HEMORROIDA – Sintomas, Causas e Tratamento

Hemorroidas são uma das causas mais comuns de sangramento nas fezes. Em casos mais graves, pode até provocar anemia.

Hemorroidas

Hemorroidas são veias dilatadas e inflamadas no ânus e reto, que podem causar dor, coceira e sangramento anal. A hemorroida pode ser interna, quando ela fica escondida dentro do reto, ou externa, quando ela é facilmente identificada ao redor do ânus. O tratamento depende de diversos fatores, podendo ser desde simples pomadas até cirurgias.

Neste artigo vamos explicar o que são as hemorroidas, quais são as suas principais causas e o que fazer para evitá-las. Vamos falar também sobre os sintomas, as diferenças entre hemorroida interna e externa, sobre as formas de diagnóstico e as opções tratamento, sejam elas à base de remédios ou através de cirurgias.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Para complementar as informações deste texto, veja imagens reais de hemorroidas clicando neste link: FOTOS DE HEMORROIDAS.

O que é uma hemorroida?

A porção terminal do intestino é composta pelo reto, pelo canal anal e pelo ânus. Como em qualquer outra parte do nosso corpo, esta região final do trato digestivo é vascularizada por artérias e veias, que recebem o nome de artérias e veias hemorroidárias, respectivamente. Hemorroida é o nome dado a este conjunto de vasos que fica na região do canal anal. O que é popularmente conhecido como hemorroida é, na verdade, chamado em medicina de doença hemorroidária.

A maioria das nossas veias contém válvulas que ajudam o sangue a seguir sempre em uma mesma direção, impedindo seu retorno, mesmo quando contra a gravidade. Por exemplo, o sangue nas veias da perna corre sempre contra a gravidade.  Graças às válvulas, ele consegue subir sem ficar represado nas pernas. Quando as veias ficam doentes e as suas válvulas param de funcionar, surgem as varizes, veias tortuosas onde o sangue fica congestionado (leia: VARIZES | Causas e Tratamento).

Ao contrário das veias do resto do corpo, as veias hemorroidárias não possuem válvulas para impedir o represamento de sangue. Portanto, qualquer aumento da pressão nessas veias propicia o seu ingurgitamento. As hemorroidas são como varizes das veias hemorroidárias. Assim como em qualquer variz, o sangue represado aumenta o risco de trombose e inflamações das veias.

Portanto, hemorroidas (ou doença hemorroidária) são dilatações das veias do reto e ânus, que podem vir acompanhadas de inflamação, trombose ou sangramento. Cerca de 5% da população sofre com esse problema.

Classificação da doença hemorroidária

Hemorroidas

A doença hemorroidária pode ser divida em:

Hemorroidas internas: quando ocorrem no reto.
Hemorroidas externas: quando ocorrem no ânus ou no final do canal anal.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

As hemorroidas internas são ainda classificadas em quatro graus:

– Grau I: não prolapsam através do ânus.
– Grau II: prolapsam através do ânus durante a evacuação, mas o retornam à sua posição original espontaneamente.
– Grau III: prolapsam através do ânus e só retornam para dentro com ajuda manual.
– Grau IV: estão prolapsadas através do ânus e o retorno não é possível nem com ajuda manual.

As hemorroidas internas grau I não são visíveis e as grau II normalmente passam despercebidas pelos pacientes, já que ninguém fica olhando para o ânus enquanto defeca. Como o reto e o canal anal possuem pouca inervação, este tipo de hemorroida não costuma causar dor.

As hemorroidas externas, assim como as internas grau III e IV, são facilmente identificadas e costumam inflamar, causando dor e/ou prurido (comichão).

Principais Causas

A doença hemorroidária é um distúrbio muito comum. Estima-se que mais da metade da população acima dos 50 anos sofra deste problema em graus variáveis.

Os principais fatores de risco são:

– Constipação intestinal (prisão de ventre) (leia: PRISÃO DE VENTRE – CONSTIPAÇÃO INTESTINAL).
– Esforço para evacuar.
– Obesidade (leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA).
– Diarreia crônica (leia: DIARREIA. SINAIS DE GRAVIDADE E TRATAMENTO).
– Prender as fezes com frequência, evitando defecar sempre que há vontade.
– Dieta pobre em fibras.
– Gravidez.
– Sexo anal.
– História familiar de hemorroidas.
– Tabagismo (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo).
– Cirrose e hipertensão portal (leia: CAUSAS E SINTOMAS DA CIRROSE HEPÁTICA).
– Ficar longos períodos sentados no vaso sanitário (há quem ache que o próprio design dos vasos propicie o surgimento da doença hemorroidária).

O hábito de evacuar agachado, muito comum no Oriente Médio e Ásia, está associado a uma menor incidência de hemorroidas. Por outro lado, evacuar sentado, como a maioria de nós habitualmente faz, parece aumentar a sua incidência.

Independente dos fatores de risco, as hemorroidas se formam quando há aumento da pressão nas veias hemorroidárias ou fraqueza nos tecidos da parede do ânus, responsáveis pela sustentação das mesmas.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Sintomas das hemorroidas

As hemorroidas podem ser sintomáticas ou não. Como já dito anteriormente, as hemorroidas internas tendem a ser menos sintomáticas. O único sinal indicativo da sua existência costuma ser a presença de sangue ao redor das fezes ao evacuar.

O sangramento das hemorroidas se apresenta tipicamente como uma pequena quantidade de sangue vivo que fica ao redor das fezes. Às vezes, o paciente pode notar  pingos de sangue no vaso sanitário após o término da evacuação. É comum também haver sangue no papel higiênico após a limpeza.

As hemorroidas internas podem causar dor se surgir uma trombose ou quando o esforço crônico para evacuar causa o prolapso da hemorroida para fora no canal anal. As hemorroidas internas grau III e IV podem estar associadas à incontinência fecal e à presença de um corrimento mucoso, que provoca irritação e comichão anal.

As hemorroidas externas são, por via de regra, sintomáticas. Estão associadas a sangramentos e dor ao evacuar e ao sentar. Em casos de trombose, a dor pode ser intensa. O prurido é outro sintoma comum. As hemorroidas externas são sempre visíveis e palpáveis.

Apesar de ser uma causa comum de hemorragia anal, é importante nunca assumir que o sangramento é devido à doença hemorroidária sem antes consultar um médico. Várias doenças, como fissura anal, câncer do reto, doença diverticular e infecções também podem se manifestar com sangue nas fezes (leia: SANGUE NAS FEZES E HEMORRAGIA DIGESTIVA). Além disso, nada impede que o paciente tenha hemorroidas e outra doença que também curse com sangramento anal, como um câncer, por exemplo. Portanto, todo sangramento anal deve ser avaliado por um médico, de preferência proctologista.

O sangramento das hemorroidas costuma ser de pequena quantidade, mas, ser for frequente, pode até levar à anemia (leia: SINTOMAS DA ANEMIA e ANEMIA FERROPRIVA | Carência de ferro). Sangramentos de grande volumes não são comuns, mas podem ocorrer em alguns casos.

Um diagnóstico diferencial importante das hemorroidas é a fissura anal. Ambas causam dor e sangramento, porém, o sangramento da fissura costuma ser menor e a dor ao evacuar mais intensa (leia: FISSURA ANAL | Tratamento e sintomas).

Hemorroidas podem virar câncer?

NÃO! HEMORROIDAS NÃO VIRAM CÂNCER! Entretanto, os sintomas podem ser parecidos com os tumores intestinais, principalmente nos cânceres do reto e ânus. Por isso, é importante estabelecer o diagnóstico diferencial, especialmente em pacientes maiores de 50 anos. Reforçando a recomendação: todo sangramento anal deve ser avaliado por um médico.

Diagnóstico da doença hemorroidária

Nas hemorroidas externas o exame físico é suficiente para o diagnóstico. Nas internas é preciso realizar o toque retal e, caso ainda haja dúvida, a anuscopia (uma mini endoscopia onde se visualiza o reto por vídeo).

Em doentes idosos com sangramento pelo reto, mesmo que se identifique doença hemorroidária, é conveniente realizar a colonoscopia para se descartar outras causas. Como as hemorroidas são muito comuns nesta faixa etária, nada impede que o paciente tenha uma segunda causa para o sangramento, como um câncer do intestino ou um divertículo (leia: DIVERTICULITE | DIVERTICULOSE | Sintomas e tratamento).

Tratamento das hemorroidas

O tratamento da doença hemorroidária pode ser dividido entre tratamento conservador, que é feito à base de pomadas, remédios, dieta e banhos de assento, ou tratamento cirúrgico, que pode ser feito no próprio consultório ou em centro cirúrgico apropriado. Na maioria dos casos de hemorroidas externas e de hemorroidas internas grau 1 ou 2, o tratamento é feito inicialmente de forma conservadora, sem a necessidade de cirurgia.

Vamos revisar a seguir as principais opções de tratamento para hemorroidas.

1. Tratamento conservador – Remédios e pomadas para hemorroidas

Durante as crises, os banhos de assento com água morna, duas a três vezes por dia, podem trazer alívio para os sintomas agudos. Nas grávidas sugerimos compressas úmidas mornas. Deve-se também evitar limpar o ânus com papel higiênico, dando preferência ao bidê ou a jatos de aguá morna.

Nas pessoas com constipação intestinal, laxantes então indicados para diminuir a necessidade de fazer força ao evacuar. A passagem de fezes muito volumosas e endurecidas pode causar lesão nas hemorroidas. Beber bastante água é importante, pois ajuda a umedecer as fezes, diminuindo a constipação.

O aumento do consumo de fibras comprovadamente melhora os sintomas. Os resultados podem ser notados com apenas 15 dias de mudança da dieta. O uso de suplementos à base de metilcelulose ou psyllium apresenta bons resultados. Atenção, o uso de fibras não trata a doença hemorroidária, mas ajuda no controle dos sintomas, principalmente a coceira e o sangramento.

Pomadas e cremes, como o Proctyl, Proctosan ou Xyloproct, podem ser usados temporariamente, já que servem de lubrificante para a passagem das fezes e contêm anestésicos em sua fórmula. Algumas pomadas, como Ultraproct, também contêm corticoides, o que ajuda a “secar” a hemorroida e a diminuir a inflamação. Contudo, pomadas que contenham corticoides não devem ser usadas por mais de 7 dias seguidos, pois eles podem causar atrofia da mucosa anal, favorecendo o aparecimento de novas feridas.  O alívio com cremes ou pomadas é apenas temporário e não deve ser usado sem orientação médica.

Supositórios com corticoides (o Ultraproct também existe em forma de supositório) são outra opção quando há muita dor ou comichão, porém, é um tratamento que não deve ser usado por mais de uma semana devido aos seus possíveis efeitos colaterais (leia: PREDNISONA E CORTICOIDES | Indicações e efeitos colaterais).

Dos remédios para hemorroidas em comprimidos, aquele que parece ter melhor efeito é o Daflon. Ainda assim, ele apenas melhora os sintomas, não trata definitivamente a doença. Outros remédios, como o Varicell, não apresentam eficácia comprovada.

Evitar alimentos picantes é uma dica muito famosa para quem tem hemorroidas, todavia, não há provas de que a pimenta realmente piore os sintomas. Isto deve ser avaliado individualmente. Há pacientes com hemorroidas que comem pimenta à vontade e não sentem nenhuma piora, enquanto outros juram que um pouquinho de pimenta é suficiente para “irritar” suas hemorroidas.

Em geral, os pacientes procuram muito a ajuda de pomadas, quando, na verdade, o banho de assento e a mudança da dieta costumam ter eficácia semelhante por um custo muito menor e com menos riscos de efeitos colaterais.

2. Opções de tratamento minimamente invasivo para hemorroidas

Se o tratamento conservador não for suficiente para controlar os sintomas das hemorroidas, tratamentos minimamente invasivos podem ser tentados. Nestes casos, o tratamento pode ser realizado no próprio consultório do proctologista.

a) Ligadura elástica

Em casos mais graves, que não conseguem ser controlados com medidas simples, pode ser necessária a laqueação elástica da hemorroida. Através da anuscopia, uma borracha é introduzida na base das hemorroidas, causando estrangulamento e necrose das mesmas. Depois de alguns dias, geralmente entre dois a quatro, a hemorroida “cai”, saindo sozinha pelo ânus junto com o elástico. É uma técnica que pode ser feita no próprio consultório do proctologista. Costuma ser indolor e muitas vezes não se usa nem anestesia. A ligadura elástica está indicada para hemorroidas de grau I e II. Eventualmente, ela pode ser usada em algumas hemorroidas grau III. É a técnica mais usada atualmente e apresenta uma taxa de sucesso de 80%.

A ligadura elástica não é uma opção para hemorroidas externas, pois, neste caso especificamente, o tratamento causa intensa dor.

b) Escleroterapia

Outra opção para o tratamento das hemorroidas é a escleroterapia. Esta técnica consiste na injeção, através de uma agulha longa, de uma solução química que causa necrose das hemorroidas. A substância injetada causa intensa inflamação e faz com que a hemorroida “seque” e seja absorvida.

A escleroterapia também é feita com o auxílio da anuscopia e não necessita de anestesia, pois é indolor.

c) Coagulação infravermelha

Uma terceira opção é a coagulação por infravermelho, também chamada, equivocadamente, de coagulação à laser. Assim como as técnicas anteriores, a coagulação por infravermelho é realizada com o auxílio da anuscopia e consiste na aplicação direta de ondas de infravermelho nas hemorroidas. O calor gerados por essas ondas queimam a lesão e provocam retração das hemorroidas.

Das três técnicas citadas acima, a ligadura elástica é a que apresenta os melhores resultados para hemorroidas internas graus I, II e III.

3. Tratamento cirúrgico para hemorroidas

Caso os sintomas da doença hemorroidária persistam, apesar das medidas conservadoras ou minimamente invasivas, a intervenção cirúrgica deve ser indicada. Além dos casos de falha das técnicas mais simples, a cirurgia também está indicada nos pacientes com hemorroidas grau IV ou naqueles que têm hemorroidas internas estranguladas. A cirurgia também pode ser necessária para as hemorroidas grau III sintomáticas ou para os pacientes que se apresentam com hemorroidas trombosadas.

Hemorroidectomia

A cirurgia tradicional para remoção da hemorroida é chamada de hemorroidectomia. Existem duas técnicas populares:
1. Milligan Morgan ou Ferguson, que é uma cirurgia feita sob anestesia peridural, que remove todo o tecido ao redor da região com doença hemorroidária;
2. Técnica de Longo, que usa um dispositivo para realizar o grampeamento das hemorroidas.

A técnica de Longo é mais moderna e costuma ser mais tolerada pelo paciente, pois seu pós-operatório é bem menos doloroso.

THD para tratamento da doença hemorroidária

Uma nova opção de tratamento para hemorroidas é a desarterialização hemorroidária trans anal guiada por Doppler (THD), uma técnica criada em 1995 e aperfeiçoada ao longo dos últimos anos. A técnica consiste na introdução de um pequeno aparelho de doppler (ultrassom) no ânus para identificação das artérias hemorroidarias; através de uma pequena agulha essas artérias são suturadas de modo a reduzir o fluxo de sangue que chega nas regiões onde existem as hemorroidas. Chegando menos sangue, a pressão dentro das hemorroidas diminui, fazendo com elas “sequem”.

A técnica THD não tem cortes e o risco de sangramento é muito baixo. O pós-operatório é menos doloroso que nas técnicas com cortes e há baixo índice de recidivas das hemorroidas. O tempo de recuperação é mais curto e o paciente consegue voltar às atividades normais em 48 horas. O procedimento é feito com anestesia local e uma leve sedação.

O THD é uma técnica relativamente nova e ainda não há trabalhos que comparem sua eficácia a longo prazo com as técnicas mais antigas, porém, a tendência é que se transforme no método de eleição no tratamento das hemorroidas.

PUBLICIDADE - PUBLICIDAD

Deixe um Comentário

Antes de comentar, leia as REGRAS PARA COMENTÁRIOS.

Seu email não será publicado.

241 Comentários

  1. michel

    Doutor, Boa tarde. O tabagismo também provoca hemorroidas.

    1. Pedro Pinheiro

      Fumar aumenta o risco de ter hemorroidas.

  2. Jessica

    Tenho 18 anos e hoje quando fui à casa de banho, saiu muito sangue e também quando me limpei, mas não tenho dor ou nada pra fora, também não tenho problemas a defecar. Será que pode ser hemorroida interna? Estou assustada.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a hemorroida não é óbvia, é preciso ir a um proctologista para ele ver se a causa do sangramento é mesmo uma hemorroida ou outra lesão.

  3. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    De longe eu não posso nunca dizer que poderia esperar e não procurar um médico. Não tenho como dar essa sugestão com segurança, sem te examinar.

    A hemorróida não some sozinha. Não adianta esperar para ver se ela vai sumir

  4. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    2 dias é muito recente, mas pela sua descrição acho que seria bom entrar em contacto com o proctologista, pois no PPh o desconforto pós-operatório costuma ser menor.

  5. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Carlos,
    1- Se a cirurgia for muito recente, sim.
    2- comer fibras, beber muitos líquidos e praticar exercícios com regularidade.

  6. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Antônio,
    Sexo anal pode facilitar o surgimento de hemorroidas, sim.

  7. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Rennan,
    Cada caso é um caso. Não tenho como te dar um prazo. Pode ser que não melhore a não ser que você opere. Quanto menos sólidas e duras forem as fezes, menos dor você vai ter para evacuar.

  8. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Marcia,
    Sim e sim.
    É preciso descobrir quais os fatores que estão favorecendo o aparecimento das hemorróidas.

  9. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Carla,
    Se a musculação for exagerada e feita sem acompanhamento profissional, pode favorecer o surgimento de hemorróidas sim.

  10. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Rosilene,
    Pode durar para sempre. Muitas vezes só se resolve com a cirurgia mesmo.

  11. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Não. Você provavelmente tem 2 coisas diferentes. Devem ser hemorróidas e gastrite, procure um gastro.

  12. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Carolina,
    Não há problema nenhum

  13. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Carlos,
    O ideal é ter uma dieta rica em fibras por toda a vida. Activia também ajuda. Só lembre-se de respeitar o tempo de jejum antes da cirurgia.

  14. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    José,
    Pelo o que você me descreve acho pouco provável que o tratamento conservador dê jeito. Provavelmente você vai precisa operar.

    Volte ao seu proctologista para que ele possa reavaliar o caso.

  15. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Carlos,
    existe sim, mas vc precisa falar com o seu proctologista para que ele possa te receitar.

  16. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    Pode. Mas é preciso que ela seja vista por um proctologista. Além da hemorróida, esse quadro pode ser por fissuras anais ou até mesmo algum tumor. Não faça o diagnóstico de hemorróidas presuntivamente. Procure um médico.

  17. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

    as hemorróidas internas podem prolapsar e ficarem visíveis, tal qual as hemorróidas externas.

  18. vi

    tenho quase certeza que estou com hemorroida qual especialidade medica devo procurar

    1. Pedro Pinheiro

      Proctologista.

  19. monique

    hoje tive um sangramento ao ir no banheiro, fiquei com medo pois nunca tinha acontecido, tenho o intestino bem prezo e não consigo soltar os gases. o que devo fazer? achei que sangrou demais e nunca senti nenhum caroço.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o sangue veio ao redor das fezes, pode ser hemorroida. O ideal é procurar um proctologista.

  20. Jorge

    Bom dia, dr. Passei dias achando que estva com homorroidas. Comprei a pomada Proctosan, QUE É MARAVILHOSA, te deixa o dia inteiro sems entir NADA; e também comprei Varicell, que não posso dizer a aficácia já que ainda estou usando há dois dias. Fiz vários vídeos ra região anal e cheguei a conclusão que não há veia nenhuma saltada, mas sim algumas lesões (olhinhos vermelhos) e algumas bolinhas brancas ao redor. Então a pergunra: poderia ser fissura anal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A fissura é tipo um rasgo na mucosa do ânus. O ideal é você ir ao proctologista para ele ver as lesões. Pode ser alguma infecção.

  21. gina

    tenho um leve saliência no ânus, não coça nem sangra pode ser hemorroida assim mesmo?

  22. William Oliveira

    Tenho sangue nas fezes mas não sempre, tenho um caroço pequeno no ânus que sempre coça, pode ser hemorroídas? Estou com medo.

    1. Pedro Pinheiro

      Pode.

  23. VANIA

    fiz o exame de colonoscopia, pois começo do ano quando fui fazer uma ultrassom do abdomem total e estava em jejum e me bateu uma enorme dor de barriga antes do exame, fui as pressas pra o banheiro na antisala do exame e saiu muito sangue, me assustei! tenho sindrome do intestino irritavel, já tirei a vesicula… fui a uma g astro ela me passou uma colonoscopia, fiz ontem! pior sai dopada, e só hj vi que meu marido recebeu um vidrinho com uma solicitaçaõ pra eu fazer biopsia, dizendo que tinha causa de erosoes retais, meu deus to muito assustada! já to me imaginando muito doente, tenho depressão, ando sem estimulo pra vida, perdi totalmente a ilusão da vida, nada me alegre, fico sempre pensando que o fim de todo mundo ai me angustio muito mais, me ajude, porque pediu com a justificativa de erosoes no reto? tenho hemorrodias, essas erosoes podem ser disso? o nome erosoes me assustou!!!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se o médico quis biopsiar é porque viu lesões que deveriam ser melhor investigadas. Se fossem só hemorroidas, não haveria porque fazer a biópsia.

  24. joao

    Já fui para 3 médicos proctologistas e fiz dois exames uma colonoscopia e uma retossigmoidoscopia e o o último medico constatou que tenho hemorroida mista grau 3 e somente com cirurgia resolve. gostaria de saber os riscos dessa cirurgia e se essa é a única forma mesmo de tirar.
    desde já agradeço

  25. thais borges

    desde o inicio do ano estou sofrendo com isso,nao tenho fezes ressecadas,nem prisao de ventre e mesmo assim quando eu evacuo sai sangue vermelho vivo nas minhas fezes e sou nova tenho so 18 anos e to com medo,nunca fiz sexo anal entao nao esta relacionado a isso eu nao faço ideia do que é.

  26. jose

    doutor, saiu uma bolinha p fora do meu anus e agr esta sangrando um pouco, dói ao me sentar e caminhar, pode ser hemorroida?

  27. elaine

    ola doutor tenho sentido muito dor ao ir ao banheiro evacuar sinto que parece ter uns corte ao redor do anus , mas também esses dias observei pelo espelho e parece que na hora que vou evacuar vejo que uma coisa estranha bem vermelha fica bem na beira tipo tampando o anus ,e sai muito sangue; quando vi fiquei muito assustada mas pela primeira vez não liguei pois pesei que estava um pouco ressecada e por isso deu sangramento agora toda vez que vou ao banheiro fico assustada pois penso que vai sair sangue e não da outra sai mesmo e dói muito parece que esta cortando o anus com faca isso pode ser hemorroida???

  28. lorenna

    doutor tem bolinha nascendo no meu anus e coçam pode ser hemorroida

  29. Raíssa M.Marques

    Em caso de trombose hemorroidaria deve-se forçar e colocar para dentro do anus?

  30. Fatima Tereza

    Eu amei as informações,pra minha saúde…muito obrigado

  31. BRAULIO

    doutor. eu fui a medico e ele receitou-me uma pumada(Ultraproct) e comprimidos (ibuprofem) isso é o suficiente pra tratar a hemorroda?

  32. lidiane

    tenho 28 anos ja sofro com problema de hemorroidas ha algum tempo , mas de uns dias desse pra ca esta pior incomoda ate em eu sentar e andar ta bem maior a hemorroida , ja fiz banho morno e não melhora e ta dura o que faço será que é caso de cirurgia?

  33. richard

    doutor comecei a me alimentar com mais fibras e estou usando uma pomada pra hemorroidas, tem algum sintoma pra saber se esta melhorando?

  34. edson

    doutor ja tem quase duas semanas que quando vou evacuar sinto dor e sai sempre raja de sangue au limpa pode ser hemorroida

  35. Cleomar

    Cleu
    Tenho uma pequena fissura no anus mas o que me incomoda bastante é uma queimação na região interna do coxis é muita intensa a dor quando estou sentada ou deitada ainda dói mais melhora um pouco quando estou de pé o que será? eu falo que é hemorroida. obs: sou do sexo feminino.

  36. CamilaFC

    Eu gostaria de saber se a cirurgia para hemorroida pode causar algum dano ao esfincter anal??

  37. Victor

    Tenho 17 anos e a mais ou menos uns 5 dias venho tendo sangramento na hora de ir ao banheiro mas esse e o unico sintoma…pode ser hemorroida?

  38. Pardal

    Bom dia Dr.! Tudo bem?

    Vou contar o que aconteceu: Coloquei um pouco de desodorante na cueca devido a estar um pouco suado e não poder tomar banho no horário em que estava fazendo um trabalho. Coloquei o desodorante por volta das 13:30h da tarde e quando foi por volta das 16:00h do mesmo dia já estava sentindo algum desconforto – leve ardor, e quando olhei usando um espelho tem uma saliência na região anal. (Isso pode ter sido causado pelo desodorante?) Pode ser indício de alguma coisa grave?

    Grato.

  39. mario silva

    oi gente tenho 24 anos e estou sofrendo muito com hemorroidas a minha é externa já esta muito inchado estou dando compressa com água morna mais não tem jeito, não estou nem dormindo direito,mas já esta tão grande que esta passando do anus

  40. ana paula

    Boa Noite, tenho 20 anos e fui ao médico recentemente e diagnosticada com hemorroida grau 1, estou tratando com medicamentos. Agora estou com medo de defecar, vou tomar laxantes para facilitar, isso tem algum problema, laxante agrava a hemorroida? Agradeço desde já!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se for para deixar as fezes menos duras, não tem problema. Mas se você passar a ter diarreia, pode ser pior, pois facilita a lesão da mucosa perianal.

  41. maria amélia

    Boa tarde! Praticar musculação agrava ou cria hemorroídas?

  42. Lucas Botelho

    Dr, Bom dia! o uso do VAricel e eficaz no tratamento da hemorroida?

  43. Ronaldo

    Olá Dr.tenho 16 anos e gostaria de saber se nessa idade já se pode ter indícios de hemorroida pois semana passada fui ao banheiro e ao fazer minhas necessidades percebi que havia bastante sangue nas fezes e fikei assutado e fui atras de informações na internet e achei um site que dizia que o acontecido deve ser por falta de agua então desde daquele dia fiko ingerindo 2L de agua todos os dias e ao fazer minhas necessidades algum tempo dps percebi que a quantidade de sangue avia diminuido isso pode ser indices de hemorroida ou outra coisa ou e apenas ressecamento e falta de agua ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Falta de água não causa sangue nas fezes. Você deve ter alguma lesão no ânus, que pode ser fissura, hemorroida, ou outra lesão qualquer que cause sangramento. O ideal é procurar um proctologista para que ele possa lhe examinar.

  44. Márcio

    Olá Dr. beber cerveja pode causar hemorroídas? Quando fico um bom periodo sem beber o meu intestino funciona muito bem, mas é só tomar umas duas latinhas que no outro dia começa a doer o estomago e se estende ao intestino e consequentemente aparece a morroida e sangue nas fezes.

  45. Elisson Medeiros

    oi Doutor adorei seu blog,vou tentar explicar o que tou sentido,a exatamente um mes começei a sentir um pouco de coçeira e assadura.principalmente depois de fazer coco,Não bebo,nem fumo,nem faço sexo anal..a unica coisa que sinto é tipo dor de barriga com frequencia mais fracas que passa no maximo 5 dias ai as vezes com 15 dias volta..pra deixar claro essas dor de barriga já faiz quase uns 2 anos que sinto e esses sintomas novos de coçeira e assadura começei a sentir a um mes,ai reparei que tem tipo uma veinha quando vo fazer coco ai pronto depois q faço da a coçeira,mais como eu não coço depois de um tempo para a coçeira..ai fui pra um expecialista em estomago ai expliquei a ele e falei desses novos simtomas ai ele disse q é Hemorroidas..ai passou uma pomada..e solicitou um exame Retos..ai o resto não consegui decifrar nao pq a letra dela é muito feia…ai queria saber se vc conheçe esse exame e como ele é feito??ele não explicou nada..affe sei que começa com reto..

  46. Helena

    Por favor, gostaria de saber se o uso de sibutramina pode causar crise de hemorroida.

  47. fernnando rodrigues

    tem algum problema se for externa e eu fizer atividades físicas, como lutas , corridas , ou exercício de força ?

  48. patricia

    ola dr. eu tenha 17 ano faz 2 meses ums dia que ganhei bebe
    eu fiquei com hemorroida ela era ate mas grande só que eu mudei a minha alimentação
    como só mamão e veia e uma pão integral peto que tem muita fibras
    e conforme depois desse semana comento só isso eu fui ao banheiro e vi que nao doeu muito quase nd e vi também que a bolinha esta muito muito mesmo pequena
    sera dr. que se eu continuar comento apenas isso e bebendo muita aguá ela sai?

  49. luana

    a pessoa pode ter hemorroida com 13 anos de idade?

  50. vanessa

    Ola doutor tenho 13 anos e apareceu uma pelinha pra fora no anus e doi muito e sangra so um pouco , pode ser hemorroida?

  51. jerry

    Boa noite Dr,olha faz uns 2 meses que começou a aparecer uma bolinha pequena no meu anus pra fora quando vou defecar tenho que fazer um pouco de força onde estas bolinhas sai para fora e sinto um pouco de dor,estou passando uma pomada proctosan para aliviar e estou colocando supositorio procto glysenol ja faz uma semana,mas nestes ultimos tres dias a bolinha que fica exposta doi um pouco e não volta para dentro o que devo fazer isso é grave.

  52. Daiana

    Oi doutor tenho 17 anos , tenho um histórico de hemorroida na família . E á alguns dias senti um desconfoto anal , tentei olhar oque era . ví uma pequena veia pouco visível e parece inchada e quando apalpei forte doeu um pouco mas normalmente nao doi , só quando apalpo . Pode ser hemorroida?

  53. Daiana

    Olá doutor , tenho 17 anos e estou com uma pequena veia no anus que é pouco visível e apalpável , nao doi , mas quando apalpo sinto um certo desconforto . Pode ser hemorroida ?

  54. ruben

    boa noite eu fiz sexo anal e agora cada vez que faço cócó e limpo ao papel higienico sai sangue no papel higienico o coco é mole, quando faço e depois de limpar arde. É homerrodia? se for como posso tratar?

    1. Pedro Pinheiro

      Parece alguma lesão no ânus ou reto, pode ser hemorroida, mas podem ser outras lesões. Só indo ao proctologista para saber.

  55. João Paulo

    Boa noite caríssimo Doutor! Tenho hemorroidas desde pequeno e pela informação que adquiri, acho que tenho do II grau. Há tempos sangrou a defecar e fiz exames e o médico diz que tenho que ser operado! Gostaria de saber qual é o tratamento que devo ter sem ser operado. Obrigado!!!

    1. Pedro Pinheiro

      Se o médico diz que você tem que ser operado é porque ele acha que só o tratamento clínico não vai ser suficiente.

  56. andrew

    gostaria de saber si hemorroidas pequenas tem cura sem cirugia ?

    ou pra cura 100% e nessecario fazer a cirugia ?

    1. Pedro Pinheiro

      Hemorroidas pequenas, principalmente se causam poucos sintomas, não precisam ser operadas.

  57. wilsa silva

    meu filho tem 24 anos e ao fazer força pra evacuar sangrou ele está muito preocupado pode ser hemorroida?

    1. Pedro Pinheiro

      Pode. Ele precisa ser visto por um proctologista.

  58. laydmar

    doutor fui ao banheiro e tomei um susto defequei e observei uma quantidade de sangue dentro do vaso, estou com hemorroida sem sentir dor alguma e nem ardor ?

    1. Pedro Pinheiro

      Não é impossível ter hemorroidas sem dor.

  59. gi

    Dr. Pedro há 3 dias estou com um bolo de carne psra fora do ânus. Estou fazendo o trstamento com proctyl e daflon e noyo que está murchando, mas tem uma parte bem veelha, parece uma úlcera. Consegui consulta apenas pra daqui aa uma semana. Isso é normal?

  60. Eu

    Posso praticar exercícios físicos como agachamento, tendo hemorroidas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, mas o ideal é que qualquer exercício seja acompanhado por um profissional de educação física para que você não faça excesso de pressão na região abdominal, o que poderia levar a piora das hemorroidas.

  61. felipe

    A pessoa pode ter hemorroidas aos 17 anos de idade?

  62. Ronaldo JSK

    Mesmo com 26 anos, sem sexo anal pode o correr a Hemorroida?

  63. Jussara

    De fato, é muito vergonhoso ir no médico relatar desconforto na região anal, justamente por ser uma área tão íntima… principalmente se for adepto do sexo anal,aí tem que comentar sobre a vida sexual também, complicado, até pq não é uma modalidade muito “saudável”. Também teria muita vergonha, sempre acho que haverão comentários. Mas fazer o que não é mesmo? melhor do que ficar doente… é rezar pra encontrar um bom profissional mesmo… Estou tentando criar coragem para ir. é muito vergonhoso.

  64. Penha

    Bom dia Dr. Qual é o melhor hospital do sistema SUS no Rio de Janeiro que trate hemorróidas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não sei, não moro no Brasil. Mas pode ser que alguns dos leitores tenham alguma sugestão.

  65. zulmira bezerra de lima

    tirei muitas dúvidas com os textos que lir sobre hemorroidas, ficou só uma dúvidas hemorroida é uma doença contagiosa?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  66. marcya

    Dr quando eu engravidei apareceu uma bolinha no meu anus que doia muito e inxava.ja faz tres anos as veses sinto coceiras.sera se e grave Dr por favor me ajuda tenho vergonha de ir ao medico o que o senhor me recomenda?

  67. marcomde

    Bom dia Doutor tenho 29 anoa tenho poblema de hemorroidas e estou gravida ,e possivel que possa piorar o poblema na hora do parto, sendo ele normal?

  68. Rhaony Silva Drumond

    Tenho 59 anos e estou com meus glútios ardendo, não sinto dor nem nenhuma outra coisa em nenhuma outra parte do corpo. Gostaria de saber se isso pode estar relacionado com algum problema de hemorroidas ou coisa do tipo?

  69. duriguetto

    Dr. a mais ou menos um ano que venho com muita coceira no anus e na parte superior do anus tem um caroso que doi muito au toca-lo , e sangra quando vou limpar uo quando faça fezes duras o que pode ser e o que fazer ………gfrato

  70. xyzkwq

    Já algum tempo tenho sentido um incomodo anal, desconfio que possa ser hemorroida ou mesmo problema prostático já que tenho 43 anos. Que médico especialista devo procurar?

  71. Anynha Pereira

    acho que tenho hemorroidas como posso ter certeza ?

  72. Camilla

    Ola Doutor, tenho quinze anos e meu anus dói muito, choro toda vez minha mãe disse para mim comer mamão adiantou nas primeiras semanas mas não adiantou mais o que faço? Estou com vergonha de procurar um especialista !

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você não procurar ajuda médica não tem jeito. Você não tem mais idade para ter vergonha de médico. Ele é um profissional que dedica a vida a ajudar pessoas com o seu problema. Você será apenas mais um dos milhares de pacientes que ele atende com a mesma queixa.

  73. Luna

    Excelente post ! Obrigada !

  74. Patricia-2011ga

    Olá, gostaria de saber se é possivel casos de hemorroidas em pessoas entre 15 e 20 anos de idade.

  75. J Rulk

    boa noite Dr. gostaria de sabe se a hemorroida tem cura e esse o o comprimido Daflon eo mais indicado em caso da cura definitivamente ??????

  76. Patricia Scheide

    O Daflon pode interferir no ciclo menstrual? Comecei tomar Daflon há duas semanas pra tratar varizes pélvicas internas e minhas menstruação está atrasada dois dias.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é habitual.

  77. Alex_andrade_aires

    no meu trabalho chego a ficar até 8 hs sentado e em determinados dias isso me incomoda bastante!!! posso pegar atestado medico? com quantos dias?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Procure um proctologista que irá avaliar se há necessidade de baixa.

  78. Rsantos097

    hemorroidas tem cura sem a cirurgia?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Em casos leves, sim.

  79. ana cristina

    Oi doutor,sou Ana após o parto normal do meu filho apareceu uma hmoroida ,já faz +d1ano ,não falei ainda com o medico oq.devo fazer ?vaisumir?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você tem que ir a um proctologista.

  80. Danilo

    Doutor, a Hemorróida tem cura? Se sim, ela pode ser curada utilizando aqueles metodos menos invasivos?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      1- Sim
      2- Depende da gravidade da hemorroida.

  81. Ricardo gonçalves santos

    RICARDO

    Existe um supositório que seca a hemorroida ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  82. Soraia pereira alves

    como eu faço para parar o sangramento das hemorroidas,estou preocupada pode virar cancer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não vira câncer.

  83. Bruno

    Gente, por favor, né?! Aqui não é consultório para ficar perguntando as coisas! Vocês acham mesmo que o médico vai ficar lendo e respondendo às perguntas?!
    Se tem dúvidas, vão ao médico, mas não percam tempo aqui!

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Ler eu até leio, mas não respondo a casos particulares.

  84. rafaelqaf

    Ola Dr., é possivel ter hemorroida e fissura anal ao mesmo tempo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim.

  85. Jeanandrade23

    boa noite dr. tenho 18 anos sangrei nas 4 utimas vezes q fiz coco pode ser hemorroida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode.

  86. MMA

    Dr. Produtos para praticantes esportivos, que exigem bastante força e resistência como eu (judô, jiu-jitsu e musculação), consumo adequadamente Malto, Albumina e Massa hipercalórica. Isso pode contribuir para surgimento ou agravamento de hemorroida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A principio não. Mas o esforço pode piorá-la se vc fizer muita pressão intra-abdominal.

  87. Ana Caroline

    quanto custa uma consulta com o proctologista?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não existe uma tabela. Cada médico cobra o que quiser.

  88. Fabio Indeciso

    Dr. acima tem 12 fatores que causam a doença, existi algum estudo ou conhecimento profissional do Dr. que possa nos dizer quais são os 5 principais fatores que causam a doença ? Estou duvida se tenho hemorroida interna de grau I, na duvida devo evitar a pratica de sexo anal ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      São todos importantes, mas a constipação, a história familiar e o esforço para evacuar são talvez os mais relevantes.

  89. Vanessa S.

    Doutor dificuldade em evacuar com manchas de sangue é sinal de hemorróida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser.

  90. Israel

    gostei muito deste documentario a cerca dessa doença e fiquei muito feliz por saber que tem gente que se preocupa com a saude mutua parbéns Dr pedro.quero perguntar-llhe casa que tem ratos pode aver uma incidencia maior deste sintoma ou nada tem a ver ratos com emorroidas?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não tem nada a ver.

  91. Vanda

    em qual especialista (qual o tipo do medico) tenho que ir para analisar a hemorroida e ele me dar um diagnostico?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Proctologista.

  92. Vania Mcz

    sinto muita coceira ao redor do anus, as vezes parece estar arranhado doi ao  lavar, uso uma pomada para assaduras melhora e depois volta tudo de novo. pode ser homorridas?

  93. Adilton1986

    Oi Dr! tem hemorroidas ja há dois, e os médicos disseram q tem q tenho q ser operado. Mas estou com medo da cirugia. tem um tramento caseiro ou uma pomada q posso usar?

  94. Okdok_lost

    eu tenho 18 anos e ja to com sintomas isso é possivel nessa idade ?

  95. JWG

    Hemorroidas tem cura?

  96. Paularoberta-_2012

    quem tem hemorroidas morre……

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Todo mundo morre um dia, tendo hemorroidas ou não. Ms acho que você quer saber se hemorroidas podem matar, não é? Muito raramente, as hemorroidas podem causar um sangramento volumoso e se o paciente não procurar ajuda médica, ele pode ter complicações. Mas isso é bem raro.

  97. Jpfloresta1980

    Sr. e Sra. Doutores, Tenho dificuldade de evacuar desde pequeno. Já tenho 15 anos e continuo indo ao banheiro de 2, ou de 3 em 3 dias. O volume do bolo fecal é grande e tenho dificuldade de evacuar. E toda vez sangra. Não sei qual a especialidade de médico a consultar. Por favor me orientem.  Obrigado.

  98. Viviani simoes gomes

    ola dr meu filho tem 19 anos e esta com crise de hemorroidas ele nao e novo para ter?

  99. Cristianne mendonça

    Dr. fiz cirurgia de hemorrodea há um ano. quero saber se existe a possibilidade de voltar a ter hemorrodea novamente??

  100. geisa

    bom dia,pelas imagens e informações que recebi do site cheguei a conclusão efetiva que tenho hemorróidas,mas não tenho sangramento e não sinto dor,é mutio raro isso acontecer,quando vou ao banheiro ou no banho e faço minha higiene sinto ao tocar,é pequena do tamanho de um grão de feijão,mas fico preocupada,em fevereiro meu namorado e eu tivemos relação sexual anal e a area ficou um pouco inchada e dolorida,sem contar que tive um pequeno sangramento,mas o inchaço e a dor passaram em 2 dias sem uso de nenhum tipo de medicamento,sei q adquiri isso na minha última gravidez pois engordei muito,mas não voltou ao lugar,gostaria de saber quais os riscos para sexo anal,e já q não sinto dor se preciso tomar algum medicamento??

  101. maria gabriella

    olá.
    a hemorroida tem cura?

  102. Marcela

    Olá,tudo bem?Gostaria de parabeniza-lo pelo blog,que nos serve de auto-ajuda,principalmente aquelas duvidas que tendem a tirar o sono,pois o medo de ser algo grave,nos faz imaginar tantas coisas.Eu só gostaria de deixar a minha opinião em relação a suas respostas relacionadas as duvidas.Acho que deveria ser mais complexa,pois as pessoas veem aqui com o intuito de se informar.Pelo que vi,o senhor só responde sim,não e não posso dizer.Sei que não é sua obrigação ficar dando explicações a ninguém,pois acho que o paciente deveria procurar um médico,mas pelo o que eu entendi,o propósito do site é esse.Sucesso e parabéns pelo trabalho aqui realizado.
    Beijos.

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se a pergunta é simples, a resposta também será. Eu recebo mais de 100 perguntas por dia, impossível responder mais profundamente a todos. Além disso, não posso dar repostas complexas à distância, baseado em relatos de 2 ou 3 linhas. Tenho que ter responsabilidade e saber que vai ter gente que deixará de procurar ajuda médica se achar que pode tirar todas as dúvidas aqui no site.

  103. mariana

    quen tem hemoroidas pode manter relaçoes anal

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é aconselhável.

  104. D T M_lavigne

    que especialista tem que ir pra se comecar um tratamento???

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Proctologista.

  105. Jessica

    Dr. a minha mãe tem hemorrodia, já fez duas cirugias e nenhuma teve um resultado positivo…porque?
    a hemorrodia ela pode ser trasmitida?
    Eu acho que estou com de hemorródia..os meus sintomas são: dor forte quando vou defecar é como se estivesse rasgando todo meu ânus, fezes muito grossa e fica um negocinho para fora sempre, coça e chega me incomodar muito estou com muito medo de ir ao médico, ter que fazer uma cirugia e não der resultados, iqual da minha mãe estou muito insegura…me ajuda com essa dúvida por favor.
    Leia os meus sintomas e fala em qual grau já estou….

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, hemorroida não pode ser transmitida.
      Em relação à sua mãe, não tenho como opinar sobre um caso que não conheço.

  106. Camila rosa

    DR.sou uma mulher de 28anos ,tenho emoroida desde os 20  quando estava gravida de 7mesês do meu primeiro filho . mas so min encomoda qndo  como farofa e pimenta, mesmo não encomodando muito preciso fazer cirurgia ? ja ouvi dizer q qndo retira volta de novo é verdade ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não necessariamente volta.

  107. janikeli de oliveira

    hemoroidas causa prisao de ventre e dor

  108. Jorgina-18

    Dr. Estou cm umas verrugas perto do ânus e tenho vontade de ir ao médico, mas tenho vrgonha de falar p minha mãe. Existe uma manneira de tratar em casa mesmo e sem que ninguem saiba? Tenho ate vergonha de transar cm meu namorado. O que devo fazer?

  109. Samuel Ricardo

    Doutor. Tenho hemorroidas desde os 12 anos de idade, e sempre sinto seus sintomas, agora tenho 35 anos. nunca fui ao médico especialista, mas sempre me tratei com proctyl e os sintomas desaparecem até voltar, geralmente a cada seis meses. não como carne bovina a 14 anos e tenho uma alimentação regular. Posso continuar assim ou estou correndo algum grande risco? (obrigado por tão grandioso cometário sobre hemorroidas, você foi brilhante e é de muito proveito).

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Acho que uma visita a um proctologista não seria de todo mal. Ele pode te orientar a como controlar melhor suas hemorroidas.

  110. vv

    estou defecando sangue e doi tbm pode ser hemorroida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Poder, pode.

  111. Caroline

    Boa Noite a 6 dias estou com “uma bolha no anus ” foi ao medico e ele me informou que era uma 
    hemorroida e doi muito mais nunca sangrou so passam remedio e pomada gostaria de saber se por vontade minha posso operar pois não aguento mais sentir dor 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você tem que explicar isso ao médico.

  112. Lu

    Mesmo depois do uso da pomada?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      SIm, enquanto existirem hemorroidas, o sexo anal pode agravá-las. Converse com o proctologista na próxima consulta.

  113. Lu

    Dr., passei recentemente no proctologista me queixando de ter 2 verrugas próximas ao ânus. O dr olhou e me informou que suspeita ser hemorróida. Ele me receitou uma pomada e pediu para eu retornar daqui 1 mês com um exame do reto. Popularmente sempre há comentários relacionando hemorróida com sexo anal. Sendo assim, eu posso fazer sexo anal?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O sexo anal pode piorar as hemorroidas.

  114. Sisiflauzino

    Dr. quais sao os principais sintomas de hemorroida

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      A sua resposta está no texto.

  115. carla almeida

    carla almeida doutor hemorroida externa pode furar a veia e sair sangue e perigoso ou normal

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Os sangramentos das hemorroidas ocorrem por lesão destas veias.

  116. alexandre

    Doutor Hemorroidas pode causar dificuldade para defecar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode, mas geralmente é por causa de dor.

  117. Gleidson

    Doutor mastubarção pode atacar as hemorroidas

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não.

  118. Jefferson

    Doutor, a mais ou menos 2 semanas, venho defecando com sangue, hoje foi demais, vi muito sangue que me assutei, não sinto dores nenhuma, mais hoje logo depois senti um ardor de leve, o quer pode ser? o que devo fazer?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Vá a um médico.

  119. Patrícia

    Dr. á uma semana  percebi algo diferente em  meu ânus após fazer um grande esforço para defecar, sinto um pouco de desconforto pois parece ter algo para fora, e tenho percebido um leve sangramento junto as fezes, posso fazer uso de algum medicamento antes de procurar um especialista, tentando resolver  esta questão recente?    
    Patrícia

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sugiro ir ao médico antes.

  120. Rivaldo

    Dr: meu nome e Rivaldo alguns dias estou com um nódulo no Anús fui a um clinico e ele mim recomendo um proctologista é Dr; mais eu tenho vergonha de mostra minha bunda sera que o medico vai querê olha minha bunda, obrigada Rivaldo.   

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É claro que ele vai olhar. A especialidade do proctologista é ânus, como ele vai te diagnosticar e tratar se não olhar a lesão? Você pode ter vergonha de mostrar a bunda para os outros, para um profissional que vai te ajudar a tratar um problema não faz sentido.

  121. Felipe Silva Ricardo

    Dr. estou com hemorroidas a tres dias – uma incomodação terrivel – gostaria de saber quanto tempo em media esses sintomas passará ? estou passando Proctyl – é preciso procurar um medico para o tratamento ser mais rapido ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Sim, procurando um médico com certeza você vai resolver esse problema de hemorroidas mais rapidamente

  122. Mscalor

    Fiz cirurgia de hemorróidas convencional há 5 anos atrás, recuperação super demorada e horrível, agora voltou e fiquei interessada em analisar a possibilidade de tratar com o uso da THD- sonda com doppler e agulha para sutura, método que conheci agora em seu artigo. E possível a indicação de um proctologista que também utiliza esse método aqui em São Paulo?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Moro fora do Brasil já há algum tempo. Não conheço nenhum proctologista em São Paulo.

  123. Marcia

    li em vários sites que deve-se fazer banhos de assento com água gelada e compressas com gelo , no  testo acima diz água morna , as duas formas funcionam ? qual a mais eficaz ?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O assento com água gelada é muito desconfortável.

  124. Gisellapsuderio

    qdo não se tem um proctologista na cidade , qual o especialista deveremos recorrer para analisar o problema da hemorróida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Clínico geral.

  125. Paula_H0rtencia

    Quem tem esse Problema pode faze sexo anal

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não deve.

  126. Lu Pirada

    depois da minha gravidez apareceu uma hemorroida externa,doi muito ao evacuar,parece que tenho um caco de vidro no anus.como posso tratar?

  127. gilcelia

    a pimenta influencia a hemorroida?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode piorar os sintomas.

  128. Glauber Alfredo Rocha

    Qual especialidade médica devo procurar?

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Quem cuida de hemorroidas é o o proctologista

  129. vilmar

    Bom dia DR. Pedro 
    Colocar gelo quando a hemorroidas já apresenta uma pequena saliência e bom ajuda a aliviar a dor ou é só historia das pessoas mais velhas. obrigada. 

    1. Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode aliviar, mas não se deve colocar o gelo diretamente em contato com a pele. Banhos de assento com água morna costumam ser melhores.