Tratamento da candidíase vaginal: cremes e remédios

Dr. Pedro Pinheiro

comment 85 Comentários


O que é candidíase vaginal?

A candidíase vaginal, também chamada de vulvovaginite por Candida, é uma micose provocada pelo fungo da espécie Candida, habitualmente, a Candida albicans. Outras formas de Candida, como a Candida glabrata, também podem provocar vulvovaginite, mas são bem menos comuns.

Candidíase vulvovaginal é uma das causas mais comuns de coceira vaginal e corrimento, perdendo em incidência apenas para a vaginose bacteriana, infecção provocada pela bactéria Gardnerella vaginalis. Cerca de 1 em cada 3 casos de corrimento vaginal de origem infecciosa são provocados por candidíase.

Candida albicans é um fungo comum da flora vaginal, estando naturalmente presente em 20% mulheres. A sua presença em si não representa nenhum perigo para pessoas saudáveis.

A candidíase doença só surge quando a população de fungos colonizando a pele aumenta demasiadamente. Este aumento pode ser estimulado pelo uso de antibióticos, anticoncepcionais com elevadas doses de hormônios, diabetes, alterações do sistema imunológico, uso de glicocorticoides, entre outros.

Portanto, ter Candida albicans colonizando a região genital não significa necessariamente que a mulher terá a doença candidíase.

A Candida albicans pode até ser transmitida pela via sexual em alguns casos, mas na maioria das vezes o fungo tem origem na própria pessoa, geralmente do trato gastrointestinal. Mulheres virgens ou sem relação sexual há anos podem ter episódios de candidíase vaginal, motivo pelo qual essa micose não é considerada uma doença sexualmente transmissível.

Neste artigo abordaremos exclusivamente o tratamento da candidíase vaginal. Se você quiser informações gerais sobre a candidíase vaginal, incluindo causas, fatores de risco e sintomas, leia: Candidíase vaginal: causas, sintomas e tratamento.

Quando tratar

O tratamento da candidíase só está indicado nas mulheres que apresentam queixas de vaginite, como prurido ou ardência vaginal, corrimento brancacento, ou dor na região vaginal na hora de urinar ou durante o ato sexual.

Mulheres assintomáticas não precisam tomar remédios para candidíase. O mesmo vale para os parceiros assintomáticos.

Para fins de tratamento, a candidíase vaginal é dividida em dois grupos:

  • Candidíase não-complicada.
  • Candidíase complicada.

Tratamento da candidíase não-complicada

Para ser considerada uma candidíase vaginal não-complicada, a infeção precisa ter as seguintes características:

  • Ser esporádica, ocorrendo no máximo 3 episódios por ano.
  • Não provocar sintomas graves.
  • Ser provocada pela Candida albicans.
  • Surgir em mulheres saudáveis e não grávidas.

Para as pacientes que se encaixam nesta forma menos grave de infecção, existem várias opções de remédios e pomadas para candidíase vaginal.

Na forma não-complicada de candidíase, tanto os comprimidos por via oral, quanto os tratamentos tópicos intravaginais, como pomadas, cremes ou óvulos, são altamente eficazes, com taxa de cura acima de 90%.

Como a eficácia é semelhante, escolha do tratamento mais adequado, seja ele oral ou intravaginal, deve ser decidida em conjunto com a paciente, consoante as vantagens e desvantagens de cada forma.

A administração dos medicamentos contra candidíase por via oral costuma ser mais cômoda, porém, a taxa de efeitos colaterais, como náuseas, diarreia ou dor de cabeça, é um pouco mais comum. Os remédios por via oral também demoram cerca de 24 a 48 horas a mais para aliviar totalmente os sintomas da vulvovaginite, quando comparados às pomadas ou óvulos vaginais.

O Fluconazol em comprimido, 150 mg em dose única, é o tratamento mais usado para candidíase vaginal. Uma opção com posologia menos cômoda é o Itraconazol 200 mg  por dia, por 3 dias.

Em relação aos tratamentos por via vaginal, o leque de opções é bem maior. Alguns dos esquemas mais indicados são:

Clotrimazol:

  • Clotrimazol creme 1%: 1 aplicação (5 g) à noite por 7 a 14 dias.
  • Clotrimazol creme 2%: 1 aplicação (5 g) à noite por 3 dias.
  • Clotrimazol comprimido vaginal 500 mg: 1 comprimido intravaginal à noite em dose única.
  • Clotrimazol comprimido vaginal 100 mg: 1 comprimido intravaginal à noite por 6 dias.

Miconazol:

  • Miconazol creme 2% : 1 aplicação (5 g) à noite por 7 a 14 dias.
  • Miconazol óvulo 200 mg: 1 óvulo intravaginal à noite por 3 dias.

Nistatina:

  •  Nistatina creme 100.000 UI: 1 aplicação (4 g) à noite por 14 dias.

Terconazol:

  • Terconazol creme 0,8%: 1 aplicação (5 g) à noite por 3 a 5 dias.
  • Terconazol óvulo 80 mg: 1 óvulo intravaginal à noite por 3 dias.

Butoconazol:

  • Butoconazol creme 2%: 1 aplicação (5 g) em dose única.

Tioconazol:

  • Tioconazol pomada 6,5%: 1 aplicação (5 g) em dose única.

Prós e contras do tratamento com comprimidos, cremes ou óvulo intravaginal

Atualmente, o tratamento por via oral costuma ser mais utilizado que os cremes ou os óvulos intravaginais, devido a sua posologia mais simples e curta. Porém, como a taxa de sucesso na candidíase não complicada é semelhante, o ginecologista pode apresentar à paciente os prós e contras de cada forma de tratamento, deixando a paciente escolher aquilo que mais achar confortável.

Comprimidos por via oral têm a vantagem de serem mais baratos e podem ser tomados em dose única por via oral. Já os tratamentos tópicos têm a vantagem de provocarem menos efeitos adversos e o alívio dos sintomas é mais rápido (um a dois dias antes do tratamento oral).

Tratamento da candidíase complicada

Para ser considerada uma candidíase vaginal complicada, a infeção precisa ter uma ou mais das seguintes características:

  • Ser recorrente, com mais de 4 episódios por ano.
  • Provocar sintomas muito intensos.
  • Ser provocada por uma Candida que não a Candida albicans, como, por exemplo, Candida glabrata.
  • Acometer grávidas, pacientes com diabetes mal controlado ou qualquer doença que provoque imunossupressão.

Candidíase vaginal recorrente

O tratamento dos casos recorrentes de candidíase pode ser difícil, demorado e frustrante. O tratamento deve ser basear no tripé:

  • Remoção dos fatores predisponentes (por ex: controlar melhor o diabetes, usar pílulas mais fracas ou outros métodos anticoncepcionais, evitar o uso desnecessário de antibióticos, evitar duchas vaginais, etc.).
  • Eliminar a infecção atual.
  • Evitar a recorrência.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

O oteseconazol é um novo antifúngico, que parece ser mais potente que o fluconazol contra todas as espécies de Candida. Este novo fármaco pode ser uma opção para as pacientes com vulvovaginite recorrente que não melhoram com fluconazol.

Uma alternativa para quem não deseja o tratamento por via oral é usar qualquer um dos esquemas intravaginais descritos no tópico anterior por 14 dias, seguido por Clotrimazol comprimido vaginal 500 mg, 1 comprimido intravaginal uma vez por semana por 6 meses.

Candidíase vaginal com sintomas intensos

Em caso de candidíase não recorrente, mas com sintomas muito intensos, o tratamento pode ser feito com Fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma.

Uma alternativa para quem não deseja o tratamento por via oral é usar qualquer um dos esquemas intravaginais descritos no tópico anterior por 10 a 14 dias.

Candidíase não-albicans

Quando o tipo de Candida responsável pela vulvovaginite não é a Candida albicans, o tratamento deve ser dirigido conforme a Candida isolada. A pesquisa do tipo de Candida é geralmente feita nos casos de infeção recorrente ou de difícil eliminação.

Candida glabrata

A Candida glabrata costuma ter baixa virulência vaginal e raramente causa sintomas, mesmo quando identificada por cultura. Todo esforço deve ser feito para excluir outras causas coexistentes de sintomas antes de tratar a vaginite por C. glabrata.

  • A falha do tratamento com azóis (miconazol, tioconazol, fluconazol, etc.) ocorre em cerca de 50% das pacientes. O oteseconazol parece ser o fármaco mais eficaz deste grupo.
  • Sucesso moderado (65 a 70%) pode ser alcançado com ácido bórico intravaginal (cápsula vaginal de 600 mg, uma vez ao dia à noite por duas semanas). Atenção: o ácido bórico pode ser fatal se engolido.
  • Melhores resultados, com mais de 90% de cura, podem ser alcançados com creme de flucitosina intravaginal ou creme de anfotericina B 4 a 10% (5 g todas as noites por duas semanas).

Alguns especialistas utilizam Nistatina creme 100.000 UI, 1 aplicação (4 g) à noite por 14 dias, mas esse tratamento ainda não foi devidamente estudado e a taxa de sucesso não é totalmente conhecida.

Candida krusei

A Candida Krusei costuma ser resistente ao Fluconazol por via oral, mas responde bem Cotrimazol, Miconazol ou Terconazol intravaginal por 7 a 14 dias, nas doses listadas acima para Candida albicans.

Se a paciente preferir tratamento por via oral, itraconazol 200 mg duas vezes ao dia por 7 a 14 dias ou cetoconazol 400 mg por dia por 7 a 14 dias são opções. A posologia por via oral apresenta uma incidência maior de efeitos colaterais.

Candidíase na gravidez

Nas grávidas, o tratamento deve ser feito por via intravaginal. O Cotrimazol e o Miconazol por 7 dias são as drogas mais usadas.

Remédios caseiros para candidíase

Não há nenhuma evidência científica de que os seguintes tratamentos caseiros funcionem:

  • Iogurte com lactobacillus por via oral ou por via vaginal.
  • Óleo de coco.
  • Comer ou passar alho na vagina.
  • Aplicações de vinagre.
  • Aplicações de suco de limão.
  • Comer maçã.
  • Suplementos de vitaminas.
  • Probióticos.
  • Ômega 3.

Dúvidas mais comuns

Existe tratamento para candidíase vaginal em pomada ou creme?

Sim, nas mulheres com candidíase genital sem complicações, o tratamento pode ser feito com cremes à base de Clotrimazol, Miconazol, Nistatina, Tioconazol, Butoconazol ou Terconazol.

Existe pomada ou creme para candidíase vaginal em dose única?

Sim, os tratamentos tópicos em dose única disponíveis são miconazol em supositório vaginal, tioconazol em pomada 6,5% ou Butoconazol em creme 2%.

Quanto tempo demora para curar a candidíase vaginal?

Depende. Existem desde tratamentos com dose única até terapias que duram 14 dias. Em geral, os sintomas começam a melhorar em 24 horas e desaparecem em até 72 horas após o início do tratamento.

Existe tratamento caseiro para candidíase vaginal?

Não, não há nenhum tratamento caseiro que tenha embasamento científico e seja comprovadamente eficaz.

O que é candidíase vaginal de repetição?

A candidíase vulvovaginal recorrente ou candidíase de repetição é definida como quatro ou mais episódios de infecção sintomática no intervalo de 12 meses.

Quando a mulher tem candidíase, é preciso tratar também o parceiro?

Essa é uma questão ainda polêmica. Embora a transmissão sexual de espécies de Candida possa ocorrer, a maioria dos especialistas não recomenda o tratamento de parceiros sexuais, uma vez que a atividade sexual não é uma causa significativa de infecção ou reinfecção. Alguns médicos, porém, optam por tratar o parceiro quando a mulher tem vulvovaginite recorrente de difícil erradicação, apesar desta conduta não ter suporte em estudos clínicos.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


85 respostas para “Tratamento da candidíase vaginal: cremes e remédios”

  1. Sofia

    Existem casos de cura da candidíase vaginal sem medicação? Apenas com mudanças nos hábitos relacionados a infecção?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Em alguns casos, sim. No entanto, se os sintomas forem relevantes, na maioria das vezes, é mesmo preciso tratamento com medicação.

  2. Ednildes farias da Silva barboza

    Candidíase ataca outro órgão, como rins?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Pode atacar, principalmente em pacientes imunossuprimidos.

  3. ivanete

    Quando estou em crise sempre uso agua quente isso e prejudicial?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Fungos gostam de calor e umidade.

  4. Katrine

    Nao sei relativamente oque tenho mais estou com mau cheiro de peixe podre e corrimento branco pastoso nao sinto coceira e nem ardencia oque pode ser ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Corrimento com cheiro de peixe podre costuma ser vaginose bacteriana. Dê uma lida nesse texto, veja se ajuda: https://www.mdsaude.com/ginecologia/infeccao-ginecologica/vaginose-bacteriana-gardnerella/

  5. Tay

    Agradeço pelo texto enriquecedor. Gostaria de saber se indica algum estudo científico acerca da Cândida Krusei. Ja passei por 2 ginecologistas que nunca haviam ouvido falar nela. Está difícil ser tratada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Existe muita literatura sobre a Cândida krusei. Se você souber ler em inglês, é fácil achar textos sobre esse tipo de fungo.

  6. Bruno maia

    Sim, há provas de que probioticos previnem a candidíase, porque abaixam o pH vaginal, criando um ambiente inóspito para fungos. Uma simples pesquisa revelou vários artigos. A citar, este: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1517-83822010000100002&script=sci_arttext

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Não há evidências de que probióticos funcionem. Esse artigo que você cita nem longe prova isso. Não é um ensaio clínico, além de ser um estudo pequeno e invitro. Os próprios autores sabem que esse resultado é preliminar e não prova que os lactobacilos funcionariam na prática clínica. Leia o último parágrafo do artigo com atenção.

  7. Fran

    Para candidiase continua seria o fluconazol 150mg teuto ou o cimed???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tanto faz o laboratório fabricante, o que importa é ser fluconazol.

  8. Nayra

    Estou só com escorrimento esbranquiçado, posso tomar fluconazol ? Já tomei uma vez estava com todos os sintomas, mas não tomei a 2 dose. Isso faz uns 5 meses. Se eu tomar novamente o escorrimento some?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não se automedique. Vá ao seu ginecologista para ele examinar esse corrimento.

  9. Sara

    Ola estou com sintomas: inchaço nos labios vaginais, cocheira ardencia, e corrimento branco.
    Isso é candidíase?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É possível.

  10. Letícia

    Fui ao Ginecologista, fiz citologia, transvaginal e coposcopia e todas deram normal, mas estou com algum desses sitomas, minha médica receitou nistatina, mas não resolveu? posso tomar o Fluconazol, ou devo voltar com ela?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Deve voltar nela. Se os exames foram todos negativos e o tratamento com antifúngico não funcionou, os sintomas podem ter outra causa que não a candidíase.

    2. valeria

      citologia e colposcopia não veem candidiase

      1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
        Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

        A citologia não, mas na colposcopia pode ser colhido material para pesquisa.

  11. Carol Santos

    Dr.fis todo tratamento e não fiquei boa ,posso comprar outra medicação pra cândida sem voltar ao médico .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      A chance de dar errado é grande.

  12. livia

    É obrigatório ir à um gineo. .. ou pode – se fazer o tratamento sem orientação. .

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ir a um médico, de preferência um ginecologista.

    2. Andréa Guimarães

      tenho do tipo recorrente. já fui a diversos médicos… mandam usar um
      creme e pronto. enfim achei um tratamento que pode funcionar (esse de
      usar creme por 6 meses uma vez por semana!) vou tentar, vejo uma luz no
      fim do túnel, e achei isso num site…
      nem sempre consultar o médico resolve. a maioria nem te examina, mal te deixa falar, só escreve a receita e acabou.

  13. mary

    A questão dos alimentos caseiros eu comi maçã e tome yakut e realmente diminuiu mais de qualquer forma fui ao médico.

  14. Eva Galhanas

    Continue o bom trabalho, sem comparação a fidedignidade do SITE. Parabéns pela excelente matéria.

  15. Maria Antonia Neres Izidoro

    Parabéns doutor,excelente trabalho educativo,obrigada!

  16. leiliane

    ola doutor tenho um corrimento a mais de dois anos ja tomei varios remedios e nao parou fui a minha ginecologista mais nao resolveu o que faco

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Procure outro ginecologista. Ou esse corrimento é apenas fisiológico e não indica doença, ou ele precisa ser diagnosticado e tratado adequadamente.

  17. Caroline Teixeira

    Olá Dr.
    Para ser cândida é “obrigatório” ter coceiras? Pois sinto dores durante a relação e após a relação dor ao urinar, e apresento corrimento, mas conceiras nada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É comum, mas não é obrigatório.

  18. Maria

    Muito útil e esclarecedora sua pagina, tinha um monte de duvidas que esclareci lendo aqui… obrigada e parabéns!

  19. Juliana Ribeiro

    ola estou com coceira ardência e corrimento branco ja a muito tempo fui em varios medicos utilizei varios remedios e nada resolve.

  20. Cristiani

    ME CUREI COM Saccharomyces boulardii !!! Cinco anos atrás, devido baixa imunidade, tive uma candidíase muito forte, e recorrente, fiquei um ano sofrendo, apesar de passar antifúngico local e tomar medicamentos via oral, conforme o médico indicou. Tentei cortar doces e me alimentar melhor, mesmo assim nada. Como estava desesperada fui pesquisar mais sobre o assunto e descobri que o probiótico Floratil (Saccharomyces boulardii) eliminava o excesso do fungo Candida (vide bula). Comecei a tomar 2 comprimidos de 200 mg ao dia, em jejum, durante 1 mês e me curei. Como o Floratil é caro, comprava os similares, como o Repoflor e o Flomicin. Espero que os médicos indiquem para suas pacientes graves, porque é uma cura natural, sem complicações.

    1. renata

      Cristiani esse medicamento pode ser comprado sem receita medica

  21. Tati

    Doutor to com candidiase fui ao medico e ele me receitou a pomada nistatina com aplicador mas sou virgem e estou vom medo de introduzir ela me ajude por favor ??

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não é contraindicado, uma vez que o aplicador costuma ser fino. Tem é que ter cuidado para não machucar o hímen. Se você estiver insegura, peça orientação ao seu ginecologista.

  22. Maria Fonseca

    Doutor, fui à minha ginecologista e ela me passou o comprimido via oral, dose única e a pomada ginna por 7 dias.
    O tratamento resolve de verdade? Ou há risco de voltar?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, resolve. Mas há sempre o risco de voltar.

  23. Sara Domingues Silva

    Ola doutor, pacientes que se enquadram no caso de candidiase recorrente o parceiro tambem tem que fazer o tratamento? Obrigado

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se a cura está difícil, pode-se tentar. Mas isso é um tema controverso, nem todos os médicos concordam.

  24. Helena

    Tive sintomas bastante intensos, iniciei com fluconazol e um ovulo. Devo repetir algum deles?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Você tem que seguir a prescrição do médico. Como foi que ele lhe orientou a fazer?

  25. tayara

    doutor no tratamendo de candidiase com fluconazol pode-se ter relaçoes sexuais ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O ideal é evitar durante o tratamento.

  26. Laís

    Doutor, eu sou virgem e vejo as pessoas aqui comentando sobre o aplicador, que tem que colocar dentro da vagina….Não dói?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tem problema.

  27. cris

    Doutor Creme vaginal e geleia vaginal tem diferenca???

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Basicamente a mesma coisa.

  28. beth

    a muito tempo venho tentando resolver corrimentos como candida e gardinerela que sempore consta nos meus exames de papanicolau ja usei via vaginal via oral e nunca sara porque?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Porque a estratégia de tratamento não deve estar sendo a mais eficaz.

  29. Rosana Cardoso

    Fiz uma coposcopia e o resultado da lesão foi: Epitpelio de area shiller positiva face superior do colo. Conclusão: Epitélio acetobranco plano no colo uterino. Area shiller positiva no colo uterino. O médico disse q não é nada e q eu curo somente com um creme vaginal nitrato de fenticonazol. Estou com cancer???????

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O resultado positivo pode ser só da infecção.

  30. Heloiza

    Olá,estou preocupada,perdi minha virgindade e depois de duas semanas fiz sexo novamente,porém dessa ultima vez,no dia seguinte sentia dor na vagina,agora com 4 dias está saindo um corrimento branco amarelado,e sinto muita ardência na área,obs: usei caminha nas relações

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que ir ao ginecologista fazer um exame ginecológico.

  31. suh

    Olá doutor, qual a diferença entre creme e óvulo? Porque o tratamento com óvulo é mais rápido? E qual é o melhor?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      O óvulo é tipo um supositório. Ele costuma ser mais simples de aplicar.

  32. Lily

    Dr. Estou desesperada, tenho 20 anos e estou a uns meses com corrimento amarelo, mais a alguns dias ele é transparente e em grande quantidade, tambem estou sentindo umas pontadaa ao urinar. O qur pode ser isso? Me ajude, me indicaram usar uma pomada chamada Gynopac. É confiavel?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não tome nada sem antes ser examinada por um ginecologista.

  33. Juliana Castro

    Doutor tenho 17 anos, e estou tendo corrimentos diários há alguns meses, ele é branca e parece uma gosminha tipo clara de ovo, nunca tive relações sexuais. O que tenho? É normal pra minha idade?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Pode ser só corrimento fisiológico. Mas para ter certeza, é preciso fazer um exame ginecológico.

  34. Aline

    Doutor estou gravida de 9 meses e sai um liquido paracendo o da candidise e coça bastante posso usar alguma pomada pra amenizar a coçeira ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não use nada sem o conhecimento do seu obstetra. Se você está próxima do parto, esse corrimento tem que ser visto e tratado, pois o bebê ao passar pelo canal vaginal durante o parto pode se contaminar se isso for uma infecção.

  35. elzeni

    doutor quero saber sobre a candidíase e normal a mulher que tem sentir cólicas todos os dias ou e um tipo de infequicao mesmo ela tomando o antconsepsonal todos os dias sinto muitas cólicas

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Não, não é normal.

  36. antonia

    Dr fui diagnosticada com candidíase é a primeira vez que tenho e estou em trata mento, mesmo q a regiao continue avermelhada posso ter relação sexual?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      O ideal é evitar enquanto a região estiver inflamada.

  37. valdete bessa

    minha filha ha mais de um ano tem coceira na vagina,e um corrimento tipo leite qualhado, as vezes tem mau cheiro,por favor dr ajuda a esclarecer isso por favor e se é perigoso abraço. Sim e só alivia quando vem a mestruaçao depois volta tudo

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Ela já fez um exame ginecológico e uma pesquisa desse corrimento? Sem isso é impossível saber a causa.

  38. Brenda Costa

    Doutor…Ultimamente tenho sentido muita comichão na zona íntima,e as fezes arde muito, também tenho tido muito corrimento, gostaria de saber se tenho Candadidíase,nunca fui ao ginecologista, e o meu período é irregular

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que ir ao ginecologista, principalmente se você tem corrimento vaginal.

  39. Mirna

    Doutor! eu sou virgem e fui diagnostica com candidíase, minha média me indicou o tratamento com pomada, que ela ainda vai prescrever, através de aplicador varginal, meu único sintoma é o corrimento, não sinto mais nada. Será que é mesmo necessário esse tipo de tratamento? Apenas tratamento oral não seria suficiente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Pode ser que seja, mas se a sua ginecologista achou por bem usar também a forma intravaginal , o melhor é seguir o que ela orientou.

  40. Mirna

    Doutor! eu sou virgem e fui diagnostica com candidíase, minha média me indicou o tratamento com pomada, que ela ainda vai prescrever, através de aplicador varginal, meu único sintoma é o corrimento, não sinto mais nada. Será que é mesmo necessário esse tipo de tratamento? Apenas tratamento oral não seria suficiente?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Difícil criticar a conduta da médica a distância. Ela é quem lhe examinou. Com certeza ela tem mais condições de indicar o tratamento mais adequado.

  41. roberta

    Tomei o fluconazol de maneira errada ele não fara mais efeito da proxima vez que eu tomar de novo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Provavelmente fará efeito, sim.

  42. Elton de Andrade

    doutor qualker pómada ki eu uso num adinta oq eu faço

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Talvez tenha que tomar antifúngicos por via oral sob a forma de comprimidos.

  43. Daniela

    olá, eu tenho candidíase a mais de três anos e sempre q aparece tomo fluconazol 150ml indicado pelo médico, mas depois de uns três meses torna a voltar, o q pode sr? existe algum outro tratamento?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Talvez seja necessário fazer o esquema preventivo, conforme explico no texto.

  44. Rosa Duarte

    A Candida albicans se desenvolve em meio ácido, então o vinagre seria totalmente contra indicado.