Hemorroidas: sintomas, causas, remédios, pomadas e cirurgia

Dr. Pedro Pinheiro

Atualizado em

comment 83 Comentários

Tempo de leitura estimado do artigo: 7 minutos

O que são hemorroidas?

Hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas no ânus e reto, que podem causar dor, coceira e sangramento anal. A hemorroida pode ser interna, quando ela fica escondida dentro do reto, ou externa, quando ela é facilmente identificada ao redor do ânus. A passagem das fezes por essas veias dilatadas pode causar ferimentos, que se manifestam com sintomas como dor para evacuar, coceira anal e sangramento nas fezes.

Apesar de amplamente utilizado, na verdade, o termo mais correto não é hemorroida, mas sim doença hemorroidária. Hemorroidas é o nome que damos ao conjunto de veias e artérias que se localizam no canal anal. Todos temos veias hemorroidárias e artérias hemorroidárias. Portanto, tecnicamente, todos nós temos hemorroidas. Porém, mesmo os médicos não costumam fazer esse tipo de distinção e acabam tratando os termos doença hemorroidária e hemorroidas como sinônimos.

Nesse artigo utilizaremos a terminologia mais popular. Quando falarmos em hemorroidas estaremos nos referindo à doença hemorroidária.

Como surgem

A maioria das nossas veias contém válvulas que ajudam o sangue a seguir sempre em uma mesma direção, impedindo seu retorno, mesmo quando contra a gravidade. Por exemplo, o sangue nas veias da perna corre sempre contra a gravidade. Graças às válvulas, ele consegue subir sem ficar represado nas pernas. Quando as veias ficam doentes e as suas válvulas param de funcionar, surgem as varizes, que são veias tortuosas nas quais o sangue fica congestionado (leia: Varizes: causas e tratamento).

Ao contrário das veias do resto do corpo, as veias hemorroidárias não possuem válvulas para impedir o represamento de sangue. Portanto, qualquer aumento da pressão nessas veias propicia o seu ingurgitamento. As hemorroidas são como varizes das veias hemorroidárias. Assim como em qualquer variz, o sangue represado aumenta o risco de trombose e inflamações das veias.

Portanto, hemorroidas são dilatações das veias do reto e ânus, que podem vir acompanhadas de inflamação, trombose ou sangramento.

Aproximadamente 5% da população sofre com esse problema. No Brasil, estima-se que cerca de 2 milhões de pessoas tenham hemorroidas. A doença é mais comum nos adultos entre 40 e 60 anos. Nas mulheres, ela costuma surgir mais cedo, principalmente durante a gravidez (30 a 40% das grávidas sofrem de hemorroidas).

Classificação

A doença hemorroidária pode ser divida em:

  • Hemorroidas internas: quando ocorrem no reto.
  • Hemorroidas externas: quando ocorrem no ânus ou no final do canal anal.
Hemorroida externa e hemorroida interna
Hemorroida externa e hemorroida interna

As hemorroidas internas são ainda classificadas em quatro graus:

  • Hemorroidas grau I: não prolapsam através do ânus.
  • Hemorroidas grau II: prolapsam através do ânus durante a evacuação ou durante esforço, mas o retornam à posição original espontaneamente.
  • Hemorroidas grau III: prolapsam através do ânus e só retornam para dentro com ajuda manual.
  • Hemorroidas grau IV: estão prolapsadas através do ânus e o retorno não é possível nem com ajuda manual.

As hemorroidas internas grau I não são visíveis e as grau II passam normalmente despercebidas pelos pacientes, já que ninguém fica olhando para o ânus enquanto defeca. Como o reto e o canal anal possuem pouca inervação, este tipo de doença hemorroidária não costuma causar dor.

As hemorroidas externas, assim como as internas grau III e IV, são facilmente identificadas e costumam inflamar, causando dor e/ou prurido (comichão).

Cerca de 73% dos casos de doença hemorroidária são de grau I, 19% de grau II, 8% de grau III e menos de 1% dos paciente apresentam hemorroidas grau IV.

Graus da doença hemorroidária
Graus da doença hemorroidária

Fatores de risco

A doença hemorroidária é um distúrbio muito comum. Estima-se que mais da metade da população acima dos 50 anos sofra deste problema em graus variáveis.

Os principais fatores de risco são:

  • Constipação intestinal (prisão de ventre).
  • Esforço para evacuar.
  • Obesidade.
  • Diarreia crônica.
  • Prender as fezes com frequência, evitando defecar sempre que há vontade.
  • Dieta pobre em fibras.
  • Gravidez.
  • Sexo anal.
  • História familiar de hemorroidas.
  • Tabagismo.
  • Cirrose hepática e hipertensão portal.
  • Ficar longos períodos sentados no vaso sanitário (há quem ache que o próprio design dos vasos sanitários propicia o surgimento da doença hemorroidária).

O hábito de evacuar agachado, muito comum no Oriente Médio e Ásia, está associado a uma menor incidência de hemorroidas. Por outro lado, evacuar sentado, como a maioria de nós habitualmente faz, parece aumentar a sua incidência.

Independente dos fatores de risco, as hemorroidas se formam quando há aumento da pressão nas veias hemorroidárias ou fraqueza nos tecidos da parede do ânus, responsáveis pela sustentação das mesmas.

Quais são os alimentos que provocam hemorroidas?

Ao contrário da crença popular, não existe nenhum alimento específico que provoque hemorroidas. Também não existem evidências científicas de que pimenta, café ou refrigerantes possam agravar um quadro já existente de doença hemorroidária.

O que efetivamente pode fazer mal é uma dieta pobre em fibras. Mas o efeito é indireto, pois é a constipação intestinal que surge por conta da dieta a responsável pelo maior risco de desenvolvimento das hemorroidas.

Sintomas

As hemorroidas podem ser sintomáticas ou não. Como já dito anteriormente, as hemorroidas internas tendem a ser menos sintomáticas. O único sinal indicativo da sua existência costuma ser a presença de sangue ao redor das fezes ao evacuar.

O sangramento da doença hemorroidária se apresenta tipicamente como uma pequena quantidade de sangue vivo que fica ao redor das fezes. Às vezes, o paciente pode notar  pingos de sangue no vaso sanitário após o término da evacuação. É comum também haver sangue no papel higiênico após a limpeza.

As hemorroidas internas podem causar dor se surgir uma trombose ou quando o esforço crônico para evacuar causa o prolapso da hemorroida para fora no canal anal. As hemorroidas internas grau III e IV podem estar associadas à incontinência fecal e à presença de um corrimento mucoso, que provoca irritação e comichão anal.

As hemorroidas externas são, por via de regra, sintomáticas. Estão associadas a sangramentos e dor ao evacuar e ao sentar. Em casos de trombose, a dor pode ser intensa. O prurido é outro sintoma comum. As hemorroidas externas são sempre visíveis e palpáveis.

Apesar de ser uma causa comum de hemorragia anal, é importante nunca assumir que o sangramento é devido à doença hemorroidária sem antes consultar um médico. Várias doenças, como fissura anal, câncer do reto, doença diverticular e infecções também podem se manifestar com sangue nas fezes. Além disso, nada impede que o paciente tenha hemorroidas e outra doença que também curse com sangramento anal, como um câncer, por exemplo. Portanto, todo sangramento anal deve ser avaliado por um médico.

O sangramento das hemorroidas costuma ser de pequena quantidade, mas, ser for frequente, pode até levar à anemia por carência de ferro. Sangramentos de grande volumes não são comuns, mas podem ocorrer em alguns casos.

Um diagnóstico diferencial importante das hemorroidas é a fissura anal. Ambas causam dor e sangramento, porém, o sangramento da fissura costuma ser menor e a dor ao evacuar mais intensa.

Se você quiser ver imagens reais de hemorroidas, acesse o seguinte artigo: Fotos de hemorroidas externas e internas.

Hemorroidas podem virar câncer?

Não, hemorroidas não viram câncer. Dito isso, é importante destacar que os sintomas de um tumor intestinal, do reto ou do ânus podem ser confundidos com os da hemorroida, principalmente o sangramento ao evacuar. Por isso, em todo paciente com sangramento anal, especialmente naqueles com mais de 50 anos, é preciso ter certeza de que a causa é mesmo uma hemorroida sangrante e não é um tumor.

Diagnóstico

Nas hemorroidas externas, o exame físico é suficiente para o diagnóstico. Nas internas é preciso realizar o toque retal e, caso ainda haja dúvida, a anuscopia (uma mini endoscopia onde se visualiza o reto por vídeo).

Em doentes idosos com sangramento pelo reto, mesmo que se identifique doença hemorroidária, é conveniente realizar a colonoscopia para se descartar outras causas. Como as hemorroidas são muito comuns nesta faixa etária, nada impede que o paciente tenha uma segunda causa para o sangramento, como um câncer do intestino ou um divertículo.

Qual é o médico especialista que devo procurar?

O médico especializado em diagnosticar e tratar a hemorroida é o proctologista, atualmente chamado de coloproctologista. 

A coloproctologia é uma especialidade médica e cirúrgica, responsável pelas doenças do intestino grosso, intestino delgado, reto e ânus.

Além das hemorroidas, o coloproctologista também costuma tratar: fissuras anais, abcessos perianais, fístulas perianais, cisto pilonidal, prolapso retal, plicoma anal, constipação, incontinência fecal, tumores benignos e malignos do cólon, intestino delgado ou reto, doença diverticular do intestino e doenças inflamatórias intestinais.

Hemorroidas têm cura?

Sim, existem várias opções terapêuticas que podem curar definitivamente as hemorroidas. Procedimentos como a ligadura elástica, escleroterapia, coagulação infravermelha, hemorroidectomia e THD costumam ser eficazes no tratamento da doença hemorroidária.

Tratamento das hemorroidas

O tratamento da doença hemorroidária pode ser dividido entre tratamento conservador, que é feito à base de pomadas, remédios, dieta e banhos de assento, ou tratamento cirúrgico, que pode ser feito no próprio consultório ou em centro cirúrgico apropriado.

Na maioria dos casos de hemorroidas externas e de hemorroidas internas grau 1 ou 2, o tratamento é feito inicialmente de forma conservadora, sem a necessidade de cirurgia.

Vamos revisar a seguir as principais opções de tratamento para hemorroidas.

Tratamento conservador – Remédios, pomadas e dieta

O tratamento conservador das hemorroidas pode ser dividido em 3 modalidades: remédios (comprimidos ou pomadas), medidas gerais e dieta. Falaremos resumidamente sobre cada uma delas.

Medidas gerais e tratamento caseiro

Durante as crises, os banhos de assento com água morna, duas a três vezes por dia, podem trazer alívio para os sintomas agudos. Nas grávidas sugerimos compressas úmidas mornas.

Em caso de dor, compressas geladas também podem oferecer alivio. Tenha cuidado para não provocar queimaduras por frio na região do ânus.

Deve-se também evitar limpar o ânus com papel higiênico, dando preferência ao bidê ou a jatos de aguá morna. Não esfregar o ânus na hora da higiene é parte importante do tratamento.

Evite ficar muito tempo sentado no vaso sanitário. Também é importante não segurar a fezes quando a vontade de evacuar surge.

O paciente deve tentar a todo custo não coçar o ânus, pois a fricção pode causar mais lesões.

Roupas largas e à base de algodão são as preferidas, pois são frescas e diminuem a umidade local.

Dieta para quem tem hemorroidas

Beber bastante água é importante, por ajudar a umedecer as fezes, diminuindo a constipação e o atrito que a passagem das fezes provoca no reto e ânus.

O aumento do consumo de fibras comprovadamente melhora os sintomas. Os resultados podem ser notados com apenas 15 dias de mudança da dieta. O uso de suplementos à base de metilcelulose ou psyllium apresenta bons resultados.

Atenção, o uso de fibras não trata a doença hemorroidária, mas ajuda no controle dos sintomas, principalmente a coceira e o sangramento.

Evitar alimentos picantes é uma dica muito famosa para quem tem hemorroidas, todavia, como já referido, não há provas de que a pimenta ou qualquer outro alimento picante realmente agrave os sintomas.

A resposta aos alimentos picantes parece ser muito individual. Há pacientes com hemorroidas que comem pimenta à vontade e não sentem nenhuma piora, enquanto outros juram que um pouquinho de pimenta é suficiente para “irritar” suas hemorroidas. É provável que o efeito placebo tenha peso importante nessa relação (leia: O que é o efeito placebo?).

Outra dica comum, mas que também carece de evidências científicas, é evitar o café ou bebidas cafeinadas. Na verdade, em algumas pessoas, o café tem efeito de acelerar o trânsito intestinal, o que pode até facilitar a evacuação.

Pomadas e remédios

Nas pessoas com constipação intestinal, laxantes então indicados para diminuir a necessidade de fazer força ao evacuar. A passagem de fezes muito volumosas e endurecidas pode causar lesão nas hemorroidas.

Pomadas e cremes, como o Proctyl, Proctosan ou Xyloproct, podem ser usados temporariamente, já que servem de lubrificante para a passagem das fezes e contêm anestésicos em sua fórmula.

Algumas pomadas, como Ultraproct, Proctfis H e Xyloproct também contêm corticoides, o que ajuda a “secar” a hemorroida e a diminuir a inflamação. Em geral, a aplicação 2 a 3 vezes por dia é suficiente para trazer alívio sintomático. Contudo, pomadas que contenham corticoides não devem ser usadas por mais de 7 dias seguidos, pois eles podem causar atrofia da mucosa anal, favorecendo o aparecimento de novas feridas.

O alívio com cremes ou pomadas é apenas temporário e não deve ser usado sem orientação médica.

As opções mais comuns de pomadas para hemorroidas são:

  • Ultraproct (composição: pivalato de fluocortolona, caproato de fluocortolona, undecilato de clemizol e cloridrato de cinchocaína).
  • Proctyl (composição: policresuleno e cloridrato de cinchocaína).
  • Hemovirtus (composição: Hamamelis virginiana L, Davilla rugosa, Atropa belladonna L, mentol e cloridrato de lidocaína).
  • Proctosan ou Proctan (composição: cloridrato de lidocaína, mentol, azuleno, castanha da Índia e Hamamelis virginiana L.).
  • Xyloproct (composição: lidocaína, hidrocortisona, óxido de zinco e subacetato de alumínio).
  • Proctfis H (composição: acetato de hidrocortisona, lidocaína, subgalato de bismuto e óxido de zinco).

Supositórios com corticoides (o Ultraproct também existe em forma de supositório) são outra opção quando há muita dor ou comichão, porém, é um tratamento que não deve ser usado por mais de uma semana devido aos seus possíveis efeitos colaterais.

Dos remédios para hemorroidas em comprimidos, aquele que parece ter melhor efeito é o Daflon. Ainda assim, ele apenas melhora os sintomas, não trata definitivamente a doença. Outros remédios, como o Varicell, não apresentam eficácia comprovada.

Em geral, os pacientes procuram muito a ajuda de pomadas, quando, na verdade, o banho de assento e a mudança da dieta costumam ter eficácia semelhante por um custo muito menor e com menos riscos de efeitos colaterais.

Opções de tratamento minimamente invasivo

Se o tratamento conservador não for suficiente para controlar os sintomas das hemorroidas, tratamentos minimamente invasivos podem ser tentados. Nestes casos, o tratamento pode ser realizado no próprio consultório do proctologista.

a. Ligadura elástica

Em casos mais graves, que não conseguem ser controlados com medidas simples, pode ser necessária a laqueação elástica da hemorroida. Através da anuscopia, uma borracha é introduzida na base das hemorroidas, causando estrangulamento e necrose das mesmas. Depois de alguns dias, geralmente entre dois a quatro, a hemorroida “cai”, saindo sozinha pelo ânus junto com o elástico.

É uma técnica que pode ser efetuada no próprio consultório do proctologista. Costuma ser indolor e muitas vezes não se usa nem anestesia. A ligadura elástica está indicada para hemorroidas de grau I e II. Eventualmente, ela pode ser usada em algumas hemorroidas grau III. É a técnica mais usada atualmente e apresenta uma taxa de sucesso de 80%.

A ligadura elástica não é uma opção para hemorroidas externas, pois, neste caso especificamente, o tratamento causa intensa dor.

b. Escleroterapia

Outra opção para o tratamento das hemorroidas é a escleroterapia. Esta técnica consiste na injeção, através de uma agulha longa, de uma solução química que causa necrose das hemorroidas. A substância injetada causa intensa inflamação e faz com que a hemorroida “seque” e seja absorvida.

A escleroterapia também é feita com o auxílio da anuscopia e não necessita de anestesia, pois é indolor.

c. Coagulação infravermelha

Uma terceira opção é a coagulação por infravermelho, também chamada, equivocadamente, de coagulação a laser. Assim como as técnicas anteriores, a coagulação por infravermelho é realizada com o auxílio da anuscopia e consiste na aplicação direta de ondas de infravermelho nas hemorroidas. O calor gerados por essas ondas queimam a lesão e provocam retração das hemorroidas.

Das três técnicas citadas acima, a ligadura elástica é a que apresenta os melhores resultados para hemorroidas internas graus I, II e III.

Tratamento cirúrgico

Caso os sintomas da doença hemorroidária persistam, apesar das medidas conservadoras ou minimamente invasivas, a intervenção cirúrgica deve ser indicada. Além dos casos de falha das técnicas mais simples, a cirurgia também está indicada nos pacientes com hemorroidas grau IV ou naqueles que têm hemorroidas internas estranguladas. A cirurgia também pode ser necessária para as hemorroidas grau III sintomáticas ou para os pacientes que se apresentam com hemorroidas trombosadas.

Hemorroidectomia

A cirurgia tradicional para remoção da hemorroida é chamada de hemorroidectomia. Existem duas técnicas populares:

  • Milligan Morgan ou Ferguson, que é uma cirurgia feita sob anestesia peridural, que remove todo o tecido ao redor da região com doença hemorroidária;
  • Técnica de Longo, que usa um dispositivo para realizar o grampeamento das hemorroidas.

A técnica de Longo é mais moderna e costuma ser mais tolerada pelo paciente, pois seu pós-operatório é bem menos doloroso.

THD para tratamento da doença hemorroidária

Uma nova opção de tratamento para hemorroidas é a desarterialização hemorroidária trans anal guiada por Doppler (THD), uma técnica criada em 1995 e aperfeiçoada ao longo dos últimos anos. A técnica consiste na introdução de um pequeno aparelho de doppler (ultrassom) no ânus para identificação das artérias hemorroidarias; através de uma pequena agulha essas artérias são suturadas de modo a reduzir o fluxo de sangue que chega nas regiões onde existem as hemorroidas. Chegando menos sangue, a pressão dentro das hemorroidas diminui, fazendo com elas “sequem”.

A técnica THD não tem cortes e o risco de sangramento é muito baixo. O pós-operatório é menos doloroso que nas técnicas com cortes e há baixo índice de recidivas das hemorroidas. O tempo de recuperação é mais curto e o paciente consegue voltar às atividades normais em 48 horas. O procedimento é conduzido com anestesia local e uma leve sedação.

O THD é uma técnica relativamente nova e ainda não há trabalhos que comparem sua eficácia a longo prazo com as técnicas mais antigas. Porém, os resultados são promissores e a tendência é que ele se transforme no método de eleição para o tratamento das hemorroidas.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


83 respostas para “Hemorroidas: sintomas, causas, remédios, pomadas e cirurgia”

  1. Hamilton
    Boa dica aprendi um pouco de tudo sobre as hemorróidas.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Fico feliz de saber que o texto foi útil.
  2. Claudia
    Parabéns pelo texto, muito completo e explicativo!
    Obrigada por compartilhar seu conhecimento! Um abraço
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Obrigado.
  3. Maria lucilene Queiroz Mendes

    Tô com hemorroida no estágio 3 oque faço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O ideal é ser avaliado por um proctologista.
  4. Maria

    Frituras, gorduras, refrigerantes, sedentarismo podem causar hemorróida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não diretamente, mas uma dieta pobre em fibras aumenta o risco.
  5. Lincoln Félix Duailibe Barros

    Preciso fazer colostomia no procedimento para retirada de hemorroida?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  6. Gerónimo António.

    Gostei da vossa página isso pode a judar salvar muita gente

  7. Ariela

    Olá ,Dr . Primeiro muito legal este site , parabéns .

    Para fissura , pequena porém (arde) e um pouco inchada é necessário intervenção médica , ou é como a hemorróida que , seu estado pode melhorar com pomada e alguns cuidados ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Nas fissuras anais pequenas, a cura geralmente ocorre de forma espontânea após alguns dias, mas o tratamento médico pode acelerar o processo, além de aliviar a dor. Eu falo especificamente sobre a fissura anal no artigo: https://www.mdsaude.com/gastroenterologia/fissura-anal/
  8. Jonh

    Hemorroida externa grau 1. Some com o tratamento? Banho de assento ou frio?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Geralmente não some, pode é não piorar e ficar sem incomodar.
  9. Marlon Freire de Melo
    Já li muitas coisas sobre doença hemorroidária, mas nunca vi algo tão completo e tão bem explicado quanto esse artigo. Sofro com essa doença, e ultimamente tenho sentido que o problema tem se agravado. Vou marcar uma consulta com um coloproctologista. Muito obrigado.
  10. Admir
    Já tem 4 anos que trato e o sangramento aparece de vez em quando , devo logo fazer a cirurgia de nível 3
  11. Maria madalena moreira
    Tenho uma dor muito forte por dentro do ânus quando estou evacuando não é sempre e de vez enquando, isso é normal? E agora saiu um carocinho que doe e coça e muitoo desconfortavel estou preocupada o posso estar usando pra ver se melhora
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      O normal é evacuar sem dor. Se algo dói sempre é porque há alguma ferida na região do ânus. Hemorroida é uma das hipóteses.
  12. Diego
    Bom dia Dr. Pedro

    Eu tinha uma hemorroida externa que acho que explodiu e agora estou cheio de nodulos no escroto e ao redor na bunda. As duas coisas podem estar relacionadas?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não acredito. Pode ser algo infeccioso. O ideal é um médico ver as lesões.
  13. Valdete
    Eu fiz um exame colonoscopia e constou q eu tenho emorrida grau 1 gostaria de saber se e caso cirúrgico
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Grau geralmente não é cirúrgico.
  14. Cleiber
    Boa noite Dr.Pedro, Já faz mais de um ano que sinto uma dor no anus que irradia até o pênis, dura por uns 10 minutos depois some, sempre volta com a mesma intensidade, sem marcar dia nem horas, costuma durar meses sem incomodo, Não sangra. Posso dizer que é Hemorroidas?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Sem sangramento e sem dor ao evacuar é difícil dizer que são hemorroidas. O ideal é que você procure um proctologista para investigar.
  15. Ivana Escossia Pessoa
    Bom dia Dr.Pedro. li seu texto e consegui esclarecer muitas dúvidas sobre o meu problema com as hemorróidas. Obrigada pelo seu excelente trabalho.
  16. Francisca
    Boa noite, por gentileza gostaria de uma informacao: Hemorroida ocasiona febre?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro
      Não.
  17. michel
    Doutor, Boa tarde. O tabagismo também provoca hemorroidas.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Fumar aumenta o risco de ter hemorroidas.
  18. Jessica
    Tenho 18 anos e hoje quando fui à casa de banho, saiu muito sangue e também quando me limpei, mas não tenho dor ou nada pra fora, também não tenho problemas a defecar. Será que pode ser hemorroida interna? Estou assustada.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Se a hemorroida não é óbvia, é preciso ir a um proctologista para ele ver se a causa do sangramento é mesmo uma hemorroida ou outra lesão.
  19. vi
    tenho quase certeza que estou com hemorroida qual especialidade medica devo procurar
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Proctologista.
  20. monique
    hoje tive um sangramento ao ir no banheiro, fiquei com medo pois nunca tinha acontecido, tenho o intestino bem prezo e não consigo soltar os gases. o que devo fazer? achei que sangrou demais e nunca senti nenhum caroço.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se o sangue veio ao redor das fezes, pode ser hemorroida. O ideal é procurar um proctologista.
  21. Jorge
    Bom dia, dr. Passei dias achando que estva com homorroidas. Comprei a pomada Proctosan, QUE É MARAVILHOSA, te deixa o dia inteiro sems entir NADA; e também comprei Varicell, que não posso dizer a aficácia já que ainda estou usando há dois dias. Fiz vários vídeos ra região anal e cheguei a conclusão que não há veia nenhuma saltada, mas sim algumas lesões (olhinhos vermelhos) e algumas bolinhas brancas ao redor. Então a pergunra: poderia ser fissura anal?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A fissura é tipo um rasgo na mucosa do ânus. O ideal é você ir ao proctologista para ele ver as lesões. Pode ser alguma infecção.
  22. gina
    tenho um leve saliência no ânus, não coça nem sangra pode ser hemorroida assim mesmo?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode.
  23. William Oliveira
    Tenho sangue nas fezes mas não sempre, tenho um caroço pequeno no ânus que sempre coça, pode ser hemorroídas? Estou com medo.
    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro
      Pode.
  24. VANIA
    fiz o exame de colonoscopia, pois começo do ano quando fui fazer uma ultrassom do abdomem total e estava em jejum e me bateu uma enorme dor de barriga antes do exame, fui as pressas pra o banheiro na antisala do exame e saiu muito sangue, me assustei! tenho sindrome do intestino irritavel, já tirei a vesicula… fui a uma g astro ela me passou uma colonoscopia, fiz ontem! pior sai dopada, e só hj vi que meu marido recebeu um vidrinho com uma solicitaçaõ pra eu fazer biopsia, dizendo que tinha causa de erosoes retais, meu deus to muito assustada! já to me imaginando muito doente, tenho depressão, ando sem estimulo pra vida, perdi totalmente a ilusão da vida, nada me alegre, fico sempre pensando que o fim de todo mundo ai me angustio muito mais, me ajude, porque pediu com a justificativa de erosoes no reto? tenho hemorrodias, essas erosoes podem ser disso? o nome erosoes me assustou!!!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se o médico quis biopsiar é porque viu lesões que deveriam ser melhor investigadas. Se fossem só hemorroidas, não haveria porque fazer a biópsia.
  25. joao
    Já fui para 3 médicos proctologistas e fiz dois exames uma colonoscopia e uma retossigmoidoscopia e o o último medico constatou que tenho hemorroida mista grau 3 e somente com cirurgia resolve. gostaria de saber os riscos dessa cirurgia e se essa é a única forma mesmo de tirar.
    desde já agradeço
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Os riscos são baixos. Se o proctologista disse que só resolve operando, sugiro que você confie nele.
  26. thais borges
    desde o inicio do ano estou sofrendo com isso,nao tenho fezes ressecadas,nem prisao de ventre e mesmo assim quando eu evacuo sai sangue vermelho vivo nas minhas fezes e sou nova tenho so 18 anos e to com medo,nunca fiz sexo anal entao nao esta relacionado a isso eu nao faço ideia do que é.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não precisa ter medo, basta ir a um proctologista. É provável que seja mesmo hemorroida. Tem que tratar para parar o sangramento.
  27. jose
    doutor, saiu uma bolinha p fora do meu anus e agr esta sangrando um pouco, dói ao me sentar e caminhar, pode ser hemorroida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode.
  28. elaine
    ola doutor tenho sentido muito dor ao ir ao banheiro evacuar sinto que parece ter uns corte ao redor do anus , mas também esses dias observei pelo espelho e parece que na hora que vou evacuar vejo que uma coisa estranha bem vermelha fica bem na beira tipo tampando o anus ,e sai muito sangue; quando vi fiquei muito assustada mas pela primeira vez não liguei pois pesei que estava um pouco ressecada e por isso deu sangramento agora toda vez que vou ao banheiro fico assustada pois penso que vai sair sangue e não da outra sai mesmo e dói muito parece que esta cortando o anus com faca isso pode ser hemorroida???
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      É bem possível que seja.
  29. lorenna
    doutor tem bolinha nascendo no meu anus e coçam pode ser hemorroida
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      É uma possibilidade.
  30. Raíssa M.Marques
    Em caso de trombose hemorroidaria deve-se forçar e colocar para dentro do anus?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não! Deve ir ao proctologista.
  31. Fatima Tereza
    Eu amei as informações,pra minha saúde…muito obrigado
  32. BRAULIO
    doutor. eu fui a medico e ele receitou-me uma pumada(Ultraproct) e comprimidos (ibuprofem) isso é o suficiente pra tratar a hemorroda?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Em casos leves pode ser suficiente.
  33. lidiane
    tenho 28 anos ja sofro com problema de hemorroidas ha algum tempo , mas de uns dias desse pra ca esta pior incomoda ate em eu sentar e andar ta bem maior a hemorroida , ja fiz banho morno e não melhora e ta dura o que faço será que é caso de cirurgia?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      É possível que sim. O ideal é você procurar um proctologista, pode ser que ele indique outro tratamento que não seja cirurgia.
  34. richard
    doutor comecei a me alimentar com mais fibras e estou usando uma pomada pra hemorroidas, tem algum sintoma pra saber se esta melhorando?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O sinal de melhora é a redução ou desaparecimentos dos sintomas da hemorroida.
  35. edson
    doutor ja tem quase duas semanas que quando vou evacuar sinto dor e sai sempre raja de sangue au limpa pode ser hemorroida
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      É uma possibilidade.
  36. Cleomar
    Cleu
    Tenho uma pequena fissura no anus mas o que me incomoda bastante é uma queimação na região interna do coxis é muita intensa a dor quando estou sentada ou deitada ainda dói mais melhora um pouco quando estou de pé o que será? eu falo que é hemorroida. obs: sou do sexo feminino.
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não parece muito com sintomas de hemorroidas.
  37. CamilaFC
    Eu gostaria de saber se a cirurgia para hemorroida pode causar algum dano ao esfincter anal??
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      A taxa de incontinência fecal após hemorroidectomia é de cerca de 2%.
  38. Victor
    Tenho 17 anos e a mais ou menos uns 5 dias venho tendo sangramento na hora de ir ao banheiro mas esse e o unico sintoma…pode ser hemorroida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode.
  39. Pardal
    Bom dia Dr.! Tudo bem?

    Vou contar o que aconteceu: Coloquei um pouco de desodorante na cueca devido a estar um pouco suado e não poder tomar banho no horário em que estava fazendo um trabalho. Coloquei o desodorante por volta das 13:30h da tarde e quando foi por volta das 16:00h do mesmo dia já estava sentindo algum desconforto – leve ardor, e quando olhei usando um espelho tem uma saliência na região anal. (Isso pode ter sido causado pelo desodorante?) Pode ser indício de alguma coisa grave?

    Grato.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Não, o desodorante não tem culpa.
  40. mario silva
    oi gente tenho 24 anos e estou sofrendo muito com hemorroidas a minha é externa já esta muito inchado estou dando compressa com água morna mais não tem jeito, não estou nem dormindo direito,mas já esta tão grande que esta passando do anus
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O seu caso só vai ser resolvido pelo proctologista.
  41. ana paula
    Boa Noite, tenho 20 anos e fui ao médico recentemente e diagnosticada com hemorroida grau 1, estou tratando com medicamentos. Agora estou com medo de defecar, vou tomar laxantes para facilitar, isso tem algum problema, laxante agrava a hemorroida? Agradeço desde já!
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Se for para deixar as fezes menos duras, não tem problema. Mas se você passar a ter diarreia, pode ser pior, pois facilita a lesão da mucosa perianal.
  42. maria amélia
    Boa tarde! Praticar musculação agrava ou cria hemorroídas?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Pode agravar se não for feito de forma correta.
  43. Lucas Botelho
    Dr, Bom dia! o uso do VAricel e eficaz no tratamento da hemorroida?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      O texto fala sobre o Varicell
  44. Ronaldo
    Olá Dr.tenho 16 anos e gostaria de saber se nessa idade já se pode ter indícios de hemorroida pois semana passada fui ao banheiro e ao fazer minhas necessidades percebi que havia bastante sangue nas fezes e fikei assutado e fui atras de informações na internet e achei um site que dizia que o acontecido deve ser por falta de agua então desde daquele dia fiko ingerindo 2L de agua todos os dias e ao fazer minhas necessidades algum tempo dps percebi que a quantidade de sangue avia diminuido isso pode ser indices de hemorroida ou outra coisa ou e apenas ressecamento e falta de agua ?
    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Falta de água não causa sangue nas fezes. Você deve ter alguma lesão no ânus, que pode ser fissura, hemorroida, ou outra lesão qualquer que cause sangramento. O ideal é procurar um proctologista para que ele possa lhe examinar.