Corrimento na gravidez: causas, sintomas e tratamento

Dr. Pedro Pinheiro

comment 67 Comentários


O que é corrimento vaginal?

Corrimento vaginal é o nome dado a qualquer secreção de líquidos pelo canal vaginal. O corrimento é uma situação muito comum e na maioria dos casos não indica qualquer problema ginecológico. Toda mulher a partir da puberdade pode apresentar algum grau de corrimento vaginal.

O corrimento normal, que é aquele não relacionado a doenças ou inflamação ginecológica, é chamado de corrimento vaginal fisiológico. Quando a mulher tem uma doença ginecológica e o corrimento surge por conta deste problema, chamamos de corrimento vaginal patológico.

Neste artigo vamos nos ater apenas ao corrimento vaginal que ocorre nas mulheres grávidas, explicando como distinguir um corrimento fisiológico de um corrimento vaginal patológico.

Se você quiser informações sobre o corrimento em mulheres não grávidas, leia: CORRIMENTO VAGINAL | VAGINITE.

Corrimento vaginal na gravidez

O corrimento vaginal fisiológico é formado pela combinação de células mortas da vagina, bactérias naturais da flora vaginal e secreção de muco. O corrimento normal costuma ter entre 1 e 4 ml de volume diário e a sua função é umedecer, lubrificar e manter a vagina limpa, impedindo inflamações e dificultando o surgimento de infecções.

O corrimento vaginal fisiológico é estimulado pelo hormônio estrogênio e, portanto, pode ter seu volume aumentado em períodos nos quais há maior estimulação hormonal, como nos casos de gravidez. Outro fator que aumenta o volume de corrimento na gravidez é a maior aporte e sangue para região vaginal.

O corrimento vaginal normal costuma ser branco, leitoso ou transparente, espesso e com odor fraco. Uma das dicas mais importantes para identificar um corrimento fisiológico é a ausência de sinais ou sintomas de irritação, como dor, ardência, vermelhidão ou coceira na vagina e/ou vulva.

É importante destacar que uma discreta irritação na vulva pode ocorrer em algumas mulheres com corrimento fisiológico. Nestes casos, cabe ao obstetra, através de exames, descartar a presença de infecções.

O corrimento na gravidez costuma se intensificar conforme a gestação avança, sendo maior nos 2º e 3º trimestres de gestação. Em algumas mulheres, o corrimento pode ser bem volumoso, causando certo desconforto e constrangimento. Mesmo que o corrimento seja bem grande, não tente interrompê-lo e não use tampões internos, pois isso aumenta o risco de infecção ginecológica.

Dicas para evitar a contaminação do corrimento:

  • Use sabonetes neutros. Evite sabonetes perfumados ou bactericidas.
  • Durante a higiene, não é preciso lavar dentro da vagina.
  • Nunca faça ducha vaginal, mesmo após relação sexual.
  • Use calças largas ou saia.
  • Não use absorventes internos.

Mulheres grávidas podem apresentar outras secreções vaginais durante a gravidez além do corrimento fisiológico. Entre elas, estão a perda do tampão mucoso, sangramentos, rompimento da bolsa e corrimentos patológicos. É importante conhecer as caraterísticas de cada um para saber distingui-los.

Perda do tampão mucoso

Ao longo da gravidez, as secreções naturais produzidas pela vagina vão se depositando no colo do útero, vedando-o em relação ao exterior. Esta substância acumulada recebe o nome de tampão mucoso e sua função é impedir que bactérias da vagina tenham acesso ao interior do útero.

Tampão mucoso
Tampão mucoso

No momentos finais da gravidez, o peso do bebê associado a um afinamento e alargamento do colo do útero faz com que o tampão seja expelido. A saída do tampão mucoso é um sinal de que o útero está se preparando para o parto.

Há mulheres que perdem tampão mucoso apenas horas antes de dar à luz, mas há casos em que o trabalho parto ainda demora vários dias, às vezes até 2 semanas, para se iniciar. A saída do tampão mucoso indica que o bebê nascerá em breve, mas de modo algum é um sinal de início do trabalho de parto. Se não houver outros sinais, não é preciso entrar em contato com o obstetra de forma urgente.

O tampão mucoso pode ter várias aparências. Em algumas mulheres, ele é uma secreção pegajosa bem clara, tipo clara de ovo, e pode passar despercebido, misturando-se ao corrimento fisiológico. O tampão mucoso também pode ter uma aparência gelatinosa, semelhante a um catarro. Haver um pouco de sangue misturado também é comum, o que faz com que o tampão tenha um aspecto semelhante ao da imagem acima.

Corrimento marrom ou sanguinolento

Qualquer corrimento marrom, avermelhado ou tipo borra de café deve ser sempre valorizado, pois costuma indicar a presença de sangue. O corrimento marrom geralmente é sinal de sangue coagulado que esteve em contato com o ar dentro da vagina antes de ser expelido. Corrimento com sangue vivo, por outro lado, é habitualmente sinal de um sangramento que acabou de ocorrer.

Nos primeiros dias de gravidez é possível haver um discreto corrimento amarronzado, que costuma ocorrer como consequência da implantação do embrião na parede do útero. Em geral, quando isso ocorre, as mulheres ainda não sabem que estão grávidas, e algumas chegam até a confundi-lo com o início de um novo período menstrual. Este tipo de corrimento é perfeitamente normal.

Durante o primeiro trimestre, com o aumento da vascularização do útero e da vagina, é possível haver uma pouco de corrimento amarronzado ou sanguinolento, em decorrência da rotura de pequenos vasos, especialmente após relação sexual ou qualquer outro esforço. Este tipo de sangramento é geralmente discreto e autolimitado, não representando nenhum risco à gravidez.

Todavia, sangramentos no primeiro trimestre podem ser sinal de aborto espontâneo ou gravidez ectópica. O sinais de alerta são um corrimento sanguinolento em grande quantidade associado a dores ou cólicas abdominais.

Na dúvida, qualquer corrimento com suspeita de sangue deve ser avaliado pelo obstetra (leia: Causas de sangramento no início da gravidez).

No terceiro trimestre, um corrimento sanguinolento pode indicar alguma complicação, como descolamento prematuro da placenta ou parto prematuro. Outra situação que pode causar sangramento vaginal nas grávidas em fase final de gravidez é a placenta prévia, um problema que ocorre quando a placenta está implantada à frente da saída do útero, obstruindo a passagem e impedindo a saída do feto durante o parto.

Qualquer corrimento sanguinolento na segunda metade da gravidez deve ser avaliado rapidamente por um obstetra.

Corrimento amarelado e/ou com mau cheiro

Corrimentos que não tenham as características típicas de um corrimento fisiológico devem ser avaliados pelo obstetra, pois uma infecção ginecológica pode estar em curso. Entre os sinais de um corrimento patológico, podemos destacar:

  • Corrimento amarelado ou esverdado.
  • Corrimento com cheiro forte (cheiro de peixe cru).
  • Dor vaginal.
  • Coceira vaginal.
  • Corrimento associado a ardência para urinar.
  • Mudança súbita nas características ou no volume do corrimento.

As infecções ginecológicas durante a gravidez têm importância, pois estão associadas a inúmeras complicações, como parto prematuro, aborto, morte fetal, infecção do feto, etc.

As infecções que provocam vaginites (inflamação da do canal vaginal) são as principais causas para o corrimento patológico. São elas:

Rompimento da bolsa

O feto dentro do útero fica envolto por uma membrana que é preenchida com líquido aminótico. Esta membrana é chamada popularmente de bolsa d’água ou bolsa das águas.

O rompimento da bolsa ocorre no início do trabalho de parto e provoca uma grande drenagem de líquido pela vagina.

Na maioria dos casos, não há muito como confundir esta situação com um corrimento vaginal. Todavia, a saída de líquido pode ser pequena e intermitente, caso a cabeça do feto encoste no colo do útero e passe a funcionar como uma espécie de válvula, permitindo a passagem de líquido aminótico de forma parcial, somente quando a mãe se deita ou tosse.

O líquido amniótico é bem claro e líquido, mas pode ser um pouco amarelado e, às vezes, com algumas raias de sangue misturadas ao líquido.


Referências


Autor(es)

Médico graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com títulos de especialista em Medicina Interna e Nefrologia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), Universidade do Porto e pelo Colégio de Especialidade de Nefrologia de Portugal.

Saiba mais

Artigos semelhantes

Ficou com alguma dúvida?

Comentários e perguntas

Deixe um comentário


67 respostas para “Corrimento na gravidez: causas, sintomas e tratamento”

  1. Ana Paula Giácomo Assunção Souza de Jesus

    Após quanto tempo de atraso da menstruação devo realizar o beta hcg?

    Tomei várias pílulas do dia seguinte em um intervalo pequeno , e minha menstruação está atrasada há 5 dias.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      A partir de 1 dia de atraso, já pode fazer. Com 5 dias de atraso, o resultado é muito confiável.

  2. Anabela Fonseca

    Bom dia
    Drº.
    Estou com corrimento, leitoso á 2 dias e estou em fase de gestação por um período de 21 semanas e no primeiro dia tive coceira o que devo fazer?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro
      Dr. Pedro Pinheiro

      Se o corrimento está leitoso e provocando coceira, é preciso descartar candidíase. Procure o seu obstetra para fazer um exame.

  3. Célia

    Bom dia Dr . Estou com 11 semanas de gestação e tenho sentido a calcinha úmida. Até ai sei que é normal. Hj no entanto ao acordar notei um liquido branco, acho que sem cheiro muito forte saindo. Asustei com a quantidade. É normal? Obrigada.

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você acha que a quantidade é muito grande, o mais seguro é entrar em contato com o seu obstetra.

  4. Ingrid

    Oi dr boa noite estou com 30 semanas de gestação esta saindo um líquido amarelo com mal cheiro e estou com coceira pode afetar meu bebê estou preocupada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Isso pode ser uma vaginite. Sugiro que você procure o seu obstetra assim que possível.

  5. Vanessa

    Oi …gostei do texto …

  6. Fatima

    Olá dr!
    Eu estou com um corrimento meio esverdeado mas nao é em grande volume, na verdade são somente alguns pontos no papel higiênico, não ten cheiro, não sinto dor e não é com frequência. Tem algum problema?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que avisar o seu obstetra para ele colher amostra da secreção na próxima consulta.

  7. cilene

    ola doutor estou com uma duvida sobre-se estou gavida ou nao

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      É só fazer o teste de gravidez que a dúvida acaba. Nas farmácias há várias opções à venda.

  8. lilianne

    ola doutor estou com 39 semana de gestacao e esta saindo um corrimento amarrosado tenho que ir al medico e pirigoso para o bebe

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que falar com o seu médico para ter certeza que não há sangue nesse corrimento.

  9. Nadia

    Boa tarde doutor,estou com 33 semanas de gestação, e estou com um corrimento esverdeado pastoso e um pouco boulhoso… entretanto estou a 33 semanas sem relações sexuais… Devo me preocupar? pois a minha consulta com a GO é so daqui a 15 dias….Grata

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim, esse corrimento tem características de infecção. Tente entrar em contato com a sua GO.

  10. MarcoseNiny Aquino Melo

    ola dr estar saindo faz 3 dias uma secreção marrom claro é normal?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é habitual um corrimento marrom durante a gravidez. Se você nada sente, pode não ser nada de grave, mas o mais seguro é você procurar o seu obstetra para ele ver se está tudo bem.

  11. RAyane Araujo

    Ala dotor tomo aticoncepcinal selene mas o bico do meu peito esta dolorido e saindo um liquido transparente e minha vagina ta saindo um liquido branco eu posso estar gravida

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Se você toma o anticoncepcional de forma correta, sem falhas, é pouco provável uma gravidez.

      O corrimento vaginal e das mamas pode ser um sinal de alteração hormonal. O ideal é você conversar com o seu ginecologista.

  12. Aline Oliveira Nascimento

    Dr estou com 30 semanas de gestação e começou a sair um gel transparente acho que é o tampão é normal nesta face da gestação?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Não é hora ainda do tampão sair. É mais provável que seja um corrimento inocente causado pelos hormônios da gravidez. Tem que ir ao obstetra para ele ver se está tudo ok.

  13. joice

    posso ta gravida mesmo tendo tormando a pilula do dia seguinte

    1. Thaís

      Sim como muitos dizem a pílula não é 100℅ certa ..

  14. Paloma

    É possível perder o tampão mucoso antes dos 6 meses? Representa algum risco?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Sim e sim.

  15. Ana Carolina Gibim

    Ola doutor estou gravida de um pouco mais de 3 meses e durante a relaçao anda saindo muito liquido com odor nao sei explicar oque é. Sera perigoso pro meu bebe? Obrigada :)

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD. Saúde

      Tem que examinar esse corrimento para saber o que é. O exame ginecológico costuma fazer parte das consultas de pré-natal.

  16. jeane

    em uma semana é possível identificar uma gravidez?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não. Geralmente só a partir da 2ª semana de gravidez, que é quando a menstruação atrasa, que é possível.

  17. Beleza Genuína

    Boa tarde doutor,estou com 21 semanas de gestação, e estou com um corrimento esverdeado de grande volume e bolhoso, quando fico sem calcinha não tem cheiro, mais quando uso tem um odor forte.Devo me preocupar?Grata

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Todo corrimento deve ser avaliado pelo Obstetra, principalmente se tiver coloração ou odor.

  18. fernanda gabriela

    olá dr Pedro
    meu ciclo menstrual desse mês veio normal, faz menos de duas semanas que parou, e logo em seguida começou um corrimento bem espesso e com sangramento nas relações sexuais… estou sentindo um desconforto abdominal e leves tonturas…o que pode ser?
    Já marquei consulta com um ginecologista, mas somente pra semana que vem…estou preocupada…
    Será uma gravidez, ou uma infecção??
    fico no aguardo da sua resposta!

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Parece mais uma infecção ginecológica.

  19. Natany

    Bom dia Doutor .. estou no primeiro mês e acabei de ter um corrimento amarronzada isso e normal ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Qualquer corrimento novo na gravidez deve ser avaliado pelo obstetra.

  20. Andreia

    Ola tive o corrimento marrom e nao mestruei sera que estou gravida ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      É preciso mais dados para se pensar em gravidez. Só isso não basta.

  21. Karol Ramos

    Ola doutor…apos uma relacao sexual me ocorreu de junto ao corrimento vaginal sair um liquido amarronzado e umas gotas de sangue coagulado…o que poderia ser isto…estou na 7° semana de gestacao e estou com medo

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Você tem ir ao seu obstetra. Todo sangramento na gravidez deve ser avaliado pelo médico.

  22. helena

    Gostaria de saber sobre a evolução da minha gravidez. Fiz um teste dia 20 e meu bhcg deu 250, repeti o mesmo 72h depois e deu um valor de 1443. Estou preocupada com esse aumento . Será que minha grabidez ta evoluindo?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Esse aumento é normal. Ainda vai aumentar muito mais.

  23. Andréia

    Olá Dr. por favor, estou com 30 semanas e gestação e no dia 01/01/2014 tive um corrimento com a mesma textura porem com diferente como cafe com leite nem escuro e nem claro.

    Hoje dia 06/01/14 tb tive esse mesmo corrimento de cor, amanha tenho consulta com o meu Gine, meu bebe pode está correndo risco?
    Sinto algumas cólicas bem pequenas, e não é sempre.
    Ela está mexendo normal, parece até mais como antes.

    No aguardo obrigada

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você não tem outros sintomas, o mais provável é que não seja nada de grave. De qualquer modo, é importante a avaliação do obstetra.

  24. Flavia Carolina

    Boa noites Dr.
    Há pouco mais de 3 semanas interrompi o uso do anticoncepcional, menstruiei assim que parei (não fazia mt tempo que eu estava tomando o mesmo) logo após, mantive relações com meu esposo quase todos os dias, com coito interrompido, e neste último sábado, notei um corrimento gelatinoso, transparente e sem odor, mas não parecido com aquele que temos quando estamos no período fertil, ele era diferente, não era pegajoso, parecia uma casquinha gelatinosa com aproximadamente 4 cm x 2cm bem resistente (impossível não notar algo tão grande ne?! Rs), mas as vezes saia pedaços menores, isso por uns 3 dias. Será uma possível gravidez? Estou ansiosa, ainda não fiz o teste, quero aguardar a menstruação, se é que ela vêm rs
    Grata

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Muito difícil avaliar uma gravidez só pelo corrimento. Tem que esperar a menstruação atrasar.

    2. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Muito difícil avaliar uma gravidez só pelo corrimento. Tem que esperar a menstruação atrasar.

      1. Andreia

        Quero parabenizar ao senhor DR PEDRO PINHEIRO pelos esclarecimentos e indicacao p todas a irem ao seu obstetra …Moro nos USA e aqui temos um otimo atendimento estou gravida De 5 meses e me sinto bem tbm tenho corrimento ma’s hj fico tranquila com o que li nesta pagina muito obrigado .Deus abencoa todos vcs bjs

  25. Gabriela

    Nossa Drº se eu soubesse quanto é atencioso por aqui não teria ido ao Carmela Dutra ontem, eu reclamando de dores falando que saiu uma bolsa escura no banheiro do hospital, fez o toque disse que estava com colo fechado,e na mais frieza mandou eu fazer uma transv. Sinceramente decepcionada com seu atendimento, quem sabe se eu for no particular essa utopia que vive virtualmente não funcione? Péssimo atendimento. Ser médico é uma dádiva, por transmitir paz de espirito, conforto e por obrigação a cura, admirável seu currículo, tá de parabéns.

  26. Elaine Cristina Mendes

    ola dr.pedro. eu estou com um corrimento as vezes parece com uma pelinha e as vezes com queijo mais não tem mal cheiro

  27. july ferreira

    me periodo esta atrasado tres semanas e sinto alguns sintomas de gravidez, ainda não fiz o teste mais sinto coceiras na vagina, sera uma infecção ou algo normal na gravidez?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Impossível saber sem fazer o teste de gravidez.

  28. priscila

    estou gravida e estou tendo corrimento com odor forte de peixe e só vou passa no meu pré-natal mês que vem o que posso fazer

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Tem que procurar o médico antes disso.

  29. rafaela

    estou de 17 semanas e 2 semanas atras tive um corrimento marrom parecia o finalzinho da mestruação depois nao tive mais nada e ontem veio um corrimento marrom claro era bem mais claro q o outro ee sempre sinto uma dores fortes dentro da vagina e no pe da barriga é normal ?

    1. Avatar de Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde
      Dr. Pedro Pinheiro - MD.Saúde

      Se você tem corrimento escuro e dor abdominal, o ideal é conversar com o obstetra sobre a situação.

  30. Lizi

    Eu amamento meu filho de 1 ano e 6 meses e tomo norestin sem parar,ontem comecei a sentir cólica e desceu um corrimento marrom claro e agora está amarelo claro,mas sem odor…
    Será q isso é normal ou posso estar grávida???

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se você tem tomado a pílula de forma correta, ainda mais amamentando, é pouco provável que tenha engravidado de novo. Porém, impossível não é.

  31. Glicia

    Ola Dr Pedro..
    fiz 3 testes e todos 3 poisitivos, mas so conseguir marcar consulta para proxima semana 23…
    Minha duvida e: ontem comecou a sair um corrimento rosado e tenho tido colicas…
    Devo mim preocupar e ir para emergencia ou posso esperar ate a proxima semana?
    Grata

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Se as dores permanecem, seria bom ser vista logo por um médico.

  32. Annamari

    Dr. Pedro, sexta-feira, dia 06/09 estava com 3 dias de atraso. Fiz o Beta HCG quantitativo e deu 54 UI/L. Como ando lendo muitas coisas na internet, fiquei com medo de a gravidez não evoluir e ontem 09/09 (três dias depois) repeti o Beta e deu 92,9 mUI/ml. Achei que evolui pouco… Tá normal? Obrigada!

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Parabéns, você está grávida! Fique tranquila e procure o seu obstetra.

  33. Gi

    Estou com 7 semanas e começou a sair um muco cervical marrom claro sem cheiro, sem coceira e sem irritação alguma. Estou preocupada, o que pode ser?

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Não tenho como opinar sem poder examinar. Procure o seu obstetra para ele ver o corrimento e fazer exames, caso ele ache necessário.

  34. Gerlandia Batista

    Oi,agora estou com 3meses, e desde o segundo mes,comecou sair uma secrecao acastanhada usei o estrogeram durante um mes.e nao saiu mais,apos uma semana q parei o remedio.
    secrecao veio denovo. O que pode ser??? Tenho mepreocupado muito. Tenho q voltar a tomar o estrogeram.

    1. Avatar de Pedro Pinheiro
      Pedro Pinheiro

      Essa pergunta tem que ser feita a seu obstetra. Ele é quem pode examiná-la e colher amostras do corrimento para saber do que se trata.