Artigo atualizado em 16/12/2013
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on Twitter

COMO ACABAR COM A CELULITE

Publicidade

A celulite, aquelas indesejadas irregularidades na pele que proporcionam uma aparência semelhante à casca de laranja recebe o nome em medicina de hidrolipodistrofia ginóide.

Neste texto vamos abordar os seguintes pontos sobre a celulite:

  • O que é a celulite.
  • Causas da celulite.
  • Fatores de risco para ter celulite.
  • Graus de celulite.
  • Como eliminar a celulite.

Neste texto vamos nos ater apenas a fatos cientificamente comprovados. Aqui você não encontrará fórmulas milagrosas nem tratamentos revolucionários, pois eles não existem.

Celulite infecção da pele x celulite estética

Antes de iniciarmos o artigo, é preciso desfazer uma pequena confusão. O termo celulite pode ser usado para duas doenças distintas:

1. Hidrolipodistrofia ginóide, assunto deste texto, que é muito mais um problema estético do que propriamente uma doença.

2. Celulite, infecção da pele, que é uma infecção bacteriana semelhante à erisipela. Este tipo de celulite já foi abordada no texto: ERISIPELA | CELULITE | Sintomas e tratamento.

O termo celulite para a hidrolipodistrofia ginóide não é o mais adequado uma vez que não há inflamação do tecido subcutâneo como o sufixo “ite” sugere. Porém, como o termo está consagrado pelo uso e é bem mais fácil de ser dito e escrito, ele será usado neste texto. Portanto, a partir de agora toda vez que eu me referir à celulite, estarei falando da celulite estética, conhecida por todos.

O que é a celulite?

A celulite se caracteriza por irregularidades na pele, tipo ondulações, causadas por desarranjos na anatomia do tecido subcutâneo.

Como surge a celulite

Sob nossa pele há sempre uma placa de tecido adiposo (gordura), que pode ser maior ou menor dependendo da região e o do estado nutricional do indivíduo. Abaixo da gordura encontra-se o músculo, que fica conectado à pele por fibras elásticas de tecido fibroso que atravessam o tecido gorduroso.

Quando estas fibras conectivas apresentam baixa elasticidade e ao mesmo tempo há um acúmulo de gordura nesta região, a pele torna-se irregular. Isto ocorre porque as fibras tracionam a pele em direção ao músculo enquanto que a gordura a empurra para cima. Veja ilustração ao lado para entender melhor este mecanismo. A celulite é, portanto, uma especie de herniação da gordura em direção à pele.

A celulite surge mais frequentemente em regiões que acumulam gordura com facilidade, como quadril, coxas, nádegas e barriga. A celulite ocorre mais em pessoas obesas ou com sobrepeso, porém também pode surgir em pessoas magras. Quanto menor for a elasticidade do tecido subcutâneo, menor é a quantidade de gordura que precisa se acumular para causar as ondulações. O acúmulo de líquidos e o modo com que a gordura se distribui no tecido também influenciam no aparecimento destas irregularidades.

Fatores de risco para celulite

A celulite é muito mais comum em mulheres do que em homens; estima-se que até 90% das mulheres sofram com esse problema em algum grau. Possivelmente esta discrepância entre os sexos é causada pelo estrogênio e pelas características do tecido subcutâneo conectivo nos homens, que dificultam a herniação da gordura. Além destes fatores, também aumentam o risco de celulite o(a):

- Idade (quanto mais velho(a), maior o risco).
- História familiar.
- Cigarro (leia: MALEFÍCIOS DO CIGARRO | Tratamento do tabagismo).
- Excesso de peso (leia: OBESIDADE | Definições e consequências).
- Sedentarismo.
- Dieta rica em sal, gorduras e carboidratos.
- Pouca ingestão de líquidos.
- Estresse.

Classificação da celulite:

Celulite grau 1: não há irregularidades visíveis quando o paciente está deitado ou em pé, mas as alterações podem ser vistas quando se pinça a área com os dedos ou sob contração da musculatura local.

Celulite grau 2: celulite visível, com aspecto em pele de laranja evidente sem nenhuma compressão da pele. À palpação é possível notar a presença de pequenos nódulos imperceptíveis à visão.

Celulite grau 3: celulite visível, com aspecto em pele de laranja, sobrelevações e nodulações evidentes.

Tratamento da celulite

Como ainda não conseguimos entender bem todos os mecanismos que causam o aparecimento da celulite, existem no mercado centenas de tratamentos ineficazes baseados em teorias sem nenhum embasamento científico. Além disso, a celulite não é uma doença, é uma alteração normal do tecido subcutâneo feminino, que, por imposição de uma sociedade amplamente machista, tornou-se um incômodo para as mulheres. O fato é que até o momento não há tecnologia disponível que possa corrigir as alterações estruturais do tecido adiposo feminino e da derme profunda. Resumindo: não há tratamento 100% efetivo nem milagroso contra a celulite.

A medicina estética é uma das áreas que mais cresce financeiramente, o que atrai muito grupos que oferecem tratamentos sem comprovação científica ou baseados em estudos de qualidade duvidosa. Atualmente existem tantos tratamento para a celulite que é impraticável discutir todos neste texto. Vamos nas próximas linhas fazer uma rápida revisão do que há de mais comum no mercado.

Cremes anti-celulite

A imensa maioria dos cremes contra celulite não funciona, e mesmo os que apresentam algum efeito, o fazem de modo discreto. Os cremes que apresentam alguma comprovação de resultados são os que contém retinoides ou metilxantinas. Sozinhos, porém, quase não trazem benefícios.

Suplementos alimentares para celulite

Existem centenas de produtos ditos naturais alegando possuir substâncias com propriedades anti-celulite. Normalmente estes produtos referem ajudar a eliminar toxinas, reduzir retenção de líquidos, aumentar o metabolismo das gorduras, melhorar circulação, etc. O fato é que não existe nenhum suplemento ou produto tomado por via oral que comprovadamente tenha algum efeito sobre a celulite.

Também não existe dieta específica para celulite, com alimentos selecionados que supostamente agiriam diretamente contra o problema. A dieta preconizada para celulite é a dieta saudável indicada para todos: evitar excessos de sódio, gorduras saturadas e carboidratos.

Massagem para celulite

As massagens e drenagem linfática apresentam poucos efeitos sobre a celulite. No década de 90 foi desenvolvida na França um aparelho batizado de Endermologie®, voltado para realizar uma espécie de massagem nas áreas afetadas pela celulite. O produto foi aprovado pelo FDA (ANVISA nos EUA) como uma opção para o alívio temporário da celulite. O aparelho basicamente massageia a pele de modo a redistribuir a gordura, levando a uma melhora temporária no aspecto da pele. Se suspenso o tratamento, a celulite volta a aparecer como antes.

Laser para celulite

O uso do Laser para o tratamento da celulite tem ganhado atenção nos últimos anos. Ainda há controvérsias sobre sua eficácia, pois os atuais trabalhos científicos sofrem muitos questionamento em relação à sua metodologia. Existem também técnicas que associam o uso de Laser com ondas de radiofrequência e massagens. O fato é que, assim como nas massagens, a melhora é temporária e o tratamento precisa ser feito com regularidade, o que o torna muito caro e consume muito tempo.

Mesoterapia para celulite

A mesoterapia é um tratamento que envolve a injeção de substâncias diretamente no tecido afetado com o objetivo de “desfazer” a celulite e ajudar na eliminação da gordura localizada. Esta é uma técnica polêmica, pois envolve diferentes métodos e substâncias, sendo que nenhuma delas foi devidamente estudada em ensaios clínicos importantes. Existe, inclusive, o risco de efeitos colaterais dependendo da substância que for administrada. A falta de estudos sobre eficácia e, principalmente, a segurança do procedimento são os principais problemas deste tratamento.

Liposucção para celulite

A liposucção ou a lipoaspiração simples não funcionam para a celulite, podendo até piorar o quadro, aumentando as irregularidades na pele. Porém a liberação das traves fibrosas com cânulas especiais (subcisão), seguidas de lipoescultura (injeção de gordura lipoaspirada da própria paciente na depressão da celulite) apresenta bons resultados, ainda mais quando associada a outras modalidades terapêuticas. Assim como os outros métodos, não proporciona a cura da celulite, mas atenua bastante. Esta técnica deve ser feita com cirurgião plástico competente. Evite técnicas que prometam milagres e, principalmente, evite profissionais não reconhecidos pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (leia: LIPOASPIRAÇÃO | HIDROLIPO, MINI LIPO e LIPOLIGHT).

Afinal, como se livrar das celulites?

Infelizmente ainda não existe um tratamento eficaz para resolver o problema das celulites. Atualmente os melhores resultados não cirúrgicos ocorrem com a associação de cremes, massagem e a terapia com Laser. Entretanto, como já explicado, são melhoras parciais e temporárias, que levam a um grande consumo de dinheiro e tempo.

Publicidade
  • Dr. Carlos André Meyer

    Fala Pedro

    A lipoaspiração do local da celulite realmente piora o quadro. Porém a liberação das traves fibrosas com cânulas especiais (subcisão), seguidas da lipoenxertia (injeção de gordura lipoaspirada da própria paciente na depressão da celulite) apresenta bons resultados, ainda mais quando associada a outras modalidades terapêuticas. Assim como os outros métodos, não proporciona a cura da celulite, mas atenua bastante.

    Abraço

  • ly

    olá doutor..procurei uma forma de fazer uma pergunta,mas como nao achei vim aqui nesse comentário mesmo..gostária de saber se já postou ou pretende postar sobre PSORIASE,pois tenho e gostaria q comentasse sobre essa doença;;bjus

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @ly
    Sim, escreverei sobre psoríase. Já estou na fase de levantamento de bibliografia. O texto deverá estar pronto em algumas semanas

  • Juliane

    Olá! Bom dia
    A Atividade física com queima de gordura? caminhada, corrida, bicicleta, diminuem a celulite?

    Obrigada pela atenção…

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Juliane
    Sim, quanto menor o seu percentual de gordura, menos celulite você terá.

  • Isabella

    @Dr. Pedro, o sr informou que quanto menor o percentual de gordura, menos celulite. Mas como é explicada a celulite em pessoas magras?

    Sei que percentual de gordura difere de peso, isso renderia um bom post.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Isabella
    Mesmo pessoas magras apresentam gordura no subcutâneo. Algumas pessoas têm maior predisposição a ter celulite que outras. Nestas, mesmos pequenas quantidades de gordura são suficientes para causar celulite

  • Anonymous

    dr. meu nome è RAFAELA,eu malho desde os meus 18anos atualmente tenho 24anos,e mesmo assim tenho celulite no gluteo,pode ter sido por eu ter parado de malhar por um periodo ou è genetica?estou malhando atualmente e elas dimunuiram mas tem uma que nao sai e me encomoda muito quando uso roupa colada,ja procurei tudo enquanto mas è tudo caro,queria saber se so eu malhando corretamente ajuda a eliminala?obrigada

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Rafaela
    Pode ser constitucional do seu corpo e nem sempre a malhação vai dar jeito. Se for pouca celulite, é possível que um dermatologista especializado em estética consiga resolver.

  • Anonymous

    Dr, parabéns pelo texto, tenho uma dúvida. Minha bebê de 5 meses está cheia de celulite, isso significa que ela já tem celulite e ficará assim pelo resto da vida?
    Fabíola

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Fabíola
    Não, todo bebê tem celulite, isso não significa nada.

  • comprarherbalife

    Realmente a idade é um fator decisivo para o aparecimento das celulites. Mesmo assim muitas pessoas mais novas, ainda na adolescência já apresentam o problema. Por isso é de fundamental importância manter bons hábitos de saúde, e seguir as recomendações mostradas no texto.

  • Ana Paula Ferraz

    Bom dia,tenho furinhos na panturrilha qdo dobro a perna,mas minha esteticista disse que não é celulite pois ali não em gordura.Isso procede?Drenagem pode resolver ?Obrigada!!