HERPES ZOSTER | Sintomas e tratamento

O vírus Varicella-Zoster é responsável por duas doenças distintas: herpes zoster (também conhecido como cobreiro ou zona) e catapora (também conhecida como varicela). O herpes zoster é uma doença causada pela reativação do vírus Varicella-Zoster que pode ocorrer nos pacientes que já tiveram catapora. Neste texto vamos abordar as causas, os sintomas e o tratamento do herpes zoster.

Publicidade

Este texto abordará apenas o herpes zoster. Se você está à procura de informações sobre catapora (varicela), seu texto é este: CATAPORA (VARICELA) | Sintomas e tratamento.

Herpes zoster e herpes simples (labial ou genital), apesar de terem nomes semelhantes e serem causados por vírus da mesma família, são duas doenças completamente distintas. Se você está está à procura de informações sobre herpes, leia: HERPES LABIAL | HERPES GENITAL | Sintomas e tratamento.

Como surge o herpes zoster?

Quando somos expostos ao vírus Varicella-Zoster pela primeira vez, normalmente durante a infância, desenvolvemos a conhecida doença chamada catapora (varicela). Durante a fase aguda da doença, quando surgem as conhecidas erupções, o vírus invade as terminações nervosas da pele e migra até algumas cadeias de gânglios localizadas próximo à medula espinhal e ao cérebro. Após uma ou duas semanas de catapora, o nosso sistema imunológico consegue controlar a infecção na pele, porém o vírus consegue permanecer “escondido” durante décadas nestes gânglios do sistema nervoso.

Herpes zoster

Toda vez que o vírus tenta sair do seu esconderijo, nosso sistema imune, que agora possui anticorpos específicos contra o vírus Varicella-Zoster, consegue impedi-lo. Quem já teve catapora uma vez não a tem novamente, mesmo que entre em contato com outras pessoas contaminadas. O paciente mantém a vírus encurralado, não apresentando nenhum sintoma, nem sendo capaz de transmiti-lo para outras pessoas.

Entretanto, se um paciente que já teve catapora desenvolve alguma doença ou problema que cause uma queda no seu sistema imune, o vírus Varicella-Zoster pode voltar a se reproduzir e a manifestar sintomas. Neste caso o paciente não apresenta catapora novamente, mas sim o herpes zoster. Portanto, o herpes zoster é uma reativação da catapora que ocorre por debilidades do sistema imunológico.

Sintomas do herpes zoster

Quando o vírus se reativa, ele faz o caminho inverso, viajando do nervo até a pele, causando a lesão típica do herpes zoster que são múltiplas vesículas (bolhas) avermelhadas, restritas a uma pequena zona do corpo, exatamente aquela que é inervada pelo nervos que “escondiam” o vírus.

Para entender as características da lesão pelo herpes zoster é preciso saber um pouquinho sobre a anatomia da medula espinhal e seus nervos.

A medula espinhal está conectada ao cérebro, possui mais ou menos 45 cm de comprimento e fica dentro da coluna vertebral; vai da primeira vértebra cervical, lá em cima do pescoço, até a segunda vértebra lombar. Ao longo da medula saem vários plexos de nervos periféricos para todo o corpo, responsáveis pela inervação de regiões específicas.

Acompanhe a figura ao lado para entender as várias regiões do corpo inervadas por diferentes nervos oriundos da medula espinhal. Cada região é chamada de dermátomo.

A região do mamilo, por exemplo, é inervada por nervos que nascem na altura da vértebra T4 da coluna torácica. Cada vértebra lança um par de nervos, cada um inervando uma metade do corpo.

Portanto, se o vírus Varicella-Zoster estiver escondido em gânglios próximos à raiz do nervo T10, por exemplo, quando houver reativação, ele viajará até a região do umbigo e causará erupções neste local.

Foto de Herpes zoster

Na foto ao lado, é possível ver uma lesão de herpes zoster acometendo a região inervada por T1 e T2. Repare que a lesão termina exatamente na metade do corpo, já que apenas um par do nervo costuma transportar o vírus.

Portanto, a lesão do herpes zoster tem duas características: costuma ser em “faixa”, ao longo do dermátomo, e não ultrapassa a linha média do corpo.

O dermátomo acometido pelo herpes zoster costuma apresentar uma sensação de queimação ou formigamento durante um ou dois dias antes das lesões surgirem. Também são comuns sintomas sistêmicos como febre e mal-estar. Quando o herpes zoster aparece, ele costuma começar como um rash doloroso avermelhado, evoluindo rapidamente para as típicas vesículas (bolhas). A região torácica e lombar são as mais acometidas.

Novas vesículas vão surgindo ao longo de 3 a 5 dias, geralmente aliviando após 7 a 10 dias, quando as bolhas secam e começam a formar crostas. As lesões e a dor podem demorar até um mês para desaparecem completamente; em alguns casos, há formação de cicatrizes.

A nevralgia pós-herpética é uma complicação que se caracteriza pela permanência da dor no local acometido mesmo depois de muito tempo da resolução da lesão. A infecção desaparece mas a dor fica. Em alguns casos a dor da nevralgia pós-herpética é tão intensa e contínua que pode causar depressão e incapacidade física.

Se após 7 a 10 dias ainda estiverem surgindo novas bolhas ou se o quadro estiver acometendo vários dermátomos ao mesmo tempo, deve-se pensar na possibilidade de uma doença debilitante do sistema imune por trás, como câncer ou AIDS. Estes são os pacientes com maiores riscos para complicações.

A reativação do zoster na face pode ser perigosa, principalmente se acometer a área dos olhos, o que pode levar à perda da visão. A síndrome de Ramsey Hunt é uma paralisia facial que ocorre pelo acometimento dos nervos faciais pelo herpes zoster (leia: PARALISIA FACIAL | PARALISIA DE BELL | Causas e Tratamento). Também é comum nesta síndrome a ocorrência de labirintite (leia: LABIRINTITE | Sintomas e tratamento).

Ao contrário da catapora que aparece apenas uma vez, o herpes zoster pode recidivar sempre que houver uma baixa no sistema imune.

Transmissão do herpes zoster

O paciente com herpes zoster ativo é contagioso apenas para as pessoas que nunca tiveram catapora, ou seja, nunca foram infectadas pelo vírus Varicella-Zoster. Quem nunca teve catapora, se entrar em contato com pacientes com herpes zoster, irá desenvolver catapora, pois esta é sempre a forma inicial de contaminação por este vírus. Ninguém desenvolve herpes zoster sem antes ter tido catapora.

Pessoas que já tiveram catapora ao longo da vida ou que foram vacinadas podem ter contato com pacientes com herpes zoster sem risco de desenvolver qualquer doença, pois são um grupo que possuiu anticorpos contra o vírus. Lembre-se, o vírus é o mesmo, apenas a manifestação clínica é diferente.

Fatores de risco para herpes zoster

Para se ter herpes zoster é necessário já ter tido catapora em algum momento da vida. Algumas vezes o quadro de catapora na infância é tão leve que o paciente pode não saber que a teve, o que às vezes causa certa confusão quando décadas mais tarde surge uma lesão de herpes zoster. Até 20% dos pacientes com história de catapora na infância apresentarão pelo menos um episódio de herpes zoster, geralmente após os 50 anos. Entre os pacientes com mais de 85 anos essa taxa sobe para mais de 50%.

Como já referido neste texto, o herpes zoster surge quando há uma queda nas defesas imunológicas. Entre os fatores de risco podemos citar:

– Idade acima de 50 anos.
– Estresse físico ou psicológico.
– Privação do sono.
– Diabetes mellitus (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico e sintomas).
– Câncer (leia: CÂNCER | Sintomas e tipos).
– Quimioterapia.
– Doenças crônicas.
– Uso de drogas imunossupressoras.
– HIV / AIDS (leia: SINTOMAS DO HIV E AIDS (SIDA)).

Tratamento do herpes zoster

O herpes zoster, na maioria dos casos, desaparece espontaneamente após alguns dias. Porém, o tratamento com antivirais, como o Aciclovir, Valaciclovir ou Famciclovir, está indicado para acelerar este processo. São drogas que, se inciadas precocemente, de preferência nas primeiras 72 horas de doença, diminuem a severidade, duração e os riscos de complicações (leia: INFORMAÇÕES SOBRE ACICLOVIR (ZOVIRAX)).

A dor do herpes zoster pode ser intensa em alguns casos e o uso de analgésicos é indicado. Há pacientes em que é preciso lançar mão de opióides (derivados da morfina) para o controle da dor. Como a dor é de origem neurológica, drogas antidepressivas, como a Amitriptilina ou a Nortriptilina, ou anticonvulsivantes, como a Gabapentina ou Pregabalina, também podem ser usadas para aliviar os sintomas, principalmente nos casos de nevralgia pós-herpética.

A vacina contra o vírus Varicella-Zoster previne não só a catapora como também o herpes zoster. A vacina deve ser tomada na infância por pessoas que nunca tiveram contato com o vírus.

Vérsion en español:  HERPES ZOSTER | Síntomas y tratamiento

"HERPES ZOSTER | Sintomas e tratamento", 5 out of 5 based on 92 ratings.
Publicidade
  • Valeria Ferreira

    Muito esclarecedor, parabéns, o medico deu diagnostico de herpes zoster mas passou antialérgico para o meu marido tomar e eu achei muito estranho, pois não vi em lugar nenhum a indicação de antialérgico, e sim antiviral.

  • Fernando Franco

    Parabéns. Excelente site formativo e informativo …

  • Maria edarda

    Quais o medicamentos para esa doença isso cura ??

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      O texto tem uma seção só sobre tratamento.

  • Luciene Da Cruz Braz

    Bom dia Dr ,essa lesão pode dar no dedo do pé ,pois estou com esses sintomas e já pesquisei
    muito e os sintomas só se encaixam no Zóster

    • Dr. Pedro Pinheiro – MD. Saúde

      Até pode, mas não é o habitual.

  • http://redemgimoveis.com André Barbosa

    Bom dia Dr.
    O uso do aciclovir pomada nas lesões, ajuda no tratamento do zóster?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não, tem que ser em comprimido.

  • Maria Flor

    Prometo voltar e explorar todo site. Obrigada!!!

  • Clara

    Uma pessoa com herpes zoster que trabalha com crianças precisa, em media, ficar quando tempo sem trabalhar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Até todas as bolhas virarem crostas. As lesões têm que estar secas.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não é o habitual. Ele ocorre geralmente no tronco ou na face. Se aparecer na vagina, é preciso descartar herpes vaginal.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Não, é diferente. O herpes zoster não tem cura, mas ele não costuma ir e voltar com a mesma frequência do herpes simples. Geralmente, o paciente tem apenas 1 ou 2 episódios de herpes zoster na vida.

    • Maria Flor

      Obrigada! Pelo seu precioso tempo…O povo realmente precisa de esclarecimentos à cerca da própria saúde.

  • cely ferreira

    esse herpes é igual ao outro? sempre aparecerá.. não tem cura? ou depois não aparece mais?

  • cely ferreira

    gostaria muito de saber se esse tipo de herpes pode aparecer tb na área da vagina e do anus

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    O mais comum é acometer apenas uma parte do tronco mesmo. O herpes zoster não se espalha pelo corpo.

  • nathalia julia

    oi Doutor meu nome e Nathalia pelo que ando pesquisando tenho quase certeza que tenho herpes zoster, a minha pergunta e porque me atingiu apenas na parte da costela? e por que ? e se pode vim a espalhar no meu corpo ? e como faço pois esta me deixando com cicatrizes horrorosas .

  • Paula

    Meu marido está com herpes zoster e temos uma bebê de 5 meses. Existe a possibilidade dela pegar catapora se entrar em contato com o pai?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, existe.

  • Ingrid Peace

    Parabéns, muito esclarecedor.

  • Eduardo pelaes

    A cada 25 perguntas, o senhor responde uma. Desculpe, Pedro, mas o site/blog nao esta tendo caráter social… So publicitário…

    • http://www.mdsaude.com Pedro Pinheiro

      Que tal ler as regras do site para entender os critérios e as mudanças do sistema de comentários? Que tal entender como funciona o site antes de criticar? E as centenas de textos que eu já escrevi não servem para nada só porque eu não tenho tempo para responder todas as perguntas que chegam? Você conseguiria responder 200 perguntas por dia?

  • Valéria

    O Herpes Zoster pode ser confundido com Sarna por um clínico? A utilização de medicamentos tópicos específicos para tratamento de Sarna pode ser prejudicial no combate ao Herpes?

  • amanda barata

    Olá dr., tive herpes zóster por 3 vezes no mesmo local ( parte de cima da coxa direita)e gozo de boa saúde. É normal este episódio se repetir tantas vezes e exatamente no mesmo local?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Normal é não ter herpes zoster. Algum você deve estar tendo para ter tantas crises. Nem que seja muito trabalho ou estresse.

  • Diego Portela

    Dr. Estou com sintomas de herpes genital em andamento, estou na fase nas cascas (feridas que já estão cicatrizando) porém, apos pesquisar, percebo que estou com sintomas de herpes zoster na coxa esquerda, no começo a dor era próximo da virilha e agora se estendeu horizontalmente ao redor da coxa. O que posso fazer para diminuir a dor ou erradicar o problema? Grato!

  • MCarolinaR

    Boa noite Dr. Pedro. Meu sogro esta com herpes zoster desde a noite de Natal/2012, no começo não tinha nenhum sintona de dor, somente o vermelhidão na pele, mas agora tem muita dor, já passou pelo sintoma de dor, ferruadas na pele e outros. Agora estamos preocupados pois com a dor que não passa ele esta ficando cada vez mais deprimido e irritado sem vontade de nada, inclusive fica sem camisa o dia todo, pois diz que com a camisa enconstando na pele doe muito mais. O que podemos fazer para ajudar, tem alguma alternativa de tratamento como acunpultura ou outro tratamento que não seja remédios, pois além de tudo, quando toma os remédios dá muito sono. Aguardo resposta, obrigado.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Depende do seu conceito de cura. O texto explica isso.

  • http://profile.yahoo.com/K4FVHOJILXWQARCPBW2F5QALMU Carlos

    por favor doutor, essa doença tem cura?

  • Jessika Barros Venancio

    Obrigada DR Pedro, vamos marcar um medico aqui em SP, que pena que voce mora tão longe. Risos. Quanto ao Aciclovir, ela quer saber qual deve tomar de quantas mg e a posologia.?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Lamento, mas não prescrevo nem indico tratamentos pela internet.

  • Jessika Barros Venancio

    Dr Pedro, qual o medico especialista em Zoster? Minha sogra tem desde 2005 e tem sentido dores. Como posso ajuda-la? Gostaria de saber se voce atende em Sao Paulo – Capital ? Obrigada

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode ser um dermatologista, um infectologista ou mesmo um clínico geral.
      Não, eu não moro no Brasil.

      • Maria Flor

        Magnanimidade, são bem poucos profissionais que a detém. Parabéns Dr. Pedro. E, Continue por favor…O povo necessita.

      • http://profile.yahoo.com/K4FVHOJILXWQARCPBW2F5QALMU Carlos

        por favor doutor, essa doença tem cura?

        • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

          Depende do seu conceito de cura. O texto explica isso.

  • beto10235

    J.R. Estou com umas manchas na pele que quase não coçam e já fazem 3 semanas que elas não somem. Tive a um mês, uma situação de stress que está me consumindo até hoje. Fiz uns exames reentimente em que o resultado só sai dia 5 de janeiro de 2013. Estou preucupado e não sei o que fazer para fazer sumir as manchas e que de vez em quando coçam mas não é frequnte.O que deveo fazer. Elas parece catapora mas não tem bolha nenhuma e também não tenho febre e nem dor de cabeça.

  • Celia Lima

    Suelie,
    Boa noite,meu nome é Celia,sou do Rio de Janeiro,meu marido tem 81 anos,ele esta com HZ
    na cabeça,esta do geito que você relatou,vc pode ligar a cobrar.Cel (21)8838-8836.
    Meu email: celiatata@gmail.com
    Obrigada.

  • Carmen Araujo

    Dr. tenho herpes zoster na nádega esquerda e direita, de 15 em 15 dias ele aparece alternando os lados, ja fiz tratamento com aciclovir 20 comp. ao dia,a ferida seca e passado duas semanas ataca no outro lado.Ja fiz teste HIV (negativo), tenho a imunidade baixa e não sei mais o que fazer, tenho dores horriveis na perna e joelho chega a inchar.O QUE FAZER?
    Obrigado

    • Maria Flor

      Essa não é herpes zoster…Leia o artigo sôbre o assunto, e você vai saber muita coisa. Isso é herpes genital. A zoster só aparece na parte superior do corpo. (Da cintura para cima) Rsrsrs. Ass:(Auxiliar do Dr. Pedro) Rsrsrsrs.

  • Giselle Flavia

    Eu tive herpes Zoster a um mês e a médica mandou eu tomar 30 comprimidos de aciclovir, 5 por dia. Agora eu sinto o corpo todo dormente. A dormência é igual quando a gente deixa o pé preso em algum lugar e fica dormente. Trisco nas coisas e até quando passo a mão em mim mesma não sinto nada, é como se eu triscasse em outra pessoa e não em mim e ainda quando trisco parece que levo choque. Isso é normal ou tenho que consultar um médico??

  • Gersonlemos

    Meu nome é Gerson.
    Gostei do conteudo, e gostaria de saber se existe algum caso que pode ocorrer em cirurgia para pessoas com este tipo de herpes ?  

  • http://twitter.com/Suellie Suelie ✔

    Minha mãe teve HZ na cabeça e teve dores terríveis, tem mais ou menos 1 mês e meio isso, agora quando a dor passou e a coceira tb ela começou a ter um sintoma muito estranho: ela sente os nervos repuxando do pescoço até a cabeça de modo q chega a perder o equilíbrio e tem a sensação de que seu pescoço vai ser torcido. O médico passou profenid, benerva e dolamim, mas não desapareceram os sintomas. Gabapentina resolveria ?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A gabapentina é uma opção para dor neuropática do herpes zoster.

  • Elizabethmezera

    Obrigada Dr. Pedro Pinheiro, pela matéria, pois me foi muito útil, até que em fim fiquei sabendo do meu problema, tenho está doença de herpes Zoster, mas nenhum dermatologista ainda tinha, me explicado o processo desta doença, mas preciso saber mais informações sobre o tratamento. como deverei tomar o aciclovor?

  • Lizanjo

    A médica me atestou com herpes zoster na mão , sinto todos os sintomas, hj estou diagnosticada como neurite pors herpetica , mas não achei umartico que fale sobre apossibilidade de ter herpes zoster na mão. Posso ter sida diagnostica erradamente?

  • evelyn

    Agradeço a atenção…pena que pelo jeito não há o que fazer…apenas esperar que o tempo e Deus se lembrem dela. Obrigada.

  • Marcelo_cascavel2000

    sou doente de aids e estou com a herpes zester oque deve fazer com urgencia nsse casa e quais sao eus riscos

  • Cristiane

    Olá
    Minha filha tem 9 anos e está com herpes-zoster nas costas. Ela pode tomer normalmente esses anti-virais? O médico receitou Pervir 500mg por sete dias de 12 em 12h.

  • Felipe_thiago_1998

    eu comecei a ter herpes zoster a 2 dias atras , nas costas e como eu posso curar essa dor?

  • evelyn

    Evelyn Marques
    Minha mãe, hj com 90 anos, teve herpes zoster há 2 anos. Todas lesões se cicatrizaram. Fez e ainda faz tratamento com Aciclovir, Amitriptilina, Gabapentina, Citoneurim, Nortripitlina, etc e é raro o dia que não tem dores horriveis. Até o tecido de suas roupas causam dor qdo encostam em sua pele, região direita abdominal indo até as costas. Será que não há o que fazer? Algum procedimento cirurgico? Não aguentamos mais ver seu sofrimento já que tiando isto sua saúde é perfeita mesmo com esta idade tão avançada. Obrigada

    • evelyn

      Agradeço a atenção…pena que pelo jeito não há o que fazer…apenas esperar que o tempo e Deus se lembrem dela. Obrigada.

  • Minucci Martins

    Dr fiz meus exames de hiv geralmente repito acada 2 e tres meses me cuido bastante ,sou casado antes de comercar a fazer relação sexual sem camisinha combinamos de fazer o teste deu Negativo meu e o dele Gracas a Deuss…Mais to com bolinhas vermelhas na pernas doe um poquinho e coça tbm…Passei um stress muito grande faço caminhamento psicologico.Pode ocorer que meu sistema nervoso colaborou pra isso . ?NUNCA TIVE CATAPORA…

  • Elizabeth

    Boa Noite 01/10/2012.
    Dr. PEDRO PINHEIRO

    Vou ser mais objetiva possível, minha mãe, te 82 anos, há +- 3 anos, teve uma paralisia facil, foi descoberto por um médico de Ribeirão Preto,.disse que ela teve uma HERPES DE ZOSTER .Perdeu um pouco a audição, olho teve problemas, mas voltou com o tempo, a boca ainda tem problemas.
    Passado tres anos,(este ano) ela apresentou uma vermelhidão na pele, e cada dia pior.
    Ja levamos em varios dermatologista, alergista, ela se desepera por coçar, tira a pele, sangra, ja foi , e muitos outros.
    Sem saber o que fazer, levamos em um medico da cidade, que é genicologista médico dela. Ele disse p/ nos, que é HERPES DE ZOSTER. Explicou mais ou menos p/ nos. Mas quando li este artigo, fiquei desesperada, porque ela, conta que quando pequena teve VARICELA, esta com o corpo inteiro tomado por feridas, tem umas grande, em varias partes do corpo, ja tomou tantos medicamentos que não sabemos mais o que fazer.
    Ela disse que a dor não é tanta mas sim a coçeira pelo corpo, disse que queima.
    FICAREI IMENSAMENTE AGRADECIDA COM RETORNO
    Vou deixar tel. (011) 3721-5486 (019) 3582-2551 (019) 3582-2164
    cel(011) 9 8238-3419 (019) 8242-0680
    email elizabeth@jollymetais.com.br

  • Wilsonmlu2

    Dr pedro estou com catapora mas estou sentindo um encomodo estomacal como sensação de inchaço posso tomar algum medicamento para estomago neste periodo o medico me receitou para cotapora tilenol comp de 6/6 hr e histamix comp de 8/8 hr

  • Priscilag91

    estou gravida quero saber q tipo de remedio posso usar estou com herpes zoter

  • léa

    Dr Pedro, meu irmao, 55 anos, a 8 dias está com dores terríveis, na região onde costuma aparecer as vesículs da herpes. Não tem febre. Foram feitos vários exames, mas não foi diagnosticada a causa da dor.O possível diagnóstico é de herpes.Uma pergunta..pode ser herpes, se não aparece lesão na pele?

  • Albenisia

    Minha mãe teve, porém foi na cabeça, pelo menos foi o q o Medico disse que era Zoster. Agora fiquei na dúvida. Ela sofreu mto, e demorou mto a cicatrizar.

  • Tania

    Minha filha tem dezoito anos, acho que pegou catapora tem muita cocheira,
    reclama muito fica nervosa tem muita dor na cabeça foi ao medico medicou antibiotico
    e paracetamol,mais continua muito agitada.

  • Rosenunes

    Doutor, o herpes zóster surgiu há mais ou menos 45 dias. Sou professora e nunca na vida havia tirado um laudo. Pensei que seria fácil, mas apesar do tratamento inicial e das feridas desaparecerem, me sinto muito mal, com tonturas, dores no corpo (principalmente na região afetada). Sinto uma grande indisposição e não consigo ficar muito tempo de pé, ou sentada. A noite a dor é insuportável. Não tenho condições de voltar ao trabalho. Continuar em repouso, seria interessante por mais um tempo, ou terei que conviver com isso trabalhando até que desapareça?

  • Rosiane

    Minha filha pegou catapora, agora ja secou, estou gravida de dois meses e não manifestei o virus, tem algum problema de passar p o feto sem eu ter pego! Agradeço e aguardo resposta

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Se você já teve catapora, você já está imune e seu bebê não corre riscos. Se nunca teve catapora, sugiro que procure seu obstetra para discutir o caso.

  • Moisespapel

    tenho herpes;ta aumentando,ja fazem 12 dias,o remedio vai fazer efeito?

  • Mariacarlotaboteta

    Pode ter zona numa nádega?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      pode.

  • Mary

    minha mãe apanhou zoster na face e está atacando o olho-parte esquerda. está vermoelho e esta fazendo medicação à 2 dias. daqui a dois dias vai ao médico, mas tem o olho atacado ( está praticamente fechado).
    Tou com receio de alguma complicação. O k fazer? 

  • Janacat23

    no momento a herpes saiu na minha lombar,como minha imunidade ta baixa,se eu coçar e passar a mao em outra area posso me recontaminar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • ana

    Doutor meu pai esta com herpes Zoster, e eu ja tive catapora, tem possibilidade de eu adquirir a doença?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Beatrizbia2909

    essa herpes zoster e contagiosa pode pegar na casa toda

  • Maria Nilce Da Silva

    Dr.Minha neta tem 18 meses.Fez uns exames e o resultado do Ferritina foi de 48,8ng/ml.Dai veio uma notificação sugerindo um novo exame.O que e Ferritina? e este resultado é normal,alto ou baixo.Pode me explicar por favor.Fico grata e aguardo resposta.Tenha um bom fim de semana….

  • Judimzt

    Doutor, o que fazer para a Herpes não causas cegueira?

  • Carlos Celli

    Já existe no Brasil a vacina para herpes zoster?

  • ricardo da silva

    exite algum medicamento para melhorar a sequela da herpes ocular? ou algum remèdio caseiro para isso?

  • Helder

    …………olá boa noite, acabei de ler o artigo acima e me deparo hoje com essa situação. Minha mãe esta com Herpes e esta na fase de cicatrização, mas a dor ainda não passou. Relata que ja teve catapora quando nova, então se enquadra no quadro acima, só que a questão é……..não existe um período certo pra que a dor cesse , pq ela esta tomando os medicamentos acima citados mas a dor é muito intensa. Avaliado pela dermato, acompanhada pelo equipe da Neuro, estamos em cima para que a melhor solução seja tomada, mas todos dizem a mesma coisa, que a dor é de longa duração. Fico triste pelo fato que nunca ocorreu na nossa familia, sabendo que ela sempre foi hiperativa , saudável, e sempre se cuidou……..bom em breve espero estar postando uma boa notícia de melhora, boa noite a todos!
     

  • karyn de oliveira

    doutor minha irma estar com herpes zoster na parte do ombro indo pro peito e eu queria saber se todo mundo aqui de casa pode ter devido ela tar agora? e eu tenho uma filha com um ano que naun teve catapora ela pode pegar a herpes zoster?

  • MASPOLI CEZAR

    os medicos disseram qe meu sogro ta com herpes zoster no cerebro,não tem cura ?

  • Agatha

    quem teve herpes zoster pode ter filhos?
    pode viver uma vida normal ou tem restrições?pode doar sangue ou ter relação sexual sem preservativo?

  • Agatha

    quem teve herpes zoster pode ter filhos?
    pode viver uma vida normal ou tem restrições?pode doar sangue ou ter relação sexual sem preservativo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode.

      • Roger_lobomal

        dr eu ja tive herpes e nao tem muito tempo ,como eu faco para a mancha sumir um pouco?

  • Jaqueline

    Olá Dr. Pedro. Minha mãe teve Herpes Zoster, duas vezes, já fazem 5 anos. O caso dela teve complicação e ela ainda apresenta o quadro de nevralgia pós-herpética. Em alguns dias, principalmente no frio, ela sente dor até com o toque da camiseta na região que a herpes zoster “atacou”. Eu gostaria de saber se essa complicação tem cura. ou se ela vai fica com isso pro resto da vida. Muito obrigada.

  • Marta

    Dr. minha avó esta com Herpes zoster fez os tratamento com o remédio durante 7 dias e repetiu mais 7 a ferida nas costas sumiram, mas o problemas são as dores é angustiante ver ela sofrendo deste jeito.
    O médico mandou tomar 30 gotas de dipironas mas as dores não passam com isso, ontem levamos na emergência onde deram um remédio direto na veia só assim aliviou.Marta

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Pode. O vírus continua em você, basta que haja uma redução nas suas defesas imunológicas que ele pode voltar.

  • sergio

    Dr.Pedro, estou com uma vermelhidão abaixo do umbigo no lado esquerdo na linha da cintura. Fui a um clinico geral e o mesmo falou que é herpes,receitou 80 comp. de ciclovir estou tomando há 3 dias. Mas acho q vou procurar um dermo,pois continuo achando que é alergia,pois ja dura duas semanas e o unico sintoma é coceira e aumentou a area afetada,porem,não estorou bolhas nem tive dor. Será que é herpes mesmo?

  • Ana Paula

    D.r uma pessoa que pegou herpes zoster no olho uma vez e se curou, pode pegar herpes zoster no olho de novo?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Pode. O vírus continua em você, basta que haja uma redução nas suas defesas imunológicas que ele pode voltar.

  • Carlos Motta

    Dr. Pedro Minha mãe está com 92 anos e sofre de Neuralgia Pós Herpetica. Gostaria de saber se existe algum tratamento que não seja medicamento, pois os medicamentos utilizados para a neuralgia pós herpetica (Gabapentina, Pregabalina, Carbamazepina e outros a base de Morfina, deixam a alucinada. Neste caso existiria alguma pomada para ser aplicada no local (das costas até o meio dos seios, onde ocorreu a Herpes Zoster)? Já utilizei a pomada de Capsaicina, mas pouco resolveu. Peço sua ajuda

  • Oswaldo Feliciano mota

    É comum ter todos os sintomas da herpes zoster e não ocorrerem as bolhas.Obrigado.

  • Oswaldo Feliciano Mota

    Tenho 70 anos, ja tive herpes zoster no ombro direito a 3 anos, estou novamente com os sintomas no abdomem do lado direito seguindo para as costas , dessa vez ainda não apareceram as bolinhas. ja fazem dez dias ,e por recomendação do dermatologista não tomei nenhum medicamento, a dor é suave e só é sentida se a pele for tocada .As bolinhas vão aparecer ,. devo usar o medicamento, a sensibilidade vai sumir. obtigado.

  • Adriano

    Olá, já tive herpes zoster quase que no corpo inteiro, pés, pernas, costas, braço e axilas, é comum acontecer? e acontece quase que umas 2 vezes por ano, é comum? 

  • deivisom

    oi dr, tive herpes zoster há 4 anos só que a que eu tive  foi de um lado da face pegou face esquerda até p crânio, fiz tratamento e fiquei com poucas lesoes mais sinto que minha pele ficou um pouco sensivel, ontem tive um resfriado e como sou alergico fiquei passando a mao em cima e feriu um pouco como se fosse uma queimadura eu devo sempre usar bloqueador solar por esse lado do rosto ser mais sensivel ?

  • deivisom

    oi dr, tive herpes zoster há 4 anos só que a que eu tive  foi de um lado da face pegou face esquerda até p crânio, fiz tratamento e fiquei com poucas lesoes mais sinto que minha pele ficou um pouco sensivel, ontem tive um resfriado e como sou alergico fiquei passando a mao em cima e feriu um pouco como se fosse uma queimadura eu devo sempre usar bloqueador solar por esse lado do rosto ser mais sensivel ?

  • Melissa

    Gostaria de saber qual o período de contaminação?Pois minha mãe pegou esse vírus e em ksa temos duas crianças que nunca catapora, então por quanto tempo ela deve ficar afastada das mesmas??

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Se ela tiver contato com sua irmã ela irá pegar catapora. Herpes zoster só aparece em quem já teve catapora antes.

  • karyn de oliveira

    doutor minha irma estar com herpes zoster na parte do ombro indo pro peito e eu queria saber se todo mundo aqui de casa pode ter devido ela tar agora? e eu tenho uma filha com um ano que naun teve catapora ela pode pegar a herpes zoster?

  • Ana Paula

    OLa Dr . EStou com uma grande duvida , a minha mae descobriu que esta com a Herpes Zoster.Foi dado o diaguinostico na quinta feira dia 31/05/2012,estou tentando saber se a doenca e transmitida para pessoas que ainda nao teve a catapora,porque eu e a minha filha de 16 anos ainda nao tivemos.Estou querendo saber se a transmicao e pelo contato ou pelo ar. E se for pelo ar quanto tempo o local fica com o virus, por que ela esta em uma residencia que eu irei ,mais ela nao ficara la.

  • ricardo da silva

    exite algum medicamento para melhorar a sequela da herpes ocular? ou algum remèdio caseiro para isso?

  • Jaqueline

    Olá Dr. Pedro. Minha mãe teve Herpes Zoster, duas vezes, já fazem 5 anos. O caso dela teve complicação e ela ainda apresenta o quadro de nevralgia pós-herpética. Em alguns dias, principalmente no frio, ela sente dor até com o toque da camiseta na região que a herpes zoster “atacou”. Eu gostaria de saber se essa complicação tem cura. ou se ela vai fica com isso pro resto da vida. Muito obrigada.

  • Anonymous

    José Carlos, Dr, minha esposa está com fortes dores no torax a mais ou menos 20 dias, o medico diagnosticou herpes zoter e passou um tratamento com remedios muito caros, ela não comprou os remedio alegando que o medico não pediu nenhum exame para saber de é realmente a herpes zoster, pois até agora ele não apresenta erupções na pele apenas as dores fortes no peito, costa e pescoço, tem algum exame que pode ser feito para confirmar o diagnostico e quais são eles?

  • Marta

    Dr. minha avó esta com Herpes zoster fez os tratamento com o remédio durante 7 dias e repetiu mais 7 a ferida nas costas sumiram, mas o problemas são as dores é angustiante ver ela sofrendo deste jeito.
    O médico mandou tomar 30 gotas de dipironas mas as dores não passam com isso, ontem levamos na emergência onde deram um remédio direto na veia só assim aliviou.Marta

  • vanessa

    boa noite, pode sugerir um livro onde possa pesquisar mais acerca da zona?
    atentamente

  • Arthur

    Eu estou com “bolinhas” parecidas, que apareceram depois de eu ter começado a me coçar constantemente, mas elas estão espalhadas pelos meus braços, e tenho muitas nas costas também gostaria de saber se é herpes zoster?

  • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Em qualquer doença o ideal é repouso. Evite exercícios, sol e principalmente bebida alcoólica. Em relação ao banho, não faz diferença, fica a seu critério.

  • José Arthur Coêlho

    Muito bom o artigo, entretanto assim como muitos outros que pesquisei não abordam os cuidados e precauções com a doença: exercícios físicos? relações sexuais? tomar sol? tomar banho com água quente, morna ou fria? bebida alcoólica?

    Outro ponto que poderia ser abordado que encontrei muito resumidamente em outro site sobre “doenças aparentes causadas pelo herpes zoster: otite; faringite; amigdalite…

    Mutio obrigado pelo artigo, apesar da afirmativa de os senhores de quem tem urgência procurar médico, estes dos planos de saúde, não atendem a não ser em prazos otimistas nunca  inferiores há uma semana e não existe Pronto Atendimento Dermatólogico.

    Foram as informações contidas nesse artigo que, em caráter de mergência, esclareceram-me.
    Muito obrigado pelo excelente serviço prestado.

  • Beatrizbia2909

    essa herpes zoster e contagiosa pode pegar na casa toda

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Só é contagiosa para quem nunca teve catapora.

  • Rodolfo

    Dr, tenho herpes zoster há mais de um ano, já fiz exames pra saber se era baixa imunidade e deu negativo, fiz tratamento com Aciclovir comp. mas dias depois de terminar o tempo de uso ela volta, atualmente faço uso da pomada aciclovir diariamente, não tenho sentido tantas dores, ou não sei se já me acostumei com ela. Já fiz consulta com Dermatologista, Clinico Geral e até com Psicólogo, mas não obtive resultado satisfatório, gostaria de saber se tem um especialista para esse caso de doença. A minha área atacada é na região lombar (entre as nádegas) e tem me causado sério transtornos, é muita coceira, pequenas bolhas. Devido a tanto tempo com essa situação, adotei um método próprio e assim que surgem novas bolhas, eu as estouro e aplico a pomada com bastante fricção, isso tem impedido o seu alastramento, porém, não impede de nascerem ao lado, já estou com parte do local bastante lesionado com manchas escurecidas devido as cicatrizes, por tanto, solicito uma orientação, uma vez, que essa situação está me afetando psicologicamente.  Certo da vossa prestimosa atenção, estarei no  aguarde.             Boa noite!

    Att. Rodolfo   

  • Fer_inocencio

    é comum que depois de 2 meses tomando remedios a dor em quem tem herpes zoster seja tão intensa?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Sim, pode acontecer.

  • Rose Fontenele

    dotor faço tratamento de neurotoxoplasmose não tive sequela + tenho formigamento e rigides na area direito do pescoço não posso fazer nem um esforço com o braço direito porque meu pescoço fica rigido de + e se fico revorsa anciosa isso fica muito forte. minha medica me escaminhou para um nefrologista porque. 

  • Carlos Celli

    Já existe no Brasil a vacina para herpes zoster?

    • https://plus.google.com/113288925849694682313 Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      A vacina é a mesma da catapora.

  • Fatima Maria de Jesus

    Olá Dr, Pedro, eu fui diagnostica  com herpes zoster, estou preocupada, não tanto pela coçeira , ardênçia , arrepios  e dificuldades para mexer o braço, mas sim pela dor muinto forte, que esta me dando, um desconforto muinto grande para sentar respirar tocar o meu peito não posso nem mexer e andar direito por causa da dor nas costa, pareçe que o meu pulmão, foi danificado, eu tenho 55 anos,  é a primeira vez que tenho esse sintoma. E tambem estou preocupada  porque tenho uma netinha de 5 anos, ela não teve catapora, mas ja tomou a primeira doze da vacina, falta a segunda doze ela pode contrair a dõença?  ou seja, a catapora?

  • Lanna

    Muita obrigada pelo esclarecimento. Quando recebi o diagnóstico de Herpes, (a minha ignorancia) me fez achar que o médico estava errado, pois estou há 1 ano e meio sem ter relações sexuais, então achava que só assim era possível ter. E como o médico disse que os caroços na altura da cintura era catapora que voltou e o da virilha era herpes, fiquei sem entender nada… Então, essa herpes não é tão grave quanto aquela sexual? Qual a diferença? É fatal?
    Só agora lendo seus artigos que entendi. Muito obrigada tá? continue assim, ajudando as pessoas com seus artigos claros e bastante elucidativos.

  • Mammarotta

    Esta fazendo hj 3 dias que estou em tratamento com antiviral acicrovir, estou passando permaganato de potassio tb pois o que sinto é uma grande agressão na pele da face e coceira, estou mastigando somente do outro lado, pois nesse meus dentes doem.Gostaria de saber como comecei o tratamento antes das bolhas aparecerem, ficarei assim por qto tempo mais ou menos, o medico mandou eu tomar esse medicamento por dez dias.

  • Jéssica

    Minha avó está com Herpes Zostes, ela tá tomando um remédio chamado Lyrica. O médico disse a ela que não tem cura e tinha receitado opióides, só que ela não quis tomar mais pelo fato que ela ficava transtornada. Ele falou que não tinha nada pra fazer, só controlar a dor. Não existe realmente nada que possa ser feito? Ela mora no interior, e sinceramente não confio nos médicos de lá por histórico de erros, estou querendo trazer ela pra São Paulo para passar com algum médico que seja especializado nesse tipo de doença pra ver se pode ser feito algo.
    O que você me recomenda?

  • Antonio Claiton

    Muito esclarecedor, me ajudou muito tópico. Obrigado mesmo, muito útil e espero que continue com próximos

  • Lanna

    Muita obrigada pelo esclarecimento. Quando recebi o diagnóstico de Herpes, (a minha ignorancia) me fez achar que o médico estava errado, pois estou há 1 ano e meio sem ter relações sexuais, então achava que só assim era possível ter. E como o médico disse que os caroços na altura da cintura era catapora que voltou e o da virilha era herpes, fiquei sem entender nada… Então, essa herpes não é tão grave quanto aquela sexual? Qual a diferença? É fatal?
    Só agora lendo seus artigos que entendi. Muito obrigada tá? continue assim, ajudando as pessoas com seus artigos claros e bastante elucidativos.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Daniele e Ana

    o fato do herpes zoster surgir não necessariamente indica que haja alguma doença por trás. É preciso conhecer o caso por completo para saber se há outros sinais de deficiência do sistema imunológico que justifiquem uma investigação.

  • Ana

    A herpes zoster quando se manifesta em crianças menores de 13 anos, já que é incomum, pode indicar alguma deficiência séria do sistema imunológico? É necessário fazer exames para detectar o que baixou a imunidade?

  • Daniele

    Boa noite Dr Pedro,
    Minha filha de 12 anos foi diagnosticada hoje (quinta-feira 10/11/11) com herpes zoster (do lado direito do corpo, abaixo do peito). Na terça (08/11) levei-a a uma médica que receitou anti alérgicos por via oral e tópico, afirmando ser uma alergia. Como as erupções apenas pioraram e ela reclamava de dor, levei-a a outro médico, que receitou aciclovir 200mg 5 vezes ao dia e a pomada aciclovir também 5 vezes ao dia. Estou preocupada, pois dessa forma o tratamento adequado demorou para se iniciar,isso pode trazer alguma complicação na idade dela? O sr acha que seria interessante fazer alguns exames para saber o que baixou a imunidade dela a ponto desse vírus voltar a se manifestar? Na hora da consulta não me preocupei tanto, pois não tinha conhecimento da doença, agora estou muito nervosa, amanhã certamente a levarei ao médico novamente para esclarecer minhas dúvidas, mas ficaria mais tranquila se o sr der a sua opinião. Muito obrigada!

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Juliane
    Herpes zoster e herpes genital, apesar do nome parecido, são doenças completamente diferentes. Herpes zoster é reativação da catapora, herpes genital é uma doença sexualmente transmissível. Você pode fazer a sorologia sanguínea para comprovar a infecção pelo herpes genital.

  • Juliane

    Tive episodio de catapora e de herpes genital. Meu unico parceiro afirma nunca ter apresentado sintomas de herpes genital, mas acabei o relacionamento mesmo assim. Eh possivel o virus do herpes zoster desenvolver na regiao genital? E eu posso ter herpes mesmo sem ele nunca ter tido nenhum sintoma? Posso ter contraido sem ser pelo ato sexual? Tem algum exame que posso fazer para comprovar que tenho herpes genital?

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Paulo Prado
    O tratamento é com analgésicos. Fale com o seu médico para ele otimizar o tratamento para a dor

  • Paulo Prado

    Olá Dr, como vai?

    Estou com Herpes Zoster, já em fase final, tratei com Aciclovir 4com. a cada 6 horas por uma semana (peço seu parecer). Mas o que me preocupa é esta dor que parece que tá queimando constantemente minha pele (abaixo do mamilo)Pergunto: O que faço para aliviar ou acabar com esta dor.
    Obrigado – Amei este Site, conheci atraves do meu problema, é muito isntrutivo de façil compreenção.