desconforto que começou desde entao, notei uma pequena bolinha bem menor que da segunda foto, e gostaria de saber como funciona a remoção, pois eu amo atividade fisica, e se a remoção eh 100% em questao aos desconfortos causados pelas hemorroidas, abraços

  • Anonymous

    Bom dia Dr. Pedro,

    Quem tem ou teve hemorroidas poderá fazer sexo anal quando estiver curada?

    Odete

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Anielly
    Não.

  • Anonymous

    Olá!Gostaria muito de saber se depilação no ânus pode causar hemorróidas?!gostaria muito de esclarecer esta dúvida, desde já agradeço a atenção,aguardarei ansiosamente pela resposta.
    Anielly.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Girlene
    Não.

  • Miguel

    @Miguel
    Apenas agradecer pelo tempo e a dedicação em esclarecer tantas pessoas a respeito de doençãs que entendo ser comuns.
    De todo coração muito obrigado

  • Girlene

    oi meu nome é girlene e tenho 20 anos doutor eu gostaria de sabber se hemorróida pega

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cris,
    não muda nada

  • Anonymous

    Bom Dia Drs,

    Sou soropositivo e acredito que eu tenha desenvolvido hemorróidas, devido as informações descritas anteriores aqui no blog, acredito que no meu caso há a necessidade de intervenção cirúrgica, existe algum risco devido a minha patologia, ou o tratamento é igual a uma pessoa “saudável”?

    Obrigado,

    Cris

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rj,
    sim pode piorar, fazendo doer mais e sangrar.

  • RJ

    Boa noite dr.
    Minha noiva tem hemorróida externa, noto que é menor que a segunda foto.
    Gostariamos de fazer sexo anal, piora a situação?
    Ela tem medo.

  • Anonymous

    Caro Dr. Pedro, boa tarde

    estou com os sintomas apontados neste artigo sobre hemorróidas. Li todas as mensagens postadas e suas respostadas. Foram de grande valia para mim, porque hoje ao evacuar vi a presença de sangue nas fezes. Informo que minha alimentação é pobre em fibras, mas vou procurar um proctologista. Obrigado por esclarecer as dúvidas que foram registradas pelos participantes deste blog.
    Roberto

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joana,
    Normalmente não somem sozinhas.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leidiane,
    Não há provas de que pimenta piore o quadro.

  • hellen

    Joana .
    Eu gostaria de saber se as hemorroidas podem sumir sozinha ? Pois aconteceu pela primeira vez e foi apos fazer forças para defecar pois estava com o intestino preso . e quanto tempo devo esperar se sumirem ?

  • Leidiane

    Dr:Pedro ,td bem?
    Tenho duvidas em relação a hemorróida dizem que a pimenta agravas o casos gostaria de saber se são todos os tipos de pimenta ou tem algum tipo que pode ser ingerida e qual seria?
    desde já agradeço..
    Leidiane

  • ROGERIO LONDON

    OLa meu nome e Rogerio tenho 38 anos, gostaria de agradecer por tirar inumiras duvidas, e ajudar desta forma atraveis da comunicacao, pois estou muito preocupado, pois a um mes saiu no meu anus uma pequena veia externa, pois defecava normalmente depois disto tenho muita dificuldades de fazer as fezes e quando sai sai aos poucos e dura. Pelo fato de estar morando na inglaterra me dificultou mais pois gostaria de saber fazer a pergunta certa no GP para que eles venham a me atender, por vez que por aqui tudo e normal pra eles. So doe quando vou defecar. No mais muito obrigado aos Drs pela imformacao.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliane,
    sim.

  • Anonymous

    Ariel
    Antes gostaria de parabenizar o Dr.pedro Pinheiro pois o assunto exposto pois muito bem explicativo.
    No momento estou com uma anemia hemolitica em recuperação, mais como estou tomando muitos medicamentos principalmente corticoides, sinto dores no estomago, de uns dias pra cá sinto que estão saindo pequenos jatos de sangue quando vou ultilizar o banheiro, eu acredito que seja hemorroidas, pois meu pai sofre disso inclusive já até fez cirurgia, minha irmã tambem, eu acredito que seja pois quando eu vou defecar sinto que os vazos dilatam e as vezes doem um pouco e saem do meu anus, as vezes nào sinto nada e a ultima vez que fui ao banheiro senti que começou a sair sangue quando eu fazia força saia mais eu olhei e vi que o sangue estava sendo espirrado por um vazo ou veia quando eu fazia força, depois quando terminei de defecar o sangramento parou e as veia dilatadas retornaram ao normal.
    acredito que eue esteja forçando pois estou comum pouco de diarreia. desde já obrigado pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    paulo,
    Só alimentação e exercícios não são suficientes para curar hemorróidas.

  • juliane

    eu queria saber se hemorróidas tem cura?

  • Anonymous

    Dr,

    Uma reeducação alimentar acompanhada de exercicios fisicos é suficiente par aobter cura definitiva para as hemorroidas? Ou as hemorroidas é um tipo de condição que voce apenas alivia, no caso com alimentacao adequada, mas caso nao siga o tratamento, volta a qualquer momento?

    Paulo

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Edilson,
    Não. Hemorróidas não são causadas por reações a medicamentos.

  • Edilson

    hemorroidas são causadas por algum tipo de reação a outros medicamentos se sim quais?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gui,
    com 23 anos já podem ser hemorróidas sim.

  • Anonymous

    Existe alguma idade minima para a doença se manifestar ? Tenho 23 anos e ao evacuar por 2 vezes, saiu sangue junto, em uma quantidade nao tao pouca.

    By: Gui

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mááh,
    nem toda hemorróida precisa de cirurgia. Procure um proctologista que ele saberá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leo,
    se vc pega muito peso, vc provavelmente aumenta muito a pressão intra-abdominal na hora de levantá-los. Isso pode piorar as hemorróidas, sim.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro Pinheiro,
    gostaria muito que respondese
    a minha pergunta.
    gostaria de saber se agora existe tratamento para Hemorroida sem precisar de fazer cirurgia ?
    e qual procedimento se ouver ?

    desde já agradeço…
    by : Mááh

  • Leo

    olá, faço academia e tenho hemorróidas, eu queria saber se o exercício físico diário piora os sintomas.
    obrigada. abraços.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fábio,
    Essas repostas só o proctologista pode te dar. Isso é individual. É besteira vc ter medo ou insegurança do médico. Ele não está lá para te julgar. Vc é um paciente que apresenta um problema proctológico e o trabalho dele é te ajudar. Pode ter certeza que ele já viu centenas de casos semelhantes ao teu.

  • Anonymous

    hemorroidas internas com o passar do tempo podem virar externas?

    meyre

  • Anonymous

    oi dr. meu nome é Roberta,
    e há 1 semana começei a fazer uma dieta de 1200 calorias e a tomar sibutramina (receitado por um endocrinologista) para emagrecer.
    ocorre que isso aumenta a ida ao banheiro e de vez enquando ao me limpar sai sangue. eu li na bula que aumenta a hemorroida.
    posso considerar que tenhu hemorroida interna?

    obrigada

  • Anonymous

    Doutores, eu acho que tenho hemorróida, pois sinto dor ao evacuar e ao limpar com papel higiênico percebo um pouco de sangue, mas nada muito grave. Meu pai vive me falando que eu devo me cuidar porque é a pior cirurgia que tem, tenho muito medo. Posso me tratar sem fazer cirurgia?

    Obrigada, Monique.

  • Jaíne

    Dr.pedro e Renata meu marido fez cirurgia de hemorroida a 8 dias e nos ultímos 2 dias ele esta evacuando sangue vivo e coagulado isto esta me preocupando é normal? ele fez um pequeno esforço empurrando um portão que estava difícil de abrir.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tai,
    Depende do tamanho da hemorróida. Não existe nenhuma erva natural que comprovadamente funcione. O ideal é que vc seja avaliada por um proctologista

  • Anonymous

    Doutores tenho 26 anos e hemorroidas ha 4 anos é possivel curar hemorroida externa apenas a base de alimentacao controlada, fibras e ervas naturais como castanha da india? Vale ressaltar que nao tenho dores e nem existe sangramento. Tem alguma sugestao de erva natural q possa complementar o tratamento? obrigada pelo espaço…

    ass: Tai

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Anita,
    hemorróidas que sangram não são “só” homorróidas. O sangramentp pode ser suficiente para te causar anemia. Procure um médico

  • anita

    eu tenho quinze anos e tenho bastante sangue de cor vermelha nas fezes. Para além disso ando à uma semana com dores constantes na área rectal. Deverei preocupar-me ou são só hemorróidas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Natali,
    Neste caso não há o que fazer. Ele precisa ser tratado com o proctologista.

    Ele precisa deixar de ser tão imaturo de achar que uma doença só pq se localiza no ânus não precisa ser cuidada. Se ele estivesse sangrando tanto de qualquer outro local ele iria procurar ajuda médica. Só pq é do ânus ele acha que muda de figura?

    Ele não vai ser menos ou mais homem só pq vai tratar uma doença anal.

    E se ele sangra tanto assim, já pode estar tendo anemia.

    Ele precisa de ajuda médica.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sobrevivente,
    Esse é o principal sintoma das hemorróidas, junto com a dor.

  • Anonymous

    Olá Drs.,

    Tenho um problema grave em casa, meu marido tem hemorróidas, e devido ao seu machismo insiste em deixar para depois o tratamento. Há 03 anos eu consegui que ele fosse ao Proctologista e foi feito uma ligadura eslástica, no entanto a médica deixou claro que precisaria continuar o tratamento já que teria feito apenas uma parte naquele dia. Receitou Falvonid e gelo no local após a ligadura. Tudo foi feito. Temporariamente aliviou, mas meu marido recusou-se a continuar o tratamento, e hoje, após 03 anos o quadro se agravou de uma maneira que me assuta bastante!
    Ele sangra muito e chega a tranpassar para roupa (inclusive jeans, para os lençóis de cama, e no assento do carro. Insisto para que ele volte ao tratamento, mas ele insiste em não ir alegando falta de tempo por conta do término do seu mestrado. Fico angustiada pois não sei como ajudá-lo, e a Proctolgista que nos atendia mudou de consultório piorando ainda mais minha situação…

    Devido a este sangramento incontrolável e exagerado para uma hemorróida, o que poderia fazer para amenizar os sintomas até convencê-lo de terminar o tratamento?

    Grata

    Natali.

  • sobrevivente

    Tenho passado uma pomada específica para hemorróidas e estou notando que ele está diminuindo, porém de vez em quando ele sangra um pouco. É normal sangue em hemorróidas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Raphael,
    Deve ter outra causa que não só uma simples hemorróida.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sobrevivente,
    a água quente é sintomatico e o hipoglós só serve para diminuir o ressecamento da região. Não age diretamente na hemorróida

  • Raphael

    Boa noite,
    Tenho hemorróida de grau II e pela segunda vez me acontece de ir ao banheiro de manha e mais tarde me da calafrio, dores pelo corpo. Esses sintomas acontecem mesmo ou é apenas uma coincidência derrepente por outra causa?

    Obrigado

  • sobrevivente

    Tenho uma hemorróida externa, e volta e meia ela aparece, principalmente quando faço fezes mais duras. A imersão em água quente somente alivia a dor ou faz parte do tratamento?

    E a pomada hipoglós ajuda em algo nas hemorróidas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lucas,
    Sexo anal é fator de risco para hemorróida. Depois da cirurgia, vc poderá ter sexo depois que o seu médico liberar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fáio,
    Caminhada faz pouca diferença. A cirrugia causa resultado duradouro, mas pode surgir outra hemorróida diferente da primeira.

  • Anonymous

    Prezados Doutores,

    Sou gay e estou com Hemorroidas tipo II. Caso meu procto peca que eu faca, por exemplo,a Laqueacao Elastica e tudo fique bem, poderei voltar a fazer sexo anal com tranquilidade?

    Obrigado pela atencao.

    Lucas

  • Anonymous

    Bom dia!!

    Eu tenho hemorróidas internas e as vezes ela parece ficar um pouco volumosa e sangra com as fezes, chegando, algumas vezes, a ficar para fora por dias… Fui ao medico e me receitou pomada que usei até ela regredir, mas todo final de ano ela volta a me incomodar (no verão).

    Dúvidas:

    -Praticar caminhada ou corrida diária é bom para prevenir (mesmo no calor da praia)?
    -A hemorróida que aparece é sempre a mesma ou quando regride significa que foi curada e depois vem outra? Pergunto isso para saber se uma cirurgia pode ser de resultado duradouro ou apenas para alivio momentâneo, como as pomadas.

    Ass. Fábio

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Francielly,
    Fissura não vira hemorróida. Provavelmente isso é só da fissura mesmo. Se não houve melhora sintomática, vc tem voltar ao proctolgosiat

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mara,
    Leigos podem confudir hemorróidas com pele a mais sim. É preciso que um proctologista veja o ânus para confirmar essa história.

  • mara

    uma pele ”a mais” no anus pode ser hemorroidas?

  • Anonymous

    Ola Doutores,

    Gostaria de saber se uma hemorroida pode desaparecer sozinha ou somente com tratamento médico.
    Na verdade eu moro no exterior e aqui os médicos são muito “frios e rispidos”, então fico constrangida em colocar essas questões no consultorio, até porque se o sintoma não for grave eles nem dão atenção.

    Eu tenho a pele extremamente fina e fragil (principalmente das mucosas) e notei recentemente o aparecimento de uma bolinha no ânus. Sei que fiz errado em passar o papel higiênico fazendo esforço para evacuar (no intuito de “ajudar” o restinho das fezes a sair) e foi assim que eu sinto que criei uma fissura(?) no ânus.

    Eu como muita fruta e verdura mas sofro de dificuldade para evacuar, principalmente no fim (se eu não fizer esforço fico com a sensação de que ainda tem mais fezes para sair).

    Não sinto dor nem incômodo, mas notei algumas gotinhas de sangue no papel higiênico quando me limpo.

    Posso esperar alguns dias para ver se passa ou devo consultar imediatamente um médico?

    Muito obrigada,

    Olivia P.
    Paris/França

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      De longe eu não posso nunca dizer que poderia esperar e não procurar um médico. Não tenho como dar essa sugestão com segurança, sem te examinar.

      A hemorróida não some sozinha. Não adianta esperar para ver se ela vai sumir

  • Filipe

    Dr Pedro e Dra Renata,

    Acompanho este blog desde Portugal, o meu pai foi operado há 2 dias, pela nova cirurgia PPH e esta um pouco desanimado, visto que agora devido ao enchaço estão para fora. È normal, visto que estão inflamadas, se sim quantos dias para ficarem em estado norma?

    Cumprimentos
    Filipe

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      2 dias é muito recente, mas pela sua descrição acho que seria bom entrar em contacto com o proctologista, pois no PPh o desconforto pós-operatório costuma ser menor.

  • Carlos C.

    Drs. fiz a cirurgia para extração de hemorróidas internas externas e uma fissura anal, antes de tudo recomendo aos leitores a cirurgia porém tenho um problema, após a cirurgia as evacuações estão difíceis e quase sempre tenho q fazer uso de laxantes.

    O principal problema é que parece que (não o anus) a saida do intestino que fica interna, antes do anus está muito fechada e sem as contraçoes feitas pelo laxante fica muito dificil evacuar.

    Pergunto:
    1 – É normal essa dificuldade? Lembro que não há dor, apenas um pequeno ardor após evacuação.

    2 – Existe alguma solução para que facilite a evacuação sem o uso de laxantes?

    Obs.: Não uso o laxante sempre apenas quando completam 3 dias sem evacuação, pois fico com medo das fezes ressecarem e prejudicar a operação.

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Carlos,
      1- Se a cirurgia for muito recente, sim.
      2- comer fibras, beber muitos líquidos e praticar exercícios com regularidade.

  • Anonymous

    Prezado Dr. Pedro,

    Quero parabenizá-lo por esta iniciativa. Este forum me ajudou a tirar algumas dúvidas sobre o referido tema, principalmente porque ainda existe um grande tabu para falarmos sobre hemorroidas com o médico pessoalmente.
    Aproveito a oportunidade para saber se o sexo anal causa hemorroidas?
    Atenciosamente
    Antônio

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Antônio,
      Sexo anal pode facilitar o surgimento de hemorroidas, sim.

  • Rennan

    Olá Drs

    Me consultei com o meu medico proctologista , estou com uma hemorroida pequena externa.

    Estou fazendo o tratamento a uma semana, mas sinto uma grande dor após a evacuação. Em torno de 15 a 30 minutos depois essa dor se minimiza..

    Primeiramente fazendo o tratamento correto, e seguindo as orientações do medico, qual é o periodo que essas dores desaparessão?

    E quando tenho essas crises de dores, o que posso fazer para que diminua?

    Grato
    Rennan

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Rennan,
      Cada caso é um caso. Não tenho como te dar um prazo. Pode ser que não melhore a não ser que você opere. Quanto menos sólidas e duras forem as fezes, menos dor você vai ter para evacuar.

  • Anonymous

    Dr Pedro…
    Tenho 20 anos e há 4 sofro com hemorróidas. Há 2 meses fiz a cirurgia de hemorroidectomia mas apesar dos cuidados com a dieta ,melhorou apenas no período de um mês e logo voltaram os mesmos sangramentos e os plicomas externos. Estou desesperada.É possível fazer outra cirurgia? Será que tenho a chance de ter uma vida normal, sem hemorróidas?

    Por favor, me responda!
    Obrigada

    Marcia

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Marcia,
      Sim e sim.
      É preciso descobrir quais os fatores que estão favorecendo o aparecimento das hemorróidas.

  • Anonymous

    Existe a possibilidade de exercícios físicos muito pesados como musculação para hipertrofia desenvolvam hemorróidas? Se sim, quais?

    Ass. Carla

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Carla,
      Se a musculação for exagerada e feita sem acompanhamento profissional, pode favorecer o surgimento de hemorróidas sim.

  • Rosilene Lima

    Prezados Drs, bom dia!
    Gostaria de saber quanto tempo pode durar uma hemorróida externa.
    Estou fazendo um tratamento com a pomada Procto-Glyvenol porem só aliviou a dor, o caroço continua da mesma forma.

    Tenho pavor só de pensar em operar e gostaria de saber se há possibilidade desse caroço desaparecer sem intervenção cirurgica.

    Desde já,
    Agradeço.
    Rosilene

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Rosilene,
      Pode durar para sempre. Muitas vezes só se resolve com a cirurgia mesmo.

  • Camila

    Caros Drs,

    Recentemente venho sentido dores no estômago ao comer qualquer tipo de comida que seja um pouco mais gordurosa ou temperada.
    O problema maior, foi que de dois dias para cá, comecei a perder sangue ao evacuar.

    O sangue aparece muito vivo apenas no papel higiênico após a evacuação, e algumas gotas no vaso.

    Li alguns dos textos de vocês que foram muito esclarecedores, e associei o problema a hemorróida interna ou fissura anal (já que sinto que há um pequeno machucado na mesma região).

    Não possuo nenhum dos fatores de risco na lista, exceto o ítem história familiar de hemorróidas.

    Essas dores no estômago podem estar associadas a esses sintomas de hemorróidas?

    Grata,
    Camila

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não. Você provavelmente tem 2 coisas diferentes. Devem ser hemorróidas e gastrite, procure um gastro.

  • Anonymous

    Caros Drs,

    Parabéns pelas explicações em linguagem acessível e pela dedicação e paciência em responder as dúvidas.

    Grato,

    Marcos

  • carolina

    olá dr. pedro
    gostaria de saber se há a possibilidade de se realizar uma lipoescultura no mesmo dia em que se realiza uma cirurgia de hemorroidas?

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Carolina,
      Não há problema nenhum

  • http://tamires.com.br/ tamires

    doutor é n ormal ter hemorróida na gravidez.

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Tamires,
      é comum sim

  • Carlos C.

    Dr. Pedro ou Dra. Renata;

    Resolvi operar e estou preocupado com o pós operatório, ou vi falar que tomar bastante do iogurte “activia” e dieta rica em fibras é bom no dia antes e nos dias que sussedem a cirurgia. É verdade?

    Carlos C.

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Carlos,
      O ideal é ter uma dieta rica em fibras por toda a vida. Activia também ajuda. Só lembre-se de respeitar o tempo de jejum antes da cirurgia.

  • José Newton

    Tenho Hemorróida. Meu medico disse que era trombose hemorroidária, e me passou ante-inflamatórios,fitoterápicos, pomadas e outros medicamentos específicos. Minha preocupação é que, antes ela se externalizava e voltava. Agora ta o tempo todo fora. Tenho medo de ir à cirurgia. Será que com esse tratamento resolve?

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      José,
      Pelo o que você me descreve acho pouco provável que o tratamento conservador dê jeito. Provavelmente você vai precisa operar.

      Volte ao seu proctologista para que ele possa reavaliar o caso.

  • Anonymous

    Dr. Pedro,

    Tenho hemorróidas porém não posso fazer a cirurgia por enquanto, utilizo uma pomada receitada pelo meu proctologista porém não tem aliviado a dor.

    Existe algum tipo de anestésico que possa ser usado para alívio da dor até a data da cirurgia?

    Carlos

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Carlos,
      existe sim, mas vc precisa falar com o seu proctologista para que ele possa te receitar.

  • Milena Silva

    Prezados Drs. Pedro e Renata,
    Acredito que a minha mãe está com hemorróidas, porém ela não tem esse prolapso das veias p/ fora do anus como a maioria das pessoas relatam; a volta da região anal está um pouco edemaciada e as “pregas” estão bastante flácidas (não sei explicar direito!). Ela sente dores e ardor na região anal o tempo todo, que piora após as evacuações. Contudo há alguns dias ela referiu que sentiu uma massa endurecida palpável e que dá a impressão de ser interna. Minha pergunta é: hemorróidas podem formar nódulos no anus? Como essa massa endurecida que ela sentiu?
    Agradeço se puderem me orientar.
    Milena Silva.

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode. Mas é preciso que ela seja vista por um proctologista. Além da hemorróida, esse quadro pode ser por fissuras anais ou até mesmo algum tumor. Não faça o diagnóstico de hemorróidas presuntivamente. Procure um médico.

  • Anonymous

    Dr. Pedro, hemorroidas internas com o passar do tempo podem virar externas?

    Obrigada
    Claudia.

    • http://www.mdsaude.com/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      as hemorróidas internas podem prolapsar e ficarem visíveis, tal qual as hemorróidas externas.