Procure sua dúvida nos mais de 400 textos sobre saúde do site _________________________________________________________________________ _________________________________________________________________________
------- PUBLICIDADE --------

28 de julho de 2009

TOSSE E ESCARRO COM SANGUE | Principais causas

Hemoptise ou escarro com sangue é um sinal de lesão das vias respiratórias, podendo indicar várias doenças, desde câncer até infecções do pulmão. Neste texto vamos abordar as principais causas da tosse com expectoração sanguinolenta. Se quiser ler mais sobre os outros tipos de tosse, leia: TOSSE | Causas e tratamentos.

A expectoração com sangue, chamada cientificamente de hemoptise, é um sinal potencialmente grave, podendo se apresentar como um quadro que varia de pequenas raias de sangue no escarro, até hemorragias maciças.

Qualquer sangramento em algum ponto das vias aéreas pode causar escarro com sangue. Inclusive pequenas lesões nasais. Por isso, o primeiro passo ao se avaliar um escarro com sangue é tentar identificar sua origem.

Sangramentos provenientes de lesões na cavidade nasal ou na própria boca normalmente têm pouca repercussão. Expectorações com sangue vindas do pulmão em geral indicam alguma doença mais grave que merece maior investigação. Também é importante diferenciar a hemoptise do sangramento vindo do sistema digestivo (hematêmese)

De um modo simples, podemos distinguir a origem do sangue da seguinte maneira:
- Eliminação de sangue pela boca junto com vômitos = Trato digestivo
- Eliminação de sangue com tosse e expectoração = Pulmões, laringe ou traquéia
- Eliminação de sangue sem tosse e sem vômitos = Cavidade oral ou nasal

Só é considerado hemoptise quando o sangramento se origina nas vias aéreas inferiores, ou seja, pulmão, traqueia ou laringe. Sangramentos de origem nasal, chamados de epistaxes, serão abordados futuramente em um texto próprio.

A partir deste ponto, toda vez que eu escrever expectoração ou escarro com sangue, estarei me referindo a hemoptise.

Hemoptise - escarro com sangue

Como pode-se ver no gráfico acima, são várias as causas de expectoração sanguinolenta.

Além das infecções pulmonares e do câncer de pulmão,  podemos citar como causas de escarro sanguinolento:

Entre as infecções podemos destacar a pneumonia (leia: QUAIS SÃO OS SINTOMAS DA PNEUMONIA?), tuberculose (leia: SINTOMAS DE TUBERCULOSE ), infecções por fungos e o abscesso pulmonar.

Tuberculose ou infecções de repetição podem causar lesões permanentes nos brônquios, deixando-os dilatados e cronicamente infectados. Chamamos essa alteração de bronquiectasia.

A broquiectasia é uma causa de hemoptise de repetição. A infecção cura, mas as lesões no pulmão podem ficar para sempre.

Nos quadros infecciosos, a expectoração com sangue costuma vir acompanhada de febre, suores, calafrios e aumento dos parâmetros inflamatórios nas análises de sangue (leia: CHECK-UP / EXAMES DE SANGUE). O padrão da radiografia de tórax e a tomografia computadorizada também ajudam.

Câncer de pulmão é outra causa comum de escarro com sangue. Podem ser tumores primários ou metástases (leia: CÂNCER (CANCRO) - SINTOMAS E DEFINIÇÕES). Uma dica para o diagnóstico é a idade mais avançada, o tabagismo (leia: COMO E PORQUE PARAR DE FUMAR CIGARRO ) e o emagrecimento contínuo. Mais uma vez os exames de imagem colaboram para definir a presença de tumores.

Uma causa menos comum de hemoptise, mas importante de se reconhecer devido a urgência com que se deve iniciar o tratamento, são as vasculites e as doenças auto-imunes como Lúpus, Síndrome de Goodpasture e a Granulomatose de Wegener (leia: DOENÇA AUTO-IMUNE e LÚPUS ERITEMATOSO SISTÊMICO ( LES )).

São doenças que causam inflamações difusas dos vasos pulmonares e se apresentam normalmente associados a glomerulonefrite e insuficiência renal aguda (leia: O QUE É UMA GLOMERULONEFRITE ? e ENTENDA A INSUFICIÊNCIA RENAL AGUDA ). Se não tratadas a tempo levam ao óbito.

Uma causa comum e menos grave de hemoptise é a lesão da via aérea por crises de tosse intensas e repetidas. Depois de alguns dias de gripe e tosse contínua, a laringe pode ficar irritada e eventualmente pequenas raias de sangue podem estar presentes na expectoração.

Porém, a presença de expectoração com sangue é um sintoma potencialmente grave e deve ser sempre avaliada por um médico. Muitas vezes a história clínica, o exame físico e uma simples radiografia de tórax são suficientes para o diagnóstico. Nos casos mais difíceis, são necessários a tomografia computadorizada e a broncofibroscopia, exame feito através de um endoscópio que percorre toda a via aérea até dentro do pulmão.

O tratamento da hemoptise é sempre voltado para a sua causa. Não há um remédio específico que faça parar o sangramento, exceto quando este ocorre por alguma alteração na coagulação.

Dr. Pedro PinheiroAutor do artigo
Dr. Pedro Pinheiro - Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2002. Diploma reconhecido pela Universidade do Porto, Portugal. Título de especialista em Medicina Interna pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2005. Título de Nefrologista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) em 2007. Título de Nefrologista pelo Colégio Português de Nefrologia.

14 comentários:

Dr. Pedro, não consegui mais achar o link quebrado de Hemodiálise. Gostaria de saber se poderia tirar algumas dúvidas em relação a Hemodiálise com o Sr. Como faço?
Obrigada pela atenção.

Andressa,
faça as perguntas lá na parte de comentário do texto de hemodia´lise
Sua dúvido pode ser a de outro leitor e deste modo mais gente ganha informação

Boa tarde.
Continuo a deitar sangue pela boca e nariz, as vezes acompanhado por bocados de sangue coagulado.Já fiz radiografias, tomografia aos pulmões, uma laringofagiatomografica e os resultados foram sempre negativos.As analises e os exames já efectuados revelam que tudo está bem mas na verdade é que continuo a deitar sangue,quando tusso, que pelo nariz, quer pela boca. o que hei.de fazer.? agradeço uma resposta.diniz

Diniz,
Se há suspeita de que esse sangue realmente venha do pulmão, talvez vc tenha que fazer uma broncoscopia.

Se a pessoa não apresenta nenhum sintoma e de repente começa a expectorar muito sangue e para.
Pode ser Tuberculose? uma tomografia pode constatar ou É necessário outro exame?

Simone,
É estranho hemoptise sem outros sintomas.

Primeiro é importante saber se o sangue vem mesmo do pulmão.

Depois de um exame fisico completo e análises de sangue, a tomografia pode ser uma boa opção. Se confirmado a origem pulmonar, o próximo passo seria uma broncoscopia.

Dr, estou em uma situação horrivel e mt dificil me encontro fora do brasil estou na hungria pois aqui nao tenho direito a tratamento medico sou apenas turista tenho que permanecer aqui por mais 4 meses, estive com uma gripe muito forte que durou uma semana febre alta, dores de cabeça e tosse sem parar tossindo muito ja não estou mais gripado se passaram quase duas semanas continuo tossindo bem menos mas agora esta tosse vem com sangue e é bem irritativa será ainda reflexo das tosses que tive quando gripado ou seria algo mais serio?? desde ja muito obrigado pela atenção Deus te abençoe!!

F,
Toda tosse com sangue deve ser avaliada por um médico. Não há como diferenciar causas graves de causas simples a distância. É preciso ser examinada.

Dr. O meu marido há 2 dias que tem tosse com sangue e muito sangue, foi hoje ao hospital e ficou la internado para vigilancia, ainda nao sabemos(eu e ele) o que tem ficou para fazer rx e analises mas o estranho é que ele nunca teve nenhum sintoma de febre, nem dores, absolutamente nada.
Só amanhã saberei ao certo o que ele tem, só peço a Deus que não seja nada de grave.
Obrigado pelo espaço para desabafar.
C.A.

MUITO BOM!!!!
ME AJUDOU MUITOO....

doutor
estou gripada a uns 15 dias
hoje saio um placa de catarro com sangue (mas placa mesmo, chegando a ser mais solida que liquida)
eu guardei o lenço. vou ao medico amanha, apesar de ter sido a unica e priemira vez.
auxiliaria o medico se eu levasse a amostra?

@Biotecnologia UFRJ
Não acredito. A não ser que houvesse dúvida se há sangue ou não na expectoração.

Boa noite. Voltei de uma viagem de 7 dias à Santiago (Chile) no sábado. Lá estava quente e muitíssimo seco. Detalhe: Moro em Brasília! Mas nunca havia me submetido à tamanha secura. Nos primeiros dias cheguei a ter um pequeno sangramento nasal, mas passou com aplicação de soro fisiológico. Acontece que, no domingo, dia seguinte a minha volta à Brasília, comecei a sentir dores no corpo e acordei com muita dor na garganta. Na segunda-feira tossia um catarro verde muito denso e, vez ou outra, parecia que eu tossia um coração de galinha, de tanto sangue que vinha misturado ao catarro. Sentia muita dor na garganta. Parecia que, ao tossir, um pedaço da garganta se desprendia. Tomei resfenol (4 em 4h), cetoprofeno (1 por dia) e apliquei hexomedine (4 em 4h). Tive febre baixa, suor frio e calafrio durante todo o dia. Sou fumante ativo (30 a 40 dia). Gostaria de saber se essa tosse com catarro verde e sangue que citei pode ter alguma relação com o "desgaste" devido à secura que me submeti. A propósito, já tive outros 2 episódios semelhantes em que o sangue e catarro densos pareciam um pedaço de carne desprendido. Muito obrigado!

olá tive tb há 10 meses atrás fiz o tratamento tdo sem falhar, mas continuo escarrando com secreções as vezes com alguma raia de sangue é normal ou devo ir ao medico?

Se você gostou deste site, clique em curtir para que mais pessoas tenham acesso a informações de qualidade sobre saúde.