11 de agosto de 2014

12 SINTOMAS DO FÍGADO

O fígado é uma grande órgão, localizado à direita da cavidade abdominal, responsável por diversas funções vitais no nosso organismo. O fígado pode ser acometido por várias doenças distintas, entre as mais comuns podemos citar as hepatites, cirrose, esteatose e o câncer. Muitas das doenças hepáticas compartilham sintomas em comum, pois apesar de terem origens distintas, acabam comprometendo as mesmas funções do fígado.

Publicidade

Neste texto vamos abordar os 12 sintomas mais comuns que os pacientes com problemas do fígado podem apresentar. Este artigo tratará os sintomas do fígado de forma geral, se você quiser ter mais detalhes sobre problemas hepáticos específicos, visite os nossos textos abaixo:

O FÍGADO | Principais funções
O QUE É HEPATITE?
HEPATITE A | Sintomas e tratamento
HEPATITE B | Sintomas, diagnóstico e vacina
HEPATITE C | Sintomas e tratamento
ESTEATOSE HEPÁTICA | Gordura no fígado
CIRROSE HEPÁTICA | Sintomas e causas
SÍNDROME DE GILBERT, CRIGLER-NAJJAR e DUBIN-JOHNSON
SINTOMAS DA HEPATITE

O que é o fígado?

O fígado é um grande órgão localizado no quadrante superior direito do abdômen, logo abaixo do diafragma.

O fígado é um órgão vital, responsável por inúmeras funções no nosso organismo. Entre os papéis que o fígado exerce, podemos citar a produção de enzimas digestivas, proteínas (leia: O QUE SÃO PROTEÍNAS E AMINOÁCIDOS?), fatores da coagulação, colesterol, glicose e diversas outras substâncias. O fígado também é responsável pela metabolização de todos os nutrientes absorvidos pelos intestinos, assim como pela limpeza de toxinas circulantes.

FígadoPor desempenhar diversas funções no organismo, as doenças do fígado podem apresentar uma grande variedade de sintomas. Vamos abordar a seguir os 12 sinais e sintomas mais típicos de problemas no fígado, explicando resumidamente por que eles surgem.

O que é a veia porta?

Antes de continuarmos como artigo, é importante explicar o que é a veia porta hepática, já que grande parte dos sintomas de doenças do fígado são provocadas por uma obstrução desta veia.

A veia porta, ou sistema porta hepático, é uma grande veia localizada na entrada no fígado, responsável por drenar o sangue vindo do sistema gastrointestinal. Todo o sangue do estômago, baço, pâncreas e intestinos passa pela veia porta e pelo fígado antes de retornar para o coração. Deste modo, toda substância ingerida e absorvida no trato gastrointestinal obrigatoriamente passa primeiro pelo fígado antes de alcançar o resto do organismo.

Nos casos de doença hepática grave, principalmente na cirrose, o fígado sofre um processo de fibrose (cicatrização e enrijecimento do tecido hepático) que pode causar obstrução da veia porta, dificultando a chegada do sangue por este grande vaso. O sangue vindo dos órgãos digestivos precisa passar pela veia porta e pelo fígado antes de continuar seu trajeto em direção ao coração. Se a veia porta estiver obstruída, haverá um grande congestionamento de sangue e um aumento da pressão, não só na veia porta como em todas as veias do trato gastrointestinal. Este quadro é chamado de hipertensão portal e é responsável por vários dos sinais e sintomas que serão explicados a seguir.

Sintomas do fígado

Sintomas do fígado 1# – Sintomas gerais

Pacientes com lesões no fígado costumam apresentar um variedade de sintomas gerais e inespecíficos, que incluem náuseas, perda do apetite, desânimo e emagrecimento. Nos casos de hepatite aguda, o paciente pode também apresentar febre, o que colabora ainda mais para o surgimento deste mal estar.

Um gosto amargo na boca é um sintoma popularmente atribuído a problemas do fígado, mas é uma queixa muito inespecífica, que pode ser desencadeada por varias outras causas, como refluxo, gastrite, lesões dos dentes, lesões na gengiva, infecções na faringe ou amígdalas, desidratação, jejum prolongado, medicamentos, cigarro… Se o paciente não apresentar nenhum outro sintoma, é pouco provável que a sensação de boca amarga seja um sinal de problema hepático relevante.

Sintomas do fígado 2# – Cansaço

Um sintoma frequente em qualquer tipo de doença hepática é a fadiga ou cansaço fácil. Esta falta de energia acomete pacientes com hepatite, cirrose e até esteatose hepática. Quanto mais avançada for a lesão no fígado, mais inapetência o paciente sente.

Sintomas do fígado 3# – Ascite

A ascite é o nome dado ao acúmulo de líquidos dentro da cavidade abdominal, conhecido popularmente como barriga d’água. A ascite é um sintoma típico da cirrose hepática e ocorre frequentemente quando o paciente apresenta hipertensão portal.

Além da cirrose, a esquistossomose é outra doença que costuma acometer o fígado e provocar hipertensão portal e ascite (leia: ESQUISTOSSOMOSE | Sintomas e tratamento).

A ascite surge porque o sangue represado e a elevada pressão dentro das veias do trato gastrointestinal provocam uma translocação de água para fora dos vasos sanguíneos, levando ao acúmulo de líquido dentro da cavidade abdominal. É como se os vasos sanguíneos começassem a sorar água.

A ascite é uma manifestação típica de doença do fígado, mas pode também ocorrer em doenças de outros órgãos, como na insuficiência cardíaca descompensada (leia: INSUFICIÊNCIA CARDÍACA – CAUSAS E SINTOMAS) e na síndrome nefrótica (leia: PROTEINÚRIA, URINA ESPUMOSA E SÍNDROME NEFRÓTICA).

Para saber mais sobre a ascite, leia: ASCITE | Causas e tratamento.

Sintomas do fígado 4# – Circulação colateral

Circulação colateral e ascite na cirrose

Circulação colateral e ascite

Quando há uma obstrução à passagem do sangue pela veia porta, o corpo precisa encontrar outra maneira deste sangue retornar para o coração. Se o caminho natural está fechado, é preciso arranjar um desvio; é isso que o organismo faz. O sangue passa a voltar em grande quantidade por veias colaterais, que em pessoas saudáveis escoam apenas pequenos volumes de sangue.

O desvio de grande quantidade de sangue para as veias colaterais faz com estas se dilatem, ficando bem aparentes ao exame do abdômen. Na foto ao lado, há o exemplo de um paciente com ascite e exuberante circulação colateral, dois sinais típicos da hipertensão portal.

Sintomas do fígado 5# – Sangramento digestivo

A obstrução da veia porta causa um aumento de pressão por todo os sistema venoso do sistema digestivo, incluindo as veias do estômago e do esôfago. Este aumento da pressão provoca varizes nestes órgãos, facilitando a ocorrência de sangramentos.

A hemorragia digestiva por sangramento de varizes do esôfago é uma manifestação típica de cirrose hepática em fases avançadas. O paciente apresenta subitamente quadro de vômitos hemorrágicos, podendo perder grande quantidade de sangue nestes episódios.

O aumento da pressão no sistema digestivo também acomete as veias dos intestinos e do reto, provocando um aumento da incidência de hemorroidas (leia: HEMORROIDA | Sintomas e tratamento) e de sangramento anal.

Sintomas do fígado 6# – Encefalopatia

A encefalopatia é o nome dado a uma disfunção das funções cerebrais básicas. A encefalopatia hepática, como o próprio nome diz, é a alteração das funções cerebrais que ocorre nos pacientes com falência do fígado.

Um dos objetivos do sistema porta hepático é fazer com que toda substância digerida e absorvida no trato digestivo passe obrigatoriamente pelo fígado antes de seguir para o resto da circulação sanguínea. Algumas substâncias que ingerimos, principalmente proteínas de origem animal, são tóxicas e precisam ser metabolizadas pelo fígado antes de poderem ser aproveitadas pelo organismo. Nos casos de hipertensão portal, o sangue segue seu caminho pelas veias colaterais e diversas substâncias tóxicas acabam não sendo metabolizadas pelo fígado antes de se espalharem pelo corpo.

Além da hipertensão portal, quadro de insuficiência hepática aguda, como nas hepatites graves, podem causar uma falência aguda das funções fígado, fazendo com que o mesmo perca a capacidade de  neutralizar substâncias tóxicas.

A encefalopatia hepática é o resultado da ação destas toxinas sobre o cérebro. Dependendo do grau de insuficiência hepática ou hipertensão portal o paciente pode apresentar desde quadros leves, com letargia, irritabilidade e dificuldade de concentração, até encefalopatia grave, com redução do nível de consciência e coma.

Sintomas do fígado 7# – Icterícia

Icterícia é nome dado à coloração amarelada da pele, olhos e mucosas, que surge devido ao acúmulo de bilirrubina no sangue.

icterícia

A bilirrubina é uma substância produzida no baço a partir da destruição de glóbulos vermelhos velhos. Um dos papéis do fígado é captar esta bilirrubina do sangue,  metabolizá-la e excretá-la em direção às vias biliares e intestinos, eliminado-a pelas fezes.

Quando o fígado encontra-se doente, o mesmo perde a capacidade de metabolizar e/ou eliminar a bilirrubina que é constantemente produzida pelo baço. Nesta situação há acumulo de bilirrubina no sangue e deposição do excesso na pele, o que provoca a aparência amarelada da mesma. A icterícia vem frequentemente associada à coceira, pois a bilirrubina depositada na pele causa irritação das terminações nervosas.

icteríciaDois outros sinais costumam ocorrer junto com a icterícia: fezes claras (acolia fecal) e urina muito escura. A bilirrubina é a responsável pela coloração marrom das fezes. Se por algum motivo a bilirrubina não estiver sendo excretada em direção aos intestinos, a fezes deixarão de ter sua coloração habitual, tornando-se bem mais claras. Já a urina escura, cor de Coca-Cola ou Mate, ocorre pela filtração do excesso de bilirrubina circulante no sangue pelos rins, que acaba sendo excretado pela urina.

Várias doenças do fígado podem causar icterícia, as mais comuns são as hepatites e a cirrose. A icterícia também pode ocorrer em doenças das vias biliares, em infecções como malária ou leptospirose (leia: LEPTOSPIROSE | Sintomas e tratamento), em casos de hemólise (destruição maciça de glóbulos vermelhos) ou por reação adversa a alguns remédios.

Portanto, a ictérica é um sinal típico de doenças do fígado, porém não é um sinal exclusivo de problemas hepáticos. Para saber mais sobre icterícia, leia: ICTERÍCIA | Neonatal e adulto.

Sintomas do fígado 8# – Manchas roxas na pele

O paciente com doença hepática pode apresentar uma maior facilidade em desenvolver equimoses (manchas roxas na pele) e sangramentos após traumas de pequena intensidade. Isto ocorre porque o fígado é responsável pela produção de proteínas que participam do sistema de coagulação do sangue. Pacientes com doença hepática podem ter deficiência da coagulação, apresentando sangramentos com maior facilidade.

Além da deficiência dos fatores de coagulação, que pode ocorrer em qualquer situação de mal funcionamento do fígado, os pacientes com cirrose e hipertensão portal frequentemente apresentam também uma número baixo de plaquetas, o que é mais um fator que colabora para uma maior dificuldade em coagular o sangue.

Sintomas do fígado 9# – Ginecomastia

Ginecomastia é o nome que se dá ao desenvolvimento de mamas nos homens. Pacientes do sexo masculino com cirrose frequentemente apresentam ginecomastia. As causas ainda não estão bem elucidadas, mas acredita-se que seja por causa da elevação da concentração de estrogênio no sangue, que ocorre tanto pelo aumento da produção, como pela redução da metabolização deste hormônio feminino pelo fígado.

Outro fator importante para o surgimento da ginecomastia é o uso habitual do diurético espironolactona, indicado no tratamento da ascite nos pacientes com cirrose. Um dos efeitos colaterais mais comuns da espironolactona é a ginecomastia, que pode ocorrer mesmo quando usada em pacientes sem doença do fígado.

Sintomas do fígado 10# – Teleangiectasias

Teleangiectasia

As teleangiectasias, também chamadas de aranhas vasculares, são lesões vasculares compostas de uma arteríola central rodeado por muitos vasos pequenos. As teleangiectasias são mais frequentemente encontradas no tronco, face e braços.

A origem das aranhas vasculares não está completamente desvendada, acredita-se, porém, que essas lesões resultem de alterações no metabolismo de hormônios sexuais, principalmente do estrogênio.

As teleangiectasias são muito comuns na cirrose, mas podem também ser vistas durante a gravidez ou em pessoas saudáveis​​. Nestes dois casos as lesões costumam ser pequenas e em número menor que três. Na cirrose, quanto mais avançada é a doença, maior costuma ser o tamanho e o número das aranhas vasculares presentes.

Sintomas do fígado 11# – Eritema palmar

Eritema palmar é o nome dado a uma palma da mão muito avermelhada, principalmente nas regiões tenar e hipotenar (músculos da palma da mão), poupando geralmente as partes centrais da palma. O eritema palmar não é um sinal específico de doença do fígado, podendo também ser visto em pacientes com artrite reumatoide, hipertiroidismo e nas grávidas.

Sintomas do fígado 12# – Dor abdominal

A dor abdominal, localizada no quadrante superior direito, é um sintoma comum das doenças do fígado, principalmente nas hepatites agudas. Ela geralmente ocorre por aumento do tamanho do fígado, que provoca esgarçamento da cápsula hepática, uma espécia de capa que recobre todo o fígado.

É preciso notar que dor na região do fígado também pode ser provocada por várias outras condições, incluindo problemas na vesícula, vias biliares, base do pulmão direito e até lesões nas costelas ou na musculatura abdominal.

"12 SINTOMAS DO FÍGADO", 5 de 5 baseado em 62 votos.
Publicidade
Publicidade
  • Claudia Regina

    Estou com gordura no fígado e sinto muita dor no lado direito. Tem alguma causa a ver

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Esteatose hepática na maioria dos casos não causa dor.

  • Rodolfinho Ro

    Dr Pedro estou sentido choques novragios no corpo e estou com problema de pele.
    Pode ser problema no meu fígado.
    Att.

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não deve ser.

  • Leandro

    Dr pedro Meu TGO ta muito alterado ta acimado normal ta em 249 e o TGP 129 oque devo fazer?
    qual a melhor maneira de eu sabe a caso desse Problema ?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Tem que procurar um gastroenterologista ou um hepatologista. Há algo de errado no fígado.

  • Diego Lira

    Boa noite doutor!! Há alguns meses estou sentindo falta de ar, sensação de inchaço no abdômen, que pioram a noite quando deito, pode ser algum problema hepático?

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      São sintomas muito inespecíficos para poder se pensar em qualquer causa.

  • Emerson Alves

    Meu pai está com varizes esofagicas, dor abdominal e figado almentado
    Oq fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Não há uma resposta simples para isso. Ele tem que ser acompanhado por um hepatologista de forma a controlar as complicações.

  • Joanna

    Doutor. meu marido esta com GT transfer alterado, o meido pediu um outro exame de sangue mas disse que suspeita de hepatite, eu sou esposa dele posso pegar hepatite tambem? Se eu tiver tomado a vacina quando pequena sou imune?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Depende do tipo de hepatite. Se for por vírus B, existe o risco de transmissão pela via sexual. A vacina traz imunidade. Se for pelo vírus C, o risco é mais baixo, mas não existe vacina. Se for pelo vírus A ou qualquer outro tipo de hepatite, a transmissão não feita pela via sexual.

  • Anna

    Dores abdiminais e tgp 4 vezes superior ao valor limite! O que fazer?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Procurar um hepatologista ou gastroenterologista.

  • manuel

    Tenho tomado minociclina 100 mg para tratamento do acne durante os ultimos 6 meses seguidos.
    entretanto tenho sentido ultimamente uma certa indisposicao a nivel do abdomen superior central e sensacao de refluxo.
    pode ser alguma deficianecia relacionada com o figado?
    obrigado.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Poder, pode, mas é mais provável que seja algo de origem estomacal.

  • Ana Claudia Batista

    Gostaria de saber se o aparecimento de golpes entre os dedos dos pés tem algum relacionamento com problemas de figado?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não diretamente.

  • edmilson maceio al

    entendie algumas coisas obrigado!

  • Iara Leal

    Tenho gordura no fígado ll/lll e sinto dores no abdômen é decorrente disso? O único tratamento é emagrecer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A dor não deve ser da esteatose. Emagrecer ajuda bastante.

  • Iara Leal

    Tenho gordura no fígado ll/lll e sinto dores no abdômen é decorrente disso? O único tratamento é emagrecer?

  • ErgoSP Brasil

    Quem teve alteração hepática nao pode consumir alcool nunca mais? mesmo depois que estiver no peso normal?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Dependendo da causa, pode consumir de forma moderada depois que o fígado estiver curado.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se você tem alguma alteração hepática, o ideal é evitar drogas que façam mal ao fígado. O álcool é uma delas.

  • ErgoSP Brasil

    Tive uma alteraçao no figado..posso continuar ingerindo alcool com moderaça?

  • Sónia Macedo

    Bom dia.Fiz análises ao sangue e os valores da proteína c reactiva foram de 1,220(valores de referencia situam-se até 0,500). Mostrei as análises ao meu médico e ele disse que eram valores normais.Contudo fiquei bastante preocupada.Será que é normal?Muito grata pela sua colaboração,dr.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      1,2 é um valor baixo. Não é relevante.

  • Gracielly Vanessa de Matos

    Gostaria de saber se uma pessoa que já teve hepatite quando criança, fica com o fígado debilitado pro resto da vida? problemas no fígado prejudica a visão?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não imensa maioria dos casos a pessoa se recupera totalmente após a cura de uma hepatite aguda. O problema surge quando a hepatite torna-se crônica, ou seja, quando o paciente não consegue curá-la.

  • Wesley

    Olá? Meu exame de sangue a transaminase Piruvica TGP (ALT) deu 143 e o normal é entre 10 e 49 U/L. Fui no médico e ele disse que estou com infecção no fígado. Ele pediu uma ecografia abdominal que eu ainda farei. Ainda não sei a situação do meu fígado, mas gostaria de saber se tenho boas chances de me tratar ou se terei problemas mais graves. Eu sinto uma leve dor abdominal do lado direito, mas ela é muito leve e não me atrapalha.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sem saber a causa do aumento das transaminases é impossível avaliar gravidade e prognóstico.

  • Amelia Helena

    esteatose hepatica faz sentir colicas muito fortes?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não deve ter nada a ver com fígado. Para saber o que é , só indo ao oftalmologista.

  • Victor Hugo

    Quais exames descobre Hepatite B???

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sorologia sanguínea para hepatite B.

  • Bento

    dr Pedro o figado afeta alguma coisa na visão? pois ja me aconteceu uma 6 vezes o seguinte,a minha visão fica assim como se estivesse olhando um asfalto em dia de muito sol só parecendo que tem agua em baixo que dura uns 15 minutos e eu fico muito nervoso e minha pressão sobe oque pode ser

  • jose roberto

    Boa tarde, sou retranspladato de fígado (2 vezes), e tenho uma curiosidade, tenho 53 anos e caso eu venha falecer por qualquer causa que não seja do fígado, posso doar meus órgãos, tipo córneas , coração e outros, um fígado recebido pode ser usado para outro transplante?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, um fígado transplantado não pode ser reutilizado.

  • jose maria de assunção junior

    bom dia doutor !! tenho 48 anos,a noite quando durmo sinto a boca amarga,vou ao banheiro e lavo a boca e sai uma saliva marrom,escovo os dentes volto pra cama e começo a sentir cólicas !! tenho medo de me alimentar pois sempre começa doer o estomago,sinto dor no peito tbm as vezes,estou com problemas nos meus dentes !! abraço e parabéns pelo trabalho maravilhoso que você faz !!! paz de deus pra você e toda sua familia !!

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não acredito que a descamação dos pés tenha relação. A urgência depende do grau de lesão hepática.

    • Maria Jose

      A esteatose hepática é grau II. Porem quanto a lesões no figado, ainda não fiz biopsia, devido ainda não ter passado com hepatologista, somente com gastro.

  • Maria Jose

    Dr. Pedro, bom dia, tenho osteatose hepática, provavelmente por ter diabete e colesterol elevado. Porem em um exame de sangue deu anticorpos anti músculo liso elevado. Assim tendo a suspeita de hepatite auto imune. Não tenho nenhum sintoma mais grave até o momento, apenas evacuacões frequentes, desânimo, enjoo, que podem ser devido ao remédio para diabetes e colesterol, e ultimamente meus pés estão descamando muito. Isso tem relação com o problema no fígado? Estou na fila de espera para consulta com um hepatologista através do SUS, já fazem seis meses. Posso continuar aguardando, ou devido a suspeita de hepatite auto imune, tenho que passar logo no especialista?

  • Mara Pontes

    Tudo bem,doutor?
    Queria saber se a retirada da vesícula pode deixar sequelas que venham afetar o funcionamento do fígado,pois fui operada de vesi´cula e estou sentindo que meu fígado está inchado e doendo.Sendo que já faz um ano e meio que fiz a cirurgia.Por favor me ajude…grata ,Mara

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Não causa problemas, não.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não causa problemas, não.

  • Leonardo Clausi

    Olá Dr Pedro Pinheiro, mandei uma pergunta dias atrás e acho que fui vetado..Bom, vai uma última chance…Eu queria saber se há relação com problemas hepáticos e uso de ácido lisérgico….Procurei em toda a literatura possível, e não achei nada, somente relatos falando do mdma, que pode causar necrose hepática e/ou fibrose hepática, o qual não sou adepto…Obrigado

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Ele pode causar lesão hepática aguda quando consumido em doses elevadas, geralmente acima de 400 mcg.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode haver lesão hepática aguda em casos de uso de altas doses, geralmente acima de 400 mcg.

  • Rosário Barbachan

    Tamoxifeno ,influencia na esteatose hepática?

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Pode influenciar.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode influenciar.

  • ch

    fiz um ciclo de ae’s,qual o exame indicado para saber se houve dano ao meu figado ou outros orgãos ? grato (METANDROSTENOLONA)

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Exames de sangue, com o hepatograma, podem apontar dano ao fígado.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Exames de sangue, com o hepatograma, podem apontar dano ao fígado.

  • Cássia Lira

    Boa tarde, Pedro.

    Esse ano , eu tive muitas dores no abdômen ( as dores eram insuportáveis) , eu chegava a vomitar de tanta dor. Semana passada, eu tive os mesmos sintomas. Até agora, eu sinto um gosto e cheiro estranho na minha boca. Ás vezes, eu penso que eu possa estar desenvolvendo alguma gastrite, mas minha mãe diz que deve ser alguma besteira que eu como. Mas o mais engraçado, é que eu sempre comi as mesmas “besteiras” durante a minha vida toda mas nesse ano eu presenciei esses sintomas no meu corpo. Será que tem algum tipo de alimentação que eu seja alérgica, e talvez seja o motivo dessas náuseas, eu só melhoro se eu vomitar, caso contrário, eu fico ruim , com o corpo mole, dormindo o dia inteiro, eu fico literalmente de cama.

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      É mais fácil ser uma gastrite ou uma úlcera gástrica do que alergia.

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      É mais fácil ser uma gastrite ou uma úlcera gástrica do que alergia.

  • Rosângela

    Boa noite Pedro!
    Já tive hepatite B, fiz o tratamento e recebi alta, isso quer dizer que posso ter uma vida normal?
    Att,

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se o motivo da alta foi a cura da hepatite, sim.

      • Rosângela

        Bom dia Pedro!
        Legal! Não esperava que você fosse responder rsrsrs. Quem já teve hepatite pode ter novamente e ainda evoluir para cirrose? Att,

        Subject: Re: New comment posted on 12 SINTOMAS DO FÍGADO

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          A hepatite B ou cura definitivamente e não volta nunca mais, ou vira uma doença crônica. Você tem que esclarecer com o seu médico qual é o seu caso. Me parece que seja cura, mas só ele pode confirmar.

  • alvaro barros

    qual a relação de uma lesão no fígado e a alteração dos glóbulos brancos???

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Doenças avançadas do fígado costumam cursar com níveis baixos das linhagens do sangue, inclusive glóbulos brancos.

  • pedro paulo

    Obrigado pelo espaço aberto, bom saber q ainda nem todo mundo tem visao capitalista.

    To com gama gt em 222, e dor lateral direita abaixo da costela fiz trezentos exames tomei metadoxil um mes e nada fui no medico de novo me passou mas 1 mes de metadoxil, e nada fui denovo pediu nova tomografia e me passou forfig, continuo tomando mas a dir me acompanha todo dia fui diagnosticado por ele como esteatose, me da uma luz moro em Uberaba -mg, conhece algum medico bacana aqui?
    Mas uma vez agradeço!

    • https://plus.google.com/u/0/113288925849694682313/posts Pedro Pinheiro

      Pedro, infelizmente moro fora do Brasil já há alguns anos. Não conheço ninguém para te indicar.

  • Luis

    Qual a relação do Fígado com o emagrecimento sem dieta?

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Não entendi aonde você quer chegar. Elabore mais a pergunta. Como assim emagrecimento sem dieta e fígado?

      • Luis

        Queria saber se uma pessoa que esta emagrecendo involuntariamente, sem estar fazendo nenhuma dieta específica, se pode ser algum problema relacionado a Fígado por exemplo? Grato.

        • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

          Pode ser muita coisa, inclusive fígado.

  • Adriano

    Boa noite Dr.Pedro! Tenho uma dúvida (não consegui resposta em nenhum site que pesquisei), o eritema palmar isoladamente, ou seja, sem o paciente ter nenhum outro sintoma indica doença hepática??

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      O eritrema palmar não é específico de doença hepática e pode ocorrer em várias outras doenças. Pode surgir até em grávidas.

  • Sueli Nunes Idavino de Moraes

    Olá! Bom dia!,gostaria de saber sobre um exame de sangue especifico que o GGT(Gama Glutamil Transferase),a alteração muito elevada que se dá em um resultado desse exame é devido a cálculos na vesicula ou problemas no figado ou as duas coisas.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      GGT muito elevada costuma ser problema nas vias biliares.

  • Maria

    Olá eu estou com esteatose hepática,mas ainda não me consultei com o hepatologista, descobri numa ultrassom e consegui pra ser avaliada em 09-10-2013 no Hospital Osvaldo Cruz em Recife-PE.Mas estou apreensiva porque sinto as dores do lado esquerdo DO ABDOMEM.Qunado estava com a vesícula doente também sentia as dores do lado contrário.Será que tô com uma doença mais grave.(desculpe, o ponto de interrogação não está funcionando .Obg pela compeensão.

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Esteatose hepática não costuma ser grave na maioria dos casos.

  • Pedro Pinheiro

    Márcia, como vou explicar se você não me deu informação alguma? Não tenho como adivinhar qual foi a alteração no fígado que o ultrassom viu.

  • Pedro Pinheiro

    Acho que há dezenas de outros diagnóstico a serem pensados com esses sintomas antes de culpar o fígado.

  • Pedro Pinheiro

    Poder pode, mas dezenas de outros problemas podem causar dores pelo corpo.

  • angelica

    me foi muito útil,me ajudou a esclarecer bastante as duvidas q eu tinha…
    obrigada e parabens!!!

  • maria angelica nunes

    figado diminui?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Que fígado?

  • leila silvana

    Dotor minha mae esta com a barriga cheia de agua ;ela ja tirou 3 litros ja fomos busca tratamento mas nao conseguimos ela esta inchando a perna direita moramos em rondonia e aqui e dificil o tratamento e nao sabemos sair em busca de qual cidade seria o ideal

  • raquel peruca

    tenhos varios sintomas fiz endoscopia e deu 7 polipos sesséis foi pra biop vou fazer utra som de abd total e vario exames de sangue e a minha dor é do lado esquerdo fico com a bd destendido boca amaga é um mal estar geral vou saber os resultados dia 22 do 4 ai eu volto a comentar e diser o q deu mas deus é mais.

  • Renata Rcoha

    Dr. to desesperada aqui pense começaram a aparecer manchas pequenas como se fosse picada de inseto na minha barriga, so que elas tão se espalhando pelo corpo, coxas e hoje começou no punho e tal so que elas tão aumentando, elas nao coçam e nem ardem, são redondas e vermelhas com pequenas bolhinhas, elas descamam levemente, me AJUDE PELO AMOR DE DEUS! O que é? O que posso fazer? Não quero essa manchas em mim… =(

  • Joelma G.Goes

    esse artigo sobre a esterose hepatica foi para mim de grande esclarecimento de minhas duvidas quero parabenizar o autor.

  • Joelma G.Goes

    esse artigo sobre a esterose hepatica foi para mim de grande esclarecimento de minhas duvidas quero parabenizar o autor.

  • marcos

    dr estou com esse gosto amargo na boca ou lingua mas nao perdi apetite nem to com esses sintomas citado mas sou fumante cronico bebo muita agua durante todo dia como posso fazer para acabar com esse amargo a tomo de vez enguando omeprazol tomo tambem cerveja unica bebida com teor alcoolico que tomo

  • Monteiro Satungo Monteiro

    Boa noite. Aos 28 anos, Fui diagnosticado uma prostatite, isto é no ano passado 2012. apos varias consultas a dor sumiu. agora sinto a dor a voltar novamente. o que fazer para curar de uma vez por todas? sera q existe um tratamento definitivo? Por favor…ajude-me… não aguento mais…
    o meu Email é bifox40@hotmail.com.

  • http://twitter.com/minasnosamba Wagner Branco

    Boa noite. Muito elucidativo este site. Gostaria de saber sore os chás se o de boldo é bom? Se uma dieta com frutas e vegetais é melhor. E se o silimalon é um bom remédio? O uso prolongado de diuréticos pode danificar ou sobrecarregar o pancreas?
    Desde já agradeço meu email é wagnerrobertobranco@ig.com.br

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Qual doença do fígado você se refere?

  • http://twitter.com/Rafa_Mendes1996 Rafa Mendes

    Esse site é muito bom, é ótimo saber que tem pessoas que gostam de transmitir seus conhecimentos, parabéns!

  • http://profile.yahoo.com/LKEBVNCHU7HY7U4MKCMODWSOAQ André

    Minha filha tem 4 anos de idade e apresenta manchas morrons na pele, específicas na região da canela que aparecem e some com frequência. são manchas que parecem machucados mas não são.
    Levei-a a uma hematologista e esta passou diversos exames, todos associados ao fígado.Ainda não regressei para mostrar os exames.
    Gostaria de saber se estas manchas podem ser decorrentes de problemas no fígado de minha filha. Até por que, não sei se tem a ver, ano passado ele ficou internada e o diagnóstico foi steven-barr (acho que é assim que se escreve). Não sei se o tratamento afetou o fígado dela, por que, inclusive, durante o tempo de internação ele estava bem aumentado.

    Obrigado.
    André Demachki

  • Leila

    oi Dotor faz um ano que tenho dormencia depois das refeiçes do lado direito pertinho do estomago so que a gora comecou a me doer tou preucupada com meu figado porque tomei muitos tipos de remedios para emgrecer gostaria de uma resposta abrigado.

  • tania

    tenola td bom dr. tenho 47 1 m e 65 de alt. peso 108 kg estou com esteatose hepatica descobri atráves de uma ultrason. estou preocupada pq minha urina ficou escura e quando urinei no vaso sanitario q estava com agua sanitaria sabão em pó a urina ficou cor de sangue . sera q tem haver com a esteatose ? porfavor dr. mwe ajude

  • angela

    tenho um irmão que fez transplante em fevereiro desse ano e ele continua amarelo ele faz 28.6 de bilirrubina

  • Elonite Jahnke

    Tenho hábitos saudaveis,alimentação saudavel,como verduras frutas cereais,mas sinto que as vezes sinto dor de cabeça e salivação,preciso tomar flagonetes para o figado e uma nelsaldina e os sintomas desaparecem,pode ser do figado o que sinto,pois é bem frequente,até acho que é do cheiro das tintas,sou cabeleireira e faço uso de máscara ,será que é do figado esses sintomas.

  • Anaveiga1995

    ter muito cansaco e sinal de esteatose

  • rubens

    estou com esteatose moderada, qual o remedio que poderia tomar, pois nao tenho tempo mesmo para exercicios fisicos

  • Cleidetaddei

    Tenho uma enxaqueca cronico com intensa dificuldade de tratamento com os medicamentos q já tomei. Por favor Dr, deve-se tb a ter uma destas doenças do fígado? visto que acabo de comer minha cabeça dói, como comidas mais leves ela dói tb. Já tive Hepatite A e fui consumidora de alccol por +_ 20 anos chegando a quase um alcoolismo. Estou há 14 anos sem beber desta forma, e há 4 anos sem beber absolutamente nada. Obriga.

  • Claiton

    acabei de descobrir que estou esteatose hepatica estou asustada.

  • Ane

    Muito bom! Eu só tenho uma pergunta dr Pedro. O exame de rotina de bilirrubinas total frações apresenta alteração se o paciente tiver algum tipo de hepatite? Ane

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode apresentar.

  • Celia

    tenho muitas dores do lado esquerdo mas o exame feito consta pedra na vesícula,como se seria pra doer do lado direito.

  • vera

    Parabens Dr. Pedro. Achei interessante e bem educativo essa matéria. Vera

  • Tinaluiza8

    tenho duvida com o valor do gama GT ate quando o figado aguenta ? obrigado tinaluiza

  • Maria Roseli

    tenho duvida sobre o que è esteateose  hepatica e cirose?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Roseli, tenho texto sobre os dois problemas. Use a caixa de procura lá no topo do site para encontrar suas dúvidas.