Artigo atualizado em 11/07/2014

HEMORROIDA | Sintomas e tratamento

Hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas no ânus e reto, que podem causar dor, coceira e sangramento anal. A hemorroida pode ser interna, ficando escondidas dentro do reto, ou externa, sendo facilmente identificada através do exame físico. O tratamento depende de diversos fatores, podendo ser desde simples pomadas até cirurgias.

Neste artigo vamos abordar as seguintes questões sobre hemorroidas:

  • O que é hemorroida.
  • Diferenças entre hemorroidas internas e hemorroidas externas.
  • Causas de hemorroidas.
  • Sintomas da hemorroida.
  • Diagnóstico das hemorroidas.
  • Tratamento das hemorroidas.

Para complementar as informações deste texto, veja imagens reais de hemorroidas clicando neste link: FOTOS DE HEMORROIDAS.

O que é hemorroida?

A porção terminal do intestino é composta pelo reto, pelo canal anal e pelo ânus. Como em qualquer outra parte do nosso corpo, esta região é vascularizada por artérias e veias, que recebem o nome de artérias e veias hemorroidárias. Hemorroida é o nome dado a este conjunto de vasos que fica na região do canal anal. O que é popularmente conhecido como hemorroida é, na verdade, chamado em medicina de doença hemorroidária. Porém, para não haver confusão, vou usar a linguagem popular e chamarei a doença hemorroidária de hemorroidas.

Atenção: não existe em português a palavra hemorroide. O correto é hemorroida (novo acordo ortográfico) ou hemorróida (forma anterior ao novo acordo ortográfico).

A maioria das nossas veias contém válvulas que ajudam o sangue a seguir sempre em uma mesma direção, impedindo seu retorno, mesmo quando contra a gravidade. Por exemplo, o sangue nas veias da perna corre sempre contra a gravidade.  Graças às válvulas, ele consegue subir sem ficar represado nas pernas. Quando as veias ficam doentes e as suas válvulas param de funcionar, surgem as varizes, veias tortuosas onde o sangue fica congestionado (leia: VARIZES | Causas e Tratamento).

Ao contrário das veias do resto do corpo, as veias hemorroidárias não possuem válvulas para impedir o represamento de sangue. Portanto, qualquer aumento da pressão nessas veias propicia o seu ingurgitamento. As hemorroidas são como varizes das veias hemorroidárias. Assim como em qualquer variz, o sangue represado aumenta o risco de trombose e inflamações das veias.

Portanto, hemorroidas (ou doença hemorroidária) são dilatações das veias do reto e ânus, que podem vir acompanhadas de inflamação, trombose ou sangramento.

Classificação das hemorroidas

Hemorroidas internas e hemorroidas externas

Hemorroidas internas e hemorroidas externas

As hemorroidas são classificadas como:

- Hemorroidas internas: quando ocorrem no reto.
- Hemorroidas externas: quando ocorrem no ânus ou no final do canal anal.

As hemorroidas internas são ainda classificadas em quatro graus:

- Hemorroidas grau I: não prolapsam através do ânus.
- Hemorroidas grau II: prolapsam através do ânus durante a evacuação, mas o retornam à sua posição original espontaneamente.
- Hemorroidas grau III: prolapsam através do ânus e só retornam para dentro com ajuda manual.
- Hemorroidas grau IV: estão prolapsadas através do ânus e o retorno não é possível nem com ajuda manual.

As hemorroidas internas grau I não são visíveis e as grau II normalmente passam despercebidas pelos pacientes, já que ninguém fica olhando para o ânus enquanto defeca. Como o reto e o canal anal possuem pouca inervação, este tipo de hemorroida  não costuma causar dor.

As hemorroidas externas, assim como as internas grau III e IV, são facilmente identificadas e costumam inflamar, causando dor e/ou prurido (comichão).

Causas de hemorroida

As hemorroidas são um distúrbio muito comum. Estima-se que mais da metade da população acima dos 50 anos sofra deste problema em graus variáveis.

Os principais fatores de risco são:

- Constipação intestinal (prisão de ventre).
- Esforço para evacuar.
- Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA).
- Diarreia crônica (leia: DIARREIA. SINAIS DE GRAVIDADE E TRATAMENTO).
- Prender as fezes com frequência, evitando defecar sempre que há vontade.
- Dieta pobre em fibras.
- Gravidez.
- Sexo anal.
- História familiar de hemorroidas.
- Tabagismo (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo).
- Cirrose e hipertensão portal (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA).
- Ficar longos períodos sentados no vaso sanitário (há quem ache que o próprio design dos vasos propicie a formação de hemorroidas).

O hábito de evacuar agachado, muito comum no Oriente Médio e Ásia, está associado a uma menor incidência de hemorroidas. Por outro lado, evacuar sentado, como a maioria de nós habitualmente faz, parece aumentar a sua incidência.

Independente dos fatores de risco, as hemorroidas se formam quando há aumento da pressão nas veias hemorroidárias ou fraqueza nos tecidos da parede do ânus, responsáveis pela sustentação das mesmas.

Sintomas das hemorroidas

As hemorroidas podem ser sintomáticas ou não. Como já dito anteriormente, as hemorroidas internas tendem a ser menos sintomáticas. O único sinal indicativo da sua existência pode ser a presença de sangue ao redor das fezes ao evacuar.

O sangramento das hemorroidas se apresenta tipicamente como uma pequena quantidade de sangue vivo que fica ao redor das fezes. Às vezes, o paciente pode notar  pingos de sangue no vaso após o término da evacuação. É comum também haver sangue no papel higiênico após a limpeza.

As hemorroidas internas podem causar dor se surgir uma trombose ou quando o esforço crônico para evacuar causa o prolapso da hemorroida para fora no canal anal. As hemorroidas internas grau III e IV podem estar associadas à incontinência fecal e à presença de um corrimento mucoso, que provoca irritação e comichão anal.

As hemorroidas externas são, por via de regra, sintomáticas. Estão associadas a sangramentos e dor ao evacuar e ao sentar. Em casos de trombose da hemorroida, a dor pode ser intensa. O prurido é outro sintoma comum. As hemorroidas externas são sempre visíveis e palpáveis.

Apesar de ser uma causa comum de hemorragia anal, é importante nunca assumir que o sangramento é devido às hemorroidas sem antes consultar um médico. Várias doenças, como fissura anal, câncer do reto, doença diverticular e infecções também podem se manifestar com sangue nas fezes (leia: SANGUE NAS FEZES E HEMORRAGIA DIGESTIVA). Além disso, nada impede que o paciente tenha hemorroidas e outra doença que também curse com sangramento anal, como um câncer, por exemplo. Portanto, todo sangramento anal deve ser avaliado por um médico, de preferência proctologista.

O sangramento das hemorroidas costuma ser de pequena quantidade, mas, ser for frequente, pode até levar à anemia (leia: SINTOMAS DA ANEMIA e ANEMIA FERROPRIVA | Carência de ferro). Sangramentos de grande volumes não são comuns nas hemorroidas, mas podem ocorrer em alguns casos.

Um diagnóstico diferencial importante das hemorroidas é a fissura anal. Ambas causam dor e sangramento, porém, o sangramento da fissura costuma ser menor e a dor ao evacuar mais intensa (leia: FISSURA ANAL | Tratamento e sintomas).

Hemorroidas podem virar câncer?

NÃO! HEMORROIDAS NÃO VIRAM CÂNCER! Entretanto, os sintomas podem ser parecidos com os tumores intestinais, principalmente nos cânceres do reto e ânus. Por isso, é importante estabelecer o diagnóstico diferencial, especialmente em pacientes maiores de 50 anos. Reforçando a recomendação: todo sangramento anal deve ser avaliado por um médico.

Diagnóstico das hemorroidas

Nas hemorroidas externas o exame físico é suficiente para o diagnóstico. Nas internas é preciso realizar o toque retal e, caso ainda haja dúvida, a anuscopia (uma mini endoscopia onde se visualiza o reto por vídeo).

Em doentes idosos com sangramento pelo reto, mesmo que se identifiquem hemorroidas, é conveniente realizar a colonoscopia para se descartar outras causas. Como as hemorroidas são muito comuns nesta faixa etária, nada impede que o paciente tenha uma segunda causa para o sangramento, como um câncer do intestino ou um divertículo (leia: DIVERTICULITE | DIVERTICULOSE | Sintomas e tratamento).

Tratamento das hemorroidas

1. Tratamento não cirúrgico – Remédios para hemorroidas

Durante as crises, os banhos de assento com água morna, duas a três vezes por dia, podem trazer alívio para os sintomas agudos. Nas grávidas sugerimos compressas úmidas mornas. Deve-se também evitar limpar o ânus com papel higiênico, dando preferência ao bidê ou a jatos de aguá morna.

Nas pessoas com constipação intestinal, laxantes então indicados para diminuir a necessidade de fazer força ao evacuar. A passagem de fezes muito volumosas e endurecidas pode causar lesão nas hemorroidas. Beber bastante água é importante, pois ajuda a umedecer as fezes, diminuindo a constipação.

O aumento do consumo de fibras comprovadamente melhora os sintomas das hemorroidas. Os resultados podem ser notados com apenas 15 dias de mudança da dieta. O uso de suplementos à base de metilcelulose ou psyllium apresenta bons resultados. Atenção, o uso de fibras não trata as hemorroidas, mas ajuda no controle dos sintomas, principalmente a coceira e o sangramento.

Pomadas e cremes para hemorroidas, como o Proctyl ou Xyloproct, podem ser usados temporariamente, já que servem de lubrificante para a passagem das fezes e contém anestésicos em sua fórmula. Algumas pomadas, como Ultraproct, também contêm corticoides em sua fórmula, que ajudam a diminuir a inflamação. O alívio com cremes ou pomadas é apenas temporário e não devem ser usados sem orientação médica.

Supositórios com corticoides (o Ultraproct também existe em forma de supositório) são outra opção quando há muita dor ou comichão, porém, é um tratamento que não deve ser usado por mais de uma semana devido aos seus possíveis efeitos colaterais (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais).

Dos remédios para hemorroidas em comprimidos, aquele que parece ter melhor efeito é o Daflon. Ainda assim, ele apenas melhora os sintomas, não trata definitivamente as hemorroidas. Outros remédios, como o Varicell, não apresentam eficácia comprovada.

Evitar alimentos picantes é uma dica muito famosa para quem tem hemorroidas, todavia, não há provas de que a pimenta realmente piore os sintomas. Isto deve ser avaliado individualmente. Há pacientes com hemorroidas que comem pimenta à vontade e não sentem nenhuma piora, enquanto outros juram que um pouquinho de pimenta é suficiente para “irritar” suas hemorroidas.

2. Tratamento cirúrgico das hemorroidas

Se o tratamento não cirúrgico não for suficiente para controlar os sintomas, tratamentos minimamente invasivos podem ser tentados.

Nas pequenas hemorroidas externas com trombos, o tratamento pode ser feito no consultório médico com uma pequena incisão, sob anestesia local, para retirada dos coágulos. Isto é suficiente para o alívio dos sintomas.

Ligadura elástica das hemorroidas

Escleroterapia de hemorroidas

Escleroterapia de hemorroidas

Em casos mais graves, que não conseguem ser controlados com medidas simples, pode ser necessária a laqueação elástica da hemorroida. Uma borracha é introduzida na base das hemorroidas, causando estrangulamento e necrose das mesmas. Depois de alguns dias, geralmente entre dois a quatro, a hemorroida “cai”, saindo sozinha pelo ânus junto com o elástico. É uma técnica que pode ser feita no próprio consultório do proctologista. Costuma ser indolor e muitas vezes não se usa nem anestesia. A ligadura elástica está indicada para hemorroidas de grau I e II. Eventualmente pode ser usada em algumas hemorroidas grau III. É a técnica mais usada atualmente e apresenta uma taxa de sucesso de 80%.

Outra opção para o tratamento das hemorroidas é a escleroterapia. Consiste na injeção, através de agulhas especiais, de uma solução química que causa necrose das hemorroidas. A substância causa intensa inflamação e faz com que a hemorroida “seque” e seja absorvida. Uma terceira opção é a coagulação à Laser ou por infravermelho. Das três técnicas, a ligadura elástica é a que apresenta os melhores resultados.

Hemorroidectomia

Se as técnicas pouco invasivas não surtirem efeito, ou se a hemorroida for de grau III ou IV, o tratamento deve ser feito com cirurgia tradicional, chamada de hemorroidectomia. Existem duas técnicas populares: 1. Milligan Morgan ou Ferguson, que é uma cirurgia feita sob anestesia peridural, que remove todo o tecido ao redor da região com doença hemorroidária; 2. Técnica de Longo, que usa um dispositivo para realizar o grampeamento das hemorroidas.

A técnica de Longo é mais moderna e costuma ser mais tolerada pelo paciente, pois seu pós-operatório é bem menos doloroso.

Tratamento das hemorroidas - técnica THD

Técnica THD

THD para tratamento das hemorroidas

Uma nova opção de tratamento para hemorroidas é a desarterialização hemorroidária trans anal guiada por Doppler (THD), uma técnica criada em 1995 e aperfeiçoada ao longo dos últimos anos. A técnica consiste na introdução de um pequeno aparelho de doppler (ultrassom) no ânus para identificação das artérias hemorroidarias; através de uma pequena agulha essas artérias são suturadas de modo a reduzir o fluxo de sangue que chega nas regiões onde existem as hemorroidas. Chegando menos sangue, a pressão dentro das hemorroidas diminui, fazendo com elas “sequem”.

A técnica THD não tem cortes e o risco de sangramento é muito baixo. O pós-operatório é menos doloroso que nas técnicas com cortes e há baixo índice de recidivas das hemorroidas. O tempo de recuperação é mais curto e o paciente consegue voltar às atividades normais em 48h. O procedimento é feito com anestesia local e uma leve sedação.

O THD é uma técnica relativamente nova e ainda não há trabalhos que comparem sua eficácia a longo prazo com as técnicas mais antigas, porém, a tendência é que se transforme no método de eleição no tratamento das hemorroidas.

Vérsion en español:  HEMORROIDES | Síntomas y tratamiento

Publicidade
  • Anonymous

    Dr. Pedro, hemorroidas internas com o passar do tempo podem virar externas?

    Obrigada
    Claudia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Claudia,
    as hemorróidas internas podem prolapsar e ficarem visíveis, tal qual as hemorróidas externas.

  • Milena Silva

    Prezados Drs. Pedro e Renata,
    Acredito que a minha mãe está com hemorróidas, porém ela não tem esse prolapso das veias p/ fora do anus como a maioria das pessoas relatam; a volta da região anal está um pouco edemaciada e as “pregas” estão bastante flácidas (não sei explicar direito!). Ela sente dores e ardor na região anal o tempo todo, que piora após as evacuações. Contudo há alguns dias ela referiu que sentiu uma massa endurecida palpável e que dá a impressão de ser interna. Minha pergunta é: hemorróidas podem formar nódulos no anus? Como essa massa endurecida que ela sentiu?
    Agradeço se puderem me orientar.
    Milena Silva.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Milena,
    Pode. MAs é preciso que ela seja vista por um proctologista. Além da hemorróida, esse quadro pode ser por fissuras anais ou até mesmo algum tumor. Não faça o diagnótico de hemorróidas presuntivamente. Procure um médico.

  • Anonymous

    Dr. Pedro,

    Tenho hemorróidas porém não posso fazer a cirurgia por enquanto, utilizo uma pomada receitada pelo meu proctologista porém não tem aliviado a dor.

    Existe algum tipo de anestésico que possa ser usado para alívio da dor até a data da cirurgia?

    Carlos

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    existe sim, mas vc precisa falar com o seu proctologista para que ele possa te receitar.

  • José Newton

    Tenho Hemorróida. Meu medico disse que era trombose hemorroidária, e me passou ante-inflamatórios,fitoterápicos, pomadas e outros medicamentos específicos. Minha preocupação é que, antes ela se externalizava e voltava. Agora ta o tempo todo fora. Tenho medo de ir à cirurgia. Será que com esse tratamento resolve?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    José,
    Pelo o que vc me descreve acho pouco provável que o tratamento conservador dê jeito. Provavlemente vc vai precisa operar.

    Volte ao seu proctologist para que ele possa reavaliar o caso.

  • Carlos C.

    Dr. Pedro ou Dra. Renata;

    Resolvi operar e estou preocupado com o pós operatório, ou vi falar que tomar bastante do iogurte “activia” e dieta rica em fibras é bom no dia antes e nos dias que sussedem a cirurgia. É verdade?

    Carlos C.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    O ideal é ter uma dieta rica em fibras por toda a vida. Activia tb ajuda. Só lembre-se de respeitar o tempo de jejum antes da cirurgia.

  • http://tamires.com.br/ tamires

    doutor é n ormal ter hemorróida na gravidez.

  • carolina

    olá dr. pedro
    gostaria de saber se há a possibilidade de se realizar uma lipoescultura no mesmo dia em que se realiza uma cirurgia de hemorroidas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tamires,
    é comum sim

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carolina,
    Não há problema nenhum

  • Anonymous

    Caros Drs,

    Parabéns pelas explicações em linguagem acessível e pela dedicação e paciência em responder as dúvidas.

    Grato,

    Marcos

  • Camila

    Caros Drs,

    Recentemente venho sentido dores no estômago ao comer qualquer tipo de comida que seja um pouco mais gordurosa ou temperada.
    O problema maior, foi que de dois dias para cá, comecei a perder sangue ao evacuar.

    O sangue aparece muito vivo apenas no papel higiênico após a evacuação, e algumas gotas no vaso.

    Li alguns dos textos de vocês que foram muito esclarecedores, e associei o problema a hemorróida interna ou fissura anal (já que sinto que há um pequeno machucado na mesma região).

    Não possuo nenhum dos fatores de risco na lista, exceto o ítem história familiar de hemorróidas.

    Essas dores no estômago podem estar associadas a esses sintomas de hemorróidas?

    Grata,
    Camila

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Camila,
    Não. Vc provavlemente tem 2 coisas diferentes. Deve ser hemorróidas e gastrite. procure um gastro.

  • Rosilene Lima

    Prezados Drs, bom dia!
    Gostaria de saber quanto tempo pode durar uma hemorróida externa.
    Estou fazendo um tratamento com a pomada Procto-Glyvenol porem só aliviou a dor, o caroço continua da mesma forma.

    Tenho pavor só de pensar em operar e gostaria de saber se há possibilidade desse caroço desaparecer sem intervenção cirurgica.

    Desde já,
    Agradeço.
    Rosilene

  • Anonymous

    Existe a possibilidade de exercícios físicos muito pesados como musculação para hipertrofia desenvolvam hemorróidas? Se sim, quais?

    Ass. Carla

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rosilene,
    Pode durar para sempre. Muitas vezes só se resolve com a cirurgia mesmo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carla,
    Se a musculação for exagerada e feita sem acompanhamento profissional, pode favorecer o surgimento de hemorróidas sim.

  • Anonymous

    Dr Pedro…
    Tenho 20 anos e há 4 sofro com hemorróidas. Há 2 meses fiz a cirurgia de hemorroidectomia mas apesar dos cuidados com a dieta ,melhorou apenas no período de um mês e logo voltaram os mesmos sangramentos e os plicomas externos. Estou desesperada.É possível fazer outra cirurgia? Será que tenho a chance de ter uma vida normal, sem hemorróidas?

    Por favor, me responda!
    Obrigada

    Marcia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cris,
    Pode sim. Procure um proctologista

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Marcia,
    Sim e sim.
    É preciso descobrir quais os fatores que estão favorencendo o aparecimento das hemorróidas.

  • Rennan

    Olá Drs

    Me consultei com o meu medico proctologista , estou com uma hemorroida pequena externa.

    Estou fazendo o tratamento a uma semana, mas sinto uma grande dor após a evacuação. Em torno de 15 a 30 minutos depois essa dor se minimiza..

    Primeiramente fazendo o tratamento correto, e seguindo as orientações do medico, qual é o periodo que essas dores desaparessão?

    E quando tenho essas crises de dores, o que posso fazer para que diminua?

    Grato
    Rennan

  • Anonymous

    Prezado Dr. Pedro,

    Quero parabenizá-lo por esta iniciativa. Este forum me ajudou a tirar algumas dúvidas sobre o referido tema, principalmente porque ainda existe um grande tabu para falarmos sobre hemorroidas com o médico pessoalmente.
    Aproveito a oportunidade para saber se o sexo anal causa hemorroidas?
    Atenciosamente
    Antônio

  • Carlos C.

    Drs. fiz a cirurgia para extração de hemorróidas internas externas e uma fissura anal, antes de tudo recomendo aos leitores a cirurgia porém tenho um problema, após a cirurgia as evacuações estão difíceis e quase sempre tenho q fazer uso de laxantes.

    O principal problema é que parece que (não o anus) a saida do intestino que fica interna, antes do anus está muito fechada e sem as contraçoes feitas pelo laxante fica muito dificil evacuar.

    Pergunto:
    1 – É normal essa dificuldade? Lembro que não há dor, apenas um pequeno ardor após evacuação.

    2 – Existe alguma solução para que facilite a evacuação sem o uso de laxantes?

    Obs.: Não uso o laxante sempre apenas quando completam 3 dias sem evacuação, pois fico com medo das fezes ressecarem e prejudicar a operação.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rennan,
    Cada caso é um caso. Não tenho como te dar um prazo. Pode ser que não melhore a não ser que vc opere.

    Quanto menos sólidas e duras forem as fezes, menos dor vc vai ter para evacuar.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Antônio,
    Sexo anal pode facilitar o surgimento de hemórroidas, sim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Carlos,
    1- Se a cirurgia for muito recente, sim.
    2- comer fibras, beber muitos líquidos e praticar exercícos com regularidade.

  • Filipe

    Dr Pedro e Dra Renata,

    Acompanho este blog desde Portugal, o meu pai foi operado há 2 dias, pela nova cirurgia PPH e esta um pouco desanimado, visto que agora devido ao enchaço estão para fora. È normal, visto que estão inflamadas, se sim quantos dias para ficarem em estado norma?

    Cumprimentos
    Filipe

  • Anonymous

    Ola Doutores,

    Gostaria de saber se uma hemorroida pode desaparecer sozinha ou somente com tratamento médico.
    Na verdade eu moro no exterior e aqui os médicos são muito “frios e rispidos”, então fico constrangida em colocar essas questões no consultorio, até porque se o sintoma não for grave eles nem dão atenção.

    Eu tenho a pele extremamente fina e fragil (principalmente das mucosas) e notei recentemente o aparecimento de uma bolinha no ânus. Sei que fiz errado em passar o papel higiênico fazendo esforço para evacuar (no intuito de “ajudar” o restinho das fezes a sair) e foi assim que eu sinto que criei uma fissura(?) no ânus.

    Eu como muita fruta e verdura mas sofro de dificuldade para evacuar, principalmente no fim (se eu não fizer esforço fico com a sensação de que ainda tem mais fezes para sair).

    Não sinto dor nem incômodo, mas notei algumas gotinhas de sangue no papel higiênico quando me limpo.

    Posso esperar alguns dias para ver se passa ou devo consultar imediatamente um médico?

    Muito obrigada,

    Olivia P.
    Paris/França

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    filipe,
    2 dias é muito recente, mas pela sua descrição acho que seria bom entrar em contacto com o proctologista, pois no PPh o desconforto pós-operatório costuma ser menor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Olivia,
    De longe eu não posso nunca dizer que poderia esperar e não procurar um médico. Não tenho como dar essa sugestão com segurança, sem te examinar.

    A hemorróida não some sozinha. Não adianta esperar para ver se ela vai sumir

  • mara

    uma pele ”a mais” no anus pode ser hemorroidas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mara,
    Leigos podem confudir hemorróidas com pele a mais sim. É preciso que um proctologista veja o ânus para confirmar essa história.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Francielly,
    Fissura não vira hemorróida. Provavelmente isso é só da fissura mesmo. Se não houve melhora sintomática, vc tem voltar ao proctolgosiat

  • Anonymous

    Bom dia!!

    Eu tenho hemorróidas internas e as vezes ela parece ficar um pouco volumosa e sangra com as fezes, chegando, algumas vezes, a ficar para fora por dias… Fui ao medico e me receitou pomada que usei até ela regredir, mas todo final de ano ela volta a me incomodar (no verão).

    Dúvidas:

    -Praticar caminhada ou corrida diária é bom para prevenir (mesmo no calor da praia)?
    -A hemorróida que aparece é sempre a mesma ou quando regride significa que foi curada e depois vem outra? Pergunto isso para saber se uma cirurgia pode ser de resultado duradouro ou apenas para alivio momentâneo, como as pomadas.

    Ass. Fábio

  • Anonymous

    Prezados Doutores,

    Sou gay e estou com Hemorroidas tipo II. Caso meu procto peca que eu faca, por exemplo,a Laqueacao Elastica e tudo fique bem, poderei voltar a fazer sexo anal com tranquilidade?

    Obrigado pela atencao.

    Lucas

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fáio,
    Caminhada faz pouca diferença. A cirrugia causa resultado duradouro, mas pode surgir outra hemorróida diferente da primeira.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Lucas,
    Sexo anal é fator de risco para hemorróida. Depois da cirurgia, vc poderá ter sexo depois que o seu médico liberar.

  • sobrevivente

    Tenho uma hemorróida externa, e volta e meia ela aparece, principalmente quando faço fezes mais duras. A imersão em água quente somente alivia a dor ou faz parte do tratamento?

    E a pomada hipoglós ajuda em algo nas hemorróidas?

  • Raphael

    Boa noite,
    Tenho hemorróida de grau II e pela segunda vez me acontece de ir ao banheiro de manha e mais tarde me da calafrio, dores pelo corpo. Esses sintomas acontecem mesmo ou é apenas uma coincidência derrepente por outra causa?

    Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sobrevivente,
    a água quente é sintomatico e o hipoglós só serve para diminuir o ressecamento da região. Não age diretamente na hemorróida

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Raphael,
    Deve ter outra causa que não só uma simples hemorróida.

  • sobrevivente

    Tenho passado uma pomada específica para hemorróidas e estou notando que ele está diminuindo, porém de vez em quando ele sangra um pouco. É normal sangue em hemorróidas?

  • Anonymous

    Olá Drs.,

    Tenho um problema grave em casa, meu marido tem hemorróidas, e devido ao seu machismo insiste em deixar para depois o tratamento. Há 03 anos eu consegui que ele fosse ao Proctologista e foi feito uma ligadura eslástica, no entanto a médica deixou claro que precisaria continuar o tratamento já que teria feito apenas uma parte naquele dia. Receitou Falvonid e gelo no local após a ligadura. Tudo foi feito. Temporariamente aliviou, mas meu marido recusou-se a continuar o tratamento, e hoje, após 03 anos o quadro se agravou de uma maneira que me assuta bastante!
    Ele sangra muito e chega a tranpassar para roupa (inclusive jeans, para os lençóis de cama, e no assento do carro. Insisto para que ele volte ao tratamento, mas ele insiste em não ir alegando falta de tempo por conta do término do seu mestrado. Fico angustiada pois não sei como ajudá-lo, e a Proctolgista que nos atendia mudou de consultório piorando ainda mais minha situação…

    Devido a este sangramento incontrolável e exagerado para uma hemorróida, o que poderia fazer para amenizar os sintomas até convencê-lo de terminar o tratamento?

    Grata

    Natali.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Sobrevivente,
    Esse é o principal sintoma das hemorróidas, junto com a dor.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Natali,
    Neste caso não há o que fazer. Ele precisa ser tratado com o proctologista.

    Ele precisa deixar de ser tão imaturo de achar que uma doença só pq se localiza no ânus não precisa ser cuidada. Se ele estivesse sangrando tanto de qualquer outro local ele iria procurar ajuda médica. Só pq é do ânus ele acha que muda de figura?

    Ele não vai ser menos ou mais homem só pq vai tratar uma doença anal.

    E se ele sangra tanto assim, já pode estar tendo anemia.

    Ele precisa de ajuda médica.

  • anita

    eu tenho quinze anos e tenho bastante sangue de cor vermelha nas fezes. Para além disso ando à uma semana com dores constantes na área rectal. Deverei preocupar-me ou são só hemorróidas?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Anita,
    hemorróidas que sangram não são “só” homorróidas. O sangramentp pode ser suficiente para te causar anemia. Procure um médico

  • Anonymous

    Doutores tenho 26 anos e hemorroidas ha 4 anos é possivel curar hemorroida externa apenas a base de alimentacao controlada, fibras e ervas naturais como castanha da india? Vale ressaltar que nao tenho dores e nem existe sangramento. Tem alguma sugestao de erva natural q possa complementar o tratamento? obrigada pelo espaço…

    ass: Tai

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Tai,
    Depende do tamanho da hemorróida. Não existe nenhuma erva natural que comprovadamente funcione. O ideal é que vc seja avaliada por um proctologista

  • Jaíne

    Dr.pedro e Renata meu marido fez cirurgia de hemorroida a 8 dias e nos ultímos 2 dias ele esta evacuando sangue vivo e coagulado isto esta me preocupando é normal? ele fez um pequeno esforço empurrando um portão que estava difícil de abrir.

  • Anonymous

    Doutores, eu acho que tenho hemorróida, pois sinto dor ao evacuar e ao limpar com papel higiênico percebo um pouco de sangue, mas nada muito grave. Meu pai vive me falando que eu devo me cuidar porque é a pior cirurgia que tem, tenho muito medo. Posso me tratar sem fazer cirurgia?

    Obrigada, Monique.

  • Anonymous

    oi dr. meu nome é Roberta,
    e há 1 semana começei a fazer uma dieta de 1200 calorias e a tomar sibutramina (receitado por um endocrinologista) para emagrecer.
    ocorre que isso aumenta a ida ao banheiro e de vez enquando ao me limpar sai sangue. eu li na bula que aumenta a hemorroida.
    posso considerar que tenhu hemorroida interna?

    obrigada

  • Anonymous

    hemorroidas internas com o passar do tempo podem virar externas?

    meyre

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Fábio,
    Essas repostas só o proctologista pode te dar. Isso é individual. É besteira vc ter medo ou insegurança do médico. Ele não está lá para te julgar. Vc é um paciente que apresenta um problema proctológico e o trabalho dele é te ajudar. Pode ter certeza que ele já viu centenas de casos semelhantes ao teu.

  • Leo

    olá, faço academia e tenho hemorróidas, eu queria saber se o exercício físico diário piora os sintomas.
    obrigada. abraços.

  • Anonymous

    Olá Dr. Pedro Pinheiro,
    gostaria muito que respondese
    a minha pergunta.
    gostaria de saber se agora existe tratamento para Hemorroida sem precisar de fazer cirurgia ?
    e qual procedimento se ouver ?

    desde já agradeço…
    by : Mááh

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leo,
    se vc pega muito peso, vc provavelmente aumenta muito a pressão intra-abdominal na hora de levantá-los. Isso pode piorar as hemorróidas, sim.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Mááh,
    nem toda hemorróida precisa de cirurgia. Procure um proctologista que ele saberá indicar o melhor tratamento para o seu caso.

  • Anonymous

    Existe alguma idade minima para a doença se manifestar ? Tenho 23 anos e ao evacuar por 2 vezes, saiu sangue junto, em uma quantidade nao tao pouca.

    By: Gui

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Gui,
    com 23 anos já podem ser hemorróidas sim.

  • Edilson

    hemorroidas são causadas por algum tipo de reação a outros medicamentos se sim quais?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Edilson,
    Não. Hemorróidas não são causadas por reações a medicamentos.

  • Anonymous

    Dr,

    Uma reeducação alimentar acompanhada de exercicios fisicos é suficiente par aobter cura definitiva para as hemorroidas? Ou as hemorroidas é um tipo de condição que voce apenas alivia, no caso com alimentacao adequada, mas caso nao siga o tratamento, volta a qualquer momento?

    Paulo

  • juliane

    eu queria saber se hemorróidas tem cura?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    paulo,
    Só alimentação e exercícios não são suficientes para curar hemorróidas.

  • Anonymous

    Ariel
    Antes gostaria de parabenizar o Dr.pedro Pinheiro pois o assunto exposto pois muito bem explicativo.
    No momento estou com uma anemia hemolitica em recuperação, mais como estou tomando muitos medicamentos principalmente corticoides, sinto dores no estomago, de uns dias pra cá sinto que estão saindo pequenos jatos de sangue quando vou ultilizar o banheiro, eu acredito que seja hemorroidas, pois meu pai sofre disso inclusive já até fez cirurgia, minha irmã tambem, eu acredito que seja pois quando eu vou defecar sinto que os vazos dilatam e as vezes doem um pouco e saem do meu anus, as vezes nào sinto nada e a ultima vez que fui ao banheiro senti que começou a sair sangue quando eu fazia força saia mais eu olhei e vi que o sangue estava sendo espirrado por um vazo ou veia quando eu fazia força, depois quando terminei de defecar o sangramento parou e as veia dilatadas retornaram ao normal.
    acredito que eue esteja forçando pois estou comum pouco de diarreia. desde já obrigado pela atenção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Juliane,
    sim.

  • ROGERIO LONDON

    OLa meu nome e Rogerio tenho 38 anos, gostaria de agradecer por tirar inumiras duvidas, e ajudar desta forma atraveis da comunicacao, pois estou muito preocupado, pois a um mes saiu no meu anus uma pequena veia externa, pois defecava normalmente depois disto tenho muita dificuldades de fazer as fezes e quando sai sai aos poucos e dura. Pelo fato de estar morando na inglaterra me dificultou mais pois gostaria de saber fazer a pergunta certa no GP para que eles venham a me atender, por vez que por aqui tudo e normal pra eles. So doe quando vou defecar. No mais muito obrigado aos Drs pela imformacao.

  • Leidiane

    Dr:Pedro ,td bem?
    Tenho duvidas em relação a hemorróida dizem que a pimenta agravas o casos gostaria de saber se são todos os tipos de pimenta ou tem algum tipo que pode ser ingerida e qual seria?
    desde já agradeço..
    Leidiane

  • hellen

    Joana .
    Eu gostaria de saber se as hemorroidas podem sumir sozinha ? Pois aconteceu pela primeira vez e foi apos fazer forças para defecar pois estava com o intestino preso . e quanto tempo devo esperar se sumirem ?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Leidiane,
    Não há provas de que pimenta piore o quadro.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Joana,
    Normalmente não somem sozinhas.

  • Anonymous

    Caro Dr. Pedro, boa tarde

    estou com os sintomas apontados neste artigo sobre hemorróidas. Li todas as mensagens postadas e suas respostadas. Foram de grande valia para mim, porque hoje ao evacuar vi a presença de sangue nas fezes. Informo que minha alimentação é pobre em fibras, mas vou procurar um proctologista. Obrigado por esclarecer as dúvidas que foram registradas pelos participantes deste blog.
    Roberto

  • RJ

    Boa noite dr.
    Minha noiva tem hemorróida externa, noto que é menor que a segunda foto.
    Gostariamos de fazer sexo anal, piora a situação?
    Ela tem medo.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Rj,
    sim pode piorar, fazendo doer mais e sangrar.

  • Anonymous

    Bom Dia Drs,

    Sou soropositivo e acredito que eu tenha desenvolvido hemorróidas, devido as informações descritas anteriores aqui no blog, acredito que no meu caso há a necessidade de intervenção cirúrgica, existe algum risco devido a minha patologia, ou o tratamento é igual a uma pessoa “saudável”?

    Obrigado,

    Cris

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    Cris,
    não muda nada

  • Girlene

    oi meu nome é girlene e tenho 20 anos doutor eu gostaria de sabber se hemorróida pega

  • Miguel

    @Miguel
    Apenas agradecer pelo tempo e a dedicação em esclarecer tantas pessoas a respeito de doençãs que entendo ser comuns.
    De todo coração muito obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Girlene
    Não.

  • Anonymous

    Olá!Gostaria muito de saber se depilação no ânus pode causar hemorróidas?!gostaria muito de esclarecer esta dúvida, desde já agradeço a atenção,aguardarei ansiosamente pela resposta.
    Anielly.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Anielly
    Não.

  • Anonymous

    Bom dia Dr. Pedro,

    Quem tem ou teve hemorroidas poderá fazer sexo anal quando estiver curada?

    Odete

  • Rafael

    Dr. queria parabenizalo pelo belo blog e pela explicação, a internet tem se tornado um meio de busca de muitas pessoas que tem medo ou insegurança ou até vergonha como eu, gostaria de saber se o existe carga genetica para aparecimento de hemorroidas, meus pais ambos possuem, porem tenho 22, sou praticante de atividade fisica desde os 17, sempre comi muitas frutas, nunca tive problemas para evacuar, porem a 2 dias atras senti uma dificuldade, e um desconforto que começou desde entao, notei uma pequena bolinha bem menor que da segunda foto, e gostaria de saber como funciona a remoção, pois eu amo atividade fisica, e se a remoção eh 100% em questao aos desconfortos causados pelas hemorroidas, abraços

  • http://www.fernandopangare.com/ Fernando Pangaré

    Dr. Pedro, como podemos diferenciar as hemorróidas da ação parasitária intestinal, quando sentimos prurido anal (oxiúro) e tenesmo/incontinência fecal (ameba), tendo em vista quadro sintomático parecido?
    Grato.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Odete
    Não é o ideal.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Rafael
    Sim, a história familiar é importante fator de risco. O tratamento de pequenas hemorróidas é simples e nem sempre é necessária a remoção.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Fernando Pangaré
    Através do exame do ânus. Se houver hemorróidas, o diagnóstico está feito.

  • Anonymous

    Parabéns pelo blog! Me foi muito esclarecedor. Continuem com este belo trabalho.
    Muito Grato

    Alberto

  • Anonymous

    hemorroida pode dá infecção?

    mineiro

  • Anonymous

    Pra quem sofre com hemorróidas, tentem tomar o chá de carqueja (tem em supermercados).
    Use um sachê para o chá. Não abuse. Tome uma ou duas vezes por dia, por exemplo, de manhã e ao deitar.
    Eu melhorei. Espero que ajudem vocês.
    Abraço,
    Rogério

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mineiro
    Sim, hemorroida pode infeccionar

  • Anonymous

    Dr. Pedro, é possivel a hemorróida piorar enquanto etá sendo utilizado um edicamento, no caso, uma pomada para que ela seja reduzida ou seus sitoms aliviados?
    aguardo,
    obrigada, Fabiana

  • Breno

    Dr. Pedro é verdade que os alcoólicos destilados podem piorar a hemorróida pois eles ressecam? e quanto aos fermentados? O tempo seco demais também pode piorar??

    Obrigado!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Fabiana
    Sim, é possível, mas não por causa do remédio em si.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Breno
    Nunca li nada sobre isso.

  • Anonymous

    Olá Doutor, gostaria de parabenizá-los pela iniciativa e gostaria que o Sr. respondesse a algumas dúvidas. Eu tenho 19 anos e sofro desse problema. Ultimamente acabei percebendo que quando faço esportes físicos como abdominais, pular corda e até musculação sem envolver músculos da barriga, o meu quadro se agrava. Gostaria de saber se isso acontece com todos que sofrem de hemorroida, qual é o melhor tratamento nesse caso porque não quero para de fazer esportes físicos e se eu acabar fazendo uma operação, se eu nunca mais terei esse tipo de problema. Muito Obrigado.

  • Anonymous

    Desculpe-me,o comentário acima é meu.

    Me chamo Anderson

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Anderson
    Sim, qualquer pessoa com hemorroidas que faça com frequência exercicios físicos que aumentem a pressão abdominal, pode ter o quadro agravado.
    Vc tem que consultar um proctologista para ele definir o melhor tratamento para o seu caso.

  • Anonymous

    Meu nome é mariza, dói muito o pós operatório?

  • http://www.mdsaude.com/2009/09/hemorroidas.html leandro

    Esse site tirou uma grande duvida minha vou procurar um proctologista imediatamente.

    obrigado.

    Leandro

    Indaiatuba SP

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @mariza
    Não é nada de mais.

  • Anonymous

    Ola bom dia Dr Pedro

    Tenho uma hemorroida externa há uns anos, mas que nunca me deu problemas, não tem sangue. Ultimamente e devido ao facto de uma pessoa conhecida ter sido operada às hemorroidas, prestei mais atenção à minha e reparei q estava a ter dificuldades em defecar e que à volta do anus sentia tipo uma veia dura. Tenho receio que o anus se feche, pois parace-me que a entrada está mais pequena e apertada. Confesso que fiquei muito assustada, não sei se será temporário ou se devo consultar já um especialista. Só de pensar em ser operada fico aterrorizada.
    Marta

  • Anonymous

    Antes de qualquer coisa, quero agradecer por esse trabalho fantástico que o sr. vem fazendo.

    Não pude deixar de observar que em alguns casos ficou claro que depois da cirurgia eu não poderei mais fazer sexo anal, porém em outros casos o sr. deu a entender que pode ser permitido depois de um tempo de recuperação.

    Há casos em que o sexo anal fica completamente proibido?

    Layla Martins

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Layla
    Depende da gravidade da suas hemorroidas pois o sexo anal pode piorá-las ou fazer com que vc as tenha novamente. É preciso perguntar para o seu proctologista. É caso a caso.

  • Anonymous

    Boa noite doutores.
    Ha 8 anos tive hemorroida e fui operado,porem agora tive de novo.Mesmo depois da cirurgia ela pode voltar?
    Desde já agradeço.

    Anderson

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Anderson
    A cirurgia cura a hemorroida, mas não impede que surjam outras.

  • Paulo Otávio

    Outra coisa Dr.: eu só me limpo com papel higiênico.. e eu uso muito.. até ficar limpo de verdade, mas não faço mt força. Isso pode influenciar?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Paulo Otávio
    Não. Mas pq vc não usa um jato d´água para acelerar a limpeza?

  • Greice

    Outra coisa Doutor sexo anal causa ou piora hemorroidas?

  • Anonymous

    Bom dia,

    Eu soube que existe no mercado um novo método cirúrgico para o tratamento das hemorroidas (método THD). Dizem que é bastante eficaz, menos doloroso e invasivo. Ficaria muito agradecida se vcs pudessem fornecer informaçoes sobre esse método.

    Obrigada,
    Ana Carolina

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Greice
    Sim, aumenta o risco e pode piorar as hemorroidas já existentes

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Ana
    Já atualizei o texto.

  • Anonymous

    Varicel funciona sim,posso garantir,que após tres semnas no meu caso e de meu irmão sumil.Gilberto.

  • Anonymous

    Dr.
    Meu marido as vezes (de vez em quando) sente coçeira e sangra o anus, pode ser hemorroída?

    Obrigada!
    Luciana

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Luciana
    São sintomas de hemorroidas, peça para ele procurar um proctologista.

  • Anonymous

    Parabéns pela iniciativa Drs.

    Me chamo Luciano e tenho hemorróidas a 11 anos, nunca procurei um proctologista, no início apresentei apenas uma hemorróida externa que doía muito ao caminhar, sentar e evacuar, ao passar to tempo a dor sumiu mas vieram outros sintomas, passei a evacuar sangue, apresentar um muco e ânus úmido. Estes dois últimos sintomas são típicos de hemorróidas? Se tiver que sofrer uma intervenção cirúrgica demoraria quanto tempo o pós operatório? Desde já Agradeço.

  • Anonymous

    Olá Doutor, parabéns pela iniciativa.
    Fiquei preocupado em ir ao médico depois que alguns conhecidos disseram que em alguns casos o médico “empurra” a hemorróida pra dentro do ânus de novo e que assim o problema desaparece. Isso pode mesmo ser uma forma de tratamento? A minha hemorróida está externa, muito dolorida e grande (maior que o orifício do ânus), esse tipo de tratamento acima me preocupou.Ele existe mesmo? Obrigado.
    Bruno

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Luciano
    Sim, são sintomas possíveis de hemorroidas. O pós-operatório depende do tipo de cirurgia

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Bruno
    Empurrar hemorroida para dentro não ajuda em nada.

  • Anonymous

    Mario;
    Olá,
    Tenho hemorroida mas nda grave (acho). Ela esteve do tamanho de um feijão inchado ha dois anos atras num periodo em que eu ficava muito tempo sentado (escrevendo o mestrado) fiz tratamento conservador com anti-inflamatorio e pomadas e fiquei bom. Me alimento bem e evacuo regularmente todos os dias sem dificuldade. No entanto ha dois dias ela voltou, de forma externa novamente e com o mesmo tamanho. Fumo maconha de vez em quando, isso piora a situação? Obrigado

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Mario
    Pode afetar sim.

  • Anonymous

    agradeço pela boa vontade de ajudar tantas pessoas.

  • Anonymous

    Olá, acabei de marcar a minha consulta. Depois do que li estou certa de que tenho hemorroidas.
    Nao sinto ao toque, mas tenho coceira e sangramento. Provavelmente sao internas?

    Mas a minha questão é a seguinte: para além da coceira no nanus, hoje também estou com uma forte coceira nos lábios vaginais. Isso estará relacionada com a coceira do anus?
    ml

  • Anonymous

    Drs., há cerca de 5 anos tive os sintomas de hemorroida (inchaço na região externa do ânus e dor). Passava por momento emocional crítico. Os sintomas sumiram espontaneamente. Há alguns dias os sintomas voltaram. Ocorre que há quase 1 ano tenho experimentado alterações na minha pressão arterial (média alta, mesmo em repouso). A pressão arterial pode influenciar o aparecimento de hemorroida externa? Controlando a pressão arterial, posso me livrar desse problema? Grato. Giò

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @ml
    1. Podem ser.

    2. Não tenho como te responder à distância sem ver o que está acontecendo. Hemorroidas não costumam causar coceira na vulva.