Artigo atualizado em 27/07/2013

MELASMA (manchas no rosto) | Causas e tratamento

O melasma, também chamado de cloasma, é um tipo de mancha amarronzada que surge em áreas expostas ao sol, principalmente na face. Ocorre com mais frequência em mulheres, especialmente nas de pele mais morena. Áreas como pescoço, colo e braços também podem ser acometidas. Apesar de não trazer consequências ao organismo, o melasma pode trazer consequências devastadoras sob o ponto de vista emocional e psicológico para seus portadores.

O que causa o melasma?

A causa exata do melasma não é conhecida, mas há muitos fatores que podem aumentar o risco de se desenvolver essas manchas no rosto, sendo predisposição genética, exposição solar e estímulo hormonal, os principais.

 Fotos Melasma

Melasma malar

Fatores hormonais como gravidez, uso de anticoncepcionais hormonais (pílulas, DIU Mirena®, adesivos etc), terapia de reposição hormonal pós menopausa e distúrbios da tireoide (leia: DOENÇAS E SINTOMAS DA TIREOIDE) são os mais comuns. Homens também podem apresentar melasma, embora isso seja bem menos comum.

O que ocorre é que os melanócitos (células da pele responsáveis pela produção de melanina, substância que dá a cor da pele) das áreas manchadas começam a trabalhar exageradamente sob estímulos normais, produzindo melanina em excesso, causando escurecimento localizado da pele.

Esse pigmento em excesso pode se localizar na epiderme (camada mais superficial da pele), na derme (camada mais profunda da pele) ou em ambas, determinado o melasma epidérmico, dérmico ou misto, respectivamente. Essa classificação é útil pois ajuda o médico prever o grau de sucesso do tratamento, já que quanto mais profundo o pigmento, mais difícil é alcançá-lo.

Fotos melasma

Melasma centrofacial

Além da classificação quanto à profundidade, o melasma facial costuma seguir padrões específicos, fazendo com que ele também possa ser classificado em:

- Centrofacial: quando envolve testa, bochechas, nariz, lábio superior e queixo.
- Malar: quando envolve bochechas e nariz.
- Mandibular: quando envolve áreas ao redor da mandíbula.

Tratamento do melasma

Não há cura para o melasma, ou seja, não há nada que faça as manchas desaparecerem para sempre. A boa notícia é que é possível clareá-las em até 100%, dependendo do caso, e, se a proteção solar for adequada, dificilmente elas voltarão.

Para entendermos como funciona o tratamento do melasma, precisamos saber como a melanina é produzida.

Numa pele normal , podemos imaginar que os melanócitos são as máquinas de uma fábrica que produz pigmento. Para funcionar, essas máquinas precisam de combustível (sol) e, quando pronto, o produto final (melanina) é armazenado no estoque (camadas mais superficiais da pele: epiderme e derme). Os hormônios funcionam como o óleo que lubrifica as máquinas (sem ele, as máquinas podem não funcionar perfeitamente).

Acontece que, no melasma, essas máquinas se tornam muito eficazes e econômicas, ou seja, com uma quantidade mínima de combustível, passam a produzir quantidades enormes de melanina, que acabam se acumulando e ocupando todo o estoque.

Assim, o tratamento do melasma se baseia em (1) cortar o combustível dessas máquinas (proteção solar), (2) tentar “sabotar” essas máquinas tornando-as mais lentas (uso de cremes e loções despigmentantes), (3) esvaziar o estoque (tratamentos feitos em consultórios dermatológicos, como peelings e lasers) e (4) eliminar o uso de hormônios, quanto possível.

A proteção solar não se limita ao uso de filtros solares, apesar deles serem fundamentais. É importante saber que NENHUM filtro solar protege 100% da radiação solar e que pessoas com melasma conseguem escurecer suas manchas com uma quantidade minima de sol. Daí a importância de se usar chapéus e barracas de sol, cobrindo totalmente as áreas afetadas (leia: PROTETOR SOLAR | FILTRO SOLAR | Como se proteger do sol)

Muitas são as substâncias que ajudam a clarear a pele. Elas geralmente agem inibindo uma ou mais etapas das reações químicas que ocorrem dentro do melanócito e resultam na formação da melanina. As mais comuns são hidroquinona, ácido retinóico e ácido azelaico – esses e outros princípios ativos podem ser usados em cremes, géis e loções para uso domiciliar. Dessa maneira, dificulta-se a formação de novo pigmento. É importante destacar que esses produtos devem ser utilizados em toda a área afetada e não só nas manchas.

Para eliminar as manchas, deve-se realizar procedimentos que eliminem as camadas da pele impregnadas pelo excesso de melanina. Para tal, pode se utilizar peelings químicos, microdermoabrasão, e, raramente, fontes de luz intensa pulsada e lasers. Esses procedimentos devem ser feitos em várias sessões, sempre evitando agredir demais a pele pois procedimentos agressivos podem causar inflamação excessiva da pele, gerando novas manchas. Infelizmente, quando o pigmento é muito profundo, esses procedimentos não são capazes de alcançá-lo.

Por fim, as portadoras de melasma devem preferir os anticoncepcionais não hormonais, como o DIU de cobre e os métodos de barreira. Além disso, mulheres grávidas e todos que começam a usar hormônios devem intensificar a proteção solar diária, prevenindo, assim, o início do problema.

Esse texto é de autoria da Dra. Joana C. Brack, Dermatologista
Site: http://www.joanabrack.com.br

Publicidade
  • http://vidarealdasam.blogspot.com/ vidarealdasam

    Olá !!!

    Excelente artigo, muito bem elaborado e esclarecedor !
    Após muitos anos de sol, tive que tratar as manchas que apareceram e como mencionado no texto, foi necessário a mudança do método anticoncepcional e um medicamento para aplicar nas manchas.
    O resultado foi bom, mas ainda tomo o máximo de cuidado para que não retornem ou acentuem os resquícios que ficaram.
    Muito bom !
    Grande abraço !

  • Anonymous

    Olá!
    Bem, não podia deixar de escrever, pois muito boa a matéria, me ajudou muito, aliás, todas as pessoas deveriam se informar em sites informativos como esse antes de se medicarem e antes de irem ao médico, além de tirar-me várias dúdidas, me deram segurança do que fazer em relação a dores de cabeça, seja ela qual for, obrigada abraços Kelly Olseski.

  • Anonymous

    Olá,

    O melasma adquirido pelo uso de anticoncepcional pode ser diminuído ou eliminado com a suspensão do próprio remédio?

    Obrigada,

    Marcia.

  • http://www.blogger.com/profile/07948507723271517173 Dr. Pedro Pinheiro

    @Marcia
    O melasma melhora com a suspensão do anticoncepcional.

  • Anonymous

    eu sofro muito com essas manchas que tenho em meu rosto me sinto mal
    isso me incomoda muito nao saio muito de casa por que meu rosto tem essas manchas

  • angelina

    observação não uso 
     anticoncepcional   obrigada 

    angelina 

  • angelina

    já tentei de diversas formas me livra  destas mas pelo contrario só aumenta  o quer fazer ? para conter o crescimento  desta  (melasma)  escura                                 

  • Adelma Ercolin

    perfeita explanação, fui semana passada ao dermatologista do SUS, e fui tratada exatamente desta forma, já estou vendo resultados maravilhosos, meu rosto é outro, parabens Dr. vcs dermatologistas falam a mesma lingua mesmo.

  • solange

    Boa tarde. eu tenho essa manchas no rosto , ja fiz de tudo mais nada. o pior e que tenho alergia  de protetor solar o que devo usa mim ajuda obrigado

  • carolaine

    Faz quatro anos q saiu essas manchas em mim parei de tomar o anteconcepcional e elas continuaram 
    ja fiz tratamento para manchas e parece q nada da resultado …queria saber se tenho outro recurso …obrigada

  • Ednacorreia1973

    ja fis 3peli com acido mais nao vi resoltado  devo esperar

  • Marina De Souza Rocha

    Gostaria que vocês me indica-se uma clinica aqui em duque de caxias no Rio de Janeiro que fizesse o tratamento a laser pois já tentei fazer com acido mas acabei descobrindo que era alérgica e fiquei toda empolada e com uma urticaria horrivel

  • Ferreirasantos1919

    oi eu gostaria muito de elimina machas que com vive comigo em meu roto amais de 20 anos provocada pelo esseço de sol em minha terra natal  ja usei varios tipos de creme e não consegui eliminar a mancha agora estou pensando em raspar pois não consigo maisme olhar no espelho o mesmo sair de casa me ajude quero um creme especial pois cinto que todos estao rindo de mim o tempo em teiro    ob  serveno

    • Andréia

      Estou fazendo tratamento com uma ótima esteticista, já fiz 6 sessões e logo na 1ª já vi resultado, ácido e raspagem simultaneamente, se vc mora no RJ eu recomendo.

  • Dalia Solano

    bom dia ! eu tenho hiportiroidismo, e tomo pura 150 ea dois meses muito rapidamente meu rosto ficou todo manchado ,e minha pele sempre foi muito boa sem manchas sem espinhas sem cravos em fim….ja tentei ficar sem tomar os remedios pra tireoide mas fiquem mal..ja fis biopsia na pele do rosto e não descobrirão nada de grave….mas agora minhas mãos tambem esta ficando toda manchadas ja pensei em vitiligo..ja fui em varios medicos e nada ja fis exame de todo tipo ate de lupos…não tomo sol uso protetor…nossa to muito triste.agora neste exato momento estou com muita dor de garganta e ouvido…estou tomando ampicilina 500…tenho 42 anos pele morena bem clara dois filhos,nunca tive nem um problema de saude..não sou depresiva sou ate muito bem resolvida…agora vem td de uma ves…

  • Natercia Buaia

    olá bom dia…chamo-me natércia tenho 26 anos,sou negra de pele escura.preciso da ajuda de um dermatologista descobri que tenho fígado na cara e muitas borbulhas pequenas q não sei o que é…como devo tratar este problemas para que desapareçam?sou angolana ;por favor é urgente natercia.buaia@mafersiles.com

  • Idalice Silva Santos

    gostaria de saber se tem algum cliente aqui em Betim Mg ,que já fez o tratamento do melasma com luz pulsada qual foi o resultado?aguardo resposta ,idalicedesidrata @yahoo.com.br

  • Olindadeboradasilva

    quero saber se o café preto causa o aparecimento do melasma pois eu tomo muinto café preto?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Fernando Mendes dos Santos

    Meu nome é Fernando Mendes dos Santos,minha pergunta é o seguinte;a mais ou meno 20(vinte),anos venho sofrendo com manchas escuras no rosto.já fiz varios tratamentos,e não obtive nenhum resultado satisfatório.tenho interesse de passar por avaliação por especialistas e que descubra causas e forma de eliminar e não clarear.Tenho 43anos,nasci em 26.11,68.

  • Ana Beatriz Vasconcelos Pereir

    ola sou uma pessoa de pele clara mais agora me pareso encardida meu rosto e todo manchado meu colo tamben e manchado meus braços são todo queimado de sol até meus pé são queimado. parece que eu estou suja . ja fiz peeling no rosto e não resouvel nada. uso filtro solor fator 60 no rosto dia e noite e mesmo assim me queimo gostaria de saber se tem algum remedio para tomar para diminuir o esseso de melanina porque ate o mormaço me queima. não ando no sol e estou muito queimada pareso suja porfavor me ajuda

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não remédios para tomar. Mas o tratamento a longo prazo com dermatologista melhora muito.

  • juliana germano

    poblema nos ruins pode provoca malesma??

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Não.

  • Patricia

    Ola, faço uso de anticoncepcionais a muito tempo, pois tenho ovario policistico, e apareceram manchas em meu rosto, bochechas e buço, o tempo de uso da pilula afetou nessa manchas? E no meu caso poderia usar outros hormonios? Peeling seria um tratamento adequado em meu caso.

  • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

    Os hormônios favorecem o aparecimento de melasma. Mas eles são importantes para o ovário policístico. O tratamento com dermatologista, não só peeling, pode ajudar muito a controlar as manchas.

  • Karollyna Ferreira

    ola,tenho manchas recentes amarronzadas na bochechas e na testa…tenho a pele oleosa!qual tratamento devo fazer?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Karollyna, não existe um tratamento único que sirva para todo mundo. Você tem que procurar um dermatologista. Há formas de clarear essas manchas.

  • Karollyna Ferreira

    tb faco uso de mesigina anticoncepcional isso pode ser a causa do melasma?qual contraceptivo o doutor me indica usar?

    • https://plus.google.com/+PedroPinheiro/ Dr. Pedro Pinheiro – MD.Saúde

      Todos os anticoncepcionais podem agravar o melasma.